MITOS E VERDADES SOBRE ALIMENTOS E SAÚDE

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1 S E VERDADES SOBRE ALIMENTOS E SAÚDE Alcachofra e cebola reduzem níveis de Glicemia. Estas são as plantas consideradas 'milagrosas' no combate e na cura do diabetes, preferidas da população. Mas ainda que algumas delas já tenham sido analisadas por pesquisadores, nenhuma até agora apresentou resultados satisfatórios no combate às altas taxas de açúcar no sangue. Quem come muito açúcar terá diabetes. Açúcar em excesso pode favorecer o ganho de peso, mas não provoca diabetes, de imediato. Mas é capaz de levar à doença, de forma indireta, pela obesidade.

2 Adoçantes artificiais causam câncer. Há cerca de um século os pacientes com diabetes utilizam adoçantes artificiais regularmente. Depois de tanto tempo, não existem evidências científicas de maior incidência de câncer neste grupo. Portanto a Sociedade Brasileira de Diabetes garante: o produto é absolutamente seguro. Água com açúcar acalma. Em situações de stress, a água com açúcar repõe a glicose perdida, pois nosso organismo libera o hormônio adrenalina o qual estimula o metabolismo da glicose, proporcionando uma sensação de bem-estar

3 Canela ajuda no controle da glicemia. VERDADE Estudo aponta que especiarias como a canela e o cravo funcionam como um estímulo para o pâncreas fabricar mais insulina, o que ajudaria no controle do açúcar no sangue. Tomar chá emagrece. Não! Apesar de alguns chás terem princípios ativos que podem ajudar a alterar o metabolismo (algumas plantas possuem propriedades diuréticas, laxantes, etc.), para perder peso é necessário que a pessoa mude seu comportamento com relação à alimentação e passe a praticar atividade física. Sozinho, chá nenhum faz emagrecer!

4 Diet controla a diabetes. Comer banana reduz cãibra. O diabético precisa controlar a ingestão de carboidratos em geral, e não apenas do açúcar. Quem está com dor de garganta não pode chupar sorvete o sorvete. por si só não é prejudicial, ele pode propiciar uma mudança súbita na temperatura da faringe, podendo ser um dos fatores que, junto com outros, facilitam uma infecção. Existem vários motivos que podem levar as pessoas a terem cãibras, como a falta de cálcio, pela produção de ácido láctico. A banana é rica em potássio e realmente pode contribuir para o desaparecimento das cãibras, se este for o motivo das mesmas.

5 Margarina é mais saudável que manteiga. Chocolate causa acne. A margarina é menos saudável do que a manteiga, por que possui gordura do tipo trans, e que para que se torne da consistência adequada ela sofre o processo de higrogenação, O ideal é consumir outras formas de gordura como o azeite de oliva e os óleos vegetais na sua forma natural. A acne decorre do excesso de gordura nas glândulas sebáceas, com isso, muitas pessoas acreditam que esses alimentos gordurosos proporcionariam o aumento de cravos e espinhas, mas conforme as pesquisas não há nenhuma relação.

6 O Alho apresenta efeito positivo para o organismo Tudo que é natural é bom para a saúde. VERDADE O alho apresenta propriedade antimicrobiana, para Staphylococcus. propriedades antiplaquetárias Um produto que é considerado natural não é necessariamente seguro para sua saúde.

7 Consumir tomate ou molho de tomate pode diminuir os riscos de câncer de próstata VERDADE Existem diversos estudos que comprovam que o consumo de tomates ou molho de tomate, por serem ricos em licopeno, diminuem as chances de aparecimento de câncer de próstata e outros tipos e câncer. Limão afina o sangue O limão é um alimento fonte de vitamina C, que auxilia na absorção do ferro, um mineral muito importante na constituição do sangue. Portanto o seu consumo é indicado junto aos alimentos fonte de ferro, para prevenir anemias. Não existe relação entre afinar sangue e limão, isso é um mito

8 Referências Bibliograficas. Sociedade Brasileira de Diabetes. ANÁLISE CRÍTICA DE S ALIMENTARES DA CULTURA POPULAR BRASILEIRA Bianca Maria Maksímio de Souza¹; Camila da Silva Cândido²; Carla Guarnieri Coelho³; Rita de Cássia Stadler 4, 1,2,3,4 Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR Ponta Grossa Brasil

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