CAPACITAÇÃO PARA FISCAIS DE OBRAS E POSTURAS MUNICIPAIS SISTEMA ON-LINE DE ANÁLISE DE PROCESSOS - SIPLAMAVI

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CAPACITAÇÃO PARA FISCAIS DE OBRAS E POSTURAS MUNICIPAIS SISTEMA ON-LINE DE ANÁLISE DE PROCESSOS - SIPLAMAVI"

Transcrição

1 CAPACITAÇÃO PARA FISCAIS DE OBRAS E POSTURAS MUNICIPAIS SISTEMA ON-LINE DE ANÁLISE DE PROCESSOS - SIPLAMAVI Fabiana Meurer Arquiteta e Urbanista Assessoria de Planejamento Territorial AMAVI Outubro/2016

2 INTRODUÇÃO O Sistema on-line de Análise de Processos SIPLAMAVI é um sistema de licenciamento que possibilita aos municípios do Alto Vale controlar o trâmite de processos de construção civil e parcelamento do solo de forma digital, via internet. O SIPLAMAVI também padroniza as exigências para aprovação dos projetos e exigi os documentos para análise em meio digital.

3 INTRODUÇÃO Por meio do SIPLAMAVI, o requerente e responsável técnico pelo projeto podem acompanhar o andamento do processo via internet, através do número do protocolo gerado, além de receber notificações sobre a solicitação por . O SIPLAMAVI também possibilitará a criação de um banco de dados, assim os municípios podem produzir estatísticas sobre os processos, com a extração de relatórios com dados referentes a todas as solicitações e seus respectivos encaminhamentos.

4 ACESSO AO SISTEMA SIPLAMAVI Para acessar o sistema basta ter acesso à internet e estar cadastrado. A AMAVI disponibiliza o nome de usuário (login) e a senha para o primeiro acesso. Após o primeiro acesso, a senha poderá ser trocada por outra de sua preferência. Lembrando que a senha é individual para cada usuário. Apenas os servidores municipais têm acesso ao sistema. Requerentes e responsáveis técnicos têm acesso apenas a página de acompanhamento.

5 ACESSO AO SISTEMA SIPLAMAVI O acesso ao sistema é feito via web, no site da AMAVI, em: Na página inicial está disponível a área de acesso ao sistema, que permite aos usuários a entrada com o nome de usuário e senha.

6 PERFIS E PERMISSÕES DOS USUÁRIOS Para utilizar o SIPLAMAVI, os servidores municipais precisam estar cadastrados no sistema, com pelo menos um dos perfis de usuário: Solicitante; Analista; Fiscal de Obras; Fiscal Sanitário. A AMAVI é responsável por cadastrar e gerenciar os usuários que irão utilizar o sistema.

7 PERFIS E PERMISSÕES DOS USUÁRIOS Cada perfil de usuário tem permissões diferenciadas dentro do SIPLAMAVI: O Solicitante é responsável por cadastrar os pedidos de Consulta de Viabilidade, de Análise Prévia e de Vistorias. O Analista é responsável por responder as Consultas de Viabilidade e as Análises Prévias. O Fiscal de Obras e o Fiscal Sanitário após as vistorias emitem, respectivamente, o Atestado de Vistoria de Obras e o Atestado de Vistoria Sanitária.

8 Página Inicial Na página inicial do sistema pode-se visualizar os processos que estão aguardando parecer e o tempo em que o processo está em espera. Nesta página pode-se também alterar a sua função caso você tenha permissão para atuar em mais de uma função dentro do sistema.

9 Central de Processos Na Central de Processos faz-se os cadastros de pedido, bem como as respostas das Consultas de Viabilidade, Análises Prévias e Vistorias.

10 Central de Processos SIPLAMAVI Como exemplo, para cadastrar um requerimento de Análise Prévia, o Solicitante, é o responsável por receber o processo e inserir todos os dados no sistema: Finalidade do processo; Dados dos Requerente; Dados do Responsável Técnico; Dados do Imóvel; Documentos, conforme a finalidade, em formato digital.

11 Central de Processos SIPLAMAVI No momento do cadastro do requerimento de Análise Prévia, o sistema dispara s avisando do cadastro do pedido para: o analista, o requerente e responsável técnico cadastrados. P.S. Em todas as ações realizadas dentro do SIPLAMAVI, são enviadas notificações por aos envolvidos com o processo.

12 Comprovante de Abertura de Processo Quando um processo é cadastrado, o sistema gera um comprovante de abertura, que estará disponível para visualização e impressão na Central de Processos.

13 Comprovante de Abertura de Processo O comprovante de abertura do processo possui o número do Processo/Protocolo e as informações da abertura do processo. O comprovante apresenta também o código do processo para acompanhamento do status online.

14 Comprovante de Resposta de Análise Quando a Análise Prévia é respondida, o sistema gera um comprovante de análise, que está disponível para visualização e impressão na Central de Processos. O solicitante, requerente e o responsável técnico cadastrados recebem notificação por .

15 Gerar Alvará SIPLAMAVI Quando um processo foi deferido, o sistema gera automaticamente o Alvará, que está disponível para visualização e impressão na Central de Processo. Para gerar o Alvará, você também pode optar por escolher o número de forma manual.

16 Vistorias SIPLAMAVI No cadastro de pedido de vistorias, (permitido apenas para os processos deferidos) o solicitante seleciona as vistorias necessárias (obras, sanitária), o tipo de Habitese (total ou parcial), insere os dados do responsável pela execução do projeto e os demais documentos necessários para a vistoria, em formato digital. Aqui novamente, o sistema envia aos fiscais responsáveis pelas vistorias, avisando do cadastro do pedido de vistoria. P.S. O processo seguirá dentro do sistema com o mesmo número de protocolo do início do processo.

