Atividades preparatórias com a escala de Cuisenaire. OBS: Essas atividades podem ser exploradas por vários dias.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Atividades preparatórias com a escala de Cuisenaire. OBS: Essas atividades podem ser exploradas por vários dias."

Transcrição

1 Nível IV Semana 4 Eixo Números e Operações Assuntos: Sistema de Numeração Decimal (SND) Explorando a escala de Cuisenaire. Operações Propriedades básicas Fração Perímetro Gráficos Situações problemas Objetivos Sistematizar da ADIÇÃO e a SUBTRAÇÃO; Composição e decomposição; Sistematizar da multiplicação e da divisão; Introduzir as propriedades das operações; Introdução ao conceito de fração; Introdução a Perímetro Consolidar Gráficos de colunas Resolver Problemas. Dia 1 Muitas crianças do Nível IV não tiveram o contato com a Escala de Cuisenaire. Colocarei aqui, alguns passos que deverão ser seguidos, caso não tenham passado pelo Matemática Viva Nível III. Caso você veja que ela já domina esses conceitos, com o material, vá para o dia 2. Atividades preparatórias com a escala de Cuisenaire. OBS: Essas atividades podem ser exploradas por vários dias. Vou compartilhar com vocês algumas coisas que tenho percebido ao trabalhar com a escala de Cuisenaire nesse primeiro momento. Não fale com as crianças (a princípio) o valor das hastes. Mesmo que de cara, elas percebam pelo nível que estão. Use a escala no começo para brincar: Montar castelos, torres, carrinhos,... Sua criança deve conhecer todas as cores da escala.

2 Faça atividades de ordem crescente, decrescente, já utilizando essa terminologia reforçando o conceito. Poderá associar com escadinha subindo, descendo,... Explore os conceitos: maior/menor; comprido/curto; alto/baixo, quem vem antes/e depois... Brinque com sua criança para que, pelo tato ela descubra qual é o valor da haste. Pode colocar em um saquinho ou caixa, ou até mesmo vendar os olhos dela. REGISTRE: Em uma folha, ou no caderno, as atividades sugeridas acima. Exemplos: Ao sugeri que façam figuras com as hastes, depois de tirar uma foto para registro, peça-a que escolha uma, (a mais simples/ com menos peças), reconstrua e contorne as hastes utilizadas. Retire as hastes e pinte-as com a cor correspondente. Depois ela deverá relacionar quantas peças de cada cor utilizou. Monte a escadinha de Cuisenaire, subindo e depois descendo. Registre no caderno ou na folha para as atividades de miscelânea, através de desenhos. Só então, passaremos para atividades mais elaboradas. Atividade 1 Começaremos a trabalhar equivalência com a Escala. EX1: Pegue uma haste ou barra amarela e faça-a pensar, quantos cubinhos da cor natural são necessários para substituir uma amarela. Ou seja, quantas naturais valem uma amarela? Deixe-a experimentar. EX2: Pegue a haste/barra marrom e faça-a refletir quantas hastes/barras lilás a substitui? Logo depois, indague: Por quantas outras podemos a substituí-la? Sugestão: Coloque a haste/barra marrom e logo abaixo, 1 verde escura e ao lado 1 vermelha. Observaram que estamos preparando nossas crianças, sem que percebam, para a adição e equivalência? Atividade 2 Pegue a barra ou haste alaranjada. Lembre-se: Nada de falar em valores. Proponha para a sua criança um jogo. Desafie-a a montar o maior número de possibilidades que conseguir, que dá (equilave) o mesmo tamanho da alaranjada. Determine um tempo. Sugiro 10 min. Explique a atividade retomando os exemplos do dia 1. Coloque a barra alaranjada no alto da mesa, ou no chão, e a criança terá que, com as outras hastes, montar maneiras, possibilidades que valham o mesmo tamanho. Quanto mais possibilidades diferentes encontrar, mais pontos ganhará. Se você tiver outros filhos em casa, poderá fazer essa atividade com todos. Um em cada ponta da mesa, para que você se certifique o que cada uma conseguiu. Alerte aos mais velhos, que eles não poderão falar em valores para os mais novos.

3 OBS: Aqui em casa, quando fizemos, fiz com a Débora que tinha 5/6 anos, com Daniel que tinha 10 e uma amiguinha deles, com 11. Todos curtiram a atividade, pois se sentiram desafiados. Terminado o tempo, conte as possibilidades que cada um conseguiu. Observe que a mesma criança poderá repetir a mesma possibilidade apenas trocando as ordens. Isso trará um aprendizado mais tarde de propriedade comutativa da adição, não é mesmo? Bom, fique alerta, você poderá se surpreender com a quantidade de possibilidades da sua criança menor em relação a maior. Aqui foi quase igual. Após a conferência, registre essa atividade no caderno ou na folha. Veja as fotos: Jogando, as crianças farão as seguintes descobertas: As peças da mesma cor são do mesmo tamanho; As peças do mesmo comprimento têm a mesma cor; As peças de cores diferentes têm diferentes comprimentos; Só é possível conseguir comprimentos semelhantes, unindo pelas extremidades algumas peças; As peças são feitas de tal maneira que tudo o que se construa com elas, tem uma igualdade com as peças naturais, ou seja, com os cubinhos que não foram pintados, os que representam 1 unidade. Ou seja, ela entenderá que qualquer peça pode ser desmembrada, decomposta em outras e que todas podem ser decompostas na unidade padrão (uma unidade = ao cubo). A Escala de Cuisenaire é um material constituído por uma série de barras de madeira, sem divisão de unidade em unidade. Com tamanho variando de um até dez unidades. Cada tamanho tem uma cor específica correspondente.

4 Dia 2 Atividade 1 Desafiando você: Pegue uma folha de papel quadriculado, e peça a sua criança que faça a correspondência da escala no papel, pulando 1 linha entre cada haste. Atividade 2 Em outra folha de papel quadriculado, peça que a criança escolha 5 hastes e faça o registre de possibilidades de construção do número na folha milimetrada. Nessa hora, trabalhe a comutatividade da adição. Ou seja, 5+3=8 assim como 3+5=8. Veja o exemplo: Atividade 3 Escreva uma sentença numérica para cada solução da atividade acima, na própria folha. Atividade 4 No exemplo da atividade 2, formamos a família da haste amarela, ou seja, a família de possibilidades do 5. Faça agora, as famílias de possibilidades do 11 ao 20.

