NOVAS PERSPECTIVAS NA GESTÃO PARA RESULTADOS NA SAÚDE EM MINAS GERAIS: A IMPLANTAÇÃO DOS CONTRATOS ORGANIZATIVOS DE AÇÃO PÚBLICA DE SAÚDE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NOVAS PERSPECTIVAS NA GESTÃO PARA RESULTADOS NA SAÚDE EM MINAS GERAIS: A IMPLANTAÇÃO DOS CONTRATOS ORGANIZATIVOS DE AÇÃO PÚBLICA DE SAÚDE"

Transcrição

1 Centro de Convenções Ulysses Guimarães Brasília/DF 16, 17 e 18 de abril de 2013 NOVAS PERSPECTIVAS NA GESTÃO PARA RESULTADOS NA SAÚDE EM MINAS GERAIS: A IMPLANTAÇÃO DOS CONTRATOS ORGANIZATIVOS DE AÇÃO PÚBLICA DE SAÚDE Francisco Antônio Tavares Marta de Sousa Lima Lizziane d Ávila Pereira Mariana Cristina Pereira Santos Bruna de Castro Salviano Nicolato

2 2 Painel 08/031 Gestão para resultados na área da saúde em Minas Gerais NOVAS PERSPECTIVAS NA GESTÃO PARA RESULTADOS NA SAÚDE EM MINAS GERAIS: A IMPLANTAÇÃO DOS CONTRATOS ORGANIZATIVOS DE AÇÃO PÚBLICA DE SAÚDE Francisco Antônio Tavares Marta de Sousa Lima Lizziane d Ávila Pereira Mariana Cristina Pereira Santos Bruna de Castro Salviano Nicolato RESUMO Com a publicação do Decreto 7508/2011, começam a ser desenhadas inovações no âmbito da Gestão por Resultados e do processo de contratualização em Minas Gerais. Inicialmente, foi criado um Grupo Condutor da implantação do Decreto com a participação de representantes da SES e dos municípios. Este Grupo é responsável por definir os passos necessários para a formalização de 77 Contratos Organizativos nas Regiões de Saúde do Estado. Os novos contratos vêm finalmente assegurar a perspectiva de uma contratação unificada em redes, de forma a alinhar os incentivos entre todos os atores do SUS para alcançar os objetivos estratégicos. O novo modelo de contratualização enfatiza o papel do planejamento feito a partir das necessidades de saúde da população com o estabelecimento de parâmetros construídos a partir da demanda e não da oferta. Para tanto, estão sendo elaborados os Mapas da Saúde e serão construídas as Programações Gerais de Ações e Serviços de Saúde. Este trabalho apresenta os passos concluídos e o planejamento do Grupo Condutor para a efetivação do novo modelo de contratualização no Estado.

3 3 1 INTRODUÇÃO O Decreto Federal n , de 28 de junho de 2011, é normativo recente do Sistema Único de Saúde (SUS), advindo da necessidade de construção/aprimoramento de processos de governança do SUS, e trouxe para os entes federados a demanda por aprimoramento das capacidades técnicas, gestoras, e da relação entre os atores do Sistema, tornando-as sistêmica e dinâmica. Como principais desafios têm-se: constituir o modelo de governança, aprimorar instrumentos de planejamento ascendente, definir mecanismos para a alocação de recursos regional, adequar as carteiras de serviços e medicamentos conforme demanda da população local e integrar as políticas dos distintos entes federados. Entre as perspectivas de inovação apontadas destaca-se o Contrato Organizativo de Ação Pública COAP, que é o principal produto gerado com a implantação dos dispositivos previstos no Decreto. Tal contrato, que tem como principal objetivo organizar os fluxos e a oferta de serviços de saúde em uma região, traz uma série de avanços condizentes com a gestão por resultados: monitoramento intensivo, foco em resultados concretos não em meios, utilização de mecanismos de incentivo, dentre outros. Entre outros avanços ao processo outrora constituído no âmbito federal, pode-se destacar a unificação dos antigos termos de compromisso e dos indicadores do pacto em um instrumento único, que estabelece o rol de serviços prestados, o conjunto de resultados esperados, as regras de monitoramento, a instância de governança e ainda atrela este conjunto de fatores a um sistema de incentivo (pagamento por performance). Em relação a algumas práticas vigentes no Estado de Minas Gerais (que já havia adotado a remuneração por performance, o sistema de monitoramento em um espaço de governança, dentre outros), destaca-se o avanço meritório de dispor em um único instrumento todos os processos de pactuação referentes a uma rede, reduzindo o excessivo número de pequenos contratos ou termos e unificando os incentivos e inputs dados aos municípios/beneficiários. Neste artigo, veremos como o Estado de Minas Gerais vem construindo este processo, de modo a continuar avançando nas práticas de gestão para resultados.

4 4 2 OBJETIVOS 2.1 Objetivo Geral O objetivo deste trabalho constitui-se descrever as ações/inovações do Governo de Minas Gerais no âmbito da Gestão por Resultados e do processo de contratualização a fim de implantar/aprimorar os processos estabelecidos/ consolidados pelo Decreto Federal n / Objetivos específicos Contextualizar os principais impactos e exigências de esforços estabelecidos pelo Decreto sob as perspectivas da gestão para resultados e da contratualização; Descrever as ações/inovações do Governo de Minas Gerais no âmbito da Gestão por Resultados e do processo de contratualização a fim de implantar/aprimorar os processos estabelecidos/consolidados pelo Decreto. 3 METODOLOGIA Far-se-á a revisão bibliográfica e a análise de dispositivos legais que abranjam o sistema de governança, os processos de planejamento e de alocação de recursos do SUS, notadamente no que diz respeito à legislação referente ao Decreto A referida revisão dará ensejo a uma análise elucidativa dos dispositivos legais nos assuntos abordados, bem como da relevância da instituição de ações sistêmicas no processo de implantação do Decreto. Por fim, far-se-á uma conclusão sobre o avanço e a efetividade dos mecanismos instituídos pelo Governo de Minas Gerais.

5 5 4 A IMPLANTAÇÃO DOS CONTRATOS ORGANIZATIVOS DE AÇÃO PÚBLICA DE SAÚDE: NOVAS PERSPECTIVAS NA GESTÃO PARA RESULTADOS E NA CONTRATUALIZAÇÃO EM SAÚDE 4.1 A reforma gerencial da administração pública A Gestão por Resultados é uma estratégia de gestão que tem início no contexto da reforma da administração pública nos anos Fruto do contexto capitalista à época, em que o papel do Estado passa a abarcar a garantia dos direitos sociais e a promoção da competitividade. Estão inter-relacionados quatro problemas no contexto da Reforma do Estado: (i) delimitação do tamanho do Estado; (ii) redefinição do papel regulador do Estado; (iii) a recuperação da governança em implementar as decisões tomadas pelo governo; (iv) e o aumento da governabilidade (capacidade política) do governo de intermediar interesses, garantir legitimidade e governar. (PEREIRA, 1998) Na discussão do tamanho do Estado incluem-se as perspectivas de privatização e terceirização. No que tange à desregulação, discute-se o maior ou menor grau de intervenção do Estado no funcionamento do mercado. Por sua vez, no aumento da governança, tem-se a necessidade de superação da crise fiscal e da forma burocrática de administrar o Estado. Por fim, no aumento da governabilidade, estão envolvidas a legitimidade do governo perante a sociedade e a adequação das instituições políticas para a intermediação dos interesses. (PEREIRA, 1998) Com o avanço do Estado do Bem Estar Social, com o aumento da arrecadação e da prestação de serviços pelos Estados, estes se mostram ineficientes e incapazes de atender com qualidade as demandas dos cidadãosclientes. Destaca-se ainda a crise fiscal, por motivos diversos como captura por interesses privados, ineficiência da administração e desequilíbrio entre demandas da população e a capacidade de atendê-las. (PEREIRA, 1998) 4.2 A reforma gerencial no Brasil e em Minas Gerais No Brasil, a reforma gerencial tem início no ano de 1995, com a criação do Ministério da Administração e da Reforma do Estado (MARE) e a aprovação do Plano Diretor de Reforma do Estado no ano de Ele introduz os conceitos da chamada nova gestão pública, a qual possui as seguintes características, segundo Pereira (1998):

6 6 i) Orientação da ação do Estado para o cidadão-usuário; ii) Ênfase no controle dos resultados por meio dos contratos de gestão; iii) Fortalecimento e aumento da autonomia da burocracia estatal, organizada em carreiras, e valorização do trabalho técnico e político de participar da formulação de políticas públicas; iv) Separação entre as secretaria formuladoras de políticas públicas e as executoras; v) Distinção de unidades descentralizadas: agências executivas (realizam atividades exclusivas de Estado) e organizações sociais (que realizam serviços sociais e científicos de caráter competitivo); vi) Transferência para o setor público não-estatal dos serviços sociais e científicos competitivos; vii) Adoção dos mecanismos de controle social direto, contrato de gestão (com indicadores de desempenho claramente definidos e resultados medidos) e formação de quase-mercados (com competição administrada); viii) Terceirização das atividades auxiliares ou de apoio. Em Minas Gerais, desde o ano de 2003, o Estado fortalece o processo de gestão para resultados, aprimorando o processo de planejamento estratégico e de contratualização para resultados, em um processo conhecimento como Choque de Gestão. Em um primeiro momento, elucida Lemos (2009), foram adotadas medidas voltadas para a melhoria da eficiência dos gastos e redução de custos, num contexto de elevado déficit reforma de primeira geração. Em um segundo momento, foi dada ênfase nas mudanças na forma de fazer o planejamento governamental, no funcionamento do aparato governamental e de seus respectivos arranjos institucionais e na gestão dos recursos, em especial na gestão das pessoas, segundo Lemos (2009, p. 47). Nesse sentido, destaca Lemos (2009, p.48), houve, dentre outra ações:

