Equilibra o seu metabolismo para a perda de peso. MATRIZ : SCLN Bls. E - Ljs. 41/45 Tel: (61) Fax: Asa Norte - Brasília - DF

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Equilibra o seu metabolismo para a perda de peso. MATRIZ : SCLN 405 - Bls. E - Ljs. 41/45 Tel: (61) 3349-9596 Fax: 3202-9133 Asa Norte - Brasília - DF"

Transcrição

1 METABOLIZE EQUILIBRIO NUTRICIONAL Equilibra o seu metabolismo para a perda de peso MATRIZ : SCLN 05 - Bls. E - Ljs. 1/5 Tel: (61) Fax: Asa Norte - Brasília - DF FILIAL : SHLN Ed. MedCenter, Bl. M Lj. 32 Telefax: (61) Asa Norte - Brasília - DF pharmakon@pharmakondf.com.br PARA FICAR EM FORMA SEU ORGANISMO PRECISA DE EQUILÍBRIO NUTRICIONAL

2 METABOLIZE EQUILIBRIO NUTRICIONAL Descrição: Bis-glicinato de magnésio, bis-glicinato de zinco, picolinato de cromo, óxido de magnésio e probiótico (Lactobacillus acidophilus). Equilíbrio Nutricional Nutrição é um conjunto de processos, que envolve a ingestão, digestão, absorção, metabolismo e excreção dos nutrientes, com a finalidade de produzir energia e manter as funções do organismo. A importância dos nutrientes no nosso metabolismo Os nutrientes são substâncias contidas nos alimentos que fornecem energia para o funcionamento do corpo humano. Podemos dividir em macronutrientes e micronutrientes. Os macronutrientes são os carboidratos, proteínas, lipídeos, e os micronutrientes são as vitaminas e minerais. Os carboidratos fornecem a energia necessária para que você realize as atividades do dia-a-dia. As proteínas atuam na reestruturação de células e tecidos, crescimento e manutenção do esqueleto e síntese de enzimas e hormônios. E os lípideos são o transporte das vitaminas lipossolúveis, A, D e K e também fornecem energia. As vitaminas e os minerais são substâncias reguladoras, que desempenham papel importante no bom funcionamento de intestino, contribuem na formação de ossos, dentes, cartilagens e no processo de absorção do organismo. Metabolize Equilíbrio Nutricional Metabolize é um nutracêutico oral, um verdadeiro suplemento nutricional, ou seja, supre as necessidades diárias de elementos essenciais ao nosso organismo, os quais não conseguiram ser absorvidos somente com a alimentação, promovendo um grande equilíbrio fisiológico.

3 METABOLIZE EQUILIBRIO NUTRICIONAL 1 cápsula de 500 mg do Metabolize apresenta: IDR (Ingestão Diária Recomendada) 130 mg de magnésio 260 mg 32,5 mcg de cromo 35 mcg 6,5 mg de Zinco 7 mg 2 x 10 8 UFC de probióticos 10 8 a 10 9 UFC (Lactobacillus acidophilus) (100 milhões a 1 bilhão UFC) Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária A importância da associação da suplementação nutricional + dieta + prática de exercícios físicos. A suplementação nutricional sem dieta adequada tem suas propriedades comprometidas, pois há benefícios que só conseguimos com a combinação de determinados alimentos, em sua forma natural, e pessoas com maus hábitos alimentares perdem grandes oportunidades de absorver nutrientes. Além da prática de exercícios físicos que favorecem o bom funcionamento do nosso metabolismo, previne doenças cardiovasculares, melhora a oxigenação celular, alivia o stress, ajuda a manter a forma por atuar diretamente na queima da gordura estocada.

4 METABOLIZE EQUILIBRIO NUTRICIONAL Composição do Metabolize Magnésio O Magnésio é um dos micronutrientes mais abundantes no organismo. Aproximadamente 30% do magnésio existente no indivíduo adulto está nos músculos e 60% no esqueleto. Existem mais de 300 enzimas diferentes, distribuídas pelo organismo, que são ativadas pelo magnésio, o que evidencia a sua importância no metabolismo humano. É essencial ao metabolismo da glicose, à produção de energia celular, à síntese de proteínas e do DNA. Evidências indicam que o magnésio exerce funções no desenvolvimento, distribuição e função de células imunes. Além disso, é necessário para a função normal dos leucócitos, sendo importante para a resposta imune, como co-fator na síntese de imunoglobulinas (função de anticorpos), estando envolvido na inflamação e apoptose (morte celular programada). A sua deficiência pode afetar numerosos aspectos do sistema imunológicos. É um mineral essencial que é necessário para uma ampla variedade de funções fisiológicas. O magnésio preenche a cavidade do intestino delgado com água por efeito osmótico. O acúmulo de água produz distensão, aumenta o peristaltismo e a evacuação intestinal. A deficiência de magnésio pode resultar em distúrbios de absorção intestinal. Cromo - Ajuda a manter os níveis normais de glicose (açúcar) no sangue; - Queima gordura e acelera a perda de peso corporal; - Ajuda o corpo a usar de forma mais eficaz a insulina; - Essencial no processamento de proteínas (efeito anabólico); - Reduz riscos de doenças cardíacas. Alguns cientistas catalogaram o cromo como o milagre dos anos 90, o uso de suplementos diários desse mineral previne diabetes, queima gordura localizada e acelera a perda de peso como queimador de gorduras. Interfere no metabolismo das gorduras, de modo que diminui os níveis de colesterol LDL ( mau ) e aumenta os níveis de colesterol HDL ( bom ), reduzindo assim o risco de doenças cardíacas. Afasta a vontade de comer guloseimas. Impede que o carboidrato vire gordura, isso por que ajuda a diminuir drasticamente o desejo exagerado por doces, que viram moléculas de que se concentram na barriga, e atua no controle de apetite, duas façanhas que tornam o emagrecimento bem mais fácil. O Cromo faz com que o carboidrato seja aproveitado como fonte de energia e não fique armazenado sob a forma de gordura. A ingestão interfere positivamente na perda de peso.

5 METABOLIZE EQUILIBRIO NUTRICIONAL Zinco A importância deste mineral foi demonstrada com a descoberta de processos metabólicos envolvendo o zinco em diversas atividades enzimáticas. Ele participa do metabolismo energético como componente catalítico de mais de 300 metaloenzimas nos tecidos humanos, e como componente estrutural de diversas proteínas, hormônios e nucleotídeos. O zinco tem um efeito estimulatório da lipogênese em adipócitos de ratos, similar à ação da insulina, e esse efeito é somado quando os dois são incubados em conjunto. A partir desses dados, tem sido bastante discutido o fato de que a importância do zinco na interação zinco/adipócito se deve ao efeito sobre o aumento da capacidade de ligação da insulina aos seus receptores. Uma outra hipótese poderia estar relacionada a uma maior sinalização do sistema PPAR nestes tecidos por influência do zinco. A participação do zinco na homeostase da glicose começou a ser investigada ainda na década de 60, observaram uma redução na tolerância à glicose sem alteração na produção de insulina em resposta à infusão de glicose em ratos deficientes em zinco. A deficiência de zinco poderia inibir os eventos intracelulares pós-receptor da insulina, o que resultaria em redução na tolerância à glicose. Outra hipótese levantada por vários pesquisadores seria de que o efeito da deficiência de zinco sobre o metabolismo periférico da glicose estaria relacionado ao papel deste mineral como antioxidante biológico. O aumento da peroxidação lipídica, comum em indivíduos diabéticos, seria atribuído à redução da atividade da superóxido dismutase, dependente de zinco, o que favoreceria o aparecimento de alterações na fluidez da membrana e na ação da insulina sobre o transporte de glicose. Os estudos realizados in vivo para avaliar o efeito do zinco sobre a tolerância à glicose demonstram que a terapia com esse mineral pode melhorar a sensibilidade à insulina. No entanto, segundo os autores, mais investigações seriam necessárias para definir o papel da depleção intracelular de elementos com propriedades insulinomiméticas na redução da sensibilidade à insulina, normalmente presente no diabetes mellitus tipo 2, na obesidade, na hipertensão arterial.

6 METABOLIZE EQUILIBRIO NUTRICIONAL Probiótico bactéria do bem Os probióticos são considerados alimentos funcionais. Microorganismos que, quando ingeridos, exercem efeitos benéficos para a saúde resultando na melhora do balanço intestinal através da colonização do intestino por outras espécies, do controle do colesterol, das diarréias e da redução do risco do desenvolvimento do câncer. Têm a função de estimular o sistema imunológico e alterar o mecanismo microbiano, aumentando desta maneira, significativamente, o valor nutritivo e terapêutico dos alimentos e fortalecendo o sistema imunológico, através de uma maior produção de células protetoras. O intestino humano é um tubo elástico, divido em intestino delgado e intestino grosso ou cólon. O intestino delgado é o local onde os nutrientes são digeridos e absorvidos, e o cólon é a porção responsável pala absorção de água e alguns minerais (eletrólitos). Em condições normais, inúmeras espécies de bactérias estão presentes no intestino. Estas bactérias são conhecidas como microbiota intestinal e exercem influência considerável sobre diversas reações bioquímicas que ocorrem neste local, além de impedir que microrganismos potencialmente patogênicos se multipliquem e afetem a saúde, principalmente do trato gastrointestinal. Porém, em situações de desequilíbrio, estas bactérias benéficas podem ter seu número diminuído, favorecendo o crescimento de bactérias prejudiciais à saúde. Os probióticos alimentam-se de algumas fibras alimentares e de lactose, transformando- -as em ácidos graxos de cadeia curta, que são utilizadas pelas próprias células intestinais como fonte de energia. Desta forma, além de favorecer a integridade das células do intestino, agem como um importante auxiliar no tratamento dos sintomas da intolerância à lactose, pois este carboidrato, apesar de não ser digerido no intestino delgado dos intolerantes, ao chegar ao intestino grosso será rapidamente consumido pelas bactérias probióticas e não causará os sintomas desagradáveis da intolerância a lactose como a diarréia, a distensão abdominal e as cólicas intestinais. Alimentos contendo probióticos, podem ser consumidos pela grande maioria dos portadores de intolerância a lactose, pois no próprio alimento, estas bactérias iniciam a quebra da lactose, facilitando a digestão do alimento.

