Keysystems Informática

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Keysystems Informática"

Transcrição

1 1 O que é NF-e? NF-e nada mais é do que a sigla para Nota Fiscal Eletrônica. Esse documento funciona de maneira semelhante a uma nota fiscal impressa, porém é emitido e armazenado eletronicamente, isto é, só existe no formato digital. A NF-e foi criada com o objetivo de documentar uma operação de prestação de serviços ou circulação de mercadorias (compra e venda) entre duas partes. Além disso, busca facilitar a vida das empresas em todo o Brasil, trazendo mais praticidade para lidar com a parte burocrática do dia a dia. A validade jurídica da nota fiscal eletrônica é garantida por meio de uma assinatura digital (token), e faz parte de um projeto do governo conhecido como SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), com decreto firmado em janeiro de Quais são os benefícios da NF-e? O projeto da nota fiscal eletrônica foi pensado para trazer benefícios a todos os envolvidos, desde os contribuintes até as administrações tributárias. Entenda melhor. Vantagens para as administrações tributárias A nota fiscal torna-se mais confiável; O processo de controle fiscal fica mais apurado, pois o compartilhamento de informações entre os fiscos é facilitado; Os custos no processo de controle das notas fiscais diminuem; A sonegação também diminui, enquanto a arrecadação com impostos aumenta. Vantagens para a sociedade O consumo de papel é reduzido e, consequentemente, o impacto no meio ambiente também; O uso de novas tecnologias e o comércio eletrônico é incentivado, favorecendo a economia; Os relacionamentos eletrônicos entre empresas passam a ser padronizados; Surgem novos empregos e oportunidades de negócios relacionados ligados à prestação de serviços relacionados com a nota fiscal eletrônica. Vantagens para o contribuinte comprador (quem recebe a NF-e) Não há mais necessidade de digitalizar as notas fiscais ao receber mercadorias; É possível planejar a logística de entrega ao receber antecipadamente a informação da nota fiscal eletrônica; Menos erros de escrituração ocorrem devido a erros de digitação; O uso de relacionamentos eletrônicos com fornecedores é incentivado. Vantagens para o contribuinte vendedor (quem emite a NF-e)

2 2 Os custos relacionados com papel e impressão são reduzidos; Os custos com envio do documento fiscal diminuem; O custo de armazenagem de documentos fiscais também reduz; As obrigações acessórias são simplificadas, como a dispensa de AIDF; O tempo de parada de caminhões em Postos Fiscais de Fronteira também é reduzindo, otimizando o trabalho das empresas; O uso de relacionamentos eletrônicos com clientes é incentivado. A NF-e é obrigatória? Em que casos? A nota fiscal eletrônica foi criada para, no primeiro momento, substituir as notas fiscais dos modelos 1 e 1-A em todas as situações de uso desses documentos. Estão incluídas nesse caso, por exemplo, a nota fiscal de entrada, operações interestaduais, operações de importação, operações de exportação ou ainda operações de simples remessa. Em relação a qualquer dúvida sobre a obrigatoriedade de emissão de nota fiscal eletrônica no Brasil, é possível consultar os seguintes o Protocolo ICMS 42/09 que mostra quem é obrigado a utilizar a NF-e pelo critério de CNAE, e outros protocolos no Portal da Nota Fiscal Eletrônica. Portanto, se a sua empresa se enquadrar nas obrigatoriedades acima, você fica vetado de emitir nota fiscal impressa do modelo 1 ou 1-A. Para não errar, confira com cuidado a tabela do protocolo citado acima. Lá você confere quais tipos de empresas devem emitir a NF-e. Como é o processo de uso da NF-e? O uso da nota fiscal eletrônica envolve alguns órgãos e etapas diferentes, conforme você pode ver a seguir: Secretaria da Fazenda Tudo começa quando a empresa que emite a NF-e gera um arquivo eletrônico. Esse arquivo contém as informações fiscais da operação comercial e deverá ser assinado digitalmente. Afinal, é isso que garante a autoria do emissor e a integridade dos dados contidos ali. O arquivo eletrônico é transmitido, via internet, para a Secretaria da Fazenda do seu Estado, e a empresa recebe de volta um protocolo de recebimento (Autorização de Uso). É importante destacar que, sem esse protocolo, nenhuma mercadoria poderá transitar. Receita Federal A nota fiscal eletrônica também é transmitida para a Receita Federal. O órgão funciona como repositório nacional de todas as notas fiscais eletrônicas emitidas em âmbito nacional.

3 3 Já no caso de operações interestaduais, a NF-e vai para a Secretaria de Fazenda do Estado de destino. Acompanhando o trânsito da mercadoria Se você trabalha com produtos físicos, vai imprimir uma representação gráfica simplificada da NF-e, chamada de DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica). Esse documento é impresso em papel comum, em uma única via. Ele terá as seguintes informações: Chave de acesso para poder consultar a NF-e on-line; Código de barras bidimensional. Esse tipo de código facilitará a confirmação e a captura de informações da nota fiscal eletrônica pelas unidades fiscais. Vale lembrar que o DANFE não substitui a NF-e, ok? Ele serve apenas como um instrumento auxiliar para quem deseja consultar a nota fiscal eletrônica. Com ele, é possível checar se a nota realmente existe, seja por meio do site da SEFAZ ou do Ambiente Nacional (RFB). Como emitir NF-e? Após compreender o que é NF-e, seus benefícios e como ela é usada, é preciso saber como fazer a emissão da nota fiscal eletrônica. Para facilitar a sua vida, separamos um passo a passo que você pode seguir. Confira: Passo 1: adquirir um certificado digital Lembra que comentamos que, para ter validade jurídica, a NF-e precisa ser assinada digitalmente? Para isso você precisa adquirir um certificado digital. É ele que vai comprovar que foi realmente a sua empresa que emitiu a nota. Também é ele que vai confirmar que a nota fiscal eletrônica é autêntica. O certificado digital pode ser adquirido por meio de uma Autoridade Certificadora que seja credenciada pela ICP, a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira. O ICP é o órgão nacional que mantém a estrutura de emissão de chaves públicas. Está baseado no princípio da terceira parte confiável, já que seu papel é oferecer uma mediação de confiança e credibilidade em transações entre diferentes partes que utilizam certificados digitais. Afinal de contas, não basta você utilizar uma assinatura digital. É fundamental, para fins legais e contábeis, que esse certificado seja válido e confiável.

