PLANO DE AÇÃO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO NA MÍDIA LOCAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PLANO DE AÇÃO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO NA MÍDIA LOCAL"

Transcrição

1 PLANO DE AÇÃO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO NA MÍDIA LOCAL PROPOSTA DE AÇÃO Criar um Observatório para mapear a cobertura realizada pela imprensa local sobre o tema da educação, a fim de ampliar sua visibilidade e qualidade. CONTEXTUALIZAÇÃO Nas duas últimas décadas verifica-se o crescimento da participação da sociedade civil na análise crítica dos meios de comunicação. Estas iniciativas partem de movimentos organizados, muitas vezes denominados de observatórios. O mais conhecido no Brasil talvez seja o Observatório da Imprensa, que desde 1996 vem desenvolvendo análises críticas da cobertura da grande mídia às questões relativas à democracia, cidadania, liberdade de expressão, etc. Outro exemplo, bem mais recente, é o Observatório do Direito à Comunicação, que faz um trabalho de acompanhamento, mapeamento e debate sobre a comunicação social no Brasil, buscando estimular a pluralidade e a democratização dos meios. Com relação à educação e à infância, a experiência mais consolidada no país é a da ANDI Agência de Notícias dos Direitos da Infância, um projeto de mobilização em rede que também analisa criticamente a cobertura da mídia, neste caso com foco nas temáticas relacionadas a crianças e adolescentes. Além de medir o espaço dedicado a notícias sobre esse segmento, a agência analisa a qualidade dos conteúdos e também premia todos os anos o jornalista amigo da criança, buscando valorizar aqueles profissionais que dedicam atenção a esta temática. Finalmente, vale citar a experiência do Observatório da Educação, criado em 2002 pela ONG Ação Educativa. Ele tem um trabalho um pouco mais amplo que inclui não apenas o acompanhamento e análise da cobertura da Educação pela mídia, mas também a produção de pautas e boletins informativos, realização de oficinas, pesquisas e debates públicos. Essas experiências são exemplos de como a sociedade civil pode de fato influenciar a imprensa, oferecendo um olhar crítico sobre o material por ela veiculado. Elas podem ser reproduzidas, em menor escala, na forma de Observatórios da Educação na Mídia Local. COMO EXECUTAR Iniciar o acompanhamento das notícias sobre educação veiculadas na mídia local, recortando (no caso da mídia imprensa) e gravando (no caso de mídia eletrônica) as que chamem sua atenção. Registrar suas primeiras impressões ainda que superficiais sobre essa cobertura. Definir quem formará a equipe do Observatório. Esta atividade foi pensada para um trabalho envolvendo educadores e alunos. Mas ele também pode ser desenvolvido apenas entre a rede de agentes-chave, como uma forma de integrar os membros a partir de uma atividade concreta.

2 Pesquisar sobre as práticas de Observatórios já existentes, como o Observatório da Imprensa ( o Observatório do Direito à Comunicação ( a ANDI ( e o Observatório da Educação ( Definir a duração da ação, pois isso terá implicações na dimensão do mapeamento. Nesse primeiro momento, não há necessidade de priorizar questões burocráticas referentes à criação ou formalização do Observatório. QUEM PODE EXECUTAR Mobilizadores, agentes-chave e funcionários da área de Comunicação da Unidade de Negócio. DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE Obs.: a atividade pode ser adaptada conforme a realidade local e os conhecimentos prévios do mobilizador sobre o assunto. Planejamos as etapas a seguir como referência no mapeamento da cobertura da mídia, em atividade voltada a educadores e estudantes de uma ou mais escolas. Etapa 1: Problematização inicial Provocar um debate inicial para problematizar o papel da mídia nas sociedades contemporâneas. Alguns pontos para discussão: 1. Contribuição da imprensa livre na democracia 2. Presença da mídia no cotidiano das pessoas 3. O pluralismo e diversidade de ideias e opiniões 4. O momento atual e a transição de uma sociedade de comunicação de massa para uma sociedade de comunicação em rede 5. As novas possibilidades abertas pela internet e as novas tecnologias 6. O papel formativo da imprensa 7. Os meios de comunicação mais acessados no município 8. As características da mídia local: públicos, estatais, comunitários? Voltados a que público? Quais os principais interesses? Selecionar com o grupo o tipo de mídia que será analisada: TV, jornal, rádio, internet. Definir se a pesquisa vai comparar a cobertura de diferentes veículos ou focar em um só. A perspectiva comparativa é sempre mais interessante, mas requer um maior número de pessoas envolvidas. Fazer um recorte de tempo para o mapeamento (por exemplo, a cobertura da mídia ao longo de um semestre).

3 Etapa 2: Mapeamento da cobertura da mídia local Se for adotada a perspectiva comparativa, o grupo deve ser subdividido em equipes menores para cada veículo. É interessante que cada equipe seja o mais heterogênea possível (ex.: um agente-chave, um educador e um aluno), para garantir diferentes olhares na análise do material. As equipes devem então se organizar para fazer, durante o período determinado, um clipping (seleção) de todas as notícias sobre educação divulgadas pelo veículo. Para cada matéria arquivada, registrar: Nome do veículo Data Nome do jornalista (caso esteja divulgado) Palavras-chave Seção/caderno (no caso de veículos impressos e internet) Visibilidade (em impressos, ver se está no alto ou no rodapé da página ou na capa do caderno; no rádio e na TV, reparar se é matéria de abertura ou encerramento ou se foi anunciada nos intervalos comerciais; na internet, ver se está na página inicial ou apenas na de educação). Espaço (em impressos, pode-se contar em cm 2 a área destinada à notícia; na TV ou no rádio, basta contar o tempo) Não é necessário que a equipe se reúna todos os dias para selecionar as notícias. Cada integrante pode ficar responsável por fazer o clipping num dia da semana. Ao final de um período definido conjuntamente (semanal ou quinzenalmente, por exemplo), devem então se reunir para discutir o material coletado. Algumas perguntas interessantes de serem feitas: Quais as fontes citadas na reportagem? O jornalista foi até alguma escola? Conversou com professores? Com alunos? Com familiares? A educação não formal também é abordada? Há uma análise mais aprofundada da questão ou ela é tratada de forma superficial? Um encontro entre todas as equipes deve ser agendado mensalmente (ou bimestralmente, dependendo da duração da ação) para comparar e analisar o conteúdo publicado. A análise deve ser quantitativa (espaço físico e quantidade de matérias sobre o tema) e qualitativa (análise de conteúdo das matérias). É importante que todos esses encontros sejam sistematizados, destacando as principais conclusões.