7 7 i) a revitalização dos dois instrumentos formais de planejamento: PMDI Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado, que, a partir de estudo de cenários exploratórios, propôs objetivos prioritários de governo e o PPAG Plano Plurianual de Ação Governamental, o qual estabelceu os programas de governo e a carteira de projetos estruturadores, os quais constituem ações com maior potencial de modificação da realidade. ii) a concepção de um novo arranjo institucional com respectivo modelo de gestão orientado a resultados, com base na avaliação de desempenho institucional por meio da celebração de acordo de resultados (instrumento de pactuação de resultados, entre dirigentes de órgãos e entidades do Poder Executivo e as autoridades que sobre eles tenham poder hierárquico ou de supervisão). Em uma terceira onda, com a revisão do PMDI para o período de , tem-se a Gestão para Cidadania, estimulada por meio de ações que visam ampliar a participação da sociedade civil organizada na priorização e acompanhamento da implementação da estratégia governamental. 4.3 A reforma gerencial e a importância da contratualização A cooperação entre os níveis de governo tem como objetivo principal integrar as redes. Para garantir essa cooperação, a figura dos contratos é fundamental para delimitar competências e inter-relações entre os entes. Nessa perspectiva as partes acordam obrigações, sendo fundamental para criar incentivos/estímulos para que os objetivos compartilhados sejam atingidos, garantindo: Divisão de responsabilidades; Permite o monitoramento do desempenho; Retroalimenta o processo de planejamento, possibilitando geração de cultura de aprendizado. Nesse sentido, os contratos de gestão assumiram importância serviço de saúde, em função da natureza compartilhada do SUS, em busca de estabelecer uma relação clara e objetiva, definindo, a partir de um processo de negociação, as metas e os resultados a serem alcançados, objetivando melhor resposta às necessidades de saúde da população.

8 8 4.4 A Governança no contexto da reforma gerencial Vinculada ao contexto da gestão para resultados, está a vertente da governança, já abordada pontualmente em tópicos anteriores. A importância da mesma ocorre em virtude da impossibilidade de se desvincular a participação da sociedade das questões políticas, tendo em vista a necessidade de se trabalhar em rede em função da necessidade de se agregar a colaboração de diversos departamentos e órgãos em prol de melhores resultados. Dessa forma, ressalta-se que a legitimidade dos serviços públicos prestados está diretamente vinculado a interação entre os diversos níveis de governo, destes com as organizações empresariais e sociedade civil. (LEMOS, 2009). Nessa mesma diretriz, a governança pode ser caracterizada como o exercício da autoridade política, econômica e administrativa para gerir os negócios do Estado. Constitui-se de complexos mecanismos, processos, relações e instituições através das quais os cidadãos e os grupos sociais articulam seus interesses, exercem seus direitos e obrigações e mediam suas diferenças (RONDINELLI, 2006 apud MENDES, 2011). A governança é aspecto inerente à organização do sistema de saúde, tendo em vista que é um dos componentes das Redes de Atenção à Saúde (RAAs). Configurando-se como arranjo que possibilita a organização e gestão de todos os componentes da rede, a governança permite a criação de missão e visão nas organizações, definição de objetivos e metas a serem cumpridas, articulando as políticas em prol do desenvolvimento de maior capacidade de gestão, permitindo maior planejamento, monitoramento e avaliação. A governança das RAAs é composta por três dimensões: GOVERNANÇA DESENHO INSTITUCIONAL SISTEMA GERENCIAL SISTEMA DE FINANCIAMENTO O sistema gerencial é composto por cinco elementos principais: territorialização, planejamento estratégico, contratualização, monitoramento e avaliação, acreditação, os quais estão diretamente vinculados aos aspectos do Decreto 7508, conforme será visto mais detalhadamente no tópico seguinte.

9 9 4.5 O Decreto Federal n. 7508/2011 A partir do ano de 2006, o Ministério da Saúde, por meio do Pacto pela Saúde, inicia também o fortalecimento do processo de gestão para resultados por meio do Pacto pela Vida, constituído por um conjunto de compromissos sanitários, expressos em objetivos de processos e resultados e derivados da análise da situação de saúde do País e das prioridades definidas pelos governos federal, estaduais e municipais. O Decreto n /2011 afirma a relevância da gestão para resultados e da contratualização, sob a perspectiva de uma contratação unificada em redes, de forma a alinhar os incentivos entre todos os atores do SUS para alcançar os objetivos estratégicos. O novo modelo de contratualização enfatiza o papel do planejamento feito a partir das necessidades de saúde da população com o estabelecimento de parâmetros construídos a partir da demanda e não da oferta. Para tanto, estão sendo elaborados os Mapas da Saúde e serão construídas as Programações Gerais de Ações e Serviços de Saúde. Este trabalho apresenta os passos concluídos e o planejamento do Grupo Condutor para a efetivação do novo modelo de contratualização no Estado. Conforme abordado no modelo de governança apresentado anteriormente, os elementos do sistema gerencial guardam grande correlação com os aspectos essenciais do Decreto. O primeiro aspecto diz respeito à territorialização, que se expressa nos Planos Diretores de Regionalização. Os territórios são espaços de responsabilização sanitária por uma população, devendo haver clara definição dos serviços dos serviços ofertados. Nesse sentido, o decreto institui o conceito de regiões de saúde, pelos Estados em articulação com os municípios, as quais devem disponibilizar serviços de atenção primária, urgência e emergência, atenção psicossocial, atenção ambulatorial/hospitalar e vigilância em saúde.

10 10 O segundo aspecto é do planejamento estratégico, tendo em vista a necessidade de convergência dos diversos atores em prol de objetivo comum. Deve o planejamento ser pautado a partir das necessidades de saúde da população, considerando as peculiaridades de cada região, além da necessidade de integração dos instrumentos de planejamento. Por consequencia do decreto, o processo de planejamento é definido de maneira ascendente e integrada, do nível local ao federal, buscando compatibilização das necessidades de saúde com a disponibilidade financeira. O decreto é um instrumento que visa superar a fragmentação dos sistema de planejamento, contando com a introdução de inovações como o Mapa da Saúde, a Programação Geral de Ações e Serviços de Saúde, Rename e Renases, abordados mais adiante. O Monitoramento e avaliação são o terceiro elemento da governança a ser analisado. Visando maior articulação entre os atores e as bases de suporte decisório, o processo de monitoramento e avaliação implica no julgamento de valor para racionalização da decisão, o que necessita de informação gerencial eficaz. Vinculado ao decreto, visualiza-se a instituição das Comissões Intergestores com objetivo de pactuar a organização e funcionamento das ações e serviços de saúde integrados em redes de atenção à saúde. Tais comissões são incumbidas de fornecer o suporte às decisões, pactuando aspectos operacionais, financeiros e administrativos da gestão compartilhada do SUS, as diretrizes norteadoras ao funcionamento das regiões de saúde, bem como as responsabilidades dos entes No que se refere a contratualização, o Decreto estabeleceu o Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde (COAP), um acordo de colaboração entre os entes federativos para a organização da rede interfederativa de atenção à saúde (BRASIL, 2011a, p. 3). Conforme Santos e Andrade (2011, p ), um contrato administrativo plurilateral ou organizacional, como o COAP, constitui um acordo de vontades de que participa uma ou mais pessoas administrativa, em que os contratantes se obrigam reciprocamente a promover determinado tipo de conduta, visando à obtenção de um resultado de interesse conjunto. Finalmente, embora este não seja diretamente abordado no Decreto, há o importante elemento da acreditação que funciona como aparato certificador de qualidade.

