Sumário. Passos para implantação e transmissão do SPED FISCAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sumário. Passos para implantação e transmissão do SPED FISCAL"

Transcrição

1 Guia SPED FISCAL

2 Sumário Passos para implantação e transmissão do SPED FISCAL 1. Verifique se você está obrigado a enviar o SPED Fiscal 2. Adeque as rotinas internas para a transmissão do SPED Fiscal 3. Validação e Transmissão dos seus arquivos do SPED Fiscal 4. Guarda dos arquivos 5. Blocos 6. Bloco K 7. Documentos Fiscais 8. Contabilidade 9. Artigo 57

3 1 Acesse o Site do SPED Fiscal. Clique na imagem para acessar o site Nele é possível checar a obrigatoriedade da sua empresa de realizar o envio. Mesmo assim podem haver situações em que mesmo o contribuinte estando obrigado ele não conste na relação. 2 Verificar na legislação do seu estado e dialogar com o seu contador sobre a obrigatoriedade do envio, visto que existem especificidades que podem variar de estado para estado.

4 Adeque as rotinas internas para a transmissão do SPED FISCAL. 1 2 Faça o levantamento de quais informações (ver blocos) deverão ser preenchidas na escrituração dos documentos da sua empresa. Eduque os colaboradores que estarão envolvidos de forma direta e indireta na transmissão dos arquivos, sobre as ações necessárias e sua importância no processo. Delimite de forma clara as tarefas de cada um deles. 4 Busque conhecimento dos prazos de envio e se organize levantando dias no mês para que o arquivo esteja gerado e validado, isso ajuda evitar retrabalho e dores de cabeça desnecessárias. 3 Clique para falar 5 Baixe (aqui) o programa validador e de transmissão do SPED FISCAL. 6 Fale conosco sobre quais as funcionalidades disponíveis que podem facilitar os processos de entrega e guarda dos arquivos do SPED Fiscal. Saiba quais as multas (ver) que podem incidir em caso de não envio ou envio em atraso. 7

5 Não deixe para ultima hora esses processos, já que, principalmente nos primeiros meses, os erros de validação são extensos e podem demandar muito tempo para correção. Promova capacitação constante, visto que a legislação tributária tende a ser muito específica e demandar conhecimentos pontuais daqueles que trabalham na área fiscal, e além disso é muito comum existirem mudanças em alíquotas e reduções de base de cálculo. Exemplo disso é o imposto de 1% nas importações que não podem ser utilizados como crédito no momento da escrituração.

6 Se atente para o fato de que não são todos os erros que são identificados na validação. Geralmente erros relacionados a dados inconsistentes e na digitação. Apurações equivocadas podem passar despercebidos. Garanta a qualificação do profissional que irá validar, pois fará toda a diferença. Lembre-se que a empresa não será apenas penalizada caso não entregue os arquivo. Informações incorretas também a torna vulnerável a multas e outras sanções, além do recolhimento da diferença de impostos acrescida de correção monetária quando a situação se aplicar.

7 A legislação obriga a empresa a guardar o arquivo que foi gerado e transmitido, e o fisco pode facilmente distingui-los de cópias de segurança, então, mesmo estando salvo na base de dado da Receita Federal é necessário ter cuidado com o arquivo xml, bem como com o recibo de transmissão, já que eles podem ser cobrados em futuras fiscalizações.

8 Faça backup constantemente e proteja-se contra possíveis problemas nos softwares (ex. vírus) e danos nos hardwares (ex. causados pelo calor, água, humidade, dentre outros). Mantenha seu arquivo organizado para facilitar o acesso a essas informações quando no futuro elas forem exigidas.

9 BLOCO DESCRIÇÃO ESPECIFICAÇÃO 0 Abertura, Identificação e Referências Nele devem ser registrados dados da empresa que está enviando o arquivo (razão social, CNPJ e endereço) o nome e CRC do contador responsável pela empresa, cadastro dos bens ou componentes do Ativo Imobilizado, planos de contas contábeis e centro de custos. C Documentos Fiscais I Mercadorias (ICMS/IPI) Devem ser informados os documentos fiscais de entrada e saída de mercadorias, que estão sujeitos à legislação do ICMS, como por exemplo as Notas Fiscais código 01, Notas Fiscais Avulsa código 1B, Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) código 55, dentre outras. D Documentos Fiscais II Serviços (ICMS) Nesse bloco devem ser informados os dados referentes às notas fiscais de serviços emitidas ou recebidas relativas às operações de comunicação, transporte intermunicipal e interestadual, ou seja, serviços que estão sujeitos ao regime do ICMS. E Apuração do ICMS e do IPI No bloco E devem ser apresentados os dados relativos à apuração do ICMS e IPI no período, informando-se o período de apuração, os créditos, débitos, estornos de créditos e débitos do ICMS e IPI e se no período houve saldo credor ou devedor.

10 BLOCO DESCRIÇÃO ESPECIFICAÇÃO G Controle do Crédito de ICMS do Ativo Permanente CIAP Nesse bloco devem ser informado os dados referente ao CIAP (Controle do Crédito do Ativo Permanente), que é aquele crédito de imposto que a legislação permite que o contribuinte utilize ao adquirir um Ativo Permanente. H K Inventário Físico Controle da Produção e do Estoque Nesse bloco o contribuinte deverá preencher com os dados do inventário físico do estabelecimento, de acordo com o que exige a legislação vigente. Um dos que mais causam preocupação aos empresários, nele devem ser informados dados relativos à quantidade produzida, quantidade de material consumida, quantidade produzida por terceiros, quantidade de materiais que foi consumida em terceiros, as movimentações realizadas internamente no estoque, posicionamento do estoque de todos os produtos. 1 Outras Informações O bloco 1 deverá receber informações sobre averbação de importação no período: se o estabelecimento é produtor de açúcar e/ou álcool, se a empresa distribui energia elétrica e houve distribuição para outra Unidade Federativa, informações sobre exportações realizadas no período, movimentação diária de combustíveis, volume de vendas, discriminação de bombas pertencentes ao varejista de combustíveis, dentre outros. Para mais detalhes sobre os blocos, clique aqui.

