Mapeamento de demandas e propostas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Mapeamento de demandas e propostas"

Transcrição

1 Mapeamento de demandas e propostas

2 1. Comunicação Institucional 1.1. Assessoria de Imprensa - cobertura jornalística de eventos e atividades institucionais; - em média três coberturas diárias de atividades externas em setores e unidades acadêmicas. - produção de sugestões de pauta e produção de releases; - em média, de 8 a 10 releases diários de atividades institucionais. - atendimento das demandas da imprensa (textos, fotos, entrevistas neste último caso, mapeando a fonte correta para cada demanda apresentada); - atendimento de aproximadamente 5 solicitações diárias da imprensa regional, seja para marcar entrevistas, produzir informações ou especiais, fotografias, além de solicitações dos veículos estaduais e nacionais (ex. Guia das Profissões para O Nacional). *Salienta-se que há inúmeros pedidos para coberturas de outros eventos, como palestras e semanas acadêmicas por ex., que não são realizadas.

3 1. Comunicação Institucional 1.1. Assessoria de Imprensa - atendimento das demandas vinculadas à Reitoria; - cobertura jornalística de eventos cotidianos e produção de textos especiais relativos ao gabinete do reitor e vice-reitorias (demanda diária de, em média, dois textos). - organização de coletivas e lançamentos de campanhas e eventos; - são dois lançamentos anuais de vestibular, lançamento de campanha de pósgraduação e outras campanhas institucionais, além de atendimento à imprensa e eventos em que a UPF é promotora juntamente com outras instituições (ex: Agrotecno Leite). -cabe a este setor a organização de toda a estrutura da Sala de Imprensa para o dia do Vestibular e Sala de Imprensa para eventos como a Jornada de Literatura, por ex. - solicitações por Diariamente, a equipe recebe pelo imprensa@upf.br entre 15 e 20 solicitações, seja por parte da comunidade interna ou da imprensa regional.

4 1. Comunicação Institucional 1.1 Assessoria de Imprensa: - organização do Clipping institucional (realização de consulta diária, análise, montagem de pasta e arquivo online de notícias veiculadas sobre a UPF); Diariamente são verificados os jornais Diário da Manhã, O Nacional, Zero Hora, Correio do Povo, Jornal do Comércio, Folha de S.Paulo e sites locais, regionais, estaduais e nacionais, além de jornais semanais da região. As matérias são contabilizadas, escaneadas e postadas no site da UPF para consulta. Em 2009, por exemplo, contabilizamos: * textos publicados em jornais da região, estado e país; * ,4 cm/col obtidos em publicações impressas; * R$ ,12 obtidos em exposição da marca sem precisar investir em propaganda (nos veículos impressos em que é feito o clipping) de acordo com tabela comercial de cada veículo mídia espontânea;

5 Proposições: 1. Comunicação Institucional 1.1 Assessoria de Imprensa: - Que a equipe possa fazer a prospecção e o planejamento para a exposição da marca. Ex: ampliar a divulgação de projetos de pesquisa/extensão. - envio do clipping semanalmente aos diretores de unidades e campi; - criação de um guia de fontes da UPF: em razão da quantidade de entrevistas solicitadas diariamente, necessita-se conhecer a especialidade dos professores pesquisadores para realizar a indicação correta para as demandas de entrevista dos jornalistas/radialistas. - atualização do mailing-list de jornalistas e de veículos de comunicação locais, regionais, estaduais e por editorias (cultura, saúde, educação, rural...); - integração das atividades da Assessoria de Imprensa com as agências experimentais de Rádio e TV e de Jornalismo; - integração e fortalecimento da relação com a UPFTV e as rádios da UPF, além da Editora.

6 1. Comunicação Institucional 1.2 Núcleo Editorial - fortalecer a imagem da Universidade com publicações específicas para os diferentes públicos: - planejar e organizar toda a distribuição das publicações. - Produção do UPF Jornal: editado 3 vezes ao ano com 5 mil exemplares cada. Não tem conteúdo direcionado e é distribuída pela própria Assessoria de Imprensa a professores, alunos, funcionários e comunidade externa. Proposições: - Oferecer publicações distintas a cada público. Para tanto, a demanda inicial constitui-se em uma pesquisa junto aos diferentes públicos a respeito de qual meio e que tipo de mensagem deve ser editado/produzido por este Núcleo. - Revista UPF (caráter externo) demanda futura - blog/ jornal mural/ especial para os estudantes demanda futura. - a AgexPP deve estar integrada a este trabalho (organização da distribuição dos materiais).

7 1. Comunicação Institucional 1.3 Comunicação interna - edição do Newsletter Destaques UPF; -produção, edição e envio de três Newsletters por semana, com conteúdos distintos para cada público interno (professores, alunos e funcionários). Somente no ano 2010 já foram mais de 240 newsletters (até o momento). Proposições: - fortalecer a imagem da Universidade com publicações específicas para a comunidade interna, diferenciada para cada público (professores, alunos e funcionários); - aproximar o setor de comunicação dos diretores e coordenadores de curso; - Integração com o setor de Relações Públicas para ações específicas de comunicação interna.

8 1. Comunicação Institucional 1.4 Conteúdo Multimídia - produção de fotos jornalísticas pela AI para os canais de divulgação institucional (site, jornais, revista...); - produção de conteúdos audiovisuais pela AgexRTV e AgexPP. - cobertura fotográfica de atividades institucionais variadas; - Integração de conteúdos audiovisuais produzidos pelos diferentes setores. Proposições: - setor deverá atender às demandas de produção de áudio, vídeo e foto (jornalísticas e publicitárias, para as diferentes demandas); - organizar um amplo arquivo fotográfico da UPF; - criar um Banco de conteúdos multimídia para o site da UPF e outros sites institucionais.

