Como gerir um espaço de conversa (chat) ou uma vídeo-conferência e participar num fórum de debate (Google Hangouts)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Como gerir um espaço de conversa (chat) ou uma vídeo-conferência e participar num fórum de debate (Google Hangouts)"

Transcrição

1 Como gerir um espaço de conversa (chat) ou uma vídeo-conferência e participar num fórum de debate (Google Hangouts) Este módulo irá ensinar-lhe como gerir um espaço de conversa (chat) ou uma videoconferência e como participar num fórum de debate usando o programa Google Hangouts. A gestão e moderação de espaços de conversa ou de uma videoconferência, bem como a participação em debates são competências informáticas intermédias. Por conseguinte, pressupõe-se que as competências básicas já tenham sido adquiridas e estejam sedimentadas. O módulo aborda os seguintes assuntos: O que é o Google Hangouts; Como criar uma conta no Google Hangouts; Funcionalidades a que pode aceder a partir da página de entrada do Google Hangouts; Como adicionar contactos no Google Hangouts; Como estabelecer uma conversa por mensagens instantâneas (chat), áudio ou vídeo (videoconferência); Como participar num fórum de debate.

2 O que é o Google Hangouts O Google Hangouts é um dos muitos serviços disponibilizados na Internet pela empresa Google. Este programa permite estabelecer contactos por escrito (mensagens instantâneas - chats), por voz ou por vídeo (realizar videoconferências com diversas pessoas em diferentes locais, e controlar a sala como se estivesse numa reunião presencial) em qualquer lugar e a partir de qualquer computador desde que ligado à Internet. Permite ainda aceder e participar em diversificados espaços de debate sobre muitos e variados assuntos. Trata-se de um programa (software) gratuito ao qual se pode aceder desde que se tenha um perfil Google+. Como criar uma conta no Google Hangouts Como o Google Hangouts existe online, não há necessidade de descarregar qualquer programa para o seu computador. Basta criar uma conta no programa online, para poder começar a utilizá-lo. Para aceder ao Google Hangouts é preciso ter uma conta ou um perfil Google+. Se já tiver um endereço de correio eletrónico Gmail, tem automaticamente uma conta Google. Caso ainda não tenha, deverá criar uma - veja como no tutorial "Como criar uma conta de - Gmail". Quando se cria uma conta de correio eletrónico no Gmail está-se a criar também um perfil Google+, o que lhe permite aceder às diferentes funcionalidades do Google+. Uma vez criado o seu perfil Google+ deve aceder ao espaço do programa Google Hangouts digitando no seu navegador de Internet o seguinte endereço web: Funcionalidades a que pode aceder a partir da página de entrada do Google Hangouts Depois de clicar no endereço web do programa Google Hangouts, verá surgir no seu ecrã a página de entrada do Google Hangouts (Ver Figura 1), página que lhe oferece acesso a diversas funcionalidades.

3 Figura 1 - Página de entrada no Google Hangouts No ecrã inicial do Google Hangouts tem um menu superior onde, para além da Página Inicial (espaço em que se encontra e que, por isso, a opção está assinalada pelo sublinhado azul, destaque 1 da figura 1) encontra os seguintes dois separadores aos quais pode aceder clicando no respetivo botão:

4 - Hangouts em Direto - acedendo a este espaço pode transmitir uma gravação de vídeo em direto através do Youtube ou ainda ver e comentar vídeos publicados por outros; - Hangouts de vídeo - acedendo a este espaço pode convidar pessoas para conversar cara a cara (videoconferência). Clicando no botão Hangouts que se encontra no canto superior esquerdo da página inicial do Google Hangouts (destaque 2 da figura 1) acede a um conjunto de opções que lhe permitem realizar várias atividades (ver menu à esquerda no ecrã na figura 2) de entre as quais destacamos as seguintes: - aceder ao seu perfil Google + - visualizar um conjunto de pessoas utilizadoras do Google+ que poderá conhecer e com quem poderá querer estabelecer contacto; - aceder a um espaço onde poderá armazenar e organizar as suas fotos; - tomar conhecimento de comunidades de debate nas quais poderá ter interesse em participar.

5 Figura 2 - Menus do Google Hangouts No menu que encontra à direita do ecrã poderá procurar pessoas (contactos com os quais poderá depois conversar por escrito ou por videoconferência) aceder ao serviço de conversas instantâneas (chats) e de videoconferências. Como adicionar contactos no Google Hangouts Para poder estabelecer contactos com os seus amigos e conhecidos tem previamente que adicionar os contactos deles à sua conta no Google Hangouts. Deverá clicar na caixa de diálogo "Nova Conversa" que se encontra no cimo do menu da direita na página inicial do Google Hangouts. Após clicar nesta

6 caixa de diálogo surgirá nesta o texto "Procurar pessoas". Neste momento deverá digitar o nome ou o endereço de correio eletrónico da pessoa com quem deseja estabelecer contacto (ver figura 3) Figura 3 - caixa de diálogo para a identificação de pessoas com quem poderá estabelecer contacto Quando começar a digitar o nome ou o endereço de poderão surgir sugestões de contactos que constam da sua lista de . Para escolher uma destas pessoas, basta que faça clique no quadrado que se encontra ao pé da imagem dessa pessoa para a escolher. Se não surgir nenhuma sugestão deverá escrever o endereço de completo para o adicionar. Verá surgir um segundo ecrã onde deverá indicar o círculo em que esta pessoa se enquadra (por exemplo "amigos" ou "conhecidos" ou "família") - Ver figura 4

7 Figura 4 - Adicionar pessoa a um círculo de conhecimentos no Google Hangouts Uma vez organizados os seus contactos no Google Hangouts, poderá começar a contactar essas pessoas por mensagem, por voz ou por vídeo. Como estabelecer uma conversa por mensagens instantâneas (chat), áudio ou vídeo Para dar início a uma conversa instantânea por escrito (chat), por áudio ou por vídeo, poderá tomar um de dois caminhos possíveis: - ou entrar no separador Hangouts de vídeo e, seguidamente, clicar no botão Iniciar um Hangout de vídeo (Ver Figura 5)

8 Figura 5 - Separador "Hangouts de vídeo"

9 - ou ir até ao fundo da página inicial do Google Hangouts, onde encontrará a lista dos seus contactos - pessoas que conhece (Ver figura 6). Figura 6 - Lista de pessoas conhecidas com quem poderá conversar Para dar início a uma conversa com uma delas, deve clicar no botão Iniciar conversa, que se encontra à frente do nome de cada contacto. Note bem que, caso seja necessário, o programa poderá solicitar que instale um plug-in para que o seu navegador de Internet possa estabelecer o contacto. Se tal acontecer, aceite a sugestão e instale o plug-in seguindo as instruções que surgirão nas várias caixas de diálogo que aparecerão.