4 4 Para isso, o ICP define um conjunto de práticas, técnicas e procedimentos que devem ser adotados pelas entidades credenciadas, sempre com o objetivo de estabelecer um sistema confiável. Passo 2: realizar seu credenciamento na Secretaria da Fazenda Em segundo lugar, após adquirir um certificado digital, você precisará fazer um cadastro para emissão de notas fiscais eletrônicas na Secretaria de Estado da Fazenda onde sua empresa está instalada. O cadastro costuma ser simples, porém varia de um estado para o outro. Por causa disso, é recomendável que você procure o auxílio de um contador que esteja habituado com a legislação local. Uma dica aqui é que, em um primeiro momento, você pode optar pela modalidade de credenciamento Em homologação. Isso significa que suas notas ainda não serão enviadas oficialmente, servindo apenas como um teste. Assim pode você receber o treinamento adequado até estar apto a emitir a NF-e. Quando estiver com tudo pronto, é só mudar a opção de credenciamento para Em produção. Passo 3: instalar um software emissor de Nota Fiscal Eletrônica O terceiro e último passo para emitir notas fiscais eletrônicas é instalar em sua empresa ou computador um software gerador de NF-e. Em alguns Estados, o download do sistema pode ser feito gratuitamente no site da Secretaria de Fazenda. Contudo, vale prestar atenção a um ponto em particular. Em geral, os programas disponibilizados pela SEFAZ não são ideais para empresas que precisam emitir muitas notas fiscais. Isso porque os programas gratuitos exigem que as informações sejam digitadas manualmente, ou incluídas novamente em todas as notas emitidas no sistema de faturamento. Obviamente, essa limitação gera muito mais trabalho e toma bastante tempo dos envolvidos. Por outro lado, hoje existem diversos sistemas de gestão que emitem NF-e a custos bastante reduzidos. A grande vantagem é que esses softwares especializados não exigem o mesmo trabalho extra. Portanto, se você tem necessidade de emitir notas, vale a pena considerar essa opção, procurando um sistema que esteja de acordo com a realidade da sua empresa. Definitivamente, contabilidade é um assunto sério e sua importância nunca deve ser subestimada pelo empreendedor.

5 5 Felizmente, hoje as informações estão acessíveis a todos para tirar dúvidas, inclusive sobre o que é NF-e. Mas lembre-se: nada substitui o aconselhamento de um profissional contábil. A menos que você seja Microempreendedor Individual, será obrigado a ter um contador e registrar todas as suas movimentações de entrada e saída de dinheiro, prestando contas à Receita Federal.

Mini Guia. Tudo o que você precisa saber sobre a NF-e

Mini Guia. Tudo o que você precisa saber sobre a NF-e Mini Guia Tudo o que você precisa saber sobre a NF-e Miniguia SAGE: Tudo o que você precisa saber sobre a NF-e Muitos empreendedores podem se beneficiar da emissão da Nota Fiscal eletrônica (NF-e). Neste

Leia mais

SEBRAE - BA- Uso da nota fiscal eletrônica na Bahia

SEBRAE - BA- Uso da nota fiscal eletrônica na Bahia SEBRAE - BA- Uso da nota fiscal eletrônica na Bahia SUMÁRIO 1. Apresentação...3 2. O que é a Nota Fiscal e como emiti-la eletronicamente?...5 3. Como emitir a NF-e no Estado da Bahia?...9 3.1.Certificação

Leia mais

Nota Fiscal Eletrônica GSS

Nota Fiscal Eletrônica GSS GSS Setembro, 2013 O que é uma nota fiscal? A nota fiscal é um documento que possui como objetivo o registro de uma transferência de propriedade sobre um bem ou uma atividade comercial prestada por uma

Leia mais

GuiadaNotaFiscalEletrônica

GuiadaNotaFiscalEletrônica GuiadaNotaFiscalEletrônica Introdução 03 Quais são as vantagens do uso da NF- e? 05 Quais empresas são obrigadas a emitir a NF -e? 08 Como implementar e emitir NF- e? 10 O que é a Manifestação do Destinatário

Leia mais

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA DOCUMENTAÇÃO ELETRONICA NO BRASIL. Aula 3 - Documentos eletrônicos 30/mar/2012. Prof. Apresentador: José Maria Ribeiro

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA DOCUMENTAÇÃO ELETRONICA NO BRASIL. Aula 3 - Documentos eletrônicos 30/mar/2012. Prof. Apresentador: José Maria Ribeiro EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA DOCUMENTAÇÃO ELETRONICA NO BRASIL Aula 3 - Documentos eletrônicos 30/mar/2012 Prof. Apresentador: José Maria Ribeiro Agenda Anterior: Arquitetura Cliente Servidor Comunicação via

Leia mais

2.1 O Conceito. 2.2 As NF-es e NFS-es. 2.3 Nota Fiscal, DANFe e XML

2.1 O Conceito. 2.2 As NF-es e NFS-es. 2.3 Nota Fiscal, DANFe e XML INTRODUÇÃO Lançada em 2005, a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) foi o resultado de uma parceria entre a Secretaria da Fazenda de 6 estados com um pequeno grupo de empresas de grande porte. Nesta época, a NF-e

Leia mais

GESTÃO DE NF-E: UM GUIA SIMPLES E FÁCIL PARA EMPREENDEDORES

GESTÃO DE NF-E: UM GUIA SIMPLES E FÁCIL PARA EMPREENDEDORES Gestão de NF-e: Um guia simples e fácil para empreendedores 1 GESTÃO DE NF-E: ÍNDICE Um guia simples e fácil para empreendedores 3 Introdução 4 Capítulo 1 O que é como funciona a NF-e? 10 Capítulo 2 Três

Leia mais

VANTAGENS DA NFC-e PARA O CONTRIBUINTE

VANTAGENS DA NFC-e PARA O CONTRIBUINTE Divulgação INTRODUÇÃO A NFC-e é um documento eletrônico (arquivo de computador) que substituirá as notas fiscais de venda a consumidor, modelo 2 e o cupom fiscal emitido por ECF com grandes vantagens para

Leia mais

SPED - Sistema Público de Escrituração Digital - Bases..