9 2. Relações Públicas 2.1. Assessoria a eventos - organizar ou oferecer apoio operacional e logístico aos eventos da instituição (cerimonial, protocolo, organização do espaço...); Demanda atual A UPF conta com eventos diários: semanas acadêmicas, congressos, seminários, palestras, formaturas, lançamento de eventos, etc. Atividades de grande porte, como Vestibular, Recepção Acalourada e Jornada de Literatura necessitam de apoio especial. Além disso, disponibiliza a estrutura para eventos nos mais variados segmentos. Proposições: - assessorar a representação da instituição em eventos externos; - representar a Universidade em compromissos oficiais, mediante designação; - trabalhar em conjunto com a coordenação de extensão da UPF; -trabalhar em parceria com o Setor de Informações Institucionais;

10 2. Relações Públicas 2.2. Comunicação com públicos interno e externo Existe uma única ferramenta de comunicação interna que é o Newsletter Destaques UPF. Ações específicas de comunicação e relacionamento não são desenvolvidas (nem com público interno e nem com ex-alunos, por ex.). Proposições: - promover ações de relacionamento com o público interno e externo; - promover ações de relacionamento com ex-alunos da instituição (atualmente a UPF não mantém banco de dados de ex-alunos para promover atividades de relacionamento); - manter um canal de comunicação constante com outras Universidades; - estreitar as relações da Universidade com órgãos públicos, empresas e lideranças políticas; - organizar o Tour UPF.

11 3. Comunicação Digital 3.1. Sites institucionais e intranet - gerenciamento de conteúdos no site institucional da UPF, sites de vestibulares, site de pós-graduação, sites dos campi, etc. (produção de conteúdo permanente e cadastro de todos os conteúdos produzidos pelo setor de Comunicação Institucional) O atual site foi colocado no ar no segundo semestre de 2008, porém, necessita urgente de reformulação de conteúdo, tecnologia e visual. Quanto ao conteúdo, faz-se somente a atualização de informações, na medida em que elas são comunicadas à Assessoria de Imprensa. Hoje, em razão do sistema adotado, fica inviável, por nós, a colocação de fotos, tabelas, gráficos no site, com exceção do sistema de notícias. Todo o conteúdo é produzido e alterado no sistema pela Assessoria de Imprensa. A parte gráfica do site está a cargo do Setor Web e Divisão de Marketing. O sistema utilizado para o site é um software livre, o Joomla.

12 3. Comunicação Digital 3.1. Sites institucionais e intranet - Desenvolvimentos de sites de campanhas institucionais O site do vestibular tem três atualizações por ano: para cada novo processo seletivo é produzido novo conteúdo, de acordo com as especificações de edital. No restante do tempo, o site permanece apenas com conteúdo institucional. O conteúdo é produzido pela Assessoria de Imprensa e a parte gráfica é feita em parceria entre Setor Web e Marketing. As alterações na parte destinada aos cursos de pós-graduação Lato sensu são feitas pela Assessoria de Imprensa, mediante encaminhamento do conteúdo pelos coordenadores dos cursos (e via Divisão de Pós-Graduação). O conteúdo dos sites Stricto sensu é atualizado pelas próprias coordenações.

13 3. Comunicação Digital 3.1. Sites institucionais e intranet - atualização de conteúdos da intranet (documentos como Ordens de Serviço ou Instruções Normativas, atualização do Calendário Acadêmico, etc..); - diariamente é necessário alterar conteúdos da intranet (incluir ou substituir documentações). - desenvolvimento de CD-ROMs solicitados (anais de congressos, seminários, etc..) - com o fechamento da Gráfica, aumentou sobremaneira a demanda por CD-ROMs de anais de congressos.

14 Proposições: 3. Comunicação Digital 3.1. Sites institucionais e intranet - desenvolvimento de sites institucionais e/ou reformulações a partir de campanhas institucionais propostas e desenvolvimento de produtos subsequentes às campanhas, como banners; - desenvolvimento de uma política para gerenciamento dos sites de unidades, cursos (atualmente não existe um padrão para os sites institucionais, nem de visual e nem em termos de conteúdo); - desenvolvimento de sites especiais para os campi, com conteúdos focados na realidade local;

15 Proposições: 3. Comunicação Digital 3.1. Sites institucionais e intranet - estabelecer uma política para o desenvolvimento de hot sites. Ex: de eventos; - reformulação da intranet (avaliação de todo o conteúdo desenvolvido atualmente e fortalecimento da intranet como canal de comunicação interna); - organização de uma política para o desenvolvimento de CD-ROMs na instituição; - desenvolvimento de CD Card.

16 3. Comunicação Digital 3.2. Mídias Sociais A UPF mantém um twitter (VestibularUPF). Em 9 de agosto foi verificado que a última atualização datava de mais de um mês atrás. Existe uma comunidade denominada UPF com 9728 membros, criada em 2004 e que pertence a Aline de Campos. A UPF não tem perfil no Orkut, não tem Facebook, não tem um canal noyoutube. Proposições: - desenvolvimento de uma política e de ações específicas para gerenciamento das redes sociais da instituição; - gerenciamento de informações em todas as redes sociais da Universidade; - promoção de campanhas internas que motivem a comunidade interna a se integrar e a participar das mídias sociais.

17 4. Publicidade e Propaganda 4.1.Publicidade e propaganda - desenvolver campanhas institucionais e educativas de divulgação da instituição; - gerenciamento de contratos de mídia com veículos de comunicação; - relacionamento comercial com os veículos de comunicação; - assessorar as unidades no que diz respeito às políticas e ações de comunicação.

18 4. Publicidade e Propaganda 4.2. Design Gráfico - Repensar e gerenciar a marca UPF; - Desenvolver e manter um Manual de Identidade Visual; - projeto gráfico e editoração dos materiais produzidos pelo Núcleo Editorial de Comunicação Institucional; - gerenciamento das demandas de criação e produção de arte; - produção de layout para mídias digitais institucionais.

RESOLUÇÃO Nº CONSU, DE 06 DE NOVEMBRO DE 2009.

