CULTURA AFRO-BRASILEIRA, CONSTRUINDO IDENTIDADES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CULTURA AFRO-BRASILEIRA, CONSTRUINDO IDENTIDADES"

Transcrição

1 CULTURA AFRO-BRASILEIRA, CONSTRUINDO IDENTIDADES E.E PROF. ALCINDO SOARES DO NASCIMENTO Professor(es) Apresentador(es): Mariana Pinto Ramalho Terossi Simone Pereira Cardoso Realização:

2 Foco do Projeto Resgatar as manifestações culturais afro-brasileiras sendo poderosa ferramenta para despertar a identidade social do aluno no processo de construção da cidadania, de forma contextualizada e refletida.

3 Contexto de Aplicação O projeto foi desenvolvido na E.E. Prof. Alcindo Soares do Nascimento com 80 alunos do 1º ao 5º ano na disciplina diversificada de Linguagens Artísticas, durante o primeiro semestre de 2016 (fevereiro a junho). Uma parte dos alunos é carente, provenientes de lares desfeitos pela falta de emprego ou atividade econômica, alcoolismo e/ou uso de drogas. Uma pequena parte pertence a classe média onde os pais dos alunos são pessoas que trabalham em indústrias, comércios e exercem funções de costureiras, faxineiras e servidores públicos.

4 Justificativa A ausência da História Africana é uma lacuna nos sistemas educacionais brasileiros que abre espaço para atitudes preconceituosas, desinformadas ou racistas sobre as origens da população negra. E esta, tem retirado a oportunidade de construir uma identidade positiva sobre sua origem. A partir desta constatação e apoiando-se na implementação da lei 10639/2003, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura da África e dos afro-brasileiros no ensino fundamental e médio, propõe-se o resgate de nossas origens culturais, sendo a africana o foco deste projeto.

5 Objetivo Gerais: Possibilitar a releitura e a valorização da cultura afro-brasileira e dos afrodescendentes; viabilizar aos alunos negros a construção de uma autoimagem positiva, bem como aos não-negros reconhecer as marcas da cultura africana que, independente da origem étnica de cada brasileiro, fazem parte do seu dia-a-dia. Contribuir contra todas as formas de discriminação racial, étnica, de gênero e social enquanto obstáculos à construção da cidadania e constituição dos direitos fundamentais.

6 Objetivo Específicos: Educar para a igualdade étnico-racial, rompendo com estigmas, linguagens e atitudes preconceituosas em relação aos negros. Contribuir para a formação cultural e educacional dos alunos para que possam atuar com autonomia na transformação de suas realidades; Conhecer a África de ontem e de hoje, bem como a história do Brasil a partir da perspectiva do negro. Reafirmar e desmistificar a presença africana na nossa literatura, música, arte visual, dança, jogos e brincadeiras, bem como na forma de viver, falar e festejar.

7 Desenvolvimento/ Metodologia Apresentação do projeto aos alunos. Inscrições dos alunos no projeto escolhido. Dinâmica do espelho Como me Vejo. Vídeos educativos para familiarização com a África Conhecendo a África e A Cor da Cultura. Contação de história Bruna e a Galinha d`angola. Brincadeira cantada Roda Africana, música África, grupo Palavra Cantada. Carybé: documentário De Cá pra Lá e vídeo educativo Traçando a Arte. Introdução à técnica aquarela e oficina de pintura: releitura das obras de Carybé.

8 Desenvolvimento/ Metodologia Brincadeiras de origem africana: Mbube, Kameshi Mpugu Ne (Gato e Rato) e Pegue a Cauda. Maculelê: contação de história sobre a lenda; vídeos de grupos de Maculelê; Dançando Maculelê: criação de coreografia em grupo e apresentação para a turma; ensaio de coreografia coletiva para a Culminância. Teatro de sombras sobre lendas africanas e afro-brasileiras: conhecer a técnica de teatro de sombras, confecção de siluetas, ensaio e apresentação para a turma. Capoeira: história do surgimento, sistema de graduação, prática de movimentos básicos. Oficina de capoeira (parceria).

9 Desenvolvimento/ Metodologia A importância da música para o povo africano: contação de história, livro Canção do Povo Africano ; canto coral com o hino da África do Sul. Maracatu com foco nos instrumentos: vídeos educativos sobre seu surgimento; Maracatu Rural e de Baque-virado (personagens e instrumentos); lenda da Calunga. Oficina de Maracatu (parceria). Mancala jogo de origem africana: vídeo educativo sobre surgimento e regras; confecção de tabuleiros pelos alunos e prática. Bonecas Abayomi: história de seu surgimento e importância; confecção de bonecas pelos alunos. Ensaios para a culminância. Culminância com apresentações e exposição das produções dos alunos. Avaliação final.

10 Recursos Utilizados Livros e textos africanos e afro-brasileiros; Aparelho de som, microfone; Projetor, notebook; Lousa; Internet; Câmera fotográfica; Cartolina, folha de sulfite, papel kraft; Lápis, borracha, caneta colorida, fita adesiva, tesoura; Palitos de sorvete; caixas de ovos; feijões; Tecidos; TNT; Aquarela, pincel;

11 Recursos Utilizados Instrumentos de percussão, baquetas, berimbau, caxixi; Bastões de madeira (cabo de vassoura); Lanterna; Espelho; Parceiros: Junior Motta Camunucere (Contramestre de Capoeira); Ivo Mazzei Neto (Arte Educador Social da Nação Estação Quilombo, filiada ao Maracatu Porto Rico)

12 Registros

13 Resultados O principal resultado foi a valorização da autoimagem positiva das crianças negras e a maneira como as crianças não-negras passaram a respeitá-las. E também a ampliação do universo cultural, reconhecendo e apropriando a cultura africana como contribuição na construção da cultura brasileira. Podemos afirmar ainda que, durante as aulas, os alunos mostraram melhora na oralidade, posicionamento crítico, protagonismo, domínio corporal, expressão artística, além do aumento na sensibilidade para reconhecer as diversas linguagens, evidenciada nos resultados das avaliações internas do segundo bimestre.

