PROCESSOS DE COMPRAS PÚBLICAS MUNICIPAIS:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROCESSOS DE COMPRAS PÚBLICAS MUNICIPAIS:"

Transcrição

1 Centro de Convenções Ulysses Guimarães Brasília/DF 25, 26 e 27 de março de 2014 PROCESSOS DE COMPRAS PÚBLICAS MUNICIPAIS: DESAFIOS CARLOS HENRIQUE DE AZEVEDO MOREIRA ADOLFO PACHECO

2 2 Painel 33/099 Balanço e perspectivas dos sistemas de compras públicas no Brasil PROCESSOS DE COMPRAS PÚBLICAS MUNICIPAIS: DESAFIOS Carlos Henrique de Azevedo Moreira Adolfo Pacheco RESUMO O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma avaliação inicial dos sistemas de compras e contratações municipais com base em pesquisa de campo realizada junto a Foz do Iguaçu, Toledo e Cascavel, três municípios do Oeste Paranaense, buscando indicativos preliminares que embasem a construção de ações de fortalecimento da gestão desses processos. Propõe como estratégia de implementação a elaboração de um diagnóstico quanto ao estágio de maturidade dos sistemas municipais, por meio do qual se possa traçar um caminho customizado à realidade do município, avaliando os sistemas segundo as dimensões de eficiência, eficácia e efetividade e contribuindo para a melhoria contínua dos sistemas com base no ciclo PDCA. Para o fortalecimento da gestão sugere ações colaborativas entre os municípios, os estados e o governo federal, não apenas para compartilhamento de recursos como também para o intercâmbio de boas práticas. Sua conclusão aponta para o fortalecimento dos sistemas de compras e contratações públicas como um forte instrumento para o aumento da efetividade das políticas públicas de forma geral.

3 3 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO Objetivo Metodologia O PROCESSO DE COMPRAS PRINCIPAIS DIFICULDADES OBSERVADAS NAS PREFEITURAS INICIATIVAS DE FORTALECIMENTO Construção do Cenário Alvo Modelo de Maturidade de Processos Ciclo PDCA Eficiência, Eficácia e Efetividade CONCLUSÃO REFERÊNCIAS... 21

4 4 1 INTRODUÇÃO No Brasil, a obrigatoriedade de que toda contratação pública seja precedida de processo licitatório está prevista na Constituição Federal de 1988 e regulamentada na Lei 8.666/1993. Também na Constituição Federal está previsto que o Governo Federal detém exclusividade para legislar sobre Licitações, podendo Estados e Municípios legislar e normatizar apenas de forma complementar. Consequentemente, as práticas peculiares aos Estados e Municípios são limitadas, havendo diferenças mais significativas na forma de organização e na capacidade operativa dos sistemas de compras, entendida esta última, como o conjunto de processos, recursos humanos, técnicos e financeiros alocados à atividade. Durante os anos 90, houve especial atenção da Administração Pública na formatação e consolidação da legislação nacional de compras e no cumprimento dos princípios constitucionais e legais instituídos para as compras governamentais. No entanto, a clareza e precisão das especificações dos objetos e o estabelecimento de parâmetros referenciais para o processo de contratação ainda carece de aperfeiçoamento, com especial destaque para ferramentas gerenciais que forneçam informações sobre o mercado e indicação de preços aceitáveis, o que acarreta, também, dificuldades inevitáveis na gestão dos contratos. Relegada, durante muito tempo, a um segundo plano na escala de prioridades dos governos, a área de Compras e Contratações Públicas ganhou destaque em movimento subsequente ao que analogamente ocorreu ao final do século passado na área de logística das organizações privadas. A percepção de que a logística, além de trazer diferencial competitivo, pode inviabilizar o alcance dos objetivos finalísticos das organizações, fez com que se percebesse a importância da realização de investimentos na profissionalização das equipes, na revisão de processos e na automatização face ao retorno em economia, celeridade e regularidade do provimento de insumos para os processos produtivos. Em especial para os governos, essa percepção é realçada quando se leva em consideração o custo social derivado na demora na execução de seus programas (o custo de não comprar).

5 5 Ao mesmo tempo, a importância das compras e contratações públicas foi reforçada pela constatação de seu potencial como instrumento de reforço a políticas públicas, a exemplo dos incentivos às micro e pequenas empresas (faixa de preferência, empate ficto e licitações exclusivas), proteção ao meio ambiente (compras sustentáveis), extinção do trabalho infantil e da ênfase no Desenvolvimento Sustentável, aspecto este muito importante para a estabilidade dos países em épocas de crise. Por sua vez, as compras eletrônicas, cuja operacionalização, no Brasil, se deu no início deste século, trouxe forte inovação e possibilitou, num primeiro momento, redução de preços devido à maior competitividade e transparência aos processos licitatórios. O governo federal publicou em abril de 2000 uma Medida Provisória criando a modalidade Pregão, cuja forma eletrônica foi regulamentada ao final do mesmo ano e, mais tarde, após um longo período de aculturamento da Administração e do mercado fornecedor, tornada preferencial em Entretanto, as dificuldades que persistiam no processo de contratações públicas, mesmo após o uso intensivo de compras eletrônicas, deixaram claro que os problemas não eram apenas de oferta de preços e/ou quantidade de licitantes; sua otimização envolvia diversos outros aspectos, alguns estruturais, tais como a qualificação adequada das equipes técnicas, o uso de sistemáticas e ferramentas adequadas para gestão das compras e dos contratos, dentre outras. É este o atual desafio que se apresenta aos governos e, para fazer frente a ele, o uso das técnicas adequadas, a confrontações entre os sistemas existentes e entre estes e referenciais de boas práticas, podem fornecer diagnóstico valiosos, identificando pontos de melhoria que podem subsidiar os governos estaduais e municipais na evolução de seus sistemas e no uso estratégico e gerencial das informações acumuladas ao longo dos anos. 1.1 Objetivo O presente trabalho está alinhado ao esforço de melhoria do gasto público ora em curso no Brasil. Tem como objetivo apresentar uma percepção sobre os sistemas de compras e contratações municipais e elencar algumas estratégias e oportunidades para seu aperfeiçoamento.

6 6 1.2 Metodologia A análise foi baseada na pesquisa de campo realizada entre 2010 e 2011 pelo Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, com apoio do Programa de Cooperação Espanhola, junto aos municípios de Foz do Iguaçu, Toledo e Cascavel, todos localizados no oeste do Paraná, e na proposição de estratégias adequadas para o enfrentamento das dificuldades existentes para a otimização dos seus processos de compras e contratações. Foram enfocados aspectos do processo de contratações públicas que não são completamente determinados pela Lei 8.666/93, uma vez que esta trata detalhadamente diversos procedimentos, o que os torna praticamente padronizados em todas as esferas de governo. 2 O PROCESSO DE COMPRAS Para avaliar os sistemas de compras públicas adotou-se a divisão do processo segundo quatro etapas bem delimitadas: Planejamento, Fase Interna, Seleção de Fornecedores e Contratação. O resultado final do processo é determinado pelo resultado acumulado de cada etapa, sendo desejável que se avalie cada uma delas segundo o ciclo PDCA, de forma a que se programe um processo de melhoria contínua no sistema de compras. Etapa de Planejamento - À etapa de Planejamento corresponde a identificação das necessidades de contratação da Administração, a reserva dos recursos disponíveis frente às prioridades estabelecidas e a distribuição da execução ao longo do tempo. É a etapa que pode mais rapidamente trazer ganhos efetivos no uso dos recursos públicos, entretanto, é frequentemente a que se atribui menor atenção. A mera atribuição de prioridade descasada do grau de urgência / importância para o cidadão pode trazer dano irreparável pela não tempestividade no atendimento à necessidade.

