Fanfarra um toque além da música. Pôster

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Fanfarra um toque além da música. Pôster"

Transcrição

1 Fanfarra um toque além da música Pôster Robison Bologna Oliveira 1 Universidade Estadual de Londrina (UEL) contato@robisonbologna.com.br Helena E. M. N. Loureiro 2 Universidade Estadual de Londrina (UEL) hloureiro@uel.br Resumo: Fanfarra um toque além da música constitui-se no projeto resultante da disciplina Atividades de Prática de Ensino I no ano letivo de 2016, integrada ao Projeto Música Criança 3, do curso de licenciatura em Música da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O desafio foi elaborar um projeto que unisse o aproveitamento de instrumentos de fanfarra recebidos em doação e uma proposta de apreciação musical aplicável especialmente à Educação Infantil, adaptável também e aos anos iniciais do Ensino Fundamental. A proposta deveria ser formulada de tal forma que pudesse ser apresentada a coordenações de escolas nesses dois níveis de ensino, sendo compreendido e, possivelmente, aceito por elas. Passamos a apresentar o resultado dessa produção. Palavras chave: Fanfarra. Projeto Música Criança. Educação Infantil. Justificativa e fundamentação A música tem se configurado de inúmeras formas no espaço escolar. Se a educação musical ainda não é prática efetiva nas escolas, os grupos vocais e instrumentais assumem papel importante no que se refere à socialização, à disciplina e à ampliação de experiências musicais. Desse modo, a fanfarra pode constituir-se em elemento importante na formação escolar e ser analisada como prática de ensino de música na escola (CAMPOS, 2008, p. 103). Conhecer e compreender a diversidade musical faz parte de um processo de autoconhecimento que gera uma reflexão crítica sobre o processo de construção do gosto 1 Graduando do curso de Licenciatura em Música na Universidade Estadual de Londrina (UEL), pesquisador, educador musical e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID). 2 Professora Adjunta do Depto. de Música e Teatro da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Licenciada em Música (FASM), Mestre em Educação (UEL), Doutora em Estudos da Linguagem (UEL). 3 Projeto integrado de ensino e extensão, voltado para a produção musical para crianças.

2 musical, tanto individual quanto coletivo. De acordo com Penna (2005, p. 12), existe uma necessidade de diálogo entre as diferentes práticas culturais, artísticas e musicais que contribuem para o crescimento de todos, ou seja, para a expansão (em alcance e qualidade) da experiência artística e cultural dos indivíduos. Vivemos numa época conturbada, em que a crise entre valores permanentes e novos valores emergentes da nossa sociedade em transição coloca em risco o ético e o estético. Quando o aprendizado da música é associado à participação num conjunto instrumental, como é o caso da fanfarra, os benefícios se ampliam também sob o ponto de vista social. Essa participação oportuniza à pessoa a convivência, a noção de responsabilidade dentro do grupo, o espírito de companheirismo e solidariedade, a noção de equipe e a conscientização de que os fins só se tornam reais quando todos colaboram para a sua consecução. Ademais, a apreciação de uma apresentação ao vivo de um conjunto musical como a fanfarra pode ser um meio de associar a percepção desses valores à fruição musical. Tal tipo de apreciação musical, como a da apresentação de uma fanfarra no espaço escolar, pode oportunizar aos alunos a vivência da escuta da música sendo produzida diante deles, através da execução dos instrumentos musicais em grupo, diferentemente de uma apreciação por meio de mídias eletrônicas, em que eles podem escutar, mas sem a referência direta da produção original do som. Além disso, as crianças teriam a possibilidade observar o trabalho executado pelo grupo como um todo, a performance dos músicos tanto em conjunto quanto individualmente. Esse tipo de experiência de apreciação musical, em geral de difícil acesso a grande parte das crianças da Educação Infantil, pode constituir-se em importante contribuição para o seu desenvolvimento, e até mesmo para a ampliação de seu interesse pela música instrumental. Alguns autores têm pesquisado os fazeres musicais na escola e destacado o potencial que vivências musicais como esta têm de transformar o cotidiano escolar. Segundo Tourinho (1993, p. 69), além do conteúdo afetivo sensivelmente aprendido em experiência com música, o ouvir e/ou produzir música em grupo pode provocar uma forma especial de prazer que tanto serve para integrar os participantes como para marca-los em suas especificidades de idade, função e mesmo gênero.

3 O objetivo primeiro da educação musical é facilitar o acesso à multiplicidade de manifestações musicais da nossa cultura, bem como possibilitar a compreensão de manifestações musicais de culturas mais distantes. Além disso, o trabalho com música envolve a construção de identidades culturais de nossas crianças, adolescentes e jovens e o desenvolvimento de habilidades interpessoais (HENTSCHKE; DEL BEN, 2003, p. 181). Bréscia (2003, p. 94) afirma que a música é tida como um dos melhores meios de expressão e socialização do ser humano. Ainda segundo a autora, a educação do individuo estará definitivamente incompleta se a música não constitui uma parte dela. Assim, este projeto visa trazer ao meio escolar uma atividade musical e artística, por meio de uma apresentação didática realizada por uma fanfarra, oportunizando assim, vivência de caráter educativo, cultural e musical. Objetivo geral O objetivo geral deste projeto é oportunizar às crianças da educação infantil a vivência da apreciação musical ao vivo, realizada por uma fanfarra ressaltando seu caráter educativo, cultural e musical, mostrando a importância do trabalho em grupo e do bom relacionamento a fim de ampliar sua experiência em relação à música instrumental executada nesse tipo de grupo musical. Objetivos específicos Criar condições para que a escola seja espaço de produção musical, acessível a toda a comunidade escolar. Oportunizar a aproximação e fruição das crianças da Educação Infantil à música instrumental executada ao vivo. Promover a interação entre as crianças e os músicos da fanfarra, por meio da apresentação de cada instrumento, naipe e do repertório, de maneira lúdica. Contribuir para o desenvolvimento musical das crianças, por meio da vivência da apreciação de música instrumental ao vivo.