RESOLUÇÃO Nº CONSU, DE 06 DE NOVEMBRO DE 2009. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI Conselho Universitário - CONSU RESOLUÇÃO Nº. 35 - CONSU, DE 06 DE NOVEMBRO DE 2009. Aprova o Regimento Interno da Diretoria

Leia mais

Números 2015 Assessoria de Comunicação Icict / Fiocruz

Números 2015 Assessoria de Comunicação Icict / Fiocruz Números 2015 Assessoria de Comunicação Icict / Fiocruz Janeiro a Dezembro Rio de Janeiro, Dezembro de 2015 Números do Icict 2015 Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz 2 Assessoria de Comunicação do

Leia mais

Números de Junho Assessoria de Comunicação. Icict / Fiocruz

Números de Junho Assessoria de Comunicação. Icict / Fiocruz Números de Junho 2017 Assessoria de Comunicação Icict / Fiocruz Rio de Janeiro, Junho de 2017 Relatório de Atividades da Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz 2017 Página 2 Assessoria de Comunicação

Leia mais

Números de Dezembro/2016. Assessoria de Comunicação. Icict / Fiocruz

Números de Dezembro/2016. Assessoria de Comunicação. Icict / Fiocruz Números de Dezembro/2016 Assessoria de Comunicação Icict / Fiocruz Rio de Janeiro, Dezembro de 2016 Relatório de Atividades da Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz 2016 Página 2 Assessoria de Comunicação

Leia mais

DELIBERAÇÃO Nº 06, DE 31 DE JANEIRO DE 2017

DELIBERAÇÃO Nº 06, DE 31 DE JANEIRO DE 2017 DELIBERAÇÃO Nº 06, DE 31 DE JANEIRO DE 2017 O DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO, tendo em vista a decisão tomada em sua 333ª Reunião Ordinária, realizada em 31 de janeiro de 2017, e considerando

Leia mais

- REGIMENTO INTERNO. Secretaria de Comunicação. Leis Nº 6.529/05 e Nº 6.551/06, Decretos Nº /06 e Nº

- REGIMENTO INTERNO. Secretaria de Comunicação. Leis Nº 6.529/05 e Nº 6.551/06, Decretos Nº /06 e Nº - REGIMENTO INTERNO Secretaria de Comunicação Leis Nº 6.529/05 e Nº 6.551/06, Decretos Nº 12.659/06 e Nº 15.052 I - Secretaria Executiva: - assessorar o Secretário Municipal no exercício de suas atribuições;

Leia mais

PROCESSO SELETIVO/2017_1 ÁREA DE ATUAÇÃO: AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE COMUNICAÇÃO

PROCESSO SELETIVO/2017_1 ÁREA DE ATUAÇÃO: AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE COMUNICAÇÃO PROCESSO SELETIVO/2017_1 ÁREA DE ATUAÇÃO: AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE COMUNICAÇÃO O curso de Comunicação Social seleciona estudantes das habilitações Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Tecnologia de Mídias

Leia mais

Assessoria de Comunicação Social - ASCOM

Assessoria de Comunicação Social - ASCOM UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO Assessoria de Comunicação Social - ASCOM Petrolina - PE Julho de 2016 2ª Versão Apresentação A Assessoria de Comunicação Social (Ascom) da Univasf tem como

Leia mais

Coordenação de Comunicação e Eventos CCEV

Coordenação de Comunicação e Eventos CCEV . Coordenação de Comunicação e Eventos CCEV Apresentação A Carta de Serviços tem por objetivo apresentar os "serviços prestados pelo órgão ou entidade, as formas de acesso a esses serviços e os respectivos

Leia mais

PANORAMA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING 1

PANORAMA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING 1 PANORAMA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING 1 PANOROMA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING Objetivo: apresentar trabalhos realizados pela Assessoria de Comunicação da ANAFE Meta: Colher orientações para elaboração do Plano

Leia mais

HISTÓRICO DAS REVISÕES

HISTÓRICO DAS REVISÕES Página 1 de 7 HISTÓRICO DAS REVISÕES REVISÃO DATA DESCRIÇÃO 00 06/02/2015 Emissão inicial 1. OBJETIVO Criar uma sistemática de produção e disseminação de notícias institucionais para os diversos públicos

Leia mais

EDITAL N.º 50/2012 SELEÇÃO CANDIDATOS AO PROGRAMA DE ESTÁGIOS

EDITAL N.º 50/2012 SELEÇÃO CANDIDATOS AO PROGRAMA DE ESTÁGIOS EDITAL N.º 50/2012 SELEÇÃO CANDIDATOS AO PROGRAMA DE ESTÁGIOS A REITORA DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA, no uso da competência, divulga a abertura de inscrições para a seleção de candidatos

Leia mais

Guia de Orientações. Serviços Assessoria de Comunicação Social

Guia de Orientações. Serviços Assessoria de Comunicação Social 2017 Guia de Orientações Serviços Assessoria de Comunicação Social FUNDAÇÃO EDUCACIONAL CLAUDINO FRANCIO FACULDADE CENTRO MATO-GROSSENSE CENTRO DE EDUCAÇÃO BÁSICA SÃO JOSÉ SORRISO/MT GUIA DE ORIENTAÇÕES

Leia mais

ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E DESIGN JORNALISMO

ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E DESIGN JORNALISMO ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E DESIGN JORNALISMO ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E DESIGN A Escola de Comunicação e Design forma profissionais dinâmicos, com capacidade de apreender e acompanhar as demandas atuais. Os

Leia mais

Plano de Comunicação e Marketing

Plano de Comunicação e Marketing Plano de Comunicação e Marketing A boa comunicação é fundamental para o sucesso de uma organização Introdução A comunicação é o primeiro passo para a construção de uma relação interpessoal e, por consequência,

Leia mais

Comunicação no Banco Central

Comunicação no Banco Central Comunicação no Banco Central Nossa pauta Por que se comunicar Comunicação corporativa como campo de trabalho Produtos e veículos de comunicação no Banco Central Bons produtos e bons resultados Dificuldades

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA EDITAL Nº 005/2017

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA EDITAL Nº 005/2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA EDITAL Nº 005/2017 Edital de Seleção de Bolsistas para o Núcleo de Comunicação Institucional do CTISM para o período de março de 2017 a dezembro

Leia mais

REGULAMENTO DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DE GUARANTÂ DO NORTE

REGULAMENTO DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DE GUARANTÂ DO NORTE REGULAMENTO DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DE GUARANTÂ DO NORTE 2013 SUMÁRIO CAPÍTULO I - DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO... 3 CAPÍTULO II DO CARGO DE ASSESSOR E SUAS ATRIBUIÇÕES...

