2º CONGRESSO BRASILEIRO DE POLÍTICA, PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SAÚDE UNIVERSALIDADE, IGUALDADE E INTEGRALIDADE DA SAÚDE: UM PROJETO POSSÍVEL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "2º CONGRESSO BRASILEIRO DE POLÍTICA, PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SAÚDE UNIVERSALIDADE, IGUALDADE E INTEGRALIDADE DA SAÚDE: UM PROJETO POSSÍVEL"

Transcrição

1 2º CONGRESSO BRASILEIRO DE POLÍTICA, PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SAÚDE UNIVERSALIDADE, IGUALDADE E INTEGRALIDADE DA SAÚDE: UM PROJETO POSSÍVEL Definindo prioridades em saúde: a escolha do modelo de atenção e a definição das redes prioritárias em Minas Gerais Francisco Antônio Tavares Junior Mariana Cristina Pereira Santos Priscila Fernanda Morais Chaves Antônio Jorge de Souza Marques Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais BELO HORIZONTE 2013

2 DEFININDO PRIORIDADES EM SAÚDE: A ESCOLHA DO MODELO DE ATENÇÃO E A DEFINIÇÃO DAS REDES PRIORITÁRIAS EM MINAS GERAIS. SETTING PRIORITIES IN HEALTH: THE CHOICE OF THE MODEL FOR NETWORKS AND DEFINITION OF PRIORITY IN MINAS. RESUMO O Estado de Minas Gerais foi pioneiro no país na implantação das redesde atenção, modelo escolhido em função da transição demográfica e epidemiológica e das das caraterísticas geográficas. Este artigo demonstra como a utilização da análise de situação de saúde, através do Estudo de Carga de Doenças vem auxiliando o Estado a eleger as prioridades e definir as redes temática em função das condições de saúde que mais afligem a população, bem como explora as possibilidades decorrentes dos avanços nas normativas recentes do SUS (entre estas o Decreto 7508/2011) que se referem a Gestão. Palavras-chave: redes de atenção; regionalização; gestão do SUS. Introdução O modelo federativo adotado na constituição de 1988 deu início a um forte processo de municipalização no país. Como exemplos deste processo, devemos levar em consideração as seguintes informações: 1) Foram criados no país novos municípios no período entre 1988 e 1997.

3 2) Em Minas Gerais temos, atualmente, 853 municípios, sendo que aproximadamente 79,1% dos municípios possuem até habitantes (IBGE, Censo, 2010). A título de comparação, no Brasil, 70,13% dos municípios possuem até habitantes. Já nos estados de São Paulo e Bahia, esse quantitativo é de 62,1% e 59,4%, respectivamente. A realidade de Minas Gerais, portanto, difere do país e dos demais estados citados por estar próximo aos 80% de municípios com menos de habitantes. É importante ressaltar, também, que apenas 7,7% dos municípios mineiros possuem mais de habitantes. O quantitativo de municípios no país e o contingente populacional distribuído de forma heterogênea refletiram-se também no estabelecimento do Sistema Único de Saúde. A NOB 01/91 primeira Norma Operacional do SUS editada após a constituição e a lei orgânica dava instruções para a implantação do SUS, visando estabelecer a operacionalização das leis até então editadas. No seu escopo, foram criadas as formas de remuneração de serviços e de transferências para estados, municípios e até mesmo prestadores de serviços. Pestana e Mendes (2004, p.21) firmaram, neste contexto que apesar de isso significar um recuo em relação ao Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde (SUDS), os municípios apoiaram aquela NOB por perceberem a oportunidade de receber recursos diretamente da União sem a intermediação do Estado. No sentido de aproximar a gestão do Estado de Minas Gerais aos seus 853 municípios e, principalmente às diferenças sociais, econômicas e culturais das regiões, o processo de regionalização se fazia imperativo. Cabe ressaltar que Minas Gerais sempre tem sido um Estado pioneiro, estabelecendo importantes avanços em conceitos e práticas no que tange a este processo.

4 A atual regionalização do Estado de Minas Gerais, definida através do Plano Diretor de Regionalização (PDR), corrobora o pioneirismo deste Estado com a descentralização. A última alteração do PDR, ocorrida em 2011 e registrada na Deliberação CIB SUS nº 978, de 16 de novembro de 2011, que conforma os 853 municípios em 77 micro e 13 macrorregiões. Com a Deliberação CIB-SUS/MG n 1.219, de 21 de agosto de 2012, houve apenas a mudança na nomenclatura utilizada na regionalização, uma vez que as micro e macrorregiões foram substituídas por, respectivamente, região e região ampliada de saúde. Os primeiros trabalhos de concepção e elaboração do PDR em Minas Gerais ocorreram em 1999, antes mesmo da publicação da NOAS. Por sua vez, o Plano Diretor de Regionalização, aprovado em 2002, pelo Conselho Estadual de Saúde, pela Comissão Intergestores Bipartite de Minas Gerais (CIB-SUS/MG) e pela Comissão Intergestores Trípartite teve como base um modelo para organização dos serviços no qual, idealmente, a cada nível de regionalização deve corresponder um nível de atenção. O PDR 1999/2002 considerava cinco níveis de regionalização: município, módulo, micro, meso e macrorregião. Posteriormente, em todas as revisões a partir de 2003, foram considerados três níveis: município, micro e macrorregião. Assim, busca-se estabelecer relação entre o nível de regionalização e o nível de atenção da seguinte forma: município e atenção primária; microrregião e atenção secundária; e macrorregião e atenção terciária. Esta lógica é válida para a versão atual que compreende as regiões e regiões ampliadas de saúde. Na teoria, dentro de um contexto contexto regionalizado e descentralizado, os gestores de cada território devem se articular solidariamente, buscando responsabilidades comuns pelos níveis relacionados ao território que representam, além das responsabilidades inerentes a atenção primária que são responsabilidade de cada município.

5 O PDR é um instrumento que visa estabelecer a descentralização/regionalização, a equidade e a resolubilidade, e não uma norma rígida. A resolubilidade, neste sentido, é compreendida como a capacidade de atendimento do residente na própria região no que for definido como esperado ou de responsabilidade do nível de regionalização. O Estado de Minas Gerais implantou as Superintendências e Gerências Regionais de Saúde (atualmente 28) antes do PDR, buscando organizar os territórios político-administrativos do SUS/MG. A conformação destes territórios mantém semelhança, na medida do possível, com as regiões e regiões ampliadas de saúde. Os territórios assistenciais, definidos pelo PDR 1, foram construídos à partir da observação aos fluxos assistenciais existentes e de princípios como economia de escala 2, economia de escopo 3, qualidade da atenção à saúde e acesso aos serviços. Um exemplo prático para entender as economias de escala e escopo são os hospitais. Em Minas Gerais, um estudo feito por meio da análise envoltória de dados (DEA), mostrou que os hospitais de menos de 25 leitos apresentam uma eficiência total de apenas 0,32 e os de mais de 250 leitos uma eficiência total de 0,60. Ainda que todos os segmentos analisados operem com uma eficiência total baixa, os hospitais de pequeno porte são altamente ineficientes (ANDRADE et al., 2007). O que explica a ineficiência total é, sobretudo, a baixíssima eficiência de escala dos hospitais contratados pelo SUS. 1 Para mais informações históricas e técnicas sobre a formulação do PDR de Minas Gerais, recomendamos a leitura do Livro Plano Diretor de Regionalização de Saúde de Minas Gerais, publicado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais em 2010, disponível em: diretor-de-regionalizacao-pdr-novo/livro%20plano%20diretor%20de%20regionalizacao%20- %20ultima%20versao.pdf. 2 As economias de escala referem-se a uma situação em que os custos médios de longo prazo caem com o crescimento do volume de atividades produzidas. As economias de escala devem se dar num processo produtivo em que os custos fixos são altos em relação aos custos de produção variáveis. 3 As economias de escopo ocorrem quando a variedade dos serviços ofertados por uma mesma unidade produtiva aumenta. Por exemplo, ocorre uma economia de escopo quando em um determinado hospital, em função da coexistência de diversas especialidades, evita-se a duplicação de um determinado equipamento ou de um determinado profissional.