11 11 Assim, percebe-se que a União, como esfera competente para estabelecer as normas gerais de organização do SUS tem buscado entender e construir um mecanismo efetivo de governança do sistema. Contudo, mesmo com o advento do Pacto pela Saúde entende-se que este não foi suficiente para estabelecer uma responsabilização efetiva dos entes federados no serviço público de saúde, tendo sido publicado em 28 de junho de 2011, o Decreto Federal n Este Decreto visa à consolidação do modelo de atenção regional, por meio da organização de municípios vizinhos para ofertar atendimento de saúde às suas populações e a responsabilização dos entes federados, por meio da instituição/ implementação do Contrato Organizativo de Ação Pública (COAP). Terá o COAP a função de delimitar as responsabilidades individuais e solidárias dos entes federativos com relação às ações e serviços de saúde, os indicadores e as metas de saúde, os critérios de avaliação de desempenho, os recursos financeiros que serão disponibilizados, a forma de controle e fiscalização da sua execução e demais elementos necessários à implementação integrada das ações e serviços de saúde. Configura-se o COAP, desta forma, como instrumento de gestão compartilhada, que permite a uma região de saúde constituir-se de unicidade conceitual, capaz de desenvolver diretrizes, metas e indicadores, claramente explicitados por meio das pactuações, permitindo então o cumprimento dentro dos prazos estabelecidos. O Decreto estabelece/aprimora instrumentos e processos de governança/planejamento, para que se consolide de forma regionalizada e ascendente, o que propiciará, assim, suporte para o delineamento dos COAPs, são estes processos e respectivos impactos: ÂMBITO DISPOSIÇÃO DO DECRETO IMPACTO Organização Estabelece as Regiões de Saúde Rediscussão do processo de do SUS regionalização. Redes de É atribuída aos entes federados a definição Desenvolvimento do processo de Atenção à de alguns elementos das Redes de pactuação entre União, estados e Saúde Atenção à Saúde. municípios, compreendendo: limites geográficos; população usuária das ações e serviços; rol de ações e serviços que serão ofertados e respectivas responsabilidades, critérios de acessibilidade e escala para conformação dos serviços

12 12 Portas entrada de O acesso ao SUS terá como portas de entrada a atenção primária, atenção de urgência e emergência, atenção psicossocial e os serviços especiais de acesso aberto (atendimento diferenciado por motivo de agravo e de situação laboral), sendo a atenção primária a porta de entrada prioritária. Os entes federativos poderão pactuar nas comissões intergestoras das novas portas de entrada. Planejamento É conceituado como ascendente e integrado, tratando das necessidades políticas e disponibilidade de recursos. O qual é disposto como obrigatório para os entes federativos e será indutor para a iniciativa privada. Apresenta como novidade o Mapa de Saúde - ferramenta que em desenvolvimento pelo Ministério da Saúde para identificar e programar, geograficamente, recursos e processos de saúde. Assistência à É criada uma Relação Nacional de Ações e saúde Serviços de Saúde (Renases) - compreende todas as ações e serviços que o SUS oferece aos seus usuários. Visa promover o atendimento da integralidade da assistência à saúde. Os entes federativos devem pactuar nas comissões intergestoras suas responsabilidades em relação ao rol de ações e serviços constantes na Renases, inclusive sobre o financiamento. Assistência farmacêutica Organização das relações interfederativa s É consolidada por meio da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), que padroniza os medicamentos indicados à atenção básica em saúde e programas estratégicos do SUS. Estados e municípios poderão adotar relações complementares à Rename, pactuadas nas respectivas comissões intergestoras, assegurando o seu financiamento. Reconhecimento das Comissões Intergestoras Tripartite (no âmbito nacional), Bipartite (âmbito estadual) e Regional (Regiões de Saúde), nas quais se discute e se decide de maneira consensual toda a gestão da saúde, de modo compartilhado. Desenvolvimento do processo de pactuação das novas portas de entrada. Necessidade de adequação do processo de planejamento e integração deste instrumento ao processo de planejamento regional, agravado pelo histórico de um planejamento deficiente. Desenvolvimento do processo de pactuação, pelo entes federativos, nas comissões intergestoras as respectivas responsabilidades, inclusive sobre o financiamento. Observação: a primeira Renases será a somatória de todas as ações e serviços de saúde ofertados pelo SUS, devendo ser revisada a cada dois anos. Desenvolvimento do processo de pactuação nas respectivas comissões intergestoras. Delimitação das competências da Comissão Intergestores Bipartite e Regional, com orientação e fomento à estruturação das Comissões Intergestoras Regionais.

13 O Decreto Federal n. 7508/2011 e as inovações no Governo de Minas Gerais Como mencionado anteriormente, foi estabelecido um Grupo Condutor, formado por especialistas da Secretaria de Estado de Saúde e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS-MG), por meio da Deliberação CIB-SUS/MG nº 1.080, de 20 de março de Em 2013, o Ministério da Saúde passa a estar presente nas reuniões deste Grupo. Este Grupo, desde então, tem sido responsável pela definição dos passos necessários para a implantação do Decreto em tela. Para tanto, foi estabelecido, por meio da Deliberação CIB-SUS/MG nº 1.220, de 21 de agosto de 2012, diretrizes gerais para o processo de implantação dos Contratos Organizativos da Ação Pública de Saúde em Minas Gerais. Nesse sentido, foi prevista e realizada uma agenda de discussões: i) em nível estadual, ii) com representações regionais (nas regiões ampliadas) no ano de Foi estabelecido que a operacionalização deve ocorrer no ano de PERÍODO ASSUNTO PARTICIPANTES 11 e 12/julho/2012 Discussão de estratégias para avançar no alinhamento Estados- Municípios. 17/julho/2012 Alinhamento com a equipe do Ministério da Saúde. 22 e 23/agosto/ /novembro/ a 30/ novembro/2013 Discussão sobre o apoio institucional e as figuras dos apoiadores do Ministério da Saúde e do COSEMS. Esclarecimento de dúvidas sobre o Decreto 7508/2011 e preparação para a discussão do Decreto nas últimas Comissões Intergestores Regionais do ano de Discussões regionais no âmbito das Regiões Ampliadas de Saúde envolvendo diversos atores Dirigentes da SES e do COSEMS-MG e representantes regionais Dirigentes da SES e do Ministério da Saúde. Dirigentes da SES e do COSEMS-MG, representantes regionais e representantes do Ministério da Saúde. Dirigentes da SES e do COSEMS-MG, representantes regionais. Representantes da SES, prefeitos, secretários, Ministério Público, Tribunal de Justiça e Conselhos de Saúde O trabalho do Grupo produziu a confirmação das regiões de saúde, atendendo ao disposto no Decreto, por meio da Deliberação CIB-SUS/MG nº 1219, de 21 de agosto de 2012, a qual ratificou a conformação da regionalização do estado em 77 regiões de saúde e 13 regiões ampliadas.

14 14 Além disso, encontra-se em fase final a instalação e construção dos regimentos das Comissões Intergestoras Regionais (CIRs) e Comissões Intergestoras Regionais Ampliadas (CIRAs) Em prol da consolidação do processo de governança, a SES/MG desenvolveu duas atividades: a elaboração de material instrucional sobre o processo de planejamento integrado e os instrumentos de planejamento do SUS, e a realização de reuniões regionais para a recepção dos novos prefeitos e do 3º Encontro Estadual de Saúde, o qual representou um momento de apresentação das políticas de saúde a Prefeitos, Secretários Municipais de Saúde e técnicos municipais de saúde, todos com desfecho em fevereiro de O objetivo é munir os gestores e técnicos regionais de informações suficientes para serem parceiros no processo de construção das novas diretrizes abordadas pelo Decreto e pelos princípios da gestão por resultados. A SES/MG estabelece ainda um processo de articulação com outros atores (Conselho de Saúde, Ministério Público, Tribunal de Contas, entre outros) para a divulgação e alinhamento de conceitos referentes ao Decreto e definição de mecanismos de responsabilização em decorrência dos COAPs. Para este ano, o Grupo Condutor ainda dispõe como agenda: PERÍODO Fevereiro/2013 Março/2013 Março a Junho/2013 Março a Junho/2013 2º semestre/2013 ATIVIDADE Discussão sobre a RENAME, RENASES e o processo de elaboração da PGASS Definições metodológicas e conceituais para o uso da ferramenta Mapa de Saúde Coordenação de oficinas regionais para elaboração dos diagnósticos de saúde (através do Mapra) e da PGASS Realização de capacitação através do Canal Minas Saúde para todos os municípios do Estado, visando a elaboração dos instrumentos de planejamento do SUS Início das assinaturas dos COAPs. Na verdade, este conjunto de agendas proposto, representa um grande passo para propiciar a construção do COAP, dentro da lógica estabelecida pelo Sistema Gerencial.

15 15 Neste sentido, é ponto de partida para este processo após a definição das regiões de saúde a construção de um planejamento ascendente e participativo, com base regional. Atualmente, temos em Minas Gerais 853 municípios, sendo que a ampla maioria deles possui menos de habitantes. Nº de municípios por faixa populacional - CENSO 2010 Faixa populacional Nº de municípios % Até 5000 habitantes ,14 Entre e habitantes ,43 Entre e habitantes ,57 Entre e habitantes 68 7,97 Entre e habitantes 44 5,16 Entre e habitantes 37 4,34 Acima de habitantes 29 3,40 Total Fonte: IBGE É sempre importante destacar que, no que se refere aos serviços de saúde, para que se mantenha um adequado padrão de qualidade, é sempre importante preservar conceitos como de economia de escala 1 e escopo 2. Deste modo, foram definidas no Estado 77 regiões de saúde e 13 regiões ampliadas. É nestas regiões que serão firmados os Contratos Organizativos, buscando-se garantir que cada região seja o mais resolutiva quanto possível em relação aos serviços de atenção secundária e que o acesso aos serviços de atenção terciária seja garantido dentro de uma região ampliada. Assim, para que a oferta destes serviços esteja dimensionada e seja adequada a população, o processo de planejamento deverá ser feito com base em parâmetros que mensurem as necessidades da população. 1 Economias de escala referem-se a uma situação em que os custos médios de longo prazo caem com o crescimento do volume de atividades produzidas. As economias de escala devem se dar num processo produtivo em que os custos fixos são altos em relação aos custos de produção variáveis. 2 As economias de escopo ocorrem quando a variedade dos serviços ofertados por uma mesma unidade produtiva aumenta. Por exemplo, ocorre uma economia de escopo quando em um determinado hospital, em função da coexistência de diversas especialidades, evita-se a duplicação de um determinado equipamento ou de um determinado profissional.

