Os Registros na Pesquisa. Christiane Zubler

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Os Registros na Pesquisa. Christiane Zubler"

Transcrição

1 Os Registros na Pesquisa Christiane Zubler

2 RELEMBRANDO... A importância de se trabalhar com projetos de pesquisa na educação Básica: O Experiências exitosas; O Como organizar e avaliar feiras de ciências; O Como produzir ciência nas diversas áreas do conhecimento; O Pesquisa da educação Básica.

3 Ideia Tema Planejamento Projeto Registro Avaliação

4 Por que registrar?

5 Para refletir... Quando conduzimos um experimento, por que devemos fazer anotações? Qual é o lugar mais adequado para fazer anotações? O que devemos anotar? Que formas de registros podemos desenvolver para Feira de Ciências?

6 Registros no regulamento... Caderno de campo Resumo do projeto Relatório da pesquisa Exposição: cartazes, fotos, banners, vídeos, maquetes...

7 CADERNO DE CAMPO

8 Caderno de Campo Conhecido como: Portfólio Diário de Bordo Caderno de Campo

9 O que é um Caderno de Campo? É um caderno ou pasta no qual os alunos registram as etapas que realizam no desenvolvimento do projeto de pesquisa. É um instrumento para que os alunos possam anotar suas observações, ideias, reflexões e comentários sobre o trabalho em desenvolvimento, bem como fotos, esquemas e diagramas.

10 O que é um Caderno de Campo? É um local onde o estudante pode descrever e refletir sobre os problemas que vão surgindo, os obstáculos que decorrem do desenvolvimento do trabalho e a forma como os superou. É um diário do projeto, e pode ser feito em grupo ou individualmente. (CARNEIRO et al., 2012)

11 Ele auxilia a criar o hábito de escrever, observar com atenção, descrever com precisão e refletir sobre os acontecimentos.

12 Para que serve o Caderno de Campo? Para registrar de forma precisa todas as observações pertinentes ao projeto, bem como os resultados parciais e finais obtidos. (CARNEIRO et al., 2012)

13 Para que serve o Caderno de Campo? É uma ferramenta que permite o aluno e seu orientador fazerem auto avaliações da pesquisa. (SILVA et al., 2009). A valorização do Caderno de Campo estimula os alunos a manter o registro organizado das atividades, permitindo avaliar aspectos importantes da investigação científica na medida em que o registro do desenvolvimento do trabalho dá acesso à evolução da pesquisa.

14

15 O QUE SE REGISTRA NUM DIÁRIO DE BORDO??? O Não existe na literatura uma estrutura específica para fazer um registo no diário de bordo. Contudo, pode-se usar um formulário simples que ajude a organizar melhor as informações e que sirva de modelo.

16 Como fazer? SUGESTÃO: 1.Cabeçalho; 2.Descrição da atividade; 3.Reflexão sobre os resultados alcançados; (LUDKE; ANDRÉ, 1986)

17 Vamos detalhar... O cabeçalho pode conter: O A data; O A hora de início e fim; O O local onde ocorreu a atividade; O Quem está registrando a atividade (autor do registro se for em grupo); (LUDKE & ANDRÉ 1986)

18

19 Vamos detalhar... Na descrição do registro pode-se usar: Textos; Observações; Medidas; Diagramas e gráficos; Imagens (desenhos ou fotografias); Referências a vídeos; Tabelas; (LUDKE & ANDRÉ 1986)

20

21 Vamos detalhar... A reflexão pode conter os pensamentos sobre o modo como a tarefa foi conduzida, o seu efeito no processo de desenvolvimento do projeto e os próximos passos a serem conduzidos. (LUDKE & ANDRÉ 1986)

22

23 UM BOM REGISTRO DE UM CADERNO DE CAMPO É AQUELE QUE: Faz uma descrição rigorosa da atividade; Identifica o contexto do registro: dia, hora, local, executores; Concentra a descrição do registro em seus aspectos essenciais; Inclui uma reflexão crítica e comentários significativos; (SILVA et al., 2009)

24 No Caderno de Campo... Podem registrar questões colocadas ao professor, bem como o resultado das discussões com ele. Outros professores que porventura venham a ser consultados também podem ser referenciados no diário de bordo, bem como o resultado desta consulta. Informações adicionais sobre o projeto também podem ser relatadas como, por exemplo, reflexões em relação à forma como o grupo está trabalhando. (CARNEIRO et al., 2012)

25 E SE A ATIVIDADE NÃO DEU CERTO OS RESULTADOS DEVEM SER DESCARTADOS? Nem sempre a atividade foi bem sucedida, isso faz parte da pesquisa e também deve ser registrado, ou seja, não deve ser ignorado. (CARNEIRO etal., 2012)

26 Vantagens do Caderno de Campo

27 Testemunho dos passos desenvolvidos no projeto. É um instrumento de acompanhamento do trabalho sendo feito. O professor pode usá-lo para verificar o que está sendo feito, orientar o aluno e avaliar o andamento do projeto e o próprio aluno.

28 E o que devemos evitar? É melhor evitar copiar textos da Internet ou digitalizados sem acrescentar uma reflexão ou uma crítica. Ao copiá-los, devemos citar a fonte. O Diário é preenchido ao longo do desenvolvimento de um projeto. Ele reflete os acontecimentos do momento do registro. Por isso, não é recomendado passar o Caderno de Campo a limpo.

29

30 Por que fazer o Caderno de Campo? O Caderno de campo é um critério de avaliação das Etapas da Feira de Ciências Será observado também pelos avaliadores.

31 Resumo Quem irá fazer?

32 RESUMO QUEM IRÁ FAZER? O resumo é necessário para inscrição na Feira de Ciências de Sinop após a seleção do trabalho/projeto na Etapa Escolar. Uma cópia do resumo será observado também pelos avaliadores, junto com o caderno de campo e outros materiais elaborado a partir da pesquisa.

33

34 Relatório da Pesquisa Quem irá fazer?

35 RELATÓRIO DA PESQUISA QUEM IRA FAZER? Será desenvolvido após ao projeto/pesquisa ser selecionado na etapa escolar. Os alunos podem contribuir na produção com auxílio do caderno de campo. O Relatório será um documento apresentado aos avaliadores e aos visitantes na Feira de Ciências.