6 A revisão da literatura sobre o assunto confirma que "as economias de escala são encontradas em hospitais de mais de 100 leitos, que o tamanho ótimo dos hospitais pode estar entre 100 a 450 leitos e que as deseconomias de escala vão se tornar importantes em hospitais de mais de 650 leitos" (ALETRAS et al., 1997; ANDRADE et al., 2007). Conforme dito anteriormente, atualmente o Estado de Minas Gerais possui 13 regiões ampliadas com 19 pólos e 77 regiões de saúde com 99 municípios pólos. Dessa forma, para definição das regiões de saúde, de maneira geral, tem-se adotado o critério populacional de a habitantes, decorrente de um estudo de economias de escala e escopo. Como critérios para a acessibilidade geográfica, utiliza-se o parâmetro geral de uma distância entre 120 a 150 quilômetros como distância máxima de um município em relação ao pólo ou duas horas em vias não pavimentadas. Esta distância é, conforme estudos, suficiente para que se estabeleça um arranjo logístico adequado e que não se coloque em risco a população usuária do sistema de saúde regional. Na definição de uma região ampliada de saúde, considera-se como parâmetro populacional ideal habitantes, ainda que em função do critério acesso algumas regiões ampliadas do Estado possuam população inferior a este parâmetro. Atualmente, para cada região e região ampliada estabelecidas no Estado, existe uma Comissão Intergestores Regional (CIR) e uma Comissão Intergestores Regional Ampliada (CIRA), respectivamente, composta por representantes da gestão estadual e das gestões municipais do respectivo território. Dentro deste contexto regionalizado, de empoderamento da gestão compartilhada regional, faz-se necessária a gestão em saúde baseada em evidências. Dessa forma, as decisões sobre a gestão em saúde devem estar embasadas em pesquisas científicas, dados municipais, regionais e estaduais, que subsidiem o desenvolvimento e implementação das políticas de saúde.

7 Outro aspecto importante a ser considerado neste trabalho diz respeito a transição demográfica e epidemiológica pela qual estamos passando no Estado. Atualmente, a situação de saúde da população do Estado de Minas Gerais é marcada pelo predomínio da chamada tripla carga de doenças. Nesta situação, concorrem como causas da mortalidade e da morbidade da população do Estado as chamadas condições crônicas, as condições agudas e as causas externas. Há um grande predomínio das condições crônicas e um aumento das causas externas. Observa-se que existe uma incoerência entre essa situação de saúde de tripla carga de doenças, com predominância relativa das condições crônicas, e um sistema fragmentado de saúde, voltado principalmente para as condições agudas. Assim, implantar Redes de Atenção é mais que uma estratégia: é uma missão da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Neste sentido, este trabalho explora o contexto em que foram feitas estas escolhas e a definição das prioridades. Além disso, procura ressaltar como os aspectos atinentes a gestão considerados e abordados no Decreto 7508/2011 podem representar um significativo avanço no funcionamento das redes. Justificativa Este trabalho justifica-se pela importância de considerar critérios técnicos e evidências científicas na definição de prioridades em saúde, bem como de estabelecer parâmetros que possibilitem alinhar a gestão do SUS de modo a potencializar os recursos escassoz, visando proporcionar maiores benefícios a população.

8 Historicamente, sabe-se que existem teorias econômicas que estudam as falhas de governo e que entre estas, estão a sobreposição de tarefas entre os entes federados e a falta de escolhas claras que levem em conta padrões de priorização. O Estado de Minas Gerais vem se destacando por adotar um modelo de Gestão por Resultados e, no que tange a saúde, por ser coerente em suas escolhas. Prova disso é que os chamados Programas Estruturadores representam um volume cada vez maior do orçamento investido, tendo saído de 19,44% em 2004 (em valor bruto cerca de R$ 194 milhões) para 38,37% em 2012 (alcançando um patamar de cerca de R$ 1,45 bilhões). Como veremos neste artigo, isso significa fazer escolhas técnicas e que consideram as reais necessidades de saúde da população. Há que se pensar agora nos próximos passos, qual sejam: reforçar a gestão regional, a governança, os processos de planejamento e contratualização, passos estes que podem ser construídos a partir do Decreto 7508/2011. Objetivos O objetivo geral deste trabalho é demonstrar como o Governo de Minas Gerais tem feito escolhas racionais, tendo em vista a identificação da situação demográfica e epidemiológica e priorizando as reais necessidades de saúde da população. Como objetivos específicos, destacamos: 1) Apresentar as especificidades do Estado em relação a sua estrutura geográfica e populacional;

9 2) Destacar o modelo de redes de atenção, como alternativa para alcançar resultados mais expressivos para a saúde pública; 3) Apresentar a situação epidemiológica vigente no Estado de Minas Gerais, conforme o Estudo de Carga de Doenças; 4) Apontar possíveis avanços na gestão do SUS em função do proposto pelo Decreto 7508/2011. Referencial Teórico As Redes de Atenção são uma nova forma de organização do Sistema de Saúde e visam estabelecer uma organização horizontal do sistema, integrando os diversos pontos e assegurando uma atenção contínua com maior agilidade, melhor utilização dos recursos e melhores resultados de saúde para os cidadãos. Diga-se de passagem, há que se ressaltar que a saúde pública do Estado de Minas Gerais obteve grandes avanços neste sentido, tendo se tornado modelo para o país e para o mundo na concepção do modelo de atenção em Redes. Tanto é assim, que o Governo Federal instituiu a Portaria 4279/2010, que se tornou marco nacional para que todos os Estados trabalhem também no sentido de implantar as Redes de Atenção. Diversos autores, na literatura internacional, vem discutindo ao longo dos anos a importância de se constituir sistemas integrados de prestação de serviços de Saúde. Tais sistemas devem ser implantados tendo como foco as necessidades de saúde da população. Recentemente, o Ministério da Saúde publicou a Portaria nº 4.279/2010. Trata-se de um importante marco em nível nacional para a implantação das redes de atenção. Esta Portaria

10 consolida e referenda discussões que já vinham sendo construídas nos Estados, sendo Minas Gerais um dos Estados pioneiros nesta discussão. Constatou-se que havia uma clara incompatibilidade entre a maneira em que o sistema de saúde no país está organizado e o cenário epidemiológico atual. A própria fragmentação gerada pelo processo de descentralização administrativa, citada anteriormente, contribui para o agravamento desta situação, uma vez que um sistema organizado em redes pressupõe integração e cooperação. De acordo com Mendes (2011, p. 78): O conceito de redes tem sido desenvolvido em vários campos como a sociologia, a psicologia social, a administração e a tecnologia de informação. Mendes, citando Castells (2000), afirma que as redes são novas formas de organização social, do Estado ou da sociedade, intensivas em tecnologia de informação e baseadas na cooperação entre unidades dotadas de autonomia e acrescenta que diferentes conceitos coincidem em elementos comuns das redes: relações relativamente estáveis, autonomia, inexistência de hierarquia, compartilhamento de objetivos comuns, cooperação, confiança, interdependência e intercâmbio constante e duradouro de recursos. Especificamente em relação às redes de atenção à saúde, estas são definidas, conforme a Portaria nº 4.279/2010, como arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, que integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado. Seu objetivo é promover a integração sistêmica, de ações e serviços de saúde com provisão de atenção contínua, integral, de qualidade, responsável e humanizada, bem como incrementar o desempenho do Sistema, em termos de acesso, equidade, eficácia clínica e sanitária; e eficiência econômica.

11 Mendes (2011, p.82) define as redes como organizações poliárquicas de conjuntos de serviços de saúde, vinculados entre si por uma missão única, por objetivos comuns e por uma ação cooperativa e interdependente, que permitem ofertar uma atenção contínua e integral a determinada população, coordenada pela atenção primária à saúde prestada no tempo certo, no lugar certo, com o custo certo, com a qualidade certa, de forma humanizada e com equidade e com responsabilidades sanitária e econômica e gerando valor para a população. As Redes de Atenção à saúde têm na atenção primária o seu Centro de Comunicação e devem se estruturar enfrentar uma condição de saúde específica, por meio de um ciclo completo de atendimento. Conforme Mendes (2011): As condições de saúde podem ser definidas como as circunstâncias na saúde das pessoas que se apresentam de forma mais ou menos persistente e que exigem respostas sociais reativas ou proativas, eventuais ou contínuas e fragmentadas ou integradas dos sistemas de atenção à saúde (...) A categoria condição de saúde é fundamental na atenção à saúde porque, conforme assinalam Porter e Teisberg (2007), só se agrega valor para as pessoas nos sistemas de atenção à saúde quando se enfrenta uma condição de saúde por meio de um ciclo completo de atendimento a ela. Método Este é um relato de experiência acerca da construção do planejamento do Estado de Minas Gerais, com a opção por um modelo de atenção, a seleção de prioridades que se refletem na escolha das redes de atenção e a construção da carteira de Programas Estruturadores. Como fonte das informações, para sustentação do relato deste artigo, usou-se os dados contidos no Estudo de Carga de Doenças e nos documentos de planejamento do Estado de Minas Gerais.

