Comercialização de Biodiesel no Mercado Brasileiro

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Comercialização de Biodiesel no Mercado Brasileiro"

Transcrição

1 Ministério de Minas e Energia Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis Departamento de Combustíveis Renováveis Comercialização de Biodiesel no Mercado Brasileiro Ricardo Borges Gomide ricardo.gomide@mme.gov.br Rio de Janeiro,

2 Matriz Energética Nacional (2009) +5,3% ,3% ,8% +2,4% Fonte: MME - Boletim Mensal de Energia (dez/09)

3 Fonte: MME. Dados preliminares. Matriz de Combustíveis Veiculares (2009)

4 Matriz de Combustíveis Veiculares (2009) 3,6% 53,2% 96,4% 46,8% Fonte: MME. Dados preliminares.

5 Biodiesel no Brasil: Mistura Compulsória Lei nº /2005: 2005 a a 2012 A partir de % Autorizado 2% Obrigatório 5% Obrigatório Antecipação de metas pelo CNPE: Fonte: MME.

6 Fonte: MME/ANP. Evolução da Capacidade Instalada e da Produção

7 Fonte: MME/ANP. Evolução da Capacidade Instalada e da Produção

8 Evolução da Participação das Matérias-Primas sebo outros algodão soja Fonte: MME/ANP.

9 Consumo Mundial de Biodiesel

10 Preços de Biodiesel no Mercado Internacional R$ / litro Ago/07 Dez/07 Abr/08 Ago/08 Dez/08 Abr/09 Ago/09 Fonte: MDIC.

11 Comercialização de Biodiesel

12 Caracterização Legal da Comercialização A comercialização de combustíveis no Brasil é uma atividade regulada (Lei nº 9.478/97). Ao CNPE cabe propor diretrizes e medidas específicas para o programa de biodiesel, inclusive quanto a sua forma de comercialização. Após aprovadas pelo Presidente da República, essas diretrizes ou medidas integram a Política Energética Nacional e deverão ser implementadas pela ANP em sua esfera de atribuições. A ANP é o órgão regulador, possuindo atribuição legal para definir a forma de comercialização do biodiesel.

13 Política Governamental: Conceito É a expressão do Governo em face dos problemas e dos diferentes atores da sociedade e suas demandas.

14 Indústria Política Governamental: Conceito É a expressão do Governo em face dos problemas e dos diferentes atores da sociedade e suas demandas. Num ambiente democrático, uma estratégia para a política governamental é conciliar os diversos interesses desses atores, por meio de regras que permitam a convivência Agricultura BIO COMBUSTÍVEIS harmoniosa. Consumidor Isso também se aplica à comercialização de biodiesel.

15 Principais Variáveis na Definição de um Modelo de Comercialização de Biodiesel 1) Caminho a ser percorrido pelo combustível: (quem compra e quem vende?) 2) Quem realizará a mistura com o diesel? (consumidor? revendedor? distribuidor? refinador?) 3) Forma negocial: Negociação livre entre os agentes Câmara de comercialização (pública, privada, regulada, auto-regulada etc) Leilão (público ou privado)

16 Variável Adicional 4) A matéria-prima é de origem agropecuária Introdução do risco agrícola no mercado de energia O suprimento não é uniforme (alternância entre safra e entressafra) O tempo de resposta da estruturação da atividade agrícola e da diversificação de matérias-primas é bastante distinto da etapa industrial O modelo de comercialização precisa considerar que a fase agrícola ainda ESTÁ EM CONSOLIDAÇÃO.

17 Possibilidades de Modelos de Comercialização de Biodiesel Produtor de B100 Produtor de Diesel Distribuidor?? B100 B100 / Bx Caminho Certo: Produtor ao Consumidor (B100 ou Bx) Revendedor Consumidor? B100 / Bx B100 / Bx E os elos intermediários? Múltiplas alternativas (com prós e contras)

18 Possibilidades de Modelos de Comercialização de Biodiesel Produtor de B100 Ex: venda direta Produtor de Diesel Distribuidor Revendedor Diesel Puro Consumidor B100 Mas que implicações esse modelo possui para a atividade agrícola? E para a distribuição? E para a qualidade do produto vendido ao consumidor?

19 Modelo Atual de Comercialização Produtor de B100 Produtor de Diesel B100 Re-Leilão LEILÃO B100 Responsável pela Mistura: Distribuidor (ou Refinador) Distribuidor Revendedor livre B5 Forma negocial no produtor: Leilão p/ mínimo obrigatório Livre p/ acima do obrigatório B5 Consumidor

20 Comercialização & Modelo Tributário Premissas gerais de um modelo tributário: Segurança da arrecadação Facilidade na administração tributária A definição da forma de comercialização precisa estar conectada com o modelo tributário e vice-versa. Efeitos negativos da não-compatibilização: Estímulo à fraude e à sonegação Competição desleal entre agentes Impedimentos à livre concorrência e à atração de investimentos Não proteção dos interesses do consumidor quanto a preço, qualidade e oferta dos produtos

21 O desenvolvimento dos Leilões de Biodiesel FASE 1: Estimular a instalação de novas usinas (2005 a 2007) Garantiu-se a compra futura do biodiesel, de usinas ainda em construção. Foi essencial para estimular o aumento da capacidade de produção. O responsável pela compra foi as refinarias de petróleo e a mistura foi feita pelas distribuidoras de combustível.

22 Evolução da Produção e da Capacidade Nominal Desenvolvimento da Oferta: Capacidade Nominal Próxima de B5 Fonte: MF, MDA, ANP. Elaboração MME.

23 O desenvolvimento dos Leilões de Biodiesel FASE 2: início da obrigatoriedade da mistura em 2008 Objetivo: assegurar a normalidade do suprimento de biodiesel e consolidar a introdução deste combustível na matriz energética. Atendimento integral do mercado obrigatório realizado por meio de leilões. Os leilões contribuem para reduzir a volatilidade de preços em um mercado ainda incipiente, diminuindo os riscos para o investimento tanto na etapa industrial quanto na etapa agrícola. São também importantes para assegurar a igualdade de acesso aos produtores de biodiesel nesse novo mercado.

24 Vantagens dos Leilões 1) Mecanismo transparente de comercialização São conhecidos todos os volumes transacionados e seus respectivos fornecedores, assim como a condição de preço. 2) Igualdade de acesso entre fornecedores O leilão não discrimina o porte do produtor de biodiesel e sua localização. 3) Assegura a participação da agricultura familiar Pelo menos 80% do volume negociado nos leilões deve ser oriundo de produtores detentores do selo Combustível Social. 4) Reduz a concorrência internacional O biodiesel e a matéria-prima comercializada no leilão devem ser de origem nacional. Dificulta a entrada de biodiesel importado (Argentina e EUA), diferentemente do que acontece com o diesel.

