enota NFS-e Prefeitura

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "enota NFS-e Prefeitura"

Transcrição

1 enota NFS-e Prefeitura Sistema de Administração de NFS-e para Prefeitura Manual do Administrador Criado por: Informática Educativa

2 Índice 1. Sobre o sistema Tela Incial Prestador RPS Prestador NFSe Prestador Ficha Financeira Prestador GIAs Prestador RPS NFSe Ficha Financeira GIAs Configurações...29

3 1. Sobre o sistema O sistema de administração das Notas Fiscais de Serviço eletrônicas (NFS-e) da Prefeitura tem como objetivo, proporcionar aos funcionários controle total das notas fiscais do município. Para acessar qualquer item do sistema de administração, o usuário deverá estar de posse de um certificado de acesso previamente credenciado. Sem o mesmo, não há como acessar as informações da Prefeitura. Através do sistema, os usuários credenciados poderão: consultar as informações organizadas pelos contribuintes dos recibos e notas emitidas e se estão ativas (Prestadores); consultar os recibos provisórios de serviço (RPS) enviados pelo prestador à Prefeitura; verificar detalhes dos prestadores e das notas aprovadas, canceladas e substituídas e os relatórios por período (NFSe); conferir um resumo financeiro dos prestadores da Prefeitura, com informações de valores de serviços prestados e os impostos recolhidos (Ficha Financeira); gerar guias de recolhimento dos prestadores por período (GIA). Com esse sistema a Prefeitura poderá identificar sonegações, projetar futuras arrecadações, entre outras ações que os dados fornecidos proporcionam. Vejamos a seguir as explicações e ilustrações das telas do sistema de administração das NFSes.

4 2. Tela Inicial Esta é a tela inicial do sistema de administração das Notas Fiscais de Serviço eletrônicas para a Prefeitura do município. Com o sistema, o funcionário da Prefeitura poderá controlar e gerenciar todas as notas de serviço do município. Clique no ícone Prestadores para entrar no cadastro e gerenciamento dos Prestadores de Serviço do município.

5 3. Prestador Esta é a página de cadastro do prestador do serviço do município. Ao adicionar os prestadores, o sistema carregará toda a movimentação de RPS, NFS-e geração de guias e fichas financeiras por ele emitidas. A tela tem campos editáveis, para que seja possível preencher com os dados necessários. Para adicionar um novo prestador, clique no ícone

6 Ao clicar, o sistema liberará os campos para o prestador poder inserir as informações solicitadas pelo sistema. Todos os campos deverão ser preenchidos. Na primeira linha, após os campos IM: CNPJ: Status há um checkbox com a palavra Ativo. Isto significa que, ao deixar selecionado, identifica que a empresa será adicionada como ativa, ou seja, estará habilitada para emissão de nota fiscal de serviço eletrônica. O status permanecerá inativo enquanto a empresa não estiver regulamentada/credenciada para emitir. Ainda nesta página temos o item Certificados, como mostra a figura abaixo. Tem a função de adicionar os certificados digitais dos usuários da empresa, que poderão ter acesso ao sistema no modo off-line e assinar as notas fiscais de serviço eletrônica da empresa prestadora. Não há restrição para o número de inserção de certificados.

7 Para incluir, clique no ícone situado após o campo Nome do Certificado :

8 Escolha o certificado que será adicionado e clique novamente no ícone para que o sistema carregue as informações. O sistema abrirá uma tela confirmando que os dados foram incluídos corretamente: Clique em OK e em Fechar. Em seguida, salve:

9 Repita este procedimento sempre que desejar adicionar mais de um certificado como 1 prestador do serviço. Pronto! O prestador foi incluído com sucesso no sistema juntamente com os certificados dos usuários habilitados para a emissão das notas para o mesmo. Perceba, na imagem abaixo, que na parte superior da página consta a Razão Social do prestador cadastrado, o status do mesmo e no canto superior direito da tela, a lista de todos os prestadores cadastrados no município. Esta é a tela dos dados do prestador após a inclusão das informações e dos certificados de acesso. Ainda, novas abas são acrescentadas ao lado dos dados: RPS, NFSe, Ficha Financeira e GIAs. Passamos agora para a aba RPS.

10 4. RPS - Prestador Esta aba tem como principal função, mostrar a consulta dos movimentos dos recibos provisórios de serviço (RPS), emitidos pelo prestador em questão. Quando o sistema estiver com mais de um prestador cadastrado, o usuário poderá pesquisar pela Inscrição Municipal ou CNPJ. O sistema buscará os dados e mostrará na tela: O sistema mostrará o número, série e tipo do RPS, a identificação do tomador, a data da inclusão e a situação em que se encontra: Processada com Sucesso, Processada com Erro, ou ainda, Em Processamento. Também é possível filtrar os registros realizando uma busca através dos campos situados

11 na parte superior da página. Informe pelo menos um dos campos e clique na lupa para que o sistema procure os RPS. Escolha quantos itens por página deseja visualizar, a partir de quinze.o sistema ainda permite a visualização completa das informações do recibo. Estas são as informações disponíveis:

12 5. NFSe - Prestador A aba NFSe do prestador permite a consulta das notas de serviços eletrônicas emitidas pela empresa. Ao clicar em IM ou CNPJ da lista dos prestadores, o sistema buscará as informações e mostrará na tela: Nesta tela verificamos os itens: número, série e tipo do RPS, os dados de identificação do tomador do serviço, a situação que a nota se encontra (Autorizada, Cancelada ou Substituída) e a data de inclusão da mesma.

13 Também é possível filtrar os registros fazendo uma busca através dos campos situados na parte superior da página. Informe pelo menos um dos campos e clique na lupa para que o sistema procure a nota fiscal. Escolha quantos itens por página deseja visualizar, a partir de quinze. O sistema também permite que o usuário visualize as informações completas da nota fiscal de serviço eletrônica, possíveis de identificar na imagem abaixo: E estas são as funções da aba NFSe do Prestador.

14 6. Ficha Financeira - Prestador A aba Ficha Financeira, como o nome já diz, mostra uma ficha com os valores e movimentações das NFS-es autorizadas, incluindo deduções, impostos, entre outros. Ao clicar na Inscrição Municipal ou no CNPJ da lista dos prestadores, o sistema buscará as informações e mostrará na tela: Podemos observar na tela o número, a série e o tipo do RPS, os dados deidentificação do tomador da prestação de serviço. No final de todas as notas, há o valor total dos serviços e dos impostos gerados por todas as notas.