4 Metodologia 1ª etapa Selecionar e organizar uma equipe de instrumentistas. Definir o repertório a ser executado. Elaborar e escrever os arranjos. Iniciar os ensaios. 2ª etapa Dar continuidade aos ensaios. Planejar interações de caráter lúdico entre músicos e crianças durante a apresentação. Organizar o programa e a apresentação em si de forma didática. Definir quantas e quais instituições de Educação Infantil serão contempladas com a apresentação didática. Visitar espaços disponíveis, condições físicas e necessidades técnicas para a apresentação. 3ª etapa Dar continuidade aos ensaios. Providenciar os recursos necessários para a realização da apresentação. Realizar a apresentação em uma ou mais instituições de Educação Infantil. Metodologia Verificação do impacto da apresentação na comunidade escolar, por meio de: entrevistas com crianças que tenham assistido à apresentação e com professores; questionários para os pais, buscando saber sobre possíveis relatos das crianças em casa; análise das atitudes e reações das crianças e professores registradas em vídeo.

5 Considerações finais Até a data da submissão deste trabalho, o projeto ainda havia sido realizado por questões operacionais que interferiram no andamento das atividades acadêmicas no ano letivo de Entretanto, pretendemos coloca-lo em prática assim que possível, incluindo-o na programação do Projeto Música Criança. Assim, pretendemos concretizar a experiência e poder avaliar sua contribuição para a educação musical, especificamente no contexto aqui apresentado, ou seja, o da educação infantil. Esperamos, com esse tipo de proposta, oferecer à área de educação musical uma experiência que possa dar acesso à fruição estética musical criteriosa ao público infantil em geral. Em especial, àquelas crianças economicamente menos favorecidas que estudam em escolas da rede pública, muitas das vezes em localidades com grande limitação de acesso a recursos e bens culturais. Sendo assim, esperamos oportunizar um processo de inclusão cultural, por meio de uma formação que até pouco tempo era relativamente comum na realidade das escolas brasileiras a fanfarra. Esperamos, ainda, contribuir para o resgate dessa tradição escolar que veio, com o tempo, se perdendo, em vista das condições socioeconômicas das escolas, bem como da falta de investimentos suficientes, tanto na educação quanto na cultura. Futuros trabalhos de pesquisa podem ser realizados a fim de verificar o real impacto de experiências como a aqui proposta para o processo de educação musical das crianças. Por hora, o que podemos afirmar é que elas se constituem numa experiência viva de apreciação musical. 4 Foi um ano de muitas mobilizações, greves e ocupações de escolas de educação básica e também de instituições de ensino superior, envolvendo estudantes e professores em todo estado do Paraná.

6 Referências BRÉSCIA, Vera L. P. Educação Musical: bases psicológicas e ação preventiva. Campinas: Átomo, CAMPOS, Nilcéia P. O aspecto pedagógico das bandas e fanfarras escolares: o aprendizado e outros aprendizados. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 19, 2008, p HENTSCHKE, Liane; DEL BEN, Luciana. Aula de música: do planejamento e avaliação à prática educativa. In:. HENTSCHKE, L. DEL BEN, L. (Orgs.). Ensino de música: propostas para pensar e agir em sala de aula. São Paulo: Moderna, 2003, p PENNA, Maura. Poéticas musicais e práticas sociais: reflexões sobre a educação musical diante da diversidade. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 13, p. 12, set. 2005, p TOURINHO, Irene. Música e controle: necessidade e utilidade da música nos ambientes ritualísticos das instituições escolares. Em Pauta, Porto Alegre, ano 5, n. 7, 1993, p

Tecnologias digitais e diversidade musical no ensino de música curricular na cidade de Feira de Santana: uma proposta de investigação.

Tecnologias digitais e diversidade musical no ensino de música curricular na cidade de Feira de Santana: uma proposta de investigação. Tecnologias digitais e diversidade musical no ensino de música curricular na cidade de Feira de Santana: uma proposta de investigação Robson Cardoso UEFS robsoncardosos@gmail.com Pôster Andeson Cleomar

Leia mais

Fazendo Música no Percurso da História: um relato de Iniciação Artística e Cultural com alunos da Educação Básica. Comunicação

Fazendo Música no Percurso da História: um relato de Iniciação Artística e Cultural com alunos da Educação Básica. Comunicação Fazendo Música no Percurso da História: um relato de Iniciação Artística e Cultural com alunos da Educação Básica Comunicação Rebeca Vieira de Almeida Batalha Colégio Pedro II bex_vieira@yahoo.com.br Resumo:

Leia mais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos 1 o Semestre Estudo dos aspectos históricos e políticos da Educação infantil no Brasil, articulado às teorias de desenvolvimento da primeira

Leia mais

RELATÓRIO (Atividades desenvolvidas no 1 e 2 semestres de 2014) Otília Ferreira Costa

RELATÓRIO (Atividades desenvolvidas no 1 e 2 semestres de 2014) Otília Ferreira Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO -UFMA PRÓ-REITORIA DE ENSINO- PROEN PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA- PIBID/CAPES SUBPROJETO LICENCIATURA EM MÚSICA RELATÓRIO (Atividades desenvolvidas

Leia mais

Coordenadora da Ação: Ana Lúcia Iara Gaborim Moreira 1 Autoras: Vanessa Araújo da Silva, Ana Lúcia Iara Gaborim Moreira 2

Coordenadora da Ação: Ana Lúcia Iara Gaborim Moreira 1 Autoras: Vanessa Araújo da Silva, Ana Lúcia Iara Gaborim Moreira 2 PCIU! - PROJETO CORAL INFANTOJUVENIL DA UFMS: CONQUISTAS E PERSPECTIVAS Área Temática: Cultura Coordenadora da Ação: Ana Lúcia Iara Gaborim Moreira 1 Autoras: Vanessa Araújo da Silva, Ana Lúcia Iara Gaborim

Leia mais

Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias

Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias Ano 02

Leia mais

A OFB acredita que o aprendizado por meio das artes muda para melhor a vida das pessoas, sendo um poderoso instrumento para integração social