17 Vistorias de Obras SIPLAMAVI Após a vistoria in loco, o fiscal de obras inicia o processo de emissão do Atestado de Vistoria, atestando: Habitabilidade da edificação; Conformidade com o projeto aprovado; Confere a documentação anexada; Conclusão (deferido ou indeferido). Se a opção deferido for selecionada, o sistema abrirá espaço para que o fiscal de obras especifique a área total (m²) que está sendo liberada para o Habite-se, bem como a numeração da edificação.

18 Vistoria Sanitária SIPLAMAVI Após a vistoria in loco, o fiscal sanitário inicia o processo de emissão do Atestado de Vistoria, atestando: se o sistema de tratamento foi instalado de acordo com a memória de cálculo e o detalhamento do sistema aprovado no Alvará; Confere a documentação anexada; Conclusão (deferido ou indeferido).

19 Comprovantes/ Emissão do Habite-se Quando as vistorias são concluídas, o sistema gera o comprovante de vistoria, que estará disponível para visualização e impressão no perfil do processo, na aba Comprovantes. Quando todas as vistorias selecionadas para o processo forem deferidas, o sistema gera automaticamente o HABITE-SE.

20 ACOMPANHAMENTO VIA INTERNET Durante toda a tramitação do processo, o requerente ou responsável técnico poderá acompanhar a movimentação e status do processo, via internet, através do número de protocolo gerado no comprovante de abertura do processo, em: mento O sistema trará as informações gerais do processo, a movimentação e as análises emitidas.

21 ACOMPANHAMENTO VIA INTERNET

22 OBRIGADA! Arq. Fabiana Meurer

PROCAD Sistema Eletrônico de Processos Administrativos

PROCAD Sistema Eletrônico de Processos Administrativos PROCAD Sistema Eletrônico de Processos Administrativos MANUAL PARA USUÁRIOS O Sistema PROCAD é uma das soluções que compõem o SAT Sistema de Arrecadação Tributária. Este manual é um passo-a-passo para

Leia mais

TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA

TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA RESULTADOS DE ALUNO: TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA Para visualizar a publicação de Resultados de Aluno Portaria 0988/2013- GAB, o usuário com o perfil de Escola deve seguir os passos descritos abaixo:

Leia mais

TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA

TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA RESULTADOS DE ALUNO: TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA Para visualizar a publicação de Resultados de Aluno, o usuário com o perfil de Escola deve seguir os passos descritos abaixo: 1º Passo: Acesse o portal:

Leia mais

BAND PAULISTA. Guia de Utilização do Sistema de Envio de Arquivos. Data: 18/09/2018 S.E.A v2.2 Autor: Tecnologia da Informação

BAND PAULISTA. Guia de Utilização do Sistema de Envio de Arquivos. Data: 18/09/2018 S.E.A v2.2 Autor: Tecnologia da Informação Sumário 1. Introdução... 2 2. Padrões dos formatos e codecs.... 3 3. Como recuperar a senha de acesso... 5 4. Como realizar um novo cadastro... 7 5. Como acessar o sistema... 10 6. Como enviar a mídia

Leia mais

Manual de Utilização (Fluxo)

Manual de Utilização (Fluxo) Manual de Utilização (Fluxo) Manual do Usuário - Gestão de Assinaturas Projuris Enterprise Novembro/2014 Gestão de Assinaturas 1 Objetivo Permitir ao usuário efetuar inclusões, alterações e eventualmente

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO PARANÁ MANUAL DE ACESSO E FUNCIONALIDADES DO PORTAL DE SERVIÇOS PJ. Área de Negócio: Portal CRM-PR Pessoa Jurídica

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO PARANÁ MANUAL DE ACESSO E FUNCIONALIDADES DO PORTAL DE SERVIÇOS PJ. Área de Negócio: Portal CRM-PR Pessoa Jurídica CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO PARANÁ MANUAL DE ACESSO E FUNCIONALIDADES DO PORTAL DE SERVIÇOS PJ Área de Negócio: Portal CRM-PR Pessoa Jurídica INFORMAÇÕES SOBRE O LOGIN PESSOA JURÍDICA 1 ACESSO AO

Leia mais

1. ACESSANDO O SISTEMA

1. ACESSANDO O SISTEMA MANUAL DE RECURSOS Este documento apresenta como proceder para realização do cadastro e resolução dos RECURSOS. Passo a Passo 1. ACESSANDO O SISTEMA Para acessar o programa, basta abrir seu navegador e

Leia mais

Manual de Instrução Ambiente Nota Fiscal Prestador. Emitir Nota Fiscal

Manual de Instrução Ambiente Nota Fiscal Prestador. Emitir Nota Fiscal Manual de Instrução Ambiente Nota Fiscal Prestador Este manual tem por finalidade orientar o Prestador de Serviço na utilização do sistema de emissão nota fiscal. Para utilizar o sistema é necessário que

Leia mais

AWGPE Aplicação Web de Gestão de Projetos Elétricos

AWGPE Aplicação Web de Gestão de Projetos Elétricos AWGPE Aplicação Web de Gestão de Projetos Elétricos AWGPE Aplicação Web de Gestão de Projetos Elétricos Índice 01- Apresentação do sistema 02- Telas e Fluxos AWGPE Aplicação Web de Gestão de Projetos Elétricos

Leia mais

Manual Protocolo Virtual Segunda Chamada Versão 1.1. Sumário

Manual Protocolo Virtual Segunda Chamada Versão 1.1. Sumário Sumário 1. Informações Iniciais 1.1. Sobre o sistema Protocolo Virtual Segunda chamada 2. Procedimento do pedido de segunda chamada de Avaliação 3. Aluno Procedimentos do Pedido de Segunda Chamada no SIGA

Leia mais

Manual do Usuário Acompanhamento

Manual do Usuário Acompanhamento Manual do Usuário Acompanhamento Empro - Tecnologia & Informação São José do Rio Preto, São Paulo Sumário Introdução... 3 Acesso... 4 Acompanhamento... 6 Protocolos Abertos... 7 Protocolos Finalizados...

