ORTOGRAFIA II Profª Giovana Uggioni Silveira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ORTOGRAFIA II Profª Giovana Uggioni Silveira"

Transcrição

1

2 ORTOGRAFIA II Profª Giovana Uggioni Silveira

3 EM VEZ DE ou AO INVÉS DE? AO INVÉS DE = ao contrário de (somente oposição) Ele entrou à direita ao invés da esquerda. Subiu ao invés de descer. EM VEZ DE = em lugar de: Foi ao clube em vez de ir à praia. Apertou o botão vermelho em vez do azul

4 MAIS ou MAS ou MÁS? MAIS = opõe-se a MENOS: Hoje estou mais satisfeito. MAS = porém, contudo, todavia, entretanto: Estudou, mas foi reprovado. MÁS = plural do adjetivo MÁ; opõe-se a BOAS: Não eram más ideias.

5 MAL ou MAU? MAU é um adjetivo e se opõe a BOM: Ele é um mau profissional. Ele está de mau humor. (x bom humor);

6 MAL pode ser: Advérbio (=opõe-se a BEM): Ele está trabalhando mal. A criança se comportou muito mal. Conjunção (=logo que, assim que, quando): Mal você chegou, todos se levantaram. (=Assim que você chegou); Mal saiu de casa, foi assaltado. (=Logo que saiu de casa); Substantivo (=doença, defeito, problema): Ele está com um mal incurável. (=doença); O seu mal é não ouvir os mais velhos. (=defeito).

7 PORQUE, POR QUE, PORQUÊ ou POR QUÊ? PORQUE é conjunção causal ou explicativa: Ele viajou, porque foi chamado para assinar contrato. Ele não foi porque estava doente. PORQUÊ é a forma substantivada (artigo o ou um ): Quero saber o porquê da sua decisão. A professora quer um porquê para tudo isso.

8 POR QUÊ = só no fim de frase: Ele não viajou por quê? Se ele mentiu, eu queria saber por quê. Eu não sei por quê, mas a verdade é que eles se separaram. POR QUE Em frases interrogativas diretas ou indiretas: Por que você não foi? (=pergunta direta) Gostaria de saber por que você não foi. (=pergunta indireta)

9 Quando for substituível por POR QUAL : Só eu sei as esquinas por que passei. (=pelas quais) É um drama por que muitos estão passando. (=pelo qual) Quando houver a palavra MOTIVO antes, depois ou subentendida: Não sei por que motivo ele não veio. Não sei por que ele não veio.

10 AFIM ou A FIM? AFIM = afinidade, parentesco, adesão, características comuns Comprarei livros e afins. O departamento de compras e de finanças têm funções afins. A FIM = finalidade, vontade de ( de ) Treinou bastante, a fim de que conquistasse o primeiro lugar no pódio. Estou a fim de ir ao cinema hoje.

11 AFIM ou A FIM? AFIM = afinidade, parentesco, adesão, características comuns Comprarei livros e afins. O departamento de compras e de finanças têm funções afins. A FIM = finalidade, vontade de ( de ) Treinou bastante, a fim de que conquistasse o primeiro lugar no pódio. Estou a fim de ir ao cinema hoje.

12 Acerca de", "A cerca de" ou "Há cerca de"? Acerca de" = a respeito de Estávamos conversando acerca de educação. A cerca de = indica aproximação Minha família mora a cerca de 2 Km daqui. Há cerca de = indica tempo decorrido. Compraram aquela casa há cerca de três anos.

13 Ao encontro de ou De encontro a? Ao encontro de = ser favorável a, aproximar-se de A opinião dos estudantes ia ao encontro das nossas. Ele foi ao encontro dos amigos. De encontro a = indica oposição, colisão Sua maneira de agir sempre veio de encontro a minha. O caminhão foi de encontro ao carro que estava parado.

14 Conserto ou Concerto? Conserto = reparo Precisamos mandar consertar o carro. Concerto = sessão musical Fomos assistir a um concerto de ópera.

15 Cumprimento ou Comprimento? Cumprimento = ato de cumprimentar, saudar Encontrei meu aluno e a cumprimentei pela aprovação no concurso. Comprimento = medida Qual o comprimento desta faixa?

16 Empecilho ou Impecilho? Ao longo do caminho alguns empecilhos impediram que ele chegasse no horário marcado.

17 Espectador ou Expectador? Espectador = aquele que assiste a um espetáculo. Os espectadores da peça de teatro ficaram sentados o tempo todo a pedido dos atores. Expectador = aquele que está na expectativa de alguma coisa Os expectadores estavam ansiosos para o início do sorteio dos carros.

18 Fragrante ou Flagrante? Fragrante = perfumado, aromado Nada se compara a este fragrante perfume. Flagrante = ato de surpreender alguém O ladrão foi pego em flagrante.

19 Onde ou Aonde? Onde = verbos que indicam estados de permanência (em que lugar) Onde está seu filho? Não sei onde ficaremos nas férias de inverno. Aonde = indica movimento, aproximação. (a que lugar) Aonde ele vai? Aonde você quer chegar? Aonde devo ir para comprar esses produtos?

20 Por isso ou Porisso? Estudei muito, por isso mereço passar.

21 Senão ou Se não? Senão = do contrário / de outro modo/ mas sim / a não ser/defeito, falha Fala, senão ficarás de castigo. Seu cabelo não era nem louro nem preto, senão ruivo. Todos os alunos, senão Joana, foram aprovados. Não encontrei nenhum senão em seu trabalho. Se não = condição, alternativa, incerteza, dúvida. Se não for à festa, avise com antecedência. Havia três crianças brincando, se não quatro.

22 Sessão, Seção ou Cessão? Sessão = supõe uma reunião de pessoas Os ingressos para a sessão do cinema estavam esgotados. Seção = uma divisão, uma repartição Vá até a seção de atendimento ao cliente. Cessão = ato de ceder alguma coisa. O prefeito fez cessão de terras aos moradores.