4 Etapa 3: Socialização dos resultados e produção de materiais Ao final do mapeamento, produzir um documento apresentando os resultados. Utilize gráficos para apresentar os dados quantitativos de forma mais didática e trechos de matérias para ilustrar com exemplos a análise qualitativa. Este relatório servirá a dois propósitos principais. Em primeiro lugar, deve ser socializado com a imprensa local, pois trará informações concretas valiosas para que ela reflita e repense seu próprio trabalho. Além disso, trata-se de um importante instrumento para a reflexão do próprio grupo de agentes-chave, oferecendo subsídios para a construção de novas propostas de ação. Realizar um encontro de fechamento do trabalho, consolidando as reflexões, fazendo uma avaliação coletiva do processo e reunindo ideias para passos futuros. Com base no mapeamento realizado, o grupo já tem condições de apontar alguns caminhos para uma cobertura local mais atenta e mais presente dos temas educacionais? Lembre-se de que a conclusão de um projeto é sempre um momento festivo. Portanto, procure formas de tornar esse momento o prazeroso, com música, fotos e um lanche especial com pratos preparados pelos participantes. Para dar continuidade ao trabalho do Observatório, o grupo deve aproveitar o canal de diálogo aberto com a imprensa local para pensar conjuntamente sobre outras ações para qualificar o trabalho dos jornalistas que cobrem o tema da educação. Algumas possibilidades: uma mesa de debates entre os jornalistas sobre os desafios da cobertura da área, o estreitamento do diálogo direto com as escolas (ver plano Conselho de Leitores) e oficinas temáticas com especialistas (ver plano Oficinas de formação de Comunicadores Locais). RECOMENDAÇÕES Procure estabelecer com os jornalistas uma relação de parceria. Mostre que a intenção do Observatório não é vigiá-los, e sim oferecer um olhar crítico sobre o que eles vêm produzindo e apoiá-los a retratar a educação com mais qualidade. Todos têm a ganhar. Aproveite os contatos com os profissionais da imprensa para divulgar a Rede Comunicador Parceiro da Educação. Além de gerar subsídios para qualificar o trabalho da mídia, a pesquisa realizada pelo Observatório acaba proporcionando, também, um processo formativo para todos os envolvidos (agentes-chave, alunos, professores etc.). Para dar mais visibilidade ao mapeamento realizado, escreva um relato da experiência e compartilhe no Blog Educação e com a rede de mobilizadores do Parceria Votorantim pela Educação. Se o grupo envolvido no trabalho do Observatório tiver interesse em desenvolver outras ações junto à mídia, apresente as ideias dos planos de ação Oficinas de Formação de

5 Comunicadores Locais, Conselho de Leitores, Retratos da Educação e Formação de Alunos Comunicadores. O Portal do Observatório da Educação ( é uma fonte muito completa de informações, incluindo também um espaço para que os professores publiquem artigos sobre temas educacionais. Não se esqueça de analisar criticamente o trabalho realizado, tirando desse processo aprendizados para futuras ações de mobilização. OBSERVAÇÃO A atividade aqui apresentada foi elaborada pelo Instituto Paulo Freire.

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS MATRIZ DE COMPETÊNCIAS SOBRE O PVE Saiba no que acreditamos e como vamos trabalhar as competências O programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) é uma iniciativa do Instituto Votorantim e das empresas

Leia mais

Relatório Anual de Comunicação

Relatório Anual de Comunicação Relatório Anual de Comunicação - 2014 Resumo Neste documento são apresentadas as estatísticas de acesso e postagens das mídias de web do Instituto Peabiru, as ferramentas desenvolvidas, análise da atividade

Leia mais

da rede) para organização da proposta e das estratégias de comunicação dialógica da rede;

da rede) para organização da proposta e das estratégias de comunicação dialógica da rede; Como afirmou o educador e teórico Paulo Freire, confiança se estabelece no diálogo, na troca de ideias, na construção e desconstrução de ideias. A Política de Educação Integral, em sua natureza, é essencialmente

Leia mais

JORNALISTAS PRODUZINDO CONTEÚDO PARA A AGÊNCIA DE NOTÍCIAS. Jornalistas especializados em mercado financeiro, econômico e político.

JORNALISTAS PRODUZINDO CONTEÚDO PARA A AGÊNCIA DE NOTÍCIAS. Jornalistas especializados em mercado financeiro, econômico e político. 30 JORNALISTAS PRODUZINDO CONTEÚDO PARA A AGÊNCIA DE NOTÍCIAS Jornalistas especializados em mercado financeiro, econômico e político. Jornalistas especializados em conteúdo noticioso para impresso, online,

Leia mais

Instituto BRF é parceiro técnico do Programa Inspira que começa este mês

Instituto BRF é parceiro técnico do Programa Inspira que começa este mês Instituto BRF é parceiro técnico do Programa Inspira que começa este mês Esta semana foi dada a largada do Programa Inspira, uma iniciativa do Instituto BRF que tem como objetivo fortalecer o papel estratégico

Leia mais

Raissa Cristina Rossini 2 Flávio Falciano 3 Universidade Municipal de São Caetano do Sul 4

Raissa Cristina Rossini 2 Flávio Falciano 3 Universidade Municipal de São Caetano do Sul 4 Agência Jr. de Jornalismo AJO (Agência Experimental de Jornalismo da USCS) 1 Raissa Cristina Rossini 2 Flávio Falciano 3 Universidade Municipal de São Caetano do Sul 4 A AJO - Agência Experimental de Jornalismo

Leia mais

PROCESSO SELETIVO/2017_1 ÁREA DE ATUAÇÃO: AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE COMUNICAÇÃO

PROCESSO SELETIVO/2017_1 ÁREA DE ATUAÇÃO: AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE COMUNICAÇÃO PROCESSO SELETIVO/2017_1 ÁREA DE ATUAÇÃO: AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE COMUNICAÇÃO O curso de Comunicação Social seleciona estudantes das habilitações Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Tecnologia de Mídias

