PREFEITURA MUNICIPAL DE EUNÁPOLIS - ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE LICITAÇÕES E CONTRATOS. Decisão

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PREFEITURA MUNICIPAL DE EUNÁPOLIS - ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE LICITAÇÕES E CONTRATOS. Decisão"

Transcrição

1 Decisão Processo Administrativo nº. 212/2017 Concorrência Pública nº. 003/2017 Objeto: Contratação de empresa para construção de colégio municipal com quadra poliesportiva coberta no bairro Moisés Reis. Ref.: Impugnação ao edital (art. 41, 2.º, Lei Federal n.º 8.666/93) Impugnante: ALFFA TERRAPLANAGEM LTDA-ME. Trata-se de impugnação ao edital da epigrafada concorrência pública, ora promovida pelo Município de Eunápolis-BA, cujo objeto é a construção de colégio municipal com quadra poliesportiva coberta no bairro Moisés Reis. Ao teor do petitório, verifica-se que, no mérito, a impugnante alega a existência de disposição editalícia com caráter restritivo da competição entre os interessados, ora traduzida na exigência de atestados de capacidade técnico-operacional dos licitantes, relativos à execução de obras com características similares àquela pretendida pela Administração Municipal, com a comprovação de, no mínimo, 780 m2 (setecentos e oitenta metros quadrados) de área trabalhada, o que corresponde a 30% (trinta por cento) da referida obra a ser licitada. Ademais, sustenta ainda que o instrumento convocatório exige dos interessados a comprovação do mencionado percentual de capacidade técnico-operacional através de um único atestado, o que seria vedado pela jurisprudência das Cortes de Contas.

2 Por fim, aduz que o registro dos atestados exigidos para a comprovação da capacidade técnico-operacional no competente Conselho Profissional é indevido, impondo-se a sua supressão no edital. É o que, em síntese, cumpria registrar. Em sede preliminar, verifica-se que a impugnação é tempestiva e formalmente apta a provocar a produção dos seus efeitos típicos, vez que observada a norma contida no art. 41 da Lei Geral de Licitações e Contratos Administrativos. Assim sendo, passa-se ao exame do seu mérito. parcial. Em análise das razões impugnatórias apresentadas, impõe-se o seu acolhimento Isso porque, inobstante a comprovação de capacidade técnico-operacional mediante a apresentação de atestados da execução de quantitativos mínimos em obras ou serviços com características semelhantes não detenha previsão explícita na Lei Geral de Licitações e Contratos Administrativos, é entendimento pacífico na doutrina e jurisprudência pátrias que, sendo pertinente e necessária à consecução das finalidades públicas, sua exigência se harmoniza com o ordenamento jurídico vigente, notadamente em face das peculiaridades do regime administrativo aplicável às contratações públicas, fazendo com que exsurja a necessidade de maior controle sobre as qualidades pessoais dos fornecedores de bens e serviços aos órgãos da Administração, a fim de evitar prejuízos ao interesse coletivo. Nesse sentido está a ilustre lição doutrinária: A Administração não pode fazer exigências indevidas e impertinentes para a habilitação do licitante. A própria Constituição, ao referir-se ao processo de licitação, indica que este somente permitirá as exigências de qualificação técnica e econômica indispensáveis à garantia do cumprimento das obrigações (art. 37, XXI). No mesmo sentido, já decidiu o STJ que as exigências na licitação devem compatibilizar-se com seu objetivo (...). Depois, temos a capacidade técnica, que é meio de verificar-se a aptidão profissional e operacional do licitante para a execução do que vier a ser contratado, e pode ser genérica, específica e operativa. A primeira diz respeito à inscrição no órgão de classe (o CREA, por exemplo); a segunda serve para comprovar que o candidato já prestou serviço idêntico a terceiros, o que é feito através de atestados fornecidos por pessoas de direito público ou privado, devidamente registrados nas entidades profissionais competentes (art. 30, 1º, do Estatuto); e a

3 terceira, para comprovar que a estrutura da empresa é compatível com o vulto e a complexidade do objeto do contrato 1. Corroborando ainda tal argumento, o enunciado sumular n.º 263 do Egrégio Tribunal de Contas da União explana que: Para a comprovação da capacidade técnico-operacional das licitantes, e desde que limitada, simultaneamente, às parcelas de maior relevância e valor significativo do objeto a ser contratado, é legal a exigência de comprovação da execução de quantitativos mínimos em obras ou serviços com características semelhante, devendo essa exigência guardar proporção com a dimensão e complexidade do objeto a ser executado. Vislumbra-se, no caso concreto, que o instrumento convocatório exige das licitantes a comprovação de terem realizado obras de no mínimo 780m2 (setecentos e oitenta metros quadrados), com as mesmas características do objeto da referida concorrência pública, quantitativo equivalente a 30% (trinta por cento) da obra a ser contratada, o que se revela razoável e pertinente em face da complexidade e extensão da necessidade pública descrita nos autos, amparando-se inclusive nos elementos técnicos constantes do processo administrativo correlato e fornecidos pelo órgão municipal solicitante. Nesse sentido, cumpre manter a exigência editalícia no que concerne à comprovação pelas licitantes do quantitativo mínimo originalmente previsto, observando-se a necessária similitude entre as obras já desenvolvidas e aquela que se pretende contratar através do procedimento licitatório em epígrafe. Contudo, não se pode olvidar que a jurisprudência pátria veda, em regra, a limitação à quantidade de atestados apresentados para a comprovação da sobredita capacidade técnico-operacional, o que só se excetua com a devida demonstração de seu cabimento e expressa previsão no edital. Para o cabível esclarecimento sobre o tema, colaciona-se o seguinte aresto: TCU Acórdão n.º 1.983/2014 Enunciado 1 CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de direito administrativo. 25 ed., rev., ampl. e atual. São Paulo: Atlas, 2012, p. 281.

4 Não configura irregularidade a inexistência de regra expressa no edital permitindo o somatório de atestados de capacidade técnica. O impedimento à utilização de mais de um atestado é que demanda, além da demonstração do seu cabimento por parte do contratante, estar expressamente previsto no edital. Voto 2. A representante aponta irregularidades no exame dos atestados de qualificação técnica da (...), assim sintetizadas: a) permissão para o somatório de atestados de capacidade técnica, apesar de o edital não trazer tal regra, prejudicando a avaliação da licitante quanto à sua real capacidade de execução das atividades requeridas simultaneamente; (...) 5. O entendimento desta Casa é o de que, na aferição da experiência das licitantes por meio de atestados de serviços realizados, deve-se permitir o somatório desses nos casos em que a demonstração satisfatória da aptidão técnica do concorrente demande a apresentação de mais de um atestado. Ou seja, em condições normais, aceita-se o somatório de atestados para o fim de comprovação de capacidade técnica, a não ser que haja motivo bastante para justificar a exigência de atestado único ou a imposição de outras limitações (Acórdãos 1.237/2008, 2.150/2008, 2.882/2008 e 1.231/2012, todos do Plenário). 6. Na mesma linha temos o Acórdão 849/2014-2ª Câmara, mencionado pela unidade técnica, cujo voto condutor traz consignado que é vedada a imposição de limites ou de quantia certa de atestados ou certidões para fins de comprovação da qualificação técnica, a menos que a natureza e a complexidade técnica da obra ou do serviço mostrem ser indispensáveis tais restrições, devendo a Administração, nesses casos, comprovar da pertinência e a necessidade da fixação de limites ou de não permitir o somatório de atestados no exame da qualificação técnica do licitante. 7. Diante disso, a inexistência de regra expressa no Edital 24/2014 permitindo o somatório não configura, a meu ver, violação ao princípio da vinculação ao instrumento convocatório, já que justamente o impedimento à utilização de mais de um atestado, por implicar algum tipo de restrição à competitividade do certame, é que demandaria, além da demonstração do seu cabimento por parte do contratante, estar expressamente previsto no edital. (...) Acórdão 9.1. conhecer da representação para, no mérito, considera-la improcedente.