A OFB acredita que o aprendizado por meio das artes muda para melhor a vida das pessoas, sendo um poderoso instrumento para integração social O Viva Arte Viva - é um projeto de inclusão social que oferece oficinas gratuitas e permanentes de teatro, música e dança à comunidade do Distrito Federal e cidades do entorno. É o projeto mais atuante

Leia mais

A Experiência do Pibid Música na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul: ação, reflexão e adaptação

A Experiência do Pibid Música na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul: ação, reflexão e adaptação A Experiência do Pibid Música na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul: ação, reflexão e adaptação Mariana de Araújo Stocchero (Pibid Música/UFMS) Resumo: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação

Leia mais

MUNICIPAL PROFESSOR LAÉRCIO FERNANDES NÍVEL DE ENSINO:

MUNICIPAL PROFESSOR LAÉRCIO FERNANDES NÍVEL DE ENSINO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PIBID- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR LAÉRCIO FERNANDES NÍVEL DE ENSINO: Ensino Fundamental I- TURMA: 3º

Leia mais

Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento

Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento Materiais didáticos coleção tantos traços Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento O material Tantos Traços foi elaborado para promover a Educação Infantil de forma

Leia mais

Música Criança inclusão, cultura, produção e educação musical. Comunicação

Música Criança inclusão, cultura, produção e educação musical. Comunicação Música Criança inclusão, cultura, produção e educação musical Comunicação Helena E. M. N. Loureiro 1 Universidade Estadual de Londrina (UEL) hloureiro@uel.br Resumo: O presente trabalho aborda o projeto

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidades de formação sensível, reflexiva

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 DEPARTAMENTO DE ARTES CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 DEPARTAMENTO DE ARTES CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 DEPARTAMENTO DE ARTES CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA PLANO DE ENSINO Disciplina MUSICALIZAÇÃO III Código

Leia mais

PARTICIPAÇÃO E MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE MÚSICA DA ESCOLA. Pôster

PARTICIPAÇÃO E MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE MÚSICA DA ESCOLA. Pôster PARTICIPAÇÃO E MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE MÚSICA DA ESCOLA Elcio Antonio de Almeida Junior Franciele Pereira Oliveira UNESPAR, Campus I, EMBAP el-cio@hotmail.com franpereoliveira@gmail.com Pôster Resumo: Este

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: DPED ANO/SEMESTRE: 2017/1 CURSO: Pedagogia FASE: 6ª DISCIPLINA: Música e ensino

Leia mais

COORDENAÇÃO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES DO CURSO DE LICENCIATURA EM TEATRO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA REGULAMENTAÇÃO

COORDENAÇÃO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES DO CURSO DE LICENCIATURA EM TEATRO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA REGULAMENTAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL UBERLÂNDIA FACULDADE ARTES, FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM TEATRO COORDENAÇÃO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES

Leia mais

Palavras-Chave: Prática Formativa. Desenvolvimento Profissional. Pibid.

Palavras-Chave: Prática Formativa. Desenvolvimento Profissional. Pibid. O SUBPROJETO DO CURSO DE PEDAGOGIA NO PIBID/ CAPES/UFAC COMO PRÁTICA FORMATIVA E SUAS REPERCUSSÕES NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: APROXIMAÇÕES INICIAIS Lúcia de Fátima Melo Universidade Federal

Leia mais

10º Congreso Argentino y 5º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias PIBID: O SUBPROJETO CULTURA ESPORTIVA DA ESCOLA

10º Congreso Argentino y 5º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias PIBID: O SUBPROJETO CULTURA ESPORTIVA DA ESCOLA 10º Congreso Argentino y 5º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias PIBID: O SUBPROJETO CULTURA ESPORTIVA DA ESCOLA Daiane Dalla Nora lilidallanora@yahoo.com.br Thaiane Bonaldo do Nascimento thaianebonaldo@yahoo.com.br

Leia mais

MUSIVIVER:COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS E VIVÊNCIAS MUSICAIS SCHNEIDER, T. ¹, HUYER, G. S.², DINIZ, J. R.³ RESUMO

MUSIVIVER:COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS E VIVÊNCIAS MUSICAIS SCHNEIDER, T. ¹, HUYER, G. S.², DINIZ, J. R.³ RESUMO MUSIVIVER:COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS E VIVÊNCIAS MUSICAIS SCHNEIDER, T. ¹, HUYER, G. S.², DINIZ, J. R.³ ¹ Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL) Venâncio Aires RS Brasil RESUMO Este projeto oferece

Leia mais

Subprojeto Musicando a Escola e as atividades de formação: o desenvolvimento de habilidades pedagógico-musicais

Subprojeto Musicando a Escola e as atividades de formação: o desenvolvimento de habilidades pedagógico-musicais Subprojeto Musicando a Escola e as atividades de formação: o desenvolvimento de habilidades pedagógico-musicais Mônica Cajazeira Vasconcelos Universidade Estadual de Feira de Santana/Universidade Federal

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidade de formação sensível, reflexiva

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, LICENCIATURA REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das Disposições Gerais O presente

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Goiás Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação

Ministério da Educação Universidade Federal de Goiás Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação Ministério da Educação Universidade Federal de Goiás Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação Projeto Político Pedagógico Matriz Curricular Ementa de Curso Coordenação: Série/Ano: Disciplina: Carga

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE CIÊNCIAS EXATAS, COM HABILITAÇÃO INTEGRADA EM FÍSICA, QUÍMICA, MATEMÁTICA E QUÍMICA, LICENCIATURA REGULAMENTO DE

Leia mais

OFICINA DE GINÁSTICA NA ESCOLA NO COLÉGIO DE APLICAÇAO: CONTRIBUIÇOES DO PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA

OFICINA DE GINÁSTICA NA ESCOLA NO COLÉGIO DE APLICAÇAO: CONTRIBUIÇOES DO PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA 1 OFICINA DE GINÁSTICA NA ESCOLA NO COLÉGIO DE APLICAÇAO: CONTRIBUIÇOES DO PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA Felipe Casonato Lourenço1 Ricardo Gregório Atem2 Marilene Cesário3 RESUMO A III Oficina de Ginástica organizada