12 Para priorizar as redes a serem implantadas em nosso Estado, tem-se considerado as principais causas de mortalidade e morbidade da população. Hoje, em nosso Estado, as principais causas de anos de vida perdidos pela população são as causas externas e as doenças cardiovasculares, seguidas pelas neoplasias e pelas condições perinatais. Entre as principais neoplasias que afetam as mulheres, destacam-se o Câncer de Mama (6ª causa) e de Cólo (12ª causa). Por sua vez, as Doenças Psiquiátricas são a principal causa de morbidade em nosso Estado. Deste modo, é possível estabelecer uma relação entre os principais problemas identificados e as redes temáticas priorizadas em nosso Estado. Em função do aumento da mortalidade por causas externas e da mortalidade por doenças cardiovasculares, tem-se a opção pela implantação da Rede de Urgência e Emergência. Em decorrência da questão das doenças cardiovasculares, existem a opção pela Rede Hiperdia. Como a questão da saúde infantil e materna prevalece como uma preocupação, significando a necessidade de avançar ainda na questão da Saúde Pública, ocorre a opção pela Rede Viva Vida. O envelhecimento da população justifica a Rede Mais Vida, que busca melhorar a qualidade de vida da população idosa. E, finalmente, os problemas de morbidade causados pelas questões atinentes a Saúde Mental justificam a escolha da Rede de Saúde Mental. É importante ressaltar que com o quarto ( Melhorar os indicadores de morbimortalidade entre a população juvenil ) e o quinto ( Estimular maior cuidado do cidadão com a própria saúde ) objetivo estratégico agregado ao Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado as ações

13 intersetoriais passam a assumir extrema importância na Carteira da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Deste modo, algumas ações como o Travessia Saúde, o Estratégias Nutricionais de Promoção a Saúde, o Aliança pela Vida e o Avança Minas Olímpica são fundamentais para que se alcance e execute os objetivos estratégicos planejados. Na definição da carteira de Programas Estruturadores do Estado, tem-se considerado o processo de implantação e manutenção das Redes de Atenção. Assim, o Estado tem na área de saúde três grandes prioridades, bastante coerentes com o necessário para fazer funcionar as redes de atenção: Saúde em Casa: programa de fortalecimento da atenção primária que é a porta de entrada da maior parte das redes de atenção e deve ser a coordenadora do cuidado; Redes Integradas: que é responsável pela implantação e funcionamento de cada rede temática (escolhida em função das condições de saúde), sendo as prioridades as definidas acima; Saúde Integrada: que é responsável por implantar os arranjos logísticos e de apoio tão necessários para a conexão dos pontos de atenção e para o funcionamento das redes. O alinhamento da estratégia governamental de longo prazo com as ações de curto prazo da Secretaria permitirá que os passos cotidianos nos levem no rumo esperado, assegurando a Gestão para a Cidadania e o Estado em Redes. Os Programas Estruturadores representam os programas estratégicos de cada Rede de Desenvolvimento, nos quais são alocados prioritariamente os recursos estaduais discricionariamente disponíveis e dos quais se espera os maiores impactos da ação do Estado.

14 Nesse sentido, compõem o eixo fundamental de atuação do governo, a fim de materializar os objetivos estratégicos fixados no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado. Os Programas Associados representam os programas dotados de colaboração sinérgica com os programas estruturadores, tendo em vista o alcance dos objetivos estratégicos do PMDI, e, consequentemente, da visão de futuro que o informa. Por sua vez, os Programas Especiais representam os programas que são de suma importância para a administração estadual, na medida em que contemplam as prioridades setoriais que não estejam diretamente vinculadas à estratégia global do governo. Após esta conceituação, fica mais fácil compreender quais são os Programas Estruturadores, Projetos e Processos Estratégicos de responsabilidade da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. A definição dos Programas deve ter relação com os objetivos estratégicos estabelecidos e com os problemas identificados, assim como a concepção das ações leva em conta as causas destes problemas identificados. Resultados Muito se tem avançado em Minas Gerais em função da opção pelo modelo de atenção em redes e pela implantação das redes prioritárias. Alguns resultados expressivos podem ser demonstrados como a ampliação da cobertura do programa de saúde da família, a ampliação do número de nascidos vivos cujas mães fizeram 7 ou mais consultas de pré-natal e a redução da taxa de mortalidade infantil. Em relação a

15 cobertura de PSF, saímos de 48,93% em 2003 para 75,45% em Em relação as gestantes com 7 ou mais consultas, saímos de 51,82% em 2003 para 71,77% em Quanto a mortalidade infantil, houve uma redução bastante significativa de mais de 30% entre 2003 e Outro importante resultado é a boa colocação do Estado de Minas Geraisno Indicador de acesso e qualidade do Ministério da Saúde, o IDSUS. Minas Gerais é o 4º melhor estado do país e o 1º da região Sudeste. Outrossim, percebe-se claramente que um modelo de atenção em redes, exige um modelo de gestão em redes. Neste sentido, faz-se necessário ressaltar as possibilidades geradas em função do Decreto 7508/2011. Discussão O fortalecimento das redes de atenção à saúde é, em grande medida, dependente do robustecimento das regiões e do empoderamento dos territórios na prestação e gestão dos serviços de saúde. Recentemente, alterações normativas nas legislações do SUS vêm reforçando esse crescimento do papel regional. O principal instrumento nesse sentido é o Decreto Federal n , de 28 de junho de 2011, advindo da necessidade de construção/aprimoramento de processos de governança do SUS. O referido instrumento trouxe para os entes federados a demanda por aprimoramento das capacidades técnicas, gestoras, e da relação entre os atores do Sistema, tornando-as sistêmica e dinâmica.

16 É impossível relacionar o fortalecimento das redes de atenção e do papel regional sem abordar a questão da governança. A importância da mesma ocorre em virtude da impossibilidade de se desvincular a participação da sociedade das questões políticas, tendo em vista a necessidade de se trabalhar em rede em função da necessidade de se agregar a colaboração de diversos departamentos e órgãos em prol de melhores resultados. Dessa forma, ressalta-se que a legitimidade dos serviços públicos prestados está diretamente vinculado a interação entre os diversos níveis de governo, destes com as organizações empresariais e sociedade civil. (LEMOS, 2009). Nessa mesma diretriz, a governança pode ser caracterizada como o exercício da autoridade política, econômica e administrativa para gerir os negócios do Estado. Constitui-se de complexos mecanismos, processos, relações e instituições através das quais os cidadãos e os grupos sociais articulam seus interesses, exercem seus direitos e obrigações e mediam suas diferenças (RONDINELLI, 2006 apud MENDES, 2011). A governança é aspecto inerente à organização do sistema de saúde, tendo em vista que é um dos componentes das Redes de Atenção à Saúde (RAAs). Configurando-se como arranjo que possibilita a organização e gestão de todos os componentes da rede, a governança permite a criação de missão e visão nas organizações, definição de objetivos e metas a serem cumpridas, articulando as políticas em prol do desenvolvimento de maior capacidade de gestão, permitindo maior planejamento, monitoramento e avaliação. Consoante os esforços para incremento da governança como aspecto fundamental na consolidação das redes de atenção como organizadoras do sistema de saúde, muitos são os desafios que necessitam ser superados para a consolidação dos resultados esperados: constituição do modelo de governança, aprimoramento dos instrumentos de planejamento ascendente, definição dos mecanismos para a alocação de recursos regional, adequação das

17 carteiras de serviços e medicamentos conforme demanda da população local e integração das políticas dos distintos entes federados. Nessa perspectiva, o Decreto 7508/11, ao instituir uma série de elementos visando o reforço da articulação regional, tem colaborado para a consolidação das redes de atenção. O referido Decreto afirma a relevância da gestão para resultados e da contratualização, sob a perspectiva de uma contratação unificada em redes, de forma a alinhar os incentivos entre todos os atores do SUS para alcançar os objetivos estratégicos. Os elementos que caracterizam a governança no âmbito das redes (territorialização, planejamento estratégico, contratualização, monitoramento e avaliação) apresentam forte correlação com os principais aspectos instituídos pelo Decreto 7508/11. O primeiro aspecto diz respeito à territorialização, que se expressa nos Planos Diretores de Regionalização. Os territórios são espaços de responsabilização sanitária por uma população, devendo haver clara definição dos serviços dos serviços ofertados. Nesse sentido, o decreto institui o conceito de regiões de saúde, pelos Estados em articulação com os municípios, as quais devem disponibilizar serviços de atenção primária, urgência e emergência, atenção psicossocial, atenção ambulatorial/hospitalar e vigilância em saúde. O segundo aspecto é do planejamento estratégico, tendo em vista a necessidade de convergência dos diversos atores em prol de objetivo comum. Deve o planejamento ser pautado a partir das necessidades de saúde da população, considerando as peculiaridades de cada região, além da necessidade de integração dos instrumentos de planejamento. Por consequência do decreto, o processo de planejamento é definido de maneira ascendente e integrada, do nível local ao federal, buscando compatibilização das necessidades de saúde com a disponibilidade financeira. O decreto é um instrumento que visa superar a fragmentação dos sistema de planejamento, contando com a introdução de inovações como o

