Programa Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) Campanha de Prevenção e Controle de Hipertensão e Diabetes

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1 Programa Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) Campanha de Prevenção e Controle de Hipertensão e Diabetes Objetivos: - Desenvolver uma visão biopsicossocial integrada ao ambiente de trabalho, considerando o estilo de vida do colaborador e os impactos deste à sua saúde física e emocional. - Elaborar a consolidação de ações, programas e atividades que promovam a conscientização do colaborador em relação ao cuidado, prevenção e controle da hipertensão e diabetes, a fim de promover qualidade de vida trabalho. - Implantação de ações organizacionais, visando à melhoria do estilo de vida e comportamental dos colaboradores dentro e fora da empresa. Hipóteses: - A conscientização dos fatores de risco e importância de prevenção a hipertensão e diabetes, promoverão mudanças e reeducação do estilo de vida e comportamentos dos colaboradores dentro e fora do ambiente de trabalho. - O controle da pressão arterial e glicemia realizado quinzenalmente na empresa, proporcionará ao colaborador o acompanhamento e a compreensão do seu estado de saúde física e as medidas necessárias para alcançar qualidade de vida. - As entrevistas com os profissionais da área da saúde poderão proporcionar aos colaboradores estratégias saudáveis para prevenir e controlar a hipertensão e diabetes no ambiente de profissional e pessoal. Informações sobre o tema: Diabetes Dizer que uma pessoa tem diabetes é o mesmo que dizer que ela tem uma quantidade de açúcar no sangue acima do que seria normalmente esperado. A pergunta que logo vem à mente, então, é:

2 por que essas pessoas acumulam quantidade maior de açúcar no sangue? A resposta está ligada a um hormônio bastante conhecido: a insulina. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que tem por função facilitar a entrada de açúcar no interior das células. Esse açúcar, representado principalmente pela glicose, é fundamental para que a célula produza energia para sobreviver. Assim, a insulina circula pelo sangue e "abre as portas" das células para a entrada da glicose. Nos indivíduos sem diabetes, a variação da glicemia em jejum vai de 70 mg/dl a 99 mg/dl e a da glicemia medida duas horas após uma refeição vai até 139mg/dL. Valores de glicemia de jejum entre 100 mg/dl e 125 mg/dl e de glicemia pós-prandial entre 140 a 199mg/dL são um alerta de que algo não vai bem. O diagnóstico do diabetes é feito com valores de glicemia de jejum maiores ou iguais a 126mg/dL ou de glicemia duas horas após uma refeição maiores ou iguais a 200mg/dL. Diabetes tipo 1 Em geral, o diabetes tipo 1, também conhecido por diabetes juvenil, tem início na infância ou na adolescência e necessita ser tratado com insulina durante toda a vida. Diabetes tipo 2 É o tipo mais comum de diabetes, correspondendo a 90% de todos os casos. Em geral, surge em adultos a partir dos anos ou em adolescentes com excesso de peso. Outros fatores que podem contribuir para o surgimento desse tipo de diabetes são o sedentarismo, histórico familiar, tabagismo e hipertensão arterial.

3 Pré-diabetes É um alerta de que algo precisa ser feito antes que o diabetes tipo 2 chegue para ficar. Em geral, surge quando as células começam a apresentar dificuldades para absorver a glicose do sangue, mesmo quando o pâncreas ainda produz boas quantidades de insulina. Diabetes gestacional Aparece durante a gravidez e costuma desaparecer após o parto. Todavia, em alguns casos, pode voltar depois da gravidez, a qualquer tempo, e se estabelecer na mulher com as mesmas características do pré-diabetes ou do diabetes tipo 2. Dez passos para uma alimentação saudável 1º passo: estabeleça horários para as refeições, distribuindo-as em 5 ou 6 refeições diárias. 2º passo: consuma tipos variados de verduras, legumes e frutas - prefira sempre aqueles de coloração intensa, como os verdes escuros e amarelos. 3º passo: escolha alimentos ricos em fibras, como verduras, frutas, legumes, feijão, cereais integrais (arroz e pão integral) e farinhas (aveia, trigo). 4º passo: evite alimentos ricos em açúcares, como doces, refrigerantes, chocolates, balas e outras guloseimas. 5º passo: consuma pouco sal de cozinha; evite alimentos com alto teor de sal. Prefira ervas (salsa, coentro, cebolinha, orégano) ou limão, para tornar as refeições mais saborosas. 6º passo: diminua o consumo de gordura 7º passo: evite o fumo e as bebidas alcoólicas 8º passo: beba muita água! 9º passo: mantenha um peso saudável.