16 16 Este processo de planejamento está ancorado em um sistema gerencial, que deve partir de um planejamento estratégico, com a definição clara de uma visão de futuro a ser alcançada. O desdobramento deste planejamento estratégico, deverá se consolidar em um processo de planejamento tático-operacional para todos os atores (Estado, municípios, entre outros) em uma região de saúde e este, por sua vez, poderá ser materializado em um contrato ou acordo entre as partes. Figura 1 Quadro-resumo do alinhamento entre o mapa estratégico e o processo de contratualização. Fonte: Gabinete do Secretário Adjunto da SES/MG O processo de planejamento deve ser construído mediante um bom diagnóstico da situação de saúde da população. Este diagnóstico deverá possibilitar a identificação das necessidades, possibilitando a priorização. Na medida em que as necessidades são identificadas e as prioridades definidas, espera-se estabelecer parâmetros que possibilitem a construção do planejamento tático-operacional. A idéia proposta é que a antiga Programação Pactuada Integrada PPI, geralmente ancorada na oferta, seja revista e ampliada. Conforme Mendes (2011):

17 17 A contrastação entre a carteira de serviços contida no perfil de oferta ideal, com suas respectivas quantidades e qualidades de oferta definidas segundo a programação, realizada com parâmetros epidemiológicos, com os serviços efetivamente prestados pelas RASs, em quantidade e qualidade, integrantes do perfil de oferta real, permite determinar os déficits da atenção à saúde. Esses déficits da atenção à saúde devem ser estabelecidos: para a APS, para cada município; para a atenção secundária à saúde (média complexidade) por microrregião; e para a atenção terciária à saúde (alta complexidade) por macrorregião. A nova Programação Geral de Ações e Serviços de Saúde PGASS deverá quantificar as relações de serviços de saúde e medicamentos existentes, respectivamente RENASES e RENAME. A RENASES Relação Nacional de Serviços de Saúde apresenta o rol de serviços a serem ofertados em uma região. Estes serviços são expressos de forma mais ampla e menos detalhada do que os que constavam na lista de procedimentos do SUS. Uma das conseqüências deste novo formato é uma provável mudança no modelo de remuneração. Espera-se, com o tempo, que a lógica de remuneração por procedimentos que induz a oferta de procedimentos que são melhor remunerados, seja superada por uma lógica de remuneração global, conforme as linhas de cuidado estabelecidas. A RENAME Relação Nacional de Medicamentos, já existente antes da publicação do Decreto 7508/2011, aponta o conjunto de fármacos a serem ofertados pelo SUS.

18 18 Convém ressaltar que ambas as relações tem seu processo de atualização ou customização no âmbito estadual e municipal condicionadas pelas regras de incorporação tecnológica definidas pela Lei 12401/2011. A construção deste processo de planejamento ascendente e feito a partir de parâmetros de necessidade no Estado de Minas Gerais poderá resgatar parte do que foi construído com o Plano Diretor de Atenção Primária, realizado em meados de Neste processo, os técnicos dos municípios construíam uma planilha de programação de serviços de saúde feito a partir da atenção primária. O maior desafio a ser enfrentado para a realização deste processo é a identificação de parâmetros de necessidade, uma vez que estes são escassos no âmbito do SUS. Cabe ressaltar que nos COAPs já assinados no Brasil a Programação Geral de Ações e Serviços de Saúde tem sido tão somente uma repetição da Programação Pactuada Integrada, o que faz com que boa parte dos avanços pretendidos com o Decreto 7508 não sejam alcançados. 5 CONCLUSÕES Conforme descrito neste artigo, os passos apontados pelo Decreto 7508/2011 representam avanços conceituais importantes no que tange a gestão do SUS. Minas Gerais, ao longo da última década, consolidou uma posição de vanguarda na gestão pública, destacando-se por avanços como o Choque de Gestão e suas posteriores gerações: o Estado para Resultados e a Gestão para Cidadania. Todas estas fases impactaram fortemente a área da saúde, de maneira que algumas realizações concretas foram estabelecidas, como a existência de um bom sistema de planejamento estratégico, a consolidação de uma cultura de monitoramento e avaliação e a criação de mecanismos de incentivo com a vinculação de pagamentos ao desempenho ou performance. Os caminhos percorridos, contudo, não escondem a necessidade de que novos trilhos sejam permanentemente estabelecidos, sendo neste caso uma oportunidade de avanços os dispositivos apontados no Decreto.

19 19 Assim, espera-se que estes avanços sejam permanentemente estabelecidos no momento em que cada degrau proposto pelo Decreto seja percorrido e que os COAPs sejam assinados no Estado de Minas Gerais. REDES DE ATENÇAÕ À SAÚDE PLANEJAMENTO EM SAÚDE INTEGRADO E ASCENDENTE COAP Região de Saúde Governança (CIR) Mapa da Saúde RENAME RENASES / PGASS 6 REFERÊNCIAS BRASIL. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. BRASIL. Decreto nº 7.508, de 28 de junho de Regulamenta a Lei no 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde - SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa, e dá outras providências. CIB/MG. Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde do Estado de Minas Gerais. Deliberação CIB SUS/MG nº 095 /2004. Cria, no âmbito da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde do Estado de Minas Gerais - CIB/SUS-MG, as Comissões Intergestores Bipartites Macrorregionais e Microrregionais e dá outras providências. 17 mai Deliberação CIB SUS/MG nº 978, de 16 de novembro de Conforma os 853 municípios em 77 micro e 13 macrorregiões.. Deliberação CIB SUS/MG nº /2012. Aprova as normas gerais do funcionamento do Grupo Condutor do processo de implantação do Decreto 7.508/ mar. 2012a.

20 20 CIB/MG. Deliberação CIB SUS/MG nº /2012. Institui as Regiões de Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) para o Estado de Minas Gerais, e dá outras providências. 21 ago. 2012b.. Deliberação CIB SUS/MG nº /2012. Dispõe sobre as diretrizes gerais para o processo de implantação dos Contratos Organizativos da Ação Pública de Saúde em Minas Gerais. 21 ago. 2012c. CIT. Comissão Intergestores Tripartite. Resolução nº 001/2010. Dispõe sobre as regiões de saúde.. Resolução nº 001/2011. Dispõe sobre a RENAME.. Resolução nº 002/2011. Dispõe sobre a RENASES.. Resolução nº 003/2011. Dispõe sobre o COAPS Contrato Organizativo de Ações Públicas de Saúde. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. SUS: avanços e desafios. Brasília: CONASS, COSTA, Maria Izabel Sanches; LAPENTA, Antonio. Avanços e desafios na municipalização do Sistema Único de Saúde no Brasil. XVII Congresso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, Cartagena, Colombia, 30 out. 2 nov. 2012, 15p. LEMOS, Carolina Siqueira. Gestão pública orientada para resultados: avaliando o caso de Minas Gerais. Dissertação apresentada à Escola Brasileira de Administração Pública MENDES, E. V. As Redes de atenção à saúde. Brasília. OPAS, MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL E REFORMA DO ESTADO Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado. Brasil: Presidência da República, MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portaria Nº 4.279, de 30 de dezembro de Estabelece diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). SANTOS, Lenir; ANDRADE, Luiz Odorico Monteiro. Redes interfederativas de saúde: um desafio para o SUS nos seus vinte anos. Ciência & Saúde Coletiva, 16 (3): , 2011.