23 Se você ver ou Se você vir? Se você vir Marcelo, avise-me. (VER) Se você vier me visitar, ficarei muito feliz! (VIR)

24 Tráfego ou Tráfico? Tráfego = circulação de veículos Cheguei atrasado à reunião porque o tráfego estava lento. Tráfico = comércio ilícito O tráfico de armas está crescendo no país.

25 Viajem ou Viagem? Que ele viaje, que eles viajem. (VIAJAR) Nossa viagem estava maravilhosa. No próximo verão faremos uma viagem para a Europa. A viagem foi muito demorada.

Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa / 1 Ano Professora: Lusia Raquel OS PORQUÊS. Caicó RN 2018

Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa / 1 Ano Professora: Lusia Raquel OS PORQUÊS. Caicó RN 2018 Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa / 1 Ano Professora: Lusia Raquel OS PORQUÊS Caicó RN 2018 POR QUE O POR QUE TEM DOIS EMPREGOS DIFERENCIADOS: QUANDO FOR A JUNÇÃO DA PREPOSIÇÃO

Leia mais

Tópicos de Ortografia. Prof.ª Paula Barreto

Tópicos de Ortografia. Prof.ª Paula Barreto Tópicos de Ortografia Prof.ª Paula Barreto HOMÔNIMOS Palavras que têm identidade de pronúncia (homônimos homófonos) ou e de grafia (homônimos homógrafos) ou os dois ao mesmo tempo (homônimos perfeitos)

Leia mais

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos ORTOGRAFIA OFICIAL Aula 9 1 OS PORQUÊS 1. Por que 2. Por quê

Leia mais

Emprego de palavras e expressões

Emprego de palavras e expressões Emprego de palavras e expressões Livro 01 Prof. Eugênio Torres Módulo 02 POR QUE POR QUÊ PORQUE PORQUÊ o Por que- Emprega-se quando equivale a por qual motivo ou a pelo qual. Usado também no início ou

Leia mais

REVISÃO FINAL DELEGADO DE POLÍCIA

REVISÃO FINAL DELEGADO DE POLÍCIA REVISÃO FINAL DELEGADO DE POLÍCIA Com base no Edital n º 007 SEGPLAN/SSPAP/PCGO, de 4/11/2016 Revisão ponto a ponto POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE GOIÁS COORDENAÇÃO Leandro Bortoleto Paulo Lépore Rogério Sanches

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Desejo saber o porquê de suas atitudes. Ela pretende responder os porquês do enigma. EXERCÍCIOS

LÍNGUA PORTUGUESA. Desejo saber o porquê de suas atitudes. Ela pretende responder os porquês do enigma. EXERCÍCIOS Questões notacionais da língua: Por que, por quê, porque ou porquê; Mal ou mau; Mais ou mas; Meio ou meia; Onde ou aonde; Estar ou está....01 QUESTÕES NOTACIONAIS DA LÍNGUA: POR QUE, POR QUÊ, PORQUE OU

Leia mais

Gramática Eletrônica. Vamos iniciar o nosso estudo, examinando as dúvidas mais freqüentes. indica tempo que já passou

Gramática Eletrônica. Vamos iniciar o nosso estudo, examinando as dúvidas mais freqüentes. indica tempo que já passou Lição 2 Dúvidas mais comuns Vamos iniciar o nosso estudo, examinando as dúvidas mais freqüentes. QUANDO USAR 1. A ou HÁ? 1. A Ela ou parou HÁ? de estudar há algum tempo. indica tempo que já passou Daqui

Leia mais

Pronomes. Nomes são palavras com valor lexical, isto é, com significado em si mesmas.

Pronomes. Nomes são palavras com valor lexical, isto é, com significado em si mesmas. Pronomes Nome X Pronome Pronomes Nomes são palavras com valor lexical, isto é, com significado em si mesmas. Ex.: bola, azul, carro... Pronomes são palavras com valor gramatical, isto é, sem significação

Leia mais

Pronomes. Podem substituir ou acompanhar um nome ou substantivo. Ele esteve aqui ontem. Ele esteve aqui e criticou o seu projeto.

Pronomes. Podem substituir ou acompanhar um nome ou substantivo. Ele esteve aqui ontem. Ele esteve aqui e criticou o seu projeto. Pronomes Podem substituir ou acompanhar um nome ou substantivo. Ele esteve aqui ontem. Ele esteve aqui e criticou o seu projeto. Pessoais Possessivos Demonstrativos Relativos Indefinidos Interrogativos

Leia mais

Os alunos fizeram uma visita ao zoológico, onde puderam observar várias espécies de animais.

Os alunos fizeram uma visita ao zoológico, onde puderam observar várias espécies de animais. Uso do onde e aonde O advérbio é uma classe de palavras cuja função gramatical é acompanhar e modificar um verbo, exprimindo a circunstância da ação verbal, por isso o nome ad-vérbio, ou seja, a palavra

Leia mais

3. Daqui alguns anos, os homens ainda se lembrarão do bate papo e das. conversas informais que, muito tempo, vem sendo importantes formas de

3. Daqui alguns anos, os homens ainda se lembrarão do bate papo e das. conversas informais que, muito tempo, vem sendo importantes formas de Exercícios Complete com há ou a: 1. dias que não vou pescar. 2. Ele mergulhou três metros de profundidade. 3. Daqui alguns anos, os homens ainda se lembrarão do bate papo e das conversas informais que,

Leia mais

Muito obrigado, Equipe Materiais de Português. (37)

Muito obrigado, Equipe Materiais de Português.  (37) Bem vindo à loja Materiais de Português Este material é um demonstrativo que contém algumas páginas da Apostila do IBFC. Caso queira adquirir o material completo, você pode realizar uma compra na loja.

