MODOS VERBAIS indicativo subjuntivo imperativo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MODOS VERBAIS indicativo subjuntivo imperativo"

Transcrição

1 VERBOS

2 MODOS VERBAIS Três são os modos: indicativo, subjuntivo e imperativo. Normalmente, o indicativo exprime certeza e é o modo típico das orações coordenadas e principais; o subjuntivo exprime incerteza, dúvida, possibilidade, algo hipotético e é mais comum nas subordinadas; por fim, o imperativo exprime ordem, solicitação, súplica.

3 Há construções que permitem tanto um modo como outro, algo que dependerá do comprometimento do usuário e suas intenções - Só deixe entrar os que têm a roupa adequada. (indicativo: há certeza do fato, trabalha-se o fato de forma convicta, direta) Só deixe entrar os que tenham a roupa adequada. (subjuntivo: projeta-se a possibilidade, trabalha-se o hipotético, não há certeza).

4 TEMPOS Presente do indicativo Emprega-se o presente do indicativo para: a) expressar simultaneidade ao momento da fala: Agora falo eu! Estou bem.

5 b) indicar ação habitual: A Terra gira em torno do sol. Eles estudam todos os dias. c) mostrar algo permanente (como uma verdade absoluta): provérbios: Deus ajuda quem cedo madruga. definições: O homem é um ser racional.

6 d) narrar com mais atualidade (cria-se uma proximidade com o momento do fato, dando mais realismo e vivacidade; também é chamado de presente histórico): Com a ditadura, o Brasil passa por um longo período de silêncio. Em 1980, explosão em usina nuclear gera várias manifestações. e) substituir o futuro do presente do indicativo: Você volta aqui amanhã? (=Você voltará aqui amanhã?)

7 f) substituir o imperativo (atenuando a ordem): Você pega o livro. (= Pegue o livro) g) substituir o pretérito imperfeito do subjuntivo (mais usado informalmente): Se ele não vem até aqui, seria pior para todos. (= Se ele não viesse) h) substituir o futuro do subjuntivo (expressa certeza, convicção da ocorrência): Se ele não vem até aqui, não pago. (= Se ele não vier até aqui)

8 Pretérito imperfeito do indicativo Emprega-se o pretérito imperfeito do indicativo para: a) expressar algo em processo, em desenvolvimento: Eu almoçava quando ele nos chamou. b) indicar continuidade ou fato habitual, constante, freqüente: Eu morava nesta região. c) indicar ação planejada que não se realizou: Pretendíamos comprar um jornal, mas a chuva atrapalhou.

9 d) substituir o presente do indicativo (denota cortesia ou polidez): Queria só uma coisa. (= Quero só uma coisa) e) substituir o futuro do pretérito do indicativo (mais usado informalmente): Se ele viesse, agora tudo estava certo. (= agora tudo estaria certo)

10 Pretérito perfeito do indicativo simples Emprega-se o pretérito perfeito do indicativo simples para: a) expressar algo já realizado, concluído, terminado: Em 1970, a seleção brasileira ganhou o principal campeonato de futebol.

11 Pretérito perfeito do indicativo composto Formado com o auxiliar ter (no presente do indicativo) mais o particípio do principal, emprega-se o pretérito perfeito do indicativo composto para: a) exprimir repetição: Os jogadores têm errado muito. b) indicar algo que se desenvolve até o momento da fala: Temos superado os obstáculos.

12 Pretérito mais-que-perfeito do indicativo simples Emprega-se o pretérito mais-que-perfeito do indicativo simples para: a) expressar fato concluído que aconteceu antes de outro fato (ambos ocorridos no passado): O avião partira quando ele enfim chegou. Assim que ele se retirara da sala, a mulher tentou uma nova fuga.

13 b) substituir o pretérito imperfeito do subjuntivo (mais comum no uso literário): Amou como se fora pela última vez. (= Amou como se fosse pela última vez) Colhera os frutos de seus atos. (= Colheu os frutos de seus atos) c) formar certas frases exclamativas: Quem me dera! Tomara!

14 Pretérito mais-que-perfeito do indicativo composto Formado com os auxiliares ter ou haver (no pretérito imperfeito do indicativo) mais o particípio do principal, emprega-se o pretérito mais-que-perfeito do indicativocomposto com valor equivalente à sua forma simples: Antes de fazer a correção, ele tinha realizado ampla análise do problema. (= Antes de fazer a correção, realizara ampla análise do problema)

15 Futuro do presente do indicativo simples Emprega-se o futuro do presente do indicativo simples para: a) expressar fato posterior ao momento em que se fala: No final do trabalho, acertaremos o pagamento. b) indicar correlação com o futuro do subjuntivo: Se ele fizer isso, ficarei feliz. Quando eles se exercitarem, viverão melhor.

16 c) exprimir dúvida, incerteza: Será possível o Brasil melhorar? d) formar certas expressões idiomáticas: Mas será o Benedito? e) indicar ordem ou pedido (valor próximo ao imperativo): Não matarás nem roubarás.

17 Futuro do presente do indicativo composto Formado com os auxiliares ter ou haver (conjugados no futuro do presente do indicativo simples) mais o particípio do principal, emprega-se o futuro do presente do Indicativo composto para: a) exprimir fato ocorrido antes de outro (ambos no futuro): Eles já terão saído quando vocês chegarem. b) indicar a hipótese de algo já ter acontecido: Já terão chegado?

18 Futuro do pretérito do indicativo simples Emprega-se o futuro do pretérito do indicativo simples para: a) exprimir dúvida, incerteza: Naquele dia, havia umas dez pessoas com ele. b) indicar correlação com o pretérito imperfeito do subjuntivo: Se ele fizesse isso, ficaria feliz.

19 c) fazer um pedido, indicar um desejo de uma forma polida: Vocês fariam um favor para nós? d) indicar fato futuro que se relaciona a um momento no passado (muitas vezes expressa uma quebra de expectativa, algo frustrado, ainda não realizado): Ele disse que viria e prometeu que me pagaria. e) expressar indignação ou surpresa em orações exclamativas ou interrogativas: Você faria isso de novo?