7 METABOLIZE EQUILIBRIO NUTRICIONAL Comprovações Clínicas : - Melhora do Equilíbrio Nutricional Metabólico para Perda de Peso; - Perda de Circunferência Abdominal; - Diminuição da Gordura Corporal; - Melhora dos Índices de Colesterol Total, Triglicérides, Glicemia e Pressão Arterial. Solicite Dossiê completo das avaliações clínicas comprovadas, conforme supracitadas acima. Principais Ações Esperadas: - Eliminação de gorduras a nível celular; - Mobilização da gordura; - Redução do acúmulo localizado de gordura subcutânea; - Melhora do funcionamento intestinal; - Reduz a tolerância a insulina; - Auxilia no emagrecimento. Contra-indicações: Hipersensibilidade a qualquer um de seus componentes. Superdosagem: O Metabolize não apresenta efeito cumulativo, pode ser ingerido por tempo indeterminado, sob orientação médica ou nutricionista. Dosagem Recomendada: mg/dia Modo de Administração: Administrar após o café da manhã ou almoço. Dicas de Manipulação: Não há necessidade de se utilizar um excipiente especial, pois Metabolize está na forma complexada, a qual garante total biodisponibilidade no trato gastrointestinal. Produto não higroscópico. OBS: Não aplicar fator de correção. Recomendações de Estocagem: Na embalagem original, à temperatura ambiente, ao abrigo da luz e calor, em local fresco, seco e arejado. Referências Bibliográficas: MORAES, Fernanda P. Alimentos Funcionais e Nutracêuticos: Definições, Legislação e Benefícios á Saúde. Revista Eletrônica de Farmácia Vol 3 (2), , BIESEK, S.; ALVES, L. A.; GUERRA, I. Estratégias de Nutrição e Suplementação no Esporte. Barueri, São Paulo: Manole, COZZOLINO, S.M.F. Biodisponibilidade de Nutrientes. Barueri, São Paulo: Manole, TIRAPGUI, J. Nutrição, Metabolismo e Suplementação na Atividade Física. São Paulo: Atheneu, WILLIAMS, M.H. Nutrição: para saúde, condicionamento físico e desempenho esportivo. 5.ed. Tamboré, São Paulo, Manole, RDC 269/2005.

8 METABOLIZE EQUILIBRIO NUTRICIONAL Formulário Cápsula do Equilíbrio Nutricional Metabolize mg Excipiente...qsp 1 cápsula Posologia: Ingerir 1 cápsula ao dia após o café da manhã ou almoço. Nutracêutico da saúde e beleza, que supre as necessidades diárias de elementos essenciais ao nosso organismo. Promove o equilíbrio fisiológico e auxilia o emagrecimento de forma saudável. Nutri Shake Firmador Corporal Metabolize mg Shake Nutrivital... 20g (1 colher de sopa) Posologia: Restituir em 200 ml de leite desnatado ou soja. Ingerir 1 vez ao dia. Previne o envelhecimento precoce e suplementa o organismo com elementos essenciais que estimulam o seu metabolismo para perda de peso. Ampola Nutricional Sugar-Control Metabolize mg Aroma Laranja/Baunilha/Tuti - Fruti... 0,50g Base Ampola Nutricional...10 ml Posologia: Ingerir 1 vez ao dia, dose única. Equilibra o organismo com elementos essenciais, especialmente o Cromo, que impede que o carboidrato vire gordura, fazendo com que este seja aproveitado como fonte de energia. Auxilia a perda de peso e diminui a vontade de comer guloseimas. MATRIZ : SCLN 05 - Bls. E - Ljs. 1/5 Tel: (61) Fax: Asa Norte - Brasília - DF FILIAL : SHLN Ed. MedCenter, Bl. M Lj. 32 Telefax: (61) Asa Norte - Brasília - DF pharmakon@pharmakondf.com.br

9 METABOLIZE EQUILIBRIO NUTRICIONAL

10 Avaliação de Eficácia na Melhora do Equilíbrio Nutricional Metabólico para Perda de Peso, Perda de Circunferência Abdominal, Diminuição da Gordura Corporal, Melhora dos Índices de Colesterol Total, Triglicérides, Glicemia e Pressão Arterial. RELATÓRIO FINAL Produto: metabolize Março/2010 Patrocinador: Vital Especialidades Dermocosméticas Ltda. Dra. Maria Flavia Crulcich Nutricionista - Diretora Técnica /Investigadora Responsável CRN 898 / R.G MATRIZ : SCLN 05 - Bls. E - Ljs. 1/5 Tel: (61) Fax: Asa Norte - Brasília - DF FILIAL : SHLN Ed. MedCenter, Bl. M Lj. 32 Telefax: (61) Asa Norte - Brasília - DF pharmakon@pharmakondf.com.br

11 Avaliação de Eficácia na Melhora do Equilíbrio Nutricional Metabólico para Perda de Peso, Perda de Circunferência Abdominal, Diminuição da Gordura Corporal, Melhora dos Índices de Colesterol Total, Triglicérides, Glicemia e Pressão Arterial. Patrocinador e fabricante: Vital Especialidades Dermocosméticas Ltda. Produto: Metabolize Fórmula estudada: Fórmula quantitativa, fornecida pelo fabricante, anexada ao relatório. Nome do responsável técnico: Mônica Antunes Batistela Data de recebimento da amostra: Período de Avaliação: á Protocolo de Referência: Protocolo E.C 0012/01/10 - Versão 00-jan.10 Dra. Maria Flavia Crulcich Nutricionista-Diretora Técnica /Investigadora Responsável CRN 898 / R.G

12 INDICE Pesquisador e Solicitante... Resumo do Estudo... Objetivo... Duração do Ensaio... Considerações Éticas... Seleção dos Voluntários...5 Material de Estudo... 5 Metodologia... 6 Resultados... 8 Conclusão Anexo: Fórmula Estudada... 2 Bibliografia... 25

13 PESQUISADOR Pesquisadora Principal Dra. Maria Flavia Crulcich CRN898 RG Patrocinador Vital Especialidades Dermocosméticas Rua Américo Brasiliense,1107 São Paulo/SP Telefone: (11) RESUMO DO ESTUDO Estudo clínico para avaliação de eficácia clínica para perda de peso, diminuição da gordura corporal, melhora do índice de colesterol total, triglicérides, glicemia e Pressão arterial do produto Metabolize. OBJETIVO Avaliação de Eficácia na Melhora do Equilíbrio Nutricional Metabólico para Perda de Peso, Perda de Circunferência Abdominal, Diminuição da Gordura Corporal, Melhora dos Índices de Colesterol Total, Triglicérides, Glicemia e Pressão Arterial. DURAÇÃO DO ESTUDO Duração 60 dias CONSIDERAÇÕES ÉTICAS Este estudo foi conduzido de acordo com as normas de Boas Práticas Clínicas (GPC), as normas internacionais de pesquisa para seres humanos (Declaração de Helsinque) a resolução nr.196 de 10 de Outubro de 1996, do Conselho Nacional de Saúde e suas atualizações.

14 SELEÇÃO DOS VOLUNTÁRIOS I.AMOSTRAGEM POPULACIONAL Foram selecionados16 voluntários do sexo feminino e do sexo masculino entre 21 e 55 anos, sendo estes subdivididos em grupos para avaliação: I grupo: placebo II grupo: Metabolize + vida normal III grupo: Metabolize + dieta IV grupo: Metabolize + dieta + atividade física Também foram observados os seguintes critérios de inclusão e exclusão: II.CRITÉRIOS DE INCLUSÃO Faixa etária de 20 a 55 anos; Sinais de obesidade e gordura corporal elevada; Circunferência Abdominal acima dos padrões, Colesterol, Triglicérides, Glicemia e Pressão Arterial elevado; Concordância em obedecer aos procedimentos do ensaio e comparecer a clínica nos dias e horários determinados para a avaliação nutricional; Assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. III.CRITÉRIOS DE NÃO INCLUSÃO Gestação/Lactação Uso de drogas antiinflamatórias, antidepressivas, inibidor de apetite e/ou novas drogas por até 15 dias antes da seleção; Antecedentes alérgicos; Uso de novas drogas durante o estudo. MATERIAL DE ESTUDO 16 frascos contendo 60 cápsulas cada, identificados como Metabolize (formulação em anexo) 5