SPED - Sistema Público de Escrituração Digital - Bases.. SPED - Sistema Público de Escrituração Digital - Bases.. A Emenda Constitucional nº 42/2003 introduziu o inciso XXII ao artigo 37 da Constituição Federal, que determina que as administrações tributárias

Leia mais

NOTA FISCAL AVULSA ELETRÔNICA

NOTA FISCAL AVULSA ELETRÔNICA NOTA FISCAL AVULSA ELETRÔNICA MEI do Comércio e da Indústria NOTA FISCAL AVULSA ELETRÔNICA MEI do Comércio e da Indústria O Microempreendedor Individual já pode emitir a Nota Fiscal Avulsa Eletrônica-NFA-e

Leia mais

w w w. l r v. c o m. b r Fone / Fax : (41) / Celular: (41)

w w w. l r v. c o m. b r Fone / Fax : (41) / Celular: (41) Sistema Diretor LRV é um programa de computador (software) criado e desenvolvido para realizar registros, consultas, análises, relatórios e atender as obrigações fiscais e legais das empresas na área Fiscal

Leia mais

NOTA FISCAL DE CONSUMIDOR ELETRÔNICA NFC-e MODELO 65 CARTILHA DE ORIENTAÇÕES

NOTA FISCAL DE CONSUMIDOR ELETRÔNICA NFC-e MODELO 65 CARTILHA DE ORIENTAÇÕES NOTA FISCAL DE CONSUMIDOR ELETRÔNICA NFC-e MODELO 65 CARTILHA DE ORIENTAÇÕES 1 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. BENEFÍCIOS COM A UTILIZAÇÃO DA NFC-e?... 4 2.1 BENEFÍCIOS... 4 2.2 Vantagem para o consumidor

Leia mais

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA DOCUMENTAÇÃO ELETRONICA NO BRASIL. Aula 5 - Documentos eletrônicos 14/mai/2012. Prof. Apresentador: José Maria Ribeiro

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA DOCUMENTAÇÃO ELETRONICA NO BRASIL. Aula 5 - Documentos eletrônicos 14/mai/2012. Prof. Apresentador: José Maria Ribeiro EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA DOCUMENTAÇÃO ELETRONICA NO BRASIL Aula 5 - Documentos eletrônicos 14/mai/2012 Prof. Apresentador: José Maria Ribeiro Agenda Anterior: Guia operacional de emissão de uma NF-e Programa

Leia mais

NFC-e. SEFAZ/GO GIEF Your - Gerência Logo Here de Informações Econômico-Fiscais Coordenação Documentário Fiscal

NFC-e. SEFAZ/GO GIEF Your - Gerência Logo Here de Informações Econômico-Fiscais Coordenação Documentário Fiscal SEFAZ/GO GIEF Your - Gerência Logo Here de Informações Econômico-Fiscais Coordenação Documentário Fiscal Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica NFC-e NFC-e Antonio Carlos Godoi Coordenador de Documentos

Leia mais

O Projeto SPED NF-e na USIMINAS

O Projeto SPED NF-e na USIMINAS O Projeto SPED NF-e na USIMINAS Emanuel da Silva Franco Jr Coordenador do Projeto SPED AGENDA O Sistema USIMINAS O Projeto SPED Situação atual na USIMINAS O Projeto NF-e Situação atual na USIMINAS Pontos

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Sistema Público de Escrituração Digital SPED. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Sistema Público de Escrituração Digital SPED. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Noções Gerais Prof. Cláudio Alves Instituído pelo Decreto n º 6.022, de 22 de janeiro de 2007, antes havia sido implementado também, pelo Decreto 93.872/86, de 23 de dezembro de 2006,

Leia mais

SFI Treinamentos. Projeto SPED (Sistema Público de Escrituração Digital: * Escrituração Fiscal Digital EFD. * NF-e

SFI Treinamentos. Projeto SPED (Sistema Público de Escrituração Digital: * Escrituração Fiscal Digital EFD. * NF-e SFI Treinamentos Projeto SPED (Sistema Público de Escrituração Digital: * Escrituração Fiscal Digital EFD * * Escrituração Fiscal Digital EFD - PIS/COFINS Instituído pelo Decreto nº 6.022, de 22 de janeiro

Leia mais

NFC-e. O que é NFC-e? NFC-e 1

NFC-e. O que é NFC-e? NFC-e  1 NFC-e O que é NFC-e? NFC-e www.softingsystems.com.br 1 Conteúdo O que é NFC-e? Estatíticas e Usos Requisitos Sistema Resumo Sobre a Softing NFC-e www.softingsystems.com.br 2 O que é NFC-e? NOTA FISCAL

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e)

Orientações Consultoria de Segmentos Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais 12/12/2013 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 4 4. Conclusão... 6 5. Informações

Leia mais

SFI Treinamentos. Projeto SPED (Sistema Público de Escrituração Digital: * Escrituração Fiscal Digital EFD PIS/COFINS

SFI Treinamentos. Projeto SPED (Sistema Público de Escrituração Digital: * Escrituração Fiscal Digital EFD PIS/COFINS SFI Treinamentos Projeto SPED (Sistema Público de Escrituração Digital: * Escrituração Fiscal Digital EFD * * Escrituração Fiscal Digital EFD PIS/COFINS * FCONT Controle Fiscal e Contábil de Transição

Leia mais

E-book gratuito - Um guia rápido e prático sobre a NFC-e

E-book gratuito - Um guia rápido e prático sobre a NFC-e E-book gratuito - Um guia rápido e prático sobre a NFC-e Entenda como ela está mudando o comércio varejista www.relatar.com.br 27 3268-3197 27 3268-1425 E-book gratuito sobre NFC-e - Relatar Sistemas Página

Leia mais

Nota Fiscal Eletrônica: Processo de Implantação e seus Benefícios em Mato Grosso.