20 Futuro do pretérito do indicativo composto Formado com os auxiliares ter ou haver (conjugados no futuro do pretérito do indicativo simples) mais o particípio do principal, emprega-se o futuro do pretérito do indicativo composto para: a) indicar fato passado que aconteceria mediante condição: Se você realmente estudasse a lição, teria alcançado a aprovação.

21 b) expressar dúvida em relação ao passado: Teria tido ele uma idéia melhor? c) exprimir hipótese, algo que deveria ter acontecido (correlaciona-se com o pretérito mais-que-perfeito do subjuntivo): Se ele tivesse feito isso, teríamos ficado mais felizes.

22 Presente do subjuntivo Emprega-se o presente do subjuntivo para: a) expressar hipótese, algo relacionado ao desejo, à suposição, à dúvida: Peço que na hora você não esqueça as minhas recomendações. b) criar orações optativas (aquelas que exprimem desejo): Deus lhe pague! Os céus te protejam!

23 c) compor oração subordinada quando o verbo da oração principal estiver no: presente do indicativo: Convém que ele faça um seguro. imperativo: Pague ao homem para que ele se cale. futuro do presente do indicativo: Virá para que eu a conheça.

24 Pretérito imperfeito do subjuntivo Emprega-se o pretérito imperfeito do subjuntivo para: a) compor oração subordinada quando o verbo da oração principal estiver no: pretérito imperfeito do indicativo: Era nosso desejo que eles pernoitassem aqui. pretérito perfeito do indicativo: Pedi que eles mandassem notícias. futuro do pretérito do indicativo: Gostaria que ela viesse até nossa casa.

25 Pretérito perfeito do subjuntivo Formado com os auxiliares ter ou haver (no presente do subjuntivo) mais o particípiodo principal, usa-se o pretérito perfeito do subjuntivo para: a) exprimir fato anterior e supostamente concluído no momento da fala: Creio que ela já tenha trazido o livro. b) exprimir fato no futuro e já terminado em relação a outro também no futuro: Quando vocês chegarem, acredito que eles já tenham resolvido o problema.

26 Pretérito mais-que-perfeito do subjuntivo Formado com os auxiliares ter ou haver (conjugados no pretérito imperfeito do subjuntivo) mais o particípio do principal, emprega-se opretérito mais-que-perfeito do subjuntivo para: a) expressar fato anterior a outro, ambos no passado: Pensei que você tivesse trazido tudo.

27 Futuro do subjuntivo simples Emprega-se o futuro do subjuntivo simples para: a) expressar fato que talvez aconteça (relaciona-se ao verbo da oração principal, que deve estar no presente ou no futuro do presente, ambos do indicativo): Quando você trouxer o dinheiro, a dívida será esquecida. Só receberá a senha quem estiver no local.

28 Futuro do subjuntivo composto Formado com os auxiliares ter ou haver (no futuro do subjuntivo simples) mais o particípio do principal, usa-se o futuro do subjuntivo composto para: a) expressar fato terminado antes de outro (ambos no futuro): Só partiremos depois que ela tiver chegado com os presentes. Sairemos daqui se eles tiverem trazido um mapa.

29 Imperativo Emprega-se o imperativo (afirmativo e negativo) para: a) exprimir ordem, solicitação, convite, conselho: Saia daqui imediatamente! Abra a janela, por favor. Quando ele chegar, fique quieta, não abra a boca!

Futuro do presente a) expressar fato posterior ao momento em que se fala: No final do trabalho, acertaremos o pagamento.

Futuro do presente a) expressar fato posterior ao momento em que se fala: No final do trabalho, acertaremos o pagamento. Futuro do presente a) expressar fato posterior ao momento em que se fala: No final do trabalho, acertaremos o pagamento. b) indicar correlação com o futuro do subjuntivo: Se ele fizer isso, ficarei feliz.

Leia mais

Categorias morfossintáticas do verbo

Categorias morfossintáticas do verbo Categorias morfossintáticas do verbo A- Tempo O tempo identifica o momento em que se realiza a ação. Presente: situa a ação no momento da enunciação. Pretérito: situa a ação num momento anterior ao da

Leia mais

Português. Tempos e Modos Verbais Verbos. Professor Carlos Zambeli.

Português. Tempos e Modos Verbais Verbos. Professor Carlos Zambeli. Português Tempos e Modos Verbais Verbos Professor Carlos Zambeli www.acasadoconcurseiro.com.br Português TEMPOS E MODOS VERBAIS VERBOS Tempos verbais do Indicativo 1. Presente é empregado para expressar

Leia mais

Tempos e modos verbais

Tempos e modos verbais Tempos e modos verbais Modo verbal é a forma como a ação é expressa: Indicativo: é o modo que dá uma indicação sobre o momento em que se desenvolve a ação. Ele permite situar o processo no tempo. Subjuntivo:

Leia mais

MODO PROFª MARIA CECÍLIA

MODO PROFª MARIA CECÍLIA MODO PROFª MARIA CECÍLIA Os modos verbais indicam a atitude de quem está falando diante dos fatos declarados: Indicativo certeza. Subjuntivo dúvida, desejo, hipótese. Imperativo ordem, pedido. O modo imperativo

Leia mais

VERBO. Flávia Andrade

VERBO. Flávia Andrade VERBO Flávia Andrade DEFINIÇÃO Verbo é a palavra que exprime ação, estado, mudança de estado, fenômeno natural e outros processos, flexionando-se em pessoa, número, modo, tempo e voz. a. Ação: andar, causou,

Leia mais

Desinência: são os elementos mórficos que se juntam ao radical para indicar a flexão do tempo, modo, número e pessoa.

Desinência: são os elementos mórficos que se juntam ao radical para indicar a flexão do tempo, modo, número e pessoa. AULA 04 GRAMÁTICA VERBO O verbo indica: Ação: Beijaram-se ininterruptamente. Estado (verbo de ligação): Estou livre Fenômenos naturais: Nevou durante três dias Ocorrências: Aconteceram acidentes no sábado.