14 Conclusões Para nós professoras, o projeto foi além de nossas expectativas, pois percebemos uma mudança de postura nos alunos bem como em nós mesmas. Descobrimos ao longo de nossas pesquisas que os conteúdos da Cultura Afro-Brasileira possíveis de serem trabalhados na escola são muitos, riquíssimos, e pouco explorados. Por meio deles foi possível resgatar a história do negro de um ponto de vista pouco explorado: transformar sofrimento em alegria, ou seja, o outro lado da história contada nos livros, pois a do sofrimento já é bem conhecida.

15

CIRANDA DE MOVIMENTOS E CANTIGAS- UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR E.E. ALFREDO PAULINO

CIRANDA DE MOVIMENTOS E CANTIGAS- UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR E.E. ALFREDO PAULINO CIRANDA DE MOVIMENTOS E CANTIGAS- UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR E.E. ALFREDO PAULINO Professor(es) Apresentador(es): MARIA DO ROSÁRIO ORDONIS JANAÍNA PRADO GONTIJO Realização: Foco do Projeto Desenvolver

Leia mais

SEMEC Lendo e Escrevendo

SEMEC Lendo e Escrevendo SEMEC Lendo e PREFEITURA MUNICIPAL DE IELMO MARINHO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA ESCOLA MUNICIPAL REGINA PIO GONÇALVES TURMA: 4 e 5 ANOS TURNO: MATUTINO PROFESSORA: ELIANE CAMPELO SISTEMA

Leia mais

Práticas Pedagógicas e de Gestão Premiadas

Práticas Pedagógicas e de Gestão Premiadas Práticas Pedagógicas e de Gestão Premiadas CATEGORIA PROFESSOR/A Valquíria, Maria Fernanda, Sônia e Josivaldo são educadores/as de cidades bem diferentes do Brasil. Juiz de Fora/MG, Araraquara/SP, Ribeirão

Leia mais

Publico alvo: alunos do 1º ao 9º ano E.E. Otávio Gonçalves Gomes

Publico alvo: alunos do 1º ao 9º ano E.E. Otávio Gonçalves Gomes Projeto Brasil misturado Duração: 01/11/12 a 30/11/12 Publico alvo: alunos do 1º ao 9º ano E.E. Otávio Gonçalves Gomes Culminância: Dia 30 de novembro Característica: Projeto interdisciplinar, envolvendo

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE MACAPÁ Instituto Apoena de Desenvolvimento Educacional Ltda Portaria de Autorização N 1222 de 23/12/2009 Portaria

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE MACAPÁ Instituto Apoena de Desenvolvimento Educacional Ltda Portaria de Autorização N 1222 de 23/12/2009 Portaria 2014 Numa folha qualquer, eu desenho um sol amarelo. E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo... Um menino caminha e caminhando chega no muro, e ali logo em frente a esperar pela gente o futuro

Leia mais

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Arte Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 67 h (80 aulas) Docente Responsável: Maria Leopoldina Lima Cardoso Onofre

Leia mais

Viajando pelo Folclore Brasileiro. E.M.E.B. Nossa Senhora Do Loreto. Professor(es) Apresentador(es): Mariane de Oliveira Santos.

Viajando pelo Folclore Brasileiro. E.M.E.B. Nossa Senhora Do Loreto. Professor(es) Apresentador(es): Mariane de Oliveira Santos. Viajando pelo Folclore Brasileiro E.M.E.B. Nossa Senhora Do Loreto Professor(es) Apresentador(es): Mariane de Oliveira Santos Realização: Foco do Projeto Ampliar o repertório do grupo quanto ao tema folclore.

Leia mais

PROJETO DE LEITURA: O TABULEIRO DA BAIANA

PROJETO DE LEITURA: O TABULEIRO DA BAIANA PROJETO DE LEITURA: O TABULEIRO DA BAIANA Sala 5 Língua Portuguesa EF I E.M.E.I.E.F PROFª ODILA DE SOUZA OLIVEIRA Professora Apresentadora: WANDA ARAÚJO ALKMIM GALVÃO Realização: Justificativa A História

Leia mais

Cidadania e Educação das Relações étnico-raciais.

Cidadania e Educação das Relações étnico-raciais. Cidadania e Educação das Relações étnico-raciais. Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 10.639, DE 9 DE JANEIRO DE 2003. Mensagem de veto Altera a Lei n o 9.394,

Leia mais

OLIMPÍADAS DISNEY E.E. PROFª IRENE RIBEIRO. Professor(es) Apresentador(es): Luís Fernando Alves da Silva Marisa Cunsolo.

OLIMPÍADAS DISNEY E.E. PROFª IRENE RIBEIRO. Professor(es) Apresentador(es): Luís Fernando Alves da Silva Marisa Cunsolo. OLIMPÍADAS DISNEY E.E. PROFª IRENE RIBEIRO Professor(es) Apresentador(es): Luís Fernando Alves da Silva Marisa Cunsolo Realização: Foco do Projeto Os professores de Educação Física da E.E. Profª Irene

Leia mais

O Corpo Não Foi Feito Para Ficar Parado! E.E. Dr. Antônio Ablas Filho

O Corpo Não Foi Feito Para Ficar Parado! E.E. Dr. Antônio Ablas Filho O Corpo Não Foi Feito Para Ficar Parado! E.E. Dr. Antônio Ablas Filho Professor(es) Apresentador(es): Maria Angélica Rodrigues Renata Amaral Realização: Foco do Projeto Partindo da concepção do antropólogo

Leia mais

Projetos de estudos da cultura afro-brasileira

Projetos de estudos da cultura afro-brasileira Projetos de estudos da cultura afro-brasileira EE Brasílio Machado Professor(es) Apresentador(es): Maria de Fatima Tambara Suzi Rabaça Alves Realização: Foco do Projeto Este projeto objetivou a produção

Leia mais

LOCAL: DIA: 15/07/ 2017 HORÁRIO:

LOCAL: DIA: 15/07/ 2017 HORÁRIO: COORDENAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS: ANÁLIA DO VALLY COORDENAÇÃO GERAL: MOISÉS MALHEIROS COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: FELIPE LUCENA DIREÇÃO GERAL: VALÉRIA VAZ LOCAL: DIA: 15/07/ 2017 HORÁRIO: OBJETIVO A cultura

