Prescrição de Treinamento de Força. Prof. Ms. Paulo Costa Amaral

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prescrição de Treinamento de Força. Prof. Ms. Paulo Costa Amaral"

Transcrição

1 Prescrição de Treinamento de Força Prof. Ms. Paulo Costa Amaral

2 Agenda Introdução; Variáveis agudas; Nível de condicionamento físico no treinamento de força; Montagem de programas de treinamento de força; Sistemas ou métodos de treinamento de força.

3 Componentes da Aptidão Física Elementos mensuráveis do Condicionamento Físico Condicionamento relacionado à Saúde Condicionamento relacionado à Performance 1. Resistência cardiorrespiratória; 2. Composição corporal; 3. Condicionamento musculoesquelético: - Flexibilidade; - Força Muscular; - Resistência Muscular. 1. Agilidade; 2. Equilíbrio; 3. Coordenação; 4. Velocidade; 5. Potência; 6. Tempo de Reação. Adaptado de NEINAM (2011).

4 Aptidão Física COMPONENTE Resistência Cardiorrespiratória Composição Corporal Força Muscular Flexibilidade JUSTIFICATIVA Aumento da capacidade de trabalho; Redução dafadiga; Redução do risco de ocorrência de doenças cardiovasculares. Redução do risco de hipertensão arterial e de ocorrência de doenças cardiovasculares e diabetes. Aumento da capacidade funcional (levantamento e transporte de cargas); Redução do risco de dores lombares. Aumento da capacidade funcional (amplitude de movimento); Redução do risco de dores lombares. (MAIA et al., 2011).

5 CAPACIDADES FÍSICAS MEIOS MÉTODOS Força muscular Resistência cardiorrespiratória Exercícios com sobrecarga Treinamento suspenso Correr Pedalar Nadar Múltiplas séries Circuito Piramidal Crescente Drop set Super série Contínuo Extensivo Intervalado Intensivo Variativo Flexibilidade Alongamento Pilates Ativo Dinâmico Passivo Estático

6 Treinamento de Força O treinamento de pesos, também conhecido como treinamento de força, treinamento contra resistência, treinamento resistido, ou musculação, tornou- se uma das formas mais populares de exercício para melhora da aptidão física.

7 Treinamento de Força Podemos entender a musculação como um meio de treinamento \sico, cujo principal meio de treinamento são os pesos livres (halteres, anilhas, barras etc.) e equipamentos, e a principal capacidade \sica treinada é a força muscular.

8 O que é Força Muscular? Superação de uma dada resistência pela contração muscular. (UCHIDA et al., 2008).

9 Variáveis agudas

10 Variáveis agudas de montagem de programa de treinamento de força Seleção dos exercícios Ordem dos exercícios Falha muscular e exaustão Velocidade de movimento Volume Frequência Intensidade Intervalo de repouso entre as séries e exercícios

11 1. Seleção dos Exercícios

12 Exercícios utilizando máquinas e polias O indivíduo realiza o movimento no padrão dado pelos equipamentos de forma guiada (máquinas e polias), exigindo que a postura seja adequada para o exercício.

13 Exercícios utilizando máquinas e polias As trajetórias guiadas nos aparelhos são muito interessantes para os iniciantes que apresentam dificuldades na coordenação do movimento, diminui o risco de lesão e podem facilitar a aplicação de determinados sistemas (ou métodos) de treinamento.

14 Exercícios utilizando pesos livres Por outro lado, nos exercícios com pesos livres é necessário recrutar maior massa muscular para estabilizar as arcculações durante os movimentos. Desenvolvem a coordenação motora específica.

15 Exercícios Instáveis Exercícios realizados em super\cies instáveis geralmente não são recomendados para o treinamento de forc a máxima e hipertrofia muscular.

16 2. Ordem dos Exercícios

17 2. ORDEM DOS EXERCÍCIOS A ordem dos exercícios tradicionalmente recomendada é a execução dos grandes grupos musculares antes da execução dos pequenos grupos.

18 2. ORDEM DOS EXERCÍCIOS Entretanto, atualmente podemos considerar para indivíduos avançados a ordem de prioridades.

19 3. Falha muscular e exaustão

20 3. FALHA MUSCULAR E EXAUSTÃO Acredita- se, comumente, que a exaustão é necessária para desenvolver a hipertrofia muscular.

21 3. FALHA MUSCULAR E EXAUSTÃO Por outro lado, algumas evidências apontam que o treinamento até a exaustão em longo prazo pode conduzir aos sintomas de overtraining e elevado estresse psicológico.

22 3. FALHA MUSCULAR E EXAUSTÃO Coletivamente, a presença da exaustão muscular nas séries do treinamento com pesos deve ser incluída de maneira PERIODIZADA e coerente com os objetivos e fases do programa.

23 4. Velocidade de movimento

24 4. VELOCIDADE DE MOVIMENTO A AÇÃO EXCÊNTRICA RÁPIDA promove alterações mais pronunciadas no desenvolvimento da forc a e hipertrofia muscular em comparação à exce ntrica lenta ou conce ntrica rápida e lenta.

25 4. VELOCIDADE DE MOVIMENTO A figura abaixo ilustra a aplicação de diferentes manifestações da forc a em função da velocidade movimento não intencional. (FLECK;; KRAEMER, 2006).

26 4. VELOCIDADE DE MOVIMENTO As implicações da curva forc a- velocidade demonstram que: O treinamento em baixa velocidade e tensão máxima é efetivo para o treinamento da FORC A MUSCULAR; O treinamento em alta velocidade de execução é efetivo para desenvolver a VELOCIDADE e a POTE NCIA MUSCULAR.

27 5. Volume

28 5. VOLUME O volume no treinamento com pesos é expresso como: Volume = Séries (por grupo muscular) x Repecções x Sobrecarga (kg).

29 5. VOLUME Durante um ciclo de treinamento periodizado, o volume de treinamento deve ser manipulado a fim de otimizar o princípio da variabilidade e da sobrecarga.

30 5. VOLUME Número de exercícios utilizados nos estudos sobre emagrecimento (FILHO; FERREIRA, 2014a).

31 Ensaios Clínicos selecionados por utilizarem o treino de forma como meio de intervenção no emagrecimento. (FILHO; FERREIRA, 2014b).

32 INDIVÍDUOS ADULTOS Recomenda- se de 2 a 4 séries para a melhoria da força e potência. 2 série são efetivas para a melhora da resistência muscular (ACSM, 2014).

33 INDIVÍDUOS INICIANTES/IDOSOS Uma série única de exercício pode ser efetiva, especialmente entre idosos e iniciantes (ACSM, 2014).

34 6. Frequência

35 INDIVÍDUOS ADULTOS Treinar a resistência de cada grupo muscular principal: Ex.: Os grupos musculares do peito, dos ombros, das porções superiores e inferiores das costas, do abdome, do quadril e das pernas). 2 a 3 dias/semana com pelos menos 48 horas de intervalo separando as sessões de treinamento de exercícios do mesmo grupo muscular. (ACSM, 2014).

36 7. Intensidade

37 7. INTENSIDADE A sobrecarga representa a quantidade de peso empregado no exercício.

38 7. INTENSIDADE A intensidade máxima aplicada depende da interação de outras variáveis como o volume, a ordem, o intervalo entre as séries e a ação muscular.

39 Relação entre o percentual de 1RM e o nº de repetições executadas % 1RM Nº de Repetições (BAECHLER;; EARLE, 2008).

40 Relação entre continnum de repecções máximas e adaptações induzidas pelo treinamento com pesos (BAECHLE;; EARLE, 2008).

41 8. Intervalo de repouso entre as séries e exercícios

42 8. INTERVALO DE REPOUSO ENTRE AS SÉRIES E EXERCÍCIOS Os períodos de intervalo de repouso entre as séries e exercícios podem ser classificados em treŝ categorias: Curto (< 30 segundos), Moderado (60-90 segundos) e Longo (> que 3 minutos).

43 8. INTERVALO DE REPOUSO ENTRE AS SÉRIES E EXERCÍCIOS O intervalo curto tende a produzir um grande estresse metabólico, aumentando a reposta anabólica.

44 8. INTERVALO DE REPOUSO ENTRE AS SÉRIES E EXERCÍCIOS Intervalos de repouso longos permitem a recuperação completa entre as séries, facilitando a capacidade de treinar com FORÇA MÁXIMA.