15 Também podemos filtrar os registros realizando uma busca através dos campos situados na parte superior da página. Informe pelo menos um dos campos e clique na lupa para que o sistema procure a nota fiscal. Escolha quantos itens por página deseja visualizar, a partir de quinze. O sistema também permite que o usuário visualize todas as informações de valores da nota fiscal. Estas são as informações disponíveis: E estas são as funções da aba Ficha Financeira do Prestador.

16 7. GIAs - Prestador Na aba GIAs, o usuário poderá gerar boletos para o pagamento dos impostos devido pelo prestador, conforme competência selecionada. Ao clicar em IM ou CNPJ da lista dos prestadores, o sistema buscará as informações e mostrará na tela: Para escolher o período, selecione a competência (mês e ano) que deseja fazer a busca. Ao pesquisar, o sistema trará o valor total do ISS (Imposto Sobre Serviços) daquele período, a quantidade total de notas aprovadas e canceladas. Para gerar o boleto, clique no botão Gerar GIA. O boleto será exibido em uma nova janela, conforme tela abaixo.

17 O boleto será gerado conforme o banco cadastrado no sistema da Prefeitura. Pronto! O boleto já pode ser impresso e pago. Estas são as funções da aba GIAs do Prestador

18 8. RPS Outra forma de visualizar alguns dados específicos, sem precisar abrir o item Prestadores, é clicando diretamente no link que contém as informações para consulta e fiscalização da Prefeitura: RPS. No Recibo Provisório de Serviço (RPS) podemos consultar diretamente os RPSs enviados pelos prestadores à Prefeitura. Esta aba também serve para consultar os movimentos dos recibos emitidos por todos os prestadores da Prefeitura.

19 No RPS verificamos seu número, sua série, a identificação do tomador, a data da inclusão e a situação em que se encontra: Processada com Sucesso, Processada com Erro, ou ainda, Em Processamento. Estas informações são as mesmas encontradas em Prestadores, porém a identificação é feita através dos prestadores. Os prestadores são identificados pelo CNPJ/IM das empresas que o administrador adicionou no sistema.

20 Outro dado importante que este item mostra, é o total de RPS processados com sucesso e com erro. O filtro de pesquisa procura pela data de inclusão do RPS. Para visualizar um determinado RPS na página, escolha no campo Itens por Página, a partir de quinze.

21 9. NFSe O NFSe é outra maneira que o sistema permite para visualização de dados específicos, sem precisar abrir o item Prestadores. Neste item, vamos mostrar o NFSe, como mostra a figura abaixo: O NFSe verifica detalhes dos prestadores e das NFSes aprovadas, canceladas e substituídas e os relatórios por período, além de consultar as notas emitidas pelo prestador.

22 No NFSe verificamos o número do RPS, o número gerado da nota, o código de verificação, a data de emissão da nota, identificação do tomador do serviço, a situação que a nota se encontra (Autorizada, Cancelada ou Substituída) e a data de inclusão da mesma. Estas informações são as mesmas encontradas em Prestadores, porém a identificação é feita através dos prestadores. Os prestadores são identificados pelo CNPJ/IM das empresas que o administrador adicionou no sistema. Assim, todas as notas fiscais de serviço eletrônicas ficam listadas nesta parte.

23 Ainda, um dado importante que este item mostra é o total de notas autorizadas, canceladas e substituídas, indicados pela seta acima. O filtro de pesquisa procura pela data de inclusão do NFSe. Para visualizar uma determinada nota na página, escolha no campo Itens por Página, a partir de quinze.

24 10. Ficha Financeira A Ficha Financeira é a forma de visualizar dados específicos, sem precisar abrir o item Prestadores.Neste item, vamos mostrar a Ficha Financeira, como mostra a figura abaixo. A Ficha Financeira mostra todos os valores da nota fiscal eletrônica de serviço, incluindo deduções e impostos. Também confere um resumo financeiro dos prestadores da Prefeitura, com informações de valores dos serviços prestados e os impostos recolhidos.

25 Na Ficha Financeira verificamos o número da nota fiscal de serviço eletrônica, o tomador a quem o serviço foi prestado, o valor do serviço, a alíquota e o valor do imposto sobre serviço (ISS). Estas informações são as mesmas encontradas em Prestadores, porém a identificação é feita através dos prestadores. Os prestadores são identificados pelo CNPJ/IM das empresas que o administrador adicionou no sistema. Assim, todas as notas fiscais de serviço eletrônicas ficam listadas nesta parte.

26 No final de todas as notas, há o valor total dos serviços e dos impostos gerados. Somente as notas autorizadas serão relacionadas neste item. O filtro de pesquisa procura pela data de inclusão da NFSe. Para visualizar uma determinada nota na página, escolha no campo Itens por Página, a partir de quinze.

27 11. GIAs As GIAs é o método para visualização de dados específicos, sem precisar abrir o item Prestadores. Neste item, vamos mostrar as GIAs, como mostra a figura abaixo. Nas GIAs, o administrador gera os boletos para pagamento dos impostos devidos pelo prestador na competência selecionada, ou seja, é a sua competência.

28 Porém, se o administrador desejar procurar um prestador específico, será preciso entrar em Prestadores, pois lá que constam as informações separadas por empresa. Aqui, os dados são gerais. Para escolher o período da pesquisa, selecione a competência (mês e ano) da busca. Ao pesquisar, o sistema trará vários dados: o CNPJ da empresa o valor total do ISS daquele período, a quantidade total de notas aprovadas e canceladas. Para gerar os boletos, clique no botão Exportar Boleto, como mostra a seta acima. Os boletos serão exibidos em uma nova aba para impressão, conforme tela abaixo.

29 12. Configurações No item Configurações, o administrador do sistema da Prefeitura tem permissão de gerenciar todas suas configurações especificas, como manipular os usuários que utilizam e acessam o sistema. Tudo isso através de seus certificados digitais cadastrados. Também pode gerir os itens da lista de serviço e suas respectivas alíquotas. E ainda define as informações bancárias da prefeitura para a geração dos boletos de recolhimento do ISS. Somente o certificado que estiver com a permissão de administrador, pode fazer alterações ou inclusões de usuários, assim como adicionar e/ou editar os dados bancários, e alíquotas da lista de serviços.