Leia mais

PLANEJAMENTO Julho. Professor (a): Janete Neusa Perin NOME DO LIVRO: Objetivo geral:

PLANEJAMENTO Julho. Professor (a): Janete Neusa Perin NOME DO LIVRO: Objetivo geral: PLANEJAMENTO Julho NOME DO LIVRO: Estratégias de outras áreas do conhecimento A BRUXA SALOMÉ Leitura e escrita; Oralidade; Dias da Semana; Rimas. -Desenvolver o gosto pela leitura, valorizando a como fonte

Leia mais

PROJETO DO 3º BIMESTRE PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ESTAÇÕES DO ANO

PROJETO DO 3º BIMESTRE PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ESTAÇÕES DO ANO CRECHE MUNICIPAL TERTULIANA MARIA DE ARRUDA SOUZA MÂE NHARA PROJETO DO 3º BIMESTRE PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ESTAÇÕES DO ANO CUIABÁ 2015 INTRODUÇÃO Partindo do pressuposto de que a creche é um espaço

Leia mais

PROJETO DE REFORÇO ESCOLAR:

PROJETO DE REFORÇO ESCOLAR: PROJETO DE REFORÇO ESCOLAR: NOS CAMINHOS DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO ENSINO FUNDAMENTAL PROJETO: NOS CAMINHOS DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO JUSTIFICATIVA: Produzir bons leitores é o grande desafio

Leia mais

JANEIRO Workshop Duração de 4h 9H30 às 11h30 14h30 às 16h30. Caravana lúdica (8 a 21 anos) Brincadeiras (8 a 21 anos)

JANEIRO Workshop Duração de 4h 9H30 às 11h30 14h30 às 16h30. Caravana lúdica (8 a 21 anos) Brincadeiras (8 a 21 anos) Governo do Estado de São Paulo Secretaria da Cultura Poiesis PROGRAMAÇÃO JANEIRO 2017 CAPÃO REDONDO Workshop Duração de 4h 9H30 às 11h30 03/01 04/01 05/01 06/01 10/01 11/01 12/01 13/01 17/01 18/01 19/01

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidade de formação sensível, reflexiva

Leia mais

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Administração Regional de Mato Grosso Catálogo de Eventos PROGRAMA JOVEM APRENDIZ. 26 a 30 participantes

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Administração Regional de Mato Grosso Catálogo de Eventos PROGRAMA JOVEM APRENDIZ. 26 a 30 participantes Nome do Evento: Carga Horária: Total de Vagas: Natureza: Tipo: PROGRAMA JOVEM APRENDIZ 600 horas 26 a 30 participantes Aprendizagem Rural Curso Objetivo Geral: Proporcionar ao jovem aprendiz de origem

Leia mais

QUEM SOMOS A OCA ESTÁ LOCALIZADA EM CARAPICUÍBA, DENTRO DE UM IMPORTANTE PATRIMÔNIO HISTÓRICO: A ALDEIA DE CARAPICUÍBA.

QUEM SOMOS A OCA ESTÁ LOCALIZADA EM CARAPICUÍBA, DENTRO DE UM IMPORTANTE PATRIMÔNIO HISTÓRICO: A ALDEIA DE CARAPICUÍBA. OCA Escola Cultural QUEM SOMOS Criada em 1996, o projeto OCA - Escola Cultural, fundamenta seu objetivo no contato com a população de origem agrária, que traz consigo saberes atuantes na formação cultural

Leia mais

Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária. Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil

Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária. Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil Criança Sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia,

Leia mais

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: O JOGO MANCALA COMO POSSIBILIDADE

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: O JOGO MANCALA COMO POSSIBILIDADE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: O JOGO MANCALA COMO POSSIBILIDADE José Sávio Bicho de Oliveira 1 Eixo Temático: Etnomatemática e educação para inclusão Resumo: Este

Leia mais

CULTURA AFRO-BRASILEIRA: UM ESTUDO COM ALUNOS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE/PB.

CULTURA AFRO-BRASILEIRA: UM ESTUDO COM ALUNOS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE/PB. CULTURA AFRO-BRASILEIRA: UM ESTUDO COM ALUNOS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE/PB. Autora: Edineuza Carlos de Lima ESCOLA MUNICIPAL APOLÔNIA AMORIM E-mail: neuza.lima2010@gmail.com GRUPO DE TRABALHO:

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS

PROGRAMAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS LIVRO DO PROFESSOR ARTE CONCEPÇÃO DE ENSINO PROGRAMAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS É importante esclarecer que alguns conteúdos serão trabalhados em todos os volumes, variando a forma e a intencionalidade do trabalho,

Leia mais

Interdisciplinaridade em Sala de Aula

Interdisciplinaridade em Sala de Aula Interdisciplinaridade em Sala de Aula INTERDISCIPLINARIDADE A interdisciplinaridade é conceito em construção, e precisa da contribuição de todos os atores educativos, para a construção de um elo entre

Leia mais

Fábulas Desenvolvendo o gosto pela leitura E.E. Prof.ª Lurdes Penna Carmelo Sala 7 1ª Sessão

Fábulas Desenvolvendo o gosto pela leitura E.E. Prof.ª Lurdes Penna Carmelo Sala 7 1ª Sessão Fábulas Desenvolvendo o gosto pela leitura E.E. Prof.ª Lurdes Penna Carmelo Sala 7 1ª Sessão Professor(es) Apresentador(es): Daiane Cristina da Silva Rosana Aparecida Rodrigues da Silva Realização: Foco

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidades de formação sensível, reflexiva

Leia mais

E. E. PROFA LURDES PENNA CARMELO

E. E. PROFA LURDES PENNA CARMELO MESA LITERÁRIA Sala 9 Temas Diversificados EF II e EM E. E. PROFA LURDES PENNA CARMELO Professores Apresentadores: Ivani Pedrozo França Umeki Antônio de Marmo Ferracini Mariana Marques de Maria Realização:

Leia mais

Guia de uso pedagógico

Guia de uso pedagógico Guia de uso pedagógico ATIVIDADES PROPOSTAS 1 DECLARAÇÃO DE IDENTIDADE E SINESTESIA Objetivo: Refletir sobre identidade e como as questões étnico-raciais estão colocadas para cada participante; sobre como

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A MATRIZ CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA 2 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - ARTE Artes visuais

Leia mais

PLANO DE EXECUÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR PEDAGÓGICO EDUSESC GAMA DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL

PLANO DE EXECUÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR PEDAGÓGICO EDUSESC GAMA DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL MATERIAL ALGODÃO ANILINA LÍQUIDA APONTADOR DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL Para atividades de construção de desenhos com perspectiva e textura. Trabalhos artísticos de técnicas das cores primárias

Leia mais

EMEFI PROFA ARACY LEAL BERNARDI

EMEFI PROFA ARACY LEAL BERNARDI TRABALHANDO A PLURALIDADE CULTURAL ATRAVÉS DA LITERATURA INFANTIL; COM CORDEL E XILOGRAVURAS. EMEFI PROFA ARACY LEAL BERNARDI Sala 9 1ª sessão Professor(es) Apresentador(es): MARA SILVIA PAES CAVALCANTE

Leia mais

Teatro para todos EMEIEF Prof. Ernesto Marcondes Rangel

Teatro para todos EMEIEF Prof. Ernesto Marcondes Rangel Teatro para todos EMEIEF Prof. Ernesto Marcondes Rangel Professor(es) Apresentador(es): Plinio de Oliveira Macedo Junior Realização: Foco do Projeto O fazer teatral é uma ferramenta pedagógica de grande

Leia mais

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal I

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal I Maceió, 16 de julho de 2016. GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal I Senhores pais ou responsáveis Estamos iniciando o terceiro bimestre letivo e gostaríamos de informar-lhes sobre os projetos que serão

Leia mais

GLADIADORES DA PALAVRA EE PROF. JOSÉ PINTO DO AMARAL

GLADIADORES DA PALAVRA EE PROF. JOSÉ PINTO DO AMARAL GLADIADORES DA PALAVRA EE PROF. JOSÉ PINTO DO AMARAL Professor(es) Apresentador(es): Ângela Rubira Cleber Xavier Realização: Foco do Projeto O projeto consiste, basicamente, no desenvolvimento de competências

Leia mais

EDUSESC GAMA PLANO DE EXECUÇÃO - MATERIAIS PEDAGÓGICOS DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO. Para apontar os lápis jumbo.

EDUSESC GAMA PLANO DE EXECUÇÃO - MATERIAIS PEDAGÓGICOS DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO. Para apontar os lápis jumbo. EDUSESC GAMA PLANO DE EXECUÇÃO - MATERIAIS PEDAGÓGICOS - 2019 MATERIAL ALGODÃO ANILINA LÍQUIDA APONTADOR DESCRIÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO MATERIAL Para atividades de construção de desenhos com perspectiva e

Leia mais

EXPERIÊNCIA PREMIADA EDUCAÇÃO INFANTIL

EXPERIÊNCIA PREMIADA EDUCAÇÃO INFANTIL EXPERIÊNCIA PREMIADA EDUCAÇÃO INFANTIL Terceiro lugar MARACAZINHO: VALORIZANDO A CULTURA AFRODESCENDENTE Professora: Cecília de Morais Dantas CONTEXTO A experiência Projeto Maracazinho: valorizando a cultura

Leia mais

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS F U T U R O T E N D Ê N C I A S I N O V A Ç Ã O Uma instituição do grupo CURSO 2 CURSO OBJETIVOS Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das

Leia mais

Projeto Poesia. Atividade 1: Momento 1: Converse com a turma sobre o que é uma poesia, dê exemplos e apresente alguns poetas e poetisas.

Projeto Poesia. Atividade 1: Momento 1: Converse com a turma sobre o que é uma poesia, dê exemplos e apresente alguns poetas e poetisas. Projeto Poesia http://pixabay.com/pt/livros-certificado-cont%c3%aainer-pote-158066/ Público alvo: Educação Infantil / Crianças de 4 anos. Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: 5 semanas Justificativa:

Leia mais

BRINCADEIRAS INDÍGENAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: A DESCOBERTA DA VERDADEIRA CULTURA BRASILEIRA NA PRÁTICA ESPORTIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA PÚBLICA.

BRINCADEIRAS INDÍGENAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: A DESCOBERTA DA VERDADEIRA CULTURA BRASILEIRA NA PRÁTICA ESPORTIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA PÚBLICA. PREFEITURA MUNICIPAL DE INGÁ SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SYNNARA ELOÍ MARTINS ARAÚJO BRINCADEIRAS INDÍGENAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: A DESCOBERTA DA VERDADEIRA CULTURA BRASILEIRA NA PRÁTICA ESPORTIVA NO

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 MUITO PRAZER, EU SOU CRIANÇA. *Conhecer e estabelecer relações entre a própria história e a de outras pessoas,refletindo sobre diferenças e semelhanças. *Respeitar e valorizar a diversidade étnico

Leia mais

Curso: Centro Histórico de Natal e o Turismo Cultural. Curso: Ritmos Brasileiros. Curso: Coral Infantil. Profª Andréa Virgínia Freire Costa

Curso: Centro Histórico de Natal e o Turismo Cultural. Curso: Ritmos Brasileiros. Curso: Coral Infantil. Profª Andréa Virgínia Freire Costa Curso: Centro Histórico de Natal e o Turismo Cultural Profª Andréa Virgínia Freire Costa Local: sala de aula Dias: Segundas e quartas-feiras Hora: 8h às 10h Início: 10 de maio / Término: 09 de junho Público

Leia mais

PLANO DE EXECUÇÃO Lei Distrital nº 4311/2009 1º ANO

PLANO DE EXECUÇÃO Lei Distrital nº 4311/2009 1º ANO PLANO DE EXECUÇÃO 2018 - Lei Distrital nº 4311/2009 1º ANO O presente plano de execução, previsto em nosso Projeto Político Pedagógico, esclarece à comunidade escolar sobre as solicitações de materiais

Leia mais

QUEM SOMOS A OCA ESTÁ LOCALIZADA EM CARAPICUÍBA, DENTRO DE UM IMPORTANTE PATRIMÔNIO HISTÓRICO: A ALDEIA DE CARAPICUÍBA.