45 8. INTERVALO DE REPOUSO ENTRE AS SÉRIES E EXERCÍCIOS Praticantes interessados em desenvolver a hipertrofia muscular, frequentemente utilizam períodos curtos de intervalo de repouso, associados com alto volume e intensidade moderada/ alta.

46 Nível de Condicionamento no treinamento de força

47 Iniciante

48 Definição - Iniciante Aluno que nunca praticou musculação ou interrompeu seu treino há muito tempo;; não é, necessariamente, um sedentário. (GUEDES et al., 2008)

49 Definição - Iniciante Indivíduos inexperientes ou que está destreinado há vários meses ou anos. Média de 12 semanas / Depende do nível de Coordenação Motora

50 Definição - Iniciante Os principais objetivos no início do programa (8-12 semanas) são: Consolidar as adaptações neurais, Aprimorar a técnica dos exercícios (ASPECTO MOTOR) e Conscientizar o praticante (princípio da conscienczação) para os objetivos o bene\cios do treinamento com pesos em longo prazo.

51 Características do programa de treinamento para iniciantes TIPO DE FORÇA (RML entre rep.): O maior nº de repetições facilita o aprendizado do gesto motor e a carga moderada diminui o risco de lesões nessa fase inicial;; (GUEDES et al., 2008)

52 Forc a Máxima Hipertrofia Resiste ncia Muscular Ação Muscular EXC e CON EXC e CON EXC e CON Seleção do exercício Multi e Monoarticular Multi e Monoarticular Multi e Monoarticular Ordem dos exercícios Grandes < Pequenos Multi < Mono Grandes < Pequenos Multi < Mono Variada Sobrecarga 60-70% 1RM 60-70% 1RM 50-70% 1RM Volume 1-3x 8-12 RM 1-3x 8-12 RM 1-3x RM Intervalo de repouso 1-2 min 1-2 min 1-2 min Velocidade de movimento Lenta- moderada Lenta- moderada Lenta- moderada Freque ncia 2-3x/ semana 2-3x/ semana 2-3x/ semana (ACSM, 2009)

53 Intermediário

54 Definição - Intermediário Aluno que deu continuidade ao treinamento e já apresenta boa evolução. (GUEDES et al., 2008)

55 Definição - Intermediário Indivíduos que estão em treinamento consistente há aproximadamente três meses.

56 Definição - Intermediário Quando apresenta treinamento regular e sistematizado por um período superior a seis meses. Depende do nível de Coordenação Motora

57 Intermediário A principal variável a ser considerada na progressão dos programas de iniciantes para intermediários é o aumento da freque ncia semanal.

58 Forc a Máxima Hipertrofia Resiste ncia Muscular Ação Muscular EXC e CON EXC e CON EXC e CON Seleção do exercício Multi e Monoarticular Multi e Monoarticular Multi e Monoarticular Ordem dos exercícios Grandes < Pequenos Multi < Mono Grandes < Pequenos Multi < Mono Variada Sobrecarga 70-80% 1RM 70-80% 1RM 50-70% 1RM Volume Múltiplas 1-3x 8-12 RM Múltiplas 1-3x 8-12 RM Múltiplas 1-3x RM Intervalo de repouso 2-3 min 1-2 min 1-2 min Velocidade de movimento Moderada Lenta - Moderada Moderada rápida Freque ncia 2-4x/ semana 2-4x/ semana 2-4x/ semana (ACSM, 2009)

59 Avançado

60 Definição - Avançado Indivíduos com pelo menos um ano de experiência em TF realizado de forma sistemática e que obtiveram ganhos significativos de força e hipertrofia muscular. (PRESTES et al., 2016)

61 Definição - Avançado O treinamento para o praticante avanc ado deve ser periodizado (princípio da variabilidade) para manter a taxa de progressão.

62 Forc a Máxima Hipertrofia Resiste ncia Muscular Ação Muscular EXC e CON EXC e CON EXC e CON Seleção do exercício Multi e Monoarticular Multi e Monoarticular Multi e Monoarticular Ordem dos exercícios Grandes < Pequenos Multi < Mono Grandes < Pequenos Multi < Mono Variada Sobrecarga % 1RM % 1RM 30-80% 1RM Volume Múltiplas 1-12 RM Múltiplas 1-12 RM Múltiplas 1-12 RM Intervalo de repouso 2-3 min 1-3 min ou menos 1-2 min ou menos Velocidade de movimento Lenta- rápida Lenta- moderada - rápida Moderada - rápida Frequência 4-6x/semana 4-6x/semana 4-6x/semana (ACSM, 2009)

63 Montagem de Programas de Treinamento de Força

64 PROGRAMAS DE TREINAMENTO DE FORÇA DIRECIONADO POR GRUPO MUSCULAR ALTERNADO POR SEGMENTO

65 1. Alternado por segmento

66 1. Alternado por Segmento Subdivide-se o corpo em três segmentos: SUPERIOR INFERIOR TRONCO (CORE) Músculos que atuam nos movimentos dos membros superiores. Ex.: peitoral maior, latíssimo do dorso, tríceps braquial. Músculos que atuam nos movimentos dos membros inferiores. Ex.: quadríceps femoral, glúteo máximo, tríceps sural. Músculos que atuam nos movimentos da coluna. Ex.: reto do abdome, eretores da coluna. (PRESTES et al., 2016).

67 1. Alternado por Segmento Iniciantes A intenção é aumentar a força muscular em razão da melhoria do gesto mecânico (coordenação inter e intramuscular). Trabalho em Circuito Melhorar a condição física geral do cliente em um período específico do planejamento. (PRESTES et al., 2016).

68 1. Alternado por Segmento Em ambos os casos, a combinação desses modelos com a carga NÃO FAVORECE grandes aumentos na força muscular ou hipertrofia. (PRESTES et al., 2016).

69 2. Direcionado por grupo muscular

70 2. Direcionado por Grupo Muscular O objetivo da montagem direcionado por grupamento muscular é levar à maior fadiga, para isso deve- se realizar exercícios para o mesmo grupo muscular seguidamente.

71 2. Direcionado por Grupo Muscular Objetivo: Desenvolvimento neuromuscular, forc a hipertrófica e forc a máxima. Praticante: Intermediário e avanc ado. Número de semanas recomendado: Indefinido.

72 Sistemas ou métodos de treinamento de força

73 SISTEMAS OU MÉTODOS DE TREINAMENTO É COMO devemos realizar os exercícios (que são os MEIOS) com foco na CAPACIDADE FÍSICA.

74 9 SISTEMAS OU MÉTODOS DE TREINAMENTO DE FORÇA Múltiplas séries Circuito (Passagem) Circuito de Ação Cardiovascular Bi-Set Tri-Set Super Série 1 Série Combinada I (Agonista/Antagonista) Série Combinada II (Grupos musculares distintos) Super Lento

75 Múltiplas séries Objetivo: Resistência muscular, hipertrofia muscular, potência e força máxima. Praticante: Do iniciante ao avançado. Frequência: Indefinido.

76 Circuito (Passagem) Praticante: Do iniciante ao avançado. Baseia-se na execução dos exercícios de um programa de treino na sequência em que foram estruturados, sem intervalo, ou com um intervalo mínimo entre elas.

77 Circuito (Passagem) Exercícios MMSS - Supino MMII - Leg Press TRONCO - Abdominal Supra MMSS - Pulley Frente MMII - Mesa Flexora TRONCO - Abdominal Oblíquo Repetições RM RM RM RM RM RM

78 Circuito de Ação Cardiovascular Exercícios MMSS - Supino MMII - Leg Press TRONCO - Abdominal Supra AERÓBIO - Esteira MMSS - Pulley Frente MMII - Mesa Flexora TRONCO - Abdominal Oblíquo AERÓBIO Elíptico Repetições RM RM RM 5 minutos (moderado a intenso) RM RM RM 5 minutos (moderado a intenso)

79 Bi-Set Objetivo: Hipertrofia muscular. Praticante: Intermediário e avançado. Frequência: Quatro semanas.

80 Bi-Set Procedimentos: O método Bi-Set consiste em realizar DOIS exercícios sem intervalo para o mesmo grupo muscular principal, ou seja, executar um exercício e sem pausa realizar o próximo. Após a execução dos dois exercícios, há uma pausa, para então realizar a segunda passagem e depois a terceira.