36 Relatório da Pesquisa

37 Exposição Apresentação dos resultados aos avaliadores 2 a 5 minutos

38

39

40

41

42

43

44

45 Avaliação

46 Critérios observados pelos Avaliadores da Feira de Ciências Capacidade Inovadora Capacidade Criativa Pensamento Científico Problemática do estudo Objetivos Relevância Social Método utilizado Experiência realizada Processo de Construção Caderno de Campo Relatório da pesquisa Resumo da pesquisa Clareza Apresentação Visual/Estande Apresentação Oral

47 Avaliação na escola Como o professor pode avaliar o trabalho de pesquisa desenvolvido pelos alunos? Sugestão no regulamento

48 Aprendizagem Interativa em Ciências e Engenharia

49

50

51

52 Muito Obrigada! A criatividade é a inteligência se divertindo... Albert Einstein

Metodologia Científica. Construindo Saberes

Metodologia Científica. Construindo Saberes Metodologia Científica Construindo Saberes Trabalho com Projetos A pesquisa promove saberes Estímulo ao desenvolvimento da ciência Construção e busca por novos conhecimentos Buscar novos horizontes Desenvolvimento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA MESTRADO PROFISSIONAL PRODUTO EDUCACIONAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA MESTRADO PROFISSIONAL PRODUTO EDUCACIONAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA MESTRADO PROFISSIONAL PRODUTO EDUCACIONAL UM TUTORIAL PARA PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES NA FEIRA CIÊNCIA VIVA

Leia mais

Metodologia do Ensino e Pesquisa Tecnológica - MEPT

Metodologia do Ensino e Pesquisa Tecnológica - MEPT Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco POLI/UPE Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil PEC Metodologia do Ensino e Pesquisa Tecnológica - MEPT Diário de Bordo Como instrumento pedagógico

Leia mais

IV Mostra do Conhecimento Científico - Normas Gerais

IV Mostra do Conhecimento Científico - Normas Gerais IV Mostra do Conhecimento Científico - Normas Gerais 1) Data: 26 de agosto de 2017 das 9h às 13h. 2) Cada trabalho deverá ter, NO MÁXIMO, 3 alunos e, obrigatoriamente, um Professor Orientador. O Coorientador

Leia mais

Manual!para!Diretor!de!Modalidade!!X!CONNEPI!

Manual!para!Diretor!de!Modalidade!!X!CONNEPI! ManualparaDiretordeModalidade XCONNEPI [ATENÇÃO]* ObserveseosartigosestãonasnormasdoXCONNEPIantesdeenviaEloparao avaliador. Nãoénecessárioalteraroprazoparaconclusãodaavaliação,poisomesmojá estáestipuladoem1semana.

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSOS

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSOS UNIVERSIDADE PAULISTA CURSOS CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas CST em Automação Industrial CST em Gestão da Tecnologia da Informação CST em Redes de Computadores PIM Projeto Integrado Multidisciplinar

Leia mais

MANUAL DO AVALIADOR O que é uma Feira de Ciência? Por que avaliar os trabalhos? Como os avaliadores devem proceder?

MANUAL DO AVALIADOR O que é uma Feira de Ciência? Por que avaliar os trabalhos? Como os avaliadores devem proceder? MANUAL DO AVALIADOR O que é uma Feira de Ciência? É uma exposição que divulga os resultados de experimentos ou de levantamentos realizados, com rigor científico, por alunos, sob a orientação de um professor.

Leia mais

REGULAMENTO da IV Mostra Tecnológica

REGULAMENTO da IV Mostra Tecnológica REGULAMENTO da IV Mostra Tecnológica O presente regulamento estabelece diretrizes gerais referentes à realização da IV Mostra Tecnológica, que será realizada durante o XI Congresso Norte Nordeste de Pesquisa

Leia mais

Prêmios Santander Universidades Edição 2010. Maio de 2010.

Prêmios Santander Universidades Edição 2010. Maio de 2010. Prêmios Santander Universidades Maio de 2010. O Santander acredita que o investimento no ensino superior é a forma mais direta e eficaz de apostar no desenvolvimento dos países em que está presente E,

Leia mais

Fundamentos de Bancos de Dados 3 a Prova Caderno de Questões

Fundamentos de Bancos de Dados 3 a Prova Caderno de Questões Fundamentos de Bancos de Dados 3 a Prova Caderno de Questões Prof. Carlos A. Heuser Dezembro de 2009 Duração: 2 horas Prova com consulta Questão 1 (Construção de modelo ER) Deseja-se projetar a base de

Leia mais

a) A inscrição será realizada pelos NITs locais no site do X CONNEPI por meio do link

a) A inscrição será realizada pelos NITs locais no site do X CONNEPI por meio do link REGULAMENTO da III Mostra Tecnológica O presente Regulamento estabelece diretrizes gerais referentes à realização da III Mostra Tecnológica, que será realizada durante o X Congresso Norte Nordeste de Pesquisa

Leia mais

IV FEIRA DE CIÊNCIAS DE SINOP. II Feira de Ciências KIDS!

IV FEIRA DE CIÊNCIAS DE SINOP. II Feira de Ciências KIDS! IV FEIRA DE CIÊNCIAS DE SINOP II Feira de Ciências KIDS! Tópicos abordados na formação Apresentação da proposta - Prof. Reginaldo Costa Relatos das experiências exitosas - Prof. Jeferson Zanin Como organizar,

Leia mais

Termo aditivo ao Edital N.º 01/2013 (PROEX)

Termo aditivo ao Edital N.º 01/2013 (PROEX) Termo aditivo ao Edital N.º 01/2013 (PROEX) Estabelece normas para a participação no Projeto Feira de Ciências e Mostras Científicas: desenvolvimento: científico e cultural no ambiente semiárido no município

Leia mais

REGULAMENTO da III Mostra Tecnológica

REGULAMENTO da III Mostra Tecnológica REGULAMENTO da III Mostra Tecnológica O presente Regulamento estabelece diretrizes gerais referentes à realização da III Mostra Tecnológica, que será realizada durante o X Congresso Norte Nordeste de Pesquisa

Leia mais

REGULAMENTO DA XIV FEIRA TÉCNICO-CIENTÍFICA Objetivos:

REGULAMENTO DA XIV FEIRA TÉCNICO-CIENTÍFICA Objetivos: REGULAMENTO DA XIV FEIRA TÉCNICO-CIENTÍFICA 2018. 1. Objetivos: Incentivar a atividade científica, através da elaboração e execução de projetos científicos, auxiliando, assim, na construção do conhecimento.