Leia mais

a) Qual das formas verbais destacadas nas frases transmite a ideia de uma ação completamente concluída?

a) Qual das formas verbais destacadas nas frases transmite a ideia de uma ação completamente concluída? VERBO CONTINUAÇÃO III FLEXÃO DE TEMPO TEMPOS VERBAIS A) Modo Indicativo Leia esta piada: Chovia há três dias sem parar e o campo de futebol estava completamente inundado. Era domingo e sem futebol o pessoal

Leia mais

PRESENTE DO INDICATIVO:

PRESENTE DO INDICATIVO: PRESENTE DO INDICATIVO: - Fatos atuais, indica ações e estados permanentes, ação habitual. Estou no Casd agora. Ali é onde almoço sempre. Marcador temporal igual ao Tempo verbal = SENTIDO LITERAL DO TEMPO

Leia mais

Verbos Parte I. Apostila 4, Capítulo 12 Unidades 45 a 47 (pág. 343 a 354)

Verbos Parte I. Apostila 4, Capítulo 12 Unidades 45 a 47 (pág. 343 a 354) Verbos Parte I Apostila 4, Capítulo 12 Unidades 45 a 47 (pág. 343 a 354) Professora Simone 2 Verbo É uma palavra de forma variável, que exprime ação, estado ou fenômeno, indicando ainda, de acordo com

Leia mais

Verbo é a palavra variável que:

Verbo é a palavra variável que: 1ª. PARTE pode vir precedida pelos pronomes pessoais retos: eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles, elas, que representam as pessoas gramaticais ou pessoas verbais. Verbo é a palavra variável que: muda as terminações

Leia mais

Conjugações verbais. Terceira conjugação pertencem a esta conjugação os verbos com infinitivo terminado em ir (V.T. -i): fugir, cair, dormir, etc.

Conjugações verbais. Terceira conjugação pertencem a esta conjugação os verbos com infinitivo terminado em ir (V.T. -i): fugir, cair, dormir, etc. Conjugações verbais Os verbos estão agrupados, de acordo com a vogal temática, em três conjugações: Primeira conjugação pertencem a esta conjugação os verbos com infinitivo terminado em ar (V.T. -a): desviar,

Leia mais

Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros

Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros Modo: indicativo O modo indicativo expressa um fato de maneira definida, real, no presente, passado ou futuro, na frase afirmativa, negativa ou interrogativa. Presente Presente Passado (=Pretérito) Pretérito

Leia mais

M O D O S V E R B A I S I N D I C A T I V O / S U B J U N T I V O / I M P E R A T I V O

M O D O S V E R B A I S I N D I C A T I V O / S U B J U N T I V O / I M P E R A T I V O Centro Educacional MENINO JESUS Aluno (a): Data: / / Professor (a): Disciplina: L. Portuguesa 6ª série / 7º ano: M O D O S V E R B A I S I N D I C A T I V O / S U B J U N T I V O / I M P E R A T I V O

Leia mais

11.º ano. Maria Serafina Roque

11.º ano. Maria Serafina Roque 11.º ano Maria Serafina Roque O aspeto é uma categoria gramatical que nos dá informação acerca do início, do curso e do fim da ação expressa pelo verbo. A categoria aspeto, apesar de se relacionar com

Leia mais

Curso FIC Espanhol Básico I, II, III e IV

Curso FIC Espanhol Básico I, II, III e IV Curso FIC Espanhol Básico I, II, III e IV Descrição do Curso O Curso tem como objetivo o desenvolvimento de habilidades básicas de compreensão, conversação, leitura e escrita da língua espanhola, com o

Leia mais

10.º ano Maria Serafina Roque

10.º ano Maria Serafina Roque 10.º ano 2011-2012 Maria Serafina Roque As palavras e a linguagem têm um enorme poder nas nossas vidas, uma vez que, quando comunicamos, interagimos com os outros. Na maior parte das situações comunicativas,

Leia mais

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADVERBIAIS

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADVERBIAIS LINGUAGENS GRAMÁTTICA: PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADVERBIAIS PROF.º PAULO SCARDUA APOSTILA 3: CAPÍTULO 11 DEFINIÇÃO Uma oração subordinada adverbial é aquela que exerce a função de adjunto

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade III Trabalho - A trajetória humana, suas produções e manifestações. 2 CONTEÚDOS

Leia mais

Prof. Eloy Gustavo. Derivação Verbal

Prof. Eloy Gustavo. Derivação Verbal Prof. Eloy Gustavo Derivação Verbal Derivação Verbal: Sabendo-se conjugar um verbo numa das formas primitivas, consegue-se obter também as que lhe são derivadas. Abaixo aparecem as três formas primitivas

Leia mais

Pronomes Relativos. Gramatica Morfologia

Pronomes Relativos. Gramatica Morfologia Pronomes Relativos Gramatica Morfologia Definição São pronomes relativos aqueles que representam nomes já mencionados anteriormente e com os quais se relacionam. Introduzem as orações subordinadas adjetivas.

Leia mais

Os alunos fizeram uma visita ao zoológico, onde puderam observar várias espécies de animais.

Os alunos fizeram uma visita ao zoológico, onde puderam observar várias espécies de animais. Uso do onde e aonde O advérbio é uma classe de palavras cuja função gramatical é acompanhar e modificar um verbo, exprimindo a circunstância da ação verbal, por isso o nome ad-vérbio, ou seja, a palavra

Leia mais

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA Pretérito Mais-que-perfeito do Indicativo AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA LÍNGUA PORTUGUESA Pretérito Mais-que-perfeito do Indicativo PROF. JOÃO BOLOGNESI 1 Pretérito Mais-que-perfeito

Leia mais

Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros

Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros s de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil Sugestão: estes exercícios devem ser feitos depois de estudar a Unidade 20 por completo

Leia mais

QUESTÃO SOBRE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

QUESTÃO SOBRE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO COMENTÁRIOS À PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA E À QUESTÃO 38 DO CONCURSO PARA ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS CERTAME REALIZADO NO DIA 21 DE JUNHO DE 2015 QUESTÃO

