Sistema é um conjunto de elementos interdependentes, que interagem de forma organizada para alcançar um objetivo.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sistema é um conjunto de elementos interdependentes, que interagem de forma organizada para alcançar um objetivo."

Transcrição

1 Abordagem Sistêmica Contexto: Bertalanffy - conscientização sobre os limites da excessiva especialização das disciplinas. Conceito-chave: a organização é um sistema aberto, composto de partes interdependentes entre si e em contínua interação com o ambiente. Pressuposto: as organizações devem ser vistas como sistemas abertos. Foco: o sistema (organização), seus subsistemas interdependentes e a interação com o ambiente. Contribuições: existência de subsistemas que influenciam o alcance dos objetivos da organização; questiona o determinismo; expande as fronteiras da organização, reconhecendo a importância de sua relação com o ambiente. Limitações: demasiada abstrata não oferece direcionamento administrativo sobre funções e práticas concretas.

2 Sistemas Sistema é um conjunto de elementos interdependentes, que interagem de forma organizada para alcançar um objetivo. A ideia de Sistema compreende: Um conjunto de entidades chamadas partes, elementos ou componentes. Alguma espécie de relação ou interação das partes. A visão de uma entidade nova e distinta, criada por essa relação, em um nível sistêmico de análise o todo.

3 Tipos de Sistemas Quanto à constituição: 1) Físicos ou concretos: coisas reais - equipamentos, objetos, hardware, etc. 2) Abstratos só existem no plano das ideias - conceitos, planos, filosofias etc. Quanto à natureza: 1) Fechados: herméticos, não trocam energia com o ambiente que os circunda. o Não existem sistemas totalmente fechados tal denominação é dada aos sistemas determinísticos e programados/rígidos, que trocam pouca matéria e energia com o meio ambiente. 2) Abertos: se relacionam com o ambiente, são adaptativos, trocam matéria e energia regularmente, por inúmeras entradas e saídas.

4 Tipos de Sistemas Sistemas Vivos Nascem, herdam seus traços estruturais. Morrem, seu tempo de vida é limitado. Tem um ciclo de vida predeterminado. São concretos o sistema é descrito em termos físicos e químicos. São completos. A doença é definida como um distúrbio no processo vital. Organizações São organizados, adquirem sua estrutura em estágios. Podem ser reorganizados, tem uma vida ilimitada e podem ser reconstituídos. Não tem ciclo de vida definido. São abstratos o sistema é descrito em termos psicológicos e sociológicos. São incompletos: dependem de cooperação com outras organizações. Suas partes são intercambiáveis. O problema é definido como um desvio nas normas sociais.

5 Parâmetros dos Sistemas Entrada ou Insumo (Input); Processamento ou Transformador (throughput); Saída ou Resultado ou Produto (output); Retroação ou retroalimentação ou retroinformação (feedback); Ambiente (environment);

6 Teoria Geral de Sistemas Ludwig von Bertalanffy biólogo alemão Contra a visão particionada do mundo em áreas isoladas: Biologia, Física, Psicologia, etc. o a natureza não está dividida em nenhuma dessas partes. Deve-se estudar os sistemas globalmente: o é necessário tratar os problemas que cercam as pessoas como típicos de sistemas, isto é, considerando seus componentes, sua vizinhança e as relações entre as partes. Tendência de integração nas várias ciências naturais e sociais resultados de uma beneficiam as demais. Abordagem dinâmica, adaptativa, multidimensional, multimotivacional, multidisciplinar.

7 Teoria Geral de Sistemas Estudo das organizações como Sistemas Abertos: complexo de elementos em interação e em intercâmbio com o ambiente, trocando matéria e energia. Duas ideias básicas: o Interdependência das partes para compreender um sistema, é preciso analisar não apenas os elementos, mas também suas inter-relações. o Tratamento complexo da realidade complexa necessidade de aplicar vários enfoques para entender uma realidade que se torna cada vez mais complexa.

8 Teoria Geral de Sistemas Sistema - conjunto de elementos interdependentes, que interagem de forma organizada para alcançar um objetivo. Sistema aberto - complexo de elementos em interação e em intercâmbio com o ambiente, trocando matéria e energia. Abordagem Clássica Reducionismo decomposição de um fenômeno em partes menores Pensamento Analítico as partes decompostas explicam o todo Mecanicismo determinismo - simples relação causa-efeito Sistema fechado não troca energia Abordagem Sistêmica Expansionismo - todo o fenômeno tem partes menores, mas é parte de um fenômeno maior Pensamento Sintético propriedades do todo explicam as partes Teleologia a causa é uma condição necessária, mas nem sempre suficiente para que surja o efeito. O comportamento é explicado por aquilo que ele produz ou seu propósito. Sistema aberto troca energia com o ambiente

9 Teoria Geral de Sistemas Concepções centrais: Um sistema não vive isolado, sendo sempre parte de um todo. Todas as partes estão inter-relacionadas, dando suporte a sua integridade. Cada sistema tem seu espaço de existência e suas fronteiras. Os sistemas são abertos, caracterizados por um processo de intercâmbio infinito com seu ambiente (e outros sistemas). Como sistemas são interdependentes, as funções de um sistema dependem de sua estrutura.

10 Teoria Geral de Sistemas Três premissas básicas (Chiavenato): Os sistemas existem dentro de sistemas subsistemas, suprassistemas, o todo dentro do todo. Os sistemas são abertos são permeáveis ao ambiente e interagem com outros sistemas. As funções de um sistema dependem de sua estrutura funcionalismo.

11 Teoria Geral de Sistemas - Outras características: Atributos: qualidades/propriedades do sistema e de seus objetos. Globalismo - totalidade: uma ação que produza mudança em uma das unidades do sistema deverá produzir mudanças em todas outras. Holismo: visão do todo. O sistema só pode ser explicado como uma globalidade, não como componentes isolados. interno + externo + interação entre as partes. Sinergia: trabalho conjunto, coesão, cooperação - duas ou mais causas produzem, atuando conjuntamente, um efeito maior do que produziriam atuando individualmente. É um exemplo de emergente sistêmico: característica que não é encontrada em nenhuma das partes tomadas isoladamente. Dualidade: influencia e é influenciado pelo ambiente. Adaptação: capacidade de crescimento, mudança, adaptação e até autorreprodução sob certas condições ambientais.