Leia mais

MODULO NORMAS GRAMATICAIS DA LINGUA PORTUGUESA AULA 7: ELEGÂNCIA PALAVRAS E EXPRESSÕES QUE EXIGEM CUIDADO

MODULO NORMAS GRAMATICAIS DA LINGUA PORTUGUESA AULA 7: ELEGÂNCIA PALAVRAS E EXPRESSÕES QUE EXIGEM CUIDADO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOL DIRETORIA DE DESEMPENHO E DESENVOLVIMENTO COORDENADORIA DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROGRAMA DE GESTÃO EM SECRETARIADO

Leia mais

Dificuldades da Língua Portuguesa

Dificuldades da Língua Portuguesa Dificuldades da Língua Portuguesa 1. A / há Emprega-se a na indicação de tempo futuro; emprega-se há na indicação de tempo passado. Ex.: Ela voltará daqui a um ano. Ex.: Eu não a vejo há muito tempo. 2.

Leia mais

Coordenação e subordinação. Porto Editora

Coordenação e subordinação. Porto Editora Coordenação e subordinação Frase simples complexa Frase simples Constituída apenas por um verbo ou por um complexo verbal. Ex.: A Maria brinca muito com o irmão. frase simples (constituída por um verbo)

Leia mais

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO Profª Giovana Uggioni Silveira

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO Profª Giovana Uggioni Silveira PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO Profª Giovana Uggioni Silveira ORAÇÕES SUBORDINADAS Exercem função sintática sobre as outras. Oração principal, orações desenvolvidas ou reduzidas. ORAÇÕES SUBORDINADAS

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS: CAMPUS MARECHAL DEODORO EXAME DE SELEÇÃO PARA O CURSO PRÉ IFAL 2016 INSTRUÇÕES

INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS: CAMPUS MARECHAL DEODORO EXAME DE SELEÇÃO PARA O CURSO PRÉ IFAL 2016 INSTRUÇÕES INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS: CAMPUS MARECHAL DEODORO EXAME DE SELEÇÃO PARA O CURSO PRÉ IFAL 2016 INSTRUÇÕES 01. Só abra este caderno após ler todas as instruções e quando for autorizado pelo fiscal. 02.

Leia mais

SINÔNIMOS E PARÔNIMOS

SINÔNIMOS E PARÔNIMOS PORTUGUÊS Professor Nei Xavier SINÔNIMOS E PARÔNIMOS SEMÂNTICA Denotação emprego de uma palavra em seu sentido real, dicionarizado. Exemplo: Dona Mariana preparou um doce. A palavra doce foi empregada

Leia mais

Recurso Educacional Aberto do projeto REALPTL. 1 SOLUÇÃO (Há x a) 2 SOLUÇÃO 3 SOLUÇÃO. 4 SOLUÇÃO (Junto a x À/Ao)

Recurso Educacional Aberto do projeto REALPTL. 1 SOLUÇÃO (Há x a) 2 SOLUÇÃO 3 SOLUÇÃO. 4 SOLUÇÃO (Junto a x À/Ao) 1 PROBLEMA Há x a Daqui cinco anos estarei formado. Minha escola fica duzentos metros da casa. oito anos que não o vejo. 1 SOLUÇÃO (Há x a) A usado para exprimir ideia de futuro e distância. Daqui a cinco

Leia mais

ADVÉRBIOS. Profa. Luana Lemos

ADVÉRBIOS. Profa. Luana Lemos ADVÉRBIOS Profa. Luana Lemos DEFINIÇÃO Do ponto de vista sintático: vem associado a verbo, adjetivo ou ao próprio advérbio; Do ponto de vista mórfico: é invariável; Do ponto de vista semântico denota circunstância

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade IV Ciência- O homem na construção do conhecimento 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 1º ANO E. M.

LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 1º ANO E. M. LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 1º ANO E. M. FRASE NOMINAL: enunciado sem verbo. Pois não, senhor... ; senhoras e senhores,... FRASE VERBAL/ORAÇÃO: enunciado COM verbo. Ivo viu a uva.... O

Leia mais

O QUE É A CRASE? (preposição exigida pelo verbo ir + artigo acompanha o substantivo cidade)

O QUE É A CRASE? (preposição exigida pelo verbo ir + artigo acompanha o substantivo cidade) CRASE O QUE É A CRASE? Crase é a união, a fusão de duas vogais iguais. A crase é representada pelo acento grave (`). Observe com atenção as construções abaixo: Ex.: Hoje você irá A + A cidade. (preposição

Leia mais

CONCURSO IGP INSTITUTO GERAL DE PERÍCIAS 20 DICAS DE PORTUGUÊS

CONCURSO IGP INSTITUTO GERAL DE PERÍCIAS 20 DICAS DE PORTUGUÊS CONCURSO IGP INSTITUTO GERAL DE PERÍCIAS 20 DICAS DE PORTUGUÊS #1 20 DICAS DE PORTUGUÊS USO DOS PORQUÊS GRAFIA POR QUE PORQUE POR QUÊ PORQUÊ USO Substituível pelas expressões pelo(s) qual(s), pela(s) qual(s);

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. 3) Qual das alternativas preenche corretamente a oração?

LÍNGUA PORTUGUESA. 3) Qual das alternativas preenche corretamente a oração? LÍNGUA PORTUGUESA 1) Assinale a alternativa em que todas as palavras estejam escritas corretamente: a) Troxeram; talvez; cabeleireiro b) Sumisso; calabresa; conversação c) Abençõe; derrepente; mal-humorado

Leia mais

CONCORDÂNCIA NOMINAL. Profª Giovana Uggioni Silveira

CONCORDÂNCIA NOMINAL. Profª Giovana Uggioni Silveira CONCORDÂNCIA NOMINAL Profª Giovana Uggioni Silveira Concordância do adjetivo 1) O adjetivo concorda em gênero e número quando se refere a um único substantivo. As mãos trêmulas denunciavam o que sentia.