5 (Relator: José Múcio Monteiro; Data do Julgamento: 30/07/2014). Por conseguinte, pode-se afirmar que, de acordo com a jurisprudência da Egrégia Corte de Contas da União, a Administração contratante até pode exigir a comprovação da capacidade técnico-operacional mediante número limitado de atestados ou certidões, vedando-se o seu somatório, desde que motive tal restrição e faça prever expressamente no instrumento convocatório, o que não é o caso dos autos, haja vista que a cláusula editalícia ora impugnada apenas prevê a exigência de apresentação de atestados de quantitativo mínimo, correspondente a 30% (trinta por cento) da obra licitada, ora realizado anteriormente pelas licitantes, com similitude de características do objeto a ser contratado, sem restringir o número de documentos comprobatórios da pertinente expertise dos interessados. Desta feita, tendo em conta que a restrição ao somatório de atestados/certidões não se encontra explícita no instrumento convocatório, nem motivada nos autos, observando-se o entendimento jurisprudencial acima expendido, convém acolher a impugnação analisada para esclarecer aos interessados que não há limitação para a apresentação dos documentos comprobatórios da capacidade técnico/operacional, ou ainda para o seu somatório, desde que os mesmos demonstrem fidedignamente a experiência das licitantes com a execução de obras com as mesmas características do objeto licitado, sem prejuízo das demais exigências editalícias. Por último, deve-se rejeitar a impugnação feita à necessidade de registro no competente Conselho Profissional dos atestados/certidões para efeito de comprovação da capacidade técnico-operacional, uma vez que, no caso concreto, a entidade autárquica de fiscalização profissional desempenha controle individualizado sobre os trabalhos a serem tomados como paradigma para a demonstração de experiência operacional das licitantes, sendo notório que a legislação específica impõe a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) junto ao pertinente Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) das obras e serviços de engenharia, com amparo na jurisprudência do TCU 2. Ante o exposto, conhece-se da impugnação ora apreciada para, no mérito, julgá-la PARCIALMENTE PROCEDENTE, apenas para esclarecer aos interessados que não há limitação para a apresentação dos documentos comprobatórios da capacidade técnico-operacional, ou ainda para o seu somatório, desde que os mesmos demonstrem 2 Informativo de Jurisprudência n.º 246.

6 fidedignamente a experiência das respectivas licitantes com a execução de obras com as mesmas características do objeto licitado, sem prejuízo das demais exigências editalícias. Publique-se. Eunápolis, 27 de novembro de Sandra Mara Rocha de Oliveira Ramos Presidente da COPEL HebertJener Lima Santos Membro da COPEL Matheus Rodrigues Borcard Membro da COPEL

R E L A T Ó R I O T É C N I C O

R E L A T Ó R I O T É C N I C O R E L A T Ó R I O T É C N I C O Análise de Qualificação Técnica Concorrência nº 007/2014 Aracaju, 06 de janeiro de 2015. INTRODUÇÃO O presente Relatório Técnico visa a Análise da Qualificação Técnica das

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CONDE PCA. ALTAMIRANDO REQUlAO, 27. CONDE-BA. m a, C.N.P.J /

PREFEITURA MUNICIPAL DE CONDE PCA. ALTAMIRANDO REQUlAO, 27. CONDE-BA. m a, C.N.P.J / Quinta-feira, 02 de Maio de 2019 Edição N 1.337 Caderno I PCA. ALTAMIRANDO REQUlAO, 27. CONDE-BA. m a, C.N.P.J 14.126.692/0001-23 Ref.: Impugnação ao Edital Concorrência Pública n 001/2019 Objeto: Contratação

Leia mais

Jorge Resende Junior

Jorge Resende Junior EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA COMISSÃO DE LICITAÇÃO Referente: RDC ELETRÔNICO 001/2017 MARCIO G. SILVA EIRELI, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n. 26.255.387/0001-10, nome

Leia mais

Prefeitura Municipal de Aratuípe publica:

Prefeitura Municipal de Aratuípe publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano VI Nº 1685 Prefeitura Municipal de publica: Resposta ao Pedido de Impugnação Processo Administrativo Nº. 493/2018 Pregão Presencial N O. 013/2018 - Objeto: Locação de estruturas

Leia mais

Prefeitura Municipal de Planalto publica:

Prefeitura Municipal de Planalto publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano III Nº 547 Prefeitura Municipal de publica: Deliberação Acerca da Impugnação Ao Edital do Processo Licitatório Pregão Presencial Nº 012/2019 - Impugnação do instrumento editalicio

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Processo nº 23505.000084/2017-52 Pregão Eletrônico nº 03/2017. Resposta à Impugnação apresentada pela empresa: SERVICE FERNANDES LTDA, CNPJ: 10.999.443/0001-91 1. DAS PRELIMINARES Trata-se de impugnação

Leia mais

Felipe Pinheiro Prates Advogado OAB/RJ

Felipe Pinheiro Prates Advogado OAB/RJ UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI MINAS GERAIS COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÕES ILMO. PREGOEIRO PROCESSO LICITATÓRIO 23122101425/2014-68 PREGÃO ELETRÔNICO 042/2014 OBJETO: RECEPÇÃO SESSÃO: 04 DE

Leia mais

Ministério Público do Trabalho Procuradoria Geral Departamento de Administração

Ministério Público do Trabalho Procuradoria Geral Departamento de Administração REFERÊNCIA:Processo n 08130.000046/2012 ASSUNTO: Análise de Pedido de Impugnação - Pregão Eletrônico nº 36/2012 IMPUGNANTE: CINCO F CONSULTORIA PARTICIPAÇÕES E SERVIÇOS LTDA. Insurge a empresa CINCO F

Leia mais

DECISÃO ADMINISTRATIVA

DECISÃO ADMINISTRATIVA DECISÃO ADMINISTRATIVA PREGÃO PRESENCIAL N 008/2018 OBJETO: LAMPADAS DE LED IMPUGNANTE: TRÓPICO EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS I DO CONHECIMENTO DA IMPUGNAÇÃO TEMPESTIVIDADE. A impugnante protocolizou petição

Leia mais

RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO DO EDITAL PREGÃO PRESENCIAL Nº 069/2017

RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO DO EDITAL PREGÃO PRESENCIAL Nº 069/2017 RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO DO EDITAL PREGÃO PRESENCIAL Nº 069/2017 Processo nº 281/2017, Pregão Presencial nº 069/2017, referente ao objeto da presente licitação de CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA AQUISIÇÃO