Nota Fiscal Eletrônica: Processo de Implantação e seus Benefícios em Mato Grosso. Nota Fiscal Eletrônica: Processo de Implantação e seus Benefícios em Mato Grosso. Dirce da Conceição Silva Jackeline de Souza Cruz Leila Pereira Campos Vanessa Patrizia Cortez Unirondon Centro Universitário

Leia mais

NFe e NFCe Emissão de NFe a partir da Versão LINCE COMO EMITIR NFE PELO LINCE A PARTIR DA VERSÃO

NFe e NFCe Emissão de NFe a partir da Versão LINCE COMO EMITIR NFE PELO LINCE A PARTIR DA VERSÃO Emissão de NFe a partir da Versão LINCE 4.0.0.0 COMO EMITIR NFE PELO LINCE A PARTIR DA VERSÃO 4.0.0.0 O que é necessário para emitir NF-e? E necessário validar alguns quesitos antes de iniciar o processo

Leia mais

Bloco Fiscal e Arquivos

Bloco Fiscal e Arquivos Bloco Fiscal e Arquivos Sped Fiscal Objetivo O objetivo deste artigo é dar uma visão geral sobre o Módulo Sped Fiscal, que faz parte do Bloco Fiscal e Arquivos. Todas informações aqui disponibilizadas

Leia mais

Objetivos e Módulos do SPED. Dulcineia L. D. Santos

Objetivos e Módulos do SPED. Dulcineia L. D. Santos Objetivos e Módulos do SPED Dulcineia L. D. Santos Sistema Público de Escrituração Digital SPED Decreto n. 6.022, de 22/01/2007 Objetivos do SPED: unificar as atividades de recepção, validação, armazenamento

Leia mais

LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE Prof. Cássio Marques LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE

LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE Prof. Cássio Marques LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE 2017 O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DE EMPRESAS - - - PROCEDIMENTOS FINAIS E AUXILIARES - O Módulo Integrador da JUCEMG nos permitiu emitir praticamente todos os documentos que

Leia mais

SISTEMA AUTENTICADOR E TRANSMISSOR DE CUPONS FISCAIS ELETRÔNICOS - SAT - CF-e

SISTEMA AUTENTICADOR E TRANSMISSOR DE CUPONS FISCAIS ELETRÔNICOS - SAT - CF-e SISTEMA AUTENTICADOR E TRANSMISSOR DE CUPONS FISCAIS ELETRÔNICOS - SAT - CF-e SISTEMA AUTENTICADOR E TRANSMISSOR DE CUPONS FISCAIS ELETRÔNICOS - SAT - CF-e Informações Gerais 1. O que é o projeto SAT-CF-e?

Leia mais

Confira 3 pontos importantes para você emitir e controlar as notas fiscais eletrônicas da sua empresa com segurança e facilidade!

Confira 3 pontos importantes para você emitir e controlar as notas fiscais eletrônicas da sua empresa com segurança e facilidade! Confira 3 pontos importantes para você emitir e controlar as notas fiscais eletrônicas da sua empresa com segurança e facilidade! O NFeJá é disponibilizado, TOTALMENTE GRÁTIS, em parceria com Associações

Leia mais

Fundamentos da Escrituração Fiscal Digital EFD e Revisão do Caso Prático do Livro de Apuração e NF-e. Luiz Campos

Fundamentos da Escrituração Fiscal Digital EFD e Revisão do Caso Prático do Livro de Apuração e NF-e. Luiz Campos Fundamentos da Escrituração Fiscal Digital EFD e Revisão do Caso Prático do Livro de Apuração e NF-e Luiz Campos 1 Exemplo Prático Montagem do Livro de Apuração do IPI 1.101 Compra para industrialização

Leia mais

Conceito. Deverá obedecer às disposições contidas no Ajuste Sinief nº 2/2009 e na Instrução Normativa DRP nº 45/1998, Titulo I, Capitulo LI.

Conceito. Deverá obedecer às disposições contidas no Ajuste Sinief nº 2/2009 e na Instrução Normativa DRP nº 45/1998, Titulo I, Capitulo LI. SPED Fiscal Introdução A Escrituração Fiscal Digital (EFD) foi instituída por meio do Convênio ICMS nº 143/2006, celebrado entre os Estados e o Distrito Federal, e tem sido imposta aos contribuintes gaúchos

Leia mais

O que é a NFC-e? NFC-e Frente de Caixa

O que é a NFC-e? NFC-e Frente de Caixa O que é a NFC-e? NFC-e Frente de Caixa 2/x O que é a NFC-e? NFC-e é a sigla que representa Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica. Tem objetivo de emitir o documento fiscal para o consumidor final no ato

Leia mais

Altera a Instrução Normativa RFB nº 1.420, de 19 de dezembro de 2013, que dispõe sobre a Escrituração Contábil Digital (ECD).

Altera a Instrução Normativa RFB nº 1.420, de 19 de dezembro de 2013, que dispõe sobre a Escrituração Contábil Digital (ECD). INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1.660, DE 15.09.2016 Altera a Instrução Normativa RFB nº 1.420, de 19 de dezembro de 2013, que dispõe sobre a Escrituração Contábil Digital (ECD). O SECRETÁRIO DA RECEITA FEDERAL

Leia mais

Elaborado por: Professor Mauricio Barros

Elaborado por: Professor Mauricio Barros Elaborado por: Professor Mauricio Barros www.professormauriciobarros.com.br www.facebook.com/professormauriciobarros DECLARAÇÃO OPERAÇÕES LIQUIDADAS COM MOEDA EM ESPÉCIE (DME) Instituída pela Instrução

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS. Unidade de Ciências Socioeconômicas e Humanas de Anápolis. Curso Ciências Contábeis 2º Ano

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS. Unidade de Ciências Socioeconômicas e Humanas de Anápolis. Curso Ciências Contábeis 2º Ano UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Unidade de Ciências Socioeconômicas e Humanas de Anápolis Curso Ciências Contábeis 2º Ano Acadêmico: Aluizio Lázaro de Paula Moreira Tecnologia da Informação e Contabilidade

Leia mais

LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE Prof. Cássio Marques LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE

LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE Prof. Cássio Marques LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE 2019 O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DE EMPRESAS - - - PROCEDIMENTOS FINAIS E AUXILIARES - O Módulo Integrador da JUCEMG nos permitiu emitir praticamente todos os documentos que

Leia mais

SAT-FISCAL CF-e Perguntas e Respostas

SAT-FISCAL CF-e Perguntas e Respostas SAT-FISCAL CF-e Perguntas e Respostas 1. O que é o SAT-CF-e? O projeto SAT-CF-e (Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos) tem por objetivo documentar, de forma eletrônica, as operações

Leia mais

Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e)

Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) O Ato COTEPE nº 38/2012 estabelece as especificações técnicas do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e), instituído pelo Ajuste SINIEF 21/2010.

