RESOLUÇÃO COMENTADA PROVA DA FATEC 1º SEMESTRE / 2014

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RESOLUÇÃO COMENTADA PROVA DA FATEC 1º SEMESTRE / 2014"

Transcrição

1 RESOLUÇÃO COMENTADA PROVA DA FATEC 1º SEMESTRE / 2014 Língua Portuguesa, Redação e Inglês Prof. Eduardo Perioli Jr. Matemática, Física e Química Prof. Sérgio Hideo Marimoto Biologia Profª. Giulliana Ap. Lopes de Melo Rocha História e Geografia Prof. Vinícius Silva Pereira

2 Resolução: Alternativa D Por ser uma contração do bíceps, então é um movimento de flexão. Conforme a figura 1 e pelo enunciado do exercício, essa é uma alavanca interpotente. Resolução: Alternativa E Todo o corpo que possui massa está sujeita a força de atração gravitacional, e essa força tem sentido para o centro da Terra. Portanto a alternativa E está de acordo com o cartum.

3 Resolução: Alternativa E Massa do coco (m c ) = 1 kg g = 10 m/s² OP = 5 cm OQ = 30 cm R = força peso coco = m c. g R = 10 N F =? F. d(op) - R.d(OQ) = 0 F. 5 = F = 300/5 F = 60 N Resolução: Alternativa C A única alternatica que representa uma relação de causa e consequência coerente com as ideias contidas no texto é a alternativa C, como consequência temos a falência da cidade de Detroit, antes rica e conhecida pela força de sua indústria automobilística e a causa são as interferências da economia instável e da concorrência asiática dentro deste mercado.

4 Resolução: Alternativa D Analisando o gráfico e as alternativas o período entre 1990 à 2010 (29 e 86 bilhões de dólares) houve um crescimento de 57 bilhões de dólares no faturamento líquido da indústria de automóveis, e que nesse período o PIB industrial passou de 11% para 19%.

5 Resolução: Alternativa E Uma das bases para que ocorresse a 1 Revolução Industrial foi a divisão das etapas de trabalho. Através da divisão houve uma aceleração da produção e aumento do lucro. Com o tempo começou-se a notar que por mais que o trabalho fosse dividido tal produção não poderia aumentar a rapidez da produção, pois era feito na velocidade do operário. Henry Ford observou tal situação na passagem do século XIX para o XX e criou um sistema de produção baseado em uma linha de montagem no qual o operário passaria a trabalhar na velocidade da esteira. Tal sistema de trabalho já foi representado em diversos filmes como o famoso Tempos Modernos de Charles Chaplin. Resolução: Alternativa D Máquinas e equipamentos são classificados como bens de capital. Bens de capital são máquinas e equipamentos que possibilitam a produção de outros bens como, por exemplo, equipamentos de informática, equipamentos de comunicação, veículos automotores. Resolução: Alternativa D Fazendo a análise do gráfico temos: ΔH = H produtos H reagentes ΔH = -10 kj 30 kj ΔH = - 40 kj Portanto uma reação exotérmica. E a = Energia de ativação E a = E E reagentes E a = 60 kj 30kJ E a = 30 kj Temos uma energia de ativação de 30 kj, sendo que 60 kj é a energia do complexo ativado.

6 Resolução: Alternativa C 5% dos pregos são menores 95% dos pregos são padronizados 3% dos parafusos são mais finos 97% dos parafusos são padronizados 60% são pregos e 40% são parafusos Pregos = 0,95. 0,6 = 0,57 = 57% Parafusos = 0,97. 0,4 = 0,388 = 38,8% Probabilidade de um item ser de tamanho e espessura padronizados, temos: Probalilidade = 57% + 38,8% = 95,8 %

7 Resolução: Alternativa D Rotacionando em 90 no sentido horário a Parte 2 e encaixando a Parte 1 na Parte 2 rotacionada, temos: Fazendo uma rotação em 180 no sentido horário a Parte 3 e juntando com a Parte 1 e 2, teremos formado a imagem do retângulo. Resolução: Alternativa A BIFE = Não tem letras em comum com ela, portanto não tem as letras B,I,F e E dessa palavra. FEIA = Tem uma única letra em comum, portanto temos a letra A nessa palavra. FOME = Tem uma única letra em comum. Pode ser a letra O ou M. BAFO = Tem duas letras em comum, e estão na mesma posição. Então são A e O. Portanto essa palavra pode ser escrito da seguinte forma: A O MATE = Tem duas letras em comum e estão na mesma posição. Como eliminamos a letra E e a letra M, a palavra tem o seguinte formato: ATO PEMA = Tem exatamente duas letras em comum com elas, uma na mesma posição e outra não. Por ter eliminado a letra E e M, e a letra A já apareceu na palavra, então restou a letra P. Portanto a palavra é PATO.

8 Resolução: Alternativa C Observando a figura, temos uma relação entre posição e quadradinhos. A cada posição é o numero de quadradinhos correspondentes somando uma unidade. Por exemplo, a 4ª posição tem 5 quadradinhos. A 5ª posição tem 6 quadradinhos e assim sucessivamente. Então a 96ª posição teremos 97 quadradinhos. Dividindo 97 por 2, temos: 97:2 = 48 e resto = 1. Pela disposição dos quadradinhos percebemos que se a divisão por 2 for exata, teremos o mesmo número de quadradinhos cinza e preto. Se o resto for 1, teremos um quadradinho preto a mais. Portanto teremos 48 quadradinhos cinza e 49 quadradinho preto. Questão 13 Resolução: Alternativa B Dados brancos : -1, 0, 1, 2 Dados vermelhos: -2, -1, 0,1 Possíveis valores para que o produto seja negativo: (-1, 1), (1, -2), (1, -1), (2, -2), (2, -1) Portanto temos 5 possibilidades para que o produto seja negativo.

9 Questão 14 Resolução: Alternativa B Considerando que a, b e c são algarismos não nulos, inteiros e positivos e dadas as condições: a b = 1 (ab)² = caab, temos: b² = b Os possíveis valores para que b² = b, são 1, 5 e 6, pois 1² = 1, 5² = 25 e 6² = 36 Adotando b=1, temos a = 2. (ab)² = caab 21² = 441. Então b = 1 não serve pois tem apenas 3 algarismos. Para b=5, temos a=6 (ab)² = caab 65² = 4225 Comparando, temos a=2. Isso difere do valor de a=6. Portanto para b=5 não serve. Agora utilizando b=6, temos a = 7 (ab)² = caab 76² = 5776 Observando a relação acima, percebemos que a=7. Portanto para a = 7, b = 6 é valido. Então c = 5 Calculando 100.c + 10.b + a, temos: = = 567 Resolução: Alternativa A Período da Baixa Idade Média é marcado pelo enfraquecimento do sistema feudal. Após as Cruzadas há uma abertura comercial que colabora para um desenvolvimento comercial na Europa e o fortalecimento de uma classe de comerciantes que recebe o nome de burguesia.