11 Conheça os principais documentos fiscais que devem ser informados no SPED Fiscal: NF-e: Documento fiscal que deve ser emitido e armazenado eletronicamente, que foi criado para substituir os modelos de notas fiscais anteriormente impressas 1 e 1-A. É geralmente utilizada para acobertar movimentação de mercadorias ou produtos, mas pode ser também utilizada para transferência de crédito de ICMS. Obs: é importante não confundir a NFe com o DANF, que é, como o próprio nome diz, o documento contendo os dados da transação, e por conseguinte da NF-e, que é utilizado para acompanhar as mercadorias e facilitar o acesso às informações relacionadas a operação com dados itens. NFS-e: usada para acobertar prestações de serviços reguladas pela Lei Complementar 116 de 2003, que são prestados para pessoas físicas ou jurídicas, é emitida junto à prefeitura municipal. NFC-e: Veio para substituir o cupom fiscal e a nota fiscal modelo 2, geralmente utilizada em transações feitas para o consumidor final.

12 Conheça os principais documentos fiscais que devem ser informados no SPED Fiscal: CT-e: Documento fiscal utilizado por transportadoras ao realizar serviços de transporte de cargas. É usado para acompanhar mercadorias que trafegam pelos ares, mares, rios e por meios terrestres. É usado para substituir as notas fiscais de números 7, 8, 9, 10, 11 e 27. Carta de Correção Eletrônica: utilizada para corrigir informações que não modifiquem a base de cálculo do imposto, o período de apuração, valor da operação ou prestação, valor de alíquotas de impostos, diferença de preço, dados cadastrais que impliquem em mudanças no remetente ou destinatário, data de emissão ou de saída. Dessa maneira, em alguns casos não é possível utilizar Cartas de Correção Eletrônica para corrigir erros, devendo-se utilizar notas fiscais complementares ou até mesmo se optando pelo cancelamento do documento e emissão de um novo com as informações corretas.

13 Para que a sua empresa tenha sucesso com o SPED Fiscal é necessário que ela tenha uma boa relação com a contabilidade, já que ela fornecerá as diretrizes e fundamentações para que os dados constantes nos arquivos estejam corretos, evitando sanções fiscais desnecessárias. Essa questão tornasse ainda mais importante quando se percebe que cada empresa possui especificidades que variam de acordo com o regime, estado em que está sediada, com qual local está comercializando e com quais tipos de mercadoria ou serviços trabalha. Tratando-se do SPED Fiscal, o contador sempre será o melhor amigo da sua empresa.

14

15 A Desoft7 tem como objetivo solucionar os problemas gerenciais das empresas, oferecendo produtos e serviços de alta qualidade e eficiência. Estamos desde 2009 promovendo suporte na área de tecnologia e desenvolvimento de software. Veja aqui alguns de nossos produtos (clique na imagem acessar): Tenha controle operacional em um só lugar. Com o Desoft ERP você controla todas as operações referente ao produto, cliente, venda e operações financeiras. O Desoft ERP é uma solução integrada e automatizada que reduz significamente tarefas manuais e elimina o retrabalho. Backup e armazenamento de dados em nuvem compatíveis com os mais diversos tipos de sistemas operacionais, bancos de dados, aplicações e sistemas de virtualização. Possui Avançados sistemas de criptografia e armazenamento de dados em Data Center TIER III no Brasil. O Desoft ERP Cloud permite que o empreendedor administre seu negócio de qualquer lugar. A mesma qualidade do Desoft ERP com a vantagem de ter acesso a todos os dados e funcionalidades, estando no estabelecimento, em casa ou viajando. Integração, automatização e economia.

w w w. l r v. c o m. b r Fone / Fax : (41) / Celular: (41)

w w w. l r v. c o m. b r Fone / Fax : (41) / Celular: (41) Sistema Diretor LRV é um programa de computador (software) criado e desenvolvido para realizar registros, consultas, análises, relatórios e atender as obrigações fiscais e legais das empresas na área Fiscal

Leia mais

SPED PIS/COFINS e Cordilheira Software Contábil

SPED PIS/COFINS e Cordilheira Software Contábil SPED PIS/COFINS e Cordilheira Software Contábil Bloco 0 Abertura do arquivo Operações de serviços Bloco A Operações de CTRC e outros serviços com ICMS Apuração dos valores dos impostos Fechamento do arquivo

Leia mais

NOTA FISCAL AVULSA ELETRÔNICA

NOTA FISCAL AVULSA ELETRÔNICA NOTA FISCAL AVULSA ELETRÔNICA MEI do Comércio e da Indústria NOTA FISCAL AVULSA ELETRÔNICA MEI do Comércio e da Indústria O Microempreendedor Individual já pode emitir a Nota Fiscal Avulsa Eletrônica-NFA-e

Leia mais

Sped Fiscal - Resumo

Sped Fiscal - Resumo Sped Fiscal - Resumo Bloco Descrição 0 Abertura, Identificação e Referências C Documentos Fiscais I Mercadorias (ICMS/IPI) D Documentos Fiscais II Serviços (ICMS) E Apuração do ICMS e do IPI G Controle

Leia mais

Volpe Enterprise Resource Planning

Volpe Enterprise Resource Planning c Volpe ERP Módulo Faturamento (Serviços) Versão 3.6 Volpe Enterprise Resource Planning Este manual não pode, em parte ou no seu todo, ser copiado, fotocopiado, reproduzido, traduzido ou reduzido a qualquer

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos. EFD Contribuições Notas de Prestação de Serviço DF

Orientações Consultoria de Segmentos. EFD Contribuições Notas de Prestação de Serviço DF EFD Contribuições Notas de Prestação de Serviço DF 12/09/2016 Sumário 1 Questão... 3 2 Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3 Análise da Consultoria... 3 3.1 Guia Prático EFD Contribuições... 3 3.2 Perguntas

Leia mais

02/02/2017. Prof. Marcos Lima

02/02/2017. Prof. Marcos Lima Prof. Marcos Lima Contador, graduado pela Universidade Estadual do Ceará - UECE Especialista em Auditoria (UNIFOR) Consultor Tributário e Contábil Independente Diretor Executivo da Fortes Educação Professor

Leia mais

1.4 Ainda na guia GERAL, opção ESTADUAL, opção INCENTIVOS, clique em GERAL;

1.4 Ainda na guia GERAL, opção ESTADUAL, opção INCENTIVOS, clique em GERAL; Título: SC - Como calcular adicional de crédito presumido e de estorno de débito do TTD 409, 410 ou 411, para as notas que possuem o imposto 145 ICMS DIFAL Não Contribuinte? CONFIGURAÇÃO DO ADICIONAL DE

Leia mais

Objetivos e Módulos do SPED. Dulcineia L. D. Santos

Objetivos e Módulos do SPED. Dulcineia L. D. Santos Objetivos e Módulos do SPED Dulcineia L. D. Santos Sistema Público de Escrituração Digital SPED Decreto n. 6.022, de 22/01/2007 Objetivos do SPED: unificar as atividades de recepção, validação, armazenamento