Leia mais

OFICINA GRAMATICAL: FUTURO DO CONJUNTIVO DE VERBOS IRREGULARES E MODO VERBAL EM ORAÇÕES CONDICIONAIS

OFICINA GRAMATICAL: FUTURO DO CONJUNTIVO DE VERBOS IRREGULARES E MODO VERBAL EM ORAÇÕES CONDICIONAIS OFICINA GRAMATICAL: FUTURO DO CONJUNTIVO DE VERBOS IRREGULARES E MODO VERBAL EM ORAÇÕES CONDICIONAIS Víctor Mércia Justino (2015) GUIÃO DE CORRECÇÃO SEQUÊNCIA DIDÁCTICA I: FUTURO DO CONJUNTIVO DE VERBOS

Leia mais

VERB VER O É A É A PAL PA AVR VR A VAR VA I R ÁVEL EM PESSOA, TEMPO, N Ú N MER MER E MODO D, Q UE EXPRI EXPR ME U ME M PRO PR CESSO UA U L A QUER

VERB VER O É A É A PAL PA AVR VR A VAR VA I R ÁVEL EM PESSOA, TEMPO, N Ú N MER MER E MODO D, Q UE EXPRI EXPR ME U ME M PRO PR CESSO UA U L A QUER VERBO É A PALAVRA VARIÁVEL EM PESSOA, TEMPO, NÚMERO E MODO, QUE EXPRIME UM PROCESSO QUALQUER, SITUADO NO TEMPO Verbo é a palavra que indica AÇÃO, praticada ou sofrida pelo sujeito; FATO de que o sujeito

Leia mais

Unidade II Cultura: a pluralidade na expressão humana Aula 18.2 Conteúdos:

Unidade II Cultura: a pluralidade na expressão humana Aula 18.2 Conteúdos: 2 Unidade II Cultura: a pluralidade na expressão humana Aula 18.2 Conteúdos: Modos Verbais; O conceito de Flexão Verbal. 3 Habilidades: Observar os usos dos modos verbais; Compreender o conceito de flexão

Leia mais

Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil

Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil Sugestão: estes exercícios devem ser feitos depois de estudar a Unidade 4 por completo do livrotexto Muito Prazer Unidade 4 I Verbos regulares no futuro do presente simples indicativo Estar Ser Ir Eu estarei

Leia mais

Resoluções de Exercícios

Resoluções de Exercícios Resoluções de Exercícios 01 Compreensão da Ideia Central do Texto; o Estudo do Verbo: Conceito, Conjugação e Estrutura 01 1 a conjugação preciso, ficar, aguarde, treinar etc. 2 a conjugação deve, ser,

Leia mais

Aula 13.1 Conteúdos: Discurso direto e discurso indireto LÍNGUA PORTUGUESA FORTALECENDO SABERES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES

Aula 13.1 Conteúdos: Discurso direto e discurso indireto LÍNGUA PORTUGUESA FORTALECENDO SABERES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Aula 13.1 Conteúdos: Discurso direto e discurso indireto 3 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Habilidades: Distinguir

Leia mais

REVISÃO DE ANÁLISE SINTÁTICA Período composto

REVISÃO DE ANÁLISE SINTÁTICA Período composto REVISÃO DE ANÁLISE SINTÁTICA Período composto Professora Melina 9º. Ano Relembrando... ORAÇÃO Enunciado organizado em torno de um verbo. Você abre a janela. PERÍODO SIMPLES frase formada por uma só oração.

Leia mais

1º parágrafo: A segunda letra é diacrítica (exceto em "sc, sç, xc, xs"), isto é, existe apenas...

1º parágrafo: A segunda letra é diacrítica (exceto em sc, sç, xc, xs), isto é, existe apenas... Abaixo se encontram pequenas alterações para o livro A Gramática para Concursos Públicos, estas modificações serão devidamente inseridas no material impresso, quando de uma nova reimpressão Página 5: 1º

Leia mais

ATENÇÃO! Material retirado da Internet, que eu considero de fonte segura e confiável. Os endereços estão no fim de cada assunto.

ATENÇÃO! Material retirado da Internet, que eu considero de fonte segura e confiável. Os endereços estão no fim de cada assunto. ATENÇÃO! Material retirado da Internet, que eu considero de fonte segura e confiável. Os endereços estão no fim de cada assunto. Conjunção As conjunções são vocábulos de função estritamente gramatical

Leia mais

Aula: 42 Tema: Ciências: o homem na construção do conhecimento

Aula: 42 Tema: Ciências: o homem na construção do conhecimento CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA I APRENDER 1 Aula: 42 Tema: Ciências: o homem na construção do conhecimento CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DINÂMICA LOCAL

Leia mais

A criança foi ajudada pelo pai. O pai ajudou a criança.

A criança foi ajudada pelo pai. O pai ajudou a criança. VOZES DO VERBO Os verbos podem se encontrar na voz ativa, na voz passiva ou na voz reflexiva. A distinção destas vozes se dará basicamente através da observação do comportamento do sujeito. A criança foi

Leia mais

Verbo DO como principal e auxiliar!

Verbo DO como principal e auxiliar! Verbo DO como principal e auxiliar! Bom pessoal, já aprendemos a estrutura do verbo to be agora vamos aprender tudo sobre o DO. Vamos ver também sobre o verbo MAKE, afinal ambos tem o mesmo significado

Leia mais

Nome: N.º: endereço: data: Telefone: E-mail: PARA QUEM CURSARÁ A 1 ạ SÉRIE DO ENSINO MÉDIO EM 2012. Disciplina: PoRTUGUÊs

Nome: N.º: endereço: data: Telefone: E-mail: PARA QUEM CURSARÁ A 1 ạ SÉRIE DO ENSINO MÉDIO EM 2012. Disciplina: PoRTUGUÊs Nome: N.º: endereço: data: Telefone: E-mail: Colégio PARA QUEM CURSARÁ A 1 ạ SÉRIE DO ENSINO MÉDIO EM 2012 Disciplina: PoRTUGUÊs Prova: desafio nota: Leia o microconto abaixo para responder às questões

Leia mais

Sujeito. Estudo do sujeito. Como identificar o sujeito? 29/12/ É o elemento a respeito de quem se diz alguma coisa.

