Prof. Mda. Renata Cardoso Menezes

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prof. Mda. Renata Cardoso Menezes"

Transcrição

1 Prof. Mda. Renata Cardoso Menezes Especialização em Alfabetização e Letramento e Psicopedagogia Clínica e Institucional. Professora e supervisora da rede municipal Região Metropolitana de Porto Alegre em séries iniciais e Educação de Jovens e Adultos. renata.lipe@gmail.com

2 OFICINA PEDAGÓGICA: Trabalhando com revistas e jornais na Educação de Jovens e Adultos

3 Na EJA, a leitura busca tecer relações entre o texto e o contexto, pois sabe-se que jovens e adultos constroem saberes sobre a leitura antes da leitura convencional, desenvolvendo as estratégias leitoras por meio do contato com diversos materiais de circulação social. Assim o adulto, mesmo antes de ler as primeiras letras, já participa ativamente dos processos envolvidos nessa aquisição. ( TAMAROZZI,p.189,2009)

4 O jovem e o adulto devem ter contato, no ambiente da escola, com ampla diversidade de leitura e escrita, que possa proporcionar-lhes habilidades e competências necessárias à alfabetização. Precisa-se também deixar que o adulto conte histórias; trabalhar textos que tenham relação com a sua realidade, deixando para trás frases artificiais que para ele não tem sentido. ( TAMAROZZI,p.194,2009)

5 O jornal pode ser uma grande aliado do professor na sala de aula. Basta saber explorar a riqueza de temas que esse veículo de comunicação traz todos os dias em suas páginas e discutir sobre as responsabilidades sociais que ele possui. ( PAVANI,p.124,2007)

6 Ainda, ajuda os alunos a desenvolver autonomia e também estimular o espírito crítico referente a construção da nossa sociedade por meio da reflexão das notícias lidas.

7 O uso do jornal em sala de aula indica um novo contorno do pensar e agir por meio da leitura e da manipulação. Ainda, estimula o prazer de ler, vincula a realidade social e a natural concepção de alternativas para demonstração de atitudes cidadãs, por parte dos leitores, diante das informações por ele veiculadas.

8 Consiste em promover, nas salas de aula, a leitura com mais prazer, com o manuseio de jornais do dia ou de dias anteriores. A ideia de utilizar o jornal como um instrumento pedagógico é levá-lo para dentro da sala de aula, transformá-lo em uma ferramenta prática para a motivação do ensino e formar cidadãos mais informados e participantes.

9 Jornal falado 1ª ATIVIDADE PRÁTICA Usar o Jornal para estimular a leitura e a expressão oral dos alunos a partir de atividades como o Jornal Falado. Metodologia e Objetivo: Divida a turma em grupos. Cada grupo escolhe uma notícia e faz apresentação como um noticiário de tevê ou rádio, destacando a ideia central da notícia, onde aconteceu, como e quando. Sugira que os grupos criem nomes para suas empresas de jornais, deixe que façam a discussão nos grupos e sugira que não podem usar nomes de empresas já existentes (Globo, Bandeirantes, SBT ou outras) podem fazer uma reconstrução dos nomes ou criar. Solicite que escrevam os nomes das empresas que representam em uma cartolina para servir de fundo no dia da apresentação. Outra estratégia que motiva os alunos, é solicitar que levem uma roupa diferente para colocarem no dia de sua apresentação no jornal falado, eles se sentem verdadeiros repórteres apresentadores.

10 Trabalhe os sólidos geométricos e utilize caixas de papelão pequenas de dois tamanhos e construa com os alunos as câmeras para filmar os repórteres no dia da apresentação. Pode ser utilizado a criatividade dramatizando a notícia, colocando sua opinião pessoal, falando sobre a importância da notícia, ou aspecto negativo. Objetivos: Incentivar os alunos na leitura, já que os mesmos escolheram as notícias de sua preferência. Valorizar a participação dos mesmos. Incentivar os alunos a se expressar oralmente. Estabelecer relações no trabalho cooperativo. Confeccionar cartazes das notícias trabalhadas.

11 Outros objetivos O aluno será capaz de ler, analisar, compreender, interpretar e desenvolver o senso crítico. Também será capaz de questionar os interesses que norteiam a produção da informação dos grandes meios de comunicação. Para desenvolver essas habilidades e competências, ele deverá: 1) Saber identificar as informações básicas contidas em uma notícia; 2) Avaliar se o texto é claro; 3) Localizar, em um mapa, o lugar onde o fato, descrito no jornal, ocorreu, bem como o lugar onde a reportagem foi redigida; 4) Compreender que as informações produzidas pelos grandes meios de comunicação podem valorizar (exagerar) ou omitir determinados fatos atendendo interesses, opiniões e acordos; 5) Perceber que o jornal pode ser uma importante ferramenta de pesquisa, mas deve ser usado de forma crítica.

12 ATIVIDADE PRÁTICA RELATANDO EXPERIÊNCIAS 1) Pedir aos alunos que relatem experiências vividas através da televisão, rádio, jornais e revistas. Comentar com os alunos sobre programas preferidos de televisão e rádio, com comentários, críticas e elogios dos mesmos. 2) Promover um IBOPE através de votação do melhor e do pior programa de televisão. Pedir opiniões por que é o melhor e o pior. Fazer uma pesquisa elegendo os melhores artistas, o mais bonito, mais talentoso, mais engraçado. Perguntar se já observaram os letreiros antes e depois de cada programação, para verem quantas pessoas são envolvidas na produção: diretores, artistas, sonoplastas, etc.

13 3) Dividir a turma em grupos, para que cada um elabore uma apresentação nos moldes da TV: -noticiário - documentário - novela - programa humorístico - musical - programas - outros sugeridos pelos jovens e adultos 4) Que pesquisem também sobre as transmissões de TV para vários países através da TV a cabo.

14 2ª ATIVIDADE PRÁTICA Elaborando propaganda Objetivo: Criatividade, desinibição, estratégia de venda e expressão oral. 1) Em grupo, escolher qualquer produto, pense em algo que prefiram.lembre-se: o objetivo da propaganda é convencer os outros a comprar ou fazer algo. 2) Depois de escolher o produto, imaginem que precisam convencer um amigo a usá-lo. Quais são as maiores qualidades deste produto? Se for um cartaz ou uma página de revista, pensem numa imagem, o nome do produto e uma frase que diga a sua mensagem, podendo ter alguma explicação.

15 3) Quem é o comprador? Precisam tentar pensar como ele. É adolescente, é atleta, é muito rico, é alguém que gosta de esportes? Os publicitários (gente que inventa propagandas) fazem reuniões e vão dizendo todas as ideias, sem se preocupar, até aparecer alguma legal. Isto se chama tempestade de ideias. 4) Na hora de realizar a ideia, fica mais fácil usar colagem de papéis de cores diferentes. O fundo, de uma cor, depois um retângulo menor de outra com a figura do produto. Depois apresentar ao grande grupo!