10 Se a pessoa com quem deseja conversar não estiver online, o programa enviar-lhe-á um convite alertando-a para o facto de que a pretende contactar. Se a pessoa estiver online (neste caso, a fotografia do contacto estará assinalada com uma bolinha verde no canto inferior direito), poderão estabelecer contacto no momento. Ao entrar num Hangout solicitado por si, verá um ecrã como o da Figura 7: Figura 7 - Ecrã inicial de um Hangout

11 Neste ecrã existem vários botões que possibilitam aceder a diferentes canais de comunicação e a diversas funcionalidades que lhe permitem controlar a conversa, nomeadamente: - Convidar pessoas (uma ou mais) para a conversa (ver destaque 1 da Figura 7); - Ativar e desativar o som do microfone audio (ver destaque 2 da Figura 7); - Ativar e desativar a câmara de vídeo (ver destaque 3 da Figura 7); - Abrir uma área de mensagens escritas instantâneas (chat) - semelhante a mensagens de telemóvel (ver destaque 4 da Figura 7); - Terminar a conversa (ver destaque 5 da Figura 7). Note que também pode convidar contactos para a conversa clicando no botão azul "Convidar pessoas", que se encontra no centro do ecrã (Ver figura 8) Figura 8 - Botão "Convidar pessoas"

12 Seguindo estes passos, convida pessoas (uma ou mais) para conversar consigo. Poderá usar diferentes suportes de comunicação: mensagens escritas instantâneas (Chat), áudio e / ou vídeo, consoante preferir. Para terminar a conversa, deve clicar no botão respetivo (ver destaque 5 da Figura 7). Como participar num fórum de debate No Google Hangouts existem múltiplos fóruns de debate em curso que têm lugar no quadro de comunidades abertas nas quais poderá solicitar a sua integração. Para tal, deverá estar na página inicial de um dos separadores principais do Google Hangouts, por exemplo, no separador Página Inicial, e clicar no botão Hangouts que se encontra no canto superior esquerdo do ecrã (Ver destaque da Figura 1). De entre as opções disponibilizadas, deve clicar no botão Comunidades. Verá surgir-lhe no ecrã várias imagens de entrada de múltiplas comunidades já criadas às quais poderá solicitar para aderir clicando no botão Aderir. Para este tutorial, vamos aderir, como exemplo, à comunidade "educação". Tendo aderido a uma comunidade, verá que a imagem respetiva passará a encontrar-se acima das restantes sugestões e em destaque (Ver figura 9):

13 Figura 9 - Destaque para a comunidade a que se aderiu e sugestões de outras comunidades Em qualquer momento poderá entrar no espaço da comunidade a que aderiu e visualizar as mensagens que aí se encontram, bem como colocar mensagens suas dirigidas aos elementos daquela comunidade. Outro espaço disponibilizado pelo Google Hangouts que poderá visitar com vista a participar em fóruns de debate é o espaço Temas Interessantes. Para aceder a este espaço, deverá estar na página inicial de um dos separadores principais do Google Hangouts, por exemplo, no separador Página Inicial, e

14 clicar no botão Hangouts que se encontra no canto superior esquerdo do ecrã (Ver destaque da Figura 1). De entre as opções disponibilizadas, deve clicar no botão Temas Interessantes. Verá surgir no ecrã uma série de sugestões (ver Figura 10). Nesta página encontrará as seguintes possibilidades: - um espaço de diálogo onde poderá escrever algumas palavras ou descritores sobre um tema pelo qual se interesse e queira fazer uma pesquisa para saber se existe algum debate em curso sobre o assunto (destaque 1 da figura 10); - algumas sugestões de comunidades de debate às quais poderá querer aderir (destaque 2 da figura 10); - e, por baixo, alguns comentários públicos pelos quais se poderá interessar e querer comentar ou debater ou ler outros textos publicados pelos mesmos autores.

15 Figura 10 - Ecrã do espaço "Temas Interessantes" do Google Hangouts Aderindo a uma ou mais comunidades online ou seguindo autores que escrevem sobre questões do seu interesse, estará participando em espaços de debate globais.

Como partilhar conteúdos em segurança via uma uma plataforma de armazenamento (nuvem cloud) - Google drive ou Dropbox

Como partilhar conteúdos em segurança via uma uma plataforma de armazenamento (nuvem cloud) - Google drive ou Dropbox Como partilhar conteúdos em segurança via uma uma plataforma de armazenamento (nuvem cloud) - Google drive ou Dropbox De entre os vários serviços disponibilizados pela Internet, as plataformas de armazenamento

Leia mais

Apontamento técnico No. 5, Fevereiro de 2014 Como pedir apoio através do Ajuda Online do CAICC

Apontamento técnico No. 5, Fevereiro de 2014 Como pedir apoio através do Ajuda Online do CAICC Apontamento técnico No. 5, Fevereiro de 2014 Como pedir apoio através do Ajuda Online do CAICC Sumário Enquadramento... 1 1. Introdução... 1 1º Passo: Como aceder o Ajuda Online?... 2 2º Passo: Página

