Objetivos e Módulos do SPED. Dulcineia L. D. Santos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Objetivos e Módulos do SPED. Dulcineia L. D. Santos"

Transcrição

1

2 Objetivos e Módulos do SPED Dulcineia L. D. Santos

3 Sistema Público de Escrituração Digital SPED Decreto n , de 22/01/2007 Objetivos do SPED: unificar as atividades de recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos que integram a escrituração comercial e fiscal, com fluxo único e computadorizado das informações. Promover a integração dos fiscos, mediante a padronização e compartilhamento das informações... Racionalizar e uniformizar as obrigações acessórias para os contribuintes... Tornar mais célere a identificação de ilícitos tributários...

4 Sistema Público de Escrituração Digital SPED Usuários do SPED: Secretaria da Receita Federal Administrações tributárias dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios Órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta que tenham atribuição legal de regulação, normatização, controle e fiscalização dos empresários e das pessoas jurídicas, inclusive imunes ou isentas. Os usuários do SPED estabelecerão a obrigatoriedade, periodicidade e prazos de apresentação dos livros e documentos, por eles exigidos.

5 Sistema Público de Escrituração Digital SPED Módulos do SPED: Nota Fiscal Eletrônica NF e Nota Fiscal Eletrônica ao Consumidor Final NFC e Conhecimento de Transporte Eletrônico CT e Nota Fiscal de Serviços Eletrônica NFS e Cupom Fiscal Eletrônico CF e SAT/CF e ECF Escrituração Contábil Digital ECD Escrituração Fiscal Digital EFD ICMS/IPI Escrituração Fiscal Digital EFD Contribuições Escrituração Contábil Fiscal ECF Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas esocial E outros...

6 Nota Fiscal Eletrônica NF e Documento Modelo 55 Ajuste SINIEF 7/05 Portaria CAT 162/08 Documento digital, emitido e armazenado eletronicamente, a ser utilizado nas operações de circulação de mercadorias ou nas prestações de serviços. Validade jurídica garantida pela assinatura digital do emitente e a Autorização de Uso fornecida pela administração tributária do domicílio do contribuinte.

7 Nota Fiscal Eletrônica NF e Obrigatoriedade de uso: Art. 7º da Portaria CAT 162/08. O arquivo digital elaborado no padrão XML (Extended Markup Language) Numeração sequencial de 1 a , por estabelecimento e por série. Séries são designadas por algarismos arábicos, em ordem crescente (vedada a utilização de subsérie). Vedada a utilização de série zero. Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica DANFE: Utilização no trânsito da mercadoria após a concessão da Autorização de Uso.

8 Nota Fiscal Eletrônica NF e Pontos de atenção: Preenchimento dos campos da NF e. Informação da NCM. Manter o arquivo da NF e (emitida e recebida). Versão 3.10 da Nota Fiscal Eletrônica NF e: Campos para informações sobre: Finalidade de emissão e de Devolução de IPI. Valor do ICMS desonerado e motivo da desoneração do ICMS Desativação da versão "2.00" da NF e: 31/03/2015.

9 Conhecimento de Transporte Eletrônico CT e Documento Modelo 57 Ajuste SINIEF 9/07 Portaria CAT 55/09 Documento digital, emitido e armazenado eletronicamente, destinado a documentar prestações de serviços de transporte de cargas. Validade jurídica garantida pela assinatura digital do emitente e pela Autorização de Uso concedida pela Secretaria da Fazenda.

10 Conhecimento de Transporte Eletrônico CT e Obrigatoriedade de uso: Art. 7º da Portaria CAT 55/09. O arquivo digital elaborado no padrão XML (Extended Markup Language) Numeração sequencial de 1 a , por estabelecimento e por série. Séries são designadas por algarismos arábicos, em ordem crescente (vedada a utilização de subsérie). Documento Auxiliar do CT e DACTE: para acompanhar a carga durante o transporte, após a concessão da Autorização de Uso.

11 Escrituração Contábil Digital ECD Instrução Normativa RFB nº 1.420, de 19/12/2013 Versão digital dos livros: Diário e seus auxiliares; Razão e seus auxiliares; Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento comprobatórias. Assinatura digital, com certificado de segurança mínima tipo A3, a fim de garantir a autoria, a autenticidade, a integridade e a validade jurídica do documento digital.

12 Escrituração Contábil Digital ECD Obrigatoriedade: Art. 3º da IN 1.420/2013 Fatos contábeis ocorridos a partir de 1º/01/2014: PJ sujeitas à tributação do IR com base no lucro real; PJ tributadas com base no lucro presumido... PJ imunes e isentas. Prazo de apresentação: transmissão anual, até o último dia útil do mês de junho do ano seguinte ao anocalendário a que se refira a escrituração. Casos de extinção, cisão parcial, cisão total, fusão ou incorporação: até o último dia útil do mês subsequente ao do evento.

13 Escrituração Fiscal Digital EFD ICMS/IPI Ajuste SINIEF 2/2009 e Protocolo 3/2011 Legislação no Estado de São Paulo: Artigo 250 A do RICMS/00 Portaria CAT 147/09. A EFD ICMS/IPI deve ser adotada pelos contribuintes do ICMS e/ou do IPI. Obrigatoriedade: 01/01/2009 para os contribuinte relacionados no Protocolo ICMS 77/08. 01/01/2014: todos os contribuintes sujeitos ao Regime Periódico de Apuração RPA.

14 Escrituração Fiscal Digital EFD ICMS/IPI Dispensados da EFD ICMS/IPI: Microempreendedor Individual MEI Microempresa ME Empresa de Pequeno Porte EPP Dispensa encerrar se áem 01/01/2016, ficando esses contribuintes obrigados àefd. Salvo disposição em contrário, o contribuinte deverá prestar as informações relativas àefd em arquivo digital individualizado por estabelecimento. As informações relativas àefd deverão ser prestadas sob o enfoque do contribuinte declarante.

15 Escrituração Fiscal Digital EFD ICMS/IPI A EFD substituiu, a partir de 01/01/09, a escrituração e impressão dos seguintes livros: Registro de Entradas; Registro de Saídas; Registro de Inventário; Registro de Apuração do IPI; Registro de Apuração do ICMS. A partir de 01/01/2011: Controle de Crédito de ICMS do Ativo Permanente CIAP A partir de 01/01/2016: Registro de Controle da Produção e do Estoque

16 Escrituração Fiscal Digital EFD ICMS/IPI O arquivo deve conter a assinatura digital do contribuinte, ou de seu representante legal, de forma a garantir a autenticidade e a validade jurídica das informações nele contidas. Prazo de entrega: até o dia 25 do mês subsequente ao período a que se refere. Retificação do arquivo: até o último dia do terceiro mês subsequente ao encerramento do mês da apuração. Após esse prazo, é necessário solicitar a autorização da Secretaria da Fazenda.

