COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO"

Transcrição

1 COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO PROFESSOR Anna Barbara DISCIPLINA Português SIMULADO: P4 Estrada da Água Branca, 2551 Realengo RJ Tel: (21) ALUNO TURMA 801 TEXTO Questão 1 Química da Digestão Para viver, entre outras coisas, precisamos de energia. Como não podemos tirar energia da luz do sol para viver, como os vegetais, essa energia usada pelo nosso organismo vem das reações químicas que acontecem nas nossas células. Podemos nos comparar a uma fábrica que funciona 24 horas por dia. Vivemos fazendo e refazendo os materiais de nossas células. Quando andamos, cantamos, pensamos, trabalhamos ou brincamos, estamos consumindo energia química gerada pelo nosso próprio organismo. E o nosso combustível vem dos alimentos que comemos. No motor do carro, por exemplo, a gasolina ou o álcool misturam-se com o ar, produzindo uma combustão, que é uma reação química entre o combustível e o oxigênio do ar. Do mesmo modo, nas células do nosso organismo, os alimentos reagem com o oxigênio para produzir energia. No nosso corpo, os organismos são transformados nos seus componentes mais simples, equivalentes à gasolina ou ao álcool, e, portanto, mais fáceis de queimar. O processo se faz através de um grande número de reações químicas que começam a se produzir na boca, seguem no estômago e acabam nos intestinos. As substâncias presentes nesses alimentos são decompostas pelos fermentos digestivos e se transformam em substâncias orgânicas mais simples. Daí esses componentes são transportados pelo sangue até as células. Tudo isso também consome energia. A energia necessária para todas essas transformações é produzida pela reação química entre esses componentes mais simples, que são o nosso combustível e o oxigênio do ar. Essa é uma verdadeira combustão, mas uma combustão sem chamas, que se faz dentro de pequenas formações que existem nas células, as mitocôndrias, que são nossas verdadeiras usinas de energia. O texto afirma que o nosso corpo pode ser comparado a uma fábrica porque a) reage quimicamente pela combustão. b) move-se a base de gasolina ou álcool. c) produz energia a partir dos alimentos. d) utiliza oxigênio como combustível. e) Funciona 22 horas por dia. Questão 2 Tudo isso também consome energia (3º parágrafo ) No trecho, a expressão em destaque se refere a a) Fermentos digestivos.. b) combustíveis. c) reações químicas. d) usinas de energia. e) energia. Questão 3 Depois de processadas pelos fermentos digestivos, as substâncias são levadas para a) a boca. b) as células. c) o estômago. d) os intestinos. e) o esôfago. Questão 4 As mitocôndrias são essenciais para o funcionamento do nosso corpo porque são responsáveis por a) digerir os alimentos. b) produzir energia.

2 c) renovar as células. d) transportar o oxigênio. e) limpar nosso sangue. Questão 5 Este texto pode ser considerado um artigo de divulgação científica porque apresenta: a) explicação detalhada sobre um acontecimento recente. b) expressões coloquiais para exemplificar o processo da digestão. c) linguagem figurada para descrever o processo de combustão. d) vocabulário técnico para explicar a química da digestão. e) uma explicação muito complexa. Questão 6 O texto trata a) da constituição do aparelho digestivo. b) da digestão como fonte de energia. c) dos cuidados para uma boa alimentação. d) dos elementos que compõem o corpo humano. e) do processo da degustação. Questão 7 O verbo da oração: Os pesquisadores orientarão os alunos. terá, na voz passiva, a forma: a) haverão de orientar b) haviam orientado c) orientaram-se d) terão orientado e) serão orientados Questão 8 Indique a alternativa cujo termo destacado é agente da passiva. a) Os cupins resolvem complicados problemas de ventilação. c) Alguns insetos cortam e mastigam sua comida. d) Complicados problemas são resolvidos pelos cupins. e) As formigas trabalham todo o tempo. Questão Assinale a alternativa CORRETA com relação à concordância verbal. a) Quais de vocês cometeu o maior pecado? b) Fui eu que pagou as despesas. c) Falta três segundos para o término da partida. d) Mais de cem pessoas foi testemunha do assalto. e) Ela ficou meio confusa ao ouvir a notícia. Questão 10 Empregou-se o verbo no futuro do subjuntivo em: a)... afrontava os perigos (...) para vir vê-la à cidade. b) Se algum dia a civilização ganhar essa paragem longínqua... c) Continuaram ainda a dialogar com certo azedume. d) Tinha-me esquecido de contar-lhe que eu fizera uma promessa... e) e encontrei o faroleiro ocupado em polir os metais da lanterna. Questão 11 Complete as lacunas utilizando por que, por quê, porque, porquê. a Não sei o de tanta euforia. b Você não compareceu à reunião ? c Os caminhos percorremos são tortuosos. d não desiste dessa aventura maluca? e Voltamos estávamos com muita saudade. b) Algumas doenças são causadas pelos insetos.