Leia mais

ATA DE SESSÃO DE APRECIAÇÃO DE IMPUGNAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO Nº 004/2014

ATA DE SESSÃO DE APRECIAÇÃO DE IMPUGNAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO Nº 004/2014 ATA DE SESSÃO DE APRECIAÇÃO DE IMPUGNAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO Nº 004/2014 Processo n.º E-26/009/121//2014 Objeto: Serviços de Manutenção de área verde Ementa: Apreciação da impugnação ao Edital interposta

Leia mais

ILUSTRISSIMO SENHOR PRESIDENTE DA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO DA COMPAGAS - PR

ILUSTRISSIMO SENHOR PRESIDENTE DA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO DA COMPAGAS - PR 1/6 ILUSTRISSIMO SENHOR PRESIDENTE DA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO DA COMPAGAS - PR EDITAL DE CONCORRÊNCIA nº. 009/2016 NAVE DRILL Construções e Incorporações LTDA, pessoa jurídica de direito privado,

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL N 04/2019 CRITÉRIO DE JULGAMENTO: MAIOR OFERTA

PREGÃO PRESENCIAL N 04/2019 CRITÉRIO DE JULGAMENTO: MAIOR OFERTA PREGÃO PRESENCIAL N 04/2019 CRITÉRIO DE JULGAMENTO: MAIOR OFERTA OBJETO: Permissão de uso do Espaço Publicitário no Terminal Rodoviário Governador Israel Pinheiro - TERGIP, localizado em Belo Horizonte/MG,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE IAÇU

PREFEITURA MUNICIPAL DE IAÇU PROCESSO LICITATÓRIO PREGÃO PRESENCIAL nº 006/2017 Objeto: Locação de veículo, tipo caminhão, acoplado com equipamento compactador de lixo, com motorista por conta da contratada para atender a demanda

Leia mais

Em resumo o Peticionante informa que analisando os requisitos de habilitação constante do edital, identificou que não constam algumas exigências e

Em resumo o Peticionante informa que analisando os requisitos de habilitação constante do edital, identificou que não constam algumas exigências e 1 PROCESSO Nº PREGÃO PRESENCIAL Nº TIPO: OBJETO: SOLICITANTE: PETICIONANTE: 639/2018-PMM 009/2018-CPL/PMM Menor Preço Por Lote Registro de preço para eventual prestação de serviço de instalação e desinstalação

Leia mais

RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO AO EDITAL DE LICITAÇÃO N.º 008/2018

RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO AO EDITAL DE LICITAÇÃO N.º 008/2018 RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO AO EDITAL DE LICITAÇÃO N.º 008/2018 Processo Licitatório n.º: 4085/2018 Referência: Pregão Eletrônico n.º 008/2018 1. Relatório. Trata-se de impugnação apresentada pela empresa Brasil

Leia mais

1.3 A impugnação foi recebida em Assim, observa-se que a presente merece ser conhecida, de modo que passamos à análise das razões.

1.3 A impugnação foi recebida em Assim, observa-se que a presente merece ser conhecida, de modo que passamos à análise das razões. Dinop/Difix 2013/1037 Brasília, 19 de agosto de 2013 À Traço Planejamento e Arquitetura Ltda. Sr.(a) Representante, RDC Presencial 2013/10406 (9600) Impugnação Referimo-nos à Impugnação ao Edital em epígrafe,

Leia mais

IMPUGNAÇÃO AO PREGÃO PRESENCIAL Nº 004/2017

IMPUGNAÇÃO AO PREGÃO PRESENCIAL Nº 004/2017 1 SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL SENAR-AR/PB Administração Regional da Paraíba ILUSTRÍSSIMO(A) SENHOR(A) Pregoeiro(a) do SENAR-PB IMPUGNAÇÃO AO PREGÃO PRESENCIAL Nº 004/2017 A ÁLAMO SEGURANÇA ELETRÔNICA

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA Processo administrativo

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA Processo administrativo RESPOSTA AO PEDIDO DE IMPUGNAÇÃO AO EDITAL Concorrência n.º 01/2016 OBJETO: Concessão do serviço público de estacionamento rotativo, compreendido neste a prestação dos serviços de implantação, operação,

Leia mais

I DA QUALIFICAÇÃO DA IMPUGNANTE

I DA QUALIFICAÇÃO DA IMPUGNANTE CUIDA-SE DE IMPUGNAÇÃO INTERPOSTA PELA EMPRESA CONSTRUTORA NASCIMENTO LTDA - ME, REFERENTE A TOMADA DE PREÇOS Nº 018/2014, CUJO OBJETO SE TRATA DA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇO DE ENGENHARIA SOB O REGIME DE EMPREITADA

Leia mais

ILMO. SR. PRESIDENTE JORGE MACEDO MESSEDER E EQUIPE DE APOIO DO CONSELHO REGIONAL DE QUÍMICA 3 REGIÃO RIO DE JANEIRO.

ILMO. SR. PRESIDENTE JORGE MACEDO MESSEDER E EQUIPE DE APOIO DO CONSELHO REGIONAL DE QUÍMICA 3 REGIÃO RIO DE JANEIRO. ILMO. SR. PRESIDENTE JORGE MACEDO MESSEDER E EQUIPE DE APOIO DO CONSELHO REGIONAL DE QUÍMICA 3 REGIÃO RIO DE JANEIRO. TOMADA DE PREÇOS CRQIII N 002/2015. PROCESSO ADMINISTRATIVO N 049/2015 TIPO DE LICITAÇÃO:

Leia mais

JULGAMENTO DE IMPUGNAÇÃO DE EDITAL

JULGAMENTO DE IMPUGNAÇÃO DE EDITAL JULGAMENTO DE IMPUGNAÇÃO DE EDITAL Referência: Pregão Eletrônico n.º 117/2015 Processo Administrativo: 23361.000498.2015-00 1. O presente documento analisa o pedido de Impugnação de Edital proposto pela

Leia mais

PEDIDO DE ESCLARECIMENTOS

PEDIDO DE ESCLARECIMENTOS À AUTARQUIA MUNICIPAL DE TURISMO GRAMADOTUR SETOR DE COMPRAS E LICITAÇÕES ILMO. PRESIDENTE DA COMISSÃO DE LICITAÇÃO REF.: CONCORRÊNCIA N.º 003/2018 A empresa IMPLY RENTAL LOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS

Leia mais

CONCORRÊNCIA Nº 01/2016 PROCESSO SESI-CN 0201/2016 SESSÃO DE ABERTURA: 16/12/2016 às 10h00 SESI - CONSELHO NACIONAL ESCLARECIMENTO 1

CONCORRÊNCIA Nº 01/2016 PROCESSO SESI-CN 0201/2016 SESSÃO DE ABERTURA: 16/12/2016 às 10h00 SESI - CONSELHO NACIONAL ESCLARECIMENTO 1 CONCORRÊNCIA Nº 01/2016 PROCESSO SESI-CN 0201/2016 SESSÃO DE ABERTURA: 16/12/2016 às 10h00 SESI - CONSELHO NACIONAL ESCLARECIMENTO 1 A Comissão de Licitação do Conselho Nacional do SESI vem por meio desta

