Técnicas de Negociação para Vendas Internacionais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Técnicas de Negociação para Vendas Internacionais"

Transcrição

1 Técnicas de Negociação para Vendas Internacionais

2 Apresentação do Professor Professor: José Ricardo Verrengia. Profissional com mais de 25 anos de experiência na área de Comércio Exterior, atuando em empresas nacionais e multinacionais, possui vivência no planejamento e gerenciamento das rotinas operacionais e comerciais, realizou diversas viagens internacionais para promoção e venda de produtos. Também é professor universitário para os cursos de RH, Logística e Administração, além de ministrar cursos na área internacional em diversas empresas.

3 Reflexão Com toda a globalização que alcançou o comércio mundial, a negociação internacional tem se tornado cada vez mais comum às empresas dos mais diferentes setores e mercados. O comércio entre as empresas de diferentes nações do mundo tem trazido vários benefícios para elas, como uma lucro, redução de custos de produção, maiores volumes de vendas, aumento nos estoques disponíveis para exportação e muito mais foco na produtividade em segmentos específicos devido à importação dos produtos e serviços.

4 A Preparação Para a Negociação

5 Tópicos a serem abordados: Introdução e definição de Negociação. O que é negociar. Diferença entre Negócio e Negociação. Contexto da negociação. Definição. Falhas mais comuns. Preparação. Premissas da negociação efetiva. Sabendo sobre a concorrência.

6 Introdução Qualquer que ação que tomamos que dependa de interação com outra pessoa necessita de um processo de negociação. Em situações do dia-a-dia, como a ação de pedir um prato em um restaurante, agendar uma reunião com um cliente ou fornecedor, comprar uma roupa, enfim tudo envolve um processo de negociação, por mais simples que seja. Ressalte-se que a comunicação é um fator crítico da negociação. Sem uma comunicação eficaz não há a interação necessária para sucesso do processo de negociação. Ser capaz de conduzir uma boa negociação está diretamente ligado à capacidade de comunicar-se de maneira eficaz.

7 O Que é Negociar? Processo utilizado para alcançar determinado objetivo. Está implícito nas sociedades desde o nascimento das pessoas. Negociamos o tempo todo. Duas partes. Um objetivo. Comércio exterior: compra e venda, foros internacionais.

8 A Diferença Entre Negócio e Negociação Negociação é a negação do ócio (baseado em Platão) Negócio é o ato Negociação é quando surge uma divergência Nem sempre há negociação

9 Contexto da Negociação Os compradores passaram a se preparar tão bem (ou melhor) quanto os vendedores. O planejamento da negociação passou a receber uma parcela maior de nosso tempo, até para evitar que todo o processo sofresse com um desenvolvimento que não previsse ações contingenciais.

10 Da era do comprar passamos à era do vender. A forma (processo) de negociar/vender passou a ser um grande diferencial competitivo. A ênfase no conhecimento do negócio passou a se fazer acompanhar da tecnologia de negociação (etapas, estratégias etc.) Cada vez mais considerando a necessidade de customização desse conhecimento e dessa tecnologia em face das características pessoais (comportamentais) de quem está do outro lado da mesa.

11 Definição Negociação é o processo de buscar aceitação de ideias, propósitos ou interesses visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação consciente de que foram ouvidas, tiveram oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais. (JUNQUEIRA, 1988)

12 Falhas Mais Comuns Objetivos imprecisos. Desconhecer a outra parte. Falta de estratégia para concessões. Reduzida quantidade de alternativas. Pressa em decidir. Falta de habilidade para negociar. Jamais negocie se não estiver preparado!!

13 Preparação Antecipadamente, como preparação procure sempre saber: A posição da sua empresa no mercado. A empresa com a qual negocia. Os limites da sua empresa. Seus pontos fortes e fracos

14 Premissas da Negociação Efetiva Focalize relacionamentos duradouros. Não subestime / superestime. PODER confere sucesso? Esteja preparado. Tenha opções. Saiba tudo sobre o mercado, a concorrência, a legislação do país. Conheça a outra parte: informações cadastrais, fatos passados, etc. Conheça o mínimo dos costumes de cada cultura.

15 Sabendo Sobre a Concorrência Quem são nossos concorrentes? Quais nossos pontos fortes? Quais nossos pontos fracos? A concorrência afeta a negociação?

16 Resumo Final Nesta fase vimos que fatores estratégicos como habilidades pessoais, planejamento e organização, treinamento e disciplina, autodesenvolvimento, visão, determinação, inovação, alianças, flexibilidade e adaptabilidade, são alguns exemplos de desenvolvimento. Para o bom negociador, a negociação começa muito antes de qualquer ação. É necessário planejamento, identificação de objetivos e muito estudo a respeito dos fatores envolvidos na negociação.

17 Os Principais Estilos de Negociadores:Como Identificá-los e Como Lidar com Eles

18 Tópicos a serem abordados: A Negociação como um processo. Estilos de negociadores. Como negociar com cada estilo.

19 A Negociação Como Um Processo A negociação é o processo de buscar a aceitação de ideias, propósitos ou interesses, visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação: conscientes de que foram ouvidas, tiveram oportunidades de apresentar toda sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais.

20 Estilos de negociadores Catalisador: influenciador, expressivo, indutor e sociável. Apoiador: cordial, afável e estável. Controlador: dirigente, diretivo e realizador. Analítico: metódico, complacente e escrupuloso.

21 Negociando com os Estilos de Negociadores Catalisador Não enfatizar seus pontos fracos: Não vai fundo ao problema. Metas irrealistas. Estratosférico. Vende demais a si mesmo. Tende a não cumprir o que promete. Explorar aspectos que dizem respeito a: Maior rapidez. Maior facilidade. Exclusividade. Inovação. Coisas grandes, sem detalhes (macro). Singularidade.

22 Apoiador Não enfatizar seus pontos fracos: Agrada demasiado. Dificuldades em dizer NÃO. Desorganizado / desestruturado. Difícil de ser entendido pelos outros. Lento. O que diz, nem sempre retrata o que realmente sente. Explorar aspectos que dizem respeito a: Eliminar conflitos. Satisfação dos outros. Dar assistência, apoio às pessoas. Buscar o bem-estar da coletividade. Interesse grupal. Ser amigo de todos, ser aceito pelo grupo.

23 Controlador Não enfatizar seus pontos fracos: Muito egoísta, só pensa em si mesmo. Dominador, tirano. Não se importa com as pessoas. Baixa competência interpessoal. Tem dificuldade em aceitar e conviver com diferenças individuais. Explorar aspectos que dizem respeito a: Ganhar tempo, dinheiro, economizar. Vencer os outros. Atingir metas, resultados. Agir sozinho, ficar independente. Cumprir o dever, alcançar seus objetivos, metas.