17 Escrituração Fiscal Digital EFD ICMS/IPI Cláusula terceira do Protocolo ICMS 03/2011: Estabelecimento obrigado àefd está dispensado de entregar os arquivos estabelecidos no Convênio ICMS 57/95 e no inciso I da cláusula décima terceira do Convênio ICMS 81/93. Pontos de atenção: Identificação correta dos documentos. Código de Situação do documento. Código de Situação Tributária. Escrituração de todos os documentos emitidos e recebidos. Preparação das informações que serão exigidas em 2015 e 2016.

18 Escrituração Fiscal Digital EFD ICMS/IPI

19 Escrituração Fiscal Digital EFD Contribuições Instrução Normativa RFB nº 1.252, de 1º/03/2012 Deve ser apresentada pelos contribuintes da: Contribuição para o PIS/Pasep; Cofins; e Contribuição Previdenciária incidente sobre a Receita. Deverá ser assinada digitalmente pelo representante legal da empresa ou procurador, a fim de garantir a autoria do documento digital.

20 Escrituração Fiscal Digital EFD Contribuições Obrigatoriedade: Art. 4º da IN 1.252/2012 Dispensa da apresentação: Art. 5º da IN 1.252/2012 Prazo de apresentação: até o 10º (décimo) dia útil do 2º (segundo) mês subsequente ao que se refira a escrituração, inclusive nos casos de extinção, incorporação, fusão e cisão total ou parcial. Retificação do arquivo apresentado: 5 (cinco) anos contados do 1º (primeiro) dia do exercício seguinte àquele a que se refere a escrituração substituída.

21 Escrituração Contábil Fiscal ECF Instrução Normativa RFB nº 1.422, de 19/12/2013 Obrigatoriedade Art. 1º da IN 1.422/2013: A partir de 2014, todas as pessoas jurídicas, inclusive as equiparadas, deverão apresentar a Escrituração Contábil Fiscal (ECF) de forma centralizada pela matriz. Obrigatoriedade não aplicável a: PJ optantes pelo Simples Nacional; órgãos públicos, às autarquias e às fundações públicas; e PJ inativas.

22 Escrituração Contábil Fiscal ECF Prazo de entrega da ECF: até o último dia útil do mês de julho do ano seguinte ao ano calendário a que se refira. A ECF deverá ser assinada digitalmente mediante utilização de certificado digital válido. PJ ficam dispensadas, a partir de 1º/01/2014, da escrituração do Livro de Apuração do Lucro Real (Lalur) e da entrega da Declaração de Informações Econômico Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ).

23 Cuidados na implantação do SPED Adequar sistemas de gestão às necessidades do projeto. Promover a capacitação dos colaboradores. Atualizar cadastros. Revisar procedimentos adotados na emissão de documentos fiscais. Revisar tratamento dado às informações no sistema. Revisar procedimentos de escrituração e de apuração de impostos. Manter em boa ordem documentação e arquivos gerados. Sanear vícios da organização.

24 Praça Ramos de Azevedo, 202 Centro São Paulo/SP (11) / cursos3@sindcontsp.org.br

Objetivos e Módulos do SPED. Dulcineia L. D. Santos

Objetivos e Módulos do SPED. Dulcineia L. D. Santos Objetivos e Módulos do SPED Dulcineia L. D. Santos Sistema Público de Escrituração Digital SPED Decreto n. 6.022, de 22/01/2007 Objetivos do SPED: unificar as atividades de recepção, validação, armazenamento

Leia mais

ECF (Escrituração Contábil Fiscal)

ECF (Escrituração Contábil Fiscal) ECF (Escrituração Contábil Fiscal) ECD (Escrituração Contábil Digital) Regras Novas 2014 Maria Ilene Imlau Winter Informações Gerais Obrigatoriedade (inclusive Lucro Presumido, Imunes e Isentas) Obrigações

Leia mais

SPED - Sistema Público de Escrituração Digital - Bases..

SPED - Sistema Público de Escrituração Digital - Bases.. SPED - Sistema Público de Escrituração Digital - Bases.. A Emenda Constitucional nº 42/2003 introduziu o inciso XXII ao artigo 37 da Constituição Federal, que determina que as administrações tributárias

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO TRIBUTÁRIA E CONTABILIDADE DIGITAL

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO TRIBUTÁRIA E CONTABILIDADE DIGITAL PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO TRIBUTÁRIA E CONTABILIDADE DIGITAL MÓDULO CONTABILIDADE DIGITAL Aula 2 Profº Paulo Vaz CONTEÚDO PROGRAMÁTICO INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE DIGITAL 1) Evolução 2) Aspectos Legais 3)

Leia mais

Palestra. Escrituração Fiscal Digital - Atualização. Março/2016. Elaborado por: JANEIRO/

Palestra. Escrituração Fiscal Digital - Atualização. Março/2016. Elaborado por: JANEIRO/ Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 opções 2 ou 3 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO TRIBUTÁRIA E CONTABILIDADE DIGITAL

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO TRIBUTÁRIA E CONTABILIDADE DIGITAL PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO TRIBUTÁRIA E CONTABILIDADE DIGITAL MÓDULO CONTABILIDADE DIGITAL Aula 3 Profº Paulo Vaz CONTEÚDO PROGRAMÁTICO INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE DIGITAL 1) Evolução 2) Aspectos Legais 3)

Leia mais

Emenda Constitucional nº. 42 (19/03/2003)

Emenda Constitucional nº. 42 (19/03/2003) EVOLUÇÃO Emenda Constitucional nº. 42 (19/03/2003) Art. 37 da Constituição Federal... XXII as administrações tributárias da União dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios,... e autuarão de forma

Leia mais

Conceito. Deverá obedecer às disposições contidas no Ajuste Sinief nº 2/2009 e na Instrução Normativa DRP nº 45/1998, Titulo I, Capitulo LI.

Conceito. Deverá obedecer às disposições contidas no Ajuste Sinief nº 2/2009 e na Instrução Normativa DRP nº 45/1998, Titulo I, Capitulo LI. SPED Fiscal Introdução A Escrituração Fiscal Digital (EFD) foi instituída por meio do Convênio ICMS nº 143/2006, celebrado entre os Estados e o Distrito Federal, e tem sido imposta aos contribuintes gaúchos

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1.420, DE Dispõe sobre a Escrituração Contábil Digital (ECD).

