Processo de Planejamento Estratégico conduzimos o nosso negócio? Onde estamos? Definição do do Negócio Missão Visão Análise do do Ambiente Externo e Interno Onde queremos Chegar? poderemos chegar lá? saberemos que chegamos? Avaliação/ Seleção de de Estratégias Definição Objetivos Metas Plano de de Ação Controle ANÁLISE DO AMBIENTE Se conhecemos o inimigo (ambiente externo) e a nós mesmos (ambiente interno), não precisamos temer uma centena de combates. Se nos conhecemos, mas não ao inimigo, para cada vitória sofreremos uma derrota. Se não nos conhecemos nem ao OBJETIVO DA ANÁLISE DO AMBIENTE inimigo, perderemos todas as batalhas. Sun Tzu - A Arte da Guerra Construir uma base sólida do diagnóstico estratégico da empresa para permitir avaliar e selecionar estratégias adequadas aos objetivos da empresa dos seguintes passos: Identificar fatores sistêmicos (políticos, econômicos, sociais, culturais, demográficos, tecnológicos) e fatores setoriais (mercado, demanda, tecnologia do setor, forças competitivas) a fim de medir a atratividade do setor e seus fatores críticos de sucesso;
Compreender profundamente a dinâmica do setor onde a empresa atua, identificando os direcionadores de valor e os fatores-chave de sucesso nesse setor; Conhecer as forças e fraquezas da empresa (variáveis internas e controláveis); Identificar e classificar as oportunidades e ameaças (variáveis externas e não controláveis), avaliando os possíveis choques externos e seus impactos na empresa; Identificar a correlação entre os pontos fortes e fracos com as oportunidades e ameaças. ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO É o esforço sistêmico e metódico de ampliação de conhecimento dos elementos da organização em relação ao sistema em que ela está situada. ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO Construção da percepção das evoluções prováveis do ambiente externo à organização, a médio e longo prazo, visando a antecipar oportunidades e ameaças para o seu bom desempenho, face à missão e aos objetivos estratégicos. NÍVEIS DE ANÁLISE
FLUXOGRAMA GERAL DE ANÁLISE Ambiente Interno Posição competitiva cadeia de de valor competências básicas vantagens competitivas Forças x Fraquezas Ambiente Externo Análise da da Indústria macroambiente atratividade demanda 5 forças de de Porter Oportunidades x Ameaças Estratégias custo, diferenciação, enfoque, alianças, fusões e aquisições ANÁLISE INTERNA E EXTERNA SWOT Fatores externos à organização FORÇAS Recursos e habilidades superiores de que se dispõe para explorar oportunidade s e minimizar ameaças. Fatores externos à organização AMEAÇAS Tendências sociais, econômicas, comerciais e políticas com conseqüências potencialmente negativas; coisas que se deve negociar com o mundo exterior para melhorar. OPORTUNIDADES Tendências sociais, econômicas, comerciais e políticas com conseqüências positivas para a empresa. FRA- QUE- ZAS Deficiências que inibem a capacidade de desempenho e devem ser superadas para evitar falhas.
Oportunidades (externas) Mudanças demográficas, políticas, sociais e econômicas. Mudanças na legislação. Novas tecnologias. Abertura de mercados estrangeiros: Mercosul, Alca. Concorrentes com dificuldades. Produtos substitutos. Parcerias com distribuidores e fornecedores. Forças (internas) Criatividade da equipe. Velocidade na tomada de decisão. Recursos financeiros abundantes. Marca reconhecida. Domínio da tecnologia. Reconhecimento no mercado, boa imagem. Logística e distribuição eficientes. Ameaças (externas) Alteração nos gastos e hábitos dos clientes. Novas tecnologias. Mudanças demográficas, políticas, sociais, econômicas. Declínio do produto, ciclo de vida. Globalização dos mercados com novos concorrentes. Produtos substitutos. Novas parcerias entre concorrentes. Fraquezas (internas) Custos elevados Administração centralizada e lenta. Inexistência de planejamento estratégico. Falta de flexibilidade. Prazo de entrega longos. Preços altos. Qualidade dos produtos que deixa a desejar. FATORES INTERNOS Pontos Fortes (Use-os) FATORES EXTERNOS Oportunidades (Aproveite-as) Pontos Fracos (Elimine-os) Ameaças (Evite-as) ANÁLISE SWOT Relacionando forças e fraquezas com oportunidades e ameaças: Alavanca: quando uma oportunidade encontra um conjunto de pontos fortes na empresa que podem ajudá-la a tirar o máximo proveito da situação; Problema: quando uma ameaça torna a empresa ainda mais vulnerável devido aos seus pontos fracos; Restrição: quando uma oportunidade não pode ser aproveitada pela empresa devido aos seus pontos fracos; Vulnerabilidade: quando existe uma ameaça à vista, mas a empresa possui pontos fortes que possam amenizá-la.
ESTUDO DE CASO: HOTEL ÁSIA PACÍFICO. FORÇAS Imagem de qualidade; Pessoal eficiente; Boas instalações; Serviços de reservas internacionais; Boas relações com a comunidade; Proximidade do centro de diversões. FRAQUEZAS Falta de programa regular de hóspedes; Distância do aeroporto; Falta de espaço para expansão; Decoração desatualizada; Marketing internacional. OPORTUNIDADES Número crescente de restaurante; Empresa de táxi fez especial oferta; Baixo custo de mão-de-obra; Governo construindo centro de convenções no bairro. AMEAÇAS Concorrentes têm programa para hóspedes freqüentes; Aumento de concorrentes; Economia em crise; Sindicato se fortalecendo. Alavanca : Boas instalações e serviço de reservas internacionais (ponto forte) x Governo está construindo centro de convenções no bairro (oportunidade); Problema: Falta de programa regular de hóspedes (ponto fraco) x Concorrentes têm programa para hóspedes frequentes (ameaça); Restrição : Falta de espaço para expansão (ponto fraco) x número crescente de restaurantes (oportunidade); Vulnerabilidade : Imagem de qualidade (ponto forte) x Aumento de concorrentes (ameaça) Predominância Pontos Fracos Pontos Fortes Ameaças Sobrevivência Manutenção Oportunidades Crescimento Desenvolvimento ATIVIDADE (1pt): 1) Formar grupos de até 4 pessoas; 2) Criar uma empresa fictícia identificando seu ramo de atividade e atuação (local, regional, nacional ou internacional); 3) Definir a missão, visão de futuro e valores da empresa; 4) Fazer análise de cenários considerando-se o ano de 2014; 5) Montar a matriz SWOT com base na análise de cenários; 6) Entregar trabalho com a identificação dos alunos.