10 Resolução: Alternativa C Essa questão poderia ser resolvida por critério de eliminação. A alternativa A está errada, pois os países capitalistas não impediram o desenvolvimento tecnológico dos países socialistas. Basta lembrar que o primeiro homem a chegar ao espaço foi um soviético. A alternativa B está errada, pois o BRICS não é um bloco econômico e não existia na década de 1970 uma classificação a esses países dessa forma. A alternativa D está errada, pois a Guerra Fria envolvia também disputas na área da tecnologia basta lembrar da corrida armamentista e espacial. A globalização não permitiu o avanço tecnológico equilibrado nem na década de 70 e nem atualmente. Resolução: Alternativa E Durante o final do século XIX e início do XX as classes operárias eram fortemente influenciadas por ideais anarquistas e posteriormente socialistas. Porém a questão é muito clara ao perguntar a influência do texto que trata do fim de privilégios, da participação do povo com base em uma Constituição. Tais ideias foram desenvolvidas com base no iluminismo que defendia a liberdade de expressão e imprensa; Governo baseado em uma Constituição; Direitos iguais para todos em uma sociedade sem privilégios.

11 Resolução: Alternativa B A utilização da mão de obra escrava foi fundamental para o desenvolvimento econômico da América Portuguesa e da Grécia Antiga. Porém na Grécia Antiga os escravos eram conquistados em guerras, por nascença ou por dívida e não possuíam uma cor de pele ou origem específica. Já na América Portuguesa os escravos eram especificamente indígenas ou de origem africana. Resolução: Alternativa B Getúlio em sua primeira passagem na presidência do Brasil que durou de ficou marcado pelo desenvolvimento de uma legislação trabalhista, pela inclusão da mulher no direito ao voto e por sua postura populista. Tal postura em conjunto de suas ações criou uma imagem positiva de Getúlio junto ao povo. O Brasil entrou na Segunda Guerra Mundial após um acordo com os E.U.A.. O governo brasileiro dizia que o Brasil lutava contra os governos autoritários de Mussollini e Hitler. Medida contraditória, pois o Brasil naquele momento vivia um regime ditatorial conhecido como Estado Novo. Setores da elite e da área militar que estavam cansados de ser meros coadjuvantes da política brasileira começaram a reivindicar a saída de Getúlio e a volta da democracia. Foi decidido que em 1945 abririam novas eleições e que Getúlio não poderia se candidatar naquele momento. Tal fato gerou diversas manifestações em favor de Getúlio e por sua manifestação no poder que ficou conhecido como Movimento Queremista.

12 Resolução: Alternativa D Dadas as equações acima, temos que em I é a combustão do etanol e a II é a combustão da gasolina. Resolução: Alternativa C CO 2(g) ΔH f = kj /mol H 2 O (l) ΔH f = kj /mol Na combustão do etanol, temos 2 mol de CO 2 e 3 mols de H 2 O, portanto: ΔH f produtos = 2.(- 393) + 3.(- 286) ΔH f produtos = ΔH f produtos = kj/ mol ΔH = ΔH f produtos - ΔH f reagentes ,8 = ΔH f reagentes ΔH f reagentes = ,8 ΔH f reagentes = - 277,2 kj / mol

13 Resolução: Alternativa D Observando o esquema acima, temos que o polo negativo é o ânodo e o positivo é o cátodo. Dadas as semirreações: 1. Ânodo : H 2 2 H e - 2. Cátodo : O H + + 4e - 2 H 2 O Multiplicando a primeira por 2, temos: 2 H 2 4 H e - O H + + 4e - 2 H 2 O Somando as duas equações temos: 2 H 2 + O 2 2 H 2 O Temos que a proporção dos gases reagentes é 2H 2 : 1 O 2 Resolução: Alternativa C A etapa consiste na adição de Ca(OH) 2 e Al 2 (SO 4 ) 3, que aglutina as partículas que ficam suspensas. Esse processo é conhecido como floculação.

14 Resolução: Alternativa A 1 NaOH + 1 HCl 1 NaCl + 1 H 2 O Calcularemos quantos mols há em 20 ml de HCl = 0,020 L 0,5 mol de HCl L n mols de HCl ,020L n = 0,5. 0,020 n = 0,01 mol Como a reação é de 1 mol de NaOH para 1 mol de HCl, então temos também 0,01 mol de NaOH 1 mol de NaOH g 0,01 mols de NaOH x x = 0,4 g de NaOH 1 g % 0,4g y y = 40% Portanto o grau de pureza é de 40%

15 Resolução: Alternativa D No primeiro parágrafo do texto temos o autor afirmando que (...)esse dilema pode explicar, às vezes, porque ele é, de fato, a fada do dente. Resolução: Alternativa D O autor afirma que, a partir dos dados contidos no gráfico apresentado ele pode indicar a existência de uma partícula subatômica. Resolução: Alternativa C O autor coloca no texto que, quando a criaça perde um dente de leite, os pais ficam presos a um impasse, um dilema, os pais devem acabar com a diversão das crianças ou mentir em relação à existência da fada do dente. Resolução: Alternativa D Os dois pronomes tem uma tradução o conectivo que e para tal conjução em inglês, podemos substituir por that.

16 Resolução: Alternativa B Os pronomes em destaque, substituem os substantivos Father Christimas (He Ele) e parents (They Eles). Resolução: Alternativa D Se a altura de cada coluna vale 10,5 m e isso equivale aos 61,8%, então a altura da fachada do Partenon vale: 10,5 m ,8% H % H = 10, / 61,8 H = 1050 / 61,8 H = 16,99 17 m H = 17 m

17 Resolução: Alternativa D a 1 = 261 a 13 = 522 Calcularemos primeiro a razão q para calcularmos o décimo termo. a 13 = a 1.q = 261. q 12 q 12 = 522 / 261 q 12 = 2 q = 2 1/12 a 10 = a 1. q 9 a 10 = 261. (2 1/12 ) 9 a 10 = /12 a 10 = /4 a 10 = 261. Resolução: Alternativa A M = 2.C i = 8% a.a = 0,08 M = C.(1+i) n 2.C = C.(1+0,08) n 2 = (1,08) n Multiplicando por log em ambos os lados, temos: log 2 = log (1,08) n log 2 = n.log (1,08) 0,30 = n.0,03 n = 0,30 / 0,03 n = 10 Resolução: Alternativa C

18 Calculando a parte cinza do triângulo: A cinza = A A A cinza = A cinza = cm² Calcularemos a área do triangulo equilátero de lado 32 cm e depois do triângulo menor de lado 16 cm. Área do triângulo = Base x altura / 2 Altura do triângulo equilátero = L. 3 A = ( ) /2cm² A = cm² Agora que sabemos a parte cinza, a área da figura formada pela composição do retângulo mais a do triângulo é: A = ( ) /2 cm² A = 64 3 cm² A retângulo = = 1800 cm² Área = A cinza + A retângulo Área = Área = ( ) cm² Resolução: Alternativa B Calcularemos primeiro o volume da cabeça, do corpo e depois da ponta desse prego. V cabeça = π.4². 1 = 16π mm³ V corpo = π.3². 60 = 540π mm³ V ponta = π.3².2 /3 = 6π mm³ V prego = 16 π π + 6 π V prego = 562 π mm³ Como são 100 pregos, basta multiplicar o volume do prego por 100. V = π V = π mm³ V prego = V cabeça + V corpo + V ponta