30 O botão Configurações só ficará visível para os usuários definidos com o perfil de administrador, os que não tiverem esta definição, a opção de configuração não aparecerá na tela. Como mostra a figura acima, o nome do administrador e do usuário é mostrado na janela, para a identificação do perfil de cada certificado. Para visualizar os dados de um usuário cadastrado, clique no ícone da lupa, no canto superior esquerdo da tela, ao lado de cada nome.

31 Estes são os dados do certificado do usuário. Além das informações básicas, note que no canto superior esquerdo da janela, o usuário é identificado como sendo administrador do sistema e se está ativo no sistema. Para adicionar um usuário, clique no ícone. No campo Certificado, deve-se escolher qual certificado será incluído como usuário administrador. Se, o que estiver sendo incluido não for o cartão conectado na leitora, então aplique uma das seguintes ações abaixo: 1. conecte outra leitora em uma nova porta USB, com o cartão do usuário a ser adicionado e espere o sistema reconhecer: 2. ou antes do processo, deixe registrados no computador, todos os certificados que serão somados nos usuários. Com uma das opções acima feita para reconhecimento dos certificados, clique então no botão e os certificados serão atualizados. Ao escolher o certificado, os campos Nome do Certificado, Data de Validade, Thumbprint e PublicKey, serão preenchidos automaticamente. A última coisa a fazer, é escolher o tipo que este certificado será: administrador ou ativo (usuário comum). Para finalizar, clique em para salvar.

32 O próximo item que veremos é Dados Bancários. O certificado com o perfil de administrador pode, neste espaço, cadastrar os dados bancários e convênio da Prefeitura. É para a conta adicionada que os valores dos boletos de recolhimento de impostos dos prestadores dos serviços serão direcionados.

33 Preencha todos os campos disponíveis, como mostra a figura acima e salve. No item, Alíquota, ficam as alíquotas da Prefeitura, que é o cadastro utilizado para geração de NFSe. Ou seja, o administrador adiciona antecipadamente os padrões conforme a legislação vigente do município. Assim, o trabalho é facilitado. Porém, o município pode alterar, por lei, alguma alíquota, ou a descrição do item. Para isso, deve clicar no ícone da lupa. E ainda, um novo código, com sua descrição e alíquota, podem ser adicionados, pelo botão.

34 Lembrando que as alterações conforme as leis são municipais.

Módulo Administrativo enota NFS-e

Módulo Administrativo enota NFS-e Módulo Administrativo enota NFS-e Sistema Administrativo de NFS-e do Município Manual do Administrador Criado por: Informática Educativa Índice 1. Sistema Administração... 03 2. Prestadores... 04 3. RPS...

Leia mais

Como emitir a nota? Emitir Nova NFS-e

Como emitir a nota? Emitir Nova NFS-e Aqui se dá o começo do processo de criação da nota fiscal de serviço eletrônica. Como a Prefeitura é que gera a NFS-e, o que será feito é um RPS, com todas as informações da nota, que serão enviadas à

Leia mais

Informativo de atualizações NFSe

Informativo de atualizações NFSe Informativo de atualizações NFSe 1. Admin Portal de gerenciamento de NFS-es e RPSs da prefeitura. 1.1 Telas RPS e NFSe - Foram corrigidos os filtros da tela de RPS e NFS-e. 1.2 Tela GIAs - Foi inserida

Leia mais

Sistema NFS-e. 03/2010 Versão 1.3. EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A.

Sistema NFS-e. 03/2010 Versão 1.3. EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Sistema NFS-e 03/2010 Versão 1.3 EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, o usuário deverá acessar a aplicação através do site da prefeitura clicando no

Leia mais

1. enota Safeweb. Você sabe o que é NFS-e? A nota fiscal de serviço eletrônica é o documento responsável por

1. enota Safeweb. Você sabe o que é NFS-e? A nota fiscal de serviço eletrônica é o documento responsável por SUMÁRIO 1. enota Safeweb... 3 Você sabe o que é NFS-e?... 3 2. Antes de começar... 5 Instalando o Safenet... 5 3. Menu enota... 8 Cadastros Prestador... 8 Cadastros Vendedores... 14 4. Emissão da NFS-e...

Leia mais

SISTEMA DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA EDDYDATA

SISTEMA DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA EDDYDATA SISTEMA DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA EDDYDATA MANUAL Sumário APRESENTAÇÃO... 3 Sobre a empresa... 3 Localização... 3 Como obter suporte técnico?... 3 CONHECENDO O SISTEMA... 4 Acesso ao sistema... 4 Solicitação

Leia mais

Tutorial NFS-e. 1 Configurar Provedor de Nota Fiscal de Serviço NFS-e Configuração de Conta Corrente Gerar NFS-e...

Tutorial NFS-e. 1 Configurar Provedor de Nota Fiscal de Serviço NFS-e Configuração de Conta Corrente Gerar NFS-e... Tutorial NFS-e Sumário 1 Configurar Provedor de Nota Fiscal de Serviço NFS-e... 2 2 Configuração de Conta Corrente... 3 3 - Gerar NFS-e... 4 4 Enviar lote para prefeitura... 6 4.1 Gerar arquivo de retorno...

Leia mais

Sistema NFTS-e. 01/2016 Versão EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A.

Sistema NFTS-e. 01/2016 Versão EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Sistema NFTS-e 01/2016 Versão 1.7.93 EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Para emissão da Nota Fiscal Tomador Eletrônica, o usuário deverá acessar a aplicação através do site da prefeitura

Leia mais

Manual de Instrução Ambiente Nota Fiscal Prestador. Emitir Nota Fiscal

Manual de Instrução Ambiente Nota Fiscal Prestador. Emitir Nota Fiscal Manual de Instrução Ambiente Nota Fiscal Prestador Este manual tem por finalidade orientar o Prestador de Serviço na utilização do sistema de emissão nota fiscal. Para utilizar o sistema é necessário que

Leia mais

O que é a Nota Fiscal Eletrônica?