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus

Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus CONVITE Nº 012/2017 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 6.855/2017 OBJETO: Contratação de empresa especializada para execução de reforma de reestruturação do Centro de Arte e Esportes Unificados Praça CEU s, conforme

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Pertinência entre condições de participação e a fase de habilitação Juliana Kellen Batista* Analisa a importância da exigência de algumas condições de participação para uma possível

Leia mais

Acórdão: 7982/ Segunda Câmara. Data da sessão : 29/08/2017. Relator: ANA ARRAES. Área: Licitação. Tema: Qualificação técnica

Acórdão: 7982/ Segunda Câmara. Data da sessão : 29/08/2017. Relator: ANA ARRAES. Área: Licitação. Tema: Qualificação técnica Acórdão: 7982/2017 - Segunda Câmara Data da sessão : 29/08/2017 Relator: ANA ARRAES Área: Licitação Tema: Qualificação técnica Subtema: Atestado de capacidade técnica Outros indexadores: Soma, Capacidade

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Ref.: Pedido de Recurso pela inabilitação técnica no Pregão Eletrônico n o 70/2012 Autor: 3A Marques e Nunes Comércio e Serviço de Instalações e Projetos Ltda. Em: 19/12/2012 Do Recurso ao Pregão: 1. Amparada

Leia mais

Prefeitura Municipal de Nazaré Estado da Bahia CNPJ Nº / Praça Alexandre Bittencourt, 07 Centro Nazaré - Bahia

Prefeitura Municipal de Nazaré Estado da Bahia CNPJ Nº / Praça Alexandre Bittencourt, 07 Centro Nazaré - Bahia PARECER JURÍDICO Tomada de Preço: 002/2017 Direito Administrativo. Licitação. Exigência de Comprovação de Vínculo Empregatício através de CTPS assinada. Desnecessidade. Trata-se de Impugnação apresentada

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO Pregão Presencial nº: 003/2011 - UNEMAT. Processo Administrativo SAD Nº 617.851/2011. Referência: Pregão Presencial para a Contratação de empresa especializada em desenvolvimento

Leia mais

Prefeitura Municipal de Ipecaeta-BA

Prefeitura Municipal de Ipecaeta-BA ANO. 2016 DO MUNICÍPIO DE IPECAETA- BAHIA PODER EXECUTIVO ANO. VI - EDIÇÃO Nº 00782 DE SETEMBRO DE 2016 1 A Prefeitura Municipal de Ipecaeta, Estado Da Bahia, Visando a Transparência dos Seus Atos Vem

Leia mais

2. DO JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE

2. DO JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE PROCESSO: PE 014/2018 ASSUNTO: JULGAMENTO DE IMPUGNAÇÃO AO EDITAL RECORRENTES: LIDERSUL SERVIÇOS TERCEIRIZADOS EIRELI OBJETO: Contratação de empresa especializada, menor preço mensal por lote, para a prestação

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal PREGÃO PRESENCIAL N. 32/2013 IMPUGNAÇÃO. Alteração das exigências de Qualificação técnica. Exigências abusivas. Manutenção das regras editalícias. Trata-se de impugnação ao Edital de Pregão Presencial

Leia mais

ILUSTRÍSSIMO SENHOR PREGOEIRO DA COMPANHIA DOCAS DO ESTADO DE SÃO PAULO CODESP SR. PEDRO HENRIQUE DE MELO BACCI.

ILUSTRÍSSIMO SENHOR PREGOEIRO DA COMPANHIA DOCAS DO ESTADO DE SÃO PAULO CODESP SR. PEDRO HENRIQUE DE MELO BACCI. ILUSTRÍSSIMO SENHOR PREGOEIRO DA COMPANHIA DOCAS DO ESTADO DE SÃO PAULO CODESP SR. PEDRO HENRIQUE DE MELO BACCI. DTA ENGENHARIA LTDA, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF n 02.385.674/0001-87,

Leia mais

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 008/2018 RESPOSTA A IMPUGNAÇÃO AO EDITAL

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 008/2018 RESPOSTA A IMPUGNAÇÃO AO EDITAL PREGÃO ELETRÔNICO Nº 008/2018 RESPOSTA A IMPUGNAÇÃO AO EDITAL Nos termos do art. 18 do Decreto 5.450, de 31 de maio de 2005, a empresa MFC Avaliação e Gestão de Ativos Ltda - EPP apresentou, tempestivamente,

Leia mais

TRIBUNAL PLENO - SESSÃO: 06/08/14 EXAME PRÉVIO DE EDITAL SEÇÃO MUNICIPAL

TRIBUNAL PLENO - SESSÃO: 06/08/14 EXAME PRÉVIO DE EDITAL SEÇÃO MUNICIPAL TRIBUNAL PLENO - SESSÃO: 06/08/14 EXAME PRÉVIO DE EDITAL SEÇÃO MUNICIPAL (M-001) EXPEDIENTES: TC-003569/989/14-8 E TC-003570/989/14-5 REPRESENTANTE: ANA PAULA CALHEIROS ALCANTARA E LARISSA ALVES NOGUEIRA,

Leia mais

SÚMULAS DO TCU SÚMULA Nº 103 SÚMULA Nº 157 SÚMULA Nº 177 SÚMULA Nº 191 SÚMULA Nº 205 SÚMULA Nº 222

SÚMULAS DO TCU SÚMULA Nº 103 SÚMULA Nº 157 SÚMULA Nº 177 SÚMULA Nº 191 SÚMULA Nº 205 SÚMULA Nº 222 SÚMULAS DO TCU SÚMULA Nº 103 Na falta de normas legais regimentais específicas, aplicam-se, analógica e subsidiariamente, no que couber, a juízo do Tribunal de Contas da União, as disposições do Código

Leia mais

ANÁLISE E JULGAMENTO DA IMPUGNAÇÃO AO EDITAL DE LICITAÇÃO DO PREGÃO ELETRÔNICO Nº 006/2014, PRC Nº 2014/

ANÁLISE E JULGAMENTO DA IMPUGNAÇÃO AO EDITAL DE LICITAÇÃO DO PREGÃO ELETRÔNICO Nº 006/2014, PRC Nº 2014/ ANÁLISE E JULGAMENTO DA IMPUGNAÇÃO AO EDITAL DE LICITAÇÃO DO PREGÃO ELETRÔNICO Nº 006/2014, PRC Nº 2014/166651. OBJETO: Contratação da Prestação de Serviços Continuados de Telefonistas para atender a Fundação

Leia mais

CONCORRÊNCIA SUPRIMENTOS Nº 43/2016

CONCORRÊNCIA SUPRIMENTOS Nº 43/2016 CIRCULAR 06/2016 CONCORRÊNCIA SUPRIMENTOS Nº 43/2016 OBJETO: Contratação de empresa especializada para a execução, sob o regime de empreitada por preço global, dos serviços de engenharia necessários à

