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2 Dia mundial da saúde No dia 7 de Abril de cada ano é comemorado o Dia Mundial da Saúde. Este dia foi criado em 1948 pela OMS (Organização Mundial de Saúde), fundamentado no direito de cada cidadão à saúde. Pensando nisso, foi elaborada esta cartilha, para mostrar que atitudes simples como uma boa alimentação podem elevar sua qualidade de vida e manter sua saúde em dia. Conhecendo os alimentos que podem ser aliados na busca por melhores hábitos alimentares, você desfruta com mais prazer os horários das refeições, e ainda preserva sua saúde para viver os melhores momentos da vida. Afinal nem tudo que comemos engorda ou faz mal, basta seguir algumas dicas simples.

3 EVITE EVITE EVITE Refrigerantes Refrigerantes Os refrigerantes Os refrigerantes aumentam Os refrigerantes aumentam o risco aumentam o de risco doenças de doenças o como risco d obesidade, obesidade, diabetes, obesidade, diabetes, gastrite gastrite e diabetes, câncer e câncer de gastrite esôfago. de e esôfago cânce Por causa das causa diversas das diversas causa substâncias das substâncias diversas químicas substâncias químicas que entram que quím en em sua em composição, sua composição, em sua são composição, prejudiciais são prejudiciais à são saúde prejudici à saúd se bebidos bebidos com frequência. com bebidos frequência. com frequência. Substitua Substitua por: Substitua por: por: Sucos de Sucos frutas de naturais, frutas Sucos naturais, água de frutas de água coco, naturais, de coco, água água e água chás. e chás. água e chás. Frituras Frituras Frituras A fritura A pode fritura promover pode A promover fritura a formação pode a formação promover da gordura da a formação gordura trans, que trans da g é uma é gordura uma gordura que é está uma que diretamente gordura está diretamente que relacionada está diretamente relacionada com o rc aumento aumento de doenças de aumento doenças cardiovasculares de cardiovasculares doenças e com cardiovasculares e a com piora a do pio quadro quadro de saúde quadro saúde uma de maneira uma saúde maneira de geral, uma geral, podendo maneira pod provocar provocar sintomas sintomas provocar como cansaço, como sintomas cansaço, mal como estar, mal cansaço, falta estar, de falt ma energia, energia, dores de dores cabeça, energia, de cabeça, etc. dores etc. de cabeça, etc. Desta Desta forma, forma, as Desta frituras forma, frituras devem as devem ser frituras consumidas ser devem consum esporadicamente, esporadicamente, e esporadicamente, a substituição e a substituição destes e a tipos destes substituição de tipos gorduras destes gor por opções por opções mais saudáveis mais por opções saudáveis deve mais ser deve realizada saudáveis ser realizada diariamente. deve ser reali Substitua Substitua por: Substitua por: por: Opções Opções mais saudáveis mais Opções saudáveis como mais grelhados, como saudáveis grelhados, como g cozidos, cozidos, ensopadas ensopadas cozidos, e assados. e ensopadas assados. e assa