16 3ª ATIVIDADE PRÁTICA MAPA CONCEITUAL O mapa conceitual é uma técnica de síntese que permite a representação e a recuperação de informação de forma espontânea e criativa. Os mapas podem ser utilizados partindo de um tema ou assunto abordado em aula. Podendo ser utilizado também como finalização de uma avaliação para verificar os conhecimentos do aluno em relação aos conteúdos. Formar grupos de trabalho. Os grupos recebem uma imagem de revista ou jornal ou uma Os grupos recebem uma imagem de revista ou jornal ou uma palavra, colam no centro do cartaz. Após, será solicitado, que anexem figuras ao mapa conceitual e que façam correspondência com a ideia principal. Ele reflete nas características do conteúdo e auxilia na compreensão.

17 A associação e correspondência da imagem ou palavra serão ligadas em setas. Palavras: alimentação- sentimentos- naturezainformação- mercado de trabalho- educação

18 4ªATIVIDADE PRÁTICA Trabalhando com charges O termo charge vem do francês charger que significa carga, exagero ou, até mesmo ataque violento (carga de cavalaria). Já nos cartuns mudos ou pantomímicos, é comum vermos a ausência de textos, pois a ideia é representar somente a expressão dos personagens no desenho sem que seja necessário o emprego de texto como suporte. A charge satiriza um certo fato, como ideia, acontecimento, situação ou pessoa, envolvendo principalmente casos de caráter político que seja de conhecimento do público. As charges foram criadas no princípio do século XIX (dezenove), por pessoas opostas a governos ou críticos políticos que queriam se expressar de forma jamais apresentada, inusitada. Foram reprimidos por governos (principalmente impérios), porém ganharam grande popularidade com a população, fato que acarretou sua existência até os tempos de hoje. As charges permite analisar o contexto histórico, geográfico e social. Esse questionamento é possível porque esses meios de comunicação abordam fatos ou acontecimentos, e para ser compreendida, exige que o aluno conheça os contextos sociais, econômicos, políticos ou culturais nos quais o autor se baseou para criar a imagem.

19 Objetivo : Exercitar a leitura da charge, tirinhas, cartuns e caricaturas e sua contextualização. Para seu desenvolvimento sugere-se os seguintes passos: Selecionar uma charge atual que retrate uma situação polêmica; Pedir que os educandos verbalizem o que compreenderam da charge em questão e para que procurem matérias no jornal que abordem o mesmo assunto tratado na charge. Com base nas informações extraídas das matérias, juntamente com a leitura da charge, deve-se debater os valores sociais que as charges carregam, analisando a opinião nela expressa, e posicionando-se frente a essa opinião. A partir do debate outras atividades podem ser geradas. Desde novas charges à textos produzidos por eles.

20

21

22

23 Análise de charges 1. Descreva a charge. Quem são as pessoas representadas? Como estão representadas? Há diferenças entre elas? Quais? O que elas estão fazendo? 2. Há legenda? Qual? Transcreva-a. Qual a relação entre texto e imagem? 3. De que trata a charge? A que se refere? O que satiriza? 4. Qual o objetivo da charge?

24 ATIVIDADE Dinâmicas Identidade e Valores Eu sou alguém Objetivo: Perceber os valores pessoais; perceber-se como ser único e diferente dos demais. Material necessário: Folhas de papel, revistas, pincéis atômicos Descrição da dinâmica: 1. Solicitar que procure nas revistas, pessoas e cenas que identifique consigo.; 2. Recortar e colar na folha e ao lado da folha, listar no mínimo dez características próprias. 3. Formar subgrupos, partilhar as próprias conclusões; 4. Em plenário: - O que descobriu sobre você mesmo, realizando a atividade.

25 5. A consciência de si mesmo constitui-se no ponto inicial para cada um se conscientizar do que lhe é próprio e das suas características. Com este trabalho é possível ajudar aos participantes a se perceberem, permitindo-lhes a reflexão e a expressão dos sentimentos referentes a si próprios; 6. Deve ser utilizada em grupos menores, cerca de 20 participantes.

26 ATIVIDADE Apresentar uma leitura de uma imagem recortada que ilustra um artigo de imprensa, emitir uma hipótese de conteúdo correspondente. Escrever uma legenda e compará-la com a verdadeira legenda.

27 Outras atividades 1) Entregar uma cópia de uma reportagem curta para cada aluno e ensiná-los a identificar os elementos do discurso jornalístico: O quê? Quem? Como? Onde? Por quê? Quando?

28 (Observe que, muitas vezes, uma ou mais perguntas não são respondidas no texto jornalístico). 2) Pedir um resumo da notícia. 3) Solicitar a pesquisa de um texto jornalístico (notícia internacional) pequeno e localizar no mapa o lugar onde ocorreu o fato relatado pelo jornalista e onde se localiza a matriz do jornal. 4) Pesquisar uma notícia de conteúdo geográfico 4) Pesquisar uma notícia de conteúdo geográfico nacional ou internacional já trabalhado com os alunos e avaliar a abordagem dada pelo jornal (Você daria essa notícia de uma forma diferente? O que faltou no texto? Você acha que houve exagero ou o jornalista foi brando demais?).

29 5) Verificar como uma mesma notícia (nacional) foi apresentada em diferentes meios de comunicação, pelo menos três fontes diferentes (A abordagem foi a mesma? Porque um jornal abordou de forma diferente o tema?). 6) Pesquisar (pesquisa individual ou em 6) Pesquisar (pesquisa individual ou em grupo), na sua cidade, um fato considerado polêmico ou sobre o qual o aluno tenha uma opinião diferente da visão do jornal.

30 Conclusão da atividade 1) Fazer um debate e chamar um representante da imprensa para participar; 2) Fazer um jornal, com a participação dos alunos, sobre fatos conhecidos da coletividade (falta de asfalto, violência urbana, uma festa que aconteceu ou irá acontecer, um lugar interessante para ser conhecido, etc.), se possível usar fotos e valorizar a observação do espaço. Luiz Carlos Parejo Geógrafo e professor de geografia.

31 TRABALHANDO COM JORNAIS EM GEOGRAFIA A Geografia, sobretudo os seus aspectos humanos, envolve uma série de conhecimentos que estão em constante transformação. E mesmo a Geografia Física depara-se diante de eventos naturais que se apresentam correlatamente a vários de seus temas, sobretudo no que diz respeito a questões climáticas e grandes catástrofes, a exemplo dos terremotos e tsunamis. Portanto, saber trabalhar atualidades nas aulas de Geografia é quase que uma obrigação para o professor da área. Contudo, o processo de formação desse profissional nem sempre fornece as bases para que ele consiga trabalhar notícias e informações em sala de aula e cumprir esse desafio de forma adequada. A primeira questão importante sobre a forma de trabalhar atualidades nas aulas de Geografia é aprender a estimular, por parte dos alunos, a procura por informações. Nesse escopo, é preciso indicar para eles as principais e mais confiáveis fontes de informação. Dentre essas fontes, destaca-se a TV com os telejornais, pois é um tipo de mídia que todas as classes sociais possuem igual acesso. Mas apenas os telejornais não é o bastante, pois além de apresentarem certas limitações de tempo, esse tipo de mídia nem sempre apresenta um grau de isenção necessário, o que faz com que recebam muitas críticas. Por isso, são importantes os jornais impressos, as revistas e, principalmente, a internet. Segue, abaixo, uma lista de fontes importantes.