Leia mais

RESPOSTA IMPUGNAÇÃO CLÁUSULA DO EDITAL REFERENTE À HABILITAÇÃO TÉCNICA

RESPOSTA IMPUGNAÇÃO CLÁUSULA DO EDITAL REFERENTE À HABILITAÇÃO TÉCNICA RESPOSTA IMPUGNAÇÃO FEITO: IMPUGNAÇÃO REFERÊNCIA: RDC ELETRÔNICO Nº 005/2016 RAZÕES: CLÁUSULA DO EDITAL REFERENTE À HABILITAÇÃO TÉCNICA OBJETO: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA EXECUÇÃO DE OBRA DE CONSTRUÇÃO

Leia mais

MANIFESTAÇÃO Nº 012/2018/CPL/SENAR-AR/MT

MANIFESTAÇÃO Nº 012/2018/CPL/SENAR-AR/MT MANIFESTAÇÃO Nº 012/2018/CPL/SENAR-AR/MT Assunto: Resposta à Impugnação. Referente: Pregão Presencial n : 068/2018/SENAR-AR Recorrente: JEFFERSON DE OLIVEIRA SILVA ME Trata-se de impugnação aos termos

Leia mais

I Das Preliminares. II Das Formalidades Legais

I Das Preliminares. II Das Formalidades Legais Santo André, 03 de outubro de 2017. Ao Dr. ARY CHAVES PIRES CAMARGO NETO Diretor Jurídico REF: - RECURSO SUPER PÃO PANIFICAÇÃO E ALIMENTAÇÃO LTDA. P.P. Nº 007/17, PROC. DE COMPRAS Nº 0039/17; Objeto: PANIFICADOS

Leia mais

Sondotécnica Engenharia de Solos S.A. Sr.(a) Representante,

Sondotécnica Engenharia de Solos S.A. Sr.(a) Representante, Dinop/Difix 2013/1080 Brasília, 29 de agosto de 2013 À Sondotécnica Engenharia de Solos S.A. Sr.(a) Representante, RDC Presencial 2013/10406 (9600) Impugnação Referimo-nos à Impugnação ao Edital em epígrafe,

Leia mais

Terça-feira, 23 de Abril de 2019 Edição N Caderno II

Terça-feira, 23 de Abril de 2019 Edição N Caderno II 1 2 2 3 DESPACHO ADMINISTRATIVO REFERENTE AO PROCESSO LICITATÓRIO- PREGÃO PRESENCIAL Nº 014-2019 -PP. Versam os autos sobre o Processo Licitatório-Pregão Presencial nº 014/2019, cujo objeto se refere sobre

Leia mais

RESPOSTA IMPUGNAÇÃO II DO PEDIDO DA IMPUGNANTE:

RESPOSTA IMPUGNAÇÃO II DO PEDIDO DA IMPUGNANTE: 1 RESPOSTA IMPUGNAÇÃO PROCESSO Nº. 23125.006454/2017-30 REFERÊNCIA: Pregão Eletrônico nº 06/2018 OBJETO: CONTRATAÇÃO DE PESSOA JURÍDICA PARA A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ESPECIALIZADO DE VIGILÂNCIA PATRIMONIAL

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARACI Estado da Bahia

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARACI Estado da Bahia Processo Administrativo: 0649/2018 Modalidade de Licitação: Pregão Presencial nº 023/2018. Trata-se de RECURSO ADMINISTRATIVO interposto pela JACUIPE VEÍCULOS LTDA, referente ao Pregão Presencial nº 023/2018,

Leia mais

APRECIAÇÃO DE IMPUGNAÇÃO AO EDITAL

APRECIAÇÃO DE IMPUGNAÇÃO AO EDITAL APRECIAÇÃO DE IMPUGNAÇÃO AO EDITAL CONCORRÊNCIA Nº 002/2017 PROCESSO Nº 102/2017 OBJETO: REGISTRO DE PREÇO de serviços técnicos especializados de EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA - OPERAÇÃO DE CURSOS, para execução,

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO RIO GRANDE DO NORTE

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO RIO GRANDE DO NORTE DESPACHO Em resposta ao pedido de impugnação efetuado pelo Sr. Walter Petrônio Silveira Leiros, representante da empresa Audaz Segurança, que através do email recebido no dia 12 de setembro de 2011, contestando

Leia mais

Ref.: IMPUGNAÇÃO ATO CONVOCATORIO Nº 23/2018

Ref.: IMPUGNAÇÃO ATO CONVOCATORIO Nº 23/2018 ILUSTRISSIMO SENHOR ANDRÉ LUIS DE PAULA MARQUES DIRETOR - PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO PRÓ - GESTÃO DAS ÁGUAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARAÍBA DO SUL AGEVAP. Ref.: IMPUGNAÇÃO ATO CONVOCATORIO Nº 23/2018

Leia mais

RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO

RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO PROCESSO: 50840.000061/2013 OBJETO: Contratação de Escritório de Advocacia especializado em Direito Empresarial com ênfase em Direito Societário, Tributário e Administrativo para

Leia mais

RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO AO EDITAL

RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO AO EDITAL RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO AO EDITAL Processo Administrativo nº 1804060061 Assunto: Impugnação ao edital do Pregão Presencial nº 016/2018 Impugnante: SERIDÓ REFRIGERAÇÃO LTDA-ME I DA TEMPESTIVIDADE O art. 18

Leia mais

SUMÁRIO: REPRESENTAÇÃO. CONHECIMENTO. IMPROCEDENCIA. ARQUIVAMENTO. Relatório

SUMÁRIO: REPRESENTAÇÃO. CONHECIMENTO. IMPROCEDENCIA. ARQUIVAMENTO. Relatório GRUPO II CLASSE VII Primeira Câmara TC 031.744/2016-8 Natureza: Representação Entidade: Administração Regional do Senac no Estado de São Paulo Representante: Intelecto Contact Center Ltda. Representação

Leia mais

DECISÃO DE RECURSO ADMINISTRATIVO CONCORRÊNCIA 002/2013 PROCESSO /

DECISÃO DE RECURSO ADMINISTRATIVO CONCORRÊNCIA 002/2013 PROCESSO / DECISÃO DE RECURSO ADMINISTRATIVO CONCORRÊNCIA 002/2013 PROCESSO 23443.000066/2012-38 Recurso Administrativo interposto pela empresa GB INDUSTRIA E CONSTRUÇÃO LTDA ME, qualificada nos autos, em que se

Leia mais

IMPUGNAÇÃO AO ATO CONVOCATÓRIO EDITAL 004/2017

IMPUGNAÇÃO AO ATO CONVOCATÓRIO EDITAL 004/2017 Ao Senhor Pregoeiro, Referência: Edital Pregão Eletrônico n. 004/2017 Processo Administrativo nº 011/2017 IMPUGNAÇÃO AO ATO CONVOCATÓRIO EDITAL 004/2017 ÍCONE VIAGENS E EVENTOS LTDA. ME, pessoa jurídica

Leia mais

DE RECURSO ADMINISTRATIVO

DE RECURSO ADMINISTRATIVO if Baiano - Reitoria Fl.W_~ PROCESSO: 23327.001847/2016-08 REFERENTE: CONCORRÊNCIA 01/2016 RECORRENTE: AB ENGENHARIA LTOA. JULGAMENTO DE RECURSO ADMINISTRATIVO JULGAMENTO À INTERPOSIÇÃO DE RECURSO CONTRA