3 Questão 12 Relacione a primeira coluna de acordo com a segunda, tendo em vista o emprego de por que, porquê, por quê e porque: ( ) Não fiz a pesquisa * estava doente. ( ) * Marcela não conta toda a verdade? ( ) Não quis ir ao cinema *? ( ) Nem imagino o * dessa alegria. (a) porquê (b) por quê (c) por que (d) porque Questão 13 A alternativa errada quanto ao emprego do porquê é: a )Não revelou o motivo por que não foi ao trabalho. b ) Estavam ansiosos porque o dia já havia amanhecido. c ) Eis o porquê da minha viagem. d ) Ele não veio por que estava doente. e ) Porque houve um engarrafamento, chegou atrasado ao colégio. Questão 14 Marque a opção que preencha corretamente as lacunas: Marcelo e Carolina namoraram durante três anos e estavam juntos se amavam. agora, depois de tanto tempo, ela resolvera romper o relacionamento? Estaria ela infeliz?? Na verdade ele nunca entenderá o da atitude da namorada. a) porque, por que, por quê, porquê. b) por que, porque, porquê, por quê. c) por quê, porquê, porque, por que. d) porque, por quê, por que, porquê. e) porque, por que, porquê, por quê. Questão 15 Indique qual é a frase cujo uso do porquê está correto. a) Ontem fomos à praia porquê fazia sol. b) Por que recebi ontem, fui ao mercado fazer compras. c) Fernanda não foi trabalhar hoje porque está doente. d) Mudei de canal por quê quis. e) O paciente não entendeu o por que de tanta preocupação. Questão 16 Indique qual é a frase cujo uso do porquê está correto. a) Ontem fomos à praia porquê fazia sol. b) Por que recebi ontem, fui ao mercado fazer compras. c) Fernanda não foi trabalhar hoje porque está doente. d) Mudei de canal por quê quis. e) O paciente não entendeu o por que de tanta preocupação. Questão 17 "A gente se acostuma a acordar de manhã sobressaltado, porque está na hora." Observe o uso de porque na frase acima. Agora, analise as seguintes: I. Porque deixar de lado uma causa porque lutamos há tanto tempo? II. Ninguém sabe o porquê de nossa luta. III. Ele vivia tranquilamente, porque tinha uma grande herança. IV. O governo não deve mudar, por quê? V. Pergunto por que você é tão irresponsável. VI. Vivo feliz, porque amo minha esposa.

4 Assinale a única alternativa correta: a) As frases I e III são as únicas corretas. b) As frases I, III e V são corretas. c) Na frase II, o porquê é um substantivo. Questão 22 Não fui ao baile não sabia. Se soubesse teria ido gosto de festa. Como não me avisaram fui ao cinema, e todos sabem que fui gosto a) Porquê - por quê - porquê b) porque - por que - porquê c) porque - por quê - porquê d) Porquê - por que - porquê e) Porque - porque - porque Questão 23 Nenhum de nós dizer o cidadão portou-se tão. a) soubemos, porque, eminente, mau b) soubemos, por quê, iminente, mal c) soube, por que, eminente, mal d) soube, porque, eminente, mau e) soube, porquê, iminente, mal Questão 24 Qual das frases está corretamente escrita? a) Por quê você brigou comigo? b) Porquê você brigou comigo? c) Por que você brigou comigo? d) Porque você brigou comigo? Questão 25 "Anos a fio..." A expressão significa: a- Há muitos anos. b- Há anos atrás c- Por muitos anos. d- Por uma seqüência de anos. e- Nos últimos anos. Questão 26 Escolha a opção em que há "substantivos" que se referem, respectivamente, a "ação" e "sentimento": a- homem - passos b- passado - medo c- diferença - raízes d- inteligência - criação e- trabalho - tristeza Questão 27 O final do passeio deve ser na praia. Se colocarmos o verbo em azul no pretérito imperfeito do indicativo teremos: a- deverá b- devia c- devesse d- devera e- deva Questão 28 Pode-se substituir a expressão "solicitações impertinentes" por: a- avisos descabidos b- apelos inconvenientes c- sinais insolentes d- pedidos inusitados e- chamadas esquisitas Questão 29 Complete as frases abaixo, usando afim ou a fim 1) Eu gostaria de ler outro livro com aquele que você me emprestou. 2) Como estamos fazendo isso de aprender bem a língua, não precisamos buscar raciocínio aos que simplificam tanto que, em verdade, criam regras.

5 3) Muitos não aprendem verdadeiramente o que se lhes apresenta pois não ficam de refletir seriamente. 4) Sempre que fico de, com poesia, aproximar-me mais da natureza, leio um bom poema de Manoel de Barros. 5) Seu ideal com o meu não lhe garante a minha simpatia. Questão 30.Preencha as lacunas com a forma verbal entre parênteses: I- Algum tempo hesitei se abrir estas memórias. (dever - futuro do pretérito do indicativo) II - Dito isto, ele às duas horas da tarde. (expirar - pretérito perfeito do indicativo) III Eles que chovia, peneirava uma chuva fininha. (acrescentar- mais-que-perfeito do indicativo) IV - O amigo intercalaria esta ideia no primeiro discurso que (proferir - imperfeito do subjuntivo) a) deveria, expirava, acrescentam, proferisse. b) deveria, expirou, acrescentaram, proferisse. c) devera, expirou, acrescentavam, proferirá. d) devia, expira, acrescentam, proferiria.

Pronomes. Podem substituir ou acompanhar um nome ou substantivo. Ele esteve aqui ontem. Ele esteve aqui e criticou o seu projeto.

Pronomes. Podem substituir ou acompanhar um nome ou substantivo. Ele esteve aqui ontem. Ele esteve aqui e criticou o seu projeto. Pronomes Podem substituir ou acompanhar um nome ou substantivo. Ele esteve aqui ontem. Ele esteve aqui e criticou o seu projeto. Pessoais Possessivos Demonstrativos Relativos Indefinidos Interrogativos

Leia mais

Pronomes. Nomes são palavras com valor lexical, isto é, com significado em si mesmas.

Pronomes. Nomes são palavras com valor lexical, isto é, com significado em si mesmas. Pronomes Nome X Pronome Pronomes Nomes são palavras com valor lexical, isto é, com significado em si mesmas. Ex.: bola, azul, carro... Pronomes são palavras com valor gramatical, isto é, sem significação

Leia mais

Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia o documento Pretérito perfeito do indicativo, no Banco de Gramática.

Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia o documento Pretérito perfeito do indicativo, no Banco de Gramática. Fim de semana Gramática: atividades Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia o documento Pretérito perfeito do indicativo, no Banco de Gramática. Dois programas diferentes 1. Complete as lacunas

Leia mais

1 - O texto afirma que o nosso corpo pode ser comparado a uma fábrica porque

1 - O texto afirma que o nosso corpo pode ser comparado a uma fábrica porque Química da Digestão Para viver, entre outras coisas, precisamos de energia. Como não podemos tirar energia da luz do sol para viver, como os vegetais, essa energia usada pelo nosso organismo vem das reações

Leia mais

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I Nome: Professor(a): Ano: 7º Data: / /2014 nº Turma: Sem limite para crescer BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I 1º Trimestre Leia o poema a seguir. À primeira vista corpo de Capela Cristina, com menos

Leia mais

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO PROFESSOR IZABELE HOZARA DISCIPLINA PORTUGUÊS SIMULADO: P7 Estrada da Água Branca, 2551 Realengo RJ Tel: (21) 3462-7520 www.colegiomr.com.br ALUNO TURMA 601 Questão

Leia mais

AULA 3 VERBO. 1. Verbo. 1.1 Classificação Verbal EXERCÍCIO Vozes Verbais EXERCÍCIOS 2 a Modos Verbais. 1.