32 Além disso, devemos oferecer textos e resumos sobre os principais temas atuais e recorrentes. Diante desse mar de informações disponíveis para escolha do professor e também dos alunos, cabe ao educador saber trabalhálas em sala de aula, com destaque para os principais temas em evidência. Uma tática importante é ir sempre comentando, nos inícios das aulas, alguns temas (sobretudo os mais polêmicos ou os mais noticiados), pedindo a opinião dos alunos e corrigindo eventuais enganos. Destinar aulas específicas para assuntos e notícias atuais também é importante. Nesse ínterim, existem vários métodos para ensinar atualidades, a seguir enumerados: a) Fornecer, previamente ou não, fotocópias de jornais e revistas com informações de um ou mais assuntos, com leitura interativa e comentários por parte do professor com abertura para opiniões ou comentários dos alunos.

33 b) Organizar um debate sobre um tema que está em evidência, com um material previamente fornecido. O material deverá conter, além das informações básicas, artigos de opinião claros e bem fundamentados, com diferentes visões sobre o assunto. O objetivo do debate não é necessariamente chegar a uma conclusão sobre temas controversos, mas ampliar o conhecimento por meio da reflexão e busca de informações. c) Apresentar manchetes e informações através de projeção de imagens (uso do data show). Essa é uma forma de fazer uma leitura conjunta e estimular também os debates e comentários. Como todo professor de Geografia sabe, vivemos em um mundo globalizado, com um grande fluxo de informações e acontecimentos que se sobrepõem rapidamente. Vemos a história construir-se e transformar-se rapidamente em tempo real. Por esse motivo, cabe ao professor a busca constante e ininterrupta por notícias, para que esteja sempre por dentro das novidades e que não seja surpreendido por eventuais perguntas dos estudantes. Por Rodolfo Alves Pena Graduado em Geografia

34 Jornais impressos: alguns de circulação nacional, como a Folha de São Paulo e o Estadão, são boas fontes, apesar de que nem sempre imparciais. Recomenda-se também a procura por jornais locais, sobretudo para quem não é de São Paulo e Rio de Janeiro, cidades que concentram a maior parte das notícias em âmbito geral. Revistas: existem revistas de circulação nacional e mensal. Destaque para a Veja, Isto é, Época, Carta Capital e Caros Amigos. As três primeiras apresentam uma orientação editorial mais voltada para a direita política, enquanto as duas últimas são de esquerda. Mas independente de sua preferência política, é recomendada (principalmente ao professor) a leitura de ambos os lados. Todas essas revistas apresentam-se em forma imprensa e também em bons sites, com textos e informações relevantes. Internet: atualmente, praticamente todos os veículos de comunicação da TV, do rádio ou impressos possuem um portal na internet com notícias, além de outros portais exclusivamente digitais, a exemplo do Jornal do Brasil e outros. Todos esses sites e informações são reunidos no Google Notícias, que organiza as principais informações por temas, além de oferecer um sistema de busca de notícias antigas.

35 ATIVIDADES COM RECORTES DE REVISTAS

36 Reciclagem com jornais e revistas

37 ATIVIDADE EAD Realizar a 4ª atividade, analisar e responder as quatro questões das seis charges sugeridas nos slides.

38 OBRIGADA PELA PARTICIPAÇÃO! Profª Renata.

39 REFERENCIAS ATIVIDADES REVISTAS E JORNAIS. Disponível em: ATUALIDADES GEOGRAFIA. Disponível em: Fonte: Dinâmica de Grupos na Formação de Lideranças - Ana Maria Gonçalves e Susan Chiode Perpétuo, editora DPeA. PAVANI, Cecília. JORNAL, UMA ABERTURA PARA EDUCAÇÃO, Ed Papirus,2007. SOLÉ, Isabel. ESTRATÉGIAS DE LEITURA.6ª ed.porto Alegre:Artes Médicas,1998. TAMAROZZI, Edna. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS,2ª ed, ED. IESDE,2009. TRABALHANDO COM CHARGES. Disponível em: USO DO JORNAL EM SALA DE AULA. Disponível em:

PLANEJAMENTO (Textos Jornalísticos) - Incentivar a criatividade na produção escrita e na oralidade através de textos jornalísticos.

PLANEJAMENTO (Textos Jornalísticos) - Incentivar a criatividade na produção escrita e na oralidade através de textos jornalísticos. PLANEJAMENTO (Textos Jornalísticos) Professor (a): Taciane Tonin Sgarabotto Diferentes portadores de texto: FOLDERS/CONVITES/CARTAZES/RÓTULOS /RECEITAS/PROPAGANDA Competências Oralidade; produção textual;

Leia mais

Plano de Aula Menina Bonita do Laço de Fita.

Plano de Aula Menina Bonita do Laço de Fita. Plano de Aula Menina Bonita do Laço de Fita. Este Plano de Aula Menina Bonita do Laço de Fita é um excelente recurso para trabalhar o Dia da Consciência Negra que é comemorado em 20 de novembro em todo

Leia mais

Manual Geral de Aplicação Universal Entrada 2008

Manual Geral de Aplicação Universal Entrada 2008 Universal Entrada 2008 Programa Programa - Manual do Aplicador Teste Universal - 2008 Teste Cognitivo Leitura/Escrita e Matemática Caro alfabetizador(a): Se você está recebendo este material, é porque

Leia mais

A ESCOLINHA DA SERAFINA Editora: Ática Autor: Cristina Porto

A ESCOLINHA DA SERAFINA Editora: Ática Autor: Cristina Porto A ESCOLINHA DA SERAFINA Editora: Ática Autor: Cristina Porto Indicação: 3º ano do Ensino Fundamental Duração: 3 meses Disciplina: Geografia, História e Língua Portuguesa Temas: Escola, analfabetismo, trabalho

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Cuidando de mim, do outro e do meio Mês: Novembro Habilidade Sócio emocional: Este projeto visa promover atividades e dinâmicas que estimulem os alunos a valorizar os

Leia mais

PLANEJAMENTO (Portadores de textos) Junho

PLANEJAMENTO (Portadores de textos) Junho PLANEJAMENTO (Portadores de textos) Junho Professor (a): DEISI MERI MENZEN- Escola 1º de Maio 3º Ano. Portador de textos: Jornal (textos informativos). Competências Resgatar o valor do jornal, despertando