Leia mais

SEMINÁRIO DE PRÁTICA III

SEMINÁRIO DE PRÁTICA III FACIHUS- FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FUCAMP - FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS Ana Katiursia Sugawara de Souza Dienifer Aline C. Oliveira Keila Marques

Leia mais

LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE Prof. Cássio Marques LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE

LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE Prof. Cássio Marques LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE 2018 O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DE EMPRESAS - - - PROCEDIMENTOS FINAIS E AUXILIARES - O Módulo Integrador da JUCEMG nos permitiu emitir praticamente todos os documentos que

Leia mais

1. O que é NFC-e? O acrônimo NFC-e é significa Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica,

1. O que é NFC-e? O acrônimo NFC-e é significa Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica, SUMÁRIO 1. O que é NFC-e?... 3 2. Benefícios de uso NFC-e... 4 3. Aquisição do NFC-e... 5 4. Gerenciando NFC-e... 7 Acessando NFC-e... 7 5. Menus NFC-e... 10 Menu Cadastros Emitente... 10 Menu Cadastros

Leia mais

Certificado Digital e-cnpj

Certificado Digital e-cnpj Certificado Digital e-cnpj A1 Cartão Token Manual do Usuário 1 Apresentação.... 3 2 O que é Certificado Digital... 3 2.1 Quais são os modelos de Certificado Digital... 3 2.1.1 Modelo A1... 3 2.1.2 Modelo

Leia mais

I ENCONTRO DAS ÁGUAS. 13 a 15 de maio de Campo Grande MS. Realização: SINTERCON. Painel : Gestão Financeira e Tributária

I ENCONTRO DAS ÁGUAS. 13 a 15 de maio de Campo Grande MS. Realização: SINTERCON. Painel : Gestão Financeira e Tributária I ENCONTRO DAS ÁGUAS 13 a 15 de maio de 2009 - Campo Grande MS Realização: SINTERCON Painel : Gestão Financeira e Tributária Título da Palestra: SPED - Sistema Público de Escrituração Digital Palestrante:

Leia mais

Cartilha de Benefícios e Aplicações da Certificação Digital

Cartilha de Benefícios e Aplicações da Certificação Digital Cartilha de Benefícios e Aplicações da Certificação Digital A fim de atender nossa Missão, de oferecer serviços e soluções em contabilidade e gestão ao mercado empresarial, com agilidade e eficácia, dentro

Leia mais

CARTILHA DE ORIENTAÇÕES

CARTILHA DE ORIENTAÇÕES CARTILHA DE ORIENTAÇÕES INTRODUÇÃO Esta cartilha tem o objetivo de orientar o revendedor sobre a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica - NFC-e em Minas Gerais. A NFC-e é um documento eletrônico que substituirá

Leia mais

Treinamento Presencial CISS Contábil & Fiscal

Treinamento Presencial CISS Contábil & Fiscal Treinamento Presencial CISS Contábil & Fiscal Nota Fiscal Eletrônica Parte integrante do projeto SPED, teve seu surgimento com o protocolo ENAT 03/2005. A principal alteração se deve à emissão de documentos

Leia mais

Manual de Geração do CT-e. Conhecimento de Transporte Eletrônico

Manual de Geração do CT-e. Conhecimento de Transporte Eletrônico Conhecimento de Transporte Eletrônico Copyright 2013. Todos os direitos reservados. Control Informática.. Índice Introdução.4 Manual de Geração do CT-e Cadastro de Cliente.4 Cadastro de Veículos.6 Cadastro

Leia mais

SPED Sistema Público de Escrituração de Documentos

SPED Sistema Público de Escrituração de Documentos SPED SPED Sistema Público de Escrituração de Documentos A Escrituração Fiscal Digital EFD é um arquivo digital, que se constitui de um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras informações

Leia mais

Pergunte à CPA Decreto /2015

Pergunte à CPA Decreto /2015 Pergunte à CPA Decreto 61.084/2015 Alterações no artigo 132-A: Artigo 132-A - Ressalvado o disposto no artigo 132, nas demais hipóteses previstas na legislação, tais como não-obrigatoriedade de uso de

Leia mais

compartilhe esse conteúdo:

compartilhe esse conteúdo: GUIA BÁSICO SOBRE NOTAS FISCAIS ELETRÔNICAS 02 1. INTRODUÇÃO: O objetivo deste guia é explicar diversas facetas da Nota Fiscal eletrônica (NFe). Desde a modernização da emissão, assim como a automatização

Leia mais

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Gerando arquivos do SPED

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Gerando arquivos do SPED SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO Gerando arquivos do SPED Sumário O conceito do SPED... 3 Nota Fiscal Eletrônica... 3 SPED Contábil (ECD)... 3 Sped Fiscal (EFD)... 3 Configurando o sistema... 4 Gerando

Leia mais

ALGUNS CONCEITOS IMPORTANTES SOBRE A NOTA FISCAL ELETRÔNICA - NF-e

ALGUNS CONCEITOS IMPORTANTES SOBRE A NOTA FISCAL ELETRÔNICA - NF-e APRESENTAÇÃO A nota fiscal passou por várias mudanças ao longo de sua existência, e o que antes era um simples documento fiscal feito a mão e de difícil controle, hoje com a era digital se tornou eletrônica,

Leia mais

Sistema de Emissão de Nota Fiscal Eletrônica

Sistema de Emissão de Nota Fiscal Eletrônica Sistema de Emissão de Nota Fiscal Eletrônica Sobre a TKS Uma empresa que atua desde 1999 no desenvolvimento de soluções de software para automação industrial, integração de chão de fábrica e sistemas dedicados

Leia mais

NF-e REVOLUCIONANDO A CONTABILIDADE EM MATO GROSSO.

NF-e REVOLUCIONANDO A CONTABILIDADE EM MATO GROSSO. CENTRO UNIVERSITÁRIO CANDIDO RONDON - UNIRONDON CIÊNCIAS CONTÁBEIS ACADÊMICOS: Camila Regina da Costa, Jaqueline Araujo de Moraes, Valeria Pereira, Wanderson Rodrigo S. da Conceição, Wallace Fernando.