Leia mais

PROPOSTA DE PREÇO COM APOSTILAMENTO (2015)

PROPOSTA DE PREÇO COM APOSTILAMENTO (2015) 1 PROPOSTA DE PREÇO COM APOSTILAMENTO (2015) REAJUSTE DOS SERVIÇOS PRESVISTO NO CONTRATO 41/2013, DE ACORDO COM O ACRESCIMO DE R$ 224.469,18, TOTALIZANDO NOVO VALOR DO CONTRATO DE R$ 4.412.326,99. Planilha

Leia mais

Carta de apresentação e serviços

Carta de apresentação e serviços Carta de apresentação e serviços A Ascom A UFG construiu, ao longo dos anos, um conceito ancorado na qualidade, experiência, tradição e seriedade, fruto de sua destacada atuação na pesquisa, cultura e

Leia mais

Portfólio de Relações Públicas da AGiCOM 1. Thamy Fernanda Pastorelli CAVASSANI 2 Thalita Cagega PENHA 3 João Evangelista TEIXEIRA 4

Portfólio de Relações Públicas da AGiCOM 1. Thamy Fernanda Pastorelli CAVASSANI 2 Thalita Cagega PENHA 3 João Evangelista TEIXEIRA 4 Portfólio de Relações Públicas da AGiCOM 1 Thamy Fernanda Pastorelli CAVASSANI 2 Thalita Cagega PENHA 3 João Evangelista TEIXEIRA 4 RESUMO A Agência Integrada de Comunicação da Universidade Metodista de

Leia mais

Políticas de Comunicação do Instituto Federal do Amapá

Políticas de Comunicação do Instituto Federal do Amapá MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ Políticas de Comunicação do Instituto Federal do Amapá Justificativa

Leia mais

LINDIAGANE SILVEIRA. Comunicação & Marketing

LINDIAGANE SILVEIRA. Comunicação & Marketing LINDIAGANE SILVEIRA Comunicação & Marketing About Me "80% do que leva as pessoas ao sucesso é se mostrar para o mundo" Woody Allen De olhos bem abertos para o futuro, com visão para os acontecimentos e

Leia mais

O processo seletivo de profissionais para Instituto 5 Elementos será realizado de 16 de dezembro a 25 de janeiro de 2012.

O processo seletivo de profissionais para Instituto 5 Elementos será realizado de 16 de dezembro a 25 de janeiro de 2012. Processo seletivo 2012 Instituto 5 Elementos O processo seletivo de profissionais para Instituto 5 Elementos será realizado de 16 de dezembro a 25 de janeiro de 2012. Serão selecionados profissionais de

Leia mais

A prática da Assessoria de Imprensa na UNIRON 1

A prática da Assessoria de Imprensa na UNIRON 1 A prática da Assessoria de Imprensa na UNIRON 1 Maurício Vasconcelos 2 Claudinéa Guatura 3 Faculdade Interamericana de Porto Velho - UNIRON/IUNI, Porto Velho, RO RESUMO A sociedade, de uma maneira geral,

Leia mais

Solicitações de divulgação no Broadcast

Solicitações de divulgação no Broadcast BROADCAST O broadcast é a ferramenta para envio de informes de caráter excepcional e/ou emergencial. É destinado à comunicação de assuntos de cunho informativo e administrativo, sem periodicidade fixa.

Leia mais

ATRIBUIÇÕES E COMPETÊNCIAS

ATRIBUIÇÕES E COMPETÊNCIAS ATRIBUIÇÕES E COMPETÊNCIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA DE CIÊNCIAS E TECONOLOGIA MANUAL DE ATRIBUIÇÕES E COMPETÊNCIAS

Leia mais

Relatório de Gestão do Exercício 2011

Relatório de Gestão do Exercício 2011 UFRB UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA GABINETE DA REITORIA ASCOM ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO Relatório de Gestão do Exercício 2011 Cruz das Almas BA 2011 UFRB UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO

Leia mais

anos Acompanhe nosso trabalho nos canais da UFSC: UniversidadeUFSC UniversidadeUFSC UFSC Fones:

anos Acompanhe nosso trabalho nos canais da UFSC: UniversidadeUFSC UniversidadeUFSC UFSC Fones: 25 anos Missão Exercer a gestão da comunicação pública da Universidade Federal de Santa Catarina e socializar informação e conhecimento, a fim de contribuir para a construção de uma sociedade justa, democrática

Leia mais

Portaria Nº 259, de 13 de março de 2018

Portaria Nº 259, de 13 de março de 2018 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE Portaria Nº 259, de 13 de março de 2018 O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCADÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS DA AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE JORNALISMO (AgexJor/Unipampa)

EDITAL DE SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS DA AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE JORNALISMO (AgexJor/Unipampa) EDITAL DE SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS DA AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE JORNALISMO (AgexJor/Unipampa) A coordenação da Agência Experimental de Jornalismo (AgexJor) da Unipampa informa que estarão abertas, no período

Leia mais

proposta de serviços

proposta de serviços proposta de serviços comunicação marketing político mídia digital www.empirecomunicacao.com.br Apresentação A EMPIRE COMUNICAÇÃO nasceu da junção de parceiros, atuando no mercado de forma socialmente responsável,

Leia mais

O QUE VOCÊ ESPERA DE UMA. Agência de Marketing?

O QUE VOCÊ ESPERA DE UMA. Agência de Marketing? O QUE VOCÊ ESPERA DE UMA Agência de Marketing? Pelas nossas pesquisas e nossa expertise, o que todo cliente quer é obter SUCESSO nas VENDAS dos seus produtos e/ou serviços. Nos tempos atuais, com tanta

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO CUNI Nº 025, DE 24 DE MAIO DE 2017. Aprova o Regimento Interno da Diretoria de Comunicação. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

Subprocuradoria-Geral de Justiça de Relações Externas

Subprocuradoria-Geral de Justiça de Relações Externas Subprocuradoria-Geral de Justiça de Relações Externas Relatório de Atividades Biênio / Sumário SECRETARIA... 2 ASSESSORIA DE IMPRENSA... 14 SECRETARIA Recebimento, análise e encaminhamento de documentos

Leia mais

Comunicação Integrada: uma experiência em assessoria na Saúde Pública

Comunicação Integrada: uma experiência em assessoria na Saúde Pública Comunicação Integrada: uma experiência em assessoria na Saúde Pública Kalyne Menezes, mskalyne@gmail.com, UFG Daiana Stasiak, daiastasiak@gmail.com, UFG Silvana Coleta, silvanacoleta@gmail.com, UFG Marcelo