Leia mais

APOSTILA DE INFORMÁTICA INTERNET E E-MAIL

APOSTILA DE INFORMÁTICA INTERNET E E-MAIL APOSTILA DE INFORMÁTICA INTERNET E E-MAIL Profa Responsável Fabiana P. Masson Caravieri Colaboração Empresa Júnior da Fatec Jales Monitora: Ângela Lopes Manente SUMÁRIO 1. INTERNET... 3 2. ACESSANDO A

Leia mais

Usando o email e a Internet

Usando o email e a Internet Usando o email e a Internet Novo no Windows 7? Mesmo que ele tenha muito em comum com a versão do Windows que você usava antes, você ainda pode precisar de uma ajuda para fazer tudo direitinho. Este guia

Leia mais

Página Inicial do Moodle

Página Inicial do Moodle Moodle: Formando 1 Índice Página Inicial do Moodle... 3 Navegar no Moodle... 4 Editar Perfil... 5 a 7 Participar no Fórum... 8 a 9 Entrega de Trabalhos... 10 a 11 Enviar Mensagens aos Participantes...

Leia mais

Sumário. CEAD - FACEL Manual do Aluno, 02

Sumário. CEAD - FACEL Manual do Aluno, 02 Manual CEAD - FACEL Sumário 03... Acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem Atualizando seu perfil Esqueceu sua senha de acesso 09... O meu AVA Conhecendo meu AVA Navegando na disciplina Barra de navegação

Leia mais

Configuração do Hangouts para administradores

Configuração do Hangouts para administradores Configuração do Hangouts para administradores Neste guia 1. Instale o Hangouts e personalize as configurações 2. Inicie um bate-papo e uma videochamada 3. Explore recursos e o Hangouts para dispositivos

Leia mais

Correio electrónico. Agrupamento de Escolas de Albufeira

Correio electrónico. Agrupamento de Escolas de Albufeira Correio electrónico 1 1 Primeiros Passos Para aceder ao email do Agrupamento pode digitar directamente no seu browser (Internet Explorer, Firefox, Chrome, ) o endereço: webmail.aealbufeira.pt O correio

Leia mais

IPBrick CAFE v1.6 Manual de utilização

IPBrick CAFE v1.6 Manual de utilização IPBrick CAFE v1.6 Manual de utilização IPBRICK, S.A. 23 de Outubro de 2015 IPBRICK, S.A. IPBrick 1 CAFE v1.6 - Manual de utilização Conteúdo 1 Introdução 4 1.1 Funcionalidades..............................

Leia mais

Tutorial do aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Rede e-tec Brasil

Tutorial do aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Rede e-tec Brasil Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Tutorial do aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Rede e-tec Brasil 2015 I F P A 1 0 5 a n o s SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 2 1 CALENDÁRIO

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE DO IAVE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE DO IAVE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE DO IAVE Janeiro 2018 Índice Introdução... 3 1. Acesso à plataforma Moodle do IAVE, I.P.... 4 2. Descrição e utilização dos fóruns... 7 Fórum notícias... 7 Fórum

Leia mais

Manual de Utilizador. Documento de Apoio. (Versão Janeiro 2019)

Manual de Utilizador. Documento de Apoio. (Versão Janeiro 2019) Manual de Utilizador Documento de Apoio (Versão Janeiro 2019) Índice 1. O que é o myalfaloc? 3 2. Os diferentes tipos de perfil de utilizador 4 2.1 Administrador da conta 4 2.2 Financeiro da conta 4 2.3

Leia mais

Universidade Federal do Oeste da Bahia Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação. Iracema Santos Veloso Reitora Pro Tempore

Universidade Federal do Oeste da Bahia Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação. Iracema Santos Veloso Reitora Pro Tempore Iracema Santos Veloso Reitora Pro Tempore Jacques Antonio de Miranda Vice-Reitor Pro Tempore David Dutkievicz Pró-Reitor de Tecnologia da Informação de Comunicação Fábio Ossamu Hasegawa Coordenador de

Leia mais

ESCOLA BÁSICA DOS 1º, 2º E 3º CICLOS DO BOM SUCESSO TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Tecnologias da Informação e Comunicação

ESCOLA BÁSICA DOS 1º, 2º E 3º CICLOS DO BOM SUCESSO TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Tecnologias da Informação e Comunicação Tecnologias da Informação e Comunicação Correio Eletrónico Criar e configurar Este documento vai auxiliar-te a criar e a configurar a tua conta de correio eletrónico. O correio eletrónico ou Email é um

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ANTÓNIO FEIJÓ

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ANTÓNIO FEIJÓ AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ANTÓNIO FEIJÓ GIAE Online MANUAL ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO Pág. 1 de 17 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 4 SOBRE O MANUAL... 4 Nomenclaturas... 4 Versão... 4 ACESSO... 4 MENU... 5 1- Inicio...

Leia mais

Instruções para utilização dos Fóruns pelo Grupo dos Consensos Psiquiátricos para Clínicos Gerais 2005

Instruções para utilização dos Fóruns pelo Grupo dos Consensos Psiquiátricos para Clínicos Gerais 2005 Instruções para utilização dos Fóruns pelo Grupo dos Consensos Psiquiátricos para CONTEÚDO Pág. 1 Introdução 3 2 - Aceder ao site 2.1 Entrar em www.saude-mental.net 3 2.3 Introdução do seu login e password

Leia mais

Catálogo BloguesEDU Apoio técnico

Catálogo BloguesEDU Apoio técnico Apoio técnico Tutorial Blogs do Sapo Este tutorial pretende apoiar o processo de construção e personalização de um blogue com a ferramenta Blogs Sapo (http://blogs.sapo.pt/) Depois de aceder a http://blogs.sapo.pt/,

Leia mais

Anabela Viegas, Recursos Humanos Portal de Gestão Documental do Colaborador Guia para consulta rápida

Anabela Viegas, Recursos Humanos Portal de Gestão Documental do Colaborador Guia para consulta rápida Anabela Viegas, Recursos Humanos Portal de Gestão Documental do Colaborador Slide 1 Agenda Portal de Gestão Documental do Colaborador Introdução Como aceder à plataforma? Como sair da plataforma? Problemas