Leia mais

ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E DESIGN JORNALISMO

ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E DESIGN JORNALISMO ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E DESIGN JORNALISMO ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E DESIGN A Escola de Comunicação e Design forma profissionais dinâmicos, com capacidade de apreender e acompanhar as demandas atuais. Os

Leia mais

Conselho Comunitário Salto de Pirapora 2017

Conselho Comunitário Salto de Pirapora 2017 Conselho Comunitário Salto de Pirapora 2017 O Conselho Criado em outubro de 2013 com o apoio da Votorantim Cimentos, o Conselho Comunitário reúne pessoas da comunidade interessadas no desenvolvimento do

Leia mais

GRUPO DE TRABALHO EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Kharen Teixeira (coord.) Uberlândia, 29/04/15

GRUPO DE TRABALHO EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Kharen Teixeira (coord.) Uberlândia, 29/04/15 GRUPO DE TRABALHO EDUCAÇÃO AMBIENTAL Kharen Teixeira (coord.) Uberlândia, 29/04/15 Portaria CTPI 23/2013 Atribuições: I Propor diretrizes e ações de Educação Ambiental relacionadas aos recursos hídricos

Leia mais

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVI Prêmio Expocom 2009 Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVI Prêmio Expocom 2009 Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação Jornal Vida em Relevo Trabalho submetido ao XVI Prêmio Expocom 2009, na Categoria Jornalismo, modalidade Jornal Impresso Avulso. Mariana ESPÓSITO, estudante do 4 o Semestre do Curso Jornalismo, esposito.jornal@gmail.com

Leia mais

Mapeamento de demandas e propostas

Mapeamento de demandas e propostas Mapeamento de demandas e propostas 1. Comunicação Institucional 1.1. Assessoria de Imprensa - cobertura jornalística de eventos e atividades institucionais; - em média três coberturas diárias de atividades

Leia mais

COBERTURA DA IMPRENSA SOBRE TRABALHO INFANTIL. Santos, 23 de fevereiro de 2016

COBERTURA DA IMPRENSA SOBRE TRABALHO INFANTIL. Santos, 23 de fevereiro de 2016 COBERTURA DA IMPRENSA SOBRE TRABALHO INFANTIL Santos, 23 de fevereiro de 2016 ANDI COMUNICAÇÃO E DIREITOS A ANDI Nasce em 1993, com o objetivo de ampliar e qualificar a informação pública sobre direitos

Leia mais

Parceiros Parceiro Ramo Sistemas Parceiros Ramo Sistemas Parceiros Ramo Sistemas Parceiros Ramo Sistemas Parceiros Ramo Sistemas

Parceiros Parceiro Ramo Sistemas Parceiros Ramo Sistemas Parceiros Ramo Sistemas Parceiros Ramo Sistemas Parceiros Ramo Sistemas Diante do cenário atual (necessidades x investimentos), onde a participação dos parceiros/canais Ramo Sistemas é essencial para o crescimento dos negócios das empresas no Brasil, sugerimos fazer: 1. Mapear

Leia mais

É um projeto dos Escoteiros do Brasil que será realizado anualmente, sempre no terceiro sábado do mês de maio, executado dentro de espaços de

É um projeto dos Escoteiros do Brasil que será realizado anualmente, sempre no terceiro sábado do mês de maio, executado dentro de espaços de É um projeto dos Escoteiros do Brasil que será realizado anualmente, sempre no terceiro sábado do mês de maio, executado dentro de espaços de instituições de ensino, oferecendo aos estudantes a oportunidade

Leia mais

Rede Mobilizadores. Elaboração de Projetos Sociais: aspectos gerais

Rede Mobilizadores. Elaboração de Projetos Sociais: aspectos gerais Atividade Final: Elaboração de Pré-Projeto Aluno: Maurício Francheschis Negri 1 Identificação do Projeto Rede Mobilizadores Elaboração de Projetos Sociais: aspectos gerais Um dia na escola do meu filho:

Leia mais

PERCURSO FORMATIVO CURRÍCULO PAULISTA

PERCURSO FORMATIVO CURRÍCULO PAULISTA PERCURSO FORMATIVO CURRÍCULO PAULISTA "A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da

Leia mais

GUIA DO MOBILIZADOR VOLUNTÁRIO

GUIA DO MOBILIZADOR VOLUNTÁRIO GUIA DO MOBILIZADOR VOLUNTÁRIO COMUNIDADE DIGITAL O site da Rede de Mobilização Social (RMS) é um espaço virtual criado para reunir pessoas de idades, preferências, culturas e crenças as mais diversas

Leia mais

AS EMPRESAS FUNDADAS NO RIO GRANDE DO SUL SÃO VALORIZADAS PELO PÚBLICO GAÚCHO. Fonte: Persona, Grupo RBS (2017)

AS EMPRESAS FUNDADAS NO RIO GRANDE DO SUL SÃO VALORIZADAS PELO PÚBLICO GAÚCHO. Fonte: Persona, Grupo RBS (2017) AS EMPRESAS FUNDADAS NO RIO GRANDE DO SUL SÃO VALORIZADAS PELO PÚBLICO GAÚCHO Fonte: Persona, Grupo RBS (2017) O GAÚCHO TEM ALTO SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO O GAÚCHO TEM ALTO SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO

Leia mais

1. Histórico institucional: 2. Missão: 3. Valores:

1. Histórico institucional: 2. Missão: 3. Valores: 1 Sumário 1. Histórico institucional:... 3 2. Missão:... 3 3. Valores:... 3 4. Formas de organização e atividades realizadas pela organização:... 4 5. Gestão da informação, produção de conhecimento e transparência

Leia mais

Guia de Mobilização da Campanha

Guia de Mobilização da Campanha Projeto financiado pela União Europeia Projeto executado pela CNM PARA TRANSFORMAR Guia de Mobilização da Campanha 1 #ReinserirParaTransformar #reinserção #ProjetoReinserir #reinserir Neste guia rápido,

