AS FORMAS BÁSICAS DE COMPOSIÇÃO DO TEXTO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AS FORMAS BÁSICAS DE COMPOSIÇÃO DO TEXTO"

Transcrição

1 AS FORMAS BÁSICAS DE COMPOSIÇÃO DO TEXTO

2 O texto pode ser: Argumentativo Dissertativo Descritivo narrativo

3 Argumentativo Tipo de texto em que se sobressai a preocupação do autor em persuadir e convencer o leitor. Dissertativo Texto que tem como objetivo explanar e explicar as ideias associadas à sua interpretação.

4 Descritivo Texto que apresenta a representação verbal de um objeto, coisa, ser, paisagem e também de um sentimento. Narrativo Apresenta prioritariamente uma sequência de ações no tempo e no espaço em que pessoas intervêm, incluindo o próprio locutor.

5 A Prática Argumentativa Segundo Bourdieu (1983) apud Sena (2011, p. 174) afirma que: [...] não procuramos somente ser compreendidos mas também obedecidos, acreditados, respeitados, reconhecidos. De forma velada ou não, o autor deseja que o leitor compreenda, aceite, compartilhe e seja cúmplice do que o mesmo diz ou escreve.

6 O texto argumentativo tem esse propósito. Aspectos que caracterizam o texto como argumentativo:

7 Preocupação com a unidade Prende o leitor a um único assunto, as ideias secundárias, ou a argumentação são direcionadas para um único alvo há maior probabilidade de persuasão.

8 Propósito explícito de convencimento Característica que mostra-se evidente na abertura de cada texto com frase-núcleo. A frase-núcleo reflete uma afirmação que não deixa dúvida sobre a segurança da assertiva.

9 EX.: Quando sua empresa disca 23, você sai sempre ganhando. Em termos de recurso persuasivo, sair sempre ganhando é semanticamente mais forte do que sair ganhando.

10 Preocupação em formar opinião do leitor O escritor procura pôr em evidência que a verdade está com ele, com as ideias que o mesmo está defendendo. O que pode ocorrer da seguinte forma:

11 Citação de textos autorizados Quando o autor faz referência a textos de tantos outros autores que tratam do mesmo tema, a fim de dar o testemunho autorizado aos argumentos que está expondo (SENA, 2011, p. 180)

12 Ilustração dos argumentos com exemplos Para evitar que o texto argumentativo fique em plano muito abstrato para o leitor, o escritor deve buscar exemplos adequados e concretos na realidade, para dar maior sustentação aos seus argumentos. Exemplo citado do texto 2 (p.176).

13 Ilustração dos argumentos com dados estatísticos O autor alerta para o fato dos dados estatísticos serem passíveis de manipulação, principalmente quando não se tem a origem e real metodologia de sua realização. Mas, funcionam como um mecanismo de argumentação.

14 Reforço dos argumentos com a comparação Apontada pelo autor como um dos recursos de argumentação mais eficientes. Pois, [...] repassa ao leitor pontos divergentes entre duas situações, uma das quais, aquela que é de seu interesse defender, ganha evidência em detrimento da outra (SENA, 2011, p. 181).

15 Reforço dos argumentos com a enumeração Considerada pelo autor como uma das estratégias mais comuns. Cita o exemplo do texto 5 (p ) Segundo Sena (2011, p. 182), o efeito deste recurso se dá sobretudo pelo que se pode chamar de martelamento dos argumentos, que vão sendo reiterados com insistência.

16 Reforço do argumento com a explicitação Estratégia que detalha ou esclarece aquilo que o autor apresentou de forma genérica. Veja o texto 4 (p. 177)

17 Correlações lógicas entre partes do texto Consiste em articular as ideias que formam o texto, apontando as relações existentes entre elas, como: causa e efeito, razões e consequências, detalhes e inferências. Isso é realizado com o propósito de dar consistência tanto à sua estrutura como também aos seus argumentos a qualidade da coerência.

18 O autor chama a atenção para o fato de que a argumentação faz parte de qualquer texto, ainda que suas marcas não estejam visíveis na superfície do que se diz.

19 A Prática Dissertativa Alguns estudiosos não fazem diferença entre os textos argumentativos e dissertativos. Sena (2011) afirma que há nuanças que aproximam a dissertação da argumentação. Contudo, A dissertação se restringe especialmente ao campo da interpretação de dados. A argumentação ao campo do convencimento direto.

20 As características de textos dissertativos: Predomínio de conceitos abstratos para analisar e interpretar dados da realidade Tipo de característica que implica no envolvimento de quem escreve, já que a sua apreciação decorre da manifestação de juízo de valor. O autor se baseia em fatos concretos. Mas, destaca as suas impressões pessoais.

21 [...] os dados de uma certa realidade são avaliados na perspectiva particular de quem constrói o texto. (SENA, 2011, p. 189).

22 Presença de dados concretos como suporte para a análise Nesse tipo de texto, os fatos são apresentados como elementos secundários. Esses servem de suporte ou ilustração às ideias abstratas que constituem a análise ou a discussão. Se no texto argumentativo os fatos têm primazia, no dissertativo ela é ocupada pela interpretação de conceitos abstratos.

23 Predomínio da análise e da avaliação crítica Apesar de girar em torno de um dado concreto de uma certa realidade, esse dado concreto é permanentemente margeado pela opinião de quem escreve a relevância na construção do texto dissertativo acaba sempre centrada na perspectiva crítica.

24 Marcas da impessoalidade nas construções sintáticas Apesar da ausência de expressões como eu acho ou na minha opinião, isso não evita o envolvimento do sujeito, apenas camuflam a sua presença.

25 A Prática Descritiva [...] descrição consiste num flagrante dado por um conjunto de enunciados a uma dada situação, a uma dada paisagem ou objeto, a um ou mais personagens (SENA, 2011, p. 191).