25 7) Têm assegurado boa remuneração para produtores O preço médio no leilão tem assegurado boa remuneração para os produtores de biodiesel. Uma sinalização disso é que o investimento em ampliação de capacidade e em novas unidades de produção tem acontecido mesmo num cenário real de sobrecapacidade. Vantagens dos Leilões 5) Facilidade de controle na adição de biodiesel A venda do biodiesel e do diesel para as distribuidoras é feita pelos mesmos agentes e em número reduzido (Petrobras e Refap). Desse modo, é mais efetivo assegurar que as mais de 100 distribuidoras adquirem biodiesel na proporção adequada e compatível com suas aquisições de diesel. 6) Facilidade de controle e da administração tributária Compradores, vendedores, volumes e preços bem conhecidos.

26 Estimativa de Custo de Produção x Preço no Leilão Preço no Leilão

27 Dificuldades a serem trabalhadas no processo de na transição para o mercado livre 1) Preço fixo no leilão com período de entrega de 3 meses O custo de produção do biodiesel segue as oscilações de preço de matérias-primas no mercado doméstico e internacional. Contudo, o biodiesel é ofertado no leilão a um preço fixo até o final do período de entrega. Trata-se, assim, de um risco para o ofertante, que tende a repassar esse risco, no leilão, à sua oferta, na forma de um preço mais elevado. Quando a matéria-prima cai, o produtor aumenta sua margem. Quando sobe, gera risco de desabastecimento. Numa ou noutra situação, o consumidor não é beneficiado. 2) Não diferencia a qualidade e a localização dos produtores de biodiesel Se por um lado a igualdade de acesso a quaisquer produtores é um fator positivo, por outro impossibilita o adquirente do biodiesel a diferenciar o fornecedor em termos de sua qualidade (regularidade de produção/suprimento, confiabilidade, histórico de relação negocial, qualidade do biodiesel etc).

28 Evolução do Desempenho das Entregas nos Leilões 120% 100% Performance (volume entregue/volume contratado) 80% 60% 40% 20% 0% Fonte: MME / ANP Risco de desabastecimento quando o preço da matéria-prima sobe.

29 Dificuldades a serem trabalhadas no processo de na transição para o mercado livre 3) Entrave à verticalização Na indústria de combustíveis, derivados ou não de petróleo, seja no Brasil ou no exterior, observa-se a tendência de verticalização desde o fornecimento da matériaprima até a venda do produto ao consumidor. É uma forma de reduzir custos e aumentar a competitividade. 4) Maior custo transacional A presença de um elo intermediário nos leilões pode gerar maior custo transacional (tempo e recursos humanos e financeiros). Os adquirentes nos leilões são os produtores de diesel, e não as distribuidoras de combustível. Uma das formas de promover a transição é introduzir a participação das distribuidoras nos leilões. 5) Promover maior competição entre os produtores A sistemática atual indica estar esgotada no sentido de promover maior concorrência. O preço no leilão precisa ser mais aderente ao custo de produção, caso contrário será difícil evoluir para percentuais maiores de mistura e a exportação não acontecerá.

30 Informações sobre os últimos leilões

31 17º Leilão: Vendas por Empresa OBS: dados obtidos logo após a fase de disputa no certame, antes de eventuais recursos e homologação.

32 Fonte: MME/ANP. Concentração de Preços nos Leilões

33 Relação entre o Preço do Biodiesel e o Preço do Óleo de Soja +5,5% +3,6% Faixa da relação observada nos EUA Fonte: MME/ANP.

34 Considerações Finais

35 Que outra oleaginosa está disponível além da soja? Evolução da produção brasileira das principais oleaginosas (em termos de óleo): Demanda B5 Fonte: CONAB. Elaboração MME.

36 Desafios para a Transição para o Mercado Livre 1) Desenvolvimento de instrumentos e sistemas de medição do teor de biodiesel no diesel Essencial para controle e fiscalização da adição de biodiesel na venda para o consumidor final. Os sistemas atuais são caros e, via de regra, demandam análise em laboratório (maior tempo). 2) Consenso entre os agentes envolvidos Atualmente, os principais elos da cadeia de produção e comercialização (produtores, distribuidores e revendedores) sinalizam a tendência do mercado livre. Entretanto, há divergências de opinião entre esses elos sobre como e em que velocidade isso deve acontecer. Também, há divergências internas a cada setor envolvido.

37 Desafios para a Transição para o Mercado Livre 3) Revisão do modelo tributário do biodiesel Os únicos tributos federais incidentes no biodiesel são Pis/Pasep e Cofins. O princípio da não-cumulatividade dessas contribuições não tem contribuído para ser um mecanismo efetivo para estimular a agricultura familiar. A forte presença de usinas com Selo Social se deve basicamente pelo mercado preferencial nos leilões públicos, e não pela tributação.

38 Dado: 5 kg de grão = 1 litro de óleo Situação Atual da Tributação no Biodiesel

39 Conclusão A tendência é a desregulamentação do mercado de biodiesel, de modo análogo ao que já ocorre com o álcool anidro hoje. Ou seja, deverá ser uma livre relação comercial entre produtor de biodiesel e distribuidora. Todos os setores envolvidos tendem a enxergar esse modelo como o mais adequado no futuro. Entretanto, não há convergência de quando será oportuno migrar para o novo modelo de comercialização. É uma questão que demanda maior amadurecimento.

40 Boletim Mensal dos Combustíveis Renováveis Publicação destinada a consolidar informações conjunturais sobre os combustíveis renováveis, apresentando análise dos principais fatos. Destina-se a público em geral e é distribuído em meio eletrônico para lista de s cadastrados. Para nova inclusão: dcr@mme.gov.br

41 Muito Obrigado!

Biodiesel no Brasil. Ricardo Borges Gomide. Departamento de Combustíveis Renováveis

Biodiesel no Brasil. Ricardo Borges Gomide. Departamento de Combustíveis Renováveis Biodiesel no Brasil Ricardo Borges Gomide Departamento de Combustíveis Renováveis São Paulo, 18.11.2011 Papel do Biodiesel 2 Biodiesel como mais um Energético na Matriz 3 Concorre com outros produtos e

Leia mais

Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel. Ricardo Borges Gomide Departamento de Combustíveis Renováveis

Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel. Ricardo Borges Gomide Departamento de Combustíveis Renováveis Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel Ricardo Borges Gomide Departamento de Combustíveis Renováveis Estrutura Organizacional Gabinete do Ministro Secretaria Executiva Secretaria de Planejamento