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves EMPREGO DE ALGUMAS PALAVRAS PORQUE PORQUÊ POR QUE POR QUÊ PORQUE É usado para introduzir uma explicação ou causa. Explicação Não vou sair à noite, porque a violência tomou conta da cidade. Causa Cheguei

Leia mais

ÍNDICE TEXTO E DISCURSO 4 CLASSES DE PALAVRAS 20 FUNÇÕES SINTÁTICAS 66

ÍNDICE TEXTO E DISCURSO 4 CLASSES DE PALAVRAS 20 FUNÇÕES SINTÁTICAS 66 ÍNDICE 1 TEXTO E DISCURSO 4 1.1. Coesão e coerência textual organização de parágrafos 4 1.2. Pontuação 7 1.3. Discurso direto / discurso indireto 10 1.4. Frase ativa / frase passiva 13 CONSOLIDAÇÃO: EXERCÍCIOS

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ADAMANTINA-SP CONCURSO PÚBLICO Nº 02/2018 JULGAMENTO DOS RECURSOS

PREFEITURA MUNICIPAL DE ADAMANTINA-SP CONCURSO PÚBLICO Nº 02/2018 JULGAMENTO DOS RECURSOS PREFEITURA MUNICIPAL DE ADAMANTINA-SP CONCURSO PÚBLICO Nº 02/2018 JULGAMENTO DOS RECURSOS PORTUGUÊS Educador de EMEI Ciclo I Questão 01 A questão solicita que o candidato identifique, entre as alternativas,

Leia mais

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos Aula 4 1 Regência Verbal e Nominal A REGÊNCIA VERBAL estuda

Leia mais

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS APRESENTAÇÃO PARTE I FONÉTICA

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS APRESENTAÇÃO PARTE I FONÉTICA Súmario Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS... 15 APRESENTAÇÃO... 17 PARTE I FONÉTICA CAPÍTULO 1 ORTOGRAFIA... 21 1. Introdução... 21 2. O alfabeto...21 3. Emprego das letras

Leia mais

Artigo definido / artigo indefinido e seu emprego Nome Género Formação do feminino Formação do plural. Unidade 0

Artigo definido / artigo indefinido e seu emprego Nome Género Formação do feminino Formação do plural. Unidade 0 NÍVEL DE PROFICIÊNCIA LINGUÍSTICA A1/A2 COMPETÊNCIA COMUNICATIVA PARTE 1 PRAGMÁTICA LINGUÍSTICA Unidade 0 Vamos aprender Português! Identificar marcas da identidade cultural portuguesa / língua portuguesa

Leia mais

Frase simples e frase complexa

Frase simples e frase complexa Frase simples e frase complexa Orações coordenadas e subordinadas 1 I. Frase simples O O José telefonou à Joana. A A senhora traz umas flores. Eu saio. O O meu vizinho foi ao médico. Cada uma destas frases

Leia mais

*SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. *PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI *PRONOME ADJETIVO = ACOMPANHA

*SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. *PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI *PRONOME ADJETIVO = ACOMPANHA * AULA 07 PRONOME *SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. *PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI ALGUÉM BATEU À PORTA *PRONOME ADJETIVO = ACOMPANHA ALGUMAS ALUNAS VIERAM À AULA

Leia mais

Tempos e modos verbais

Tempos e modos verbais Tempos e modos verbais Modo verbal é a forma como a ação é expressa: Indicativo: é o modo que dá uma indicação sobre o momento em que se desenvolve a ação. Ele permite situar o processo no tempo. Subjuntivo:

Leia mais

ATENÇÃO! Material retirado da Internet, que eu considero de fonte segura e confiável. Os endereços estão no fim de cada assunto. Regência verbal Regência verbal é a relação que existe entre os verbos e

Leia mais

Coordenação e subordinação

Coordenação e subordinação Coordenação e subordinação As frases complexas podem relacionar-se por coordenação ou por subordinação. A coordenação consiste numa relação entre duas orações da mesma categoria por meio de conjunções

Leia mais

Regra geral de concordância verbal

Regra geral de concordância verbal Regra geral de concordância verbal O verbo concorda em número e pessoa com o seu sujeito. Há, entretanto, uma série de regras e exceções relativas a casos de concordância verbal, que devem ser examinadas

Leia mais

FORMAS NOMINAIS. GERÚNDIO - indica uma ação verbal incompleta ou prolongada e possui a terminação -NDO.

FORMAS NOMINAIS. GERÚNDIO - indica uma ação verbal incompleta ou prolongada e possui a terminação -NDO. 3º ANO FORMAS NOMINAIS Para falarmos sobre as formas nominais do verbo, é importante sabermos o porquê desta denominação, ou seja, em certas circunstâncias, este verbo pode assumir o papel de um nome :

Leia mais

LIÇÃO 11 TIRANDO DÚVIDAS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARTE I

LIÇÃO 11 TIRANDO DÚVIDAS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARTE I 73 LIÇÃO 11 TIRANDO DÚVIDAS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARTE I O emprego dos porquês Por que é importante que conheçamos a língua portuguesa? É necessário se expressar corretamente, por quê? Você saberia empregar

Leia mais

SUJEITO TIPOS DE SUJEITO

SUJEITO TIPOS DE SUJEITO Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa 9 ano Professora: Lusia Raquel SUJEITO TIPOS DE SUJEITO Caicó RN 2018 SUJEITO SIMPLES Sujeito simples: é aquele que possui apenas um núcleo,

Leia mais

PERÍODO SIMPLES. Observe alguns exemplos de períodos simples e compostos e veja a diferença entre eles:

PERÍODO SIMPLES. Observe alguns exemplos de períodos simples e compostos e veja a diferença entre eles: PERÍODO SIMPLES Período simples é um enunciado de sentido completo construído com uma oração absoluta, ou seja, apenas um verbo. O período é um enunciado de sentido completo formado por duas ou mais orações.