24 Analítico Não enfatizar seus pontos fracos: Atenção demasiada dos detalhes. Adia tudo na esperança de amanhã fazer melhor. Minucioso. Teimoso, maçante. Indeciso. Esconde o jogo, não divide com os outros a informação. Explorar aspectos que dizem respeito a: Obter todos os dados disponíveis (macro). Tempo dedicado à pesquisa, coleta de dados. Tomar decisões seguras. Mais alternativas para análise. Organizar-se, maior sistematização. Aumentar o grau de segurança, o nível de certeza, minimizar riscos.

25 Mas... Se não puder identificar o estilo da outra pessoa, evite usar as teorias de estilos, seja simples e objetivo e perceba o ambiente. Se negociar com mais de uma pessoa procure negociar de acordo com o estilo do líder. Se conhecer todos os estilos dos presentes, apresente um argumento para cada pessoa em função do estilo de cada um (difícil).

26 Portanto... Estilo é imutável podemos escondê-lo, mas nunca para sempre. Possuímos características dos quatro estilos um deles predomina. Processo de negociação enfatizar as forças de nosso estilo administrar as fraquezas. Conhecer o estilo do outro negociador identificar suas forças e fraquezas. O mesmo produto, serviço ou ideia pode e deve ser negociado de quatro formas diferentes!

27 Resumo Final Nesta fase vimos os 4 principais estilos de negociadores e como lidar com eles. Percebemos que cada um de nós tem um estilo. Portanto, entendemos que respeitando as características do estilo do nosso oponente teremos maior probabilidade de êxito.

28 A Negociação

29 Tópicos a serem abordados: Táticas nas negociações. Durante a negociação. Concessões. Impasse. Flexibilidade. Estratégia PICO.

30 Tática nas Negociações Durante o processo de negociação, as partes costumam lançar mão de meios e modos de atingir os objetivos de forma indireta. Estes meios e modos, que em geral tomam a forma de simulações e de manobras, são utilizados com duas funções: Processos de conhecimento Centro da decisão

31 Durante a Negociação Reserve tempo / escute com atenção. Ás vezes, basta só ouvir. Manifeste compreensão. Reduza suas reações verbais / use a linguagem dos gestos. Não dê ajuda. O silêncio leva à informação. Procure não avaliar o que está sendo dito / descubra o que está sendo comunicado, mas não verbalizado.

32 Ao Fazer Concessões Cuidado com a sequência de concessões. Deixe espaço para negociação. Faça o outro lutar pela concessão. Não conceda demais, nem muito rapidamente. Espere a concessão da outra parte. Peça algo em troca.

33 Quando Houver Impasse Pausa. Saída honrosa. Mudança (local, pessoa proposta). Mediador. Humor. Responder às agressões com fatos. Enfatizar concordâncias anteriores (negotiating to yes). Passar para assuntos não conflitantes.

34 Quando Você é Flexível Aberto à negociação. Disposição para mudanças. Considera o atendimento de necessidades mútuas. Enxerga os compromissos de forma construtiva. Sabe como e quando dizer sim e não. Tem equilíbrio entre a importância do relacionamento e do resultado. Sabe lidar com comportamentos defensivos. Tem tolerância para com as diferenças individuais. Comporta-se baseado no poder pessoal e não na hierarquia.

35 Estratégia PICO (Harvard) Pessoas Interesses Critérios Opções separar as pessoas dos problemas concentre-se nos interesses, não nas posições insista em que o resultado tenha por base algum padrão objetivo crie uma variedade de possibilidades antes de decidir o que fazer

36 Resumo Final Nesta fase entendemos que a negociação é uma prerrogativa do homem, e, portanto, sua marca de superioridade sobre outras espécies. Ao adotar uma abordagem eficaz, ao buscar crescer em seu estilo, o homem negociador está se colocando em uma posição onde se permitirá fazer escolhas.

37 As Diversidades na Negociação Internacional

38 Tópicos a serem abordados: Introdução. Sete erros comuns em negócios internacionais. Diferenças culturais. Negociador brasileiro.

39 Introdução A língua está na base da cultura. Ela condiciona, em parte, as maneiras de pensar. Ela constitui a maior dificuldade internacional desde que os progressos da tecnologia começaram a melhorar incessantemente os transportes e as comunicações (BRILMAN, 1991). A escolha do idioma em que as partes se comunicarão é responsável pela primeira diversidade na negociação: quem opera na língua materna tem uma vantagem sobre a outra parte em termos de facilidade, rapidez e detalhes. Mesmo que a outra parte use o recurso de um intérprete, esta é uma técnica fatigante e sujeita a imperfeições.

40 7 Erros Comuns em Negócios Internacionais 1. conhecimento insuficiente do comportamento, valores, desejos, necessidades do consumidor. 2. inexistência de pesquisas de mercado (SWOT). 3. falta de avaliação baseada no mercado internacional produtos e serviços. 4. estrutura corporativa deficitária. 5. falta de comprometimento da empresa para entrada em novos mercados. 6. uso da mesma abordagem de marketing do mercado interno. 7. usar mercado internacional como saída em tempos de crise.

41 Diferenças Culturais Estar preparado para lidar com as situações mais adversas e inusitadas. Como se iniciam e encerram as negociações. Roupas, comidas, língua, costumes, Países ocidentais não apresentam muitas diferenças. Países orientais são mais distantes de nossa cultura e costumes (muçulmanos x mulheres, presentes ou conversas com suas esposas, etc).

42 Para início de conversa... Os americanos despendem muito menos tempo que os japoneses. Os japoneses despendem um tempo considerável e uma boa soma de dinheiro para estabelecer uma relação harmoniosa com aqueles com quem tencionam fazer negócios Os finlandeses comportam-se de um modo muito formal e silencioso e esperam que o relacionamento e a fase de exploração evoluam numa semana.

43 Analisando um ao outro... Os russos misturarem negócios (e apenas negócios) com vodka. Os japoneses perguntam muito e falam o mínimo. Firmam suas intenções à medida em que juntam as informações e ouvem as ofertas e propostas. Os alemães superestimam o entendimento técnico do parceiro, a serem mais diretos e francos nessa fase, o que, com frequência, faz os japoneses sentirem-se mal.

44 Colocando as propostas na mesa... Ingleses discordam abertamente na medida em que o oponente faça um esforço para moldá-los ou use técnicas agressivas - suas normas culturais estabelecem que o desacordo não atinge as relações pessoais e a persuasão agressiva é uma habilidade valorizada. os japoneses procuram evitar confrontações, tendem a não requerer nem esperar persuasão e, muito provavelmente, manifestarão um considerável silêncio nessa fase.