15 METODOLOGIA Todos os voluntários convidados para participar do estudo foram avaliados clinicamente segundo os critérios de inclusão e não inclusão após leitura e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido I.METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO Avaliações iniciais: Clínicas: (realizadas por nutricionista investigador) e exame de sangue realizado em laboratório especializado. 1- Obesidade: Percentual de gordura, circunferência abdominal Os voluntários foram avaliados pelo método de Bioimpedância, para verificação de peso e % de gordura corporal. Para Obesidade, os graus de comprometimento físico foram avaliados com uma escala de 1-5, onde 1 refere-se a maior intensidade de obesidade e 5 refere-se a menor. 2- Sangue: Os voluntários fizeram exames de sangue para avaliar o Colesterol total, triglicérides e glicemia no tempo zero e tempo 60 dias. Com relação aos níveis de colesterol total, triglicérides e glicemia, adotamos o mesmo critério adota - do para obesidade, ou seja, onde 1 refere-se a um nível elevado de colesterol,triglicérides,glicemia e, 5 refere-se aos níveis normais de colesterol, triglicérides e glicemia. 3- Pressão Arterial: Com relação a pressão arterial, adotamos o seguinte critério, ou seja, 1 refere-se a pressão arterial elevada, e 5 refere-se a pressão arterial normal. Avaliações intermediárias Foram realizadas novas avaliações em 30 dias em todos voluntários referente aos parâmetros obesidade e pressão arterial. Avaliação final Novas avaliações foram realizadas após 60 dias em todos voluntários com os mesmos parâmetros avaliados no T0, para fins de comparação. Na avaliação final, foi realizada uma avaliação subjetiva e todos os voluntários responderam as questões elaboradas. 6

16 II.ORIENTAÇÕES PARA O VOLUNTÁRIO DURANTE O PERÍODO DE ESTUDO As seguintes informações foram entregues aos voluntários, acompanhadas das amostras de estudo: a) Modo de Uso: Produto de Uso Oral: Ingerir 1 cápsula de 500mg de Metabolize após o café da manhã. Por motivos técnicos, foram dobradas as cápsulas. Portanto, tomar 2 cápsulas ao invés de 1 cápsula. b) Precauções: Manter o produto bem fechado Manter fora do alcance de crianças c) Durante o período de teste é importante: Comunicar a nutricionista qualquer uso de um novo medicamento ; Evitar o consumo de alimentos gordurosos e bebida alcoólica; Praticar uma atividade física, no mínimo de 3- vezes na semana. Comparecer nas consultas na data marcada. 7

17 III. AVALIAÇÀO CLÍNICA Avaliação Clínica: Perda de peso Gráfico 1: Perda de peso (kg) do voluntário que apresentou melhor resultado em cada grupo estudado. Perda de peso/kg Perda de Peso/kg dias 60 dias Tempo Placebo Metabolize + Vida normal Metabolize + Dieta Metabolize + At. Física + Dieta Resultados: Todos os voluntários que tomaram Metabolize, apresentaram perda de peso. 8

18 Avaliação Clínica: Perda de peso Gráfico 2: Porcentagem do grupo que apresentou perda de peso. Perda de peso % de voluntários com perda de peso/grupo 100% 90% 80% 70% 60% 50% 0% 30% 20% 10% 0% 100% 100% 100% 100% 66% 66% 25% 25% 30 dias 60 dias Tempo Placebo Metabolize + Vida normal Metabolize + Dieta Metabolize + At. Física + Dieta Resultados: Todos os grupos que tomaram Metabolize tiveram perda de peso. 9

19 Avaliação Clínica: Circunfêrencia Abdominal Gráfico 3: Diminuição da circunferência abdominal (cm) do voluntário que apresentou melhor resultado em cada grupo estudado. Circunferência Abdominal/cm Perda de C.A em cm T0 30 dias 60 dias Tempo Placebo Metabolize + Vida normal Metabolize + Dieta Metabolize + At. Física + Dieta Resultados: Todos os voluntários que tomaram Metabolize, tiveram diminuição da circunferência abdominal. 10

20 Avaliação Clínica: Circunfêrencia Abdominal Gráfico : Porcentagem do grupo que apresentou diminuição da circunferência abdominal (cm). Circunferência Abdominal/cm % de voluntário com diminuição da C.A/grupo % 66% 75% 50% 100% 100% 75% 0 30 dias 60 dias Tempo Placebo Metabolize + Dieta Metabolize + Vida normal Metabolize + At. Física + Dieta Resultados: Todos os grupos que tomaram Metabolize, tiveram diminuição da circunferência abdominal. 11

21 Avaliação Clínica: Gordura Corporal Gráfico 5: Diminuição da gordura corporal (%) do voluntário que apresentou melhor resultado em cada grupo estudado. % Gordura Corporal 50 50% % de voluntário com redução da gordura corporal/grupo % 30% 26% 39% 3% 30% 23% 39% 3% 30% 22% 0 T0 30 dias 60 dias Tempo Placebo Metabolize + Vida normal Metabolize + Dieta Metabolize + At. Física + Dieta Resultados: Todos os grupos que tomaram Metabolize, tiveram diminuição na % da gordura corporal. 12

22 Avaliação Clínica: Gordura Corporal Gráfico 6: Porcentagem do grupo que apresentou perda da gordura corporal. % Gordura Corporal % de voluntário com reducão da gordura corporal/grupo % 75% 65% 33% 35% 20% 0% 0% 30 dias 60 dias Tempo Placebo Metabolize + Vida normal Metabolize + Dieta Metabolize + At. Física + Dieta Resultados: Dos 16 voluntários, todos completaram o estudo, porém para se ter uma perda do percentual de gordura razoável é necessário fazer a dieta a risca e praticar exercícios físicos. 13

23 Exame de Sangue: Colesterol Total Gráfico 7: Diminuição do colesterol total do voluntário que apresentou melhor resultado em cada grupo estudado. 300 Colesterol Total COLESTEROL TOTAL 250 Colesterol total Placebo Metab+ vida norm Metab+ Dieta Metab.+At.Fisica+Dieta 50 0 T0 Tempo 60 dias Resultados: Conforme mostrado pelo gráfico, houve uma redução do colesterol total, em todos os grupos que tomaram Metabolize, sendo uma acentuada melhora no grupo que além do Metabolize e dieta também praticou atividade física. 1

24 Exame de Sangue: Colesterol Total Gráfico 8: Média (%) obtida na redução do colesterol total em cada grupo estudado. Colesterol total 100% 100% 100% Redução % Colesterol Total/Grupo 80% 60% 0% 20% 0% 30% 75% Tempo - 60 dias Placebo Metabolize + Vida normal Metabolize + Dieta Metabolize + At. Física + Dieta Resultados: Todos os voluntários que tomaram Metabolize, tiveram melhora na redução do colesterol total. 15

25 Exame de Sangue: Triglicérides Gráfico 9: Diminuição do triglicérides do voluntário que apresentou melhor resultado em cada grupo estudado. Triglicérides Resultados: Todos os voluntários que tomaram Metabolize, tiveram melhora na redução do triglicérides. 16

26 Exame de Sangue: Triglicérides Gráfico 10: Média (%) obtida na redução do triglicérides em cada grupo estudado. Triglicérides Redução % Triglicerides/Grupo 100% 80% 60% 0% 20% 0% 0% 75% 85% 100% Tempo - 60 dias Placebo Metabolize + Vida normal Metabolize + Dieta Metabolize + At. Física + Dieta Resultados: Conforme mostrado pelo gráfico, todos os grupos que tomaram Metabolize, apresentaram redução dos triglicérides. 17

27 Exame de Sangue: Glicemia Gráfico 11: Redução do índice glicêmico do voluntário que apresentou melhor resultado em cada grupo estudado. Glicemia Resultados: Conforme mostrado no gráfico acima, todos os grupos que tomaram Metabolize, apresentaram redução do índice glicêmico. 18

28 Exame de Sangue: Glicemia Gráfico 12: Média (%) obtida na redução do índice glicêmico em cada grupo estudado. Glicemia % de Redução Glicemia/grupo 100% 80% 60% 0% 20% 0% 0% 65% 75% 88% Tempo - 60 dias Placebo Metabolize + Vida normal Metabolize + Dieta Metabolize + At. Física + Dieta Resultados: Conforme mostrado no gráfico acima, todos os grupos que tomaram Metabolize, apresentaram redução do índice glicêmico. 19

29 Avaliação Clínica: Pressão Arterial Gráfico 13: Média obtida na melhora da pressão arterial em cada grupo estudado. Pressão Arterial Resultados: Conforme mostrado no gráfico acima, todos os grupos tiveram melhora na pressão arterial. 20

30 DISCUSSÃO: Os 16 voluntários, que participaram do estudo tiveram no início uma palestra com a nutricionista (Dra. Maria Flavia) sobre reeducação alimentar e a importância de uma alimentação saudável e balanceada. Os voluntários tiveram também uma palestra com o educador físico (Marcel Blattner Rocha) sobre a importância da prática de atividade física associada com uma alimentação balanceada. Todos os 16 voluntários tiveram explicações executadas pelo educador físico como praticar alongamentos e caminhadas (que foram feitas em uma praça). No grupo placebo, com voluntários, somente 1 desistiu, pois teve uma forte dor de cabeça achando erroneamente que poderia ser uma reação alérgica ao Metabolize. Este voluntário foi substituído por outro voluntário que completou os 60 dias. Para se ter um resultado fidedigno os voluntários deveriam ter feito a dieta prescrita pela nutricionista durante os 60 dias e exercícios físicos de 3- vezes por semana. Após o feriado de carnaval, a maioria dos voluntários do grupo Metabolize + dieta não seguiu a dieta 100% mas sim em torno de 30%-0%. Os voluntários que ficaram de praticar exercícios físicos fizeram isto apenas 2 vezes na semana, e o combinado era de 3- vezes na semana. No início do estudo os voluntários responderam a uma serie de questões, que foram reapresenta - das no fim da experiência para comparação de resultados 21