26 A descrição também capta as particularidades que o identificam melhor, transmitindo ao leitor uma imagem e não uma simples cópia. Isso quer dizer que a descrição não é a fotografia em si, mas a sensibilidade com que se capta a imagem do que está tratando.

27 Características dos textos descritivos: Relato de ocorrências simultâneas Nesse caso, a preocupação de quem escreve é passar para o leitor os detalhes que tornam possível a apreensão de um dado objeto num dado momento.

28 Ausência de mudança de estado Ao contrário do texto narrativo, o texto descritivo deixa de lado a preocupação com o movimento e a transformação do objeto focalizado. O autor dá prioridade ao relato de propriedades e aspectos de determinados elementos num certo estado, como se estivessem parados no tempo.

29 Envolvimento do enunciador O fato do escritor não utilizar a primeira pessoa, não significa distanciamento do que está sendo dito. É só observar a adjetivação escolhida pelos autores, conforme destacado nos exemplos apresentados por Sena (2011), esses podem transmitir ao leitor a imagem positiva ou negativa do que está sendo descrito.

30 Preocupação com o ponto de vista físico A descrição tem como objetivo transferir para o leitor as características que formam um dado objeto, de tal modo a permitir que esse mesmo objeto possa mentalmente ser reconstruído por esse mesmo leitor.

31 A Prática Narrativa O texto narrativo é caracterizado por uma sequência de ações que vão se sucedendo no tempo e no espaço, uma vez que a sua matéria é o fato.

32 Para dar corpo a essas ações, verifica-se a presença de alguns ou de todos os seguintes elementos: O quê? (para se referir ao fato ou à ação); quem (para se referir aos personagens); como (para se referir ao modo como se desenvolve o fato ou a ação); quando(se refere ao momento ou à ocasião em que se dá o fato ou ação);

33 Onde (se refere ao lugar em que se deu a ocorrência); porquê (para se referir à causa ou o motivo do fato ou da ação); por isso (para se referir ao resultado ou consequência do fato ou da ação).

34 Algumas características que tornam o texto narrativo: Ausência de simultaneidade [...] os fatos vão sucedendo-se de forma a seguir uma cronologia que indica haver entre os enunciados uma relação de anterioridade e posterioridade[...]. (SENA, 2011, p. 204). Oserve o texto 1 da p. 201.

35 Mudanças de um estado para outro O texto narrativo passa para o leitor as transformações sofridas pelo objeto ou personagem ao longo do tempo. Leiam o texto 2 p. 193.

36 Envolvimento do narrador Apesar da ausência da primeira pessoa, [...] é comum ocorrer na narração a presença de marcas que denunciam a visão de mundo do narrador, aí compreendidas as ações atribuídas aos personagens, suas características, as condições em que vivem, os comentários explícitos ou velados relativos aos fatos que são abordados [...] (SENA, 2011, p. 206). Veja o texto 3 p

37 Presença ou ausência do narrador Sobre verbos na primeira pessoa (eu, nós) subjetividade.

38 Observação: Os manuais de metodologia destacam que os verbos na primeira pessoa não devem ser utilizados em trabalhos científicos.

39 A linguagem deve ser impessoal. Isso quer dizer que não se deve dizer eu pesquisei, ou nós pesquisamos, mas a pesquisa realizada. O verbo deve estar na terceira pessoa no lugar se meu projeto, escreva este projeto; no lugar de eu considero, utilize considerase. (MEDEIROS, 2011).

40 Sena (2011) ressalta a inexistência de textos em estado puro, ou seja, exclusivamente dissertativos ou descritivos.

41 REFERÊNCIAS MEDEIROS, João B. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 11. ed. São Paulo: Atlas, SENA, Odenildo. A engenharia do texto: um caminho rumo à prática da boa redação. 4.ed. Manaus: Editora Valer, 2011.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE SELEÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS DISPONÍVEIS/2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE SELEÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS DISPONÍVEIS/2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE SELEÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS DISPONÍVEIS/015 I ADEQUAÇÃO A- ao tema = 0 a pontos B- à leitura da coletânea =

Leia mais

CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DA PROVA DE REDAÇÃO PARA O CURSO LETRAS LIBRAS. I ADEQUAÇÃO Adequação ao tema

CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DA PROVA DE REDAÇÃO PARA O CURSO LETRAS LIBRAS. I ADEQUAÇÃO Adequação ao tema UFG/CS PS/011-1 RESPOSTAS ESPERADAS OFICIAIS CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DA PROVA DE REDAÇÃO PARA O CURSO LETRAS LIBRAS I ADEQUAÇÃO (SERÁ CONSIDERADO O USO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA) A- ao tema

Leia mais

GRUPO 1 GRUPO 2 GRUPOS 3e4

GRUPO 1 GRUPO 2 GRUPOS 3e4 GRUPO 1 GRUPO GRUPOS 3e UFG/CS RESPOSTAS ESPERADAS OFICIAIS GRUPO I ADEQUAÇÃO A-ao tema = 0 a pontos B-à leitura da coletânea = 0 a pontos C-ao gênero textual = 0 a pontos D-à modalidade = 0 a pontos CRITÉRIOS

Leia mais

Na redação, os participantes devem analisar diferentes textos que tratam de temas atuais de ordem política, social ou cultural e, depois, escrever um

Na redação, os participantes devem analisar diferentes textos que tratam de temas atuais de ordem política, social ou cultural e, depois, escrever um Na redação, os participantes devem analisar diferentes textos que tratam de temas atuais de ordem política, social ou cultural e, depois, escrever um novo texto dissertativo-argumentativo apresentar ponto

Leia mais

Prof. Paola C. Buvolini Freitas Prof. de Língua Portuguesa, Redação e expressão oral em LP 1 e 2

