5S - 5 sensos da qualidade É um processo com cinco grandes passos que ajudam a organizar melhor trabalho. É um programa que busca tornar o dia a dia na empresa mais tranqüilo, através de : cuidados com limpeza; uso adequado do material; eliminação de quebras, desperdícios, acidentes aplicação de atitudes simples mas indispensáveis para facilitar e descomplicar as tarefas.
5S - 5 sensos da qualidade SEIRI - Senso de utilização SEITON - Senso de ordenação SEISOU - Senso de limpeza SEIKETSU - Senso de saúde SHITSUKE - Senso de autodisciplina O Senso reflete a melhor idéia de profunda mudança comportamental, indicando que é preciso sentir a necessidade de fazer.
HISTÓRICO DO 5 S O programa 5S consolidou-se no Japão a partir de 1950. Em maio de 1991, o programa 5S foi lançado formalmente no Brasil, visando criar um ambiente adequado para a implantação da Qualidade Total -TQC.
Objetivos do 5S Melhorar a habilidade das pessoas; Tornar o local de trabalho melhor; Promover o trabalho em equipe para melhorar o relacionamento das pessoas; Construir um local de trabalho de felicidade clara, nítida e que brilhe, para que seja atraente a todos que trabalham nele; Tornar a empresa melhor para todos.
SEIRI - Senso de utilização Identificar os itens necessários e desnecessários existentes no local de trabalho, isto é, manter apenas o que realmente precisa usar. Benefícios do senso de utilização: conseguir liberação de espaço; eliminar ferramentas, armários, prateleiras, etc.; eliminar dados e relatórios ultrapassados; eliminar tempo de procura; diminuir acidentes.
Senso de utilização Dicas importantes sobre o senso de utilização: guardar coisas desnecessárias onera a empresa; questionar sempre usando 5W - 2H: What, Where, Who, When, Why, How e How much Tomar cuidado para não descartar o que é necessário; Bloquear as causas que levam a estoque ou a desarrumação. Aplique o princípio UM É MELHOR. Exemplo: uma caneta, uma cópia, uma hora de reunião, uma ferramenta, uma peça.
Como fazer? Objetos e dados necessários Usados constantemente Usados ocacionalmente Colocar mais próximo possível do locar de trabalho Colocar um pouco afastado do local de trabalho Classificação Usados raramente,mas necessários Colocar separado num locar determinado Sem uso potencial Vender ou dispor imediatamente Objetos e dados desnecessários Potenciamente úteis ou valiosos Que requerem outro local especial Transferir para onde forem úteis Determinar outro local
Pontos para refletir: Como está o senso de utilização na área de trabalho? Considere: Equipamento, materiais e dados desnecessários; Adequação dos materiais e dados desnecessários; Adequação das informações; burocracia; disponibilidade operacional dos equipamentos (carros, caixas, ferramentas, micros, etc.); utilização do tempo (comunicação clara, objetiva e no menor tempo possível); desperdício do dia a dia (idas ao banheiro, cafezinhos, bate-papos ao telefone ou com companheiros); existência de padrões operacionais.
SEITON - Senso de ordenação Determinar o locar para se achar com facilidade algum documento, material ou equipamento necessário; Padronizar nomenclatura não improvisando nome para cada objeto; Determinar como um objeto ou documento deve ser estocado ou guardado; Utilizar a comunicação visual para facilitar, guardar ou estocar algum item. BENEFÍCIOS : Rapidez e facilidade na busca de documentos e objetos; Controle sobre cada um utiliza; Facilidade de comunicação; Diminuição de acidentes.
Como fazer? Os itens devem ser guardados de acordo com a freqüência de uso. Por exemplo: Frequência de uso Toda hora Todo dia Toda semana Sem uso previsível Onde guardar No local de trabalho Próximo ao local de trabalho Almoxarifado Colocar à disposição A nomenclatura deve ser padronizada. Guardar os objetos de forma que entra primeiro, saí primeiro. Usar rótulos e cores vivas para identificar os objetos. Guardar objetos diferente em locais diferentes. Expor visualmente todos os pontos críticos, tais como:locais perigosos, partes de máquinas que exigem atenção especial, etc..
