Planejamento e Controle de Projetos
Transformação de uma idéia em um conceito Forma A forma global do produto Idéia Propósito A necessidade que o produto deve satisfazer Função A maneira como o produto deve funcionar Benefícios As vantagens que o produto trará aos consumidores Conceito
Que é um projeto? Um projeto é um conjunto de atividades, que tem um ponto inicial e um estado final definidos, persegue uma meta definida e usa um conjunto definido de recursos. Para planejar e controlar um projeto, uma empresa precisa idealizar um modelo que descreva a complexidade do projeto e projetá-lo antecipadamente para assegurar-se de que ele vai atingir suas metas.
O que é um projeto? Os projetos atuais são muitos variados, exemplo: Limpeza do exterior das casas do parlamento britânico; Uma campanha de informação sobre a aids; Construção do túnel do canal da mancha; Compra e mudança de local de uma nova casa; Limpeza após um vazamento de tanque de óleo.
Elementos de um projeto Esses elementos em comum formam as características que ajudarão a entender a natureza dos projetos e, portanto, o planejamento e controle de projetos. Um objetivo:. Complexidade: Unicidade: Incerteza: Natureza temporária: Ciclo de vida:
Elementos de um projeto Um objetivo: resultado final, uma saída ou um produto definido. Complexidade: muitas tarefas diferentes são necessárias para atingir os objetivos de um projeto; Unicidade: um projeto é usualmente único, não um empreendimento repetitivo; Incerteza: todos os projetos são planejados antes de serem executados e, portanto, carregam um elemento de risco; Natureza temporária: os projetos têm um início e um fim definidos, assim, uma concentração temporária de recursos é necessário para levar avante o empreendimento; Ciclo de vida: os recursos necessários para um projeto mudam durante o curso de seu ciclo de vida.
Processo de planejamento e controle de projeto Compreensão do ambiente do projeto Estágio 1 Definição do projeto Estágio 2 Mudanças Planejamento do projeto Estágio 3 Ações corretivas Definição do projeto Estágio 5 Execução técnica Estágio 4
Processo de planejamento e controle de projeto Estágio 1: compreensão do ambiente do projeto, fatores internos e externos que podem influenciar o projeto; Estágio 2: definição do projeto, estabelecimento dos objetivos, do escopo e da estratégia para o projeto; Estágio 3: planejamento do projeto, decisão de como o projeto será executado; Estágio 4: execução técnica, desempenho dos aspectos técnicos do projeto; Estágio 5: controle do projeto, garantia de que o projeto está sendo executado de acordo com os planos.
Estágio 1: Compreensão do ambiente do projeto O ambiente do projeto compreende todos os fatores que podem afetar o projeto durante sua vida. Ele determina o cenário e as circunstâncias nos quais o projeto é executado.
Estágio 2: Definição de projeto Antes de começar a complexa tarefa de planejamento e execução de um projeto é necessário ser o mais claro possível sobre o que vai acontecer. Três elementos diferentes são necessários para definir um projeto: Seus objetivos: o estado final que o gerenciamento do projeto está tentando atingir; Seu escopo: a exata faixa de responsabilidade assumidas pelo gerenciamento do projeto; Sua estratégia: como o gerenciamento do projeto vai atingir seus objetivos.
Estágio 3: Planejamento do projeto O processo de planejamento do projeto visa quatro propósitos distintos: Determinar o custo e a duração do projeto. Isso possibilita a tomada de decisões maiores; Determinar o nível de recursos que será necessário; Ajuda a alocar trabalho e a monitorar o progresso. O planejamento deve incluir a identificação de quem é responsável por o quê. Ajuda a avaliar o impacto de qualquer mudança sobre o projeto.
Planejamento e Controle de Projetos Interdependência de atividades: Várias atividades ocorrendo simultaneamente; Uma atividade (fase do projeto) muitas vezes depende da conclusão de outra; Necessidade de coesão no grupo de trabalho para que o trabalho flua de forma satisfatória.
Planejamento e Controle de Projetos Projeto exemplo Melão 7 min. Pão Torrada Manteiga 4 min. Água Ferver a água Ferver ovo Quarto Bandeja 7 min.
Planejamento e Controle de Projetos Identificar limitações de programação Limitada por recursos (finita): somente os recursos disponíveis serão utilizados, e nunca serão excedidos. Entretanto, o projeto pode escorregar no tempo; Limitada por tempo: a prioridade é completar o projeto dentro de um dado tempo, dispondo inclusive de recursos adicionais.
Planejamento e Controle de Projetos Fixar a programação Os planejadores deveriam, idealmente, ter algumas alternativas para escolher. A que melhor se adequar ao projeto pode então ser escolhida e desenvolvida.
Planejamento e Controle de Projetos Controle de Projeto é composto de 3 etapas: Monitoramento do projeto; Avaliação do desempenho do projeto; Intervir no projeto para fazer as mudanças que o trarão de volta ao planejado.
Planejamento e Controle de Projetos Monitoramento do projeto: Medidas monitoradas Custos excedendo ao orçamento Baixo fluxo de caixa Excessivas horas extras Mudanças no escopo do projeto Desempenho técnico pobre Falhas de inspeção Erros nas informações Atraso de fornecedores Atividades iniciadas atrasadas Atividades terminadas atrasadas Principal objetivo de desempenho oferecido Custo Custo Custo Custo, qualidade, tempo Qualidade, tempo, custo Qualidade, tempo, custo Qualidade, tempo, custo Tempo, custo Tempo Tempo
Planejamento e Controle de Projetos Avaliação do projeto As medidas monitoradas de desempenho de projeto precisam ser avaliadas de modo que o gerenciamento do projeto possa, a qualquer momento, julgar o desempenho global. Aqui aparecem problemas relacionados à qualidade, assim como problemas de custo e tempo.
Planejamento e Controle de Projetos Planejamento de rede CPM critical path method ou, método do caminho crítico; CPA critical path analysis ou, análise do caminho crítico; PERT program evaluation and review technique ou, técnica de revisão e avaliação de programa.
Planejamento e Controle de Projetos Método do caminho crítico (CPM) O método do caminho crítico (CPM) modela o projeto, esclarecendo os relacionamentos das atividades; Atividades em série: em que a atividade A deve estar completa antes que a atividade B possa começar; Atividades paralelas: em que a atividade B pode prosseguir enquanto a atividade A ainda está começando.
Planejamento e Controle de Projetos Técnica de revisão e avaliação de programa (PERT) A técnica reconhece que as durações das atividades e os custos em gerenciamento de projeto não são determinísticos (fixos) e que a teoria da probabilidade pode ser aplicada para fazer estimativas.
Planejamento e Controle de Projetos Método paralelo (PERT-CPM) O método mais comum de planejamento é o método do caminho crítico (CPM). Ele usa estimativas simples para o tempo. Uma abordagem alternativa é oferecida pela técnica PERT, que faz uso de 3 estimativas de tempo: otimista, provável e pessimista.
Avaliação e melhoria do projeto Desdobramento da função qualidade (QFD Quality Function Deployment) Engenharia de Valor (VE Value Engineering) Métodos de Taguchi (engenharia robusta, ou engenharia de falhas)
Planejamento e Controle de Projetos Considerações finais Um projeto é um conjunto de atividades que tem um ponto inicial e um estado final definido, que persegue uma meta definida e que usa um conjunto definido de recursos. O controle de um projeto consiste em monitorar, avaliar e intervir no mesmo quando necessário visando manter os resultados próximos ao planejado.