Leia mais

Índice de Sustentabilidade Mídia (MSI) Metodologia MSI

Índice de Sustentabilidade Mídia (MSI) Metodologia MSI Índice de Sustentabilidade Mídia (MSI) MSI 2016 A MSI O MSI possui cinco objetivos abrangentes para medir a força e a sustentabilidade dos sistemas de mídia, que o incluem grau de proteção do livre discurso,

Leia mais

Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. Profa. Dra. Ana Lydia Sawaya

Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. Profa. Dra. Ana Lydia Sawaya Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo Profa. Dra. Ana Lydia Sawaya 1. Organizar reuniões para discussão de temas relacionados à nutrição e pobreza. 2. Organizar mesas-redondas com

Leia mais

Revista Palavra de Jornalista: vida noturna 1. Taiana EBERLE 2 Laura SELIGMAN 3. Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, SC

Revista Palavra de Jornalista: vida noturna 1. Taiana EBERLE 2 Laura SELIGMAN 3. Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, SC Revista Palavra de Jornalista: vida noturna 1 Taiana EBERLE 2 Laura SELIGMAN 3 Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, SC RESUMO A revista Palavra de Jornalista é o resultado de reportagens feitas pelos

Leia mais

JORNAL IMPRESSO E POLÍTICA: A COBERTURA DAS ELEIÇÕES 2010 E 2012 NAS CAPAS DOS JORNAIS FOLHA DE LONDRINA E GAZETA DO POVO

JORNAL IMPRESSO E POLÍTICA: A COBERTURA DAS ELEIÇÕES 2010 E 2012 NAS CAPAS DOS JORNAIS FOLHA DE LONDRINA E GAZETA DO POVO JORNAL IMPRESSO E POLÍTICA: A COBERTURA DAS ELEIÇÕES 2010 E 2012 NAS CAPAS DOS JORNAIS FOLHA DE LONDRINA E GAZETA DO POVO Leonardo Migues de Léon, Centro Universitário Internacional Uninter leomiguesleon@gmail.com

Leia mais

CALENDÁRIO 2014 MATERIAIS COMPLEMENTARES DIA 25 DE JULHO DIA DO ESCRITOR ATIVIDADE 2: VARAL COM BIOGRAFIAS DE AUTORES CONSAGRADOS

CALENDÁRIO 2014 MATERIAIS COMPLEMENTARES DIA 25 DE JULHO DIA DO ESCRITOR ATIVIDADE 2: VARAL COM BIOGRAFIAS DE AUTORES CONSAGRADOS DIA 25 DE JULHO DIA DO ESCRITOR ATIVIDADE 2: VARAL COM BIOGRAFIAS DE AUTORES CONSAGRADOS 1. RESUMO DA AÇÃO 1.1 Proposta Elaboração pelos alunos de um ou mais varais com as biografias de escritores consagrados.

Leia mais

O clipping como ferramenta estratégica de assessoria de imprensa

O clipping como ferramenta estratégica de assessoria de imprensa 1 O clipping como ferramenta estratégica de assessoria de imprensa Assessoria de imprensa não se resume ao esforço unilateral para estampar uma marca ou uma pessoa em jornais, revistas e programas de TV.

Leia mais

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS MATRIZ DE COMPETÊNCIAS SOBRE O PVE Saiba no que acreditamos e como vamos trabalhar as competências O programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) é uma iniciativa do Instituto Votorantim e das empresas

Leia mais

primeiros passos para a implementação da Base Nacional Comum Curricular

primeiros passos para a implementação da Base Nacional Comum Curricular primeiros passos para a implementação da Base Nacional Comum Curricular Introdução As redes de ensino terão papel fundamental na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Base promoverá

Leia mais

A Revista Ligação e a Abordagem dos Direitos Humanos. 1

A Revista Ligação e a Abordagem dos Direitos Humanos. 1 A Revista Ligação e a Abordagem dos Direitos Humanos. 1 Amanda Matos Feitosa de SOUZA 2 Davi Silva MACEDO 3 Juliana Braga CELESTINO 4 Marcos Leandro Pires de OLIVEIRA 5 Nathanael Lopes FILGUEIRAS 6 Ricardo

Leia mais

Procedimentos - Imprensa

Procedimentos - Imprensa Procedimentos - Imprensa 1. Estrutura da Redação O processo de elaboração e composição depende de muitos fatores. Para que as produtos jornalísticos sejam escritos, gravados, editados, diagramados e publicados,

Leia mais

Pequena Casa da Criança 1. Carlos Farias TIBURSKI 2. Alunos participantes do projeto 3. Lisete GHIGGI 4

Pequena Casa da Criança 1. Carlos Farias TIBURSKI 2. Alunos participantes do projeto 3. Lisete GHIGGI 4 Pequena Casa da Criança 1 Carlos Farias TIBURSKI 2 Alunos participantes do projeto 3 Lisete GHIGGI 4 Centro Universitário Metodista do IPA, Porto Alegre, RS. RESUMO Seguindo a visão do centro Universitário

Leia mais

Teia na Parede 1. Amanda BERTOLI 2 Emerson de Castro Firmo da SILVA 3 Universidade Positivo, Curitiba, PR

Teia na Parede 1. Amanda BERTOLI 2 Emerson de Castro Firmo da SILVA 3 Universidade Positivo, Curitiba, PR Teia na Parede 1 Amanda BERTOLI 2 Emerson de Castro Firmo da SILVA 3 Universidade Positivo, Curitiba, PR RESUMO O Teia na Parede é um jornal-mural semanal que possui como objetivo promover e valorizar

Leia mais

DizAí: jornalismo criativo 1

DizAí: jornalismo criativo 1 DizAí: jornalismo criativo 1 Andressa Bandeira SANTANA 2 Martina Wrasse SCHERER 3 Hélio ETGES 4 Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS RESUMO O jornal mural DizAí é uma atividade laboratorial

Leia mais

Assessoria de Comunicação Social - ASCOM

Assessoria de Comunicação Social - ASCOM UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO Assessoria de Comunicação Social - ASCOM Petrolina - PE Julho de 2016 2ª Versão Apresentação A Assessoria de Comunicação Social (Ascom) da Univasf tem como

Leia mais

Jornal Laboratório Minuano: Comunicação Institucional. Glauber Pereira Programa de Extensão