31 ANÁLISE SUBJETIVA: As perguntas eram: O intestino está funcionando melhor? 100% dos voluntários afirmaram que o funcionamento do intestino melhorou. O sono melhorou? 100% dos voluntários afirmaram que a qualidade do sono melhorou. A disposição física melhorou? 100% dos voluntários afirmaram que a disposição física melhorou. A avaliação clínica mostrou-se progressiva e favorável estatisticamente para todos os itens avaliados para perda de peso, diminuição da circunferência abdominal e perda do percentual de gordura: 30 dias 60 dias PERDA DE PESO 100% 100% CIRCUNFÊRENCIA ABDOMINAL 76% 100% PERCENTUAL DE GORDURA 75% 85% O grupo que apresentou melhor resultado foi o que tomou Metabolize, fez dieta e praticou exercício físico. Segundo resultados obtidos no presente estudo ficou demonstrado que o uso da cápsula de Metabolize, com uma dieta saudável e prática de atividade física permite uma melhora progressiva, na perda de peso e na redução de colesterol, triglicérides e glicemia. 22

32 CONCLUSÃO O produto Metabolize patrocinado pela empresa Vital Especialidades Dermocosméticas Ltda; foi avaliado no período até , sob o seguinte protocolo de estudo clínico: Avaliação de Eficácia na perda de peso, na perda de circunferência abdominal, e na perda do percentual de gordura; Avaliação de Eficácia na diminuição do colesterol total, triglicérides, glicemia e pressão Arterial; Nas condições em que o produto descrito acima foi avaliado e na amostra de voluntários estudada, os dados permitem concluir que: Metabolize, estudado, demonstrou melhora significativa na perda de peso, diminuição da circunferência abdominal e diminuição do percentual de gordura. O produto referido acima, na dose proposta, levou a melhora estatisticamente na redução do colesterol total, triglicérides, glicemia e pressão arterial. Os resultados positivos obtidos para perda de peso, diminuição da circunferência abdominal e percentual de gordura foram demonstrados a partir de 30 dias, sendo progressivos até a avaliação final, em 60 dias. Os resultados obtidos para diminuição do colesterol total, triglicérides, glicemia e pressão arterial foram demonstrados após 60 dias. Este relatório destina-se exclusivamente ao uso interno e regulatório da empresa Vital Especialida - des Democosmética Ltda. não sendo permitida sua divulgação para qualquer veículo de comunicação sem a expressa autorização do autor. 23

33 ANEXO: FÓRMULA ESTUDADA Fórmula Qualitativa e Quantitativa do Metabolize (Uso oral) Descrição: Bis-glicinato de magnésio, bis-glicinato de zinco, picolinato de cromo, óxido de magnésio e probiótico. Metabolize mg Excipiente...qsp 1 cápsula Forma de administração: cápsulas de 500 mg Modo de uso: após o café da manhã 500mg de Metabolize apresenta: 135 mg de magnésio 0,35 mcg de cromo 7 mg de zinco 10 mg de probiótico 2

34 BIBLIOGRAFIA Belko Azet Al.Vitamines and Exercise:An Update med sli sports exerc.1987 Sidney Fermann.Prevenção de Doenças Crônicas o Melhor Investimento.2000 Grundy,S.M Cholesterol And Coronary Disease:Future Directions,Jama,26, Sturner,Joselaine Comida um Santo Rémedio/Joselaine Sturner -Petrópolis,RJ :Vozes 200 Pedro Rosso R ;Minesterio de Salud,Chili,1986.Secretaria Municipal da Saúde De Curitiba-Depto de Epidemologia e Saúde,Nilton Wiillich Set.199 Nutrition for Fitness & Sport,Melvin H.Willians- Edição,1995-Brown & Benchmark Publishers Krause's Food e Nutrition Terapy by L.Kathleen Mahan MS Rd CDE and Sylvia Escott-Strump MA Rdldn-Sept,18,2007 Advanced Nutrition and human Metabolism by Sareen S. Gropper and Jack L.Smith

35 São Paulo, 06 de Abril de 2010 Dra. Maria Flavia Crulcich Diretora Técnica /Investigadora Responsável CRN 898 / R.G MATRIZ : SCLN 05 - Bls. E - Ljs. 1/5 Tel: (61) Fax: Asa Norte - Brasília - DF FILIAL : SHLN Ed. MedCenter, Bl. M Lj. 32 Telefax: (61) Asa Norte - Brasília - DF pharmakon@pharmakondf.com.br

Equilibra o seu metabolismo para a perda de peso

Equilibra o seu metabolismo para a perda de peso Equilibra o seu metabolismo para a perda de peso PARA FICAR EM FORMA SEU ORGANISMO PRECISA DE EQUILÍBRIO NUTRICIONAL Descrição: Bis-glicinato de magnésio, bis-glicinato de zinco, picolinato de cromo, óxido

Leia mais

Biomassa de Banana Verde Integral- BBVI

Biomassa de Banana Verde Integral- BBVI Biomassa de Banana Verde Integral- BBVI INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS Porção de 100g (1/2 copo) Quantidade por porção g %VD(*) Valor Energético (kcal) 64 3,20 Carboidratos 14,20 4,73 Proteínas 1,30 1,73 Gorduras

Leia mais

REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS N : 7898171287947(Frutas vermelhas) 7898171287954(Abacaxi)

REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS N : 7898171287947(Frutas vermelhas) 7898171287954(Abacaxi) Ficha técnica CHÁ VERDE COM CÓLAGENO, VITAMINA C E POLIDEXTROSE Pó para Preparo de Bebida a Base de Chá Verde, com Colágeno hidrolisado, vitamina C e polidextrose Sabor Abacaxi e frutas vermelhas REGISTRO:

Leia mais

EXERCÍCIO E DIABETES

EXERCÍCIO E DIABETES EXERCÍCIO E DIABETES Todos os dias ouvimos falar dos benefícios que os exercícios físicos proporcionam, de um modo geral, à nossa saúde. Pois bem, aproveitando a oportunidade, hoje falaremos sobre a Diabetes,

Leia mais

Confira a lista dos 25 melhores alimentos para emagrecer:

Confira a lista dos 25 melhores alimentos para emagrecer: Emagrecer nem sempre é uma das tarefas mais simples. A fórmula parece simples (dieta + exercício + descanso) porém diferentes pessoas precisam de diferentes soluções. Uma coisa é certa: qualquer ajuda

Leia mais

JUSTIFICATIVA OBJETIV OS:

JUSTIFICATIVA OBJETIV OS: JUSTIFICATIVA Para termos um corpo e uma mente saudável, devemos ter uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes, carnes, cereais, vitaminas e proteínas. Sendo a escola um espaço para a promoção

Leia mais

VI CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIABETES DIETOTERAPIA ACADÊMICA LIGA DE DIABETES ÂNGELA MENDONÇA

VI CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIABETES DIETOTERAPIA ACADÊMICA LIGA DE DIABETES ÂNGELA MENDONÇA VI CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIABETES DIETOTERAPIA ACADÊMICA ÂNGELA MENDONÇA LIGA DE DIABETES A intervenção nutricional pode melhorar o controle glicêmico. Redução de 1.0 a 2.0% nos níveis de hemoglobina

Leia mais

Eliane Petean Arena Nutricionista - CRN 3257. Rua Conselheiro Antônio Prado 9-29 Higienópolis Bauru - SP Telefone : (14) 3243-7840

Eliane Petean Arena Nutricionista - CRN 3257. Rua Conselheiro Antônio Prado 9-29 Higienópolis Bauru - SP Telefone : (14) 3243-7840 Músculos Ok Eliane Petean Arena Nutricionista - CRN 3257 Rua Conselheiro Antônio Prado 9-29 Higienópolis Bauru - SP Telefone : (14) 3243-7840 Conhecendo seu corpo e seus músculos Proteínas e o ganho de

Leia mais

Ingredientes: Óleo de açaí e vitamina E. Cápsula: gelatina (gelificante) e glicerina (umectante).

Ingredientes: Óleo de açaí e vitamina E. Cápsula: gelatina (gelificante) e glicerina (umectante). Registro no M.S.: 6.5204.0095.001-3 Concentração: 500 mg Apresentação: Embalagem com 1000 cápsulas; Embalagem com 5000 cápsulas; Embalagem pet com 500 cápsulas envelopadas; Refil com 2000 cápsulas envelopadas.

Leia mais

Anvisa - Alimentos - Informes Técnicos

Anvisa - Alimentos - Informes Técnicos Página 1 de 7 English Español Institucional Anvisa Publica Serviços Áreas de Atuação Legislação Buscar Informes Técnicos Informe Técnico nº. 36, de 27 de junho de 2008 Orientações sobre a declaração da

Leia mais

Hábitos alimentares e estilo de vida saudáveis

Hábitos alimentares e estilo de vida saudáveis Hábitos alimentares e estilo de vida saudáveis Fabrille Carneiro Corrêa Nutricionista CRN 08101589 E-MAIL: fabrillenut@ig.com.br Tel: 9877-6593 O QUE É SAÚDE? "Saúde é um estado de completo bem-estar físico,

Leia mais

Julia Hoçoya Sassaki

Julia Hoçoya Sassaki Certifico e dou fé, para os devidos fins, que nesta data me foi apresentado um documento em idioma japonês, com a seguinte identificação: ARTIGO, o qual traduzo para o vernáculo, no seguinte teor: Coletânea

Leia mais

Duphalac lactulose MODELO DE BULA. DUPHALAC (lactulose) é apresentado em cartuchos contendo 1 frasco de 200 ml e um copo medida.