19 Resolução: Alternativa D Massa (m) = 6000 ton = kg Profundidade (h) = 350 m Velocidade (v) = 12 m/s Situação I. Submarino esteja completamente estático ( v = 0 m/s e a somatória de forças iguais a zero). Portanto: Empuxo = peso E = m.g E = E = N Situação II. Velocidade constante, totalmente submerso e próximo a lâmina d água onde o campo gravitacional é constante. Quantidade de movimento (p) = massa x velocidade p = m. v p = p = p = 7, kg.m/s Resolução: Alternativa C Se o avião está voando com velocidade constante e permanece à mesma altura, significa que a soma de todas as forças que age no avião é nula. Velocidade constante, a = 0 m/s². Portanto a força resultante será nula. F motora - R ar = 0 F motora = R ar Permanece a mesma altura então: Empuxo = Peso

20 Resolução: Alternativa A Calcularemos a velocidade do trem Britânico e do Hyperloop. Trem Britânico: ΔS = 880 km Δt = 8h V = ΔS / Δt V B = 880/8 V B = 110 km/h Hyperloop: ΔS = 610 km Δt = 30 min = 0,5 h V = ΔS / Δt V = 610/0,5 V = 1220 km/h 1220 km/h % 110 km/h x X = / 1220 X = 9,01 % X 9% Resolução: Alternativa B KERS é um dispositivo usado para converter parte da energia desperdiçada nas frenagens em tipos mais úteis de energia. Nesse processo de frenagens há transformação de energia cinética em energia térmica.

21 Resolução: Alternativa E Considerando o fato descrito, o prédio se assemelha com um espelho côncavo e o carro ficou posicionado em um foco secundário.

22 Resolução: Alternativa C A alternativa A está errada, pois as obras do Jorge Amado estão no contexto da produção de cacau no sul da Bahia. A alternativa B está errada, pois a obra de Guimarães rosa trata dos sertões do norte de Minas e não da região do Mato Grosso ou Goiás onde há produção de soja. Alternativa C está correta, pois relaciona as obras de Veríssimo com a campanha gaúcha que historicamente foi marcada pela pecuária extensiva para produção de charque e couro. Região de clima subtropical, marcada por uma vegetação gramínea. Resolução: Alternativa D Ainda hoje o estado de São Paulo é o mais industrializado do país, porém da década de 80 até os dias atuais essa região vem perdendo suas indústrias para outras regiões. Tal fator é o que chamamos de descentralização das indústrias. A descentralização tem acontecido devido o alto custo de mão de obra, impostos e pelos incentivos fiscais oferecidos por outras regiões. Isso tem colaborado para a ida de muitas fábricas para a região nordeste do país.

23 Resolução: Alternativa B As mais recentes discussões envolvendo o uso da água no país foram a usina hidrelétrica de Belo Monte e a transposição do Rio São Francisco. A região destacada no mapa a esquerda é uma região do nordeste o que excluiria a Usina de Belo Monte que está sendo construída no Pará. O principal rio da Bacia III é o rio São Francisco. Resolução: Alternativa E Devido a adoção do EURO como moeda oficial muitos países contraíram dívidas com a construção de obras de infraestrutura e com o aumento do quadro de funcionários. A baixa capacidade de produção desses países não conseguiu pagar a dívida vigente o que colaborou para um colapso financeiro. Resolução: Alternativa C Após mais de 30 anos de ditadura o governo de Mubarak foi derrubado por um movimento popular no Egito. Tal movimento teve como peculiaridade o fato de organizar as manifestações via redes sociais como o Facebook. Nas eleições pós-ditadura foi eleito Mohamed Morsi que em pouco tempo de governo foi deposto por setores populares e do exército após tentar implantar alguns projetos de base islâmica.

24 Resolução: Alternativa A A célula cancerígena é a divisão proliferada de células somáticas, portanto, mitose. O número do material genético, apesar de uma mutação, não é afetado, gerando células com o mesmo número de cromossomos e a mesma capacidade de duplicação. Resolução: Alternativa C Os cromossomos são o resultado do processo de duplicação das cromatinas das células, que por sua vez, é composta por DNA e proteínas (histonas). O DNA é transcrito em uma molécula de RNA, ambos formados por unidades básicas: os nucleotídeos, a fim de ser traduzido em variadas proteínas do nosso organismo, essas formadas por aminoácidos.

25 Resolução: Alternativa D Os fungos são seres vivos desprovidos de cloroplastos e clorofila, logo, são incapazes de realizar fotossíntese, assim, é necessário buscar a matéria orgânica necessária à sua sobrevivência através do meio onde vivem. Decompositores natos, os fungos se aproveitaram da celulose das páginas dos livros da biblioteca para retirar essa matéria orgânica que tanto precisam. Resolução: Alternativa C As características genéticas de qualquer criança sempre são determinadas pelos genótipos do pai e da mãe dela, logo, de Eduardo e Mônica, pois foram deles os gametas fecundados.

26 Resolução: Alternativa E A filogenia dá a entender que as aves e os crocodilos sãogrupos mais próximos. Resolução: Alternativa D Pelas características nacionalistas presentes no texto através de seu patriotismo, às referências históricas e ao cargo de major presente no texto fazendo referência ao exércio, podemos concluir que o texto trata de Policarpo Quaresma, protagonista de O Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto.

27 Resolução: Alternativa C Pelo excesso de confiança do chefe na tecnologia (computador), é criada uma situação difícil ao ter que substituir um funcionário exemplar.

28 Resolução: Alternativa B A marca clara do discurso direto está na voz da personagem dada pelo narrador; por isso, somos capazes de perceber o ponto de vista, as reações e os sentimento das personagens dentro do texto. Resolução: Alternativa D Quanto à colocação pronominal dos pronomes oblíquos átonos, a norma deixa claro que estas partículas não podem iniciar um período, portanto, a marca pronominal no início de períodos é considerada uma marca coloquial, ou seja, da linguagem falada. Resolução: Alternativa A O particípio passado do verbo chegar é chegado; a conjugação correta do verbo propor neste caso é propuseram; as formas verbais convém e contêm são ditadas pela mesma regra: no caso da terceira pessoa do singular deve-se usar o acento agudo e no plural, o cincunflexo.

29 Comentário: A proposta de redação nos apresenta um tema cotidiano e muito presente em nossa sociedade, principalmente no Brasil. A proposta deixa clara uma questão a ser respondida e espera do candidato a exposição de um ponto de vista que defenda uma das duas possíveis vertentes a serem seguidas: ter um negócio próprio ou trabalhar como empregado. O candidato poderia seguir vários pontos de discussão; no caso da escolha da primeira opção, seria interessante o candidato citar a flexibilidade de ter seu próprio negócio, como horários e organização do trabalho, a capacidade de empreendedorismo da pessoa em questão, o gerenciamento próprio de todos os pontos de um negócio. Já optando pela segunda opção, o candidato poderia citar a menor preocupação, o fato do empregado fazer seu trabalho e ir embora sem pensar em casa nos seus afazeres de trabalho, os direitos e benefícios assegurados a empregados e um melhor planejamento de sua vida, tanto em âmbito financeiro, como social. Além de tudo, seria interessante assinal o preparo e a capacidade de cada cidadão para cada uma das duas situações, para que ficasse claro que nem todos podem seguir uma ou oura ponta, já que perfil, personalidade, formação e vários outros fatores devem ser levados em consideração quando um indivíduo escolhe abrir um próprio negócio.