Leia mais

Inscrição Título do trabalho Área do Conhecimento

Inscrição Título do trabalho Área do Conhecimento Inscrição Título do trabalho Área do Conhecimento 10980 A BIBLIOTECA COMO ESPAÇO LÚDICO E INTERDISCIPLINAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EMEF MENINO DEUS 10732 A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO LÓGICO-COMPUTACIONAL

Leia mais

Perspectivas Musicais na Educação Infantil. Edmar Brasil Ferreira ParalaPracá

Perspectivas Musicais na Educação Infantil. Edmar Brasil Ferreira ParalaPracá Perspectivas Musicais na Educação Infantil Edmar Brasil Ferreira ParalaPracá - 2011 Ementa Reflexão sobre a produção sonora contemporânea e suas implicações para o viver em sociedade. Apresentação das

Leia mais

Processos de composição colaborativa: um relato de experiência no grupo musical Confraria de La Yerba. Poster. Introdução

Processos de composição colaborativa: um relato de experiência no grupo musical Confraria de La Yerba. Poster. Introdução Processos de composição colaborativa: um relato de experiência no grupo musical Confraria de La Yerba. Rafael Gonçalves Oliveira da Silva Universidade Federal do Pampa Acordeon.rafael.oliveira@gmail.com

Leia mais

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS F U T U R O T E N D Ê N C I A S I N O V A Ç Ã O Uma instituição do grupo CURSO 2 CURSO OBJETIVOS Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das

Leia mais

NATUREZA E SOCIEDADE RCNEI-REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

NATUREZA E SOCIEDADE RCNEI-REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NATUREZA E SOCIEDADE RCNEI-REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Práticas no eixo Natureza e Sociedade Como você trabalho no eixo Natureza e Sociedade? Quais os materiais você utiliza

Leia mais

As expectativas dos bolsistas do PIBID Música UFES para atuação na Educação Infantil

As expectativas dos bolsistas do PIBID Música UFES para atuação na Educação Infantil As expectativas dos bolsistas do PIBID Música UFES para atuação na Educação Infantil Heloisa Helena de Souza Silva UFES heloisaufes@gmail.com Mirna Azevedo Costa UFES mirna.azevedocosta@gmail.com Resumo:

Leia mais

A filosofia do projeto MúsicAmiga assenta na promoção de atividades, quer em sala de aula quer em contexto de concerto, que proporcionam a exploração

A filosofia do projeto MúsicAmiga assenta na promoção de atividades, quer em sala de aula quer em contexto de concerto, que proporcionam a exploração MúsicAmiga A filosofia do projeto MúsicAmiga assenta na promoção de atividades, quer em sala de aula quer em contexto de concerto, que proporcionam a exploração e a experienciação musical de forma lúdica,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS ANEXO 38 DO EDITAL 386/2009-PRH CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR NÃO-TITULAR DEPARTAMENTO DE MÚSICA Área de conhecimento: EDUCAÇÃO MUSICAL E MATÉRIAS TEÓRICAS PROGRAMA DE PROVAS I - PROVA ESCRITA A Prova

Leia mais

Musicalização com crianças de 08 meses a 09 anos de idade. Pôster

Musicalização com crianças de 08 meses a 09 anos de idade. Pôster Musicalização com crianças de 08 meses a 09 anos de idade Alexsandra Aparecida dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso, alexssandra_2008@hotamil.com; Taís Helena Palhares, Universidade Federal

Leia mais

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Arte Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 67 h (80 aulas) Docente Responsável: Maria Leopoldina Lima Cardoso Onofre

Leia mais

PROJETO ESPECIAL DE AÇÃO

PROJETO ESPECIAL DE AÇÃO PROJETO ESPECIAL DE AÇÃO - 2013 PORTARIA Nº 1.566 DE 18/03/08 Nome da Unidade Educacional EMEI MÁRIO SETTE Diretoria Regional de Educação CAMPO LIMPO Modalidade (art.2º): A tematização das práticas desenvolvidas

Leia mais

BATUCANDO E VIAJANDO POR RITMOS DO BRASIL: uma experiência musical no âmbito da educação básica

BATUCANDO E VIAJANDO POR RITMOS DO BRASIL: uma experiência musical no âmbito da educação básica BATUCANDO E VIAJANDO POR RITMOS DO BRASIL: uma experiência musical no âmbito da educação básica Patrizia Kalaf Monteleone Universidade Estadual de Maringá patriziacanada@outlook.com Rogério Tibúrcio Ferreira

Leia mais

1ª Série. 2MUT041 CANTO CORAL I Montagem e Apresentação de Repertório coral de estilos e gêneros variados.

1ª Série. 2MUT041 CANTO CORAL I Montagem e Apresentação de Repertório coral de estilos e gêneros variados. 1ª Série 2MUT050 ATIVIDADES DE PRÁTICA DE ENSINO I Participação na elaboração de planos de ensino de música.observação e participação de situações reais de ensino de música. Elaboração e análise de material

Leia mais

CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE

CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE 1 CONSTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE Joana D`arc Anselmo da Silva Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia, bolsista PIBID Universidade Federal da Paraíba. UFPB Campus IV, joanadarc945@gmail.com

Leia mais

XI Encontro Regional Centro Oeste da ABEM IV Encontro Goiano de Educação Musical

XI Encontro Regional Centro Oeste da ABEM IV Encontro Goiano de Educação Musical XI Encontro Regional Centro Oeste da ABEM IV Encontro Goiano de Educação Musical Goiânia, 20 de junho a 22 de junho de 2011 Chamada de Trabalhos A Comissão organizadora do XI ENCONTRO REGIONAL CENTRO OESTE

Leia mais

O extasiante encontro do arco com as cordas

O extasiante encontro do arco com as cordas 2 O extasiante encontro do arco com as cordas Camerata de instrumentos da família do violino vem há mais de 10 anos promovendo a prática e a propagação da música na UERN e em Mossoró Estudos revelam que

Leia mais

Critérios de Avaliação Disciplina: Orquestra de Sopros 2º CICLO

Critérios de Avaliação Disciplina: Orquestra de Sopros 2º CICLO 2º CICLO DOMÍNIO DA CRITÉRIOS GERAIS PERFIL DO ALUNO: DESCRITORES GERAIS INSTRUMENTOS INDICADORES DE % Coordenação psico-motora. Sentido de pulsação/ritmo/harmonia/ fraseado. COGNITIVOS: APTIDÕES CAPACIDADES

Leia mais

A música volta às escolas brasileiras: o que fazer?