Duphalac lactulose MODELO DE BULA. DUPHALAC (lactulose) é apresentado em cartuchos contendo 1 frasco de 200 ml e um copo medida. MODELO DE BULA Duphalac lactulose FORMA FARM ACÊUTICA E APRESENTAÇ ÃO DUPHALAC (lactulose) é apresentado em cartuchos contendo 1 frasco de 200 ml e um copo medida. VIA ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO COMPOSIÇÃO

Leia mais

5 Alimentos que Queimam Gordura www.mmn-global.com/aumenteseumetabolismo IMPRIMIR PARA UMA MAIS FÁCIL CONSULTA

5 Alimentos que Queimam Gordura www.mmn-global.com/aumenteseumetabolismo IMPRIMIR PARA UMA MAIS FÁCIL CONSULTA IMPRIMIR PARA UMA MAIS FÁCIL CONSULTA ÍNDICE Alimentos que Queimam Gordura TORANJA CHA VERDE E CHA VERMELHO AVEIA BROCOLOS SALMÃO TORANJA A dieta da Toranja já vem sendo discutida por algum tempo, mas

Leia mais

O consumidor deve estar atento às informações do rótulo?

O consumidor deve estar atento às informações do rótulo? Os consumidores têm o direito de conhecer as características e a composição nutricional dos alimentos que adquirem. A legislação nacional estabelece algumas normas para registro dessas informações na rotulagem

Leia mais

O papel da Nutrição na Saúde dos Peixes. João Manoel Cordeiro Alves Gerente de Produtos Aquacultura Guabi Nutrição Animal

O papel da Nutrição na Saúde dos Peixes. João Manoel Cordeiro Alves Gerente de Produtos Aquacultura Guabi Nutrição Animal O papel da Nutrição na Saúde dos Peixes João Manoel Cordeiro Alves Gerente de Produtos Aquacultura Guabi Nutrição Animal Você éo que você come(u)! Esta éuma visão do passado Vamos prever o futuro? Você

Leia mais

Autores: Cristina Somariva Leandro Jacson Schacht. SESI Serviço Social da Indústria Cidade: Concórdia Estado: Santa Catarina 27/10/2015

Autores: Cristina Somariva Leandro Jacson Schacht. SESI Serviço Social da Indústria Cidade: Concórdia Estado: Santa Catarina 27/10/2015 Autores: Cristina Somariva Leandro Jacson Schacht SESI Serviço Social da Indústria Cidade: Concórdia Estado: Santa Catarina 27/10/2015 REDUÇÃO DE PESO E CIRCUNFERÊNCIA ABDOMINAL EM TRABALHADORES DA INDÚSTRIA

Leia mais

0800 30 30 03 www.unimedbh.com.br

0800 30 30 03 www.unimedbh.com.br ANS - Nº 34.388-9 0800 30 30 03 www.unimedbh.com.br Março 2007 Programa de Atenção ao Diabetes O que é diabetes? AUnimed-BH preocupa-se com a saúde e o bem-estar dos seus clientes, por isso investe em

Leia mais

Nutrientes. E suas funções no organismo humano

Nutrientes. E suas funções no organismo humano Nutrientes E suas funções no organismo humano O corpo humano necessita de uma série de substâncias básicas indispensáveis para a formação de tecidos, para obtenção de energia, para a realização de atividades

Leia mais

24 Alimentos para Combater a CELULITE

24 Alimentos para Combater a CELULITE 24 Alimentos para Combater a CELULITE Agradecimento e Informações Muito obrigado por baixar nosso guia com orientações sobre a prevenção e combate a celulite. Nosso objetivo é colaborar com a divulgação

Leia mais

Alimentos Funcionais: Regulamentação e desafios para o uso de alegações no Brasil

Alimentos Funcionais: Regulamentação e desafios para o uso de alegações no Brasil Alimentos Funcionais: Regulamentação e desafios para o uso de alegações no Brasil FOODSTAFF Assessoria de Alimentos Ltda. setembro/ 2012 Agenda Alimentos Funcionais e Novos Alimentos O Mercado de Alimentos

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR PRESENCIAL

ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR PRESENCIAL ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR PRESENCIAL Componente Curriculares Educação Física Professores Ministrantes: Kim Raone e Marcus Marins Série/ Ano letivo: 2º ano/ 2014 Data: 26/03/2014 AULA 5.1 Conteúdo: Doenças

Leia mais

3ªsérie B I O L O G I A

3ªsérie B I O L O G I A 3.1 QUESTÃO 1 Três consumidores, A, B e C, compraram, cada um deles, uma bebida em embalagem longa vida, adequada às suas respectivas dietas. As tabelas abaixo trazem informações nutricionais sobre cada

Leia mais

Coach Marcelo Ruas Relatório Grátis do Programa 10 Semanas para Barriga Tanquinho

Coach Marcelo Ruas Relatório Grátis do Programa 10 Semanas para Barriga Tanquinho Coach Marcelo Ruas Relatório Grátis do Programa 10 Semanas para Barriga Tanquinho Alimento I Toranja A dieta da Toranja já vem sendo discutida por algum tempo, mas não se sabia ao certo porque a Toranja

Leia mais

Multi Star Adulto 15kg e 5kg

Multi Star Adulto 15kg e 5kg Multi Star Adulto 15kg e 5kg Proteína Bruta Extrato Etéreo (Mín.) 21% (Mín.) 8% Matéria Mineral Matéria Fibrosa (Máx.) 8% (Máx.) 4% Cálcio (Máx.) 1,8% Fósforo (Mín.) 0,8% Carne de Frango e Arroz Extrato

Leia mais

DIABETES MELLITUS. Ricardo Rodrigues Cardoso Educação Física e Ciências do DesportoPUC-RS

DIABETES MELLITUS. Ricardo Rodrigues Cardoso Educação Física e Ciências do DesportoPUC-RS DIABETES MELLITUS Ricardo Rodrigues Cardoso Educação Física e Ciências do DesportoPUC-RS Segundo a Organização Mundial da Saúde, existem atualmente cerca de 171 milhões de indivíduos diabéticos no mundo.

Leia mais

Equilibra o seu metabolismo para a perda de peso. MATRIZ : SCLN 405 - Bls. E - Ljs. 41/45 Tel: (61) 3349-9596 Fax: 3202-9133 Asa Norte - Brasília - DF

Equilibra o seu metabolismo para a perda de peso. MATRIZ : SCLN 405 - Bls. E - Ljs. 41/45 Tel: (61) 3349-9596 Fax: 3202-9133 Asa Norte - Brasília - DF Equilibra o seu metabolismo para a perda de peso MATRIZ : SCLN 05 - Bls. E - Ljs. 1/5 Tel: (61) 339-9596 Fax: 3202-9133 Asa Norte - Brasília - DF www.pharmakondf.com.br FILIAL : SHLN Ed. MedCenter, Bl.

Leia mais

Ingredientes: Óleo de castanha do pará e vitamina E. Cápsula: gelatina (gelificante) e glicerina (umectante).

Ingredientes: Óleo de castanha do pará e vitamina E. Cápsula: gelatina (gelificante) e glicerina (umectante). Registro no M.S.: 6.5204.0093.001-2 Concentração: 1000 mg Apresentação: Embalagem com 1000 cápsulas; Embalagem com 5000 cápsulas; Embalagem pet com 500 cápsulas envelopadas; Refil com 2000 cápsulas envelopadas.

Leia mais

RESUMOS SIMPLES...156

RESUMOS SIMPLES...156 155 RESUMOS SIMPLES...156 156 RESUMOS SIMPLES CARNEIRO, NELSON HILÁRIO... 159 CARNEIRO, NELSON HILÁRIO... 157 CORTE, MARIANA ZANGIROLAME... 159 CORTE, MARIANA ZANGIROLAME... 157 GARCIA JUNIOR, JAIR RODRIGUES...