Leia mais

Como emitir uma NF-e pelo sistema Gestão Empresarial?

Como emitir uma NF-e pelo sistema Gestão Empresarial? Como emitir uma NF-e pelo sistema Gestão Empresarial? O que é preciso cadastrar para emitir uma Nota Fiscal? Para que você consiga fazer a emissão da sua nota corretamente é necessário alguns cadastros

Leia mais

TRIBUTÁRIO Nº 2/ /07/2019. Obrigatoriedade do uso do MDF-e para os produtores rurais: Prazo será a partir de 1º de outubro de 2019

TRIBUTÁRIO Nº 2/ /07/2019. Obrigatoriedade do uso do MDF-e para os produtores rurais: Prazo será a partir de 1º de outubro de 2019 Obrigatoriedade do uso do MDF-e para os produtores rurais: Prazo será a partir de 1º de outubro de 2019 Exceção: operações e prestações ocorridas entre os municípios de Cuiabá e Várzea Grande e entre os

Leia mais

Nota Fiscal Eletrônica!

Nota Fiscal Eletrônica! Nota Fiscal Eletrônica! Saiba por que escolher a Mastermaq A Mastermaq é referência quando o assunto é softwares que atendem a Legislação Fiscal - Nota Fiscal Eletrônica e a Nota Fiscal Eletrônica de Serviços

Leia mais

Menu Vendas Como emitir nota fiscal pelo SAT? COMO EMITIR NOTA FISCAL PELO SAT?

Menu Vendas Como emitir nota fiscal pelo SAT? COMO EMITIR NOTA FISCAL PELO SAT? Como emitir nota fiscal pelo SAT? COMO EMITIR NOTA FISCAL PELO SAT? O que é a Nota Fiscal Eletrônica? Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) tem como intuito emitir e armazenar eletronicamente, para fins fiscais,

Leia mais

Manual de operação LINX NFC-e

Manual de operação LINX NFC-e Manual de operação LINX NFC-e Manual de operação LINX NFC-e Página 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 NFC-e... 4 Benefícios e Mudanças... 5 COMO EMITIR UMA NFCE?... 6 - MENSAGENS DE ERRO!... 11 - FALTOU LUZ NA

Leia mais

Oobj NF-e.

Oobj NF-e. Oobj NF-e www.oobj.com.br O que é a NF-e? A Nota Fiscal Eletrônica é um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar, para fins fiscais, uma

Leia mais

Notas Fiscais Eletrônicas e SINTEGRA

Notas Fiscais Eletrônicas e SINTEGRA Notas Fiscais Eletrônicas e SINTEGRA ÍNDICE CAPÍTULO 1 Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)...6 CAPÍTULO 2 Estratégia de Implantação... 11 CAPÍTULO 3 Justifi cativas para Execução do Projeto...16 CAPÍTULO 4 Certifi

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos Modelo da NFA-e - Nota Fiscal Avulsa Eletrônica para escrituração na EFD - ICMS-IPI

Orientações Consultoria de Segmentos Modelo da NFA-e - Nota Fiscal Avulsa Eletrônica para escrituração na EFD - ICMS-IPI Modelo da NFA-e - Nota Fiscal Avulsa Eletrônica para escrituração na EFD - ICMS-IPI 24/10/2014 Título do documento Sumário Sumário... 2 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise

Leia mais

NOTA FISCAL DE CONSUMIDOR ELETRÔNICA

NOTA FISCAL DE CONSUMIDOR ELETRÔNICA RUA NESTOR GOMES, N. º 277, ED.ANCHIETA, NOTA FISCAL DE CONSUMIDOR ELETRÔNICA I. INFORMAÇÕES INICIAIS 1. O que é a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica -NFC-e? A Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica NFC-e

Leia mais

1. enota Safeweb. Você sabe o que é NFS-e? A nota fiscal de serviço eletrônica é o documento responsável por

1. enota Safeweb. Você sabe o que é NFS-e? A nota fiscal de serviço eletrônica é o documento responsável por SUMÁRIO 1. enota Safeweb... 3 Você sabe o que é NFS-e?... 3 2. Antes de começar... 5 Instalando o Safenet... 5 3. Menu enota... 8 Cadastros Prestador... 8 Cadastros Vendedores... 14 4. Emissão da NFS-e...

Leia mais

Guia para Transmissão de arquivos da Portaria CAT 79/03

Guia para Transmissão de arquivos da Portaria CAT 79/03 SECRETARIA DA FAZENDA Coordenadoria da Administração Tributária - CAT Diretoria Executiva da Administração Tributária - DEAT Guia para Transmissão de arquivos da Portaria CAT 79/03 Versão 2.02 Agosto/2007

Leia mais

Parabéns! Ao ter em mãos este manual, significa que você adquiriu um Certificado Digital DOCCLOUD

Parabéns! Ao ter em mãos este manual, significa que você adquiriu um Certificado Digital DOCCLOUD MANUAL DO USUÁRIO CERTIFICADO DIGITAL E-CPF Parabéns! Ao ter em mãos este manual, significa que você adquiriu um Certificado Digital DOCCLOUD Índice Apresentação O que é um Certificado Digital? Instalando

Leia mais

Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal do Estado de São Paulo Projeto Nota Fiscal Paulista

Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal do Estado de São Paulo Projeto Nota Fiscal Paulista Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal do Estado de São Paulo Projeto Nota Fiscal Paulista 14/08/07 OBJETIVO Incentivar os adquirentes de mercadorias, bens e serviços de transporte interestadual e intermunicipal

Leia mais

NÓS TEMOS SOLUÇÕES INTEGRADAS QUE REINVENTAM E SIMPLIFICAM A ROTINA DOS ESCRITÓRIOS CONTÁBEIS

NÓS TEMOS SOLUÇÕES INTEGRADAS QUE REINVENTAM E SIMPLIFICAM A ROTINA DOS ESCRITÓRIOS CONTÁBEIS NÓS TEMOS SOLUÇÕES INTEGRADAS QUE REINVENTAM E SIMPLIFICAM A ROTINA DOS ESCRITÓRIOS CONTÁBEIS Gestão Contábil A evolução dos sistemas contábeis, perfeito e completo para seu escritório Esta solução cobre

