REDAÇÃO DISCURSIVA F C C
|
|
|
- Fernanda Lima Prada
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 REDAÇÃO DISCURSIVA F C C
2 10. DA PROVA DISCURSIVA - REDAÇÃO 10.1 A Prova Discursiva-Redação será aplicada para os cargos de Analista Judiciário Áreas Judiciária e Administrativa, Técnico Judiciário Área Administrativa e Técnico Judiciário Área Administrativa Especialidades: Artes Gráficas, Enfermagem, Programação de Sistemas e Operação de Computadores Na Prova Discursiva-Redação, o candidato deverá desenvolver um texto dissertativo a partir de uma única proposta, sobre tema atual e poderá versar sobre tema relacionado à área de atividade ou à especialidade do cargo Na Prova Discursiva-Redação deverão ser rigorosamente observados os limites: mínimo de 20 linhas e máximo de 30 linhas A Prova Discursiva-Redação terá caráter eliminatório e classificatório e será avaliada na escala de 0 a 10 pontos, considerando-se habilitado o candidato que nela obtiver nota igual ou superior a 6 pontos.
3 OS ITENS DISCRIMINADOS A SEGUIR SERÃO AVALIADOS EM ESTREITA CORRELAÇÃO: Conteúdo - até 4 pontos: a) perspectiva adotada no tratamento do tema; b) capacidade de análise e senso crítico em relação ao tema proposto; c) consistência dos argumentos, clareza e coerência no seu encadeamento A nota será prejudicada, proporcionalmente, caso ocorra abordagem tangencial, parcial ou diluída em meio a divagações e/ou colagem de textos e de questões apresentados na prova Estrutura - até 3 pontos: a) respeito ao gênero solicitado; b) progressão textual e encadeamento de ideias; c) articulação de frases e parágrafos (coesão textual) Expressão - até 3 pontos: a) desempenho linguístico de acordo com o nível de conhecimento exigido para o Cargo/Área/Especialidade; b) adequação do nível de linguagem adotado à produção proposta e coerência no uso; c) domínio da norma culta formal.
4 DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA O QUE É: É um texto que apresentará um tema único, que o candidato deverá delimitar e apresentar um ponto de vista a ser defendido e adequadamente consubstanciado no desenvolvimento da redação. Neste texto, ele deverá tentar influenciar o leitor, por meio de uma linha de raciocínio consistente, e convencê-lo, ante a evidência dos fatos, a concordar e aceitar como correto e válido o ponto de vista expresso. O QUE SE AVALIA NESTE TEXTO: O examinador irá avaliar a capacidade do candidato de produzir um texto claro e coerente com o fito de sustentar seu ponto de vista. Na prática, o objeto de avaliação é a eficiência do candidato para evidenciar a perspectiva adotada no tratamento do assunto, sua capacidade de análise e senso crítico em relação ao tema proposto, sua consistência na escolha e no encadeamento dos argumentos para comprovar o ponto de vista. E, ainda, seu bom desempenho linguístico no tratamento do assunto.
5 CARACTERÍSTICAS DA ARGUMENTAÇÃO É um texto de caráter persuasivo, já que pressupõe a tentativa de convencimento do leitor e sua consequente adesão ao ponto de vista do autor. Neste caso, é apresentado um único tema, sobre o qual o candidato deve manifestar um ponto de vista e procurar fundamentá-lo por meio de argumentos consistentes e decisivos. Segue a estrutura dissertativa padrão, com introdução, desenvolvimento e conclusão. Os parágrafos de argumentação devem ter um tamanho uniforme (que evidencie o mesmo tratamento para cada ideia). Pressupõe o uso de conectores gramaticais que estabeleçam vínculos lógicos entre os parágrafos.
6 FCC Agosto de TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO PIAUÍ
7 FCC/Setembro de TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO PARANÁ
8 11. DA PROVA ESTUDO DE CASO 11.1 A Prova Discursiva - Estudo de Caso, para os cargos de Analista Judiciário Especialidades: Análise de Sistemas, Assistência social, Contabilidade, Medicina (Clínica Médica), Psicologia, Relações Públicas A Prova Discursiva - Estudo de Caso destinar-se-á a avaliar o domínio de conteúdo dos temas abordados, a experiência prévia do candidato e sua adequabilidade quanto às atribuições do cargo e especialidade Constará de 02 (duas) questões práticas, para os quais o candidato deverá apresentar, por escrito, as soluções. Os temas versarão sobre conteúdo pertinente a Conhecimentos Específicos, conforme programa constante do Anexo I deste Edital, adequados às atribuições do Cargo/Área/Especialidade para o qual o candidato se inscreveu Cada uma das questões será avaliada na escala de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, considerando-se habilitado o candidato que obtiver, concomitantemente, nota maior do que 0 (zero) - em cada uma das 02 questões e, ainda, média igual ou superior a 6 (seis) - no conjunto das 02 (duas) questões.
