TRABALHANDO A PLURALIDADE CULTURAL ATRAVÉS DA LITERATURA INFANTIL; COM CORDEL E XILOGRAVURAS. EMEFI PROFA ARACY LEAL BERNARDI Sala 9 1ª sessão Professor(es) Apresentador(es): MARA SILVIA PAES CAVALCANTE DA SILVA Realização:
Foco: Projeto elaborado de acordo com os PCNS, por meio da interdisciplinaridade, dirigido à melhoria do processo ensino aprendizagem prioritariamente relacionado com as ações da Parceria na EMEFI PROFA ARACY LEAL BERNARDI de ITIRAPINA SP, afim de eliminar a discriminação étnica cultural entre nossos EDUCANDOS.
Contexto de Aplicação: Característica da escola : Localizada nos bairros periféricos da Cidade de Itirapina - SP Condição socioeconômica do bairro : Classe de baixa renda Público alvo : Alunos do 3º e do 2º Ano do Ensino Fundamental de 9º anos Ano /mês de aplicação : Anos Letivos de 2012 e 2015
Justificativa: Este Projeto visa ser um NÃO a Discriminação, sensibilizando e conscientizando a Clientela escolar a cerca do respeito às diferenças existentes nos grupos étnicos. Proporcionando uma convivência saudável,entre os educandos. Também, esta escolha foi feita em virtude dos textos literários serem tão propícios e enriquecedores para as crianças, porque neles a leitura deverá ser uma constante no cotidiano escolar, já que são fundamentais na formação do espírito crítico, criativo dos alunos e propiciam o desenvolvimento de habilidades para o domínio da língua no mundo atual, sendo necessário para formar leitores competentes, alfabetizados e letrados.
Objetivo Geral: Demonstrar a Diversidade Étnica Brasileira, através da literatura infantil, por intermédio do Cordel e da Xilogravura; Objetivos Específicos: Despertar o prazer pela literatura, através da escuta de obras da literatura infantil de boa qualidade, repertoriando melhor os educandos, mostrando a eles as diversas culturas presentes em nosso País; Possibilitar o desenvolvimento de valores básicos para a consciência étnico racial no meio escolar, para que os alunos respeitem o outro e a si mesmo, valorizando a diversidade sociocultural e a convivência pacífica e livre de conflitos entre os mesmos.
Desenvolvimento: Roda de conversa e de Apreciação Literária; Leituras compartilhadas de contos, lendas, cordéis, e outros através de vários portadores textuais; Criação do O Cantinho da Leitura ; Leituras silenciosas; Leitura dramatizada; Debates, relatos orais; Recontos; Reescrita e confecção do Livrinho de contos, pequenos cordéis e dos cartazes com as xilogravuras. Metodologia: Pesquisa bibliográfica extensa; - Levantamento dos conhecimentos prévios; - Roda de contação de histórias; - Leitura, discussão, interpretação e criticidade; - Leituras compartilhadas de contos, lendas, cordéis e demais gêneros textuais; - Criação do "Cantinho da Leitura";
Metodologia Metodologia: Pesquisa bibliográfica extensa; - Levantamento dos conhecimentos prévios; - Roda de contação de histórias; - Leitura, discussão, interpretação e criticidade; - Leituras compartilhadas de contos, lendas, cordéis e demais gêneros textuais; - Criação do "Cantinho da Leitura"; - Momentos de pseudo-leituras; - Dramatização das leituras; - Debates; - Confecção de um livro de contos, recontos e reescritas ilustradas.
Recursos Utilizados: Livros, Cordéis, revistas, jornais, panfletos, CD, DVD, internet, rádio, TV, câmera fotográfica, papéis diversos,, lápis, pincéis, tinta, canetas, sucatas de bandejas isopor, tesoura, cola, EVA, bichos de pelúcia, etc.
Registros:
Registros:
Registros:
Registros:
Registros:
Registros:
Registros:
Resultados: Os objetivos foram alcançados. Pois, a porta de entrada para que os alunos encontrassem na leitura uma fonte de entretenimento e prazer, deu-se através da própria leitura diária como um ato prazeroso, significativo, real, importante para a cidadania. Tendo como resultado o avanço na aprendizagem, através do ato de se tornar um leitor competente, crítico, criativo e sobretudo um ser livre de preconceitos discriminatórios, tão prejudiciais a convivência escolar e a própria sociedade. As letras são a chave que abre o mundo das delícias que moram no livro. QUEM LÊ VIAJA!. QUEM LÊ CRESCE, APRENDE A CONVIVER MELHOR COM A DIVERSIDADE CULTURAL TÃO PRESENTE EM NOSSO BRASIL.
Conclusões: Na realização deste projeto, foi possível observar que todos os envolvidos (alunos, professora, comunidade escolar, gestores e parceiras) saíram ganhando. Pois, ensinamos e aprendemos juntos. O Maravilhoso mundo dos Contos da Literatura Infantil, dos Cordéis e a deliciosa arte de contar histórias, nos trouxeram resgates inesquecíveis. Fazendo a infância ressurgir em todos. E o trabalho com a Diversidade Cultural, uniu alunos vindos dos quatro cantos do País, em nossa Escola acabando com as divergências e os conflitos entre os alunos devido ao preconceito e a falta de respeito pelo DIFERENTE.