O que é a Nota Fiscal Eletrônica? O que é a Nota Fiscal Eletrônica? A Nota Fiscal Eletrônica - NFS-e é um documento fiscal digital gerado e armazenado eletronicamente em tempo real, no site da própria Prefeitura, com o objetivo de registrar

Leia mais

e-nota NFS-e Getúlio Vargas

e-nota NFS-e Getúlio Vargas e-nota NFS-e Getúlio Vargas Geração e Emissão Nota Fiscal de Serviço eletrônica Manual do Usuário Versão 1.0 Produzido por: Informática Educativa Página1 Índice 1. O que é NFS-e?... 03 2. Instalação enota

Leia mais

O que é a Nota Fiscal Eletrônica?

O que é a Nota Fiscal Eletrônica? O que é a Nota Fiscal Eletrônica? A Nota Fiscal Eletrônica - NFS-e é um documento fiscal digital gerado e armazenado eletronicamente em tempo real, no site da própria Prefeitura, com o objetivo de registrar

Leia mais

MANUAL DE USO DO CONTRIBUINTE

MANUAL DE USO DO CONTRIBUINTE NFSE- CONTRIBUINTE MANUAL DE USO DO CONTRIBUINTE 1 NFSE- CONTRIBUINTE MANUAL DE USO DO CONTRIBUINTE A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFSe-Municipal) é um documento fiscal emitido no site da própria

Leia mais

e-nota NFS-e Nota Legal Porto Alegre

e-nota NFS-e Nota Legal Porto Alegre Página1 e-nota NFS-e Nota Legal Porto Alegre Solução de Geração e Emissão de Nota Fiscal de Serviço eletrônica Manual do Usuário Versão 1.0 Produzido por: Informática Educativa Página2 Índice 1. O que

Leia mais

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1

Manual de Instruções. Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e. SapiturISSQN Versão 1.0 1 Manual de Instruções Cadastro de Contribuinte e Configuração de usuário para emissão de NFS-e 1 1. Cadastro de Novo Prestador de Serviço. Quando o usuário acessar o sistema de NFS-e Sapitur ISSQN, vai

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Acesso ao Sistema Pessoa Física Todos os dados e valores apresentados neste manual são ficticios. Qualquer dúvida consulte a legislação vigente. Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em

Leia mais

Manual Operacional - NFSE

Manual Operacional - NFSE EMISSÃO de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFSE) Voltado para a empresa emitente de NFSE que emite uma Nota para tomadores que não possuem ou não informaram CPF/CNPJ - Para emitir uma NFSE para um

Leia mais

Manual do Sistema de Emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica

Manual do Sistema de Emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica 1 SUMÁRIO Assunto Pág APRESENTAÇÃO... 2 CADASTROS Pesquisa > Cadastro de Empresas/Tomadores de Serviço... 3 Formulário > Cadastro de Empresa > Inclusão... 4 OPERACIONAL Pesquisa > Cadastro de Nota Fiscal...

Leia mais

e-nota NFS-e (Nota Fiscal de Serviço eletrônica)

e-nota NFS-e (Nota Fiscal de Serviço eletrônica) Parabéns! Ao ter em mãos este manual, significa que você adquiriu um Sistema e-nota Safeweb Este manual (versão completa) apresenta informações do Sistema Safeweb e-nota NFS-e. O que é preciso para acessar

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Acesso ao Sistema Pessoa Física Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br Página 2 de 23 Índice ÍNDICE... 2 1.

Leia mais

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e)

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) Sumário 1. O que é a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e)? 2. Acesso ao sistema 3. Configurações iniciais 4. Emissão de NFS-e 5. Gerenciamento de NFS-e 6.

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR Versão 2.2.15 Sumário 1. INICIALIZANDO NO SISTEMA... 2 2. ACESSANDO O SISTEMA... 3 3. MENSAGEM ENCAMINHADA PELO SISTEMA.... 4 4. CADASTRANDO SUAS MERCADORIAS...

Leia mais

e-nota NFS-e Caxias do Sul

e-nota NFS-e Caxias do Sul e-nota NFS-e Caxias do Sul Solução de Geração e Emissão de Nota Fiscal de Serviço eletrônica Manual do Usuário Versão 1.0 Produzido por: Informática Educativa Página1 Índice 1. O que é Nota Fiscal de Serviço

Leia mais

SUMÁRIO

SUMÁRIO SUMÁRIO... 3... 3... 4... 5... 5... 14... 14... 18... 21... 27... 27... 30... 31... 32... 33... 35... 36... 37... 38... 39... 43 O acrônimo NF-e significa nota fiscal eletrônica, ou seja, um documento

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SEP SISTEMA ELETRÔNICO DE PREFEITURA INDICE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SEP SISTEMA ELETRÔNICO DE PREFEITURA INDICE MANUAL DE UTILIZAÇÃO SEP SISTEMA ELETRÔNICO DE PREFEITURA INDICE 1- SEP 2- Cadastro PrestadorXContador Prestador Tomador 3- Serviços Cadastro Categorias 4- Nf-e Liberações Aidf RPS Recibo Provisório de

Leia mais

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e)

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) Manual de Acesso ao Sistema Pessoa Física Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br

Leia mais

MANUAL DE ACESSO E CREDENCIAMENTO NFS-E

MANUAL DE ACESSO E CREDENCIAMENTO NFS-E MANUAL DE ACESSO E CREDENCIAMENTO NFS-E SR(A) CONTRIBUINTE, PARA O PRIMEIRO ACESSO AO SISTEMA DE EMISSÃO DE NOTAS FISCAIS DE SERVIÇO ELETRÔNICA É NECESSÁRIO SEGUIR ALGUNS PASSOS ESSENCIAIS QUE SERÃO APRESENTADOS

Leia mais

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica. Manual do Sistema Prestador de Serviços

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica. Manual do Sistema Prestador de Serviços Nota Fiscal de Serviços Eletrônica Manual do Sistema Prestador de Serviços Sumário Considerações iniciais 4 Legendas 4 Solicitação de Acesso 5 Acesso ao sistema 8 Esqueci minha senha 9 Relatórios 10 Relatórios

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DE AIDF (Autorização para Impressão de Documentos Fiscais) para ME e EPP.

ORIENTAÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DE AIDF (Autorização para Impressão de Documentos Fiscais) para ME e EPP. ORIENTAÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DE AIDF (Autorização para Impressão de Documentos Fiscais) para ME e EPP. 1º passo: cadastrar no sistema ISS online, que deve ser feito através do link: www.lins.sp.gov.br,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL MODELO

PREFEITURA MUNICIPAL MODELO PREFEITURA MUNICIPAL MODELO Prestadores de Serviços Tomadores de Serviços 1 GUIA DO USUARIO SUMÁRIO Pág. 1. INTRODUÇÃO 03 2. RECURSOS DO SISTEMA 2.1 Tela de Login 2.2 Formulário de solicitação de senha

Leia mais

Emitir Notas (NFS-e) - Fly e-nota

Emitir Notas (NFS-e) - Fly e-nota Emitir Notas (NFS-e) - Fly e-nota 1. Como emitir Notas Fiscais no Fly e-nota Para emissão de NFS-e, é necessário que o prestador esteja devidamente autorizado a realizar este processo. Após acessar o módulo

Leia mais

Emissão de NFS-e. Nota Legal Porto Alegre

Emissão de NFS-e. Nota Legal Porto Alegre Emissão de NFS-e Nota Legal Porto Alegre Apresentação: Foi publicada em 31/05/2015 a Instrução Normativa SMF 04/2016, que incluiu o parágrafo 10 ao artigo 3º da Instrução Normativa SMF 09/2014, trazendo

Leia mais

ÍNDICE. 1 -SIAT ONLINE Considerações Gerais Benefícios Pessoas Físicas Benefícios Pessoas Jurídicas Tela Inicial anônimos

ÍNDICE. 1 -SIAT ONLINE Considerações Gerais Benefícios Pessoas Físicas Benefícios Pessoas Jurídicas Tela Inicial anônimos ÍNDICE 1 -SIAT ONLINE Considerações Gerais 1.1 - Benefícios Pessoas Físicas. 1.2 - Benefícios Pessoas Jurídicas. 1.3 - Tela Inicial anônimos 1.4 Acesso Restrito Direcionado a Empresas 2 - Consulta Débito

Leia mais

1 Credenciamento de prestadores: 1.1 Acesse Na tela inicial clique no botão marcado para acessar a tela de login.

1 Credenciamento de prestadores: 1.1 Acesse  Na tela inicial clique no botão marcado para acessar a tela de login. NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica - NFS-e é o documento fiscal de existência apenas digital que irá substituir as notas fiscais de serviços tradicionais. A

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Declaração de Serviços Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br Página 2 de 22 Índice ÍNDICE... 2 1. CONSIDERAÇÕES

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO FERREIRA

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO FERREIRA PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO FERREIRA Prestadores de Serviços Tomadores de Serviços GUIA DO USUARIO FISCALIZAÇÃO DE RENDAS MUNICIPAIS 1 SUMÁRIO Pág. 1. INTRODUÇÃO 03 2. RECURSOS DO SISTEMA 03 2.1 Tela

Leia mais

Manual do Usuário do Sistema de Nota Fiscal Eletrônica de Serviços

Manual do Usuário do Sistema de Nota Fiscal Eletrônica de Serviços Manual do Usuário do Sistema de Nota Fiscal Eletrônica de Serviços Sumário 1 Credenciamento... 1 1.1 Informações Iniciais... 1 1.2 Instruções de Credenciamento... 2 2 Sobre a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica

Leia mais

Manual de Operações. Nota Fiscal Eletrônica Serviços

Manual de Operações. Nota Fiscal Eletrônica Serviços Manual de Operações Serviços 1 Sumário 1. Introdução... 3 2. Utilizando o sistema... 4 2.1 Acesso e Login... 4 2.2 Validar Nota Fiscal... 6 2.3 Gerenciar Autorizações... 7 2.4 Personalizar... 8 2.5 Tomadores

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Nota Fiscal de Serviço Avulsa NFSA-e Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br Página 2 de 13 Índice Índice...

Leia mais

Nota Fiscal de Serviços eletrônica NFS-e Manual do Usuário Prestador Introdução. Apresentação

Nota Fiscal de Serviços eletrônica NFS-e Manual do Usuário Prestador Introdução. Apresentação Nota Fiscal de Serviços eletrônica NFS-e Manual do Usuário Prestador Introdução Este manual tem como objetivo apresentar a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) que será utilizado pelos contribuintes

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO PERFIL CONTRIBUINTE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO PERFIL CONTRIBUINTE MANUAL DE UTILIZAÇÃO PERFIL CONTRIBUINTE Sumário 1.0 Introdução... 2 2.0 Tela de login do sistema... 3 3.0 Menus de acesso e tela inicial do sistema... 4 4.0 Acessórios... 5 4.01 Painel de Controle...

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITUIUTABA

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITUIUTABA PREFEITURA MUNICIPAL DE ITUIUTABA ITUIUTABA MINAS GERAIS 2011 Manual do Sistema de Arrecadação Tributária SIAT Online ÍNDICE 1 - SIAT ONLINE Considerações Gerais 1.1 - Benefícios Pessoas Físicas. 1.2 -

Leia mais

EMISSÃO E GESTÃO DE NOTA FISCAL SERVIÇO ELETRÔNICA

EMISSÃO E GESTÃO DE NOTA FISCAL SERVIÇO ELETRÔNICA EMISSÃO E GESTÃO DE NOTA FISCAL SERVIÇO ELETRÔNICA Sumário 1- O que é NFS-e? 2- Acesso ao sistema. 3- Configurações. 4- Emissão NFS-e. 5- Gerenciando NFS-e. 6- Cancelamento. 1- O que é NFS-e? Nota Fiscal

Leia mais

CARTILHA DE UTILIZAÇÃO DO SIGISS E DO SIGIPM

CARTILHA DE UTILIZAÇÃO DO SIGISS E DO SIGIPM CARTILHA DE UTILIZAÇÃO DO SIGISS E DO SIGIPM SISTEMA INTEGRADO DE GERENCIAMENTO DO IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS.::Perguntas Mais Frequentes::..::Help Desk::..::Download::. Licenciado para Prefeitura Municipal

Leia mais

Escrituração Eletrônica

Escrituração Eletrônica Pessoas Jurídicas que vendem matéria-prima para a produção, produtos prontos para a revenda ou os serviços necessários para possibilitar atividade comercial são obrigadas a emitir uma nota fiscal. A resolução

Leia mais

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI

Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Documentação de Sistemas Gestão Unificada de Recursos Institucionais GURI Módulo de Processo Seletivo Acadêmico Versão 2.1.5 Última revisão: 18/12/2017 2017 Versão: 1.0 Documentação: André L. M. C. Revisão:

Leia mais

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica. Manual do Sistema Prestador de Serviços

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica. Manual do Sistema Prestador de Serviços Nota Fiscal de Serviços Eletrônica Manual do Sistema Prestador de Serviços Ultima atualização 21/10/2016 Sumário Considerações iniciais 4 Legendas 4 Solicitação de Acesso 5 Acesso ao sistema 8 Esqueci

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Declaração de Serviços Todos os dados e valores apresentados neste manual são fictícios. Qualquer dúvida consulte a legislação vigente. Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de

Leia mais

Prefeitura Municipal De Morro Redondo/RS. Manual Contribuinte Nota Fiscal de Serviços Eletrônica NFS-e

Prefeitura Municipal De Morro Redondo/RS. Manual Contribuinte Nota Fiscal de Serviços Eletrônica NFS-e Prefeitura Municipal De Morro Redondo/RS Manual Contribuinte Nota Fiscal de Serviços Eletrônica NFS-e Fly e-nota Importante: Antes de iniciar o manual cabe lembrar que em todos esses processos existe a

Leia mais

Manual Autorizador TOTVS

Manual Autorizador TOTVS Manual Autorizador TOTVS APRESENTAÇÃO Com o objetivo de melhorar e facilitar o processo de utilização do sistema de registros e solicitações, a Unimed Pelotas/RS implantará o Autorizador, um novo sistema

Leia mais

Caminho para o acesso dentro do site da CMA CGM será o mesmo, apenas o link será atualizado;

Caminho para o acesso dentro do site da CMA CGM será o mesmo, apenas o link será atualizado; 06 de Setembro de 2017. Prezados clientes, Em um esforço contínuo para fornecer aos nossos clientes um serviço confiável e eficiente, à partir de 11 de setembro de 2017, nossa ferramenta de boletos mudará

Leia mais

ÁgiliBlue NFS-e Core: Nota Fiscal Eletrônica de Serviços

ÁgiliBlue NFS-e Core: Nota Fiscal Eletrônica de Serviços ÁgiliBlue NFS-e Core: Nota Fiscal Eletrônica de Serviços SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 1. ÁGILIBLUE NFS-E (NOTA FISCAL ELETRÔNICA DE SERVIÇOS)... 4 1.1 ENCERRAMENTO DE COMPETÊNCIA... 4 1.2 LANÇAMENTOS DE ISSQN

Leia mais

Manual de Instruções. Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica / NFS-e e emissão de boleto. SapiturISSQN Versão 1.0 1

Manual de Instruções. Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica / NFS-e e emissão de boleto. SapiturISSQN Versão 1.0 1 Manual de Instruções Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica / NFS-e e emissão de boleto 1 Neste Manual vamos entender os procedimentos necessários para a emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica

Leia mais

SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS

SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA PROCEDIMENTOS VTWEB CLIENT PROCEDIMENTOS Origem: ProUrbano Data de Criação: 22/03/2010 Ultima alteração: Versão: 1.3 Tipo de documento: PRO-V1. 0 Autor: Adriano

Leia mais

Página Inicial Área do Aluno Acadêmico

Página Inicial Área do Aluno Acadêmico Sumário Página Inicial --------------------------------- Área do Aluno -------------------------------- 1.0 Acadêmico -------------------------------- 1.1 Cronograma ---------------------- 1.2 Data de

Leia mais

Manual do Usuário (Módulo Prestador) Nota Fiscal Eletrônica de Serviço

Manual do Usuário (Módulo Prestador) Nota Fiscal Eletrônica de Serviço Manual do Usuário (Módulo Prestador) Nota Fiscal Eletrônica de Serviço P á g i n a 2 Sumário 1. EDIÇÃO DO CADASTRO... 3 2. CONFIGURAR MEU PERFIL... 5 3. ALTERAR MINHA SENHA... 6 4. NOTA FISCAL... 7 4.1

Leia mais

O Sistema Acadêmico online é um portal onde o aluno poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema.

O Sistema Acadêmico online é um portal onde o aluno poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema. Página Inicial O Sistema Acadêmico online é um portal onde o aluno poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema. Figura 1 - Página inicial do Sistema Acadêmico

Leia mais

Orçamento Financeiro. Sumário

Orçamento Financeiro. Sumário Orçamento Financeiro Sumário Orçamento Financeiro... 1 Sumário... 1 1. Descrição do Processo... 2 2. Módulos envolvidos... 2 3. Parâmetros... 2 4. Passo a Passo... 2 1. Cadastro do Orçamento Financeiro:...

Leia mais

Manual do Contador Sistema de Nota Fiscal Eletrônica de Serviços

Manual do Contador Sistema de Nota Fiscal Eletrônica de Serviços Manual do Contador Sistema de Nota Fiscal Eletrônica de Serviços Sumário 1 Credenciamento... 1 1.1 Informações Iniciais... 1 1.2 Instruções de Credenciamento... 1 2 Sobre a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica

Leia mais

Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços.

Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços. Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços. 1 Sumário: Tópico: Página: 2 Apresentação: O Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Serviços ou SIG-ISS é um sistema para gerenciamento

Leia mais

Manual da Nota Fiscal Eletrônica

Manual da Nota Fiscal Eletrônica Manual da Nota Fiscal Eletrônica 1 Índice Dados Pessoais Perfil do usuário-------------------------------------------------------- 3 Dados Cadastrais Configurar Prestador de Serviços ------------------------------

Leia mais

Manual de Utilização do Sistema FaciliTiss Guia de Consulta

Manual de Utilização do Sistema FaciliTiss Guia de Consulta Manual de Utilização do Sistema FaciliTiss Guia de Consulta Versão 1 - ABR/2015 1 SUMÁRIO 1. Site...3 2. Login...4 3. Complemento de Cadastro...4 4. Cadastro Operadora, Solicitante e Executante...5 5.