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife PE, CEP: Fone: (81)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, Recife PE, CEP: Fone: (81) Sistema Módulo Perfil Papel PAINEL DE MEMORANDOS Essa funcionalidade centraliza algumas operações do módulo de protocolo que possuem relação com memorandos eletrônicos. O objetivo é tornar ágil o acesso

Leia mais

Matrícula em Disciplina Isolada/Ouvinte

Matrícula em Disciplina Isolada/Ouvinte Matrícula em Disciplina Isolada/Ouvinte A matrícula em disciplina nas modalidades isolada e/ou ouvinte é disponibilizada para a comunidade, em data definida no calendário acadêmico, quando existirem vagas

Leia mais

SAA Cesurg. SAA Aluno

SAA Cesurg. SAA Aluno SAA Cesurg O SAA Cesurg é o Sistema Acadêmico e Administrativo do Cesurg. Uma plataforma web única sobre a qual todos os agentes do Cesurg desenvolvem os seus trabalhos: alunos, professores, coordenadores,

Leia mais

Manual do Usuário. 2 SIAC - Sistema de Atendimento ao Contribuinte

Manual do Usuário. 2 SIAC - Sistema de Atendimento ao Contribuinte Atendente 1 Manual do Usuário DSF - Desenvolvimento de Sistemas Fiscais Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução total ou parcial deste documento sem o pagamento de direitos autorais, contanto

Leia mais

Área Restrita de Usuário COMPRAR RESIDENCIAL

Área Restrita de Usuário COMPRAR RESIDENCIAL Olá, desenvolvemos esse passo-a-passo para lhe orientar como utilizar a sua Área Restrita de Usuário. Nela, você poderá efetuar uma compra ou acompanhar todos os seus projetos. Para se logar em sua Área

Leia mais

MANUAL e-sic GUIA DO SERVIDOR. Governo do Estado do Piauí

MANUAL e-sic GUIA DO SERVIDOR. Governo do Estado do Piauí MANUAL e-sic GUIA DO SERVIDOR Governo do Estado do Piauí 1 Conteúdo Introdução... 3 Sistema Eletrônico de Informação ao Cidadão (e-sic)... 4 Primeiro Acesso... 5 Cadastro...Erro! Indicador não definido.

Leia mais

Projeto de Redesenho dos Processos

Projeto de Redesenho dos Processos PROCESSO INATIVAÇÃO E ADMISSÃO DE PESSOAL M A P A D O P R O C E S S O D E V E R I A S E R E S P E C I F I C A Ç Õ E S ; C R I T É R I O S E I N O V A Ç Õ E S. Pág.1 MAPA DO PROCESSO DEVERIA SER Pág.2 ESPECIFICAÇÕES

Leia mais

4. NOTAS FISCAIS 5. LEGISLAÇÃO 1. CONFIGURAÇÃO E CADASTRO PARA O PRIMEIRO ACESSO

4. NOTAS FISCAIS 5. LEGISLAÇÃO 1. CONFIGURAÇÃO E CADASTRO PARA O PRIMEIRO ACESSO 1. CONFIGURAÇÃO E CADASTRO PARA O PRIMEIRO ACESSO 1.1 Orientações Gerais 1.2 Configuração de software 1.3 Cadastro para acesso 2. CADASTRAMENTO DE PROCESSO 2.1 Primeiro passo 2.2 Escolha de Categoria 2.3

Leia mais

1. ACESSANDO O SISTEMA

1. ACESSANDO O SISTEMA MANUAL DE RECURSOS Este documento apresenta como proceder para realização do cadastro e resolução dos RECURSOS. Passo a Passo 1. ACESSANDO O SISTEMA Para acessar o programa, basta abrir seu navegador e

Leia mais

MANUAL DO E-MÍDIA 15/12/11

MANUAL DO E-MÍDIA 15/12/11 MANUAL DO E-MÍDIA 15/12/11 1 Objetivo Solicitando acesso ao e-mídia Acessando o e-mídia Primeiro acesso ao e-mídia Acessando outra agência do Grupo Acessando os Recursos do e-mídia Geração de relatório

Leia mais

Gerência de Tecnologia da Informação e Inteligência Estratégica. Gestão Integrada de Demandas

Gerência de Tecnologia da Informação e Inteligência Estratégica. Gestão Integrada de Demandas Gestão Integrada de Demandas Manual do Usuário Perfil autoatendimento 2017 Sumário Sumário... 2 O que é o Service Desk Apex-Brasil?... 3 O que é o perfil de autoatendimento?... 3 Como acessar o sistema

Leia mais

INSTRUÇÕES DO MÓDULO REQUERIMENTOS

INSTRUÇÕES DO MÓDULO REQUERIMENTOS Universidade Federal de Minas Gerais Centro de Computação - CECOM INSTRUÇÕES DO MÓDULO REQUERIMENTOS Trancamento Total de Matrícula Belo Horizonte Janeiro de 2018 Versão 3.0 (31/01/2018) Documento revisado

Leia mais

Para acessar o novo Portal do SAEPRO digite em seu navegador de internet: saepro.jundiai.sp.gov.br

Para acessar o novo Portal do SAEPRO digite em seu navegador de internet: saepro.jundiai.sp.gov.br Para acessar o novo Portal do SAEPRO digite em seu navegador de internet: saepro.jundiai.sp.gov.br Você também pode acessar o portal SAEPRO a partir do portal da Prefeitura do Município de Jundiaí. O ícone

Leia mais

Área Restrita de Usuário

Área Restrita de Usuário Olá, desenvolvemos esse passo-a-passo para lhe orientar como utilizar a sua Área Restrita de Usuário. Nela, você poderá efetuar uma compra ou acompanhar todos os seus projetos. Para se logar em sua Área