4 10º passo: procure ter uma alimentação saudável e uma atividade física regular e moderada. Medindo a Glicemia É a chamada automonitorização, por meio dos conhecidos monitores de glicemia com tiras reagentes (glicosímetros). Uma minúscula quantidade de sangue tirada da ponta do dedo e alguns segundos são suficientes para medir os níveis de glicose no sangue ao longo do dia, principalmente antes das refeições e após as mesmas. Afinal, a glicemia pode estar bem controlada em determinados horários e mal controlada em outros. Tratamento Normalizar os níveis de glicemia. Manter diariamente o bem-estar físico e psicológico. Permitir horários flexíveis de alimentação e atividades físicas. Evitar variações extremas da glicemia (hipoglicemias e hiperglicemias). Conseguir o melhor controle possível para evitar ou retardar complicações. Hipertensão Hipertensão arterial é uma doença também conhecida como pressão alta. A hipertensão é um desequilíbrio no sistema circulatório que aumenta a pressão nas artérias. Além de provocar uma série de distúrbios no organismo, é uma das principais causadoras de doenças do coração. A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e dessa forma pode ser controlada. O controle da doença evita complicações no cérebro, nos rins e no coração. A pessoa é considerada hipertensa quando a sua pressão arterial estiver maior ou igual a 140/90mmHg (ou 14 por 9). Para essa consideração, os dados devem ser medidos várias vezes, de forma correta, com aparelhos calibrados e por profissional capacitado. Se não tratada, a pressão alta pode ocasionar derrames cerebrais, doenças do coração, como infarto, insuficiência cardíaca e angina (dor no peito), insuficiência renal ou paralisação dos rins e alterações na visão que podem levar à cegueira.

5 Os fatores de risco que levam à hipertensão são: excesso de peso, alimentação não saudável, ingestão elevada de sal, sedentarismo, consumo de bebidas alcoólicas, diabetes ou familiares hipertensos. A maioria das pessoas com pressão alta não apresenta nenhum sintoma no início da doença, por isso ela é chamada de inimiga silenciosa. A única forma de saber se a pressão está alta é verificando regularmente os seus valores. Os sintomas atribuídos ao aumento de pressão são: dor de cabeça cansaço, tonturas, sangramento pelo nariz, entre outros, porém esses podem não estar associados à pressão alta. Recomendações - Meça sua pressão regularmente - Diminua a quantidade de sal na comida, usando no máximo 1 colher de chá para toda a alimentação diária. Não utilize saleiro à mesa e não acrescente sal no alimento depois de pronto. - Tenha uma alimentação saudável - Diminua ou abandone o consumo de bebidas alcoólicas - Mantenha um peso saudável. É importante avaliar a medida da circunferência abdominal (cintura), que no homem não deve ultrapassar 94 cm e, na mulher, 80 cm. - Pratique atividade física - Não fume! Depois da hipertensão, o fumo é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares. - Controle o estresse. Tente administrar seus problemas de uma maneira mais tranqüila. A arte de viver bem é enfrentar os problemas do dia-a-dia com sabedoria e tranqüilidade. - Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer. O controle da sua saúde está em suas mãos. Qualidade de vida se conquista!

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