A música volta às escolas brasileiras: o que fazer? A música volta às escolas brasileiras: o que fazer? Ao refletir sobre a volta da música às escolas brasileiras, no Ensino Fundamental, tive a certeza de que este momento é especial. Após um pouco mais

Leia mais

1ª Série. 2MUT041 CANTO CORAL I Montagem e Apresentação de Repertório coral de estilos e gêneros variados.

1ª Série. 2MUT041 CANTO CORAL I Montagem e Apresentação de Repertório coral de estilos e gêneros variados. 1ª Série 2MUT050 ATIVIDADES DE PRÁTICA DE ENSINO I Participação na elaboração de planos de ensino de música.observação e participação de situações reais de ensino de música. Elaboração e análise de material

Leia mais

Promoção da Saúde na Educação Básica

Promoção da Saúde na Educação Básica UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO Promoção da Saúde na Educação Básica Projeto de Extensão submetido ao Programa Unificado de Bolsas de Estudo para Estudantes de Graduação,

Leia mais

Nossa Visão. Nossa Missão

Nossa Visão. Nossa Missão A Evoluir desenvolve programas educacionais que transformam a forma como aprendemos e ensinamos. Com 20 anos de experiência, trabalhamos em parceria e assessoramos escolas, empresas, governos e ongs para

Leia mais

O segundo workshop trata das questões da duração: pulso, métrica, andamento, agógica, sistemas rítmicos.

O segundo workshop trata das questões da duração: pulso, métrica, andamento, agógica, sistemas rítmicos. WorkShow O CÓDIGO MUSICAL Um curso dividido em 5 workshops, para todos - músicos, atores, bailarinos e demais, que pretendam desvendar os segredos da linguagem musical e suas aplicações nos mais diversos

Leia mais

OFICINA DE REPERTÓRIO MUSICAL PARA PROFESSORES

OFICINA DE REPERTÓRIO MUSICAL PARA PROFESSORES OFICINA DE REPERTÓRIO MUSICAL PARA PROFESSORES Área Temática: Educação Isabel Bonat Hirsch 1 Dionísio Lemos Souza, Lia Viegas Mariz de Oliveira Pelizzon, Priscila Kuhn Scherdien, Vitor Hugo Rodrigues Manzke

Leia mais

Em busca da Felicidade E.E. Profª Irene Ribeiro

Em busca da Felicidade E.E. Profª Irene Ribeiro Em busca da Felicidade E.E. Profª Irene Ribeiro Professor(es) Apresentador(es): Tatiana Yukie Nakamoto Elenice Fernandes Realização: Foco do Projeto A cultura circense foi trazida para o contexto escolar

Leia mais

Sérgio Camargo Setor de Educação/Departamento de Teoria e Prática de Ensino Universidade Federal do Paraná (UFPR) Resumo

Sérgio Camargo Setor de Educação/Departamento de Teoria e Prática de Ensino Universidade Federal do Paraná (UFPR) Resumo ESTUDANDO O DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCENCIA (PIBID) - SUBPROJETO FISICA DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO DO ESTADO DO PARANÁ Sérgio Camargo Setor de Educação/Departamento

Leia mais

Música no contexto escolar

Música no contexto escolar Música no contexto escolar Professor Marcelo Melo Licenciado em Música Pós Graduado em Educação Popular e Movimento Social Mestrando em Educação Superior Experiências - SMED - Prefeitura Municipal de Cidreira-

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 DEPARTAMENTO DE ARTES CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 DEPARTAMENTO DE ARTES CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 DEPARTAMENTO DE ARTES CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA PLANO DE ENSINO Disciplina Metodologia do Ensino da

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N DE 10 DE SETEMBRO DE 2007

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N DE 10 DE SETEMBRO DE 2007 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 3.603 DE 10 DE SETEMBRO DE 2007 Homologa o Parecer n. 028/07-CEG, que aprova o Projeto

Leia mais

Música na escola: reflexões sobre a Lei /2008. Profª. Carla Lopardo UNIPAMPA - UFRGS

Música na escola: reflexões sobre a Lei /2008. Profª. Carla Lopardo UNIPAMPA - UFRGS Música na escola: reflexões sobre a Lei 11.769/2008 Profª. Carla Lopardo UNIPAMPA - UFRGS Altera a Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade

Leia mais

Canto Coral no Ensino Médio: Um mapeamento das produções de 2013 e 2015 da ABEM. Pôster

Canto Coral no Ensino Médio: Um mapeamento das produções de 2013 e 2015 da ABEM. Pôster Canto Coral no Ensino Médio: Um mapeamento das produções de 2013 e 2015 da ABEM Pôster Daniela Gazis Universidade Federal de Pelotas daniela.gazis@gmail.com Vítor Hugo Rodrigues Manzke Universidade Federal

Leia mais

QUEM SOMOS A OCA ESTÁ LOCALIZADA EM CARAPICUÍBA, DENTRO DE UM IMPORTANTE PATRIMÔNIO HISTÓRICO: A ALDEIA DE CARAPICUÍBA.