Leia mais

INSTRUÇÕES DO MÓDULO REQUERIMENTOS

INSTRUÇÕES DO MÓDULO REQUERIMENTOS Universidade Federal de Minas Gerais Centro de Computação - CECOM INSTRUÇÕES DO MÓDULO REQUERIMENTOS Trancamento Total de Matrícula Função: Aluno Belo Horizonte Janeiro de 2018 Versão 2.0 (31/01/2018)

Leia mais

_GESTÃO DE VIAGENS CORPORATIVAS. Manual Acesso Mobile- Novo v.s 2.0

_GESTÃO DE VIAGENS CORPORATIVAS. Manual Acesso Mobile- Novo v.s 2.0 _GESTÃO DE VIAGENS CORPORATIVAS Manual Acesso Mobile- Novo v.s 2.0 Sumário 1.Introdução... 3 2. Cadastro de Dispositivo... 3 3.Criação de reservas e solicitações... 5 4.Aprovação Mobile... 11 5.Acompanhamento

Leia mais

Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Fundação Estadual de Proteção Ambiental. Sistema Online de Licenciamento (SOL)

Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Fundação Estadual de Proteção Ambiental. Sistema Online de Licenciamento (SOL) Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Fundação Estadual de Proteção Ambiental Sistema Online de Licenciamento (SOL) CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DO SOL Sistema Online de Licenciamento (SOL)

Leia mais

RESUMO DO FLUXO DE PROTOCOLO DE DOCUMENTOS

RESUMO DO FLUXO DE PROTOCOLO DE DOCUMENTOS RESUMO DO FLUXO DE PROTOCOLO DE DOCUMENTOS Remessa do Cliente Cliente possui um documento para protocolar em órgãos oficiais. Cliente envia um e-mail para a Oriens (protocolo@oriensconsultoria.com.br)

Leia mais

Requerimento de Movimentação Interna

Requerimento de Movimentação Interna SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO - SEA Sistema de Gestão de Protocolo Eletrônico Requerimento de Movimentação Interna Apresentação Este manual tem como objetivo auxiliar os usuários do Sistema de

Leia mais

Introdução ao SIGAA UFPB

Introdução ao SIGAA UFPB Universidade Federal da Paraíba Pró-Reitoria de Graduação Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Coordenação dos Cursos de Graduação Presenciais de Licenciatura em Letras Introdução ao SIGAA UFPB Informações

Leia mais

Cadastro de Contribuintes

Cadastro de Contribuintes 1 Cadastro de Contribuintes 2 03 04 3. Consulta situação do pedido no cadastro sincronizado... 4. Solicitação com deferimento automático... 4.1 Pesquisas no cadastro sincronizado... 4.2 Pesquisas no siare...

Leia mais

CADASTRO E RESOLUÇÃO DE RECURSOS TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA

CADASTRO E RESOLUÇÃO DE RECURSOS TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA CADASTRO E RESOLUÇÃO DE RECURSOS TUTORIAL DO USUÁRIO DE ESCOLA 1. ACESSO AO SISTEMA DE CADASTRO E RESOLUÇÃO DE RECURSOS Para visualizar o Cadastro e Resolução de Recursos, o usuário com o perfil de Solicitante

Leia mais

REQUISIÇÃO / SOLICITAÇÃO DE COMPRA DE MATERIAL BIBLIOGRÁFICO GUIA RÁPIDO

REQUISIÇÃO / SOLICITAÇÃO DE COMPRA DE MATERIAL BIBLIOGRÁFICO GUIA RÁPIDO REQUISIÇÃO / SOLICITAÇÃO DE COMPRA DE MATERIAL BIBLIOGRÁFICO GUIA RÁPIDO Acessar http://150.162.1.90:8080/pergamumweb/home_geral/index.jsp#) Digitar nome de usuário, senha e captcha Para efetuar uma solicitação

Leia mais

Na parte superior do site, temos um menu com botões que utilizaremos para a navegação do site.

Na parte superior do site, temos um menu com botões que utilizaremos para a navegação do site. MANUAL DO USUÁRIO Esta á a tela inicial da aplicação. Nesta tela podemos efetuar o cadastro, autenticar-se, encontrar os eventos que estão disponíveis para inscrição. Tendo a opção de seleção de eventos

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização É uma conta corrente empresarial totalmente gratuita e digital, com todas as ferramentas necessárias para a boa gestão do dia a dia bancário da sua empresa. Nosso Internet Banking,

Leia mais

Manual do Espaço do Cliente

Manual do Espaço do Cliente Funcionalidade Login Recuperação Alteração de Senha Login Recuperação Alteração de Senha Tela de login Espaço do Cliente 1º. Informar o e-mail válido que foi previamente cadastrado no cadastro de usuários

Leia mais

MANUAL e-sic. Guia do Cidadão. Defensoria Pública do Estado de Rondônia

MANUAL e-sic. Guia do Cidadão. Defensoria Pública do Estado de Rondônia MANUAL e-sic Guia do Cidadão Defensoria Pública do Estado de Rondônia 2017 Apresentação A transparência e o acesso à informação são direitos do cidadão e deveres da Administração Pública. É dever, do Estado,

Leia mais

RESUMO DO FLUXO DE PROTOCOLO DE DOCUMENTOS

RESUMO DO FLUXO DE PROTOCOLO DE DOCUMENTOS RESUMO DO FLUXO DE PROTOCOLO DE DOCUMENTOS Remessa do Cliente Cliente possui um documento para protocolar em órgão oficial. Cliente envia um e-mail para a Oriens Brasília (protocolo@oriensconsultoria.com.br)

Leia mais

Sistema Atena. Pós-Doutorado

Sistema Atena. Pós-Doutorado Sistema Atena Pós-Doutorado 1 ÍNDICE 1. CADASTRO DO CANDIDATO- COMISSÃO DE PESQUISA 1.1. Com cadastro na USP 7 1.2. Sem cadastro na USP 9 2. PROJETO 2.1. Acesso ao Sistema 10 2.2. Incluir Projeto 10 2.3.