Leia mais

O marco regulatório dos biocombustíveis: Biodiesel

O marco regulatório dos biocombustíveis: Biodiesel Ministério de Minas e Energia Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis Departamento de Combustíveis Renováveis O marco regulatório dos biocombustíveis: Biodiesel Ricardo de Gusmão

Leia mais

O PNPB e a Organização da Produção de Biodiesel

O PNPB e a Organização da Produção de Biodiesel O PNPB e a Organização da Produção de Biodiesel Renata Lèbre La Rovere GEI/IE/UFRJ Selena Herrera LIMA/COPPE/UFRJ 1 O Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel - PNPB BIODIESEL: combustível produzido

Leia mais

SITUAÇÃO ATUAL, DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO PNPB

SITUAÇÃO ATUAL, DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO PNPB SITUAÇÃO ATUAL, DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO PNPB Rodrigo Augusto Rodrigues Casa Civil da Presidência da República Comissão Executiva Interministerial do Biodiesel Guarulhos (SP), 26 de outubro de 2011 ESTA

Leia mais

Biodiesel Medida Provisória nº 647 de de julho de 2014 Audiência Pública - Senado Federal

Biodiesel Medida Provisória nº 647 de de julho de 2014 Audiência Pública - Senado Federal Biodiesel Medida Provisória nº 647 de 2014 16 de julho de 2014 Audiência Pública - Senado Federal Aumento de mistura e seus impactos positivos Brasil é 2º maior mercado mundial de biodiesel e o 3º maior

Leia mais

Distribuidoras: O Impacto do Aumento da Mistura

Distribuidoras: O Impacto do Aumento da Mistura Conferência BiodieselBR 2010 Distribuidoras: O Impacto do Aumento da Mistura Alisio Vaz Vice-Presidente Executivo Guarulhos 27 de Outubro de 2010 Conteúdo SINDICOM Mercado de Combustíveis Premissas PNPB

Leia mais

IMPORTÂNCIA DOSELO SOCIAL NO PROGRAMA NACIONAL

IMPORTÂNCIA DOSELO SOCIAL NO PROGRAMA NACIONAL IMPORTÂNCIA DOSELO SOCIAL NO PROGRAMA NACIONAL DE PRODUÇÃO E USO DE BIODIESEL (PNPB) José Honório Accarini Casa Civil da Presidência da República São Paulo, 20 de agosto de 2013 1- GÊNESE DO PNPB INÍCIO

Leia mais

PRODUÇÃO E USO DE. Coordenador da Comissão Executiva Interministerial Biodiesel

PRODUÇÃO E USO DE. Coordenador da Comissão Executiva Interministerial Biodiesel O PROGRAMA NACIONAL DE PRODUÇÃO E USO DE BIODIESEL: DIRETRIZES, LEGISLAÇÃO E TRIBUTAÇÃO Rodrigo Augusto Rodrigues Coordenador da Comissão Executiva Interministerial Biodiesel Seminário Regional sobre Produção

Leia mais

Leilões e seus Impactos no Mercado de Biodiesel

Leilões e seus Impactos no Mercado de Biodiesel Ministério de Minas e Energia Leilões e seus Impactos no Mercado de Biodiesel Ricardo Borges Gomide ricardo.gomide@mme.gov.br São Paulo, 6 de junho de 2013 Agenda 1. Histórico dos modelos de leilões 2.

Leia mais

O PROGRAMA NACIONAL DE PRODUÇÃO E USO DO BIODIESEL - PNPB

O PROGRAMA NACIONAL DE PRODUÇÃO E USO DO BIODIESEL - PNPB O PROGRAMA NACIONAL DE PRODUÇÃO E USO DO BIODIESEL - PNPB Rodrigo Augusto Rodrigues Subchefe Adjunto da SAG/Casa Civil PR Coordenador da Comissão Executiva Interministerial do Biodiesel Niterói - RJ, 17

Leia mais

Versão 21 Mai 14 IMPACTOS DO PNPB

Versão 21 Mai 14 IMPACTOS DO PNPB Versão 21 Mai 14 IMPACTOS DO PNPB Aspectos mais relevantes das Externalidades Positivas do PNPB (Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel) e Impactos na Progressão da Mistura. Programa Nacional

Leia mais

Leilões de Biodiesel: Principais Mudanças

Leilões de Biodiesel: Principais Mudanças Leilões de Biodiesel: Principais Mudanças Departamento de Combustíveis Renováveis Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis Ministério de Minas e Energia dcr@mme.gov.br (61)2032-5509

Leia mais

II SEMINÁRIO DE MATRIZ ENERGÉTICA Perspectivas e desafios à produção e exportação de Biocombustíveis

II SEMINÁRIO DE MATRIZ ENERGÉTICA Perspectivas e desafios à produção e exportação de Biocombustíveis II SEMINÁRIO DE MATRIZ ENERGÉTICA Perspectivas e desafios à produção e exportação de Biocombustíveis Ricardo de Gusmão Dornelles Diretor do Departamento de Combustíveis Renováveis 29 de Maio de 2012 Bioenergia

Leia mais

AVANÇOS DA INDÚSTRIA DE BIODIESEL NO BRASIL

AVANÇOS DA INDÚSTRIA DE BIODIESEL NO BRASIL AVANÇS DA INDÚSTRIA DE BIDIESEL N BRASIL Mesa Redonda: Produção Industrial de Biodiesel Dr. Rafael Silva Menezes Coordenador de Inovação em Tecnologias Setoriais Coordenação-Geral de Desenvolvimento e

Leia mais

Plenária: Perspectivas e Desafios da Energia no Meio Rural no Estado de São Paulo e no Brasil

Plenária: Perspectivas e Desafios da Energia no Meio Rural no Estado de São Paulo e no Brasil Ministério de Minas e Energia Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis Plenária: Perspectivas e Desafios da Energia no Meio Rural no Estado de São Paulo e no Brasil Ricardo de Gusmão

Leia mais

Biocombustíveis e Instrumentos Econômicos para a Gestão Ambiental no Brasil

Biocombustíveis e Instrumentos Econômicos para a Gestão Ambiental no Brasil Biocombustíveis e Instrumentos Econômicos para a Gestão Ambiental no Brasil Gerson Teixeira Diretor de Economia e Meio Ambiente Secretaria de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável Ministério do