Leia mais

A Importância da Integração Fiscal para os Municípios. CAIO MEGALE Vice Presidente da ABRASF Secretário Municipal da Fazenda de SP

A Importância da Integração Fiscal para os Municípios. CAIO MEGALE Vice Presidente da ABRASF Secretário Municipal da Fazenda de SP A Importância da Integração Fiscal para os Municípios CAIO MEGALE Vice Presidente da ABRASF Secretário Municipal da Fazenda de SP Quais os benefícios para quem emite NFS-e? Redução de custos de impressão

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº 001/2017

NOTA TÉCNICA Nº 001/2017 NOTA TÉCNICA Nº 001/2017 Brasília, 04 de Janeiro de 2017. ÁREA: Finanças TÍTULO: Certificado Digital e a Importância para os Municípios. REFERÊNCIA(S): Cartilha SIOPS; Comunicado CGSN/SE nº 3, de 10 de

Leia mais

Fortaleza, 14 de novembro de Sistema Público de Escrituração Digital

Fortaleza, 14 de novembro de Sistema Público de Escrituração Digital Fortaleza, 14 de novembro de 2008 Livros Abrangidos Diário Geral G Diário Geral com Escrituração Resumida R Diário Auxiliar - A Razão Auxiliar - Z Balancetes Diários e Balanços - B Resolução CFC nº 1020/05

Leia mais

Parâmetros por Empresa FS312

Parâmetros por Empresa FS312 Parâmetros por Empresa FS312 Sistema: Futura Server Caminho: Configurações>Parâmetros por Empresa Referência: FS312 Versão: 2018.07.16 Como Funciona: Este menu é utilizado para parametrizar e restringir

Leia mais

Modulo de Gestão de Vendas

Modulo de Gestão de Vendas Agenda Modulo de Gestão de Vendas Administração de vendas Tipos de Saída Operações triangulares Impostos nas saídas Pedido de Venda Cargas e Roteamento Central de Distribuição Faturamento Nota Fiscal Eletrônica

Leia mais

EMISSÃO E GERENCIAMENTO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA

EMISSÃO E GERENCIAMENTO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA EMISSÃO E GERENCIAMENTO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA Sumario 1- O que é nfe? 2- Acesso ao sistema. 3- Cadastros Série / Número Cálculo Fiscal Certificado Cliente Produto Informações Adicionais 4- Configurações

Leia mais

Obrigações Acessórias Eletrônicas no ISSQN. Modelos Conceituais: objetivos desenvolvimento sinergias BHISS Digital

Obrigações Acessórias Eletrônicas no ISSQN. Modelos Conceituais: objetivos desenvolvimento sinergias BHISS Digital Obrigações Acessórias Eletrônicas no ISSQN Modelos Conceituais: objetivos desenvolvimento sinergias BHISS Digital EUGÊNIO VELOSO FERNANDES Gerente de Tributos Mobiliários Secretaria Municipal de Finanças

Leia mais

EMPRESAS OBRIGADAS AO USO DO EMISSOR DO CUPOM FISCAL (ECF)

EMPRESAS OBRIGADAS AO USO DO EMISSOR DO CUPOM FISCAL (ECF) EMPRESAS OBRIGADAS AO USO DO EMISSOR DO CUPOM FISCAL (ECF) Prezado Cliente, Para vosso conhecimento, segue uma breve explanação sobre o uso do ECF: OBRIGATORIEDADE DO USO: Estão obrigadas a utilizar o

Leia mais

Confira 3 melhores práticas para você emitir e controlar as notas fiscais eletrônicas da sua empresa com segurança e facilidade!

Confira 3 melhores práticas para você emitir e controlar as notas fiscais eletrônicas da sua empresa com segurança e facilidade! Confira 3 melhores práticas para você emitir e controlar as notas fiscais eletrônicas da sua empresa com segurança e facilidade! GRUPO POR TRÁS DE TUDO A NSC Business Technology é um grupo empresarial

Leia mais

LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE Prof. Cássio Marques LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE II

LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE Prof. Cássio Marques LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE II LABORATÓRIO DE CONTABILIDADE II 2017 ALTERAÇÃO DE ATO CONSTITUTIVO - - O Módulo Integrador da JUCEMG nos permitiu emitir praticamente todos os documentos que compõem o processo de alteração. Externo ao

Leia mais

NFC-e Guia Rápido da Nota Fiscal do Consumidor eletrônica

NFC-e Guia Rápido da Nota Fiscal do Consumidor eletrônica Guia Rápido da Nota Fiscal do Consumidor eletrônica www.acsn.com.br 1 1) Conhecendo a Nota Fiscal do Consumidor eletrônica (NFC-e) A NFC-e é a Nota Fiscal do Consumidor eletrônica e foi criada para complementar

Leia mais

SOLUÇÕES PARA NOVAS EXIGÊNCIAS FISCAIS

SOLUÇÕES PARA NOVAS EXIGÊNCIAS FISCAIS SOLUÇÕES PARA NOVAS EXIGÊNCIAS FISCAIS Como o Control-in pode facilitar a documentação fiscal do seu Motel. Palestra Ministrada por Ricardo Chebib em 08/06/2016 Escolha do Tema da Palestra Envolve diversas

Leia mais

Nesta tela ficará armazenada todas as empresas cadastradas no sistema, sendo possível fazer a configuração dos parâmetros de cada uma delas.

Nesta tela ficará armazenada todas as empresas cadastradas no sistema, sendo possível fazer a configuração dos parâmetros de cada uma delas. Sistema: Futura Server Caminho: Configurações>Parâmetros por Empresa Referência: FS312 Versão: 2019.04.22 Como Funciona: Este menu é utilizado para parametrizar e restringir determinadas telas ou configurações

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO TRIBUTÁRIA E CONTABILIDADE DIGITAL

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO TRIBUTÁRIA E CONTABILIDADE DIGITAL PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO TRIBUTÁRIA E CONTABILIDADE DIGITAL MÓDULO CONTABILIDADE DIGITAL Aula 2 Profº Paulo Vaz CONTEÚDO PROGRAMÁTICO INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE DIGITAL 1) Evolução 2) Aspectos Legais 3)

Leia mais

Orientações para preenchimento da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

Orientações para preenchimento da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) Orientações para preenchimento da Índice APRESENTAÇÃO...3 1. NOTAS FISCAIS REFERENTES A PEDIDO DE COMPRA...4 2. NOTAS FISCAIS REFERENCIADAS... 6 3. NOTAS FISCAIS COMPLEMENTARES...7 4. NOTAS FISCAIS DE

Leia mais

Oobj CT-e.