Leia mais

O acesso é realizado por login e senha oferecendo mais segurança a suas informações.

O acesso é realizado por login e senha oferecendo mais segurança a suas informações. Prezado Síndico, Seja bem-vindo ao Portal do Síndico, um portal digital desenvolvido para que você tenha informações sobre o empreendimento com mais facilidade e rapidez. Por meio do Portal do Síndico

Leia mais

Manual e-sic GUIA DO CIDADÃO

Manual e-sic GUIA DO CIDADÃO GUIA DO CIDADÃO Consultas Rápidas Introdução O e-sic Primeiro Acesso Acesso ao e-sic Fazendo Nova Solicitação Visualizando Solicitações e seus Detalhes Alterando Dados Pessoais Cadastrados INTRODUÇÃO A

Leia mais

Materialização de certidão eletrônica via CRC Nacional. Serventia Acervo

Materialização de certidão eletrônica via CRC Nacional. Serventia Acervo Materialização de certidão eletrônica via CRC Nacional Ao atualizar o sistema para versão 2017.03.23.0 ou superior, já estará disponível a geração de materialização de certidão em formato XML para outros

Leia mais

Manual de Utilização PrintScout

Manual de Utilização PrintScout Manual de Utilização PrintScout Sumário 1. Login... 3 2. Tela Home... 4 3. Meus Locais... 5 3.1 Editar Local... 6 3.2 Adicionar Equipamento... 7 3.3 Alterar Dados de um Equipamento... 7 3.4 Excluir um

Leia mais

Portal CPE - Cartório Postal Eletrônico. Manual de Utilização

Portal CPE - Cartório Postal Eletrônico. Manual de Utilização Manual de Utilização Utilizar o Portal CPE (Cartório Postal Eletrônico) Para utilizar o Portal, acessar o link https://cartoriopostaleletronico.com.br/ Conforme Figura 1, o Portal pode ser acessado através

Leia mais

Manual do Fornecedor

Manual do Fornecedor Manual do Fornecedor Cadastrando-se no ME Como se cadastrar Reset de Senha Como resetar a senha Conhecendo a Plataforma Como navegar Alterando dados cadastrais Cotação Pedidos Acessando cotações Conhecendo

Leia mais

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola SigFormação Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados Manual do Usuário/Escola 2018 Sumário CADASTRO DE USUÁRIO... 3 LOGIN E CADASTRO DA FORMAÇÃO... 5 ENVIO DO PROJETO FORMAÇÃO...

Leia mais

Passo a Passo para Alterações Cadastrais. 1ª Etapa: Encaminhamento da solicitação de alteração de dados cadastrais

Passo a Passo para Alterações Cadastrais. 1ª Etapa: Encaminhamento da solicitação de alteração de dados cadastrais 1 Passo a Passo para Alterações Cadastrais 1ª Etapa: Encaminhamento da solicitação de alteração de dados cadastrais 1) A solicitação será efetuada pelo funcionário, que a encaminhará via sistema, para

Leia mais

Guia de Uso MobileID Renovação de Certificado Digital

Guia de Uso MobileID Renovação de Certificado Digital MobileID Renovação de Certificado Digital Certisign Certificadora Digital Certisign 2017 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVO... 3 3. REQUISITOS... 3 4. SOLICITAÇÃO DA RENOVAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL...

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

Manual do cliente Pessoa Jurídica

Manual do cliente Pessoa Jurídica Manual do cliente Pessoa Jurídica Emissão, Alteração ou Baixa de CNPJ (REDESIM) Realização O que é a REDESIM? A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, REDESIM,

Leia mais

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Coordenador

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Coordenador Assistência ao Estudante SIGAA Manual do Coordenador SIGAA Módulo Assistência ao Estudante 1 Sumário PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS...3 RECOMENDAÇÕES...3 ACESSANDO O SISTEMA...3 Acesse o SIGAA...3 Acesse o

Leia mais

O Portal Service Desk está disponível no Intrallianz. Para acessá-lo, clique no banner abaixo do menu Minha Intrallianz, opção Portal Service Desk.

O Portal Service Desk está disponível no Intrallianz. Para acessá-lo, clique no banner abaixo do menu Minha Intrallianz, opção Portal Service Desk. Portal Service Desk Manual de Utilização Gestão de Serviços de TI ÍNDICE I. INTRODUÇÃO II. CONCEITOS BÁSICOS DO PORTAL III. PORTAL DO USUÁRIO a. ACESSO b. INÍCIO c. HISTÓRICO DE TICKETS IV. TICKETS a.

Leia mais

Consulta de Documentações - VsNotify

Consulta de Documentações - VsNotify Consulta de Documentações - VsNotify 1 O que é e para que serve VsNotify? O VsNotify é um novo módulo que integra os Sistemas Viasoft. Esse módulo foi desenvolvido para que Clientes e Consultores possam

Leia mais

Módulo Administrativo enota NFS-e

Módulo Administrativo enota NFS-e Módulo Administrativo enota NFS-e Sistema Administrativo de NFS-e do Município Manual do Administrador Criado por: Informática Educativa Índice 1. Sistema Administração... 03 2. Prestadores... 04 3. RPS...

Leia mais

Sumário 1) Acessando o portal prestador ) Emissão de Guias Guia de Consulta Guia de SP/SADT Guia de Solicitação de

Sumário 1) Acessando o portal prestador ) Emissão de Guias Guia de Consulta Guia de SP/SADT Guia de Solicitação de Sumário 1) Acessando o portal prestador... 3 2) Emissão de Guias... 5 2.1 Guia de Consulta... 5 2.2 Guia de SP/SADT... 8 2.3 Guia de Solicitação de internação... 11 2.4 Solicitação de prorrogação de internação...

