INTRODUÇÃO AO ESTUDO VERBAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INTRODUÇÃO AO ESTUDO VERBAL"

Transcrição

1 INTRODUÇÃO AO ESTUDO VERBAL Prof. Dr. Antônio Jackson de Souza Brandão Verbo é a classe de palavra que possui a maior quantidade de flexões: tempo, modo, pessoa e número. Isso nos ajuda a identificá lo, pois enquanto outras palavras não podem ser conjugadas, o verbo pode eu escrevo / eu escrevi ele escreve / ele escreveu Além disso, o verbo expressa ação, estado. E não só isso. Pode expressar o resultado de uma ação: "Cláudio comprou um livro". Uma sensação: "Ele se apavorou". Um sentimento: "Eu não o invejo"; e muitas outras ideias, sempre com a possibilidade de referir se a alguém ou a algo o sujeito e de situar se no tempo passado, presente e futuro. O verbo também é essencial para a ação. Não existe oração sem verbo e, às vezes, basta o verbo para que a oração esteja completa: Ganhei! Cheguei. Chove. Estrutura do verbo Uma forma verbal é constituída por radical, desinências, vogal temática. Radical ou lexema: onde se concentra o significado do verbo. Repete se em todas as formas, salvo nos verbos irregulares: Cantei, cantaste, cantou Desinências: indica o modo, o tempo, o número e a pessoa: Falássemos sse : desinência modo temporal (subjuntivo pretérito imperfeito)

2 -mos: desinência número pessoal (1ª pessoa do plural) Vogal temática: além de permitir a ligação do radical com as desinências, indica a que conjugação o verbo pertence: Falaste a 1ª conjugação (verbo falar); Vendeste e 2ª conjugação ( verbo vender); Partiste i 3ª conjugação (verbo partir). Tempo O tempo verbal indica o momento em que o processo verbal acontece: se é anterior, simultâneo ou posterior. Essas possibilidades são expressas pelo: Pretérito, que pode ser perfeito (ação iniciada e concretizada no passado), imperfeito (ação iniciada e não concretizada num dado momento) e mais que perfeito (ação iniciada e concretizada no passado anterior a outra também realizada e concretizada no passado); Presente é o momento, o agora, o átimo; é indivisível; Futuro, que pode ser do presente (ação certa) e do pretérito (ação provável dependente de outra). Além dessas ideias, podemos afirmar que os tempos verbais também podem estabelecer outras relações: Presente do indicativo, além de revelar simultaneidade, pode indicar: a) Um processo habitual: Eu ando de bicicleta pela manhã.

3 b) Um processo permanente: A água ferve a 100ºC. c) Futuro: Amanhã eu volto! d) Passado (o presente histórico): Os revolucionários chegam à Bastilha e a tomam. O presente do verbo estar + gerúndio pode transmitir simultaneidade: O que você está fazendo? Estou lendo. Imperfeito do indicativo, além de indicar uma ação iniciada e não concluída no passado, pode: a) ter valor de futuro do pretérito, sobretudo na linguagem coloquial. Se eu não fosse tímido, te dava um beijo! b) indicar uma ação passada habitual ou repetitiva: Ia ao parque e caminhava como se aquilo fosse sua religião. c) indicar polidez para atenuar uma afirmação ou um pedido: O senhor podia chamar a Sandra? Mais que perfeito do indicativo, pode indicar, na literatura, futuro do pretérito ou imperfeito do subjuntivo: [...] Mais servira se não fora

4 Para tão longo amor tão curta a vida. (Camões) Futuro do presente e o futuro do pretérito do indicativo podem indicar presente ou passado, com nuances de dúvida, de idéia aproximada. Desta forma, esses tempos verbais são muito usados na linguagem coloquial: Ela terá hoje uns vinte anos. Ela teria naquele tempo uns dezessete anos. Essas e outras variações servem para dar um valor especial ao texto. Por estar fora de seu contexto real nas orações acima, o verbo ter pode ser substituído pelo verbo estar sem que isso altere a idéia da oração: Ela estará hoje com uns quinze anos. Ela estaria naquele tempo com uns quinze anos. O futuro do presente também pode ter valor imperativo: Não cobiçarás a mulher do próximo. Modo Temos, na Língua Portuguesa, três modos verbais: Indicativo: exprime, em geral, ideias objetivas e não dependentes de outra. Eu escreverei um livro. Subjuntivo: exprime em geral ideias subjetivas, hipotéticas, fazendo sempre parte de uma oração subordinada.

5 Se eu fosse capaz, escreveria um livro. Imperativo: exprime ordem, pedido, súplica. Escolha um livro! Tais ideias, entretanto, não são tão rígidas, pois é possível a) usar o indicativo em situações hipotéticas: Se eu te pego colando, recolho tua prova! b) usar o subjuntivo em situações reais: Como estivesse de bermuda, não o deixaram entrar. c) pedir ou mandar sem usar o imperativo. O futuro do pretérito sugere boas maneiras: Motorista, poderia parar no próximo ponto? Aspecto O momento de ocorrência de um processo verbal é marcado pelo tempo, mas há ainda certas marcações que indicam outras gradações do mesmo. São os aspectos verbais, que podem indicar, por exemplo, a) se um processo verbal foi concluído (aspecto perfeito): Ele jantou fora. b) se o processo verbal se estende por um período (aspecto imperfeito): Ele janta fora aos domingos. c) se ele está no início (aspecto iniciativo): Ele começou a jantar.

6 d) ou se o processo verbal está no fim (aspecto conclusivo): Ele acaba de jantar. Atenção: os aspectos verbais são marcados geralmente por perífrases verbais ou por sufixos, como ecer (que indica início: amanhecer, anoitecer) ou ejar (indica repetição: sacolejar, pestanejar). Formas simples e compostas As formas simples são as constituídas por uma só palavra. As formas compostas são constituídas pelos verbos auxiliares ter e haver + o particípio do verbo principal: Eu tinha almoçado. Alguns tempos possuem apenas formas simples, outros, apenas a forma composta. Não se pode esquecer que, além desses tempos compostos, existem as locuções verbais, formadas por verbos auxiliares (em geral, ser, estar, ter e haver) + verbo principal em uma das formas nominais: Eu estava caminhando. Ele tinha sido convidado. Lúcia vai ser convidada para o chá. Formas nominais São aquelas que podem comportar se como nome (substantivo, adjetivo ou advérbio). Há três formas nominais em português:

7 I. Infinitivo: é o nome do verbo; é a forma que mais se aproxima do substantivo e freqüentemente ocupa o lugar de um sujeito: Há dois tipos de infinito: Falar é prata, calar é ouro. a) o impessoal, que não se refere a nenhum ser em especial e não é flexionado; b) o pessoal que se refere a uma das pessoas do discurso, sendo, portanto, flexionado. Emprego do infinitivo pessoal Emprega se o infinitivo pessoal basicamente, quando o sujeito do infinitivo é diferente do sujeito do verbo da oração principal: Passei aqui para jantarmos juntos. Jamais se usa o infinitivo pessoal em locuções verbais: Nós vamos trabalharmos. II. Particípio: é a forma verbal que se aproxima do adjetivo e a única que apresenta flexão de gênero: Ela é conhecida por todos. Ele é conhecido por todos. Há alguns verbos que apresentam mais de um particípio, são os chamados verbos abundantes, como é o exemplo do verbo tingir, cujo particípio pode ser tingido (particípio regular) e tinto (particípio irregular). Normalmente, os regulares são utilizados com os verbos ter e haver (tempos compostos) e os irregulares com os verbos ser e estar (voz passiva)

8 III. Gerúndio: é a forma verbal que se aproxima do advérbio, normalmente presente em orações adverbiais reduzidas: Só amando você pode ser feliz. Tempos e modos verbais É necessário saber que temos dois tipos de tempos verbais: a) tempos primitivos a partir dos quais os outros tempos se originam: presente do indicativo, pretérito perfeito do indicativo e infinitivo impessoal; b) tempos derivados todos os tempos que se originam dos primitivos.

9

10

11

12

13 Vozes do verbais As vozes verbais são três: Ativa: quando o sujeito é agente do processo verbal: Jônatas plantou uma árvore. Passiva: quando o sujeito é o paciente do processo verbal, isto é, ele não age, mas é atingido pela idéia expressa pelo verbo: Há dois tipos de voz passiva: Uma árvore foi plantada por Jônatas.

14 a) passiva analítica: formada pelo verbo auxiliar ser (ou estar) + particípio do verbo: Os livros foram impressos há uma semana. b) a passiva sintética ou pronominal: verbo + pronome apassivador se : Imprimiram se os livros há uma semana. c) reflexiva: quando o sujeito agente faz e recebe sua própria ação: Jônatas feriu se com a faca. (ENTRE PARÊNTESES) A palavra se pode funcionar como: I. Conjunção a)integrante: Não sei se ela aceitará. b)condicional: Choverá se ventar. c) Índice de indeterminação do sujeito: Precisa se de braços. II. Pronome oblíquo a) Pronome reflexivo: Paulo cortou se. Pode ser substituído por a si mesmo, a si próprio b) Partícula apassivadora:

15 Não se alugou o apartamento O pronome apassivador se JAMAIS deve ser confundido com o índice de indeterminação do sujeito SE. Observe: Viu se ali uma cena dantesca. Observe que, nessa oração, o sujeito é uma cena dantesca, logo temos uma passiva sintética. Pode se substituir o SE da oração anterior pelo verbo SER + o particípio do verbo principal correspondente: Uma cena dantesca foi vista ali. Entretanto, nesta oração: Tratava se de um novo contato. Sendo seu verbo transitivo indireto (atente para a preposição após o verbo), não se pode formar voz passiva. ( JAMAIS se forma passiva com verbos transitivos indiretos, intransitivos e de ligação.) Neste caso, um novo contato não pode ser sujeito do verbo anterior por dois motivos: o sujeito jamais pode ser preposicionado (salvo em: Não havia a menor intenção de as pessoas terminarem a obra.); Justamente por isso sou obrigado a acabar com a elisão da preposição de + o artigo as não é possível fazer a substituição do SE em destaque pelo verbo SER + o particípio do verbo principal correspondente: c) Partícula integrante do verbo De um novo contato era tratado. (!) Há verbos que são essencialmente pronominais e conjugados com o pronome. Não se deve confundi los com os verbos reflexivos, que são, acidentalmente, pronominais. Os verbos essencialmente pronominais geralmente se referem a sentimentos e fenômenos mentais: indignar se, ufanar se, atrever se, admirar se, lembrar se, esquecer se, orgulhar se, arrepender se, queixar se, etc.: Pedro se orgulha de sua gente.

16 d) Partícula expletiva ou de realce quando seu uso não é rigorosamente necessário, ocorrendo ao lado de verbos de movimento ou que exprimam atitudes da pessoa em relação ao próprio corpo como ir se, partir se, chegar se, rir se, sentar se: e) Sujeito de um infinitivo Todos se partiram bem cedo. os pronomes oblíquos atuarão como sujeito após os verbos auxiliares causativos (deixar, mandar e fazer) e sensitivos (ver, ouvir, sentir etc.) quando seguidos de objeto direto na forma de oração reduzida: Deixou se ficar à janela o dia todo. Deixou se oração principal ficar à janela o dia todo. oração subordinada substantiva objetiva direta reduzida de infinitivo janela o dia todo). Portanto, o se da oração 1 (Deixou se) é o sujeito da 2ª (ficar à Da mesma forma em: O irmão deixou se envolver por más companhias. Lúcia deixou se guiar pelo cão ensinado. (ENTRE PARÊNTESES) Classificação dos verbos I. Regulares são aqueles cujos radicais não se alteram e cujas terminações obedecem ao paradigma da conjugação a que pertencem.

17 II. Irregulares são aqueles que apresentam irregularidades no radical ou nas terminações. III. Anômalos são aqueles que apresentam profundas modificações em seus radicais. Há dois na Língua Portuguesa: ser ou ir. IV. Defectivos são aqueles que não possuem todas as formas. a) verbos impessoais: anoitecer, chover, gear, ventar, que só se conjugam na 3ª pessoa do singular; b) verbos que indicam vozes de animais: latir, cacarejar, relinchar, que só se conjugam na 3ª pessoa do singular (ele) e do plural (eles). c) verbos que, normalmente, por motivos eufônicos não apresentam todas as formas e cuja maioria pertence a 3ª conjugação ( ir). Exemplos: abolir, banir, colorir, extorquir (não têm a 1ª pessoa do singular do presente do indicativo); falir, precaver (só têm 1ª e 2ª pessoas do plural nós, vós no presente do indicativo). V. Abundantes são aqueles que apresentam mais de uma forma para uma mesma flexão: a) verbo haver: hemos/havemos b) particípio duplo: imprimido (regular), impresso.