Leia mais

ACESSO HABITAÇÃO MUNICIPAL Candidatura online Manual do Utilizador

ACESSO HABITAÇÃO MUNICIPAL Candidatura online Manual do Utilizador ACESSO HABITAÇÃO MUNICIPAL Candidatura online Advertências e Indicações Antes das candidaturas serem formalizadas os candidatos deverão: Confirmar se reúnem as condições de acesso ao abrigo do Artigo 5º

Leia mais

Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8

Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8 Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8 1 - Introdução O Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional, CGCO, criou, há um ano, uma equipe para atender à demanda de criação de novos sites

Leia mais

Competições Nacionais de Ciência Manual de procedimentos

Competições Nacionais de Ciência Manual de procedimentos Competições Nacionais de Ciência Manual de procedimentos COMPETIÇÕES NACIONAIS DE CIÊNCIA Atualmente o PmatE promove 12 competições nacionais de ciência que se podem esquematizar da seguinte forma: Competição

Leia mais

testo Saveris Web Access Software Manual de instruções

testo Saveris Web Access Software Manual de instruções testo Saveris Web Access Software Manual de instruções 2 1 Índice 1 Índice 1 Índice... 3 2 Especificações... 4 2.1. Utilização... 4 2.2. Requisitos do sistema... 4 3 Instalação... 5 3.1. Instalação de

Leia mais

10 dicas do Gmail que deveria conhecer

10 dicas do Gmail que deveria conhecer 10 dicas do Gmail que deveria conhecer Date : 9 de Novembro de 2014 O Gmail é certamente um dos serviços de correio electrónico mais conhecidos e usados em todo o mundo. É muito flexível, permite uma interligação

Leia mais

OpenTouch Conversation One

OpenTouch Conversation One OpenTouch Conversation One Manual de utilizador R2.2 8AL90647PTABed02 1625 1. OpenTouch Conversation One... 3 2. Instalação... 3 3. Iniciar o OpenTouch Conversation... 3 3.1 Terminar sessão... 3 4. Página

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Educação a Distância. Guia Básico para Uso do Moodle

Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Educação a Distância. Guia Básico para Uso do Moodle Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Educação a Distância Guia Básico para Uso do Moodle Florianópolis, 2015 1 Bem vindo ao Guia Básico para Uso do Moodle Este material tem como objetivo

Leia mais

20 Aula Digital. Manual do Utilizador do Aluno. Versão 1.5

20 Aula Digital. Manual do Utilizador do Aluno. Versão 1.5 20 Aula Digital Manual do Utilizador do Aluno Versão 1.5 Índice I. Começar a utilizar o 20 Aula Digital... 3 1. Registo... 3 2. Autenticação... 4 2.1. Restaurar palavra-passe... 4 3. Ativar Manuais Multimédia...

Leia mais

ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 Sobre a aplicação REALING... 3 Sobre este documento... 4 Contactos... 4 APLICAÇÃO, FERRAMENTAS E FUNCIONALIDADES...

ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 Sobre a aplicação REALING... 3 Sobre este documento... 4 Contactos... 4 APLICAÇÃO, FERRAMENTAS E FUNCIONALIDADES... 1 2 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 Sobre a aplicação REALING... 3 Sobre este documento... 4 Contactos... 4 APLICAÇÃO, FERRAMENTAS E FUNCIONALIDADES... 5 Aplicação... 5 Ferramentas ou Atividades... 5 Funcionalidades...

Leia mais

Plantronics Hub para Windows/Mac. Manual do Utilizador, v3.11.x

Plantronics Hub para Windows/Mac. Manual do Utilizador, v3.11.x Plantronics Hub para Windows/Mac Manual do Utilizador, v3.11.x Sumário Software Plantronics Hub 3 Instalar software 3 Princípios básicos 4 A primeira vez 4 Escolher o dispositivo principal 4 Personalizar

Leia mais

Como criar e utilizar uma conta de correio eletrônico em um servidor gratuito

Como criar e utilizar uma conta de correio eletrônico em um servidor gratuito 1 Curso de Formação de Professores em Tecnologia de Informação e de Comunicação Acessível Como criar e utilizar uma conta de correio eletrônico em um servidor gratuito Existem hoje vários sites que oferecem

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a Pixie M a n u

Leia mais

Rede HortiNET. Guia de Utilização.

Rede HortiNET. Guia de Utilização. Rede HortiNET Guia de Utilização www.hortinet.info 1 Página Inicial www.hortinet.info 2 Iniciar sessão www.hortinet.info Poderá iniciar sessão de duas formas Através da criação de uma conta de (1) registo

Leia mais

TUTORIAL BÁSICO DO ROODA

TUTORIAL BÁSICO DO ROODA TUTORIAL BÁSICO DO ROODA ACESSO AO ROODA O ROODA é disponibilizado via Web (https://ead.ufrgs.br/rooda/). Após entrar no ROODA você deve fazer o LOGIN (sua identificação) e digitar uma SENHA (criada e

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE DO IAVE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE DO IAVE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE DO IAVE Janeiro 2019 Índice Introdução... 3 1. Acesso à plataforma Moodle do IAVE... 4 2. Descrição e utilização dos fóruns... 7 3. Enviar mensagem particular

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação

Tecnologias da Informação e Comunicação Neste guião vamos aprender a trabalhar com as funcionalidades básicas do e-mail. O e-mail serve para enviar, receber, reencaminhar mensagens com ou sem anexos (imagens, vídeos, músicas). Vamos fazer o

Leia mais

Como aplicar permissões aos utilizadores?