Jornal Laboratório Minuano: Comunicação Institucional. Glauber Pereira Programa de Extensão Jornal Laboratório Minuano: Comunicação Institucional Glauber Pereira Programa de Extensão Área temática: Saúde Ocupacional x Comunicação Cultura Direitos Humanos e Justiça Meio Ambiente Educação Saúde

Leia mais

REGULAMENTO PRÊMIO GANDHI DE COMUNICAÇÃO 2018

REGULAMENTO PRÊMIO GANDHI DE COMUNICAÇÃO 2018 REGULAMENTO PRÊMIO GANDHI DE COMUNICAÇÃO 2018 Inscrições de 1º de agosto de 2018 a 05 de outubro de 2018. Justificativa O Prêmio Gandhi de Comunicação é uma iniciativa da Agência da Boa Notícia, Organização

Leia mais

INFÂNCIA NA MÍDIA 2010

INFÂNCIA NA MÍDIA 2010 INFÂNCIA NA MÍDIA 2010 UMA ANÁLISE DOS PRINCIPAIS ASPECTOS DA COBERTURA DEDICADA PELA MÍDIA IMPRESSA BRASILEIRA À AGENDA DOS DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES INCLUI SEÇÃO ESPECIAL COM DADOS RELACIONADOS

Leia mais

Propaganda Social: campanhas educativas radiofônicas 1. Marise Cartaxo 2 Ismar Capistrano Costa Filho 3 Faculdade 7 de Setembro

Propaganda Social: campanhas educativas radiofônicas 1. Marise Cartaxo 2 Ismar Capistrano Costa Filho 3 Faculdade 7 de Setembro Propaganda Social: campanhas educativas radiofônicas 1 Marise Cartaxo 2 Ismar Capistrano Costa Filho 3 Faculdade 7 de Setembro RESUMO: As campanhas educativas do projeto Propaganda Social consistem na

Leia mais

Jornal da Manhã. Diferenciais. Formato Berliner ( 53,7CM X 40,9 CM ) 100% colorido. Jornal é uma peça única. Reportagens aprofundadas.

Jornal da Manhã. Diferenciais. Formato Berliner ( 53,7CM X 40,9 CM ) 100% colorido. Jornal é uma peça única. Reportagens aprofundadas. 2017 Jornal da Manhã Tradição e modernidade caminham juntas Mais antigo jornal em circulação ininterrupta de Ponta Grossa e região Centro-Sul do Paraná, o JM é um dos veículos que mais se destacam neste

Leia mais

Interprograma vivendo a arte 1. Sofia Frazão Suplicy 2 Suyanne Tolentino de Souza 3. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR

Interprograma vivendo a arte 1. Sofia Frazão Suplicy 2 Suyanne Tolentino de Souza 3. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR Interprograma vivendo a arte 1 Sofia Frazão Suplicy 2 Suyanne Tolentino de Souza 3 Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR 1 Trabalho submetido ao XIX Expocom, na categoria A Audiovisual,

Leia mais

Comunicação Integrada: uma experiência em assessoria na Saúde Pública

Comunicação Integrada: uma experiência em assessoria na Saúde Pública Comunicação Integrada: uma experiência em assessoria na Saúde Pública Kalyne Menezes, mskalyne@gmail.com, UFG Daiana Stasiak, daiastasiak@gmail.com, UFG Silvana Coleta, silvanacoleta@gmail.com, UFG Marcelo

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS Curso: 42501 Jornalismo Disciplina: Redação e Edição Núcleo Temático: Formação profissional Prática laboratorial Código da Disciplina: ENEX01063

Leia mais

O SETOR DE SEGUROS BRASILEIRO

O SETOR DE SEGUROS BRASILEIRO O SETOR DE SEGUROS BRASILEIRO A atividade seguradora O setor de seguros tem importante papel na economia e na sociedade brasileira, contribui significativamente para o desenvolvimento da infraestrutura,

Leia mais

HISTÓRICO DAS REVISÕES

HISTÓRICO DAS REVISÕES Página 1 de 7 HISTÓRICO DAS REVISÕES REVISÃO DATA DESCRIÇÃO 00 06/02/2015 Emissão inicial 1. OBJETIVO Criar uma sistemática de produção e disseminação de notícias institucionais para os diversos públicos

Leia mais

O GRUPO SOLPANAMBY tem história. Criado em 1956, atua nos segmentos de serviços, agronegócio, comunicação e imobiliário.

O GRUPO SOLPANAMBY tem história. Criado em 1956, atua nos segmentos de serviços, agronegócio, comunicação e imobiliário. INSTITUCIONAL 2017 O GRUPO SOLPANAMBY tem história. Criado em 1956, atua nos segmentos de serviços, agronegócio, comunicação e imobiliário. Desde 2002, o DCI faz parte das empresas de comunicação do GRUPO

Leia mais

A credibilidade de IMPRENSA para solucionar sua comunicação

A credibilidade de IMPRENSA para solucionar sua comunicação +30 ANOS A credibilidade de IMPRENSA para solucionar sua comunicação RAZÕES PARA ANUNCIAR Lançada em 1987, IMPRENSA possui 31 anos de CREDIBILIDADE no mercado. Com edições bimestrais e temáticas, IMPRENSA

Leia mais

Avaliação da comunicação

Avaliação da comunicação Prof. Edmundo W. Lobassi A avaliação dos resultados da campanha é imprescindível como subsídio para a preparação do plano seguinte. Essa avaliação pode ser empírica (confronto com os resultados de venda)

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS Curso: 42501 Jornalismo Núcleo Temático: Formação profissional Prática laboratorial Disciplina: Pauta e Apuração Código da Disciplina: ENEX01026

Leia mais

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA ÀS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL (OSCs)

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA ÀS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL (OSCs) RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA ÀS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL (OSCs) O QUÊ? O instrumento de visita técnica às instituições sem fins lucrativos da cidade, fundamental para a modalidade de Educação Integral

Leia mais

CURSO: JORNALISMO EMENTAS º PERÍODO

CURSO: JORNALISMO EMENTAS º PERÍODO CURSO: JORNALISMO EMENTAS 2018.1 3º PERÍODO DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL Histórico e conceituação da Comunicação Organizacional. Técnicas de Comunicação Organizacional Veículos impressos e veículos