Leia mais

Apresentação. O que significam os itens da Tabela de Informação Nutricional dos rótulos

Apresentação. O que significam os itens da Tabela de Informação Nutricional dos rótulos O que significam os itens da Tabela de Informação Nutricional dos rótulos Valor Energético É a energia produzida pelo nosso corpo proveniente dos carboidratos, proteínas e gorduras totais. Na rotulagem

Leia mais

Função orgânica nossa de cada dia. Profa. Kátia Aquino

Função orgânica nossa de cada dia. Profa. Kátia Aquino Função orgânica nossa de cada dia Profa. Kátia Aquino Vamos analisar! Funções Carboidratros (ou Glicídios) Energética: eles são os maiores fornecedores de energia para os seres vivos, principalmente a

Leia mais

Nutrição. tica (SND) Disciplina:Nutrição para Enfermagem Curso: Enfermagem Semestre: 4º. Profa. Dra. Andréia Madruga de Oliveira Nutricionista

Nutrição. tica (SND) Disciplina:Nutrição para Enfermagem Curso: Enfermagem Semestre: 4º. Profa. Dra. Andréia Madruga de Oliveira Nutricionista A Enfermagem e o Serviço de Nutrição e Dietética tica (SND) Disciplina:Nutrição para Enfermagem Curso: Enfermagem Semestre: 4º Profa. Dra. Andréia Madruga de Oliveira Nutricionista 1 A enfermagem e o Serviço

Leia mais

metabolize PARA FICAR EM FORMA SEU ORGANISMO PRECISA DE EQUILÍBRIO NUTRICIONAL Equilibra o seu metabolismo para a perda de peso Equilibrio nutricional

metabolize PARA FICAR EM FORMA SEU ORGANISMO PRECISA DE EQUILÍBRIO NUTRICIONAL Equilibra o seu metabolismo para a perda de peso Equilibrio nutricional Equilibra o seu metabolismo para a perda de peso PARA FICAR EM FORMA SEU ORGANISMO PRECISA DE EQUILÍBRIO NUTRICIONAL Descrição: Bis-Glicinato de Magnésio Complexado com Cromo e Zinco e Nanoprobiótico.

Leia mais

Alimentos de Soja - Uma Fonte de Proteína de Alta Qualidade

Alimentos de Soja - Uma Fonte de Proteína de Alta Qualidade Alimentos de Soja - Uma Fonte de Proteína de Alta Qualidade Documento de posição do Comité Consultivo Científico da ENSA Introdução As proteínas são um importante nutriente necessário para o crescimento

Leia mais

Jornal Especial Fevereiro 2013

Jornal Especial Fevereiro 2013 Jornal Especial Fevereiro 2013 Osteosil Superprotetor dos Ossos: Protege Contra Osteoartrite e Osteoporose O que é: Osteosil é composto de dois dos principais nutrientes necessários à integridade e metabolismo

Leia mais

O manipulador de alimentos tem que conferir todas as informações do rótulo?

O manipulador de alimentos tem que conferir todas as informações do rótulo? Os consumidores têm o direito de conhecer as características e a composição nutricional dos alimentos que adquirem. A legislação nacional estabelece algumas normas para registro dessas informações na rotulagem

Leia mais

Nome do Produto: 100% Whey Protein Gold Standard - Optimum Nutrition

Nome do Produto: 100% Whey Protein Gold Standard - Optimum Nutrition Nome do Produto: 100% Whey Protein Gold Standard - Optimum Nutrition Apresentação do Produto: Potes 2lbs, 5lbs e 10lbs Descrição do Produto: 100% Whey Protein é derivado do soro do leite (livre de lactose)

Leia mais

Vida saudável. Dicas e possibilidades nos dias de hoje.

Vida saudável. Dicas e possibilidades nos dias de hoje. CENTRO UNIVERSITÁRIO ASSUNÇÃO- Vida saudável. Dicas e possibilidades nos dias de hoje. Profa. Dra. Valéria Batista O que é vida saudável? O que é vida saudável? Saúde é o estado de complexo bem-estar físico,

Leia mais

Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras

Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras Teste seus conhecimentos: Caça-Palavras Batizada pelos médicos de diabetes mellitus, a doença ocorre quando há um aumento do açúcar no sangue. Dependendo dos motivos desse disparo, pode ser de dois tipos.

Leia mais

NUTRIÇÃO DE GATOS. DUTRA, Lara S. 1 ; CENTENARO, Vanessa B. 2 ; ARALDI, Daniele Furian 3. Palavras-chave: Nutrição. Gatos. Alimentação.

NUTRIÇÃO DE GATOS. DUTRA, Lara S. 1 ; CENTENARO, Vanessa B. 2 ; ARALDI, Daniele Furian 3. Palavras-chave: Nutrição. Gatos. Alimentação. NUTRIÇÃO DE GATOS DUTRA, Lara S. 1 ; CENTENARO, Vanessa B. 2 ; ARALDI, Daniele Furian 3 Palavras-chave: Nutrição. Gatos. Alimentação. Introdução Nutrição veterinária é a ciência que tem por objetivo descobrir

Leia mais

Oficina CN/EM 2012. Alimentos e nutrientes (web aula) H34 Reconhecer os principais tipos de nutrientes e seu papel no metabolismo humano.

Oficina CN/EM 2012. Alimentos e nutrientes (web aula) H34 Reconhecer os principais tipos de nutrientes e seu papel no metabolismo humano. Oficina CN/EM 2012 Alimentos e nutrientes (web aula) Caro Monitor, Ao final da oficina, o aluno terá desenvolvido as habilidade: H34 Reconhecer os principais tipos de nutrientes e seu papel no metabolismo

Leia mais

Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos

Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos 1 Organização das Aulas Uma aula de Educação Física é composta por três partes sequenciais, cada uma com objetivos específicos. 1.1 Parte Inicial A parte inicial

Leia mais

hidratação ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS BEBIDAS REFRESCANTES NÃO ALCOÓLICAS

hidratação ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS BEBIDAS REFRESCANTES NÃO ALCOÓLICAS hidratação ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DAS BEBIDAS REFRESCANTES NÃO ALCOÓLICAS O NOSSO CORPO É CONSTITUÍDO NA MAIOR PARTE POR ÁGUA A ÁGUA É O PRINCIPAL CONSTITUINTE DO ORGANISMO, É ESSENCIAL PARA A VIDA E TEM

Leia mais

Coração Saudável! melhor dele?

Coração Saudável! melhor dele? As doenças cardiovasculares (DCV s) - incluem as doenças coronarianas e o acidente vascular cerebral (AVC) também conhecido como derrame afetam pessoas de todas as idades, até mesmo mulheres e crianças.

Leia mais

Entendendo a lipodistrofia

Entendendo a lipodistrofia dicas POSITHIVAS Entendendo a lipodistrofia O que é a lipodistrofia? Lipodistrofia é quando o corpo passa a absorver e a distribuir as gorduras de maneira diferente. Diminui a gordura nas pernas, braços,

Leia mais

SUMÁRIO MÓDULO 6 ALIMENTOS E NUTRIENTES ATIVIDADE 1 (PÁGINA 221)

SUMÁRIO MÓDULO 6 ALIMENTOS E NUTRIENTES ATIVIDADE 1 (PÁGINA 221) 1 SUMÁRIO Módulo 6 Alimentos e nutrientes... 1 Atividade 1 (página 221)... 1 Atividade 2 (página 228)... 1 Atividade 3 (página 229)... 2 Em Casa (pagina 231)... 3 Módulo 7 O processo de digestão I... 4

Leia mais

SHAKEASY. Bases Prontas para Shakes Funcionais

SHAKEASY. Bases Prontas para Shakes Funcionais Informações Técnicas SHAKEASY Bases Prontas para Shakes Funcionais INTRODUÇÃO SHAKEASY representa uma nova geração de shakes funcionais. Um completo e diferenciado substituto parcial de refeições que permite

Leia mais

MODELO DE FORMATO DE BULA

MODELO DE FORMATO DE BULA APRESENTAÇÕES Frasco conta-gotas (75 mg/ml) com 15 ml. USO ORAL USO ADULTO E PEDIÁTRICO COMPOSIÇÃO Cada 25 gotas de LUFTAL (equivalente a 1 ml) contém 75 mg de simeticona. Ingredientes inativos: propilenoglicol,

Leia mais

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS Leia o código e assista a história de seu Fabrício Agenor. Este é o seu Fabrício Agenor. Ele sempre gostou de comidas pesadas e com muito tempero

Leia mais

Stresstabs 600 com zinco polivitamínico e polimineral

Stresstabs 600 com zinco polivitamínico e polimineral Stresstabs 600 com zinco polivitamínico e polimineral Nome comercial: Stresstabs 600 com zinco Nome genérico: polivitamínico e polimineral Forma farmacêutica e apresentação referente a esta bula: Stresstabs

Leia mais

Conheça 30 superalimentos para mulheres Dom, 02 de Dezembro de 2012 11:28 - Última atualização Dom, 02 de Dezembro de 2012 11:35

Conheça 30 superalimentos para mulheres Dom, 02 de Dezembro de 2012 11:28 - Última atualização Dom, 02 de Dezembro de 2012 11:35 Manter a saúde, deixar a barriga sarada e aumentar a energia são benefícios que podem ser conquistados com a escolha correta dos alimentos. Alguns itens colaboram para ter ossos fortes, queimar gordura,

Leia mais

Nestas últimas aulas irei abordar acerca das vitaminas. Acompanhe!

Nestas últimas aulas irei abordar acerca das vitaminas. Acompanhe! Aula: 31 Temática: Vitaminas parte I Nestas últimas aulas irei abordar acerca das vitaminas. Acompanhe! Introdução O termo vitamina refere-se a um fator dietético essencial requerido por um organismo em

Leia mais

COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CARNE. Profª Sandra Carvalho

COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CARNE. Profª Sandra Carvalho COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CARNE Profª Sandra Carvalho A carne magra: 75% de água 21 a 22% de proteína 1 a 2% de gordura 1% de minerais menos de 1% de carboidratos A carne magra dos diferentes animais de abate

Leia mais

Proteger nosso. Futuro

Proteger nosso. Futuro Proteger nosso Futuro A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) é uma entidade sem fins lucrativos criada em 1943, tendo como objetivo unir a classe médica especializada em cardiologia para o planejamento

Leia mais

RELATÓRIO PARA A. SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS

RELATÓRIO PARA A. SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE Este relatório é uma versão resumida do relatório técnico

Leia mais

Convivendo bem com a doença renal. Guia de Nutrição e Diabetes Você é capaz, alimente-se bem!