Como aplicar permissões aos utilizadores? Como aplicar permissões aos utilizadores? O gestor do ego tem a possibilidade de autorizar ou restringir os acessos de cada utilizador aos vários campos da aplicação.... As permissões podem ser atribuídas

Leia mais

Sistemas e Tecnologias de Informação. Adobe Connect 8. Manual de Utilização. Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto

Sistemas e Tecnologias de Informação. Adobe Connect 8. Manual de Utilização. Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto Sistemas e Tecnologias de Informação Adobe Connect 8 Manual de Utilização Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto Este manual tem como objectivo melhorar a interacção dos utilizadores

Leia mais

Rede HortiNET Guia de Utilização

Rede HortiNET Guia de Utilização Rede HortiNET Guia de Utilização www.hortinet.info 1 Página Inicial www.hortinet.info 2 Iniciar sessão www.hortinet.info Poderá iniciar sessão de duas formas Através da criação de uma conta de (1) registo

Leia mais

20 Aula Digital Manual do Utilizador do Aluno

20 Aula Digital Manual do Utilizador do Aluno 20 Aula Digital Manual do Utilizador do Aluno Versão 1.0 Índice I. Começar a utilizar o 20 Aula Digital... 3 1. Registo... 3 2. Autenticação... 3 2.1. Recuperar palavra-passe... 3 3. Ativar Manuais Multimédia...

Leia mais

11 dicas úteis para utilizar no Facebook Messenger

11 dicas úteis para utilizar no Facebook Messenger 11 dicas úteis para utilizar no Facebook Messenger Date : 24 de Agosto de 2016 O chat do Facebook tem sido dos canais mais utilizados para as pessoas contactarem umas com as outras, tornando-se num concorrente

Leia mais

Cria, Edita e Partilha Vídeos em 3 passos

Cria, Edita e Partilha Vídeos em 3 passos DA CLOUD ÀS APPS AS DINÂMICAS ATIVAS DE MOTIVAÇÃO E INCLUSÃO NA SALA DE AULA Cria, Edita e Partilha Vídeos em 3 passos É uma ferramenta que nos permite Editar vídeos: Compatível com Android e IOS ou Windows.

Leia mais

Tutorial. Abre o navegador que você utiliza e digita.

Tutorial. Abre o navegador que você utiliza e digita. Prezados Padres e Secretárias(os) Paroquiais, Neste dia 15 de novembro, todas as contas de e-mail da diocese serão migradas para o Google. O acesso será feito através do Gmail e o login continuará exatamente

Leia mais

Guia rápido de iniciação ao SAPO Campus

Guia rápido de iniciação ao SAPO Campus Guia rápido de iniciação ao SAPO Campus O SAPO Campus é uma plataforma online, disponível em, que permite a comunicação e a colaboração entre membros de uma Instituição ou Projeto através da criação de

Leia mais

Ser diretor de turma. Contar com a biblioteca escolar

Ser diretor de turma. Contar com a biblioteca escolar Ser diretor de turma. Contar com a biblioteca escolar Tutorial Padlet O Padlet é uma aplicação da Internet que permite criar projetos e desenvolver atividades colaborativas. Funciona como uma folha de

Leia mais

Reunião Encarregados de Educação Janeiro de 2015

Reunião Encarregados de Educação Janeiro de 2015 Reunião Encarregados de Educação Janeiro de 2015 Plataformas disponíveis para os Alunos e Encarregados de Educação Portal E-Schooling Portal SIGE SIGE Mobile Portal E-Schooling Portal que permite a todos

Leia mais

Como instalar a APP Microsoft Translator?

Como instalar a APP Microsoft Translator? Como instalar a APP Microsoft Translator? A Aplicação Microsoft Translator permite aos utilizadores do ego Real Estate a tradução gratuita e automática dos conteúdos inseridos nos respetivos websites e

Leia mais

Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário

Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário PPaaggi innaa 1 Parte 2 Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário Adicione uma figura a um formulário para usá-la no lugar de um botão Submeter. Após preencher o formulário, o visitante

Leia mais

ÁREA DO PROFESSOR (TUTOR)

ÁREA DO PROFESSOR (TUTOR) ÁREA DO PROFESSOR (TUTOR) O MOODLE (Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment) é um Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA) de código aberto, livre e gratuito que se mantém em desenvolvimento

Leia mais

TUTORIAL GOOGLE CLASSROOM: Criando uma sala de aula online

TUTORIAL GOOGLE CLASSROOM: Criando uma sala de aula online TUTORIAL GOOGLE CLASSROOM: Criando uma sala de aula online Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos 2019 SUMÁRIO 1. Introdução 2 2. Criando uma turma 2

Leia mais

Catálogo BloguesEDU Apoio

Catálogo BloguesEDU Apoio Apoio Tutorial Novo Blogger 1 Neste tutorial, iremos apoiá-lo ao longo do processo de construção e personalização de um blogue com o novo layout da ferramenta Blogger (http://www.blogger.com ) à qual pode

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE DO IAVE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE DO IAVE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE DO IAVE JUNHO 2016 Índice Introdução... 3 1. Acesso à plataforma Moodle do IAVE, I.P.... 4 2. Descrição e utilização dos fóruns... 7 Fórum notícias... 7 Fórum

Leia mais

SERVIÇOS INFOLIVE M a n u a l d o C o r r e i o E l e t r ó n i c o n a P l a t a f o r m a L i v e

SERVIÇOS INFOLIVE  M a n u a l d o C o r r e i o E l e t r ó n i c o n a P l a t a f o r m a L i v e SERVIÇOS INFOLIVE EMAIL M a n u a l d o C o r r e i o E l e t r ó n i c o n a P l a t a f o r m a L i v e Conteúdos Início de sessão... Seleção das aplicações Office 65... 4 Ecrã principal Caixa de entrada...

Leia mais

Outlook Web App (OWA)

Outlook Web App (OWA) Outlook Web App (OWA) 2010 Índice 1. O que é o Outlook Web App (OWA) 2010?... 3 2. Como acessar o OWA:... 3 3. Como navegar no OWA... 5 4. As seções do OWA... 5 5. O painel de mensagens OWA... 6 5.1 Como

Leia mais

TUTORIAL VIDEO - HANGOUTS ON AIR. Siga o passo a passo para que possa criar e transmitir um evento.