Leia mais

Fanfarra um toque além da música. Pôster

Fanfarra um toque além da música. Pôster Fanfarra um toque além da música Pôster Robison Bologna Oliveira 1 Universidade Estadual de Londrina (UEL) contato@robisonbologna.com.br Helena E. M. N. Loureiro 2 Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Leia mais

primeiros passos para a implementação da Base Nacional Comum Curricular

primeiros passos para a implementação da Base Nacional Comum Curricular primeiros passos para a implementação da Base Nacional Comum Curricular Introdução As redes de ensino terão papel fundamental na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Base promoverá

Leia mais

JORNAL IMPRESSÃO 1. Resumo

JORNAL IMPRESSÃO 1. Resumo JORNAL IMPRESSÃO 1 Marcos Vinícius de Souza MENDES 2 Fabrício Marques de OLIVEIRA 3 Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH), Belo Horizonte, MG Resumo O jornal-laboratório Impressão existe há 28

Leia mais

CONTROLE DE APROVAÇÃO ELABORADO REVISADO POR APROVADO Kélia Jácome Kélia Jácome Silvia Helena Correia Vidal

CONTROLE DE APROVAÇÃO ELABORADO REVISADO POR APROVADO Kélia Jácome Kélia Jácome Silvia Helena Correia Vidal Primeira 1/6 CONTROLE DE APROVAÇÃO ELABORADO REVISADO POR APROVADO Kélia Jácome Kélia Jácome Silvia Helena Correia Vidal Marcelo de Sousa Monteiro Michelle Borges C. Cunha HISTÓRICO DE MODIFICAÇÕES EDIÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS Curso: 42501 Jornalismo Disciplina: Pauta e Apuração Professor(es): Márcia Detoni (Teórica) Fernando Moraes José Alves Trigo Paulo Ranieri Vinícius

Leia mais

O COMITÊ LOCAL DE EDUCAÇÃO INTEGRAL

O COMITÊ LOCAL DE EDUCAÇÃO INTEGRAL O COMITÊ LOCAL DE EDUCAÇÃO INTEGRAL O que é e para que serve? O Comitê Local é um espaço articulado pela escola e que tem por objetivo integrar diferentes atores do território em que está situada para

Leia mais

anexo 7 INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM SUA ESCOLA semana pedagógica 2012

anexo 7 INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM SUA ESCOLA semana pedagógica 2012 anexo 7 INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM SUA ESCOLA 2012 3 2 INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS EM SUA ESCOLA Olá, professor! Que

Leia mais

Cabresto de Ouro. Conteúdo. Cobertura Exposições. Programa Nelore. Eventos. Site Especial

Cabresto de Ouro. Conteúdo. Cobertura Exposições. Programa Nelore. Eventos. Site Especial Nossa Causa Com o objetivo de estreitar ainda mais sua proximidade com a comunidade Nelore, o Canal Rural desenvolveu o Cabresto de Ouro, um projeto em parceria com a ACNB - Associação dos Criadores de

Leia mais

DIA 10 DE DEZEMBRO: DIA DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS ATIVIDADE 2: OBSERVATÓRIO DOS DIREITOS HUMANOS

DIA 10 DE DEZEMBRO: DIA DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS ATIVIDADE 2: OBSERVATÓRIO DOS DIREITOS HUMANOS DIA 10 DE DEZEMBRO: DIA DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS Reprodução http://www.onu.org.br/img/2014/09/dudh.pdf ATIVIDADE 2: OBSERVATÓRIO DOS DIREITOS HUMANOS 1. RESUMO DA AÇÃO 1.1 Proposta

Leia mais

Oficina 1 Produção radiofônica (Parte 1)

Oficina 1 Produção radiofônica (Parte 1) Oficina 1 Produção radiofônica (Parte 1) Nesta oficina vamos trabalhar o detalhamento da estrutura de uma rádio, será discutido sobre a produção radiofônica. Em seguida partiremos para a técnica de produção

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DOS JORNAIS DO INTERIOR DE SANTA CATARINA

ASSOCIAÇÃO DOS JORNAIS DO INTERIOR DE SANTA CATARINA ASSOCIAÇÃO DOS JORNAIS DO INTERIOR DE SANTA CATARINA Declarada de Utilidade Pública pela Lei 16.169 de 14 de novembro de 2013 Estado de Santa Catarina JORNAIS DO INTERIOR DIFERENCIAL Possuem nome, rosto

Leia mais

Divulgação científica: Agência FAPESP. Heitor Shimizu Coordenador do Setor On-line FAPESP

Divulgação científica: Agência FAPESP. Heitor Shimizu Coordenador do Setor On-line FAPESP Divulgação científica: Heitor Shimizu Coordenador do Setor On-line FAPESP heitor@fapesp.br FAPESP A divulgação dos resultados das pesquisas está entre as atribuições da FAPESP, estabelecidas no artigo

Leia mais

Dados gerais da Sanepar

Dados gerais da Sanepar Nilson Pohl Gerente da Unidade de Serviços de Comunicação Social da Sanepar Coordenador da Câmara Técnica de Comunicação Social da Associaçãodas Empresas de Saneamento Básico dos Estados Dados gerais da

Leia mais

Conselhos e Conferências Nacionais

Conselhos e Conferências Nacionais Conselhos e Conferências Nacionais Conferências Nacionais Caro prefeito e cara prefeita, As conferências constituem importantes instrumentos de participação popular na construção e acompanhamento de políticas

Leia mais

Projeto Comunitário Jornal Jardim Carolina: Uma experiência comunitária e cidadã

Projeto Comunitário Jornal Jardim Carolina: Uma experiência comunitária e cidadã FÓRUM NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO (FNPJ) 2º ENCONTRO SUL-BRASILEIRO DE PROFESSORES DE JORNALISMO 5º ENCONTRO PARANAENSE DE ENSINO DE JORNALISMO MODALIDADE DO TRABALHO: Relato de experiência GRUPO

Leia mais

Aprovação do curso e Autorização da oferta

Aprovação do curso e Autorização da oferta MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Aprovação do curso e Autorização da oferta PROJETO PEDAGÓGICO

Leia mais

Observatório Nacional da Economia Solidária e Cooperativismo

Observatório Nacional da Economia Solidária e Cooperativismo Observatório Nacional da Economia Solidária e Cooperativismo IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável Frente Nacional de Prefeitos Mesa: Faces e Intersetorialidade da Economia Solidária

Leia mais

POR DENTRO DA BIENAL

POR DENTRO DA BIENAL POR DENTRO DA BIENAL Conheça um pouco mais Sobre a IV Bienal do Livro de Itabaiana-Sergipe Livros, cultura, arte, música, informação e entretenimento, uma verdadeira viagem sem limites para a imaginação,

Leia mais

CADERNO DO EDUCADOR EVENTO COMUNITÁRIO. patrocínio Sesame Workshop. Todos os direitos reservados.