Soluções Nível 1 5 a e 6 a séries (6º e 7º anos) do Ensino Fundamental

Soluções Nível 1 5 a e 6 a séries (6º e 7º anos) do Ensino Fundamental a e 6 a séries (6º e 7º anos) do Ensino Fundamental 1. (alternativa C) Os números 0,01 e 0,119 são menores que 0,12. Por outro lado, 0,1 e 0,7 são maiores que 0,. Finalmente, 0,29 é maior que 0,12 e menor

Leia mais

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. "Uma arma verdadeiramente competitiva"

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. Uma arma verdadeiramente competitiva Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos "Uma arma verdadeiramente competitiva" Pequeno Histórico No período do pós-guerra até a década de 70, num mercado em franca expansão, as empresas se voltaram

Leia mais

Capítulo 4 Trabalho e Energia

Capítulo 4 Trabalho e Energia Capítulo 4 Trabalho e Energia Este tema é, sem dúvidas, um dos mais importantes na Física. Na realidade, nos estudos mais avançados da Física, todo ou quase todos os problemas podem ser resolvidos através

Leia mais

x0 = 1 x n = 3x n 1 x k x k 1 Quantas são as sequências com n letras, cada uma igual a a, b ou c, de modo que não há duas letras a seguidas?

x0 = 1 x n = 3x n 1 x k x k 1 Quantas são as sequências com n letras, cada uma igual a a, b ou c, de modo que não há duas letras a seguidas? Recorrências Muitas vezes não é possível resolver problemas de contagem diretamente combinando os princípios aditivo e multiplicativo. Para resolver esses problemas recorremos a outros recursos: as recursões

Leia mais

QUESTÃO 1 ALTERNATIVA B

QUESTÃO 1 ALTERNATIVA B 1 QUESTÃO 1 Marcos tem 10 0,25 = 2,50 reais em moedas de 25 centavos. Logo ele tem 4,30 2,50 = 1,80 reais em moedas de 10 centavos, ou seja, ele tem 1,80 0,10 = 18 moedas de 10 centavos. Outra maneira

Leia mais

GABARITO PRÉ-VESTIBULAR

GABARITO PRÉ-VESTIBULAR LINGUAGENS 01. C 02. D 03. C 04. B 05. C 06. C 07. * 08. B 09. A 10. D 11. B 12. A 13. D 14. B 15. D LÍNGUA ESTRANGEIRA 16. D 17. A 18. D 19. B 20. B 21. D MATEMÁTICA 22. D 23. C De acordo com as informações,

Leia mais

Fundamentos da Matemática

Fundamentos da Matemática Fundamentos da Matemática Aula 10 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO APRESENTAÇÃO SOBRE O TEMA: GUERRA COMERCIAL DA INFORMÁTICA VITÓRIA ES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO APRESENTAÇÃO SOBRE O TEMA: GUERRA COMERCIAL DA INFORMÁTICA VITÓRIA ES UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO APRESENTAÇÃO SOBRE O TEMA: GUERRA COMERCIAL DA INFORMÁTICA VITÓRIA ES UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO APRESENTAÇÃO SOBRE O TEMA: GUERRA COMERCIAL DA INFORMÁTICA

Leia mais

O DNA é formado por pedaços capazes de serem convertidos em algumas características. Esses pedaços são

O DNA é formado por pedaços capazes de serem convertidos em algumas características. Esses pedaços são Atividade extra Fascículo 2 Biologia Unidade 4 Questão 1 O DNA é formado por pedaços capazes de serem convertidos em algumas características. Esses pedaços são chamados de genes. Assinale abaixo quais

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

Solução da prova da 1 a fase OBMEP 2008 Nível 1

Solução da prova da 1 a fase OBMEP 2008 Nível 1 OBMEP 00 Nível 1 1 QUESTÃO 1 Como Leonardo da Vinci nasceu 91 anos antes de Pedro Américo, ele nasceu no ano 14 91 = 145. Por outro lado, Portinari nasceu 451 anos depois de Leonardo da Vinci, ou seja,

Leia mais

PROBLEMA, MUDANÇA E VISÃO

PROBLEMA, MUDANÇA E VISÃO PROBLEMA, MUDANÇA E VISÃO Esse é o ponta-pé inicial da sua campanha. Se você não tem um problema, não tem porque fazer uma campanha. Se você tem um problema mas não quer muda-lo, também não tem porque

Leia mais

INTRODUÇÃO. Fui o organizador desse livro, que contém 9 capítulos além de uma introdução que foi escrita por mim.

INTRODUÇÃO. Fui o organizador desse livro, que contém 9 capítulos além de uma introdução que foi escrita por mim. INTRODUÇÃO LIVRO: ECONOMIA E SOCIEDADE DIEGO FIGUEIREDO DIAS Olá, meu caro acadêmico! Bem- vindo ao livro de Economia e Sociedade. Esse livro foi organizado especialmente para você e é por isso que eu

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

No modo de produção escravista os trabalhadores recebiam salários muito baixos.

No modo de produção escravista os trabalhadores recebiam salários muito baixos. Atividade extra Fascículo 2 Sociologia Unidade 3 Questão 1 Leia com atenção o texto de Paul Lovejoy sobre escravidão: Enquanto propriedade, os escravos eram bens móveis: o que significa dizer que eles

Leia mais

FÍSICA PARA PRF PROFESSOR: GUILHERME NEVES

FÍSICA PARA PRF PROFESSOR: GUILHERME NEVES Olá, pessoal! Tudo bem? Vou neste artigo resolver a prova de Fïsica para a Polícia Rodoviária Federal, organizada pelo CESPE-UnB. Antes de resolver cada questão, comentarei sobre alguns trechos das minhas

Leia mais

Sumário. Prefácio... xi. Prólogo A Física tira você do sério?... 1. Lei da Ação e Reação... 13

Sumário. Prefácio... xi. Prólogo A Física tira você do sério?... 1. Lei da Ação e Reação... 13 Sumário Prefácio................................................................. xi Prólogo A Física tira você do sério?........................................... 1 1 Lei da Ação e Reação..................................................