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1.420, DE Dispõe sobre a Escrituração Contábil Digital (ECD). INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1.420, DE 19.12.2013 Dispõe sobre a Escrituração Contábil Digital (ECD). O SECRETÁRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos III e XXVI

Leia mais

ANO XXIII ª SEMANA DE JUNHO DE 2012 BOLETIM INFORMARE Nº 23/2012 ASSUNTOS CONTÁBEIS IMPOSTO DE RENDA PESSOA JURÍDICA

ANO XXIII ª SEMANA DE JUNHO DE 2012 BOLETIM INFORMARE Nº 23/2012 ASSUNTOS CONTÁBEIS IMPOSTO DE RENDA PESSOA JURÍDICA ANO XXIII - 2012-1ª SEMANA DE JUNHO DE 2012 BOLETIM INFORMARE Nº 23/2012 ASSUNTOS CONTÁBEIS ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL DIGITAL - ECD - NORMAS GERAIS Introdução - Obrigatoriedade de Adoção da ECD - Sociedades

Leia mais

Treinamento Presencial CISS Contábil & Fiscal

Treinamento Presencial CISS Contábil & Fiscal Treinamento Presencial CISS Contábil & Fiscal Nota Fiscal Eletrônica Parte integrante do projeto SPED, teve seu surgimento com o protocolo ENAT 03/2005. A principal alteração se deve à emissão de documentos

Leia mais

Palestra. SPED Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Escrituração Fiscal Digital (EFD) Outubro Elaborado por: Gisleise Nogueira de Aguiar

Palestra. SPED Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Escrituração Fiscal Digital (EFD) Outubro Elaborado por: Gisleise Nogueira de Aguiar Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400, 3824-5433 (teleatendimento), fax (11) 3824-5487 Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva,

Leia mais

ENTENDENDO A ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL DIGITAL (ECD)

ENTENDENDO A ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL DIGITAL (ECD) ENTENDENDO A ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL DIGITAL (ECD) Olá! Introdução Seja bem-vindo(a) ao nosso ebook Entendendo a escrituração Contábil Digital (ECD)! A Escrituração Contábil Digital está entre as obrigações

Leia mais

Fortaleza, 14 de novembro de Sistema Público de Escrituração Digital

Fortaleza, 14 de novembro de Sistema Público de Escrituração Digital Fortaleza, 14 de novembro de 2008 Livros Abrangidos Diário Geral G Diário Geral com Escrituração Resumida R Diário Auxiliar - A Razão Auxiliar - Z Balancetes Diários e Balanços - B Resolução CFC nº 1020/05

Leia mais

Tributação e demais despesas do Setor de Transporte: Esfera Municipal ISS IPTU ARMAZÉNS GERAIS Esfera Estadual ICMS IPVA Esfera Federal PIS COFINS IRPJ CSLL INSS Outros: LICENÇAS PARA TRANSPORTE DE PRODUTOS

Leia mais

Palestra. expert PDF. Trial. Sped Fiscal- Escrituração Fiscal Digital-EFD do ICMS e do IPI. Agosto Elaborado por:

Palestra. expert PDF. Trial. Sped Fiscal- Escrituração Fiscal Digital-EFD do ICMS e do IPI. Agosto Elaborado por: Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 opções 2 ou 3 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

III - livro Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles transcritos.

III - livro Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles transcritos. INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1.774, DE 22.12.2017 Dispõe sobre a Escrituração Contábil Digital (ECD). O SECRETÁRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos III e XXV

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos. EFD Contribuições Notas de Prestação de Serviço DF

Orientações Consultoria de Segmentos. EFD Contribuições Notas de Prestação de Serviço DF EFD Contribuições Notas de Prestação de Serviço DF 12/09/2016 Sumário 1 Questão... 3 2 Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3 Análise da Consultoria... 3 3.1 Guia Prático EFD Contribuições... 3 3.2 Perguntas

Leia mais

Escrituração Contábil Digital ECD. José Jayme Moraes Junior. Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil Supervisor Nacional da ECD e da ECF

Escrituração Contábil Digital ECD. José Jayme Moraes Junior. Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil Supervisor Nacional da ECD e da ECF Escrituração Contábil Digital ECD José Jayme Moraes Junior Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil Supervisor Nacional da ECD e da ECF Maio/2018 Legislação Decreto n o 6.022, de 22 de janeiro de 2007

Leia mais

Escrituração Fiscal Digital EFD ICMS/IPI. Dulcineia L. D. Santos

Escrituração Fiscal Digital EFD ICMS/IPI. Dulcineia L. D. Santos Escrituração Fiscal Digital EFD ICMS/IPI Dulcineia L. D. Santos Sistema Público de Escrituração Digital SPED Decreto n. 6.022, de 22/01/2007. Objetivos do SPED: unificar as atividades de recepção, validação,

Leia mais

Escrituração Fiscal Digital. Sistema Público de Escrituração Digital

Escrituração Fiscal Digital. Sistema Público de Escrituração Digital Escrituração Fiscal Digital Evolução 2003 2004 2005 2006 2007 Emenda Constitucional nº 42 19/12/03 Art. 37 da Constituição Federal... XXII - as administrações tributárias da União, dos Estados, do Distrito

Leia mais

SPED na Prá*ca. Caso Verdemar. Carlos Furia*

SPED na Prá*ca. Caso Verdemar. Carlos Furia* SPED na Prá*ca Caso Verdemar Carlos Furia* Apresentação Verdemar Contexto SPED Preparação Organizacional para sua Implantação O SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) passa a exigir das organizações

Leia mais

EFD-Reinf. Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais. Palestrante: Ricardo Nogueira R.Nogueira Consultoria e Treinamento

EFD-Reinf. Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais. Palestrante: Ricardo Nogueira R.Nogueira Consultoria e Treinamento Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais Palestrante: Ricardo Nogueira O que é? Instituída pela Instrução Normativa RFB nº 1.701/2017, tratase de uma nova obrigação tributária

Leia mais

Guia Prático de. Cruzamento de Obrigações Acessórias

Guia Prático de. Cruzamento de Obrigações Acessórias Guia Prático de Cruzamento de Obrigações Acessórias Sumário Apresentação... 19 1 Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) 1.1. Conceito e Informações Gerais... 21 1.2. Manual de Integração - Contribuinte... 21 1.3.