Prof. Paola C. Buvolini Freitas Prof. de Língua Portuguesa, Redação e expressão oral em LP 1 e 2 Prof. Paola C. Buvolini Freitas Prof. de Língua Portuguesa, Redação e expressão oral em LP 1 e 2 O QUE É DISSERTAR? é expor os conhecimentos que se tem sobre um assunto ou defender um ponto de vista sobre

Leia mais

Texto Dissertativo-Argumentativo

Texto Dissertativo-Argumentativo Texto Dissertativo-Argumentativo Objetivo: Expor, argumentar ou desenvolver um tema proposto, analisando-o sob um determinado ponto de vista e fundamentando-o com argumentos convincentes, em defesa de

Leia mais

OBSERVE NO QUADRO A SEGUIR COMO A UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES PESSOAS DO DISCURSO DE UM TEXTO GERA DIFERENTES EFEITOS:

OBSERVE NO QUADRO A SEGUIR COMO A UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES PESSOAS DO DISCURSO DE UM TEXTO GERA DIFERENTES EFEITOS: A LINGUAGEM DO TEXTO DISSERTATIVO - ARGUMENTATIVO OBSERVE NO QUADRO A SEGUIR COMO A UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES PESSOAS DO DISCURSO DE UM TEXTO GERA DIFERENTES EFEITOS: Posição subjetiva em relação ao que

Leia mais

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS ARGUMENTAÇÃO (MODOS DE ORGANIZAR O DISCURSO PARTE I) ARGUMENTAÇÃO Argumentar significa apresentar um conjunto de razões a favor de uma conclusão ou oferecer dados favoráveis para

Leia mais

COESÃO REFERENCIAL E SEQUENCIAL LEITURA E ARGUMENTAÇÃO TEXTO ARGUMENTATIVO

COESÃO REFERENCIAL E SEQUENCIAL LEITURA E ARGUMENTAÇÃO TEXTO ARGUMENTATIVO AULA 4 COESÃO REFERENCIAL E SEQUENCIAL LEITURA E ARGUMENTAÇÃO TEXTO ARGUMENTATIVO Profa. Dra. Vera Vasilévski Comunicação Oral e Escrita UTFPR/Santa Helena Atividades da aula 3 Comente as afirmações a

Leia mais

Artigo de opinião. Este material foi compilado e adaptado de material didático criado pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco

Artigo de opinião. Este material foi compilado e adaptado de material didático criado pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco Artigo de opinião Este material foi compilado e adaptado de material didático criado pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco O TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO É UMA TIPOLOGIA TEXTUAL QUE VISA

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental 150 identificam a finalidade de produção do texto, com auxílio de elementos não verbais e das informações explícitas presentes em seu título, em cartaz de propaganda

Leia mais

Tipologia textual. Prof Carlos Zambeli

Tipologia textual. Prof Carlos Zambeli Tipologia textual Prof Carlos Zambeli Que que é isso? é a forma como um texto se apresenta. As tipologias existentes são: narração, descrição, dissertação, exposição, argumentação, informação e injunção.

Leia mais

ESTRUTURA DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO CURCEP - PROFª ANDRÉA ZELAQUETT INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO

ESTRUTURA DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO CURCEP - PROFª ANDRÉA ZELAQUETT INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO ESTRUTURA DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO CURCEP - PROFª ANDRÉA ZELAQUETT INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO Na introdução, deve-se apresentar o tema sobre o qual irá discorrer e deixar bem clara

Leia mais

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA AULA 4 PG 1 Este material é parte integrante da disciplina Linguagem e Argumentação Jurídica oferecido pela UNINOVE. O acesso às atividades, as leituras interativas, os exercícios, chats, fóruns de discussão

Leia mais

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios.

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios. 2ª Língua Portuguesa 5º Ano E.F. Objeto de Estudo Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas. Usos

Leia mais

Tipologia textual descrição narração dissertação

Tipologia textual descrição narração dissertação Tipologia textual Tipologia textual Tudo o que se escreve recebe o nome genérico de redação ou composição. Existem três tipos de redação: descrição, narração e dissertação. É importante que você consiga

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental 150 identificam a finalidade de produção do texto, com auxílio de elementos não verbais e das informações explícitas presentes em seu título, em cartaz de propaganda

Leia mais

O tipo de tarefa a ser feita em cada redação depende do módulo IELTS que você realiza:

O tipo de tarefa a ser feita em cada redação depende do módulo IELTS que você realiza: O Básico O teste de Writing tem as seguintes características: Duas redações a serem feitas ( Task 1 e Task 2 ); Duração de 60 minutos; 20 minutos para fazer o Task 1 e 40 minutos para fazer o Task 2; O

Leia mais

TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO. Professor Marlos Pires Gonçalves

TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO. Professor Marlos Pires Gonçalves TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO 1 DISSERTAR é um ato que desenvolvemos todos os dias, quando: procuramos justificativas: para a elevação dos preços; para o aumento da violência; para os descasos com a

Leia mais

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA AULA 9 PG 1 Este material é parte integrante da disciplina Linguagem e Argumentação Jurídica oferecido pela UNINOVE. O acesso às atividades, as leituras interativas, os exercícios, chats, fóruns de discussão

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 3 a série EM

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 3 a série EM Os alunos 3ª série do Ensino Médio 200 localizam itens explícitos de informação, relativos à descrição de características de determinado fenômeno ou fato, em artigo de opinião, infográfico, notícia e mapa;

Leia mais

Os critérios do ENEM Competências

Os critérios do ENEM Competências Os critérios do ENEM Competências PROFESSORA: VANESSA MENEZES Vocês sabem o que cada competência avalia? Competência 1 Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita. Requisitos básicos do texto