CORREÇÃO DE ATIVIDADES DO CADERNO FOLHA DE PERGUNTAS SOBRE OS TIPOS DE SUJEITOS

CORREÇÃO DE ATIVIDADES DO CADERNO FOLHA DE PERGUNTAS SOBRE OS TIPOS DE SUJEITOS OLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO 7º ano CORREÇÃO DE ATIVIDADES DO CADERNO FOLHA DE PERGUNTAS SOBRE OS TIPOS DE SUJEITOS 1) Quem é o sujeito de uma oração? Nas orações, o sujeito é um substantivo ou pronome com

Leia mais

VERBOS. Profª Giovana Uggioni Silveira

VERBOS. Profª Giovana Uggioni Silveira VERBOS Profª Giovana Uggioni Silveira AÇÃO ESTADO FENÔMENOS DA NATUREZA FORMAS NOMINAIS DO VERBO Infinitivo (amar, fazer, partir, comemorar, por, ser, ir) terminados em AR - 1ª conjugação terminados em

Leia mais

Aula 09 PALAVRA SE. VOZ PASSIVA Sujeito agente Agente da passiva. VOZ ATIVA Objeto direto Sujeito paciente

Aula 09 PALAVRA SE. VOZ PASSIVA Sujeito agente Agente da passiva. VOZ ATIVA Objeto direto Sujeito paciente Página1 Curso/Disciplina: Português para Concursos Aula: Pronomes e colocação pronominal: a palavra se 09 Professor (a): André Moraes Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula 09 PALAVRA

Leia mais

Regulares e irregulares, abundantes, defectivos e anômalos VERBO

Regulares e irregulares, abundantes, defectivos e anômalos VERBO Regulares e irregulares, abundantes, defectivos e anômalos VERBO VERBOS REGULARES Acompanhe o exemplo do verbo FALAR: Presente Pretérito Perfeito Radical Terminação Radical Terminação Fal o fal ei fal

Leia mais

Regulares e irregulares, abundantes, defectivos e anômalos

Regulares e irregulares, abundantes, defectivos e anômalos Regulares e irregulares, abundantes, defectivos e anômalos Verbos Regulares Acompanhe o exemplo do verbo FALAR: Presente Pretérito Perfeito Radical Terminação Radical Terminação Fal o fal ei fal as fal

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves VERBO É a palavra que indica ação, fato ou fenômeno da natureza, situados no tempo. Exemplo: Nosso time jogou bem. Ação A sobremesa ficou deliciosa. Estado Está chovendo bastante em Recife. Fenômeno CONJUGAÇÃO

Leia mais

Desinência: são os elementos mórficos que se juntam ao radical para indicar a flexão do tempo, modo, número e pessoa.

Desinência: são os elementos mórficos que se juntam ao radical para indicar a flexão do tempo, modo, número e pessoa. AULA 04 GRAMÁTICA VERBO O verbo indica: Ação: Beijaram-se ininterruptamente. Estado (verbo de ligação): Estou livre Fenômenos naturais: Nevou durante três dias Ocorrências: Aconteceram acidentes no sábado.

Leia mais

GRAMATICAIS OU DE PALAVRAS REVISÃO

GRAMATICAIS OU DE PALAVRAS REVISÃO CLASSES GRAMATICAIS OU DE PALAVRAS REVISÃO CLASSIFICAÇÃO A morfologia está agrupada em dez classes, denominadas classes de palavras ou classes gramaticais. São elas: Substantivo Artigo Adjetivo Numeral

Leia mais

Regulares e irregulares, irregulares abundantes, abundantes defectivos e anômalos

Regulares e irregulares, irregulares abundantes, abundantes defectivos e anômalos Ensino Fundamental II e Médio Médi Regulares e irregulares, irregulares abundantes, abundantes defectivos e anômalos Verbos Regulares g Acompanhe o exemplo do verbo FALAR: Presente Pretérito Perfeito Radical

Leia mais

VERBO Verbo ação fato estado qualidade fenômeno da natureza

VERBO Verbo ação fato estado qualidade fenômeno da natureza VERBO Verbo é a palavra que indica ação, praticada ou sofrida pelo sujeito, fato, de que o sujeito participa ativamente, estado ou qualidade do sujeito, ou fenômeno da natureza. ESTRUTURA E FLEXÃO É importante

Leia mais

Colégio Diocesano Seridoense Ensino Fundamental II 2º Bimestre. Verbo. Professora: Caliana Medeiros.

Colégio Diocesano Seridoense Ensino Fundamental II 2º Bimestre. Verbo. Professora: Caliana Medeiros. Colégio Diocesano Seridoense Ensino Fundamental II 2º Bimestre Verbo Professora: Caliana Medeiros. Verbo é a palavra que indica ação (física ou mental praticada ou sofrida pelo sujeito), fato (de que o

Leia mais

Estudos de morfologia verbal: aspectos verbais, paradigmas de conjugação e tempos verbais

Estudos de morfologia verbal: aspectos verbais, paradigmas de conjugação e tempos verbais COLÉGIO DELOS APARECIDA DE GOIÂNIA ENSINO MÉDIO GRAMÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA TEMA: Estudos de morfologia verbal: aspectos verbais, paradigmas de conjugação e tempos verbais Professor Eliel de Queiroz

Leia mais

4.2 Emprego de tempos e modos. verbais. O que é verbo? Os verbos flexionam-se em: número; pessoa; modo; tempo; voz.

4.2 Emprego de tempos e modos. verbais. O que é verbo? Os verbos flexionam-se em: número; pessoa; modo; tempo; voz. 4.2 Emprego de tempos e modos O que é verbo? Os verbos flexionam-se em: número; pessoa; modo; tempo; voz. verbais. As três conjugações: 1ª conjugação - ar: cantar, estudar, trabalhar 2ª conjugação - er:

Leia mais

Prof. André Moraes A PALAVRA SE

Prof. André Moraes A PALAVRA SE Prof. André Moraes A PALAVRA SE 1) Pronome apassivador ou partícula apassivadora aparece com verbos transitivos diretos ou transitivos diretos e indiretos, constituindo a voz passiva sintética ou pronominal.

Leia mais

Prof. Aramis de Cássio Internet: twitter:

Prof. Aramis de Cássio Internet:    twitter: Prof. Aramis de Cássio Internet: www.blogdoaramis.wordpress.com e-mail: aramisdecassio@rocketmail.com twitter: www.twitter.com/aramisdecassio São palavras que exprimem ação, estado, mudança de estado e

Leia mais

Lições de Português pela análise sintática

Lições de Português pela análise sintática Evanildo Bechara Professor Titular e Emérito da Universidade do Estado do Riy'deJãneÍro;(tJERj) e da Universidade Federal Fluminense (UFF) Membro da A caciemia 'Brasileira de Letras e da Academia Brasileira

Leia mais

Verbos. Língua Portuguesa Professora Raysa Ferreira

Verbos. Língua Portuguesa Professora Raysa Ferreira Verbos Língua Portuguesa Professora Raysa Ferreira Os verbos expressam: - Ação; -Estado; - Fenômenos Naturais. São três conjugações: 1ª Conjugação: verbos terminados em AR 2ª Conjugação: verbos terminados

Leia mais

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS APRESENTAÇÃO PARTE I FONÉTICA