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 52 - Data 25/02/2019 Processo Interessado CNPJ/CPF Assunto: Contribuição para o PIS/Pasep Ementa: DACON. EFD-CONTRIBUIÇÕES. OBRIGATORIEDADE.

Leia mais

A contabilidade como prova: a favor ou contra o contribuinte. Carla Sanson Mestre e Doutoranda e Contadora

A contabilidade como prova: a favor ou contra o contribuinte. Carla Sanson Mestre e Doutoranda e Contadora A contabilidade como prova: a favor ou contra o contribuinte Carla Sanson Mestre e Doutoranda e Contadora CONTABILIDADE CONTABILIDADE COMO SISTEMA DE INFORMAÇÕES A Contabilidade é, objetivamente, um sistema

Leia mais

ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL DE RETENÇÕES E OUTRAS INFORMAÇÕES FISCAIS EFD-REINF

ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL DE RETENÇÕES E OUTRAS INFORMAÇÕES FISCAIS EFD-REINF ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL DE RETENÇÕES E OUTRAS INFORMAÇÕES FISCAIS EFD-REINF Professor: Jair Aparecido de Souza NF-e NFS-e CT-e NFC-e ECF MDF-e e-social EFD IPI/ICMS EFD-ReInf EFD- Contribuições ECD

Leia mais

Desafios na Governança Tributária a partir da evolução do Projeto SPED

Desafios na Governança Tributária a partir da evolução do Projeto SPED Desafios na Governança Tributária a partir da evolução do Projeto SPED Raphael Matos Sobrinho - Bacharel em Direito - Bacharel em Ciências Contábeis - Especialista em Direito Tributário - Mestrando em

Leia mais

INFORMATIVO CONTÁBIL/FISCAL OCB/ES Nº 09/2016 (24 de Maio de 2016)

INFORMATIVO CONTÁBIL/FISCAL OCB/ES Nº 09/2016 (24 de Maio de 2016) INFORMATIVO CONTÁBIL/FISCAL OCB/ES Nº 09/2016 (24 de Maio de 2016) 1 - Concedido diferimento na importação de milho em grão. LEI Nº 10.529 (DOE DE 20/05/2016) Introduz alterações na Lei nº 7.000, de 27

Leia mais

Prosoft Auditor Fiscal Versão 6.0

Prosoft Auditor Fiscal Versão 6.0 Prosoft Auditor Fiscal Versão 6.0 Nova Versão do Prosoft Auditor Fiscal Sabemos da importância que o usuário dá para recursos que sejam simples de utilizar e que permitam atingir os objetivos com comodidade

Leia mais

Seminário. Escrituração Contábil Fiscal: cruzamento informações com as obrigações acessórias - "Pontos de atenção" Junho/2016. Elaborado por: JANEIRO/

Seminário. Escrituração Contábil Fiscal: cruzamento informações com as obrigações acessórias - Pontos de atenção Junho/2016. Elaborado por: JANEIRO/ Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 opções 2 ou 3 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

ECF - Tela Introdução. Tópicos

ECF - Tela Introdução. Tópicos ECF - Tela 012356 Tópicos Introdução Legislação, prazos e obrigatoriedade Pré-Requisitos Software Configurações e gerações no Linx ERP Assinatura digital Fluxo de geração da ECF Detalhamento do processo

Leia mais

expert PDF Trial SPED - Escrituração Contábil Digital Elaborado por: Ademir Macedo de Oliveira

expert PDF Trial SPED - Escrituração Contábil Digital Elaborado por: Ademir Macedo de Oliveira Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 - ramal 1529 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

CIRCULAR AHESP Nº 021/13 São Paulo, 07 de Maio de 2013.

CIRCULAR AHESP Nº 021/13 São Paulo, 07 de Maio de 2013. CIRCULAR AHESP Nº 021/13 São Paulo, 07 de Maio de 2013. Att.: DIRETORIA ADMINISTRATIVA Ref.: INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1353/2013 Prezado Associado: Abaixo, encaminhamos Circular nº 015/2013-FBH, que informa

Leia mais

02/02/2017. Prof. Marcos Lima

02/02/2017. Prof. Marcos Lima Prof. Marcos Lima Contador, graduado pela Universidade Estadual do Ceará - UECE Especialista em Auditoria (UNIFOR) Consultor Tributário e Contábil Independente Diretor Executivo da Fortes Educação Professor

Leia mais

Escrituração Contábil Digital X Escrituração Contábil Fiscal DIPJ E LALUR

Escrituração Contábil Digital X Escrituração Contábil Fiscal DIPJ E LALUR Escrituração Contábil Digital X Escrituração Contábil Fiscal DIPJ E LALUR O ano corrente promete muitas novidades na área de atuação da contabilidade, umas que vêm incrementar o trabalho dos profissionais,

Leia mais

I ENCONTRO DAS ÁGUAS. 13 a 15 de maio de Campo Grande MS. Realização: SINTERCON. Painel : Gestão Financeira e Tributária

I ENCONTRO DAS ÁGUAS. 13 a 15 de maio de Campo Grande MS. Realização: SINTERCON. Painel : Gestão Financeira e Tributária I ENCONTRO DAS ÁGUAS 13 a 15 de maio de 2009 - Campo Grande MS Realização: SINTERCON Painel : Gestão Financeira e Tributária Título da Palestra: SPED - Sistema Público de Escrituração Digital Palestrante:

Leia mais

OBRIGAÇÕES FISCAIS SOCIAIS DA APM

OBRIGAÇÕES FISCAIS SOCIAIS DA APM COMUNICADO FDE / DRA Nº 001/2017 OBRIGAÇÕES FISCAIS E SOCIAIS DA APM 2 0 1 7 Página 1 de 9 O objetivo deste texto é informar aos dirigentes das Associações de Pais e Mestres APMs de Escolas Estaduais conveniadas

Leia mais

Maio/ facebook/mapaetecnicofiscal

Maio/ facebook/mapaetecnicofiscal Maio/2017 Decreto nº 6.022, de 22.01/.2007 É um instrumento que unifica as atividades de recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos que integram a escrituração contábil e

Leia mais

Altera a Instrução Normativa RFB nº 1.420, de 19 de dezembro de 2013, que dispõe sobre a Escrituração Contábil Digital (ECD).