9 ESTUDO DE CASO (ANÁLISE DE SITUAÇÃO-PROBLEMA) O QUE É: É um texto de caráter informativo/expositivo, que apresenta ao candidato uma situação/uma intervenção intimamente associada ao universo do cargo ao qual o candidato concorre. Assim, ele deve analisar a questão levantada e verificar se a intervenção proposta foi realizada de maneira adequada e, se não, como seria possível modificá-la/revertê-la. O QUE SE AVALIA NESTE TEXTO: O objeto de avaliação das questões de estudo de caso é o domínio do candidato sobre conteúdo pertinente a conhecimentos específicos (adequados às atribuições do cargo e especialidade para o qual o candidato se inscreveu), sua capacidade de contextualizar o problema e, ainda, sua experiência prévia e adequabilidade quanto às atribuições do cargo e especialidade.
10 COMO ELABORAR O ESTUDO DE CASO (ESTRUTURA DISSERTATIVA MAIS FLEXÍVEL) INTRODUÇÃO - deve conter: Constitui as linhas iniciais da redação e deve conter, de maneira clara e taxativa, o assunto que será objeto do estudo. DESENVOLVIMENTO - deve constar: A contextualização do problema, que, na prática, se traduz pelo entrecruzamento dos dados recolhidos (no caso do concurso, as próprias informações fornecidas no comando da questão) com a apresentação de dispositivos legais, doutrinas e(ou) teorias que servirão de embasamento para as respostas. CONCLUSÃO - deve trazer: Constitui as linhas finais do texto e deve conter a possível solução para o problema apresentado no comando.
11 FCC /Setembro de FUNDAÇÃO PAULISTANA DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
12 FCC /Setembro de FUNDAÇÃO PAULISTANA DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
13 ASPECTOS ESTÉTICOS DO TEXTO MARGEM: ambas as margens devem ser rigorosamente respeitadas. O tamanho padrão de abertura dos parágrafos é de 2,5 a 3 cm. RASURA: se errar, passe apenas um traço (sutil) em cima da palavra errada. Não faça rabiscos nem marcas. LETRA: precisa ser legível e de tamanho normal: não aumente nem diminua de acordo com o número de linhas exigidas. TRANSLINEAÇÃO: preste muita atenção na separação das sílabas das palavras quando for mudar de linha. A separação deve seguir as prescrições gramaticais. TÍTULO: não coloque. A Fundação Carlos Chagas não pede título nas redações. Comece a escrever na primeira linha.
14 USO DAS PESSOAS DO DISCURSO 3ª pessoa PREFIRA, pois é a que dá ao texto um caráter mais objetivo. O texto deve ter predomínio da função referencial e, portanto, primar pela objetividade, já que ela aporta maior credibilidade às informações fornecidas. 1ª pessoa (singular) NÃO USE, porque ela imprime extrema subjetividade no texto. Por isso, não é adequada à redação discursiva cobrada nos concursos. 1ª pessoa (plural) EVITE, pois ela irá atribuir ao texto certo grau de subjetividade, que não é muito aconselhável a este tipo de redação.
15 CUIDADOS A SE TOMAR NA REDAÇÃO 1º Mantenha-se rigorosamente dentro do tema proposto, pois será atribuída nota zero a quem fugir à modalidade de texto exigida ou ao tema proposto. 2º Não construa períodos muitos longos ou sequências de frases muito curtas que podem deixar o texto truncado, confuso, cansativo. 3º Evite a repetição de termos, porque cansa o leitor utilize expressões ou vocábulos sinônimos. Evite, também, a redundância de ideias, que sobrecarrega o texto sem acrescentar nada! 4º Não utilize frases feitas ou coloquialismos, nem muito menos uma linguagem rebuscada demais. 5º Evite argumentos generalizantes ou baseados apenas no senso comum, já que eles não conferem credibilidade ao texto. 6º Evite o excesso de subjetividade (infelizmente, com certeza, sem sombra de dúvida, o saudoso) porque ela reduz o crédito das informações apresentadas.