5 Atividade 5 Como você registraria aqui abaixo, um caso de subtração entre as hastes: Laranja e marrom Preta e vermelha Azul e amarelo Atividade 6 Duas peças vermelhas tem o tamanho de que peça? Quais as duas formas de sentença você poderia registrar? Três peças verde claras, tem o mesmo tamanho de que peça? Quais as duas formas de sentença você poderia registrar? Quanto é 6x2? Demonstre isso com as peças da escala de Cuisenaire. Determine todos os produtos que podemos comprovar com as hastes da escala. Não esqueça de registrar.

6 Atividade 7 Pegue uma barra laranja. Qual é a barra que representa a metade da barra laranja? Registre com desenho Que outras relações desse tipo você pode obter, utilizando peças da escala de Cuisenaire? Registre com desenhos: Atividade 8 Mostre essa figura para a sua criança. Peça que memorize por 1 minuto, e vire a folha... Agora peça que tente reproduzi-la sem olhar. Depois da criança ter feito sua própria construção, podemos fazer algumas perguntas como: Essa construção se assemelha a que? Quantas peças você utilizou para construí-la? Que peça utilizamos para construir o telhado? Qual o valor (em unidades) utilizamos no telhado inteiro? Contorne essa figura que você acabou de construir Observe o contorno dessa construção, reproduzaa em uma folha de quadriculada, apenas o seu contorno. Veja quantos lados do quadradinho da folha, você utilizou para fazer esse contorno. (Pais: Observem que estamos introduzindo perímetro ao falarmos de contorno.)

7 Explore esse assunto, sem muitos cálculos. É mais importante nessa fase o conceito do que o cálculo. Diga a sua criança que o contorno de qualquer superfície se chama perímetro. Aproveite para trabalhar com unidades de medida arbitrárias, como palmo, polegadas,...) meça, em palmos, o contorno da mesa de sua casa; em passos, um pátio ou um cômodo de onde moram). Não tenha pressa, voltaremos nesse assunto mais tarde. Peça a sua criança que com as mesmas peças, reconstrua outro modelo de casa. Atividade 9 Noção de divisão Quantas barras verde-claro cabem na barra verde-escuro? Que operação você utilizou para comprovar isso? Quantas barras vermelhas cabem dentro da barra marrom? Que operação você utilizou para comprovar isso? Explore mais alternativas como essas citadas acima. Atividade 10 Noção de Gráficos Faça uma pesquisa com 6 pessoas e descubra quantos irmãos cada um deles tem. Monte uma tabela e com a escala de Cuisenaire monte um gráfico e explique que haste cada um representa. Depois disso, desenhe esse mesmo gráfico no papel milimetrado. Não esquecendo de colocar o título, eixos verticais / horizontais e os dados.

Atividades preparatórias com a escala de Cuisenaire. OBS: Essas atividades podem ser exploradas por vários dias.

Atividades preparatórias com a escala de Cuisenaire. OBS: Essas atividades podem ser exploradas por vários dias. Nível III Semana 4 Eixo Números e Operações Assuntos: Sistema de Numeração Decimal (SND) Conceito número x numeral Explorando a escala de Cuisenaire. Objetivos Introduzir conceitos matemáticos Desenvolver

Leia mais

Objetivos. Temas transversais

Objetivos. Temas transversais Objetivos - Aproveitar o conhecimento acumulado, apontar o erro e estimular o aluno a compreendê-lo e corrigi-lo. - Identificar e reconhecer os recursos dos jogos. - Reconhecer a utilização do material

Leia mais

Assuntos: História e função do número Noção de Classificação, Seriação e Inclusão de Classes. Reconhecer a matemática no dia a dia.

Assuntos: História e função do número Noção de Classificação, Seriação e Inclusão de Classes. Reconhecer a matemática no dia a dia. Nível II Semana 3 Eixo Números e Operações Assuntos: História e função do número Noção de Classificação, Seriação e Inclusão de Classes Objetivo Geral: Reconhecer a matemática no dia a dia. Objetivos específicos:

Leia mais

ATIVIDADES/LEM. As atividades de I a VI se voltam preferencialmente para estudantes do primeiro ciclo (1º ano ao 3º ano).

ATIVIDADES/LEM. As atividades de I a VI se voltam preferencialmente para estudantes do primeiro ciclo (1º ano ao 3º ano). As atividades aqui propostas têm o intuito de auxiliar. Podem ser vistas, apenas, como referência para os professores, de modo que necessitam de adaptações para as mais diversas realidades e ao nível de

Leia mais

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTÍNUA EM MATEMÁTICA PARA PROFESSORES DO 1º CICLO - ESE DE CASTELO BRANCO

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTÍNUA EM MATEMÁTICA PARA PROFESSORES DO 1º CICLO - ESE DE CASTELO BRANCO Material Cuisenaire As barras Cuisenaire foram criadas pelo professor belga Émile Georges Cuisenaire e divulgadas pelo professor espanhol Caleb Gattegno, em 1952, tentando dar resposta à necessidade de

Leia mais

PROPOSTA DIDÁTICA. (100 min) Desenvolvimento de atividades exploratórias envolvendo conceitos de fração

PROPOSTA DIDÁTICA. (100 min) Desenvolvimento de atividades exploratórias envolvendo conceitos de fração PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Jéssica Marilda Gomes Mendes 1.2 Público alvo: 6º/ 7º ano 1.3 Duração: 2,5 horas 1.4 Conteúdo desenvolvido: Frações 2. Objetivo(s) da proposta

Leia mais

2) Transforme as potenciações em multiplicações e as resolva.

2) Transforme as potenciações em multiplicações e as resolva. TRABALHO DE RECUPERAÇÃO EM MATEMÁTICA º TRIMESTRE Nome: nº: Ano: 7º E.F.II Data: / / 016 Professor: Carlos 1) Que barra representa: a) Metade da metade da barra marrom. b) Metade de um quarto da barra

Leia mais

Matemática I. / Venda exclusiva a instituições de ensino e de carácter social

Matemática I.   /  Venda exclusiva a instituições de ensino e de carácter social 2209.02.4011 ABACO DEZENAS PEQUENO Ábaco de dezenas horizontal. Todo estruturado em madeira. 6 Hastes. Cada com 10 peças em madeira. Dimensões: 15 cm largura, 19 cm altura, Base tem 5 cm de profundidade.