Leia mais

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Autor: Dominique Turpin Presidente do IMD - International Institute for Management Development www.imd.org Lausanne, Suíça Tradução:

Leia mais

Equações do segundo grau

Equações do segundo grau Módulo 1 Unidade 4 Equações do segundo grau Para início de conversa... Nesta unidade, vamos avançar um pouco mais nas resoluções de equações. Na unidade anterior, você estudou sobre as equações de primeiro

Leia mais

Geografia QUESTÕES de 01 a 06 INSTRUÇÕES: Questão 01 (Valor: 15 pontos)

Geografia QUESTÕES de 01 a 06 INSTRUÇÕES: Questão 01 (Valor: 15 pontos) Geografia QUESTÕES de 01 a 06 LEIA CUIDADOSAMENTE O ENUNCIADO DE CADA QUESTÃO, FORMULE SUAS RESPOSTAS COM OBJETIVIDADE E CORREÇÃO DE LINGUAGEM E, EM SEGUIDA, TRANSCREVA COMPLETAMENTE CADA UMA NA FOLHA

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 Os primeiros passos do SAC 2.0 da TAM A trajetória da TAM sempre foi guiada pela disponibilidade de servir seus clientes; nas redes sociais, essa filosofia não poderia

Leia mais

APURAÇÃO DO RESULTADO (1)

APURAÇÃO DO RESULTADO (1) APURAÇÃO DO RESULTADO (1) Isnard Martins - UNESA Rodrigo de Souza Freitas http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/rodrigosfreitas/conhecendocontabilidade012.asp 1 Apuração do Resultado A maioria das

Leia mais

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO)

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Parte: 1 Prof. Cristóvão Cunha Objetivos de aprendizagem

Leia mais

Um forte elemento utilizado para evitar as tendências desagregadoras das sociedades modernas é:

Um forte elemento utilizado para evitar as tendências desagregadoras das sociedades modernas é: Atividade extra Fascículo 3 Sociologia Unidade 5 Questão 1 Um forte elemento utilizado para evitar as tendências desagregadoras das sociedades modernas é: a. Isolamento virtual b. Isolamento físico c.

Leia mais

Análise e Resolução da prova de Auditor Fiscal da Fazenda Estadual do Piauí Disciplina: Matemática Financeira Professor: Custódio Nascimento

Análise e Resolução da prova de Auditor Fiscal da Fazenda Estadual do Piauí Disciplina: Matemática Financeira Professor: Custódio Nascimento Análise e Resolução da prova de Auditor Fiscal da Fazenda Estadual do Piauí Disciplina: Professor: Custódio Nascimento 1- Análise da prova Neste artigo, faremos a análise das questões de cobradas na prova

Leia mais

PROVA MENSAL QUESTÃO 1

PROVA MENSAL QUESTÃO 1 PROVA MENSAL QUESTÃO 1 a) (0,5) O texto acima retrata uma característica urbana que virou uma tendência com o avanço da globalização. Identifique essa característica, utilizando-se de elementos do texto.

Leia mais

Análise e Resolução da prova de Analista do Tesouro Estadual SEFAZ/PI Disciplinas: Matemática Financeira e Raciocínio Lógico Professor: Custódio

Análise e Resolução da prova de Analista do Tesouro Estadual SEFAZ/PI Disciplinas: Matemática Financeira e Raciocínio Lógico Professor: Custódio Análise e Resolução da prova de Analista do Tesouro Estadual SEFAZ/PI Disciplinas: Matemática Financeira e Raciocínio Lógico Professor: Custódio Nascimento Análise e Resolução da prova de ATE SEFAZ/PI

Leia mais

CURSO ON-LINE PROFESSOR GUILHERME NEVES

CURSO ON-LINE PROFESSOR GUILHERME NEVES Olá pessoal! Neste ponto resolverei a prova de Matemática Financeira e Estatística para APOFP/SEFAZ-SP/FCC/2010 realizada no último final de semana. A prova foi enviada por um aluno e o tipo é 005. Os

Leia mais

Atividade experimental Gerando energia elétrica com a luz do Sol

Atividade experimental Gerando energia elétrica com a luz do Sol Atividade experimental Gerando energia elétrica com a luz do Sol É impossível imaginar o mundo atual sem energia elétrica. Pense em todas as atividades que você realiza em um dia na sua casa; em várias

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 8º Turma: Data: 04/06/2011 Nota: Professor: Edvaldo Valor da Prova: 40 pontos Assinatura do responsável: Orientações

Leia mais

5 Equacionando os problemas

5 Equacionando os problemas A UA UL LA Equacionando os problemas Introdução Nossa aula começará com um quebra- cabeça de mesa de bar - para você tentar resolver agora. Observe esta figura feita com palitos de fósforo. Mova de lugar

Leia mais

Módulo I - Aula 3 Tipos de Sistemas

Módulo I - Aula 3 Tipos de Sistemas Módulo I - Aula 3 Tipos de Sistemas Agora que você já conheceu algumas características dos Sistemas de Informação, nesta aula você vai aprender um pouco sobre tipos de sistemas. Você conhecerá a integração

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Solução da prova da 1 a fase OBMEP 2015 Nível 1. QUESTÃO 1 ALTERNATIVA E Como 2 x 100,00 126,80 = 200,00 126,80 = 73,20, o troco foi de R$ 73,20.

Solução da prova da 1 a fase OBMEP 2015 Nível 1. QUESTÃO 1 ALTERNATIVA E Como 2 x 100,00 126,80 = 200,00 126,80 = 73,20, o troco foi de R$ 73,20. 1 QUESTÃO 1 Como 2 x 100,00 126,80 = 200,00 126,80 = 73,20, o troco foi de R$ 73,20. QUESTÃO 2 Como 4580247 = 4580254 7, concluímos que 4580247 é múltiplo de 7. Este fato também pode ser verificado diretamente,

Leia mais

Como monitorar seus concorrentes e fazer pesquisa de mercado nas redes sociais. Por Gustavo Valvasori

Como monitorar seus concorrentes e fazer pesquisa de mercado nas redes sociais. Por Gustavo Valvasori Como monitorar seus concorrentes e fazer pesquisa de mercado nas redes sociais Por Gustavo Valvasori Índice 1. Introdução 2. Por que monitorar? 3. O que monitorar? 4. Como dialogar 5. Fluxo de comunicação

Leia mais

Resoluções comentadas de Raciocínio Lógico e Estatística SEFAZ - Analista em Finanças Públicas Prova realizada em 04/12/2011 pelo CEPERJ

Resoluções comentadas de Raciocínio Lógico e Estatística SEFAZ - Analista em Finanças Públicas Prova realizada em 04/12/2011 pelo CEPERJ Resoluções comentadas de Raciocínio Lógico e Estatística SEFAZ - Analista em Finanças Públicas Prova realizada em 04/1/011 pelo CEPERJ 59. O cartão de crédito que João utiliza cobra 10% de juros ao mês,

Leia mais

Entendendo a herança genética (capítulo 5) Ana Paula Souto 2012

Entendendo a herança genética (capítulo 5) Ana Paula Souto 2012 Entendendo a herança genética (capítulo 5) Ana Paula Souto 2012 CÂNCER 1) O que é? 2) Como surge? CÂNCER 1) O que é? É o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado

Leia mais

Fina Flor Cosméticos obtém grande melhoria nos processos e informações com suporte SAP Business One