TUTORIAL VIDEO - HANGOUTS ON AIR. Siga o passo a passo para que possa criar e transmitir um evento. TUTORIAL VIDEO - HANGOUTS ON AIR Siga o passo a passo para que possa criar e transmitir um evento. 1. Acesse o link https://www.youtube.com/my_live_events será solicitado uma conta e senha do gmail, deverá

Leia mais

Escritório Virtual. Manual do utilizador Marketing para o setor grossista

Escritório Virtual. Manual do utilizador Marketing para o setor grossista Escritório Virtual Manual do utilizador Marketing para o setor grossista Escritório Virtual Introdução No Escritório Virtual da Naturgy estão reunidas todas as informações que podem interessar-lhe relacionadas

Leia mais

Biblioteca Escolar António Bento Franco MANUAL DE UTILIZADOR WINDOWS LIVE MOVIE MAKER

Biblioteca Escolar António Bento Franco MANUAL DE UTILIZADOR WINDOWS LIVE MOVIE MAKER MANUAL DE UTILIZADOR WINDOWS LIVE MOVIE MAKER Criar o vídeo - início Para iniciar a criação de um filme, devemos em primeiro lugar criar uma pasta, onde colocaremos todos os objetos que pretendemos inserir

Leia mais

Editar Teste Inserir uma Sondagem Inserir um Glossário Criação Simples de Grupo Criação Automática de Grupos e

Editar Teste Inserir uma Sondagem Inserir um Glossário Criação Simples de Grupo Criação Automática de Grupos e Moodle: Formador 1 Índice Página Inicial do Moodle... 4 Navegar no Moodle... 5 Editar Perfil... 6 Participar no Fórum... 9 Participar numa Chamada Hangouts... 11 Funcionalidades Hangouts: Chat... 14 Funcionalidades

Leia mais

Universidade Federal da Fronteira Sul Moodle Versão 3.0 MANUAL DO ALUNO

Universidade Federal da Fronteira Sul Moodle Versão 3.0 MANUAL DO ALUNO Universidade Federal da Fronteira Sul Moodle Versão 3.0 MANUAL DO ALUNO Desenvolvido pela Diretoria de Sistemas da Universidade Federal da Fronteira Sul Manual versão 1.2 Sumário Introdução...4 1. Acessando

Leia mais

[Skype for Business] - [Skype for Business] Versão Online

[Skype for Business] - [Skype for Business] Versão Online [Skype for Business] O Skype é uma ferramenta de comunicação síncrona e está disponível nas versões Online e Cliente. Assim, junto aos recursos trazidos pelo Office 365, a universidade disponibiliza, agora,

Leia mais

1. A Loja Lisboa Online

1. A Loja Lisboa Online Índice A Loja Lisboa Online Se tiver dificuldades, Fale connosco Registar-me na Loja Lisboa Online com nome de utilizador/palavra-passe Registar-me na Loja Lisboa Online com cartão do cidadão / chave móvel

Leia mais

Elaboração de Provas Online usando o Formulário Google Docs

Elaboração de Provas Online usando o Formulário Google Docs Elaboração de Provas Online usando o Formulário Google Docs Objetivos Elaboração de provas utilizando o recurso Formulários do Google Docs; Compreender as funcionalidades do Formulário; Gerar planilhas

Leia mais

Agrupamento Escolas de Alvalade. Nova plataforma de Microsoft Office 365. A. Instruções para acesso à plataforma de via web

Agrupamento Escolas de Alvalade. Nova plataforma de  Microsoft Office 365. A. Instruções para acesso à plataforma de  via web Nova plataforma de e-mail A. Instruções para acesso à plataforma de e-mail via web 1. Escolha um browser (Internet Explorer, Chrome, Firefox, Safari, ) 2. Aceda ao portal do agrupamento e digite o endereço

Leia mais

Realizar reuniões Vodafone Conferencing

Realizar reuniões Vodafone Conferencing Guia de Utilizador Vodafone Realizar reuniões Vodafone Conferencing O seu guia, passo a passo, para realizar uma reunião. Vodafone Conferencing Visão geral Pode utilizar a Vodafone Conferencing com qualquer

Leia mais

Treinamento de Usuário Hangout

Treinamento de Usuário Hangout Treinamento de Usuário Hangout Sobre Hangout 1. Acessando o Painel de Criação 2. Criando a Sala 3. Tela de Hangout 4. Enviando o Link 5. Configurando Áudio e Vídeo 6. Ativando e Desativando Áudio e Vídeo

Leia mais

DOCUMENTOS ORIENTADORES

DOCUMENTOS ORIENTADORES Configuração da rede Minedu PTE DOCUMENTOS ORIENTADORES 1 Configuração da Rede Minedu Equipa do Plano Tecnológico de Educação (PTE) 2 Ficha técnica Autor: Equipa do Plano Tecnológico de Educação Artur

Leia mais

Tutorial de configuração de rede Wireless ISPGayaRadius

Tutorial de configuração de rede Wireless ISPGayaRadius Tutorial de configuração de rede Wireless ISPGayaRadius 1 Índice Como configurar a rede wireless do ISPGayaRadius no Windows XP?... 3 Como configurar a rede wireless do ISPGayaRadius no Windows Vista ou

Leia mais

1.0 Informações de hardware

1.0 Informações de hardware 1.0 Informações de hardware 1.1 Botões e ligações 6 1 7 2 8 3 9 4 5 6 10 1 Ligar / Desligar 2 Conetor Micro USB 3 Botão Voltar 4 Conetor Mini HDMI 5 Microfone 6 Webcam 7 Entrada para fone de ouvido 8 Botão

Leia mais

Apêndices. 1.1 Apêndice A: Manual do Usuário Acessando o Sistema

Apêndices. 1.1 Apêndice A: Manual do Usuário Acessando o Sistema Manual do Usuário Apêndices 1.1 Apêndice A: Manual do Usuário 1.1.1 Acessando o Sistema A aplicação está disponível e pode ser acessada pelo endereço www2.bcc.unifalmg.edu.br/ahp. A tela inicial da aplicação