Leia mais

MEC UFSC PMF/ Secretaria Municipal de Educação

MEC UFSC PMF/ Secretaria Municipal de Educação Jogo: Um a mais, um a menos. Dez a mais, dez a menos. SMOLE, Kátia Stocco. Cadernos do Mathema Jogos de matemática de 1º ao 5º ano. Porto Alegre: Artemed, 2007. Organização da turma: grupos de quatro jogadores

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES Planificação Trimestral - 1.º Ano /2016 Matemática 2.º Período 52 dias letivos

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES Planificação Trimestral - 1.º Ano /2016 Matemática 2.º Período 52 dias letivos janeiro Números naturais Correspondências um a um e comparação do número de elementos de dois conjuntos; Contagens de até doze objetos; O conjunto vazio e o número zero; Números naturais até 12; contagens

Leia mais

ESTE DOCUMENTO É PARA USO EXCLUSIVO PARA MEMBROS DO CURSO MATEMÁTICA VIVA. É PROIBIDO COMPARTILHA-LO COM PESSOAS FORA DO GRUPO.

ESTE DOCUMENTO É PARA USO EXCLUSIVO PARA MEMBROS DO CURSO MATEMÁTICA VIVA. É PROIBIDO COMPARTILHA-LO COM PESSOAS FORA DO GRUPO. Nível II Semana 5 Eixo: Números e Operações Assunto: Ordem crescente e decrescente Números pares e ímpares Objetivos: Introdução dos conceitos práticos de crescente/decrescente e par/ímpar Ordenar segundo

Leia mais

Informações Gerais sobre o Curso. Importante

Informações Gerais sobre o Curso. Importante Informações Gerais sobre o Curso Basearemos nossos estudos em cinco níveis, procurando observar o nível de aprendizado real da criança, não sua idade, tampouco a seriação. Nos cinco níveis trabalharemos

Leia mais

a) Em quantas partes iguais o retângulo foi dividido? R.: b) Cada uma dessas partes representa que fração do retângulo? R.:

a) Em quantas partes iguais o retângulo foi dividido? R.: b) Cada uma dessas partes representa que fração do retângulo? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== 0- Observe a figura: Em quantas partes

Leia mais

(Nova) Matemática, Licenciatura. Operando com números inteiros relativos através de fichas coloridas 1

(Nova) Matemática, Licenciatura. Operando com números inteiros relativos através de fichas coloridas 1 (Nova) Matemática, Licenciatura Módulo de Pesquisa: Práticas de ensino em matemática, contextos e metodologias Disciplina: Fundamentos de Matemática I Unidade de Aprendizagem: Conjuntos, operações e equações

Leia mais

Dominó Geométrico 7.1. Apresentação Este é um bom material para interagir a matemática de uma forma divertida e descontraída por meio de um jogo de

Dominó Geométrico 7.1. Apresentação Este é um bom material para interagir a matemática de uma forma divertida e descontraída por meio de um jogo de Dominó Geométrico 7.1. Apresentação Este é um bom material para interagir a matemática de uma forma divertida e descontraída por meio de um jogo de dominó que pode ser desenvolvido por até no máximo quatro

Leia mais

4º bimestre Quadro bimestral

4º bimestre Quadro bimestral Números Leitura, escrita, comparação e Objetos de conhecimento ordenação de números de até três ordens pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e papel do zero).

Leia mais

Olhando por esse Prisma...

Olhando por esse Prisma... Reforço escolar M ate mática Olhando por esse Prisma... Dinâmica 7 2º Série 2º Bimestre DISCIPLINA série CAMPO CONCEITO Matemática Ensino Médio 2ª Geométrico Geometria Espacial: Prismas e Cilindros Primeira

Leia mais

Roteiro de trabalho para o 4o ano

Roteiro de trabalho para o 4o ano Roteiro de trabalho para o 4o ano No volume do 4º ano estão assim organizados os conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidos no decorrer do ano. LIÇÃO CONTEÚDO OBJETOS 1. Vamos recordar 2. Sistema

Leia mais

PROPOSTA DIDÁTICA. 3. Desenvolvimento da proposta didática 1 Dia (10 mim) Acomodação dos alunos e realização da chamada.

PROPOSTA DIDÁTICA. 3. Desenvolvimento da proposta didática 1 Dia (10 mim) Acomodação dos alunos e realização da chamada. PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Camila Dorneles da Rosa 1.2 Público alvo: Alunos do 6 ao 9 ano e Magistério. 1.3 Duração: 5 horas aula 1.4 Conteúdo desenvolvido: Operações

Leia mais

ADAPTAÇÃO PEGA VARETAS (Números Inteiros Negativos)

ADAPTAÇÃO PEGA VARETAS (Números Inteiros Negativos) 1 ADAPTAÇÃO PEGA VARETAS (Números Inteiros Negativos) Objetivos Introduzir o conceito de números inteiros negativos; Desenvolvimento O professor confeccionará o jogo com os alunos ou distribuirá os jogos

Leia mais

CONTEÚDOS E DIDÁTICA DE MATEMÁTICA

CONTEÚDOS E DIDÁTICA DE MATEMÁTICA Falando sobre a probabilidade nos anos iniciais da Educação Básica De um tempo para cá, mais especificamente desde a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) em 1998, as probabilidades passaram

Leia mais

EXERCÍCIOS PARA RECUPERAÇÃO EM MATEMÁTICA 2º TRIMESTRE

EXERCÍCIOS PARA RECUPERAÇÃO EM MATEMÁTICA 2º TRIMESTRE EXERCÍCIOS PARA RECUPERAÇÃO EM MATEMÁTICA 2º TRIMESTRE Nome: nº: Ano: 7ºA/B E.F. Realizou-se uma pesquisa de opinião com 2.000 pessoas para saber quantas vezes elas tinham viajado de avião. Veja os dados

Leia mais

NOME ESCOLA EQUIPE SÉRIE PERÍODO DATA. -Roteiro do aluno-

NOME ESCOLA EQUIPE SÉRIE PERÍODO DATA. -Roteiro do aluno- Frações NOME ESCOLA EQUIPE SÉRIE PERÍODO DATA -Roteiro do aluno- Introdução: A classe deverá, inicialmente, ser dividida em grupos de 3 ou 4 alunos. Importante: O retângulo do estojo representa 1 inteiro.

Leia mais

3ª Matemática. Identificar lados e ângulos em figuras planas. Identificar ângulo reto, maior que o reto e menor que o reto em figuras planas.