Fina Flor Cosméticos obtém grande melhoria nos processos e informações com suporte SAP Business One Fina Flor Cosméticos obtém grande melhoria nos processos e informações com suporte SAP Business One Geral Executiva Nome da Fina Flor Cosméticos Indústria Cosméticos Produtos e Serviços Desenvolve, fabrica

Leia mais

Lista de Exercícios de Recuperação do 3 Bimestre

Lista de Exercícios de Recuperação do 3 Bimestre Instruções gerais: Lista de Exercícios de Recuperação do 3 Bimestre Resolver os exercícios à caneta e em folha de papel almaço ou monobloco (folha de fichário). Copiar os enunciados das questões. Entregar

Leia mais

Comentários sobre o. Plano Decenal de Expansão. de Energia (PDE 2008-2017)

Comentários sobre o. Plano Decenal de Expansão. de Energia (PDE 2008-2017) Comentários sobre o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE 2008-2017) PAULO CÉSAR RIBEIRO LIMA JANEIRO/2009 Paulo César Ribeiro Lima 2 Comentários sobre o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE 2008-2017)

Leia mais

AP03 OS MODELOS DE PRODUÇÃO DE HENRY FORD

AP03 OS MODELOS DE PRODUÇÃO DE HENRY FORD 1 2 Conhecer os princípios de produção em massa preconizados por Henry Ford Estabelecer correlações entre o Taylorismo e o Fordismo 3 Henry Ford e o modelo T Henry Ford (1863-1947) também é um dos precursores

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

LUGARES E PAISAGENS DO PLANETA TERRA

LUGARES E PAISAGENS DO PLANETA TERRA LUGARES E PAISAGENS DO PLANETA TERRA AS ÁGUAS DE SUPERFÍCIE Os rios são cursos naturais de água doce. Eles podem se originar a partir do derretimento de neve e de geleiras, de um lago ou das águas das

Leia mais

Exercícios sobre Tigres Asiáticos

Exercícios sobre Tigres Asiáticos Exercícios sobre Tigres Asiáticos Material de apoio do Extensivo 1. (UNITAU) Apesar das críticas, nos últimos tempos, alguns países superaram o subdesenvolvimento. São os NIC (Newly Industrialized Countries),

Leia mais

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração A UU L AL A Respiração A poluição do ar é um dos problemas ambientais que mais preocupam os governos de vários países e a população em geral. A queima intensiva de combustíveis gasolina, óleo e carvão,

Leia mais

Atividade extra. Módulo 2 Fascículo 2 Sociologia Unidade 3. Questão 1. Ciências Humanas e suas Tecnologias Sociologia

Atividade extra. Módulo 2 Fascículo 2 Sociologia Unidade 3. Questão 1. Ciências Humanas e suas Tecnologias Sociologia Atividade extra Módulo 2 Fascículo 2 Sociologia Unidade 3 Questão 1 Leia com atenção o texto de Paul Lovejoy sobre escravidão: Enquanto propriedade, os escravos eram bens móveis: o que significa dizer

Leia mais

Equações do primeiro grau

Equações do primeiro grau Módulo 1 Unidade 3 Equações do primeiro grau Para início de conversa... Você tem um telefone celular ou conhece alguém que tenha? Você sabia que o telefone celular é um dos meios de comunicação que mais

Leia mais

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Trabalho / PEM Tema: Frameworks Públicos Grupo: equipe do TCC Entrega: versão digital, 1ª semana de Abril (de 31/03 a 04/04), no e-mail do professor (rodrigues.yuri@yahoo.com.br)

Leia mais

9. o ANO FUNDAMENTAL PROF. ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE

9. o ANO FUNDAMENTAL PROF. ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE 9. o ANO FUNDAMENTAL PROF. ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade I Tempo, espaço, fontes históricas e representações cartográficas. 2

Leia mais

ENEM 2014 - Caderno Cinza. Resolução da Prova de Matemática

ENEM 2014 - Caderno Cinza. Resolução da Prova de Matemática ENEM 014 - Caderno Cinza Resolução da Prova de Matemática 136. Alternativa (C) Basta contar os nós que ocupam em cada casa. 3 nós na casa dos milhares. 0 nós na casa das centenas. 6 nós na casa das dezenas

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

Dito isso, vamos ao que interessa para se abrir um escritório contábil:

Dito isso, vamos ao que interessa para se abrir um escritório contábil: Introdução Como faço para abrir o meu escritório? Administrativamente falando, um escritório de contabilidade é um negócio como outro qualquer. Logo, abrir um escritório contábil vai requerer de você,

Leia mais

Exercícios Teóricos Resolvidos

Exercícios Teóricos Resolvidos Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Matemática Exercícios Teóricos Resolvidos O propósito deste texto é tentar mostrar aos alunos várias maneiras de raciocinar

Leia mais

Palestra: História da Cana-de. de-açúcar no Centro-Oeste Professora: Ana Paula PROJETO: PRODUÇÃO DO AÇÚCAR ORGÂNICO NA JALLES MACHADO S/A

Palestra: História da Cana-de. de-açúcar no Centro-Oeste Professora: Ana Paula PROJETO: PRODUÇÃO DO AÇÚCAR ORGÂNICO NA JALLES MACHADO S/A Palestra: História da Cana-de de-açúcar no Centro-Oeste Professora: Ana Paula PROJETO: PRODUÇÃO DO AÇÚCAR ORGÂNICO NA JALLES MACHADO S/A ORIGEM DA CANA-DE-AÇÚCAR A cana-de de-açúcar é uma planta proveniente

Leia mais

PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências

PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências PROVA TEMÁTICA/2014 Conhecimento e Expressão nas Artes e nas Ciências 5 ANO / ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS. (LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO) Competência

Leia mais

EXERCÍCIOS ON LINE DE GEOGRAFIA 8º 2º TRI. Assinale a única alternativa que não indica uma característica do sistema capitalista.

EXERCÍCIOS ON LINE DE GEOGRAFIA 8º 2º TRI. Assinale a única alternativa que não indica uma característica do sistema capitalista. EXERCÍCIOS ON LINE DE GEOGRAFIA 8º 2º TRI Questão 1 Assinale a única alternativa que não indica uma característica do sistema capitalista. a) Os preços das mercadorias variam de acordo com a procura por

Leia mais

COMO DETERMINAR O PREÇO DE UMA

COMO DETERMINAR O PREÇO DE UMA COMO DETERMINAR O PREÇO DE UMA O que são opções? Precificação de opções Exemplo de árvore recombinante Autores: Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br) Administrador de Empresas graduado pela EAESP/FGV.