Leia mais

Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi)

Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi) Como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica (Prezi) Este módulo irá ensinar-lhe como produzir e publicar uma apresentação online dinâmica usando o programa Prezi. A produção de uma apresentação

Leia mais

SIGEF Portal Organismo. Manual de utilizador v

SIGEF Portal Organismo. Manual de utilizador v SIGEF Portal Organismo Manual de utilizador v.201611.07 Índice 1. Introdução... 4 2. O Portal... 5 2.1. Login... 5 2.2. Registo de Organismo... 6 2.3. Chave de validação para ativar registo... 8 2.4. Atualização

Leia mais

Universidade Aberta Serviços de Informática 29 de setembro de 2017 Página 1 de 6

Universidade Aberta Serviços de Informática 29 de setembro de 2017 Página 1 de 6 Instalar a impressão centralizada da Konica Minolta em PC s fora do domínio Cliente YSoft SafeQ em qualquer versão e arquitetura de Windows (7 ou superior) PARTE I Instalação do Cliente YSoft 1 Transferir

Leia mais

Manual do Fénix. Gestão da ficha de unidade curricular (Portal de coordenador de ECTS) DSI 28-01-2010 (Versão 1.0)

Manual do Fénix. Gestão da ficha de unidade curricular (Portal de coordenador de ECTS) DSI 28-01-2010 (Versão 1.0) Manual do Fénix Gestão da ficha de unidade curricular (Portal de coordenador de ECTS) DSI 28-01-2010 (Versão 1.0) Este manual tem como objectivo auxiliar a tarefa de gestão de versões da ficha de unidade

Leia mais

aplicação arquivo Condições Gerais de Utilização

aplicação arquivo Condições Gerais de Utilização aplicação arquivo Condições Gerais de Utilização Manual das condições gerais que regulam a utilização dos serviços disponibilizados pela aplicação Arquivo, plataforma de gestão de informação, do Municipio

Leia mais

Colocar em prática. Colocar em prática. Tópicos para aprender

Colocar em prática. Colocar em prática. Tópicos para aprender Usar o Microsoft Power Point num quadro interactivo SMART Board TM Quando elabora uma apresentação em Power Point, fá-lo com um objectivo comunicar uma mensagem. Com o quadro interactivo SMART Board, poderá

Leia mais

Apresentação. Acesso ao Moodle. O acesso será feito através do site

Apresentação. Acesso ao Moodle. O acesso será feito através do site Apresentação Este manual é uma orientação para os participantes dos cursos do ensino à distância no ambiente Moodle da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem como objetivo orientar aos utilizadores

Leia mais

20 Aula Digital. Manual do Utilizador do Aluno. Versão 1.9

20 Aula Digital. Manual do Utilizador do Aluno. Versão 1.9 20 Aula Digital Manual do Utilizador do Aluno Versão 1.9 Índice I. Acesso 20 Aula Digital... 4 1. Ativar um código de acesso 20 Aula Digital... 4 II. Começar a utilizar o 20 Aula Digital... 6 1. Registo...

Leia mais

Programa +Produtividade +Segurança

Programa +Produtividade +Segurança Contactos, presença e MI Programa +Produtividade +Segurança Skype para Empresas Guia de Introdução Guia Informativo 0 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Instalação Apps ios Instalação

Leia mais

InterCall Online Administrador de chamadas de Reservationless-Plus

InterCall Online Administrador de chamadas de Reservationless-Plus M A N U A L D O U S U Á R I O InterCall Online Administrador de chamadas de Reservationless-Plus O administrador de chamadas de Reservationless-Plus incorpora o poder da Internet nas suas reuniões de áudio.

Leia mais

Intranet. Manual de utilizador. BF consultores. um projeto fica completo quando começa a trabalhar para ti. em vez de tu trabalhares para ele

Intranet. Manual de utilizador. BF consultores. um projeto fica completo quando começa a trabalhar para ti. em vez de tu trabalhares para ele Intranet BF consultores Manual de utilizador Versão 2.0 16/05/2016 um projeto fica completo quando começa a trabalhar para ti em vez de tu trabalhares para ele Índice Aceder à Intranet... 4 UTILIZADORES...

Leia mais

Manual de uso do BBB - para alunos

Manual de uso do BBB - para alunos Manual de uso do BBB - para alunos Sumário 1- O que é o BigBlueButton? 2 p. 2- Acessando uma sessão de videotutoria pelo BBB 3 p. 3- Participando de uma sessão de videotutoria 4 p. 3.1 Habilitando o áudio

Leia mais

1 O QUE É O AMBIENTE UNIVATES VIRTUAL?

1 O QUE É O AMBIENTE UNIVATES VIRTUAL? MANUAL DO ALUNO Caro aluno, O Univates Virtual é um espaço de estudo e de relacionamento. Através dele você pode trocar ideias com os colegas de curso mesmo não estando na Univates, organizar e realizar

Leia mais

Manual de Comunicação por Mensagem Privada

Manual de Comunicação por Mensagem Privada Manual do Usuário Manual de Comunicação por Mensagem Privada Yammer Template Versão 1.1 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Enviar Mensagens Privadas... 4 Convidar Outras Pessoas... 7 3. Enviar Mensagens Utilizando

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA DE SUPORTE

MANUAL DO SISTEMA DE SUPORTE MANUAL DO SISTEMA DE SUPORTE Depart. De Tecnologia da Informação Manual do sistema de suporte do setor de T.I. da Transpedrosa. Atualização 0.90.3. 1 Sumário Login...2 Abrir sistema...2 Autenticação...2

Leia mais

Cenário de Prova: Apêndice ao Enunciado da P1 de INF1403 Introdução a IHC, Turma 3WB, Profa Clarisse

Cenário de Prova: Apêndice ao Enunciado da P1 de INF1403 Introdução a IHC, Turma 3WB, Profa Clarisse Cenário de Prova: Apêndice ao Enunciado da P1 de INF1403 Introdução a IHC, Turma 3WB, Profa Clarisse Este material foi disponibilizado para os alunos com mais de 48 horas de antecedência à data de prova,