3ª Matemática. Identificar lados e ângulos em figuras planas. Identificar ângulo reto, maior que o reto e menor que o reto em figuras planas. 3ª Matemática 4º Ano E.F. Objeto de estudo Habilidade Geometria - Forma - Figuras Planas Elementos: lados e ângulos H013 Identificar lados e ângulos em figuras planas. Geometria - Forma - Figuras Planas

Leia mais

ESTE DOCUMENTO É PARA USO EXCLUSIVO PARA MEMBROS DO CURSO MATEMÁTICA VIVA. É PROIBIDO COMPARTILHA-LO COM PESSOAS FORA DO GRUPO. Nível III Semana 5

ESTE DOCUMENTO É PARA USO EXCLUSIVO PARA MEMBROS DO CURSO MATEMÁTICA VIVA. É PROIBIDO COMPARTILHA-LO COM PESSOAS FORA DO GRUPO. Nível III Semana 5 Nível III Semana 5 Eixo: Números e Operações Assunto: Ordem crescente e decrescente Números pares e ímpares Antecessor e Sucessor Objetivos: Consolidar os conceitos pré-estabelecidos de crescente/decrescente,

Leia mais

Matemática - 2 o Ano. Planejamento Anual. Objetos de conhecimento

Matemática - 2 o Ano. Planejamento Anual. Objetos de conhecimento www.apoioaaula.com.br Matemática - 2 o Ano Planejamento Anual 1 o Bimestre LINHAS Linha reta, linha curva e linha poligonal Polígonos Identificar figuras geométricas planas, considerando algumas características

Leia mais

FIGURAS PLANAS. Materiais manipulativos para o ensino de COLEÇÃO MATHEMOTECA. ORGANIZADORAS Katia Stocco Smole Maria Ignez Diniz

FIGURAS PLANAS. Materiais manipulativos para o ensino de COLEÇÃO MATHEMOTECA. ORGANIZADORAS Katia Stocco Smole Maria Ignez Diniz COLEÇÃO MATHEMOTECA ORGANIZADORAS Katia Stocco Smole Maria Ignez Diniz Anos iniciais do ensino fundamental Materiais manipulativos para o ensino de FIGURAS PLANAS 1. Construa em seu geoplano cada uma das

Leia mais

LISTA DE REVISÃO PROVA TRIMESTRAL MATEMÁTICA. 2) Escreva o elemento inverso de cada um dos números racionais.

LISTA DE REVISÃO PROVA TRIMESTRAL MATEMÁTICA. 2) Escreva o elemento inverso de cada um dos números racionais. LISTA DE REVISÃO PROVA TRIMESTRAL MATEMÁTICA ANO º TRIMESTRE ) Que barra representa: a) Metade da metade da barra marrom. b) Metade de um quarto da barra marrom. c)um quarto de dois quintos da barra laranja.

Leia mais

A construção do Sistema de Numeração Decimal SND e Testagem com criança de 6 a 9 anos

A construção do Sistema de Numeração Decimal SND e Testagem com criança de 6 a 9 anos A construção do Sistema de Numeração Decimal SND e Testagem com criança de 6 a 9 anos *as idades são referências, podem variar conforme o contexto Curso Construção de jogos, materiais e atividades de Matemática

Leia mais

MATEMÁTICA 1º ANO Objetivo Geral CONTEÚDOS: OBJETIVOS

MATEMÁTICA 1º ANO Objetivo Geral CONTEÚDOS: OBJETIVOS MATEMÁTICA 1º ANO Objetivo Geral: Reconhecer o fazer matemático em situações rotineiras a fim deste se familiarizar com tais situações, favorecendo o desenvolvimento de seu raciocínio lógico-matemático

Leia mais

pontas desta estrela: caroço do abacate: lápis: pássaros nos galhos: insetos: gatos:

pontas desta estrela: caroço do abacate: lápis: pássaros nos galhos: insetos: gatos: . COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÂMARA EXERCÍCIO COMPLEMENTAR - 1º TRIMESTRE DISCIPLINA: MATEMÁTICA PROFESSOR (A): ALUNO(A):. DATA DE RETORNO: / /2017 SÉRIE: 2 ANO. 1.Escreva o número de: pontas desta

Leia mais

PRÓ-LETRAMENTO MATEMÁTICA ESTADO DE MINAS GERAIS

PRÓ-LETRAMENTO MATEMÁTICA ESTADO DE MINAS GERAIS SUGESTÕES DE ESTUDO PARA FRAÇÕES o ENCONTRO Neste momento de trabalho, vamos explorar algumas das diversas maneiras de se compreender as frações, todas importantes para nosso cotidiano. O texto complementar

Leia mais

SUMÁRIO PRIMEIRAS NOÇÕES... 6 NÚMEROS ATÉ FIGURAS GEOMÉTRICAS A ORDEM NOS NÚMEROS NÚMEROS ATÉ NOSSO DINHEIRO...

SUMÁRIO PRIMEIRAS NOÇÕES... 6 NÚMEROS ATÉ FIGURAS GEOMÉTRICAS A ORDEM NOS NÚMEROS NÚMEROS ATÉ NOSSO DINHEIRO... SUMÁRIO PRIMEIRAS NOÇÕES... 6 1 NÚMEROS ATÉ 10... 15 MAIS, MENOS E MESMA QUANTIDADE... 15 REPRESENTAÇÃO DE QUANTIDADES... 18 NÚMEROS ATÉ 10... 21 PROBLEMAS... 54 2 N A ORDEM NOS NÚMEROS... 58 ORDEM CRESCENTE

Leia mais

Tô na área! Dinâmica 6. Professor. 9º Ano 4º Bimestre. DISCIPLINA Ano CAMPO CONCEITO DINÂMICA. 9º do Ensino Fundamental

Tô na área! Dinâmica 6. Professor. 9º Ano 4º Bimestre. DISCIPLINA Ano CAMPO CONCEITO DINÂMICA. 9º do Ensino Fundamental Tô na área! Reforço escolar M ate mática Dinâmica 6 9º Ano 4º Bimestre DISCIPLINA Ano CAMPO CONCEITO Matemática 9º do Ensino Fundamental Geométrico. Polígonos regulares e áreas de figuras planas Professor

Leia mais

Informações Gerais sobre o Curso. Importante

Informações Gerais sobre o Curso. Importante Informações Gerais sobre o Curso Basearemos nossos estudos em cinco níveis, procurando observar o nível de aprendizado real da criança, não sua idade, tampouco a seriação. Nos cinco níveis trabalharemos

Leia mais

Sugestões de materiais e atividades para promover a construção do Sistema de Numeração Decimal pela criança