QUEM SOMOS A OCA ESTÁ LOCALIZADA EM CARAPICUÍBA, DENTRO DE UM IMPORTANTE PATRIMÔNIO HISTÓRICO: A ALDEIA DE CARAPICUÍBA. OCA Escola Cultural QUEM SOMOS Criada em 1996, o projeto OCA - Escola Cultural, fundamenta seu objetivo no contato com a população de origem agrária, que traz consigo saberes atuantes na formação cultural

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, LICENCIATURA Currículo 3910 REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das Disposições

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB Xetravou t MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB ANEXO II EDITAL Nº 001/2011/CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA

Leia mais

Educação Infantil: Berçário e Creche

Educação Infantil: Berçário e Creche Educação Infantil: Berçário e Creche 1 C O N H ECIMENTO DE MUNDO N A S P R O P O S TA S P E DAGÓGICAS P R O F ª A N G É LICA M E R L I 1 5 / 0 4 / 19 A relação da criança pequena com a arte, o movimento

Leia mais

Textos da aula passada

Textos da aula passada Textos da aula passada Síntese feita por Louzada e Gentilini* (2010) Do modelo jesuítico, preservou uma concepção de docência centrada na figura do professor como difusor dos conhecimentos para um aluno,

Leia mais

A EDUCAÇÃO MUSICAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO BÁSICO: uma análise do PIBID na Universidade do Estado do Pará

A EDUCAÇÃO MUSICAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO BÁSICO: uma análise do PIBID na Universidade do Estado do Pará A EDUCAÇÃO MUSICAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO BÁSICO: uma análise do PIBID na Universidade do Estado do Pará Darielson Nascimento da Silva UEPA darielonnascimento@gmail.com José Ruy Henderson Filho

Leia mais

O ENSINO DE BOTÂNICA COM O RECURSO DO JOGO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS.

O ENSINO DE BOTÂNICA COM O RECURSO DO JOGO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS. O ENSINO DE BOTÂNICA COM O RECURSO DO JOGO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS. Lidiane Rodrigues Diniz; Universidade Federal da Paraíba lidiany-rd@hotmail.com Fabrícia de Fátima Araújo Chaves;

Leia mais

O PIBID DE QUÍMICA E PESQUISA NO COTIDIANO ESCOLAR: DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE, O PROFESSOR E A ESCOLA

O PIBID DE QUÍMICA E PESQUISA NO COTIDIANO ESCOLAR: DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE, O PROFESSOR E A ESCOLA 02994 O PIBID DE QUÍMICA E PESQUISA NO COTIDIANO ESCOLAR: DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE, O PROFESSOR E A ESCOLA Maria José Houly Almeida de Oliveira UNEAL Nos últimos anos observa-se um aumento na implementação

Leia mais

PROPOSTA DE JOGOS DIDÁTICOS PARA UM MELHOR APRENDIZADO NO ENSINO DE QUÍMICA

PROPOSTA DE JOGOS DIDÁTICOS PARA UM MELHOR APRENDIZADO NO ENSINO DE QUÍMICA PROPOSTA DE JOGOS DIDÁTICOS PARA UM MELHOR APRENDIZADO NO ENSINO DE QUÍMICA *Maicon Oliveira Miranda( Bolsista do PIBID/UFPI), Marcos Vinícius de Moura Ribeiro (Bolsista do PIBID/UFPI), Mariane Gomes de

Leia mais

O DIÁLOGO ENTRE DOIS MUNDOS: O PIBID COMO MEDIADOR DO ESPAÇO ACADÊMCO E DAS INSTIUIÇÕES DE ENSINO BÁSICO

O DIÁLOGO ENTRE DOIS MUNDOS: O PIBID COMO MEDIADOR DO ESPAÇO ACADÊMCO E DAS INSTIUIÇÕES DE ENSINO BÁSICO 1 O DIÁLOGO ENTRE DOIS MUNDOS: O PIBID COMO MEDIADOR DO ESPAÇO ACADÊMCO E DAS INSTIUIÇÕES DE ENSINO BÁSICO YORIYAZ, Levi 1 PASQUALI, Bruno Tomazela 2 Eixo Temático: Políticas Públicas de Formação de Professores.

Leia mais

FACULDADE PAULISTA DE ARTES EDITAL PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SUBPROJETO DE LICENCIATURAS EM ARTES

FACULDADE PAULISTA DE ARTES EDITAL PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SUBPROJETO DE LICENCIATURAS EM ARTES FACULDADE PAULISTA DE ARTES EDITAL PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SUBPROJETO DE LICENCIATURAS EM ARTES EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE ALUNOS PARA PARTICIPAÇÃO

Leia mais

VI Encontro Ouvindo Coisas - Das crianças imaginadas, às vozes das infâncias

VI Encontro Ouvindo Coisas - Das crianças imaginadas, às vozes das infâncias VI Encontro Ouvindo Coisas - Das crianças imaginadas, às vozes das infâncias Quando começamos a imaginar qual seria o tema da edição deste ano, no meio de tanta indignação com os cenários da sociedade

Leia mais

Crenças de autoeficácia e motivação de alunos de graduação: um estudo sobre a disciplina de Prática Musical de Conjunto.

Crenças de autoeficácia e motivação de alunos de graduação: um estudo sobre a disciplina de Prática Musical de Conjunto. Crenças de autoeficácia e motivação de alunos de graduação: um estudo sobre a disciplina de Prática Musical de Conjunto Victor Lucas Bento Universidade Federal do Paraná victorlucasb@hotmail.com Rosane

Leia mais

QUEM SOMOS A OCA ESTÁ LOCALIZADA EM CARAPICUÍBA, DENTRO DE UM IMPORTANTE PATRIMÔNIO HISTÓRICO: A ALDEIA DE CARAPICUÍBA.

QUEM SOMOS A OCA ESTÁ LOCALIZADA EM CARAPICUÍBA, DENTRO DE UM IMPORTANTE PATRIMÔNIO HISTÓRICO: A ALDEIA DE CARAPICUÍBA. OCA Escola Cultural QUEM SOMOS Criada em 1996, o projeto OCA - Escola Cultural, fundamenta seu objetivo no contato com a população de origem agrária, que traz consigo saberes atuantes na formação cultural

Leia mais

16º CONEX - Encontro Conversando sobre Extensão na UEPG Resumo Expandido Modalidade B Apresentação de resultados de ações e/ou atividades

16º CONEX - Encontro Conversando sobre Extensão na UEPG Resumo Expandido Modalidade B Apresentação de resultados de ações e/ou atividades 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( x ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO ANÁLISE DO TRABALHO