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS APRESENTAÇÃO PARTE I FONÉTICA Súmario Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS... 15 APRESENTAÇÃO... 17 PARTE I FONÉTICA CAPÍTULO 1 ORTOGRAFIA... 21 1. Introdução... 21 2. O alfabeto...21 3. Emprego das letras

Leia mais

Língua Portuguesa Professora: Juliana Prado

Língua Portuguesa Professora: Juliana Prado Língua Portuguesa Professora: Juliana Prado Definição São palavras que indicam acontecimentos representados no tempo, como uma ação, um estado, um processo ou um fenômeno. Flexionam-se em número, pessoa,

Leia mais

Colégio Diocesano Seridoense- CDS 6º Ano- Língua Portuguesa Ensino Fundamental II. Modo Verbal. Prof: Caliana Medeiros

Colégio Diocesano Seridoense- CDS 6º Ano- Língua Portuguesa Ensino Fundamental II. Modo Verbal. Prof: Caliana Medeiros Colégio Diocesano Seridoense- CDS 6º Ano- Língua Portuguesa Ensino Fundamental II Modo Verbal Prof: Caliana Medeiros O que é o VERBO? São palavras que exprimem ação física ou mental, estado, fenômenos

Leia mais

VERBOS. Prof. Cleo Kuhn

VERBOS. Prof. Cleo Kuhn VERBOS Prof. Cleo Kuhn Conceito Verbo é uma palavra com origem no termo em Latim "verbum", que significa "palavra". Na Grática da Língua Portuguesa, designa a classe de palavras que indic ação, uma situação

Leia mais

Verbos PROFESSORA CAMILLA

Verbos PROFESSORA CAMILLA Verbos PROFESSORA CAMILLA Conceituando Verbo é a classe de palavras que se flexiona em pessoa, número, tempo, modo e voz. Pode indicar, entre outros processos: ação; estado; fenômeno; ocorrência; desejo.

Leia mais

TEMPOS VERBAIS Os tempos verbais indicam fatos que acontecem no momento da fala, fatos conclusos, fatos não concluídos no momento em que estavam sendo observados e fatos que acontecem depois do momento

Leia mais

SUMÁRIO ORTOGRAFIA... 29

SUMÁRIO ORTOGRAFIA... 29 SUMÁRIO CAPÍTULO I ORTOGRAFIA... 29 1. Ditongo... 31 2. Formas variantes... 35 3. Homônimos e parônimos... 36 4. Porque, por que, por quê, porquê... 44 5. Hífen... 45 6. Questões desafio... 50 CAPÍTULO

Leia mais

Centro Your logo Educacional Adventista do Gama. Verbos. Professora Eliene Lacerda

Centro Your logo Educacional Adventista do Gama. Verbos. Professora Eliene Lacerda Centro Your logo Educacional Adventista do Gama Verbos Professora Eliene Lacerda Significação Quanto ao significado, o verbo é uma palavra que comunica: 1. Uma ação: Cláudio plantou uma árvore. 2. Um estado:

Leia mais

A ESTRUTURA INTERNA DAS FORMAS VERBAIS RADICAL VOGAL TEMÁTICA DESINÊNCIA :- MODO-TEMPORAL - NÚMERO E PESSOA

A ESTRUTURA INTERNA DAS FORMAS VERBAIS RADICAL VOGAL TEMÁTICA DESINÊNCIA :- MODO-TEMPORAL - NÚMERO E PESSOA VERBO É a palavra que pode variar em número pessoa, modo, tempo e voz, indicando ações, processos, estados, mudanças de estado e manifestação de fenômenos da natureza. A ESTRUTURA INTERNA DAS FORMAS VERBAIS

Leia mais

Português Prof.ª Paula Barreto. Aula 6: Emprego de tempos e modos verbais

Português Prof.ª Paula Barreto. Aula 6: Emprego de tempos e modos verbais Português Prof.ª Paula Barreto Aula 6: Emprego de tempos e modos verbais EMENTA PORTUGUÊS 1. Acentuação gráfica. 2. Pontuação. 3. Estrutura e Formação de Palavras. 4. Classes de Palavras. 5. Frase, Oração

Leia mais

VERBO É A PALAVRA VARIÁVEL EM PESSOA, TEMPO, NÚMERO E MODO, QUE EXPRIME UM PROCESSO QUALQUER, SITUADO NO TEMPO

VERBO É A PALAVRA VARIÁVEL EM PESSOA, TEMPO, NÚMERO E MODO, QUE EXPRIME UM PROCESSO QUALQUER, SITUADO NO TEMPO VERBO É A PALAVRA VARIÁVEL EM PESSOA, TEMPO, NÚMERO E MODO, QUE EXPRIME UM PROCESSO QUALQUER, SITUADO NO TEMPO Verbo é a palavra que indica AÇÃO, praticada ou sofrida pelo sujeito; FATO de que o sujeito

Leia mais

EMPREGO DOS TEMPOS E. Prof. Everson Pereira

EMPREGO DOS TEMPOS E. Prof. Everson Pereira EMPREGO DOS TEMPOS E MODOS VERBAIS Prof. Everson Pereira MODOS VERBAIS Há três modos verbais: o indicativo, o subjuntivo e o imperativo. O indicativo é usado quando se toma como real ouverdadeiroaquiloquesefalaouseescreve.

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 15 Palavras QUE e SE

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 15 Palavras QUE e SE LÍNGUA PORTUGUESA Professora Rosane Reis MÓDULO 15 Palavras QUE e SE AS PALAVRAS QUE E SE É acentuado e substituível por alguma coisa, qualquer coisa etc.; vem precedido de artigo ou numeral. Este professor

Leia mais

Flexão os verbos se flexionam em pessoa, número, tempo, modo e voz.

Flexão os verbos se flexionam em pessoa, número, tempo, modo e voz. Verbo Definição é a palavra que indica ação, fenômeno, estado ou mudança de estado, fato. ação: Chamei meus amigos. fenômeno: Garoava naquela noite. estado ou mudança de estado: Estava resfriada. Fiquei

Leia mais

O que é o VERBO? Exemplos: O professor ensina. Eu gosto de Língua Portuguesa. Há muito silêncio na sala.

O que é o VERBO? Exemplos: O professor ensina. Eu gosto de Língua Portuguesa. Há muito silêncio na sala. ESTUDO DO VERBO O que é o VERBO? O verbo é uma palavra que pode variar em número, pessoa, modo, tempo e voz, indicando ações, processos, estados, mudanças de estado, manifestação de fenômenos da natureza.