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 3 a série EM

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 3 a série EM Os alunos da 3 a série do Ensino Médio 200 localizam itens explícitos de informação, relativos à descrição de características de determinado fenômeno ou fato, em artigo de opinião, infográfico, notícia

Leia mais

conteúdo apresentado e disponibilizado seja capaz de promover a preparação do aluno para o concurso vestibular Unicentro e demais

conteúdo apresentado e disponibilizado seja capaz de promover a preparação do aluno para o concurso vestibular Unicentro e demais Profª. Roberta A disciplina tem como objetivo desenvolver a prática de leitura, produção e análise linguística de gêneros textuais, de modo que, o conteúdo apresentado e disponibilizado seja capaz de

Leia mais

MATERIAL COMPLEMENTAR

MATERIAL COMPLEMENTAR MATERIAL COMPLEMENTAR dicas de redação Uma boa redação é instrumento valioso para o progresso na escrita. Por meio dela, são apontados os problemas do texto, as falhas de construção,os desvios da norma

Leia mais

O poder da argumentação

O poder da argumentação O poder da argumentação Dentre os principais exemplos de argumentação escrita de que aqui trataremos, destacamos a própria dissertação, o artigo de opinião, a crônica argumentativa, o editorial, a resenha

Leia mais

01. B 07. B 13. C 19. A 02. C 08. A 14. C 20. B 03. D 09. D 15. D 21. A 04. D 10. D 16. D 22. D 05. A 11. B 17. B 06. C 12. A 18.

01. B 07. B 13. C 19. A 02. C 08. A 14. C 20. B 03. D 09. D 15. D 21. A 04. D 10. D 16. D 22. D 05. A 11. B 17. B 06. C 12. A 18. SISTEMA ANGLO DE ENSINO PROVA ANGLO P-1 G A B A R I T O Tipo D-6-05/2012 01. B 07. B 13. C 19. A 02. C 08. A 14. C 20. B 03. D 09. D 15. D 21. A 04. D 10. D 16. D 22. D 05. A 11. B 17. B 06. C 12. A 18.

Leia mais

TIPOLOGIA TEXTUAL E GÊNEROS TEXTUAIS

TIPOLOGIA TEXTUAL E GÊNEROS TEXTUAIS TIPOLOGIA TEXTUAL E GÊNEROS TEXTUAIS CONCEITUANDO... É de fundamental importância sabermos classificar os textos dos quais travamos convivência no nosso dia a dia. Para isso, precisamos saber que existem

Leia mais

Resumo. Profª. Michele Fúlvia Angelo.

Resumo. Profª. Michele Fúlvia Angelo. Universidade Estadual de Feira de Santa Departamento de Tecnologia Curso de Engenharia de Computação Resumo Profª. Michele Fúlvia Angelo mfangelo@ecomp.uefs.br Resumo São instrumentos obrigatórios de trabalho

Leia mais

OS TIPOS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

OS TIPOS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS OS TIPOS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS Peculiaridades e formas de conduzir seus estudos Thaisa Bueno Uma breve diferenciação antes de começarmos Divulgação científica Jornalismo científico Disseminação científica

Leia mais

REDAÇÃO. Professor Moacir Cabral

REDAÇÃO. Professor Moacir Cabral REDAÇÃO Professor Moacir Cabral Redação (redigir/escrever): ação ou resultado de escrever com ordem e método. Tipos de texto: Narrativo Descritivo Dissertativo Qualidades fundamentais do texto Clareza:

Leia mais

COLÉGIO SANTA CATARINA - Juiz de Fora - MG Atividade de Redação Data: / / Professora: Rosângela Noronha. Aluno(a): nº: 8º Ano - Turma:

COLÉGIO SANTA CATARINA - Juiz de Fora - MG Atividade de Redação Data: / / Professora: Rosângela Noronha. Aluno(a): nº: 8º Ano - Turma: COLÉGIO SANTA CATARINA - Juiz de Fora - MG Atividade de Redação Data: / / Professora: Rosângela Noronha Aluno(a): nº: 8º Ano - Turma: A argumentação consiste na habilidade de mobilização de estratégias

Leia mais

significados que pretende comunicar em um determinado contexto sócio-cultural. A Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) leva em consideração que as

significados que pretende comunicar em um determinado contexto sócio-cultural. A Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) leva em consideração que as 1 Introdução No nosso dia-a-dia, estamos a todo momento emitindo opiniões, defendendo ideias. Opinamos em casa, no trabalho, na escola, na rua, em todos os lugares. Opinar, argumentar, persuadir o outro

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA LÍNGUA PORTUGUESA SADEAM 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA LÍNGUA PORTUGUESA SADEAM 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA LÍNGUA PORTUGUESA SADEAM 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DOMÍNIOS COMPETÊNCIAS DESCRITORES D01 Distinguir letras de outros sinais gráficos. Reconhecer as convenções da escrita. D02 Reconhecer

Leia mais

Instrumentos da pesquisa

Instrumentos da pesquisa Instrumentos da pesquisa Introdução A pesquisa envolve diversos mecanismos para sua realização, desde a escolha do tema aos resultados, o seu processo de desenvolvimento necessita de certos instrumentos

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA AVALIA BH 1º, 2º E 3º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA AVALIA BH 1º, 2º E 3º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA AVALIA BH 1º, 2º E 3º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Na realização de uma avaliação educacional em larga escala, é necessário que os objetivos da

Leia mais

4ª MARATONA PARA O CONCURSO DO INSS 2016

4ª MARATONA PARA O CONCURSO DO INSS 2016 4ª MARATONA PARA O CONCURSO DO INSS 2016 - Exercícios e dicas de estudos 23 de janeiro de 2016 Professora Vânia Aráujo INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS I N S S OPORTUNIDADE! 20% de desconto nos cursos online do