Leia mais

EMPRESAS OBRIGADAS AO USO DO EMISSOR DO CUPOM FISCAL (ECF)

EMPRESAS OBRIGADAS AO USO DO EMISSOR DO CUPOM FISCAL (ECF) EMPRESAS OBRIGADAS AO USO DO EMISSOR DO CUPOM FISCAL (ECF) Prezado Cliente, Para vosso conhecimento, segue uma breve explanação sobre o uso do ECF: OBRIGATORIEDADE DO USO: Estão obrigadas a utilizar o

Leia mais

Escrituração Fiscal Digital. Sistema Público de Escrituração Digital

Escrituração Fiscal Digital. Sistema Público de Escrituração Digital Escrituração Fiscal Digital Evolução 2003 2004 2005 2006 2007 Emenda Constitucional nº 42 19/12/03 Art. 37 da Constituição Federal... XXII - as administrações tributárias da União, dos Estados, do Distrito

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÕES DOS SISTEMAS DIGISAT PARA SPED EFD CONTRIBUIÇÕES

MANUAL DE CONFIGURAÇÕES DOS SISTEMAS DIGISAT PARA SPED EFD CONTRIBUIÇÕES MANUAL DE CONFIGURAÇÕES DOS SISTEMAS DIGISAT PARA SPED EFD CONTRIBUIÇÕES Digisat Tecnologia Ltda Rua Marechal Deodoro, 772 Edifício Mirage 1º Andar Centro Concórdia/SC CEP: 89700-000 Fone/Fax: (49) 3441-1600

Leia mais

- Série: (3) utilizar a mesma que consta na DANFE que está ao lado do número da NF.

- Série: (3) utilizar a mesma que consta na DANFE que está ao lado do número da NF. Versão 1.0.0.0 21/03/2018 Transferência de Conhecimento Franqueados Getway Entrada de NF Um dos pontos importantes para que a geração do SPED seja feita de forma correta é necessário que façamos as entradas

Leia mais

SPED Sistema Público de Escrituração de Documentos

SPED Sistema Público de Escrituração de Documentos SPED SPED Sistema Público de Escrituração de Documentos A Escrituração Fiscal Digital EFD é um arquivo digital, que se constitui de um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras informações

Leia mais

SPED na Prá*ca. Caso Verdemar. Carlos Furia*

SPED na Prá*ca. Caso Verdemar. Carlos Furia* SPED na Prá*ca Caso Verdemar Carlos Furia* Apresentação Verdemar Contexto SPED Preparação Organizacional para sua Implantação O SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) passa a exigir das organizações

Leia mais

O Projeto SPED NF-e na USIMINAS

O Projeto SPED NF-e na USIMINAS O Projeto SPED NF-e na USIMINAS Emanuel da Silva Franco Jr Coordenador do Projeto SPED AGENDA O Sistema USIMINAS O Projeto SPED Situação atual na USIMINAS O Projeto NF-e Situação atual na USIMINAS Pontos

Leia mais

Decreto de 06/11/2018. Mudanças do ICMS Substituição Tributária no Comércio Varejista de Combustiveis

Decreto de 06/11/2018. Mudanças do ICMS Substituição Tributária no Comércio Varejista de Combustiveis Decreto 54.308 de 06/11/2018 Mudanças do ICMS Substituição Tributária no Comércio Varejista de Combustiveis Alteração: Através do Decreto n. 54.308/18, DOE de 07/11/18, foi regulamentada a Lei n. 15.056/17,

Leia mais

EMISSÃO E GERENCIAMENTO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA

EMISSÃO E GERENCIAMENTO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA EMISSÃO E GERENCIAMENTO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA Sumario 1- O que é nfe? 2- Acesso ao sistema. 3- Cadastros Série / Número Cálculo Fiscal Certificado Cliente Produto Informações Adicionais 4- Configurações

Leia mais

Geração Arquivo Sped Fiscal

Geração Arquivo Sped Fiscal Luciane D. Velasques 09/11/2016 1/17 Geração Arquivo Sped Fiscal Sumário 1. Introdução:... 2 2. Importação das notas para os Livros Fiscais:... 2 3. Apuração do ICMS... 4 4. Geração do Arquivo Sped...

Leia mais

Personal E RP. Módulo Fiscal. Personal Soft Informática Ltda Me. Celular: (19) Consultor: Edcarlos Ferraz dos Reis.

Personal E RP. Módulo Fiscal. Personal Soft Informática Ltda Me. Celular: (19) Consultor: Edcarlos Ferraz dos Reis. Personal Soft Informática Ltda Me Personal E RP Módulo Fiscal Consultor: Edcarlos Ferraz dos Reis Celular: (19) 8133-0809 edcarlos@personalsoft.com.br (19) 3471-0001 Figura 1 Introdução Classificações

Leia mais

ISS Eletrônico. Formato de Arquivos para Transmissão de Documentos Declarados

ISS Eletrônico. Formato de Arquivos para Transmissão de Documentos Declarados ISS Eletrônico Formato de Arquivos para Transmissão de Documentos Declarados Caro contribuinte. A transmissão de arquivos é uma facilidade fornecida pelo sistema de ISS Eletrônico onde as informações referentes

Leia mais

Índice. Menu Movimentos Lançamentos Fiscais (Comércio e Indústria) Iob.com.br folhamatic.com.br

Índice. Menu Movimentos Lançamentos Fiscais (Comércio e Indústria) Iob.com.br folhamatic.com.br Índice Central Folhamatic...06 Menu Arquivos...07 Cadastro de Empresas... 07 Aba Básico... 07 Aba E-Fiscal... 08 Cadastros... 11 Filas... 11 Clientes e Fornecedores... 12 Sócios... 13 Serviços... 14 Código

Leia mais

Iob.com.br folhamatic.com.br. Índice

Iob.com.br folhamatic.com.br. Índice Índice MÓDULO BÁSICO Central Folhamatic... 06 Cadastro de Empresas... 07 Aba Básico... 07 Aba E-Fiscal... 08 Cadastros... 09 Responsável... 09 Contador... 10 Saldos... 11 ICMS e IPI... 11 PIS/PASEP, COFINS,

Leia mais

BLOCO K. Implementação e pontos de atenção na declaração.