Leia mais

Balanço dos 10 anos do Selo Combustível Social

Balanço dos 10 anos do Selo Combustível Social SEMINÁRIO NACIONAL DE AVALIAÇÃO DO SELO COMBUSTÍVEL SOCIAL: A INCLUSÃO SOCIAL E PRODUTIVA DA AGRICULTURA FAMILIAR NOS 10 ANOS DO PNPB Balanço dos 10 anos do Selo Combustível Social Dezembro de 2015 Brasília

Leia mais

Tabela 4.1: Produção de biocombustíveis no Brasil (litros)

Tabela 4.1: Produção de biocombustíveis no Brasil (litros) Biocombustíveis Tamar Roitman / Fernanda Delgado A) Produção A produção de etanol anidro e hidratado em março/217 superou em 143,5% e 122%, respectivamente, a produção de fevereiro/217. A maior produção

Leia mais

Biodiesel no Brasil: conjuntura atual e perspectivas

Biodiesel no Brasil: conjuntura atual e perspectivas - Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais Biodiesel no Brasil: conjuntura atual e perspectivas Daniel Furlan Amaral Economista ESALQ 17 de novembro de 2010 1 Sobre a A, Associação Brasileira

Leia mais

A Agricultura do Brasil e do Paraná

A Agricultura do Brasil e do Paraná Governo do Estado do Paraná A Agricultura do Brasil e do Paraná Políticas Públicas para a Produção de Biodiesel Orlando Pessuti Vice-Governador Abril/2007 BRASIL 5º Maior país do mundo PIB de US$ 1,0 trilhão

Leia mais

Workshop. Combustível Brasil. Rio de Janeiro, 7 e 8 de março de 2017

Workshop. Combustível Brasil. Rio de Janeiro, 7 e 8 de março de 2017 Workshop Combustível Brasil Rio de Janeiro, 7 e 8 de março de 2017 Workshop Combustível Brasil Rio de Janeiro, 7 e 8 de março de 2017 BLOCO IV Defesa da Concorrência, Precificação de Mercado e Marco Tributário

Leia mais

Perspectivas para o biodiesel no Brasil

Perspectivas para o biodiesel no Brasil Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Palma de Óleo Perspectivas para o biodiesel no Brasil Fábio Guerra Assessor Econômico Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Brasília DF 17 de março

Leia mais

Biodiesel: Panorama e perspectivas. 23 de Abril 2014 Cuiabá - MT

Biodiesel: Panorama e perspectivas. 23 de Abril 2014 Cuiabá - MT Biodiesel: Panorama e perspectivas 23 de Abril 2014 Cuiabá - MT 1 Sumário Tecnologias de produção; A biomassa na matriz energética; Capacidade agrícola brasileira; Histórico do PNPB; Mercado; Novo marco

Leia mais

Hélvio Neves Guerra. Seminário Agro em Questão Energias Renováveis: tornando a agropecuária mais sustentável e econômica

Hélvio Neves Guerra. Seminário Agro em Questão Energias Renováveis: tornando a agropecuária mais sustentável e econômica Seminário Agro em Questão Energias Renováveis: tornando a agropecuária mais sustentável e econômica Hélvio Neves Guerra Ministério de Minas e Energia Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético

Leia mais

Ricardo Borges Gomide Departamento de Biocombustíveis

Ricardo Borges Gomide Departamento de Biocombustíveis Ministério de Minas e Energia Ricardo Borges Gomide Departamento de Biocombustíveis ricardo.gomide@mme.gov.br São Paulo-SP, 21/09/17 Fotos: UNICA, ABIOVE e GRANBIO. Biocombustíveis e a Aviação Impactos

Leia mais

POTENCIAL BRASILEIRO PARA PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS

POTENCIAL BRASILEIRO PARA PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS Seminário Internacional de Energias Renováveis Brasília, DF 11 de Abril de 2006 POTENCIAL BRASILEIRO PARA PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS Paulo C. R. Lima, M.Sc., Ph.D. Consultor Legislativo da Câmara dos

Leia mais

PRECIFICAÇÃO DE PRODUTOS ESSENCIAIS: LIVRE MERCADO E PREÇO JUSTO CLÁUDIA VIEGAS LCA CONSULTORES

PRECIFICAÇÃO DE PRODUTOS ESSENCIAIS: LIVRE MERCADO E PREÇO JUSTO CLÁUDIA VIEGAS LCA CONSULTORES PRECIFICAÇÃO DE PRODUTOS ESSENCIAIS: LIVRE MERCADO E PREÇO JUSTO CLÁUDIA VIEGAS LCA CONSULTORES Aspectos da Regulamentação do setor de GLP Distribuição e revenda de GLP são serviços de utilidade pública

Leia mais

Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais

Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais ANÁLISE MENSAL DO MERCADO DE BIODIESEL: EDIÇÃO Nº 17 JUNHO DE 214 A, documento elaborado pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais ABIOVE, possui o intuito de levar ao mercado informações

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO BOLETIM MENSAL DOS COMBUSTÍVEIS RENOVÁVEIS

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO BOLETIM MENSAL DOS COMBUSTÍVEIS RENOVÁVEIS Ministério de Minas e Energia Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis Departamento de Combustíveis Renováveis BOLETIM MENSAL DOS COMBUSTÍVEIS RENOVÁVEIS EDIÇÃO N o 88 Maio/2015 SUMÁRIO

Leia mais

Distribuição Missão e Valores

Distribuição Missão e Valores EBDQUIM 2016 Abastecimento de Derivados e Biocombustíveis Distribuição Missão e Valores Antonio José Valleriote Superintendência de Abastecimento 11 de Março de 2016 Atividades da ANP ANP A Agência Nacional

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO BOLETIM MENSAL DOS COMBUSTÍVEIS RENOVÁVEIS

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO BOLETIM MENSAL DOS COMBUSTÍVEIS RENOVÁVEIS Ministério de Minas e Energia Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis Departamento de Combustíveis Renováveis EDIÇÃO N o 94 Novembro/2015 BOLETIM MENSAL DOS COMBUSTÍVEIS RENOVÁVEIS

Leia mais

A Experiência Brasileira em Biocombustíveis

A Experiência Brasileira em Biocombustíveis Ministério de Minas e Energia I Workshop Internacional de Sustentabilidade Energética A Experiência Brasileira em Biocombustíveis Luciano Costa de Carvalh Coordenador Substitu Departamento de Combustíveis

Leia mais

Biodiesel: produção e benefícios

Biodiesel: produção e benefícios Audiência Pública da Comissão Especial sobre Motores a Diesel para Veículos Leves Biodiesel: produção e benefícios Daniel Furlan Amaral Gerente de Economia Câmara dos Deputados Brasília DF 2 de março 2016