CADERNO DO EDUCADOR EVENTO COMUNITÁRIO. patrocínio Sesame Workshop. Todos os direitos reservados. CADERNO DO EDUCADOR EVENTO COMUNITÁRIO patrocínio 2015 Sesame Workshop. Todos os direitos reservados. 4. Ideias para o Dia das Crianças Para conversar Quais são as expectativas das crianças em relação

Leia mais

Projeto - Agenda 21 na escola

Projeto - Agenda 21 na escola Projeto - Agenda 21 na escola Fonte: istock Tema: Sustentabilidade socioambiental Público alvo O projeto é destinado a todos os alunos e funcionários da escola devendo ser estendido também aos pais e comunidade

Leia mais

Objetivos. Desenvolver uma serie de vídeos que abordam as ações desenvolvidas pela escola na promoção da educação no trânsito;

Objetivos. Desenvolver uma serie de vídeos que abordam as ações desenvolvidas pela escola na promoção da educação no trânsito; Jornal Henfilmes Série especial educação no Trânsito Justificativa Este trabalho surgiu com a ideia de utilizar as tecnologias de informação e comunicação a serviço do ensino e aprendizagem. Sabemos que

Leia mais

Cronograma de Atividades 2º Bimestre - 9º Ano / E.F

Cronograma de Atividades 2º Bimestre - 9º Ano / E.F Cronograma de Atividades 2º Bimestre - 9º Ano / E.F. - 2017 Geografia Data da Pontuação Atividade Descrição Observação realização 09/06 4,0 Avaliação Mensal Individual e sem consulta. 25/05 3,0 Trabalho

Leia mais

20ª Semana de Meio Ambiente Fiesp

20ª Semana de Meio Ambiente Fiesp 20ª Semana de Meio Ambiente Fiesp Conselho Comunitário de Salto de Pirapora 2018 Intencionalidade & Estratégia 2 Conselho Comunitário O Grupo Afinal, por que apoiamos? Apartidário e autônomo Fortalecer

Leia mais

Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde. Ementas 2016

Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde. Ementas 2016 Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde Obrigatórias Ementas 2016 Disciplina: Divulgação científica: história, conceitos e modelos O objetivo da disciplina é fazer uma introdução

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº CONSU, DE 06 DE NOVEMBRO DE 2009.

RESOLUÇÃO Nº CONSU, DE 06 DE NOVEMBRO DE 2009. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI Conselho Universitário - CONSU RESOLUÇÃO Nº. 35 - CONSU, DE 06 DE NOVEMBRO DE 2009. Aprova o Regimento Interno da Diretoria

Leia mais

A ESCOLA DE JORNALISMO TEM COMO MISSÃO FORMAR OS JORNALISTAS DO FUTURO. AQUELES QUE VOCÊ PRECISA QUE EXISTAM NOS PRÓXIMOS ANOS E DÉCADAS.

A ESCOLA DE JORNALISMO TEM COMO MISSÃO FORMAR OS JORNALISTAS DO FUTURO. AQUELES QUE VOCÊ PRECISA QUE EXISTAM NOS PRÓXIMOS ANOS E DÉCADAS. A ESCOLA DE JORNALISMO TEM COMO MISSÃO FORMAR OS JORNALISTAS DO FUTURO. AQUELES QUE VOCÊ PRECISA QUE EXISTAM NOS PRÓXIMOS ANOS E DÉCADAS. OFERECEMOS, DESDE 2009, CURSOS PRESENCIAIS E À DISTÂNCIA, POR MEIO

Leia mais

Coordenação de Comunicação e Eventos CCEV

Coordenação de Comunicação e Eventos CCEV . Coordenação de Comunicação e Eventos CCEV Apresentação A Carta de Serviços tem por objetivo apresentar os "serviços prestados pelo órgão ou entidade, as formas de acesso a esses serviços e os respectivos

Leia mais

CONTIGO! é referência em premiações artísticas. Prestigia as artes cênicas e a música, assim como o talento de seus artistas, por meio dos prêmios CON

CONTIGO! é referência em premiações artísticas. Prestigia as artes cênicas e a música, assim como o talento de seus artistas, por meio dos prêmios CON CONTIGO! é referência em premiações artísticas. Prestigia as artes cênicas e a música, assim como o talento de seus artistas, por meio dos prêmios CONTIGO!, com o reconhecimento de toda a classe artística.

Leia mais

8ª Semana de Licenciatura

8ª Semana de Licenciatura 8ª Semana de Licenciatura O professor como protagonista do processo de mudanças no contexto social De 14 a 17 de junho de 2011 A EDUCAÇÃO NA IMPRENSA ESCRITA Susigreicy Pires de Morais susigreicy@gmail.com

Leia mais

Foto Carga Horária: 15h presenciais. Facilitador: Sandro Barros. Objetivo:

Foto Carga Horária: 15h presenciais. Facilitador: Sandro Barros. Objetivo: Foto Calabor@tiva Carga Horária: 15h presenciais Facilitador: Sandro Barros Objetivo: O objetivo é estimular crianças e jovens a utilizar a linguagem fotográfica como elemento alternativo e visual, despertando

Leia mais

MIDIA KIT ENVOLVERDE

MIDIA KIT ENVOLVERDE MIDIA KIT ENVOLVERDE NÚMEROS E PERFIL Assinantes 5 mil assinantes Analytics Média mensal 2016 126 mil Prints - 50 mil usuários Facebook 320 mil fãs Twitter 46,4 mil seguidores Google 188 mil referências

Leia mais

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer;

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE O QUE É UM PLANO? É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; É um norte para as ações educacionais;

Leia mais

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer;

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE O QUE É UM PLANO? É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; É um norte para as ações educacionais;

Leia mais

Feira do Livro de São Luís

Feira do Livro de São Luís Feira do Livro de São Luís Desde 2007. Um dos principais eventos culturais da capital maranhense. Iniciativa da Fundação Municipal de Cultura em parceria com o SESC (Serviço Social do Comércio) Maranhão.