Leia mais

4. DO CONTEÚDO DOS ENVELOPES GARANTIA DA PROPOSTA E PROPOSTA COMERCIAL 4.1 Envelope nº 01 Garantia da Proposta:

4. DO CONTEÚDO DOS ENVELOPES GARANTIA DA PROPOSTA E PROPOSTA COMERCIAL 4.1 Envelope nº 01 Garantia da Proposta: Prezada Comissão, Segue considerações referente à Tomada de Preços nº 01/2016, solicitamos diante do que será exposto que o edital seja reformulado conforme a lei de licitações nº 8666/13, para que o processo

Leia mais

JULGAMENTO 02/2018 PREGÃO PRESENCIAL 01/2018

JULGAMENTO 02/2018 PREGÃO PRESENCIAL 01/2018 DO OBJETO JULGAMENTO 02/2018 PREGÃO PRESENCIAL 01/2018 - Contratação de SEGURO TOTAL (cobertura compreensiva, isto é, seguro total contra colisão, incêndio, roubo e furto), com assistência 24 horas, para

Leia mais

Acórdão: 2397/ Plenário. Data da sessão : 25/10/2017. Relator: AROLDO CEDRAZ. Área: Licitação. Tema: Qualificação econômico-financeira

Acórdão: 2397/ Plenário. Data da sessão : 25/10/2017. Relator: AROLDO CEDRAZ. Área: Licitação. Tema: Qualificação econômico-financeira Acórdão: 2397/2017 - Plenário Data da sessão : 25/10/2017 Relator: AROLDO CEDRAZ Área: Licitação Tema: Qualificação econômico-financeira Subtema: Garantia da proposta Outros indexadores: Acumulação, Patrimônio

Leia mais

ASSESSORIA JURÍDICA PARECER JURÍDICO N 061/2017

ASSESSORIA JURÍDICA PARECER JURÍDICO N 061/2017 ASSESSORIA JURÍDICA PARECER JURÍDICO N 061/2017 ADMINISTRATIVO. IMPUGNAÇÃO EDITAL LICITAÇÃO, SOLICITANDO QUE O MESMO SEJA ABERTO NA MODALIDADE DE JULGAMENTO DE MENOR PREÇO POR ITEM. OPNA-SE PELA PROCEDÊNCIA

Leia mais

Sobre Certidões de Capacitação Técnica. Lei nº de 18 de Junho de Artigo 24.

Sobre Certidões de Capacitação Técnica. Lei nº de 18 de Junho de Artigo 24. Sobre Certidões de Capacitação Técnica Lei nº 2.800 de 18 de Junho de 1956 - Artigo 24. Cria os Conselhos Federal e Regionais de Química, dispõe sôbre o exercício da profissão de químico, e dá outras providências.

Leia mais

Em consulta ao sítio eletrônico do CREA-RS verifica-se a Deliberação CEEI/RS nº 01/2016, que determina:

Em consulta ao sítio eletrônico do CREA-RS verifica-se a Deliberação CEEI/RS nº 01/2016, que determina: PREGÃO PRESENCIAL N.º 35/2018 OBJETO: Aquisição de diversos equipamentos IMPUGNANTE: Felipe Kroth Cossetin - ME DA TEMPESTIVIDADE JULGAMENTO DE IMPUGNAÇÃO DE EDITAL No dia 20 de novembro de 2018, a Prefeitura

Leia mais

Prefeitura Municipal de Ubatã publica:

Prefeitura Municipal de Ubatã publica: 1 Quarta-feira Ano Nº 1609 Prefeitura Municipal de Ubatã publica: Análise dos Documentos e Questionamentos dos Representantes das Empresas Participantes da Tomada de Preços Nº 002/2017- Objeto: Contratação

Leia mais

RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO DO EDITAL PREGÃO PRESENCIAL Nº 010/2016

RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO DO EDITAL PREGÃO PRESENCIAL Nº 010/2016 RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO DO EDITAL PREGÃO PRESENCIAL Nº 010/2016 Processo nº 010/2016, referente ao Edital do Pregão Presencial nº 010/2016, referente a Contratação de empresa para FORNECIMENTO DE CENTRAIS

Leia mais

Prefeitura Municipal de Itabuna publica:

Prefeitura Municipal de Itabuna publica: Prefeitura Municipal de Itabuna 1 Terça-feira Ano II Nº 734 Prefeitura Municipal de Itabuna publica: Portaria nº 18/2014/GASEC/SMS - Constitui o Comitê Municipal de Acompanhamento e Avaliação das Ações

Leia mais

HABILITAÇÃO EM LICITAÇÕES

HABILITAÇÃO EM LICITAÇÕES HABILITAÇÃO EM LICITAÇÕES De acordo com a jurisprudência do TCU Atualizado até a IN 3/2018 - SEGES/MPDG SUMÁRIO 1. Introdução pag. 9 2. Interpretação das normas licitatórias pag. 11 3. Credenciamento pag.

Leia mais

Sexta-feira, 20 de Abril de 2018 Edição N 994 Caderno I

Sexta-feira, 20 de Abril de 2018 Edição N 994 Caderno I Sexta-feira, 20 de Abril de 2018 Edição N 994 Caderno I Sexta-feira, 20 de Abril de 2018 Edição N 994 Caderno I 2 Sexta-feira, 20 de Abril de 2018 Edição N 994 Caderno I 3 Sexta-feira, 20 de Abril de 2018

Leia mais

Resposta à impugnação de edital feita pela licitante AGENCIA COMUNICA LTDA. ME.

Resposta à impugnação de edital feita pela licitante AGENCIA COMUNICA LTDA. ME. IMPUGNANTE: AGENCIA COMUNICA LTDA. ME. IMPUGNADO: EDITAL TOMADA DE PREÇO Nº 004/2015 Resposta à impugnação de edital feita pela licitante AGENCIA COMUNICA LTDA. ME. DA TEMPESTIVIDADE A impugnação é tempestiva,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Nilo Peçanha publica:

Prefeitura Municipal de Nilo Peçanha publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 1375 Prefeitura Municipal de publica: Despacho de Impugnação - Pregão Presencial Nº 016PP/2018. (Arivaldo Conceição Santos). Gestor - Carlos Antonio Bonfim De Azevedo /

Leia mais

Prefeitura Municipal de Araci publica:

Prefeitura Municipal de Araci publica: Prefeitura Municipal de Araci 1 Quinta-feira Ano Nº 2537 Prefeitura Municipal de Araci publica: Resposta à Impugnação da Concorrência Nº 002/2017 Assunto: Impugnação aos Termos do Edital Resposta à Impugnação

Leia mais

SR. PREGOEIRO, 1. DA LICITAÇÃO

SR. PREGOEIRO, 1. DA LICITAÇÃO À FUNDAÇÃO SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE FRANCA SETOR DE COMPRAS E LICITAÇÕES PROCESSO LICITATÓRIO N.º 125/2017 PREGÃO PRESENCIAL Nº 064/2017 SR. PREGOEIRO, MEDICALWAY EQUIPAMENTOS MÉDICOS LTDA, pessoa