18 Mapa da Saúde, a Programação Geral de Ações e Serviços de Saúde, Rename e Renases, abordados mais adiante. O Monitoramento e avaliação são o terceiro elemento da governança a ser analisado. Visando maior articulação entre os atores e as bases de suporte decisório, o processo de monitoramento e avaliação implica no julgamento de valor para racionalização da decisão, o que necessita de informação gerencial eficaz. Vinculado ao decreto, visualiza-se a instituição das Comissões Intergestores com objetivo de pactuar a organização e funcionamento das ações e serviços de saúde integrados em redes de atenção à saúde. Tais comissões são incumbidas de fornecer o suporte às decisões, pactuando aspectos operacionais, financeiros e administrativos da gestão compartilhada do SUS, as diretrizes norteadoras ao funcionamento das regiões de saúde, bem como as responsabilidades dos entes. No que se refere à contratualização, o Decreto estabeleceu o Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde (COAP), um acordo de colaboração entre os entes federativos para a organização da rede interfederativa de atenção à saúde (BRASIL, 2011a, p. 3). Terá o COAP a função de delimitar as responsabilidades individuais e solidárias dos entes federativos com relação às ações e serviços de saúde, os indicadores e as metas de saúde, os critérios de avaliação de desempenho, os recursos financeiros que serão disponibilizados, a forma de controle e fiscalização da sua execução e demais elementos necessários à implementação integrada das ações e serviços de saúde. Configura-se o COAP, desta forma, como instrumento de gestão compartilhada, que permite a uma região de saúde constituir-se de unicidade conceitual, capaz de desenvolver diretrizes, metas e indicadores, claramente explicitados por meio das pactuações, permitindo então o cumprimento dentro dos prazos estabelecidos.

19 Em prol da consolidação do processo de governança, a SES/MG desenvolveu duas atividades: a elaboração de material instrucional sobre o processo de planejamento integrado e os instrumentos de planejamento do SUS, e a realização de reuniões regionais para a recepção dos novos prefeitos e do 3º Encontro Estadual de Saúde, o qual representou um momento de apresentação das políticas de saúde a Prefeitos, Secretários Municipais de Saúde e técnicos municipais de saúde, todos com desfecho em fevereiro de O objetivo é munir os gestores e técnicos regionais de informações suficientes para serem parceiros no processo de construção das novas diretrizes abordadas pelo Decreto e pelos princípios da gestão por resultados. A SES/MG estabelece ainda um processo de articulação com outros atores (Conselho de Saúde, Ministério Público, Tribunal de Contas, entre outros) para a divulgação e alinhamento de conceitos referentes ao Decreto e definição de mecanismos de responsabilização em decorrência dos COAPs. Considerações finais Conforme descrito neste artigo, os passos apontados pelo Decreto 7508/2011 representam avanços conceituais importantes no que tange a gestão do SUS. Minas Gerais, ao longo da última década, consolidou uma posição de vanguarda na gestão pública, destacando-se por avanços como o Choque de Gestão e suas posteriores gerações: o Estado para Resultados e a Gestão para Cidadania. Todas estas fases impactaram fortemente a área da saúde, de maneira que algumas realizações concretas foram estabelecidas, como a existência de um bom sistema de planejamento estratégico, a consolidação de uma cultura de monitoramento e avaliação e a criação de mecanismos de incentivo com a vinculação de pagamentos ao desempenho ou performance.

20 Os caminhos percorridos, contudo, não escondem a necessidade de que novos trilhos sejam permanentemente estabelecidos, sendo neste caso uma oportunidade de avanços os dispositivos apontados no Decreto. Referências Bibliográficas BRASIL. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. BRASIL. Decreto nº 7.508, de 28 de junho de Regulamenta a Lei no 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde - SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa, e dá outras providências. COMISSÃO INTERGESTORES BIPARTITE. Deliberação CIB SUS nº 978, de 16 de novembro de Conforma os 853 municípios em 77 micro e 13 macrorregiões. COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE. Resolução nº 001/2010. Dispõe sobre as regiões de saúde. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. SUS: avanços e desafios. Brasília: CONASS, LEMOS, Carolina Siqueira. Gestão pública orientada para resultados: avaliando o caso de Minas Gerais. Dissertação apresentada à Escola Brasileira de Administração Pública MENDES, E. V. As Redes de atenção à saúde. Brasília. OPAS, MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portaria Nº 4.279, de 30 de dezembro de Estabelece diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MINAS GERAIS. Pacto de gestão: da Municipalização autárquica à regionalização cooperativa. Marcus Vinícius Caetano Pestana da Silva e Eugênio Vilaça Mendes. Belo Horizonte, 2004.

21 ORGANIZAÇÃO PAN AMERICANA DE SAÚDE OPAS. Redes Integradas de Servicios de Salud: Conceptos, Opciones de Política y Hoja de Ruta para su Implementación em las Américas SILVA, Silvio Fernandes da. Organização de redes regionalizadas e integradas: desafios do Sistema Único de Saúde (Brasil). Revista Ciência e Saúde Coletiva, 16 (6): , VIANA, Ana Luiza D Ávila, Ibañez N, Elias PEM, Lima LD, Albuquerque M, Iozzi FL. Novas perspectivas para a regionalização da saúde. São Paulo Perspec 2008; 22(1):

MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa Departamento de Articulação Interfederativa COAP

MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa Departamento de Articulação Interfederativa COAP MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa Departamento de Articulação Interfederativa COAP O Brasil é o único país......com + de 100 milhões de hab. com o desafio de ter um sistema

Leia mais

Decreto N 7.508 de 28/06/11 Regulamentando a Lei N 8.080 de 19/09/90

Decreto N 7.508 de 28/06/11 Regulamentando a Lei N 8.080 de 19/09/90 Decreto N 7.508 de 28/06/11 Regulamentando a Lei N 8.080 de 19/09/90 Cesar Vieira cesarvieira@globo.com Reunião do CA/IBEDESS 12 de julho de 2011 Principais Conteúdos Organização do SUS Planejamento da

Leia mais

Decreto 7.508 de 28/06/2011. - Resumo -

Decreto 7.508 de 28/06/2011. - Resumo - Decreto 7.508 de 28/06/2011 - Resumo - GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ Secretaria de Estado de Saúde Pública Sistema Único de Saúde SIMÃO ROBISON DE OLIVEIRA JATENE Governador do Estado do Pará HELENILSON PONTES

Leia mais

O COAP na perspectiva da gestão da Vigilância em Saúde. Sonia Brito Secretaria de Vigilância em Saúde

O COAP na perspectiva da gestão da Vigilância em Saúde. Sonia Brito Secretaria de Vigilância em Saúde O COAP na perspectiva da gestão da Vigilância em Saúde Sonia Brito Secretaria de Vigilância em Saúde Decreto 7.508/11 Regulamenta a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização

Leia mais

PREFEITURA DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

PREFEITURA DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REGIONALIZAÇÃO NAS DIFERENTES REDES DE ATENÇÃO: COAP E REGIONALIZAÇÃO FERNANDO RITTER SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CONTRATO ORGANIZATIVO DA AÇÃO

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE IMPLANTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11 E APRIMORAMENTO DO PACTO PELA SAÚDE

MINISTÉRIO DA SAÚDE IMPLANTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11 E APRIMORAMENTO DO PACTO PELA SAÚDE MINISTÉRIO DA SAÚDE IMPLANTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11 E APRIMORAMENTO DO PACTO PELA SAÚDE Decreto 7.508/11 Regulamenta a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do Sistema

Leia mais

O Pacto de Gestão do SUS e os Municípios

O Pacto de Gestão do SUS e os Municípios Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Estado de PE COSEMS-PE O Pacto de Gestão do SUS e os Municípios 2º Congresso Pernambucano de Municípios - AMUPE Gessyanne Vale Paulino Saúde Direito de todos

Leia mais

IV CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO E SAÚDE. Os Impactos da Judicialização na Saúde Pública e Privada

IV CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO E SAÚDE. Os Impactos da Judicialização na Saúde Pública e Privada IV CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO E SAÚDE Os Impactos da Judicialização na Saúde Pública e Privada 25/11/2015 HISTÓRICO: Período anterior a CF de 1988 INAMPS População e procedimentos restritos Movimento

Leia mais

F n i a n n a c n i c a i m a en e t n o Foco: Objetivo:

F n i a n n a c n i c a i m a en e t n o Foco: Objetivo: FINANCIAMENTO DO SUAS: GESTÃO MUNICIPAL E AS DESIGUALDADES REGIONAIS Financiamento Foco: competências da gestão municipal, especialmente no enfrentamento das desigualdades regionais exige o debate sobre

Leia mais

NOVAS PERSPECTIVAS NA GESTÃO PARA RESULTADOS NA SAÚDE EM MINAS GERAIS: A IMPLANTAÇÃO DOS CONTRATOS ORGANIZATIVOS DE AÇÃO PÚBLICA DE SAÚDE

NOVAS PERSPECTIVAS NA GESTÃO PARA RESULTADOS NA SAÚDE EM MINAS GERAIS: A IMPLANTAÇÃO DOS CONTRATOS ORGANIZATIVOS DE AÇÃO PÚBLICA DE SAÚDE Centro de Convenções Ulysses Guimarães Brasília/DF 16, 17 e 18 de abril de 2013 NOVAS PERSPECTIVAS NA GESTÃO PARA RESULTADOS NA SAÚDE EM MINAS GERAIS: A IMPLANTAÇÃO DOS CONTRATOS ORGANIZATIVOS DE AÇÃO

Leia mais

regionalização e contratos organizativos de ação pública.

regionalização e contratos organizativos de ação pública. A Regulamentação da Lei 8.080/90: A Regulamentação da Lei 8.080/90: regionalização e contratos organizativos de ação pública. Seminário Nacional PRÓ Saúde e PET Saúde Brasília, 19 de outubro de 2011.,

Leia mais

DECRETO Nº 7.508, DE 28 DE JUNHO DE 2011.

DECRETO Nº 7.508, DE 28 DE JUNHO DE 2011. DECRETO Nº 7.508, DE 28 DE JUNHO DE 2011. Regulamenta a Lei n o 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde - SUS, o planejamento da saúde, a assistência

Leia mais

PLANEJAMENTO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. Brasília, outubro de 2011

PLANEJAMENTO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. Brasília, outubro de 2011 PLANEJAMENTO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE Brasília, outubro de 2011 PLANEJAMENTO DA SAÚDE INTEGRADO: ASPECTOS CONSIDERADOS PRESSUPOSTOS INSTRUMENTOS Plano de Saúde, Programação Anual de saúde e Programação

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO

MINISTÉRIO DA SAÚDE GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO MINISTÉRIO DA SAÚDE GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO AGENDA ESTRATÉGICA DA GESTÃO (2012-2015) AGENDA ESTRATÉGICA DA GESTÃO (2012-2015) Este documento tem o propósito de promover o alinhamento da atual gestão

Leia mais

Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Gestão Participativa, SUStentabilidade e inovação. Brasília, 14 de abril de 2015

Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Gestão Participativa, SUStentabilidade e inovação. Brasília, 14 de abril de 2015 Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa Gestão Participativa, SUStentabilidade e inovação Brasília, 14 de abril de 2015 Saúde Direito de todos e dever do Estado Art. 6º São direitos sociais a

Leia mais

DECRETO Nº 7.508, DE 28 DE JUNHO DE 2011

DECRETO Nº 7.508, DE 28 DE JUNHO DE 2011 DECRETO Nº 7.508, DE 28 DE JUNHO DE 2011 Regulamenta a Lei n o 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde - SUS, o planejamento da saúde, a assistência

Leia mais

ORIENTAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

ORIENTAÇÕES E ESCLARECIMENTOS COAP 06/13 ORIENTAÇÕES E ESCLARECIMENTOS 1.0 O que é o Contrato Organizativo da Ação Pública - COAP? O COAP é um acordo de colaboração firmado entre os três entes federativos, no âmbito de uma Região de

Leia mais

DECRETO 7.508 E O PLANEJAMENTO REGIONAL INTEGRADO DANTE GARCIA 2015

DECRETO 7.508 E O PLANEJAMENTO REGIONAL INTEGRADO DANTE GARCIA 2015 DECRETO 7.508 E O PLANEJAMENTO REGIONAL INTEGRADO DANTE GARCIA 2015 Região de Saúde [...] espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades

Leia mais

NOTA TÉCNICA 34 2013. Diretrizes para o processo de planejamento e gestão no âmbito do SUS

NOTA TÉCNICA 34 2013. Diretrizes para o processo de planejamento e gestão no âmbito do SUS NOTA TÉCNICA 34 2013 Diretrizes para o processo de planejamento e gestão no âmbito do SUS Brasília, 24 de agosto de 2013 I NTRODUÇÃO NOTA TÉCNICA 34 2013 Nesta Nota Técnica vamos analisar a proposta do

Leia mais

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2008/prt1559_01_08_2008.html

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2008/prt1559_01_08_2008.html Página 1 de 5 ADVERTÊNCIA Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União Ministério da Saúde Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 1.559, DE 1º DE AGOSTO DE 2008 Institui a Política Nacional

Leia mais

GUIA DE ARGUMENTOS DE VENDAS

GUIA DE ARGUMENTOS DE VENDAS GUIA DE ARGUMENTOS DE VENDAS O Plano Diretor é uma lei municipal que estabelece diretrizes para a ocupação da cidade. Ele deve identificar e analisar as características físicas, as atividades predominantes

Leia mais

Política Nacional de Educação Permanente em Saúde

Política Nacional de Educação Permanente em Saúde Política Nacional de Educação Permanente em Saúde Portaria GM/MS nº 1.996, de 20 de agosto de 2007 substitui a Portaria GM/MS nº 198, de 13 de fevereiro de 2004 e Proposta de Alteração Pesquisa de Avaliação

Leia mais

NOAS 01/02: amplia responsabilidades de gestão

NOAS 01/02: amplia responsabilidades de gestão Decreto 7508: organização do SUS; planejamento, assistência e articulação interfederativa 11 NOB 93: Descentralização NOAS 01/02: amplia responsabilidades de gestão 93 96 02 06 NOB 96: odelo de gestão

Leia mais

PLANEJAMENTO E AVALIAÇAO DE SAÚDE PARA IDOSOS: O AVANÇO DAS POLITICAS PÚBLICAS

PLANEJAMENTO E AVALIAÇAO DE SAÚDE PARA IDOSOS: O AVANÇO DAS POLITICAS PÚBLICAS PLANEJAMENTO E AVALIAÇAO DE SAÚDE PARA IDOSOS: O AVANÇO DAS POLITICAS PÚBLICAS Renata Lívia Silva F. M. de Medeiros (UFPB) Zirleide Carlos Felix (UFPB) Mariana de Medeiros Nóbrega (UFPB) E-mail: renaliviamoreira@hotmail.com

Leia mais

SECRETARIA DE SAÚDE SECRETARIA EXECUTIVA DE COORDENAÇÃO GERAL DIRETORIA GERAL DE PLANEJAMENTO - GERÊNCIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA

SECRETARIA DE SAÚDE SECRETARIA EXECUTIVA DE COORDENAÇÃO GERAL DIRETORIA GERAL DE PLANEJAMENTO - GERÊNCIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA NOTA TÉCNICA 03/13 PROGRAMAÇÃO ANUAL DE SAÚDE ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO - 2014 Introdução: O Planejamento é uma tecnologia de gestão que visa articular mudanças e aprimorar o desempenho dos sistemas

Leia mais

Assunto: Mudanças trazidas pela Portaria GM/MS 475/2014

Assunto: Mudanças trazidas pela Portaria GM/MS 475/2014 NOTA ORIENTATIVA 01/2014 GCOOR/GGCOF Assunto: Mudanças trazidas pela Portaria GM/MS 475/2014 (Planejamento e Programação, Pactuação, Prestação de Contas e Monitoramento para fins de repasse financeiro)

Leia mais

Oficina Nacional Planejamento no Âmbito do SUS. Planejamento Regional Integrado

Oficina Nacional Planejamento no Âmbito do SUS. Planejamento Regional Integrado Oficina Nacional Planejamento no Âmbito do SUS Planejamento Regional Integrado Brasília DF, novembro de 2014 LEGISLAÇÃO ANTERIOR AO DECRETO - VIGENTE Lei 8142/90-1º. art. 1 A Conferência de Saúde reunir-se-á

Leia mais

O papel dos conselhos na afirmação do Pacto pela Saúde

O papel dos conselhos na afirmação do Pacto pela Saúde Informativo interativo eletrônico do CNS aos conselhos de Saúde Brasília, junho de 2006 Editorial O papel dos conselhos na afirmação do Pacto pela Saúde A aprovação unânime do Pacto pela Saúde na reunião

Leia mais

PLANO OPERATIVO DA POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO DO CAMPO E DA FLORESTA

PLANO OPERATIVO DA POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO DO CAMPO E DA FLORESTA PLANO OPERATIVO DA POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO DO CAMPO E DA FLORESTA Departamento de Apoio à Gestão Participativa /DAGEP Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa /SGEP Ministério