AULA 3 VERBO. 1. Verbo. 1.1 Classificação Verbal EXERCÍCIO Vozes Verbais EXERCÍCIOS 2 a Modos Verbais. 1. Verbo: O TÓPICO e não mais um tópico. Dentre a maioria das grandes instituições, eis o que era um problema e passa, agora, a ser a solução. Atente-se a todos os detalhes, perceba o que sempre é pedido

Leia mais

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 8 ano Professor: Daniel Disciplina: Português No Anhanguera você é + Enem TRABALHO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 01. Liste os tempos verbais do modo indicativo e do modo

Leia mais

P2-4 BIMESTRE. 01. Para cada palavra a seguir, indique uma preposição adequada e crie uma frase como exemplificação:

P2-4 BIMESTRE. 01. Para cada palavra a seguir, indique uma preposição adequada e crie uma frase como exemplificação: GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Português SÉRIE: 9 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

QUÍMICA. Prof. Larissa Richter. Energia e Meio Ambiente

QUÍMICA. Prof. Larissa Richter. Energia e Meio Ambiente Energia e Meio Ambiente O ser humano atual é extremamente dependente de energia. Por quê? Todos os seus processos tecnológicos, bem como manutenção de serviços dependem da energia elétrica para serem desenvolvidos

Leia mais

COERÊNCIA. Harmonia entre situações, acontecimentos ou ideias dentro de um texto. É fator determinante para seu total entendimento.

COERÊNCIA. Harmonia entre situações, acontecimentos ou ideias dentro de um texto. É fator determinante para seu total entendimento. COERÊNCIA Harmonia entre situações, acontecimentos ou ideias dentro de um texto. É fator determinante para seu total entendimento. Subi a porta e fechei a escada. Tirei minhas orações e recitei meus sapatos.

Leia mais

REVISÃO PROFESSORA FÁTIMA DANTAS

REVISÃO PROFESSORA FÁTIMA DANTAS REVISÃO PROFESSORA FÁTIMA DANTAS RELATOS DE VIAGEM Características e finalidade VAMOS RECORDAR? O autor regista fatos e acontecimentos ocorridos ao longo de uma viagem, por meio de suas próprias perspectivas

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Gramática/Texto

Atividades de Recuperação Paralela de Gramática/Texto Atividades de Recuperação Paralela de Gramática/Texto 1º ano Ensino Médio Leia as orientações de estudos antes de responder às questões Conteúdos para estudos: aulas 13 a 24: - contextualização: apreensão

Leia mais

TEMPOS VERBAIS Os tempos verbais indicam fatos que acontecem no momento da fala, fatos conclusos, fatos não concluídos no momento em que estavam sendo observados e fatos que acontecem depois do momento

Leia mais

PORTUGUÊS CIDA UNIDADE I I. PARTE. Pontuação Atividades: Micro: Prova: Total:

PORTUGUÊS CIDA UNIDADE I I. PARTE. Pontuação Atividades: Micro: Prova: Total: TIPO 2 PORTUGUÊS CIDA 7º UNIDADE I Orientações: Não será aceita a utilização de corretivo; não será permitido o empréstimo de material durante a avaliação; use somente caneta esferográfica azul ou preta;

Leia mais

1 Classifique as seguintes palavras em: oxítona, paroxítona ou proparoxítona.

1 Classifique as seguintes palavras em: oxítona, paroxítona ou proparoxítona. Nome: nº Data: Professora: Maria Cecilia 7º ano Ficha de trabalho nº 1-7º ano 1 Classifique as seguintes palavras em: oxítona, paroxítona ou proparoxítona. a) perguntei f) comprar l) público q) rouxinol

Leia mais

2º) Refaça os exercícios do caderno de exercícios (as que forem possíveis, faça no Plurall)

2º) Refaça os exercícios do caderno de exercícios (as que forem possíveis, faça no Plurall) 1º) Assista os vídeos das aulas do caderno 5 aulas 1 a 12 2º) Refaça os exercícios do caderno de exercícios (as que forem possíveis, faça no Plurall) Aulas 1 e 2 exercícios 4, 5, 7, 9, 10, 11, 12, 15,

Leia mais

Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros

Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros s de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil Sugestão: estes exercícios devem ser feitos depois de estudar a Unidade 17 por completo

Leia mais

PRETÉRITO PERFEITO COMPOSTO MODO INDICATIVO

PRETÉRITO PERFEITO COMPOSTO MODO INDICATIVO PRETÉRITO PERFEITO COMPOSTO MODO INDICATIVO Pretérito perfeito composto formas Forma-se o Pretérito perfeito composto Do indicativo com o verbo auxiliar TER no Presente do indicativo e o particípio passado

Leia mais

PORTUGUÊS. aula. Crase II

PORTUGUÊS. aula. Crase II PORTUGUÊS aula Crase II Casos facultativos a) Antes de pronome possessivo feminino (singular): Ela pagou o curso a minha secretária. Ela pagou o curso à minha secretária. Casos facultativos b) Nomes de

Leia mais

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 2 o bimestre

Jimboê. Português. Avaliação. Projeto. 5 o ano. 2 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao segundo bimestre escolar ou às Unidades 4, 5 e 6 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Português 5 o ano Avaliação 2 o bimestre Avaliação Português NOME:

Leia mais

Exercícios complementares para R.O de Gramática

Exercícios complementares para R.O de Gramática Exercícios complementares para R.O de Gramática 1.Complete com eu ou mim : - eles chegaram antes de. - há algum trabalho para fazer? - há algum trabalho para? - ele pediu para elaborar alguns exercícios;