81 Bi-Set Exercícios Séries Repetições Intervalo MMSS Supino MMSS Peck Deck RM 8-10 RM 90 segundos. MMII Leg Press MMII Cadeira Extensora RM RM 60 segundos TRONCO Abdominal Supra TRONCO Abdominal Oblíquo RM RM 45 segundos.

82 Tri-Set Objetivo: Hipertrofia muscular. Praticante: Avançado. Frequência: Aproximadamente duas a três semanas.

83 Tri-Set Procedimentos: Semelhante ao Bi-Set, porém com adição de um exercício. O Tri-Set consiste em realizar TRÊS exercícios sem intervalo para o mesmo grupo muscular principal, ou seja, executar os exercícios de forma seguida um após o outro até completar o total de três exercícios sem pausa. Após a execução dos três exercícios, segue-se uma pausa, para então realizar a segunda passagem e depois a terceira.

84 Tri-Set Exercícios Séries Repetições Intervalo MMSS Supino MMSS Peck Deck MMSS Supino Inclinado MMII Leg Press MMII Cadeira Extensora MMII Afundo TRONCO Abdominal Supra TRONCO Abdominal Oblíquo TRONCO Abdominal Infra RM 8-10 RM 8-10 RM RM RM RM RM RM RM 90 segundos. 60 segundos 45 segundos.

85 Super Série 1 (Para o mesmo grupo muscular) Objetivo: Hipertrofia muscular. Praticante: Avançado. Frequência: Aproximadamente duas semanas.

86 Super Série 1 (Para o mesmo grupo muscular) Procedimentos: O método Super Série 1 consiste na realização de QUATRO ou mais exercícios sem intervalo para o mesmo grupo muscular principal, ou seja, executar os exercícios de forma seguida, um atrás do outro, até completar o total superior a quatro ou mais exercícios sem pausa. Após a execução do último exercício há uma pausa, para então realizar a segunda passagem e depois a terceira.

87 Super Série 1 (Para o mesmo grupo muscular) Exercícios Séries Repetições Intervalo MMSS Supino 6-8 RM MMSS Peck Deck MMSS Supino Inclinado RM 6-8 RM 2 min. MMSS - Crucifixo 6-8 RM MMII Leg Press 6-8 RM MMII Cadeira Extensora MMII Afundo RM 6-8 RM 2 min. MMII - Agachamento 6-8 RM

88 Série Combinada I ou Super Série 2 (Agonista/Antagonista) Objetivo: Hipertrofia muscular. Praticante: Intermediário e avançado. Frequência: Aproximadamente quatro semanas.

89 Série Combinada I ou Super Série 2 (Agonista/Antagonista) Procedimentos: O método Super Série 2 consiste na realização de dois exercícios sem intervalo, ou seja, executar os exercícios de forma seguida, porém respeitando a sequência: primeiro o agonista, depois o respectivo antagonista.

90 Série Combinada I ou Super Série 2 (Agonista/Antagonista) Exercícios Séries Repetições Intervalo MMSS Supino MMSS Pulley Costas RM 8-10 RM 90 segundos. MMII Cadeira Extensora MMII Cadeira Flexora RM RM 60 segundos TRONCO Abdominal Supra TRONCO Extensão Lombar RM RM 45 segundos.

91 Série Combinada II (Grupos musculares distintos) Realiza-se dois ou mais exercícios sem intervalo para grupos musculares distintos (NÃO CONFUNDIR COM BI-SET). Exercícios Séries Repetições Intervalo MMSS Supino MMII Cadeira Extensora RM 8-10 RM 90 segundos. MMSS Pulley Frente MMII Cadeira Flexora RM 8-10 RM 90 segundos TRONCO Abdominal Supra MMII Panturrilha Hack RM RM 45 segundos.

92 Super lento Objetivo: O tempo de tensão parece ser um importante estímulo para aumentar a hipertrofia e resistência muscular. Praticante: Útil para clientes em reabilitação, que necessitem de cuidados extras ou ainda para estratégias de aprendizagem de novos exercícios.

93 Super lento Procedimentos: A realização de cada repetição deve ser feita lentamente. Recomenda-se que cada série dure entre 100 a 180 segundos. O treino com esse sistema consiste tipicamente de um número de séries reduzido, a escolha de 2 a 8 exercícios e curtos intervalos de recuperação.

94 Super lento Exercício Séries Repetições Intesidade Rosca direta 2 5 RM (duração de 12 segundos para cada repetição: 6 seg. concêntrica + 6 seg. excêntrica) Moderado

95 Obrigado!

EXERCÍCIO PARA IDOSOS

EXERCÍCIO PARA IDOSOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS UFSCAR PÓS-GRADUAÇ GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FISIOLÓ FISIOLÓGICAS PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIO PARA IDOSOS Qual o tipo de exercício e carga em que os idosos podem se exercitar?

Leia mais

Musculação - Métodos e Sistemas de Treinamento

Musculação - Métodos e Sistemas de Treinamento Musculação - Métodos e Sistemas de Treinamento Método Alternado por segmento É a forma tradicional do treinamento de musculação, sendo mais indicado à iniciantes e/ou na complementação de outras atividades.

Leia mais

Prof. Ms. Sandro de Souza

Prof. Ms. Sandro de Souza Prof. Ms. Sandro de Souza As 5 leis básicas do Treinamento de Força 1º - ANTES DE DESENVOLVER FORÇA MUSCULAR, DESENVOLVA FLEXIBILIDADE Amplitude de movimento Ênfase na pelve e articulações por onde passam

Leia mais

MUSCULAÇÃO: ESTRUTURAÇÃO DO TREINO DE FORÇA

MUSCULAÇÃO: ESTRUTURAÇÃO DO TREINO DE FORÇA MUSCULAÇÃO: ESTRUTURAÇÃO DO TREINO DE FORÇA Prof. Ms. Mario Charro 2017 e-mail: macharro@gmail.com Graduado em Educação Física, Especialista em Musculação e Condicionamento Físico, Mestre em Atividade

Leia mais

Por que devemos avaliar a força muscular?

Por que devemos avaliar a força muscular? Por que devemos avaliar a força muscular? Desequilíbrio Muscular; Déficit de força; Prescrição do Treinamento; Avaliação do treinamento. Prof. Alexandre C. Rocha Métodos Direto Indireto Vantagens X Desvantagens

Leia mais

ASPECTOS METODOLÓGICOS DO TREINAMENTO DE FORÇA NA MUSCULAÇÃO. PROFESSOR Ms PRODAMY DA SILVA PACHECO NETO

ASPECTOS METODOLÓGICOS DO TREINAMENTO DE FORÇA NA MUSCULAÇÃO. PROFESSOR Ms PRODAMY DA SILVA PACHECO NETO ASPECTOS METODOLÓGICOS DO TREINAMENTO DE FORÇA NA MUSCULAÇÃO PROFESSOR Ms PRODAMY DA SILVA PACHECO NETO PROFESSOR Ms PRODAMY DA SILVA PACHECO NETO Mestre em saúde coletiva Especialista em Fisiologia do

Leia mais

Prof. Me Alexandre Rocha

Prof. Me Alexandre Rocha Prof. Me. Alexandre Correia Rocha www.professoralexandrerocha.com.br alexandre.personal@hotmail.com alexandre.rocha.944 ProfAlexandreRocha @Prof_Rocha1 prof.alexandrerocha Docência Docência Personal Trainer

Leia mais

Progession Models in Resistance Training for Healthy Adults ACSM, Lucimére Bohn

Progession Models in Resistance Training for Healthy Adults ACSM, Lucimére Bohn Progession Models in Resistance Training for Healthy Adults ACSM, 2009 Lucimére Bohn Ações Musculares Para que ocorra progressão com o treino de força Iniciados, intermediários e avançados devem executar

Leia mais

MUSCULAÇÃO PARA INICIANTES. Charles Pereira Ribeiro RESUMO

MUSCULAÇÃO PARA INICIANTES. Charles Pereira Ribeiro RESUMO MUSCULAÇÃO PARA INICIANTES Charles Pereira Ribeiro RESUMO Em virtude da crescente quantidade de pessoas que praticam musculação, buscamos mostrar os benefícios que essa atividade traz aos seus praticantes.