7 7 A utilização de técnicas adequadas, tais como Strategic Sourcing, Gestão Da Cadeia de Suprimentos e Custo Total de Propriedade - TCO, aporta melhoria significativa na qualidade da aplicação dos recursos públicos. Também, regras claras de execução e sistemas de informação integrados à execução orçamentária e financeira trazem maior confiabilidade e agilidade ao processo de planejamento de contratações. Etapa de Fase Interna Abrange todas as atividades que antecedem a publicação do edital de contratação, desde a elaboração de termos de referência / projetos básicos, das minutas de edital e de contrato, abertura do processo e todo o tramite burocrático para autorização, reserva orçamentária, até o parecer jurídico. Quando o recurso é proveniente de empréstimo de organismos internacionais, inclui também as revisões previstas por estes. Esta etapa é, de forma geral, a responsável pela maior parcela do tempo consumido nos processos de contratação. Em especial, a elaboração dos termos de referência e as várias instâncias de revisão consomem tempo desproporcional à complexidade da maioria dos objetos licitados. Problemas relacionados ao uso de modelos dos documentos base desatualizados, requisitos que mudam ao longo de sua elaboração, dificuldades orçamentárias, insegurança dos funcionários por medo de punição, dentre outros aspectos, tendem a estender desnecessariamente o prazo de execução. Etapa de Seleção de Fornecedores nesta etapa concentrou-se a maior parte do esforço de modernização da última década com a criação de cadastros unificados de fornecedores, Pregão, compras eletrônicas, registros de preço, etc. Destaque deve ser dado à forte transparência trazida pelas compras eletrônicas, que ampliaram a participação nas ofertas de negócio com o governo, reduziram o custo de participação nos certames e contribuíram fortemente para o controle social e o combate a cartéis que se estabeleceram ao longo dos anos.

8 8 Etapa de Contratação a etapa de Gestão dos Contratos concentra parte significativa dos problemas hoje existentes na aplicação dos recursos públicos, não apenas pela complexidade, mas pela falta de formação adequada dos quadros de pessoal responsáveis pela atividade. Apesar disto, existem muitas organizações públicas que administram exemplarmente seus contratos, com estrutura, sistemática e procedimentos padronizados, e que se constituem em referência de boas práticas para as demais. 3 PRINCIPAIS DIFICULDADES OBSERVADAS NAS PREFEITURAS Neste trabalho cabe explicitar uma visão diagnóstica em nível macro, decorrente das observações realizadas ao longo da pesquisa de campo a qual, em parte, foi abaixo transcrita. Trata-se de constatações de caráter estrutural, aplicadas a todas as três Prefeituras que abordam aspectos específicos de cada uma, que são apresentadas em seguida. Tal diagnóstico foi realizado com o objetivo de definir os espaços de ação complementares ao redesenho de processos que viabilizem sua implantação e o desenvolvimento de uma cultura efetiva de melhoria contínua. Os principais pontos dessa visão macro são os seguintes: I. O ambiente de trabalho caracteriza-se por concentrar-se no foco operacional, com pouco espaço para pró-atividade decorrente de pressões permanentes por ações imediatas; Causas prováveis: Pouca ênfase nas ações de planejamento das atividades da área que leva à atuação sempre para atender a demandas imediatas; e, Baixa padronização dos itens de materiais o que leva a repetição de compras da mesma natureza; Decorrências: O número de certames licitatórios é muito elevado e estes são feitos, geralmente, em prazos apertados; Há pouco esforço para aprimorar a especificação dos itens objetos das compras e buscar a padronização de itens semelhantes; O ambiente é de estar sempre correndo para executar muitas atividades, sem tempo para a reflexão para aperfeiçoamento de suas práticas.

9 9 II. III. Constatou-se ausência de processos estruturados que possibilitem a visibilidade integral da cadeia de ações empreendidas; Causa provável: Em geral as três Prefeituras não possuem a prática de definir seus processos de trabalho através de normas operacionais ou de manuais de operação, não só para as atividades de compras, mas para as operações em geral. A Prefeitura de Toledo teve a iniciativa de identificar as atividades realizadas somente para compras. A Prefeitura de Cascavel possui uma área de Organizações e Métodos, apesar disso, não foram identificados processos modelados ou manuais definidos. Em Foz do Iguaçu a implantação da ferramenta de workflow foi precedida da identificação e documentação das etapas, mas restrito a processo que foi automatizado. Decorrências: O conhecimento sobre os procedimentos encontrase armazenado nas pessoas, o que representa um risco organizacional, pois a realocação delas pode comprometer a conformidade dos processos. Isso ocorre com maior intensidade nas Secretarias clientes, nas quais, foi relatada alta rotatividade das pessoas de apoio de compras. A capacitação de novos funcionários é dificultada por falta de documentação e da pouca disponibilidade de tempo dos funcionários envolvidos na execução dos certames. Retrabalho na medida em que algumas atividades são feitas em duas áreas diferentes. Existe sobrecarga operacional decorrente da não observância da segregação de funções, o que resulta na execução, pela área de compras, de atividades, que deveriam ser realizadas por outras áreas da Prefeitura; Causa provável: Na maioria das vezes essas situações decorrem de falta de pessoal capacitado para realizar suas atribuições ou de recorrentes erros nos processos, o que leva que alguma área, normalmente a operacional, realize atividades de outras. A título de exemplo, foi relatada a ocorrência de situações em que o pregoeiro é chamado a esclarecer questões de conformidade na entrega de bens.

10 10 Decorrências: Aumento da carga de trabalho em funções não específicas. Risco para a organização na medida em que, na maioria das vezes, a falta de segregação de funções faz com que pessoas, sem atribuições específicas, realizem tarefas para as quais não estão preparadas. IV. Um fator positivo identificado em Toledo é a existência de forte ênfase em controles e em aspectos legais, o que garante uma boa segurança operacional; Causa provável: Provavelmente decorre de episódios anteriores de não conformidades graves ou da visão da alta administração sobre a importância do Controle Interno. Decorrências: A atuação do Controle Interno tende a aumentar a segurança sobre a conformidade dos processos. No entanto, no caso de Toledo, a inserção no fluxo de trabalho ocorre antes do término das atividades que devem ser analisadas, o que pode ser entendido como um fator a ser alterado para aprimoramento do processo. V. Constatou-se a ausência de processos de planejamento de compras, apesar de todas as Prefeituras apontarem a necessidade de sua implementação; VI. Falta metodologia para gestão de cadastro de itens referentes a materiais e serviços e para cadastro de fornecedores, o que resulta em redundância quanto à especificação de itens semelhantes e na perda de escala na compra; VII. Há grande necessidade de capacitação dos quadros profissionais, tanto das áreas de compras das Secretarias de Administração, como de suas Secretarias clientes, decorrente, em parte, da rotatividade de pessoas alocadas nessas atividades e da baixa importância atribuída ao macroprocesso; VIII. Ocorre baixo investimento sistemático em análise de informações, o que leva a uma perda de oportunidade de aprendizagem organizacional a partir das atividades já realizadas; Existe baixa qualidade de suporte tecnológico aos processos de trabalho, apesar da existência de ferramentas operacionais para a execução das atividades.