Leia mais

Disciplina: Português Professor: Polly Freitas ASPECTOS RELACIONADOS AO TEXTO. Gêneros Textuais e Tipos Textuais Aula 01/07

Disciplina: Português Professor: Polly Freitas ASPECTOS RELACIONADOS AO TEXTO. Gêneros Textuais e Tipos Textuais Aula 01/07 Disciplina: Português Professor: Polly Freitas ASPECTOS RELACIONADOS AO TEXTO Gêneros Textuais e Tipos Textuais Aula 01/07 Gêneros Textuais Definição: Gênero textual é a forma como a língua é empregada

Leia mais

tese tema argumentos TEMA TESE ARGUMENTOS

tese tema argumentos TEMA TESE ARGUMENTOS Defesa de uma tese, de uma opinião a respeito do tema proposto, apoiada em argumentos consistentes estruturados de forma coerente e coesa, de modo a formar uma unidade textual. Seu texto deverá ser redigido

Leia mais

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 3º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 3º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA Processo de Admissão de Novos Estudantes 2017 Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no 3º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA HABILIDADES CONTEÚDOS Identificar padrões numéricos ou princípios

Leia mais

Aula 1: Apresentação

Aula 1: Apresentação Aula 1: Apresentação O que é a redação? Esse substantivo é derivado do verbo redigir; de acordo com o dicionário Aurélio, o vocábulo redigir vem do latim redigere e significa, entre outras especificações,

Leia mais

A LINGUAGEM CIENTÍFICA

A LINGUAGEM CIENTÍFICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO A LINGUAGEM CIENTÍFICA TECNOLOGIA EM A.D.S. Mirna Ribeiro L. da Silva (professora) LINGUAGEM E CIÊNCIA Cada pessoa: uma personalidade = uma forma

Leia mais

Géneros textuais e tipos textuais Armando Jorge Lopes

Géneros textuais e tipos textuais Armando Jorge Lopes Géneros textuais e tipos textuais [texto de apoio para o curso de doutoramento em ciências da linguagem aplicadas ao ensino de línguas/universidade Pedagógica, Maputo, Outubro de 2015] Armando Jorge Lopes

Leia mais

REDAÇÃO. Nota 10! Dicas rápidas para perder o medo de escrever. Aprenda a redigir com criatividade e qualidade

REDAÇÃO. Nota 10! Dicas rápidas para perder o medo de escrever. Aprenda a redigir com criatividade e qualidade REDAÇÃO Nota 10! Dicas rápidas para perder o medo de escrever. Aprenda a redigir com criatividade e qualidade A folha em branco é um campo aberto para suas ideias! Questões e mais questões objetivas, testes

Leia mais

1) Devemos proceder a primeira leitura de reconhecimento ininterrupta.

1) Devemos proceder a primeira leitura de reconhecimento ininterrupta. TRABALHOS CIENTÍFICOS ACADÊMICOS Muitas vezes, o estudante ou pesquisador, ao ser abordado para fazer um trabalho científico acadêmico, tem muitas dificuldades de diferenciar as características quanto

Leia mais

Sumário. Apresentação da coleção Prefácio Nota da autora Capítulo II

Sumário. Apresentação da coleção Prefácio Nota da autora Capítulo II Sumário Sumário Apresentação da coleção... 17 Prefácio... 19 Nota da autora... 21 Capítulo I Fatores importantes para produzir um texto... 23 1. A importância da leitura para produção textual... 23 2.

Leia mais

UFPR - 2ª FASE - REDAÇÃO - CURCEP PROFª ANDRÉA ZELAQUETT GÊNEROS TEXTUAIS MAIS COBRADOS

UFPR - 2ª FASE - REDAÇÃO - CURCEP PROFª ANDRÉA ZELAQUETT GÊNEROS TEXTUAIS MAIS COBRADOS UFPR - 2ª FASE - REDAÇÃO - CURCEP PROFª ANDRÉA ZELAQUETT GÊNEROS TEXTUAIS MAIS COBRADOS 1 - RESUMO Resumir as informações mais importantes de um texto com suas palavras, sem copiar e sem acrescentar novas

Leia mais

Módulo 8 Fernando Pessoa, Mensagem / Poetas contemporâneos

Módulo 8 Fernando Pessoa, Mensagem / Poetas contemporâneos DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS CLÁSSICAS E ROMÂNICAS PLANIFICAÇÃO ANUAL 2018/2019 CURSO PROFISSIONAL GESTÃO DE EQUIPAMENTOS INFORMÁTICOS - PORTUGUÊS - 12.º Módulo 8 Fernando Pessoa, Mensagem / Poetas contemporâneos

Leia mais

A R G U M E N T A Ç ÃO. João Bosco Medeiros

A R G U M E N T A Ç ÃO. João Bosco Medeiros A R G U M E N T A Ç ÃO João Bosco Medeiros Argumentação é um procedimento que se utiliza para tornar uma tese aceitável. Argumentos e provas motivam o convencimento, levam à persuasão. A marca do texto

Leia mais

SISTEMA ANGLO DE ENSINO. Tipo D4-08/2010 G A B A R I T O

SISTEMA ANGLO DE ENSINO. Tipo D4-08/2010 G A B A R I T O Prova Anglo P-01 Tipo D4-08/2010 G A B A R I T O 01. D 07. A 13. D 19. C 02. B 08. B 14. A 20. D 03. C 09. C 15. B 21. A 04. A 10. A 16. D 22. C 05. C 11. D 17. B 00 06. B 12. B 18. D DESCRITORES, RESOLUÇÕES

Leia mais

Unidade IV COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL. Profa. Ma. Andrea Morás

Unidade IV COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL. Profa. Ma. Andrea Morás Unidade IV COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL Profa. Ma. Andrea Morás Textos Escrever bem é um hábito. Treino e revisão. Organizar as ideias aumenta a qualidade do conteúdo. Dicas para montagem de texto Sempre inicie

Leia mais

Metodologia Científica

Metodologia Científica Metodologia Científica O PROCESSO DE LEITURA E DA PRODUÇÃO DE TEXTOS Profª Ma. Fabiana Rocha O PROCESSO DE LEITURA Importância da Leitura Aprendizagem do ser humano; Enriquecer o vocabulário; Obter conhecimento;

Leia mais

1) Devemos proceder a primeira leitura de reconhecimento ininterrupta.