Leia mais

15/03/2018. Tipos de contração muscular. Estática e Dinâmica

15/03/2018. Tipos de contração muscular. Estática e Dinâmica Tipos de contração muscular Estática e Dinâmica 1 Tipos de Trabalho Muscular Trabalho = Força X Distância percorrida Contração (Causa) Trabalho ou ação muscular (efeito) Concêntrico Excêntrico Isométrico

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EDUCAÇÃO FÍSICA TREINAMENTO DE FORÇA PARA A SAÚDE E O DESEMPENHO PROF. DR. JONATO PRESTES HIPERTROFIA Transitória/Sarcoplasmática Durante a execução do exercício

Leia mais

CIRCUITO FUNCIONAL CONTOURS

CIRCUITO FUNCIONAL CONTOURS CIRCUITO FUNCIONAL CONTOURS São Paulo, 27 de Junho de 2017 PROF. MS. PAULO COSTA AMARAL 1. Tecnologias Vestíveis (aparelhos que permite uma maior interação do usuário). 2. Body Weight Training (treinamento

Leia mais

Disciplina: Avaliação da Adaptação Muscular ao Treinamento de Força: Métodos Indiretos

Disciplina: Avaliação da Adaptação Muscular ao Treinamento de Força: Métodos Indiretos Bioenergética aplicada ao Treinamento de Força Apresentação de um corpo de conhecimento para melhor entender as respostas fisiológicas mediante a um estresse, considerando este, o treinamento de força

Leia mais

HFIN1 Hipertro a muscular - 1

HFIN1 Hipertro a muscular - 1 Plano de treino Meta Data de início Instruções Força Poder e de nição HFIN1 Hipertro a muscular - 1 Hora 10 Data de m Treinos de hipertro a para alunas iniciantes Dia 1 Data / / / / / / / Elíptico - baixa

Leia mais

QUALIDADES FÍSICAS RELACIONADAS A APTIDÃO FÍSICA. BASES DO TREINAMENTO CORPORAL I

QUALIDADES FÍSICAS RELACIONADAS A APTIDÃO FÍSICA. BASES DO TREINAMENTO CORPORAL I QUALIDADES FÍSICAS RELACIONADAS A APTIDÃO FÍSICA. BASES DO TREINAMENTO CORPORAL I Conceitos As atividades corporais envolvem pelas suas características conceitos fundamentais para a área da Educação Física:

Leia mais

Práticas e programas de musculação para a população acima de sessenta anos

Práticas e programas de musculação para a população acima de sessenta anos Práticas e programas de musculação para a população acima de sessenta anos Autor: Felipe Carvalho Segundo Barry & Carson 2004 a degeneração do sistema neuromuscular impede a habilidade de gerar contração

Leia mais

DP de Estudos Disciplinares Treinamento Personalizado e Musculação

DP de Estudos Disciplinares Treinamento Personalizado e Musculação Aluno: RA: DP de Estudos Disciplinares Treinamento Personalizado e Musculação Assinale uma adaptação morfológica responsável pela hipertrofia muscular? a Divisão celular b Aumento do número de sarcômeros

Leia mais

Pilates Funcional. Thiago Rizaffi

Pilates Funcional. Thiago Rizaffi Pilates Funcional Um corpo livre de tensão nervosa e fadiga é o abrigo ideal fornecido pela natureza para abrigar uma mente bem equilibrada, totalmente capaz de atender com sucesso todos os complexos problemas

Leia mais

FORÇA TIPOS DE FORÇA. Fatores que influenciam a FORÇA. Fatores que influenciam a FORÇA. Fatores que influenciam a FORÇA 25/02/2014

FORÇA TIPOS DE FORÇA. Fatores que influenciam a FORÇA. Fatores que influenciam a FORÇA. Fatores que influenciam a FORÇA 25/02/2014 TIPOS DE ELAINE DALMAN MILAGRE Parcela da Musculatura envolvida -Geral -Local Formas de Exigência Motora Envolvida -Força Máxima -Força Rápida -Resistência de Força Tipo de Trabalho do Músculo -Dinâmico

Leia mais

- REMADA EM MAQUINA CONVERGENTE PEGADA FECHADA: 8 a 10 repetições (3x) - PUXADOR ALTO COM PEGADOR TRIANGULO: 8 a 10 repetições (3x)

- REMADA EM MAQUINA CONVERGENTE PEGADA FECHADA: 8 a 10 repetições (3x) - PUXADOR ALTO COM PEGADOR TRIANGULO: 8 a 10 repetições (3x) DESAFIO VITA VERÃO PROGRAMA DE 4 DIAS DE TREINO DE FORÇA PARA HOMENS TREINO A - REMADA EM MAQUINA CONVERGENTE PEGADA FECHADA: 8 a 10 repetições (3x) - PUXADOR ALTO COM PEGADOR TRIANGULO: 8 a 10 repetições

Leia mais

Formação treinadores AFA

Formação treinadores AFA Preparação específica para a atividade (física e mental) Equilíbrio entre treino e repouso Uso de equipamento adequado à modalidade (ex: equipamento, calçado, proteções) E LONGEVIDADE DO ATLETA Respeito

Leia mais

MONTAGEM DE PROGRAMAS E PERIODIZAÇÃO DO TREINAMENTO DE FORÇA

MONTAGEM DE PROGRAMAS E PERIODIZAÇÃO DO TREINAMENTO DE FORÇA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EDUCAÇÃO FÍSICA MONTAGEM DE PROGRAMAS E PERIODIZAÇÃO DO TREINAMENTO DE FORÇA PROF. DR. JONATO PRESTES FUNDAMENTOS DO TREINAMENTO DE FORÇA 1º) Variabilidade Bompa,

Leia mais

AVALIAÇÃO DA FORÇA MUSCULAR FORÇA MUSCULAR 13/06/2017. Disciplina Medidas e Avaliação da Atividade Motora 2017 AGILIDADE POTÊNCIA MUSCULAR

AVALIAÇÃO DA FORÇA MUSCULAR FORÇA MUSCULAR 13/06/2017. Disciplina Medidas e Avaliação da Atividade Motora 2017 AGILIDADE POTÊNCIA MUSCULAR FORÇA MUSCULAR AVALIAÇÃO DA FORÇA MUSCULAR AGILIDADE POTÊNCIA MUSCULAR RESISTÊNCIA CARDIORESPIRATÓRIA Disciplina Medidas e Avaliação da Atividade Motora 2017 FORÇA E RESISTÊNCIA MUSCULARES COMPOSIÇÃO CORPORAL

Leia mais

Por que devemos avaliar a força muscular?

Por que devemos avaliar a força muscular? Prof. Me. Alexandre Correia Rocha www.professoralexandrerocha.com.br alexandre.personal@hotmail.com Por que devemos avaliar a força muscular? Desequilíbrio Muscular; Déficit de força; Prescrição do Treinamento;

Leia mais

EMAD - 1. Dia 1 Data / / / / / / / Método de circuíto Set 1 1 x Set 2 2 x Set 3 3 x Set 4 Set 5 Observação

EMAD - 1. Dia 1 Data / / / / / / / Método de circuíto Set 1 1 x Set 2 2 x Set 3 3 x Set 4 Set 5 Observação Plano de treino Meta Data de início Instruções Forma Perder peso e modelar Hora 5 EMAD - 1 Data de m Treino ABC, 5x para redução da % de gordura Dia 1 Data / / / / / / / Método de circuíto 1 x 2 x 3 x

Leia mais

Prof. Me Alexandre Rocha

Prof. Me Alexandre Rocha Prof. Me. Alexandre Correia Rocha www.professoralexandrerocha.com.br alexandre.personal@hotmail.com alexandre.rocha.944 ProfAlexandreRocha @Prof_Rocha1 prof.alexandrerocha Docência Docência Personal Trainer

Leia mais

AVALIAÇÃO DA FORÇA e RESISTÊNCIA MUSCULAR. Prof. ª Ma. Ana Beatriz M. de C. Monteiro. Aulas 10 e 11

AVALIAÇÃO DA FORÇA e RESISTÊNCIA MUSCULAR. Prof. ª Ma. Ana Beatriz M. de C. Monteiro. Aulas 10 e 11 AVALIAÇÃO DA FORÇA e RESISTÊNCIA MUSCULAR Prof. ª Ma. Ana Beatriz M. de C. Monteiro Aulas 10 e 11 1 Força Dinâmica Força abdominal Força de resistência de tronco Força de resistência de MMSS Força Máxima