BLOCO K. Implementação e pontos de atenção na declaração. BLOCO K Implementação e pontos de atenção na declaração. INTRODUÇÃO A partir de janeiro de 2017, a Receita Federal vai dar mais um passo na evolução do SPED fiscal. Nesse período começa a ser exigida pelo

Leia mais

Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal do Estado de São Paulo Projeto Nota Fiscal Paulista

Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal do Estado de São Paulo Projeto Nota Fiscal Paulista Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal do Estado de São Paulo Projeto Nota Fiscal Paulista 14/08/07 OBJETIVO Incentivar os adquirentes de mercadorias, bens e serviços de transporte interestadual e intermunicipal

Leia mais

Entenda as Principais questões sobre o Bloco K. Sua empresa está preparada para o Bloco K?

Entenda as Principais questões sobre o Bloco K. Sua empresa está preparada para o Bloco K? Entenda as Principais questões sobre o Bloco K Sua empresa está preparada para o Bloco K? Introdução Com o objetivo de prover informações sobre as soluções tributárias que envolvem o dia-a-dia da área

Leia mais

ROTEIRO DO SIMPLES NACIONAL

ROTEIRO DO SIMPLES NACIONAL ROTEIRO DO SIMPLES NACIONAL Explicação: Empresas enquadradas no regime de tributação do Simples Nacional poderão apurar o imposto seguindo as rotinas apresentadas abaixo. 1. Cadastro de empresa 2. Parâmetros

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA TUTORIAL DE USO DA FERRAMENTA

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA TUTORIAL DE USO DA FERRAMENTA NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA TUTORIAL DE USO DA FERRAMENTA Sumário 1. RESUMO... 3 2. Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e)... 4 2.1 Legislação... 4 2.2 Benefícios para o Tomador... 4 2.3 Benefícios

Leia mais

Parametrização para Documentos Fiscais

Parametrização para Documentos Fiscais Parametrização para Documentos Fiscais O sistema da Ommega Data é interativo e permite realizar as configurações necessárias conforme a necessidade da sua empresa. É importante que as configurações sejam

Leia mais

Mini Guia. Tudo o que você precisa saber sobre a NF-e

Mini Guia. Tudo o que você precisa saber sobre a NF-e Mini Guia Tudo o que você precisa saber sobre a NF-e Miniguia SAGE: Tudo o que você precisa saber sobre a NF-e Muitos empreendedores podem se beneficiar da emissão da Nota Fiscal eletrônica (NF-e). Neste

Leia mais

REDF Rio de Janeiro F.E.C.P DARJ /ICMS DARJ /F.EC.P DECLAN Livro de ISS GIA Nota Carioca...

REDF Rio de Janeiro F.E.C.P DARJ /ICMS DARJ /F.EC.P DECLAN Livro de ISS GIA Nota Carioca... REDF... 114 Rio de Janeiro... 115 F.E.C.P... 115 DARJ /ICMS... 116 DARJ /F.EC.P... 117 DECLAN... 118 Livro de ISS... 119 GIA... 120 Nota Carioca... 121 Rio Grande do Sul... 122 Livro de ISS... 122 GMB...

Leia mais

EMISSÃO E GERENCIAMENTO DE NOTA FISCAL DO CONSUMIDOR ELETRÔNICA

EMISSÃO E GERENCIAMENTO DE NOTA FISCAL DO CONSUMIDOR ELETRÔNICA EMISSÃO E GERENCIAMENTO DE NOTA FISCAL DO CONSUMIDOR ELETRÔNICA Sumario 1- O que é NfCe? 2- Acesso ao sistema 3- Configurações de Padronização. 4- Cadastros Série/Número Cálculo Fiscal Certificado Cliente

Leia mais

MOVIMENTO DIARIO ECF 2014 AOB SOFTWARE

MOVIMENTO DIARIO ECF 2014 AOB SOFTWARE 2 Tabela de Conteúdo Introdução 3 Instalação TED e TED-PAF-ECF 4 Cadastrando Empresa no TED-PAF-ECF 5 Validando Arquivo de Movimento ECF 8 Enviando Arquivo TED 13 Introdução 1 3 Introdução Manual para

Leia mais

EXPORTAÇÃO SYSPDV SPED FISCAL e SPED CONTRIBUIÇÕES

EXPORTAÇÃO SYSPDV SPED FISCAL e SPED CONTRIBUIÇÕES EXPORTAÇÃO SYSPDV SPED FISCAL e SPED CONTRIBUIÇÕES Versão 15 INSTRUTOR ÍTALO CAVALCANTE CONCEITO A Escrituração Fiscal Digital EFD é parte integrante do projeto SPED Sistema Público de Escrituração Digital

Leia mais

Keysystems Informática

Keysystems Informática 1 O que é NF-e? NF-e nada mais é do que a sigla para Nota Fiscal Eletrônica. Esse documento funciona de maneira semelhante a uma nota fiscal impressa, porém é emitido e armazenado eletronicamente, isto

Leia mais

O que é uma Nota Fiscal Complementar?

O que é uma Nota Fiscal Complementar? O que é uma Nota Fiscal Complementar? A NFe Complementar será emitida nos casos de: Reajustamento de preço em razão de contrato escrito ou de qualquer outra circunstância que implique aumento no valor

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Como informar o IPI no SPED Fiscal nas entradas sem direito ao crédito.

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Como informar o IPI no SPED Fiscal nas entradas sem direito ao crédito. Como. 11/04/2014 Título do documento Sumário Sumário... 2 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas Pelo Cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 4. Conclusão... 5 5. Informações Complementares... 5 6.

Leia mais

Inventario Saldo Inicial FS111

Inventario Saldo Inicial FS111 Inventario Saldo Inicial FS111 Sistema: Futura Server Caminho: Fiscal>Inventario>Inventario Saldo Inicial Referência: FS111 Versão: 2015.12.2 Como Funciona: Esta tela é utilizada para inserir o saldo e

Leia mais

AGENDA ASSUNTOS ABORDADOS

AGENDA ASSUNTOS ABORDADOS AGENDA ASSUNTOS ABORDADOS 1. Quem é a Atvi 2. Bloco K - Legislação 3. Manual 4. Áreas Envolvidas 5. Visão Geral dos Registros 6. Cenário Sistêmico 7. Operações Impactadas pelo Bloco K 8. Principais Gaps

Leia mais

Grupo IOB Folhamatic EBS > Sage Escrita Fiscal 4

Grupo IOB Folhamatic EBS > Sage Escrita Fiscal 4 Cadastro de Sócios... 77 Digitações de Sócios... 78 Digitações de Empresas... 79 Dados dos Impostos... 80 Impressão de Guias de Recolhimento... 81 ICMS- GARE... 81 ICMS - ST... 82 DARF... 83 DARF em Quotas...