1) Devemos proceder a primeira leitura de reconhecimento ininterrupta. TRABALHOS CIENTÍFICOS ACADÊMICOS Muitas vezes, o estudante ou pesquisador, ao ser abordado para fazer um trabalho científico acadêmico, tem muitas dificuldades de diferenciar as características quanto

Leia mais

Possuem função comunicativa e estão inseridos em um contexto cultural.

Possuem função comunicativa e estão inseridos em um contexto cultural. Tipologias Textuais Tipos Textuais Os tipos textuais são caracterizados por propriedades linguísticas, como vocabulário, relações lógicas, tempos verbais, construções frasais etc. Gêneros textuais Possuem

Leia mais

O que é uma dissertação? IGEPP João Bosco Bezerra Bonfim

O que é uma dissertação? IGEPP João Bosco Bezerra Bonfim O que é uma dissertação? IGEPP João Bosco Bezerra Bonfim Estrutura típica proposição inicial argumentação conclamação final Estrutura típica Nos manuais de redação brasileiros para um texto dissertativo-argumentativo:

Leia mais

Proposta de Redação Tema: A honestidade é um valor

Proposta de Redação Tema: A honestidade é um valor Proposta de Redação Tema: A honestidade é um valor Tema central: Reportagem: valores sociais Produção de texto Introdução: A palavra é o meio de que cada um de nós se utiliza para dizer do outro, para

Leia mais

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA AULA 7 PG 1 Este material é parte integrante da disciplina Linguagem e Argumentação Jurídica oferecido pela UNINOVE. O acesso às atividades, as leituras interativas, os exercícios, chats, fóruns de discussão

Leia mais

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA

LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA AULA 12 PG 1 Este material é parte integrante da disciplina Linguagem e Argumentação Jurídica oferecido pela UNINOVE. O acesso às atividades, as leituras interativas, os exercícios, chats, fóruns de discussão

Leia mais

O texto dissertativo

O texto dissertativo O texto dissertativo A TIPOLOGIA E OS GÊNEROS TEXTUAIS Tipologias textuais Narração: caracteriza-se pelo relato de um fato, real ou imaginário, que é contado ao leitor pelo narrador. Este pode ser de 1ª

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 6 º Ano

Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 6 º Ano Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 6 º Ano Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 12 12 12 14 2.º período 10 11 11 12 12 3.º período 8 8 8 8 9 (As Aulas

Leia mais

O modo de organização do discurso argumentativo

O modo de organização do discurso argumentativo O modo de organização do discurso argumentativo Texto dissertativo e texto argumentativo Dissertativo discurso explicativo. O objetivo é explicar. Argumentativo visa persuadir ou convencer um auditório

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 9 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 9 o ano EF Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental 175 identificam os elementos constitutivos da organização interna do gênero, em receita culinária; localizam itens explícitos de informação, relativos à descrição

Leia mais

3 passos fundamentais para escrever uma resenha crítica nota mil

3 passos fundamentais para escrever uma resenha crítica nota mil 3 s fundamentais para escrever uma resenha crítica nota mil Escrever uma resenha é uma ótima forma de comprovar que realmente leu e entendeu os pontos principais de uma determinada obra. Mas como fazer

Leia mais

TEXTO E TEXTUALIDADE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

TEXTO E TEXTUALIDADE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO TEXTO E TEXTUALIDADE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO O que é texto? TEXTO - escrito ou oral; O que as pessoas têm para dizer umas às outras não são palavras nem frases isoladas, são textos; TEXTO - dotada de unidade

Leia mais

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS MECANISMOS DE COESÃO TEXTUAL (PARTE I)

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS MECANISMOS DE COESÃO TEXTUAL (PARTE I) INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS MECANISMOS DE COESÃO TEXTUAL (PARTE I) UM TEXTO ADEQUADO É AQUELE QUE RESUME AS SEGUINTES QUALIDADES: CORREÇÃO: implica obediência às regras gerais da língua (norma culta), ressalvando-se

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO / Professor Efetivo - Campus São João del-rei - IF SUDESTE MG

CONCURSO PÚBLICO / Professor Efetivo - Campus São João del-rei - IF SUDESTE MG CONCURSO PÚBLICO - 014 / 2015 - Professor Efetivo - Campus São João del-rei - IF SUDESTE MG Recurso: Prova Dissertativa Dados do Num. Inscrição 00037 Dados do Recurso Num. Recurso 1 Assunto Argumentação

Leia mais

Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira. INFORMAÇÃO: Prova de Equivalência à Frequência. DISCIPLINA: Inglês CÓDIGO DE PROVA: 358

Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira. INFORMAÇÃO: Prova de Equivalência à Frequência. DISCIPLINA: Inglês CÓDIGO DE PROVA: 358 Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira INFORMAÇÃO: Prova de Equivalência à Frequência DISCIPLINA: Inglês CÓDIGO DE PROVA: 358 TIPO DE PROVA: Escrita + Oral NÍVEL DE ENSINO/ANO: Ensino Secundário - 12º

Leia mais

Metodologia Científica - Aula 6 - Fichamento Unidade 2 Seção 3. Profa. Ms. Ana Cabanas 21/03/2016