Leia mais

MANUAL DO CLIENTE FINAL ALTERAÇÕES BÁSICAS NO PRODUTO SITE ACESSANDO O PAINEL _ 1 EDITANDO TEXTOS _ 2 TROCANDO IMAGENS 4 INSERINDO VIDEOS 7

MANUAL DO CLIENTE FINAL ALTERAÇÕES BÁSICAS NO PRODUTO SITE ACESSANDO O PAINEL _ 1 EDITANDO TEXTOS _ 2 TROCANDO IMAGENS 4 INSERINDO VIDEOS 7 MANUAL DO CLIENTE FINAL ALTERAÇÕES BÁSICAS NO PRODUTO SITE SUMÁRIO ACESSANDO O PAINEL _ 1 EDITANDO TEXTOS _ 2 TROCANDO IMAGENS 4 INSERINDO VIDEOS 7 EDITANDO O BANNER 9 ADICIONANDO UM MAPA DE LOCALIZAÇÃO

Leia mais

divisão tecnológica Documentação da Plataforma Moçambique

divisão tecnológica Documentação da Plataforma Moçambique divisão tecnológica Documentação da Plataforma [@unipiaget.ac.mz] Moçambique 1 Correio Electrónico Todos os estudantes matriculados na Universidade Jean Piaget de Moçambique possuem um endereço de correio

Leia mais

A uma plataforma online de gestão de condomínios permite gerir de forma fácil e simples a atividade do seu condomínio.

A uma plataforma online de gestão de condomínios permite gerir de forma fácil e simples a atividade do seu condomínio. PLATAFORMA DE GESTÃO A uma plataforma online de gestão de condomínios permite gerir de forma fácil e simples a atividade do seu condomínio. Principais funcionalidades Possui uma série de funcionalidades

Leia mais

O aprendiz de investigador

O aprendiz de investigador O aprendiz de investigador Criar um filme com o Movie Maker literacia digital L i t e r a c i a s n a e s c o l a : f o r m a r o s p a r c e i r o s d a b i b l i o t e c a O que é? O é um software de

Leia mais

Manual do Usuário - Prestador

Manual do Usuário - Prestador Manual do Usuário - Prestador Agosto/2008 Índice 1. Apresentação e acesso ao sistema 2. Acesso à página de consulta dos relatórios 3. Demonstrativo de Pagamento 4. Demonstrativo de Conta Médica 5. Orientações

Leia mais

Você pode conferir mais informações sobre essas e outras ferramentas em:

Você pode conferir mais informações sobre essas e outras ferramentas em: [Ferramentas] O Office 365 Online disponibiliza vários programas com versões que podem ser utilizadas diretamente do navegador. Neste documento você conhecerá os programas Word, Power Point e Excel, acompanhando

Leia mais

Construir um mapa de conceitos com o CmapTools

Construir um mapa de conceitos com o CmapTools TUTORIAIS CienTIC8 Construir um mapa de conceitos com o CmapTools O CmapTools é uma poderosa ferramenta gratuita de apoio à construção de mapas de conceitos. Foi desenvolvida pelo Institute of Human Machine

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO THUNDERBIRD MANUAL DO USUÁRIO CORREIO ELETRÔNICO

APRESENTAÇÃO DO THUNDERBIRD MANUAL DO USUÁRIO CORREIO ELETRÔNICO APRESENTAÇÃO DO THUNDERBIRD MANUAL DO USUÁRIO CORREIO ELETRÔNICO ÍNDICE APRESENTAÇÃO THUNDERBIRD:... 2 ABRIR O THUNDERBIRD... 3 CONHECENDO O THUNDERBIRD... 3 DESCRIÇÃO DETALHADA DE CADA ITEM MAPEADO...

Leia mais

M a n u a l d o C a n d i d a t o

M a n u a l d o C a n d i d a t o Para efetuar o processo de candidatura o candidato deverá aceder ao site abaixo indicado. Link: https://fd.academicos.ulisboa.pt/cssnetfd (Portal de candidaturas on line) Browsers recomendados: Microsoft

Leia mais

Guia de apoio (entidades empregadoras)

Guia de apoio (entidades empregadoras) Guia de apoio (entidades empregadoras) A aposta do IEFP na personalização de serviços, simplificação e desmaterialização, para uma resposta mais célere, sem custos e de qualidade Abril 2018 Índice O que

Leia mais

Plataforma Moodle ESTeSL

Plataforma Moodle ESTeSL Plataforma Moodle ESTeSL A plataforma Moodle da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) está disponível a partir de qualquer dispositivo com acesso à Internet, no endereço: http://moodle.estesl.ipl.pt

Leia mais

Como criar, editar e finalizar um vídeo (Animoto)

Como criar, editar e finalizar um vídeo (Animoto) Como criar, editar e finalizar um vídeo (Animoto) Este módulo irá ensinar-lhe como criar, editar e partilhar um vídeo usando o programa Animoto. A produção, edição e partilha de um vídeo constitui uma

Leia mais

WhatsApp: 9 dicas que não pode deixar de conhecer

WhatsApp: 9 dicas que não pode deixar de conhecer WhatsApp: 9 dicas que não pode deixar de conhecer Date : 19 de Julho de 2017 O WhatsApp cresceu de forma absurda até se afirmar como uma das aplicações mais populares em todo o mundo, utilizada por mais

Leia mais

Manual Invest BTrader Next-Tablet (Android)

Manual Invest BTrader Next-Tablet (Android) Manual Invest BTrader Next-Tablet (Android) www.bancoinvest.pt/btrader ÍNDICE 1 - SALDOS DA CONTA... 5 2 POSIÇÕES / ORDENS... 6 3 ORDENS... 7 4 - COLOCAR ORDENS... 7 5 - HISTÓRICO... 9 6 - BIBLIOTECA DE

Leia mais