16 REDAÇÃO DISCURSIVA F C C
DESVENDANDO O EDITAL PROVA DE REDAÇÃO
DESVENDANDO O EDITAL PROVA DE REDAÇÃO 9 DA PROVA DISCURSIVA 9.1 A prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, valerá 20,00 pontos, consistirá da redação de texto dissertativo, de até 30
REDAÇÃO DISCURSIVA. (como elaborar o texto)
REDAÇÃO DISCURSIVA (como elaborar o texto) 9 DA PROVA DISCURSIVA 9.1 A prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, valerá 20,00 pontos, consistirá da redação de texto dissertativo, de
ELIANE FONTANA LÍNGUA PORTUGUES + REDAÇÃO DISCURSIVA
ELIANE FONTANA LÍNGUA PORTUGUES + REDAÇÃO DISCURSIVA Língua Portuguesa Língua Portuguesa: Interpretação de texto. Argumentação. Pressupostos e subentendidos. Níveis de linguagem. Articulação do texto:
REDAÇÃO DISCURSIVA S E E DF (CESPE/CEBRASPE)
REDAÇÃO DISCURSIVA S E E DF (CESPE/CEBRASPE) TIPOS DE REDAÇÃO DISCURSIVA: Dissertação Argumentativa (finalidade persuasiva); Dissertação Expositiva (finalidade informativa); Estudo de Caso (análise de
REDAÇÃO DISCURSIVA para a prova da SEE/DF
REDAÇÃO DISCURSIVA para a prova da SEE/DF POSSIBILIDADES DE TEMAS DA REDAÇÃO: 1. TÓPICO RELEVANTE DA ATUALIDADE Dissertação Argumentativa (finalidade persuasiva); Dissertação Expositiva (finalidade informativa).
REDAÇÃO DISCURSIVA MARATONA
REDAÇÃO DISCURSIVA MARATONA 10. DA PROVA DISCURSIVA 10.1 A prova discursiva valerá 40,00 pontos, consistirá da redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, sobre um tema de atualidades constante do
DISSERTAÇÃO. Escola de Sargentos das Armas (EsSA)
DISSERTAÇÃO Escola de Sargentos das Armas (EsSA) R E D A Ç Ã O - CONTEÚDO DO EDITAL 4. A parte discursiva de Português será constituída de uma redação e terá o objetivo de avaliar a capacidade de expressão
Dicas para Provas. TRE-SP e TRE-PE Professora Soraia Alves. Author or Company YOUR LOGO
Dicas para Provas Discursivas TRE-SP e TRE-PE Professora Soraia Alves Author or Company YOUR LOGO Conteúdo Uma breve apresentação Interpretando os editais 3 4 14 Agora vamos produzir Espelho de correção
redação e pleno desenvolvimento do tema, atendendo aos limites Atendimento à proposta de propostos. redação e desenvolvimento do
Critérios de Correção de Redação Ensino Médio ENSINO MéDIO TExTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO NÍVEL DE DESPENHO E NOTA CORRESPONDENTE Situações que dificultam a correção da produção textual: letra ilegível
HABILIDADES REQUERIDAS PARA A PROVA DISCURSIVA O CARGO DE AUDITOR DE CONTROLE INTERNO
HABILIDADES REQUERIDAS PARA A PROVA DISCURSIVA O CARGO DE AUDITOR DE CONTROLE INTERNO 8.3.1 DAS HABILIDADES 8.3.1.1 As questões da prova objetiva e a prova discursiva poderão avaliar habilidades relacionadas
Aula 1: Apresentação
Aula 1: Apresentação O que é a redação? Esse substantivo é derivado do verbo redigir; de acordo com o dicionário Aurélio, o vocábulo redigir vem do latim redigere e significa, entre outras especificações,
GUIA DE REDAÇÃO CONCURSO POLÍCIA MILITAR SP
GUIA DE REDAÇÃO CONCURSO POLÍCIA MILITAR SP INTRODUÇÃO: Olá Monster Guerreiro, seja bem-vindo ao nosso guia de redação para o concurso da PMESP, este guia é para você que têm muitas dificuldades na hora
Os critérios do ENEM Competências
Os critérios do ENEM Competências PROFESSORA: VANESSA MENEZES Vocês sabem o que cada competência avalia? Competência 1 Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita. Requisitos básicos do texto
A LINGUAGEM NO TEXTO ARGUMENTATIVO PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 9 ANO E. FUNDAMENTAL II C. CURRICULAR REDAÇÃO
A LINGUAGEM NO TEXTO ARGUMENTATIVO PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 9 ANO E. FUNDAMENTAL II C. CURRICULAR REDAÇÃO Formal X Informal O falante de uma língua é, de certa forma, um poliglota, porque usa-a em diversas
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO MANUEL CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 01/2019 EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 02
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO MANUEL CONCURSO PÚBLICO EDITAL Nº 01/2019 EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 02 A Prefeitura Municipal de São Manuel, através do Instituto de Educação e Desenvolvimento Social Nosso Rumo,
REDAÇÃO Professora Rosane Reis MÓDULO 1 O que é Redação. Como redigir para EsSA. O que a banca avalia. Como avalia.