Metodologia Científica - Aula 6 - Fichamento Unidade 2 Seção 3. Profa. Ms. Ana Cabanas 21/03/2016 Metodologia Científica - Aula 6 - Profa. Ms. Ana Cabanas Fichamento Unidade 2 Seção 3 Comprometimento é tudo! Faça a diferença você também! FICHAMENTO Leitura Leitura Interpretação Escrita Análise crítica

Leia mais

Metas de Aprendizagem para Língua Portuguesa na Competência da Escrita

Metas de Aprendizagem para Língua Portuguesa na Competência da Escrita Ação de Formação Metas de Aprendizagem para Língua Portuguesa na Competência da Escrita 1º ciclo 2º ciclo 3º ciclo 1º Ciclo Domínio: Elaborar e Divulgar Textos Subdomínio: Planificação do Texto 63) O aluno

Leia mais

Interpretação de Texto I Português Prof. Thiago Omena

Interpretação de Texto I Português Prof. Thiago Omena Português Prof. Thiago Omena // INTERPRETAÇÃO DE TEXTO I Segundo FÁVERO (1997), "O texto consiste em qualquer passagem falada ou escrita que forma um todo significativo independente de sua extensão". Dessa

Leia mais

Elaboração de Textos P R O F. : M I C H E L E N A S U T O M I YA M A B U C C I

Elaboração de Textos P R O F. : M I C H E L E N A S U T O M I YA M A B U C C I Elaboração de Textos P R O F. : M I C H E L E N A S U T O M I YA M A B U C C I Introdução Existem vários tipos de textos: Que contam uma história. Que descrevem uma situação. Que apresenta os diálogos

Leia mais

Sumário. Introdução, 1

Sumário. Introdução, 1 Sumário Introdução, 1 1 Como tomar o estudo e a aprendizagem mais eficazes, 5 1 Eficácia nos estudos, 5 2 Anotação, 8 2.1 Anotações corridas, 9 2.2 Anotações esquemáticas, 10 2.3 Anotações resumidas, 12

Leia mais

Nossa história nos mostra que têm sido raras as situações em que sociedades humanas conseguiram garantir uma alimentação de qualidade para todos os

Nossa história nos mostra que têm sido raras as situações em que sociedades humanas conseguiram garantir uma alimentação de qualidade para todos os Nossa história nos mostra que têm sido raras as situações em que sociedades humanas conseguiram garantir uma alimentação de qualidade para todos os seus membros. Nenhum dos paradigmas de desenvolvimento

Leia mais

AULA DE VÉSPERA VESTIBULAR Português

AULA DE VÉSPERA VESTIBULAR Português AULA DE VÉSPERA VESTIBULAR 2018 Português Prof. Vanessa ASSUNTOS RECORRENTES: Aspectos verbais; Funções das aspas; Funções da linguagem; Pronomes como recurso de coesão referencial; Outras funções dos

Leia mais

Lógica Proposicional. 1- O que é o Modus Ponens?

Lógica Proposicional. 1- O que é o Modus Ponens? 1- O que é o Modus Ponens? Lógica Proposicional R: é uma forma de inferência válida a partir de duas premissas, na qual se se afirma o antecedente do condicional da 1ª premissa, pode-se concluir o seu

Leia mais

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS DOMÍNIOS DISCURSIVOS (TIPOS DE DISCURSOS)

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS DOMÍNIOS DISCURSIVOS (TIPOS DE DISCURSOS) INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS DOMÍNIOS DISCURSIVOS (TIPOS DE DISCURSOS) D O M Í N I O S D I S C U R S I V O S Para Luiz Antônio Marcuschi, os domínios discursivos constituem práticas de comunicação nas quais

Leia mais

Etapas de uma Pesquisa

Etapas de uma Pesquisa Etapas de uma Pesquisa Planejamento Execução Divulgação Objetivos Justificativa Revisão Bibliográfica Metodologia Cronograma Projeto Coleta de dados Tabulação Analise Conclusão Relatório Relatório Apresentação

Leia mais

Coesão e Coerência Textuais

Coesão e Coerência Textuais Universidade Estadual de Feira de Santa Departamento de Tecnologia Curso de Engenharia de Computação Coesão e Coerência Textuais Profª. Michele Fúlvia Angelo mfangelo@ecomp.uefs.br Construção de textos:

Leia mais

COLÉGIO ALMIRANTE TAMANDARÉ

COLÉGIO ALMIRANTE TAMANDARÉ Língua Portuguesa: Interpretação de texto. CONTEÚDOS APS 4º BIMESTRE/2016 2º ANO Gramática: Unidade 20 Adjetivo: concordância; Unidade 21 Aumentativo e diminutivo (páginas 190 a 209). Linguagens: A letra

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental < 125 identificam o sentido de expressão típica da fala coloquial utilizada em segmento de história em quadrinhos; e o local em que se desenrola o enredo, em anedota.

Leia mais

TEXTOS DISSERTATIVOS. Prof. Me. Maria Cristina dos S. Martins

TEXTOS DISSERTATIVOS. Prof. Me. Maria Cristina dos S. Martins TEXTOS DISSERTATIVOS Prof. Me. Maria Cristina dos S. Martins DISSERTAR É um ato que desenvolvemos todos os dias, quando procuramos justificativas: para a elevação dos preços; para o aumento da violência;

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental < 125 identificam o sentido de expressão típica da fala coloquial utilizada em segmento de história em quadrinhos; e o local em que se desenrola o enredo, em anedota.