Leia mais

II FECIVALE. Feira de Ciências do Vale do Ribeira IFSP campus Registro REGRAS GERAIS

II FECIVALE. Feira de Ciências do Vale do Ribeira IFSP campus Registro REGRAS GERAIS II FECIVALE Feira de Ciências do Vale do Ribeira IFSP campus Registro REGRAS GERAIS 1. Podem enviar projetos para a II FECIVALE estudantes matriculados nos 8º e 9ºs anos do Ensino Fundamental, alunos do

Leia mais

V MOSTRA TECNOLÓGICA DO IFRN

V MOSTRA TECNOLÓGICA DO IFRN V MOSTRA TECNOLÓGICA DO IFRN 1. Regras gerais de participação 1. Podem enviar projetos para a V Mostra Tecnológica do IFRN alunos de todas as modalidades de Ensino durante o ano de desenvolvimento e submissão

Leia mais

Exemplo COMO FAZER UM TRABALHO ESCOLAR O QUE DEVE CONSTAR EM UM TRABALHO ESCOLAR? Um Trabalho Escolar que se preze, de nível fundamental, deve conter:

Exemplo COMO FAZER UM TRABALHO ESCOLAR O QUE DEVE CONSTAR EM UM TRABALHO ESCOLAR? Um Trabalho Escolar que se preze, de nível fundamental, deve conter: COMO FAZER UM TRABALHO ESCOLAR O QUE DEVE CONSTAR EM UM TRABALHO ESCOLAR? Um Trabalho Escolar que se preze, de nível fundamental, deve conter: 1. Capa 2. Folha de Rosto 3. Sumário 4. Introdução 5. Texto

Leia mais

XII BioCiências: Mostra de Projetos Experimentais de Itumbiara-GO 1 Caracterização da Proposta

XII BioCiências: Mostra de Projetos Experimentais de Itumbiara-GO 1 Caracterização da Proposta XII BioCiências: Mostra de Projetos Experimentais de Itumbiara-GO XII BI CIÊNCIAS 1 Caracterização da Proposta O curso de Ciências Biológicas do ILES/ULBRA Itumbiara-GO, iniciou no ano de 2006 a primeira

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO FERNANDO FERRARI CURSO DE ENSINO MÉDIO

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO FERNANDO FERRARI CURSO DE ENSINO MÉDIO ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO FERNANDO FERRARI CURSO DE ENSINO MÉDIO [A capa não é contada na numeração] TÍTULO DO TRABALHO: SUBTÍTULO (se houver) INTEGRANTE 1 INTEGRANTE 2 INTEGRANTE 3 Campo Bom 2017

Leia mais

O PROGRAMA DE FORMAÇÃO PARA A PRÁTICA DAS CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA 2017

O PROGRAMA DE FORMAÇÃO PARA A PRÁTICA DAS CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA 2017 O PROGRAMA DE FORMAÇÃO PARA A PRÁTICA DAS CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA 2017 Inscrições vão até 12 de fevereiro/17. Vagas limitadas. CONTEÚDO Introdução a abordagem de aprendizagem por projetos investigativos;

Leia mais

Regulamento para Exposição de Trabalhos na Feira Regional da 11ª DIREC

Regulamento para Exposição de Trabalhos na Feira Regional da 11ª DIREC 1 Regulamento para Exposição de Trabalhos na Feira Regional da 11ª DIREC A 11ª Diretoria Regional de Educação e Cultura, ligada a SEEC/RN realizará a VI Feira de Ciências da 11ª DIREC na Escola Estadual

Leia mais

REGULAMENTO FEIRA DE CIÊNCIAS E INOVAÇÃO 26 de outubro de 2017

REGULAMENTO FEIRA DE CIÊNCIAS E INOVAÇÃO 26 de outubro de 2017 REGULAMENTO FEIRA DE CIÊNCIAS E INOVAÇÃO 26 de outubro de 2017 Poderão participar da I Feira de Ciências e Inovação de Afogados da Ingazeira, edição 2017, estudantes, professores e professoras do Ensino

Leia mais

SICEEL. Simpósio de Iniciação Científica da Engenharia Elétrica. Edital de Abertura

SICEEL. Simpósio de Iniciação Científica da Engenharia Elétrica. Edital de Abertura EESC - Escola de Engenharia de São Carlos UFSCar - Universidade Federal de São Carlos SICEEL Simpósio de Iniciação Científica da Engenharia Elétrica Edital de Abertura São Carlos, 17 de Agosto de 2015

Leia mais

EDITAL Nº 01/2014. SEMANA DE ARTE, CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA e INOVAÇÃO

EDITAL Nº 01/2014. SEMANA DE ARTE, CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA e INOVAÇÃO EDITAL Nº 01/2014 SEMANA DE ARTE, CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA e INOVAÇÃO O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Campus Simões Filho torna público o presente edital para o desenvolvimento

Leia mais

EDITAL CEET Nº 001/2016 3ª FEIRA DE CURSOS DO CEET TALMO LUIZ SILVA

EDITAL CEET Nº 001/2016 3ª FEIRA DE CURSOS DO CEET TALMO LUIZ SILVA EDITAL CEET Nº 001/2016 3ª FEIRA DE CURSOS DO CEET TALMO LUIZ SILVA O CEET Talmo Luiz Silva torna público o presente Edital de inscrição de projetos de alunos a serem avaliados e expostos na 3ª Feira de

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS CURSO DE BACHARELADO EM NUTRIÇÃO COORDENAÇÃO DE ATIVIDADES

FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS CURSO DE BACHARELADO EM NUTRIÇÃO COORDENAÇÃO DE ATIVIDADES FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS CURSO DE BACHARELADO EM NUTRIÇÃO COORDENAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES I CONGRESSO PARAIBANO DE NUTRIÇÃO REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS CAPÍTULO I

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Campus Rio de Janeiro

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Campus Rio de Janeiro SUSTENTABILIDADE E DIVERSIDADE ATRAVÉS DA CIÊNCIA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Campus Rio de Janeiro XXXVII Semana da Química: Sustentabilidade e Diversidade Através

Leia mais

REGULAMENTO DA XII FEIRA TÉCNICO-CIENTÍFICA 2016.