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

Utilização do Sistema FaciliTiss. Guia de Resumo de Internação

Utilização do Sistema FaciliTiss. Guia de Resumo de Internação Utilização do Sistema FaciliTiss Guia de Resumo de Internação Versão 1 - ABR/2015 1 SUMÁRIO 1. Site...3 2. Login...4 3. Complemento Cadastro...4 4.Cadastro Operadora, Solicitante e Executante...5 5. Profissional

Leia mais

GUIA PRÁTICO PARA O USUÁRIO

GUIA PRÁTICO PARA O USUÁRIO GUIA PRÁTICO PARA O USUÁRIO SUMÁRIO Introdução...3 Download...3 Chave de Registro... 4 Considerações Importantes...4 Primeiros passos...5 Acessando o Servidor Local... 5 Tela Inicial do Sitrad Pro... 6

Leia mais

1 VENDA RÁPIDA ATENDIMENTO CLIENTES... 4

1 VENDA RÁPIDA ATENDIMENTO CLIENTES... 4 SISTEMA DE GESTÃO N1 ÍNDICE 1 VENDA RÁPIDA... 3 2 ATENDIMENTO... 4 2.1 CLIENTES... 4 2.1.1 ADICIONAR CLIENTE... 4 2.1.2 LISTAR CLIENTES... 5 2.1.3 ORIGEM... 6 2.1.4 BUSCAR CLIENTE... 6 2.1.5 CREDIÁRIO

Leia mais

MANUAL PARA CONTRIBUINTES DE OUTROS MUNICÍPIOS

MANUAL PARA CONTRIBUINTES DE OUTROS MUNICÍPIOS MANUAL PARA CONTRIBUINTES DE OUTROS MUNICÍPIOS Manual aos contribuintes de outros municípios que precisem cumprir obrigações acessórias e principais de ISSQN ao município de ITATIAIA - RJ, em função de

Leia mais

1. Tela de Acesso pg Cadastro pg Abas de navegação pg Abas dados cadastrais pg Aba grupo de usuários pg.

1. Tela de Acesso pg Cadastro pg Abas de navegação pg Abas dados cadastrais pg Aba grupo de usuários pg. Sumário 1. Tela de Acesso pg. 2 2. Cadastro pg. 3 3. Abas de navegação pg. 5 4. Abas dados cadastrais pg. 5 5. Aba grupo de usuários pg. 6 6. Aba cadastro de funcionários pg. 7 7. Pedidos pg. 12 8. Cartões

Leia mais

Sumário. O que é NFSe?...4

Sumário. O que é NFSe?...4 PESSOA FÍSICA 1 Sumário O que é NFSe?...4 Benefícios...4 Benefícios para o Prestador de Serviços...4 Benefícios para o Tomador de Serviços Pessoa Jurídica...5 Benefícios para o Tomador de Serviços Pessoa

Leia mais

Manual do Usuário do Sistema de Nota Fiscal Eletrônica de Serviços

Manual do Usuário do Sistema de Nota Fiscal Eletrônica de Serviços Manual do Usuário do Sistema de Nota Fiscal Eletrônica de Serviços Sumário 1 Credenciamento... 1 1.1 Informações Iniciais... 1 1.2 Instruções de Credenciamento... 2 1.2 Instruções de Credenciamento(Contador)...

Leia mais

Boletim Informativo Técnico BIT041 12/2016

Boletim Informativo Técnico BIT041 12/2016 COBRANÇA ESCRITURAL O processo de Cobrança Escritural é usado pelas empresas que optam pela utilização da cobrança escritural magnética, na qual é o banco quem faz as cobranças do contas a receber. O sistema

Leia mais

10.0A-13. Versão da Apostila de Novidades: 1

10.0A-13. Versão da Apostila de Novidades: 1 10.0A-13 Versão da Apostila de Novidades: 1 Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas Ltda. Nesse

Leia mais

MANUAL DO E-MÍDIA 15/12/11

MANUAL DO E-MÍDIA 15/12/11 MANUAL DO E-MÍDIA 15/12/11 1 Objetivo Solicitando acesso ao e-mídia Acessando o e-mídia Primeiro acesso ao e-mídia Acessando outra agência do Grupo Acessando os Recursos do e-mídia Geração de relatório

Leia mais

MUNICÍPIO DE TOLEDO Estado do Paraná

MUNICÍPIO DE TOLEDO Estado do Paraná MANUAL DO SISTEMA DE NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA NFS-e Considerações iniciais A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) da Equiplano foi desenvolvida seguindo as instruções, modelo conceitual

Leia mais

Vetor On-line - VOL Manual do Usuário da Plataforma. Versão On-line

Vetor On-line - VOL Manual do Usuário da Plataforma. Versão On-line Vetor On-line - VOL Manual do Usuário da Plataforma Versão On-line Sumário Apresentação da plataforma Vetor On-line (VOL)... 3 1º Acesso... 4 Tela Inicial... 6 Consultando as instruções específicas de

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA VISÃO DO FORNECEDOR V. 07/07/2016

MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA VISÃO DO FORNECEDOR V. 07/07/2016 MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA VISÃO DO FORNECEDOR V. 07/07/2016 ÍNDICE 1. SIGEC HOC APRESENTAÇÃO... 3 2. PRÉ-CADASTRO... 3 2.1. Gerar usuário e senha... 3 3. LOGIN NO SISTEMA PRÉ CADASTRO... 4 3.1. Recuperar

Leia mais

Tutorial de como criar um evento na Plataforma EVEN3

Tutorial de como criar um evento na Plataforma EVEN3 Tutorial de como criar um evento na Plataforma EVEN3 Objetivos: Esclarecer o modo de uso da ferramenta EVEN3, para dar autonomia ao usuário para que ele desenvolva seu próprio evento sem a necessidade

Leia mais

Este manual contém as principais funcionalidades e explicações a respeito do funcionamento do portal de vendas PULVITEC.