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves EMPREGO DO VERBO Para que possamos iniciar a segunda parte do tutorial Emprego do verbo, vamos relembrar alguns aspectos do tutorial passado: MODO INDICATIVO É o modo verbal que expressa um fato real,

Leia mais

Capítulo 2 - Acentuação gráfica Regras gerais...10 Casos especiais...10 Prosódia...12 Exercícios...14

Capítulo 2 - Acentuação gráfica Regras gerais...10 Casos especiais...10 Prosódia...12 Exercícios...14 Sumário Capítulo 1 - Noções de fonética... 2 Fonemas...2 Letra...2 Sílaba...2 Número de sílabas...3 Tonicidade...3 Posição da sílaba tônica...3 Dígrafos...3 Encontros consonantais...3 Encontros vocálicos...4

Leia mais

Verbo. Verbo. - é o elemento fundamental da oração não há orações sem verbo (explícito ou subentendido) - exprime um processo ou uma situação

Verbo. Verbo. - é o elemento fundamental da oração não há orações sem verbo (explícito ou subentendido) - exprime um processo ou uma situação Verbo Verbo - é o elemento fundamental da oração não há orações sem verbo (explícito ou subentendido) - exprime um processo ou uma situação 1 Orações sem predicado (verbo) Há muitas frases que não têm

Leia mais

AULA 8 EMPREGO DAS CLASSES DE PALAVRAS IV MINISTÉRIO DA FAZENDA

AULA 8 EMPREGO DAS CLASSES DE PALAVRAS IV MINISTÉRIO DA FAZENDA AULA 8 EMPREGO DAS CLASSES DE PALAVRAS IV MINISTÉRIO DA FAZENDA Professor Marlus Geronasso VERBOS Classificação dos verbos Verbos Regulares: são aqueles que não sofrem alterações no radical. Ex: cantar,

Leia mais

Resoluções de Exercícios

Resoluções de Exercícios Resoluções de Exercícios 01 Compreensão da Ideia Central do Texto; o Estudo do Verbo: Conceito, Conjugação e Estrutura 01 1 a conjugação preciso, ficar, aguarde, treinar etc. 2 a conjugação deve, ser,

Leia mais

Verbos - Primeira Parte. Professora Tamires Maio de 2016

Verbos - Primeira Parte. Professora Tamires Maio de 2016 Verbos - Primeira Parte Professora Tamires Maio de 2016 No Dicionário Houaiss verbo (ver.bo) substantivo masculino 1 palavra, discurso 2 gram classe de palavras que designam ação, processo ou estado Os

Leia mais

Conjugaça o de verbos

Conjugaça o de verbos Conjugaça o de verbos NÚMERO Singular e Plural PESSOA Eu, tu, ele/ela, nós vós, eles/elas TEMPOS VERBAIS Os tempos verbais indicam fatos que ocorrem no momento da fala, fatos conclusos, fatos não concluídos

Leia mais

CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS

CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS Índice CAPÍTULO 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS LIÇÃO 1 FONÉTICA...3 1.1. Fonema e letra... 3 1.2. Divisão dos fonemas... 3 1.3. Classificação dos fonemas... 4 1.4. Encontro vocálico... 5 1.5. Encontro consonantal...

Leia mais

CONTEÚDOS DA RECUPERAÇÃO FINAL - 6º ANO

CONTEÚDOS DA RECUPERAÇÃO FINAL - 6º ANO CONTEÚDOS DA RECUPERAÇÃO FINAL - 6º ANO - 2018 Prezados pais e/ou responsáveis pelos alunos do 6º ano A, Com o objetivo de obter um melhor desempenho na Recuperação Final, encaminhamos o calendário de

Leia mais

Resoluções de Exercícios

Resoluções de Exercícios Resoluções de Exercícios COMPREENSÃO TEXTUAL E GRAMÁTICA II 01 Compreensão da Ideia Central do Texto; o Estudo do Verbo: Conceito, Conjugação e Estrutura C) Sorrísseis Sorr- (radical); -i- (vogal temática);

Leia mais

Período Composto por Subordinação

Período Composto por Subordinação Período Composto por Subordinação Todo período composto por subordinação contém uma oração principal, acompanhada de uma ou mais orações subordinadas. A oração principal é a que encerra o sentido fundamental

Leia mais

CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO TIPOS DE TEXTO GÊNERO DE TEXTO TIPOS DE DISCURSO... 21

CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO TIPOS DE TEXTO GÊNERO DE TEXTO TIPOS DE DISCURSO... 21 sumário CAPÍTULO 01 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO...14 1.1.TIPOS DE TEXTO... 15 1.2.GÊNERO DE TEXTO... 20 1.3.TIPOS DE DISCURSO... 21 1.3.1. DISCURSO DIRETO... 22 1.3.2. DISCURSO INDIRETO... 22 1.3.3. DISCURSO

Leia mais

PLURAL DOS COMPOSTOS. I) FAZEM O PLURAL COMO OS SUBSTANTIVOS SIMPLES QUANDO. Girassóis, pontapés, mandachuvas.

PLURAL DOS COMPOSTOS. I) FAZEM O PLURAL COMO OS SUBSTANTIVOS SIMPLES QUANDO. Girassóis, pontapés, mandachuvas. PLURAL DOS COMPOSTOS. I) FAZEM O PLURAL COMO OS SUBSTANTIVOS SIMPLES QUANDO NÃO LIGADOS POR HÍFEN. Girassóis, pontapés, mandachuvas. II) FLEXIONAM-SE OS DOIS ELEMENTOS NO CASO DE: substantivo + substantivo

Leia mais

Artigo definido / artigo indefinido e seu emprego Nome Género Formação do feminino Formação do plural. Unidade 0

Artigo definido / artigo indefinido e seu emprego Nome Género Formação do feminino Formação do plural. Unidade 0 NÍVEL DE PROFICIÊNCIA LINGUÍSTICA A1/A2 COMPETÊNCIA COMUNICATIVA PARTE 1 PRAGMÁTICA LINGUÍSTICA Unidade 0 Vamos aprender Português! Identificar marcas da identidade cultural portuguesa / língua portuguesa

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 10 Sintaxe III

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 10 Sintaxe III LÍNGUA PORTUGUESA Professora Rosane Reis MÓDULO 10 Sintaxe III A SUBORDINAÇÃO No período composto por subordinação, há uma que traz presa a si, como dependente, outra ou outras. Dependentes porque cada

Leia mais

Aula 13 Verbo. Professor Guga Valente

Aula 13 Verbo. Professor Guga Valente Aula 13 Verbo Professor Guga Valente Verbo é a palavra que expressa ação, estado e fenômeno da natureza situados no tempo. Verbo Quando se pratica uma ação, a palavra que representa essa ação indicando

Leia mais

O ESTUDO DO VOCABULÁRIO

O ESTUDO DO VOCABULÁRIO Sumário Capítulo 1 O ESTUDO DO VOCABULÁRIO Lição 1 Fonética...3 1.1. Fonema e Letra... 3 1.2. Divisão dos Fonemas... 3 1.3. Classificação dos fonemas... 5 1.4. Encontro Vocálico... 7 1.5. Encontro Consonantal...