REGULAMENTO DA XII FEIRA TÉCNICO-CIENTÍFICA 2016. REGULAMENTO DA XII FEIRA TÉCNICO-CIENTÍFICA 2016. 1. Objetivos: Incentivar a atividade científica, através da elaboração e execução de projetos científicos, auxiliando, assim, na construção do conhecimento.

Leia mais

EDITAL Nº 001/17- ST

EDITAL Nº 001/17- ST EDITAL Nº 001/17- ST A Comissão Organizadora da Semana Transdisciplinar 2017 da Faculdade Pitágoras São Luís/MA torna público a abertura de inscrições e estabelece normas relativas à participação e apresentações

Leia mais

17ª UFMG Jovem EDITAL DDC nº 02 /2016

17ª UFMG Jovem EDITAL DDC nº 02 /2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DIRETORIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA 17ª UFMG Jovem EDITAL DDC nº 02 /2016 A Diretoria de Divulgação Científica, da Pró-Reitoria de Extensão

Leia mais

Projetos Curriculares LEGO Education WeDo 2.0

Projetos Curriculares LEGO Education WeDo 2.0 Projetos Curriculares LEGO Education WeDo 2.0 LEGO Education WeDo 2.0 foi desenvolvido para envolver e motivar os estudantes do Ensino Fundamental I a aprender conteúdos relacionados às áreas de Ciências

Leia mais

Universidade do Extremo Sul Catarinense Semana de Ciência e Tecnologia Feira de Ciências REGULAMENTO III FEIRA DE CIÊNCIAS DA UNESC

Universidade do Extremo Sul Catarinense Semana de Ciência e Tecnologia Feira de Ciências REGULAMENTO III FEIRA DE CIÊNCIAS DA UNESC REGULAMENTO III FEIRA DE CIÊNCIAS DA UNESC A III da UNESC será realizada simultaneamente à VIII Semana de Ciência e Tecnologia (SCT UNESC 2017). I ORIENTAÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO NO EVENTO COMO EXPOSITOR

Leia mais

REGULAMENTO. 8. Cada aluno participante de projeto selecionado deverá realizar sua inscrição no evento.

REGULAMENTO. 8. Cada aluno participante de projeto selecionado deverá realizar sua inscrição no evento. REGULAMENTO 1. Podem enviar projetos para a MatExpo Escolar equipes de até 5 estudantes matriculados no Ensino Fundamental II ou no Ensino Médio ou Técnico, de escolas públicas e particulares durante o

Leia mais

Universidade de São Paulo. Regulamento do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos da USP

Universidade de São Paulo. Regulamento do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos da USP Universidade de São Paulo Regulamento do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos da USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A

Leia mais

REGULAMENTO VII MOSTRA IFTec - MOSTRA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CAMPUS CAXIAS DO SUL DO IFRS CAPÍTULO I DO EVENTO

REGULAMENTO VII MOSTRA IFTec - MOSTRA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CAMPUS CAXIAS DO SUL DO IFRS CAPÍTULO I DO EVENTO Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional, Científica e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio Grande do Sul Campus Caxias Do Sul REGULAMENTO VII MOSTRA IFTec

Leia mais

NORMAS PARA SUBMISSÃO, SELEÇÃO, APRESENTAÇÃO E PREMIAÇÃO DE TRABALHOS NA IX JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ASCES

NORMAS PARA SUBMISSÃO, SELEÇÃO, APRESENTAÇÃO E PREMIAÇÃO DE TRABALHOS NA IX JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ASCES NORMAS PARA SUBMISSÃO, SELEÇÃO, APRESENTAÇÃO E PREMIAÇÃO DE TRABALHOS NA IX JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ASCES 1. SUBMISSÃO 1.1. A submissão de proposta de trabalho acadêmico para ser apresentado na

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Campus Rio de Janeiro

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Campus Rio de Janeiro SUSTENTABILIDADE E DIVERSIDADE ATRAVÉS DA CIÊNCIA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Campus Rio de Janeiro XXXVII Semana da Química: Sustentabilidade e Diversidade Através

Leia mais

PPICEDD PROJETO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DORA DIMER

PPICEDD PROJETO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DORA DIMER PPICEDD PROJETO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DORA DIMER 2018 Regulamento: 1. O PPICEDD compreende todos os componentes curriculares do 9º ano do EFII e EM. São eles: Artes,

Leia mais

VIVÊNCIA INTERNACIONAL EM ENGENHARIA & CURSO DE LÍNGUA NO CANADÁ

VIVÊNCIA INTERNACIONAL EM ENGENHARIA & CURSO DE LÍNGUA NO CANADÁ VIVÊNCIA INTERNACIONAL EM ENGENHARIA & CURSO DE LÍNGUA NO CANADÁ O programa customizado pelo College of New Caledonia, British Columbia, Canadá, é voltado à alunos da área das Engenharias e Ciências Aplicadas

Leia mais

Ceará e o eclipse que ajudou Einstein

Ceará e o eclipse que ajudou Einstein Ceará e o eclipse que ajudou Einstein Eixo(s) temático(s) Terra e Universo Tema Sistema Solar Conteúdos Sistema Terra-Lua-Sol / eclipses Usos / objetivos Retomada de conhecimentos / avaliação / problematização