Leia mais

Obs: *Predicativo do sujeito Ex.: A situação parece perfeita. * Predicativo do objeto Ex.: Os presos acharam a comida péssima.

Obs: *Predicativo do sujeito Ex.: A situação parece perfeita. * Predicativo do objeto Ex.: Os presos acharam a comida péssima. Obs: *Predicativo do sujeito Ex.: A situação parece perfeita. * Predicativo do objeto Ex.: Os presos acharam a comida péssima. Termos essenciais 1) Sujeito: é o termo a respeito do qual se declara alguma

Leia mais

PERÍODO COMPOSTO PRO R FES E SORA: A :F ER E NA N N A D N A D A SA S N A T N O T S 1

PERÍODO COMPOSTO PRO R FES E SORA: A :F ER E NA N N A D N A D A SA S N A T N O T S 1 PERÍODO COMPOSTO PROFESSORA: FERNANDA SANTOS 1 CONJUNÇÃO É a palavra ou locução invariável que liga orações ou termos semelhantes da mesma oração. Exemplos: ANÁLISE DO QUE Todos os alunos disseram que

Leia mais

quarta-feira, 29 de agosto de

quarta-feira, 29 de agosto de quarta-feira, 29 de agosto de 2012 1 CRASE Conceito: crase é a fusão de a (preposição) + a (artigo). Ex.: Ele vai a + o teatro = Ele vai ao teatro. Ele vai a + a igreja = Ele vai à igreja. Regra prática:

Leia mais

Sanando Dúvidas Quanto à Língua Portuguesa.

Sanando Dúvidas Quanto à Língua Portuguesa. Dúvidas na Língua? Sanando Dúvidas Quanto à Língua Portuguesa. Ano: 2013 http://duvidasnalingua.blogspot.com.br http://ikebanafloresvivas.blogspot.com.br DÚVIDAS NA LÍNGUA? http://duvidasnalingua.blogspot.com.br/

Leia mais

Língua. Portuguesa. Sintaxe da Oração

Língua. Portuguesa. Sintaxe da Oração Língua Portuguesa Sintaxe da Oração Frase Oração Período Frase: Bom dia! Ele resolveu a questão. Oração: Ele resolveu a questão. Espero que ele resolva a questão. Frase Oração Período Período Simples:

Leia mais

Português. Ortografia. Professor Carlos Zambeli.

Português. Ortografia. Professor Carlos Zambeli. Português Ortografia Professor Carlos Zambeli www.acasadoconcurseiro.com.br Português ORTOGRAFIA Os Porquês 1. Por que Por qual motivo / Por qual razão / O motivo pelo qual / Pela qual Por que não me

Leia mais

Prof. Valber Freitas. Língua Portuguesa. Sintaxe Termos Integrantes

Prof. Valber Freitas. Língua Portuguesa. Sintaxe Termos Integrantes Prof. Valber Freitas Língua Portuguesa Sintaxe Termos Integrantes Sintaxe Termos Integrantes Termos integrantes Objeto Direto Objeto Indireto Complemento Nominal Agente da Passiva Predicativo do Sujeito

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS

CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS CAUSAIS Principais conjunções causais: porque, visto que, já que, uma vez que, como (= porque). Exemplos: - Não pude comprar o CD porque estava em falta. - Ele

Leia mais

Dante Então, nas férias,

Dante Então, nas férias, 1. Nas férias, Carmem não foi ao cinema. Sabe-se que sempre que q Denis viaja, Denis fica feliz. Sabe-se, também, que nas férias, ou Dante vai à praia ou vai à piscina. Sempre que Dante vai à piscina,

Leia mais

TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO SUJEITO E PREDICADO

TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO SUJEITO E PREDICADO TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO SUJEITO E PREDICADO TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO: são aqueles que não podem faltar, pois caso contrário, a oração deixa de existir. São eles: o SUJEITO e o PREDICADO. a) SUJEITO:

Leia mais

Borracha: deficiência na educação de base do brasileiro leva à recorrência de erros de português no mundo do trabalho.

Borracha: deficiência na educação de base do brasileiro leva à recorrência de erros de português no mundo do trabalho. Borracha: deficiência na educação de base do brasileiro leva à recorrência de erros de português no mundo do trabalho. Certas competências são obrigatórias para profissionais de qualquer área. O domínio

Leia mais

Entrevista 01. Dados do entrevistado: Perguntas:

Entrevista 01. Dados do entrevistado: Perguntas: Sexo: Feminino Idade: 18 anos 1. É morador da Vargem Grande? Sim Entrevista 01 2. Trabalha na Vargem Grande? Como é o percurso para ir ao trabalho? Não, trabalha no Santa Mônica. Pega ônibus em frente

Leia mais

PRONOMES. Profa Giovana Uggioni Silveira

PRONOMES. Profa Giovana Uggioni Silveira PRONOMES Profa Giovana Uggioni Silveira [...]disse-lhe muitas cousas bonitas, que ele ouviu com aquela unção religiosa de um desejo que não quer acabar de morrer... Termo referente? Função sintática? Sei

Leia mais

COMPLEMENTO NOMINAL E ADJUNTO ADNOMINAL. Profª Giovana Uggioni Silveira

COMPLEMENTO NOMINAL E ADJUNTO ADNOMINAL. Profª Giovana Uggioni Silveira COMPLEMENTO NOMINAL E ADJUNTO ADNOMINAL Profª Giovana Uggioni Silveira ADJUNTO ADNOMINAL É o termo da oração que acompanha e modifica um substantivo, conferindo-lhe características e atributos. Artigos,

Leia mais

Professor Tinoco Luna

Professor Tinoco Luna 1 Professor Tinoco Luna Mestre em Linguística; Especialista em Língua Portuguesa, Leitura e Produção Textual; Especialista em Metodologia e Docência do Ensino Superior; Professor Universitário; Coach Acadêmico.