Altera a Instrução Normativa RFB nº 1.420, de 19 de dezembro de 2013, que dispõe sobre a Escrituração Contábil Digital (ECD). INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1.660, DE 15.09.2016 Altera a Instrução Normativa RFB nº 1.420, de 19 de dezembro de 2013, que dispõe sobre a Escrituração Contábil Digital (ECD). O SECRETÁRIO DA RECEITA FEDERAL

Leia mais

OBRIGAÇÕES FISCAIS SOCIAIS DA APM

OBRIGAÇÕES FISCAIS SOCIAIS DA APM COMUNICADO FDE / DRA Nº 001/2016 OBRIGAÇÕES FISCAIS E SOCIAIS DA APM 2 0 1 6 Página 1 de 9 O objetivo deste texto é informar aos dirigentes das Associações de Pais e Mestres APMs de Escolas Estaduais conveniadas

Leia mais

ANO XXV ª SEMANA DE MAIO DE 2014 BOLETIM INFORMARE Nº 18/2014

ANO XXV ª SEMANA DE MAIO DE 2014 BOLETIM INFORMARE Nº 18/2014 ANO XXV - 2014-1ª SEMANA DE MAIO DE 2014 BOLETIM INFORMARE Nº 18/2014 IMPOSTO DE RENDA PESSOA JURÍDICA DIPJ 2014 - PESSOAS JURÍDICAS E EQUIPARADAS - DISPOSIÇÕES GERAIS... Pág. 276 SIMPLES NACIONAL DASN-SIMEI

Leia mais

Maio/2017. MAPA ETÉCNICO FISCAL - facebook/mapaetecnicofiscal

Maio/2017. MAPA ETÉCNICO FISCAL  - facebook/mapaetecnicofiscal Maio/2017 Lei 11.638 28/12/07 CPC Lei 11.941 28/05/09 RTT IN RFB IN RFB LEI IN RFB 1.397 1.422 12.973 1.700 17/09/13 20/12/13 14/05/14 14/03/17 RTT ECF FIM RTT Lei 12.973/15 A Escrituração Contábil Fiscal

Leia mais

Pergunte à CPA Decreto /2015

Pergunte à CPA Decreto /2015 Pergunte à CPA Decreto 61.084/2015 Alterações no artigo 132-A: Artigo 132-A - Ressalvado o disposto no artigo 132, nas demais hipóteses previstas na legislação, tais como não-obrigatoriedade de uso de

Leia mais

EFD-Reinf Apresentação I - Instituição

EFD-Reinf Apresentação I - Instituição EFD-Reinf Escrituração Fiscal Digital das Retenções e Informações da Contribuição Previdenciária Substituída Danilo Lollio O que vem por ai??? Apresentação Graduado em Análise de Sistemas pela Universidade

Leia mais

ANO XXIX ª SEMANA DE JULHO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 31/2018

ANO XXIX ª SEMANA DE JULHO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 31/2018 ANO XXIX - 2018-5ª SEMANA DE JULHO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 31/2018 IMPOSTO DE RENDA PESSOA JURÍDICA SOCIEDADES EM CONTA DE PARTICIPAÇÃO SCP - ASPECTOS FISCAIS... Pág. 422 TRIBUTOS FEDERAIS CÓPIAS

Leia mais

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 17 A 20 DE OUTUBRO DE 2017

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 17 A 20 DE OUTUBRO DE 2017 AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 17 A 20 DE OUTUBRO DE 2017 Até: Terça-feira, dia 17 ICMS - GIA Histórico: GIA Eletrônica A GIA Eletrônica relativa ao mês anterior deverá ser apresentada por meio da Internet (www.pfe.fazenda.sp.gov.br),

Leia mais

ANO XXIX ª SEMANA DE ABRIL DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 15/2018

ANO XXIX ª SEMANA DE ABRIL DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 15/2018 ANO XXIX - 2018-2ª SEMANA DE ABRIL DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 15/2018 IMPOSTO DE RENDA PESSOA JURÍDICA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL ECF - NORMAS GERAIS 2018... Pág. 240 IMPOSTO DE RENDA RETIDO NA FONTE

Leia mais

Dessa maneira, são quatro formas distintas de representar uma mesma realidade, sujeitas a formalidades distintas:

Dessa maneira, são quatro formas distintas de representar uma mesma realidade, sujeitas a formalidades distintas: Muito tem se falado sobre o Projeto SPED - Sistema Público de Escrituração Digital, queremos deixar nossos clientes sossegados com relação aos sistemas da Inforsoft. Contabilidade, Escrita Fiscal, Faturamento

Leia mais

Obrigações Acessórias Hipóteses e limites. Efeitos do descumprimento.

Obrigações Acessórias Hipóteses e limites. Efeitos do descumprimento. Simples Nacional em Debate Obrigações Acessórias Hipóteses e limites. Efeitos do descumprimento. Patrícia Lenz Koinaski Porto Alegre, 1º/10/2007 INSCRIÇÃO, OPÇÃO E CADASTRO Obrigação de inscrição nos entes

Leia mais

SPED CONTÁBIL E FISCAL

SPED CONTÁBIL E FISCAL SPED CONTÁBIL E FISCAL Os Desafios da Implementação Uma Abordagem Prática Ricardo Lopes Cardoso Sócio Subdivisões do Projeto SPED Sistema Público de Escrituração Digital SPED Sistema Público de Escrituração

Leia mais

DECRETO Nº 3.615, DE 16 DE OUTUBRO DE 2013

DECRETO Nº 3.615, DE 16 DE OUTUBRO DE 2013 DECRETO Nº 3.615, DE 16 DE OUTUBRO DE 2013 Institui a nota fiscal de serviços eletrônica, o sistema eletrônico de escrituração fiscal, e dá outras providências. O SENHOR PREFEITO MUNICIPAL DA ESTÂNCIA

Leia mais

w w w. l r v. c o m. b r Fone / Fax : (41) / Celular: (41)

w w w. l r v. c o m. b r Fone / Fax : (41) / Celular: (41) Sistema Diretor LRV é um programa de computador (software) criado e desenvolvido para realizar registros, consultas, análises, relatórios e atender as obrigações fiscais e legais das empresas na área Fiscal

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS. Unidade de Ciências Socioeconômicas e Humanas de Anápolis. Curso Ciências Contábeis 2º Ano

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS. Unidade de Ciências Socioeconômicas e Humanas de Anápolis. Curso Ciências Contábeis 2º Ano UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Unidade de Ciências Socioeconômicas e Humanas de Anápolis Curso Ciências Contábeis 2º Ano Acadêmico: Aluizio Lázaro de Paula Moreira Tecnologia da Informação e Contabilidade