Leia mais

verdades sobre o preço do GLP

verdades sobre o preço do GLP 10 verdades sobre o preço do GLP Distribuição e revenda de GLP são serviços de utilidade pública 1 No Brasil, de acordo com o IBGE, 95% dos lares utilizam o GLP para cocção. O setor de GLP é considerado

Leia mais

Panorama dos biocombustíveis no Brasil. Marcela Flores SBQ/ANP

Panorama dos biocombustíveis no Brasil. Marcela Flores SBQ/ANP Panorama dos biocombustíveis no Brasil Marcela Flores SBQ/ANP Agenda Arcabouço Legal Panorama Brasil o Matriz Energética Brasileira o Biodiesel o Etanol o Novos Biocombustíveis Comentários Finais Arcabouço

Leia mais

Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais

Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais ANÁLISE MENSAL DO MERCADO DE BIODIESEL: EDIÇÃO Nº 2 SETEMBRO DE 214 A, documento elaborado pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais ABIOVE, possui o intuito de levar ao mercado informações

Leia mais

Congresso Nacional Comissão mista especial sobre a lei Kandir - CME Audiência Pública Donizete Tokarski Diretor Superintendente da Ubrabio

Congresso Nacional Comissão mista especial sobre a lei Kandir - CME Audiência Pública Donizete Tokarski Diretor Superintendente da Ubrabio Congresso Nacional Comissão mista especial sobre a lei Kandir - CME Audiência Pública Donizete Tokarski Diretor Superintendente da Ubrabio Associadas Produtoras de Biodiesel Equipamentos Insumos Tecnologia/Outras

Leia mais

Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais

Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais ANÁLISE MENSAL DO MERCADO DE BIODIESEL: EDIÇÃO Nº 4 - MAIO DE 2013 A, documento elaborado pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais ABIOVE, possui o intuito de levar ao mercado informações

Leia mais

Workshop ANP Regulação em Importação e Exportação de Petróleo, Derivados e Biocombustíveis

Workshop ANP Regulação em Importação e Exportação de Petróleo, Derivados e Biocombustíveis Workshop ANP Regulação em Importação e Exportação de Petróleo, Derivados e Biocombustíveis Propostas da Petrobras Data de Realização: 16.02.2017 Ambiente Regulatório Requisitos para autorização para o

Leia mais

Prepropostas de desoneração tributária para produtos derivados de oleaginosas

Prepropostas de desoneração tributária para produtos derivados de oleaginosas MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SECRETARIA DA AGRICULTURA FAMILIAR Prepropostas de desoneração tributária para produtos derivados de oleaginosas Brasília, 15 de março de 2013 Prepropostas de desoneração

Leia mais

Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais

Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais ANÁLISE MENSAL DO MERCADO DE BIODIESEL: EDIÇÃO Nº 16 MAIO DE 214 A, documento elaborado pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais ABIOVE, possui o intuito de levar ao mercado informações

Leia mais

LIMITES DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL NO BRASIL

LIMITES DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL NO BRASIL Escola de Química da UFRJ LABCOM Laboratório de Combustíveis e Derivados de Petróleo LIMITES DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL NO BRASIL Luiz Antonio d Avila Escola de Química da UFRJ LABCOM Laboratório de Combustíveis

Leia mais

Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais

Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais ANÁLISE MENSAL DO MERCADO DE BIODIESEL: EDIÇÃO Nº 19 AGOSTO DE 214 A, documento elaborado pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais ABIOVE, possui o intuito de levar ao mercado informações

Leia mais

Workshop. Combustível Brasil. Rio de Janeiro, 7 e 8 de março de 2017

Workshop. Combustível Brasil. Rio de Janeiro, 7 e 8 de março de 2017 Workshop Combustível Brasil Rio de Janeiro, 7 e 8 de março de 2017 Workshop Combustível Brasil Rio de Janeiro, 7 e 8 de março de 2017 BLOCO I INFRAESTRUTURA: refino e formulação Marcelo Cavalcanti Superintendente

Leia mais

Sistemáticas dos Leilões

Sistemáticas dos Leilões VIII Conferência Anual da RELOP Sistemáticas dos Leilões José Jurhosa Junior Diretor São Tomé 2 de setembro de 2015 Contexto atual Geração Aumento de 44% da capacidade instalada nos últimos 10 anos. Uma

Leia mais

(Do Sr. Rubens Otoni) O Congresso Nacional decreta:

(Do Sr. Rubens Otoni) O Congresso Nacional decreta: PROJETO DE LEI N o 6220, DE 2005 (Do Sr. Rubens Otoni) Insere o parágrafo 4º no art. 2º da Lei nº 11.097, de 13 de janeiro de 2005, que dispõe sobre a introdução do biodiesel na matriz energética brasileira.

Leia mais

Política Nacional de Biogás

Política Nacional de Biogás Ministério de Minas e Energia Política Nacional de Biogás Ricardo Borges Gomide Departamento de Combustíveis Renováveis Diretor Substituto ricardo.gomide@mme.gov.br São Paulo, 4 de setembro de 2014 Regras

Leia mais

Eng. JOSIAS MATOS DE ARAÚJO Diretor-Presidente da Eletrobras Eletronorte 11 de novembro de 2013

Eng. JOSIAS MATOS DE ARAÚJO Diretor-Presidente da Eletrobras Eletronorte 11 de novembro de 2013 1 Eng. JOSIAS MATOS DE ARAÚJO Diretor-Presidente da Eletrobras Eletronorte 11 de novembro de 2013 2 Setor Elétrico Brasileiro Números do Setor Elétrico Brasileiro Geração Instalada: 124.386 MW Linhas de

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO BOLETIM MENSAL DOS COMBUSTÍVEIS RENOVÁVEIS

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO BOLETIM MENSAL DOS COMBUSTÍVEIS RENOVÁVEIS Ministério de Minas e Energia Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis Departamento de Combustíveis Renováveis BOLETIM MENSAL DOS COMBUSTÍVEIS RENOVÁVEIS EDIÇÃO N o 87 Abril/2015 SUMÁRIO

Leia mais

Os preços médios da soja em junho apresentaram queda em relação ao mês

Os preços médios da soja em junho apresentaram queda em relação ao mês Soja Os preços médios da soja em junho apresentaram queda em relação ao mês passado (Tabela 1). O estado do Mato Grosso apresentou a maior variação negativa, - 4,21%, cotado a R$55,75/sc. O Rio Grande

Leia mais

GÁS PARA CRESCER. Symone Araújo Diretora Departamento de Gás Natural Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