Leia mais

ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM MARA LÚCIA REIS MONTEIRO DA CRUZ mara.mcz@gmail.com INSTITUTO DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA (CAP-UERJ) 1 INTRODUÇÃO Alunos

Leia mais

GEOGRAFIA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos Geografia

GEOGRAFIA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos Geografia UNIVERSOS GEOGRAFIA Por que escolher a coleção Universos Geografia 1 Pensada a partir do conceito SM Educação Integrada, oferece ao professor e ao aluno recursos integrados que contribuem para um processo

Leia mais

PLANEJAMENTO 2º ANO ENSINO FUNDAMENTAL I

PLANEJAMENTO 2º ANO ENSINO FUNDAMENTAL I PLANEJAMENTO 2º ANO ENSINO FUNDAMENTAL I MÓDULO TEMAS CONTEÚDO CONCEITUAL QUANTIDADE DE AULAS DESCOBRINDO A SI MESMO A importância dos nomes Estou mudando Em prosa e verso Descobrir a si mesmo e compreender

Leia mais

CARAPINTADA UMA VIAGEM PELA RESISTÊNCIA ESTUDANTIL Editora: Ática Autor: Renato Tapajós

CARAPINTADA UMA VIAGEM PELA RESISTÊNCIA ESTUDANTIL Editora: Ática Autor: Renato Tapajós CARAPINTADA UMA VIAGEM PELA RESISTÊNCIA ESTUDANTIL Editora: Ática Autor: Renato Tapajós Indicação: 8º ano do Ensino Fundamental Duração: 1 bimestre Disciplinas: História e Língua Portuguesa Tema: Movimentos

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS ENSINO FUNDAMENTAL PROGRAMAÇÃO 1ª ETAPA / 2013 MATERNAL II PROGRAMAÇÃO DA 1ª ETAPA 2013 MATERNAL 2 ANOS Qual é o nosso afã de cada dia? É tentar sempre o melhor, mas não cansar de

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 MUITO PRAZER, EU SOU CRIANÇA. *Conhecer e estabelecer relações entre a própria história e a de outras pessoas,refletindo sobre diferenças e semelhanças. *Respeitar e valorizar a diversidade étnico

Leia mais

Manual Trabalhos Vila Mundo

Manual Trabalhos Vila Mundo Manual Trabalhos Vila Mundo I. ORGANIZAÇÃO Antes de sair digitando a principal palavra do trabalho solicitado no Google, primeiro, organize como a pesquisa será feita, seguindo estes dois passos: PRIMEIRO

Leia mais

Atendimento a crianças de dois anos a três anos e onze meses PLANEJAMENTO PARA O ANO LETIVO DE 2015

Atendimento a crianças de dois anos a três anos e onze meses PLANEJAMENTO PARA O ANO LETIVO DE 2015 PREFEITURA MUNICIPAL DE CUIABÁ Secretária Municipal de Educação Creche Municipal Josefa Catarina de Almeida Atendimento a crianças de dois anos a três anos e onze meses PLANEJAMENTO PARA O ANO LETIVO DE

Leia mais

4º Ano Ensino Fundamental

4º Ano Ensino Fundamental 4º Ano Ensino Fundamental Eixo 1 Avalição Introdução 01 aula -Ler o texto; -Valorizar os sentidos -Texto: Dentro de casa ; Dentro de casa -Explorar as palavras novas do texto; -Pesquisa sobre a vida do

Leia mais

AULA 08 Profª Matilde Flório Concurso PMSP- 2011 Reflexões Gerais para as dissertativas (recorte...) PARTE 02

AULA 08 Profª Matilde Flório Concurso PMSP- 2011 Reflexões Gerais para as dissertativas (recorte...) PARTE 02 AULA 08 Profª Matilde Flório Concurso PMSP- 2011 Reflexões Gerais para as dissertativas (recorte...) PARTE 02 DISSERTATIVA - 07 Na reunião pedagógica, os professores do Ensino Fundamental II foram desafiados

Leia mais

Após um dia longo no trabalho, os pais ainda se veem diante de mais um compromisso: apoiar os filhos na realização da lição de casa. E o cansaço que s

Após um dia longo no trabalho, os pais ainda se veem diante de mais um compromisso: apoiar os filhos na realização da lição de casa. E o cansaço que s Após um dia longo no trabalho, os pais ainda se veem diante de mais um compromisso: apoiar os filhos na realização da lição de casa. E o cansaço que surge neste momento faz muitos se perguntarem por que,

Leia mais

DIA 10 DE DEZEMBRO: DIA DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS ATIVIDADE 2: OBSERVATÓRIO DOS DIREITOS HUMANOS

DIA 10 DE DEZEMBRO: DIA DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS ATIVIDADE 2: OBSERVATÓRIO DOS DIREITOS HUMANOS DIA 10 DE DEZEMBRO: DIA DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS Reprodução http://www.onu.org.br/img/2014/09/dudh.pdf ATIVIDADE 2: OBSERVATÓRIO DOS DIREITOS HUMANOS 1. RESUMO DA AÇÃO 1.1 Proposta

Leia mais

PROGRAMA PARA A VALORIZAÇÃO DE INICIATIVAS CULTURAIS VAI SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA São Paulo, Janeiro de 2012.

PROGRAMA PARA A VALORIZAÇÃO DE INICIATIVAS CULTURAIS VAI SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA São Paulo, Janeiro de 2012. PROGRAMA PARA A VALORIZAÇÃO DE INICIATIVAS CULTURAIS VAI SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA São Paulo, Janeiro de 2012 Design D Kebrada 2. Dados do projeto 2.1 Nome do projeto Design D Kebrada 2.2 Data e

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES. DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) I. Plano de Aula: Data:

Leia mais

PROJETO JOVEM ALLAMANIANO 2019 TEMA: 70 ANOS DE COMPROMISSO COM A FÉ E A EDUCAÇÃO!

PROJETO JOVEM ALLAMANIANO 2019 TEMA: 70 ANOS DE COMPROMISSO COM A FÉ E A EDUCAÇÃO! PROJETO JOVEM ALLAMANIANO 2019 TEMA: 70 ANOS DE COMPROMISSO COM A FÉ E A EDUCAÇÃO! - Subtema: Releitura dos principais temas da Campanha da Fraternidade 2019 nos gêneros poético e histórias em quadrinhos.

Leia mais

AFINAL, O QUE É SITUAÇÃO DIDÁTICA?