Leia mais

I ENCONTRO INTEGRADO DE PESQUISA E EXTENSÃO E DESENVOLVIMENTO VII ENCONTRO DE PESQUISA E EXTENSÃO - UNIPÊ TEMÁTICA: INOVAÇÃO E INTEGRAÇÃO

I ENCONTRO INTEGRADO DE PESQUISA E EXTENSÃO E DESENVOLVIMENTO VII ENCONTRO DE PESQUISA E EXTENSÃO - UNIPÊ TEMÁTICA: INOVAÇÃO E INTEGRAÇÃO I ENCONTRO INTEGRADO DE PESQUISA E EXTENSÃO E DESENVOLVIMENTO VII ENCONTRO DE PESQUISA E EXTENSÃO - UNIPÊ TEMÁTICA: INOVAÇÃO E INTEGRAÇÃO Objetivo: Conhecer os projetos desenvolvidos no UNIPÊ, promover

Leia mais

Universidade do Extremo Sul Catarinense Semana de Ciência e Tecnologia Feira de Ciências REGULAMENTO IV FEIRA DE CIÊNCIAS DA UNESC

Universidade do Extremo Sul Catarinense Semana de Ciência e Tecnologia Feira de Ciências REGULAMENTO IV FEIRA DE CIÊNCIAS DA UNESC REGULAMENTO IV FEIRA DE CIÊNCIAS DA UNESC A IV da UNESC será realizada simultaneamente à IX Semana de Ciência e Tecnologia (SCT UNESC 2018). I ORIENTAÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO NO EVENTO COMO EXPOSITOR DE

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Psicologia B 12º Ano Ano Letivo COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Psicologia B 12º Ano Ano Letivo COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Psicologia B 12º Ano Ano Letivo 2017-18 COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS Mobiliza conhecimentos para fundamentar e argumentar ideias Comunica ideias, oralmente ou por escrito, com correção

Leia mais

A AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA SERÁ COMPOSTA DE:

A AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA SERÁ COMPOSTA DE: A AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA SERÁ COMPOSTA DE: Trabalhos/Verificações Valor Data V1 (Verificação I) 10 pontos 20 de abr V2 (Verificação II): -5 fichas de leitura (2 pontos) - prova escrita (8 pontos) VT (Verificação

Leia mais

REGULAMENTO DA XV FEIRA TÉCNICO-CIENTÍFICA 2019

REGULAMENTO DA XV FEIRA TÉCNICO-CIENTÍFICA 2019 REGULAMENTO DA XV FEIRA TÉCNICO-CIENTÍFICA 2019 1. Objetivos: Incentivar a atividade científica, através da elaboração e execução de projetos científicos, auxiliando, assim, na construção do conhecimento.

Leia mais

ESCOLA & UNIVERSIDADE:

ESCOLA & UNIVERSIDADE: ESCOLA & UNIVERSIDADE: PARCERIA DE PROFISSIONAIS HARACEMIV, Sônia Maria Chaves (sharacemiv@ufpr.br) Universidade Federal do Paraná - Brasil CASTRO, Ana Paula Pádua Pires de (anaser@ufpr.br) Universidade

Leia mais

EDITAL CONGEMAS Nº 01/ 2014

EDITAL CONGEMAS Nº 01/ 2014 EDITAL CONGEMAS Nº 01/ 2014 PRÊMIO NACIONAL BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO/CONGEMAS/2014 A Diretoria Executiva do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social CONGEMAS, no uso de suas atribuições

Leia mais

Projeto: FEIRA DE CIÊNCIAS ARTE CULTURA

Projeto: FEIRA DE CIÊNCIAS ARTE CULTURA Introdução A Coordenação Pedagógica do Centro de Ensino Fundamental 02 torna pública a realização da Feira de Ciências Arte Cultura, uma das ações propostas para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia,

Leia mais

REGULAMENTO FEBRACE 2014 PARA FEIRAS AFILIADAS 1. REGRAS PRINCIPAIS DA FEBRACE

REGULAMENTO FEBRACE 2014 PARA FEIRAS AFILIADAS 1. REGRAS PRINCIPAIS DA FEBRACE REGULAMENTO FEBRACE 2014 PARA FEIRAS AFILIADAS 1. REGRAS PRINCIPAIS DA FEBRACE 1.1. Podem participar da FEBRACE quaisquer estudantes que estejam cursando o 8º ou 9º ano do ensino fundamental, o ensino

Leia mais

DISCIPLINA DE ÁREA PROJECTO

DISCIPLINA DE ÁREA PROJECTO DISCIPLINA DE ÁREA PROJECTO 3º Ciclo TEMA Metodologia de trabalho projecto Trabalho em grupo e trabalho individual Nome: Nº Turma: Metodologia de Trabalho Projecto Trabalho de projecto é uma metodologia

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Comunicação não verbal Mês: Outubro Habilidade Sócio emocional: Este projeto visa promover atividades e dinâmicas que estimule os alunos a comunicação não violenta através

Leia mais

Contabilidade Pública e Governamental

Contabilidade Pública e Governamental Contabilidade Pública e Governamental Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público Conceito Estrutura e critérios de classificação das contas. Sistemas de contas Sistema Orçamentário

Leia mais

Educando pela Pesquisa

Educando pela Pesquisa Educando pela Pesquisa Um curso para lhe auxiliar com projetos de pesquisa e Feiras de Ciência Thaianne Lopes de Souza Uberlândia MG, 2015 Tópico I O que é educar pela pesquisa? Disponível em: http://www2.ea.fe.usp.br/wp-content/uploads/2011/10/icone-pesquisas.jpg.

Leia mais

IV SIMPÓSIO DO CIENTISTA APRENDIZ MANUAL DO AVALIADOR

IV SIMPÓSIO DO CIENTISTA APRENDIZ MANUAL DO AVALIADOR IV SIMPÓSIO DO CIENTISTA APRENDIZ -2012 MANUAL DO AVALIADOR BASEADO NO MANUAL DO AVALIADOR DA MOSTRATEC E DA FEBRACE Prezado avaliador, agradecemos muito sua presença neste Simpósio! Durante vários meses,

Leia mais

REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS CAPÍTULO I DA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS CAPÍTULO I DA SUBMISSÃO DE TRABALHOS REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS A Comissão Científica e a Comissão de Avaliação de Trabalhos estabelecem os critérios para a submissão de trabalhos científicos para o CONBRAN 2016.