Leia mais

AO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO LICITANTE ALBERTO ANTONIO ALVES DE OLIVEIRA GRANATO RAZÕES DE RECURSO ADMINISTRATIVO

AO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO LICITANTE ALBERTO ANTONIO ALVES DE OLIVEIRA GRANATO RAZÕES DE RECURSO ADMINISTRATIVO AO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EM REFERÊNCIA AO PREGÃO ELETRÔNICO 007/ LICITANTE ALBERTO ANTONIO ALVES DE OLIVEIRA GRANATO RAZÕES DE RECURSO ADMINISTRATIVO I DOS FATOS

Leia mais

QUALIFICAÇÃO TÉCNICA E OS ATESTADOS

QUALIFICAÇÃO TÉCNICA E OS ATESTADOS QUALIFICAÇÃO TÉCNICA E OS ATESTADOS Por Julieta Mendes Lopes Vareschini 1 A qualificação técnica tem por escopo aferir se os licitantes reúnem as condições técnicas necessárias para a execução satisfatória

Leia mais

Exmo. Sr. Conselheiro Relator,

Exmo. Sr. Conselheiro Relator, PARECER Nº. : 021/CT/2008-1 - Exmo. Sr. Conselheiro Relator, Tratam os autos de consulta formulada pelo Sr. Prefeito Municipal em exercício, Sr. Manoel Machado, mediante a qual solicita deste Tribunal

Leia mais

RESPOSTA AO RECURSO ADMINISTRATIVO PROCESSO LICITATÓRIO PREGÃO PRESENCIAL Nº. 001/2018 MENOR PREÇO POR LOTE

RESPOSTA AO RECURSO ADMINISTRATIVO PROCESSO LICITATÓRIO PREGÃO PRESENCIAL Nº. 001/2018 MENOR PREÇO POR LOTE RESPOSTA AO RECURSO ADMINISTRATIVO PROCESSO LICITATÓRIO PREGÃO PRESENCIAL Nº. 001/2018 MENOR PREÇO POR LOTE Referência: Pregão Presencial nº. 001/2018 Objeto: O objeto consiste na contratação de empresa

Leia mais

Ato Convocatório nº. 22/2018 ERRATA

Ato Convocatório nº. 22/2018 ERRATA Modalidade: Coleta de Preços Ato Convocatório nº. 22/2018 ERRATA OBJETO: Contratação de empresa especializada para assessoria técnica e administrativa nas demandas relacionadas aos Planos Municipais de

Leia mais

PROCESSO Nº 79308/2019 OBJETO Denuncia (Chamado nº 337/2019) JURISDICIONADO Prefeitura Municipal de Alto Araguaia-MT CONSELHEIRO RELATOR

PROCESSO Nº 79308/2019 OBJETO Denuncia (Chamado nº 337/2019) JURISDICIONADO Prefeitura Municipal de Alto Araguaia-MT CONSELHEIRO RELATOR PROCESSO Nº 79308/2019 OBJETO Denuncia (Chamado nº 337/2019) JURISDICIONADO Prefeitura Municipal de Alto Araguaia-MT CONSELHEIRO RELATOR Conselheiro Interino Luiz Carlos Pereira EQUIPE DE AUDITORIA 1 Nilson

Leia mais

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE TRAJANO DE MORAES RJ DEPARTAMENTO DE LICITAÇÕES trajanodemoraes.rj.gov.br DECISÃO ADMINISTRATIVA

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PREFEITURA MUNICIPAL DE TRAJANO DE MORAES RJ DEPARTAMENTO DE LICITAÇÕES trajanodemoraes.rj.gov.br DECISÃO ADMINISTRATIVA DECISÃO ADMINISTRATIVA Processo 02156/2017 Pregão Presencial n. 019/2017 Impugnante: TB FURTADO LOCAÇÃO DE VEÍCULOS-ME. Impugnada: Prefeitura Municipal de Trajano de Moraes 01 Relatório: Trata-se de processo

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTALINA GABINETE DO PREFEITO JULGAMENTO DE RECURSO ADMINISTRATIVO

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTALINA GABINETE DO PREFEITO JULGAMENTO DE RECURSO ADMINISTRATIVO ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTALINA GABINETE DO PREFEITO JULGAMENTO DE RECURSO ADMINISTRATIVO Processo: Concorrência nº 001/2014 Objeto Construção da UPA 24 horas Porte I Recorrente: Construir

Leia mais

Associação Mato-grossense dos Municípios

Associação Mato-grossense dos Municípios TOMADA DE PREÇO 002/2016. RECORRENTE: Markise Obras e Serviços Ltda. RECORRIDA: Raphael Piva Construtora e Imobiliária - ME Vistos e etc. Trata-se de Recurso administrativo interposto pela empresa Markise

Leia mais

A empresa AMX SOLUCOES LTDA ME, CNPJ / , embora tenha apresentado a intenção de recurso não apresentou o recurso à decisão.

A empresa AMX SOLUCOES LTDA ME, CNPJ / , embora tenha apresentado a intenção de recurso não apresentou o recurso à decisão. São João del-rei, 18 de agosto de 2015. Processo: 23122.011837/2015-98 Pregão Eletrônico: 036/2015 Assunto: Decisão Recurso Administrativo 1 PRELIMINARMENTE Vistos e examinados os autos do processo licitatório

Leia mais

Prefeitura Municipal de Cotegipe publica:

Prefeitura Municipal de Cotegipe publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 898 Prefeitura Municipal de publica: Resposta a Impugnação de Edital Pregão Presencial nº006/2018.(tn Locadora e Serviços Ltda ME). Gestor - Mã?rcia Da Silva Sã? Teles

Leia mais

Ilma Sra Fernanda Prates Lopes Cançado - Pregoeira

Ilma Sra Fernanda Prates Lopes Cançado - Pregoeira Ilma Sra Fernanda Prates Lopes Cançado - Pregoeira REF.: PREGÃO PRESENCIAL N 01/2018 CRITÉRIO DE JULGAMENTO: MAIOR OFERTA Procedimento formal significa que a licitação está vinculada às prescrições legais

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS ESCLARECIMENTO 1 RDC Nº 04/2017 Processo nº: 23343.002253/2017-99

Leia mais

ILMO (A). SENHOR (A) PREGOEIRO (A) DA FUNDAÇÃO LUÍS EDUARDO MAGALHÃES - FLEM

ILMO (A). SENHOR (A) PREGOEIRO (A) DA FUNDAÇÃO LUÍS EDUARDO MAGALHÃES - FLEM ILMO (A). SENHOR (A) PREGOEIRO (A) DA FUNDAÇÃO LUÍS EDUARDO MAGALHÃES - FLEM REF.: PREGÃO ELETRÔNICO 011/2015 POLICARD SYSTEMS E SERVIÇOS S.A., pessoa jurídica de direito privado inscrita sob o CNPJ nº

Leia mais

EMffIQP. proposta pela empresa CONSTRUTORA BELMONTE, recebida pela Comissão Permanente de

EMffIQP. proposta pela empresa CONSTRUTORA BELMONTE, recebida pela Comissão Permanente de E; FEAPEBAS Parauapebas/PA, CONCORRÊNCIA N 3/2017403 SEMOU 25 de Outubro 017. O DEZ, 1FIS. 615 Esta resposta tem por finalidade avaliar de forma técnica o Recurso decisão que habilitou as licitantes MM