AFINAL, O QUE É SITUAÇÃO DIDÁTICA? AFINAL, O QUE É SITUAÇÃO DIDÁTICA? O planejamento consiste em sistematizar o trabalho docente na intenção de ajudar o aluno a desenvolver competências e habilidades que deem significação para efetivação

Leia mais

PLANEJAMENTO 5º ANO ENSINO FUNDAMENTAL I

PLANEJAMENTO 5º ANO ENSINO FUNDAMENTAL I PLANEJAMENTO 5º ANO ENSINO FUNDAMENTAL I MÓDULO TEMAS CONTEÚDO CONCEITUAL QUANTIDADE DE AULAS Linha do tempo Como me vejo. Em prosa e verso Conversar e entender os ciclos da vida. CONTEÚDO PROCEDIMENTAL

Leia mais

Trabalho de gramática e texto. Resenha em vídeo ou infográfico

Trabalho de gramática e texto. Resenha em vídeo ou infográfico Trabalho de gramática e texto Resenha em vídeo ou infográfico Esclarecimentos sobre a proposta de trabalho. O trabalho foi pensado não só para gerar uma nota avaliativa, mas para que o aluno aprofunde

Leia mais

UFRN PIBID Subprojeto PIBID-Pedagogia PLANOS DE AULA

UFRN PIBID Subprojeto PIBID-Pedagogia PLANOS DE AULA PLANOS DE AULA PLANOS DE AULA EXECUTADOS NA ESCOLA UFRN/PIBID PROJETO INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ULISSES DE GÓIS Bolsistas: Jacqueline Ferreira/Jucélia Penha/Priscila

Leia mais

Projeto: conhecendo os dinossauros

Projeto: conhecendo os dinossauros Projeto: conhecendo os dinossauros Maria Aparecida Pereira mar.per@terra.com.br RESUMO Os dinossauros de uma maneira incrível habitam o imaginário das crianças, pois esses gigantes da pré-história estão

Leia mais

TRABALHO E ALIMENTAÇÃO: QUANTO GANHA, QUANTO PAGA... Resolver situações problema utilizando as quatro operações e porcentagens;

TRABALHO E ALIMENTAÇÃO: QUANTO GANHA, QUANTO PAGA... Resolver situações problema utilizando as quatro operações e porcentagens; TRABALHO E ALIMENTAÇÃO: QUANTO GANHA, QUANTO PAGA... Para atender às demandas do trabalho contemporâneo é inegável que a matemática pode dar uma grande contribuição à medida que explora a resolução de

Leia mais

CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA

CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA Isabel Lima da Silva Oliveira ¹ Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal da Paraíba. UFPB Campus IV, limaisabel16@gmail.com

Leia mais

Jornal O País Concurso Repórter por 1 dia. Regulamento

Jornal O País Concurso Repórter por 1 dia. Regulamento Jornal O País Concurso Repórter por 1 dia Regulamento 1. Promoção 1.1 O Repórter por um Dia é promovido pelo Jornal OPAÍS como parte integrante do Projeto de promoção e lançamento d OPAÍS diário. Os principais

Leia mais

olhar da gente depende do Ellen Pestili Suplemento do Professor Elaborado por Paula Strano e Aline Sá Martins

olhar da gente depende do Ellen Pestili Suplemento do Professor Elaborado por Paula Strano e Aline Sá Martins Igual ou diferente, olhar da gente depende do Suplemento do Professor Elaborado por Paula Strano e Aline Sá Martins Ellen Pestili Conhecendo a coleção Letra e Cor é a coleção de Ellen Pestili que traz

Leia mais

PEDAGOGIA DE PROJETOS

PEDAGOGIA DE PROJETOS PEDAGOGIA DE PROJETOS Caro aluno, Nesta aula, apresentaremos uma maneira de estimular a construção do conhecimento por meio das novas tecnologias, mas de forma mais contextualizada, mais real. Tendo em

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Comunicação não verbal Mês: Outubro Habilidade Sócio emocional: Este projeto visa promover atividades e dinâmicas que estimule os alunos a comunicação não violenta através

Leia mais

Atividade profissional da área de comunicação que visa coletar, investigar, analisar e transmitir periodicamente ao grande público, ou a segmentos

Atividade profissional da área de comunicação que visa coletar, investigar, analisar e transmitir periodicamente ao grande público, ou a segmentos Atividade profissional da área de comunicação que visa coletar, investigar, analisar e transmitir periodicamente ao grande público, ou a segmentos dele, informações da atualidade, utilizando veículos de

Leia mais

Como elaborar um plano de aula

Como elaborar um plano de aula Como elaborar um plano de aula 1º Área do conhecimento Verifique qual ou quais áreas do conhecimento serão trabalhadas nas aulas. A área do conhecimento está relacionada aos diferentes tipos de conhecimento

Leia mais

Título: Viajando pelo Universo da Leitura Justificativa:

Título: Viajando pelo Universo da Leitura Justificativa: Título: Viajando pelo Universo da Leitura Justificativa: Sabendo que o aluno tem pouco contato com a leitura em seu ambiente familiar, apresentando na escola dificuldades de aprendizagem, decorrentes dessa

Leia mais

UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ- UVA/UNAVIDA I JORNADA DE CURSOS LIVRES HISTÓRIA E GEOGRAFIA PROFESSORES:

UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ- UVA/UNAVIDA I JORNADA DE CURSOS LIVRES HISTÓRIA E GEOGRAFIA PROFESSORES: UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ- UVA/UNAVIDA I JORNADA DE CURSOS LIVRES HISTÓRIA E GEOGRAFIA PROFESSORES: Ms. Tibério Mendonça de Lima Ms. Luciana Estevam da Silva FAZENDO O PRÓPRIO JORNAL Muita gente hoje

Leia mais

Diário de Classe. Aulas, projetos, experimentos, dinâmicas.

Diário de Classe. Aulas, projetos, experimentos, dinâmicas. Diário de Classe Aulas, projetos, experimentos, dinâmicas. A escola é, ou deveria tornar-se, um local privilegiado para diminuir a distância entre os jovens e a leitura. Essa atividade é necessária e vital

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL: o papel da Cartografia Tátil

A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL: o papel da Cartografia Tátil A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL: o papel da Cartografia Tátil Fernanda Taynara de Oliveira Graduando em Geografia Universidade Estadual de Goiás Campus Minaçu Kelytha

Leia mais

EXPLORANDO O TEMA SEXUALIDADE E AFETIVIDADE NA ADOLESCÊNCIA ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

EXPLORANDO O TEMA SEXUALIDADE E AFETIVIDADE NA ADOLESCÊNCIA ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO ICEB INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E BIOLÓGICAS MPEC MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS EXPLORANDO O TEMA SEXUALIDADE E AFETIVIDADE NA ADOLESCÊNCIA ATRAVÉS DE

Leia mais

PLANO DE AULA/ROTINA DIÁRIA

PLANO DE AULA/ROTINA DIÁRIA EJA Ensino Fundamental 2º Segmento GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS PLANO DE AULA/ROTINA DIÁRIA Fase/Ano: 4ª Fase 6º e 7º Ano Ano Letivo: 2014 Componente Curricular: Geografia Professores do Estúdio: Jefferson