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Contratação de consultoria pessoa física para serviços de preparação

Leia mais

OS PAPEIS DOS CONSÓRCIOS INTERMUNICIPAIS NAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE EUGÊNIO VILAÇA MENDES

OS PAPEIS DOS CONSÓRCIOS INTERMUNICIPAIS NAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE EUGÊNIO VILAÇA MENDES OS PAPEIS DOS CONSÓRCIOS INTERMUNICIPAIS NAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE EUGÊNIO VILAÇA MENDES OS ELEMENTOS DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE UMA POPULAÇÃO: A POPULAÇÃO ADSCRITA À REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE UM MODELO

Leia mais

RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL NO BANCO BMG

RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL NO BANCO BMG SUPERINTENDÊNCIA DE CONTROLE GERÊNCIA DE CONTROLE DE TESOURARIA ANÁLISE DE RISCO OPERACIONAL RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCO OPERACIONAL NO BANCO BMG Belo Horizonte 01 de Julho de 2008 1 SUMÁRIO 1. Introdução...02

Leia mais

JOSE AFRANIO P.PINHEIRO JR COSEMS-Ce

JOSE AFRANIO P.PINHEIRO JR COSEMS-Ce JOSE AFRANIO P.PINHEIRO JR COSEMS-Ce A Constituição Federal de 1988 e a Lei Orgânica da Saúde de 1990 estabelecem a descentralização e a regionalização como princípios norteadores dos processos de organização

Leia mais

PLANO ESTADUAL DE CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA

PLANO ESTADUAL DE CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA PLANO ESTADUAL DE CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA Comitê Intersetorial Direito à Convivência Familiar e Comunitária Porto Alegre, 9 de outubro de 2012 DIRETRIZES Fundamentação Plano Nacional Efetivação

Leia mais

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Realização: Ágere Cooperação em Advocacy Apoio: Secretaria Especial dos Direitos Humanos/PR Módulo III: Conselhos dos Direitos no

Leia mais

SECRETARIA DE SAÚDE SECRETARIA EXECUTIVA DE COORDENAÇÃO GERAL DIRETORIA GERAL DE PLANEJAMENTO - GERÊNCIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA

SECRETARIA DE SAÚDE SECRETARIA EXECUTIVA DE COORDENAÇÃO GERAL DIRETORIA GERAL DE PLANEJAMENTO - GERÊNCIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA NOTA TÉCNICA 07/13 RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO - RAG ORIENTAÇÕES GERAIS Introdução O Planejamento é um instrumento de gestão, que busca gerar e articular mudanças e aprimorar o desempenho dos sistemas de

Leia mais

Reunião de Abertura do Monitoramento 2015. Superintendência Central de Planejamento e Programação Orçamentária - SCPPO

Reunião de Abertura do Monitoramento 2015. Superintendência Central de Planejamento e Programação Orçamentária - SCPPO Reunião de Abertura do Monitoramento 2015 Superintendência Central de Planejamento e Programação Orçamentária - SCPPO Roteiro da Apresentação 1. Contextualização; 2. Monitoramento; 3. Processo de monitoramento;

Leia mais

Alocação de Recursos e Regionalização no SUS

Alocação de Recursos e Regionalização no SUS Alocação de Recursos e Regionalização no SUS Áquilas Mendes Professor Doutor Livre-Docente de Economia da Saúde da FSP-USP e do Departamento de Economia da PUC-SP ABRES Encontro Alocação de Recursos e

Leia mais

Gestão de Programas Estruturadores

Gestão de Programas Estruturadores Gestão de Programas Estruturadores Fevereiro/2014 DEFINIÇÕES Rede de Desenvolvimento Integrado Arranjos que estimulam e proporcionam um comportamento (em rede) cooperativo entre agentes governamentais

Leia mais

Construção de Redes Intersetoriais para a atenção dos usuários em saúde mental, álcool, crack e outras drogas

Construção de Redes Intersetoriais para a atenção dos usuários em saúde mental, álcool, crack e outras drogas Construção de Redes Intersetoriais para a atenção dos usuários em saúde mental, álcool, crack e outras drogas EDUCAÇÃO PERMANENTE SAÚDE MENTAL - CGR CAMPINAS MÓDULO GESTÃO E PLANEJAMENTO 2012 Nelson Figueira

Leia mais

CARTA DO PARANÁ DE GOVERNANÇA METROPOLITANA

CARTA DO PARANÁ DE GOVERNANÇA METROPOLITANA CARTA DO PARANÁ DE GOVERNANÇA METROPOLITANA Em 22 e 23 de outubro de 2015, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano SEDU, por meio da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba COMEC,

Leia mais

I Fórum Pernambucano de Regulação Assistencial e Auditoria do SUS COAP na perspectiva da regulação assistencial e auditoria do SUS

I Fórum Pernambucano de Regulação Assistencial e Auditoria do SUS COAP na perspectiva da regulação assistencial e auditoria do SUS Ministério da Saúde Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa Departamento de Auditoria do SUS I Fórum Pernambucano de Regulação Assistencial e Auditoria do SUS COAP na perspectiva da regulação

Leia mais

NOTA TÉCNICA 16 2013. Política Nacional de Educação Popular em Saúde

NOTA TÉCNICA 16 2013. Política Nacional de Educação Popular em Saúde NOTA TÉCNICA 16 2013 Política Nacional de Educação Popular em Saúde Brasília, 20 de maio de 2013 INTRODUÇÃO A Política Nacional de Educação Popular em Saúde PNEP-SUS foi apresentada e aprovada no Conselho

Leia mais

O passo a passo da participação popular Metodologia e diretrizes

O passo a passo da participação popular Metodologia e diretrizes O passo a passo da participação popular Metodologia e diretrizes Com o objetivo de garantir a presença da população na construção e no planejamento de políticas públicas, o Governo de Minas Gerais instituiu

Leia mais

GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS. Vanice Ferreira

GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS. Vanice Ferreira GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS Vanice Ferreira 12 de junho de 2012 GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS: conceitos iniciais DE QUE PROCESSOS ESTAMOS FALANDO? GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS: conceitos iniciais

Leia mais

ASSISTÊNCIA HOSPITALAR E AS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE

ASSISTÊNCIA HOSPITALAR E AS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE ASSISTÊNCIA HOSPITALAR E AS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE O MODELO DE ATENÇÃO À SAÚDE DO SUS A FRAGMENTAÇÃO DO SISTEMA A CONCEPÇÃO HIERÁRQUICA DO SISTEMA O DESALINHAMENTO DOS INCENTIVOS ECONÔMICOS A INEFICIÊNCIA

Leia mais

PACTO PELA SAÚDE. Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão. Seminário Pacto pela Saúde Agosto/2007. Departamento de Apoio à Descentralização

PACTO PELA SAÚDE. Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão. Seminário Pacto pela Saúde Agosto/2007. Departamento de Apoio à Descentralização PACTO PELA SAÚDE Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão Seminário Pacto pela Saúde Agosto/2007 Departamento de Apoio à Descentralização Secretaria Executiva PACTO PELA SAÚDE Pactuaçã ção o firmada

Leia mais

Rede de Atenção Psicossocial

Rede de Atenção Psicossocial NOTA TÉCNICA 62 2011 Rede de Atenção Psicossocial Altera a portaria GM nº 1.169 de 07 de julho de 2005 que destina incentivo financeiro para municípios que desenvolvem Projetos de Inclusão Social pelo

Leia mais

Plano Decenal SUAS 2005-2015 e o Plano Decenal 2016-2026: Como fazer a análise do SUAS que temos como projetar o SUAS que queremos

Plano Decenal SUAS 2005-2015 e o Plano Decenal 2016-2026: Como fazer a análise do SUAS que temos como projetar o SUAS que queremos Plano Decenal SUAS 2005-2015 e o Plano Decenal 2016-2026: Como fazer a análise do SUAS que temos como projetar o SUAS que queremos luziele.tapajos@ufsc.br PLANEJAR O SUAS Definir horizontes da proteção

Leia mais

CICLO DE INOVAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA 14/07/2014. Infrahosp

CICLO DE INOVAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA 14/07/2014. Infrahosp Infrahosp Julho 2014 1 Sumário Categoria:... 3 Temática... 3 Ementa... 3 Ideia... 4 Infrahosp... 4 Nome do Pré-Projeto:... 4 Órgão executor:... 4 Início / Término da implementação:... 4 Público-alvo:...