Leia mais

1º CONCURSO FOTOGRÁFICO IFG LUZIÂNIA

1º CONCURSO FOTOGRÁFICO IFG LUZIÂNIA 1º CONCURSO FOTOGRÁFICO IFG LUZIÂNIA Urbano Fotografia Organizado (por): Marise Takano, Heloiza Bonilla Proposto (por): Curso Técnico Integrado de Edificações Regulamento 1 I CONCURSO DE FOTOGRAFIA IFG

Leia mais

REGULAMENTO- SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS I SIMPÓSIO DE MEDICINA DA FASB

REGULAMENTO- SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS I SIMPÓSIO DE MEDICINA DA FASB REGULAMENTO- SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS I SIMPÓSIO DE MEDICINA DA FASB O I Simpósio de Medicina da FASB é um espaço destinado a apresentação e discussão de temas e palestras de cunho didático cientifico

Leia mais

REGULAMENTO- SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS I SIMPÓSIO DE MEDICINA DA FASB

REGULAMENTO- SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS I SIMPÓSIO DE MEDICINA DA FASB REGULAMENTO- SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS I SIMPÓSIO DE MEDICINA DA FASB O I Simpósio de Medicina da FASB é um espaço destinado a apresentação e discussão de temas e palestras de cunho didático cientifico

Leia mais

TRABALHOS EM PROPRIEDADE INDUSTRIAL (PATENTES, DESENHO INDUSTRIAL, SOFTWARE, NOVOS CULTIVARES, MARCA, INDICAÇÃO GEOGRÁFICA) TECNOLOGIAS APLICADAS.

TRABALHOS EM PROPRIEDADE INDUSTRIAL (PATENTES, DESENHO INDUSTRIAL, SOFTWARE, NOVOS CULTIVARES, MARCA, INDICAÇÃO GEOGRÁFICA) TECNOLOGIAS APLICADAS. TRABALHOS EM PROPRIEDADE INDUSTRIAL (PATENTES, DESENHO INDUSTRIAL, SOFTWARE, NOVOS CULTIVARES, MARCA, INDICAÇÃO GEOGRÁFICA) TECNOLOGIAS APLICADAS. O SEBRAE/MA em parceria com a FAPEMA, torna público o

Leia mais

II MOSTRA DE TRABALHOS DO CURSO DE FARMÁCIA

II MOSTRA DE TRABALHOS DO CURSO DE FARMÁCIA II MOSTRA DE TRABALHOS DO CURSO DE FARMÁCIA - 2016 - DESCRIÇÃO DO EVENTO: O III FARMAVATES e II Mostra de trabalhos do Curso de Farmácia contará com palestras tendo como tema norteador o farmacêutico no

Leia mais

REGULAMENTO. Comissão Organizadora: Professore(a)s de Seminário Integrado e alguns membros da Direção;

REGULAMENTO. Comissão Organizadora: Professore(a)s de Seminário Integrado e alguns membros da Direção; Realização: Escola Técnica Estadual Portão Período de Realização: 19 de março a 11 de setembro de 208 Comissão Organizadora: Marcelo, Josiane, Juliana Max, Tatiele e Vera. REGULAMENTO 1. JUSTIFICATIVA

Leia mais

EDITAL N 055/2017 FEIRA DE CONHECIMENTOS TEAR 2017

EDITAL N 055/2017 FEIRA DE CONHECIMENTOS TEAR 2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS MONTEIRO EDITAL N 055/2017 FEIRA DE CONHECIMENTOS TEAR 2017

Leia mais

Competências socioemocionais e mundo do trabalho. Daniela Arai Avaliação e Desenvolvimento Instituto Ayrton Senna

Competências socioemocionais e mundo do trabalho. Daniela Arai Avaliação e Desenvolvimento Instituto Ayrton Senna Competências socioemocionais e mundo do trabalho Daniela Arai Avaliação e Desenvolvimento Instituto Ayrton Senna 0 As competências e o trabalho Fonte: Relatório McKinsey Educação para o trabalho: desenhando

Leia mais

MANUAL DO AVALIADOR O

MANUAL DO AVALIADOR O MANUAL DO AVALIADOR O que é uma Feira de Ciência? É uma exposição que divulga os resultados de experimentos ou de levantamentos realizados, com rigor científico, por alunos, sob a orientação de um professor.

Leia mais

Plano de Ensino Matemática e Química

Plano de Ensino Matemática e Química Plano de Ensino Matemática e Química Disciplina: Psicologia da Educação II Professora: Tatiana Comiotto comiotto.tatiana@gmail.com Sala 01 DQMC Telefone: 34817657 Apresentações - Professora - Alunos -

Leia mais

Plano de Ensino Matemática e Química

Plano de Ensino Matemática e Química Plano de Ensino Matemática e Química Disciplina: Psicologia da Educação II Professora: Tatiana Comiotto comiotto.tatiana@gmail.com Sala 01 DQMC Telefone: 34817657 Apresentações - Professora - Alunos -

Leia mais

EDITAL Nº 02/2015. SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA Tema: Luz, Ciência e Vida 11 a 14/04/2016

EDITAL Nº 02/2015. SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA Tema: Luz, Ciência e Vida 11 a 14/04/2016 EDITAL Nº 02/2015 11 a 14/04/2016 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Campus Simões Filho torna público o presente edital para o desenvolvimento de trabalhos ou atividades a

Leia mais

Corpo da Dissertação ou Tese

Corpo da Dissertação ou Tese PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DOS MATERIAIS PGCEM DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA SEMINÁRIOS Corpo da Dissertação ou Tese 2015/02 Corpo

Leia mais

CAPA: Deve conter o símbolo da UTFPR, nome do experimento realizado e ano.