Leia mais

REVISÃO DOS TEMPOS VERBAIS DO MODO INDICATIVO. Profª. Fernanda Machado

REVISÃO DOS TEMPOS VERBAIS DO MODO INDICATIVO. Profª. Fernanda Machado REVISÃO DOS TEMPOS VERBAIS DO MODO INDICATIVO Profª. Fernanda Machado 1 Os tempos do modo indicativo são: presente, pretérito perfeito, pretérito mais-que-perfeito, pretérito imperfeito, futuro do presente

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Daniel. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Daniel. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2017. PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Português SÉRIE: 8 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 33 Modos verbais: Subjuntivo

Bárbara da Silva. Português. Aula 33 Modos verbais: Subjuntivo Bárbara da Silva Português Aula 33 Modos verbais: Subjuntivo Modo subjuntivo Quando o verbo expressa uma possibilidade, suposição, condição, etc, o chamamos de subjuntivo. O modo subjuntivo apresenta os

Leia mais

COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA. Programa de Recuperação Final

COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA. Programa de Recuperação Final COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Programa de Recuperação Final 3ª Etapa 2010 Disciplina: Professor (a): Carlos Kalani Aluno (a): Ano: 3 Turma: 3AD-FG Valor: 10 pontos Nota: Caro aluno, você está recebendo

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO LÍNGUA PORTUGUESA

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  LÍNGUA PORTUGUESA CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 3 o DESAFIO CENM - 2015 LÍNGUA PORTUGUESA 1. Explique o uso do pronome demonstrativo na tira abaixo. Direção: ANO : 5 EF Complete as frases usando adequadamente

Leia mais

ORTOGRAFIA II Profª Giovana Uggioni Silveira

ORTOGRAFIA II Profª Giovana Uggioni Silveira ORTOGRAFIA II Profª Giovana Uggioni Silveira EM VEZ DE ou AO INVÉS DE? AO INVÉS DE = ao contrário de (somente oposição) Ele entrou à direita ao invés da esquerda. Subiu ao invés de descer. EM VEZ DE =

Leia mais

Devocional jovem Cristão

Devocional jovem Cristão Devocional jovem Cristão APRESENTAÇAO esse livro,é voltado a público jovem,em forma devocional, e não necessariamente os jovens Cristãos, procurei não usar uma forma de linguagem formal mas uma forma simples

Leia mais

Culto 6 A Palavra que convence 25 de março de 2018

Culto 6 A Palavra que convence 25 de março de 2018 OBJETIVO Culto 6 A Palavra que convence 25 de março de 2018 As crianças entenderão que a palavra de Deus nos convence do pecado e transforma a nossa vida. BASE BÍBLICA João 17.17; Atos 9.1-19; Romanos

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA TEXTO 1. De onde vem a narradora e protagonista do texto? (0,4) 2. Para a autora o que apagava as lembranças de sua infância? (0,4) 3. Retire do texto dois

Leia mais

Lista de Revisão - 1º trimestre

Lista de Revisão - 1º trimestre Estudante: Educador: Patrícia Carla 6º Ano/Turma: C. Curricular: Língua Portuguesa Lista de Revisão - 1º trimestre Questão 1 - Leia esta tira e responda: a) A fala de Hagar não foi bem entendida por Eddie.

Leia mais

Professora Kalyne Varela

Professora Kalyne Varela Professora Kalyne Varela 1. Fui eu que fiz o casamento. 4. Fui eu que fez o casamento. 8. Foste tu que fizeste o casamento. 16. Foste tu quem fez o casamento. 32. Fostes vós que fez o casamento. 64. Fostes

Leia mais

Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim. Questões de Língua Portuguesa

Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim. Questões de Língua Portuguesa Questões de Língua Portuguesa Texto. Conquistando um coração. 1. Quando se deseja realmente conquistar um coração, é preciso que antes já tenhamos conseguido 2. conquistar o nosso, é preciso que ele já

Leia mais

REVISÃO PROFESSORA CAMILLA

REVISÃO PROFESSORA CAMILLA REVISÃO PROFESSORA CAMILLA RELATOS DE VIAGEM Características e finalidade VAMOS RECORDAR? O autor regista fatos e acontecimentos ocorridos ao longo de uma viagem, por meio de suas próprias perspectivas

Leia mais

Pretérito Perfeito Simples do Indicativo

Pretérito Perfeito Simples do Indicativo Pretérito Perfeito Simples do Indicativo eu tu você ele ela nós vós vocês eles elas Pretérito perfeito simples formas -ar falei falaste falou falámos BR falamos falastes falaram Verbos regulares -er comi

Leia mais

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia?

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia? Entrevista A15 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Há 4 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Sou ajudante de lar. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? Faço-lhes a higiene, preparo-os,

Leia mais

Escola EB1 de Ficha de Avaliação Final de Língua Portuguesa 3º ano Nome: Data: / /2011

Escola EB1 de Ficha de Avaliação Final de Língua Portuguesa 3º ano Nome: Data: / /2011 Escola EB1 de Ficha de Avaliação Final de Língua Portuguesa 3º ano Nome: Data: / /2011 1 - Lê o texto com atenção. A Fada Oriana 1 5 10 15 20 25 Era uma vez uma fada chamada Oriana. Era uma fada boa e

Leia mais

ª «ė ě«z ª QUEM E MARIA?