21 21 AUTORIA Francisco Antônio Tavares Junior Secretário de Estado Adjunto de Saúde. Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Endereço eletrônico: Marta de Sousa Lima Chefe de Gabinete. Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Endereço eletrônico: Lizziane d Ávila Pereira Diretora de Políticas de Atenção Primária à Saúde. Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Endereço eletrônico: lizziane.pereira@saude.mg.gov.br Mariana Cristina Pereira Santos Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Endereço eletrônico: mariana.santos@saude.mg.gov.br Bruna de Castro Salviano Nicolato Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Endereço eletrônico: bruna.nicolato@saude.mg.gov.br

Oficina Nacional Planejamento no Âmbito do SUS. Planejamento Regional Integrado

Oficina Nacional Planejamento no Âmbito do SUS. Planejamento Regional Integrado Oficina Nacional Planejamento no Âmbito do SUS Planejamento Regional Integrado Brasília DF, novembro de 2014 LEGISLAÇÃO ANTERIOR AO DECRETO - VIGENTE Lei 8142/90-1º. art. 1 A Conferência de Saúde reunir-se-á

Leia mais

Decreto N 7.508 de 28/06/11 Regulamentando a Lei N 8.080 de 19/09/90

Decreto N 7.508 de 28/06/11 Regulamentando a Lei N 8.080 de 19/09/90 Decreto N 7.508 de 28/06/11 Regulamentando a Lei N 8.080 de 19/09/90 Cesar Vieira cesarvieira@globo.com Reunião do CA/IBEDESS 12 de julho de 2011 Principais Conteúdos Organização do SUS Planejamento da

Leia mais

PLANEJAMENTO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. Brasília, outubro de 2011

PLANEJAMENTO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. Brasília, outubro de 2011 PLANEJAMENTO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE Brasília, outubro de 2011 PLANEJAMENTO DA SAÚDE INTEGRADO: ASPECTOS CONSIDERADOS PRESSUPOSTOS INSTRUMENTOS Plano de Saúde, Programação Anual de saúde e Programação

Leia mais

Decreto 7.508 de 28/06/2011. - Resumo -

Decreto 7.508 de 28/06/2011. - Resumo - Decreto 7.508 de 28/06/2011 - Resumo - GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ Secretaria de Estado de Saúde Pública Sistema Único de Saúde SIMÃO ROBISON DE OLIVEIRA JATENE Governador do Estado do Pará HELENILSON PONTES

Leia mais

PLANO OPERATIVO DA POLÍTICA

PLANO OPERATIVO DA POLÍTICA MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA PLANO OPERATIVO DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE 2013-2015 Proposta formulada no âmbito do Comitê Nacional de Educação

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa LEI Nº 14.310, DE 30 DE SETEMBRO DE 2013. (publicada no DOE n.º 189, de 1º de outubro de 2013) Institui o Sistema

Leia mais

O COAP na perspectiva da gestão da Vigilância em Saúde. Sonia Brito Secretaria de Vigilância em Saúde

O COAP na perspectiva da gestão da Vigilância em Saúde. Sonia Brito Secretaria de Vigilância em Saúde O COAP na perspectiva da gestão da Vigilância em Saúde Sonia Brito Secretaria de Vigilância em Saúde Decreto 7.508/11 Regulamenta a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização

Leia mais

A CONSTITUIÇÃO DO FÓRUM PERMANENTE DA PESSOA IDOSA NA REGIÃO DOS CAMPOS GERAIS

A CONSTITUIÇÃO DO FÓRUM PERMANENTE DA PESSOA IDOSA NA REGIÃO DOS CAMPOS GERAIS 8. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA A CONSTITUIÇÃO DO FÓRUM PERMANENTE DA PESSOA IDOSA NA REGIÃO DOS CAMPOS GERAIS Maria Iolanda de Oliveira 1 Rita de

Leia mais

Planejamento e Gestão Estratégica

Planejamento e Gestão Estratégica Planejamento e Gestão Estratégica O Governo de Minas estabeleceu como um dos eixos norteadores da suas políticas públicas a eficiência na utilização dos recursos e a oferta de serviços com qualidade cada

Leia mais

PORTARIA No- 2.135, DE 25 DE SETEMBRO DE 2013

PORTARIA No- 2.135, DE 25 DE SETEMBRO DE 2013 PORTARIA No- 2.135, DE 25 DE SETEMBRO DE 2013 Estabelece diretrizes para o processo de planejamento no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa Departamento de Articulação Interfederativa COAP

MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa Departamento de Articulação Interfederativa COAP MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa Departamento de Articulação Interfederativa COAP O Brasil é o único país......com + de 100 milhões de hab. com o desafio de ter um sistema

Leia mais

NOTA TÉCNICA 03 2012 REDE DE CUIDADOS À PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ÂMBITO DO SUS

NOTA TÉCNICA 03 2012 REDE DE CUIDADOS À PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ÂMBITO DO SUS NOTA TÉCNICA 03 2012 REDE DE CUIDADOS À PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ÂMBITO DO SUS Atualização da Minuta de portaria para a Assembleia do CONASS em 21/03/2012 1. Contextualização Pessoas com deficiência são

Leia mais

Atualizações das Leis Municipais Encontro Estadual dos Gestores e Técnicos da Assistência Social da Bahia

Atualizações das Leis Municipais Encontro Estadual dos Gestores e Técnicos da Assistência Social da Bahia Atualizações das Leis Municipais Encontro Estadual dos Gestores e Técnicos da Assistência Social da Bahia DIREITO Normativas Política Pública # direito LOAS atualizada Elaboração Âncoras Nacional Universalidade

Leia mais

ACOMPANHAMENTO E APOIO TÉCNICO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUAS

ACOMPANHAMENTO E APOIO TÉCNICO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUAS ACOMPANHAMENTO E APOIO TÉCNICO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUAS O ACOMPANHAMENTO E APOIO NO ÂMBITO DO SUAS LINHA DO TEMPO Acompanhamento e Apoio Técnico no SUAS 2005 2007 2008 NOB-SUAS Prevê a habilitação

Leia mais

CAPÍTULO I DO APOIO A GESTÃO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE CAPÍTULO II DA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

CAPÍTULO I DO APOIO A GESTÃO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE CAPÍTULO II DA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE LEI N.º 1.297, DE 06 DE JULHO DE 2010. Dispõe sobre apoio a Gestão do Sistema Único de Saúde, da realização de conferências no âmbito municipal, da reformulação e funcionamento do Conselho Municipal de

Leia mais

O SUAS e rede privada na oferta de serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais

O SUAS e rede privada na oferta de serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais O SUAS e rede privada na oferta de serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais Departamento da Rede Socioassistencial Privada do SUAS. Secretaria Nacional de Assistencia Social. DADOS

Leia mais

SAÚDE PÚBLICA 4 A DESCENTRALIZAÇÃO DO SISTEMA DE SAÚDE BRASILEIRO

SAÚDE PÚBLICA 4 A DESCENTRALIZAÇÃO DO SISTEMA DE SAÚDE BRASILEIRO SAÚDE PÚBLICA 4 A DESCENTRALIZAÇÃO DO SISTEMA DE SAÚDE BRASILEIRO OBJETIVOS DAS NOBs a)promover integração entre as esferas de governo definindo responsabilidades na consolidação do SUS; b)operacionalizar

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento da Faculdade Católica do Tocantins (Facto), mantida

Leia mais

PRODUTOS DO COMPONENTE 3. 3.1 - Modelo de Gestão Organizacional Formulado e Regulamentado

PRODUTOS DO COMPONENTE 3. 3.1 - Modelo de Gestão Organizacional Formulado e Regulamentado PRODUTOS DO COMPONENTE 3 3.1 - Modelo de Gestão Organizacional Formulado e Regulamentado A estruturação do atual modelo de gestão, caracterizou-se pela necessidade de alinhar permanentemente os órgãos

Leia mais

Articulação Interfederativa nas Ações. de Vigilância Sanitária

Articulação Interfederativa nas Ações. de Vigilância Sanitária Articulação Interfederativa nas Ações Diretor Jaime Oliveira Diretoria de Coordenação e Articulação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária- DSNVS Decreto 7508, de 28 de junho de 2011 Regulamenta aspectos

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE IMPLANTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11 E APRIMORAMENTO DO PACTO PELA SAÚDE

MINISTÉRIO DA SAÚDE IMPLANTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11 E APRIMORAMENTO DO PACTO PELA SAÚDE MINISTÉRIO DA SAÚDE IMPLANTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11 E APRIMORAMENTO DO PACTO PELA SAÚDE Decreto 7.508/11 Regulamenta a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do Sistema

Leia mais

SEMINÁRIO COAP SES/SP Responsabilidades Organizativas e Responsabilidades de Monitoramento, Avaliação de Desempenho e Auditoria

SEMINÁRIO COAP SES/SP Responsabilidades Organizativas e Responsabilidades de Monitoramento, Avaliação de Desempenho e Auditoria SEMINÁRIO COAP SES/SP Responsabilidades Organizativas e Responsabilidades de Monitoramento, Avaliação de Desempenho e Auditoria Grupo de Técnico Bipartite Redes Subgrupo I CONTRATO ORGANIZATIVO DA AÇÃO

Leia mais

INSTRUTIVO SES/MG COSEMS/MG Nº 01, EM 11 DE MAIO DE 2012

INSTRUTIVO SES/MG COSEMS/MG Nº 01, EM 11 DE MAIO DE 2012 Grupo Condutor do Processo de Implantação do Decreto 7508/2011 Subgrupo 3: Instrumentos de Gestão/Financiamento 1 INSTRUTIVO SES/MG COSEMS/MG Nº 01, EM 11 DE MAIO DE 2012 Orienta os gestores municipais

Leia mais

Oficina Cebes DESENVOLVIMENTO, ECONOMIA E SAÚDE

Oficina Cebes DESENVOLVIMENTO, ECONOMIA E SAÚDE RELATÓRIO Oficina Cebes DESENVOLVIMENTO, ECONOMIA E SAÚDE 30 de março de 2009 LOCAL: FLÓRIDA WINDSOR HOTEL No dia 30 de março de 2009, o Cebes em parceria com a Associação Brasileira de Economia da Saúde

Leia mais

DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE) Bom-dia, Excelentíssimo. Senhor Ministro-Presidente, bom-dia aos demais integrantes

DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE) Bom-dia, Excelentíssimo. Senhor Ministro-Presidente, bom-dia aos demais integrantes O SR. FRANCISCO BATISTA JÚNIOR (PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE) Bom-dia, Excelentíssimo Senhor Ministro-Presidente, bom-dia aos demais integrantes da nossa Mesa que, neste momento, estão dividindo

Leia mais

ENCONTRO PARA A CONTINUIDADE DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO REGIONAL E COAP

ENCONTRO PARA A CONTINUIDADE DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO REGIONAL E COAP MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA E PARTICIPATIVA Departamento de Articulação Interfederativa ENCONTRO PARA A CONTINUIDADE DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO REGIONAL E COAP NORMAS E FLUXOS

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 78/2012. Acordo de Empréstimo LN 7513 BR COMPONENTE SAÚDE CONSULTORIA PESSOA FÍSICA

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 78/2012. Acordo de Empréstimo LN 7513 BR COMPONENTE SAÚDE CONSULTORIA PESSOA FÍSICA TERMO DE REFERÊNCIA Nº 78/0 Acordo de Empréstimo LN 753 BR COMPONENTE SAÚDE CONSULTORIA PESSOA FÍSICA OBJETIVO: Prestação de Serviços Técnicos especializados de Consultoria para Assessoria Jurídica de

Leia mais

Instrumentos estratégicos para o planejamento no SUS. Curitiba, abril 2013

Instrumentos estratégicos para o planejamento no SUS. Curitiba, abril 2013 Instrumentos estratégicos para o planejamento no SUS Curitiba, abril 2013 Instrumentos de planejamento Plano de Saúde cada 4 anos Programações Anuais de Saúde Relatório de Gestão anual Compatíveis com:

Leia mais

Sociedade no Acompanhamento da Parceria para. Governo Aberto. material de discussão. artigo_19_caderno.indd 1 16/04/12 01:21

Sociedade no Acompanhamento da Parceria para. Governo Aberto. material de discussão. artigo_19_caderno.indd 1 16/04/12 01:21 Sociedade no Acompanhamento da Parceria para Governo Aberto material de discussão artigo_19_caderno.indd 1 16/04/12 01:21 discussão sobre modelo de governança para a parceria para governo aberto no brasil

Leia mais

ESTRUTURA E GERENCIAMENTO DE RISCOS NO BRDE

ESTRUTURA E GERENCIAMENTO DE RISCOS NO BRDE ESTRUTURA E GERENCIAMENTO DE RISCOS NO BRDE JULHO/2014 1. Objetivos O gerenciamento de riscos no BRDE tem como objetivo mapear os eventos de riscos, sejam de natureza interna ou externa, que possam afetar

Leia mais

Política de Gerenciamento de Risco Operacional

Política de Gerenciamento de Risco Operacional Política de Gerenciamento de Risco Operacional Departamento Controles Internos e Compliance Fevereiro/2011 Versão 4.0 Conteúdo 1. Introdução... 3 2. Definição de Risco Operacional... 3 3. Estrutura de

Leia mais

EIXO V 348. Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social 349. A articulação e mobilização da sociedade civil e de setores do Estado

EIXO V 348. Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social 349. A articulação e mobilização da sociedade civil e de setores do Estado EIXO V 348. Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social 349. A articulação e mobilização da sociedade civil e de setores do Estado assumiram grande importância, especialmente a partir do

Leia mais

Avanços e desafios do Contrato Organizativo da Ação Pública de Saúde- COAP na Região de Baturité - Ce

Avanços e desafios do Contrato Organizativo da Ação Pública de Saúde- COAP na Região de Baturité - Ce Avanços e desafios do Contrato Organizativo da Ação Pública de Saúde- COAP na Região de Baturité - Ce Leo Felyppe Ferreira Sappi 1, Simary Barreira Cunha Ribeiro 2, Maria do Socorro Lopes Dantas 3 e Maria

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE

POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE Com a edição da Lei nº 6.938/81 o país passou a ter formalmente uma Política Nacional do Meio Ambiente, uma espécie de marco legal para todas as políticas públicas de

Leia mais

PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 1.006, DE 27 DE MAIO DE 2004

PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 1.006, DE 27 DE MAIO DE 2004 PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 1.006, DE 27 DE MAIO DE 2004 OS MINISTROS DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA SAÚDE e, no uso da atribuição, que lhes confere o inciso II do parágrafo único do artigo 87 da Constituição

Leia mais

RESOLUÇÃO SES/MG Nº 3.713, DE 17 DE ABRIL DE 2013.

RESOLUÇÃO SES/MG Nº 3.713, DE 17 DE ABRIL DE 2013. RESOLUÇÃO SES/MG Nº 3.713, DE 17 DE ABRIL DE 2013. Institui as normas para credenciamento e implantação das equipes de Consultório na Rua (ecr). O SECRETÁRIO DE ESTADO DE SAÚDE E GESTOR DO SISTEMA ÚNICO

Leia mais

Estruturação dos processos de trabalho relativos a Serviços de Interesse à Saúde

Estruturação dos processos de trabalho relativos a Serviços de Interesse à Saúde Estruturação dos processos de trabalho relativos a Serviços de Interesse à Saúde Brasília, 23 de março de 2015. 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO 1.1. Título do Projeto Estruturação dos processos de trabalho

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DAS FACULDADES OSWALDO CRUZ

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DAS FACULDADES OSWALDO CRUZ REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DAS FACULDADES OSWALDO CRUZ CAPÍTULO I DA NATUREZA E DAS FINALIDADES Art. 1 - A Comissão Própria de Avaliação (CPA) das Faculdades Oswaldo Cruz, instituída

Leia mais

ANVISA PROGRAMA DE MELHORIA DO PROCESSO DE REGULAMENTAÇÃO: A INSTITUIÇÃO DA AGENDA REGULATÓRIA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária

ANVISA PROGRAMA DE MELHORIA DO PROCESSO DE REGULAMENTAÇÃO: A INSTITUIÇÃO DA AGENDA REGULATÓRIA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária PROGRAMA DE MELHORIA DO PROCESSO DE REGULAMENTAÇÃO: A INSTITUIÇÃO DA AGENDA REGULATÓRIA Fórum das Agências Reguladoras Brasília, 2 de abril de 2009 ANVISA Agência Nacional de Vigilância Sanitária Foco

Leia mais

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Realização: Ágere Cooperação em Advocacy Apoio: Secretaria Especial dos Direitos Humanos/PR Módulo III: Conselhos dos Direitos no

Leia mais

Stela M. Pedreira Secretária Executiva do Conselho Estadual de Saúde de São Paulo Belfari Garcia Guiral Assistente Técnico

Stela M. Pedreira Secretária Executiva do Conselho Estadual de Saúde de São Paulo Belfari Garcia Guiral Assistente Técnico Stela M. Pedreira Secretária Executiva do Conselho Estadual de Saúde de São Paulo Belfari Garcia Guiral Assistente Técnico 1988 - Constituição Federal 1988 - Constituição Federal Sistema Único de Saúde

Leia mais

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum

Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum Necessidade e construção de uma Base Nacional Comum 1. O direito constitucional à educação é concretizado, primeiramente, com uma trajetória regular do estudante, isto é, acesso das crianças e jovens a

Leia mais

LEI N 21.156, DE 17 DE JANEIRO DE 2014. INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL DA AGRICULTURA FAMILIAR.

LEI N 21.156, DE 17 DE JANEIRO DE 2014. INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL DA AGRICULTURA FAMILIAR. LEI N 21.156, DE 17 DE JANEIRO DE 2014. INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL DA AGRICULTURA FAMILIAR. (PUBLICAÇÃO - MINAS GERAIS DIÁRIO DO EXECUTIVO - 18/01/2014 PÁG. 2 e 03)

Leia mais

PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO 2012

PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO 2012 PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO 2012 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO 3 CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO 5 CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO 7 CAPACITAÇÃO

Leia mais

Gestão em Sistemas de Saúde

Gestão em Sistemas de Saúde INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Inatel Competence Center Business School Gestão em Sistemas de Saúde Projeto Pedagógico de Curso de Extensão Curricular Aprovado no dia XX/XX/2013 Pró diretoria de

Leia mais

Portaria nº 1.555, de 30 de julho de 2013 Perguntas e respostas mais frequentes

Portaria nº 1.555, de 30 de julho de 2013 Perguntas e respostas mais frequentes MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INSUMOS ESTRATÉGICOS DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E INSUMOS ESTRATÉGICOS Esplanada dos Ministérios. Bloco G, Ed. Sede, 8º Andar CEP:

Leia mais

PORTARIA Nº 1.599, DE 30 DE SETEMBRO DE 2015

PORTARIA Nº 1.599, DE 30 DE SETEMBRO DE 2015 PORTARIA Nº 1.599, DE 30 DE SETEMBRO DE 2015 Dispõe sobre o Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade dos Centros de Especialidades Odontológicas (PMAQ-CEO). O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso da atribuição

Leia mais

O Pacto de Gestão do SUS e os Municípios

O Pacto de Gestão do SUS e os Municípios Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Estado de PE COSEMS-PE O Pacto de Gestão do SUS e os Municípios 2º Congresso Pernambucano de Municípios - AMUPE Gessyanne Vale Paulino Saúde Direito de todos