Leia mais

ESTRUTURAS PARA MONTAGEM DO TREINAMENTO DE FORÇA

ESTRUTURAS PARA MONTAGEM DO TREINAMENTO DE FORÇA ESTRUTURAS PARA MONTAGEM DO TREINAMENTO DE FORÇA O treinamento de força (musculação) poderá ser realizado de maneira e estrutura simples (iniciantes); ou complexas, para praticantes avançados ou atletas,

Leia mais

Efeito das variações de técnicas no agachamento e no leg press na biomecânica do joelho Escamilla et al. (2000)

Efeito das variações de técnicas no agachamento e no leg press na biomecânica do joelho Escamilla et al. (2000) Efeito das variações de técnicas no agachamento e no leg press na biomecânica do joelho Escamilla et al. (2000) Este estudo buscou investigar o efeito das variações de posição dos pés no agachamento no

Leia mais

RESISTÊNCIA MÉTODOS DE TREINO

RESISTÊNCIA MÉTODOS DE TREINO RESISTÊNCIA MÉTODOS DE TREINO CONTÍNUOS POR INTERVALOS UNIFORME VARIADO PAUSA INCOMPLETA PAUSA COMPLETA INTERVALADO REPETIÇÕES RESISTÊNCIA MÉTODOS DE TREINO CONTÍNUOS POR INTERVALOS UNIFORME VARIADO PAUSA

Leia mais

SEMANA DA SAÚDE FASAR PROF.: RICARDO LUIZ PACE JUNIOR

SEMANA DA SAÚDE FASAR PROF.: RICARDO LUIZ PACE JUNIOR SEMANA DA SAÚDE FASAR PROF.: RICARDO LUIZ PACE JUNIOR CONTEÚDO PROGRAMÁTICO FUNDAMENTAÇÃO DO TREINAMENTO DE FORÇA; MONTAGEM DE PROGRAMA DE TREINAMENTO; ESCOLHA DOS EXERCÍCIOS; ORDEM E SEQUÊNCIA DOS EXERCÍCIOS;

Leia mais

Recomendações e orientações para a prática de exercícios físicos no idoso. Prof. Dra. Bruna Oneda

Recomendações e orientações para a prática de exercícios físicos no idoso. Prof. Dra. Bruna Oneda Recomendações e orientações para a prática de exercícios físicos no idoso Prof. Dra. Bruna Oneda Exercícios Físicos Estimular de maneira equilibrada todos os sistemas corporais. Trabalhar postura, equilíbrio

Leia mais

Recomendações e orientações para a prática de exercícios. Prof. Dra. Bruna Oneda

Recomendações e orientações para a prática de exercícios. Prof. Dra. Bruna Oneda Recomendações e orientações para a prática de exercícios físicos no idoso Prof. Dra. Bruna Oneda Exercícios Físicos Estimular equilibradamente todos os sistemas corporais. Trabalhar postura, equilíbrio

Leia mais

TÍTULO: NÍVEIS DE APTIDÃO FÍSICAS DE PRATICANTES DE DOIS MODELOS DE TREINAMENTO RESISTIDOS.

TÍTULO: NÍVEIS DE APTIDÃO FÍSICAS DE PRATICANTES DE DOIS MODELOS DE TREINAMENTO RESISTIDOS. TÍTULO: NÍVEIS DE APTIDÃO FÍSICAS DE PRATICANTES DE DOIS MODELOS DE TREINAMENTO RESISTIDOS. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: EDUCAÇÃO FÍSICA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE

Leia mais

CURSO - TREINAMENTO FUNCIONAL PARA SURFISTAS

CURSO - TREINAMENTO FUNCIONAL PARA SURFISTAS CURSO - TREINAMENTO FUNCIONAL PARA SURFISTAS Prof. Esp. Aline Cristina Alegro Prof. Esp. Marcus Vinicius Simão. Graduados em Educação Física Especialistas em Treinamento funcional Conceito Avaliar, planejar

Leia mais

Tipos de Treino de Força

Tipos de Treino de Força Tipos de Treino de Força Lucimere Bohn lucimerebohn@gmail.com Área de Formação: 813 Desporto. Curso: Musculação e Cardiofitness. Módulo: Bases Morfofisiológicas Tipos de Treino Treino Isométrico Treino

Leia mais

Fases de uma Periodização 23/8/2010. Processo de Recuperação Fosfagênio Sist. ATP-CP. 1 Macrociclo = 6 meses Jan. Fev. Mar. Abr. Mai. Jun.

Fases de uma Periodização 23/8/2010. Processo de Recuperação Fosfagênio Sist. ATP-CP. 1 Macrociclo = 6 meses Jan. Fev. Mar. Abr. Mai. Jun. Sistemas Energéticos Recuperação pós-exercício Processo de Recuperação Fosfagênio Sist. ATP-CP Glicogênio Muscular após ativ. intervalada Glicogênio muscular após ativ. contínuas e prolongadas Remoção

Leia mais

25/4/2011 MUSCULAÇÃO E DIABETES. -Estudos epidemiológicos sugerem redução de 30% a 58% o risco de desenvolver diabetes

25/4/2011 MUSCULAÇÃO E DIABETES. -Estudos epidemiológicos sugerem redução de 30% a 58% o risco de desenvolver diabetes MUSCULAÇÃO E DIABETES -Estudos epidemiológicos sugerem redução de 30% a 58% o risco de desenvolver diabetes -Alguns trabalhos demonstram que os exercícios de força (3 a 6 séries semanais, 10-15 repetições

Leia mais

Programas de Treinamento com Pesos

Programas de Treinamento com Pesos Objetivos do Treinamento com Pesos Força e Resistência Muscular Prof. Sergio Gregorio da Silva, PhD Aumento da massa muscular Força Potência Velocidade Resistência Muscular Localizada Equilibro Coordenação

Leia mais

AF Aveiro Formação de Treinadores. Fisiologia do Exercício

AF Aveiro Formação de Treinadores. Fisiologia do Exercício Fisiologia do Exercício Fisiologia do Exercício Fisiologia? A fisiologia = natureza, função ou funcionamento, ou seja, é o ramo da biologia que estuda as múltiplas funções mecânicas, físicas e bioquímicas

Leia mais

Potência Muscular. O que é Potência? O treino de potência nos JDC. EDUARDO ABADE Março Eduardo Abade.

Potência Muscular. O que é Potência? O treino de potência nos JDC. EDUARDO ABADE Março Eduardo Abade. SPEED, QUICKNESS, AGILITY and PLYOMETRICS EDUARDO ABADE Março 2014 O treino de potência nos JDC O que é Potência? 1 VELOCIDADE POTÊNCIA FORÇA FORÇA F.Res Hip. Neural Potência F.Rápida Reativa 2 FORÇA Força

Leia mais

II Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UniEVANGÉLICA Anais do IX Seminário de PBIC Volume Anápolis-Go

II Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UniEVANGÉLICA Anais do IX Seminário de PBIC Volume Anápolis-Go MELHORIA NA CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSOS APÓS SEREM SUBMETIDAS AO TREINAMENTO RESISTIDO CASTRO, Danilo Leandro Santos de 1 LIMA, William Alves 2 SILVA, Maycon Karllos Napolitano da 3 TEIXEIRA, Cristina

Leia mais

EME EXERCÍCIOS MULTIFUNCIONAIS EDUCATIVOS

EME EXERCÍCIOS MULTIFUNCIONAIS EDUCATIVOS Prof. Drt. Mauro Guiselini Prof. Ft. Rafael Guiselini EME EXERCÍCIOS MULTIFUNCIONAIS EDUCATIVOS Exercícios Mul%Funcionais Educa%vos Básico Auxilio Reação NeuroMuscular EME - CONCEITO São Exercícios Mul0Funcionais

Leia mais

CAPACIDADES FÍSICAS CAPACIDADE

CAPACIDADES FÍSICAS CAPACIDADE CAPACIDADES FÍSICAS CAPACIDADE = latim Capacitate, que significa qualidade que pessoa ou coisa tem de satisfazer para um determinado fim; habilidade; aptidão Segundo Gundlach (1968), as Capacidades Motoras

Leia mais

FORZZA. Equipamentos Fitness

FORZZA. Equipamentos Fitness FORZZA Equipamentos Fitness Equipamentos Fitness Profº Ms Dilmar Pinto Guedes Jr. Profº Ms Dilmar Pinto Guedes Jr. - Mestre em ciências da saúde / UNIFESP - Especialização em Musculação e treinamento desportivo

Leia mais

HMIN1 Hipertro a muscular - 1

HMIN1 Hipertro a muscular - 1 Plano de treino Meta Data de início Instruções Força Poder e de nição HMIN1 Hipertro a muscular - 1 Hora 10 Masculino,Iniciante, Hipertro a muscular Data de m Dia 1 Data / / / / / / / Pulley Frente Grande

Leia mais

3.Resistência Anaeróbia

3.Resistência Anaeróbia Treinamento de Valências Físicas e Modelo Tridimensional Valências Físicas 1. 2.Resistência Aeróbia 3.Resistência Anaeróbia 1 Valências Físicas 1. É a quantidade máxima de força que um músculo ou grupamento

Leia mais

MUNDIAL FITNESS HÁ MAIS DE 15 ANOS FORNECENDO EQUIPAMENTOS MODERNOS, COM EXCELENTE QUALIDADE E VALORES ACESSÍVEIS!