45 Finalizando... Os americanos pensam que é normal fazer concessões ao longo do processo. Os japoneses fazem todas as concessões ao final do processo (abrupta). Os soviéticos ouvem as concessões do outro e depois procuram adiar o acordo (ganhar tempo).

46 Negociador Brasileiro 1. Improvisa muito, planeja pouco! 2. Tem dificuldade em fazer perguntas relevantes, faz perguntas sem saber o propósito das mesmas e as consequências das respostas! 3. Tende a ver somente o seu lado esquecendo do outro negociador! Não procura descobrir expectativas e necessidades do outro e não faz ligação entre esses aspectos e sua proposta! 4. Orgulha-se de aplicar muitos truques, macetes e artimanhas e não faz segredo disso! 5. Tende a enfatizar as fraquezas do outro negociador! 6. Tem baixa flexibilidade! 7. Não controla resultados! João Batista Vilhena VP do Instituto MVC Coordenador do MBA Gestão Comercial da FGV

47 Resumo Final Nesta fase entendemos que a comunicação é um fator crítico da negociação. Sem uma comunicação eficaz não há a interação necessária para sucesso do processo de negociação. Percebemos que a eficiência da comunicação também é determinada pela cultura e que o reconhecimento da diferença entre as partes é essencial em negociações de âmbito nacional ou internacional, no entanto, a pluralidade de representações e significações decorrentes das diferenças culturais é maior nas negociações internacionais.

48 Recado Final Rejeite a ideia de que ganhar significa necessariamente que alguém perde; considere a concessão um sinal de força; busque um bom acordo, não um bom advogado e rejeite a ideia de que, se você cuida do presente, o futuro estará resolvido - Charles Handy.

49 Contatos Portal de Ensino: Facebook: Telefone:

COMPETÊNCIA DE PARCERIA

COMPETÊNCIA DE PARCERIA COMPETÊNCIA DE PARCERIA COSTACURTA JUNQUEIRA CEO do Instituto MVC costacurta@institutomvc.com.br www.institutomvc.com.br Pano de Fundo PENSAR NA MELHOR PARCERIA DE SUA VIDA PENSAR NA PIOR PARCERIA DE SUA

Leia mais

Plataforma da Informação. Spin Selling

Plataforma da Informação. Spin Selling Plataforma da Informação Spin Selling O que é negociação? É o processo por meio do qual, duas ou mais partes com objetivos diferentes procuram um acordo que as satisfaça, podendo ser uma relação de compra

Leia mais

Apresentação do Professor

Apresentação do Professor Apresentação do Professor Professor: José Ricardo Verrengia. Profissional com mais de 25 anos de experiência na área de Comércio Exterior, atuando em empresas nacionais e multinacionais, possui vivência

Leia mais

Programa ComexInfoco Como Preparar uma Viagem Internacional de Negócios

Programa ComexInfoco Como Preparar uma Viagem Internacional de Negócios Programa ComexInfoco Como Preparar uma Viagem Internacional de Negócios 0800.7183810 O programa Comex INfoco visa gratuitamente democratizar conhecimentos, ao mesmo tempo que promove a integração de pessoas

Leia mais

Saiba mais sobre o curso acessando nosso site ou através de nosso canal no Youtube:

Saiba mais sobre o curso acessando nosso site   ou através de nosso canal no Youtube: Saiba mais sobre o curso acessando nosso site http://bit.ly/inter-trader ou através de nosso canal no Youtube: https://youtu.be/pjevpofie_8 Apresentação do Professor Professor: José Ricardo Verrengia.

Leia mais

Negociação 13/09/13. Diagnóstico em relação à capacidade de negociação. Consultoria Organizacional Negociação. Premissa: Todos nós somos negociadores:

Negociação 13/09/13. Diagnóstico em relação à capacidade de negociação. Consultoria Organizacional Negociação. Premissa: Todos nós somos negociadores: Consultoria Organizacional Negociação Premissa: Negociação Todos nós somos negociadores: n Vida pessoal (casamento, férias); n Vida profissional (compras, vendas, emprego, salário) O sucesso pessoal e

Leia mais

Curso de Gerente de Loja - Ações Práticas que Geram Lucro

Curso de Gerente de Loja - Ações Práticas que Geram Lucro Curso de Gerente de Loja - Ações Práticas que Geram Lucro Módulo 4 Gerenciamento de equipe de vendas Tema 18 - Contornando Objeções com Equipe de Vendas INTRODUÇÃO A todo momento estamos negociando, seja

Leia mais

Saiba mais sobre o curso acessando nosso site ou através de nosso canal no Youtube:

Saiba mais sobre o curso acessando nosso site   ou através de nosso canal no Youtube: Saiba mais sobre o curso acessando nosso site http://bit.ly/inter-trader ou através de nosso canal no Youtube: https://youtu.be/pjevpofie_8 Apresentação do Professor Professor: José Ricardo Verrengia.

Leia mais

Sem fronteiras para o conhecimento. Programa de Desenvolvimento de Líderes

Sem fronteiras para o conhecimento. Programa de Desenvolvimento de Líderes 1 Sem fronteiras para o conhecimento Programa de Desenvolvimento de Líderes 2 Torne-se um líder! Dentro de qualquer organização, o líder é a pessoa para quem todos olham quando precisam de orientação.

Leia mais

NEGOCIAÇÃO PARA LÍDERES. (e liderados)

NEGOCIAÇÃO PARA LÍDERES. (e liderados) NEGOCIAÇÃO PARA LÍDERES (e liderados) José Carlos Martins F. de Mello VALOR AGREGADO CONSULTORES 2018 NEGOCIAÇÃO PARA LÍDERES Apresentação Negociação para Líderes é um programa de treinamento inovador

Leia mais

ESTILOS DA NEGOCIAÇÃO

ESTILOS DA NEGOCIAÇÃO ESTILOS DA NEGOCIAÇÃO Teste para Avaliação Marque com um X as características que mais aproxima-se de você. A Coluna A é o oposto da coluna B. Então, por exemplo, Você é uma pessoa mais organizada ou improvisadora?

Leia mais

Apresentação do Professor

Apresentação do Professor Apresentação do Professor Professor: Gilberto Campião. Formado em comércio exterior, pós-graduado em marketing e com MBA em business administration no Brasil e exterior. Especialista em comercio exterior,

Leia mais

Fechamento de Vendas. Aprenda a conduzir negociações eficazes!!!