Sugestões de materiais e atividades para promover a construção do Sistema de Numeração Decimal pela criança Sugestões de materiais e atividades para promover a construção do Sistema de Numeração Decimal pela criança Curso Construção de jogos, materiais e atividades de Matemática para as séries iniciais Querido(a)

Leia mais

32 Matemática. Programação anual de conteúdos

32 Matemática. Programação anual de conteúdos Programação anual de conteúdos 2 ọ ano 1 ọ volume 1. A localização espacial e os números Construção do significado dos números e identificação da sua utilização no contexto diário Representação das quantidades

Leia mais

Roteiro de trabalho para o 5o ano

Roteiro de trabalho para o 5o ano Roteiro de trabalho para o 5o ano No volume do 5º ano estão assim organizados os conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidos no decorrer do ano. LIÇÃO CONTEÚDO OBJETOS 1. Vamos recordar 2. Sistema

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL MATEMÁTICA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL MATEMÁTICA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL MATEMÁTICA Nome: Nº 6ºAno Data: / /2016 Professores: Décio e Leandro Nota: (Valor 2,0) 1. Apresentação: Prezado aluno, A estrutura da recuperação bimestral paralela do Colégio

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro 1º Ciclo Planificação Anual. Ano Letivo 2012/13 Área - Matemática 2º Ano. - Sequências

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro 1º Ciclo Planificação Anual. Ano Letivo 2012/13 Área - Matemática 2º Ano. - Sequências Ver documento METAS CURRICULARES de MATEMÁTICA http://www.dgidc.min-edu.pt Números e Operações Números Naturais Operações com números naturais Regularidades - Relações numéricas composição e decomposição

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI. Plano de aula nº 10. Potenciação e Radiciação

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI. Plano de aula nº 10. Potenciação e Radiciação ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFª MARIA MARGARIDA ZAMBON BENINI Plano de aula nº 10 Potenciação e Radiciação Bolsistas: Andressa Santos Vogel e Patricia Lombello Supervisora: Marlete Basso Roman

Leia mais

Roteiro de trabalho para o 3o ano

Roteiro de trabalho para o 3o ano Roteiro de trabalho para o 3o ano No volume do 3º ano estão assim organizados os conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidos no decorrer do ano. LIÇÃO CONTEÚDO OBJETOS 1. Os números e sua história

Leia mais

-Roteiro do professor-

-Roteiro do professor- Frações -Roteiro do professor- Introdução teórica: Os principais objetivos deste kit são: trabalhar com o inteiro formado por partes, construir classes de equivalência através da comparação e introduzir

Leia mais

DOMINÓ DAS QUATRO CORES

DOMINÓ DAS QUATRO CORES DOMINÓ DAS QUATRO CORES Aparecida Francisco da SILVA 1 Hélia Matiko Yano KODAMA 2 Resumo: O jogo Quatro Cores tem sido objeto de estudo de muitos profissionais que se dedicam à pesquisa da aplicação de

Leia mais

DANÔMIO. Objetivos Aprimorar o conhecimento da multiplicação de monômios.

DANÔMIO. Objetivos Aprimorar o conhecimento da multiplicação de monômios. DANÔMIO Objetivos Aprimorar o conhecimento da multiplicação de monômios. Materiais Dado feito de papel com um monômio em cada face, 6 tabelas que apresentam todas combinações de produtos dos monômios de

Leia mais

Comunidade de Prática Virtual Inclusiva Formação de Professores

Comunidade de Prática Virtual Inclusiva Formação de Professores O Mate erial Dourado Montessor ri O material Dourado ou Montessori é constituído por cubinhos, cubão, que representam: barras, placas e Observe que o cubo é formado por 10 placas, que a placa é formada

Leia mais

LEITURA DESCRITORES BIM4/2018

LEITURA DESCRITORES BIM4/2018 LEITURA LEITURA 1.º ANO bd4 bd5 bd6 bd7 bd8 bd31 bd32 bd33 Ler palavras. Ler frases. Localizar informações explícitas em um texto. Reconhecer o assunto de um texto. Identificar a finalidade de um texto.

Leia mais

LEITURA DESCRITORES BIM2/2018

LEITURA DESCRITORES BIM2/2018 LEITURA LEITURA 1º ANO Diferenciar letras de outros sinais gráficos (como números e sinais de pontuação) ou de outros sistemas de representação. Identificar a finalidade de um texto. Identificar as letras

Leia mais

Construa uma. Celestial Casinha na Árvore de Papel em 3D

Construa uma. Celestial Casinha na Árvore de Papel em 3D Construa uma Celestial Casinha na Árvore de Papel em 3D 2 Modelos de folhagens Obs: Imprima as páginas 2 e 3 em papel branco. Recorte os modelos para usar como molde para criar a folhagem de fundo. Coloque

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS ALEGRETE PIBID PROPOSTA DIDÁTICA 1. Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Gabriel Prates Brener 1.2 Público alvo: 6º ao 9º ano Ensino Fundamental e Curso Magistério 1.3 Duração: 5 horas 1.4 Conteúdo desenvolvido:

Leia mais

4º. ano 1º. VOLUME. Projeto Pedagógico de Matemática 1. AS OPERAÇÕES E AS HABILIDADES DE CALCULAR MENTALMENTE. Números e operações.

4º. ano 1º. VOLUME. Projeto Pedagógico de Matemática 1. AS OPERAÇÕES E AS HABILIDADES DE CALCULAR MENTALMENTE. Números e operações. 4º. ano 1º. VOLUME 1. AS OPERAÇÕES E AS HABILIDADES DE CALCULAR MENTALMENTE Realização de compreendendo seus significados: adição e subtração (com e sem reagrupamento) Multiplicação (como adição de parcelas

Leia mais

SIMULADO DE GEOMETRIA OBMEP ª FASE. NÍVEL 1 6 e 7 anos do Ensino Fundamental. Nome completo do aluno:

SIMULADO DE GEOMETRIA OBMEP ª FASE. NÍVEL 1 6 e 7 anos do Ensino Fundamental. Nome completo do aluno: LEMIN - Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Professor Coordenador: Cristiano Rodolfo Tironi Rua da Integração, 386 - Centro - Massaranduba (SC) www.leminsc.com.br email: leminsc@hotmail.com

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade 3ª Matemática 4º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade BLOCO: ESPAÇO E FORMA C2. Compreender os conceitos relacionados às características, classificações e propriedades das figuras geométricas,