Leia mais

O GÊNERO FÁBULA E VALORES HUMANOS

O GÊNERO FÁBULA E VALORES HUMANOS O GÊNERO FÁBULA E VALORES HUMANOS INTRODUÇÃO Este plano foi criado para trabalhar com uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental, com alunos que possuem em torno de 7 a 8 anos de idade, para que se aprofundem

Leia mais

PLANO DE AÇÃO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO NA MÍDIA LOCAL

PLANO DE AÇÃO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO NA MÍDIA LOCAL PLANO DE AÇÃO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO NA MÍDIA LOCAL PROPOSTA DE AÇÃO Criar um Observatório para mapear a cobertura realizada pela imprensa local sobre o tema da educação, a fim de ampliar sua visibilidade

Leia mais

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES AV2. Período: JUNHO/2019

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES AV2. Período: JUNHO/2019 COLÉGIO ADVENTISTA DE DIADEMA Rua Manoel da Nóbrega, 400 Centro Diadema - SP CEP 09910-720 - Telefone: (11) 4099-6800 - E-mail: diadema@ucb.org.br Site: diadema.educacaoadventista.org.br CRONOGRAMA DE

Leia mais

História de um primeiro amor Sugestão de Leitura

História de um primeiro amor Sugestão de Leitura História de um primeiro amor Sugestão de Leitura Convidamos você e seus alunos adolescentes a conhecerem mais uma história de amor comovente: História de um primeiro amor, do escritor Drummond Amorim.

Leia mais

Os Registros na Pesquisa. Christiane Zubler

Os Registros na Pesquisa. Christiane Zubler Os Registros na Pesquisa Christiane Zubler RELEMBRANDO... A importância de se trabalhar com projetos de pesquisa na educação Básica: O Experiências exitosas; O Como organizar e avaliar feiras de ciências;

Leia mais

ALBERTO DO SONHO AO VOO Editora: Scipione Autor: José Roberto Luchetti

ALBERTO DO SONHO AO VOO Editora: Scipione Autor: José Roberto Luchetti ALBERTO DO SONHO AO VOO Editora: Scipione Autor: José Roberto Luchetti Indicação: 4º ano do Ensino Fundamental Duração: 1 bimestre Disciplina: Arte, História e Língua Portuguesa Temas: Biografia de Santos

Leia mais

SUMÁRIO. Introdução... 2 Objetivos... 2 Possibilidades de Trabalho... 3

SUMÁRIO. Introdução... 2 Objetivos... 2 Possibilidades de Trabalho... 3 SUMÁRIO Introdução............................................ 2 Objetivos............................................. 2 Possibilidades de Trabalho........................... 3 Conhecimento Religioso

Leia mais

Formação inicial de professores de ciências e de biologia: contribuições do uso de textos de divulgação científica

Formação inicial de professores de ciências e de biologia: contribuições do uso de textos de divulgação científica Formação inicial de professores de ciências e de biologia: contribuições do uso de textos de divulgação científica Thatianny Alves de Lima Silva e Mariana de Senzi Zancul volume 9, 2014 14 UNIVERSIDADE

Leia mais

O que já sabemos sobre a BNCC?

O que já sabemos sobre a BNCC? Tânia Bárbara O que já sabemos sobre a BNCC? Base Nacional Comum Curricular Resolução com força de Lei (homologada em 20 de Dezembro de 2017). Não é CURRÍCULO e sim deve nortear ao mesmos. Documento NOVO,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Educação. Mayara Freitas Tricárico. Plano de aula

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Educação. Mayara Freitas Tricárico. Plano de aula UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Educação Mayara Freitas Tricárico Plano de aula São Paulo 2012 Mayara Freitas Tricárico Plano de aula apresentado para a Disciplina Metodologia do ensino de português:

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER PROFESSORA IVANILDA TOLFFO BRAGHIATTO PROJETO CHARGES

ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER PROFESSORA IVANILDA TOLFFO BRAGHIATTO PROJETO CHARGES ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER PROFESSORA IVANILDA TOLFFO BRAGHIATTO PROJETO CHARGES ANGÉLICA MS JULHO/2011 ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER PROFESSORA IVANILDA TOLFFO BRAGHIATTO PROJETO

Leia mais

- Cada professor poderá organizar a participação de sua turma em função de suas prioridades curriculares.

- Cada professor poderá organizar a participação de sua turma em função de suas prioridades curriculares. ETAPA 1 ESCOLHA DO PERSONAGEM HISTÓRICO Na primeira etapa do projeto, o objetivo é simples: a turma deverá escolher e indicar um personagem histórico cujo papel irá assumir, na rede social criada exclusivamente

Leia mais

Alfabetizando na diversidade: por classes mais multisseriadas

Alfabetizando na diversidade: por classes mais multisseriadas Alfabetizando na diversidade: por classes mais multisseriadas Sobre o programa A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes em

Leia mais

1-PROCEDIMENTO: ATIVAR O CONHECIMENTO PRÉVIO DO ALUNO - PROBLEMATIZANDO A APRENDIZAGEM:

1-PROCEDIMENTO: ATIVAR O CONHECIMENTO PRÉVIO DO ALUNO - PROBLEMATIZANDO A APRENDIZAGEM: Universidade Federal de Campina Grande Centro de Formação de Professores Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência Subprojeto de História Discente: Daniela

Leia mais

Resenha em vídeo. Trabalho de gramática e texto

Resenha em vídeo. Trabalho de gramática e texto Resenha em vídeo Trabalho de gramática e texto Esclarecimentos sobre a proposta de trabalho. O trabalho foi pensado não só para gerar uma nota avaliativa, mas para que o aluno aprimore habilidades trabalhadas

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 Que a arte me aponte uma resposta mesmo que ela mesma não saiba E que ninguém a tente complicar, pois é preciso simplicidade pra fazê-la florescer. Oswaldo Montenegro TURMA:

Leia mais

1 COLABORAR PARA APRENDER

1 COLABORAR PARA APRENDER 16 OZARFAXINARS N.2 DEZEMBRO 2005 1 COLABORAR PARA APRENDER Com este conjunto de actividades pretende-se que o aluno compreenda as vantagens da cooperação. Após a realização de cada actividade é proposta

Leia mais

Tecnologia de biometria da mão

Tecnologia de biometria da mão Tecnologia de biometria da mão Fornecido pelo TryEngineering - Foco da lição A lição enfoca aplicações de engenharia das tecnologias biométricas em aplicações de identificação e segurança. Após explorar

Leia mais

Concurso Público Osasco PEB I SLIDES Prof. Amarildo Vieira

Concurso Público Osasco PEB I SLIDES Prof. Amarildo Vieira Concurso Público Osasco PEB I - 2017 SLIDES Prof. Amarildo Vieira PEDAGOGO UNIb ESPECIALIZAÇÃO EM DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR PUC/SP BACHARELANDO EM DIREITO Uninove DIRETOR DE ESCOLA PMSP/SP PROFESSOR

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL)

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): NOME DO LIVRO: O MUNDINHO DE BOAS ATITUDES AUTOR:INGRID BIESEMEYER BELLINGHAUSEN Competências Perceber a importância do auto respeito. Desenvolver o senso critico.