MUNDIAL FITNESS HÁ MAIS DE 15 ANOS FORNECENDO EQUIPAMENTOS MODERNOS, COM EXCELENTE QUALIDADE E VALORES ACESSÍVEIS! MUNDIAL FITNESS HÁ MAIS DE 15 ANOS FORNECENDO EQUIPAMENTOS MODERNOS, COM EXCELENTE QUALIDADE E VALORES ACESSÍVEIS! LINHA THOR - Estrutura tubular de 4 polegadas com chapas de 2,25 A 3mm de espessura. -

Leia mais

Recomendações e orientações para a prática de exercícios físicos no idoso. Prof. Dra. Bruna Oneda

Recomendações e orientações para a prática de exercícios físicos no idoso. Prof. Dra. Bruna Oneda Recomendações e orientações para a prática de exercícios físicos no idoso Prof. Dra. Bruna Oneda Exercícios Físicos Estimular de maneira equilibrada todos os sistemas corporais. Trabalhar postura, equilíbrio

Leia mais

A PREPARAÇÃO FÍSICA DO ÁRBITRO DE BASQUETEBOL SÉRGIO SILVA

A PREPARAÇÃO FÍSICA DO ÁRBITRO DE BASQUETEBOL SÉRGIO SILVA FÍSICA DO Sumário A Caracterização do esforço específico do Árbitro de Basquetebol Caracterização do teste físico realizado pelos Árbitros de Basquetebol Preparação física do Árbitro 2 O ESFORÇO ESPECÍFICO

Leia mais

Os benefícios do método Pilates em indivíduos saudáveis: uma revisão de literatura.

Os benefícios do método Pilates em indivíduos saudáveis: uma revisão de literatura. Os benefícios do método Pilates em indivíduos saudáveis: uma revisão de literatura. Kelly Karyne Chaves Silva; Francisca Jerbiane Silva Costa; Thais Muratori Holanda (Orientadora). Faculdade do Vale do

Leia mais

Prescrição de exercício para cardiopatas

Prescrição de exercício para cardiopatas Objetivos: Prescrição de exercício para cardiopatas Momento da prescrição? Compensam os efeitos psicológicos e fisiológicos deletérios do repouso no leito durante a hospitalização; Proporcionam uma vigilância

Leia mais

ENVELHECIMENTO PROF. DNDO. ALEXANDRE EVANGELISTA

ENVELHECIMENTO PROF. DNDO. ALEXANDRE EVANGELISTA ENVELHECIMENTO PROF. DNDO. ALEXANDRE EVANGELISTA MATSUDO, 2001 DADOS CURIOSOS NO ANO DE 2020 A POPULAÇÃO DE PESSOAS ACIMA DE 65 ANOS AUMENTARÁ 82% ENTRE 1990 E 1995 A POPULAÇÃO ACIMA DE 60 ANOS AUMENTOU

Leia mais

A FORÇA NO FUTEBOL. Abril

A FORÇA NO FUTEBOL. Abril A FORÇA NO FUTEBOL Abril 2015 1 CONCEITO DE FORÇA É a capacidade física que, através da contracção muscular vence determinada resistência e que resulta da acção conjunta da massa muscular implicada e da

Leia mais

CEF CARDIO. CEF Cardio. Prescrição de Treino Cardio-Respiratório. Componentes Sessão de Treino. FITTE Factors Progressão do Treino

CEF CARDIO. CEF Cardio. Prescrição de Treino Cardio-Respiratório. Componentes Sessão de Treino. FITTE Factors Progressão do Treino CEF CARDIO CEF Cardio Prescrição de Treino Cardio-Respiratório Princípios do Treino Componentes Sessão de Treino Aquecimento Parte Fundamental Retorno à Calma FITTE Factors Progressão do Treino 1 Avaliação

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO DE FORÇA NO ENVELHECIMENTO PROF. RENNE MAZZA

A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO DE FORÇA NO ENVELHECIMENTO PROF. RENNE MAZZA A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO DE FORÇA NO ENVELHECIMENTO PROF. RENNE MAZZA GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA - UNIFOR; PÓS GRADUADO EM FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO, ATIVIDADE FÍSICA NUTRIÇÃO E SAÚDE - UNIFOR; PERSONAL

Leia mais

Como evitar os riscos e aumentar os benefícios??

Como evitar os riscos e aumentar os benefícios?? Como evitar os riscos e aumentar os benefícios?? RISCOS BENEFÍCIOS RISCO DE MORTE POR DOENÇAS 100 % CARDIOVASCULARES 80 Diminuição de 34% 66% 60 40 20 0 AGITA São Paulo Sedentário Pouco Ativo Ativo Muito

Leia mais

BE066 Fisiologia do Exercício. Prof. Sergio Gregorio da Silva. É a habilidade de uma articulação se mover através de sua amplitude articular

BE066 Fisiologia do Exercício. Prof. Sergio Gregorio da Silva. É a habilidade de uma articulação se mover através de sua amplitude articular BE066 Fisiologia do Exercício Flexibilidade Prof. Sergio Gregorio da Silva Flexibilidade É a habilidade de uma articulação se mover através de sua amplitude articular É altamente adaptável e é! aumentada

Leia mais

Biomecânica aplicada ao esporte. Biomecânica aplicada ao esporte SÍNDROME PATELOFEMORAL

Biomecânica aplicada ao esporte. Biomecânica aplicada ao esporte SÍNDROME PATELOFEMORAL SÍNDROME PATELOFEMORAL A Síndrome da Dor Fêmoropatelar (SDFP) é ocasionada por um desequilíbrio biomecânico, que atinge a articulação do joelho, mais especificamente a articulação entre o fêmur e a patela.

Leia mais

NATAÇÃO. Prof. Esp. Tiago Aquino (Paçoca)

NATAÇÃO. Prof. Esp. Tiago Aquino (Paçoca) NATAÇÃO Prof. Esp. Tiago Aquino (Paçoca) NADO CRAWL Nado Livre Significado Rastejar História do Nado Crawl Até 1844, era realizado com uma braçada de peito executado na lateral do corpo com batimentos

Leia mais

Introdução. avalon 04/02/2016. José Pereira De Mattos Filho

Introdução. avalon 04/02/2016. José Pereira De Mattos Filho Introdução Avalon 2.0.1-06/02/2016 Interpretação dos Percentis Avalon 2.0.1-06/02/2016 Anamnese ANAMNESE Histórico de Atividades Físicas Praticou tênis durante 15 anos, mas está parado há 4 anos. Atividades

Leia mais

Função dos Exercícios Localizados

Função dos Exercícios Localizados Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Função dos Exercícios Localizados São utilizados para manter e desenvolver a força e a resistência

Leia mais

Palavras-chave: exercícios; resultados; saúde.