ª «ė ě«z ª QUEM E MARIA? QUEM E MARIA? «Pedi aos vossos pais e educadores que vos metam na escola de Nossa Senhora.» Papa João Paulo II, em Fátima, no ano 2000 8 Estou tão feliz por eles, Zacarias! disse Isabel. As palavras da

Leia mais

a) Qual das formas verbais destacadas nas frases transmite a ideia de uma ação completamente concluída?

a) Qual das formas verbais destacadas nas frases transmite a ideia de uma ação completamente concluída? VERBO CONTINUAÇÃO III FLEXÃO DE TEMPO TEMPOS VERBAIS A) Modo Indicativo Leia esta piada: Chovia há três dias sem parar e o campo de futebol estava completamente inundado. Era domingo e sem futebol o pessoal

Leia mais

O pretérito perfeito pode ser confundido com o pretérito imperfeito, outro tempo

O pretérito perfeito pode ser confundido com o pretérito imperfeito, outro tempo Texto sobre pretérito perfeito Um verbo conjugado no pretérito perfeito do indicativo indica que a ação aconteceu num determinado momento do passado, tendo o seu início e o seu fim no passado. Esse tempo

Leia mais

Colégio Zaccaria TELEFAX: (0 XX 21)

Colégio Zaccaria TELEFAX: (0 XX 21) Colégio Zaccaria TELEFAX: (0 XX 21) 3235-9400 www.zaccaria.g12.br Data: EXERCÍCIO DE PORTUGUÊS Aluno(a): N.º Turma: 15. Turno: Tarde Professor(a): TEXTO I POR QUE CRIANÇA NÃO PODE TRABALHAR? Criança não

Leia mais

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES PROFESSOR DISCIPLINA TURMA DEISE MENEZES GEOGRAFIA 201 ALUNO SIMULADO COLÉGIO MARQUES RODRIGUES Estrada da Água Branca, 2551 Realengo RJ Tel: (21) 3462-7520 www.colegiomr.com.br Questão 1 Observe a obra

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS: CAMPUS MARECHAL DEODORO EXAME DE SELEÇÃO PARA O CURSO PRÉ IFAL 2016 INSTRUÇÕES

INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS: CAMPUS MARECHAL DEODORO EXAME DE SELEÇÃO PARA O CURSO PRÉ IFAL 2016 INSTRUÇÕES INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS: CAMPUS MARECHAL DEODORO EXAME DE SELEÇÃO PARA O CURSO PRÉ IFAL 2016 INSTRUÇÕES 01. Só abra este caderno após ler todas as instruções e quando for autorizado pelo fiscal. 02.

Leia mais

Os alunos fizeram uma visita ao zoológico, onde puderam observar várias espécies de animais.

Os alunos fizeram uma visita ao zoológico, onde puderam observar várias espécies de animais. Uso do onde e aonde O advérbio é uma classe de palavras cuja função gramatical é acompanhar e modificar um verbo, exprimindo a circunstância da ação verbal, por isso o nome ad-vérbio, ou seja, a palavra

Leia mais

O REFÚGIO A reserva para onde mudaram as fêmeas da espécie asiática.

O REFÚGIO A reserva para onde mudaram as fêmeas da espécie asiática. SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 02 / 2 / 206 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE MATEMÁTICA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

Colégio Mauricio Salles de Mello

Colégio Mauricio Salles de Mello Colégio Mauricio Salles de Mello Brasília, de de 20 Professor(a): Aluno(a): Ano: Turma: PLANO SEMANAL 5º ANO Semana de 27/09 a 17/10/2016 A melhor parte da vida de uma pessoa está nas suas amizades. Abraham

Leia mais

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES PROFESSOR DISCIPLINA TURMA DEISE MENEZES CIÊNCIAS 201 ALUNO SIMULADO COLÉGIO MARQUES RODRIGUES Estrada da Água Branca, 2551 Realengo RJ Tel: (21) 3462-7520 www.colegiomr.com.br Questão 1 Pense no que você

Leia mais

O JACARÉ QUE COMEU O SOL Joel Rufino dos Santos

O JACARÉ QUE COMEU O SOL Joel Rufino dos Santos PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 4 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== O JACARÉ QUE COMEU O SOL Joel

Leia mais

SOMAR, PARA ACRESCENTAR, FAZER A DIFERENÇA, CRESCER.

SOMAR, PARA ACRESCENTAR, FAZER A DIFERENÇA, CRESCER. Ensino Fundamental 8º Ano 3º Bimestre 2017 Anápolis, 06/09/2017 Tarefa de Feriado de LÍNGUA PORTUGUESA e MATEMÁTICA Nome do Aluno(a): GRAMÁTICA Leia esta tira e responda às questões de 1 a 4. 1. Tantra

Leia mais

PORTUGUÊS. Como opera a máfia que transformou o Brasil num dos campeões da fraude de medicamentos

PORTUGUÊS. Como opera a máfia que transformou o Brasil num dos campeões da fraude de medicamentos PROFESSOR(A): FERNANDA MACHADO ALUNO(A): Nº SÉRIE: 7º ANO TURMA: TURNO: MANHÃ / /2018 PORTUGUÊS EXERCÍCIO Como opera a máfia que transformou o Brasil num dos campeões da fraude de medicamentos 2. Analisando

Leia mais

405. Assinale a alternativa onde o verbo haver não admite plural e, por isso, está errado:

405. Assinale a alternativa onde o verbo haver não admite plural e, por isso, está errado: CONCORDÂNCIA 405. Assinale a alternativa onde o verbo haver não admite plural e, por isso, está errado: a) os soldados se houveram como herói; b) os condenados houveram o perdão para seus erros; c) se

Leia mais

BEM TE VIU, BEM TEVÊ

BEM TE VIU, BEM TEVÊ SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 02 / 05 / 206 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 4.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

AFUGANCHO UNIDADE: DATA: 19 / 08 / 2017 II ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF TEXTO I

AFUGANCHO UNIDADE: DATA: 19 / 08 / 2017 II ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF TEXTO I SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 9 / 08 / 207 UNIDADE: II ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

Prof. Eloy Gustavo. Derivação Verbal

Prof. Eloy Gustavo. Derivação Verbal Prof. Eloy Gustavo Derivação Verbal Derivação Verbal: Sabendo-se conjugar um verbo numa das formas primitivas, consegue-se obter também as que lhe são derivadas. Abaixo aparecem as três formas primitivas

Leia mais

1. Classifique os advérbios sublinhados. Siga o exemplo. Talvez ela viaje - advérbio de dúvida

1. Classifique os advérbios sublinhados. Siga o exemplo. Talvez ela viaje - advérbio de dúvida Trabalho de Recuperação Aluno (a): Turma: 7º ano: (Ensino Fundamental) Professor: Marcelo Disciplina: Gramática No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes

Leia mais

Tempos e modos verbais

Tempos e modos verbais Tempos e modos verbais Modo verbal é a forma como a ação é expressa: Indicativo: é o modo que dá uma indicação sobre o momento em que se desenvolve a ação. Ele permite situar o processo no tempo. Subjuntivo:

Leia mais

Programa de Idiomas Inglês. Proposta: O programa de idiomas em Língua Inglesa adota um modelo sequencial de ensino e uma abordagem comunicativa

Programa de Idiomas Inglês. Proposta: O programa de idiomas em Língua Inglesa adota um modelo sequencial de ensino e uma abordagem comunicativa Programa de Idiomas Inglês Proposta: O programa de idiomas em Língua Inglesa adota um modelo sequencial de ensino e uma abordagem comunicativa visando a compreensão do idioma nas quatro habilidades básicas

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA P2 4º BIMESTRE 6º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / HABILIDADES E COMPETÊNCIAS /2016 Identificar tempos verbais e diferenciá-los; Identificar os

Leia mais

ONDE ESTÁ O MEDO? Ficha de Avaliação de Língua Portuguesa 5.º ano. Nome N.º Turma: Data: / / Lê o texto com atenção.

ONDE ESTÁ O MEDO? Ficha de Avaliação de Língua Portuguesa 5.º ano. Nome N.º Turma: Data: / / Lê o texto com atenção. Ficha de Avaliação de Língua Portuguesa 5.º ano Nome N.º Turma: Data: / / Auto-avaliação do aluno: Achei o teste fácil difícil muito difícil Porque: me preparei não estudei não estive atento nas aulas

Leia mais

Curso Popular de Formação de Defensoras e Defensores Públicos. Língua Portuguesa

Curso Popular de Formação de Defensoras e Defensores Públicos. Língua Portuguesa Curso Popular de Formação de Defensoras e Defensores Públicos Língua Portuguesa a a a O verbo concorda com o sujeito a que se refere em número (singular/ plural) e pessoa (1, 2, 3 ) A autora efetuou o

Leia mais

a) Pelo resultado dos exames, os alunos da minha sala foram considerados brilhantes. b) O almoço do dia dos pais na casa de meu avô estava delicioso.

a) Pelo resultado dos exames, os alunos da minha sala foram considerados brilhantes. b) O almoço do dia dos pais na casa de meu avô estava delicioso. 5. A ANÁLISE DOS FATOS 1. Nos parágrafos a seguir há algumas falas de personagens que deveriam estar destacadas. Identifique essas falas e destaque-as com aspas. 2. Identifique os substantivos a que se

Leia mais

ESTUDO DO VERBO TEMPOS DO MODO INDICATIVO. Profª Fernanda Machado

ESTUDO DO VERBO TEMPOS DO MODO INDICATIVO. Profª Fernanda Machado ESTUDO DO VERBO TEMPOS DO MODO INDICATIVO Profª Fernanda Machado O que é o VERBO? Verbo é uma categoria que expressa um fato, um acontecimento.(rocha Lima) É uma classe gramatical complexa e abrangente,

Leia mais

PORTUGUÊS MENSAL - TARDE. A supremacia da TV. Nome: Nº: Data: / /2007 Série: 8ª/Ano: 9º Bimestre: 1º NOTA: Disciplina: Prova:

PORTUGUÊS MENSAL - TARDE. A supremacia da TV. Nome: Nº: Data: / /2007 Série: 8ª/Ano: 9º Bimestre: 1º NOTA: Disciplina: Prova: Nome: Nº: Disciplina: PORTUGUÊS Prova: MENSAL - TARDE Data: / /2007 Série: 8ª/Ano: 9º Bimestre: 1º NOTA: Parte A Leitura e Interpretação de textos Leia, com atenção, o texto abaixo. Em seguida, responda

Leia mais

COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PARALELA. 3ª Etapa 2010

COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PARALELA. 3ª Etapa 2010 COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO PARALELA 3ª Etapa 2010 Disciplina: Língua Portuguesa. Educadora: Luise. Ano: 6º. Turmas: manhã e tarde. Caro educando, você está recebendo o conteúdo

Leia mais

* Nascimento: 02/08/1977

* Nascimento: 02/08/1977 Narciso de Oliveira * Nascimento: 02/08/1977 Falecimento: 10/02/2013 Fazia 10 anos que Marisa Conceição Bechert estava separada de Narciso de Oliveira, quando ele faleceu em 10 de fevereiro de 2013. Porém,

Leia mais

Leia com calma as questões e responda com carinho, fazendo pausas até a conclusão, se achar necessário.

Leia com calma as questões e responda com carinho, fazendo pausas até a conclusão, se achar necessário. Questionário FIS - Felicidade Interna Sustentável CARACTERIZAÇÃO DA AMOSTRA Idade Sexo ( )M ( )F Grau de Instrução ( )Básico ( )Médio ( )Universitário ( )Especialização ( )Mestrado ( )Doutorado ( )Outros

Leia mais

Flexão os verbos se flexionam em pessoa, número, tempo, modo e voz.

Flexão os verbos se flexionam em pessoa, número, tempo, modo e voz. Verbo Definição é a palavra que indica ação, fenômeno, estado ou mudança de estado, fato. ação: Chamei meus amigos. fenômeno: Garoava naquela noite. estado ou mudança de estado: Estava resfriada. Fiquei

Leia mais

1.º C. 1.º A Os livros

1.º C. 1.º A Os livros 1.º A Os livros Os meus olhos veem segredos Que moram dentro dos livros Nas páginas vive a sabedoria, Histórias mágicas E também poemas. Podemos descobrir palavras Com imaginação E letras coloridas Porque

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARTIM DE FREITAS. Língua Portuguesa Não Materna. Planificação - Nível Iniciação (A1 e A2) Ano letivo: 2014/2015

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARTIM DE FREITAS. Língua Portuguesa Não Materna. Planificação - Nível Iniciação (A1 e A2) Ano letivo: 2014/2015 ESCOLA MARTIM DE FREITAS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARTIM DE FREITAS ESCOLA BÁSICA 2/3 MARTIM DE FREITAS Língua Portuguesa Não Materna Planificação - Nível Iniciação (A1 e A2) Ano letivo: 2014/2015 Objetivos

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO. Língua Portuguesa Ano : 4 Ef

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO. Língua Portuguesa Ano : 4 Ef Desafio de Língua Portuguesa 4 ano EF 2D 2016 1/ 7 CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Direção: www.cenm.com.br 2 o DESAFIO CENM - 2016 Língua Portuguesa Ano : 4 Ef 1. Leia e observe o que acontece nas duas

Leia mais

3- Nas orações a seguir, substitua os adjuntos adnominais destacados por outros de sentido semelhantes.