Leia mais

EXERCÍCIOS SEMÂNTICA. 1. Marque a frase em que deve ser empregada a primeira das duas palavras que aparecem entre parênteses:

EXERCÍCIOS SEMÂNTICA. 1. Marque a frase em que deve ser empregada a primeira das duas palavras que aparecem entre parênteses: EXERCÍCIOS SEMÂNTICA 1. Marque a frase em que deve ser empregada a primeira das duas palavras que aparecem entre parênteses: a) Essas hipóteses das circunstâncias (emergem - imergem): b) Nunca o encontro

Leia mais

página 1/8 Português

página 1/8 Português 50 erros mais comuns de Português 1- Anexo / Anexa Certo: Seguem anexos os documentos solicitados. Por quê? Anexo é adjetivo e deve concordar em gênero e número com o substantivo a que se refere. Obs:

Leia mais

Dicas rápidas de. português. p s. d u. k g. a B. m G

Dicas rápidas de. português. p s. d u. k g. a B. m G Dicas rápidas de português k g X o p s z n d u e d a a C o M T k a c x m e i d b m G s P g a B y c r A g e O 1- Anexo / Anexa Errado: Seguem anexo os documentos solicitados. Certo: Seguem anexos os documentos

Leia mais

MADONNA PESQUISA DE PERFIL DE PÚBLICO

MADONNA PESQUISA DE PERFIL DE PÚBLICO MADONNA PESQUISA DE PERFIL DE PÚBLICO DESTAQUES GERAIS da pesquisa 1. apresentação 31,5% DOS respondentes DOS respondentes com renda média entre 5 e 10 salários mínimos 30 anos idade média do entrevistado

Leia mais

TAREFA 1 (INTERAÇÃO) - FICHA 1A

TAREFA 1 (INTERAÇÃO) - FICHA 1A TAREFA 1 (INTERAÇÃO) - FICHA 1A Tempo de preparação: 1 minuto Tempo de intervenção conjunta: de 4 a 5 minutos PESSOA CANDIDATA A FIM DE SEMANA Mora com o seu colega e no próximo fim de semana vão receber

Leia mais

Sujeito Simples. Sujeito Composto antes do verbo O verbo vai para o plural concordando com o sujeito. 18/12/2009. Ele chegou tarde.

Sujeito Simples. Sujeito Composto antes do verbo O verbo vai para o plural concordando com o sujeito. 18/12/2009. Ele chegou tarde. Sujeito Simples O verbo concorda em número e pessoa com o sujeito. Ele chegou tarde. Nós voltaremos logo. Sujeito Composto antes do verbo O verbo vai para o plural concordando com o sujeito. Rafa e Edu

Leia mais

Língua. Portuguesa. Sintaxe do Período

Língua. Portuguesa. Sintaxe do Período Língua Portuguesa Sintaxe do Período Orações Subordinadas Substantivas É necessário o seu auxílio. 1) Subjetivas: É necessário que me auxilie. Convém que me auxilie. Observou-se que foi um golpe de mestre.

Leia mais

SUJEITO + PRONOME RELATIVO + VERBO + COMPLEMENTO. Ex.: Este é o assunto que fiz referência semana passada.

SUJEITO + PRONOME RELATIVO + VERBO + COMPLEMENTO. Ex.: Este é o assunto que fiz referência semana passada. PREPOSIÇÃO Ordem Direta da Oração: Sujeito + verbo + Complemento Ex.: Todos gostam de carnaval. Todos gostam carnaval. PREPOSIÇÃO QUEM ALGO ALGUÉM ALGUMA COISA SUJEITO + PRONOME RELATIVO + VERBO + COMPLEMENTO

Leia mais

CURSO CARDÁPIO DE PORTUGUÊS TEMA: CRASE VERSÃO 2017

CURSO CARDÁPIO DE PORTUGUÊS TEMA: CRASE VERSÃO 2017 CURSO CARDÁPIO DE PORTUGUÊS TEMA: CRASE VERSÃO 2017 01. ( CESGRANRIO 2016) O acento grave está utilizado de acordo com a norma-padrão na seguinte frase: a) O sol estava à pino no calçadão. b) O homem estava

Leia mais

Português. Formas Nominais do Verbo (Particípio, Gerúndio, Infinitivo) Professor Arthur Scandelari.

Português. Formas Nominais do Verbo (Particípio, Gerúndio, Infinitivo) Professor Arthur Scandelari. Português Formas Nominais do Verbo (Particípio, Gerúndio, Infinitivo) Professor Arthur Scandelari www.acasadoconcurseiro.com.br Português FLEXÃO VERBAL DE MODO (INDICATIVO, SUBJUNTIVO, IMPERATIVO) Texto

Leia mais

REGÊNCIA VERBAL. Profª Giovana Uggioni Silveira

REGÊNCIA VERBAL. Profª Giovana Uggioni Silveira REGÊNCIA VERBAL Profª Giovana Uggioni Silveira A professora escreveu no quadro. Os alunos estudaram o conteúdo. O aluno respondeu à pergunta da professora. 1- Chegar/ ir deve ser introduzido pela preposição

Leia mais

PORTUGUÊS Professor Nei Xavier

PORTUGUÊS Professor Nei Xavier PORTUGUÊS Professor Nei Xavier USO DOS PRONOMES PRONOME É o termo que acompanha ou substitui o nome dentro do discurso. São apresentados em dois tipos: Pronome Adjetivo - Aparece sempre como adjunto adnominal

Leia mais

ERROS MAIS COMUNS. #boraestudar. língua portuguesa. Material para distribuição gratuita. É expressamente proibida sua