Leia mais

ANEXO VI REGIMENTO INTERNO DA SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E INVESTIMENTOS ESTRATÉGICOS CAPÍTULO I CATEGORIA E FINALIDADE

ANEXO VI REGIMENTO INTERNO DA SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E INVESTIMENTOS ESTRATÉGICOS CAPÍTULO I CATEGORIA E FINALIDADE (Portaria GM-MP nº 220, de 25 de junho de 2014) ANEXO VI REGIMENTO INTERNO DA SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E INVESTIMENTOS ESTRATÉGICOS CAPÍTULO I CATEGORIA E FINALIDADE Art. 1º A Secretaria de Planejamento

Leia mais

CARTA DE SÃO PAULO SOBRE SAÚDE BUCAL NAS AMÉRICAS

CARTA DE SÃO PAULO SOBRE SAÚDE BUCAL NAS AMÉRICAS 1 CARTA DE SÃO PAULO SOBRE SAÚDE BUCAL NAS AMÉRICAS ENCONTRO LATINO AMERICANO DE COORDENADORES NACIONAIS DE SAÚDE BUCAL SÃO PAULO 28/01 a 01/02/06 Encontro Latino - Americano de Coordenadores Nacionais

Leia mais

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL Diretrizes e Estratégias para Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 RELATÓRIO TÉCNICO CONCLUSIVO

Leia mais

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA Comitê Gestor do SIBRATEC. Resolução Comitê Gestor SIBRATEC nº 003, de 9 de abril de 2008.

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA Comitê Gestor do SIBRATEC. Resolução Comitê Gestor SIBRATEC nº 003, de 9 de abril de 2008. MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA Comitê Gestor do SIBRATEC Resolução Comitê Gestor SIBRATEC nº 003, de 9 de abril de 2008. Aprova o Regulamento do Sistema Brasileiro de Tecnologia. O Presidente do Comitê

Leia mais

I Fórum Pernambucano de Regulação Assistencial e Auditoria do SUS COAP na perspectiva da regulação assistencial e auditoria do SUS

I Fórum Pernambucano de Regulação Assistencial e Auditoria do SUS COAP na perspectiva da regulação assistencial e auditoria do SUS Ministério da Saúde Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa Departamento de Auditoria do SUS I Fórum Pernambucano de Regulação Assistencial e Auditoria do SUS COAP na perspectiva da regulação

Leia mais

ATO Nº 31/2014. CONSIDERANDO a implementação do sistema eletrônico de gestão integrada da área administrativa, denominado sistema E-mpac,

ATO Nº 31/2014. CONSIDERANDO a implementação do sistema eletrônico de gestão integrada da área administrativa, denominado sistema E-mpac, ATO Nº 31/2014 Dispõe sobre a gestão de processos no âmbito do Ministério Público do Estado do Acre ACRE, no uso de suas atribuições legais, O PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CONSIDERANDO a execução

Leia mais

Art. 1º Fica modificada a redação da Seção V do Título IV da Lei Complementar nº 49, de 1º de outubro de 1998, que passa ter a seguinte redação:

Art. 1º Fica modificada a redação da Seção V do Título IV da Lei Complementar nº 49, de 1º de outubro de 1998, que passa ter a seguinte redação: Art. 1º Fica modificada a redação da Seção V do Título IV da Lei Complementar nº 49, de 1º de outubro de 1998, que passa ter a seguinte redação: Art. 32 O Conselho Estadual de Educação é órgão colegiado

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DO ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS E NÃO- OBRIGATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNISC

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DO ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS E NÃO- OBRIGATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNISC UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC REGULAMENTO DO ESTÁGIOS CURRICULARES OBRIGATÓRIOS E NÃO- OBRIGATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNISC CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º O presente Regulamento

Leia mais

Sistema de Planejamento do SUS (PlanejaSUS)

Sistema de Planejamento do SUS (PlanejaSUS) Sistema de Planejamento do SUS (PlanejaSUS) (PROPOSTA) Plano de Trabalho 10º Termo de Cooperação e AssistênciaTécnica MS Opas/OMS Brasília, maio de 2007. 1 1. Introdução A necessidade de organização de

Leia mais

Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. Sub-E I X O 4-4ª C N S T

Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. Sub-E I X O 4-4ª C N S T Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador PLANEJAMENTO DO SUS Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador FINANCIAMENTO DA

Leia mais

Rede de Atenção à Saúde

Rede de Atenção à Saúde Rede de Atenção à Saúde Aparecida Linhares Pimenta Secretaria de Saúde de Diadema-SP Vice presidente do CONASEMS (Contribuições de Silvio Fernandes, assessor do CONASEMS) Desde o início da construção do

Leia mais

GESPÚBLICA. Brasília ǀ 25 de Setembro de 2012

GESPÚBLICA. Brasília ǀ 25 de Setembro de 2012 GESPÚBLICA Brasília ǀ 25 de Setembro de 2012 Resultados Decisões Estratégicas Informações / Análises O PROCESSO DE GESTÃO ESTRATÉGICA Ideologia Organizacional Missão, Visão,Valores Análise do Ambiente

Leia mais

Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência

Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência Projeto de Gestão pela Qualidade Rumo à Excelência Introdução O panorama que se descortina para os próximos anos revela um quadro de grandes desafios para as empresas. Fatores como novas exigências dos

Leia mais

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria Executiva Departamento de Órgãos Extintos

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria Executiva Departamento de Órgãos Extintos Sumário 1 Apresentação 3 2 Planejamento Estratégico do Ministério do Planejamento 4 3 Nossa Missão 5 4 Nossa Visão de Futuro 6 5 Nossos Valores 7 6 Nosso Mapa Estratégico 9 7 Nossos Objetivos Estratégicos

Leia mais

RESOLUÇÃO nº 076 de 13 de setembro de 2012

RESOLUÇÃO nº 076 de 13 de setembro de 2012 RESOLUÇÃO nº 076 de 13 de setembro de 2012 Dispõe sobre a obrigatoriedade da criação do controle interno nos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, bem como no Ministério Público e Tribunal de Contas,

Leia mais

Planejamento estratégico 2016-2019

Planejamento estratégico 2016-2019 Planejamento estratégico 2016-2019 Fortalecer as instituições e a qualidade dos serviços públicos para fortalecer a democracia e a competitividade. www.agendapublica.org.br 2 GOVERNANÇA PARA UM FUTURO

Leia mais

Reunião de Abertura do Monitoramento 2015. Superintendência Central de Planejamento e Programação Orçamentária - SCPPO

Reunião de Abertura do Monitoramento 2015. Superintendência Central de Planejamento e Programação Orçamentária - SCPPO Reunião de Abertura do Monitoramento 2015 Superintendência Central de Planejamento e Programação Orçamentária - SCPPO Roteiro da Apresentação 1. Contextualização; 2. Monitoramento; 3. Processo de monitoramento;

Leia mais

POLITICA NACIONAL DE ATENÇÃO HOSPITALAR - PNHOSP

POLITICA NACIONAL DE ATENÇÃO HOSPITALAR - PNHOSP POLITICA NACIONAL DE ATENÇÃO HOSPITALAR - PNHOSP Macro estratégias Discussão, pactuação tripartite, e publicação de portaria da Politica Nacional de Atenção Hospitalar/PNHOSP no SUS, estabelecendo as diretrizes

Leia mais

DECRETO Nº 7.508, DE 28 DE JUNHO DE 2011.

DECRETO Nº 7.508, DE 28 DE JUNHO DE 2011. DECRETO Nº 7.508, DE 28 DE JUNHO DE 2011. Regulamenta a Lei n o 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde - SUS, o planejamento da saúde, a assistência

Leia mais

MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria do Tesouro Nacional TERMO DE REFERÊNCIA

MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria do Tesouro Nacional TERMO DE REFERÊNCIA 1 MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria do Tesouro Nacional TERMO DE REFERÊNCIA Contratação de um consultor especializado no desenvolvimento de programas voltados à promoção da saúde e da qualidade de vida

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Engenharia Mecânica é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares

Leia mais

Governança Corporativa Gestão de Riscos

Governança Corporativa Gestão de Riscos Governança Corporativa Gestão de Riscos Introdução As constantes mudanças no âmbito global têm fomentado a necessidade do aprimoramento dos controles executados pelas organizações e do ambiente de riscos,

Leia mais

Plano Nacional de Educação: uma dívida histórica do Estado brasileiro

Plano Nacional de Educação: uma dívida histórica do Estado brasileiro Plano Nacional de Educação: uma dívida histórica do Estado brasileiro A Associação Nacional de Política e Administração da Educação ANPAE, fundada em 1961 1, é uma associação civil de caráter educativo,

Leia mais

SUS Sistema Único de Saúde. Desafio político administrativo do modelo universalizado de Gestão

SUS Sistema Único de Saúde. Desafio político administrativo do modelo universalizado de Gestão SUS Sistema Único de Saúde Desafio político administrativo do modelo universalizado de Gestão Princípios Constitucionais do SUS fatores determinantes e condicionantes da saúde : meio físico, meio socio-econômico

Leia mais

ASSISTÊNCIA HOSPITALAR E AS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE

ASSISTÊNCIA HOSPITALAR E AS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE ASSISTÊNCIA HOSPITALAR E AS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE O MODELO DE ATENÇÃO À SAÚDE DO SUS A FRAGMENTAÇÃO DO SISTEMA A CONCEPÇÃO HIERÁRQUICA DO SISTEMA O DESALINHAMENTO DOS INCENTIVOS ECONÔMICOS A INEFICIÊNCIA

Leia mais

Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro

Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro Objetivos da 15ª. Reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do SUS- saúde como DH Mobilizar e estabelecer

Leia mais

Belém/PA, 28 de novembro de 2015.