Oobj CT-e. Oobj CT-e www.oobj.com.br O que é o CT-e? O Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) é um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar,

Leia mais

Comissão de Estudos das Organizações Contábeis

Comissão de Estudos das Organizações Contábeis Educação Continuada - 2014 SPED Aspectos Relevantes do Bloco K e da NFC-e SPED Instituído pelo Decreto Federal nº 6.022/2007 de 22.01.2007 (D.O.U.: 22.01.2007) SPED (3 grandes blocos): - Nf-e / CT-e /

Leia mais

Parametrização para Documentos Fiscais

Parametrização para Documentos Fiscais Parametrização para Documentos Fiscais O sistema da Ommega Data é interativo e permite realizar as configurações necessárias conforme a necessidade da sua empresa. É importante que as configurações sejam

Leia mais

Para emissão da NF-e, o CERTIFICADO DIGITAL deve estar instalado e configurado no computador onde a nota será emitida.

Para emissão da NF-e, o CERTIFICADO DIGITAL deve estar instalado e configurado no computador onde a nota será emitida. EMISSÃO DE NF-E IMPORTANTE SABER! Sugerimos que consulte a SEFAZ para auxiliá-lo sobre quais informações e campos devem ser preenchidos para a correta emissão da NF-e. Informaremos neste guia, apenas a

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO TRIBUTÁRIA E CONTABILIDADE DIGITAL

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO TRIBUTÁRIA E CONTABILIDADE DIGITAL PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO TRIBUTÁRIA E CONTABILIDADE DIGITAL MÓDULO CONTABILIDADE DIGITAL Aula 3 Profº Paulo Vaz CONTEÚDO PROGRAMÁTICO INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE DIGITAL 1) Evolução 2) Aspectos Legais 3)

Leia mais

Sumário. O que é NFSe?...4

Sumário. O que é NFSe?...4 PESSOA FÍSICA 1 Sumário O que é NFSe?...4 Benefícios...4 Benefícios para o Prestador de Serviços...4 Benefícios para o Tomador de Serviços Pessoa Jurídica...5 Benefícios para o Tomador de Serviços Pessoa

Leia mais

Personal E RP. Módulo Fiscal. Personal Soft Informática Ltda Me. Celular: (19) Consultor: Edcarlos Ferraz dos Reis.

Personal E RP. Módulo Fiscal. Personal Soft Informática Ltda Me. Celular: (19) Consultor: Edcarlos Ferraz dos Reis. Personal Soft Informática Ltda Me Personal E RP Módulo Fiscal Consultor: Edcarlos Ferraz dos Reis Celular: (19) 8133-0809 edcarlos@personalsoft.com.br (19) 3471-0001 Figura 1 Introdução Classificações

Leia mais

TUTORIAL SAT DIMEP. Apresentação. Tabela de Alterações

TUTORIAL SAT DIMEP. Apresentação. Tabela de Alterações Apresentação O projeto SAT CF-e integra entre o equipamento Sistema de Autenticação e Transmissão de Cupom Fiscal Eletrônico (SAT), os servidores do fisco e o sistema do Aplicativo Comercial (AC) utilizado

Leia mais

Manual Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais-MDF-e

Manual Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais-MDF-e Manual Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais-MDF-e Copyright 2014. Todos os direitos reservados. Control Informática. Índice 1 1... 4 Geração e Parâmetros do MDF-e 6 Configurando... o Cadastro...

Leia mais

BOLETIM INFORMATIVO. NFC-e Nota Fiscal de Consumidor eletrônica PRINCIPAIS PONTOS FORTES

BOLETIM INFORMATIVO. NFC-e Nota Fiscal de Consumidor eletrônica PRINCIPAIS PONTOS FORTES RTR 030/2017 BOLETIM INFORMATIVO NFC-e Nota Fiscal de Consumidor eletrônica PRINCIPAIS PONTOS FORTES A NFC-e foi instituída pelo Ajuste Sinief nº 01/2013, que alterou o Ajuste Sinief nº 07/2005 (Nota Fiscal

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1.420, DE Dispõe sobre a Escrituração Contábil Digital (ECD).

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1.420, DE Dispõe sobre a Escrituração Contábil Digital (ECD). INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1.420, DE 19.12.2013 Dispõe sobre a Escrituração Contábil Digital (ECD). O SECRETÁRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos III e XXVI

Leia mais

Parâmetros por Empresa FS312

Parâmetros por Empresa FS312 Parâmetros por Empresa FS312 Sistema: Futura Server Caminho: Configurações>Parâmetros por Empresa Referência: FS312 Versão: 2016.7.04 Como Funciona: Este menu é utilizado para parametrizar e restringir

Leia mais

Palestra. SPED Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Escrituração Fiscal Digital (EFD) Outubro Elaborado por: Gisleise Nogueira de Aguiar

Palestra. SPED Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Escrituração Fiscal Digital (EFD) Outubro Elaborado por: Gisleise Nogueira de Aguiar Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400, 3824-5433 (teleatendimento), fax (11) 3824-5487 Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva,

Leia mais

ANEXO II DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA (NF-e) CAPÍTULO I DA OBRIGATORIEDADE DE USO (Ajuste SINIEF 7/05)

ANEXO II DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA (NF-e) CAPÍTULO I DA OBRIGATORIEDADE DE USO (Ajuste SINIEF 7/05) ANEXO II DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA (NF-e) CAPÍTULO I DA OBRIGATORIEDADE DE USO (Ajuste SINIEF 7/05) Art. 1 As pessoas jurídicas, contribuintes ou não do ICMS, inscritas no CAD-ICMS ficam obrigadas ao uso

Leia mais

CONTABILIDADE. Abaixo anexos I e II. Fonte: Arquivei

CONTABILIDADE. Abaixo anexos I e II. Fonte: Arquivei Comunicamos sobre a nova obrigação acessória imposta pela Receita Federal, denominada DME: Declaração de Operações Liquidadas com Moeda em Espécie. De acordo com a Instrução Normativa 1.761 de 20/11/2017,

Leia mais