12 Organizações como Sistemas Abertos Comportamento Probabilístico e Não Determinístico As organizações são partes de uma sociedade maior e são constituídas de partes menores Interdependência e inter-relação das partes - a mudança de uma de uma parte provoca impacto sobre as outras. Homeostase ou "estado firme - tendência em permanecer estático ou em equilíbrio; Dois requisitos para o equilíbrio: unidirecionalidade constância de direção e progresso em relação aos objetivos. Organização deve conciliar Adaptabilidade e Homeostasia

13 Organizações como Sistemas Abertos Fronteiras ou Limites interface com o ambiente Nem sempre existe fisicamente, ou é tangível Permeabilidade define o grau de abertura do sistema em relação ao ambiente. Morfogênese - capacidade de modificar a si próprio. Resiliência - capacidade de superar o distúrbio imposto por um fenômeno externo. O grau de resiliência determina o grau de defesa ou de vulnerabilidade do sistema a pressões ambientais externas.

14 Modelos de Organização Katz & Kahn 1.Importação de energia nenhuma estrutura social é autossuficiente; 2.Transformação processamento dos insumos; 3.Output saída de certos produtos para o ambiente; 4.Ciclo de eventos transformação é cíclica 5.Entropia negativa (negentropia); 6.Feedback (input de informação) retorno da informação que permite corrigir desvios ou se reforçar; 7.Estado firme e homeostase dinâmica 8.Diferenciação tendência de elaborar estruturas e de substituir os padrões difusos e globais por funções mais especializadas 9.Equifinalidade 10.Limites ou fronteiras

15 Modelos de Organização Trist perspectiva Sociotécnica: Dois subsistemas que devem ser otimizados: 1) técnico máquinas, equipamentos etc. 2) social indivíduos, grupos e seus comportamentos, capacidades, cultura etc. O comportamento das pessoas depende da forma de organização do trabalho e do conteúdo das tarefas a serem executadas. Grupos semiautônomos autorreguláveis. Processo cíclico: 1. Importação; 2. Conversão; 3. Exportação.

16 Crítica à Abordagem de Sistemas Demasiado abstrata e conceitual e, portanto, de difícil aplicação a situações gerenciais práticas. Homeostasia - o contínuo de ordem e desordem torna difícil alcançar o equilíbrio organizacional. Conceito do "homem funcional" em contraste com o conceito do "homo economicus" da Teoria Clássica o individuo comporta-se em um papel dentro das organizações, executa uma função do sistema, ou seja, não é ele mesmo.

17 2014 Polícia Federal Agente de Polícia Federal De acordo com a abordagem sistêmica da administração, as organizações, quando vistas como sistemas abertos, podem se adaptar ao ambiente em que estão inseridas, bem como influenciar fortemente a natureza desse ambiente ICMBIO Técnico Administrativo A organização é um sistema fechado, pois sobrevive em estado de homeostasia dinâmica Telebras Técnico em Gestão De acordo com a abordagem administrativa sistêmica, há, na organização, diversos elementos que atuam em rede, mas que são independentes e individuais, sem qualquer relação entre si MTE Administrador Segundo a teoria de sistemas, as funções de um sistema independem de sua estrutura.

18 (CESPE, 2011, Correios, Analista) No que se refere ao impacto do ambiente e à visão sistêmica nas organizações, julgue: 1) A visão sistêmica das organizações considera que há um ciclo de vida organizacional definido para que não haja desvios nas normas sociais de sua estrutura. 2) A entropia positiva ocorre quando uma organização busca insumos ou matérias-primas para convertê-los em produtos que atendam às necessidades de clientes. (CESPE, 2013, MS, Administrador) A teoria geral dos sistemas aplicada à administração preconiza a reorientação do pensamento e da visão do mundo com base em paradigmas que contemplam uma visão analítica, mecanicista e linear, de causa e efeito, das organizações. (CESPE, 2013, FUB, Administrador) A teoria de sistemas procura entender as relações dentro e entre os subsistemas, bem como entre a organização e seu ambiente, enfatizando a natureza multivariada das organizações

19 (CESPE, 2010, DETRAN-ES, Administrador) Na abordagem sistêmica, a morfogênese permite que as organizações corrijam seus rumos diante de mudanças no ambiente externo. (CESPE, 2012, MCT, Analista em Ciência e Tecnologia) Com o advento da abordagem sistêmica, que priorizou aspectos formais de autoridade e hierarquia, surgiu a preocupação com a racionalidade das leis. Tal abordagem pressupõe a existência de um sistema dinâmico, com processos que interligam seus componentes, transformando-os em saídas. (CESPE, 2010, ANEEL, Analista Administrativo) Na abordagem sistêmica, o desempenho de um sistema é determinado pelas relações diretas de causa e efeito das ações executadas pelas partes. (CESPE, 2010, ANEEL, Analista Administrativo) Na abordagem sistêmica, há possibilidade de o efeito global sobre um sistema resultar maior ou menor que a soma dos efeitos das ações das partes.

20 (CESPE, 2012, TJ-AL, Técnico Judiciário) Acerca das diferentes abordagens da administração, assinale a opção correta. a) A abordagem sistêmica pressupõe uma alta especialização no desenvolvimento de uma tarefa específica de modo que o trabalhador consiga ter uma visão holística do processo produtivo. b) A abordagem clássica da administração tem como princípio aumentar o nível de entropia da organização. c) A abordagem burocrática considera as pessoas em primeiro plano por serem as responsáveis pela aplicação de suas normas e regras. d) A visão mecanicista proposta por Bertalanffy revela que, para compreender a realidade, é preciso analisar não apenas elementos isolados, mas também suas inter-relações. e) De acordo com os princípios da administração científica descritos por Taylor, o objetivo da boa administração é pagar altos salários e ter baixos custos.

Sistema é um conjunto de elementos interdependentes, que interagem de forma organizada para alcançar um objetivo.