Leia mais

MANUAL DO SETOR DE COMUNICAÇÃO

MANUAL DO SETOR DE COMUNICAÇÃO MANUAL DO SETOR DE COMUNICAÇÃO DETERMINA PADRÕES DE COMUNICAÇÃO INTERNA DO SIB Claudia Cunha Cristina Jorge Sabrina Vaz da Silva SiB COMUNICA MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA COMUNICAÇÃO DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS

Leia mais

A COMUNICAÇÃO NA OFS DO BRASIL

A COMUNICAÇÃO NA OFS DO BRASIL A COMUNICAÇÃO NA OFS DO BRASIL Elaborado por: Edmilson Brito Jornalista DRT-SE 1.159 Radialista DRT-BA 4.268 DINÂMICA 1 Vídeo: Os processos de Comunicação - YouTube [240p] (Tempo: 6,40 segundos) Proclamar

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 73/2014

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 73/2014 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 73/2014 Dispõe sobre Processo Seletivo de Funcionários para a vaga de Técnico Administrativo III para o Centro Universitário - Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul.

Leia mais

Código do documento PO-IPN Revisão 02 Data 15/08/2016 Título

Código do documento PO-IPN Revisão 02 Data 15/08/2016 Título FOLHA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS 1) IDENTIFICAÇÃO Código do documento PO-IPN-0101.04 Revisão 02 Data 15/08/2016 Título Assessoria de Comunicação Institucional ACI Classificação Ostensivo n o de páginas

Leia mais

UFRB UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA GABINETE DA REITORIA ASCOM ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO. Relatório de Gestão Setorial do Exercício 2016

UFRB UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA GABINETE DA REITORIA ASCOM ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO. Relatório de Gestão Setorial do Exercício 2016 UFRB UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA GABINETE DA REITORIA ASCOM ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO Relatório de Gestão Setorial do Exercício 2016 Cruz das Almas BA 2017 UFRB UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO

Leia mais

Jornalismo. Guia de carreiras Newton Jornalismo 11

Jornalismo. Guia de carreiras Newton Jornalismo 11 Jornalismo Guia de carreiras Guia de carreiras Newton Jornalismo 11 Introdução O curso de Jornalismo é voltado para o conhecimento de como a informação é percebida, transmitida e compreendida pela sociedade.

Leia mais

Edital de Seleção Simplificada nº 03/2016 para a Bolsa de Desenvolvimento Profissional

Edital de Seleção Simplificada nº 03/2016 para a Bolsa de Desenvolvimento Profissional Edital de Seleção Simplificada nº 03/2016 para a Bolsa de Desenvolvimento Profissional O Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn-UFPE) torna público aos estudantes dos cursos de

Leia mais

GESTÃO. Prof. Georgheton Melo Nogueira Reitor. Profª. Dayana Melo Nogueira Prates Vice-Reitora

GESTÃO. Prof. Georgheton Melo Nogueira Reitor. Profª. Dayana Melo Nogueira Prates Vice-Reitora CARTILHA ASCOM GESTÃO Prof. Georgheton Melo Nogueira Reitor Profª. Dayana Melo Nogueira Prates Vice-Reitora Profª. Blície Jennifer Balisa Rocha Pró-Reitora de Graduação, Pesquisa e Extensão Prof. Mauro

Leia mais

Prover soluções eficientes e flexíveis de TIC para que a Unifesp cumpra sua missão.

Prover soluções eficientes e flexíveis de TIC para que a Unifesp cumpra sua missão. O Departamento de Comunicação Institucional (DCI Unifesp) está subordinado à Reitoria e tem como função estabelecer as diretrizes de uma política global de comunicação para a Unifesp. Missão Prover soluções

Leia mais

Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR

Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR EDITAL N 02/2018 PARA SELEC A O DE BOLSISTAS O Projeto Agência Escola de Comunicação Pública e Difusão Científica e Cultural

Leia mais

GUIA DE ORIENTAÇÕES Serviços da Assessoria de Comunicação Social

GUIA DE ORIENTAÇÕES Serviços da Assessoria de Comunicação Social A Assessoria de Comunicação Social (Ascom) da Universidade Federal de Alfenas UNIFAL-MG é uma unidade de apoio e assessoramento da Instituição, diretamente ligada ao Gabinete da Reitoria, que dentre suas

Leia mais

UFRB UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA GABINETE DA REITORIA ASCOM ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO. Relatório de Gestão Setorial do Exercício 2015

UFRB UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA GABINETE DA REITORIA ASCOM ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO. Relatório de Gestão Setorial do Exercício 2015 UFRB UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA GABINETE DA REITORIA ASCOM ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO Relatório de Gestão Setorial do Exercício 2015 Cruz das Almas BA 2016 UFRB UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO

Leia mais

Semana da divulgação. Dia D Digital. Comitês Regionais e Setoriais

Semana da divulgação. Dia D Digital. Comitês Regionais e Setoriais Semana da divulgação + Dia D Digital Comitês Regionais e Setoriais O que é? Nosso grande momento! Esta semana dará início as divulgações do mais esperado evento do PGQP, considerado o principal na área

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense Conselho Superior

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense Conselho Superior RESOLUÇÃO Nº 067 CONSUPER/2014 Dispõe sobre a criação da Coordenação-geral de Comunicação CECOM. O Presidente do do IFC, Professor Francisco José Montório Sobral, no uso de suas atribuições conferidas

Leia mais

Assessoria de Comunicação Social

Assessoria de Comunicação Social Assessoria de Comunicação Social RELATÓRIO DE VIAGEM 22 DE SETEMBRO DE 2010 No dia 22 de outubro de 2010 a Assessoria de Comunicação Social, representada pelo Coordenador, Prof. Dr. Geder Parzianello,

Leia mais

QUEM SOMOS SUA AGÊNCIA ONLINE DE PRODUÇÃO, MARKETING E CONTEÚDO

QUEM SOMOS SUA AGÊNCIA ONLINE DE PRODUÇÃO, MARKETING E CONTEÚDO QUEM SOMOS SUA AGÊNCIA ONLINE DE PRODUÇÃO, MARKETING E CONTEÚDO Some prática, profissionalismo, inovação e retorno. O resultado da equação é a mistura da Sorella Studio. O conceito de agência online amplia

Leia mais

PORTFÓLIO DE AÇÕES Fevereiro/2017

PORTFÓLIO DE AÇÕES Fevereiro/2017 www.mundomidias.com.br www.facebook.com/mundomidias PORTFÓLIO DE AÇÕES Fevereiro/2017 Coloque a sua empresa no mundo e na mídia. Somos uma agência carioca especializada em comunicação, no sentido literal

Leia mais

O blog que só mostra o que a Região Serrana do Rio tem de melhor para oferecer!