Leia mais

Manual módulo tributário - regime LUCRO PRESUMIDO e LUCRO REAL

Manual módulo tributário - regime LUCRO PRESUMIDO e LUCRO REAL Manual módulo tributário - regime LUCRO PRESUMIDO e LUCRO REAL Através deste documento reproduzimos um manual básico e prático no que tange a todo o módulo tributário do Linx Farma BIG para empresas que

Leia mais

Palestra. Escrituração Fiscal Digital - Atualização. Março/2016. Elaborado por: JANEIRO/

Palestra. Escrituração Fiscal Digital - Atualização. Março/2016. Elaborado por: JANEIRO/ Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 opções 2 ou 3 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

Luciana Ferreira Gerencia de Treinamentos

Luciana Ferreira Gerencia de Treinamentos Luciana Ferreira Gerencia de Treinamentos Advogada especializada em legislação tributário-fiscal e instrutora em cursos há mais de 15 anos. Pós graduada em Direito Tributário e autora do livro ICMS de

Leia mais

Palestra. expert PDF. Trial. Sped Fiscal- Escrituração Fiscal Digital-EFD do ICMS e do IPI. Agosto Elaborado por:

Palestra. expert PDF. Trial. Sped Fiscal- Escrituração Fiscal Digital-EFD do ICMS e do IPI. Agosto Elaborado por: Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 opções 2 ou 3 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

CFOP. Código Fiscal de Operações e. Prestações

CFOP. Código Fiscal de Operações e. Prestações Composição Base Legal: Convênio ICMS SN 1970 https://www.confaz.fazenda.gov.br/legislacao/ajustes/sinief/cvsn_70 Convênio ICMS SN 1970 CFOP Vigente https://www.confaz.fazenda.gov.br/legislacao/ajustes/sinief/cfop_cvsn_70_vigente

Leia mais

TUTORIAL IMPORTAÇÃO XML NOTA FISCAL ELETRÔNICA DE ENTRADA

TUTORIAL IMPORTAÇÃO XML NOTA FISCAL ELETRÔNICA DE ENTRADA TUTORIAL IMPORTAÇÃO XML NOTA FISCAL ELETRÔNICA DE ENTRADA Realização: DEPARTAMENTO DE IMPLANTAÇÃO EQUIPE DE DOCUMENTAÇÃO TUTORIAL DE IMPORTAÇÃO DO XML NOTA FISCAL ELETRÔNICA DE ENTRADA A importação do

Leia mais

Pergunte à CPA Decreto /2015

Pergunte à CPA Decreto /2015 Pergunte à CPA Decreto 61.084/2015 Alterações no artigo 132-A: Artigo 132-A - Ressalvado o disposto no artigo 132, nas demais hipóteses previstas na legislação, tais como não-obrigatoriedade de uso de

Leia mais

Emenda Constitucional 87/2015 e NT LOGIX

Emenda Constitucional 87/2015 e NT LOGIX Emenda Constitucional 87/2015 e NT 2015-003 LOGIX 15/12/2015 Sumário Título do documento 1. Objetivo... 3 2. Pré-requisitos... 3 3. Conversores... 3 4. Atualização fiscal... 3 5. Parametrização e cadastros...

Leia mais

A partir de 1º de outubro de 2017, os estabelecimentos enquadrados no CNAE Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores;

A partir de 1º de outubro de 2017, os estabelecimentos enquadrados no CNAE Comércio varejista de combustíveis para veículos automotores; BLOCO X SAIBA TUDO SOBRE O O QUE É BLOCO X? Trata-se de uma obrigação fiscal estabelecida pelo o Ato Cotepe 10/2017, prevista para entrar em vigor em: A partir de 1º de outubro de 2017, os estabelecimentos

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Informações do ICMS retido de transporte na NF-e

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Informações do ICMS retido de transporte na NF-e Informações do ICMS retido de transporte na NF-e 15/10/2013 Título do documento Sumário Sumário... 2 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 4 3.1 Regulamento

Leia mais

Emenda Constitucional nº. 42 (19/03/2003)

Emenda Constitucional nº. 42 (19/03/2003) EVOLUÇÃO Emenda Constitucional nº. 42 (19/03/2003) Art. 37 da Constituição Federal... XXII as administrações tributárias da União dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios,... e autuarão de forma

Leia mais

MÓDULOS DO SISTEMA. Módulo Base Cadastros Básicos (Clientes, Fornecedores, Produtos etc.)

MÓDULOS DO SISTEMA. Módulo Base Cadastros Básicos (Clientes, Fornecedores, Produtos etc.) MÓDULOS DO SISTEMA Atualizado em setembro de 2018 Sistema Odin ERP O Sistema Odin é desenvolvido em Delphi e utiliza Oracle como banco de dados, tanto na sua versão comercial, quanto na versão XE (sem

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos EFD ICMS/IPI Entradas com ICMS ST

Orientações Consultoria de Segmentos EFD ICMS/IPI Entradas com ICMS ST Orientações Consultoria de Segmentos EFD 08/03/2016 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 2.1. Ajuste SINIEF 2/2009... 3 2.2. Perguntas e Resposta EDF ICMS/IPI...

Leia mais

Neste bip. Dicas para resolver erros do Seguro Desemprego. Você Sabia? Edição 68 Abril de 2016

Neste bip. Dicas para resolver erros do Seguro Desemprego. Você Sabia? Edição 68 Abril de 2016 Neste bip Dicas para resolver erros do Seguro Desemprego... 1 Geração dos recibos de vale transporte... 2 Horário de Trabalho... 3 Dicas para resolver erros do Seguro Desemprego O validador do arquivo

Leia mais

Como emitir a nota? Emitir Nova NFS-e

Como emitir a nota? Emitir Nova NFS-e Aqui se dá o começo do processo de criação da nota fiscal de serviço eletrônica. Como a Prefeitura é que gera a NFS-e, o que será feito é um RPS, com todas as informações da nota, que serão enviadas à

Leia mais

Prosis Informática. Passo-a-passo do Emissor de Notas Fiscais Eletrônicas Prosis ABERTURA DO SISTEMA FINANCEIRO

Prosis Informática. Passo-a-passo do Emissor de Notas Fiscais Eletrônicas Prosis ABERTURA DO SISTEMA FINANCEIRO Prosis Informática Passo-a-passo do Emissor de Notas Fiscais Eletrônicas Prosis ABERTURA DO SISTEMA FINANCEIRO Digite o usuário ADM, digite a senha ADM e clique em entrar. TELA PRINCIPAL FINANCEIRO 1-