Este manual contém as principais funcionalidades e explicações a respeito do funcionamento do portal de vendas PULVITEC. Este manual contém as principais funcionalidades e explicações a respeito do funcionamento do portal de vendas PULVITEC. É recomendado a utilização do browser Google Chrome e Firefox por questões de compatibilização

Leia mais

SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR

SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR SISTEMA CERTORIGEM PERFIL EXPORTADOR Fluxo de cadastro Acesso ao sistema: http://cacb.certorigem.com.br/federasul/ Criar pré-cadastro Fluxo de cadastro Preencher formulário do lado esquerdo com os dados

Leia mais

Portal nddcargo Manual de Utilização Central de Relacionamento Visão Gerente

Portal nddcargo Manual de Utilização Central de Relacionamento Visão Gerente Portal nddcargo 4.2.6.0 Manual de Utilização Central de Relacionamento Visão Gerente Histórico de alterações Data Versão Autor Descrição 15/04/2014 1 Criação do documento. 2 1. Introdução... 4 2. Navegadores

Leia mais

Perguntas Frequentes. Nota Fiscal Eletrônica de Serviço

Perguntas Frequentes. Nota Fiscal Eletrônica de Serviço Perguntas Frequentes Nota Fiscal Eletrônica de Serviço P á g i n a 2 Sumário 1. CONCEITOS... 3 2. BENEFÍCIOS... 5 3. EMISSÃO, CANCELAMENTO E SUBSTITUIÇÃO DE NFS-E... 6 4. RECIBO PROVISÓRIO DE SERVIÇOS

Leia mais

Sistema de Cancelamento de Protestos. Manual do Usuário

Sistema de Cancelamento de Protestos. Manual do Usuário Sistema de Cancelamento de Protestos Manual do Usuário IEPTB Belo Horizonte, 2015 Índice 1. Procuração... 4 1.1 Procedimento para cadastro de Representantes... 4 1.2 Criar uma Procuração... 4 1.3 Preencher

Leia mais

Como emitir uma NF-e pelo sistema Gestão Empresarial?

Como emitir uma NF-e pelo sistema Gestão Empresarial? Como emitir uma NF-e pelo sistema Gestão Empresarial? O que é preciso cadastrar para emitir uma Nota Fiscal? Para que você consiga fazer a emissão da sua nota corretamente é necessário alguns cadastros

Leia mais

e-sus Atenção Básica Manual de utilização do sistema Prontuário Eletrônico do Cidadão - PEC

e-sus Atenção Básica Manual de utilização do sistema Prontuário Eletrônico do Cidadão - PEC e-sus Atenção Básica Manual de utilização do sistema Prontuário Eletrônico do Cidadão - PEC PERFIL COORDENADOR 1. INTRODUÇÃO... 4 2. ORIENTAÇÕES GERAIS... 5 3. ADMINISTRAÇÃO... 7 3.1 Cadastrar perfis...

Leia mais

MANUAL SISTEMA NFS-e. Prefeitura

MANUAL SISTEMA NFS-e. Prefeitura MANUAL SISTEMA NFS-e Prefeitura SUMARIO Tela Inicial NFe 03 Efetuar Login 1º Acesso Caso não possua Usuário e/ou Senha 03 Efetuar Login 1º Acesso Possuindo o Usuário e Senha 04 Primeira Tela Ilustração

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO DA NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA NFS-e

MANUAL DE EMISSÃO DA NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA NFS-e MANUAL DE EMISSÃO DA NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA NFS-e Sumário 1. Introdução... 3 2. Acessando o Sistema... 3 3. Emitindo NFS-e... 4 3.1. Convertendo RPS em NFS-e on line... 5 3.2. Dados do Tomador

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA V3

MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA V3 MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA V3 ÍNDICE MANUAL DO USUÁRIO AO SISTEMA... 1 ÍNDICE... 2 1. SIGEC HOC APRESENTAÇÃO... 3 2. PRÉ-CADASTRO... 3 2.1. GERAR USUÁRIO E SENHA... 3 3. LOGIN NO SISTEMA PRÉ CADASTRO...

Leia mais

Detalhamento dos lançamentos do Caixa

Detalhamento dos lançamentos do Caixa PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO - POP Nº 1603.0028 DIRECTA SISTEMAS INTELIGENTES SISTEMA APLWEB DEPARTAMENTO(S) Lojas/PDV MÓDULO/MENU Bancos/Caixa/PDV Versão do Documento Nº 2.0 Data da Revisão 12/05/2016

Leia mais

Bem-vindo ao Manual de Navegação do Portal do Fornecedor Vale.

Bem-vindo ao Manual de Navegação do Portal do Fornecedor Vale. Bem-vindo ao Manual de Navegação do Portal do Fornecedor Vale. Treinamento para o Perfil Administrador Fornecedor Desenvolvido por Vale e Accenture I 2016 1. Introdução ao Perfil Administrador 2. Configuração

Leia mais

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola SigFormação Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados Manual do Usuário/Escola 2018 Sumário CADASTRO DE USUÁRIO... 3 LOGIN E CADASTRO DA FORMAÇÃO... 5 ENVIO DO PROJETO FORMAÇÃO...

Leia mais

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico No final de 2007, o Serviço Técnico de Informática da UNESP Marília, disponibilizou para a comunidade acadêmica e administrativa o Sistema Dinâmico de websites

Leia mais

NFS-e. L i m b e r S o f t w a r e NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA G GUIA PRÁTICO. Limber Software

NFS-e. L i m b e r S o f t w a r e NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA G GUIA PRÁTICO. Limber Software NFS-e NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA G GUIA PRÁTICO L i m b e r S o f t w a r e SUMÁRIO 1. CONCEITOS BÁSICOS... 4 1.1. NOTA FISCAL DE SERVIÇO ELETRÔNICA - NFS-e... 4 1.2. RECIBO PROVISÓRIO DE SERVIÇOS

Leia mais

AUTORIZADOR ELETRÔNICO ELOSAÚDE

AUTORIZADOR ELETRÔNICO ELOSAÚDE Página 1 de 21 AUTORIZADOR ELETRÔNICO ELOSAÚDE Conheça o Autorizador Eletrônico da ELOSAÚDE. Mais facilidade para o seu dia-a-dia, mas agilidade para os beneficiários. Índice Pré-requisitos de sistema

Leia mais

Manual do site. Luzirlei Azevedo

Manual do site.   Luzirlei Azevedo Manual do site www.obomsamaritano.org.br Luzirlei Azevedo Março/2019 Conteúdo SITE... 3 Página Inicial... 3 Sobre nós... 3 Quem Somos... 4 Relatórios e Documentos... 4 Nossa História... 4 Projetos... 4

Leia mais

Guia Rápido do Autorizador Todos os direitos reservados Versão 3.8

Guia Rápido do Autorizador Todos os direitos reservados Versão 3.8 Guia Rápido do Autorizador 1 Índice 1 Seja bem-vindo ao Sistema Travel Manager!... 3 2 Termos e Nomenclaturas... 4 3 Acessar... 4 4 Notificação para autorizar Pedido... 7 5 Login Direto... 8 5.1 Acessar

Leia mais