QUEM SOMOS A OCA ESTÁ LOCALIZADA EM CARAPICUÍBA, DENTRO DE UM IMPORTANTE PATRIMÔNIO HISTÓRICO: A ALDEIA DE CARAPICUÍBA. OCA Escola Cultural QUEM SOMOS Criada em 1996, o projeto OCA - Escola Cultural, fundamenta seu objetivo no contato com a população de origem agrária, que traz consigo saberes atuantes na formação cultural

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Capoeira - menino Pé no Chão

Mostra de Projetos 2011. Capoeira - menino Pé no Chão Mostra Local de: Dois Vizinhos Mostra de Projetos 2011 Capoeira - menino Pé no Chão Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa: Associação Casa

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO AURI VERDE 2017

PROJETO PEDAGÓGICO AURI VERDE 2017 PROJETO PEDAGÓGICO AURI VERDE 2017 Unidade: CEI Bentivi Agrupamento: Todas as turmas BII-A/B, MGI e MGII. - Faixa etária: 1 a 4 anos Professora: Marcellle Gasparim Vicente Professora: Edneide Oliveira

Leia mais

Descobertas sem Limites E. E. Ministro Costa Manso

Descobertas sem Limites E. E. Ministro Costa Manso Descobertas sem Limites E. E. Ministro Costa Manso Professor(es) Apresentador(es): Sílvia Schuster Maria Graziela Alvarenga dos Santos Realização: Foco do Projeto Construção, pelos alunos, de jogos de

Leia mais

Projeto: O CANTO E O BATUQUE QUE VEM DE DENTRO DE MIM. OBJETIVO GERAL REFERENTE A INSTRUMENTAÇAO PEDAGÓGICA

Projeto: O CANTO E O BATUQUE QUE VEM DE DENTRO DE MIM. OBJETIVO GERAL REFERENTE A INSTRUMENTAÇAO PEDAGÓGICA Projeto: O CANTO E O BATUQUE QUE VEM DE DENTRO DE MIM. Profissional: Erick Luiz Vilela de Souza Atividade: Educação Musical Período de realização: fevereiro a dezembro de 2010 Setor: NAC Coordenadora:

Leia mais

CONTEÚDO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. - Roda de música. cantadas - Momentos

CONTEÚDO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. - Roda de música. cantadas - Momentos CUIDAR DE I, DO OUTRO E DO AMBIENTE. CONTEÚDO OBJETIVO ETRATÉGIA RECURO Higiene e cuidado pessoal Reconhecimento do próprio corpo Respeito às características pessoais relacionadas ao gênero, etnia, peso,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL PROJETO Teatro com enfoque biológico abordando os temas transversais Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart Coordenadores Analía

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII

ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII MEGAMENTE Sala 13 Matemática Ensino Médio Integral ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII Professoras Apresentadoras: Kátia Valéria C.T.Peressinotto Marilda Suzani Gonçalves Realização: Justificativa Com o intuito

Leia mais

DISCIPLINA DE ARTE OBJETIVOS: 1 Ano

DISCIPLINA DE ARTE OBJETIVOS: 1 Ano DISCIPLINA DE ARTE OBJETIVOS: 1 Ano Desenvolver e explorar as percepções manuais, artísticas e de ludicidade, desenvolvendo ainda as habilidades motoras e intelectuais. Estimular os sentidos e a sensibilidade

Leia mais

LISTA DE MATERIAL INDIVIDUAL DO ALUNO EDUCAÇÃO INFANTIL - INFANTIL 4

LISTA DE MATERIAL INDIVIDUAL DO ALUNO EDUCAÇÃO INFANTIL - INFANTIL 4 LISTA DE MATERIAL INDIVIDUAL DO ALUNO EDUCAÇÃO INFANTIL - INFANTIL 4 Obs.: As imagens têm o intuito de auxiliar no reconhecimento das características do material solicitado, sem referenciar marcas. O material

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA ARTES

LÍNGUA PORTUGUESA ARTES CONTEÚDO PROGRAMÁTICO GRUPO 3 2018 LÍNGUA PORTUGUESA Reconhecimento das letras do alfabeto. Estruturas textuais Quadrinhas Canções tradicionais Identificação do nome próprio. Paradidático O gato no telhado

Leia mais

Projeto Brincante ITINERANTE

Projeto Brincante ITINERANTE Projeto Brincante ITINERANTE O INSTITUTO BRINCANTE, em seus 25 anos de trajetória, hoje, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial, consolidou-se como um espaço de conhecimento, assimilação e recriação

Leia mais

Leitura e (re) contação de Lendas Folclóricas

Leitura e (re) contação de Lendas Folclóricas Leitura e (re) contação de Lendas Folclóricas Objetivo Geral: Ler e recontar lendas folclóricas. Justificativa: Segundo Jean Piaget a faixa etária dos 03 aos 06 anos, caracteriza-se por um pensamento préconceitual.

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL JOSÉ LUIZ BORGES GARCIA PROJETO DO 2 SEMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL JOSÉ LUIZ BORGES GARCIA PROJETO DO 2 SEMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CRECHE MUNICIPAL JOSÉ LUIZ BORGES GARCIA PROJETO DO 2 SEMESTRE EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO CUIABÁ 2015 Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar

Leia mais

Lista de material Infantil (Unidades Santos e Guarujá)

Lista de material Infantil (Unidades Santos e Guarujá) Lista de material Infantil 3-2011 (Unidades Santos e Guarujá) I) Material fornecido pela escola: O Centro Educacional Objetivo fornece aos seus alunos todos os Cadernos de Atividades necessários ao trabalho

Leia mais

Proposta Pedagógica (ANO) 2 Bimestre

Proposta Pedagógica (ANO) 2 Bimestre Proposta Pedagógica 2017 (ANO) 2 Bimestre Professor: Aisha Coraci maternal III 2º Bimestre / 2017 PROJETO DE TRABALHO OBJETIVOS RECURSOS DIDÁTICOS Projeto Identidade Autonomia (sentidos) Ensinar não é