O blog que só mostra o que a Região Serrana do Rio tem de melhor para oferecer! O blog que só mostra o que a Região Serrana do Rio tem de melhor para oferecer! O BLOG APRESENTAÇÃO: Bem-vindo a era da interatividade e do marketing de conteúdo. Só na internet você pode expor sua marca

Leia mais

Michele da Costa. Jornalista profissional com pós-graduação. Campinas, SP

Michele da Costa. Jornalista profissional com pós-graduação. Campinas, SP Michele da Costa Jornalista profissional com pós-graduação Campinas, SP Jornalista profissional, com experiências em reportagem, edição, assessoria de comunicação/ imprensa, produção de conteúdo e gestão

Leia mais

CONTROLE DE APROVAÇÃO ELABORADO REVISADO POR APROVADO Kélia Jácome Kélia Jácome Silvia Helena Correia Vidal

CONTROLE DE APROVAÇÃO ELABORADO REVISADO POR APROVADO Kélia Jácome Kélia Jácome Silvia Helena Correia Vidal Primeira 1/6 CONTROLE DE APROVAÇÃO ELABORADO REVISADO POR APROVADO Kélia Jácome Kélia Jácome Silvia Helena Correia Vidal Marcelo de Sousa Monteiro Michelle Borges C. Cunha HISTÓRICO DE MODIFICAÇÕES EDIÇÃO

Leia mais

Atividades complementares:

Atividades complementares: Atividades complementares: As Atividades Curriculares Complementares, Científicas e Culturais são um componente curricular obrigatório enriquecedor do perfil do formando e que deverão possibilitar o desenvolvimento

Leia mais

APEX BRASIL: PARCEIRA DO EXPORTADOR E DO INVESTIDOR

APEX BRASIL: PARCEIRA DO EXPORTADOR E DO INVESTIDOR APEX BRASIL: PARCEIRA DO EXPORTADOR E DO INVESTIDOR 1 ASSESSORIA DE IMPRENSA / RP INTERNACIONAL São Paulo, 17 de maio de 2010 Local: Sheraton WTC São Paulo / SP 2 PONTOS-CHAVE DE DISCUSSÃO Para que serve

Leia mais

Estratégias de Comunicação em Eventos. Prof. Flávio Franceschi

Estratégias de Comunicação em Eventos. Prof. Flávio Franceschi Estratégias de Comunicação em Eventos Prof. Flávio Franceschi Emissor Meio (Mensagem) Receptor Consumidores e a Comunicação Novos Consumidores necessitam de novas estratégias de Comunicação Publicidade

Leia mais

RELATÓRIO PÓS-VENDA PATROCÍNIO: APOIO:

RELATÓRIO PÓS-VENDA PATROCÍNIO: APOIO: RELATÓRIO PÓS-VENDA ÍNDICE 4Histórico 6 Expedição Avicultura 8 Atuação e Representatividade 18 Resultados Campanha 22 Evento Encerramento 26 Clipping 10 Campanha de Divulgação 20 Evento Lançamento 24 Expedição

Leia mais

Edital N.002-SESDUF/RR, de 09 de maio de 2017.

Edital N.002-SESDUF/RR, de 09 de maio de 2017. ANDES Sindicato Nacional SESDUF/RR - Seção Sindical dos Docentes da UFRR Edital N.002-SESDUF/RR, de 09 de maio de 2017. PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL ÁREA: Comunicação FUNÇÃO: Assessoria

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina COM382 Assessoria de Comunicação e Imprensa

Programa Analítico de Disciplina COM382 Assessoria de Comunicação e Imprensa 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Comunicação Social - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

Mídias Digitais Leandro Novi

Mídias Digitais Leandro Novi USCS 2019 - CALENDÁRIO DE PROVAS 1º SEMESTRE DE 2019 - ESCOLA COMUNICAÇÃO NÚCLEO COMUM 01AM SALA 83 8h - 9h40 Leandro Novi Design Gráfico e Digital Comunicação Corporativa 8h - 9h40 Leandro Novi Comunicação

Leia mais

EDITAL Nº PROJETO AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE JORNALISMO

EDITAL Nº PROJETO AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE JORNALISMO EDITAL Nº. 01 - PROJETO AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE JORNALISMO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS / DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA - SELEÇÃO DE BOLSITAS A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), através

Leia mais

CÂMARA DE EXTENSÃO E CULTURA ICT UNIFESP Secretaria de Extensão e Cultura

CÂMARA DE EXTENSÃO E CULTURA ICT UNIFESP Secretaria de Extensão e Cultura INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2017 A presente instrução normativa tem por finalidade definir e organizar os trabalhos da Secretaria de Extensão e Cultura do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFESP, conforme

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DA DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES PÚBLICAS

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DA DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES PÚBLICAS RELATÓRIO DE ATIVIDADES DA DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES PÚBLICAS Antonio Samarão Gonçalves Diretor de Comunicação e Relações Públicas 2012 PLANO DE TRABALHO 2012 Campanha de filiação A Secretaria

Leia mais

COMUNICADO DE ABERTURA PROCESSO SELETIVO CLT Nº 004 / 2018

COMUNICADO DE ABERTURA PROCESSO SELETIVO CLT Nº 004 / 2018 COMUNICADO DE ABERTURA PROCESSO SELETIVO CLT Nº 004 / 2018 O Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás - CIBiogás-ER, comunica a abertura do Processo Seletivo nº 004/2018, com o objetivo de prover

Leia mais

Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org

Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org Este documento faz parte do Repositório Institucional do Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org GT de Comunicação - Nota Conceitual O Grupo de Trabalho de Comunicação do Comitê Organizador do

Leia mais

O Grupo Canal Energia

O Grupo Canal Energia Revista ABRAGE O Grupo CanalEnergia 1- Escopo do Projeto 2 - Estratégia 3 - Viabilidade 1- Escopo do Projeto Escopo do Projeto periodicidade e conteúdo Periodicidade: Foco principal: 3 edições / ano Quadrimestral