Leia mais

ECF Obrigatoriedade, prazo e multas

ECF Obrigatoriedade, prazo e multas ECF Obrigatoriedade, prazo e multas 4 de abril de 2016 Escrituração Contábil Fiscal (ECF) substitui a DIPJ desde 2015 A ECF referente ao ano-calendário 2015 deve ser entregue até 30 de junho de 2016. A

Leia mais

Coleção de Cartilhas Jurídicas da FecomercioSP CONHEÇA O SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL SPED

Coleção de Cartilhas Jurídicas da FecomercioSP CONHEÇA O SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL SPED 1 Coleção de Cartilhas Jurídicas da FecomercioSP CONHEÇA O SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL SPED 2 Conheça o Sistema Público de Escrituração Digital Sped 3 CONHEÇA O SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO

Leia mais

Luciana Ferreira Gerencia de Treinamentos

Luciana Ferreira Gerencia de Treinamentos Luciana Ferreira Gerencia de Treinamentos Advogada especializada em legislação tributário-fiscal e instrutora em cursos há mais de 15 anos. Pós graduada em Direito Tributário e autora do livro ICMS de

Leia mais

expert PDF Trial SPED - Contábil e Fiscal Agosto 2014 Elaborado por: Ademir Macedo de Oliveira

expert PDF Trial SPED - Contábil e Fiscal Agosto 2014 Elaborado por: Ademir Macedo de Oliveira Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 - ramal 1529 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

Legislação e regras da ECF

Legislação e regras da ECF ECF Legislação e regras da ECF Definição ECF Escrituração Contábil Fiscal (novo nome da EFD-IRPJ) de acordo com o disposto na Instrução Normativa RFB nº 1.422, de 19 de dezembro de 2013 DOU 20.12.2013.

Leia mais

Informática e Contabilidade

Informática e Contabilidade Informática e Contabilidade O que é TI (Tecnologia da Informação)? O termo Tecnologia da Informação serve para designar o conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para geração e uso da informação.

Leia mais

PAUTA DA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL (ECF)

PAUTA DA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL (ECF) PAUTA DA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL (ECF) O que é ECF? Escrituração Contábil Fiscal - (ECF) é uma obrigação imposta às Pessoas Jurídicas estabelecidas no Brasil exigidas pela RFB que substituiu a Declaração

Leia mais

ECF ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL

ECF ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL ECF ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL Obrigação O que é? Objetivo Nova Escrituração Contábil Fiscal Digital do Imposto sobre a Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido da Pessoa Jurídica, a partir

Leia mais

Considerações na Proposta Técnica

Considerações na Proposta Técnica Considerações na Proposta Técnica CRUZAMENTOS: 1-ECD x DIPJ No módulo de Cruzamento envolvendo arquivos ECD X DIPJ, o sistema IOB Auditor Eletrônico SPED trabalha na composição das fichas da DIPJ extraindo

Leia mais

SUFIS S U P E R I N T E N D Ê N C I A D E F I S C A L I Z A Ç Ã O

SUFIS S U P E R I N T E N D Ê N C I A D E F I S C A L I Z A Ç Ã O SUFIS S U P E R I N T E N D Ê N C I A D E F I S C A L I Z A Ç Ã O SUFIS S U P E R I N T E N D Ê N C I A D E F I S C A L I Z A Ç Ã O Prestação de serviço de transporte de combustíveis PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

Leia mais

Orientação e assessoria no preenchimento de todos os tipos de notas fiscais; Elaboração das Guias de ICMS, IPI, ISS, PIS, COFINS e SIMPLES Nacional;

Orientação e assessoria no preenchimento de todos os tipos de notas fiscais; Elaboração das Guias de ICMS, IPI, ISS, PIS, COFINS e SIMPLES Nacional; SERVIÇOS: DEPARTAMENTO FISCAL Considerando que a carga tributária brasileira é muito alta, e variam de empresa para empresa, nosso escritório se preocupa em controlar e deixar o empresário sempre informado

Leia mais

Quem está obrigado a transmitir a EFD-Reinf? A transmissão da EFD-Reinf é obrigatória para as seguintes organizações:

Quem está obrigado a transmitir a EFD-Reinf? A transmissão da EFD-Reinf é obrigatória para as seguintes organizações: EFD-REINF A Escrituração Fiscal Digital das Retenções e Informações da Contribuição Previdenciária Substituída (EFD-Reinf) é o mais recente módulo do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e está

Leia mais

NOVIDADES EM OBRIGAÇÕES FISCAIS, CONTÁBEIS PARA

NOVIDADES EM OBRIGAÇÕES FISCAIS, CONTÁBEIS PARA NOVIDADES EM OBRIGAÇÕES FISCAIS, TRABALHISTAS/PREVIDENCIÁRIAS E TRATAMENTOS CONTÁBEIS PARA 2018 1. SIMPLES NACIONAL 2. DIFAL 3. ISS E SUAS MUDANÇAS 4. ICMS ST: SUSPENSÃO PARCIAL DO CONVÊNIO 52/2017 5.

Leia mais

Comissão de Estudos das Organizações Contábeis

Comissão de Estudos das Organizações Contábeis Educação Continuada - 2014 SPED Aspectos Relevantes do Bloco K e da NFC-e SPED Instituído pelo Decreto Federal nº 6.022/2007 de 22.01.2007 (D.O.U.: 22.01.2007) SPED (3 grandes blocos): - Nf-e / CT-e /

Leia mais

ECD - Responde. Consultoria de Segmentos. Abril T O D O S O S D I R E I T O S R E S E R V A D O S 2018

ECD - Responde. Consultoria de Segmentos. Abril T O D O S O S D I R E I T O S R E S E R V A D O S 2018 ECD - Responde Consultoria de Segmentos Abril T O D O S O S D I R E I T O S R E S E R V A D O S 2018 Renata Nóbrega Ingressou na companhia no começo de 2018 como Consultora de Segmentos na equipe de São

Leia mais

CALENDÁRIO DE DECLARAÇÕES E OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS

CALENDÁRIO DE DECLARAÇÕES E OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS CALENDÁRIO DE DECLARAÇÕES E OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS Declarações DCTF Declaração de Débitos e Créditos DIRF Declaração do Imposto sobre a Renda Retida na Fonte Obrigação de Apresentação Quem está dispensado

Leia mais

OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS NAS COOPERATIVAS. Nádia Emer Grasselli

OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS NAS COOPERATIVAS. Nádia Emer Grasselli OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS NAS COOPERATIVAS Nádia Emer Grasselli Conteúdo CRUZAMENTOS/OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA Denomina-se "obrigação tributária" o dever de fazer de um contribuinte, responsável