REDAÇÃO Professora Rosane Reis MÓDULO 1 O que é Redação. Como redigir para EsSA. O que a banca avalia. Como avalia. O QUE É REDAÇÃO Logo de imediato pensamos em qualquer coisa que se redige. Sim, isso
Onde se lê: O processo classificatório será constituído por uma prova de Redação.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROCESSO SELETIVO CONCURSO VESTIBULAR EAD - UAB/UFSM (2º Semestre) EDITAL N. 042/2016 RETIFICAÇÃO DO EDITAL 040/2016
PREFEITURA MUNICIPAL DE URUGUAIANA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SEMED CONCURSO PÚBLICO
PREFEITURA MUNICIPAL DE URUGUAIANA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SEMED CONCURSO PÚBLICO JUSTIFICATIVAS PARA MANUTENÇÃO OU ALTERAÇÃO DE NOTAS OFICIAIS DA PROVA DE TÍTULOS
MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA FUVEST
MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA FUVEST C1- Desenvolvimento do tema e organização do texto dissertativo-argumentativo (Peso 4) Aqui são avaliados se o aluno cumpriu todos
U S P. NÍVEL SATISFATÓRIO Apresenta razoável domínio da tipologia argumentativa, mas nem sempre seleciona argumentos que comprovam a tese apresentada.
1) Desenvolvimento do tema Compreender e desenvolver a proposta de redação e adequar-se ao tema solicitado. 2) Organização do Texto dissertativo-argumentativ o Elaborar um texto argumentativo, defender
EXPRESSÃO ESCRITA. O Sumário aqui presente é a continuação do que desenvolvemos na aula anterior:
EXPRESSÃO ESCRITA Sejam bem-vindos à terceira videoaula de Expressão Escrita. Sou a Maj Anna Luiza professora de Português da Seção de Idiomas da ECEME. Esta aula se destina a você, aluno do CP/ECEME e
EDITAL Nº 02/2016 SAG/PROT SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIO PARA A SEÇÃO DE ARQUIVO GERAL SAG/PROT
EDITAL Nº 02/2016 SAG/PROT SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIO PARA A SAG/PROT A Seção de Arquivo Geral (SAG/PROT), no uso de suas atribuições administrativas e com base na Lei 11.788/2008 que dispõe sobre o estágio,
O tipo de tarefa a ser feita em cada redação depende do módulo IELTS que você realiza:
O Básico O teste de Writing tem as seguintes características: Duas redações a serem feitas ( Task 1 e Task 2 ); Duração de 60 minutos; 20 minutos para fazer o Task 1 e 40 minutos para fazer o Task 2; O
UFPR - 2ª FASE - REDAÇÃO - CURCEP PROFª ANDRÉA ZELAQUETT GÊNEROS TEXTUAIS MAIS COBRADOS
UFPR - 2ª FASE - REDAÇÃO - CURCEP PROFª ANDRÉA ZELAQUETT GÊNEROS TEXTUAIS MAIS COBRADOS 1 - RESUMO Resumir as informações mais importantes de um texto com suas palavras, sem copiar e sem acrescentar novas
MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA
MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa 200 160 120 GRADE DE CORREÇÃO DO ENEM Demonstra excelente
Roteiro e Dicas Questões modelos de respostas
Danilo Gonçalves Gaspar Fabiano de Aragão Veiga O CAMINHO para APROVAÇÃO na PROVA ESCRITA DISCURSIVA MAGISTRATURA DO TRABALHO Roteiro e Dicas Questões modelos de respostas 2017 ROTEIRO E DICAS ELABORAÇÃO
PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE
INSTITUTO POLITÉCNICO DE LISBOA ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE LISBOA 2017 PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR
CONSURSO PÚBLICO MUNICIPAL PREFEITURA DE NOVA GLÓRIA Realização:
ANEXO I-A ÁREAS DE ATUAÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE PSF CARGO ÁREA DE ATUAÇÃO VAGA ABERTA AGENTE ÁREA URBANA PSF 1 05 (cinco) LOCALIZAÇÃO - Todos os setores da zona ou perímetro urbano de Nova
A REDAÇÃO NO ENEM INSTITUTO SANTA LUZIA COMPONENTE CURRICULAR: REDAÇÃO PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE 2º ANO ENSINO MÉDIO
A REDAÇÃO NO ENEM INSTITUTO SANTA LUZIA COMPONENTE CURRICULAR: REDAÇÃO PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE 2º ANO ENSINO MÉDIO FATOS SOBRE A PROVA DE REDAÇÃO Todas as redações desenvolvidas no ENEM são avaliadas;