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 55 Classificação do sujeito

Bárbara da Silva. Português. Aula 55 Classificação do sujeito Bárbara da Silva Português Aula 55 Classificação do sujeito Classificação do Sujeito O sujeito das orações da língua portuguesa pode ser determinado ou indeterminado. Existem ainda as orações sem sujeito.

Leia mais

Categorias morfossintáticas do verbo

Categorias morfossintáticas do verbo Categorias morfossintáticas do verbo A- Tempo O tempo identifica o momento em que se realiza a ação. Presente: situa a ação no momento da enunciação. Pretérito: situa a ação num momento anterior ao da

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PROFª.: THAÍS

LÍNGUA PORTUGUESA PROFª.: THAÍS LÍNGUA PORTUGUESA PROFª.: THAÍS AULA 8 O VERBO E SEUS COMPLEMENTOS pág. 57 A ORAÇÃO E SUA ESTRUTURA BÁSICA Sujeito = o ser sobre o qual se declara alguma coisa. Predicado = o que se declara sobre o sujeito.

Leia mais

Manhã de chuva Chove; chove e choveu a noite inteira. A vidraça está cheia de pinguinhos; a água chora cantando na goteira

Manhã de chuva Chove; chove e choveu a noite inteira. A vidraça está cheia de pinguinhos; a água chora cantando na goteira VERBO I Manhã de chuva Chove; chove e choveu a noite inteira. A vidraça está cheia de pinguinhos; a água chora cantando na goteira Que dó dos passarinhos! Quanto vento! Que frio! Chove tanto As roseiras

Leia mais

O ESTUDO DAS PALAVRAS

O ESTUDO DAS PALAVRAS Sumário Capítulo 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS Lição 1 Fonética...3 1.1. Fonema e letra... 3 1.2. Divisão dos fonemas... 3 1.3. Classificação dos fonemas... 5 1.4. Encontro vocálico... 6 1.5. Encontro consonantal...

Leia mais

O VERBO É A CLASSE QUE MAIS É FLEXIONADA A todo o momento estamos praticando uma ação, como ler, pular, brincar, passear.

O VERBO É A CLASSE QUE MAIS É FLEXIONADA A todo o momento estamos praticando uma ação, como ler, pular, brincar, passear. O VERBO É A CLASSE QUE MAIS É FLEXIONADA A todo o momento estamos praticando uma ação, como ler, pular, brincar, passear. E durante esses momentos em que fazemos algo, manifestamos nossos sentimentos,

Leia mais

Verbo IV Vozes verbais e Verbos abundantes

Verbo IV Vozes verbais e Verbos abundantes PORTUGUÊS aula Verbo IV Vozes verbais e Verbos abundantes Vozes verbais ATIVA PASSIVA REFLEXIVA Voz ativa Quando o sujeito FAZ a ação verbal. A vizinha reclama de tudo. A mãe deu uma coisa gostosa na sobremesa.

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 11 Sintaxe IV

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 11 Sintaxe IV LÍNGUA PORTUGUESA Professora Rosane Reis MÓDULO 11 Sintaxe IV CONCORDÂNCIA VERBAL REGRA GERAL O verbo concorda em número e pessoa com o sujeito. Com sujeito simples e singular ou substantivo coletivo,

Leia mais

PORTUGUÊS - 10.º Ano de escolaridade FICHA Nº 4 O VERBO

PORTUGUÊS - 10.º Ano de escolaridade FICHA Nº 4 O VERBO DEPARTAMENTO CURRICULAR DE LÍNGUAS PORTUGUÊS - 10.º Ano de escolaridade FICHA Nº 4 O VERBO Os verbos são palavras que exprimem um acontecimento, uma qualidade ou um estado, situando-os no tempo. (O aluno

Leia mais

Aluna: Lyvia Andrade Dantas Professora: Inglith Conceição Disciplina: Gramática / Série: 7ª (8º ano)

Aluna: Lyvia Andrade Dantas Professora: Inglith Conceição Disciplina: Gramática / Série: 7ª (8º ano) Aluna: Lyvia Andrade Dantas Professora: Inglith Conceição Disciplina: Gramática / Série: 7ª (8º ano) Observe as palavras nas frases: 1. Dois terços dos eleitores votaram nos partidos de oposição. votaram

Leia mais

5 CLASSE, ESTRUTURA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS, 7/ Palavra e morfema, 7/ Formação de palavras, 82 Famílias de palavras, 83

5 CLASSE, ESTRUTURA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS, 7/ Palavra e morfema, 7/ Formação de palavras, 82 Famílias de palavras, 83 Prefácio, XIII i CONCEITOS GERAIS, / Linguagem, língua, discurso, estilo i Língua e sociedade: variação e conservação linguística, 2 Diversidade geográfica da língua: dialecto e falar, 4 A noção de correcto,

Leia mais

índice geral Prefácio, X/77

índice geral Prefácio, X/77 índice geral Prefácio, X/77 Capítulo I CONCEITOS GERAIS, / Linguagem, língua, discurso, estilo / Língua e sociedade: variação e conservação linguística, 2 Diversidade geográfica da língua: dialecto e falar,

Leia mais

INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA

INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO FRASE: todo enunciado de sentido completo capaz de estabelecer comunicação. Pode ser nominal ou verbal. Nominal: não possui verbo Exemplos:

Leia mais

Conjugações verbais. Terceira conjugação pertencem a esta conjugação os verbos com infinitivo terminado em ir (V.T. -i): fugir, cair, dormir, etc.

Conjugações verbais. Terceira conjugação pertencem a esta conjugação os verbos com infinitivo terminado em ir (V.T. -i): fugir, cair, dormir, etc. Conjugações verbais Os verbos estão agrupados, de acordo com a vogal temática, em três conjugações: Primeira conjugação pertencem a esta conjugação os verbos com infinitivo terminado em ar (V.T. -a): desviar,

Leia mais

Profªs.: Manuela Amorim / Rosângela Bezerra.

Profªs.: Manuela Amorim / Rosângela Bezerra. Profªs.: Manuela Amorim / Rosângela Bezerra. Ações pedalar correr jogar Estado Fenômenos da Natureza VERBO É a palavra variável que: futuro. pode ser conjugada no passado (pretérito), presente e indica

Leia mais

PORTUGUÊS Professor Nei Xavier FLEXÕES VERBAIS

PORTUGUÊS Professor Nei Xavier FLEXÕES VERBAIS PORTUGUÊS Professor Nei Xavier FLEXÕES VERBAIS FLEXÕES VERBAIS Verbo palavra que exprime um processo. Pode indicar ação, estado ou mudança de estado e fenômeno da natureza. Os verbos possuem cinco flexões:

Leia mais

Introdução: uma palavra inicial para confortar o coração...