Sistema é um conjunto de elementos interdependentes, que interagem de forma organizada para alcançar um objetivo. Abordagem Sistêmica Contexto: Bertalanffy - conscientização sobre os limites da excessiva especialização das disciplinas. Conceito-chave: a organização é um sistema aberto, composto de partes interdependentes

Leia mais

Administração. Abordagem Sistêmica. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Abordagem Sistêmica. Professor Rafael Ravazolo. Administração Abordagem Sistêmica Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX ABORDAGEM SISTÊMICA Sistemas Sistema é um conjunto de elementos interdependentes, que interagem

Leia mais

Evolução do Pensamento Administrativo

Evolução do Pensamento Administrativo Evolução do Pensamento Administrativo Rosely Gaeta Abordagem Sistêmica da administração Slides de Aula Teoria de Sistemas (Teoria Contingencial) Fonte: Chiavenatto e diversos autores 22/11/2014 Abordagem

Leia mais

Teoria Geral dos Sistemas

Teoria Geral dos Sistemas Universidade Federal de Sergipe Centro de Ciências Exatas e Tecnologia Departamento de Ciência da Computação e Estatística Teoria Geral dos Sistemas Professor: Eduardo Coelho Exercícios objetivos 1. Quando

Leia mais

Abordagem Clássica. Teoria Administração Científica Teoria Clássica Autor Taylor - americano Fayol francês Ênfase

Abordagem Clássica. Teoria Administração Científica Teoria Clássica Autor Taylor - americano Fayol francês Ênfase 2017 TRT-7 Analista Judiciário Na abordagem científica da organização do trabalho preconizada por Taylor, destaca-se a variável distintiva a) adaptação das máquinas ao trabalhador. b) controle da saúde

Leia mais

ABORDAGEM SISTÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO

ABORDAGEM SISTÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO Origens da Teoria de Sistemas: ABORDAGEM SISTÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO Ludwig von Bertalanffy (1901 a 1972) teve grande influência na Teoria Geral dos Sistemas. Esse alemão dizia que os sistemas não podem

Leia mais

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação. Visão Sistêmica. Conceitos, componentes, tipos, subsistemas,

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação. Visão Sistêmica. Conceitos, componentes, tipos, subsistemas, Visão Sistêmica Conceitos, componentes, tipos, subsistemas, 1 Conceito de Sistemas Um conjunto de partes integrantes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com o mesmo determinado

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação. Prof. Péricles José Pires - fev/2014

Administração de Sistemas de Informação. Prof. Péricles José Pires - fev/2014 Administração de Sistemas de Informação Prof. Péricles José Pires - fev/2014 1 TEORIA DOS SISTEMAS Teoria Autor Principais idéias Gestalt Cibernética Teoria Geral dos Sistemas Wertheimer Wiener Von Bertalanffy

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Sistêmica Teoria de Sistemas Parte 2. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Sistêmica Teoria de Sistemas Parte 2. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Parte 2 Prof. Fábio Arruda A Organização como um Sistema Aberto O conceito de sistema aberto é perfeitamente aplicável à organização empresarial. A organização é um sistema aberto criado

Leia mais

Teoria Geral da Administração 27/10/2013

Teoria Geral da Administração 27/10/2013 Abordagem Sistêmica da Administração TEORIA DE SISTEMAS CONCEITO DE SISTEMAS Um sistema é um conjunto de elementos interdependentes e interagentes; um grupo de unidades combinadas que formam um todo organizado

Leia mais

Aula 03. Parâmetros dos Sistemas TGS X S.I. 22/08/2012. O Conceito de Sistemas. Relação entre Teoria Geral de Sistemas e Sistemas de Informação

Aula 03. Parâmetros dos Sistemas TGS X S.I. 22/08/2012. O Conceito de Sistemas. Relação entre Teoria Geral de Sistemas e Sistemas de Informação Aula 03 O Conceito de Sistemas Relação entre Teoria Geral de Sistemas e Sistemas de Informação Teoria Geral de Sistemas TADS 2. Semestre Prof. André Luís 1 2 TGS X S.I. Parâmetros dos Sistemas Um sistema

Leia mais

Teoria Geral dos Sistemas

Teoria Geral dos Sistemas Sistema - pressupostos Teoria Geral dos Sistemas Há coisas comuns nas diferentes áreas do conhecimento. Existem problemas similares que podem ser resolvidos com soluções similares. Universidade de Brasília

Leia mais

TEORIA GERAL DE SISTEMAS. Fapan Faculdade do Pantanal Professora: Kátia Di Domenico

TEORIA GERAL DE SISTEMAS. Fapan Faculdade do Pantanal Professora: Kátia Di Domenico TEORIA GERAL DE SISTEMAS Fapan Faculdade do Pantanal Professora: Kátia Di Domenico 1 A Teoria de Sistemas é um ramo específico da Teoria Geral de Sistemas (TGS) Surge a partir dos trabalhos do biólogo

Leia mais

TEORIA GERAL DOS SISTEMAS

TEORIA GERAL DOS SISTEMAS TEORIA GERAL DOS SISTEMAS 2 HISTÓRICO Gottfried Leibniz (1646 1716) chamava de Sistema: Repertório de conhecimentos que não se limitasse a ser um simples inventário, mas que contivesse suas razões ou provas

Leia mais

Organização da Disciplina. Gestão Empresarial. Aula 1. Classificação das Empresas. Conceito de Empresa

Organização da Disciplina. Gestão Empresarial. Aula 1. Classificação das Empresas. Conceito de Empresa Gestão Empresarial Aula 1 Prof. Elton Ivan Schneider tutoriacomercioexterior@grupouninter.com.br Comércio Exterior Organização da Disciplina 1. Administração: conceito e teorias 2. Gestão empresarial na

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ 1 CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ AULA - TURMA 2- ADN-1 CURSO : ADMINISTRAÇÀO DISCIPLINA: TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO II PROF: NAZARÉ FERRÀO TURMA: 2ADN-1 CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria

Leia mais

Introdução à Administração. Prof. Marcos Vinicius Pó

Introdução à Administração. Prof. Marcos Vinicius Pó Introdução à Administração Prof. Marcos Vinicius Pó marcos.po@ufabc.edu.br Resposta à natureza complexa das organizações e à incerteza dos ambientes Causalidade mecânica Causalidade probabilística Administração:

Leia mais

Aula 04. Relação Sistema e Ambiente 22/08/2012. As relações entre ambiente e sistema

Aula 04. Relação Sistema e Ambiente 22/08/2012. As relações entre ambiente e sistema Aula 04 As relações entre ambiente e sistema Teoria Geral de s TADS 2. Semestre Prof. André Luís 1 2 Relação e Ambiente A relação entre sistema e ambiente pode ser melhor compreendida, se vista sobre a