Leia mais

Bloco K: Impactos e Desafios na Era Digital. Diego Santos Renato Monteiro Sócios da Consulcamp

Bloco K: Impactos e Desafios na Era Digital. Diego Santos Renato Monteiro Sócios da Consulcamp Bloco K: Impactos e Desafios na Era Digital Diego Santos Renato Monteiro Sócios da Consulcamp Desde 1976, a Consulcamp disponibiliza serviços de auditoria, assessoria e consultoria nas áreas contábil,

Leia mais

Guia completo: como fazer o controle eficiente de notas fiscais na empresa

Guia completo: como fazer o controle eficiente de notas fiscais na empresa Guia completo: como fazer o controle eficiente de notas fiscais na empresa INTRODUÇÃO... 3 Entenda a importância do controle das notas fiscais... 5 Saiba como fazer um controle eficiente das notas fiscais...10

Leia mais

Plataforma POSICIONE O SEU ESCRITÓRIO EM UM NOVO PATAMAR DE ATENDIMENTO COM A PLATAFORMA SAGE

Plataforma POSICIONE O SEU ESCRITÓRIO EM UM NOVO PATAMAR DE ATENDIMENTO COM A PLATAFORMA SAGE Plataforma POSICIONE O SEU ESCRITÓRIO EM UM NOVO PATAMAR DE ATENDIMENTO COM A PLATAFORMA SAGE Ganhe tempo, reduza custos e melhore a comunicação com seus clientes: tudo em um só lugar! 1 POR QUE OPTAR

Leia mais

Confira 3 pontos importantes para você emitir e controlar as notas fiscais eletrônicas da sua empresa com segurança e facilidade!

Confira 3 pontos importantes para você emitir e controlar as notas fiscais eletrônicas da sua empresa com segurança e facilidade! Confira 3 pontos importantes para você emitir e controlar as notas fiscais eletrônicas da sua empresa com segurança e facilidade! O NFeJá é disponibilizado, TOTALMENTE GRÁTIS, em parceria com Associações

Leia mais

Marketing Comercial. campanhas promocionais. marketing. mala direta. classificação de contatos. Menu

Marketing Comercial. campanhas promocionais.  marketing. mala direta. classificação de contatos. Menu Soluções Marketing Comercial Registro e classificação dos contatos com clientes e prospects. Possibilidade de geração de compromissos encadeados, além de acompanhamento das ações promovidas pelas equipes

Leia mais

ANEXO II - Instrução Normativa nº 008/2009/GAB/CRE

ANEXO II - Instrução Normativa nº 008/2009/GAB/CRE ANEXO II - Instrução Normativa nº 008/200/GAB/CRE MANUAL DE INSTRUÇÃO PARA PREENCHIMENTO DO RELATÓRIO DE MOVIMENTAÇÃO DE ÁLCOOL CARBURANTE E DE BIODIESEL B100 COM DESTINO À ZFM E EM TRÂNSITO PELO ESTADO

Leia mais

O SPED foi instituído pelo Decreto nº 6.022/2007 com o conceito de modernização da sistemática do cumprimento das obrigações acessórias, transmitidas

O SPED foi instituído pelo Decreto nº 6.022/2007 com o conceito de modernização da sistemática do cumprimento das obrigações acessórias, transmitidas Bem vindo a O SPED foi instituído pelo Decreto nº 6.022/2007 com o conceito de modernização da sistemática do cumprimento das obrigações acessórias, transmitidas pelos contribuintes às administrações tributárias

Leia mais

EMISSÃO DO BLOCO K PCEMFOBBH. 1 Explicações Gerais...2

EMISSÃO DO BLOCO K PCEMFOBBH. 1 Explicações Gerais...2 EMISSÃO DO BLOCO K PCEMFOBBH Conteúdo Explicações Gerais... Cadastros e Inclusões. Produtos...3. Locais... 4.3 Processos... 5.4 Receitas... 6.5 Importação de produtos...7-9.6 Importação de receitas...0

Leia mais

Fiscal -Escrituração Fiscal Digital PIS / COFINS. Versão 1.1

Fiscal -Escrituração Fiscal Digital PIS / COFINS. Versão 1.1 Fiscal -Escrituração Fiscal Digital PIS / COFINS Versão 1.1 Índice 1.Objetivo 4 2.Calendário SPED EFD - PIS / COFINS 5 3.Alíquotas de PIS e COFINS para empresas do Lucro Real e Presumido 6 4.Dados que

Leia mais

FORTES FISCAL INVENTÁRIO

FORTES FISCAL INVENTÁRIO FORTES FISCAL INVENTÁRIO Esse manual tem por objetivo demonstrar as formas de inclusão do inventário no Fortes Fiscal, bem como a geração do mesmo no arquivo SPED Fiscal. Atualmente existem existem três

Leia mais

Neste bip. Contribuição Sindical. Você Sabia? Edição 55 Março de 2015

Neste bip. Contribuição Sindical. Você Sabia? Edição 55 Março de 2015 Neste bip Contribuição Sindical... 1 Erro de Invalid Conversion ao Exportar Arquivos... 2 Borderô para Contabilidade... 3 RAIS Ano Base 2014... 3 Contribuição Sindical Patronal... 4 Você Sabia? Que a tecla

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES SOBRE O MODULO FISCAL

MANUAL DE ORIENTAÇÕES SOBRE O MODULO FISCAL MANUAL DE ORIENTAÇÕES SOBRE O MODULO FISCAL VITÓRIA 2016 SUMÁRIO CADASTROS GERAIS... 3 Cadastro de Empresas... 3 Cadastro de Autônomos e Sócios... 6 Cadastro de Participantes... 7 Cadastro de Itens (Produtos)...