Convivendo bem com a doença renal. Guia de Nutrição e Diabetes Você é capaz, alimente-se bem! Convivendo bem com a doença renal Guia de Nutrição e Diabetes Você é capaz, alimente-se bem! Nutrição e dieta para diabéticos: Introdução Mesmo sendo um paciente diabético em diálise, a sua dieta ainda

Leia mais

A patroa quer emagrecer

A patroa quer emagrecer A patroa quer emagrecer A UU L AL A Andando pela rua, você passa em frente a uma farmácia e resolve entrar para conferir seu peso na balança. E aí vem aquela surpresa: uns quilinhos a mais, ou, em outros

Leia mais

RELEPTIN Irvingia gabonensis extrato

RELEPTIN Irvingia gabonensis extrato RELEPTIN Irvingia gabonensis extrato Redução de peso, colesterol e glicemia. Reduz medidas pela queima de gordura ao mesmo tempo em que controla a dislipidemia, reduzindo o colesterol LDL e triglicérides

Leia mais

Perder Gordura e Preservar o Músculo. Michelle Castro

Perder Gordura e Preservar o Músculo. Michelle Castro Perder Gordura e Preservar o Músculo Michelle Castro 25 de Novembro de 2012 Principais Tópicos 1. Processos catabólicos associados a dietas hipocalóricas. 2. Contextualização/compreensão do porquê da existências

Leia mais

DOSSIER INFORMATIVO ANTIOXIDANTES

DOSSIER INFORMATIVO ANTIOXIDANTES DOSSIER INFORMATIVO ANTIOXIDANTES JUNHO 2011 O PAPEL DOS ANTIOXIDANTES O estilo de vida actual, associado aos maus hábitos alimentares, leva à necessidade da suplementação com vitaminas e minerais antioxidantes

Leia mais

Campanha da Rede Asbran alerta este mês sobre consumo de açúcar

Campanha da Rede Asbran alerta este mês sobre consumo de açúcar Campanha da Rede Asbran alerta este mês sobre consumo de açúcar A Rede Asbran e Filiadas lança nesta sexta-feira, dia 31, mais uma ação da campanha nacional pela redução no consumo do sal e do açúcar,

Leia mais

O desafio hoje para o Pediatra e também para sociedade é cuidar das crianças que vão viver 100 anos ou mais e que precisam viver com qualidade de

O desafio hoje para o Pediatra e também para sociedade é cuidar das crianças que vão viver 100 anos ou mais e que precisam viver com qualidade de O desafio hoje para o Pediatra e também para sociedade é cuidar das crianças que vão viver 100 anos ou mais e que precisam viver com qualidade de vida. A infância e adolescência são idades ideais para

Leia mais

Praticando vitalidade. Sedentarismo. corra desse vilão!

Praticando vitalidade. Sedentarismo. corra desse vilão! Praticando vitalidade Sedentarismo corra desse vilão! O que é sedentarismo? Sedentarismo é a diminuição de atividades ou exercícios físicos que uma pessoa pratica durante o dia. É sedentário aquele que

Leia mais

CAPACIDADE DE UM SERVIÇO DE DISPENSAÇÃO DE UMA FARMÁCIA UNIVERSITÁRIA EM IDENTIFICAR O RISCO DE INTERAÇÃO MEDICAMENTOSA: RELATO DE CASO

CAPACIDADE DE UM SERVIÇO DE DISPENSAÇÃO DE UMA FARMÁCIA UNIVERSITÁRIA EM IDENTIFICAR O RISCO DE INTERAÇÃO MEDICAMENTOSA: RELATO DE CASO CAPACIDADE DE UM SERVIÇO DE DISPENSAÇÃO DE UMA FARMÁCIA UNIVERSITÁRIA EM IDENTIFICAR O RISCO DE INTERAÇÃO MEDICAMENTOSA: RELATO DE CASO Msc. Tatyana Xavier A. M. Ferreira Dispensação [...] ato profissional

Leia mais

Manual de Rotulagem de Alimentos

Manual de Rotulagem de Alimentos Manual de Rotulagem de Alimentos Agosto 2013 Programa Mesa Brasil Sesc O Mesa Brasil Sesc é um programa de segurança alimentar e nutricional sustentável, que redistribui alimentos excedentes próprios para

Leia mais

Atividade Física. A atividade física aumenta a sensibilidade à insulina e a capacidade de absorver os nutrientes.

Atividade Física. A atividade física aumenta a sensibilidade à insulina e a capacidade de absorver os nutrientes. Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Atividade Física A atividade física aumenta a sensibilidade à insulina e a capacidade de absorver

Leia mais

Intestino delgado. Intestino grosso (cólon)

Intestino delgado. Intestino grosso (cólon) As fibras alimentares estão presentes nos alimentos de origem vegetal, englobando um conjunto de compostos que não podem ser digeridos pelas enzimas do nosso sistema gastrointestinal, não sendo por isso

Leia mais

APOSTILA AULA 2 ENTENDENDO OS SINTOMAS DO DIABETES

APOSTILA AULA 2 ENTENDENDO OS SINTOMAS DO DIABETES APOSTILA AULA 2 ENTENDENDO OS SINTOMAS DO DIABETES 1 Copyright 2014 por Publicado por: Diabetes & Você Autora: Primeira edição: Maio de 2014 Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta apostila pode

Leia mais

Perspectivas legais de alegações de propriedades funcionais e ou de saúde

Perspectivas legais de alegações de propriedades funcionais e ou de saúde Perspectivas legais de alegações de propriedades funcionais e ou de saúde 4º Simpósio de Segurança Alimentar Gramado/RS, 29 e 30/05/2012 Antonia Maria de Aquino GPESP/GGALI/ANVISA Missão da Anvisa Promover

Leia mais

Álcool e energéticos. Uma mistura perigosa. José Guerchon Camila Welikson Arnaldo Welikson Barbara Macedo Durão

Álcool e energéticos. Uma mistura perigosa. José Guerchon Camila Welikson Arnaldo Welikson Barbara Macedo Durão Álcool e energéticos. Uma mistura perigosa. José Guerchon Camila Welikson Arnaldo Welikson Barbara Macedo Durão Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons.

Leia mais

A Importância dos Alimentos. Prof.: Andrey Oliveira Colégio Sete de Setembro Disciplina: Educação Física

A Importância dos Alimentos. Prof.: Andrey Oliveira Colégio Sete de Setembro Disciplina: Educação Física A Importância dos Alimentos Prof.: Andrey Oliveira Colégio Sete de Setembro Disciplina: Educação Física saciar a fome Para que serve o alimento? combustível para viver, proporcionando o bem-estar e a

Leia mais

Tipos de Diabetes e 10 Super Alimentos Para Controlar a Diabetes

Tipos de Diabetes e 10 Super Alimentos Para Controlar a Diabetes Esse Ebook Tem O Objetivo de Ajudar Diabéticos, a Levar Uma Vida Normal Lembrando Que A Diabetes E Uma doença Silenciosa, e Muito Perigosa se Você Ignora-la. Um Outro Ponto Importante e Que A forma de

Leia mais

azul NOVEMBRO azul Saúde também é coisa de homem. Doenças Cardiovasculares (DCV)

azul NOVEMBRO azul Saúde também é coisa de homem. Doenças Cardiovasculares (DCV) Doenças Cardiovasculares (DCV) O que são as Doenças Cardiovasculares? De um modo geral, são o conjunto de doenças que afetam o aparelho cardiovascular, designadamente o coração e os vasos sanguíneos. Quais

Leia mais

Alimentação na Gestação

Alimentação na Gestação ESPAÇO VIDA Nut. Fabiane Galhardo Unimed Pelotas 2012 Alimentação na Gestação 1 GESTAÇÃO PERÍODO MÁGICO DE INTENSA TRANSIÇÃO, ONDE A NATUREZA MODIFICA O CORPO E A MENTE PARA TRANSFORMAR MULHER EM MÃE A

Leia mais

Você tem ninho de ovos de ouro?

Você tem ninho de ovos de ouro? Você tem ninho de ovos de ouro? Promotor L, o reforço que suas aves precisam... E seu bolso também! Benefícios com o uso do Promotor L : Diminui efeitos do estresse (calor, debicagem, etc.); Aumenta a

Leia mais

Quem come bem vive melhor. Hábitos alimentares

Quem come bem vive melhor. Hábitos alimentares Quem come bem vive melhor. Hábitos alimentares HÁBITOS ALIMENTARES Hoje, em virtude da vida agitada, trabalho, estudo, família e outras inúmeras responsabilidades, todos ficam vulneráveis às doenças causadas

Leia mais

Lisina, Farelo de Soja e Milho

Lisina, Farelo de Soja e Milho Lisina, Farelo de Soja e Milho Disponível em nosso site: www.lisina.com.br Veja como substituir uma parte do farelo de soja por Lisina Industrial e milho Grande parte dos suinocultores conhecem a Lisina

Leia mais

Benestare policabofila cálcica. Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Comprimido revestido 625 mg

Benestare policabofila cálcica. Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Comprimido revestido 625 mg Benestare policabofila cálcica Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Comprimido revestido 625 mg Benestare policarbofila cálcica APRESENTAÇÕES Comprimidos revestidos de 625 mg: embalagens com 14 e 30 comprimidos.