Leia mais

TEORIA SISTÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO

TEORIA SISTÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO TEORIA SISTÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO Professor Flávio Toledo www.masterjuris.com.br Origens Surgiu em 1940 nos Estudos de Ludwig von Bertalanffy (biólogo alemão) sobre sistemas gerais (metabolismo, estados

Leia mais

Teoria Geral dos Sistemas

Teoria Geral dos Sistemas Universidade Federal de Sergipe Centro de Ciências Exatas e Tecnologia Departamento de Ciência da Computação e Estatística Teoria Geral dos Sistemas Professor: Eduardo Coelho Conceito de interação Dois

Leia mais

ACH113 Princípios de Administração. Profa. Sylmara Gonçalves Dias

ACH113 Princípios de Administração. Profa. Sylmara Gonçalves Dias Agenda de aula 7 Enfoque Sistêmico Enfoque Sistêmico Estrutura da apresentação: Definir os conceitos de Sistema e Enfoque Sistêmico e sua relação com a ideia de complexidade Explicar a utilidade do Pensamento

Leia mais

Prof. Carlos Xavier

Prof. Carlos Xavier INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Teoria Geral da Administração 1. (CESPE/TCE-RO/Agente Administrativo/2013) Segundo Max Weber, a organização burocrática viabiliza

Leia mais

Revisão MPU Prof. Rafael Ravazolo. Facebook: Professor Rafael Ravazolo

Revisão MPU Prof. Rafael Ravazolo. Facebook: Professor Rafael Ravazolo Revisão MPU 2018 Prof. Rafael Ravazolo Instagram: @ravazolo Facebook: Professor Rafael Ravazolo Abordagens Clássica, Burocrática e Sistêmica Ênfase Conceito de organização Concepção do ser humano Abordagem

Leia mais

Abordagem Sistêmica. ENG1021 Administração para Engenheiros Magdalena Lyra

Abordagem Sistêmica. ENG1021 Administração para Engenheiros Magdalena Lyra Abordagem Sistêmica Complexidade é a palavra que indica o grande número de problemas e variáveis presentes em uma situação. Complexidade é a condição normal que as organizações e os administradores devem

Leia mais

ABORDAGEM SISTÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO. Prof. Me. Hélio Esperidião

ABORDAGEM SISTÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO. Prof. Me. Hélio Esperidião 1 ABORDAGEM SISTÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO Prof. Me. Hélio Esperidião TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO. A teoria geral da administração passou por uma gradativa e crescente ampliação do enfoque desde a abordagem

Leia mais

TGS. Conceito de sistema, organização, estratégia, controle, avaliação de resultados. TEORIA GERAL DE SISTEMAS 14/03/2014

TGS. Conceito de sistema, organização, estratégia, controle, avaliação de resultados. TEORIA GERAL DE SISTEMAS 14/03/2014 TEORIA GERAL DE SISTEMAS TGS Fundamentos Prof. Reginaldo Brito Egípcios e Babilônios (3000 a. C) Jacó e Labão (4000 a.c.) Conceito de sistema, organização, estratégia, controle, avaliação de resultados.

Leia mais

APOSTILA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO II 2

APOSTILA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO II 2 APOSTILA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO II 2 MÓDULO 1-1 BIMESTRE Abordagem Sistêmica da Administração Por volta da década de 1950, o biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy elaborou uma teoria interdisciplinar

Leia mais

Evolução da Teoria das Organizações

Evolução da Teoria das Organizações Organização, Sistemas e Métodos Evolução da Teoria das Organizações Por José Luís Carneiro - www.jlcarneiro.com - Grandes feitos da Humanidade As pirâmides do Egito A Grande Muralha da China A Acrópole

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Sistêmica Teoria de Sistemas Parte 3. Prof. Fábio Arruda

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Sistêmica Teoria de Sistemas Parte 3. Prof. Fábio Arruda ADMINISTRAÇÃO GERAL Parte 3 Prof. Fábio Arruda Modelos de Organização 1- Modelo de Katz e Kahn A organização apresenta as características típicas de um sistema aberto: a) A organização como um sistema

Leia mais

ABORDAGEM SISTÊMICA TGS - TEORIA GERAL DE SISTEMAS

ABORDAGEM SISTÊMICA TGS - TEORIA GERAL DE SISTEMAS ABORDAGEM SISTÊMICA TGS - TEORIA GERAL DE SISTEMAS Introdução: Por volta da década de 1950, o biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy elaborou uma teoria interdisciplinar para transcender os problemas exclusivos

Leia mais

TEORIA DOS SISTEMAS EM ADMINISTRAÇÃO

TEORIA DOS SISTEMAS EM ADMINISTRAÇÃO TEORIA DOS SISTEMAS EM ADMINISTRAÇÃO. ORIGENS DA TEORIA DOS SISTEMAS EM ADMINISTRAÇÃO A Teoria dos Sistemas foi introduzida na Administração, a partir da década de 1960, tornando-se parte integrante da

Leia mais

mai-19 PENSAMENTO MECANICISTA PENSAMENTO SISTÊMICO Pensamento Mecanicista Pensament o Sistêmico Pensamento Mecanicista Pensamento Mecanicista

mai-19 PENSAMENTO MECANICISTA PENSAMENTO SISTÊMICO Pensamento Mecanicista Pensament o Sistêmico Pensamento Mecanicista Pensamento Mecanicista PENSAMENTO MECANICISTA PENSAMENTO SISTÊMICO um desafio para a gestão na atualidade Duas diferentes visões podem ser utilizadas para explicar a realidade. A primeira define que o mundo é composto por coisas,

Leia mais

TEORIA GERAL DE SISTEMAS

TEORIA GERAL DE SISTEMAS TEORIA GERAL DE SISTEMAS Introdução: Por volta da década de 1950, o biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy elaborou uma teoria interdisciplinar para transcender os problemas exclusivos de cada ciência e

Leia mais

27/04/2018 PENSAMENTO MECANICISTA PENSAMENTO SISTÊMICO. Pensament o Sistêmico. Pensamento Mecanicista. Pensamento Mecanicista. Pensamento Mecanicista