Leia mais

A educação tem um guia e esse guia são as crianças. PLANEJAMENTO BIMESTRAL 3º Bimestre Letivo. Professora: Daiane Carvalho Turma - Maternal II

A educação tem um guia e esse guia são as crianças. PLANEJAMENTO BIMESTRAL 3º Bimestre Letivo. Professora: Daiane Carvalho Turma - Maternal II A educação tem um guia e esse guia são as crianças. PLANEJAMENTO BIMESTRAL 3º Bimestre Letivo Professora: Daiane Carvalho Turma - Maternal II Projeto de trabalho Objetivos Recursos Didáticos PROJETO LITERÁRIO:

Leia mais

TRUPE BENKADY. Vivência Intensiva

TRUPE BENKADY. Vivência Intensiva TRUPE BENKADY Vivência Intensiva TRUPE BENKADY Coletivo paulistano que apresenta um repertório de ritmos e movimentos dos balés tradicionais do Oeste Africano, tendo como base a música e a dança Mandingue.

Leia mais

FORTALECENDO SABERES CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA I DESAFIO DO DIA ARTES. Conteúdo: Danças Folclóricas brasileiras.

FORTALECENDO SABERES CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA I DESAFIO DO DIA ARTES. Conteúdo: Danças Folclóricas brasileiras. CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA INTERATIVA I Conteúdo: Danças Folclóricas brasileiras. 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA INTERATIVA I Habilidades:

Leia mais

Educação Também é Música 1. Gisele Cristina de Carvalho BARCELOS 2 Indiara FERREIRA 3 Universidade de Uberaba, Minas Gerais, MG

Educação Também é Música 1. Gisele Cristina de Carvalho BARCELOS 2 Indiara FERREIRA 3 Universidade de Uberaba, Minas Gerais, MG Educação Também é Música 1 Gisele Cristina de Carvalho BARCELOS 2 Indiara FERREIRA 3 Universidade de Uberaba, Minas Gerais, MG APRESENTAÇÃO A música é uma poderosa aliada na educação. Não só por acalmar

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO GRUPO LÍNGUA PORTUGUESA 2º TRIMESTRE INÍCIO: 02/05/2018 TÉRMINO: 10/08/2018

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO GRUPO LÍNGUA PORTUGUESA 2º TRIMESTRE INÍCIO: 02/05/2018 TÉRMINO: 10/08/2018 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO GRUPO 4 2018 LÍNGUA PORTUGUESA Reconto de histórias. Letras A, B, C, D, E, F, G, H, bem como as suas convenções para a escrita. Produção de escrita. Escrita como forma de comunicação.

Leia mais

FESTIVAL CULTURAL. Graduanda do 7º período do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da Faculdade Opet. 5

FESTIVAL CULTURAL. Graduanda do 7º período do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da Faculdade Opet. 5 28 Eixo: Práticas para Ensino Médio - Formação de Professores DAVID, Mônica Cristiane David 1 SILVA, Janice Mendes da 2 RIBAS, Cíntia Cargnin Cavalheiro 3 SIMÕES, Adriana Camargo 4 VALE, Joelma do 5 SILVA,

Leia mais

EMEB BERNADETE BARBOSA DE OLIVEIRA PLANO DE TRABALHO 2015

EMEB BERNADETE BARBOSA DE OLIVEIRA PLANO DE TRABALHO 2015 EMEB BERNADETE BARBOSA DE OLIVEIRA PLANO DE TRABALHO 2015 PERÍODO AÇÃO OBJETIVO ESTRATÉGIAS RECURSOS BIMESTRALMENTE DIAGNÓSTICO DIAGNOSTICAR O NIVEL DE APRENDIZAGEM DO ALUNO ATIVIDADE INDIVIDUAL DE ESCRITA,

Leia mais

Atividades rítmicas e expressão corporal

Atividades rítmicas e expressão corporal Atividades rítmicas e expressão corporal LADAINHAS CANTIGAS BRINQUEDOS CANTADOS FOLCLORE MOVIMENTOS COMBINADOS DE RÍTMOS DIFERENTES RODAS Estas atividades estão relacionados com o folclore brasileiro,

Leia mais

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL-CRAS DRA. ZILDA ARNS NEUMANN

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL-CRAS DRA. ZILDA ARNS NEUMANN CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL-CRAS DRA. ZILDA ARNS NEUMANN PROJETO PILOTO PROMOTORES DE CIDADANIA Maio/2016 Gaspar - Santa Catarina Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVO GERAL... 3 3. OBJETIVO

Leia mais

SALADA, SALADINHA E.M.E.F.I. PROFª ARACY LEAL BERNARDI Sala 4 2ª sessão

SALADA, SALADINHA E.M.E.F.I. PROFª ARACY LEAL BERNARDI Sala 4 2ª sessão SALADA, SALADINHA E.M.E.F.I. PROFª ARACY LEAL BERNARDI Sala 4 2ª sessão Professor Apresentador: TELMA DE FÁTIMA BIFFI Realização: Foco Este projeto foi elaborado dentro da área de língua portuguesa, visando

Leia mais

RETROSPECTIVA DE DESENHO ANIMADO EE ALFREDO PAULINO. Professor(es) Apresentador(es): Profª PATRÍCIA FRANÇOSO CORREIA. Realização:

RETROSPECTIVA DE DESENHO ANIMADO EE ALFREDO PAULINO. Professor(es) Apresentador(es): Profª PATRÍCIA FRANÇOSO CORREIA. Realização: RETROSPECTIVA DE DESENHO ANIMADO EE ALFREDO PAULINO Professor(es) Apresentador(es): Profª PATRÍCIA FRANÇOSO CORREIA Realização: Foco do Projeto Este projeto visa, prioritariamente, oferecer aos alunos

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA PIBID/CAPES RELATÓRIO DE ANUAL DE ATIVIDADES DO PIBID ARTES/MÚSICA WADSON FERNANDES VIANA