Fechamento de Vendas. Aprenda a conduzir negociações eficazes!!! Fechamento de Vendas Aprenda a conduzir negociações eficazes!!! Negociação é uma tarefa de mão dupla de comunicação, entendendo isso, nós negociamos com todas as pessoas a nossa volta. OS VENCEDORES PARECEM

Leia mais

III - O Método proposto pela HARVARD LAW SCHOOL

III - O Método proposto pela HARVARD LAW SCHOOL 1 Conteúdo do Treinamento I Conceitos Iniciais II - Elementos básicos da Negociação. III - O Método proposto pela HARVARD LAW SCHOOL IV - Perfis de negociadores V - Elementos básicos do processo de vendas

Leia mais

Profª Daniela Cartoni

Profª Daniela Cartoni Etapa da Negociação Planejamento, estratégias e táticas Profª Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br Etapas da negociação Uma negociação é um processo de comunicação interativa que pode ocorrer quando

Leia mais

Como Fazer sua Primeira Exportação

Como Fazer sua Primeira Exportação Como Fazer sua Primeira Exportação Apresentação do Professor Professor: André Lellis Pós-graduado em gestão de empresas e docência pela FGV, ampla vivência comercial na área internacional dedicados ao

Leia mais

FINANÇAS PRÁTICAS PARA EMPREENDEDORES PRIMEIROS PASSOS DA GESTÃO FINANCEIRA

FINANÇAS PRÁTICAS PARA EMPREENDEDORES PRIMEIROS PASSOS DA GESTÃO FINANCEIRA _ FINANÇAS PRÁTICAS PARA EMPREENDEDORES PRIMEIROS PASSOS DA GESTÃO FINANCEIRA 01 02 03 CUIDE DE SUAS RECEITAS CONHEÇA E CONTROLE SUAS DESPESAS GANHOS VARIAM MÊS A MÊS? Fazer o dinheiro durar até o fim

Leia mais

AULA. Sumário. Na aula anterior trataremos sobre: Na aula de hoje aprenderemos sobre: Estoque e Compras O QUE VEREMOS HOJE ead

AULA. Sumário. Na aula anterior trataremos sobre: Na aula de hoje aprenderemos sobre: Estoque e Compras O QUE VEREMOS HOJE ead Sumário AULA 7 Estoque e Compras O QUE VEREMOS HOJE Na aula anterior trataremos sobre: 1. Departamento de Compras e sua função na Empresa 2. Perfil do comprador Na aula de hoje aprenderemos sobre: 1. A

Leia mais

Unidade IV MARKETING DE VAREJO E. Profa. Cláudia Palladino

Unidade IV MARKETING DE VAREJO E. Profa. Cláudia Palladino Unidade IV MARKETING DE VAREJO E NEGOCIAÇÃO Profa. Cláudia Palladino Técnicas de negociação Negociar: Prática antiga e comum; Negociamos muitas vezes: Tanto em casa como no trabalho; Desde crianças - não

Leia mais

# VENDAS PROFESSOR GUALBER CALADO

# VENDAS PROFESSOR GUALBER CALADO O MUNDO MUDOU... E VOCÊ? Globalização Concorrência maior e mais acirrada Novas Tecnologias Novo perfil do consumidor O Cliente manda! Novas necessidades e desejos Vamos rever nossos métodos, estratégias,

Leia mais

BARTER & KAM Mais Trocas, Mais Negócios!

BARTER & KAM Mais Trocas, Mais Negócios! Workshop de NEGOCIAÇÃO de BARTER & KAM Mais Trocas, Mais Negócios! 2º 1º > > > > Trocar. Barganhar. Negociar. 1 Encontro Formatos Palestra 1h Um Workshop de Negociação de BARTER e Segmentação KAM que fornece

Leia mais

NOVOS CURSOS NOVOS CURSOS SENAC. são + de 30 cursos PLANO DE MARKETING

NOVOS CURSOS NOVOS CURSOS SENAC. são + de 30 cursos PLANO DE MARKETING Consulte a Unidade Senac Mais Perto de Você Matricule-se já! MOTE PRINCIPAL CORES RADIANTES E ESTIMULANTES FÁCIL LEITURA VERSATILIDADE DE APLICAÇÃO DEVE APARECER EM TODAS AS PEÇAS Consulte a Unidade Senac

Leia mais

Ganhe Mais Vendendo Valor

Ganhe Mais Vendendo Valor Início Ganhe Mais Vendendo Valor Márcio Miranda Dois objetivos aumentar sua autoconfiança e dar novas armas para enfrentar a guerra Mente aberta como eu posso adaptar e usar isso? Pro-ativo, é melhor lidar

Leia mais

MBA EXECUTIVO INTERNACIONAL EM GESTÃO DE NEGÓCIOS

MBA EXECUTIVO INTERNACIONAL EM GESTÃO DE NEGÓCIOS MBA EXECUTIVO INTERNACIONAL EM GESTÃO DE NEGÓCIOS OBJETIVOS DO CURSO O objetivo geral do Curso de Pós-graduação Lato Sensu MBA Executivo Internacional em Gestão de Negócios é de capacitar os profissionais

Leia mais

O PODER DA NEGOCIAÇÃO

O PODER DA NEGOCIAÇÃO O PODER DA NEGOCIAÇÃO 08 a 11 de outubro de 2014 09 a 12 de novembro de 2016 NEGOCIAÇÃO É o processo de buscar aceitação de ideias, propósitos ou interesses visando ao melhor resultado possível, de tal

Leia mais

Passo a Passo da Venda de MÓVEIS PLANEJADOS

Passo a Passo da Venda de MÓVEIS PLANEJADOS Passo a Passo da Venda de MÓVEIS PLANEJADOS Instrutor/Orientador Sigmar Sabin www. sigmarsabin.com.br comercial@ sigmarsabin.com.br 41.99666.8183 Whats APOIO Gandara Representações Realização Parabéns!!!

Leia mais

10 Melhores Técnicas Em Vendas Para Melhorar Sua Taxa De Conversão

10 Melhores Técnicas Em Vendas Para Melhorar Sua Taxa De Conversão 10 Melhores Técnicas Em Vendas Para Melhorar Sua Taxa De Conversão Com o país passando por uma crise financeira era esperado que as vendas em geral sofressem uma queda brusca. O que pouca gente sabe é

Leia mais

Módulo II. Sessão Abertura. Aula 5. Encontro Passado. Alinhando nosso. Módulo li. Aula 5. Módulo li. Aula 5. SEBRAE/SP Disciplina de Empreendedorismo

Módulo II. Sessão Abertura. Aula 5. Encontro Passado. Alinhando nosso. Módulo li. Aula 5. Módulo li. Aula 5. SEBRAE/SP Disciplina de Empreendedorismo Módulo II Aula 5 SEBRAE/SP Disciplina de Empreendedorismo Sessão Abertura Alinhando nosso Encontro Passado 1 Fórum Discussão Como está o nosso mercado? Atividade Para saber atuar neste mercado Negociação

Leia mais

ATA Assistente Técnico Administrativo Trabalho em Equipe Gestão Pública Keyvila Menezes

ATA Assistente Técnico Administrativo Trabalho em Equipe Gestão Pública Keyvila Menezes ATA Assistente Técnico Administrativo Trabalho em Equipe Gestão Pública Keyvila Menezes 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Evolução do trabalho em equipe Grupos

Leia mais

Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização. Ana Paula Penido

Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização. Ana Paula Penido Formulação, Implementação e Gerenciamento das Estratégias da Organização Ana Paula Penido Planejamento Pensar antes de agir. Planejamento é fundamentalmente um processo de decisão: escolher entre alternativas

Leia mais

TÉCNICAS DE VENDAS EDITAL

TÉCNICAS DE VENDAS EDITAL EDITAL Noções de administração de vendas: planejamento, estratégias, objetivos; análise do mercado, metas. Técnicas de Vendas de Produtos e Serviços financeiros no setor bancário: planejamento, técnicas;

Leia mais

Advocacia Lucrativa com o Planejamento Certo.