Leia mais

Resposta aos Questionamentos da Interessada: Referente: Edital Pregão Presencial nº CRESS-MG/6ªR./015/2016

Resposta aos Questionamentos da Interessada: Referente: Edital Pregão Presencial nº CRESS-MG/6ªR./015/2016 Resposta aos Questionamentos da Interessada: Empresa: PLUG SOLUÇÕES EM IMPRESSÃO Referente: Edital Pregão Presencial nº CRESS-MG/6ªR./015/2016 Prezado Senhor, Em resposta ao informamos o seguinte: pedido

Leia mais

Prefeitura Municipal de Formosa do Rio Preto publica:

Prefeitura Municipal de Formosa do Rio Preto publica: Prefeitura Municipal de Formosa do Rio Preto 1 Segunda-feira Ano X Nº 1237 Prefeitura Municipal de Formosa do Rio Preto publica: Decisão da Impugnação ao Edital Pregão Presencial nº064/2017- Objeto:Contratação

Leia mais

DECISÃO EM RECURSO ADMINISTRATIVO APRESENTADO PELA EMPRESA MARKISE OBRAS E SERVIÇO LTDA - ME - TOMADA DE PREÇOS Nº 01/2015

DECISÃO EM RECURSO ADMINISTRATIVO APRESENTADO PELA EMPRESA MARKISE OBRAS E SERVIÇO LTDA - ME - TOMADA DE PREÇOS Nº 01/2015 DECISÃO EM RECURSO ADMINISTRATIVO APRESENTADO PELA EMPRESA MARKISE OBRAS E SERVIÇO LTDA - ME - TOMADA DE PREÇOS Nº 01/2015 Processo nº 008/2015, referente ao Edital da Tomada de Preços nº 01/2015, visando

Leia mais

ILUSTRÍSSIMO (A) SENHOR (A) PREGOEIRO (A) DO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE - BELO HORIZONTE/MG

ILUSTRÍSSIMO (A) SENHOR (A) PREGOEIRO (A) DO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE - BELO HORIZONTE/MG ILUSTRÍSSIMO (A) SENHOR (A) PREGOEIRO (A) DO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE - BELO HORIZONTE/MG PREGÃO ELETRÔNICO Nº 25/2017 ABERTURA: 20 de Novembro de 2017 às 09:40 OBJETO: AQUISIÇÃO DE 2 (DOIS)

Leia mais

Prefeitura Municipal de Correntina publica:

Prefeitura Municipal de Correntina publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 3024 Prefeitura Municipal de publica: Decisão Impugnação ao Edital Pregão Presencial nº 036/2018 Objeto: contratação de empresa especializada na prestação de serviços de

Leia mais

CONCORRÊNCIA PÚBLICA 01/2019 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 15/2019 INTERESSADO: IRS PARTICIPAÇÕES

CONCORRÊNCIA PÚBLICA 01/2019 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 15/2019 INTERESSADO: IRS PARTICIPAÇÕES CONCORRÊNCIA PÚBLICA 01/2019 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 15/2019 INTERESSADO: IRS PARTICIPAÇÕES ASSUNTO: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EFICIENTIZAÇÃO E MANUTENÇÃO PERMANENTE E CONTÍNUA, REALIZAÇÃO DE MELHORIAS

Leia mais

Conselho Federal de Farmácia

Conselho Federal de Farmácia Processo Administrativo nº 2814/2013 Pregão Presencial nº 14/2013 DECISÃO A empresa POLICARD SYSTEMS E SERVIÇOS S/A requer impugnação ao Edital no tocante a exigência do Item 6 DA DOCUMENTAÇÃO - 6.1.3,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO UFOP COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO JULGAMENTO DO RECURSO DA TOMADA DE PREÇOS N.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO UFOP COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO JULGAMENTO DO RECURSO DA TOMADA DE PREÇOS N. JULGAMENTO DO RECURSO DA TOMADA DE PREÇOS N. 002/2011 PROCESSO DE LICITAÇÃO nº 23109-116/2011-0 MODALIDADE: Tomada de Preços nº. 002/2011 RECORRENTE: ADA Comércio e Serviços Ltda. RECORRIDA: Universidade

Leia mais

RELATÓRIO SÍNTESE DA DECISÃO DA COMISSÃO ESPECIAL DE LICITAÇÃO E ANEXOS

RELATÓRIO SÍNTESE DA DECISÃO DA COMISSÃO ESPECIAL DE LICITAÇÃO E ANEXOS RELATÓRIO SÍNTESE DA DECISÃO DA COMISSÃO ESPECIAL DE LICITAÇÃO E ANEXOS SÍNTESE DAS RESPOSTAS AOS PEDIDOS DE ESCLARECIMENTO E IMPUGNAÇÃO Licitação: RDC Eletrônico nº 01/2017 Processo Administrativo Licitatório:

Leia mais

RESPOSTA AO PEDIDO DE IMPUGNAÇÃO

RESPOSTA AO PEDIDO DE IMPUGNAÇÃO PROCESSO N.º : 23355.001904/2017-94 REFERÊNCIA : Pregão Eletrônico nº 01/2017 I. DAS PRELIMINARES: RESPOSTA AO PEDIDO DE IMPUGNAÇÃO Trata-se de impugnação interposta tempestivamente pela empresa ARTEBRILHO

Leia mais

RESPOSTA IMPUGNAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº 006/2017 INTERESSADO: INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E PESQUISA SABER LTDA - EPP

RESPOSTA IMPUGNAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº 006/2017 INTERESSADO: INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E PESQUISA SABER LTDA - EPP RESPOSTA IMPUGNAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº 006/2017 INTERESSADO: INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E PESQUISA SABER LTDA - EPP PROCESSO: 007/2017 ASSUNTO: Impugnação Edital Pregão Presencial nº

Leia mais

Resposta à Impugnação da Interessada: Referente: Edital Pregão Presencial nº CRESS-MG/6ªR./003/2016

Resposta à Impugnação da Interessada: Referente: Edital Pregão Presencial nº CRESS-MG/6ªR./003/2016 Resposta à Impugnação da Interessada: Empresa: Otimisa Marketing e Eventos Ltda Referente: Edital Pregão Presencial nº CRESS-MG/6ªR./003/2016 Prezado Senhor, Em resposta à Impugnação ao edital tenho os

Leia mais

P.A. n.º 518/2018-FUL e PREGÃO PRESENCIAL nº 139/2018-FUL JULGAMENTO DE REQUERIMENTO DE IMPUGNAÇÃO

P.A. n.º 518/2018-FUL e PREGÃO PRESENCIAL nº 139/2018-FUL JULGAMENTO DE REQUERIMENTO DE IMPUGNAÇÃO JULGAMENTO IMPUGNAÇÃO PP139/2018-FUL página 1 de 14 DECISÃO P.A. n.º 518/2018-FUL e PREGÃO PRESENCIAL nº 139/2018-FUL JULGAMENTO DE REQUERIMENTO DE IMPUGNAÇÃO Trata-se de IMPUGNAÇÃO AO EDITAL interposta

Leia mais