tese tema argumentos TEMA TESE ARGUMENTOS
Defesa de uma tese, de uma opinião a respeito do tema proposto, apoiada em argumentos consistentes estruturados de forma coerente e coesa, de modo a formar uma unidade textual. Seu texto deverá ser redigido
Texto Dissertativo-Argumentativo
Texto Dissertativo-Argumentativo Objetivo: Expor, argumentar ou desenvolver um tema proposto, analisando-o sob um determinado ponto de vista e fundamentando-o com argumentos convincentes, em defesa de
MONSTER CONCURSOS GUIA DE REDAÇÃO POLÍCIA MILITAR - MG
MONSTER CONCURSOS GUIA DE REDAÇÃO POLÍCIA MILITAR - MG INTRODUÇÃO: Olá Soldado, seja bem-vindo ao nosso guia de redação para Polícia Militar de Minas Gerais, este guia é para você que têm muitas dificuldades
As qualidades de um texto. Produção textual
As qualidades de um texto O bom texto, antes de mais nada, deve ser adequado em função dos seus objetivos e das circunstâncias comunicativas. O autor deve habilmente administrar as outras qualidades de
MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA
MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA Motivos para atribuir nota zero à redação: Fuga total ao tema; Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa; Texto com até 7 (sete)
Scanned by CamScanner
Scanned by CamScanner Scanned by CamScanner FICHA DE ACOMPANHAMENTO TUTORIAL PEDRO RIBEIRO Na correção, são adotadas cores diferentes para cada categoria de avaliação. São elas: VERMELHO: erros relativos
Redação (Aula 01) Profª Dayane Cristine Negri Profº Rafael Semensi Profª Tatiane Matos Vieira 02/03/2.010
Redação (Aula 01) 02/03/2.010 Profª Dayane Cristine Negri Profº Rafael Semensi Profª Tatiane Matos Vieira 1 Contato: MSN: [email protected] e-mail pessoal: [email protected] Rafael Semensi
CONCURSO PÚBLICO / Professor Efetivo - Campus São João del-rei - IF SUDESTE MG
CONCURSO PÚBLICO - 014 / 2015 - Professor Efetivo - Campus São João del-rei - IF SUDESTE MG Recurso: Prova Dissertativa Dados do Num. Inscrição 00037 Dados do Recurso Num. Recurso 1 Assunto Argumentação
Que dia será aplicado a Redação? Quantas Redações serão corrigidas?
INTRODUÇÃO: Olá Soldado, seja bem-vindo ao nosso guia de redação para Polícia Militar de Minas Gerais, este guia é para você que têm muitas dificuldades na hora de escrever uma redação, e não tem ideia
PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA (Acesso aos cursos de mestrado profissionalizante 2.ª chamada)
INSTITUTO POLITÉCNICO DE LISBOA ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE LISBOA 2016 PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA (Acesso aos cursos de mestrado profissionalizante 2.ª chamada) CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO I. Leitura
TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO. Professor Marlos Pires Gonçalves
TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO 1 DISSERTAR é um ato que desenvolvemos todos os dias, quando: procuramos justificativas: para a elevação dos preços; para o aumento da violência; para os descasos com a
ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE EDEALINA Rua 21 Qd. 04 Centro Telefax: (64) CEP Edealina/GO
DATAS PREVISTAS EDITAL 01/11 ANEXO II CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES 05/08/11 Publicação do Extrato do Edital n. 01 para abertura do Concurso Público no Diário Oficial do Estado e Jornal
Projeto 1000 no Enem. Conclusão. Bruna Camargo (67) (Aulas particulares)
Projeto 1000 no Enem Conclusão OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: Nas dissertações, a conclusão é a parte final que condensa os pontos centrais da discussão, inclusive o posicionamento apresentado na tese. A conclusão
CURSOS DE FÉRIAS SISTEMA DE ENSINO COM EXCELÊNCIA