27/04/2018 PENSAMENTO MECANICISTA PENSAMENTO SISTÊMICO. Pensament o Sistêmico. Pensamento Mecanicista. Pensamento Mecanicista. Pensamento Mecanicista PENSAMENTO MECANICISTA PENSAMENTO SISTÊMICO um desafio para a gestão na atualidade Duas diferentes visões podem ser utilizadas para explicar a realidade. A primeira define que o mundo é composto por coisas,

Leia mais

UNEMAT SINOP Ciências Contábeis

UNEMAT SINOP Ciências Contábeis UNEMAT SINOP Ciências Contábeis Organização Sistemas e Métodos(FA) Professora: Priscila Pelegrini priscila_pelegrini@unemat-net.br Sinop 2016/1 Controles e Avaliações SISTEMAS ASPECTOS BÁSICOS Objetivos

Leia mais

Aula 09/10: TGA Teoria dos Sistemas. Margarete Boteon 1

Aula 09/10: TGA Teoria dos Sistemas. Margarete Boteon  1 Aula 09/10: TGA Teoria dos Sistemas Margarete Boteon maboteon@usp.br Margo.boteon@gmail.com 1 LIVRO TEXTO Idalberto Chiavenato Introdução a Teoria Geral da Administração várias edições Capítulo Teoria

Leia mais

Ambiente empresarial e a contabilidade gerencial

Ambiente empresarial e a contabilidade gerencial Ambiente empresarial e a contabilidade gerencial Controle Ambiente e Continuidade Instrumentos gerenciais? Tipos de empresas... FORÇA E IMPORTÂNCIA NO MERCADO? UM NEGÓCIO SUSTENTADO? Como desenvolver a

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER TCM - RJ. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER TCM - RJ. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Teoria dos Sistemas TCM - RJ Período 2006 2016 1) FCC - AFR SP/SEFAZ SP/2006 Em um sistema fechado, o estado inicial é determinado pelas condições iniciais. Se as condições

Leia mais

Notas de Aula com Conceitos de Sistema Áquila Fernanda Lugli APOO 3º Ano 1º Sem./2011 UNIBAN. APOO - Analise e Projetos Orientados a Objetos SISTEMA

Notas de Aula com Conceitos de Sistema Áquila Fernanda Lugli APOO 3º Ano 1º Sem./2011 UNIBAN. APOO - Analise e Projetos Orientados a Objetos SISTEMA APOO - Analise e Projetos Orientados a Objetos SISTEMA O que é um Sistema? Quantas vezes já nos referimos, ou ouvimos a palavra sistema: O sistema telefônico ficou mudo O sistema de coleta de lixo está

Leia mais

UNIP Universidade Paulista

UNIP Universidade Paulista As organizações e seu ambiente Introdução O que são as organizações e por que elas são tão importantes? As organizações são extremamente complexas. Elas afetam todos os aspectos da vida humana, ou seja,

Leia mais

Teoria Geral dos Sistemas

Teoria Geral dos Sistemas Sistema - pressupostos Teoria Geral dos Sistemas Há coisas comuns nas diferentes áreas do conhecimento. Existem problemas similares que pom ser resolvidos com soluções similares. 1 2 Sistema Histórico

Leia mais

Tomo 1 - Teoria Geral dos Sistemas

Tomo 1 - Teoria Geral dos Sistemas Departamento de Contabilidade e Atuária Disciplina: EAC 0548 - Sistemas de Informações Contábeis Prof. Dr. César Augusto Biancolino (2017) Material de uso exclusivo para alunos matriculados na disciplina

Leia mais

Disciplina: SIG. Aula 1. Assunto: SISTEMAS

Disciplina: SIG. Aula 1. Assunto: SISTEMAS Disciplina: SIG Aula 1 Assunto: SISTEMAS Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: E-mail: keillalopes@ig.com.br

Leia mais

Disciplina: OSM. Aula 6. Assunto: SISTEMAS

Disciplina: OSM. Aula 6. Assunto: SISTEMAS Disciplina: OSM Aula 6 Assunto: SISTEMAS Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: E-mail: keillalopes@ig.com.br

Leia mais

Organizações. Prof. Gerson Volney Lagemann. Conceito de Organização

Organizações. Prof. Gerson Volney Lagemann. Conceito de Organização Organizações Prof. Gerson Volney Lagemann Conceito de Organização Conceito clássico (Escola Clássica), organização é um conjunto de duas ou mais pessoas que realizam tarefas, seja em grupo, seja individualmente

Leia mais

TGS TEORIA GERAL DE SISTEMAS 24/08/2016 EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO SISTEMA SURGIMENTO DA TGS

TGS TEORIA GERAL DE SISTEMAS 24/08/2016 EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO SISTEMA SURGIMENTO DA TGS EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO SISTEMA TEORIA GERAL DE SISTEMAS TGS Fundamentos Prof. Reginaldo Brito Egípcios (3000 a. C) Exército de Napoleão (séc XVII e XIX) Ford T (1908) Sputnik (URSS 1957) SISTEMA - gr sistemis

Leia mais

TGS TEORIA GERAL DE SISTEMAS. ago-18 EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO SISTEMA EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO SISTEMA EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO SISTEMA

TGS TEORIA GERAL DE SISTEMAS. ago-18 EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO SISTEMA EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO SISTEMA EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO SISTEMA A palavra sistema (gr. Sistemis = combinar, ajustar, formar um conjunto), pode ter diversos sentidos: TEORIA GERAL DE SISTEMAS TGS Fundamentos Prof. Reginaldo Brito A Profª Lindinalva, tem um sistema de

Leia mais

Capítulo 2. A evolução do pensamento em administração. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro 2008 Pearson Prentice Hall

Capítulo 2. A evolução do pensamento em administração. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 2 A evolução do pensamento em administração Conteúdo do capítulo A evolução do pensamento em administração Teorias em administração Condições geradoras do pensamento administrativo Escola clássica

Leia mais

USP/EACH Gestão Ambiental ACH 1113 Princípios de Administração. Profa. Dra. Sylmara Gonçalves Dias

USP/EACH Gestão Ambiental ACH 1113 Princípios de Administração. Profa. Dra. Sylmara Gonçalves Dias USP/EACH Gestão Ambiental ACH 1113 Princípios de Administração Profa. Dra. Sylmara Gonçalves Dias ENFOQUE SISTÊMICO Definir os conceitos de Sistema e Enfoque Sistêmico e sua relação com a idéia de complexidade