Leia mais

PROBLEMATECA GEOMÉTRICOS NUMERAÇÃO

PROBLEMATECA GEOMÉTRICOS NUMERAÇÃO COLEÇÃO MATHEMOTECA ORGANIZADORAS Kátia Katia Stocco Smole Maria Ignez Diniz Anos iniciais do ensino fundamental Resolução Materiais manipulativos de problemas nas para aulas o ensino de matemática de

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Helaine e Thaciana

PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Helaine e Thaciana PROGRAMAÇÃO DA 2ª ETAPA 2º ANO Helaine e Thaciana MATEMÁTICA Qual é o nosso afã de cada dia? É tentar sempre o melhor, mas não se cansar de tentar. Santo Agostinho CONTEÚDOS: Livro: Projeto Ápis Matemática

Leia mais

ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 2. Orientações ao professor Módulo

ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 2. Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - PSICOMOTRICIDADE PRÉ 1: PRÉ 1- Módulo 2 Orientações ao professor Módulo 2...03 2 3 UNIDADE 1 Linguagem: Revisão das vogais A,E,I,O,U Escrita bastão das vogais Associação das vogais aos nomes:

Leia mais

LEITURA DESCRITORES BIM3/2018 LEITURA 1º ANO

LEITURA DESCRITORES BIM3/2018 LEITURA 1º ANO LEITURA Identificar a finalidade de um texto. LEITURA 1º ANO Identificar, em palavras, a representação de unidades sonoras como letras com mais de uma correspondência sonora. Identificar, em palavras,

Leia mais

2) Estabelecer relações de semelhança e de ordem para classificar, seriar e ordenar, compreendendo melhor situações vivenciadas.

2) Estabelecer relações de semelhança e de ordem para classificar, seriar e ordenar, compreendendo melhor situações vivenciadas. Nível III Semana 3 Eixo Números e Operações Assuntos: Conceito de números e função social do número Noção de Classificação, Seriação e Inclusão de Classes Sistema de Numeração Decimal (SND) História dos

Leia mais

01. B 07. B 13. B 19. D 02. D 08. D 14. D 20. C 03. D 09. C 15. A 21. B 04. C 10. A 16. B 22. A 05. A 11. D 17. A B 12. A 18.

01. B 07. B 13. B 19. D 02. D 08. D 14. D 20. C 03. D 09. C 15. A 21. B 04. C 10. A 16. B 22. A 05. A 11. D 17. A B 12. A 18. SISTEMA ANGLO DE ENSINO PROVA ANGLO P-2 G A B A R I T O Tipo D-6-05/2012 01. B 07. B 13. B 19. D 02. D 08. D 14. D 20. C 03. D 09. C 15. A 21. B 04. C 10. A 16. B 22. A 05. A 11. D 17. A 00 06. B 12. A

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA 5º ANO MONIQUE MATEMÁTICA CONTEÚDOS:

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA 5º ANO MONIQUE MATEMÁTICA CONTEÚDOS: A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho CONTEÚDOS: Livro didático Matemática- Projeto Ápis Luiz Roberto Dante Editora Ática Capítulos: 9,10 e 11

Leia mais

Números naturais (mais operações)

Números naturais (mais operações) UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS DISCIPLINA: MATEMÁTICA CONTEÚDO E MÉTODO Período: 2019.1 Números naturais (mais operações) Prof. Adriano Vargas Freitas Multiplicação

Leia mais

Representando frações em porcentagem

Representando frações em porcentagem Representando frações em porcentagem Objetos de conhecimento Fração e seus significados: como parte de inteiros, resultado da divisão, razão e operador. Objetivos Identificar e representar números na forma

Leia mais

PRÉ 1 - Módulo 2 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1 - Módulo 2 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 2...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Brasil Mapa do Brasil (pessoas na sociedade) Natureza: A natureza e os animais- preservação da natureza que Deus criou

Leia mais

Na medida certa, vamos vencer a corrida da reciclagem?

Na medida certa, vamos vencer a corrida da reciclagem? Na medida certa, vamos vencer a corrida da reciclagem? A matemática está presente na vida da criança antes mesmo do período escolar, através de números, medidas, formas geométricas etc., e assim, sem a

Leia mais

Sistema de Recuperação

Sistema de Recuperação Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade I - 2º ano 2011 Sistema de Recuperação ATIVIDADES EXTRAS DE RECUPERAÇÃO PARALELA E CONTÍNUA FAÇA UMA CAPA PERSONALIZADA PARA SUA APOSTILA DE ESTUDOS Nome: Classe:

Leia mais

Planejamento Anual OBJETIVO GERAL

Planejamento Anual OBJETIVO GERAL Planejamento Anual Componente Curricular: Matemática Ano: 6º ano Ano Letivo: 2017 Professor(a): Eni OBJETIVO GERAL Desenvolver e aprimorar estruturas cognitivas de interpretação, análise, síntese, relação

Leia mais

Análise dos descritores da APR II 4ª série/5º ano Matemática

Análise dos descritores da APR II 4ª série/5º ano Matemática Análise dos descritores da APR II 4ª série/5º ano Matemática D10 Num problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, em função de seus valores. O que é? Por meio deste

Leia mais

Ensino Fundamental Nível I Currículo Brasileiro

Ensino Fundamental Nível I Currículo Brasileiro 1) A sala de Cristiane jogou o Jogo dos círculos. Conte os pontos que ela fez em cada jogada e escreva-os com algarismos (11) e por extenso (onze). Veja o exemplo: 5 + 1 + 5 = 11 pontos ou onze pontos.

Leia mais

O USO DO MATERIAL GEOBASES PARA A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

O USO DO MATERIAL GEOBASES PARA A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL O USO DO MATERIAL GEOBASES PARA A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Francikelly Gomes Barbosa de Paiva; Francileide Leocadio do Nascimento; Fabiana Karla Ribeiro

Leia mais

1º período. Conhecer os algarismos que compõem o SND (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). Diferenciar algarismos e números.

1º período. Conhecer os algarismos que compõem o SND (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). Diferenciar algarismos e números. 1º período Os números naturais: Sistema de Numeração Decimal. (SND). Pág.30 a 32. Um pouco de história: sistema de numeração dos romanos. Pág. 33 a 35 Os números naturais. Pág. 36 e 37 Sistema de Numeração

Leia mais

RELATÓRIO I Data: 06/05/2015

RELATÓRIO I Data: 06/05/2015 RELATÓRIO I Data: 06/05/2015 Objetivo(s) Produzir conhecimento acerca dos números racionais, principalmente, seus diferentes significados, representações e operações. Desenvolvimento da práxis pedagógica

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Matemática / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Ano: 2º - Ensino Fundamental - Data: 8 / 5 / 2018 CONTEÚDO DE ESTUDO: Leitura e escrita de números. Calendário Sequência

Leia mais

No início podemos propor uma discussão com os alunos para iniciar o tema o professor verá que muitas ideias aparecerão.