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL

APRESENTAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL APRESENTAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL A Agência de Certificação Ocupacional (ACERT) é parte integrante da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM) Centro de Modernização e Desenvolvimento da Administração

Leia mais

UFRB UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA GABINETE DA REITORIA ASCOM ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO. Relatório de Gestão Setorial do Exercício 2014

UFRB UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA GABINETE DA REITORIA ASCOM ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO. Relatório de Gestão Setorial do Exercício 2014 UFRB UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA GABINETE DA REITORIA ASCOM ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO Relatório de Gestão Setorial do Exercício 2014 Cruz das Almas BA 2015 UFRB UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO

Leia mais

1º Plano de Comunicação do IFPE Campus Pesqueira

1º Plano de Comunicação do IFPE Campus Pesqueira 1º Plano de Comunicação do IFPE Campus Pesqueira Elaborado por Jorge Luiz 1º Jornalista IFPE Campus Pesqueira Janeiro - 2017 DRT - 4305 Apresentação Apenas com planejamento se consegue pensar e administrar

Leia mais

Nossa gestão buscou intensificar o uso das ferramentas de comunicação já disponíveis, ampliando a interface existente.

Nossa gestão buscou intensificar o uso das ferramentas de comunicação já disponíveis, ampliando a interface existente. Comunicação 23 24 Manter a comunicação com os associados é um constante desafio. Não basta realizar: é preciso que os oftalmologistas conheçam bem de perto o que está sendo feito, como uma forma de motivar

Leia mais

RELATÓRIO NÚCLEO DO EGRESSO PARCIAL - PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DO EGRESSO

RELATÓRIO NÚCLEO DO EGRESSO PARCIAL - PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DO EGRESSO RELATÓRIO NÚCLEO DO EGRESSO 2018 - PARCIAL - PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DO EGRESSO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOTUPORANGA - UNIFEV 2018 1 REITOR: Prof. Dr. Rogério Rocha Matarucco PRÓ-REITO ACADÊMICO: Prof.

Leia mais

EDITAL N.º 40/2013 RETIFICADO PELO EDITAL 54/2013 SELEÇÃO CANDIDATO AO PROGRAMA DE ESTÁGIO

EDITAL N.º 40/2013 RETIFICADO PELO EDITAL 54/2013 SELEÇÃO CANDIDATO AO PROGRAMA DE ESTÁGIO EDITAL N.º 40/2013 RETIFICADO PELO EDITAL 54/2013 SELEÇÃO CANDIDATO AO PROGRAMA DE ESTÁGIO A REITORA DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA, no uso da competência, divulga a abertura de inscrições

Leia mais

METODOLOGIA DE TRABALHO

METODOLOGIA DE TRABALHO PLANO INTERMEDIÁRIO Escopo ASSESSORIA DE IMPRENSA 2 artigos por mês; 2 releases por mês; Notas de agendas. MARKETING JURÍDICO 1 Newsletter por mês; Até quatro Alerts por mês; Atualização do site com os

Leia mais

Nossos associados. podem se associar laboratórios clínicos e empresas fabricantes e distribuidoras de Medicina Laboratorial é uma sociedade de

Nossos associados. podem se associar laboratórios clínicos e empresas fabricantes e distribuidoras de Medicina Laboratorial é uma sociedade de midiakit - 2019 Nossos associados são médicos patologistas clínicos e de outras especialidades, farmacêuticos-bioquímicos, biomédicos, biólogos, técnicos e outros profissionais de laboratórios clínicos,

Leia mais

Relatório Geral da Pesquisa Comunicação UFG: Produtos e Serviços

Relatório Geral da Pesquisa Comunicação UFG: Produtos e Serviços Relatório Geral da Pesquisa Comunicação UFG: Produtos e Serviços A pesquisa foi aplicada de forma online, entre os dias 06 a 21 de abril, nas Regionais Catalão, Goiânia, Goiás e Jataí da Universidade Federal

Leia mais

MANUAL DE PRODUTOS E SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO E MARKETING

MANUAL DE PRODUTOS E SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO E MARKETING Este Manual reúne as especificações necessárias para cada serviço ou produto do DECOM, além de suas respectivas particularidades. O uso do nome e da logomarca da SMCC e de seus Departamentos estão definidos

Leia mais

Menu de Mídias PROCESSOS SELETIVOS

Menu de Mídias PROCESSOS SELETIVOS Menu de Mídias PROCESSOS SELETIVOS APRESENTAÇÃO Este documento tem o objetivo de apresentar algumas possibilidades de divulgação dos processos seletivos para ingresso de alunos no Instituto Federal do

Leia mais

OPENING PORTFÓLIO DE AGÊNCIAS IMAGEM FUNDO BRANCO

OPENING PORTFÓLIO DE AGÊNCIAS IMAGEM FUNDO BRANCO OPENING PORTFÓLIO DE AGÊNCIAS IMAGEM FUNDO BRANCO Portfólio de Agências O Portfólio de Agências do Meio & Mensagem funciona como uma grande vitrine no mercado publicitário. Através da apresentação dos

Leia mais

Edital Nº 01/ 2018 SINDSIFPE S. S. SINASEFE

Edital Nº 01/ 2018 SINDSIFPE S. S. SINASEFE Edital Nº 01/ 2018 SINDSIFPE S. S. SINASEFE PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL ÁREA: Comunicação FUNÇÃO: Assessoria de Comunicação A Seção Sindical dos Servidores Federais da Educação Básica,

Leia mais

NORMA OPERACIONAL 01/2014. Regras e normas de comunicação interna e publicações

NORMA OPERACIONAL 01/2014. Regras e normas de comunicação interna e publicações NORMA OPERACIONAL 01/2014 Regras e normas de comunicação interna e publicações O Presidente e Diretor Geral da Fundação Comunitária Tricordiana de Ensino, no uso de suas atribuições e tendo em vista a

Leia mais

Edital 01/2016 Seleção de estagiários para a Editora Universitária

Edital 01/2016 Seleção de estagiários para a Editora Universitária Edital 01/2016 Seleção de estagiários para a Editora Universitária A Editora Universitária torna pública a realização de processo de seleção de estagiários, destinado a graduandos dos cursos de Bacharelado