11 11 4 ESTRATÉGIAS DE FORTALECIMENTO É razoável supor que haja bom retorno nos investimentos destinados a melhorar o desempenho das áreas de contratações públicas, uma vez que sua atuação impacta praticamente todas as ações de governo. Por outro lado, dada à complexidade do negócio e às peculiaridades de cada entidade, não se pode prescrever ações de melhoria que se ajustem a todos os estágios de evolução existentes, donde a importância de se adotar um referencial conceitual e uma estratégia de implementação que seja customizada a cada realidade. Nesse sentido, este capítulo propõe que se inicie o processo de melhoria com a construção de um cenário alvo, uma nova realidade a ser alcançada em certo tempo e, a seguir, a elaboração de um autodiagnostico com o objetivo de delinear o estágio evolutivo dos processos da organização, tomando como referencial o Modelo de Maturidade de Processos. Por fim, com base no cenário alvo e no autodiagnostico, podem ser propostas as ações de fortalecimento segundo as dimensões da Eficiência, Eficácia e Efetividade numa perspectiva de melhoria contínua apoiada no ciclo PDCA, conforme ilustrado no diagrama abaixo:

12 Construção do Cenário Alvo Para projetar um cenário futuro, norteador dos esforços de desenvolvimento de uma nova logística pública, é necessário, preliminarmente, pensar além das técnicas, pensar no papel da área de compras no seu sentido mais amplo. Segundo Marini (2002), os princípios básicos da agenda atual da Administração Pública, que, de forma geral, devem ser um pano de fundo para as ações de transformação, incluem: foco no cidadão, transparência e o controle social, conscientização da responsabilidade fiscal, gestão para resultados, ética e profissionalização do servidor público Por outro lado, é preciso considerar a realidade de cada sistema estadual de compras e contratações e, a partir dela, formular ações de inovação e modernização factíveis, evitando assim a proposição de objetivos e ações inadequadas ou de difícil atingimento que acabam agindo como fator desmotivador no processo de mudança. Levando em conta os princípios citados, o contexto geral do estado e do mercado fornecedor, e ainda, considerando os possíveis ganhos com o alinhamento às atuais iniciativas bem sucedidas na área de contratações públicas, são sugeridas as seguintes linhas de ação: adoção de reconhecidas boas práticas, adaptando a estratégia de implementação de acordo com as características, potencialidades e restrições locais; identificação de perfis profissionais necessários e desenvolvimento de mecanismos de capacitação, inclusive para o perfil lideranças; construção de uma rede de cooperação entre os estados, visando ao intercâmbio de experiências e práticas inovadoras de gestão; intensificação do uso de Tecnologia da Informação - TI orientada para transparência na gestão, melhoria nas relações com o cidadão e modernização administrativa.

13 Modelo de Maturidade de Processos Nas últimas décadas, impulsionada pela competitividade global e pela necessidade do aumento de produtividade e de qualidade nos produtos e serviços, as organizações intensificaram os esforços para melhoria dos processos produtivos. Nesse estudo propõe-se adotar como um dos instrumentos de intervenção o conceito de Nível de Maturidade de Processo, segundo o qual os processos podem ser classificados de acordo com o grau de sua sistematização. A contribuição desta abordagem no aperfeiçoamento dos processos produtivos não é a classificação em si, mas o fato dessa classificação tornar mais fácil a escolha dos próximos passos na evolução da organização. Na medida em que a governabilidade das organizações sobre seus processos aumenta, estes passam de níveis iniciais, onde os resultados são obtidos de maneira quase acidental, para processos bem determinados, medidos e otimizados, nos quais os resultados são obtidos conforme planejado previamente. A figura abaixo ilustra essa progressão: Modelo de Maturidade de Processos Fonte

14 14 Pesquisa desenvolvida em 2006 pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais, com o objetivo de identificar os níveis de maturidade dos processos logísticos de 479 empresas participantes da pesquisa, conceituou o tema conforme segue: O conceito de maturidade dos processos logísticos pode ser entendido como a capacidade de uma empresa em desenvolver processos em conformidade com metas previamente definidas no âmbito do seu planejamento estratégico e funcional. Os modelos de maturidade para a gestão dos processos logísticos envolvem a definição, mensuração, gestão e controle dos processos empresariais e são, em geral, aderentes aos preceitos da abordagem de gerenciamento por processos (BPR Business Process Reengineering). Sua utilização no contexto da gestão empresarial tem sido crescente e, em geral, tais modelos são estruturados a partir de indicadores-chave de desempenho para a análise de atividades atinentes aos ciclos logísticos de suprimento, apoio à manufatura e distribuição física. Atingir níveis superiores de maturidade no gerenciamento dos processos logísticos envolve, a rigor, níveis superiores de capacidades de uma organização, favorecendo assim o controle, a previsibilidade no alcance de objetivos de custo e desempenho e a efetividade no que se refere ao alcance das metas estratégicas para os sistemas logísticos das empresas. Ou seja, à medida que a maturidade dos processos logísticos cresce, o seu controle também se torna mais eficiente, o que contribui para a maior habilidade das empresas em prever o desempenho dos seus processos. O modelo empregado na pesquisa foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, EUA, e tem sido amplamente aplicado em diferentes contextos empresariais dos setores industriais e de serviços, bem como em diferentes países do continente europeu, nos Estados Unidos e no continente asiático. Ainda segundo esses autores, o modelo está estruturado em cinco níveis, especificados a seguir. O ad hoc, primeiro nível do modelo, é caracterizado por práticas desestruturadas e mal definidas. Medidas de processos não são aplicadas, e estruturas organizacionais e de trabalho não são baseadas em processos horizontais na cadeia de suprimentos. O desempenho é imprevisível e os custos são elevados. Os níveis de cooperação funcional e satisfação dos clientes são baixos. No segundo nível, definidos, os processos básicos da SCM (Supply Chain Management) são definidos e documentados. Não há alteração no trabalho nem na estrutura organizacional. Em contrapartida, o desempenho é um pouco mais previsível. A superação de silos organizacionais exige um esforço considerável, e os custos continuam altos. Os níveis de satisfação do cliente melhoram, porém continuam baixos, comparativamente aos níveis alcançados pela concorrência. No terceiro nível, vinculados, já ocorre a aplicação de princípios de SCM. A estrutura organizacional prepara-se para a horizontalização, a partir da criação de autoridades superiores às unidades funcionais. A cooperação

15 15 entre funções intraorganizacionais, vendedores e clientes materializa-se sob a forma de equipes que compartilham medidas comuns ao SCM e de objetivos de abrangência horizontal na cadeia de suprimentos. A previsibilidade do desempenho aumenta, e a empresa começa a acertar seus alvos com mais frequência. Esforços de melhoria contínua tomam forma, com o objetivo de eliminar a raiz dos problemas e alcançar, assim, melhoria incremental no desempenho. A eficiência de custos aumenta, e os clientes passam a estar diretamente envolvidos nos esforços de melhoria dos processos Inter organizacionais. No quarto nível, integrados, a empresa, os fornecedores e os clientes cooperam mais estrategicamente no nível dos processos. Estruturas organizacionais e atividades estão baseadas nos princípios do SCM, e as funções tradicionais, quando relacionadas aos processos da cadeia de valor expandida, começam a desaparecer. Métricas de desempenho para a cadeia de suprimentos são utilizadas, surgindo também práticas avançadas e baseadas na colaboração. Os objetivos de melhoria de processos são direcionados para equipes e alcançados com confiança. Os custos são reduzidos drasticamente, e a satisfação dos clientes e o espírito de cooperação transformam-se em vantagem competitiva. No último nível, estendidos, a competição é baseada em cadeias de suprimento multi-organizacionais. Surgem equipes de SCM multiorganizacionais com processos expandidos, objetivos e figuras de autoridade reconhecida ao longo da cadeia. Confiança e interdependência formam a base de sustentação da cadeia de suprimentos estendida. O desempenho de processos e a confiabilidade do sistema estendido são mensurados. A cadeia de suprimentos é tomada por uma cultura horizontal focada no cliente. Os investimentos na melhoria do sistema são compartilhados, assim como os retornos sobre esses investimentos. Embora o referido trabalho tenha sido desenvolvido com empresas privadas, suas conclusões e propostas podem servir de referencial para raciocínio análogo nas organizações públicas, como podemos observar nas observações que se seguem: Há que se considerar que, para alcançar níveis superiores de maturidade nos processos de planejamento logístico, as organizações precisam investir em melhorias, modificando processos e expandindo fronteiras internas e externas à organização, respectivamente em relação aos seus limites funcionais e dos seus fornecedores e clientes. Essa iniciativa, naturalmente, gera impactos diretos sobre os custos logísticos, que poderão vir a ser sacrificados até o ponto em que os processos passarão, efetivamente, por uma melhoria definitiva mediante a movimentação do pivô que regula as relações de natureza dinâmica dos envolvidos nos processos logísticos. Considerando-se o processo de melhoria como gradativo e contínuo, os modelos de maturidade atuam no sentido de auxiliar o gestor na avaliação de prioridades de ação diante dos inúmeros atores nas operações logísticas, possibilitando, desta forma, a seleção do conjunto de ações mais adequadas à realidade de evolução de cada empresa, bem como suas respectivas capacidades, restrições de recursos e metas de desempenho. É importante salientar que a utilização de modelos de maturidade, além de útil na identificação de um roadmap para as organizações em busca da melhoria de seus processos logísticos, pode também viabilizar-se como ferramenta para a qualificação de fornecedores de bens e serviços, uma vez