Leia mais

REGULAMENTO DE PRÁTICA EDUCACIONAL / PROJETOS INTERDISCIPLINARES Curso de Letras Português e Inglês Licenciatura Currículo: LPI00001

REGULAMENTO DE PRÁTICA EDUCACIONAL / PROJETOS INTERDISCIPLINARES Curso de Letras Português e Inglês Licenciatura Currículo: LPI00001 REGULAMENTO DE PRÁTICA EDUCACIONAL / PROJETOS Fundamentação Legal PARECER CNE/CP 28/2001, DE 02 DE OUTUBRO DE 2001 - Dá nova redação ao Parecer CNE/CP 21/2001, que estabelece a duração e a carga horária

Leia mais

O PAPEL DO EDUCADOR NA ERA DA TECNOLOGIA

O PAPEL DO EDUCADOR NA ERA DA TECNOLOGIA O PAPEL DO EDUCADOR NA ERA DA TECNOLOGIA Profª: CLARICE KÜMPEL DI BERARDINO ¹ RESUMO A construção deste artigo tem como finalidade falar sobre um tema bastante relevante para nossos dias e em nossas escolas

Leia mais

9º Ano Ensino Fundamental

9º Ano Ensino Fundamental 9º Ano Ensino Fundamental II Bimestre / 2019 Disciplina: Geografia Professora: Jeovana Tonet Atividades: Mapa Conceitual de países Africanos. Assistir filme O menino que descobriu Conteúdo: África. Objetivos:

Leia mais

LOGOTIPO OU LOGOMARCA?

LOGOTIPO OU LOGOMARCA? E-book para Empreendedores LOGOTIPO OU LOGOMARCA? Dicas para criar um( a ) logo de sucesso www.logovia.com.br A equipe do Logovia deseja que a leitura deste e-book seja agravável e que expanda seu entendimento

Leia mais

As principais etnias que originaram a população do Brasil. Aspectos gerais da população brasileira

As principais etnias que originaram a população do Brasil. Aspectos gerais da população brasileira Magno/geografia CONTEÚDO DO SEGUNDO BIMESTRE As principais etnias que originaram a população do Brasil A estrutura etária e sexual da população do Brasil e seus aspectos socioeconômicos Aspectos gerais

Leia mais

TRABALHOS AVALIATIVOS DO 5º ANO

TRABALHOS AVALIATIVOS DO 5º ANO TRABALHOS AVALIATIVOS DO 5º ANO 1 Trabalho de História: Título do trabalho: Impeachment Data da entrega: 20/05/2016 Material a ser realizado o trabalho: Papel almaço Sabemos que estamos passando por uma

Leia mais

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos.

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos. ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO DOCENTE (Plano de aula) Título e estrutura curricular Crie um título relacionado ao assunto da aula. Seja criativo na escolha do tema. Verifique

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Fernanda Fróes CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas Maternal I A- Matutino 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE

Leia mais

Atividades para o Projeto Proclamação da República

Atividades para o Projeto Proclamação da República Atividades para o Projeto Proclamação da República Propor Desenhos para colorir e colagens (Educação Infantil); Produções textuais com os alunos (Individuais ou coletivas); Confecções de Lembrancinhas

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL I. Reconhecer e distinguir os sentimentos. Palavras e Sentimentos. 2 aulas

ENSINO FUNDAMENTAL I. Reconhecer e distinguir os sentimentos. Palavras e Sentimentos. 2 aulas ENSINO FUNDAMENTAL I Palavras e Sentimentos Em prosa e verso Reconhecer e distinguir os Roda de conversa: explorar os diversos ; incentivar os alunos a perceberem o valor do que sentimos; explicar a importância

Leia mais

8º Ano Ensino Fundamental

8º Ano Ensino Fundamental 8º Ano Ensino Fundamental Disciplina: Geografia Professora: Jeovana Tonet Atividade: Matéria para revista sobre um país. Conteúdo: Países Capitalistas II Bimestre / 2019 Objetivos: Propor aos alunos atividades

Leia mais

MÁSCARAS DE CARNAVAL. Veja o exemplo:

MÁSCARAS DE CARNAVAL. Veja o exemplo: MÁSCARAS DE CARNAVAL O carnaval é uma das melhores festas do ano. Sempre divertida, a festa também é comemorada entre nossos baixinhos na escola. Uma boa atividade para fazer com os pequenos é imprimir

Leia mais

Treinamento sobre Progress Report.

Treinamento sobre Progress Report. Treinamento sobre Progress Report. Objetivo O foco aqui é trabalhar o desenvolvimento pessoal de cada aluno. O instrutor irá analisar cada um e pensar em suas dificuldades e barreiras de aprendizado e,

Leia mais

Central Globo de Marketing - Departamento de Internet - Tel.: (11) 5112.4203 - dez/11

Central Globo de Marketing - Departamento de Internet - Tel.: (11) 5112.4203 - dez/11 Central Globo de Marketing - Departamento de Internet - Tel.: (11) 5112.4203 - dez/11 O site VEM POR AÍ O site de A Vida da Gente antecipa situações e tramas que irão ao ar na novela, gerando expectativa

Leia mais

3ª MOSTRA DE CONHECIMENTO BIOMÁXIMO FUNDAMENTAL

3ª MOSTRA DE CONHECIMENTO BIOMÁXIMO FUNDAMENTAL APRESENTAÇÃO A 3ª MOSTRA DE CONHECIMENTO BIOMÁXIMO FUNDAMENTAL é um projeto que desperta a pesquisa científica de maneira interdisciplinar. Por ser um evento cultural, a Mostra de Conhecimento oportuniza

Leia mais

PROJETO DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM INFORMÁTICA

PROJETO DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM INFORMÁTICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO. CAMPUS CERES DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL PROJETO DO

Leia mais

Como gerir um espaço de conversa (chat) ou uma vídeo-conferência e participar num fórum de debate (Google Hangouts)

Como gerir um espaço de conversa (chat) ou uma vídeo-conferência e participar num fórum de debate (Google Hangouts) Como gerir um espaço de conversa (chat) ou uma vídeo-conferência e participar num fórum de debate (Google Hangouts) Este módulo irá ensinar-lhe como gerir um espaço de conversa (chat) ou uma videoconferência

Leia mais

Sala de Leitura Parceira Escola Estadual João XXIII

Sala de Leitura Parceira Escola Estadual João XXIII Sala de Leitura Parceira Escola Estadual João XXIII Professor(es) Apresentador(es): Arlete Ajudarte Realização: Foco do Projeto A Sala de Leitura do Programa Ensino Integral deve ter, como principal foco,

Leia mais

Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio. Sequencia de Outubro/novembro Identidade. Competências. Objetivos

Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio. Sequencia de Outubro/novembro Identidade. Competências. Objetivos Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio Sequencia de Outubro/novembro 2013- Identidade Competências Objetivos Estratégias em Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos;

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 DISCIPLINA:

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Cuidando de mim, do outro e do meio Mês: Novembro Habilidade Sócio emocional: Este projeto visa promover atividades e dinâmicas que estimulem os alunos a valorizar os

Leia mais

SEJA BEM- VINDO (A) AO trabalho do 4º BIMESTRE!