Leia mais

Trimeb. (maleato de trimebutina)

Trimeb. (maleato de trimebutina) Trimeb (maleato de trimebutina) Bula para paciente Cápsula mole 200 mg Página 1 Trimeb (maleato de trimebutina) Cápsula mole FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES Embalagens com 20, 30 ou 60 cápsulas contendo

Leia mais

Preferências alimentares individuais; Disponibilidade dos alimentos no mercado; Influência das propagandas no mercado, na televisão.

Preferências alimentares individuais; Disponibilidade dos alimentos no mercado; Influência das propagandas no mercado, na televisão. Nutrição na Infância e Adolescência A alimentação e a nutrição constituem requisitos básicos para a promoção e a proteção da saúde, possibilitando a afirmação plena do potencial de crescimento e desenvolvimento

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Último Encontro: Vila Velha 1 Escolha dos temas a serem trabalhados. Tema de hoje: Oficina sobre alimentação saudável 1) Alimentos Alimentos construtores: fornecem proteínas

Leia mais

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA SE ADQUIRIR HÁBITOS SAUDÁVEIS

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA SE ADQUIRIR HÁBITOS SAUDÁVEIS ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA SE ADQUIRIR HÁBITOS SAUDÁVEIS Sumário Introdução... 3 1 - A importância da Água... 4 2 - Organizando a sua alimentação diária... 6 3 A eliminação... 7 4 Sugestões de óleos... 8

Leia mais

NUTRIÇÃO INFANTIL E AS CONSEQUENCIAS NOS CICLOS DA VIDA. Profª Ms. Ana Carolina L. Ottoni Gothardo

NUTRIÇÃO INFANTIL E AS CONSEQUENCIAS NOS CICLOS DA VIDA. Profª Ms. Ana Carolina L. Ottoni Gothardo NUTRIÇÃO INFANTIL E AS CONSEQUENCIAS NOS CICLOS DA VIDA Profª Ms. Ana Carolina L. Ottoni Gothardo Infância -Promoção e consolidação dos hábitos alimentares - Incremento das necessidades nutricionais para

Leia mais

Disciplina: FISIOLOGIA CELULAR CONTROLE DA HOMEOSTASE, COMUNICAÇÃO E INTEGRAÇÃO DO CORPO HUMANO (10h)

Disciplina: FISIOLOGIA CELULAR CONTROLE DA HOMEOSTASE, COMUNICAÇÃO E INTEGRAÇÃO DO CORPO HUMANO (10h) Ementário: Disciplina: FISIOLOGIA CELULAR CONTROLE DA HOMEOSTASE, COMUNICAÇÃO E INTEGRAÇÃO DO CORPO HUMANO (10h) Ementa: Organização Celular. Funcionamento. Homeostasia. Diferenciação celular. Fisiologia

Leia mais

Recuperação. Células tecidos órgãos sistemas. - As células são as menores unidades vivas e são formadas por três regiões:

Recuperação. Células tecidos órgãos sistemas. - As células são as menores unidades vivas e são formadas por três regiões: Recuperação Capítulo 01 - Níveis de organização Células tecidos órgãos sistemas - As células são as menores unidades vivas e são formadas por três regiões: A- Membrana Plasmática - Revestimento da célula;

Leia mais

UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL PEDE AUTOCONHECIMENTO. PAINEL GENÔMICO DE NUTRIÇÃO E RESPOSTA AO EXERCÍCIO

UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL PEDE AUTOCONHECIMENTO. PAINEL GENÔMICO DE NUTRIÇÃO E RESPOSTA AO EXERCÍCIO UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL PEDE AUTOCONHECIMENTO. PAINEL GENÔMICO DE NUTRIÇÃO E RESPOSTA AO EXERCÍCIO A maioria da população quer conquistar uma vida mais saudável, ter mais energia, melhorar o desempenho

Leia mais

DIABETES MELLITUS. Prof. Claudia Witzel

DIABETES MELLITUS. Prof. Claudia Witzel DIABETES MELLITUS Diabetes mellitus Definição Aumento dos níveis de glicose no sangue, e diminuição da capacidade corpórea em responder à insulina e ou uma diminuição ou ausência de insulina produzida

Leia mais

SESI Apresenta. Atendimento Clínico Nutricional. Um case de sucesso do Programa Alimentação Saudável na Indústria

SESI Apresenta. Atendimento Clínico Nutricional. Um case de sucesso do Programa Alimentação Saudável na Indústria SESI Apresenta Atendimento Clínico Nutricional Um case de sucesso do Programa Alimentação Saudável na Indústria Alimentação Saudável na Indústria Hipertensão, diabetes e obesidade são fatores que interferem

Leia mais

SAÚDE, SUCESSO E FELICIDADE! CONHEÇA AGORA UM ESTILO DE VIDA E NEGÓCIO QUE DESEJA TUDO DE MELHOR PARA VOCÊ!

SAÚDE, SUCESSO E FELICIDADE! CONHEÇA AGORA UM ESTILO DE VIDA E NEGÓCIO QUE DESEJA TUDO DE MELHOR PARA VOCÊ! SAÚDE, SUCESSO E FELICIDADE! CONHEÇA AGORA UM ESTILO DE VIDA E NEGÓCIO QUE DESEJA TUDO DE MELHOR PARA VOCÊ! NOSSO CENÁRIO BUSCA CONSTANTE POR VIDA SAUDÁVEL TECNOLOGIA E MEDICINA DA LONGEVIDADE SETORES

Leia mais

Profa. Joyce Silva Moraes

Profa. Joyce Silva Moraes Alimentação e Saúde Profa. Joyce Silva Moraes saciar a fome Para que serve o alimento? combustível para viver, proporcionando o bem-estarestar e a disposição para realizar todas as atividades. demonstrar

Leia mais

Este nível de insulina baixo também o ajuda a controlar a sua fome pois é o nível de insulina que diz ao seu cérebro que está na hora de comer.

Este nível de insulina baixo também o ajuda a controlar a sua fome pois é o nível de insulina que diz ao seu cérebro que está na hora de comer. A dieta da Toranja já vem sendo discutida por algum tempo, mas não se sabia ao certo porque a Toranja possui tantas capacidades para a perda de gordura e mesmo os cientistas se dividem sobre esse assunto.

Leia mais

QUÍMICA CELULAR NUTRIÇÃO TIPOS DE NUTRIENTES NUTRIENTES ENERGÉTICOS 4/3/2011 FUNDAMENTOS QUÍMICOS DA VIDA

QUÍMICA CELULAR NUTRIÇÃO TIPOS DE NUTRIENTES NUTRIENTES ENERGÉTICOS 4/3/2011 FUNDAMENTOS QUÍMICOS DA VIDA NUTRIÇÃO QUÍMICA CELULAR PROFESSOR CLERSON CLERSONC@HOTMAIL.COM CIESC MADRE CLÉLIA CONCEITO CONJUNTO DE PROCESSOS INGESTÃO, DIGESTÃO E ABSORÇÃO SUBSTÂNCIAS ÚTEIS AO ORGANISMO ESPÉCIE HUMANA: DIGESTÃO ONÍVORA

Leia mais

15/08/2013. Acelerado crescimento e desenvolvimento: IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NESSA FASE. Atinge 25% da sua altura final

15/08/2013. Acelerado crescimento e desenvolvimento: IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NESSA FASE. Atinge 25% da sua altura final Laís Cruz Nutricionista CRN 3 18128 2013 Período de transição entre infância e vida adulta (dos 10 aos 19 anos de idade) Muitas transformações físicas, psicológicas e sociais Acelerado crescimento e desenvolvimento:

Leia mais

Veículo: Jornal da Comunidade Data: 24 a 30/07/2010 Seção: Comunidade Vip Pág.: 4 Assunto: Diabetes

Veículo: Jornal da Comunidade Data: 24 a 30/07/2010 Seção: Comunidade Vip Pág.: 4 Assunto: Diabetes Veículo: Jornal da Comunidade Data: 24 a 30/07/2010 Seção: Comunidade Vip Pág.: 4 Assunto: Diabetes Uma vida normal com diabetes Obesidade, histórico familiar e sedentarismo são alguns dos principais fatores

Leia mais

MITOS E VERDADES SOBRE ALIMENTOS E SAÚDE

MITOS E VERDADES SOBRE ALIMENTOS E SAÚDE S E VERDADES SOBRE ALIMENTOS E SAÚDE Alcachofra e cebola reduzem níveis de Glicemia. Estas são as plantas consideradas 'milagrosas' no combate e na cura do diabetes, preferidas da população. Mas ainda

Leia mais

Escola: Escola Municipal Rural Sucessão dos Moraes

Escola: Escola Municipal Rural Sucessão dos Moraes Projeto Novos Talentos Escola: Escola Municipal Rural Sucessão dos Moraes Oficina: Comer bem, para viver melhor! Cristiane da Cunha Alves Tatiane Garcez Bianca Maria de Lima Danielle Costa INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVA

Leia mais

Aleitamento Materno Por que estimular?

Aleitamento Materno Por que estimular? Aleitamento Materno Por que estimular? Francine Canovas Dias Nutricionista Especializanda Disciplina de Gastroenetrologia Pediátrica Escola Paulista de Medicina/UNIFESP Recomendações 1980-1 s estudos sobre

Leia mais