16 16 que, a partir da identificação e certificação do nível de maturidade desses fornecedores, há a oportunidade concreta, por parte da contratante, de reduzirem-se os seus riscos, seja em relação à qualidade dos bens e serviços adquiridos, seja em relação à própria gestão dos contratos com esses fornecedores. Por ser este um benefício importante para as empresas, refletido em melhores níveis de serviço e maior controle dos custos logísticos, é que se espera a intensificação do uso de modelos de maturidade para os fins de gerenciamento dos processos logísticos no dia-a-dia das operações das empresas. Tal utilização poderá ser benéfica indicando claramente ao gestor qual o nível de excelência dos processos logísticos de sua empresa, bem como as ações necessárias para que padrões gerenciais de desempenho possam ser alcançados a partir de iniciativas estruturadas e formalizadas, considerando-se aqueles processos de negócio essenciais aos objetivos da logística integrada e da gestão da cadeia de suprimentos. 4.3 Ciclo PDCA Originalmente chamado de Ciclo de Shewhart, engenheiro americano que na década de 1930 foi o responsável pela aplicação de controle estatístico no controle da qualidade, o ciclo PDCA (do Inglês Plan-Do-Check-Act) deve suas origens aos principais nomes do pensamento filosófico ocidental dos últimos quatrocentos anos, culminando com as reflexões do pragmatismo de Jonh Dewey, que atribuiu ao conceito uma conotação prática voltada ao benefício do homem, e finalmente a Deming, na década de 1950 que o levou ao Japão e evoluiu o conceito tal qual hoje o conhecemos. Amplamente conhecido, o ciclo PDCA vem ajudando pessoas e empresas a estruturar o pensamento, a ordenar esforços e a planejar todo o tipo de projeto ou mudança (Oribe, 2010). É instrumento de organização e formalização do aprimoramento contínuo de processos, incluindo os processos organizacionais. Seu princípio simples e de fácil compreensão é um excelente referencial para criação de um ritual de avaliações periódicas para ajuste das normas e rotinas de trabalho.

17 17 Fonte: Abb. Kroll, Heinz-Werner Engel, Brüssel Tomando emprestadas algumas definições da Wikipidia temos: PLANEJAR (PLAN) - Estabelecer os objetivos e processos necessários para fornecer resultados de acordo com o resultado esperado (a meta ou metas). Ao estabelecer expectativas de saída, a integridade e precisão da especificação é também uma parte da melhoria alvo. EXECUTAR (DO) - Implementar o plano, executar o processo, fazer o produto. Coletar dados para mapeamento e análise dos próximos passos "VERIFICAR" e "AGIR". VERIFICAR (CHECK) - Estudar o resultado atual (medido e coletado no passo anterior executar ) e compará-lo em relação aos resultados esperados (objetivos estabelecidos no passo PLANEJAR ) para determinar quaisquer diferenças. Procurar por desvios na aplicação do plano e também olhar para a adequação e abrangência do plano permite a execução do próximo passo, ou seja, "AJUSTAR". AJUSTAR (ACT) - Tomar ações corretivas sobre as diferenças significativas entre os resultados reais e planejados. Analisar as diferenças para determinar suas causas. Determinar onde aplicar as mudanças que incluem a melhoria do processo ou produto.

18 18 Quando a execução de um ciclo completo não resultar na necessidade de melhoria do processo em questão, este pode ser refinado com maiores detalhes na iteração seguinte ou ser dado um novo enfoque em alguma fase do processo. 4.4 Eficiência, Eficácia e Efetividade Os conceitos de Eficiência, Eficácia e efetividade, inseridos há anos na área da Administração, contribuem para obtenção de um olhar mais atento, uma lente que foca os resultados obtidos segundo pontos de vista diferentes, de forma independente e complementar. Em estudo apresentado na 30º Encontro da ANPAD, Castro (2006) apresentou artigo intitulado Eficiência, Eficácia e Efetividade na Administração Pública. Nele é citado o trabalho de Leon C. Megginson, Donald C. Mosley e Paul H. Pietri Jr. que argumentam que a eficiência e a eficácia, conceitos bem diferente, são uma das formas de se medir o desempenho organizacional. Para esses autores eficiência é a capacidade de fazer as coisas direito, é um conceito matemático: é a relação entre insumo e produto (input e output); um administrador eficiente é o que consegue produtos mais elevados (resultados, produtividade, desempenho) em relação aos insumos (mão-de-obra, material, dinheiro, máquinas e tempo) necessários à sua consecução. Em outras palavras, um administrador é considerado eficiente quando minimiza o custo dos recursos usados para atingir determinado fim. Da mesma forma, se o administrador consegue maximizar os resultados com determinada quantidade de insumos, será considerado eficiente (Megginson, apud Castro, 2006). Diferentemente, eficácia é a capacidade de fazer as coisas certas ou de conseguir resultados. Isto inclui a escolha dos objetivos mais adequados e os melhores meios de alcançá-los. Isto é, administradores eficazes selecionam as coisas certas para fazer e os métodos certos para alcançá-las (Megginson, apud Castro, 2006). Referindo-se a Peter Drucker, James A. F. Stoner e R. Edward Freeman dizem que este propôs o julgamento do desempenho de um administrador através dos critérios gêmeos de eficácia capacidade de fazer as coisas certas e

19 19 eficiência a capacidade de fazer as coisas certo. Desses dois critérios, pelo que sugere Drucker, a eficácia é o mais importante, já que nenhum nível de eficiência, por maior que seja, irá compensar a escolha dos objetivos errados (Megginson, apud Castro, 2006). O autor diz que a eficácia é difícil de ser medida nas organizações e tem opinião parecida sobre a relação entre eficácia e eficiência que Chiavenato: às vezes a eficiência conduz à eficácia. Em outras organizações, eficiência e eficácia não são relacionadas. Uma organização pode ser altamente eficiente e não conseguir seus objetivos porque fabrica um produto para o qual não existe demanda. De maneira análoga, uma organização pode alcançar suas metas de lucros, mas ser ineficiente (Daft, apud Castro, 2006). Torres traz os dois conceitos para a área pública: Eficácia: basicamente, a preocupação maior que o conceito revela se relaciona simplesmente com o atingimento dos objetivos desejados por determinada ação estatal, pouco se importando com os meios e mecanismos utilizados para atingir tais objetivos. Eficiência: aqui, mais importante que o simples alcance dos objetivos estabelecidos é deixar explícito como esses foram conseguidos. Existe claramente a preocupação com os mecanismos utilizados para obtenção do êxito da ação estatal, ou seja, é preciso buscar os meios mais econômicos e viáveis, utilizando a racionalidade econômica que busca maximizar os resultados e minimizar os custos, ou seja, fazer o melhor com menores custos, gastando com inteligência os recursos pagos pelo contribuinte (Torres, apud Castro, 2006). Mais recentemente a literatura especializada incorporou um terceiro conceito; trata-se da efetividade, especialmente válida para a administração pública. Para Torres efetividade é o mais complexo dos três conceitos, em que a preocupação central é averiguar a real necessidade e oportunidade de determinadas ações estatais, deixando claro que setores são beneficiados em detrimento de que outros atores sociais. Este conceito não se relaciona estritamente com a ideia de eficiência, que tem uma conotação econômica muito forte, haja vista que nada mais impróprio para a administração pública do que fazer com eficiência o que simplesmente não precisa ser feito (Torres, apud Castro, 2006).