ERROS MAIS COMUNS. #boraestudar. língua portuguesa. Material para distribuição gratuita. É expressamente proibida sua língua portuguesa #boraestudar ERROS MAIS COMUNS Material para distribuição gratuita. É expressamente proibida sua comercialização. Nenhuma parte desta publicação poderá ser reproduzida integral ou parcialmente

Leia mais

Artigo, Preposição, Conjunção

Artigo, Preposição, Conjunção Língua Portuguesa Artigo, Preposição, Conjunção Artigo Certa vez, ao passar por uma rua, encontrei uma menina chorando. A rua estava muito movimentada e a menina, sozinha, pediu-me auxílio. Definidos:

Leia mais

CURSO EXPOENTE TURMA INTENSIVO MATUTINO PROFESSORA: SOCORRO FRANCO ESTUDO MORFOLÓGICO - CLASSES GRAMATICAIS

CURSO EXPOENTE TURMA INTENSIVO MATUTINO PROFESSORA: SOCORRO FRANCO ESTUDO MORFOLÓGICO - CLASSES GRAMATICAIS CURSO EXPOENTE TURMA INTENSIVO MATUTINO PROFESSORA: SOCORRO FRANCO ESTUDO MORFOLÓGICO - CLASSES GRAMATICAIS ADVÉRBIOS - São palavras que indicam as circunstâncias em que se dá a ação verbal. Ex.: Ele foi

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 2º ANO E. M.

LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 2º ANO E. M. LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 2º ANO E. M. PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO Cheguei atrasado, PORQUE o trânsito estava caótico. Oração assindética Conjunção coordenativa Oração coordenada

Leia mais

Expressão 1 conjunção Expressão 2. Ex.: Comprei um carro hoje, mas vou vendê-lo amanhã.

Expressão 1 conjunção Expressão 2. Ex.: Comprei um carro hoje, mas vou vendê-lo amanhã. Expressão 1 conjunção Expressão 2 Ex.: João e Maria foram à praia. S V C ADJ. ADV. conjun ção S V C ADJ. ADV. Ex.: Comprei um carro hoje, mas vou vendê-lo amanhã. CONJUNÇÕES COORDENATIVAS Aditivas Estabelecem

Leia mais

Odilei França. Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações

Odilei França. Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações Odilei França Graduado em Letras pela Fafipar. Graduado em Teologia pela Faculdade Batista. Professor de Língua Portuguesa para concursos públicos há 22 anos. Predicativo do sujeito e predicativo do objeto

Leia mais

Leitura: Rom 8, 8-11 Carta de S. Paulo aos Romanos

Leitura: Rom 8, 8-11 Carta de S. Paulo aos Romanos Acreditai! Nos amigos confiamos plenamente! Sabemos que jamais nos enganarão e que estarão presentes sempre que deles precisarmos. Nos amigos nós acreditamos: temos a garantia de que querem a nossa alegria.

Leia mais

Centro Universitário UNIVATES Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação PROPEX Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Apoio: CNPq

Centro Universitário UNIVATES Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação PROPEX Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Apoio: CNPq Centro Universitário UNIVATES Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação PROPEX Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Apoio: CNPq 4ª série/ 5º ano IDENTIFICAÇÃO: Nome(s) do(a)(s) aluno(a)(s):

Leia mais

Exercício Extra 27. As três laranjas mágicas

Exercício Extra 27. As três laranjas mágicas Exercício Extra 27 Nome: Turma: LÍNGUA PORTUGUESA 3º ano do Ensino Fundamental Data: 12/09/2016 Data de devolução: 19/09/2016 As três laranjas mágicas Achando que já estava mais que na hora de seu filho

Leia mais

Exemplos adicionais: CERVEJA É BOM. A CERVEJA É BOA. ENTRADA É PROIBIDO. A ENTRADA É PROIBIDA.

Exemplos adicionais: CERVEJA É BOM. A CERVEJA É BOA. ENTRADA É PROIBIDO. A ENTRADA É PROIBIDA. Exemplos adicionais: CERVEJA É BOM. A CERVEJA É BOA. ENTRADA É PROIBIDO. A ENTRADA É PROIBIDA. 11) Haja vista. Ex.: Haja vista os resultados. (invariável) Obs.: Admitem-se também duas outras construções.

Leia mais

Programa de Educação Continuada (PEC)

Programa de Educação Continuada (PEC) Programa de Educação Continuada (PEC) Curso de Morfossintaxe Odette G.L.Altmann de Souza Campos* Construções que se alternam Ontem vimos Você sair Que você saiu Sua saída Você saindo É preciso Que você

Leia mais

Homônimos e Parônimos

Homônimos e Parônimos PORTUGUÊS aula Homônimos e Parônimos Homônimos e Parônimos Complete: Percebe-se que ele é um ator. (MAU x MAL) Levantei-me, começou o dia. (MAU x MAL) Os alimentos são guardados na. (DESPENSA x DISPENSA)

Leia mais

Português. Aula 05. Professor: Ulisses Coelho Blog:

Português. Aula 05. Professor: Ulisses Coelho   Blog: Português Aula 05 Professor: Ulisses Coelho Email: ulisses.1986@hotmail.com Blog: http://entre-palavras-e-acordes.webnode.com/ Pronomes Substantivos: Eu sou professor. Adjetivos: Minha prima chega hoje

Leia mais

Polissemia Homonímia Paronímia. Prof. Flaverlei A. Silva

Polissemia Homonímia Paronímia. Prof. Flaverlei A. Silva Polissemia Homonímia Paronímia Prof. Flaverlei A. Silva Semântica É a parte da gramática que estuda os aspectos relacionados ao sentido de palavras e enunciados. Alguns aspectos tratados pela semântica

Leia mais

Conselho Editorial: Capa: Diagramação: Copyright:

Conselho Editorial: Capa: Diagramação: Copyright: Rua Mato Grosso, 175 Pituba, CEP: 41830-151 Salvador Bahia Tel: (71) 3363-8617 / Fax: (71) 3363-5050 E-mail: fale@editorajuspodivm.com.br Conselho Editorial: Dirley da Cunha Jr., Leonardo de Medeiros Garcia,

Leia mais

3- Nas orações a seguir, substitua os adjuntos adnominais destacados por outros de sentido semelhantes.