Leia mais

INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO DAS DECLARAÇÕES DFC e GI

INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO DAS DECLARAÇÕES DFC e GI INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO DAS DECLARAÇÕES DFC e GI A finalidade das instruções é orientar o correto preenchimento da DFC - Declaração Fisco Contábil e da GI - Guia de Informação das Operações e Prestações

Leia mais

Tutorial de Emissão de Nota Fiscal Eletrônica

Tutorial de Emissão de Nota Fiscal Eletrônica Tutorial de Emissão de Nota Fiscal Eletrônica Passo 1 Abra o programa Emissor NFe, através do atalho em sua área de trabalho; Dica: Após a instalação da plataforma, será adicionado em sua área de trabalho

Leia mais

Perguntas Frequentes. Nota Fiscal Eletrônica de Serviço

Perguntas Frequentes. Nota Fiscal Eletrônica de Serviço Perguntas Frequentes Nota Fiscal Eletrônica de Serviço P á g i n a 2 Sumário 1. CONCEITOS... 3 2. BENEFÍCIOS... 5 3. EMISSÃO, CANCELAMENTO E SUBSTITUIÇÃO DE NFS-E... 6 4. RECIBO PROVISÓRIO DE SERVIÇOS

Leia mais

Liberação de Atualização

Liberação de Atualização Liberação de Atualização TRATAMENTO NO SISTEMA FISCAL DIFAL/FCP A Emenda Constitucional nº 87/2015, regulamentada pelo Convênio ICMS nº 93/2015 instituiu a cobrança do Diferencial de Alíquota e Fundo de

Leia mais

E-book gratuito - Um guia rápido e prático sobre a NFC-e

E-book gratuito - Um guia rápido e prático sobre a NFC-e E-book gratuito - Um guia rápido e prático sobre a NFC-e Entenda como ela está mudando o comércio varejista www.relatar.com.br 27 3268-3197 27 3268-1425 E-book gratuito sobre NFC-e - Relatar Sistemas Página

Leia mais

Distrito Federal > Setembro/2016

Distrito Federal > Setembro/2016 OBS: As informações contidas nesta página são de caráter informativo, não dispensando a consulta a um profissional especializado, devido à freqüência com que os conteúdos sofrem alterações. Distrito Federal

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos Modelo da NFA-e - Nota Fiscal Avulsa Eletrônica para escrituração na EFD - ICMS-IPI

Orientações Consultoria de Segmentos Modelo da NFA-e - Nota Fiscal Avulsa Eletrônica para escrituração na EFD - ICMS-IPI Modelo da NFA-e - Nota Fiscal Avulsa Eletrônica para escrituração na EFD - ICMS-IPI 24/10/2014 Título do documento Sumário Sumário... 2 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise

Leia mais

SPED CONTÁBIL ECD (Geração e transmissão)

SPED CONTÁBIL ECD (Geração e transmissão) SPED CONTÁBIL ECD (Geração e transmissão) Conteúdo: 1. Dados do responsável e contabilista 2. Emissão de balancete para conferência 3. Gerando arquivo ECD no sistema JOTEC 4. Utilizando o programa validador

Leia mais

Marketing Comercial. campanhas promocionais. marketing. mala direta. classificação de contatos. Menu

Marketing Comercial. campanhas promocionais.  marketing. mala direta. classificação de contatos. Menu Soluções Marketing Comercial Registro e classificação dos contatos com clientes e prospects. Possibilidade de geração de compromissos encadeados, além de acompanhamento das ações promovidas pelas equipes

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2

BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 BOLETIM INFORMATIVO TÉCNICO LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO - CORDILHEIRA VERSÃO 2 CORDILHEIRA RECURSOS HUMANOS 2.90A 1. Em Módulos\ Rescisão de Contrato\ Emissão do Termo, alterado para considerar o evento 79-

Leia mais

CADASTRO NACIONAL DE PRODUTOS - CNP Adequação à NF-e 4.0

CADASTRO NACIONAL DE PRODUTOS - CNP Adequação à NF-e 4.0 E-BOOK CICLUSS CADASTRO NACIONAL DE PRODUTOS - CNP Adequação à NF-e 4.0 ORIENTAÇÕES PONTUAIS RELATIVAS À CONSISTÊNCIA DO CÓDIGO DE BARRAS GTIN EM FACE DA NOVA VERSÃO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA Índice Introdução

Leia mais

FAQ SPED. Arquivo. informarmos. inseridos. Tipo de. completos. Imposto de 2 SPED. A geração do 1 ICMS

FAQ SPED. Arquivo. informarmos. inseridos. Tipo de. completos. Imposto de 2 SPED. A geração do 1 ICMS FAQ SPED Procedimentos Básicos para a Geração Arquivo SPED ICMS no isolidus: do A primeira coisa que pode ser feita é informarmos os dados referentes ao ICMS 1 a Recolher na tela t de Apuração de ICMS

Leia mais

Sped Fiscal. Escrituração Fiscal Digital - EFD Copyright Todos os direitos reservados. Control Informática. Sped Fiscal

Sped Fiscal. Escrituração Fiscal Digital - EFD Copyright Todos os direitos reservados. Control Informática. Sped Fiscal Escrituração Fiscal Digital - EFD Copyright 2008. Todos os direitos reservados. Control Informática. Copyright 2008. Todos os direitos reservados. Control Informática. Parametrização e utilização Implementação,

Leia mais

ANEXO II DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA (NF-e) CAPÍTULO I DA OBRIGATORIEDADE DE USO (Ajuste SINIEF 7/05)

ANEXO II DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA (NF-e) CAPÍTULO I DA OBRIGATORIEDADE DE USO (Ajuste SINIEF 7/05) ANEXO II DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA (NF-e) CAPÍTULO I DA OBRIGATORIEDADE DE USO (Ajuste SINIEF 7/05) Art. 1 As pessoas jurídicas, contribuintes ou não do ICMS, inscritas no CAD-ICMS ficam obrigadas ao uso

Leia mais

O layout do arquivo da DIME-SC é composto por vários registros, veja abaixo quais os registros gerados pelo Sispetro:

O layout do arquivo da DIME-SC é composto por vários registros, veja abaixo quais os registros gerados pelo Sispetro: Registros DIME-SC O layout do arquivo da DIME-SC é composto por vários registros, veja abaixo quais os registros gerados pelo Sispetro: Tipo Descrição Quadro Sispetro Observações 20 Dados do contabilista

Leia mais

PORTAL DO FORNECEDOR PASSO A PASSO PARA ENVIO DE DOCUMENTOS ELETRÔNICOS PARA PAGAMENTO

PORTAL DO FORNECEDOR PASSO A PASSO PARA ENVIO DE DOCUMENTOS ELETRÔNICOS PARA PAGAMENTO PORTAL DO FORNECEDOR PASSO A PASSO PARA ENVIO DE DOCUMENTOS ELETRÔNICOS PARA PAGAMENTO 01 Portal dos Fornecedores 1 Acesse www.braskem.com.br e clique na aba Fornecedores 2 Acesse o Portal utilizando seu

Leia mais

SUMÁRIO

SUMÁRIO SUMÁRIO... 3... 3... 4... 5... 5... 14... 14... 18... 21... 27... 27... 30... 31... 32... 33... 35... 36... 37... 38... 39... 43 O acrônimo NF-e significa nota fiscal eletrônica, ou seja, um documento

Leia mais

Emissão de NFS-e MEI 8.0

Emissão de NFS-e MEI 8.0 Emissão de NFS-e MEI 8.0 Segue caminho para emissão de NFS-e: Arrecadação > ISSQN > N.Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) > emissão de NFS-e (Nova Tela) 8.1º PASSO: Informe a receita bruta acumulada,

Leia mais

Neste bip. Novas Configurações de Plano de Saúde. Você Sabia? Edição 49 Setembro de 2014

Neste bip. Novas Configurações de Plano de Saúde. Você Sabia? Edição 49 Setembro de 2014 Neste bip Novas configurações de plano de saúde... 1 Alterações no Rumo para o CAGED... 2 Cuidado ao instalar o programa DAPI... 2 Data de entrada ao importar notas do site... 3 Importação de extrato bancário...