Advocacia Lucrativa com o Planejamento Certo. Advocacia Lucrativa com o Planejamento Certo www.iapajus.com.br Qual é o ponto em comum entre escritórios que geram resultados lucrativos? Advocacia = Negócio Forma como o escritório cria, entrega e captura

Leia mais

Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender

Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender DICAS Para a sua leitura: Os itens do índice são clicáveis, então sinta-se à vontade para ler o conteúdo que

Leia mais

Introduç ã o e C a de ia de S uprim e ntos. L og ís tic a E m pre s a ria l

Introduç ã o e C a de ia de S uprim e ntos. L og ís tic a E m pre s a ria l Introduç ã o e C a de ia de S uprim e ntos L og ís tic a E m pre s a ria l P ro fe s s o r Bacharel em Administração de Empresas com Ênfase em Gestão da Informação; MBA em Gestão da Qualidade e Produtividade;

Leia mais

Aqui você aprenderá 5 etapas necessárias para estruturar sua maneira de negociar: PRINCÍPIOS BÁSICOS APRESENTANDO O PREÇO O TEMPO LIDANDO COM VALORES

Aqui você aprenderá 5 etapas necessárias para estruturar sua maneira de negociar: PRINCÍPIOS BÁSICOS APRESENTANDO O PREÇO O TEMPO LIDANDO COM VALORES Embora as estratégias e táticas de negociação sejam inúmeras e variem bastante entre as diversas culturas, vemos que na atividade de venda é necessário saber algumas, na grande maioria das vezes. No momento

Leia mais

A força de trabalho em 2020

A força de trabalho em 2020 A força de trabalho em 2020 A iminente crise de talentos Visão geral Preparar a força de trabalho para 2020 é uma ação decisiva quando o que está em jogo é a estratégia, o crescimento e o desempenho dos

Leia mais

Gestão de Pessoas. Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra.

Gestão de Pessoas. Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra. Gestão de Pessoas Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra. Aula 6 Conflito e negociação Os objetivos desta aula são: Definir conflito. Diferenciar as visões tradicional, interacionista

Leia mais

COMPORTAMENTO. Percepção Expectativas Emoções / sentimentos / desejos Metaprogramas Crenças / valores Necessidades

COMPORTAMENTO. Percepção Expectativas Emoções / sentimentos / desejos Metaprogramas Crenças / valores Necessidades COMPORTAMTO Percepção xpectativas moções / sentimentos / desejos Metaprogramas Crenças / valores ecessidades STILOS CSSIDADS reconhecimento, realização, associação, segurança MTAPROGRAMAS associador, extrovertido,

Leia mais

9 passos para criar um negócio sem largar o emprego

9 passos para criar um negócio sem largar o emprego 9 passos para criar um negócio sem largar o emprego Antes de mais nada gostaria de deixar claro uma coisa: Em um determinado momento você vai precisar escolher entre trabalhar para alguém e trabalhar para

Leia mais

NEGOCIAÇÃO FERRAMENTA PARA GERENCIAR PESSOAS

NEGOCIAÇÃO FERRAMENTA PARA GERENCIAR PESSOAS NEGOCIAÇÃO FERRAMENTA PARA GERENCIAR PESSOAS PROF. DR. ADEMIR DOS SANTOS NEGOCIAÇÃO FERRAMENTA PARA GERENCIAR PESSOAS OLÁ PESSOAL, MUITO BOA NOITE... NOSSO ENCONTRO DE HOJE TERÁ DURAÇÃO DE 50 A 60 MINUTOS

Leia mais

Feedback. Conceito de. Sumário. Conceito de Feedback. Escuta ativa. Obstáculos (dar / receber feedback) Feedback STAR

Feedback. Conceito de. Sumário. Conceito de Feedback. Escuta ativa. Obstáculos (dar / receber feedback) Feedback STAR Sumário Conceito de Feedback Escuta ativa Obstáculos (dar / receber feedback) Feedback STAR Recomendações para eficácia de sua sessão de feedback Conceito de Feedback Feedback é o retorno que alguém obtém

Leia mais

Gestão de Micro e Pequenas Empresas

Gestão de Micro e Pequenas Empresas Gestão de Micro e Pequenas Empresas Planejamento Estratégico (Parte 2) Professor: Charles Leite Análise Ambiental Qualquer uma das ferramentas ou técnicas já citadas fundamenta sua atuação na divisão ambiental

Leia mais

Técnicas de Vendas. A persistência é o caminho do êxito. Diretora Futura Executiva Nelma Aguiar

Técnicas de Vendas. A persistência é o caminho do êxito. Diretora Futura Executiva Nelma Aguiar Técnicas de Vendas A persistência é o caminho do êxito. Diretora Futura Executiva Nelma Aguiar Nada acontece até que alguém venda algo São palavras de Mary Kay Ash. Esse é o ponto de partida. O início

Leia mais

Apresentação do Professor

Apresentação do Professor Apresentação do Professor Professor: José Ricardo Verrengia Profissional com mais de 30 anos de experiência na área de Comércio Exterior, atuando em empresas nacionais e multinacionais, possui vivência

Leia mais

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR 2017 CATÁLOGO DE FORMAÇÃO ESTRATEGOR Vendas e Logística Coaching Aplicado às Vendas Formação de Chefes de Vendas e Coordenadores de Equipa Liderança e Equipas de Alto Rendimento Técnicas de Atendimento

Leia mais

Negociação e Resolução de Conflitos MANUAL DO CURSO

Negociação e Resolução de Conflitos MANUAL DO CURSO Negociação e Resolução de Conflitos MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a sexta 9h às 20h45

Leia mais

CBMAE EDUC Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial FIRMINO SOUSA CARNEIRO A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA NEGOCIAÇÃO

CBMAE EDUC Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial FIRMINO SOUSA CARNEIRO A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA NEGOCIAÇÃO CBMAE EDUC Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial FIRMINO SOUSA CARNEIRO A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA NEGOCIAÇÃO Rio de Janeiro / 2017 A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA NEGOCIAÇÃO INTRODUÇÃO