Leia mais

Matemática Financeira Módulo 2

Matemática Financeira Módulo 2 Fundamentos da Matemática O objetivo deste módulo consiste em apresentar breve revisão das regras e conceitos principais de matemática. Embora planilhas e calculadoras financeiras tenham facilitado grandemente

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE Universidade Estadual De Maringá gasparin01@brturbo.com.br INTRODUÇÃO Ao pensarmos em nosso trabalho profissional, muitas vezes,

Leia mais

PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA: um estudo nas redes municipal de Porto Alegre e estadual do Rio Grande do Sul

PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA: um estudo nas redes municipal de Porto Alegre e estadual do Rio Grande do Sul PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA: um estudo nas redes municipal de Porto Alegre e estadual do Rio Grande do Sul Vera Maria Vidal Peroni PPGEDU UFRGS Este trabalho é parte da pesquisa intitulada: PROGRAMA

Leia mais

O ESPAÇO NULO DE A: RESOLVENDO AX = 0 3.2

O ESPAÇO NULO DE A: RESOLVENDO AX = 0 3.2 3.2 O Espaço Nulo de A: Resolvendo Ax = 0 11 O ESPAÇO NULO DE A: RESOLVENDO AX = 0 3.2 Esta seção trata do espaço de soluções para Ax = 0. A matriz A pode ser quadrada ou retangular. Uma solução imediata

Leia mais

ESPORTE NÃO É SÓ PARA ALGUNS, É PARA TODOS! Esporte seguro e inclusivo. Nós queremos! Nós podemos!

ESPORTE NÃO É SÓ PARA ALGUNS, É PARA TODOS! Esporte seguro e inclusivo. Nós queremos! Nós podemos! ESPORTE NÃO É SÓ PARA ALGUNS, É PARA TODOS! Esporte seguro e inclusivo. Nós queremos! Nós podemos! Documento final aprovado por adolescentes dos Estados do Amazonas, da Bahia, do Ceará, do Mato Grosso,

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA PRODUÇÃO DE TEXTOS DO JORNAL REPORTAGEM RESENHA CRÍTICA TEXTO DE OPINIÃO CARTA DE LEITOR EDITORIAL

ORIENTAÇÕES PARA PRODUÇÃO DE TEXTOS DO JORNAL REPORTAGEM RESENHA CRÍTICA TEXTO DE OPINIÃO CARTA DE LEITOR EDITORIAL ORIENTAÇÕES PARA PRODUÇÃO DE TEXTOS DO JORNAL REPORTAGEM RESENHA CRÍTICA TEXTO DE OPINIÃO CARTA DE LEITOR EDITORIAL ORIENTAÇÕES PARA OS GRUPOS QUE ESTÃO PRODUZINDO UMA: REPORTAGEM Tipos de Textos Características

Leia mais

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE

A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Aline Trindade A LIBERDADE COMO POSSÍVEL CAMINHO PARA A FELICIDADE Introdução Existem várias maneiras e formas de se dizer sobre a felicidade. De quando você nasce até cerca dos dois anos de idade, essa

Leia mais

Vamos fazer um mundo melhor?

Vamos fazer um mundo melhor? Vamos fazer um mundo melhor? infanto-junvenil No mundo em que vivemos há quase 9 milhões de espécies de seres vivos, que andam, voam, nadam, vivem sobre a terra ou nos oceanos, são minúsculos ou enormes.

Leia mais

36ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA Primeira Fase Nível 3 Ensino Médio

36ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA Primeira Fase Nível 3 Ensino Médio 36ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA Primeira Fase Nível 3 Ensino Médio Esta prova também corresponde à prova da Primeira Fase da Olimpíada Regional nos Estados de: AL BA ES MG PA RS RN SC Terça-feira,

Leia mais

Preciso anunciar mais...

Preciso anunciar mais... Na maioria dos projetos que participamos, temos certeza de que quando o empreendedor inicia um trabalho de CRM, ele busca sempre é por uma vantagem competitiva: uma equipe de vendas mais eficiente, processos

Leia mais

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV 1ª Edição (v1.4) 1 Um projeto de segurança bem feito Até pouco tempo atrás o mercado de CFTV era dividido entre fabricantes de alto custo

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

O conceito de probabilidade

O conceito de probabilidade A UA UL LA O conceito de probabilidade Introdução Nesta aula daremos início ao estudo da probabilidades. Quando usamos probabilidades? Ouvimos falar desse assunto em situações como: a probabilidade de

Leia mais

SAP Customer Success Story Educação Park Idiomas. Park Idiomas: gestão centralizada com SAP Business One

SAP Customer Success Story Educação Park Idiomas. Park Idiomas: gestão centralizada com SAP Business One Park Idiomas: gestão centralizada com SAP Business One Geral Executiva Nome da Park Idiomas Indústria Educação Produtos e Serviços Cursos de inglês e espanhol, oferecidos em franquias situadas em oito

Leia mais

3 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de História e Geografia Nome: n o

3 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de História e Geografia Nome: n o 3 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de História e Geografia Nome: n o 1) Leia esta tirinha de Mauricio de Sousa e divirta-se com ela. Em seguida, resolva a questão proposta. NÃO, CHICO! VOCÊ NÃO

Leia mais

DIREÇÃO NACIONAL DA CUT APROVA ENCAMINHAMENTO PARA DEFESA DA PROPOSTA DE NEGOCIAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO, DAS APOSENTADORIAS E DO FATOR PREVIDENCIÁRIO

DIREÇÃO NACIONAL DA CUT APROVA ENCAMINHAMENTO PARA DEFESA DA PROPOSTA DE NEGOCIAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO, DAS APOSENTADORIAS E DO FATOR PREVIDENCIÁRIO DIREÇÃO NACIONAL DA CUT APROVA ENCAMINHAMENTO PARA DEFESA DA PROPOSTA DE NEGOCIAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO, DAS APOSENTADORIAS E DO FATOR PREVIDENCIÁRIO A CUT e as centrais sindicais negociaram com o governo

Leia mais

6 Quarta parte logística - Quarterização

6 Quarta parte logística - Quarterização 87 6 Conclusão A concorrência aumentou muito nos últimos anos e com isso os clientes estão recebendo produtos com melhor qualidade e um nível de serviço melhor. As empresas precisam, cada vez mais, melhorar

Leia mais

Contagem I. Figura 1: Abrindo uma Porta.

Contagem I. Figura 1: Abrindo uma Porta. Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Combinatória - Nível 2 Prof. Bruno Holanda Aula 4 Contagem I De quantos modos podemos nos vestir? Quantos números menores que 1000 possuem todos os algarismos pares?

Leia mais

DESENVOLVENDO HABILIDADES CIÊNCIAS DA NATUREZA I - EM

DESENVOLVENDO HABILIDADES CIÊNCIAS DA NATUREZA I - EM Olá Caro Aluno, Você já reparou que, no dia a dia quantificamos, comparamos e analisamos quase tudo o que está a nossa volta? Vamos ampliar nossos conhecimentos sobre algumas dessas situações. O objetivo

Leia mais

O sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã

O sucesso de hoje não garante o sucesso de amanhã Com certeza, esse final de século XX e começo de século XXI mudarão nossas vidas mais do que elas mudaram há 30-40 anos atrás. É muito difícil avaliar como será essa mudança, mas é certo que ela virá e

Leia mais

Transcrição aula inaugural Professor Irineu Mario Colombo, reitor do Instituto Federal do Paraná Fevereiro de 2013

Transcrição aula inaugural Professor Irineu Mario Colombo, reitor do Instituto Federal do Paraná Fevereiro de 2013 Transcrição aula inaugural Professor Irineu Mario Colombo, reitor do Instituto Federal do Paraná Fevereiro de 2013 Olá Pessoal Quero desejar as boas-vindas a todos os nossos estudantes, alunos, alunas,

Leia mais

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio 1. Substitua as palavras destacadas e copie as frases, tornando os fragmentos abaixo mais elegantes, além de mais próximos à língua padrão e à proposta

Leia mais

Hoje estou elétrico!