Leia mais

Instrutivo para uso do SISMOB Implantação de polos do Programa Academia da Saúde. Atualizado em Março de 2016.

Instrutivo para uso do SISMOB Implantação de polos do Programa Academia da Saúde. Atualizado em Março de 2016. Instrutivo para uso do SISMOB Implantação de polos do Programa Academia da Saúde Atualizado em Março de 2016. Acompanhamento das propostas nos sistemas do Ministério da Saúde Propostas de construção de

Leia mais

Você sabia que as suas solicitações de reembolso são totalmente online?

Você sabia que as suas solicitações de reembolso são totalmente online? Você sabia que as suas solicitações de reembolso são totalmente online? É muito fácil e seguro, solicite através do nosso site eletrossaude.com.br ou pelo aplicativo. É bom para você. Que ganha mais tempo

Leia mais

PRODUTOR SAFRA MANUAL DE OPERAÇÕES DO SISTEMA ABR - PRODUTOR

PRODUTOR SAFRA MANUAL DE OPERAÇÕES DO SISTEMA ABR - PRODUTOR PRODUTOR SAFRA MANUAL DE OPERAÇÕES DO SISTEMA ABR - PRODUTOR SUMÁRIO CONVITE PARA ADERIR AO ABR 3 TERMO DE ADESÃO 6 LIBERAÇÃO DA VDP 6 VISUALIZAÇÃO DA VDP 7 VISUALIZAÇÃO DO PCNC 8 VISUALIZAÇÃO DA VCP 10

Leia mais

GUIA DE USO SERVIÇOS PARA IMOBILIÁRIAS

GUIA DE USO SERVIÇOS PARA IMOBILIÁRIAS GUIA DE USO SERVIÇOS PARA IMOBILIÁRIAS Sumário 1 Introdução... 3 2 Acessando os serviços para Imobiliárias... 4 3 Gerenciando clientes... 7 4 Serviços... 11 4.1 2ª via de conta... 11 4.2 Alteração Cadastral...

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ON LINE DE CONTROLE ACADÊMICO GRADUAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ON LINE DE CONTROLE ACADÊMICO GRADUAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA ON LINE DE CONTROLE ACADÊMICO GRADUAÇÃO 2013/1 1 SUMÁRIO 1. ACESSANDO O SISTEMA ON LINE... 3 2. TELA INCIAL... 4 3. MENUS... 4 3.1 Calendário Acadêmico... 5 3.2 Arquivos

Leia mais

Portal nddcargo Manual de Utilização Central de Relacionamento Visão Gerente

Portal nddcargo Manual de Utilização Central de Relacionamento Visão Gerente Portal nddcargo 4.2.6.0 Manual de Utilização Central de Relacionamento Visão Gerente Histórico de alterações Data Versão Autor Descrição 15/04/2014 1 Criação do documento. 2 1. Introdução... 4 2. Navegadores

Leia mais

Sumário. tyller. Manual Configuração Corporate

Sumário. tyller. Manual Configuração Corporate Manualal Corporate Sumário Tipos de Usuários... 3 Página Principal... 4 Controle de Ordem de Serviço... 5 Meus Dados... 6 Meus Dados (Guia Passageiros)...7 Meus Dados (Guia Dados de Acesso)... 8 Meus Dados

Leia mais

Manual de Instalação NF-e Captura Express

Manual de Instalação NF-e Captura Express Manual de Instalação NF-e Captura Express Versão 1.1 Abril 2012 1 Controle de Alterações Nome Data Versão Observação Marcello Paz 20/04/2012 1.0 Criação do documento Thaís Oliveira 03/01/2014 1.1 Atualização

Leia mais

enota NFS-e Prefeitura

enota NFS-e Prefeitura enota NFS-e Prefeitura Sistema de Administração de NFS-e para Prefeitura Manual do Administrador Criado por: Informática Educativa Índice 1. Sobre o sistema...03 2. Tela Incial...04 3. Prestador...05 4.

Leia mais

MANUAL DE PREENCHIMENTO DO MÓDULO TA/LPCO VISÃO EXPORTADOR

MANUAL DE PREENCHIMENTO DO MÓDULO TA/LPCO VISÃO EXPORTADOR MANUAL DE PREENCHIMENTO DO MÓDULO TA/LPCO VISÃO EXPORTADOR 1. INCLUIR PEDIDO DE LPCO 1.1. SELECIONAR MODELO 1.2. PREENCHIMENTO DOS DADOS 1.3. ANEXAÇÃO DE DOCUMENTOS 2. ACOMPANHAMENTO DA ANÁLISE DE LPCO

Leia mais

Funcionalidades da Aba Pesquisador

Funcionalidades da Aba Pesquisador Funcionalidades da Aba Pesquisador Versão 2.0 Histórico de Revisão do Manual Versão Autor Data Descrição 1.0 Equipe suporte 07/11/2013 Criação do Plataforma Brasil documento 2.0 Equipe suporte Plataforma

Leia mais

Registro e Licenciamento de Empresa

Registro e Licenciamento de Empresa Registro e Licenciamento de Empresa Lei Complementar 123, de 14 de dezembro 2006. (Estatuto Nacional das MPEs) Lei Federal nº. 11.598/2007 Estabelece diretrizes e procedimentos para a simplificação e integração

Leia mais

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor / 33 Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor 2/ 33 Manual Coleção Interativa ACESSAR A COLEÇÃO INTERATIVA...

Leia mais

SUMÁRIO 1. Introdução Tela Inicial Consultas, Recebimentos, Despachos e Envio de Processos Consultas de Processos...