Leia mais

Os 7 Passos da Negociação

Os 7 Passos da Negociação Os 7 Passos da Negociação Como preparar-se para suas negociações do dia-dia Por Alfredo Bravo, D.Sc. A necessidade de preparar-se para as negociações mais importantes da vida é fator crítico, porém, nem

Leia mais

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES OBJETIVO Empregar técnicas de entrevistas, sabendo fazer perguntas abertas e fechadas para descobrir as necessidades do cliente e oferecer soluções que satisfaçam estas necessidades. VISÃO GERAL Saber

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento e Desenvolvimento Treinamento e Desenvolvimento Aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento Resolução sistemática de problemas; Experiências realizadas por outros. Circulação de conhecimento; Garvin (1993) Experimentação;

Leia mais

NEGOCIAÇÃO MULTICULTURAL. João Alberto Catalão

NEGOCIAÇÃO MULTICULTURAL. João Alberto Catalão NEGOCIAÇÃO MULTICULTURAL João Alberto Catalão Erros Fatais I Falta de preparação. Preconceitos. Imagem descuidada ou descontextualizada. Não saber estabelecer rapport. Ignorar aspectos culturais (crenças,

Leia mais

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO. Vendas II

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO. Vendas II TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO Vendas II O que é negociação? Negociação Negociação é um processo utilizado para alcançar o intercâmbio de valor capaz de satisfazer os interesses de todas as partes envolvidas.

Leia mais

WORKSHOP DE VENDAS CONSULTIVAS. Técnicas Práticas para Vender e se Relacionar

WORKSHOP DE VENDAS CONSULTIVAS. Técnicas Práticas para Vender e se Relacionar WORKSHOP DE VENDAS CONSULTIVAS Técnicas Práticas para Vender e se Relacionar Prospectar Novos Clientes. Apresentar, Argumentar e Negociar. Vender e se Relacionar. Duração Encontro 2 a 8 Encontros 8 ou

Leia mais

Organizações do Conhecimento A organização do conhecimento:

Organizações do Conhecimento A organização do conhecimento: Organizações do Conhecimento A organização do conhecimento: 1) O que é uma Organização? 2) Quais são os objetivos? 3) Quais são os seus diferentes níveis? 4) Como está estruturada uma organização? 5) Quais

Leia mais

O que é planejamento estratégico?

O que é planejamento estratégico? O que é planejamento estratégico? Um dos fatores de sucesso das empresas é possuir um bom planejamento. Mas o que é planejamento? Nós planejamos diariamente, planejamos nossas atividades, nossas finanças,

Leia mais

POR QUE É IMPORTANTE ATRAIR CLIENTES?... 3 A IMPORTÂNCIA DE SE COLECIONAR CLIENTES... 4 É POSSÍVEL FAZER ESTOQUE DE CLIENTES?... 5

POR QUE É IMPORTANTE ATRAIR CLIENTES?... 3 A IMPORTÂNCIA DE SE COLECIONAR CLIENTES... 4 É POSSÍVEL FAZER ESTOQUE DE CLIENTES?... 5 ÍNDICE POR QUE É IMPORTANTE ATRAIR CLIENTES?... 3 A IMPORTÂNCIA DE SE COLECIONAR CLIENTES... 4 É POSSÍVEL FAZER ESTOQUE DE CLIENTES?... 5 COMO ANDA SEU RELACIONAMENTO COM AS PESSOAS?... 6 PROFISSIOMAIS

Leia mais

15/2/2012 GESTÃO DE PESSOAS. Profa. Adriana Duarte RELAÇÃO. Motivação Clima Integração Inclusão Confiança Comunicação Liderança... QUEM É VOCÊ TAREFA

15/2/2012 GESTÃO DE PESSOAS. Profa. Adriana Duarte RELAÇÃO. Motivação Clima Integração Inclusão Confiança Comunicação Liderança... QUEM É VOCÊ TAREFA 15/2/2012 Profa. Adriana Duarte GESTÃO DE PESSOAS Profa. Mary Pires Profa. Adriana Duarte 2 RELAÇÃO TAREFA Motivação Clima Integração Inclusão Confiança Comunicação Liderança... QUEM É VOCÊ 1 CONHECENDO

Leia mais

ACOMPANHANDO E FIDELIZANDO SUA CLIENTE

ACOMPANHANDO E FIDELIZANDO SUA CLIENTE ACOMPANHANDO E FIDELIZANDO SUA CLIENTE DIFERENÇA CONSULTORA / VENDEDORA Consultoras de Beleza MK: somos prestadoras de serviços, orientamos, acompanhamos os resultados na cliente, fazemos com que ela se

Leia mais

Made in Brazil - Desafios e Oportunidades para a Inserção em Mercados Internacionais

Made in Brazil - Desafios e Oportunidades para a Inserção em Mercados Internacionais Made in Brazil - Desafios e Oportunidades para a Inserção em Mercados Internacionais Apresentação do Professor Professor: Caio Rafael Peppe. Mestre em Administração de Empresas. Professor de diversos cursos

Leia mais

Sejam Muito Bem-Vindos!!! Saiba Como Aumentar as Suas Conversões com Passos Simples

Sejam Muito Bem-Vindos!!! Saiba Como Aumentar as Suas Conversões com Passos Simples Sejam Muito Bem-Vindos!!! Saiba Como Aumentar as Suas Conversões com Passos Simples FOCO NO CLIENTE # O foco no cliente ajuda você a atingir as suas metas. # Descubra o que os clientes querem e ofereça

Leia mais

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS. Administração. Administrador. Competências e Habilidades do Administrador. Já sabemos que ela é imprescindível para a:

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS. Administração. Administrador. Competências e Habilidades do Administrador. Já sabemos que ela é imprescindível para a: COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS Competências e Habilidades do Prof. Pedro Carlos de Carvalho Administração Já sabemos que ela é imprescindível para a: EXISTÊNCIA, SOBREVIVÊNCIA e SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES. É

Leia mais

Entrevista Carreira Correio Braziliense

Entrevista Carreira Correio Braziliense Entrevista Carreira Correio Braziliense 1. Por que as habilidades pessoais (ou socioemocionais) são cada vez valorizadas? As pessoas são contratadas por seu currículo, ou seja, pela formação acadêmica

Leia mais

Como ter uma Carreira de Sucesso

Como ter uma Carreira de Sucesso Como ter uma Carreira de Sucesso 23.09- QUARTA-FEIRA as 14:30 Cambui R Major Solon 535 Cambui Hotel Unidades Excêntricas e Amarillis Diretora Ind. De Vendas Camila Araújo presença treinamentos 35%