Leia mais

Sistemas de Informação SIN0001 Turma B Prof. Ricardo Jose Pfitscher Material elaborado com base em material cedido por: Prof. Gerson Volney Lagemann

Sistemas de Informação SIN0001 Turma B Prof. Ricardo Jose Pfitscher Material elaborado com base em material cedido por: Prof. Gerson Volney Lagemann As Organizações Sistemas de Informação SIN0001 Turma B Prof. Ricardo Jose Pfitscher Material elaborado com base em material cedido por: Prof. Gerson Volney Lagemann Cronograma Revisão última aula Exercício

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS AULA 02

LISTA DE EXERCÍCIOS AULA 02 LISTA DE EXERCÍCIOS AULA 02 1. (FCC / TRF 5ª Região / 2012) A teoria administrativa que se relaciona à múltipla abordagem com enfoque na organização formal e informal e análise Intraorganizacional e Interorganizacional

Leia mais

Resumo. Leonel Fonseca Ivo. 17 de novembro de 2009

Resumo. Leonel Fonseca Ivo. 17 de novembro de 2009 Resumo Leonel Fonseca Ivo 17 de novembro de 2009 1 Teoria de Sistemas A Teoria de Sistemas (TS) é um ramo específico da Teoria Geral de Sistemas (TGS), cujo objetivo é produzir teorias e formulações conceituais

Leia mais

Fundamentos de Sistemas de Informação. Tiago Alves de Oliveira

Fundamentos de Sistemas de Informação. Tiago Alves de Oliveira Fundamentos de Sistemas de Informação Tiago Alves de Oliveira Ementa Sistemas: Definição, Classificação, Controle, Subsistemas, Interfaces. Sistemas de Informação: Definição, Tipos de Métodos de Análise

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO Aula N : 10 Tema:

Leia mais

Disciplina: OSM. Aula 4. Assunto: SISTEMAS

Disciplina: OSM. Aula 4. Assunto: SISTEMAS Disciplina: OSM Aula 4 Assunto: SISTEMAS Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: E-mail: keillalopes@ig.com.br

Leia mais

5 CCN 1. SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS PROFESSOR Edmundo Tork ENFOQUE SISTÊMICO. Apostila baseada exclusivamente na Obra de Clovis Luis Padoveze 1

5 CCN 1. SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS PROFESSOR Edmundo Tork ENFOQUE SISTÊMICO. Apostila baseada exclusivamente na Obra de Clovis Luis Padoveze 1 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS PROFESSOR Edmundo Tork APOSTILA 2 TURMA: ENFOQUE SISTÊMICO 5 CCN 1 Apostila baseada exclusivamente na Obra de Clovis Luis Padoveze 1 1 CONCEITO DE SISTEMA E ENFOQUE SISTÊMICO

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO Aula N : 02 Tema:

Leia mais

Noções de Administração: Geral e Pública Agente da Polícia Federal

Noções de Administração: Geral e Pública Agente da Polícia Federal Noções de Administração: Geral e Pública Agente da Polícia Federal Conteúdo do edital 1 Noções de administração. 1.1 Abordagens clássica, burocrática e sistêmica da administração. 1.2 Evolução da administração

Leia mais

TEORIA GERAL DE SISTEMAS. Ludwig Von Bertalanffy biólogo alemão Estudos entre 1950 e 1968

TEORIA GERAL DE SISTEMAS. Ludwig Von Bertalanffy biólogo alemão Estudos entre 1950 e 1968 TEORIA GERAL DE SISTEMAS Ludwig Von Bertalanffy biólogo alemão Estudos entre 1950 e 1968 Critica a visão de que o mundo se divide em áreas como física, biologia, química, psicologia, sociologia pregando

Leia mais

Imagens da Organização

Imagens da Organização Duas abordagens críticas: Organização como Máquina Organização como Organismo Vivo 1 Organização como máquina Maquinas são instrumentos precisos e programados para execução de atividades específicas e

Leia mais

Comunicação e Comportamento Organizacional AULA 03

Comunicação e Comportamento Organizacional AULA 03 Comunicação e Comportamento Organizacional AULA 03 36 Ponto de Partida: da Visão Sistêmica SISTEMA: CONCEITO E HIERARQUIZAÇÃO O crescimento e o aprofundamento do conhecimento humano conduziram, através

Leia mais

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana Tema 01 Apresentação do PEA. Fundamentos

Leia mais

Teoria Geral dos Sistemas 2

Teoria Geral dos Sistemas 2 Teoria Geral dos Sistemas 2 Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Curso de Arquivologia Disciplina: Planejamento e Gestão de Instituições Arquivísticas Profa. Lillian Alvares CONCEITOS

Leia mais

INTRODUÇÃO: definição da comunicação como processo relacional

INTRODUÇÃO: definição da comunicação como processo relacional INTRODUÇÃO: definição da comunicação como processo relacional UMA PERSPECTIVA PRAGMÁTICA DA COMUNICAÇÃO HUMANA Aspectos fundamentais da Teoria dos Sistemas Aplicação do modelo sistémico ao estudo da comunicação

Leia mais

AULA Teoria Geral de Sistemas

AULA Teoria Geral de Sistemas Curso: de Informação AULA 1 02.08.10 A palavra sistema é mal empregada, é usada de forma indiscriminada e sem qualquer critério, originando, em especial nos meios empresariais, uma confusão de definição,

Leia mais

Prof. Carlos Xavier

Prof. Carlos Xavier INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Administração e gestão de pessoas 1. (CESPE/TCE-RO/Agente Administrativo/2013) Segundo Max Weber, a organização burocrática viabiliza

Leia mais

Abordagens Organizacionais

Abordagens Organizacionais NOTA DE AULA CLASS NOTE Abordagens Organizacionais Roberto de Medeiros Junior roberto.medeiros.junior@hotmail.com Prof. Maria Terezinha Angeloni, Dr. terezinha.angeloni@unisul.br Abordagens Organizacionais

Leia mais

EDITAL SISTEMATIZADO...

EDITAL SISTEMATIZADO... Sumário Sumário EDITAL SISTEMATIZADO... 17 1. Compreendendo o edital do concurso... 17 1.1. O que faz um servidor público que passa para esse concurso?... 17 1.2. Como estudo essa disciplina?... 20 1.3.