Pontos para refletir Como está o senso de ordenação na área de trabalho? Layout das instalações (mesas, armários, áreas de estoque, cavaletes, ferramentas,etc.); Layout dos equipamentos (máquinas, gabaritos, linhas, postos de trabalho, etc..); Sistema de guarda de ferramentas (alicates, chaves, etc..); Arquivos; Comunicação visual (avisos, cartas); Desobstrução de corredores e passagens; Existência de coisas fora do lugar (Materiais, produtos, carros, paletes, gabaritos, etc..).
SEISOU - Senso de limpeza Deixar tudo limpo, com cuidado de não estar varrendo só por varrer, espanando só por espanar. É importante que cada um, após utilizar determinado instrumento de medição, veículo, máquina ou ferramenta deixe-os nas melhores condições de uso possível.
SENSO DE LIMPEZA Benefícios: Satisfação das pessoas; Maior controle sobre equipamentos, ferramentas e máquinas; Eliminação de desperdícios; Purificação dos postos de trabalho. Dicas importantes: Limpeza deve ser considerada como sinônimo de inspeção; Mais importante que limpar é não sujar. Como fazer? Estabelecer horário para que todos façam suas limpezas durante 3 a 5 minutos diários; Educar-se para não sujar; Todos devem ser capazes de conhecer completamente o seu trabalho; Elaborar listas de verificação de todos os pontos do trabalho que mereçam atenção especial durante a limpeza.
Como está Pontos para refletir o senso de limpeza/higiene no trabalho? Banheiros; Local de trabalho - posto onde se realiza a operação; Áreas comuns (sala de reunião, corredores, estacionamento, refeitórios, etc..); Equipamentos; Pisos; Tubulações, luminárias, painéis; Uniforme; Vestuários; Comportamento (não sujar).
SEIKETSU - Senso de Saúde Refere-se ao estado atingido com a prática dos 3S anteriores, acrescido de providências rotineiras e habituais em termos de higiene, segurança no trabalho e saúde pessoal. Benefícios: Equilíbrio físico e mental das pessoas; Melhoria do ambiente de trabalho e da produtividade; Melhoria das áreas comuns: banheiros, refeitórios, sanitários, etc.; Segurança do trabalho.
SENSO DE SAÚDE Dicas: É fundamental que se entenda que a higiene física e mental é para o próprio bem-estar de cada um. Como ter saúde: Ter os 3S implantados; Eliminar as fontes de perigo; Promover o embelezamento do Local de trabalho; Manter excelentes condições de higiene nos banheiros, cozinhas e áreas comuns; Realizar exames preventivos e periódicos, manter a higiene pessoal; Realizar atividades físicas e lazer.
Pontos para refletir Como está o senso de saúde na empresa? Iluminação; Ruído/vibração; Temperatura; Cuidado com materiais tóxicos, voláteis e /ou explosivos; Outras fontes de perigo; Preocupação do colaborador com a própria saúde; Promoção de atividades práticas e educacionais preventivas em relação à saúde.
SHITSUKE - Senso de autodisciplina Ter pessoas comprometidas com o cumprimento dos padrões técnicos e éticos e com melhoria contínua em nível pessoal e organizacional. BENEFÍCIOS: Incentivo à capacidade criativa das pessoas; Confirmação/reavaliação dos valores da empresa; Constante auto-análise e busca de aperfeiçoamento dos empregados.
SENSO DE AUTODISCIPLINA Dicas importantes: O elogio e o reconhecimento são formas de incentivo e motivação; Utilizar procedimentos com linguagem simples. Como desenvolver: Compartilhar visão e valores; Educar-se para a criatividade; Ter padrões simples e praticá-los; Melhorar as comunicações em geral; Ter paciência e persistência; Melhorar continuamente a nível de pessoal; Buscar previsibilidade nos resultados.
Pontos para refletir Como está o senso de autodisciplina na organização? Cumprimento dos padrões técnicos e éticos; Relações humanas em geral; Entusiasmo dos membros da organização com suas atividades; Interesse pelo melhoramento contínuo; Percepção que o empregado tem da organização.