Leia mais

DEFINIÇÃO DE ANÁLISE DO AMBIENTE

DEFINIÇÃO DE ANÁLISE DO AMBIENTE Análise do Ambiente DEFINIÇÃO DE ANÁLISE DO AMBIENTE - É o processo de monitoração do ambiente organizacional que visa identificar os riscos e oportunidades, tanto presentes como futuros, que possam influenciar

Leia mais

ESTILOS DA NEGOCIAÇÃO. Adaptado por: Everton Saulo Silveira

ESTILOS DA NEGOCIAÇÃO. Adaptado por: Everton Saulo Silveira ESTILOS DA NEGOCIAÇÃO Adaptado por: Everton Saulo Silveira Teste para Avaliação Marque com um X as características que mais aproxima-se de você. A Coluna A é o oposto da coluna B. Então, por exemplo, Você

Leia mais

Saiba como criar uma Campanha de Vendas para seu RESTAURANTE. ticketuai

Saiba como criar uma Campanha de Vendas para seu RESTAURANTE. ticketuai Dicas para a leitura deste ebook Olá! Este ebook é especialmente para você que quer saber como alavancar as vendas do seu estabelecimento com métodos modernos. Campanha de vendas é uma forma segura e única

Leia mais

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DE ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA

GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DE ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DE ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA INÍCIO ESCRITÓRIO DEFINIÇÃO DOS SÓCIOS OBJETIVOS DA SOCIEDADE CRESCIMENTO E CONTRATAÇÃO ELABORAÇÃO DAS POLÍTICAS GESTÃO DEFINIÇÃO DE CARGOS E FUNÇÕES DIFERENCIAL

Leia mais

CONSTRUINDO E REALIZANDO SONHOS. ABELENE BIERNACKI Diretora de Vendas Independente Mary Kay

CONSTRUINDO E REALIZANDO SONHOS. ABELENE BIERNACKI Diretora de Vendas Independente Mary Kay CONSTRUINDO E REALIZANDO SONHOS ABELENE BIERNACKI Diretora de Vendas Independente Mary Kay O que você pode fazer ou sonha que pode comece agora! Coragem envolve talento, poder e magia. Somente o comprometimento

Leia mais

Liderança e Gestão de Equipes. Prof. Valter de Menezes Eugenio

Liderança e Gestão de Equipes. Prof. Valter de Menezes Eugenio Prof. Valter de Menezes Eugenio O mundo empresarial mudou muito nas ultimas décadas, particularmente nos últimos 20 anos. Estas mudanças influenciam no comportamento das pessoas no ambiente de trabalho.

Leia mais

Sistemas de Informação Gerenciais

Sistemas de Informação Gerenciais Sistemas de Informação Gerenciais Seção 1.2 Conceitos e perspectivas em SI Seção 1.3 Classificação dos SI 1 EMPRESA E TECNOLOGIA 2 Contexto Já perceberam que as empresas no mundo moderno estão relacionadas

Leia mais

Gestão por Competências

Gestão por Competências Gestão por Competências 1 2 FUTUROS Capacitar Acompanhar Avaliar Investir Valorizar Reter ÁREA CRÍTICA Remanejar Traçar metas Disponibilizar MANTENEDORES Desenvolver Manter 3 4 Quem são os talentos de

Leia mais

Apresentação do Professor

Apresentação do Professor Apresentação do Professor Professor: Gilberto Campião Formado em comércio exterior, pós-graduado em marketing e com MBA em business administration no Brasil e exterior. Especialista em comercio exterior,

Leia mais

TIPO DE SOLUÇÃO SINOPSE VALOR PÚBLICO-ALVO CARGA HORÁRIA Duração: 12 horas de consultoria

TIPO DE SOLUÇÃO SINOPSE VALOR PÚBLICO-ALVO CARGA HORÁRIA Duração: 12 horas de consultoria TIPO DE SOLUÇÃO SINOPSE VALOR PÚBLICO-ALVO CARGA HORÁRIA Investimento: R$ 1.440,00 Duração: 12 horas de consultoria Consultoria na empresa: Estratégias para recrutamento e seleção Aprenda técnicas e conhecimentos

Leia mais

Transformando leads em fluxo de loja

Transformando leads em fluxo de loja Transformando leads em fluxo de loja Introdução Antes da Internet Intenção Influências externas 10% Influência do Vendedor 90% Compra Fonte: Cobalt New buying influences Depois da Internet Intenção Influência

Leia mais

Gestão Estratégica Prof. Charles Pantoja Esteves

Gestão Estratégica Prof. Charles Pantoja Esteves Prof. Charles Pantoja Esteves Administrador de Empresas Analista de Sistemas Msc. PNL e Inteligência Emocional Desenvolvimento 1. Gestão Estratégia: O que é? 2. Direcionamento Estratégico: Conectando o

Leia mais

INTRODUÇÃO À CONSULTORIA EMPRESARIAL

INTRODUÇÃO À CONSULTORIA EMPRESARIAL INTRODUÇÃO À CONSULTORIA EMPRESARIAL PESSOAS X EMPRESAS Em situações difíceis as pessoas procuram; Médicos, Psicólogos, Psiquiatras, Familiares, Bancos... Em situações difíceis as empresas procuram;

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico MBA: Gestão Empresarial IESI Planejamento Estratégico Planejamento estratégico: Visão integrada Alcance de objetivos Criar valor, diferencial e identidade Pensamento estratégico Planejamento Estratégico

Leia mais

Especialistas em pequenos negócios / / sebrae.com.br

Especialistas em pequenos negócios / / sebrae.com.br Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br Armazéns, mercearias, mercadinhos, minimercados, lojas de conveniência e mercados de vizinhança. Os nomes são diversos e as soluções

Leia mais

Gestão em Saúde LIDERANÇA

Gestão em Saúde LIDERANÇA Gestão em Saúde LIDERANÇA Profa. Ms. Raquel J. Oliveira Lima A administração tinha como objetivos principais: alcançar a eficiência e eficácia, Hoje alcançar a excelência por meio da eficiência e eficácia

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E ORÇAMENTO DOCENTE: FÁBIO FREZATTI

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E ORÇAMENTO DOCENTE: FÁBIO FREZATTI PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E ORÇAMENTO DOCENTE: FÁBIO FREZATTI 1 TEMA 2 O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2 AS VÁRIAS FERRAMENTAS: O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, TÁTICO E OS PROJETOS FILOSOFIA EMPRESARIAL VISÃO MISSÃO

Leia mais

FATEC ZONA SUL Faculdade de Tecnologia da Zona Sul São Paulo/SP

FATEC ZONA SUL Faculdade de Tecnologia da Zona Sul São Paulo/SP FATEC ZONA SUL Faculdade de Tecnologia da Zona Sul São Paulo/SP Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial Disciplina: Negócios Internacionais Aula 02 1 Conceitos e Princípios Aula 02 2 Pessoa

Leia mais

Técnicas de negociação. / NT Editora. -- Brasília: p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm.