Hoje estou elétrico! A U A UL LA Hoje estou elétrico! Ernesto, observado por Roberto, tinha acabado de construir um vetor com um pedaço de papel, um fio de meia, um canudo e um pedacinho de folha de alumínio. Enquanto testava

Leia mais

Ivan Guilhon Mitoso Rocha. As grandezas fundamentais que serão adotadas por nós daqui em frente:

Ivan Guilhon Mitoso Rocha. As grandezas fundamentais que serão adotadas por nós daqui em frente: Rumo ao ITA Física Análise Dimensional Ivan Guilhon Mitoso Rocha A análise dimensional é um assunto básico que estuda as grandezas físicas em geral, com respeito a suas unidades de medida. Como as grandezas

Leia mais

Regras de Conversão de Unidades

Regras de Conversão de Unidades Unidades de comprimento Regras de Conversão de Unidades A unidade de principal de comprimento é o metro, entretanto existem situações em que essa unidade deixa de ser prática. Se quisermos medir grandes

Leia mais

os botões emocionais Rodrigo T. Antonangelo

os botões emocionais Rodrigo T. Antonangelo Entendendo os botões emocionais dos seus clientes Rodrigo T. Antonangelo Olá amigo e amiga, seja bem-vindo(a) a mais um exercício muito importante que vai te ajudar a levar seus negócios ao próximo degrau.

Leia mais

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO 10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO UMA DAS GRANDES FUNÇÕES DA TECNOLOGIA É A DE FACILITAR A VIDA DO HOMEM, SEJA NA VIDA PESSOAL OU CORPORATIVA. ATRAVÉS DELA, ELE CONSEGUE

Leia mais

Modelos BioMatemáticos

Modelos BioMatemáticos Modelos BioMatemáticos http://correio.fc.ul.pt/~mcg/aulas/biopop/ Pedro J.N. Silva Sala 4.1.16 Departamento de Biologia Vegetal Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Pedro.Silva@fc.ul.pt Genética

Leia mais

COLÉGIO MILITAR DE BELO HORIZONTE CONCURSO DE ADMISSÃO 2006 / 2007 PROVA DE MATEMÁTICA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL

COLÉGIO MILITAR DE BELO HORIZONTE CONCURSO DE ADMISSÃO 2006 / 2007 PROVA DE MATEMÁTICA 5ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL COLÉGIO MILITAR DE BELO HORIZONTE CONCURSO DE ADMISSÃO 006 / 00 PROVA DE MATEMÁTICA ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL CONFERÊNCIA: Chefe da Subcomissão de Matemática Chefe da COC Dir Ens CPOR / CMBH 006 PÁGINA:

Leia mais

Palavras-chave: Educação Matemática; Avaliação; Formação de professores; Pró- Matemática.

Palavras-chave: Educação Matemática; Avaliação; Formação de professores; Pró- Matemática. PRÓ-MATEMÁTICA 2012: UM EPISÓDIO DE AVALIAÇÃO Edilaine Regina dos Santos 1 Universidade Estadual de Londrina edilaine.santos@yahoo.com.br Rodrigo Camarinho de Oliveira 2 Universidade Estadual de Londrina

Leia mais

Matéria: Matemática Assunto: Regra de Três simples Prof. Dudan

Matéria: Matemática Assunto: Regra de Três simples Prof. Dudan Matéria: Matemática Assunto: Regra de Três simples Prof. Dudan Matemática Grandezas diretamente proporcionais A definição de grandeza está associada a tudo aquilo que pode ser medido ou contado. Como

Leia mais

Como o Scup pode ajudar consultores políticos durante o período eleitoral

Como o Scup pode ajudar consultores políticos durante o período eleitoral Como o Scup pode ajudar consultores políticos durante o período eleitoral Primeiros passos no mundo da política Em 1992, o paulista Gilberto Musto iniciou a sua consultoria política na cidade de Fernandópolis.

Leia mais

PARA ONDE VAMOS? Uma reflexão sobre o destino das Ongs na Região Sul do Brasil

PARA ONDE VAMOS? Uma reflexão sobre o destino das Ongs na Região Sul do Brasil PARA ONDE VAMOS? Uma reflexão sobre o destino das Ongs na Região Sul do Brasil Introdução Mauri J.V. Cruz O objetivo deste texto é contribuir num processo de reflexão sobre o papel das ONGs na região sul

Leia mais

As peças a serem usinadas podem ter as

As peças a serem usinadas podem ter as A U A UL LA Fresagem As peças a serem usinadas podem ter as mais variadas formas. Este poderia ser um fator de complicação do processo de usinagem. Porém, graças à máquina fresadora e às suas ferramentas

Leia mais

IDENTIDADE DE POLÍTICOS E DESENVOLVIMENTO DE LONGO- PRAZO

IDENTIDADE DE POLÍTICOS E DESENVOLVIMENTO DE LONGO- PRAZO IDENTIDADE DE POLÍTICOS E DESENVOLVIMENTO DE LONGO- PRAZO Aluno: Isabela Salgado Silva Pereira Orientador: Claudio Ferraz Introdução É de consentimento geral que o nível de desenvolvimento econômico de

Leia mais

COMO ABRIR SUA EMPRESA

COMO ABRIR SUA EMPRESA COMO ABRIR SUA EMPRESA Hoje, ter o próprio negócio é algo muito comum. Flexibilidade, possibilidade de aumentar a renda e instabilidade como funcionário são os principais motivos para se empreender. É

Leia mais

grandeza do número de elétrons de condução que atravessam uma seção transversal do fio em segundos na forma, qual o valor de?

grandeza do número de elétrons de condução que atravessam uma seção transversal do fio em segundos na forma, qual o valor de? Física 01. Um fio metálico e cilíndrico é percorrido por uma corrente elétrica constante de. Considere o módulo da carga do elétron igual a. Expressando a ordem de grandeza do número de elétrons de condução

Leia mais

Projeto Laboratório de Ensino de Genética Jogo Memorizando a Genética

Projeto Laboratório de Ensino de Genética Jogo Memorizando a Genética Universidade Federal de Minas Gerais UFMG Instituto de Ciências Biológicas ICB Projeto Laboratório de Ensino de Genética Jogo Memorizando a Genética Alunos: Bárbara Luiza Júlia Miranda Marina Amaral Priscilla

Leia mais

física EXAME DISCURSIVO 2ª fase 30/11/2014

física EXAME DISCURSIVO 2ª fase 30/11/2014 EXAME DISCURSIVO 2ª fase 30/11/2014 física Caderno de prova Este caderno, com dezesseis páginas numeradas sequencialmente, contém dez questões de Física. Não abra o caderno antes de receber autorização.

Leia mais