CURSOS DE FÉRIAS SISTEMA DE ENSINO COM EXCELÊNCIA ATUALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA (PORTUGUÊS E REDAÇÃO INSTRUMENTAIS) 1. ORTOGRAFIA - uso de s, ss, sc, ç, ch, lh etc 2. REDAÇÃO DE CORRESPONDÊNCIAS ELETRÔNICAS
Prova de Língua Portuguesa (Acesso aos mestrados profissionalizantes) 3ª Fase de Candidatura
INSTITUTO POLITÉCNICO DE LISBOA ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE LISBOA 2013 Prova de Língua Portuguesa (Acesso aos mestrados profissionalizantes) 3ª Fase de Candidatura CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO I. Leitura
REDAÇÃO. Professor Moacir Cabral
REDAÇÃO Professor Moacir Cabral Redação (redigir/escrever): ação ou resultado de escrever com ordem e método. Tipos de texto: Narrativo Descritivo Dissertativo Qualidades fundamentais do texto Clareza:
Prova de Língua Portuguesa (Acesso aos mestrados profissionalizantes) 1ª chamada
INSTITUTO POLITÉCNICO DE LISBOA ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE LISBOA 2013 Prova de Língua Portuguesa (Acesso aos mestrados profissionalizantes) 1ª chamada CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO I. Leitura (80 ) Nos
VESTIBULAR. o guia definitivo para uma redação incrível
VESTIBULAR o guia definitivo para uma redação incrível VESTIBULAR o guia definitivo para uma redação incrível Ponto forte de uns estudantes e fonte de pânico para outros, a redação tem um peso enorme nos
Textual Competências para a produção de texto dissertativo-argumentativo
Produção Textual Competências para a produção de texto dissertativo-argumentativo argumentativo Língua Portuguesa Prof. Samuel KühnK DEFINIÇÃO DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO ARGUMENTATIVO O texto
Compreensão e Interpretação de Textos
Língua Portuguesa Compreensão e Interpretação de Textos Texto Texto é um conjunto coerente de enunciados, os quais podem serem escritos ou orais. Trata-se de uma composição de signos codificada sob a forma
CONCURSO DO CORPO DE BOMBEIROS DO ESTADO DE PERNAMBUCO
CONCURSO DO CORPO DE BOMBEIROS DO ESTADO DE PERNAMBUCO - 7 - UMA BREVE APRESENTAÇÃO Querido (a) aluno (o), É, com prazer, que apresento a você o MÉTODO DE APRENDIZAGEM PARA PROVAS DISCURSIVAS. Meu nome
Leia os trechos abaixo, retirados de diferentes fontes, para refletir sobre as perspectivas daqueles que cursam o ensino superior no Brasil:
Leia os trechos abaixo, retirados de diferentes fontes, para refletir sobre as perspectivas daqueles que cursam o ensino superior no Brasil: O contexto sociocultural e institucional media a relação do
AULÃO DE REDAÇÃO XIV SIMULADO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA URI
AULÃO DE REDAÇÃO XIV SIMULADO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA URI Professoras: Adriana Maria Romitti Albarelo Vanice Hermel A leitura e a escrita Ler muito para ver como os diversos autores escrevem é
MATERIAL COMPLEMENTAR
MATERIAL COMPLEMENTAR dicas de redação Uma boa redação é instrumento valioso para o progresso na escrita. Por meio dela, são apontados os problemas do texto, as falhas de construção,os desvios da norma
JUSTIFICATIVAS PARA MANUTENÇÃO OU PARA ALTERAÇÃO DE NOTAS DE REDAÇÃO PROTOCOLO:
JUSTIFICATIVAS PARA MANUTENÇÃO OU PARA ALTERAÇÃO DE NOTAS DE REDAÇÃO PROTOCOLO: 22924028436-3 PROTOCOLO: 22924028436-3 MANTIDA A NOTA DIVULGADA. A prova de redação do concurso público do Os textos foram
ESCOLA DIACONAL SANTO ESTEVÃO Diocese de Cachoeiro de Itapemirim PROCESSO SELETIVO 2017 CURSO DE BACHARELADO EM TEOLOGIA
ESCOLA DIACONAL SANTO ESTEVÃO Diocese de Cachoeiro de Itapemirim PROCESSO SELETIVO 2017 CURSO DE BACHARELADO EM TEOLOGIA A Escola Diaconal Santo Estevão em parceria com o Instituto Santo Tomás de Aquino
PROVAS DISCURSIVAS NA ÁREA FISCAL LUCIANO OLIVEIRA
PROVAS DISCURSIVAS NA ÁREA FISCAL LUCIANO OLIVEIRA PROVAS DISCURSIVAS NA ÁREA FISCAL 2010: 1ª vez em que foram cobradas provas discursivas para AFRFB, ATRFB e AFT (Esaf) Separação das fases objetiva e
Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina
EDITAL Nº 001/2014 DPE/CURITIBANOS PREENCHIMENTO DE VAGAS DE ESTÁGIO A, no uso de suas atribuições, COMUNICA a abertura do processo seletivo destinado ao preenchimento de vagas de estágio aos alunos matriculados
DATA: 15 / 04 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE REDAÇÃO E EXPRESSÃO 2.º ANO/EM ALUNO(A): Nº: TURMA: PROPOSTA DE REDAÇÃO
SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: / 0 / 06 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE REDAÇÃO E EXPRESSÃO.º ANO/EM ALUNO(A): Nº: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:
Redação Profa. Raquel
Aula Enem 2016 Redação Profa. Raquel O que sua dissertação deve apresentar: DISSERTAÇÃO Como você que será avaliado(a)? Competência 1 NORMA Demonstrar CULTA domínio da modalidade escrita formal da Língua
Não considerada: 0 pontos Precário: 40 pontos Insuficiente: 80 pontos Mediano: 120 pontos Bom: 160 pontos Ótimo: 200 pontos
Competências ENEM Antes de relacionarmos as cinco competências do ENEM, esclarecemos que a prova de redação vale 1000 pontos no total (dividindo esse valor entre os 5 aspectos, cada um deles tem peso de
ESTRUTURAÇÃO RESPOSTAS DISCURSIVAS
NOTA DE AULA 3 ESTRUTURAÇÃO RESPOSTAS DISCURSIVAS R E S P O S T A S D I S C U R S I V A S Ao se responder a questões em provas escolares, exercícios, vestibulares, concursos, etc. sempre somos colocados
Critérios para correção de textos. ler e escrever como compromisso de todas as disciplinas
Critérios para correção de textos ler e escrever como compromisso de todas as disciplinas Como podemos avaliar produções de texto? Avaliar textos é privilégio do professor de Língua Portuguesa? Ou deve
1. Redação discursiva: o que é, como construir
MATERIAL COMPLEMENTAR - PROVA DISCURSIVA Professores: Luana Porto e Mateus Silveira 1. Redação discursiva: o que é, como construir Antes da escrita, é necessário realizar treinos de redação e conhecer
DÚVIDAS E DIFICULDADES MAIS FREQUENTES NO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO MODELO ENEM
DÚVIDAS E DIFICULDADES MAIS FREQUENTES NO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO MODELO ENEM LABORATÓRIO DE REDAÇÃO Corretoras: Patrícia Peres Rayane Ferreira Tainá Veras COMPETÊNCIA I SIGNIFICADO DAS COMPETÊNCIAS
Livro Eletrônico Aula 00 Recursos p/ Discursivas PM-SP (Conteúdo) Prof. Raphael Reis
Livro Eletrônico Recursos p/ Discursivas PM-SP () Professor: Raphael de Oliveira Reis : Recursos para a prova discursiva PM-SP CARGOS: Soldado 2ª Classe Tema: A proibição do consumo de bebidas alcoólicas
REDAÇÃO. Professora Rosane Reis. MÓDULO 17 Redação Modelo Marinha
REDAÇÃO Professora Rosane Reis MÓDULO 17 Redação Modelo Marinha ESCOLA NAVAL A prova de Redação no Concurso Público de Admissão à Escola Naval (CPAEN) tem caráter ELIMINATÓRIO. A banca examinadora determina
Processo de seleção para alunos novos. 6º e 7º ano do Ensino Fundamental
Processo de seleção para alunos novos 6º e 7º ano do Ensino Fundamental 2017 Unidade Barra da Tijuca I ORIENTAÇÕES GERAIS a) As famílias que desejarem conhecer nossa proposta e inscrever seus filhos para
8. Demonstrar conhecimento dos mecanismos Linguísticos necessários para a Construção da Argumentação. 9. Competência Elaborar proposta de intervenção
Sumário 1.apresentação 2. matrizes de referência para redação 2016 Detalhamento por competência 3. Competência Demonstrar domínio da Modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. 4. Competência 5. Compreender
Guia Rápido de Redação
Guia Rápido de Redação para Concursos Públicos Saiba como começar a se preparar para a disciplina que ainda elimina centenas de milhares de candidatos todos os anos. Redação: o segredo dos concurseiros
Profª. Adriana Figueiredo