Técnicas de negociação. / NT Editora. -- Brasília: p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm. Autor Vera Ariza Revisão NT Editora e Figuramundo Projeto Gráfico NT Editora Editoração Eletrônica NT Editora e Figuramundo Capa NT Editora NT Editora, uma empresa do Grupo NT SCS Q2 - Bl. D - Salas 307

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO. Processo de planejar, organizar, dirigir e controlar recursos a fim de alcançar os objetivos da organização

ADMINISTRAÇÃO. Processo de planejar, organizar, dirigir e controlar recursos a fim de alcançar os objetivos da organização ADMINISTRAÇÃO Processo de planejar, organizar, dirigir e controlar recursos a fim de alcançar os objetivos da organização Planejamento Organização Direção Controle Definir a missão Formular objetivos Definir

Leia mais

Unidade I GESTÃO DAS OPERAÇÕES. Prof. Me. Livaldo dos Santos

Unidade I GESTÃO DAS OPERAÇÕES. Prof. Me. Livaldo dos Santos Unidade I GESTÃO DAS OPERAÇÕES PRODUTIVAS Prof. Me. Livaldo dos Santos Administração de operações produtivas, seus objetivos e estratégia Objetivos da unidade: Entender a função produção nas diversas organizações.

Leia mais

ABRACOMEX. Passo a Passo para Divulgar Produtos no Exterior

ABRACOMEX. Passo a Passo para Divulgar Produtos no Exterior ABRACOMEX Passo a Passo para Divulgar Produtos no Exterior 0800.7183810 Apresentação do Professor Alyssa Hopp www.linkedin.com/in/alyssahopp Jornalista (UFG/2009.2), Mestre em Comunicação Internacional

Leia mais

TREINAMENTO COMERCIAL

TREINAMENTO COMERCIAL TREINAMENTO COMERCIAL Potencializando a Equipe de Vendas Conceitos Equivocados Sou atendente e não vendedora; Não reconhecer a área de vendas como profissão; Não tenho dom de vender. Potencializando a

Leia mais

Como Transformar o Corretor em um Empresário de Sucesso

Como Transformar o Corretor em um Empresário de Sucesso Como Transformar o Corretor em um Empresário de Sucesso Rodrigo Maia 2011 Apresentação Formado em Comunicação e pós graduado em Gestão e Recursos Humanos, com 12 anos de experiência em treinamento, tendo

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DE CURSOS

PROGRAMAÇÃO DE CURSOS INSCRIÇÕES ON LINE PROGRAMAÇÃO DE CURSOS FEVEREIRO, MARÇO E ABRIL DE 2017 Aqui você escolhe o curso que deseja fazer, de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa. Tudo pela

Leia mais

CARREIRA DE SUCESSO: Por que o inglês para negócios é tão importante?

CARREIRA DE SUCESSO: Por que o inglês para negócios é tão importante? CARREIRA DE SUCESSO: Por que o inglês para negócios é tão importante? O mercado de trabalho está bastante exigente e afunilado: aqueles que querem destacar-se em suas profissões para alcançar melhores

Leia mais

Núcleo de Materiais Didáticos 1

Núcleo de Materiais Didáticos 1 Gestão de Talentos e Mapeamento por Competências Aula 1 Prof a Cláudia Patrícia Garcia claudiagarcia@grupouninter.com.br MBA em Gestão de Recursos Humanos Mini Currículo Administradora Marketing EAD Metodologia

Leia mais

GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS PALESTRANTE

GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS PALESTRANTE GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS PALESTRANTE Neuza Abouláfia EXERCÍCIO Quais são os principais motivos pelos quais as organizações mudam? MOTIVOS MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES alta complexidade, velocidade e quantidade

Leia mais

Fulano de Tal. Relatório de Feedback 360 Extended DISC FINXS

Fulano de Tal. Relatório de Feedback 360 Extended DISC FINXS O Feedback 360 é um instrumento projetado para fornecer um foco desenvolvimentista a respeito dos pontos fortes das habilidades comportamentais específicas e suas necessidades de desenvolvimento. Este

Leia mais

Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report

Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report Perfil Caliper de Especialistas The Inner Potential Report Avaliação de: Sr. Antônio Modelo Preparada por: Consultor Caliper consultor@caliper.com.br Data: Página 1 Perfil Caliper de Especialistas The

Leia mais

Workshops de Negociação. Equipes Comerciais de Alta Performance

Workshops de Negociação. Equipes Comerciais de Alta Performance Workshops de Negociação Equipes Comerciais de Alta Performance Persuadir. Influenciar. Vender. Um completo Programa de Treinamento Comercial que propõe uma Visão Abrangente do Universo das Vendas e Negociação.

Leia mais

1

1 Unidade 01 Conceitos: Planejamento - Estratégia é uma técnica administrativa que, através da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças, dos seus pontos

Leia mais

Crie Metas De Vendas Para Melhorar O Rendimento Das Equipes Externas

Crie Metas De Vendas Para Melhorar O Rendimento Das Equipes Externas Crie Metas De Vendas Para Melhorar O Rendimento Das Equipes Externas Que tal começar a fazer diferente já no começo do ano? Muitos empresários deixam para criar as metas de suas empresas em cima da hora

Leia mais

FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE CONSELHEIROS PARA CONSELHOS DE PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE CONSELHEIROS PARA CONSELHOS DE PORTADORES DE DEFICIÊNCIA CENTRO DE DEFESA DE DIREITOS HUMANOS DE BETIM FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE CONSELHEIROS PARA CONSELHOS DE PORTADORES DE DEFICIÊNCIA PALESTRANTE ANA RITA DE MACEDO MOURA Psicóloga

Leia mais

O PAPEL DO ANALISTA DE NEGÓCIOS NA AGILIDADE. Ainda precisamos de Analistas de Negócios?

O PAPEL DO ANALISTA DE NEGÓCIOS NA AGILIDADE. Ainda precisamos de Analistas de Negócios? O PAPEL DO ANALISTA DE NEGÓCIOS NA AGILIDADE Ainda precisamos de Analistas de Negócios? Camila Capellão Entusiasta em agilidade, participo ativamente da comunidade ágil Tenho mais de 13 anos de experiência

Leia mais

DESCRIÇÃO DE CARGO CBO:

DESCRIÇÃO DE CARGO CBO: MISSÃO DO CARGO Responder pelas estratégias de campanhas, liderando as ações utilizando e desenvolvendo conhecimento específico sobre os temas ou casos bem como articulando parceiros, organizações da sociedade

Leia mais