GÁS PARA CRESCER. Symone Araújo Diretora Departamento de Gás Natural Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. GÁS PARA CRESCER Symone Araújo Diretora Departamento de Gás Natural Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis Julho/2018 O Mercado Brasileiro de Gás Natural está Mudando... O Gás para Crescer

Leia mais

Compreendendo Gás Para Crescer: Objetivos jurídicos e regulatórios, regime fiscal, transporte e uma nova situação de mercado

Compreendendo Gás Para Crescer: Objetivos jurídicos e regulatórios, regime fiscal, transporte e uma nova situação de mercado Mesa Redonda sobre Energia no Brasil Gás e Energia e Disruptores Compreendendo Gás Para Crescer: Objetivos jurídicos e regulatórios, regime fiscal, transporte e uma nova situação de mercado Superintendência

Leia mais

Agenda positiva setorial e o aumento da responsabilidade do biodiesel no cenário energético nacional

Agenda positiva setorial e o aumento da responsabilidade do biodiesel no cenário energético nacional - Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais Agenda positiva setorial e o aumento da responsabilidade do biodiesel no cenário energético nacional Leonardo Zilio Assessor Econômico leonardo@abiove.org.br

Leia mais

Regulação do Setor Elétrico Brasileiro

Regulação do Setor Elétrico Brasileiro Cana e Energia Instituto Nacional de Eficiência Energética Regulação do Setor Elétrico Brasileiro Julho de 2002 - Ribeirão Preto - SP Fabiano da Rosa Carvalho Assessor de Diretor Sumário I II - III o modelo

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 10.336, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2001. Institui Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico incidente sobre a importação e

Leia mais

L. A. Horta Nogueira Universidade Federal de Itajubá

L. A. Horta Nogueira Universidade Federal de Itajubá Perspectivas para o biodiesel no Brasil L. A. Horta Nogueira Universidade Federal de Itajubá 1 Perspectivas para o biodiesel no Brasil Roteiro Evolução da produção de biodiesel Sustentabilidade e biodiesel

Leia mais

ABIOVE - Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais A disponibilidade de óleo de soja com a crescente demanda de biodiesel

ABIOVE - Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais A disponibilidade de óleo de soja com a crescente demanda de biodiesel A disponibilidade de óleo de soja com a crescente demanda de biodiesel Leonardo Botelho Zilio leonardo@abiove.org.br m³ ABIOVE - Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais Sistematização de

Leia mais

A Chegada da Consolidação Amadurecimento na cadeia do Biodiesel

A Chegada da Consolidação Amadurecimento na cadeia do Biodiesel A Chegada da Consolidação Amadurecimento na cadeia do Biodiesel 18 de Novembro de 2011 Aprobio Introdução Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil Fundação: 17 de junho de 2011, sede em São Paulo

Leia mais

PROJEÇÕES DA DEMANDA DE ÓLEO DIESEL E DE CICLO OTTO

PROJEÇÕES DA DEMANDA DE ÓLEO DIESEL E DE CICLO OTTO PROJEÇÕES DA DEMANDA DE ÓLEO DIESEL E DE CICLO OTTO Workshop Combustível Brasil: O Abastecimento de Combustíveis no Brasil Rio de Janeiro/RJ 13 nov. 2017 José Mauro Coelho Diretor de Estudos do Petróleo,

Leia mais

Perspectivas para os Setores Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis

Perspectivas para os Setores Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis Perspectivas para os Setores Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis Marco Antônio Martins Almeida Secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis spg@mme.gov.br Rio de Janeiro, 21

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO BOLETIM DOS BIOCOMBUSTÍVEIS

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO BOLETIM DOS BIOCOMBUSTÍVEIS Ministério de Minas e Energia Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis Departamento de Biocombustíveis EDIÇÃO N o 109 Mai/Jun de 2017 BOLETIM DOS BIOCOMBUSTÍVEIS SUMÁRIO Destaques 2 Biodiesel

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO BOLETIM MENSAL DOS COMBUSTÍVEIS RENOVÁVEIS

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO BOLETIM MENSAL DOS COMBUSTÍVEIS RENOVÁVEIS Ministério de Minas e Energia Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis Departamento de Combustíveis Renováveis EDIÇÃO N o 103 Setembro/2016 BOLETIM MENSAL DOS COMBUSTÍVEIS RENOVÁVEIS

Leia mais

Perspectivas do Etanol na Matriz de Transportes do Brasil

Perspectivas do Etanol na Matriz de Transportes do Brasil Perspectivas do Etanol na Matriz de Transportes do Brasil SEMINÁRIO INTERNACIONAL: USO EFICIENTE DO ETANOL Aurélio César Nogueira Amaral Diretor 20.09.2016 Missões da ANP REGULAR Estabelecer as normas

Leia mais

CTBE - Workshop Estratégico Programa RenovaBio

CTBE - Workshop Estratégico Programa RenovaBio CTBE - Workshop Estratégico Programa RenovaBio Campinas, 18 de agosto de 2017 SINDICOM Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes Fundado em 1941 Fórum para discussão

Leia mais

Biodiesel e Agricultura Familiar: Uma proposta de sustentabilidade social, econômica e ambiental

Biodiesel e Agricultura Familiar: Uma proposta de sustentabilidade social, econômica e ambiental Biodiesel e Agricultura Familiar: Uma proposta de sustentabilidade social, econômica e ambiental 28.11.2006 Seite 1 Óleos Vegetais Castor Seed Colza Palm Pinhão-manso (?) Sunflower Soya 28.11.2006 Seite

Leia mais

Seminário de Desenvolvimento Sustentável e Descarbonização. Belo Horizonte, 30 de agosto de 2017 Ana Helena Mandelli

Seminário de Desenvolvimento Sustentável e Descarbonização. Belo Horizonte, 30 de agosto de 2017 Ana Helena Mandelli Seminário de Desenvolvimento Sustentável e Descarbonização Belo Horizonte, 30 de agosto de 2017 Ana Helena Mandelli SINDICOM Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes

Leia mais

Biodiesel: O custo e a economia do biocombustível

Biodiesel: O custo e a economia do biocombustível Biodiesel: O custo e a economia do biocombustível O Histórico do PNPB Segurança energética Os benefícios do biodiesel: PIB e Emprego; Benefícios ambientais e de saúde pública; Agregação de valor na cadeia;

Leia mais

Ministério de Minas e Energia Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Márcio Félix Secretário

Ministério de Minas e Energia Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Márcio Félix Secretário Ministério de Minas e Energia Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis Márcio Félix Secretário COP-21 - Compromisso Brasileiro Pretendida Contribuição Nacionalmente Determinada (intended Nationally