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA PIBID/CAPES RELATÓRIO DE ANUAL DE ATIVIDADES DO PIBID ARTES/MÚSICA WADSON FERNANDES VIANA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIADE ENSINO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA PIBID/CAPES COORDENAÇÃO SUBPROJETO ARTES RELATÓRIO DE ANUAL DE ATIVIDADES DO PIBID ARTES/MÚSICA

Leia mais

LISTA DE MATERIAL ESCOLAR -2017

LISTA DE MATERIAL ESCOLAR -2017 MATERNAL I TODOS OS MATERIAIS DEVEM SER ENTREGUE EM CAIXA COM TAMPA - RESISTENTE 01 Brinquedo pedagógico 02 Caixas lápis de cor grosso (1 Semestre/2 Semestre) 01 Tesoura 04 Tubos de cola branca (Grande)

Leia mais

C o l é g i o D r u m m o n d

C o l é g i o D r u m m o n d LISTA DE MATERIAIS (1ºANO E. F. / 9 ANOS) 2011 Borrachas brancas, macias e grandes 02 Caderno de 96 folhas pautado capa dura grande com margem simples. 01 Caderno de cartografia para Inglês grande 01 Estojo

Leia mais

Relatório Mensal de Setembro

Relatório Mensal de Setembro Relatório Mensal de Setembro Instituição: Casa Betânia de Guaratinguetá Serviço: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos/ Proteção Social Básica Edital/Termo de Colaboração: 003/2017 Período

Leia mais

Sala 5 Língua Portuguesa EF I EMEFI PROFª ARACY LEAL BERNARDI

Sala 5 Língua Portuguesa EF I EMEFI PROFª ARACY LEAL BERNARDI O MARAVILHOSO MUNDO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E SEU PODER DE FORMAR LEITORES DESDE A ALFABETIZAÇÃO Sala 5 Língua Portuguesa EF I EMEFI PROFª ARACY LEAL BERNARDI Professora Apresentadora: MARA SILVIA PAES

Leia mais

OBJETIVO São Roque. 100 folhas de sulfite colorido - tamanho A folhas de sulfite - tamanho A4. 2 folhas de papel vegetal

OBJETIVO São Roque. 100 folhas de sulfite colorido - tamanho A folhas de sulfite - tamanho A4. 2 folhas de papel vegetal Juniors LISTA DE 1 estojo contendo: 2 lápis HB número 2, 1 borracha branca, marca texto, caneta azul, tesoura, apontador, 1 caneta retroprojetor Lápis de cor e canetinhas em cores variadas 1 régua 30 cm

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS. Unidade de Aprendizagem

PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS. Unidade de Aprendizagem Material *itens da lista anexa Quantidade PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2017 Baby visto Márcia/CPS Data de utilização Unidade de Aprendizagem Descrição da atividade didática Livros de

Leia mais

ACER BRASIL DESENVOLVIMENTO HUMANO E COMUNITÁRIO

ACER BRASIL DESENVOLVIMENTO HUMANO E COMUNITÁRIO ACER BRASIL DESENVOLVIMENTO HUMANO E COMUNITÁRIO RELATÓRIO TÉCNICO MENSAL Instituto GWI setembro 2018 Organização Executora: ACER Brasil - Associação de Apoio à Criança em Risco CNPJ: 86.912.086/0001-44

Leia mais

ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM E LINHAS DE INVESTIGAÇÃO

ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM E LINHAS DE INVESTIGAÇÃO PLANO DE EXECUÇÃO 2017 - Lei Distrital nº 4311/2009 INFANTIL III O presente plano de execução, previsto em nosso Projeto Político Pedagógico, esclarece à comunidade escolar sobre as solicitações de materiais

Leia mais

Colégio Sagrado Coração de Maria Brasília/DF PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2018 MATERNAL III - conferido em

Colégio Sagrado Coração de Maria Brasília/DF PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2018 MATERNAL III - conferido em Colégio Sagrado Coração de Maria Brasília/DF PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2018 MATERNAL III - conferido em 24.11.17 Material *itens da lista anexa Quantidade Data de utilização Unidade

Leia mais

RODA DE CONVERSA E A REORGANIZAÇÃO DO TEMPO E ESPAÇO

RODA DE CONVERSA E A REORGANIZAÇÃO DO TEMPO E ESPAÇO RODA DE CONVERSA E A REORGANIZAÇÃO DO TEMPO E ESPAÇO Sala 7 Interdisciplinar EF I EMEF ANEXA AO EDUCANDÁRIO DOM DUARTE Professora Apresentadora: DANIELLE ROCHA Realização: Justificativa Buscando uma atitude

Leia mais

PLANO DE EXECUÇÃO Lei Distrital nº 4311/2009 1º ANO

PLANO DE EXECUÇÃO Lei Distrital nº 4311/2009 1º ANO PLANO DE EXECUÇÃO 2019 - Lei Distrital nº 4311/2009 1º ANO O presente plano de execução, previsto em nosso Projeto Político Pedagógico, esclarece à comunidade escolar sobre as solicitações de materiais

Leia mais

Engloba atividades para o conhecimento de diferentes espaços, tempos, vidas, raças.

Engloba atividades para o conhecimento de diferentes espaços, tempos, vidas, raças. PLANO DE EXECUÇÃO 2019 - Lei Distrital nº 4311/2009 2º ANO O presente plano de execução, previsto em nosso Projeto Político Pedagógico, esclarece à comunidade escolar sobre as solicitações de materiais

Leia mais

Livro: REUNIÃO MACABRA EE. BAIRRO FRANCISCO CASTILHO

Livro: REUNIÃO MACABRA EE. BAIRRO FRANCISCO CASTILHO Livro: REUNIÃO MACABRA EE. BAIRRO FRANCISCO CASTILHO Professor(es) Apresentador(es): Lucas Fernando Luiz Lílian Carla de Oliveira Realização: Foco do Projeto O foco do Projeto foi trabalhar com as principais

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DONA ROSA FRIGGER PIOVEZAN PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA: SÓ SE VALORIZA O QUE CONHECE EM SUA PLENITUDE