Belém/PA, 28 de novembro de 2015. CARTA DE BELÉM Reuniram-se em Belém, Conselheiros de Educação de 24 Unidades da Federação, formando a plenária do Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Educação, que ocorreu no período de 25 a 28 de

Leia mais

Assunto: Mudanças trazidas pela Portaria GM/MS 475/2014

Assunto: Mudanças trazidas pela Portaria GM/MS 475/2014 NOTA ORIENTATIVA 01/2014 GCOOR/GGCOF Assunto: Mudanças trazidas pela Portaria GM/MS 475/2014 (Planejamento e Programação, Pactuação, Prestação de Contas e Monitoramento para fins de repasse financeiro)

Leia mais

-CAPÍTULO I ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO

-CAPÍTULO I ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO -CAPÍTULO I ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE RISCO 1. Sistema Sicoob A Estrutura de Gerenciamento do Risco Operacional abaixo visa dar conformidade ao que dispõe a Resolução n 3.380/2006, do Conselho Monetário

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO MUNÍCIPIO DE PALMEIRA-PR

CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO MUNÍCIPIO DE PALMEIRA-PR CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO MUNÍCIPIO DE PALMEIRA-PR RODRIGUES, Tatielle Adams (estagio I); e-mail: adams.tati@gmail.com; RIFFERT, Gracieli Aparecida (supervisora), e-mail:

Leia mais

Symposium on Sustainable Development: New Dimensions for Society & Business Espaço Tom Jobim, Jardim Botânico, Rio de Janeiro, 18 June 2012

Symposium on Sustainable Development: New Dimensions for Society & Business Espaço Tom Jobim, Jardim Botânico, Rio de Janeiro, 18 June 2012 Symposium on Sustainable Development: New Dimensions for Society & Business Espaço Tom Jobim, Jardim Botânico, Rio de Janeiro, 18 June 2012 UMA EXPERIÊNCIA DE PARCERIA SOCIAL PÚBLICO PRIVADA APLICADA À

Leia mais

O PREFEITO MUNICIPAL DE XINGUARA, Estado do Pará, faz saber que a câmara Municipal aprovou e ele sanciona a seguinte lei.

O PREFEITO MUNICIPAL DE XINGUARA, Estado do Pará, faz saber que a câmara Municipal aprovou e ele sanciona a seguinte lei. DO DO PARÁ LEI Nº 877/13 DE 09 DE DEZEMBRO DE 2013. Institui a Política Municipal de Saneamento Básico, e o Plano de Saneamento Básico (PMSB) do Município de Xinguara-Pa e dá outras providências. O PREFEITO

Leia mais

Agendas Estaduais de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e de Educação de Jovens e Adultos

Agendas Estaduais de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e de Educação de Jovens e Adultos Agendas Estaduais de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e de Educação de Jovens e Adultos PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO As Agendas Estaduais de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e Educação

Leia mais

O QUE É UMA POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR (PSST)?

O QUE É UMA POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR (PSST)? O QUE É UMA POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR (PSST)? Original: Guía para redactar una declaración de política OHS Copyright 1997-2006 Centro Canadiense de Salud y Seguridad Ocupacional Disponível

Leia mais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Educação de Qualidade ao seu alcance EDUCAR PARA TRANSFORMAR O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO: LICENCIATURA

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE NUTRIÇÃO CURRÍCULO 2 I INTRODUÇÃO O estágio curricular do curso de Nutrição é uma atividade obrigatória, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais

Leia mais

OFICINA: INOVAÇÃO INSTRUMENTAL NO PLANEJAMENTO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SARGSUS - MÓDULO DO RELATÓRIO DETALHADO DO QUADRIMESTRE ANTERIOR

OFICINA: INOVAÇÃO INSTRUMENTAL NO PLANEJAMENTO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SARGSUS - MÓDULO DO RELATÓRIO DETALHADO DO QUADRIMESTRE ANTERIOR XXIX Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde OFICINA: INOVAÇÃO INSTRUMENTAL NO PLANEJAMENTO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SARGSUS - MÓDULO DO RELATÓRIO DETALHADO DO QUADRIMESTRE ANTERIOR Brasília,

Leia mais

1. Das disposições acerca da avaliação de desempenho no âmbito do PCCTAE

1. Das disposições acerca da avaliação de desempenho no âmbito do PCCTAE Nota Técnica nº 07/2008 SINASEFE. Servidores técnico-administrativos das Instituições Federais de Ensino. Avaliação de desempenho. Previsão sobre a matéria em legislação específica (Lei 11.091/05 e Decreto

Leia mais

Regimento Interno da Comissão Intergestores Bipartite CIB/SC

Regimento Interno da Comissão Intergestores Bipartite CIB/SC ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, TRABALHO E RENDA COLEGIADO ESTADUAL DE GESTORES MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Regimento Interno da Comissão Intergestores Bipartite

Leia mais

Planejamento Estratégico Setorial para a Internacionalização

Planejamento Estratégico Setorial para a Internacionalização Unidade de Projetos de Termo de Referência para elaboração e desenvolvimento de Planejamento Estratégico Setorial para a Internacionalização Agosto de 2009 Elaborado em: 4/8/2009 Elaborado por: Apex-Brasil

Leia mais

WONCA IBEROAMERICANA CIMF

WONCA IBEROAMERICANA CIMF WONCA IBEROAMERICANA CIMF III CÚPULA IBERO AMERICANA DE MEDICINA FAMILIAR FORTALEZA, BRASIL 29 e 30 de abril de 2008 CARTA DE FORTALEZA No ano em que se comemora o 30º Aniversário da Declaração de Alma

Leia mais

Diretrizes para os Serviços Públicos de Saneamento Básico

Diretrizes para os Serviços Públicos de Saneamento Básico Diretrizes para os Serviços Públicos de Saneamento Básico As competências constitucionais Competência para prestação de serviços públicos locais (CF, art. 30) Compete aos Municípios:... V - organizar e

Leia mais

Contas Anuais como procedimento de controle: tendências e perspectivas no âmbito do TCEMG

Contas Anuais como procedimento de controle: tendências e perspectivas no âmbito do TCEMG Contas Anuais como procedimento de controle: tendências e perspectivas no âmbito do TCEMG Heloisa Helena Nascimento Rocha (TCEMG) Pampulha (BH) Oscar Niemeyer PLANO ESTRATÉGICO 2004-2008 1 Reformular rito

Leia mais

Atenção Básica agora é Prioridade!

Atenção Básica agora é Prioridade! Atenção Básica agora é Prioridade! Hêider A. Pinto 1 Rodolfo S. Koerner 2 Diego C. A. Silva 3 Em apenas 10 meses de Governo Dilma Rousseff já podemos afirmar que a Atenção Básica entrou na agenda central

Leia mais

Resumo Gestão de Pessoas por Competências

Resumo Gestão de Pessoas por Competências Resumo Gestão de Pessoas por Competências A coordenação técnica e acompanhamento especializado para a realização do projeto são realizados pela consultora e professora Sonia Goulart, da SG Educação Empresarial.

Leia mais

Introdução. Gestão Ambiental Prof. Carlos Henrique A. de Oliveira. Introdução à Legislação Ambiental e Política Nacional de Meio Ambiente - PNMA

Introdução. Gestão Ambiental Prof. Carlos Henrique A. de Oliveira. Introdução à Legislação Ambiental e Política Nacional de Meio Ambiente - PNMA Gestão Ambiental Prof. Carlos Henrique A. de Oliveira Introdução à Legislação Ambiental e Política Nacional de Meio Ambiente - PNMA O mar humildemente coloca-se abaixo do nível dos rios para receber, eternamente,

Leia mais

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL 1 RESOLUÇÃO Nº 261, DE 2013 (Autoria do Projeto: Vários Deputados) Insere dispositivos no Regimento Interno da Câmara Legislativa do Distrito Federal para criar a Comissão de Fiscalização, Governança,

Leia mais

Briefing para Produção de Material - Assessoria de Comunicação SEDESE - ASSCOM

Briefing para Produção de Material - Assessoria de Comunicação SEDESE - ASSCOM SECRETARIA DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Subsecretaria de Assistência Social Diretoria de Proteção Especial Briefing para Produção de Material - Assessoria de Comunicação SEDESE - ASSCOM 1. Descrição:

Leia mais

Lista de verificação de aspectos de relevância para o gerenciamento de contratos de gestão na Administração Pública

Lista de verificação de aspectos de relevância para o gerenciamento de contratos de gestão na Administração Pública MINISTERIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE GESTÃO Lista de verificação de aspectos de relevância para o gerenciamento de contratos de gestão na Administração Pública Banco de Dados/Roteiro

Leia mais