Sujeito. Estudo do sujeito. Como identificar o sujeito? 29/12/ É o elemento a respeito de quem se diz alguma coisa. Eu Palavra Cantada Estudo do Professor Jailton Gêiser Fountain Sujeito - É o elemento a respeito de quem se diz alguma coisa. - É o termo da oração sobre o qual incide a informação prestada pelo. Como

Leia mais

Regra geral de concordância verbal

Regra geral de concordância verbal Regra geral de concordância verbal O verbo concorda em número e pessoa com o seu sujeito. Há, entretanto, uma série de regras e exceções relativas a casos de concordância verbal, que devem ser examinadas

Leia mais

Mapa Mental de Português Uso da Vírgula Pontuação

Mapa Mental de Português Uso da Vírgula Pontuação Mapa Mental de Português Uso da Vírgula Mapa Mental de Português Uso da Vírgula Pontuação É utilizada para auxiliar a leitura e compreensão de discursos escritos, marcando três tipos de pausas, que são

Leia mais

Quero que vocês falem português! Falem comigo! O Presente do Subjuntivo no português

Quero que vocês falem português! Falem comigo! O Presente do Subjuntivo no português Quero que vocês falem português! Falem comigo! O Presente do Subjuntivo no português A Conjugação A origem: Eu - Presente do Indicativo ex. Falo, posso Retirar a terminação -o: Ex. Fal-, poss- Adicionar

Leia mais

Prof. José Antônio Sansevero Martins

Prof. José Antônio Sansevero Martins Prof. José Antônio Sansevero Martins Pretérito perfeito do indicativo 1ª Conjugação (Estudar) 2ª Conjugação (Vender) 3ª Conjugação (Partir) Eu Tu Ele Nós Vós Eles estudei estudaste estudou estudamos estudastes

Leia mais

O verbo O que você se lembra dessa classe gramatical? Observe estes itens: Estrutura Flexões Tempos verbais Formas nominais

O verbo O que você se lembra dessa classe gramatical? Observe estes itens: Estrutura Flexões Tempos verbais Formas nominais O verbo O que você se lembra dessa classe gramatical? Observe estes itens: Estrutura Flexões Tempos verbais Formas nominais VERBO varia em pessoa número modo tempo voz Radical Tema Estrutura do verbo Vogal

Leia mais

FICHA DE PORTUGUÊS - REVISÃO

FICHA DE PORTUGUÊS - REVISÃO Albânia Nogueira 7º TEXTO I FICHA DE PORTUGUÊS - REVISÃO Leia o poema a seguir, de Mário Quintana, e responda às questões de 1 a 4. Ritmo Na porta a varredeira varre o cisco varre o cisco varre o cisco

Leia mais

Centro Your logo Educacional Adventista do Gama. Verbos. Professora Eliene Lacerda

Centro Your logo Educacional Adventista do Gama. Verbos. Professora Eliene Lacerda Centro Your logo Educacional Adventista do Gama Verbos Professora Eliene Lacerda Significação Quanto ao significado, o verbo é uma palavra que comunica: 1. Uma ação: Cláudio plantou uma árvore. 2. Um estado:

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves COLOCAÇÃO PRONOMINAL Em relação ao verbo os pronomes oblíquos átonos (me, nos, te, vos, o, a, os, as, lhe, lhes, se) podem aparecer em três posições distintas: Antes do verbo PRÓCLISE; No meio do verbo

Leia mais

Verbos. Professora Fátima.

Verbos. Professora Fátima. Verbos Professora Fátima. VERBO É uma palavra que indica uma ação, estado ou fenômeno, situando-os no tempo. Podemos flexioná-lo em número, pessoa, tempo, modo e forma nominal. NÚMERO Há duas flexões:

Leia mais

Classes de Palavras (Morfologia) Flexão Nominal e Verbal. Prof Carlos Zambeli

Classes de Palavras (Morfologia) Flexão Nominal e Verbal. Prof Carlos Zambeli Classes de Palavras (Morfologia) Flexão Nominal e Verbal Prof Carlos Zambeli A morfologia está agrupada em dez classes, denominadas classes de palavras ou classes gramaticais. São elas: Substantivo, Artigo,

Leia mais

Conjunções Subordinativas

Conjunções Subordinativas Conjunções Subordinativas Conjunções Subordinativas São aquelas que ligam duas orações, sendo uma delas dependente da outra. A oração dependente, introduzida pelas conjunções subordinativas, recebe o nome

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua Portuguesa Desafio de Língua Portuguesa 5 ano EF 1D 2015 1/ 6 CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 1 o DESAFIO CENM - 2015 Língua Portuguesa Direção: Ano : 5 Ef 1. Do depoimento a seguir, foram retirados

Leia mais

ATENÇÃO! Material retirado da Internet, que eu considero de fonte segura e confiável. Os endereços estão no fim de cada assunto. INTRODUÇÃO À SINTAXE Frase Frase é todo enunciado de sentido completo, podendo

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA com DUDA NOGUEIRA Comentários da prova BANCO do BRASIL Aplicada 15/03/2015

LÍNGUA PORTUGUESA com DUDA NOGUEIRA Comentários da prova BANCO do BRASIL Aplicada 15/03/2015 1 PROVA Escriturário BANCO DO BRASIL - aplicada 15/03/2015 LÍNGUA PORTUGUESA Alunos nossos, como foi comentado no curso SÓ BB (http://www.sobb.com.br/), a prova foi muito tranquila e não há possibilidade

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA COESÃO SEQUENCIAL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA COESÃO SEQUENCIAL COESÃO SEQUENCIAL As informações contidas no texto jurídico devem progredir em cada parágrafo, fazendo com que o texto caminhe para frente. 1. Conceito de coesão sequencial A coesão sequencial são elementos

Leia mais

CLASSES GRAMATICAIS. Parte 2. Professora Idilvânia

CLASSES GRAMATICAIS. Parte 2. Professora Idilvânia CLASSES GRAMATICAIS Parte 2 Professora Idilvânia 1 Existem 10 Classes Gramaticais Artigo Substantivo Adjetivo Advérbio Preposição Pronomes Verbo Conjunção Numeral Interjeição 2 PRONOME São estruturas que

Leia mais

O EMPREGADO QUE NÀO QUIS PERDOAR Lição Objetivos: Ensinar que precisamos perdoar aos outros que pecam contra nós.