CAPA: Deve conter o símbolo da UTFPR, nome do experimento realizado e ano. GUIA PARA PREPARAÇÃO DE RELATÓRIO Quando todo o trabalho experimental já estiver descrito no seu caderno de pesquisa, resta apresentar o experimento e seus resultados na forma de um relatório. Um engenheiro

Leia mais

TECNOLOGIA: dados, materiais e processos

TECNOLOGIA: dados, materiais e processos 1. INSCRIÇÃO 1.1 O autor deverá preencher os formulários Ficha de Inscrição (Anexo A) e Resumo do Trabalho (Anexo B) e entregá-los na Recepção da UNDB, em UMA VIA DIGITAL GRAVADA EM CD-ROM, EXTENSÃO DOC,

Leia mais

VII MOSTRA CIENTÍFICA DA SUPREMA

VII MOSTRA CIENTÍFICA DA SUPREMA VII MOSTRA CIENTÍFICA DA SUPREMA A VI Mostra Científica da SUPREMA ocorrerá nos dias 08 e 09 de Novembro de 2012 e inclui exposições interativas de trabalhos e palestras. O evento reunirá todo o corpo

Leia mais

GUIA DE ORIENTAÇÕES E BOAS PRÁTICAS PARA PARCEIROS E EVENTOS DO DW!

GUIA DE ORIENTAÇÕES E BOAS PRÁTICAS PARA PARCEIROS E EVENTOS DO DW! GUIA DE ORIENTAÇÕES E BOAS PRÁTICAS PARA PARCEIROS E EVENTOS DO DW! Prezado(a) Parceiro(a) do Design Weekend, É com grande prazer que comunicamos que o Design Weekend-DW! está em sua terceira edição, sendo

Leia mais

REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE ENGENHARIA DE MINAS DO CEFET/MG/CAMPUS ARAXÁ

REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE ENGENHARIA DE MINAS DO CEFET/MG/CAMPUS ARAXÁ SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS UNIDADE ARAXÁ COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE MINA REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

Leia mais

Formando Retângulos 3º ao 5º ano

Formando Retângulos 3º ao 5º ano Introdução Retângulos 3º ao 5º ano Nesta atividade, os alunos soltam a criatividade fazendo retângulos com quadradinhos. Ela abre espaço para que nossos jovens matemáticos possam contar, descrever formas,

Leia mais

A evolução da odontologia na Estética

A evolução da odontologia na Estética II JORNADA DE ODONTOLOGIA DA UNDB REGULAMENTO DA SESSÃO DE PÔSTERES 1 Inscrição 1.1 O autor deverá preencher os formulários Ficha de Inscrição (Anexo A) e Resumo do Trabalho (Anexo B) e encaminhá-los em

Leia mais

PROJETO FEIRA DE CIÊNCIAS. Juiz de Fora

PROJETO FEIRA DE CIÊNCIAS. Juiz de Fora PROJETO FEIRA DE CIÊNCIAS Juiz de Fora 2017 Scientia, ars atque educatio pro populi salute. Ciência, arte e educação para o bem-estar do povo. PROJETO FEIRA DE CIÊNCIAS 2017 FICHA 1 - INSCRIÇÃO E REGISTRO

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE PEDAGOGIA

MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE PEDAGOGIA MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE PEDAGOGIA 2016.1 MANTENEDORA Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão LTDA MANTIDA Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão Facema DIRETORIA Maria

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DE RESUMOS. Antes do envio do Resumo, todos os autores dos trabalhos deverão se

INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DE RESUMOS. Antes do envio do Resumo, todos os autores dos trabalhos deverão se INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DE RESUMOS Antes do envio do Resumo, todos os autores dos trabalhos deverão se inscrever no 8º Encontro de Jovens Cientistas através do Sistema www.even3.com.br/8encontrodejovenscientistas,

Leia mais

Gestão de Pessoas e Avaliação por competências

Gestão de Pessoas e Avaliação por competências Gestão de Pessoas e Avaliação por competências quer a empresa que não existe! Funcionário quer o profissional que não existe! Empresa A visão evolutiva da área de Gestão de Pessoas... 1930 Surgem departamentos

Leia mais

INCUBADORA TECNOLÓGICA FAAP PROGRAMA INTEC FAAP 2018 FACULDADE DE ENGENHARIA

INCUBADORA TECNOLÓGICA FAAP PROGRAMA INTEC FAAP 2018 FACULDADE DE ENGENHARIA INCUBADORA TECNOLÓGICA FAAP PROGRAMA INTEC FAAP 2018 FACULDADE DE ENGENHARIA E N G E N H A R I A S C I V I L E L É T R I C A M E C Â N I C A P R O D U Ç Ã O F E V E R E I R O D E 2 0 1 8 DO PROGRAMA INCUBADORA

Leia mais

Regulamento de Estágio para o curso de Engenharia de Computação

Regulamento de Estágio para o curso de Engenharia de Computação Regulamento de Estágio para o curso de Engenharia de Computação UTFPR Campus Pato Branco 1. Introdução: Os estágios, para o curso de Engenharia de Computação da UTFPR, podem ser de dois tipos: Estágio

Leia mais

Cronograma de Avaliações- Língua Portuguesa. 7º ANO Turma 71 -Professora Mag III Bimestre 2019

Cronograma de Avaliações- Língua Portuguesa. 7º ANO Turma 71 -Professora Mag III Bimestre 2019 Cronograma de Avaliações- Língua Portuguesa 7º ANO Turma 71 -Professora Mag III Bimestre 2019 Avaliações Conteúdos 21/08 Cartaz Elaborar cartaz sobre os tipos de predicado 27/08 Prova I Leitura, interpretação

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHOS. Antes de enviar o Resumo confira as informações a seguir:

INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHOS. Antes de enviar o Resumo confira as informações a seguir: INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHOS Antes de enviar o Resumo confira as informações a seguir: 1. Todos os autores do trabalho devem estar inscritos no 10º Encontro de Jovens Cientistas (EJC)

Leia mais

O CONTEXTO SOCIOTÉCNICO CONTEMPORÂNEO Diferentemente dos tradicionais meios de transmissão em massa, as tecnologias digitais são campo de