3- Nas orações a seguir, substitua os adjuntos adnominais destacados por outros de sentido semelhantes. Nome: nº Professor (a): Ano: 8º Data: / /2014 Desconto Ortográfico: Sem limite para crescer BATERIA DE PORTUGUÊS I 1º trimestre 1- Identifique os adjuntos adnominais e indique os núcleos a que se referem.

Leia mais

VERBOS. Profª Giovana Uggioni Silveira

VERBOS. Profª Giovana Uggioni Silveira VERBOS Profª Giovana Uggioni Silveira AÇÃO ESTADO FENÔMENOS DA NATUREZA FORMAS NOMINAIS DO VERBO Infinitivo (amar, fazer, partir, comemorar, por, ser, ir) terminados em AR - 1ª conjugação terminados em

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 01/2018 CADERNO DE PROVAS JOVENS APRENDIZES. Nome:

PROCESSO SELETIVO 01/2018 CADERNO DE PROVAS JOVENS APRENDIZES. Nome: PROCESSO SELETIVO 01/2018 CADERNO DE PROVAS JOVENS APRENDIZES Nome: 1) O CARTÃO DE RESPOSTAS deve, obrigatoriamente, ser assinado. Esse CARTÃO DE RESPOSTAS não poderá ser substituído, portanto, não o rasure

Leia mais

De vez. Apresentação dos livros infantis De Onde Venho? e Por Quem Me Apaixonarei? Miguel Vale de Almeida MIGUELVALEDEALMEIDA.

De vez. Apresentação dos livros infantis De Onde Venho? e Por Quem Me Apaixonarei? Miguel Vale de Almeida MIGUELVALEDEALMEIDA. 2007 De vez Apresentação dos livros infantis De Onde Venho? e Por Quem Me Apaixonarei? Livraria Bulhosa (Entre Campos), Lisboa, 15 de Dezembro de 2007 Miguel Vale de Almeida MIGUELVALEDEALMEIDA.NET 2007

Leia mais

NAMORADO NA CASA DA AVÓ

NAMORADO NA CASA DA AVÓ PB Episódio #42 Nível III Intermédio (B1-B2) Texto e Voz: Thaïs Machado-Borges Didatização: Telma Rodrigues NAMORADO NA CASA DA AVÓ Essa história se passou nos anos noventa, quando ainda não havia internet

Leia mais

Obs: *Predicativo do sujeito Ex.: A situação parece perfeita. * Predicativo do objeto Ex.: Os presos acharam a comida péssima.

Obs: *Predicativo do sujeito Ex.: A situação parece perfeita. * Predicativo do objeto Ex.: Os presos acharam a comida péssima. Obs: *Predicativo do sujeito Ex.: A situação parece perfeita. * Predicativo do objeto Ex.: Os presos acharam a comida péssima. Termos essenciais 1) Sujeito: é o termo a respeito do qual se declara alguma

Leia mais

Como Ajudar o Mundo?

Como Ajudar o Mundo? Como Ajudar o Mundo? Todos dizem como salvar o mundo, mas será mesmo que fazem o que falam? André tem 8 anos. Certo dia estava em uma aula de ciências e sua professora disse que o mundo está sofrendo com

Leia mais

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VIII 3 o BIMESTRE. A cigarra e a formiga

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VIII 3 o BIMESTRE. A cigarra e a formiga Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2011. Nome: 2 o ano (1 o série) Tarde AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VIII 3 o BIMESTRE Eixo temático - A evolução e o tempo Disciplina/Valor Português 3,0 Matemática

Leia mais

PORTUGUÊS. Professor Nei Xavier

PORTUGUÊS. Professor Nei Xavier PORTUGUÊS Professor Nei Xavier EXERCÍCIOS DE CONCORDÂNCIA Concordância É a correspondência de flexão entre dois termos, dividem em: Concordância verbal o verbo concorda em número e pessoa com o sujeito.

Leia mais

PORTUGUÊS IBFC. Professor Marco Antonio Macarrão

PORTUGUÊS IBFC. Professor Marco Antonio Macarrão PORTUGUÊS IBFC Professor Marco Antonio Macarrão QUESTÃO 01: IBFC COMLURB MÉDIO 2016 Leia o texto abaixo e identifique qual das alternativas apresenta correta aplicação de crase, seguindo a mesma lógica

Leia mais

A_Prova GRUPO I PARTE A. Lê o texto. Em caso de necessidade, consulta o vocabulário apresentado. PROVA-MODELO 3

A_Prova GRUPO I PARTE A. Lê o texto. Em caso de necessidade, consulta o vocabulário apresentado. PROVA-MODELO 3 A_Prova 90 PROVA-MODELO 3 GRUPO I PARTE A Lê o texto. Em caso de necessidade, consulta o vocabulário apresentado. 1 2 2.º Ciclo Português 91 3 4 VOCABULÁRIO 1 Circe na mitologia grega, uma feiticeira.

Leia mais

Exercícios sobre crase

Exercícios sobre crase 1- Preencha as lacunas com A, AS, À, ÀS: a) Monumento erigido memória do mestre. b) Dirigiu-me piscina. c) O Brasil manifestou Argentina toda a solidariedade. d) Fiéis aspirações. e) Chegaram Estocolmo.