Profª. Adriana Figueiredo Formada em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal ao Rio de Janeiro, com especialização em Produção Textual. Trabalhou 10 anos como Analista Judiciário do Tribunal
CRITÉRIOS GERAIS DE CLASSIFICAÇÃO
Exame Final Nacional de Português Língua Segunda (Alunos com surdez severa a profunda) Prova.ª Fase Ensino Secundário 09.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 9/0, de 5 de julho Critérios de Classificação
Prof. Paola C. Buvolini Freitas Prof. de Língua Portuguesa, Redação e expressão oral em LP 1 e 2
Prof. Paola C. Buvolini Freitas Prof. de Língua Portuguesa, Redação e expressão oral em LP 1 e 2 O QUE É DISSERTAR? é expor os conhecimentos que se tem sobre um assunto ou defender um ponto de vista sobre
REDAÇÃO. Professora Rosane Reis MÓDULO 18 REDAÇÃO NA BANCA DA AERONÁUTICA
REDAÇÃO Professora Rosane Reis MÓDULO 18 REDAÇÃO NA BANCA DA AERONÁUTICA 1. A PROVA DE REDAÇÃO NA ACADEMIA DA FORÇA AÉREA (EPCAR) A prova de Redação no Concurso Público de Admissão à EPCAR é constituída
CENTRO UNIVERSITÁRIO FILADÉLFIA RECREDENCIAMENTO
CENTRO UNIVERSITÁRIO FILADÉLFIA RECREDENCIAMENTO Portaria MEC nº 84, de 18 de janeiro de 2017, publicada no Diário Oficial da União em 19 de janeiro de 2017. MANTENEDORA Instituto Filadélfia de Londrina
COESÃO REFERENCIAL E SEQUENCIAL LEITURA E ARGUMENTAÇÃO TEXTO ARGUMENTATIVO
AULA 4 COESÃO REFERENCIAL E SEQUENCIAL LEITURA E ARGUMENTAÇÃO TEXTO ARGUMENTATIVO Profa. Dra. Vera Vasilévski Comunicação Oral e Escrita UTFPR/Santa Helena Atividades da aula 3 Comente as afirmações a
PALAVRAS DE INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2018
PALAVRAS DE INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2018 Lembre-se da estrutura básica da dissertação-argumentativa Introdução Desenvolvimento Conclusão Apresente
PROCESSO SELETIVO EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 2017 UFJF PROCESSO SELETIVO EAD 2017 PROVA 3 (REDAÇÃO)
PROCESSO SELETIVO EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 2017 UFJF PROCESSO SELETIVO EAD 2017 PROVA 3 (REDAÇÃO) ATENÇÃO, FISCAL: NÃO CORTAR O CANHOTO ANTES DE ETIQUETAR E CONFERIR TODAS AS PROVAS UFJF - PROCESSO SELETIVO
PALAVRAS DE INTRODUÇÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2016
PALAVRAS DE INTRODUÇÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS /REDAÇÃO ENEM / VESTIBULAR /2016 Lembre-se da estrutura básica da dissertação-argumentativa Introdução Desenvolvimento Conclusão Apresente o tema e o recorte
Competências avaliadas na Redação do ENEM
Competências avaliadas na Redação do ENEM Competência I A primeira competência cobrada é o domínio da gramática e estética textual. O candidato deve conhecer o uso da norma padrão da língua portuguesa
ARTIGO CIENTÍFICO É um documento sobre a descrição de estudos/descobertas em determinado ramo da ciência. Aspectos importantes: - Relevância; -
ARTIGO CIENTÍFICO É um documento sobre a descrição de estudos/descobertas em determinado ramo da ciência. Aspectos importantes: - Relevância; - Originalidade; - Contribuições para a ciência; - Adequação
Os cinco. redigir um texto RENAN GOMES DE LIMA. Docente no Senac/RO
Os cinco erros mais comuns ao se redigir um texto RENAN GOMES DE LIMA Docente no Senac/RO Todo profissional deve, por meio de sua redação, ser alguém capaz de se fazer entendido, utilizando para isso argumentos
AULA DE VÉSPERA VESTIBULAR Português
AULA DE VÉSPERA VESTIBULAR 2018 Português Prof. Vanessa ASSUNTOS RECORRENTES: Aspectos verbais; Funções das aspas; Funções da linguagem; Pronomes como recurso de coesão referencial; Outras funções dos
REGULAMENTO. I Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa Tecendo Saberes do nosso povo. 1ª Edição Apresentação
REGULAMENTO I Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa Tecendo Saberes do nosso povo 1ª Edição 2016 Apresentação A I Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa - Tecendo saberes do nosso povo é uma iniciativa