No início podemos propor uma discussão com os alunos para iniciar o tema o professor verá que muitas ideias aparecerão. Atividade 1 Estimação Em Estatística há alguns procedimentos que permitem estimar o tamanho de populações. Por exemplo: quantos peixes há na Represa do Jundiá? Ou em outra represa de Jaguaré? Já no século

Leia mais

SÓLIDOS GEOMÉTRICOS. Materiais manipulativos para o ensino de COLEÇÃO MATHEMOTECA. ORGANIZADORAS Katia Stocco Smole Maria Ignez Diniz

SÓLIDOS GEOMÉTRICOS. Materiais manipulativos para o ensino de COLEÇÃO MATHEMOTECA. ORGANIZADORAS Katia Stocco Smole Maria Ignez Diniz COLEÇÃO MATHEMOTECA ORGANIZADORAS Katia Stocco Smole Maria Ignez Diniz Anos iniciais do ensino fundamental Materiais manipulativos para o ensino de SÓLIDOS GEOMÉTRICOS ATIVIDADES 1. Faça as construções

Leia mais

Instruções para a realização da Prova Leia com muita atenção

Instruções para a realização da Prova Leia com muita atenção Nível 1 Instruções para a realização da Prova Leia com muita atenção Prova da segunda fase Caro Aluno, Parabéns pela sua participação na décima terceira edição da Olimpíada de Matemática de São José do

Leia mais

Plano de Aulas - Ciências Andréa Barreto

Plano de Aulas - Ciências Andréa Barreto Plano de Aulas - Ciências Andréa Barreto Introdução Neste livro, estarei colocando um plano de aula de Ciências que utilizei em sala de aula. Os planos de aula estão estruturados segundo uma lógica da

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID SUBPROJETO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO CERES CURSO DE MATEMÁTICA INTRODUÇÃO

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID SUBPROJETO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO CERES CURSO DE MATEMÁTICA INTRODUÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID SUBPROJETO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO CERES CURSO DE MATEMÁTICA APOSTILA 1 ARITMÉTICA PARTE I INTRODUÇÃO Durante muitos períodos da história

Leia mais

Legenda 0 à 25% de Acertos Baixo De 26 à 50% de Acertos Intermediário De 51 à 75% de Acertos Adequado De 76 à 100% de Acertos Avançado

Legenda 0 à 25% de Acertos Baixo De 26 à 50% de Acertos Intermediário De 51 à 75% de Acertos Adequado De 76 à 100% de Acertos Avançado Relação de Descritores que apresentam os erros mais frequentes cometidos pelos estudantes nas Avaliações Diagnósticas de 2012 do ProEMI/JF no estado do Ceará Em 2012 foram aplicadas Avaliações Diagnósticas

Leia mais

MATEMÁTICA DESCRITORES BIM4/2017

MATEMÁTICA DESCRITORES BIM4/2017 4º ANO Calcular o resultado de uma multiplicação ou de uma divisão de números naturais. Em um problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do Sistema Monetário Brasileiro, em função de seus valores.

Leia mais

Nível 8.º e 9.º anos do Ensino Fundamental 1. a Fase 6 de junho de 2017

Nível 8.º e 9.º anos do Ensino Fundamental 1. a Fase 6 de junho de 2017 Solução da prova da 1.ª Fase Nível 8.º e 9.º anos do Ensino Fundamental 1. a Fase 6 de junho de 2017 2 QUESTÃO 1 Para obter o maior resultado possível, devemos fazer com que os termos que contribuem positivamente

Leia mais

Projeto: Pintura de Lençol com Menino Dobra de lençol com Menino

Projeto: Pintura de Lençol com Menino Dobra de lençol com Menino Projeto: Pintura de Lençol com Menino Dobra de lençol com Menino Rose Ferreira Dificuldade: média Tempo de execução: 4 horas, sem contar tempos de secagem Material: Entretela de algodão Papel Cartão branco

Leia mais

OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS, DECIMAIS, FRAÇÕES, MDC, MMC E DIVISORES.

OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS, DECIMAIS, FRAÇÕES, MDC, MMC E DIVISORES. OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS, DECIMAIS, FRAÇÕES, MDC, MMC E DIVISORES. 1) Calcule o valor das expressões: a) 19,6 + 3,04 + 0,076 = b) 17 + 4,32 + 0,006 = c) 4,85-2,3 = d) 9,9-8,76 = e) (0,378-0,06)

Leia mais

ISBN ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS 1 O ANO 1 O BIMESTRE

ISBN ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS 1 O ANO 1 O BIMESTRE ISBN 978-85-7859-317-9 9 788578 593179 ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS 1 O ANO 1 O BIMESTRE 1 o ANO ÍNDICE GERAL P PORTUGUÊS... 5 M MATEMÁTICA...55 C CIÊNCIAS...79 H HISTÓRIA... 93 G GEOGRAFIA... 109

Leia mais

Objetivo de aprendizado Competência Habilidade

Objetivo de aprendizado Competência Habilidade Matemática 3ª Etapa 2º Ano EF Objetivo de aprendizado Competência Habilidade H1. Localizar-se no espaço, estabelecendo relações de posição com pessoas/objetos, tendo como referência o esquema corporal.