ESCOLA ESTADUAL DONA ROSA FRIGGER PIOVEZAN PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA: SÓ SE VALORIZA O QUE CONHECE EM SUA PLENITUDE ESCOLA ESTADUAL DONA ROSA FRIGGER PIOVEZAN PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA: SÓ SE VALORIZA O QUE CONHECE EM SUA PLENITUDE Comodoro/MT 2016 ESCOLA ESTADUAL DONA ROSA FRIGGER PIOVEZAN PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA:

Leia mais

ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM E LINHAS DE INVESTIGAÇÃO

ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM E LINHAS DE INVESTIGAÇÃO PLANO DE EXECUÇÃO 2017 - Lei Distrital nº 4311/2009 O presente plano de execução, previsto em nosso Projeto Político Pedagógico, esclarece à comunidade escolar sobre as solicitações de materiais didáticos

Leia mais

AECA Plano Anual de Atividades 2017/2018 Pág. 1

AECA Plano Anual de Atividades 2017/2018 Pág. 1 Período Metas do PE Recursos Paragem aulas AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CARLOS AMARANTE Departamento / Grupo Disciplinar / Projeto / Clube / Outra situação: EB1 de Gualtar Data início Hora Data fim Hora Nome

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS

PLANO DE ESTUDOS SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS PLANO DE ESTUDOS SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS PEDAGÓGICAS Plano de Estudos Documento complementar ao Ofício SEE/SB nº 19/2019. O que é o Plano de Estudos: É um documento que direcionará as atividades

Leia mais

C o l é g i o D r u m m o n d

C o l é g i o D r u m m o n d LISTA DE MATERIAIS - 1º ANO E.F /9 ANOS -25 Lápis preto nº 02 05 *Folha de color set cores variadas 02 Apontador com depósito *Pacotes com 50 palitos de churrasco Borrachas brancas, macias e grandes 03

Leia mais

ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM E LINHAS DE INVESTIGAÇÃO

ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM E LINHAS DE INVESTIGAÇÃO PLANO DE EXECUÇÃO 2017 - Lei Distrital nº 4311/2009 O presente plano de execução, previsto em nosso Projeto Político Pedagógico, esclarece à comunidade escolar sobre as solicitações de materiais didáticos

Leia mais

C o l é g i o D r u m m o n d Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Normal e Profissional

C o l é g i o D r u m m o n d Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Normal e Profissional LISTA DE MATERIAIS 5º ANO 23 Régua de 30 cm Mini dicionário de português Caderno brochura para História e Geografia- 96 folhas Caderno para Língua Portuguesa- 96 folhas Mini dicionário de inglês Jaleco

Leia mais

1º ano. 2 diários do aluno (agenda escolar semestral) 2 blocos de fichas de

1º ano. 2 diários do aluno (agenda escolar semestral) 2 blocos de fichas de 1º ano O Colégio Objetivo fornece aos seus alunos todos os Carnos Atividas necessários ao trabalho senvolvido nas diversas áreas. Esses carnos são elaborados pelos coornadores do Colégio Objetivo, sendo

Leia mais

Conteúdos e distribuição de pontos 1 a etapa /2018

Conteúdos e distribuição de pontos 1 a etapa /2018 Conteúdos e distribuição de pontos 1 a etapa /2018 2º Ano Ensino Fundamental I Valor da etapa: 30,0 pontos Aluno(a): Professora: Turma: Data: / / LÍNGUA PORTUGUESA Professora(s): Denise Viana e Renatta

Leia mais

Jogador: Eu te Desafio!

Jogador: Eu te Desafio! Jogador: Eu te Desafio! E.E. Suetônio Bittencourt Jr. Professor(es) Apresentador(es): Bruno Amorim Branquinho Marilene Rezende Duarte Realização: Foco do Projeto Desenvolver as habilidades matemáticas

Leia mais

TEATRO UNIVERSITÁRIO SECULT-ARTE UFC. Seminário Avaliação / Acompanhamento Gestão 2012/16

TEATRO UNIVERSITÁRIO SECULT-ARTE UFC. Seminário Avaliação / Acompanhamento Gestão 2012/16 TEATRO UNIVERSITÁRIO SECULT-ARTE UFC 1 Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno Inauguração (1965) Av. da Universidade, 2210, Benfica. Gestão atual (2011 2014) Secretaria de Cultura Artística 2015-50

Leia mais

Currículo Música Fundamental 1 Escola Santi. Professor José Calixto

Currículo Música Fundamental 1 Escola Santi. Professor José Calixto Currículo Música Fundamental 1 Escola Santi Professor José Calixto - 2019 O que é Currículo? Orientações Pensar o currículo como caminho ideal consolidado, mas na prática sempre reconhecer a fluidez que

Leia mais

PROJETO DIVERSIDADE CULTURAL

PROJETO DIVERSIDADE CULTURAL CRECHE MUNICIPAL TERTULIANA MARIA DE ARRUDA SOUZA MÂE NHARA Projeto do segundo bimestre PROJETO DIVERSIDADE CULTURAL CUIABÁ 2015 Projeto: Diversidade Cultural INTRODUÇÂO Ao analisar o cenário atual da

Leia mais

CRECHE MUNICIPAL MACÁRIA MILITONA DE SANTANA PROJETO TEMA: MINHA IDENTIDADE, MINHA HISTÓRIA

CRECHE MUNICIPAL MACÁRIA MILITONA DE SANTANA PROJETO TEMA: MINHA IDENTIDADE, MINHA HISTÓRIA CRECHE MUNICIPAL MACÁRIA MILITONA DE SANTANA PROJETO TEMA: MINHA IDENTIDADE, MINHA HISTÓRIA CUIABÁ-MT 2015 CRECHE MUNICIPAL MÁCARIA MILITONA DE SANTANA 1- Tema: Minha identidade, minha história 1.2- Faixa

Leia mais

ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM E LINHAS DE INVESTIGAÇÃO

ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM E LINHAS DE INVESTIGAÇÃO PLANO DE EXECUÇÃO 2017 - Lei Distrital nº 4311/2009 O presente plano de execução, previsto em nosso Projeto Político Pedagógico, esclarece à comunidade escolar sobre as solicitações de materiais didáticos

Leia mais