Leia mais

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA 2 o TRIMESTRE 2012

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA 2 o TRIMESTRE 2012 PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA 2 o TRIMESTRE 2012 PROF. MARCUS NOME N o 8 a ANO Caro aluno, ou cara aluna. Nunca se esqueça: Sua letra deve ser artesanal, e sempre, sempre a caneta... Suas respostas devem

Leia mais

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO Estrada da Água Branca, 2551 Realengo RJ Tel: (21) 3462-7520 www.colegiomr.com.br PROFESSOR ALUNO ÉRICA PINHEIRO DISCIPLINA Geografia TURMA SIMULADO: P3 301 Questão

Leia mais

AD 01 PORTUGUÊS II UNIDADE VALOR = 10,0 (DEZ)

AD 01 PORTUGUÊS II UNIDADE VALOR = 10,0 (DEZ) Aluno(a) Turma N o 7 o Ano Ensino Fundamental II Data 25 / 04 / 17 AD 01 PORTUGUÊS II UNIDADE VALOR = 10,0 (DEZ) INSTRUÇÕES: PROFESSORAS: ADRIELE, ALESSANDRA, CARLA, ÉRICA, LUZI, SHEILA E THAÍS I. Sua

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 9º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA MARCILENE SANTOS FERREIRA DA SILVA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I 110 a 117. O trecho a seguir foi extraído

Leia mais

Colocação Pronominal II

Colocação Pronominal II PORTUGUÊS aula Colocação Pronominal II Colocação pronominal + Locução verbal SEM casos de próclise obrigatória Eu LHEdevo LHEobedecer -LHE TE TE -TE A mulher estava chamando ME ME -ME Você havia convidado

Leia mais

2ºtrimestre AT-PORTUGUÊS DATA: 13/08/2018 Ensino Fundamental 7º ano classe: Profª. Marta Nome: nº

2ºtrimestre AT-PORTUGUÊS DATA: 13/08/2018 Ensino Fundamental 7º ano classe: Profª. Marta Nome: nº . 2ºtrimestre AT-PORTUGUÊS DATA: 13/08/2018 Ensino Fundamental 7º ano classe: Profª. Marta Nome: nº 1 - Leia a tira: Em relação à oração do último balão, qual é o sujeito? E o predicado? Sujeito: Predicado:

Leia mais

Diário de Classe. Aulas, projetos, experimentos, dinâmicas.

Diário de Classe. Aulas, projetos, experimentos, dinâmicas. Diário de Classe Aulas, projetos, experimentos, dinâmicas. A escola é, ou deveria tornar-se, um local privilegiado para diminuir a distância entre os jovens e a leitura. Essa atividade é necessária e vital

Leia mais

2º 3 º ciclos 2017/18

2º 3 º ciclos 2017/18 CI 2º 3 º ciclos 2017/18 Segunda-feira, 04 de junho de 2018 O BEM E O MAL- exame de consciência Cada um de nós, apercebe-se que dentro de si existe o bem e o mal. O mal pode ter vários nomes: mentira,

Leia mais

SEFAZ PORTUGUÊS Discurso Direto e Indireto Prof. Carlos Zambeli

SEFAZ PORTUGUÊS Discurso Direto e Indireto Prof. Carlos Zambeli SEFAZ PORTUGUÊS Discurso Direto e Indireto Prof. Carlos Zambeli Português DISCURSO DIRETO E INDIRETO Passagem do discurso direto para discurso indireto Mudança dos pronomes do discurso: 1. A 1ª pessoa

Leia mais

MODOS VERBAIS indicativo subjuntivo imperativo

MODOS VERBAIS indicativo subjuntivo imperativo VERBOS MODOS VERBAIS Três são os modos: indicativo, subjuntivo e imperativo. Normalmente, o indicativo exprime certeza e é o modo típico das orações coordenadas e principais; o subjuntivo exprime incerteza,

Leia mais

Cifras de Beth Carvalho por André Anjos

Cifras de Beth Carvalho por André Anjos Cifras de Beth Carvalho por André Anjos Compilado 21/05/2017 http://cifras.andreanjos.org/artist/beth-carvalho/cifras.pdf http://cifras.andreanjos.org Conteúdo 1800 Colinas.....................................

Leia mais

Escolas de Educação Básica, na Modalidade Educação Especial Parecer 07/14

Escolas de Educação Básica, na Modalidade Educação Especial Parecer 07/14 Escolas de Educação Básica, na Modalidade Educação Especial Parecer 07/14 Anexo 5 Semana Pedagógica 1º semestre - 2016 Anexo 5 Trabalhando com textos na Alfabetização (Marlene Carvalho, 2005) Muitas professoras

Leia mais

Prof. Valber Freitas. Língua Portuguesa. Crase

Prof. Valber Freitas. Língua Portuguesa. Crase Prof. Valber Freitas Língua Portuguesa Crase Crase É a fusão da preposição A mais o artigo A; preposição A mais os pronomes demonstrativos A ou AS; ou ainda a preposição A mais as iniciais dos pronomes

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 4 / 4 / 2019

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 4 / 4 / 2019 Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 4 / 4 / 2019 CONTEÚDO DE ESTUDO Leitura e interpretação de texto. Verbos. Tempos verbais.

Leia mais

PORTUGUÊS 2009 (IBGE / AGENTE CENSITÁRIO MUNICIPAL / CESGRANRIO / 2009) A AVENTURA DO COTIDIANO

PORTUGUÊS 2009 (IBGE / AGENTE CENSITÁRIO MUNICIPAL / CESGRANRIO / 2009) A AVENTURA DO COTIDIANO PORTUGUÊS 2009 Parábola da falta d água: A AVENTURA DO COTIDIANO Vivia faltando água naquela fábrica. O dono da fábrica tinha de se valer de um sujeito que lhe trazia uma pipa d água regularmente, ao preço

Leia mais

Regência Nominal e Verbal

Regência Nominal e Verbal UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CURSO PRÉ-VESTIBULAR UECEVEST LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO PROFESSOR MANOEL IVANY Regência Nominal e Verbal 1. (TCU) Com relação à Regência verbal, assinale a opção correta: A.

Leia mais

GRUPO I 1 o BIMESTRE PROVA A

GRUPO I 1 o BIMESTRE PROVA A A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 6 o ano (5 a série) Período: TARDE Data: 16/3/2011 PROVA GRUPO GRUPO I 1 o BIMESTRE PROVA

Leia mais