4 MODERE MODERE MODERE Sal Sal Sal loreto as como O cloreto de sódio, de O que sódio, cloreto é que o de nosso é sódio, o sal nosso que de sal cozinha, é o de nosso cozinha, tem sal a de tem cozinh a A h ago. riedade propriedade Por de reter propriedade de água reter no água de sangue. no reter sangue. A água pressão no A pressão sangue. sobe, o sobe, A pressão o hort ção entram coração precisa precisa trabalhar coração trabalhar dobrado precisa dobrado trabalhar e o rim, e o dobrado incumbido rim, incumbido e o de rim, de incum vita r úde e filtrar eliminar se e eliminar parte filtrar dos parte e eliminar líquidos, líquidos, parte também dos também faz líquidos, hora faz extra. também hora extra. faz fund ho o Com tempo, o tempo, o Com excesso o o excesso tempo, de serviço de o excesso serviço pode levar pode serviço a levar uma pode a uma leva insuficiência renal. insuficiência renal. renal. anto Portanto reduza reduza ao Portanto máximo ao máximo o reduza uso de o ao uso sal máximo na de alimentação, sal o na uso alimentação, de sal pois na alimenta pois As s uso seu excessivo uso excessivo faz seu muito uso faz excessivo mal muito ao mal coração, faz ao muito coração, pois mal aumenta pois ao coração, aumenta a pois a além au são pressão arterial arterial pressão e retém e arterial retém água e água no retém organismo no água organismo e no organ e a re consequentemente consequentemente aumento aumento de peso. de aumento peso. de peso. Açúcar Açúcar Açúcar ans, que Peq çúcar a com O açúcar é o essencial é essencial O para açúcar manter para é essencial manter o organismo para o organismo manter funcionando. o funcionando. organismo evit func, piora dependendo Mas, do dependendo Mas, da sua dependendo da origem, sua origem, da composição, sua composição, origem, e da composição e da enco podendo ntidade quantidade diária ingerida, quantidade diária ingerida, pode diária gerar pode ingerida, consequências gerar pode consequências gerar bem consequên bem mom falta rgas amargas para de a saúde. para amargas a saúde. para a saúde. forn roblema O problema está nos O está problema alimentos nos alimentos está industrializados nos industrializados alimentos como industrializados como oitos sumidas biscoitos doces, molho doces, biscoitos de molho tomate, doces, de tomate, maionese, molho maionese, de ketchup, tomate, ketchup, maionese, ervilha ervilha ketchu ilho gorduras e em milho conserva, em conserva, e milho massa em de massa conserva, pizza, de cereais pizza, massa cereais matinais de pizza, matinais e pães cereais e pães matina Não iamente. geral, em que geral, concentram que em concentram geral, uma que grande concentram uma grande quantidade uma quantidade grande açúcar. de quantidade açúcar. alimd Den cast Substitua Substitua por: Substitua por: por: estã Opções Opções saudáveis saudáveis para Opções adoçar para saudáveis seu adoçar suco seu para ou suco adoçar ou seu suco ou com café como café o como mel e o mel café açúcar e como o mascavo. açúcar o mel mascavo. e o açúcar mascavo. sang

5 À À VONTADE À VONTADE Sucos Sucos Sucos ção base A à hidratação de base sucos de à frescos sucos base frescos de sucos frutas de frescos frutas e e de frutas e ce oferece hortaliças ao nosso ao oferece corpo nosso grande corpo ao nosso grande parte corpo das parte grande das parte das, minerais, vitaminas, sais minerais, aminoácidos sais aminoácidos minerais, e enzimas aminoácidos e enzimas e enzimas ntais ra fundamentais nosso para organismo. nosso organismo. para nosso organismo. Saladas Saladas Saladas êm s contêm As poucas saladas poucas calorias contêm calorias e saciam poucas e saciam calorias fome, a e fome, saciam a fome, serem icas além em ricas de fibras. em serem Por fibras. ricas isso Por comece em isso fibras. comece sempre Por isso sempre comece sempre m com caprichado a refeição um caprichado com prato um de prato caprichado saladas. de saladas. prato de saladas. Frutas Frutas Frutas es lanches Pequenos entre as entre lanches refeições as refeições entre principais as principais refeições irão irão principais irão e vontade evitar devorar a vontade devorar o primeiro de o primeiro devorar prato o que prato primeiro que prato que rente. pela encontrar frente. Aproveite pela Aproveite e frente. coma e Aproveite frutas coma nestes frutas e coma nestes frutas nestes s, além momentos, que de além doces de que doces e além saborosas, e de saborosas, doces ainda e ainda saborosas, ainda muitas vitaminas fornecem vitaminas e muitas nutrientes. e vitaminas nutrientes. e nutrientes. Gorduras Gorduras BoasGorduras Boas emos nos Não esquecer nos devemos esquecer nos ingerir de esquecer ingerir diariamente de diariamente ingerir diariamente o que fontes alimentos são de fontes gorduras que de são gorduras de fontes boa de qualidade. gorduras boa qualidade. de boa qualidade. s, destacam-se Dentre os eles, peixes destacam-se os e peixes as oleaginosas e as os oleaginosas peixes como: e as como: oleaginosas como:, amêndoas, nozes, castanhas, amêndoas, avelãs, nozes, avelãs, amêndoas, entre outras. entre avelãs, outras. Estas entre Estas outras. Estas ociadas com estão diversos com associadas diversos benefícios com benefícios diversos ao organismo, ao benefícios organismo, ao organismo, da dução inflamação, como da a inflamação, redução a redução da a inflamação, redução do colesterol do a colesterol redução do do colesterol do or o melhor desenvolvimento sangue desenvolvimento e o melhor do desenvolvimento cérebro. do cérebro. do cérebro.

6 A s P M E s q u e m a i s c r e s c e m n o B r a s i l 2011

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