Leia mais

Agência Experimental do curso de Relações Públicas 1. Lívia dos SANTOS 2 Helena Cecília DALANEZI 3 Murilo Brocardo AFINI 4

Agência Experimental do curso de Relações Públicas 1. Lívia dos SANTOS 2 Helena Cecília DALANEZI 3 Murilo Brocardo AFINI 4 Agência Experimental do curso de Relações Públicas 1 Lívia dos SANTOS 2 Helena Cecília DALANEZI 3 Murilo Brocardo AFINI 4 Fábio FRANÇA 5 Marcia Perencin TONDATO 6 Maria Aparecida FERRARI 7 Universidade

Leia mais

EXTERNATO COOPERATIVO DA BENEDITA REGIMENTO DO GABINETE DE PROJETOS, COMUNICAÇÃO E IMAGEM (GPCI) 2017/2018

EXTERNATO COOPERATIVO DA BENEDITA REGIMENTO DO GABINETE DE PROJETOS, COMUNICAÇÃO E IMAGEM (GPCI) 2017/2018 EXTERNATO COOPERATIVO DA BENEDITA REGIMENTO DO GABINETE DE PROJETOS, COMUNICAÇÃO E IMAGEM (GPCI) 2017/2018 As escolas deveriam transformar-se em laboratórios de sustentabilidade. Conselho Nacional de Educação

Leia mais

NORMAS PARA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO EM JORNALISMO

NORMAS PARA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO EM JORNALISMO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DEPARTAMENTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO COLEGIADO DO CURSO JORNALISMO NORMAS PARA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

Leia mais

MENU DE MÍDIAS PROCESSOS SELETIVOS

MENU DE MÍDIAS PROCESSOS SELETIVOS MENU DE MÍDIAS PROCESSOS SELETIVOS Este documento tem o objetivo de apresentar algumas possibilidades de divulgação dos processos seletivos para ingresso de alunos no Instituto Federal do Espírito Santo.

Leia mais

Nossos associados. A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica Medicina Laboratorial é uma sociedade de especialidade médica fundada em 1944.

Nossos associados. A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica Medicina Laboratorial é uma sociedade de especialidade médica fundada em 1944. midiakit - 2018 Nossos associados A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica Medicina Laboratorial é uma sociedade de especialidade médica fundada em 1944. Patologia Clínica Medicina Laboratorial é a

Leia mais

SOBRE NÓS. O SP Jornal circula há 19 anos na zona leste da cidade de. São Paulo, uma região com cerca de 4,5 milhões de habitantes.

SOBRE NÓS. O SP Jornal circula há 19 anos na zona leste da cidade de. São Paulo, uma região com cerca de 4,5 milhões de habitantes. SOBRE NÓS O SP Jornal circula há 19 anos na zona leste da cidade de São Paulo, uma região com cerca de 4,5 milhões de habitantes. A publicação pertence ao Grupo Raiz que também edita os títulos impressos

Leia mais

PROGRAMA DE COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E DE INOVAÇÃO - PCCT SELEÇÃO DE BOLSISTAS

PROGRAMA DE COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E DE INOVAÇÃO - PCCT SELEÇÃO DE BOLSISTAS PROGRAMA DE COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E DE INOVAÇÃO - PCCT SELEÇÃO DE BOLSISTAS A Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais - FAPEMIG torna público que está aberto o processo de seleção de

Leia mais

Relatório Anual de Comunicação

Relatório Anual de Comunicação Relatório Anual de Comunicação - 2014 Resumo Neste documento são apresentadas as estatísticas de acesso e postagens das mídias de web do Instituto Peabiru, as ferramentas desenvolvidas, análise da atividade

Leia mais

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE FEVEREIRO DE 2014

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE FEVEREIRO DE 2014 INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE FEVEREIRO DE 2014 EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I Acompanhamento do curso de capacitação da Mind Lab (15

Leia mais

Encontro de Comunicação Social por Polos- ECOSPOLO

Encontro de Comunicação Social por Polos- ECOSPOLO Encontro de Comunicação Social por Polos- ECOSPOLO 2017 Tema: Campanha Institucional Palavras introdutórias... Tema: Plano de Comunicação estratégica da RSB Objetivo Geral: Consolidar e buscar um novo

Leia mais

AGÊNCIA DA HORA: A EXPERIÊNCIA DA NOTÍCIA 1. André Botezzini PIOVESAN 2 Carlos André E. DOMINGUEZ 3 Cláudia Herte de MORAES 4 UFSM/Cesnors

AGÊNCIA DA HORA: A EXPERIÊNCIA DA NOTÍCIA 1. André Botezzini PIOVESAN 2 Carlos André E. DOMINGUEZ 3 Cláudia Herte de MORAES 4 UFSM/Cesnors AGÊNCIA DA HORA: A EXPERIÊNCIA DA NOTÍCIA 1 André Botezzini PIOVESAN 2 Carlos André E. DOMINGUEZ 3 Cláudia Herte de MORAES 4 UFSM/Cesnors RESUMO A Agência Experimental de Notícias Da Hora permite o uso

Leia mais

AOS FORNECEDORES DE SERVIÇOS DE DIVULGAÇÃO PARA EVENTOS DE CORRIDA DE RUA CONCORRÊNCIA

AOS FORNECEDORES DE SERVIÇOS DE DIVULGAÇÃO PARA EVENTOS DE CORRIDA DE RUA CONCORRÊNCIA AOS FORNECEDORES DE SERVIÇOS DE DIVULGAÇÃO PARA EVENTOS DE CORRIDA DE RUA Prezados Senhores, CONCORRÊNCIA Esta entidade estará promovendo pesquisa para contratação de estruturas e s, visando atender as

Leia mais

EDITAL Nº 137/2016 RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 133/2016

EDITAL Nº 137/2016 RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 133/2016 EDITAL Nº 37/06 RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 33/06 O VICE-REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, retifica o Edital nº 33/06 de 7 de maio de 06, referente

Leia mais

O Grupo de Atendimento ao Usuário:

O Grupo de Atendimento ao Usuário: Grupo de Atendimento ao Usuário O Grupo de Atendimento ao Usuário: É um canal de comunicação entre o usuário (interno e externo) e serviços e produtos do CCST e a coordenação. O Grupo vem se preparando

Leia mais