SEJA BEM- VINDO (A) AO trabalho do 4º BIMESTRE! Aluno (a): Nº TRABALHO INTERDISCIPLINAR Disciplina: INTERDISCIPLINAR Bimestre:4º Data: Professor: Priscila Série: 4º Ano Turma: C NOTA SEJA BEM- VINDO (A) AO trabalho do 4º BIMESTRE! APRESENTAÇÃO Este

Leia mais

Informativo Semente Esperança

Informativo Semente Esperança Campinas, fevereiro de 2016-1ª edição Informativo Semente Esperança Ano Novo... 2016 começa e com ele trazemos nossos desafios, sonhos, esperanças e todo o amor para poder transformar, a nós mesmos e àqueles

Leia mais

A ESTRUTURA BÁSICA DE

A ESTRUTURA BÁSICA DE A ESTRUTURA BÁSICA DE UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO BERTUCCI, R. (2016) UTFPR 1 1. O QUE É UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO? Visa diminuir os efeitos de um problema. Parte da constatação do problema. Limitada

Leia mais

TRABALHOS AVALIATIVOS DO 5º ANO 2018

TRABALHOS AVALIATIVOS DO 5º ANO 2018 TRABALHOS AVALIATIVOS DO 5º ANO 2018 1 Trabalho de História: Título do trabalho: A festa do Bumba meu boi Data da entrega: 28/05/2018 Material a ser realizado o trabalho: Papel almaço Valor: 3,0 pontos

Leia mais

Oficina Jornal como Recurso Didático. Prof. Dr. Luís Cláudio Dallier Professor das Faculdades COC

Oficina Jornal como Recurso Didático. Prof. Dr. Luís Cláudio Dallier Professor das Faculdades COC Oficina Jornal como Recurso Didático Prof. Dr. Luís Cláudio Dallier Professor das Faculdades COC Para início de conversa... O jornal na sala de aula: possibilidades de trabalho interdisciplinar. O Suporte

Leia mais

A REESCRITA DE CONTOS COMO GATILHO PARA A ALFABETIZAÇÃO INICIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Escola Estadual Conselheiro Antônio Prado

A REESCRITA DE CONTOS COMO GATILHO PARA A ALFABETIZAÇÃO INICIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Escola Estadual Conselheiro Antônio Prado A REESCRITA DE CONTOS COMO GATILHO PARA A ALFABETIZAÇÃO INICIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Escola Estadual Conselheiro Antônio Prado Professor(es) Apresentador(es): Maria Gildacy Araújo Lôbo Gomes Realização:

Leia mais

Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos; Oralidade; Análise Linguística.

Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos; Oralidade; Análise Linguística. PLANEJAMENTO: Identidade PROFESSORA: Iracema Pavão História trabalhada ao longo da sequência: Competências Objetivos Estratégias em Leitura; produção textual; oralidade; análise linguística. - Estimular

Leia mais

APOSTILA DE CIÊNCIAS NATURAIS

APOSTILA DE CIÊNCIAS NATURAIS Escola Municipal APOSTILA DE CIÊNCIAS NATURAIS Nome Turma Professor (a) 1- Vamos ler a informação: A matéria forma tudo o que existe no mundo. Esta matéria pode ser transformada por uma força chamada energia.

Leia mais

Projeto de Informática Aplicada à Educação

Projeto de Informática Aplicada à Educação Data de início e Ano de Escolaridade término do Turmas Trimestre E. I. 20/05 à 13/09 15 E. I. 01 Título do Trabalho/Projeto: Atitudes que transformam Objetivos: Valorizar o espaço escolar como local de

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 3A Nome da professora: Maria Morais Nome do Projeto: O Mordisco mordeu o livro que eu li. Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 A partir do interesse da turma

Leia mais

Construa a sua identidade. 4.2 Será que temos uma identidade múltipla? Será que temos uma identidade múltipla? Adam Stępiński, Polônia

Construa a sua identidade. 4.2 Será que temos uma identidade múltipla? Será que temos uma identidade múltipla? Adam Stępiński, Polônia PLANOS DE AULA Construa a sua identidade 4.2 Será que temos uma identidade múltipla? Título curto para Atividade Autor Será que temos uma identidade múltipla? Adam Stępiński, Polônia Created by European

Leia mais

ESTUDOS DISCURSIVOS: DO DEBATE À PRODUÇÃO TEXTUAL

ESTUDOS DISCURSIVOS: DO DEBATE À PRODUÇÃO TEXTUAL 1. Introdução ESTUDOS DISCURSIVOS: DO DEBATE À PRODUÇÃO TEXTUAL Odair José Silva dos Santos O processo de ensino e aprendizagem ao longo da história foi alvo de constantes mudanças, a fim de adequar-se

Leia mais

AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 ROTEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO RELIGIOSO E ARTE 3º ANO

AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 ROTEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO RELIGIOSO E ARTE 3º ANO AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 ROTEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO RELIGIOSO E ARTE 3º ANO http://mariaotilha.com/acesso em 03/03/16 http://dicasderoteiro.com/acesso em 03/03/16 http://flaviamelissa.com.br/acesso

Leia mais

Fichas de avaliação; Máx. 40% 70%

Fichas de avaliação; Máx. 40% 70% O presente documento define os critérios de avaliação de cada área curricular do 3.º ciclo do Externato de Santa Joana que, após ratificação pelo Conselho Pedagógico e tendo em conta a legislação em vigor,

Leia mais

CONTEÚDO DO TRIMESTRE

CONTEÚDO DO TRIMESTRE Este é o conteúdo que será cobrado ao final do TRIMESTRE! CONTEÚDO DO TRIMESTRE Quadrinhos Pontuação: revisão do uso de vírgulas e pontos finais Linguagem verbal e não verbal, formal e informal Mito Lendas

Leia mais

Cento de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação. Subárea de Matemática. Plano de Ensino de Matemática 7º Ano - 2014

Cento de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação. Subárea de Matemática. Plano de Ensino de Matemática 7º Ano - 2014 Cento de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação Subárea de Matemática 1 Plano de Ensino de Matemática 7º Ano - 2014 Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação Subárea de Matemática Profª Marisa Gomes

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ª Série Cálculo Numérico Engenharia Civil A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um

Leia mais