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM NÚCLEO 15 TEORIAS GERAIS DA ADMINISTRAÇÃO. Profa. Ivete Maroso Krauzer

CURSO DE ENFERMAGEM NÚCLEO 15 TEORIAS GERAIS DA ADMINISTRAÇÃO. Profa. Ivete Maroso Krauzer UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ CURSO DE ENFERMAGEM NÚCLEO 15 TEORIAS GERAIS DA ADMINISTRAÇÃO Profa. Ivete Maroso Krauzer TEORIA GERAL DE ADMINISTRAÇÃO 1.Administração Científica 2.Teoria

Leia mais

Administração. Abordagem Contingencial. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Abordagem Contingencial. Professor Rafael Ravazolo. Administração Abordagem Contingencial Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração 1. ABORDAGEM CONTINGENCIAL Conforme o dicionário Caldas Aulete, Contingência é: possibilidade

Leia mais

Como estudar e obter nota para aprovação? Teorias da Administração II. Quem é a professora responsável? Qual o objetivo da disciplina?

Como estudar e obter nota para aprovação? Teorias da Administração II. Quem é a professora responsável? Qual o objetivo da disciplina? Teorias da Administração II 1ª aula satélite 19/outubro Profa Giselle Pavanelli Teorias da Administração II Quem é a professora responsável? Qual o objetivo da disciplina? Como estudar e obter nota para

Leia mais

Módulo 0 Teoria Geral dos Sistemas

Módulo 0 Teoria Geral dos Sistemas Módulo 0 Versão 1.0-18/02/2016 Módulo 0 - Conteúdo do módulo Sistemas O que é? Entidades Modelo Geral de um Sistema Abordagem sistêmica Ciclo de um Sistema Solução de um problema Sistemas de Informação

Leia mais

EDITAL SISTEMATIZADO...

EDITAL SISTEMATIZADO... EDITAL SISTEMATIZADO... 19 1. Compreendendo o edital do concurso... 19 1.1. O que faz um servidor público que passa para esse concurso?... 19 1.2. Como estudo esta disciplina?... 22 1.3. O que está no

Leia mais

Abordagem Ergonómica. dos Sistemas

Abordagem Ergonómica. dos Sistemas Abordagem Ergonómica dos Sistemas Conceito de ergonomia A ergonomia é o estudo científico da relação entre o homem e seus meios, métodos e espaços de trabalho. O seu objectivo é elaborar, mediante a contribuição

Leia mais

O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. Editora Saraiva Emerson de Oliveira Batista

O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. Editora Saraiva Emerson de Oliveira Batista O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento Editora Saraiva Conceito amplo de sistema. A sociedade evolui com a evolução da inteligência e do desenvolvimento científico. Medo: fenômenos não compreendidos.

Leia mais

Teoria Geral dos Sistemas

Teoria Geral dos Sistemas Universidade Federal de Sergipe Centro de Ciências Exatas e Tecnologia Departamento de Ciência da Computação e Estatística Teoria Geral dos Sistemas Professor: Eduardo Coelho O Conceito de Sistema O Conceito

Leia mais

Abordagem Humanística

Abordagem Humanística Teoria das Relações Humanas Elton Mayo Ênfase nas Pessoas enquanto parte da organização 1. Preocupa-se em analisar o trabalho e a adaptação do trabalhador ao trabalho. - Psicologia do Trabalho ou Psicologia

Leia mais

22/09/2015. Evolução do Pensamento Administrativo. Administração Científica

22/09/2015. Evolução do Pensamento Administrativo. Administração Científica Evolução do Pensamento Administrativo 1903 1909 1916 1932 1947 1951 1953 1954 1957 1962 1972 1990 Teoria Abordagem 1903 Clássica 1909 Teoria da Burocracia Estruturalista 1916 Teoria Clássica Clássica 1932

Leia mais

Unidade I PROCESSOS ORGANIZACIONAIS. Prof. Léo Noronha

Unidade I PROCESSOS ORGANIZACIONAIS. Prof. Léo Noronha Unidade I PROCESSOS ORGANIZACIONAIS Prof. Léo Noronha Introdução aos processos organizacionais Qualquer tamanho de empresa, até as informais ou do terceiro setor. Visão moderna de gestão organizacional,

Leia mais

UMA REVISÃO SOBRE OS PRINCÍPIOS DA TEORIA GERAL DOS SISTEMAS RESUMO

UMA REVISÃO SOBRE OS PRINCÍPIOS DA TEORIA GERAL DOS SISTEMAS RESUMO UMA REVISÃO SOBRE OS PRINCÍPIOS DA TEORIA GERAL DOS SISTEMAS Andréa Cristina Marques de Araújo 1 Luís Borges Gouveia 2 RESUMO A abordagem sistêmica e sua formalização da Teoria Geral dos Sistemas mudou

Leia mais

Organizações do Conhecimento A organização do conhecimento:

Organizações do Conhecimento A organização do conhecimento: Organizações do Conhecimento A organização do conhecimento: 1) O que é uma Organização? 2) Quais são os objetivos? 3) Quais são os seus diferentes níveis? 4) Como está estruturada uma organização? 5) Quais

Leia mais

INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL

INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL Idalberto Chiavenato INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Elsevier/Campus www.elsevier.com.br www.chiavenato.com Capítulo 17 Teoria de Sistemas (Ampliando as Fronteiras da Empresa) As Origens da

Leia mais

TEORIA GERAL DE SISTEMAS

TEORIA GERAL DE SISTEMAS TEORIA GERAL DE SISTEMAS OBJETIVOS Conhecer os principais conceitos e desafios da Teoria Geral de Sistemas. METODOLOGIA Aprendizagem ativa. EMENTÁRIO A origem da Teoria Geral de Sistemas. O conceito de

Leia mais

SISTEMA ADAPTATIVO COMPLEXO PROFESSOR RODRIGO GOMES

SISTEMA ADAPTATIVO COMPLEXO PROFESSOR RODRIGO GOMES SISTEMA ADAPTATIVO COMPLEXO PROFESSOR RODRIGO GOMES O QUE É UM SISTEMA COMPLEXO? "As verdadeiras descobertas não consistem em visualizar novas terras, mas em ver com novos olhos Marcel Proust Para entender

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Comportamental Teoria Comportamental / Teoria do Desenvolvimento Organizacional DO Parte 10. Prof.