Leia mais

PORTARIA Nº 1.944, DE 27 DE AGOSTO DE 2009

PORTARIA Nº 1.944, DE 27 DE AGOSTO DE 2009 PORTARIA Nº 1.944, DE 27 DE AGOSTO DE 2009 Institui no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições

Leia mais

49 o CONSELHO DIRETOR 61 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL

49 o CONSELHO DIRETOR 61 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE 49 o CONSELHO DIRETOR 61 a SESSÃO DO COMITÊ REGIONAL Washington, D.C., EUA, 28 de setembro a 2 de outubro de 2009 CD49.R10 (Port.) ORIGINAL:

Leia mais

A CONSTITUIÇÃO DO FÓRUM PERMANENTE DA PESSOA IDOSA NA REGIÃO DOS CAMPOS GERAIS

A CONSTITUIÇÃO DO FÓRUM PERMANENTE DA PESSOA IDOSA NA REGIÃO DOS CAMPOS GERAIS 8. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA A CONSTITUIÇÃO DO FÓRUM PERMANENTE DA PESSOA IDOSA NA REGIÃO DOS CAMPOS GERAIS Maria Iolanda de Oliveira 1 Rita de

Leia mais

5.1 Nome da iniciativa ou Projeto. Academia Popular da Pessoa idosa. 5.2 Caracterização da Situação Anterior

5.1 Nome da iniciativa ou Projeto. Academia Popular da Pessoa idosa. 5.2 Caracterização da Situação Anterior 5.1 Nome da iniciativa ou Projeto Academia Popular da Pessoa idosa 5.2 Caracterização da Situação Anterior O envelhecimento é uma realidade da maioria das sociedades. No Brasil, estima-se que exista, atualmente,

Leia mais

FONSEAS I Encontro Nacional da Gestão Estadual do SUAS

FONSEAS I Encontro Nacional da Gestão Estadual do SUAS FONSEAS I Encontro Nacional da Gestão Estadual do SUAS BRASIL 8,5 milhões de Km²; 192 milhões de habitantes; 26 Estados e 01 Distrito Federal; 5.564 municípios (70,3 % com menos de 20.000 habitantes);

Leia mais

Grupo de Trabalho da PPI. Política Estadual para Contratualização de Hospitais de Pequeno Porte HPP

Grupo de Trabalho da PPI. Política Estadual para Contratualização de Hospitais de Pequeno Porte HPP Grupo de Trabalho da PPI Política Estadual para Contratualização de Hospitais de Pequeno Porte HPP 29 de março de 2011 Considerando: O processo de regionalização dos Municípios, que objetiva a organização

Leia mais

Institui o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

Institui o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). MINISTÉRIO DA SAÚDE GABINETE DO MINISTRO DOU de 05/10/2015 (nº 190, Seção 1, pág. 669) Institui o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições

Leia mais

componente de avaliação de desempenho para sistemas de informação em recursos humanos do SUS

componente de avaliação de desempenho para sistemas de informação em recursos humanos do SUS Informação como suporte à gestão: desenvolvimento de componente de avaliação de desempenho para sistemas de Esta atividade buscou desenvolver instrumentos e ferramentas gerenciais para subsidiar a qualificação

Leia mais

PLANO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NOB/SUAS/2012. Vânia Guareski Souto Assistente Social - Especialista em Gestão Social de Políticas Públicas

PLANO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NOB/SUAS/2012. Vânia Guareski Souto Assistente Social - Especialista em Gestão Social de Políticas Públicas PLANO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NOB/SUAS/2012 Vânia Guareski Souto Assistente Social - Especialista em Gestão Social de Políticas Públicas Objetivos: Traduzem os resultados que se pretende atingir com a execução

Leia mais

Organização do Sistema Único de Saúde Organization of the Health System in Brazil

Organização do Sistema Único de Saúde Organization of the Health System in Brazil Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa inistério da Saúde Organização do Sistema Único de Saúde Organization of the Health System in Brazil Brasília, março de 2014 Saúde Direito de todos e dever

Leia mais

CONTRATUALIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE:

CONTRATUALIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE: CONTRATUALIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE: INSTRUMENTO DE CONTROLE E AVALIAÇÃO DOS CONTRATOS DE GESTÃO XXVI Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo 06/03/2012 Secretaria de Saúde

Leia mais

entrevista semi-estruturada; estruturada;

entrevista semi-estruturada; estruturada; MONITORAMENTO & AVALIAÇÃO DA APS: CONCEPÇÃO DOS TRABALHADORES DA SAÚDE DA SESA Equipe dos Núcleos da Normalização e Desenvolvimento de Recursos Humanos/SESA/ES Brasília Agosto/2008 INTRODUÇÃO CONTEXTUALIZAÇÃO:

Leia mais

Disciplina MSP 0670-Atenção Primária em Saúde I. Atenção Básica e a Saúde da Família 1

Disciplina MSP 0670-Atenção Primária em Saúde I. Atenção Básica e a Saúde da Família 1 Disciplina MSP 0670-Atenção Primária em Saúde I Atenção Básica e a Saúde da Família 1 O acúmulo técnico e político dos níveis federal, estadual e municipal dos dirigentes do SUS (gestores do SUS) na implantação

Leia mais

Orientações sobre a realização das Conferências de Assistência Social/ 2015

Orientações sobre a realização das Conferências de Assistência Social/ 2015 Orientações sobre a realização das Conferências de Assistência Social/ 2015 Renata Nunes Portela Tema Consolidar o SUAS de vez rumo a 2016 Lema Pacto Republicano do SUAS rumo a 2026. O SUAS que temos e

Leia mais

Oficina O Uso dos Sistemas de Informação como Ferramentas de Gestão Local do SUAS

Oficina O Uso dos Sistemas de Informação como Ferramentas de Gestão Local do SUAS Oficina O Uso dos Sistemas de Informação como Ferramentas de Gestão Local do SUAS O Cadastro Único e a Gestão do SUAS: Essa ferramenta auxilia no processo de planejamento das ações socioassistenciais?

Leia mais

A Importância do Planejamento na construção do SUS. Carmen Teixeira

A Importância do Planejamento na construção do SUS. Carmen Teixeira A Importância do Planejamento na construção do SUS Carmen Teixeira A importância do planejamento O planejamento está voltando à moda, depois de mais de uma década de predomínio do ideologismo neoliberal

Leia mais

Termo de Referência para contratação de consultor na modalidade Produto

Termo de Referência para contratação de consultor na modalidade Produto TÍTULO DO PROJETO: Fortalecimento da capacidade institucional com vistas a melhoria dos processos de monitoramento e avaliação dos programas de fomento voltados para a Educação Básica e para o Ensino Superior

Leia mais

ANTONIO CARLOS NARDI

ANTONIO CARLOS NARDI ANTONIO CARLOS NARDI QUE DEMOCRACIA QUEREMOS? A conquista do estado democrático de direito na década de 1980 no Brasil, após longo período burocrático-autoritário, trouxe o desafio de construção de uma

Leia mais

A SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE-SVS e o DECRETO n 7.508/2011

A SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE-SVS e o DECRETO n 7.508/2011 A SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE-SVS e o DECRETO n 7.508/2011 Departamento de Gestão da Vigilância em Saúde-DAGVS Secretaria de Vigilância em Saúde dagvs@saude.gov.br 06/03/2012 IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO

Leia mais

Secretaria de Trabalho, Emprego e Promoção Social Piraí do Sul/PR: Órgão Gestor

Secretaria de Trabalho, Emprego e Promoção Social Piraí do Sul/PR: Órgão Gestor Secretaria de Trabalho, Emprego e Promoção Social Piraí do Sul/PR: Órgão Gestor RODRIGUES, Camila Moreira (estágio II), e-mail:camila.rodrigues91@hotmail.com KUSDRA, Rosiele Guimarães (supervisora), e-mail:

Leia mais

PORTARIA Nº 876/GM, DE 16 DE MAIO DE 2013. p. DOU, Seção1, de 17.5.2013, págs. 135/136

PORTARIA Nº 876/GM, DE 16 DE MAIO DE 2013. p. DOU, Seção1, de 17.5.2013, págs. 135/136 PORTARIA Nº 876/GM, DE 16 DE MAIO DE 2013 p. DOU, Seção1, de 17.5.2013, págs. 135/136 Dispõe sobre a aplicação da Lei nº 12.732, de 22 de novembro de 2012, que versa a respeito do primeiro tratamento do

Leia mais

CURSO DE ATUALIZAÇÃO. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde. dos Trabalhadores da Saúde

CURSO DE ATUALIZAÇÃO. Gestão das Condições de Trabalho e Saúde. dos Trabalhadores da Saúde CURSO DE ATUALIZAÇÃO Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde O HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UFMG E A EBSERH: APROIMAÇÃO ENTRE A GESTÃO E OS TRABALHADORES EM UM CONTETO DE MUDANÇAS

Leia mais

Constituição da República Federativa do Brasil de 1988

Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 Porto Alegre/RS, agosto de 2011 Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem

Leia mais

MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação. CAIXA ECONÔMICA FEDERAL Representação de Apoio ao Desenvolvimento Urbano

MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação. CAIXA ECONÔMICA FEDERAL Representação de Apoio ao Desenvolvimento Urbano MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação CAIXA ECONÔMICA FEDERAL Representação de Apoio ao Desenvolvimento Urbano SNHIS / FNHIS - Lei nº 11.124/05 REQUISITOS PARA ADESÃO DOS MUNICÍPIOS AO

Leia mais

DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS

DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS 1 DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES E OBJETIVO DO MOVIMENTO 2 Artigo 1º O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade/Nós

Leia mais

Ministério da Cultura Secretaria de Articulação Institucional SAI

Ministério da Cultura Secretaria de Articulação Institucional SAI Secretaria de Articulação Institucional SAI Seminário Metas do Plano e dos Sistemas Municipal, Estadual e Nacional de Cultura Vitória-ES 05/Dez/2011 Secretaria de Articulação Institucional SAI A Construção

Leia mais

As escolas podem transformar os cenários de atuação?