Introdução: uma palavra inicial para confortar o coração... Sumário Introdução: uma palavra inicial para confortar o coração... Apresentação... XV XVII 1. Morfologia... 1 1.1. As 10 classes de palavras... 1 1.2. Os grupos de palavras... 2 2. Artigo... 3 2.1. Emprego

Leia mais

Vozes Verbais 1. Voz ativa 2. Voz passiva

Vozes Verbais 1. Voz ativa 2. Voz passiva Vozes Verbais No que se refere à voz, o verbo pode ser ativo, passivo, reflexivo. 1. Voz ativa O verbo de uma oração está na voz ativa quando a ação é praticada pelo sujeito, ou seja, o sujeito é o agente

Leia mais

CONCURSO DE BOLSAS 2019

CONCURSO DE BOLSAS 2019 CONCURSO DE BOLSAS 2019 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL! Classes de palavras: substantivos, adjetivos, verbos e pronomes Classificação de palavras quanto ao número de sílabas e quanto à

Leia mais

GRAMÁTICA VERBO AULA 1. Definição APRESENTAÇÃO. Prof. Ernani Filgueiras. Observe as palavras em negrito:

GRAMÁTICA VERBO AULA 1. Definição APRESENTAÇÃO. Prof. Ernani Filgueiras. Observe as palavras em negrito: GRAMÁTICA VERBO APRESENTAÇÃO Prof. Ernani Filgueiras AULA 1 Definição Observe as palavras em negrito: Nós confiamos no presente. Ele chegou à fazenda de madrugada. Elas estão felizes. Choverá muito à noite.

Leia mais

É possível transformar a expressão "a profundidade das palavras dele", objeto direto, em oração. Observe:

É possível transformar a expressão a profundidade das palavras dele, objeto direto, em oração. Observe: PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO Classificação das Orações Subordinadas As orações subordinadas dividem-se em três grupos, de acordo com a função sintática que desempenham e a classe de palavras a que

Leia mais

OBSERVE NO QUADRO A SEGUIR COMO A UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES PESSOAS DO DISCURSO DE UM TEXTO GERA DIFERENTES EFEITOS:

OBSERVE NO QUADRO A SEGUIR COMO A UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES PESSOAS DO DISCURSO DE UM TEXTO GERA DIFERENTES EFEITOS: A LINGUAGEM DO TEXTO DISSERTATIVO - ARGUMENTATIVO OBSERVE NO QUADRO A SEGUIR COMO A UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES PESSOAS DO DISCURSO DE UM TEXTO GERA DIFERENTES EFEITOS: Posição subjetiva em relação ao que

Leia mais

VERB VER O É A É A PAL PA AVR VR A VAR VA I R ÁVEL EM PESSOA, TEMPO, N Ú N MER MER E MODO D, Q UE EXPRI EXPR ME U ME M PRO PR CESSO UA U L A QUER

VERB VER O É A É A PAL PA AVR VR A VAR VA I R ÁVEL EM PESSOA, TEMPO, N Ú N MER MER E MODO D, Q UE EXPRI EXPR ME U ME M PRO PR CESSO UA U L A QUER VERBO É A PALAVRA VARIÁVEL EM PESSOA, TEMPO, NÚMERO E MODO, QUE EXPRIME UM PROCESSO QUALQUER, SITUADO NO TEMPO Verbo é a palavra que indica AÇÃO, praticada ou sofrida pelo sujeito; FATO de que o sujeito

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1 Sumário Capítulo 1 Comunicação 1 1.1 Elementos da comunicação 1 1.2 Linguagem, língua e fala 1 1.3 Significante e significado 2 1.4 Língua escrita e falada 2 1.5 Modalidades da língua 2 1.6 Funções da

Leia mais

GRAMÁTICA MODERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA

GRAMÁTICA MODERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA MODERNA DA LÍNGUA PORTUGUESA Sumário Capítulo 1 O ESTUDO DAS PALAVRAS Lição 1 Fonética 1.1. Fonema e letra 1.2. Divisão dos fonemas 1.3. Classificação dos fonemas 1.4. Encontro vocálico 1.5.

Leia mais

CURSO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA

CURSO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA CURSO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA PROGRAMA TEMÁTICO NÍVEIS A1 A2 UNIDADES ÁREAS LEXICAIS / VOCABULÁRIO ÁREAS GRAMATICAIS COMPETÊNCIAS PRÁTICA ESPECÍFICA Chamar-se [chamo-me; chama-se] Identificar-se

Leia mais

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS Próximo. Verbo II e advérbio. Caderno 5» Capítulo 2

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS Próximo. Verbo II e advérbio. Caderno 5» Capítulo 2 LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS Verbo II e advérbio Caderno 5» Capítulo 2 Formação dos tempos verbais Tempos primitivos Tempos derivados Presente do indicativo Presente do subjuntivo / Imperativo

Leia mais

Minicurso Pronomes Clíticos

Minicurso Pronomes Clíticos 1 Minicurso Pronomes Clíticos Tabela Pronomes Pessoais, extraído de < https://portugues.uol.com.br/gramatica/pronomes-pessoais-obliquos.ht ml >. Acesso em 25 set. 2018. Pronome: classe gramatical que desempenha

Leia mais

Há dois sintagmas essenciais: o sintagma nominal (SN), cujo núcleo é um nome ou palavra que seja equivalente; e o sintagma verbal (SV) cujo núcleo é

Há dois sintagmas essenciais: o sintagma nominal (SN), cujo núcleo é um nome ou palavra que seja equivalente; e o sintagma verbal (SV) cujo núcleo é Há dois sintagmas essenciais: o sintagma nominal (SN), cujo núcleo é um nome ou palavra que seja equivalente; e o sintagma verbal (SV) cujo núcleo é uma forma verbal. Existem também o sintagma adjetival

Leia mais

b) Tema: é o radical seguido da vogal temática que indica a conjugação a que pertence o verbo. Por exemplo:

b) Tema: é o radical seguido da vogal temática que indica a conjugação a que pertence o verbo. Por exemplo: Verbos Verbo é a classe de palavras que se flexiona em pessoa, número, tempo, modo e voz. Pode indicar, entre outros processos: ação (correr); estado (ficar); fenômeno (chover); ocorrência (nascer); desejo

Leia mais

Sumário. Apresentação. Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3

Sumário. Apresentação. Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3 Sumário Prefácio Apresentação XIII XV Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3 1. Tipologia do sujeito 6 Método para identificar o sujeito 6 Sujeito simples