20 20 A combinação dos conceitos de Eficiência, Eficácia e Efetividade com cada fase do ciclo PDCA podem trazer luz adicional à avaliação dos processos, fornecendo valiosas informações para redirecionamento das ações em curso 5 CONCLUSÃO Em reuniões de acompanhamento da execução de políticas públicas é frequente constatar-se que boa parte dos atrasos são derivados de dificuldades encontradas na fase de especificação e contratação das obras, bens e serviços. A caracterização exata do problema, aliada a uma ação integrada entre os diversos níveis e órgãos governamentais, poderão beneficiar a todas as esferas da Administração, uma vez que afeta não apenas aos orçamentos próprios, como também aos recursos transferidos de outras esferas. A pesquisa aponta para a necessidade de adoção de medidas voltadas à modernização dos processos de logística pública, com ênfase no provimento dos perfis profissionais exigidos, mecanismos de capacitação (inclusive para as lideranças), oportunidades sistematizadas de troca de experiência e intensificação do uso de TI com ênfase na transparência da gestão, e melhoria nas relações com o cidadão. Em especial, a ampla utilização de recursos como Educação à Distância e Comunidades de Prática, poderia resolver problemas como o da escassez de especialistas. Por outro lado, a adoção de estratégias de intervenção calcadas em paradigmas de evolução gradual partindo do nível de maturidade presente, indica um caminho seguro para tal transformação. O estabelecimento de indicadores relacionados à eficácia e à eficiência dos processos de compras e contratações servirá de instrumento para avaliação da evolução e correção de eventuais desvios, além do que permitirão a comparação construtiva entre os entes de forma a estabelecer metas, identificar causas de ineficiência e referenciais de boas práticas.

21 21 REFERÊNCIAS Legislação e Infranormas Federais BRASIL. Constituição/1988. Constituição da Republica Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal. Disponível em: Acesso em: 9 jan BRASIL. Lei n /1993. Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. Disponível em: Acesso em: 9 jan BRASIL. Lei n /2002. Institui, no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, nos termos do art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, modalidade de licitação denominada pregão, para aquisição de bens e serviços comuns, e dá outras providências.. em: 9 jan BRASIL. Lei n /2010. Altera as Leis nos 8.666, de 21 de junho de 1993, 8.958, de 20 de dezembro de 1994, e , de 2 de dezembro de 2004; e revoga o 1o do art. 2o da Lei no , de 6 de fevereiro de Disponível em: Acesso em: 9 jan BRASIL. Lei n /2010. Institui o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. Disponível em: Acesso em: 9 jan Artigos e Relatórios Técnicos Aecid, Relatório Final:Processo de Compras Públicas, Oficina Técnica de Cooperação Espanhola, Brasília, Castro, R. B., Eficácia, Eficiência e Efetividade na Administração Pública, 30º Encontro ANPAD, Salvador, set./2006. Marini, C., O Contexto Contemporâneo da Administração Pública na América Latina, Revista do Serviço Público, n. 4, ano 53, Oliveira, M.P.V. e Ladeira, M.B., Pesquisa IMAM/CEPEAD descreve os níveis de maturidade dos processos logísticos de empresas associadas, Oribe, C.Y., PDCA: Origens, conceitos e variantes dessa ideia de 70 anos, Qualipro, Disponível em

22 22 AUTORIA Carlos Henrique de Azevedo Moreira Casa Civil da Presidência da República. Endereço eletrônico: Adolfo Pacheco FIA/USP Endereço eletrônico:

FIGURA 1: Capacidade de processos e maturidade Fonte: McCormack et al., 2003, 47p. Maturidade SCM Foco SCM. Inter-organizacional. Alta.

FIGURA 1: Capacidade de processos e maturidade Fonte: McCormack et al., 2003, 47p. Maturidade SCM Foco SCM. Inter-organizacional. Alta. Pesquisa IMAM/CEPEAD descreve os níveis de maturidade dos logísticos de empresas associadas Marcos Paulo Valadares de Oliveira e Dr. Marcelo Bronzo Ladeira O Grupo IMAM, em conjunto com o Centro de Pós-Graduação

Leia mais

GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS. Vanice Ferreira

GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS. Vanice Ferreira GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS Vanice Ferreira 12 de junho de 2012 GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS: conceitos iniciais DE QUE PROCESSOS ESTAMOS FALANDO? GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS: conceitos iniciais

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Contratação de consultoria pessoa física para serviços de preparação

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

Política de Logística de Suprimento

Política de Logística de Suprimento Política de Logística de Suprimento Política de Logística de Suprimento Política de Logística de Suprimento 5 1. Objetivo Aumentar a eficiência e competitividade das empresas Eletrobras, através da integração

Leia mais

Gestão Por Competências nas IFES

Gestão Por Competências nas IFES Goiânia 22 de Novembro de 2012 Gestão Por Competências nas IFES Anielson Barbosa da Silva anielson@uol.com.br A G E N D A 1 Desafios da Gestão de Pessoas nas IFES. 2 3 Bases Legais da Gestão de Pessoas

Leia mais

POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS. Sistema. Eletrobrás

POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS. Sistema. Eletrobrás POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DO SISTEMA ELETROBRÁS Sistema Eletrobrás Política de Logística de Suprimento do Sistema Eletrobrás POLÍTICA DE LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO 4 POLÍTICA DE Logística de Suprimento

Leia mais

GESTÃO POR PROCESSOS

GESTÃO POR PROCESSOS GESTÃO POR PROCESSOS O que é um Processo: Uma série de ações que produz um resultado que agrega valor ao produto ou serviço. Gestão de Processos: Conjunto de ações sistemáticas, baseadas em fatos e dados

Leia mais

3. Processos, o que é isto? Encontramos vários conceitos de processos, conforme observarmos abaixo:

3. Processos, o que é isto? Encontramos vários conceitos de processos, conforme observarmos abaixo: Perguntas e respostas sobre gestão por processos 1. Gestão por processos, por que usar? Num mundo globalizado com mercado extremamente competitivo, onde o cliente se encontra cada vez mais exigente e conhecedor

Leia mais

Gestão por Processos. Gestão por Processos Gestão por Projetos. Metodologias Aplicadas à Gestão de Processos

Gestão por Processos. Gestão por Processos Gestão por Projetos. Metodologias Aplicadas à Gestão de Processos Gestão por Processos Gestão por Projetos Gestão por Processos Gestão de Processos de Negócio ou Business Process Management (BPM) é um modelo de administração que une gestão de negócios à tecnologia da

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

Sistemas de Gestão da Qualidade. Introdução. Engenharia de Produção Gestão Estratégica da Qualidade. Tema Sistemas de Gestão da Qualidade

Sistemas de Gestão da Qualidade. Introdução. Engenharia de Produção Gestão Estratégica da Qualidade. Tema Sistemas de Gestão da Qualidade Tema Sistemas de Gestão da Qualidade Projeto Curso Disciplina Tema Professor Pós-graduação Engenharia de Produção Gestão Estratégica da Qualidade Sistemas de Gestão da Qualidade Elton Ivan Schneider Introdução

Leia mais

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 11 de maio de 2011 Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 1 ANÁLISE DOS RESULTADOS DO SPAECE-ALFA E DAS AVALIAÇÕES DO PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ _ 2ª Etapa 1. INTRODUÇÃO Em 1990, o Sistema de Avaliação