O CONTEXTO SOCIOTÉCNICO CONTEMPORÂNEO Diferentemente dos tradicionais meios de transmissão em massa, as tecnologias digitais são campo de Docência On Line INTRODUÇÃO A educação a Distância (EAD) se tornou uma realidade necessária nos dias atuais, tendo como objetivo ajudar e qualificar aquelas pessoas que não tiveram a oportunidade de estudarem

Leia mais

Trabalho de Conclusão de Curso TCC1. Responsável pelo TCC: Profa. Ligia. Última atualização: ago/2016

Trabalho de Conclusão de Curso TCC1. Responsável pelo TCC: Profa. Ligia. Última atualização: ago/2016 Trabalho de Conclusão de Curso TCC1 Responsável pelo TCC: Profa. Ligia Última atualização: ago/2016 TCC no curso de Eng. Amb. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 1 (TCC 1) Carga Horária: AT(00) AP(60) TA(60)

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CONSELHO DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CONSELHO DE GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO DO COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL DE 06 DE OUTUBRO DE 2016 Aprova o Regulamento dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Graduação em Engenharia de Automação

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE FARMÁCIA

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE FARMÁCIA MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE FARMÁCIA Cascavel 2015 2 APRESENTAÇÃO Este trabalho foi elaborado a partir da solicitação da Coordenação do Curso de Farmácia da Faculdade

Leia mais

GEOGRAFIA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos Geografia

GEOGRAFIA UNIVERSOS. Por que escolher a coleção Universos Geografia UNIVERSOS GEOGRAFIA Por que escolher a coleção Universos Geografia 1 Pensada a partir do conceito SM Educação Integrada, oferece ao professor e ao aluno recursos integrados que contribuem para um processo

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL - CAMPUS VIAMÃO I MOSTRA DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO REGULAMENTO DO OBJETO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL - CAMPUS VIAMÃO I MOSTRA DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO REGULAMENTO DO OBJETO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL - CAMPUS VIAMÃO I MOSTRA DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO REGULAMENTO DO OBJETO Art. 1 Este regulamento normatiza a I MOSTRA DE PESQUISA,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CÂMPUS PASSO FUNDO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL. REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CÂMPUS PASSO FUNDO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL. REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CÂMPUS PASSO FUNDO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL. REGULAMENTO GERAL DE ESTÁGIO Fixa normas para as Atividades de Estágio Obrigatório no Curso de Engenharia

Leia mais

XXXVI Semana da Química: IFRJ, Fazendo Ciência na Cidade Olímpica

XXXVI Semana da Química: IFRJ, Fazendo Ciência na Cidade Olímpica XXXVI Semana da Química: IFRJ, Fazendo Ciência na Cidade Olímpica 1. DO PROJETO DISCENTE REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO DE PROJETOS DISCENTES 18 a 25 de Julho de 2016 1.1 Entende-se como Projeto Discente da

Leia mais

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI/CNPq 2016/2017. EDITAL de 1º de abril de 2016

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI/CNPq 2016/2017. EDITAL de 1º de abril de 2016 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI/CNPq 2016/2017 EDITAL de 1º de abril de 2016 1 Apresentação A Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), dentro

Leia mais

PREFEITURA DE VALENTE SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO. V Feira Municipal de Matemática e III Feira Municipal de Ciências

PREFEITURA DE VALENTE SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO. V Feira Municipal de Matemática e III Feira Municipal de Ciências PREFEITURA DE VALENTE SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO V Feira Municipal de Matemática e III Feira Municipal de Ciências VALENTE-BA 2017 APRESENTAÇÃO Caro Educador, O presente

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DA 7ª MOSTRA TÉCNICA DO IFRS CAMPUS FELIZ Ciência e sociedade: construindo e compartilhando conhecimento

REGULAMENTO GERAL DA 7ª MOSTRA TÉCNICA DO IFRS CAMPUS FELIZ Ciência e sociedade: construindo e compartilhando conhecimento REGULAMENTO GERAL DA 7ª MOSTRA TÉCNICA DO IFRS CAMPUS FELIZ Ciência e sociedade: construindo e compartilhando conhecimento No uso de suas atribuições, a Comissão Organizadora da 7ª Mostra Técnica do IFRS

Leia mais

Cronograma de Avaliações- Língua Portuguesa. 7º ANO Turma 72 -Professora Mag. III Bimestre 2019

Cronograma de Avaliações- Língua Portuguesa. 7º ANO Turma 72 -Professora Mag. III Bimestre 2019 Cronograma de Avaliações- Língua Portuguesa 7º ANO Turma 72 -Professora Mag. III Bimestre 2019 Avaliações Conteúdos 21/08 Cartaz Elaborar cartaz sobre os tipos de predicado 28/08 Prova I Leitura, interpretação

Leia mais

Este documento estabelece as normas de submissão de resumos para a Jornada de Iniciação Científica da Faculdade Asces.

Este documento estabelece as normas de submissão de resumos para a Jornada de Iniciação Científica da Faculdade Asces. NORMAS PARA SUBMISSÃO, SELEÇÃO, APRESENTAÇÃO E PREMIAÇÃO DE TRABALHOS NA XII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ASCES (DIAS 08, 09, 10 e 11 DE NOVEMBRO DE 2016) Este documento estabelece as normas de submissão

Leia mais

Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento

Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento Materiais didáticos coleção tantos traços Já nos primeiros anos de vida, instala-se a relação da criança com o conhecimento O material Tantos Traços foi elaborado para promover a Educação Infantil de forma

Leia mais

PRODUÇÂO OFICINA FORMAÇÃO CONTINUADA 24/02/16 PET- GRADUASUS

PRODUÇÂO OFICINA FORMAÇÃO CONTINUADA 24/02/16 PET- GRADUASUS PRODUÇÂO OFICINA FORMAÇÃO CONTINUADA 24/02/16 PET- GRADUASUS ORIENTAÇÃO AOS DOCENTES DAS DISCIPLINAS COM CONTEÚDOS INTEGRADORES PRIMEIROS PERÍODOS DOS CURSOS DO CCS EMENTA: Conceito ampliado de saúde e

Leia mais