O EMPREGADO QUE NÀO QUIS PERDOAR Lição Objetivos: Ensinar que precisamos perdoar aos outros que pecam contra nós. O EMPREGADO QUE NÀO QUIS PERDOAR Lição 32 1 1. Objetivos: Ensinar que precisamos perdoar aos outros que pecam contra nós. 2. Lição Bíblica: Mateus 18.21-35 (Leitura bíblica para o professor e base bíblica

Leia mais

c) Nas datações, para separar o nome do lugar. Ex.: Rio de Janeiro, 22 de agosto de 2005.

c) Nas datações, para separar o nome do lugar. Ex.: Rio de Janeiro, 22 de agosto de 2005. c) Nas datações, para separar o nome do lugar. Ex.: Rio de Janeiro, 22 de agosto de 2005. d) Com certas orações reduzidas de gerúndio que se leem com pausa. Ex.: Chegou tarde naquela noite, deixando a

Leia mais

Exercícios complementares para R.O de Gramática

Exercícios complementares para R.O de Gramática Exercícios complementares para R.O de Gramática 1.Complete com eu ou mim : - eles chegaram antes de. - há algum trabalho para fazer? - há algum trabalho para? - ele pediu para elaborar alguns exercícios;

Leia mais

Planificação anual Ano letivo: 2016/2017

Planificação anual Ano letivo: 2016/2017 Módulo 1 Número total de aulas previstas: 44 Competências Compreensão oral: Compreender globalmente intervenções sobre temas relacionados com a escola, os seus interesses, as atividades e relações quotidianas,

Leia mais

Verbo. Verbo. - é o elemento fundamental da oração não há orações sem verbo (explícito ou subentendido) - exprime um processo ou uma situação

Verbo. Verbo. - é o elemento fundamental da oração não há orações sem verbo (explícito ou subentendido) - exprime um processo ou uma situação Verbo Verbo - é o elemento fundamental da oração não há orações sem verbo (explícito ou subentendido) - exprime um processo ou uma situação 1 Orações sem predicado (verbo) Há muitas frases que não têm

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DE PORTUGUÊS Básico II

PLANIFICAÇÃO DE PORTUGUÊS Básico II 1º Período PLANIFICAÇÃO DE PORTUGUÊS Básico II 5º Ano Ano Lectivo: 2010/2011 Estratégias. Nós e a Escola -Organização do material -Conhecer o Manual -Outros auxiliares de estudo -O uso do Dicionário -

Leia mais

Unidade 8 Meninos e meninas

Unidade 8 Meninos e meninas Sugestões de atividades Unidade 8 Meninos e meninas 7 PORTUGUÊS 1 Português 1. Observe a canção popular a seguir. Se essa rua Eu mandava Eu mandava ladrilhar Com pedrinhas Com pedrinhas de brilhante Só

Leia mais

Conteúdo: - Emprego do Eu e Mim, Onde e Aonde, Há e A. LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO E HABILIDADES APRENDER A APRENDER 1 FORTALECENDO SABERES

Conteúdo: - Emprego do Eu e Mim, Onde e Aonde, Há e A. LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO E HABILIDADES APRENDER A APRENDER 1 FORTALECENDO SABERES CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA APRENDER 1 Conteúdo: - Emprego do Eu e Mim, Onde e Aonde, Há e A. CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA APRENDER 1 Habilidades:

Leia mais

Lógica das Proposições

Lógica das Proposições Lógica das Proposições Transcrição - Podcast 1 Professor Carlos Mainardes Olá eu sou Carlos Mainardes do blog Matemática em Concursos, e esse material que estou disponibilizando trata de um assunto muito

Leia mais

Professor Jailton.

Professor Jailton. Professor Jailton www.professorjailton.com.br Pronomes Possessivos São aqueles que se referem às pessoas do discurso, indicando ideia de posse. número pessoa Pronomes possessivos singular (um possuidor)

Leia mais

PORTUGUÊS CIDA UNIDADE I I. PARTE. Pontuação Atividades: Micro: Prova: Total:

PORTUGUÊS CIDA UNIDADE I I. PARTE. Pontuação Atividades: Micro: Prova: Total: TIPO 2 PORTUGUÊS CIDA 7º UNIDADE I Orientações: Não será aceita a utilização de corretivo; não será permitido o empréstimo de material durante a avaliação; use somente caneta esferográfica azul ou preta;

Leia mais

PORTUGUÊS PARA CONSULTOR DO SENADO FEDERAL EXERCÍCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLÉSIA

PORTUGUÊS PARA CONSULTOR DO SENADO FEDERAL EXERCÍCIOS COMENTADOS PROFESSOR ALBERT IGLÉSIA Somente hoje (sábado) tive condições de aprontar esta aula. O motivo? Na quarta-feira à noite, a dengue me pegou. Chegou fraquinha, mas no dia seguinte ela se agravou e me deixou de cama. Na sexta de manhã,

Leia mais

Para casa: 1) Responder os exercícios do livro didático pp. 38 a 42 - formação do modo imperativo.

Para casa: 1) Responder os exercícios do livro didático pp. 38 a 42 - formação do modo imperativo. 1) Responder os exercícios do livro didático pp. 38 a 42 - formação do modo imperativo. Análise linguística formação do modo imperativo. Identificar e compreender a formação do modo imperativo do verbo.

Leia mais

Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas Escola EB 2,3 Poeta Bernardo Passos Ano letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL DE ESPANHOL - 7.

Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas Escola EB 2,3 Poeta Bernardo Passos Ano letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL DE ESPANHOL - 7. Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas Escola EB 2,3 Poeta Bernardo Passos Ano letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL DE ESPANHOL - 7.º Ano Professora: Élia Gonçalves COMPETÊNCIAS / OBJETIVOS Objetivos

Leia mais

Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos Português 4 º ano Ano letivo

Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos Português 4 º ano Ano letivo Escola Básica da Madalena Grelha de Conteúdos Português 4 º ano Ano letivo 2015 2016 1º PERIODO CONTEÚDOS COMPREENSÃO DO ORAL Vocabulário (sinónimos, antónimos, famílias de palavras, instruções, indicações)

Leia mais

MODULO NORMAS GRAMATICAIS DA LINGUA PORTUGUESA AULA 7: ELEGÂNCIA PALAVRAS E EXPRESSÕES QUE EXIGEM CUIDADO

MODULO NORMAS GRAMATICAIS DA LINGUA PORTUGUESA AULA 7: ELEGÂNCIA PALAVRAS E EXPRESSÕES QUE EXIGEM CUIDADO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOL DIRETORIA DE DESEMPENHO E DESENVOLVIMENTO COORDENADORIA DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROGRAMA DE GESTÃO EM SECRETARIADO

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA CAP. 7: COLOCAÇÃO PRONOMINAL PROF.º PAULO SCARDUA

LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA CAP. 7: COLOCAÇÃO PRONOMINAL PROF.º PAULO SCARDUA LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA CAP. 7: COLOCAÇÃO PRONOMINAL PROF.º PAULO SCARDUA INTRODUÇÃO Pronominais Dê-me um cigarro Diz a gramática Do professor e do aluno E do mulato sabido Mas o bom negro e o bom

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO LÍNGUA PORTUGUESA

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  LÍNGUA PORTUGUESA CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 3 o DESAFIO CENM - 2015 LÍNGUA PORTUGUESA 1. Explique o uso do pronome demonstrativo na tira abaixo. Direção: ANO : 5 EF Complete as frases usando adequadamente

Leia mais

Colégio FAAT - Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT - Ensino Fundamental e Médio Língua Portuguesa Texto com função informativa. Pronomes relativos. Adjunto adverbial. Artigo de opinião. Conjunção e locução conjuntiva. Concordância nominal. Colocação pronominal. Texto de divulgação

Leia mais

Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros

Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil Sugestão: estes exercícios devem ser feitos depois de estudar a Unidade 12 por

Leia mais

Advérbios. Os advérbios modificam o sentido de um verbo, de um adjectivo, de outro advérbio ou de uma oração inteira.

Advérbios. Os advérbios modificam o sentido de um verbo, de um adjectivo, de outro advérbio ou de uma oração inteira. Advérbios Os advérbios modificam o sentido de um verbo, de um adjectivo, de outro advérbio ou de uma oração inteira. Advérbios de tempo: quando? agora, ainda, amanhã, antes, antigamente, cedo, dantes,

Leia mais

Pronomes. Podem substituir ou acompanhar um nome ou substantivo. Ele esteve aqui ontem. Ele esteve aqui e criticou o seu projeto.

Pronomes. Podem substituir ou acompanhar um nome ou substantivo. Ele esteve aqui ontem. Ele esteve aqui e criticou o seu projeto. Pronomes Podem substituir ou acompanhar um nome ou substantivo. Ele esteve aqui ontem. Ele esteve aqui e criticou o seu projeto. Pessoais Possessivos Demonstrativos Relativos Indefinidos Interrogativos

Leia mais

Vestibular UFRGS 2016 Resolução da Prova de Língua Portuguesa

Vestibular UFRGS 2016 Resolução da Prova de Língua Portuguesa Vestibular UFRGS 2016 Resolução da Prova de Língua Portuguesa 1. Alternativa (A) às vésperas : locução adverbial cujo núcleo é palavra feminina tem crase obrigatória (substitua por, por exemplo, ao lado

Leia mais

Os vinhateiros. Referência Bíblica: Mateus

Os vinhateiros. Referência Bíblica: Mateus Os vinhateiros Referência Bíblica: Mateus 20. 1-16 Introdução: O que é de fato o Reino de Deus começa Jesus a explicar, circundado por muita gente que o escuta atentamente... Um senhor era dono de uma

Leia mais

Concordância e Regência Verbais

Concordância e Regência Verbais Concordância e Regência Verbais Enem 15 semanas 1. Para que se respeite a concordância verbal, será preciso corrigir a frase: a) Têm havido dúvidas sobre a capacidade do sistema de saúde cubano. b) Têm

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AVEIRO Escola EB 2º e 3º Ciclos João Afonso de Aveiro. Programação Anual 2011/ 2012

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AVEIRO Escola EB 2º e 3º Ciclos João Afonso de Aveiro. Programação Anual 2011/ 2012 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AVEIRO Escola EB 2º e 3º Ciclos João Afonso de Aveiro Programação Anual 2011/ 2012 Manual adotado: Club Prisma A2 da Editora Edinumen Espanhol LE II 8º Ano Competências específicas

Leia mais

sobre tudo o INFORMA de Canoas Igreja Batista Nº a 16 de Julho de 2016 dias de amor

sobre tudo o INFORMA de Canoas Igreja Batista Nº a 16 de Julho de 2016 dias de amor INFORMA sobre tudo o Amor Igreja Batista de Canoas Nº 891 10 a 16 de Julho de 2016 dias de amor dias de amor sobre tudo o Amor 1 Coríntios 14:1, Marcos 12:30,31, 1 Cor. 16:14 (NTLH) OS FUNDAMENTOS DO AMOR

Leia mais

CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 12/08/2016 DISCIPLINA PORTUGUÊS PROFESSOR RICARDO ERSE MONITOR LUCIANA FREITAS

CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 12/08/2016 DISCIPLINA PORTUGUÊS PROFESSOR RICARDO ERSE MONITOR LUCIANA FREITAS CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 12/08/2016 DISCIPLINA PORTUGUÊS PROFESSOR RICARDO ERSE MONITOR LUCIANA FREITAS AULA: 07 CONCORDÂNCIA Ementa Na aula de hoje serão abordados os seguintes

Leia mais

ESTRUTURA DAS SENTENÇAS AFIRMATIVAS PARA VERBOS REGULARES

ESTRUTURA DAS SENTENÇAS AFIRMATIVAS PARA VERBOS REGULARES O tempo verbal Simple Past corresponde ao Passado Simples em português. Nós o utilizamos para expressar hábitos passados ou para expressar ações que se iniciaram no passado e também foram finalizadas no