Leia mais

Biocombustíveis BOLETIM ENERGÉTICO DEZEMBRO Tamar Roitman

Biocombustíveis BOLETIM ENERGÉTICO DEZEMBRO Tamar Roitman Biocombustíveis Tamar Roitman A) PRODUÇÃO O volume total de etanol (anidro e hidratado) produzido em outubro/17 somou 3,4 bilhões de litros, representando uma queda de 21,1% em relação ao mês anterior

Leia mais

Biodiesel e Bioquerosene: Sustentabilidade econômica e ambiental

Biodiesel e Bioquerosene: Sustentabilidade econômica e ambiental Seminário Biodiesel e Bioquerosene: Sustentabilidade econômica e ambiental Diretoria de Abastecimento & Regulamentação SINDICOM Brasília 24 de maio de 2017 COMPLIANCE SINDICOM MANUAL SINDICOM DE ORIENTAÇÃO

Leia mais

PROJETO AGROMINERAIS PARA BIOCOMBUSTÍVEIS

PROJETO AGROMINERAIS PARA BIOCOMBUSTÍVEIS PROJETO AGROMINERAIS PARA BIOCOMBUSTÍVEIS Potencial Agrícola e de Mercado no Brasil para Biocombustíveis e Biodiesel Centro de Tecnologia Mineral - CETEM Cia. Nacional de Abastecimento - Conab ÂNGELO BRESSAN

Leia mais

Rotas de Produção de Diesel Renovável

Rotas de Produção de Diesel Renovável Petrobras - Tecnologia A preocupação mundial com o desenvolvimento sustentável evidenciou a necessidade da definição de limites de emissão para as tecnologias automotivas. Desde então, pesquisadores têm

Leia mais

APRESENTAÇÃO SUMÁRIO BOLETIM MENSAL DOS COMBUSTÍVEIS RENOVÁVEIS

APRESENTAÇÃO SUMÁRIO BOLETIM MENSAL DOS COMBUSTÍVEIS RENOVÁVEIS Ministério de Minas e Energia Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis Departamento de Combustíveis Renováveis BOLETIM MENSAL DOS COMBUSTÍVEIS RENOVÁVEIS EDIÇÃO N o 83 Dezembro/2014

Leia mais

Biodiesel: Combustível alinhado ao modelo de desenvolvimento global sustentável

Biodiesel: Combustível alinhado ao modelo de desenvolvimento global sustentável Versão 02/03/16 Biodiesel: Combustível alinhado ao modelo de desenvolvimento global sustentável Donizete Tokarski Diretor Superintendente Audiência Pública da Comissão Especial da Câmara dos Deputados

Leia mais

Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais

Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais ANÁLISE MENSAL DO MERCADO DE BIODIESEL: EDIÇÃO Nº 2 - MARÇO DE 213 A, documento elaborado pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais ABIOVE, possui o intuito de levar ao mercado informações

Leia mais

Ministério de Minas e Energia Ministro Bento Albuquerque

Ministério de Minas e Energia Ministro Bento Albuquerque Visão Geral Ministério de Minas e Energia Ministro Bento Albuquerque Apresentação para o ABDIB Fórum 2019 Estratégias para a Retomada da Infraestrutura 21/05/2019-14h30 Este documento foi preparado pelo

Leia mais

RENOVABIO: COMPETITIVIDADE DA INDÚSTRIA E INVESTIMENTOS

RENOVABIO: COMPETITIVIDADE DA INDÚSTRIA E INVESTIMENTOS RENOVABIO: COMPETITIVIDADE DA INDÚSTRIA E INVESTIMENTOS Seminário Biotecnologia 4.0 São Paulo/SP 11 mai. 2018 José Mauro Coelho Diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis Presidente em Exercício

Leia mais

II SEMINÁRIO BIODIESEL

II SEMINÁRIO BIODIESEL II SEMINÁRIO BIODIESEL Associação Pernambucana de Ciências Agronômicas Recife, 4 de maio de 2010 Meio Ambiente, Crédito de Carbono e Qualidade de Vida Mauro Motta Laporte ANP SFI/NE O QUE É A ANP (Lei

Leia mais

PLANEJAMENTO ENERGÉTICO NACIONAL: PERSPECTIVAS DE DEMANDA E OFERTA DE ETANOL, GASOLINA, BIODIESEL E DIESEL

PLANEJAMENTO ENERGÉTICO NACIONAL: PERSPECTIVAS DE DEMANDA E OFERTA DE ETANOL, GASOLINA, BIODIESEL E DIESEL PLANEJAMENTO ENERGÉTICO NACIONAL: PERSPECTIVAS DE DEMANDA E OFERTA DE ETANOL, GASOLINA, BIODIESEL E DIESEL 10ª Edição do Fórum Nordeste Oportunidades nos Setores de Biocombustíveis, Etanol e Energias Limpas

Leia mais

Empresas Associadas BIODIESEL. ubrabio.com.br

Empresas Associadas BIODIESEL. ubrabio.com.br Empresas Associadas BIODIESEL Ubrabio Criada em 2007, a União Brasileira do Biodiesel (Ubrabio) é uma associação civil organizada que representa toda a cadeia de produção e comercialização do Biodiesel.

Leia mais

Perspectivas e Desafios da Energia no Meio Rural no Estado de São Paulo e no Brasil

Perspectivas e Desafios da Energia no Meio Rural no Estado de São Paulo e no Brasil Perspectivas e Desafios da Energia no Meio Rural no Estado de São Paulo e no Brasil Coordenação Geral de Biocombustíveis - MDA Secretaria da Agricultura Familiar - SAF Departamento de Geração de Renda

Leia mais

APRESENTAÇÃO SUMÁRIO BOLETIM MENSAL DOS COMBUSTÍVEIS RENOVÁVEIS

APRESENTAÇÃO SUMÁRIO BOLETIM MENSAL DOS COMBUSTÍVEIS RENOVÁVEIS Ministério de Minas e Energia Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis Departamento de Combustíveis Renováveis EDIÇÃO N o 98 Abril/2016 BOLETIM MENSAL DOS COMBUSTÍVEIS RENOVÁVEIS SUMÁRIO

Leia mais

Políticas Governamentais para Biocombustíveis

Políticas Governamentais para Biocombustíveis Ministério de Minas e Energia Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis Departamento de Combustíveis Renováveis Políticas Governamentais para Biocombustíveis Ricardo B. Gomide ricardo.gomide@mme.gov.br