Leia mais

Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública. Assembléia Legislativa do Estado de Säo Paulo 14 de outubro de 2008

Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública. Assembléia Legislativa do Estado de Säo Paulo 14 de outubro de 2008 Desenvolvimento de Pessoas na Administração Pública Assembléia Legislativa do Estado de Säo Paulo 14 de outubro de 2008 Roteiro 1. Contexto 2. Por que é preciso desenvolvimento de capacidades no setor

Leia mais

Processo de Construção de um Plano de Cargos e Carreira. nas Organizações Públicas Brasileiras

Processo de Construção de um Plano de Cargos e Carreira. nas Organizações Públicas Brasileiras Processo de Construção de um Plano de Cargos e Carreira nas Organizações Públicas Brasileiras A estruturação ou revisão de um PCCR se insere em um contexto de crescente demanda por efetividade das ações

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ADMINISTRATIVA DO GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ADMINISTRATIVA DO GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO Centro de Convenções Ulysses Guimarães Brasília/DF 4, 5 e 6 de junho de 2012 SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ADMINISTRATIVA DO GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO Dayan Giubertti Margon Julia Sasso Aliguieri

Leia mais

INTRODUÇÃO. Apresentação

INTRODUÇÃO. Apresentação ANEXO ÚNICO DA RESOLUÇÃO ATRICON 09/2014 DIRETRIZES DE CONTROLE EXTERNO ATRICON 3207/2014: OS TRIBUNAIS DE CONTAS E O DESENVOLVIMENTO LOCAL: CONTROLE DO TRATAMENTO DIFERENCIADO E FAVORECIDO ÀS MICROEMPRESAS

Leia mais

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação QP Informe Reservado Nº 70 Maio/2007 Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação Tradução para o português especialmente preparada para os Associados ao QP. Este guindance paper

Leia mais

A INFLUÊNCIA DO PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DA EGDS EM RELAÇÃO À QUALIDADE E À DEMANDA

A INFLUÊNCIA DO PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DA EGDS EM RELAÇÃO À QUALIDADE E À DEMANDA Centro de Convenções Ulysses Guimarães Brasília/DF 4, 5 e 6 de junho de 2012 A INFLUÊNCIA DO PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DA EGDS EM RELAÇÃO À QUALIDADE E À DEMANDA Carlos Fernando Bulhões Maldonado de Oliveira

Leia mais

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que Supply Chain Management SUMÁRIO Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM) SCM X Logística Dinâmica Sugestões Definição Cadeia de Suprimentos É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até

Leia mais

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação Módulo 15 Resumo Neste módulo vamos dar uma explanação geral sobre os pontos que foram trabalhados ao longo desta disciplina. Os pontos abordados nesta disciplina foram: Fundamentos teóricos de sistemas

Leia mais

ISO 9001. As três primeiras seções fornecem informações gerais sobre a norma, enquanto as cinco últimas centram-se na sua implementação.

ISO 9001. As três primeiras seções fornecem informações gerais sobre a norma, enquanto as cinco últimas centram-se na sua implementação. ISO 9001 A ISO 9001 é um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) standard que exige que uma dada organização satisfaça as suas próprias exigências e as dos seus clientes e reguladores. Baseia-se numa metodologia

Leia mais

IMPORTANTES ÁREAS PARA SUCESSO DE UMA EMPRESA

IMPORTANTES ÁREAS PARA SUCESSO DE UMA EMPRESA IMPORTANTES ÁREAS PARA SUCESSO DE UMA EMPRESA SILVA, Paulo Henrique Rodrigues da Discente da Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerencias E-mail: ph.rs@hotmail.com SILVA, Thiago Ferreira da Docente da Faculdade

Leia mais

ANEXO X DIAGNÓSTICO GERAL

ANEXO X DIAGNÓSTICO GERAL ANEXO X DIAGNÓSTICO GERAL 1 SUMÁRIO DIAGNÓSTICO GERAL...3 1. PREMISSAS...3 2. CHECKLIST...4 3. ITENS NÃO PREVISTOS NO MODELO DE REFERÊNCIA...11 4. GLOSSÁRIO...13 2 DIAGNÓSTICO GERAL Este diagnóstico é

Leia mais

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004 Sistemas de Gestão O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 Material especialmente preparado para os Associados ao QSP. QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação?

PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? PÓS-GRADUAÇÃO CAIRU O QUE VOCÊ PRECISA SABER: Por que fazer uma pós-graduação? O mercado do trabalho está cada vez mais exigente. Hoje em dia, um certificado de pós-graduação é imprescindível para garantia

Leia mais

NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA SERVIÇOS TÉCNICOS ESPECIALIZADOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DOS NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NOS INSTITUTOS QUE OPERAM NO ÂMBITO DA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE CONTRATO 189-01/2012 RELATÓRIO 1 30.09.2012

Leia mais

Carreira: definição de papéis e comparação de modelos

Carreira: definição de papéis e comparação de modelos 1 Carreira: definição de papéis e comparação de modelos Renato Beschizza Economista e especialista em estruturas organizacionais e carreiras Consultor da AB Consultores Associados Ltda. renato@abconsultores.com.br

Leia mais

Existem três categorias básicas de processos empresariais:

Existem três categorias básicas de processos empresariais: PROCESSOS GERENCIAIS Conceito de Processos Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo (Graham e LeBaron, 1994). Não existe um produto ou um serviço oferecido por uma empresa

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

SUPERVISÃO COOPERATIVA Acompanhamento Indireto, acompanhamento dos planos, auditoria e comunicação

SUPERVISÃO COOPERATIVA Acompanhamento Indireto, acompanhamento dos planos, auditoria e comunicação SUPERVISÃO COOPERATIVA Acompanhamento Indireto, acompanhamento dos planos, auditoria e comunicação 1 Acompanhamento Indireto Tratamento das informações Análise intrínseca, evolutiva e comparativa Processos

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO Indicadores e Diagnóstico para a Inovação Primeiro passo para implantar um sistema de gestão nas empresas é fazer um diagnóstico da organização; Diagnóstico mapa n-dimensional

Leia mais

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão

Desenvolve Minas. Modelo de Excelência da Gestão Desenvolve Minas Modelo de Excelência da Gestão O que é o MEG? O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados

Leia mais

4. Tendências em Gestão de Pessoas

4. Tendências em Gestão de Pessoas 4. Tendências em Gestão de Pessoas Em 2012, Gerenciar Talentos continuará sendo uma das prioridades da maioria das empresas. Mudanças nas estratégias, necessidades de novas competências, pressões nos custos

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

Diagnóstico Empresarial. Porque a saúde da sua empresa é muito importante.

Diagnóstico Empresarial. Porque a saúde da sua empresa é muito importante. Diagnóstico Empresarial Porque a saúde da sua empresa é muito importante. Introdução Nos últimos anos as empresas têm focado pesadamente em gestão por resultados, proporcionando a seus gestores e equipes

Leia mais

Escola de Políticas Públicas

Escola de Políticas Públicas Escola de Políticas Públicas Política pública na prática A construção de políticas públicas tem desafios em todas as suas etapas. Para resolver essas situações do dia a dia, é necessário ter conhecimentos

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

FUNÇÕES MOTORAS (Produtos e Serviços)

FUNÇÕES MOTORAS (Produtos e Serviços) FUNÇÕES MOTORAS (Produtos e Serviços) 1. MÉTODO MENTOR - Modelagem Estratégica Totalmente Orientada para Resultados Figura 1: Método MENTOR da Intellectum. Fonte: autor, 2007 O método MENTOR (vide o texto

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico

Leia mais

3 Abordagem Sistêmica

3 Abordagem Sistêmica 3 Abordagem Sistêmica 3.1 A visão sistêmica Como uma das correntes do pensamento administrativo, a abordagem sistêmica foi introduzida em meados da década de 60. Os teóricos de sistemas definiram-na como,

Leia mais

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades;