SUMÁRIO 1. Introdução Tela Inicial Consultas, Recebimentos, Despachos e Envio de Processos Consultas de Processos... MANUAL DO USUÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Tela Inicial... 4 3. Consultas, Recebimentos, Despachos e Envio de Processos... 5 3.1 Consultas de Processos... 6 3.2 Recebimentos de Processos... 9 3.3...

Leia mais

A tela inicial do Doctor View Web é a própria agenda do profissional.

A tela inicial do Doctor View Web é a própria agenda do profissional. Sumário Agenda... 3 Agendamento... 4 Cadastro... 8 Ficha Paciente... 11 Histórico Clínico... 11 Fotos... 12 Cadastros... 14 Convênio... 14 Grupo... 15 Medicamento... 16 Modelos de Texto... 17 Motivo Agendamento...

Leia mais

PORTAL SOLICITAÇÃO DE EXAMES 1ª EDIÇÃO

PORTAL SOLICITAÇÃO DE EXAMES 1ª EDIÇÃO PORTAL SOLICITAÇÃO DE EXAMES 1ª EDIÇÃO Sumário Objetivo... 3 Cadastro Portal Unimed Curitiba... 4 Acesso ao Portal de Solicitação SP/SADT... 6 1.Login Acesso... 9 2.Identificação... 9 2.1 Identificações:

Leia mais

SGP+Formulários do PMO

SGP+Formulários do PMO SGP+Formulários do PMO Janeiro 2017 Objetivo Manual de utilização dos formulários do PMO contemplado no projeto de Implantação do PMO Corporativo. Formulários: Canvas; Termo de Abertura do Projeto; Plano

Leia mais

SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP

SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP http://www.propg.unifesp.br/fapesp 1 Sumário Registro no sistema... 3 Login... 4 Criar e Alterar Demandas... 5 Inclusão de Itens nas demandas...

Leia mais

A JL tem uma super novidade. para sua empresa!!!!

A JL tem uma super novidade. para sua empresa!!!! A JL tem uma super novidade para sua empresa!!!! Novo sistema de Gestão de Documentos chamado Área do Cliente muito mais fácil e mais completo que substituirá o Safe-doc a partir de 01/10/2015! Prezado

Leia mais

Sistema Atena. Pós-Doutorado

Sistema Atena. Pós-Doutorado Sistema Atena Pós-Doutorado 2018 1 Índice 1. Cadastro do Candidato 5 1.1. Com cadastro na USP 6 1.2. Sem cadastro na USP 8 2. Projeto 9 2.1. Acesso ao Sistema 9 2.2. Incluir Projeto 9 2.3. Aba Projeto

Leia mais

PROTOCOLO ONLINE. Após realizar o login, na tela inicial, o aluno irá clicar em Educacional, para visualizar todas as funcionalidades acadêmicas.

PROTOCOLO ONLINE. Após realizar o login, na tela inicial, o aluno irá clicar em Educacional, para visualizar todas as funcionalidades acadêmicas. PROTOCOLO ONLINE Para acesso a nova funcionalidade do protocolo online e utilização da ferramenta, esse tutorial tem a finalidade de auxiliar no processo, de forma que o aluno consiga realizar todas as

Leia mais

Minuta de Despacho? FS153

Minuta de Despacho? FS153 Como Imprimir Layout de Minuta de Despacho? FS153 Sistema: Futura Server Caminho: Impressos > Minuta de Despacho Referência: FS153 Versão: 2016.04.11 Como Funciona: Esta tela é utilizada para fazer a impressão

Leia mais

MANUAL e-sic GUIA DO CIDADÃO

MANUAL e-sic GUIA DO CIDADÃO MANUAL e-sic GUIA DO CIDADÃO Consultas rápidas Introdução O e-sic Primeiro Acesso Acesso ao e-sic Funções do e-sic Dicas para fazer um pedido Registrar pedido Consultar pedidos Ver Resposta do Pedido Recorrer

Leia mais

MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento

MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento MANUAL Credenciados SGMC Sistema de Gestão de Modalidades de Credenciamento SEBRAE-GO 1 Sumário Introdução... 3 1) Acesso ao Sistema... 4 1.1. LOGIN... 4 1.2. ALTERAR SENHA... 7 1.3. RECUPERAR SENHA...

Leia mais

Solicitação de Serviço

Solicitação de Serviço Solicitação de Serviço Agenda Acesso ao módulo Cadastro de solicitação de serviço Tipos de serviços Pesquisa e edição de solicitação Visualização de relatório de solicitação de serviço Acesso ao Módulo

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor / 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem ACESSAR O GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM...

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL SG3

MANUAL OPERACIONAL SG3 MANUAL OPERACIONAL SG3 (Sistema de Gerenciamento de Terceiros) Introdução O presente manual tem por finalidade orientar todas as empresas terceiras, quanto às funcionalidades do SG3 (Sistema de Gerenciamento

Leia mais

Trâmite de Certidões Manual do usuário

Trâmite de Certidões Manual do usuário 1 Trâmite de Certidões Manual do usuário Desenvolvido por: Renan Luis Gonçalves Soares Versão: 1.0 Equipe responsável: Setor de Tecnologia da Informação 2 3 Controle de Versão de Documento Versão Data

Leia mais

SUMÁRIA 1. O QUE É O EOL? ACESSANDO O EOL TELA INICIAL EXAMES ADMISSIONAIS...5a7. 5. MUDANÇA DE FUNÇÃO...