Leia mais

MATEMÁTICA - 2º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos

MATEMÁTICA - 2º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos MATEMÁTICA - 2º ANO NÚMEROS E OPERAÇÕES Números naturais Noção de número natural Relações numéricas Sistema de numeração decimal Classificar e ordenar de acordo com um dado critério. Realizar contagens

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA 5º ANO MONIQUE MATEMÁTICA CONTEÚDOS:

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA 5º ANO MONIQUE MATEMÁTICA CONTEÚDOS: A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho CONTEÚDOS: Livro didático Matemática- Projeto Ápis Luiz Roberto Dante Editora Ática Capítulos: 9,10 e 11

Leia mais

FRAÇÕES E NÚMEROS DECIMAIS. Materiais manipulativos para o ensino de COLEÇÃO MATHEMOTECA. ORGANIZADORAS Katia Stocco Smole Maria Ignez Diniz

FRAÇÕES E NÚMEROS DECIMAIS. Materiais manipulativos para o ensino de COLEÇÃO MATHEMOTECA. ORGANIZADORAS Katia Stocco Smole Maria Ignez Diniz COLEÇÃO MATHEMOTECA ORGANIZADORAS Katia Stocco Smole Maria Ignez Diniz Anos iniciais do ensino fundamental Materiais manipulativos para o ensino de FRAÇÕES E NÚMEROS DECIMAIS . a) Coloque as peças rosa

Leia mais

Grupo 1 - PIC OBMEP 2011 Módulo 2 - Geometria. Resumo do Encontro 6, 22 de setembro de Questões de geometria das provas da OBMEP

Grupo 1 - PIC OBMEP 2011 Módulo 2 - Geometria. Resumo do Encontro 6, 22 de setembro de Questões de geometria das provas da OBMEP Grupo 1 - PIC OBMEP 2011 Módulo 2 - Geometria Resumo do Encontro 6, 22 de setembro de 2012 Questões de geometria das provas da OBMEP http://www.obmep.org.br/provas.htm 1. Área: conceito e áreas do quadrado

Leia mais

Dentro de cada eixo, exploraremos ao máximo cada assunto, descomplicando-o e fazendo da matemática algo vivo e prático. Assuntos a serem explorados:

Dentro de cada eixo, exploraremos ao máximo cada assunto, descomplicando-o e fazendo da matemática algo vivo e prático. Assuntos a serem explorados: Descrição Nível V Dentro de cada eixo, exploraremos ao máximo cada assunto, descomplicando-o e fazendo da matemática algo vivo e prático. Assuntos a serem explorados: Neste curso trabalharemos dentro dos

Leia mais

MATERNAL I MANHÃ MATERNAL I TARDE. MATERNAL I MANHÃ - 16/05/2016 Segunda-feira Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica.

MATERNAL I MANHÃ MATERNAL I TARDE. MATERNAL I MANHÃ - 16/05/2016 Segunda-feira Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica. MATERNAL I TARDE MATERNAL I MANHÃ MATERNAL I MANHÃ - 16/05/2016 Segunda-feira Vogal O atividade no álbum Pinte a vogal O com a cor de sua preferência Atividade no álbum contorne com lã, a vogal O Profissões

Leia mais

3º bimestre Quadro bimestral

3º bimestre Quadro bimestral Leitura, escrita, comparação e de: comparar e operar com números maiores do que 99, inclusive em situações-problema; adicionar quantidades utilizando-se de diferentes recursos; perceber as estratégias

Leia mais

Dinâmica 3. 9º Ano 2º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO. Ensino Fundamental 9º. Uma dica... Uso Conveniente da calculadora.

Dinâmica 3. 9º Ano 2º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO. Ensino Fundamental 9º. Uma dica... Uso Conveniente da calculadora. Uma dica... Reforço escolar M ate mática Dinâmica 3 9º Ano 2º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO Matemática Ensino Fundamental 9º Algébrico simbólico Equação do 2º Grau DINÂMICA HABILIDADE Básica

Leia mais

Oficina - Frações e Porcentagem

Oficina - Frações e Porcentagem Oficina - Frações e Porcentagem PROBLEMA 1 Imagine que alguém esteja lhe servindo um pedaço de bolo. O retângulo abaixo representa esse pedaço. Como você está de regime, você acha esse pedaço um pouco

Leia mais

MATEMÁTICA 4º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM

MATEMÁTICA 4º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM GRNDEZS E MEDDS ESPÇO E FORM NÚMEROS E OPERÇÕES MTEMÁTC 4º NO 1º BMESTRE EXO CONTEÚDO HBLDDE BORDGEM Numerais até 9.999 Representar, contar, realizar a leitura e registro de números até 9.999 ( em algarismos

Leia mais

Objetos de aprendizagem

Objetos de aprendizagem 3ª Matemática 5º Ano E.F. Objetos de aprendizagem Geometria - Espaço - Representação na malha quadriculada, itinerários e mapas. Geometria - Espaço - Posição/localização: direita/esquerda - Representação

Leia mais

VERMELHOS E AZUIS TRABALHANDO COM NÚMEROS INTEIROS E EXPRESSÕES LINEARES. TÂNIA SCHMITT UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

VERMELHOS E AZUIS TRABALHANDO COM NÚMEROS INTEIROS E EXPRESSÕES LINEARES. TÂNIA SCHMITT UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA VERMELHOS E AZUIS TRABALHANDO COM NÚMEROS INTEIROS E EXPRESSÕES LINEARES TÂNIA SCHMITT UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA tânia@mat.unb.br CAPÍTULO 1 JOGOS E ATIVIDADES PARA INTRODUÇÃO DE NÚMEROS NEGATIVOS A idéia

Leia mais

Pipocas do 9 o ano. Dinâmica 3. Aluno PRIMEIRA ETAPA COMPARTILHAR IDÉIAS. 9 Ano 3º Bimestre ATIVIDADE JOGO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA

Pipocas do 9 o ano. Dinâmica 3. Aluno PRIMEIRA ETAPA COMPARTILHAR IDÉIAS. 9 Ano 3º Bimestre ATIVIDADE JOGO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA Reforço escolar M ate mática Pipocas do 9 o ano Dinâmica 3 9 Ano 3º Bimestre Matemática 9 Ano do Ensino Fundamental Algébrico-Simbólico Funções PRIMEIRA ETAPA COMPARTILHAR IDÉIAS ATIVIDADE JOGO DA LINGUAGEM

Leia mais

Pipocas do 9 o ano. Dinâmica 3. Aluno Primeira Etapa Compartilhar idéias. 9 Ano 3º Bimestre

Pipocas do 9 o ano. Dinâmica 3. Aluno Primeira Etapa Compartilhar idéias. 9 Ano 3º Bimestre Reforço escolar M ate mática Pipocas do 9 o ano Dinâmica 3 9 Ano 3º Bimestre DISCIPLINA Ano CAMPO CONCEITO Matemática Ensino Fundamental 9º Algébrico-Simbólico Funções Primeira Etapa Compartilhar idéias

Leia mais

JOGOS MATEMÁTICOS 2º ANO

JOGOS MATEMÁTICOS 2º ANO JOGOS MATEMÁTICOS 2º ANO ENCONTRE 1 Objetivos: - Realizar operações de adição e/ou subtração. - Estimular o cálculo mental. - Compor o número 1 com duas parcelas. Número de jogadores: 2 ou 4. Materiais:

Leia mais