Leia mais

Para contar as histórias do futuro: Jornalismo e Políticas de Internet

Para contar as histórias do futuro: Jornalismo e Políticas de Internet Escola InternetLab 2017 2 A 14 DE ABRIL CONVOCATÓRIA VERSÃO EM PORTUGUÊS Para contar as histórias do futuro: Jornalismo e Políticas de Internet INSCRIÇÕES ATÉ 16 JANEIRO 2017 QUEM SOMOS E O QUE É ESCOLA

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES DA PUBLICAÇÃO

ESPECIFICAÇÕES DA PUBLICAÇÃO No mês de setembro de 2010, a revista Eventos do Sul começou a circular no Rio Grande do Sul. A publicação surgiu com o propósito de preencher um espaço em aberto no mercado editorial gaúcho, que, até

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO CEBC COMO SE ASSOCIAR 2014

APRESENTAÇÃO DO CEBC COMO SE ASSOCIAR 2014 APRESENTAÇÃO DO CEBC 201 QUEM SOMOS FUNDADO EM 200, O CONSELHO EMPRESARIAL BRASIL CHINA CEBC É UMA INSTITUIÇÃO BILATERAL SEM FINS LUCRATIVOS FORMADA POR DUAS SEÇÕES INDEPENDENTES, NO BRASIL E NA CHINA,

Leia mais

Informativo PET Pedagogia Abril 2016

Informativo PET Pedagogia Abril 2016 Informativo PET Pedagogia Abril 2016 Informativo mensal PET Pedagogia A partir do mês de abril/2016 o grupo PET Pedagogia MEC da FCLAr- UNESP- Araraquara enviará aos alunos do Curso de Pedagogia um informativo

Leia mais

MOVIMENTO DE ORGANIZAÇÃO COMUNITÁRIA PROGRAMA DE COMUNICAÇÃO EDITAL PRÊMIO SERTÃO NA MÍDIA 2017

MOVIMENTO DE ORGANIZAÇÃO COMUNITÁRIA PROGRAMA DE COMUNICAÇÃO EDITAL PRÊMIO SERTÃO NA MÍDIA 2017 MOVIMENTO DE ORGANIZAÇÃO COMUNITÁRIA PROGRAMA DE COMUNICAÇÃO EDITAL PRÊMIO SERTÃO NA MÍDIA 2017 O Movimento de Organização Comunitária MOC, organização não governamental sem fins lucrativos, com sede na

Leia mais

Relatório de atividades da Assessoria de Comunicação

Relatório de atividades da Assessoria de Comunicação Relatório de atividades da Assessoria de Comunicação 2010 2018 Informar e dialogar são metas para uma comunicação oficial comprometida. Por isso, em 2003, a Uesb implantou a Assessoria de Comunicação,

Leia mais

APRESENTAÇÃO Carnaval

APRESENTAÇÃO Carnaval APRESENTAÇÃO O Carnaval é um evento cultural que tem como seu ponto alto os desfiles das Escolas de Samba. Aqui no Espírito Santo, os desfiles são sempre realizados uma semana antes do Carnaval do Brasil,

Leia mais

Na vida dos brasileiros

Na vida dos brasileiros Na vida dos brasileiros Milhões de brasileiros se mantém atualizados com as marcas Editora Três. São 8 títulos com linhas editoriais específicas, abrangendo todos os interesses por informação e formatos

Leia mais

PLANO DE TRABALHO 2011

PLANO DE TRABALHO 2011 Unidade Temática do Turismo Apresentada pela cidade Porto Alegre 1) Introdução PLANO DE TRABALHO 2011 Fortalecer o turismo internacional é um trabalho prioritário que deve ser cada vez mais consolidado

Leia mais

Oficina de Comunicação Comunitária. Sílvia Noronha

Oficina de Comunicação Comunitária. Sílvia Noronha Oficina de Comunicação Comunitária Sílvia Noronha Comunicação comunitária = mídia popular = comunicação dialógica = comunicação alternativa É para a Comunidade, com a Comunidade e pela Comunidade Importante

Leia mais

GUIA DE ORIENTAÇÃO AO PROFESSOR

GUIA DE ORIENTAÇÃO AO PROFESSOR TELEVISANDO GUIA DE ORIENTAÇÃO AO PROFESSOR O PROJETO O Televisando é um projeto de Comunicação e Educação que coloca a força da televisão a serviço da comunidade escolar. Seu objetivo é promover reflexão

Leia mais

O Seu Lar Aqui é mais novo e moderno portal do setor imobiliário, decoração e construção.

O Seu Lar Aqui é mais novo e moderno portal do setor imobiliário, decoração e construção. Mídia Kit 2012 O Seu Lar Aqui é mais novo e moderno portal do setor imobiliário, decoração e construção. Ele chega ao mercado com um conceito totalmente novo: proporcionar um conteúdo relevante, atualizado

Leia mais

ESTAREMOS SEMPRE JUNTOS!

ESTAREMOS SEMPRE JUNTOS! ESTAREMOS SEMPRE JUNTOS! 1 2 PLANO DE COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA DESAFIOS E METAS DESSA PROPOSTA Aumentar resultados Aumentar número de seguidores Conquistar mais contatos Conquistar novos inscritos nos canais

Leia mais

BOLETIM 1 VERSÃO

BOLETIM 1 VERSÃO BOLETIM 1 VERSÃO 26.01.2018 I - O que é o EducAÇÃO ESCOTEIRA? O EducAÇÃO ESCOTEIRA é um evento estratégico dos Escoteiros do Brasil, realizado anualmente dentro de espaços de instituições de ensino, oferecendo

Leia mais