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades; POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE OBJETIVO Esta Política tem como objetivos: - Apresentar as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente as inovações

Leia mais

Programa de Capacitação em Gestão do PPA Curso PPA: Elaboração e Gestão Ciclo Básico. Elaboração de Planos Gerenciais dos Programas do PPA

Programa de Capacitação em Gestão do PPA Curso PPA: Elaboração e Gestão Ciclo Básico. Elaboração de Planos Gerenciais dos Programas do PPA Programa de Capacitação em Gestão do PPA Curso PPA: Elaboração e Gestão Ciclo Básico Elaboração de Planos Gerenciais dos Programas do PPA Brasília, abril/2006 APRESENTAÇÃO O presente manual tem por objetivo

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

ASSUNTO DO MATERIAL DIDÁTICO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET

ASSUNTO DO MATERIAL DIDÁTICO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET AULA 05 ASSUNTO DO MATERIAL DIDÁTICO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET JAMES A. O BRIEN MÓDULO 01 Páginas 26 à 30 1 AULA 05 DESAFIOS GERENCIAIS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Leia mais

DIRETRIZES DE CONTROLE EXTERNO Projeto Qualidade e Agilidade dos TCs QATC2

DIRETRIZES DE CONTROLE EXTERNO Projeto Qualidade e Agilidade dos TCs QATC2 DE CONTROLE EXTERNO Projeto Qualidade e Agilidade dos TCs QATC2 Resolução Atricon 02/2014 Controle Externo Concomitante Coordenador: Cons. Valter Albano da Silva TCE/MT Resolução Atricon 09/2014 LC123/2006

Leia mais

GESTÃO EFICIENTE 1 FINALIDADE DO PROJETO ESTRATÉGICO 2 JUSTIFICATIVA

GESTÃO EFICIENTE 1 FINALIDADE DO PROJETO ESTRATÉGICO 2 JUSTIFICATIVA GESTÃO EFICIENTE 1 FINALIDADE DO PROJETO ESTRATÉGICO Promover eficiência na gestão de recursos para assegurar a realização da Estratégia, a partir de uma política organizacional de planejamento e execução

Leia mais

MODELO CMM MATURIDADE DE SOFTWARE

MODELO CMM MATURIDADE DE SOFTWARE MODELO CMM MATURIDADE DE SOFTWARE O modelo CMM Capability Maturity Model foi produzido pelo SEI (Software Engineering Institute) da Universidade Carnegie Mellon (CMU), em Pittsburgh, EUA, por um grupo

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Governança Corporativa

Governança Corporativa Governança Corporativa POLÍTICA DE INTEGRIDADE A política de integridade (conformidade), parte integrante do programa de governança corporativa. Mais do que nunca as empresas necessitam de estruturas consistentes

Leia mais

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que ANEXO II Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui registro em base de patentes brasileira. Também serão considerados caráter inovador para este Edital os registros de patente de domínio público

Leia mais

MACROPROCESSOS É um conjunto de processos que correspondem a uma função da organização.

MACROPROCESSOS É um conjunto de processos que correspondem a uma função da organização. GESTÃO POR PROCESSOS Prof. WAGNER RABELLO JR PROCESSO Conjunto de recursos e atividades interrelacionadas que transforma insumos (entradas) em serviços ou produtos (saídas); GESTÃO DE PROCESSO OU GESTÃO

Leia mais

Portaria Inep nº 249, de 02 de junho de 2014. Publicada no Diário Oficial da União em 04 de junho de 2014.

Portaria Inep nº 249, de 02 de junho de 2014. Publicada no Diário Oficial da União em 04 de junho de 2014. Portaria Inep nº 249, de 02 de junho de 2014. Publicada no Diário Oficial da União em 04 de junho de 2014. O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep),

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Mércio Rosa Júnior PRODUÇÃO 02 e 03 de Fevereiro de 2011

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Mércio Rosa Júnior PRODUÇÃO 02 e 03 de Fevereiro de 2011 Workshop 2011 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Mércio Rosa Júnior PRODUÇÃO 02 e 03 de Fevereiro de 2011 Agência Nacional de Transportes Aquaviários O MAPA ESTRATÉGICO ANTAQ 2 Missão Assegurar à sociedade

Leia mais

INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO: PLANOS, PROGRAMAS E PROJETOS

INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO: PLANOS, PROGRAMAS E PROJETOS CURSO PÓS-GRADUAP GRADUAÇÃO EM GESTÃO SOCIAL DE POLÍTICAS PÚBLICASP DISCIPLINA: Monitoramento, informação e avaliação de políticas sociais INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO: PLANOS, PROGRAMAS E PROJETOS Janice

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares

Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares Existem três níveis distintos de planejamento: Planejamento Estratégico Planejamento Tático Planejamento Operacional Alcance

Leia mais

1.3. Planejamento: concepções

1.3. Planejamento: concepções 1.3. Planejamento: concepções Marcelo Soares Pereira da Silva - UFU O planejamento não deve ser tomado apenas como mais um procedimento administrativo de natureza burocrática, decorrente de alguma exigência

Leia mais

Administração Judiciária

Administração Judiciária Administração Judiciária Planejamento e Gestão Estratégica Claudio Oliveira Assessor de Planejamento e Gestão Estratégica Conselho Superior da Justiça do Trabalho Gestão Estratégica Comunicação da Estratégia

Leia mais

G P - AMPLITUDE DE CONTROLE E NÍVEIS HIERÁRQUICOS

G P - AMPLITUDE DE CONTROLE E NÍVEIS HIERÁRQUICOS G P - AMPLITUDE DE CONTROLE E NÍVEIS HIERÁRQUICOS Amplitude de Controle Conceito Também denominada amplitude administrativa ou ainda amplitude de supervisão, refere-se ao número de subordinados que um

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 12.593, DE 18 DE JANEIRO DE 2012. Mensagem de veto Institui o Plano Plurianual da União para o período de 2012 a 2015. A PRESIDENTA

Leia mais

FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃODE RECURSOS HUMANOS DA ANTT

FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃODE RECURSOS HUMANOS DA ANTT FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃODE RECURSOS HUMANOS DA ANTT Quadro de Servidores SITUAÇÃO 2008 2009 Abril 2010 CARGOS EFETIVOS (*) 429 752 860 Analista Administrativo 16 40 41 Especialista em Regulação 98 156 169

Leia mais

O Trabalho escrito atenderá ao disposto no Manual de Normatização de Projetos Finais da ESAMC.

O Trabalho escrito atenderá ao disposto no Manual de Normatização de Projetos Finais da ESAMC. Plano de Ensino CURSO: MBA Regular - Negócios Internacionais DISCIPLINA: Plano de Internacionalização Banca Final Última revisão: Abril/2015 Horas-aula: Orientação do projeto: 30 Desenvolvimento do projeto:

Leia mais

Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia

Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia Desafios a serem superados Nos últimos anos, executivos de Tecnologia de Informação (TI) esforçaram-se em

Leia mais

Oficina de Gestão de Portifólio

Oficina de Gestão de Portifólio Oficina de Gestão de Portifólio Alinhando ESTRATÉGIAS com PROJETOS através da GESTÃO DE PORTFÓLIO Gestão de portfólio de projetos pode ser definida como a arte e a ciência de aplicar um conjunto de conhecimentos,

Leia mais

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03

PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL. Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA INTERNACIONAL Diretrizes e Estratégias para Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil Projeto 914 BRA5065 - PRODOC-MTC/UNESCO DOCUMENTO TÉCNICO Nº 03 RELATÓRIO TÉCNICO CONCLUSIVO

Leia mais

Governança Corporativa. A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial.