Leia mais

Os Desafios do Setor Sucroenergético e o Movimento + Etanol Marcos Sawaya Jank

Os Desafios do Setor Sucroenergético e o Movimento + Etanol Marcos Sawaya Jank Os Desafios do Setor Sucroenergético e o Movimento + Etanol Marcos Sawaya Jank Presidente da União da Indústria da Cana-de-Açúcar São Paulo, 06 de fevereiro de 2012 O SETOR SUCROENERGÉTICO HOJE Estrutura

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO BOLETIM DOS BIOCOMBUSTÍVEIS

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO BOLETIM DOS BIOCOMBUSTÍVEIS Ministério de Minas e Energia Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis Departamento de Biocombustíveis EDIÇÃO N o 110 Jul/Ago de 2017 BOLETIM DOS BIOCOMBUSTÍVEIS SUMÁRIO Destaques 2 Biodiesel

Leia mais

A EVOLUÇÃO DO PNPB COM A PERSPECTIVA DE NOVAS MISTURAS

A EVOLUÇÃO DO PNPB COM A PERSPECTIVA DE NOVAS MISTURAS Conferência BiodieselBR 2010 A EVOLUÇÃO DO PNPB COM A PERSPECTIVA DE NOVAS MISTURAS Rodrigo Augusto Rodrigues Subchefe Adjunto da Subchefia de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa

Leia mais

Função do Comitê RenovaBio

Função do Comitê RenovaBio Ministério de Minas e Energia Política Nacional de Biocombustíveis Lei nº 13.576/17 Função do Comitê RenovaBio Fotos: UNICA, ABIOVE e GRANBIO. Comitê RenovaBio Criado pelo Decreto nº 9.308/18 Funcionamento:

Leia mais

Perspectivas para a safra 2018/2019 e RenovaBio

Perspectivas para a safra 2018/2019 e RenovaBio 21 de junho de 2018 Perspectivas para a safra 2018/2019 e RenovaBio Luciano Rodrigues Gerente Economia e Análise Setorial ROTEIRO I. Considerações sobre a safra 2017/2018 Moagem e produção Preços II. Perspectivas

Leia mais

Seminário Biodiesel e Bioquerosene: Sustentabilidade econômica e ambiental

Seminário Biodiesel e Bioquerosene: Sustentabilidade econômica e ambiental Seminário Biodiesel e Bioquerosene: Sustentabilidade econômica e ambiental Painel Biodiesel: A visão do mercado e novas oportunidades A Visão do Setor sobre Regulação e o Mercado de Biocombustíveis Milas

Leia mais

Abiove: setor tem confiança na antecipação do B10 para 2018; produção de biodiesel é projetada em 5,3 bilhões de litros

Abiove: setor tem confiança na antecipação do B10 para 2018; produção de biodiesel é projetada em 5,3 bilhões de litros Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais ABIOVE Nº 175/2017 julho Informativo digital sobre temas da cadeia produtiva da soja Abiove: setor tem confiança na antecipação do B10 para 2018;

Leia mais

Ministério de Minas e Energia RENOVABIO. Departamento de Biocombustíveis Fevereiro de Fotos: UNICA, ABIOVE e GRANBIO.

Ministério de Minas e Energia RENOVABIO. Departamento de Biocombustíveis Fevereiro de Fotos: UNICA, ABIOVE e GRANBIO. Ministério de Minas e Energia RENOVABIO Departamento de Biocombustíveis bio@mme.gov.br Fotos: UNICA, ABIOVE e GRANBIO. Fevereiro de 2018 Departamento de Biocombustíveis (DBIO)/SPG RenovaBio Objetivos da

Leia mais

I ECOSÃO PAULO. Fontes Renováveis de Energia. Prof. Suani Coelho. São Paulo, 8 de novembro de 2007

I ECOSÃO PAULO. Fontes Renováveis de Energia. Prof. Suani Coelho. São Paulo, 8 de novembro de 2007 I ECOSÃO PAULO Fontes Renováveis de Energia Prof. Suani Coelho São Paulo, 8 de novembro de 2007 Vantagens das Energias Renováveis Vantagens Estratégicas Fluxo mundial de petróleo Fonte: Kemp; Harkavy (1997)

Leia mais

UMA ANÁLISE INSTITUCIONAL NO QUADRO REGULATÓRIO

UMA ANÁLISE INSTITUCIONAL NO QUADRO REGULATÓRIO UMA ANÁLISE INSTITUCIONAL NO QUADRO REGULATÓRIO DO BIODIESEL NO BRASIL À LUZ DA TEORIA DOS CUSTOS DE TRANSAÇÃO MARCELO SANTANA SILVA 1 FRANCISCO LIMA CRUZ TEIXEIRA 2 PAULA MEYER SOARES 3 EDNILDO ANDRADE

Leia mais

Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais

Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais ANÁLISE MENSAL DO MERCADO DE BIODIESEL: EDIÇÃO Nº 14 MARÇO DE 214 A, documento elaborado pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais ABIOVE, possui o intuito de levar ao mercado informações

Leia mais

Caderno de Biocombustíveis. 15/09/2017 Milas Evangelista de Sousa (consultor sênior) Tamar Roitman (pesquisadora)

Caderno de Biocombustíveis. 15/09/2017 Milas Evangelista de Sousa (consultor sênior) Tamar Roitman (pesquisadora) Caderno de Biocombustíveis 15/09/2017 Milas Evangelista de Sousa (consultor sênior) Tamar Roitman (pesquisadora) Cadernos FGV Energia A FGV Energia edita e atua em parcerias para a produção de publicações

Leia mais

Perspectivas sobre a safra 2018/2019 e RenovaBio

Perspectivas sobre a safra 2018/2019 e RenovaBio 24 de maio de 2017 Perspectivas sobre a safra 2018/2019 e RenovaBio Luciano Rodrigues Gerente Economia e Análise Setorial ROTEIRO I. Considerações sobre a safra 2017/2018 Moagem e produção Preços II. Perspectivas

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DOS ÓLEOS LUBRIFICANTES

REGULAMENTAÇÃO DOS ÓLEOS LUBRIFICANTES REGULAMENTAÇÃO DOS ÓLEOS LUBRIFICANTES 15 de MAIO DE 2013 ENCONTRO ESTADUAL SOBRE LOGÍSTICA REVERSA DOS LUBRIFICANTES E A RESOLUÇÃO CONAMA N 362/05 CAXIAS DO SUL/RS Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural

Leia mais

Biodiesel: Janela de Oportunidades

Biodiesel: Janela de Oportunidades Faet/Senar, Palmas/TO, 27 de novembro de 2018 Fórum de Desenvolvimento Estratégico da Agroenergia Biodiesel: Janela de Oportunidades Donizete Tokarski Produtores Associados Consumidores Insumos Tecnologia/Outras

Leia mais