Leia mais

Experiências coletivas de criação teatral na sala de aula

Experiências coletivas de criação teatral na sala de aula Experiências coletivas de criação teatral na sala de aula Vera Lúcia Bertoni dos Santos (UFRGS) Vera Lúcia Bertoni dos Santos Programa de Pós-Graduação em Arte Cênicas e Departamento de Arte Dramática

Leia mais

DE OLHO NA BNCC. Volume 1

DE OLHO NA BNCC. Volume 1 DE OLHO NA BNCC Volume 1 Afinal, o que é a BNCC? Linha do tempo A importância de ter uma Base Comum Orientação por competências Base Comum Parte diversificada MATERIAL DE ACORDO Base Nacional Comum Curricular

Leia mais

CARTOGRAFIA E ENSINO: PERSPECTIVAS DA REALIDADE

CARTOGRAFIA E ENSINO: PERSPECTIVAS DA REALIDADE CARTOGRAFIA E ENSINO: PERSPECTIVAS DA REALIDADE Edmar Martins de Oliveira 1, Cleidson Reginaldo Ferreira Ribeiro 2, Renata de Melo Paulino 3, Divino Ordones 4. 1 Graduando no Curso de Licenciatura Plena

Leia mais

Relato de experiência: Importância da Música na Terceira Idade

Relato de experiência: Importância da Música na Terceira Idade Relato de experiência: Importância da Música na Terceira Idade Resumo Gisellen Maximiano Este trabalho tem por objetivo relatar o projeto de estágio com o foco do ensino da flauta e a percussão instrumental

Leia mais

IMAGEM, TECNOLOGIAS E INFANCIAS Coordenadora: Gerda Margit Schutz Foerste Universidade Federal do Espírito Santo /UFES/PPGE

IMAGEM, TECNOLOGIAS E INFANCIAS Coordenadora: Gerda Margit Schutz Foerste Universidade Federal do Espírito Santo /UFES/PPGE IMAGEM, TECNOLOGIAS E INFANCIAS Coordenadora: Gerda Margit Schutz Foerste Universidade Federal do Espírito Santo /UFES/PPGE Este grupo de pesquisa desenvolve estudos na interface das pesquisas sobre imagens/

Leia mais

PRÁTICA MUSICAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EJA

PRÁTICA MUSICAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EJA PRÁTICA MUSICAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EJA Vanessa Andrade da Silva (1); Joyce Dayane dos Santos da Mata (1); Kadja Marluan da Silva (2); Érica Pollyana Santos Andrade (3) Universidade Federal

Leia mais

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: UMA RELAÇÃO INTENSA ENTRE AS CRIANÇAS E O MEIO AMBIENTE

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: UMA RELAÇÃO INTENSA ENTRE AS CRIANÇAS E O MEIO AMBIENTE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: UMA RELAÇÃO INTENSA ENTRE AS CRIANÇAS E O MEIO AMBIENTE AVILA, Nelci RAMOS, Vanessa VIEGAS, Sirlei Universidade Luterana do Brasil nessabitenca@gmail.com O presente trabalho

Leia mais

FAZENDO MÚSICA NO ELZIRA MUSICALIZAÇÃO ATRAVÉS DA FLAUTA- DOCE, UMA IDÉIA QUE DEU CERTO. Pôster. Introdução. Metodologia

FAZENDO MÚSICA NO ELZIRA MUSICALIZAÇÃO ATRAVÉS DA FLAUTA- DOCE, UMA IDÉIA QUE DEU CERTO. Pôster. Introdução. Metodologia FAZENDO MÚSICA NO ELZIRA MUSICALIZAÇÃO ATRAVÉS DA FLAUTA- DOCE, UMA IDÉIA QUE DEU CERTO Fátima Beatriz de Castro Santos Colégio Estadual Profa Elzira Correa de Sá Ponta Grossa fsan1@uol.com.br Pôster Resumo:

Leia mais

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM DE ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM DE ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM DE ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PEDAGOGIA INSTITUIÇÃO: FACULDADE FACCAT

Leia mais

Cia. Mundu Rodá de Teatro Físico e Dança

Cia. Mundu Rodá de Teatro Físico e Dança Cia. Mundu Rodá de Teatro Físico e Dança Ao longo de seus 13 anos a Cia. Mundu Rodá de Teatro Físico e Dança (SP), fundada pelos artistas Juliana Pardo e Alício Amaral, vem construindo uma linguagem cênica

Leia mais

Canto Coral em Currais Novos: uma experiência em grupo

Canto Coral em Currais Novos: uma experiência em grupo Canto Coral em Currais Novos: uma experiência em grupo Artur Fabiano Araújo de Albuquerque Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte artur.albuquerque@ifrn.edu.br Resumo:

Leia mais

Diretoria de Educação Básica Presencial/CAPES Edital n 01/2011/CAPES Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.

Diretoria de Educação Básica Presencial/CAPES Edital n 01/2011/CAPES Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Plano de Trabalho O plano de trabalho deve ser corretamente preenchido, pois é a base para o repasse de recursos ao projeto, caso a proposição seja aprovada, bem como para sua execução, acompanhamento,

Leia mais

CURSO: ARTE EM AÇÃO - LITERATURA

CURSO: ARTE EM AÇÃO - LITERATURA CURSO: ARTE EM AÇÃO - LITERATURA Docente: Mariana Felix de Oliveira Carga Horária Total do Projeto: 295 hrs Resumo: A oficina de literatura é uma das três vertentes que compõe o projeto Arte em ação. Terá

Leia mais

N Disciplina Nº CR C. H. Conteúdo Natureza. Introdução a EAD 4 60 DP Mód. 1 Obrigatória. Introdução à Filosofia 4 60 FG Mód.