Leia mais

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS Ano letivo 2018 / 2019

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS Ano letivo 2018 / 2019 E / F / G / J ÁREAS DE COMPETÊNCIAS DO PERFIL DOS ALUNOS (ACPA) A / B / C / D / H / I Ensino Básico 2º e 3º Ciclos (5º e 7º anos) Domínios de referência/descritores de desempenho Compreender e produzir

Leia mais

Como iniciar uma dissertação: os tipos de tese

Como iniciar uma dissertação: os tipos de tese Como iniciar uma dissertação: os tipos de tese Conceituando (definindo) algo É a forma mais comum de começar. Violência é toda ação marginal que nos atinge de maneira irreversível: um tiro que nos é dado,

Leia mais

Alvorada/RS MANUAL DE REDAÇÃO

Alvorada/RS MANUAL DE REDAÇÃO Alvorada/RS MANUAL DE REDAÇÃO O TEXTO DISSERTATIVO O que é dissertar? I. Expor um assunto, esclarecendo as verdades que o envolvem, discutindo a problemática que nele reside; II. Defender princípios, tomando

Leia mais

INGLÊS Prova 367. Nível de continuação Formação Geral. 10 e 11.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho)

INGLÊS Prova 367. Nível de continuação Formação Geral. 10 e 11.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INGLÊS 2018 Prova 367 Nível de continuação Formação Geral 10 e 11.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) 1. Introdução O presente

Leia mais

A CONSTITUIÇÃO DO PARÁGRAFO:

A CONSTITUIÇÃO DO PARÁGRAFO: A CONSTITUIÇÃO DO PARÁGRAFO: Olá a todos! Vamos assistir a uma Apresentação da Profa. Dra. Marcela Silvestre sobre a Constituição do Parágrafo. Ao final desta espera-se que você aprenda sobre a construção

Leia mais

Tipologia Argumentativa

Tipologia Argumentativa Tipologia Argumentativa Ensino médio PROF. MARCOS LIMA Função Convencer o interlocutor sobre determinado ponto de vista Emitir opiniões sobre o tema proposto. ARGUMENTAÇÃO NO NOSSO DIA-A-DIA Mesmo sem

Leia mais

ELEMENTOS DE TEXTUALIDADE

ELEMENTOS DE TEXTUALIDADE ELEMENTOS DE TEXTUALIDADE NOÇÃO DE TEXTO Texto ou discurso é uma ocorrência linguística falada ou escrita, de qualquer extensão. Para ser considerada um texto, uma ocorrência linguística precisa ser percebida

Leia mais

Matriz de referência de LÍNGUA PORTUGUESA - SAERJINHO 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL

Matriz de referência de LÍNGUA PORTUGUESA - SAERJINHO 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL 7 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL H0 Ler frases. Períodos compostos. H03 Inferir uma informação em um H04 Identificar o tema Trabalhar o tema baseando-se na complexidade do texto, partindo de um texto de curta

Leia mais

REDAÇÃO DISCURSIVA F C C

REDAÇÃO DISCURSIVA F C C REDAÇÃO DISCURSIVA F C C 10. DA PROVA DISCURSIVA - REDAÇÃO 10.1 A Prova Discursiva-Redação será aplicada para os cargos de Analista Judiciário Áreas Judiciária e Administrativa, Técnico Judiciário Área

Leia mais

AULÃO DE REDAÇÃO XIV SIMULADO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA URI

AULÃO DE REDAÇÃO XIV SIMULADO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA URI AULÃO DE REDAÇÃO XIV SIMULADO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA URI Professoras: Adriana Maria Romitti Albarelo Vanice Hermel A leitura e a escrita Ler muito para ver como os diversos autores escrevem é

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português -7º ano

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português -7º ano CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 3.º Ciclo do Ensino Básico Departamento de Línguas Disciplina: Português -7º ano 2018-2019 Domínios Domínios de referência Aprendizagens essenciais Instrumentos Frequência / Periodicidade

Leia mais

O objectivo da argumentação é estudar as estratégias capazes de tornar os argumentos convincentes.

O objectivo da argumentação é estudar as estratégias capazes de tornar os argumentos convincentes. Francisco Cubal Chama-se argumentação à actividade social, intelectual e discursiva que, utilizando um conjunto de razões bem fundamentadas (argumentos), visa justificar ou refutar uma opinião e obter

Leia mais

RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO

RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO Profª. Dra. Patrícia Bellon Agosto 2017 RESUMO Resumir um texto significa reduzi-lo às ideias principais do assunto abordado, sem perder de vista a essência desse texto. RESUMO

Leia mais

CARACTERÍSTICAS DA CARTA

CARACTERÍSTICAS DA CARTA CARTA ARGUMENTATIVA A Carta Argumentativa é um tipo de texto que tem como objeto principal persuadir o leitor. Nesse sentido, a argumentação é sua principal arma de convencimento, de forma que o emissor

Leia mais

Artigos científicos Um roteiro para elaboração e estruturação

Artigos científicos Um roteiro para elaboração e estruturação Artigos científicos Um roteiro para elaboração e estruturação ago.2018 Sumário 1 CONCEITUAÇÃO E CARACTERÍSTICAS... 2 2 LINGUAGEM DO ARTIGO... 2 3 ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO... 4 Artigos científicos:

Leia mais

Textos jornalísticos

Textos jornalísticos Textos jornalísticos Os textos jornalísticos são aqueles veiculados pelos jornais, revistas, rádio e televisão, com o objetivo de informar sobre algo e entreter. Dentro de um jornal existem várias sessões

Leia mais

Artigos científicos Roteiro para elaboração e estruturação

Artigos científicos Roteiro para elaboração e estruturação Artigos científicos Roteiro para elaboração e estruturação jul.2017 SUMÁRIO 1 CONCEITUAÇÃO E CARACTERÍSTICAS... 2 2 LINGUAGEM DO ARTIGO... 2 3 ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO... 4 Artigos científicos: roteiro

Leia mais