Leia mais

CAPÍTULO I DA EMISSÃO DA NOTA

CAPÍTULO I DA EMISSÃO DA NOTA DECRETO Nº 177/2015. Regulamenta a obrigatoriedade para emissão de nota fiscal de serviços eletrônica, instituída pela lei complementar nº. 107, de 08 de junho de 2015, para o Município de Nova Erechim

Leia mais

Sistema de Emissão de Nota Fiscal Eletrônica

Sistema de Emissão de Nota Fiscal Eletrônica Sistema de Emissão de Nota Fiscal Eletrônica Sobre a TKS Uma empresa que atua desde 1999 no desenvolvimento de soluções de software para automação industrial, integração de chão de fábrica e sistemas dedicados

Leia mais

Conceito. Deverá obedecer às disposições contidas no Ajuste Sinief nº 2/2009 e na Instrução Normativa DRP nº 45/1998, Titulo I, Capitulo LI.

Conceito. Deverá obedecer às disposições contidas no Ajuste Sinief nº 2/2009 e na Instrução Normativa DRP nº 45/1998, Titulo I, Capitulo LI. SPED Fiscal Introdução A Escrituração Fiscal Digital (EFD) foi instituída por meio do Convênio ICMS nº 143/2006, celebrado entre os Estados e o Distrito Federal, e tem sido imposta aos contribuintes gaúchos

Leia mais

Cartilha da Nota Fiscal Eletrônica 4.0 Hábil Empresarial (Profissional, Compacta e Super Compacta)

Cartilha da Nota Fiscal Eletrônica 4.0 Hábil Empresarial (Profissional, Compacta e Super Compacta) Cartilha da Nota Fiscal Eletrônica 4.0 Hábil Empresarial (Profissional, Compacta e Super Compacta) Koinonia Software Ltda (46) 3225-6234 Índice I Índice Cap. I Introdução 1 1 Orientações... Iniciais 1

Leia mais

CRC ITINERANTE ARACRUZ BLOCO K. Palestrante Anderson Paganini Marchesi 19/10/2016

CRC ITINERANTE ARACRUZ BLOCO K. Palestrante Anderson Paganini Marchesi 19/10/2016 CRC ITINERANTE ARACRUZ BLOCO K Palestrante Anderson Paganini Marchesi 19/10/2016 Facilitador Anderson Paganini Marchesi Sócio da Medeiros& Paganini Contabilidade e Serviços Consultivos(empresa parceira

Leia mais

Guia Nota Fiscal Eletrônica v4.0 - Linx Postos Seller WEB

Guia Nota Fiscal Eletrônica v4.0 - Linx Postos Seller WEB Guia Nota Fiscal Eletrônica v4.0 - Linx Postos Seller WEB Conceitos NF-e v4.0 Para saber sobre os conceitos que envolvem a nota fiscal eletrônica versão 4.0, acesse o material NF-e v4.0 ou clique aqui.

Leia mais

Versão /03/2018. Transferência de Conhecimento Franqueados Getway. Cadastros de Produtos

Versão /03/2018. Transferência de Conhecimento Franqueados Getway. Cadastros de Produtos Versão 1.0.0.0 21/03/2018 Transferência de Conhecimento Franqueados Getway Cadastros de Produtos Um ponto muito importante para que a geração e validação de um arquivo SPED EFD Contribuições são os cadastros

Leia mais

SPED PIS/Cofins. Escrita Fiscal Tutorial

SPED PIS/Cofins. Escrita Fiscal Tutorial 1 SPED PIS/Cofins Conforme Instrução Normativa RFB nº 1.052, de 5 de julho de 2010 (D.O.U. 7.7.2010), que institui a Escrituração Fiscal Digital do PIS/Pasep e da Cofins - EFD-PIS/Cofins (Alterada pela

Leia mais

DECRETO Nº , DE 26 DE ABRIL DE 2016.

DECRETO Nº , DE 26 DE ABRIL DE 2016. DOE Nº 13.668 Data: 27/04/2016 DECRETO Nº 26.002, DE 26 DE ABRIL DE 2016. Altera o Regulamento do ICMS, aprovado pelo Decreto Estadual nº 13.640, de 13 de novembro de 1997, para dispor sobre a emissão

Leia mais

Informativo Cadastros de Clientes. Cadastros de Produtos: GTIN. Cadastro de Produtos

Informativo Cadastros de Clientes. Cadastros de Produtos: GTIN. Cadastro de Produtos Informativo - 180.0 Com o intuito de fornecer as ferramentas necessárias para o bom desempenho de sua farmácia, a Linx traz inovações e melhorias para o Linx Farma Softpharma que foram aplicadas no release

Leia mais

Bloco K Sped Fiscal. Jotec Tecnologia em Software

Bloco K Sped Fiscal. Jotec Tecnologia em Software Bloco K Sped Fiscal Jotec Tecnologia em Software Sumário 1 Explicações Gerais...2 2 Cadastros e Inclusões 2.1 Produtos...3 2.2 Locais... 4 2.3 Processos... 5 2.4 Receitas... 6 2.5 Importação de produtos...7-8

Leia mais

Roteiro apuração Diferencial de alíquota nas vendas a consumidor final de outra UF.

Roteiro apuração Diferencial de alíquota nas vendas a consumidor final de outra UF. Roteiro apuração Diferencial de alíquota nas vendas a consumidor final de outra UF. Versão 1.0.0 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 2 2. CONFIGURAÇÕES... 4 2.1 Pacote 3623 Rotinas especiais... 4 2.2 Novos códigos

Leia mais

CADA0222 Parametrização NF-e

CADA0222 Parametrização NF-e CADA0222 Parametrização NF-e O programa tem por objetivo a parametrização utilizada para a NF-e e NFS-e. A nota fiscal de serviço continua sendo impressa em formulário, portanto, o parâmetro Form.N.F.

Leia mais