Leia mais

Saiba tudo sobre o esocial

Saiba tudo sobre o esocial Saiba tudo sobre o esocial Introdução Com a criação do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), o Governo propiciou maior controle e agilidade na fiscalização das informações contábeis e fiscais

Leia mais

Instrução Normativa RFB nº 1.252, de 1º de março de 2012

Instrução Normativa RFB nº 1.252, de 1º de março de 2012 Instrução Normativa RFB nº 1.252, de 1º de março de 2012 DOU de 2.3.2012 Dispõe sobre a Escrituração Fiscal Digital da Contribuição para o PIS/Pasep, da Contribuição para o Financiamento da Seguridade

Leia mais

Mini Guia. Tudo o que você precisa saber sobre a NF-e

Mini Guia. Tudo o que você precisa saber sobre a NF-e Mini Guia Tudo o que você precisa saber sobre a NF-e Miniguia SAGE: Tudo o que você precisa saber sobre a NF-e Muitos empreendedores podem se beneficiar da emissão da Nota Fiscal eletrônica (NF-e). Neste

Leia mais

Terceiro Setor. Apresentação da ECF

Terceiro Setor. Apresentação da ECF Terceiro Setor e Apresentação da ECF 1 PALESTRANTES Marcone Hahan de Souza, contador, mestre em Economia, com ênfase em Controladoria, professor universitário e membro da Comissão de Estudos do Terceiro

Leia mais

A Importância da Integração Fiscal para os Municípios. CAIO MEGALE Vice Presidente da ABRASF Secretário Municipal da Fazenda de SP

A Importância da Integração Fiscal para os Municípios. CAIO MEGALE Vice Presidente da ABRASF Secretário Municipal da Fazenda de SP A Importância da Integração Fiscal para os Municípios CAIO MEGALE Vice Presidente da ABRASF Secretário Municipal da Fazenda de SP Quais os benefícios para quem emite NFS-e? Redução de custos de impressão

Leia mais

Manual de geração do Arquivo para o Sped ECF Escrituração Contábil Fiscal. Introdução

Manual de geração do Arquivo para o Sped ECF Escrituração Contábil Fiscal. Introdução Manual de geração do Arquivo para o Sped ECF Escrituração Contábil Fiscal Introdução A Escrituração Contábil Fiscal (ECF) substitui a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ),

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos Declaração das NFC-e Conjugadas no LFE

Orientações Consultoria de Segmentos Declaração das NFC-e Conjugadas no LFE Declaração das NFC-e Conjugadas no LFE 19/07/2018 Sumário 1 Questão... 3 2 Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 3 Análise da Consultoria... 3 3.1 Portaria 234/2014... 3 3.2 Decreto 25.508/2005... 4 3.3

Leia mais

SOFOLHA SOLUÇÕES CORPORATIVAS CONSULTORIA TRIBUTÁRIA. Projeto SPED x SFFISCAL Lucro Presumido

SOFOLHA SOLUÇÕES CORPORATIVAS CONSULTORIA TRIBUTÁRIA. Projeto SPED x SFFISCAL Lucro Presumido Projeto SPED x SFFISCAL Lucro Presumido Legislação Conforme instituído pela Instrução Normativa RFB nº 1.052, de 5 de julho de 2010, sujeitam à obrigatoriedade de geração de arquivo da Escrituração Fiscal

Leia mais

Fundamentos da Escrituração Fiscal Digital EFD e Revisão do Caso Prático do Livro de Apuração e NF-e. Luiz Campos

Fundamentos da Escrituração Fiscal Digital EFD e Revisão do Caso Prático do Livro de Apuração e NF-e. Luiz Campos Fundamentos da Escrituração Fiscal Digital EFD e Revisão do Caso Prático do Livro de Apuração e NF-e Luiz Campos 1 Exemplo Prático Montagem do Livro de Apuração do IPI 1.101 Compra para industrialização

Leia mais

Cartilha de Benefícios e Aplicações da Certificação Digital

Cartilha de Benefícios e Aplicações da Certificação Digital Cartilha de Benefícios e Aplicações da Certificação Digital A fim de atender nossa Missão, de oferecer serviços e soluções em contabilidade e gestão ao mercado empresarial, com agilidade e eficácia, dentro

Leia mais

SFI Treinamentos. Projeto SPED (Sistema Público de Escrituração Digital: * Escrituração Fiscal Digital EFD PIS/COFINS

SFI Treinamentos. Projeto SPED (Sistema Público de Escrituração Digital: * Escrituração Fiscal Digital EFD PIS/COFINS SFI Treinamentos Projeto SPED (Sistema Público de Escrituração Digital: * Escrituração Fiscal Digital EFD * * Escrituração Fiscal Digital EFD PIS/COFINS * FCONT Controle Fiscal e Contábil de Transição

Leia mais

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 14 A 20 DE JUNHO DE 2018

AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 14 A 20 DE JUNHO DE 2018 AGENDA TRIBUTÁRIA: DE 14 A 20 DE JUNHO DE 2018 Até: Quinta-feira, dia 14 EFD - Contribuições Histórico: Entrega da EFD - Contribuições relativas aos fatos geradores ocorridos no mês de abril/2018 (Instrução

Leia mais

Angelo Márcio. Alinhando a Escrituração Contábil ao Sistema Público de Escrituração Digital

Angelo Márcio. Alinhando a Escrituração Contábil ao Sistema Público de Escrituração Digital Angelo Márcio Alinhando a Escrituração Contábil ao istema Público de Escrituração Digital Obrigatoriedade da Escrituração Contábil O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema

Leia mais

ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL

ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL CONTEUDO Todas as operações que influenciaram a composiçã o da base de cálculo e o valor do IRPJ e da CSLL PRAZO BASE LEGAL IN 1307/2013; 1422/2013; 1524/2014 OBRIGAÇÃO DE

Leia mais

ANO XXVII ª SEMANA DE JUNHO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 26/2016

ANO XXVII ª SEMANA DE JUNHO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 26/2016 ANO XXVII - 2016-4ª SEMANA DE JUNHO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 26/2016 IMPOSTO DE RENDA PESSOA JURÍDICA DECLARAÇÃO SOBRE A OPÇÃO DE TRIBUTAÇÃO DE PLANOS PREVIDENCIÁRIOS DPREV 2016 INFORMAÇÕES GERAIS...

Leia mais

GUIA DIÁRIO DE ALTERAÇÕES ICMS Santa Catarina Não foi publicada nenhuma alteração até o fechamento dessa edição do Guia.