SUMÁRIA 1. O QUE É O EOL? ACESSANDO O EOL TELA INICIAL EXAMES ADMISSIONAIS...5a7. 5. MUDANÇA DE FUNÇÃO... SUMÁRIA INTRODUÇÃO... 3 1. O QUE É O EOL?... 3 2. ACESSANDO O EOL... 3 3. TELA INICIAL...4 4. EXAMES ADMISSIONAIS...5a7 5. MUDANÇA DE FUNÇÃO...8e9 6. EXAMES DEMISSIONAL E RETORNO AO TRABALHO...10 7. EXAMES

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL SG3

MANUAL OPERACIONAL SG3 MANUAL OPERACIONAL SG3 (Sistema de Gerenciamento de Terceiros) Introdução O presente manual tem por finalidade orientar todas as empresas terceiras, quanto às funcionalidades do SG3 (Sistema de Gerenciamento

Leia mais

MANUAL SISTEMA PROCESSOS ELETRÔNICOS

MANUAL SISTEMA PROCESSOS ELETRÔNICOS MANUAL SISTEMA PROCESSOS ELETRÔNICOS Prefeitura Municipal Pg. 2/15 MATERIAL DE TREINAMENTO 1. Introdução Este manual tem como objetivo orientar as ações necessárias para que os munícipes possam realizar

Leia mais

Sumário. Cadastro da Solicitação de Início do Estágio Cadastro da Solicitação de Renovação do Estágio...07

Sumário. Cadastro da Solicitação de Início do Estágio Cadastro da Solicitação de Renovação do Estágio...07 Sumário Cadastro da Solicitação de Início do Estágio...02 Cadastro da Solicitação de Renovação do Estágio...07 Cadastro da Solicitação de Alteração do Estágio...11 Cadastro da Solicitação de Rescisão do

Leia mais

Em caso de anormalidade no procedimento comunicar os responsáveis pelo sistema SUAP no DADT- Reitoria

Em caso de anormalidade no procedimento comunicar os responsáveis pelo sistema SUAP no DADT- Reitoria Manual de Utilização SUAP Modulo Protocolo Criado por: Carlos Gomes Em: 13/10/2010 Objetivo: Operação do modulo Protocolo SUAP Pré-requisitos: Possuir acesso ao sistema; Possuir usuário com permissão de

Leia mais

Manual do Sistema de Inscrições para o 27º SIICUSP. Pró-Reitoria de Pesquisa

Manual do Sistema de Inscrições para o 27º SIICUSP. Pró-Reitoria de Pesquisa Manual do Sistema de Inscrições para o 27º SIICUSP Pró-Reitoria de Pesquisa 2019 1 Sumário 1. Acesso de Aluno I. Acesso de Aluno Externo II. Acesso de Aluno USP III. Inscrição de Trabalho IV. Revisão do

Leia mais

GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL

GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL PARA FORNECEDORES QUE JÁ TRABALHAM COM O SESC/ARRJ SU MÁ RIO Orientações gerais

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema de Solicitaça o de Escritura e Procuraça o - Site Carto rio 6º Ofí cio de Cuiaba.

Manual do Usuário. Sistema de Solicitaça o de Escritura e Procuraça o - Site Carto rio 6º Ofí cio de Cuiaba. Manual do Usuário Sistema de Solicitaça o de Escritura e Procuraça o - Site Carto rio 6º Ofí cio de Cuiaba. Versão 1.0 15/07/2016 1 Sumário 1 Introdução Sistema GPED-Web... 4 2 Pré-requisitos para realizar

Leia mais

MEMORANDOS SIPAC/PROTOCOLO/MEMORANDOS VERSÃO /07/2017

MEMORANDOS SIPAC/PROTOCOLO/MEMORANDOS VERSÃO /07/2017 MEMORANDOS SIPAC/PROTOCOLO/MEMORANDOS VERSÃO 1.0 05/07/2017 MEMORANDO Memorando é um gênero textual comum nas comunicações internas oficiais de instituições, empresas e órgãos públicos. Os memorandos servem

Leia mais

Capacitação Sistema Solar. Ministrantes: Camilla Reitz Francener Cláudia Heusi Silveira

Capacitação Sistema Solar. Ministrantes: Camilla Reitz Francener Cláudia Heusi Silveira 1 Capacitação Sistema Solar Ministrantes: Camilla Reitz Francener Cláudia Heusi Silveira Sumário 1 SCL SISTEMA DE COMPRAS E LICITAÇÕES... 3 1.1 Pesquisa de Preço... 4 1.1.1 Inserção de itens... 6 1.1.2

Leia mais

Renovação Corporate Processo de Renovação Prévia para os produtos Corporate e Kit Médias Empresas Web

Renovação Corporate Processo de Renovação Prévia para os produtos Corporate e Kit Médias Empresas Web Renovação Corporate Processo de Renovação Prévia para os produtos Corporate e Kit Médias Empresas Web. Manual do Usuário Este manual destina-se a tirar as duvidas básicas de utilização do sistema. Duvidas?

Leia mais

Manual do Usuário. 2 SIAC - Sistema de Atendimento ao Contribuinte

Manual do Usuário. 2 SIAC - Sistema de Atendimento ao Contribuinte Contribuinte 1 Manual do Usuário DSF - Desenvolvimento de Sistemas Fiscais Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução total ou parcial deste documento sem o pagamento de direitos autorais,

Leia mais

NFS-e. L i m b e r S o f t w a r e NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA G GUIA PRÁTICO. Limber Software

NFS-e. L i m b e r S o f t w a r e NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA G GUIA PRÁTICO. Limber Software NFS-e NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA G GUIA PRÁTICO L i m b e r S o f t w a r e SUMÁRIO 1. CONCEITOS BÁSICOS... 4 1.1. NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA - NFS-e... 4 1.2. RECIBO PROVISÓRIO DE SERVIÇOS

Leia mais

Manual de Formalização com Aceite Eletrônico. Versão

Manual de Formalização com Aceite Eletrônico. Versão Manual de Formalização com Aceite Eletrônico Versão 4 04.05.07 Fluxo Formalização com Aceite Eletrônico PARA O PERFIL GRAVADO Digitação (BMG Consig) No final da digitação no sistema BMG Consig, você deverá

Leia mais