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Abordagem Comportamental Teoria Comportamental / Teoria do Desenvolvimento Organizacional DO Parte 10. Prof. ADMINISTRAÇÃO GERAL Abordagem Comportamental Teoria Comportamental / Teoria do Desenvolvimento Organizacional DO Parte 10 Prof. Fábio Arruda Características do DO 1. Focalização na organização como um

Leia mais

Administração Interdisciplinar

Administração Interdisciplinar Administração Interdisciplinar LIVRO Administração, teoria e prática no contexto brasileiro: Filipe Sobral e Alketa Peci (capítulos 1 e 2) Original: Profª Me. Elizete F. Montalvão Adaptado por Prof. Me.

Leia mais

O Pensamento Sistêmico em Gestão Ambiental Prof. Günter W. Uhlmann 29/05/2010

O Pensamento Sistêmico em Gestão Ambiental Prof. Günter W. Uhlmann 29/05/2010 O Pensamento Sistêmico em Gestão Ambiental Prof. Günter W. Uhlmann 29/05/2010 www.institutosiegen.com.br 1 Gestão Ambiental 2 Gestão Organizacional Gestão / Administração : Alcançar objetivos através e

Leia mais

INE5602 Introdução à Informática. Ricardo Azambuja Silveira INE-CTC-UFSC URL:

INE5602 Introdução à Informática. Ricardo Azambuja Silveira INE-CTC-UFSC   URL: INE5602 Introdução à Informática Ricardo Azambuja Silveira INE-CTC-UFSC E-Mail: silveira@inf.ufsc.br URL: www.inf.ufsc.br/~silveira Plano de Ensino Ementa Computador Digital X Analógico. Sistemas de Numeração.

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E CONTROLE

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E CONTROLE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E CONTROLE Fernanda Niehues Professora: Albertina de Souza Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI Processos Gerenciais (EMD0110) Prática do Módulo III 05/06/12 RESUMO

Leia mais

Disciplina: GST0195 / ORÇAMENTO EMPRESARIAL

Disciplina: GST0195 / ORÇAMENTO EMPRESARIAL Visualizar Prova Página 1 de 5 000942498599044659699280420149928042014 Nome do(a) Aluno(a): Disciplina: GST0195 / ORÇAMENTO EMPRESARIAL Matrícula: Data: / / 1. Questão (Cód.:231321) de 0,80 A visão orçamentária

Leia mais

Sistemas de Avaliação e Qualidade. Aula 3. Contextualização. Prof. Me. Elton Ivan Schneider

Sistemas de Avaliação e Qualidade. Aula 3. Contextualização. Prof. Me. Elton Ivan Schneider Sistemas de Avaliação e Qualidade Aula 3 Contextualização Prof. Me. Elton Ivan Schneider de Desempenho (IDs), com o seguinte conceito: Uma relação matemática que mede, numericamente, atributos de um processo

Leia mais

Técnicas de Informática

Técnicas de Informática RESUMO Há anos, pessoas perceberam que há coisas comuns nas diferentes áreas do conhecimento. Existem problemas similares que podem ser resolvidos com soluções similares. Estas mesmas pessoas perceberam

Leia mais

Prof.: Mauricio Fernandes Lima

Prof.: Mauricio Fernandes Lima Disciplina: Curso: Prof.: Mauricio Fernandes Lima TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO EMENTA DO CURSO: Introdução, Princípios da Teoria Geral da Administração, Teoria da Administração Científica, Teoria Clássica,

Leia mais

Teoria Geral de Sistemas TGS Parte 2. Disciplina: Sistemas de Informação - UNIP Professor: Shie Yoen Fang Setembro 2011

Teoria Geral de Sistemas TGS Parte 2. Disciplina: Sistemas de Informação - UNIP Professor: Shie Yoen Fang Setembro 2011 Teoria Geral de Sistemas TGS Parte 2 Disciplina: Sistemas de Informação - UNIP Professor: Shie Yoen Fang Setembro 2011 1 Teoria dos Sistemas Cibernética Norbert Wiener (1943-47) 2 A Cibernética Norbert

Leia mais

Organização - Estrutura Organizacional

Organização - Estrutura Organizacional Organização - Estrutura Organizacional Criar a estrutura da empresa de modo a facilitar o alcance dos resultados. Alocar/dispor os recursos humanos e materiais em uma estrutura. Maneira pela qual as atividades

Leia mais

A Teoria Geral de Sistemas pode ser vista por três prismas diferentes, de acordo com a intenção.

A Teoria Geral de Sistemas pode ser vista por três prismas diferentes, de acordo com a intenção. Teoria de Sistemas profa. Laura Sánchez García 2 o semestre de 2016 Visões A Teoria Geral de Sistemas pode ser vista por três prismas diferentes, de acordo com a intenção. 1. A Ciência dos sistemas caracteriza

Leia mais

Gestão Estratégica da Informação Prof. Esp. André Luís Belini

Gestão Estratégica da Informação Prof. Esp. André Luís Belini Gestão Estratégica da Informação Prof. Esp. André Luís Belini Apresentação do Professor Formação Acadêmica: Bacharel em Sistemas de Informação Pós graduado em Didática e Metodologia para o Ensino Superior

Leia mais

ORGANIZAÇÃO: Ato de dispor os elementos de um conjunto, de modo a facilitar o desempenho de suas funções para alcançar um determinado objetivo

ORGANIZAÇÃO: Ato de dispor os elementos de um conjunto, de modo a facilitar o desempenho de suas funções para alcançar um determinado objetivo OS&E ORGANIZAÇÃO: Ato de dispor os elementos de um conjunto, de modo a facilitar o desempenho de suas funções para alcançar um determinado objetivo Organização Informal: - Surge naturalmente, em função

Leia mais

Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo Universidade de São Paulo Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária EAC FEA - USP EAC 548 Sistemas de Informações Contábeis Prof. Dr. Joshua Onome Imoniana

Leia mais

Módulo 8 Teoria da Produção

Módulo 8 Teoria da Produção Módulo 8 Teoria da Produção Numa economia de mercado, consumidores e empresas representam respectivamente as unidades do setor de consumo e de produção, que se interrelacionam através do sistema de preços

Leia mais