N Disciplina Nº CR C. H. Conteúdo Natureza. Introdução a EAD 4 60 DP Mód. 1 Obrigatória. Introdução à Filosofia 4 60 FG Mód. Apresentação O curso de Filosofia licenciatura, na modalidade a distância, é resultado do desejo de iniciar um trabalho inter e multidisciplinar na qualificação de profissionais que atuam ou atuarão na

Leia mais

Períodos Componentes Curriculares C.H. Percepção Musical - Fundamentos da Linguagem Musical História da Arte Clássica Núcleo

Períodos Componentes Curriculares C.H. Percepção Musical - Fundamentos da Linguagem Musical História da Arte Clássica Núcleo Matriz Curricular Períodos Componentes Curriculares C.H. Prática Pedagó gica C.H. Total 1o 2o 3o Percepção Musical - Fundamentos da Linguagem Musical Específico Teoria Geral da Música Violão I História

Leia mais

Parceria com a empresa patrocinadora; Seleção de 10 escolas por cidade;

Parceria com a empresa patrocinadora; Seleção de 10 escolas por cidade; CONSTRUINDO MÚSICA O PROJETO Construindo Música é um programa que une iniciação musical e educação ambiental onde as crianças fabricam e aprendem a tocar Instrumentos feitos de material reciclado. As crianças

Leia mais

ELEMENTOS ARTÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA PARA A INOVAÇÃO DO USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR

ELEMENTOS ARTÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA PARA A INOVAÇÃO DO USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR ELEMENTOS ARTÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA PARA A INOVAÇÃO DO USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR 09/2011 Novas Tecnologias em Educação Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Leia mais

SOBRE A EVOLUIR. Visite: /

SOBRE A EVOLUIR. Visite:  / CONSTRUINDO MÚSICA SOBRE A EVOLUIR A Evoluir é uma editora e uma empresa de educação para sustentabilidade. O nosso trabalho é, por meio de projetos e materiais educativos, levar as pessoas a refletir

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM MÚSICA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM MÚSICA ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM MÚSICA Anne Charlyenne Saraiva Campos (Universidade Federal do Rio Grande do Norte - anne.saraiva@hotmail.com) INTRODUÇÃO Este trabalho apresenta um recorte

Leia mais

AS PERSPECTIVAS DOS ALUNOS DO 6ª ANO SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE REFORÇO EM MATEMÁTICA

AS PERSPECTIVAS DOS ALUNOS DO 6ª ANO SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE REFORÇO EM MATEMÁTICA ISSN 2316-7785 AS PERSPECTIVAS DOS ALUNOS DO 6ª ANO SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE REFORÇO EM MATEMÁTICA Katherine Simões Pinheiro 1 k-tyy@hotmail.com Fabíola Vieira da Costa 2 fabi_vik@hotmail.com Robson

Leia mais

NARRATIVAS DE FORMAÇÃO: UMA PERSPECTIVA A PARTIR DO OLHAR DO FUTURO PROFESSOR

NARRATIVAS DE FORMAÇÃO: UMA PERSPECTIVA A PARTIR DO OLHAR DO FUTURO PROFESSOR 1 ÁREA TEMÁTICA:(marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA (X) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO NARRATIVAS DE FORMAÇÃO:

Leia mais

ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID ANEXO II EDITAL Nº 80/2013/PIBID/UFG PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID FORMULÁRIO DE DETALHAMENTO DO SUBPROJETO POR ÁREA DE CONHECIMENTO 1. Nome da Instituição: 2. UF Universidade

Leia mais

PLURALIDADE CULTURAL: DIVERSIDADE E CIDADANIA RELATO DE EXPERIÊNCIA

PLURALIDADE CULTURAL: DIVERSIDADE E CIDADANIA RELATO DE EXPERIÊNCIA PLURALIDADE CULTURAL: DIVERSIDADE E CIDADANIA RELATO DE EXPERIÊNCIA Introdução BENÍCIO, Débora Regina Fernandes 1 UEPB Campus III debora_rfb@yahoo.com.br O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação

Leia mais

Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC) Departamento de Música (DEMUS)

Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC) Departamento de Música (DEMUS) 1 Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC) Departamento de Música (DEMUS) Curso de Licenciatura em Música DISCIPLINAS ELETIVAS / EMENTAS Análise Musical

Leia mais

Grupo Pet/Artes Música da Universidade Estadual de Montes Claros: Práticas de intervenções para o desenvolvimento do ensino de música nas escolas

Grupo Pet/Artes Música da Universidade Estadual de Montes Claros: Práticas de intervenções para o desenvolvimento do ensino de música nas escolas Grupo Pet/Artes Música da Universidade Estadual de Montes Claros: Práticas de intervenções para o desenvolvimento do ensino de música nas escolas Lívia Danielle C. Fernandes Universidade Estadual de Montes

Leia mais

HABILIDADES DE LEITURA

HABILIDADES DE LEITURA HABILIDADES DE LEITURA Coordenadora do subprojeto de Pedagogia: SERNAJOTO, Adriana Bolsista Supervisora: STIIRMER, Lilian D. Bolsistas ID: MACHJEWSKI, Miriam J. Ramos; SILVA, Elizete M. Vite da; SCHNEIDER,

Leia mais

Fichas de avaliação; Máx. 40% 70%

Fichas de avaliação; Máx. 40% 70% O presente documento define os critérios de avaliação de cada área curricular do 3.º ciclo do Externato de Santa Joana que, após ratificação pelo Conselho Pedagógico e tendo em conta a legislação em vigor,

Leia mais

LOCAL: DIA: 15/07/ 2017 HORÁRIO:

LOCAL: DIA: 15/07/ 2017 HORÁRIO: COORDENAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS: ANÁLIA DO VALLY COORDENAÇÃO GERAL: MOISÉS MALHEIROS COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: FELIPE LUCENA DIREÇÃO GERAL: VALÉRIA VAZ LOCAL: DIA: 15/07/ 2017 HORÁRIO: OBJETIVO A cultura

Leia mais

Planejamento curricular Parte 1. Práticas Pedagógicas & Comunicação e Expressão Oral (SFI 5836) Profa. Nelma R. S. Bossolan 21/08/2014

Planejamento curricular Parte 1. Práticas Pedagógicas & Comunicação e Expressão Oral (SFI 5836) Profa. Nelma R. S. Bossolan 21/08/2014 Planejamento curricular Parte 1 Práticas Pedagógicas & Comunicação e Expressão Oral (SFI 5836) Profa. Nelma R. S. Bossolan 21/08/2014 Planejamento da ação didática Planejar é prever e decidir sobre: o

Leia mais