GUIA DIÁRIO DE ALTERAÇÕES ICMS Santa Catarina Não foi publicada nenhuma alteração até o fechamento dessa edição do Guia. GUIA DIÁRIO DE ALTERAÇÕES 19.10.2015 1. ICMS Santa Catarina Não foi publicada nenhuma alteração até o fechamento dessa edição do Guia. 2. Legislação Federal SOLUÇÃO DE CONSULTA DISIT/SRRF07 Nº 7045, DE

Leia mais

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA DOCUMENTAÇÃO ELETRONICA NO BRASIL. Aula 3 - Documentos eletrônicos 30/mar/2012. Prof. Apresentador: José Maria Ribeiro

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA DOCUMENTAÇÃO ELETRONICA NO BRASIL. Aula 3 - Documentos eletrônicos 30/mar/2012. Prof. Apresentador: José Maria Ribeiro EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA DOCUMENTAÇÃO ELETRONICA NO BRASIL Aula 3 - Documentos eletrônicos 30/mar/2012 Prof. Apresentador: José Maria Ribeiro Agenda Anterior: Arquitetura Cliente Servidor Comunicação via

Leia mais

CONSULTORIA DE SEGMENTOS

CONSULTORIA DE SEGMENTOS ECD RESPONDE CONSULTORIA DE SEGMENTOS HOJE VAMOS FALAR SOBRE 1. ECD Responde. Conceitos sobre a ECD. Principais novidades no leiaute 5. 2. Linha de Produto. Novidades no produto Protheus leiaute 5. 3.

Leia mais

Tabela de Eventos Credenciados

Tabela de Eventos Credenciados RS-03872 REFORMA TRABALHISTA (PRESENCIAL) 0 0 0 8 0 8 RS-03873 REENGENHARIA CONTÁBIL TRIBUTÁRIA E SOCIETÁRIA (PRESENCIAL) 56hs 56 0 0 56 0 0 RS-03874 RS-03875 CONTABILIDADE PARA ENTIDADE SEM FINALIDADE

Leia mais

Fundamentos e conceitos básicos do FCONT Controle Fiscal Contábil de Transição. Luiz Campos

Fundamentos e conceitos básicos do FCONT Controle Fiscal Contábil de Transição. Luiz Campos Fundamentos e conceitos básicos do FCONT Controle Fiscal Contábil de Transição Luiz Campos 1 Objetivo do FCONT Esquema FCONT Legislação Conteúdo Quem Deve Apresentar o FCONT Prazo de Entrega do FCONT Prazo

Leia mais

2º Encontro de Usuários PW.SATI. Rio de Janeiro

2º Encontro de Usuários PW.SATI. Rio de Janeiro 2º Encontro de Usuários PW.SATI março de 10 Rio de Janeiro SPED Fiscal Bloco G VIGÊNCIA: Julho/2010 - ENTREGA: Agosto/2010 PREMISSAS: ERP SAP: Informações adicionais de Ativo (ZLFR062) Já disponível Plano

Leia mais

Escrituração Fiscal Digital - Contábil (EFD CONTÁBIL) Projeto

Escrituração Fiscal Digital - Contábil (EFD CONTÁBIL) Projeto Escrituração Fiscal Digital - Contábil (EFD CONTÁBIL) Projeto Decreto nº 6.022/07 Frederico Luciano Verona de Resende As opiniões e conclusões apresentadas são pessoais e não representam, necessariamente,

Leia mais

Consultoria Tributária - SFI

Consultoria Tributária - SFI Escrituração Fiscal Digital EFD PIS/Cofins Prestação de Serviços Para cumprimento das determinações impostas pela IN RFB nº 1.052/2010 (http://www.receita.fazenda.gov.br/legislacao/ins/2010/in10522010.htm),

Leia mais

Palestra. Escrituração Fiscal Digital - Atualização. Março/2016. Elaborado por: JANEIRO/

Palestra. Escrituração Fiscal Digital - Atualização. Março/2016. Elaborado por: JANEIRO/ Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 opções 2 ou 3 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

Sistema Fiscal. Integração via Chave de Acesso XML. Menu

Sistema Fiscal. Integração via Chave de Acesso XML. Menu Soluções Sistema Fiscal Integração via Chave de Acesso XML Sistema Fiscal Importação de XML em Lote Sistema Fiscal Integração via Portal XML-e Sistema Fiscal Mapa de Apuração / Fechamento Tratamento por

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Nota Fiscal Eletrônica Subtotalização da Alíquota e/ou CST do ICMS - RO

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Nota Fiscal Eletrônica Subtotalização da Alíquota e/ou CST do ICMS - RO Parecer Consultoria Tributária Segmentos Nota Fiscal Eletrônica Subtotalização da Alíquota e/ou CST do ICMS - RO 13/05/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente...

Leia mais

1) TRIBUTOS FEDERAIS (aplicados ao Comércio ) 2) PERFIL DO CONTADOR MODERNO

1) TRIBUTOS FEDERAIS (aplicados ao Comércio ) 2) PERFIL DO CONTADOR MODERNO 1) TRIBUTOS FEDERAIS (aplicados ao Comércio ) 2) PERFIL DO CONTADOR MODERNO Maria Alzirene Mota de Brito Empresária da Contabilidade (92) 99981-9878 / 99116-6622 TÓPICOS PARA ABORDAGEM 1) QUAIS TRIBUTOS

Leia mais

SPED Um ano de grandes mudanças EFD-Reinf IN RFB Nº 1.701/2017

SPED Um ano de grandes mudanças EFD-Reinf IN RFB Nº 1.701/2017 SPED 2017 - Um ano de grandes mudanças EFD-Reinf IN RFB Nº 1.701/2017 O que é EFD-Reinf? Quem está obrigado? Blocos EFD-Reinf esocial vs. EFD-Reinf Estrutura EFD-Reinf vs esocial Integração EFD-Reinf,

Leia mais

Bem-vindos! Leonel Siqueira Gerente de Conteúdo Regulatório. Eric Carvalho Gerente de Desenvolvimento

Bem-vindos! Leonel Siqueira Gerente de Conteúdo Regulatório. Eric Carvalho Gerente de Desenvolvimento Bem-vindos! Leonel Siqueira Gerente de Conteúdo Regulatório Eric Carvalho Gerente de Desenvolvimento Sobre nós Nossas soluções respondem com inteligência às necessidades do complexo cenário fiscal brasileiro,

Leia mais