Palavras-chave: exercícios; resultados; saúde. 1 AVALIAR A FORÇA DE MEMBROS INFERIORES, MEMBROS SUPERIORES, COLESTEROL E TRIGLICERÍDEOS DE MULHERES PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO ACIMA DE 55 ANOS DE IDADE DO PROJETO ULBRATI Marcelo Corrêa Padilha ¹ Lidiane

Leia mais

www.professoralexandrerocha.com.br Docência Docência Personal Trainer alexandre.rocha.944 @Prof_Rocha1 ProfAlexandreRocha @prof.alexandrerocha 1 Alterações morfofuncionais decorrentes do treinamento de

Leia mais

Prof. Dr. Bruno Pena Couto Teoria do Treinamento Desportivo. Encontro Multiesportivo de Técnicos Formadores Solidariedade Olímpica / COI

Prof. Dr. Bruno Pena Couto Teoria do Treinamento Desportivo. Encontro Multiesportivo de Técnicos Formadores Solidariedade Olímpica / COI Prof. Dr. Bruno Pena Couto Teoria do Treinamento Desportivo Encontro Multiesportivo de Técnicos Formadores Solidariedade Olímpica / COI Visão Geral - Princípios do Treinamento - Métodos de Treinamento

Leia mais

PREPARAÇÃO FÍSICA. Qualidades físicas e métodos de treinamento. 30/09/2014 Anselmo Perez

PREPARAÇÃO FÍSICA. Qualidades físicas e métodos de treinamento. 30/09/2014 Anselmo Perez PREPARAÇÃO FÍSICA Qualidades físicas e métodos de treinamento PREPARAÇÃO FÍSICA ou Treinamento Físico Conceito: componente que compreende os meios utilizados para o desenvolvimento das qualidades físicas

Leia mais

TEORIA E PRÁTICA DO TREINAMENTO TREINAMENTO PRINCÍPIOS PIOS CIENTÍFICOS DO TREINAMENTO AULA 2

TEORIA E PRÁTICA DO TREINAMENTO TREINAMENTO PRINCÍPIOS PIOS CIENTÍFICOS DO TREINAMENTO AULA 2 TEORIA E PRÁTICA DO PRINCÍPIOS PIOS CIENTÍFICOS DO ESPECIFICIDADE SOBRECARGA INTEGRIDADE E PREVENÇÃO ADAPTAÇÃO CARGA CRESCENTE CONSCIENTIZAÇÃO AULA 2 PROF. HOMERO GUSTAVO FERRARI CONTINUIDADE IDIVIDUALIDADE

Leia mais

TIPOS DE RESISTÊNCIA TIPOS DE RESISTÊNCIA TIPOS DE RESISTÊNCIA TIPOS DE RESISTÊNCIA TIPOS DE RESISTÊNCIA 4- CADEIAS CINÉTICAS 19/8/2011 PESOS LIVRES:

TIPOS DE RESISTÊNCIA TIPOS DE RESISTÊNCIA TIPOS DE RESISTÊNCIA TIPOS DE RESISTÊNCIA TIPOS DE RESISTÊNCIA 4- CADEIAS CINÉTICAS 19/8/2011 PESOS LIVRES: PESOS LIVRES: MENOR CUSTO, MOVIMENTOS FUNCIONAIS VS RESISTÊNCIA VERTICAL, LIMITE DE CARGA, COMPENSAÇÕES POSTURAIS. MÁQUINAS: ELÁSTICOS E MOLAS: MAIOR CARGA, (maior seletividade?, postura de execução?)

Leia mais

JDC Potência Muscular. Potência Muscular. Potência Muscular POTÊNCIA. Prescrição do treino. Prescrição do treino O que é Potência?

JDC Potência Muscular. Potência Muscular. Potência Muscular POTÊNCIA. Prescrição do treino. Prescrição do treino O que é Potência? Prescrição do treino SPEED, QUICKNESS, AGILITY and PLYOMETRICS JDC EDUARDO ABADE Janeiro 2013 Prescrição do treino O que é Potência? RECUPERAÇÃO Ativa e Passiva Período preparatório vs Período competitivo

Leia mais

NUTRIÇÃO E TREINAMENTO DESPORTIVO

NUTRIÇÃO E TREINAMENTO DESPORTIVO EMENTA NUTRIÇÃO E TREINAMENTO DESPORTIVO DISCIPLINA: Adaptações neuromusculares ao treinamento EMENTA: Arranjo funcional das unidades motoras e as mudanças plásticas das influências segmentares e supra-segmentares

Leia mais

Ciência do Treinamento de Força 2019

Ciência do Treinamento de Força 2019 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS Pró Reitoria de Extensão ProEx MUSCULAB Laboratório de Adaptações Neuromusculares ao Treinamento de Força Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Ciência do Treinamento de

Leia mais

TÍTULO: O IMPACTO DO AQUECIMENTO E DO ALONGAMENTO NO DESEMPENHO DE FORC A

TÍTULO: O IMPACTO DO AQUECIMENTO E DO ALONGAMENTO NO DESEMPENHO DE FORC A TÍTULO: O IMPACTO DO AQUECIMENTO E DO NO DESEMPENHO DE FORCWA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: EDUCAÇÃO FÍSICA INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO ÍTALO-BRASILEIRO AUTOR(ES):

Leia mais

TREINAMENTO DESPORTIVO TREINAMENTO NEUROMUSCULAR

TREINAMENTO DESPORTIVO TREINAMENTO NEUROMUSCULAR TREINAMENTO DESPORTIVO TREINAMENTO NEUROMUSCULAR Prof.Esp.Moisés Mendes CREF:0025 G/PI CONCEITO: É o procedimento que visa treinar o aparelho locomotor do atleta(ou não) e a interação neuromuscular a fim

Leia mais

Os 20 MELHORES EXERCÍCIOS DE AGACHAMENTO

Os 20 MELHORES EXERCÍCIOS DE AGACHAMENTO Os 20 MELHORES EXERCÍCIOS DE AGACHAMENTO 2017 SOBRE O AUTOR: Prof. Esp. Geilson Ferreira Personal Trainer; Pós-Graduado em Musculação e Treinamento Personalizado; Autor do e-book: Treinamento de Resultados

Leia mais

Exercícios Aquáticos. Princípios NATAÇÃO. Teste máximo de corrida realizado na água PROGRAMAÇÃO

Exercícios Aquáticos. Princípios NATAÇÃO. Teste máximo de corrida realizado na água PROGRAMAÇÃO Exercícios Aquáticos NATAÇÃO Natação Esportes aquáticos Hidroginástica Deep water Acqua jogger Hidrobike Hidroginástica Deep Water Teste máximo de corrida realizado na água PROGRAMAÇÃO Princípios do treinamento

Leia mais

GINÁSTICA LOCALIZADA

GINÁSTICA LOCALIZADA GINÁSTICA LOCALIZADA Distinção entre Fitness e Wellness Fitness é uma palavra de origem inglesa e significa "estar em boa forma física". O termo é normalmente associado à prática de atividade física e

Leia mais

BIOMECANICOS BIOQUIMICOS FISIOLOGICOS MECANICOS

BIOMECANICOS BIOQUIMICOS FISIOLOGICOS MECANICOS Faculdade de Motricidade Humana Unidade Orgânica de Ciências do Desporto Metodologia de Treino Gestão do Desporto METODOLOGIA DO TREINO DA FORÇA Objectivos Factores Condicionantes da Força Estrutura das

Leia mais

FISIOLOGIA CARDIORESPIRATÓRIA ENVELHECIMENTO

FISIOLOGIA CARDIORESPIRATÓRIA ENVELHECIMENTO FISIOLOGIA CARDIORESPIRATÓRIA ENVELHECIMENTO Prof. Hassan Mohamed Elsangedy hassanme20@hotmail.com Hassan M. Elsangedy, MS. Especialização em Fisiologia do Exercício - 2009 1 INCIDÊNCIAS Hassan M. Elsangedy,

Leia mais

EDITAL DE VENDA DOS APARELHOS USADOS DA ACADEMIA

EDITAL DE VENDA DOS APARELHOS USADOS DA ACADEMIA EDITAL DE VENDA DOS APARELHOS USADOS DA ACADEMIA A Diretoria Executiva do Assary Clube de Campo, nos termos da alínea N, do artigo 52 dos Estatutos Sociais, com a aprovação do Conselho Deliberativo, vem

Leia mais

PRINCÍPIOS DO TREINAMENTO FUNCIONAL

PRINCÍPIOS DO TREINAMENTO FUNCIONAL PRINCÍPIOS DO TREINAMENTO FUNCIONAL 1 OBJETIVOS Discutir o mercado consumidor potencial do treinamento funcional; Discutir o conceito de treinamento funcional; Realizar uma dinâmica prática no formato