3- Nas orações a seguir, substitua os adjuntos adnominais destacados por outros de sentido semelhantes. Nome: nº Professor (a): Ano: 8º Data: / /2014 Desconto Ortográfico: Sem limite para crescer BATERIA DE PORTUGUÊS I 1º trimestre 1- Identifique os adjuntos adnominais e indique os núcleos a que se referem.

Leia mais

Noções de Lógica. Proposições Frases para as quais se pode atribuir o valor verdadeiro ou falso. Exs: 1) Quatro vezes três é igual a 12.

Noções de Lógica. Proposições Frases para as quais se pode atribuir o valor verdadeiro ou falso. Exs: 1) Quatro vezes três é igual a 12. Noções de Lógica Proposições Frases para as quais se pode atribuir o valor verdadeiro ou falso. Exs: 1) Quatro vezes três é igual a 12. 2) Florianópolis é capital de SC. 3) O Brasil faz fronteira com a

Leia mais

Prof. Flaverlei A. Silva

Prof. Flaverlei A. Silva Prof. Flaverlei A. Silva Ortografia Ortografia vem do grego órthos = correta, e grafia = escrita. É a parte da gramática que trata da escrita correta das palavras. Dica: Não confie só na memória. Na dúvida

Leia mais

Questionário. Concurso Musa do Brasileirão Nome completo: Apelido: Cidade onde nasceu: Estado onde nasceu: Cidade onde mora atualmente:

Questionário. Concurso Musa do Brasileirão Nome completo: Apelido: Cidade onde nasceu: Estado onde nasceu: Cidade onde mora atualmente: Questionário Concurso Musa do Brasileirão 2010 Nome completo: Time do coração: Apelido: Idade: anos Signo: Cidade onde nasceu: Estado onde nasceu: Cidade onde mora atualmente: Estado onde mora atualmente:

Leia mais

Minha História de amor

Minha História de amor Minha História de amor Hoje eu vou falar um pouco sobre a minha história de amor! Bem, eu namoro à distância faz algum tempinho. E não é uma distância bobinha não, são 433 km, eu moro em Natal-Rn, e ela

Leia mais

Pronome é a palavra variável que substitui ou acompanha o substantivo.

Pronome é a palavra variável que substitui ou acompanha o substantivo. Pronome é a palavra variável que substitui ou acompanha o substantivo. PESSOAS GRAMATICAIS Numa situação comunicativa há sempre três elementos envolvidos, chamados pessoas do discurso ou pessoas gramaticais,

Leia mais

PEB II TODAS AS FUNÇÕES SME/BARUERI/SP Site: 1

PEB II TODAS AS FUNÇÕES SME/BARUERI/SP   Site:  1 PEB II TODAS AS FUNÇÕES SME/BARUERI/SP E-mail: vmsimulados@hotmail.com.br Site:www.VMSIMULADOS.COM.BR 1 Reservados todos os direitos. É proibida a publicação ou reprodução total ou parcial sob quaisquer

Leia mais

REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO FINAL ORAÇÃ0 SUBORDINADA SUBSTANTIVA

REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO FINAL ORAÇÃ0 SUBORDINADA SUBSTANTIVA REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO FINAL ORAÇÃ0 SUBORDINADA SUBSTANTIVA Oração Principal: não começa com conjunção. Oração Subordinada Substantiva: não tem sentido completo e começa com conjunção. CONJUNÇÕES: :

Leia mais

1. Marque a frase em que deve ser empregada a primeira das duas palavras que aparecem entre parênteses:

1. Marque a frase em que deve ser empregada a primeira das duas palavras que aparecem entre parênteses: 1. Marque a frase em que deve ser empregada a primeira das duas palavras que aparecem entre parênteses: a) Essas hipóteses das circunstâncias (emergem - imergem) ; b) Nunca o encontro na em que trabalha

Leia mais

Hospital do Barreiro, em BH, passa a funcionar com 20% da

Hospital do Barreiro, em BH, passa a funcionar com 20% da 1 de 11 22/11/2016 15:24 g1 globoesporte gshow famosos & etc vídeos ASSINE JÁ CENTRAL E-MAIL ENTRAR MENU G1 Minas Gerais MENU G1 Minas Gerais 22/11/2016 14h38 - Atualizado em 22/11/2016 14h38 Hospital

Leia mais

EXERCÍCOS DE FIXAÇÃO

EXERCÍCOS DE FIXAÇÃO EXERCÍCOS DE FIXAÇÃO PROFESSORA ANA PIMENTEL 1) Dê a Função Sintática do Pronome Relativo (sujeito, predicativo do sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, agente da passiva e adjunto

Leia mais

ESTUDO DO ADVÉRBIO. Profª. Fernanda Machado

ESTUDO DO ADVÉRBIO. Profª. Fernanda Machado ESTUDO DO ADVÉRBIO Profª. Fernanda Machado Em língua portuguesa há 3 categorias gramaticais invariáveis: ADVÉRBIO PREPOSIÇÃO INTERJEIÇÃO CONJUNÇÃO 1. Advérbio DEFINIÇÃO: Advérbio é a palavra invariável

Leia mais

Funções sintáticas. Porto Editora

Funções sintáticas. Porto Editora Funções sintáticas Funções sintáticas 1. Funções sintáticas ao nível da frase 2. Funções sintáticas internas ao grupo verbal Quais são as funções sintáticas ao nível da frase? Sujeito Predicado Vocativo

Leia mais