As escolas podem transformar os cenários de atuação? As escolas podem transformar os cenários de atuação? Jorge Harada COSEMS/SP Premissas Relação da Instituição de Ensino com o serviço... com a gestão local é mais amplo do que a autorização ou disponibilização

Leia mais

MENSAGEM Nº. Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal,

MENSAGEM Nº. Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal, MENSAGEM Nº Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal, Submeto à apreciação dessa egrégia Casa Legislativa o Projeto de Lei do Plano Plurianual 2014-2017 PPA 2014-2017, nos termos do 1º, art.

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SES/GO

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SES/GO SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SES/GO SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE-SPAIS Goiânia Agosto/2011 SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE - SPAIS 6. GERÊNCIA DE

Leia mais

Mesa VI: Brasil Sorridente na Redes Prioritárias do Ministério da Saúde

Mesa VI: Brasil Sorridente na Redes Prioritárias do Ministério da Saúde Mesa VI: Brasil Sorridente na Redes Prioritárias do Ministério da Saúde Gilberto Alfredo Pucca Júnior Coordenador-Geral de Saúde Bucal Janeiro, 2014 Universalidade Descentralização políticoadministrativa

Leia mais

ACOMPANHAMENTO E APOIO TÉCNICO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUAS

ACOMPANHAMENTO E APOIO TÉCNICO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUAS ACOMPANHAMENTO E APOIO TÉCNICO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUAS O ACOMPANHAMENTO E APOIO NO ÂMBITO DO SUAS LINHA DO TEMPO Acompanhamento e Apoio Técnico no SUAS 2005 2007 2008 NOB-SUAS Prevê a habilitação

Leia mais

O SISTEMA DE PARCERIAS COM O TERCEIRO SETOR NA CIDADE DE SÃO PAULO

O SISTEMA DE PARCERIAS COM O TERCEIRO SETOR NA CIDADE DE SÃO PAULO O SISTEMA DE PARCERIAS COM O TERCEIRO SETOR NA CIDADE DE SÃO PAULO Januário Montone II Congresso Consad de Gestão Pública Painel 23: Inovações gerenciais na saúde O SISTEMA DE PARCERIAS COM O TERCEIRO

Leia mais

Política Nacional de Participação Social

Política Nacional de Participação Social Política Nacional de Participação Social Apresentação Esta cartilha é uma iniciativa da Secretaria-Geral da Presidência da República para difundir os conceitos e diretrizes da participação social estabelecidos

Leia mais

EIXO 5 GESTÃO DA POLÍTICA NACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PROPOSTAS APROVADAS OBTIVERAM ENTRE 80 e 100% DOS VOTOS

EIXO 5 GESTÃO DA POLÍTICA NACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PROPOSTAS APROVADAS OBTIVERAM ENTRE 80 e 100% DOS VOTOS EIXO 5 GESTÃO DA POLÍTICA NACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PROPOSTAS APROVADAS OBTIVERAM ENTRE 80 e 100% DOS VOTOS Garantir a elaboração e implementação da política e do Plano Decenal

Leia mais

PLANEJASUS. A Importância do Planejamento na Gestão do SUS

PLANEJASUS. A Importância do Planejamento na Gestão do SUS PLANEJASUS A Importância do Planejamento na Gestão do SUS Sumário 1. A importância do planejamento 2. Antecedentes: a Saúde nos Planos de Desenvolvimento 3. Emergência do planejamento em saúde (75-79)

Leia mais

FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃODE RECURSOS HUMANOS DA ANTT

FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃODE RECURSOS HUMANOS DA ANTT FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃODE RECURSOS HUMANOS DA ANTT Quadro de Servidores SITUAÇÃO 2008 2009 Abril 2010 CARGOS EFETIVOS (*) 429 752 860 Analista Administrativo 16 40 41 Especialista em Regulação 98 156 169

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 11. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 11. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 11 Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (2004) O SUAS materializa o conteúdo da LOAS, cumprindo no tempo histórico dessa Política as exigências

Leia mais

PORTARIA Nº 2.304, DE 4 DE OUTUBRO DE 2012. Institui o Programa de Mamografia Móvel no âmbito do Sistema Único de Saúde

PORTARIA Nº 2.304, DE 4 DE OUTUBRO DE 2012. Institui o Programa de Mamografia Móvel no âmbito do Sistema Único de Saúde PORTARIA Nº 2.304, DE 4 DE OUTUBRO DE 2012 (SUS). Institui o Programa de Mamografia Móvel no âmbito do Sistema Único de Saúde O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos

Leia mais

Sustentabilidade dos Sistemas de Saúde Universais

Sustentabilidade dos Sistemas de Saúde Universais Sustentabilidade dos Sistemas de Saúde Universais Sistemas de Saúde Comparados Conformação dos sistemas de saúde é determinada por complexa interação entre elementos históricos, econômicos, políticos e

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras 1. DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável, das áreas onde atuamos e

Leia mais

Atribuições federativas nos sistemas públicos de garantia de direitos

Atribuições federativas nos sistemas públicos de garantia de direitos Atribuições federativas nos sistemas públicos de garantia de direitos Atribuições federativas nos sistemas públicos de garantia de direitos Características da Federação Brasileira Federação Desigual Federação

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Banco Cooperativo Sicredi S.A. Versão: Julho/2015 Página 1 de 1 1 INTRODUÇÃO O Sicredi é um sistema de crédito cooperativo que valoriza a

Leia mais

Centro de Referência de Assistência Social. Paraná, agosto de 2012

Centro de Referência de Assistência Social. Paraná, agosto de 2012 Centro de Referência de Assistência Social Paraná, agosto de 2012 Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Unidade pública estatal de base territorial, localizada em áreas de vulnerabilidade social

Leia mais

SINAPIR: SISTEMA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL

SINAPIR: SISTEMA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL SINAPIR: SISTEMA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL Instituição do SINAPIR Art. 47 da Lei 12.288/2010: Institui o SINAPIR como forma de organização e de articulação para implementação de políticas

Leia mais

Atualizações das Leis Municipais Encontro Estadual dos Gestores e Técnicos da Assistência Social da Bahia

Atualizações das Leis Municipais Encontro Estadual dos Gestores e Técnicos da Assistência Social da Bahia Atualizações das Leis Municipais Encontro Estadual dos Gestores e Técnicos da Assistência Social da Bahia DIREITO Normativas Política Pública # direito LOAS atualizada Elaboração Âncoras Nacional Universalidade

Leia mais

NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA SERVIÇOS TÉCNICOS ESPECIALIZADOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DOS NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NOS INSTITUTOS QUE OPERAM NO ÂMBITO DA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE CONTRATO 189-01/2012 RELATÓRIO 1 30.09.2012

Leia mais

PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO

PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO SEMINÁRIO BINACIONAL NA ÁREA DE SAÚDE BRASIL PERU LIMA - SETEMBRO/2011 VISÃO GERAL Abrangência: Governo Federal Marcos Legais Visão Geral do Planejamento e do Orçamento Recursos

Leia mais

Programa de Capacitação em Gestão do PPA Curso PPA: Elaboração e Gestão Ciclo Básico. Elaboração de Planos Gerenciais dos Programas do PPA

Programa de Capacitação em Gestão do PPA Curso PPA: Elaboração e Gestão Ciclo Básico. Elaboração de Planos Gerenciais dos Programas do PPA Programa de Capacitação em Gestão do PPA Curso PPA: Elaboração e Gestão Ciclo Básico Elaboração de Planos Gerenciais dos Programas do PPA Brasília, abril/2006 APRESENTAÇÃO O presente manual tem por objetivo

Leia mais