Leia mais

Prof. Esp. Ricardo de Barros

Prof. Esp. Ricardo de Barros Prof. Esp. Ricardo de Barros Riccardo Rambo Potencial motor do organismo humano Sistema nervoso central, sistema neuromuscular e sistema de abastecimento energético Estrutura morfo-funcionalespecializada

Leia mais

Capacidades Motoras 5 e 6

Capacidades Motoras 5 e 6 Associação de Futebol de Santarém Curso de Treinadores UEFA C Capacidades Motoras 5 e 6 João Henriques Abril de 2017 Força Força Máxima Força Rápida Força Resistente - Força Inicial - Força Explosiva -

Leia mais

Treinamento de força, potência e velocidade muscular no esporte

Treinamento de força, potência e velocidade muscular no esporte Treinamento de força, potência e velocidade muscular no esporte sandrosargentim@gmail.com Sandro Sargentim Entendendo a modalidade 1.Qual a característica da modalidade? 2.A modalidade é individual ou

Leia mais

Avaliação da Força Muscular. Avaliação da Força Muscular

Avaliação da Força Muscular. Avaliação da Força Muscular Prof. Me. Alexandre Correia Rocha www.professoralexandrerocha.com.br alexandre.personal@hotmail.com Docência Docência Personal Trainer 1 Por que devemos avaliar a força muscular? Desequilíbrio Muscular;

Leia mais

HMAD - 1. Dia 1 Data / / / / / / /

HMAD - 1. Dia 1 Data / / / / / / / Plano de treino Meta Data de início Instruções Força Poder e de nição Hora 5 HMAD - 1 Data de m Alunos homens com mais de 3 anos de experiencia Dia 1 Data / / / / / / / Cruci xo, Halter Peito Coloque-se

Leia mais

ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE

ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE ATIVIDADE FÍSICA X EXERCÍCIO FÍSICO Atividade física é qualquer movimento corporal, produzido pelo músculo esquelético que resulte em um pequeno aumento calórico acima do repouso,

Leia mais

Treinamento Personalizado e Musculação.

Treinamento Personalizado e Musculação. Treinamento Personalizado e Musculação www.professoralexandrerocha.com.br A disciplina visa o entendimento dos mecanismos fisiológicos que expliquem as diferentes manifestações de força muscular. A disciplina

Leia mais

Aptidão Física, Saúde e Esporte

Aptidão Física, Saúde e Esporte Unidade 2 Seção 2 Aptidão Física, Saúde e Esporte istock 1 Webaula 2 Aptidão Física para a Saúde Nesta webaula vamos falar especificamente sobre a Força e Resistência Muscular. A Força Muscular é a quantidade

Leia mais

HFAD - 1. Dia 1 Data / / / / / / /

HFAD - 1. Dia 1 Data / / / / / / / Plano de treino Meta Data de início Instruções Força Poder e de nição Hora 4 HFAD - 1 Data de m Dia 1 Data / / / / / / / Agachamento, barra 20 x kg 10 x kg 8 x kg 8 x kg Quadríceps, Glúteos - Lombar, Pernas

Leia mais

Aspectos Gerais do Treinamento Aeróbio: Planificação, Periodização e Capacidades Biomotoras

Aspectos Gerais do Treinamento Aeróbio: Planificação, Periodização e Capacidades Biomotoras Aspectos Gerais do Treinamento Aeróbio: Planificação, Periodização e Capacidades Biomotoras Curso Internacional de Meio Fundo e Fundo, 6 e 7 Junho 2015 Assunção, PAR Junho 2015 no esporte, como atleta,

Leia mais

POWER TRAINING. Método desenvolvido por Raoul Mollet no final da década de 50.

POWER TRAINING. Método desenvolvido por Raoul Mollet no final da década de 50. Origem POWER TRAINING Peculiaridades Finalidade Método desenvolvido por Raoul Mollet no final da década de 50. O PT constitui-se de quatro tipos distintos de exercícios: - Exercícios de halterofilismo:

Leia mais

Doença arterial periférica não revascularizável

Doença arterial periférica não revascularizável Reabilitação cardiovascular para além do enfarte do miocárdio: o que existe de novo? Doença arterial periférica não revascularizável Ângela Maria Pereira Sobrevivência (%) Doença Arterial Periférica Sobrevivência

Leia mais

Forma Perfeita Em Poucas Semanas

Forma Perfeita Em Poucas Semanas Forma Perfeita Em Poucas Semanas Quer desenvolver bíceps, tríceps e antebraços fortes como uma rocha? Para isso é só encarar nosso programa de treino de 1 mês. Serão 4 semanas intensas, mas o resultado

Leia mais

DICAS E SUGESTÕES PARA O SEU TREINO DE BRAÇO

DICAS E SUGESTÕES PARA O SEU TREINO DE BRAÇO DICAS E SUGESTÕES PARA O SEU TREINO DE BRAÇO Introdução Como todos sabemos o braço é dividido em 3 partes principais: Bíceps, tríceps e antebraço. Vamos deixar claro que neste guia foi deixado de lado

Leia mais

5 DICAS PODEROSAS PARA TURBINAR SEUS TREINOS VEJA 5 DICAS QUE VOCÊ PODE APLICAR DENTRO DO SEU TREINO E MELHORAR SEUS REUSLTADOS!

5 DICAS PODEROSAS PARA TURBINAR SEUS TREINOS VEJA 5 DICAS QUE VOCÊ PODE APLICAR DENTRO DO SEU TREINO E MELHORAR SEUS REUSLTADOS! 5 DICAS PODEROSAS PARA TURBINAR SEUS TREINOS VEJA 5 DICAS QUE VOCÊ PODE APLICAR DENTRO DO SEU TREINO E MELHORAR SEUS REUSLTADOS! COMO SABER SE ESTÁ NO CAMINHO DOS SEUS RESULTADOS? Como saber se está no

Leia mais

Prof. Ms Artur Monteiro

Prof. Ms Artur Monteiro EMAGRECIMENTO EXERCÍCIO DE FORÇA X EXERCÍCIO AERÓBIO Prof. Ms Artur Monteiro IMPORTÂNCIA DA NUTRIÇÃO E DO EXERCÍCIO EVANS et al. (1999) avaliaram as alterações na composição corporal através dieta/exercício

Leia mais

Logo do Setor. Prof. André L. Estrela

Logo do Setor. Prof. André L. Estrela Atividade Física e Processo de Envelhecimento Prof. André L. Estrela aluiz@pucrs.br PROGRAMA DE EXERCÍCIOS PARA IDOSOS: POR ONDE COMEÇAR? MUDANÇAS FISIOLÓGICAS NA VELHICE Envelhecimento Inatividade Física

Leia mais

MÚSCULOS ESTRIADOS ESQUELÉTICOS COMPONENTES ANATÔMICOS VENTRE MUSCULAR FÁSCIA MUSCULAR TENDÕES E APONEUROSES BAINHAS TENDÍNEAS / SINÓVIAIS

MÚSCULOS ESTRIADOS ESQUELÉTICOS COMPONENTES ANATÔMICOS VENTRE MUSCULAR FÁSCIA MUSCULAR TENDÕES E APONEUROSES BAINHAS TENDÍNEAS / SINÓVIAIS MÚSCULOS MIOLOGIA MÚSCULOS ESTRIADOS ESQUELÉTICOS COMPONENTES ANATÔMICOS VENTRE MUSCULAR FÁSCIA MUSCULAR TENDÕES E APONEUROSES BAINHAS TENDÍNEAS / SINÓVIAIS MÚSCULOS ESTRIADOS ESQUELÉTICOS COMPONENTES

Leia mais

MUSCULAÇÃO. Estética Recreativa Terapêuticas Competitivas Preparação física Saúde e qualidade de vida. Tipos de trabalho muscular:

MUSCULAÇÃO. Estética Recreativa Terapêuticas Competitivas Preparação física Saúde e qualidade de vida. Tipos de trabalho muscular: MUSCULAÇÃO Halterofilismo FISIOCULTURISMO Ginástica com peso Exercícios resistidos Exercícios contra a resistência FINALIDADE DE MUSCULAÇÃO Estética Recreativa Terapêuticas Competitivas Preparação física

Leia mais