Leia mais

Guía del Curso Curso Intensivo Portugués A1-A2. Nivel Oficial Consejo Europeo

Guía del Curso Curso Intensivo Portugués A1-A2. Nivel Oficial Consejo Europeo Guía del Curso Curso Intensivo Portugués A1-A2. Nivel Oficial Consejo Europeo Modalidad de realización del curso: Número de Horas: Titulación: Online 100 Horas Diploma acreditativo con las horas del curso

Leia mais

Português. Aula: 09/12. Prof. Felipe Oberg. Visite o Portal dos Concursos Públicos

Português. Aula: 09/12. Prof. Felipe Oberg.  Visite o Portal dos Concursos Públicos Português Aula: 09/12 Prof. Felipe Oberg UMA PARCERIA Visite o Portal dos Concursos Públicos WWW.CURSOAPROVACAO.COM.BR Visite a loja virtual www.conquistadeconcurso.com.br MATERIAL DIDÁTICO EXCLUSIVO PARA

Leia mais

1. ARTIGO É uma palavra que determina outra classe de palavra chamada de substantivo. Divide-se em: - Artigo definido: o, a, os, as.

1. ARTIGO É uma palavra que determina outra classe de palavra chamada de substantivo. Divide-se em: - Artigo definido: o, a, os, as. CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 11/08/2016 DISCIPLINA PORTUGUÊS PROFESSOR RICARDO ERSE MONITOR LUCIANA FREITAS AULA: 06 CLASSES GRAMATICAIS Ementa Na aula de hoje serão abordados

Leia mais

Noções de Morfossintaxe

Noções de Morfossintaxe Noções de Morfossintaxe Orações Substantivas É introduzida pelas conjunções QUE ou SE Aprenda a analisar a oração principal Oração Completiva Nominal Há a orientação de que Há a esperança de que Há o estudo

Leia mais

http://www.brasilescola.com/gramatica/formacao-modo-imperativo.htm

http://www.brasilescola.com/gramatica/formacao-modo-imperativo.htm http://www.brasilescola.com/gramatica/formacao-modo-imperativo.htm * São muito comuns nos gêneros textuais, cuja finalidade é estimular o interlocutor a realizar certas ações ou orientá-lo quanto a procedimentos

Leia mais

Prof. Eloy Gustavo. Derivação Verbal

Prof. Eloy Gustavo. Derivação Verbal Prof. Eloy Gustavo Derivação Verbal Derivação Verbal: Sabendo-se conjugar um verbo numa das formas primitivas, consegue-se obter também as que lhe são derivadas. Abaixo aparecem as três formas primitivas

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO VERBAL

INTRODUÇÃO AO ESTUDO VERBAL INTRODUÇÃO AO ESTUDO VERBAL Prof. Dr. Antônio Jackson de Souza Brandão Verbo é a classe de palavra que possui a maior quantidade de flexões: tempo, modo, pessoa e número. Isso nos ajuda a identificá lo,

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 9 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª DINANCI SILVA PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS

LÍNGUA PORTUGUESA 9 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª DINANCI SILVA PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS LÍNGUA PORTUGUESA 9 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª DINANCI SILVA PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade II Cultura: a pluralidade na expressão humana. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula

Leia mais

Português 3º ano João J. Concordância Verbal

Português 3º ano João J. Concordância Verbal Português 3º ano João J. Concordância Verbal Concordância Verbal Concordância do verbo com o sujeito composto I. Quando o sujeito composto estiver posicionado antes do verbo, este ficará no plural. Ex.:

Leia mais

Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos

Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos UMA ABORDAGEM SOCIOLINGUÍSTICA DO MODO SUBJUNTIVO NA CIDADE DE CAMPO GRANDE MS Mario Marcio Godoy Ribas (UEMS) marcioribas@gmail.com Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros (UEMS) chaves.adri@hotmail.com

Leia mais

Emprego de palavras e expressões

Emprego de palavras e expressões Emprego de palavras e expressões Livro 01 Prof. Eugênio Torres Módulo 02 POR QUE POR QUÊ PORQUE PORQUÊ o Por que- Emprega-se quando equivale a por qual motivo ou a pelo qual. Usado também no início ou

Leia mais

Suelen e Sua História

Suelen e Sua História Suelen e Sua História Nasci em Mogi da Cruzes, no maternidade Santa Casa de Misericórdia no dia 23 de outubro de 1992 às 18 horas. Quando eu tinha 3 anos de idade fui adotada pela tia da minha irmã, foi

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª DINANCI SILVA PROF. MARIO PAIXÃO

LÍNGUA PORTUGUESA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª DINANCI SILVA PROF. MARIO PAIXÃO LÍNGUA PORTUGUESA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª DINANCI SILVA PROF. MARIO PAIXÃO CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade II Cultura: a pluralidade na expressão humana. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 11.1 Conteúdos

Leia mais

Alguns verbos problemáticos. Ser, estar e ficar

Alguns verbos problemáticos. Ser, estar e ficar Alguns verbos problemáticos Ser, estar e ficar 1 1. Ser / estar / ficar + adjectivo Ser exprime características e propriedades permanentes / inerentes de uma pessoa ou coisa. Rogério é brasileiro. A Maria

Leia mais

Dados pessoais. Nome. Apelido. Morada. Estado Civil

Dados pessoais. Nome. Apelido. Morada. Estado Civil Competências Gerais Competências gerais de comunicação: competência lexical, competência gramatical, competência sociolinguística, competência pragmática, competência discursiva, competência estratégica.

Leia mais

A EXPOSIÇÃO sobre um tema (género textual)

A EXPOSIÇÃO sobre um tema (género textual) A EXPOSIÇÃO sobre um tema (género textual) Português 10º ano Janeiro de 2016 Helena Borges Rosa Amaral ESM Marcas de género específicas: caráter demonstrativo, elucidação evidente do tema (fundamentação*

Leia mais