Governança Corporativa. A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial. Governança Corporativa A importância da Governança de TI e Segurança da Informação na estratégia empresarial. A virtualização dos negócios tem impactado diretamente a condição de fazer negócio, conferindo

Leia mais

Página 1 de 19 Data 04/03/2014 Hora 09:11:49 Modelo Cerne 1.1 Sensibilização e Prospecção Envolve a manutenção de um processo sistematizado e contínuo para a sensibilização da comunidade quanto ao empreendedorismo

Leia mais

1. Escopo ou finalidade da iniciativa

1. Escopo ou finalidade da iniciativa 1. Escopo ou finalidade da iniciativa O Poder Judiciário tem-se conscientizado, cada vez mais, de que se faz necessária uma resposta para a sociedade que exige uma prestação jurisdicional mais célere e

Leia mais

Risco na medida certa

Risco na medida certa Risco na medida certa O mercado sinaliza a necessidade de estruturas mais robustas de gerenciamento dos fatores que André Coutinho, sócio da KPMG no Brasil na área de Risk & Compliance podem ameaçar a

Leia mais

Controle ou Acompanhamento Estratégico

Controle ou Acompanhamento Estratégico 1 Universidade Paulista UNIP ICSC Instituto de Ciências Sociais e Comunicação Cursos de Administração Apostila 9 Controle ou Acompanhamento Estratégico A implementação bem sucedida da estratégia requer

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Chile. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Chile. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Chile Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios A Lei nº 20.416 estabelece regras especiais para as Empresas de Menor Tamanho (EMT).

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

Profissionais de Alta Performance

Profissionais de Alta Performance Profissionais de Alta Performance As transformações pelas quais o mundo passa exigem novos posicionamentos em todas as áreas e em especial na educação. A transferência pura simples de dados ou informações

Leia mais

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 Índice 1. Importância do ERP para as organizações...3 2. ERP como fonte de vantagem competitiva...4 3. Desenvolvimento e implantação de sistema de informação...5

Leia mais

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Setembro/2013 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO 1. O que são unidades de conservação (UC)?

Leia mais

07/06/2014. Segunda Parte Prof. William C. Rodrigues Copyright 2014 Todos direitos reservados.

07/06/2014. Segunda Parte Prof. William C. Rodrigues Copyright 2014 Todos direitos reservados. Segunda Parte Prof. William C. Rodrigues Copyright 2014 Todos direitos reservados. 1 Conceituação, análise, estruturação, implementação e avaliação. 2 Metodologia é sempre válida: Proporcionando aos executivos

Leia mais

cada fator e seus componentes.

cada fator e seus componentes. 5 CONCLUSÃO Conforme mencionado nas seções anteriores, o objetivo deste trabalho foi o de identificar quais são os fatores críticos de sucesso na gestão de um hospital privado e propor um modelo de gestão

Leia mais

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA Constata-se que o novo arranjo da economia mundial provocado pelo processo de globalização tem afetado as empresas a fim de disponibilizar

Leia mais

RESPOSTA AO QUESTIONAMENTO FORMULADO POR EMPRESA INTERESSADA NO CERTAME.

RESPOSTA AO QUESTIONAMENTO FORMULADO POR EMPRESA INTERESSADA NO CERTAME. RESPOSTA AO QUESTIONAMENTO FORMULADO POR EMPRESA INTERESSADA NO CERTAME. Brasília, 10 de fevereiro de 2010. Pregão n 062/2009 Lote 1: Lote 2: Operação, Gerenciamento de Redes, Servidores, Storage & Archive,

Leia mais

componente de avaliação de desempenho para sistemas de informação em recursos humanos do SUS

componente de avaliação de desempenho para sistemas de informação em recursos humanos do SUS Informação como suporte à gestão: desenvolvimento de componente de avaliação de desempenho para sistemas de Esta atividade buscou desenvolver instrumentos e ferramentas gerenciais para subsidiar a qualificação

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA DA CADEIA LOGÍSTICA

GESTÃO ESTRATÉGICA DA CADEIA LOGÍSTICA http://www.administradores.com.br/artigos/ GESTÃO ESTRATÉGICA DA CADEIA LOGÍSTICA DIEGO FELIPE BORGES DE AMORIM Servidor Público (FGTAS), Bacharel em Administração (FAE), Especialista em Gestão de Negócios

Leia mais

Gerenciamento de Serviços de TI ITIL v2 Módulo 1 Conceitos básicos

Gerenciamento de Serviços de TI ITIL v2 Módulo 1 Conceitos básicos Gerenciamento de Serviços de TI ITIL v2 Módulo 1 Conceitos básicos Referência: An Introductory Overview of ITIL v2 Livros ITIL v2 Cenário de TI nas organizações Aumento da dependência da TI para alcance

Leia mais

Módulo 2. Origem do BSC, desdobramento do BSC, estrutura e processo de criação do BSC, gestão estratégica e exercícios

Módulo 2. Origem do BSC, desdobramento do BSC, estrutura e processo de criação do BSC, gestão estratégica e exercícios Módulo 2 Origem do BSC, desdobramento do BSC, estrutura e processo de criação do BSC, gestão estratégica e exercícios Origem do BSC Cenário Competitivos CONCORRENTE A CONCORRENTE C VISÃO DE FUTURO ESTRATÉGIA

Leia mais

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras 1. DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável, das áreas onde atuamos e

Leia mais

CARTA DO PARANÁ DE GOVERNANÇA METROPOLITANA

CARTA DO PARANÁ DE GOVERNANÇA METROPOLITANA CARTA DO PARANÁ DE GOVERNANÇA METROPOLITANA Em 22 e 23 de outubro de 2015, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano SEDU, por meio da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba COMEC,

Leia mais

Anexo III Contratações de Serviços de Consultoria (Pessoa Física e Jurídica)

Anexo III Contratações de Serviços de Consultoria (Pessoa Física e Jurídica) Anexo III Contratações de Serviços de Consultoria (Pessoa Física e Jurídica) No decorrer da execução do Projeto, e tão logo sejam definidos os perfis dos consultores necessários para a consecução dos produtos

Leia mais

Prof. Marcelo Mello. Unidade III DISTRIBUIÇÃO E

Prof. Marcelo Mello. Unidade III DISTRIBUIÇÃO E Prof. Marcelo Mello Unidade III DISTRIBUIÇÃO E TRADE MARKETING Canais de distribuição Canal vertical: Antigamente, os canais de distribuição eram estruturas mercadológicas verticais, em que a responsabilidade

Leia mais

Avaliação dos Resultados do Planejamento de TI anterior

Avaliação dos Resultados do Planejamento de TI anterior Avaliação dos Resultados do Planejamento de TI anterior O PDTI 2014 / 2015 contém um conjunto de necessidades, que se desdobram em metas e ações. As necessidades elencadas naquele documento foram agrupadas

Leia mais

ANÁLISE DOS INCENTIVOS FISCAIS À INOVAÇÃO NO BRASIL

ANÁLISE DOS INCENTIVOS FISCAIS À INOVAÇÃO NO BRASIL UM OLHAR DA INVENTTA: ANÁLISE DOS INCENTIVOS FISCAIS À INOVAÇÃO NO BRASIL Manuela Soares No dia 09 de dezembro, o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MTCI) publicou o Relatório anual de análise

Leia mais

INFORMAÇÃO PARA A PREVENÇÃO

INFORMAÇÃO PARA A PREVENÇÃO FALANDO SOBRE NEXO EPIDEMIOLOGICO Um dos objetivos do CPNEWS é tratar de assuntos da área de Segurança e Medicina do Trabalho de forma simples de tal forma que seja possível a qualquer pessoa compreender

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS Gilmar da Silva, Tatiane Serrano dos Santos * Professora: Adriana Toledo * RESUMO: Este artigo avalia o Sistema de Informação Gerencial

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Banco Cooperativo Sicredi S.A. Versão: Julho/2015 Página 1 de 1 1 INTRODUÇÃO O Sicredi é um sistema de crédito cooperativo que valoriza a

Leia mais