Leia mais

Aula10 OUTRAS ESTRUTURAS ORACIONAIS POR SUBORDINAÇÃO

Aula10 OUTRAS ESTRUTURAS ORACIONAIS POR SUBORDINAÇÃO Aula10 OUTRAS ESTRUTURAS ORACIONAIS POR SUBORDINAÇÃO META Apresentar construções oracionais subordinadas por infinitivo, gerúndio, subjuntivo e indicativo. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá:

Leia mais

2. Para construir o humor da história, o autor dá uma informação importante apenas no último quadrinho. Qual é ela?

2. Para construir o humor da história, o autor dá uma informação importante apenas no último quadrinho. Qual é ela? VERBO CONSTRUINDO O CONCEITO Leia esta história em quadrinhos: 1. Nos três primeiros quadrinhos, o Menino Maluquinho dá uma série de ordens ao cãozinho. a) Que palavras traduzem essas ordens? b) Qual foi

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1

Sumário. Capítulo 1 Comunicação 1 Sumário Capítulo 1 Comunicação 1 1.1 Elementos da comunicação 1 1.2 Linguagem, língua e fala 1 1.3 Significante e significado 2 1.4 Língua escrita e falada 2 1.5 Variedades linguísticas 2 1.6 Funções da

Leia mais

Sumário. Edital sistematizado Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português PARTE 1

Sumário. Edital sistematizado Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português PARTE 1 Sumário Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 22 Concordância verbal IV

Bárbara da Silva. Português. Aula 22 Concordância verbal IV Bárbara da Silva Português Aula 22 Concordância verbal IV Outros Casos 1) O Verbo e a Palavra "SE" Dentre as diversas funções exercidas pelo "se", há duas de particular interesse para a concordância verbal:

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 49 Vozes do verbo

Bárbara da Silva. Português. Aula 49 Vozes do verbo Bárbara da Silva Português Aula 49 Vozes do verbo Vozes do Verbo Dá-se o nome de voz à forma assumida pelo verbo para indicar se o sujeito gramatical é agente ou paciente da ação. São três as vozes verbais:

Leia mais

Sujeito determinado: ocorre quando a terminação do verbo e o contexto permitem: - reconhecer que existe um elemento ao qual o predicado se refere;

Sujeito determinado: ocorre quando a terminação do verbo e o contexto permitem: - reconhecer que existe um elemento ao qual o predicado se refere; Tipos de sujeito Sujeito determinado: ocorre quando a terminação do verbo e o contexto permitem: - reconhecer que existe um elemento ao qual o predicado se refere; - indicar quem é esse elemento. Exemplo:

Leia mais

ATENÇÃO! Material retirado da Internet, que eu considero de fonte segura e confiável. Os endereços estão no fim de cada assunto. Colocação pronominal A colocação dos pronomes pessoais oblíquos átonos na

Leia mais

Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2

Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2014 Disciplina:Português Professor (a): Cris Souto Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

PORTUGUÊS 1 PORTUGUÊS TEXTO 1 TEXTO 3 TEXTO 4 TEXTO 2

PORTUGUÊS 1 PORTUGUÊS TEXTO 1 TEXTO 3 TEXTO 4 TEXTO 2 TEXTO 1 TEXTO 3 TEXTO 4 TEXTO 2 1 PORTUGUÊS QUESTÃO 01 O texto afirma que os registros iniciais são oriundos dos relatos orais de marinheiros, o que invalida o item I. Logo no início do texto, tem-se que

Leia mais

PORTUGUÊS. aula Agente da passiva, aposto, adjunto adverbial e vocativo

PORTUGUÊS. aula Agente da passiva, aposto, adjunto adverbial e vocativo PORTUGUÊS aula Agente da passiva, aposto, adjunto adverbial e vocativo Agente da passiva NA VOZ PASSIVA, É QUEM AGE, EXECUTA OU PRATICA A AÇÃO VERBAL. QUANDO A ORAÇÃO É COLOCADA NA VOZ ATIVA, PASSA A SER

Leia mais

ÁTILA ABIORANA LÍNGUA PORTUGUESA

ÁTILA ABIORANA LÍNGUA PORTUGUESA ÁTILA ABIORANA LÍNGUA PORTUGUESA No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens subsequentes. 1) Não haveria prejuízo à correção gramatical ou alteração o sentido

Leia mais

In: TAVARES, Ulisses. O eu entre nós. São Paulo: Núcleo Pindaíba Edições e Debates, (Coleção PF)

In: TAVARES, Ulisses. O eu entre nós. São Paulo: Núcleo Pindaíba Edições e Debates, (Coleção PF) PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - PORTUGUÊS - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== Leia o poema abaixo

Leia mais

Sumário PARTE 1. MORFOLOGIA Pronomes demonstrativos Pronomes relativos O relativo que O relativo qual O relativo quem...

Sumário PARTE 1. MORFOLOGIA Pronomes demonstrativos Pronomes relativos O relativo que O relativo qual O relativo quem... Sumário Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português...... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância

Leia mais

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO Profª Giovana Uggioni Silveira

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO Profª Giovana Uggioni Silveira PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO Profª Giovana Uggioni Silveira ORAÇÕES SUBORDINADAS Exercem função sintática sobre as outras. Oração principal, orações desenvolvidas ou reduzidas. ORAÇÕES SUBORDINADAS

Leia mais

Português. Formas Nominais do Verbo (Particípio, Gerúndio, Infinitivo) Professor Arthur Scandelari.

Português. Formas Nominais do Verbo (Particípio, Gerúndio, Infinitivo) Professor Arthur Scandelari. Português Formas Nominais do Verbo (Particípio, Gerúndio, Infinitivo) Professor Arthur Scandelari www.acasadoconcurseiro.com.br Português FLEXÃO VERBAL DE MODO (INDICATIVO, SUBJUNTIVO, IMPERATIVO) Texto

Leia mais

VERBO. Flávia Andrade

VERBO. Flávia Andrade VERBO Flávia Andrade DEFINIÇÃO Verbo é a palavra que exprime ação, estado, mudança de estado, fenômeno natural e outros processos, flexionando-se em pessoa, número, modo, tempo e voz. a. Ação: andar, causou,

Leia mais

AULA 3 VERBO. 1. Verbo. 1.1 Classificação Verbal EXERCÍCIO Vozes Verbais EXERCÍCIOS 2 a Modos Verbais. 1.

AULA 3 VERBO. 1. Verbo. 1.1 Classificação Verbal EXERCÍCIO Vozes Verbais EXERCÍCIOS 2 a Modos Verbais. 1. Verbo: O TÓPICO e não mais um tópico. Dentre a maioria das grandes instituições, eis o que era um problema e passa, agora, a ser a solução. Atente-se a todos os detalhes, perceba o que sempre é pedido

Leia mais

Noções de Morfossintaxe

Noções de Morfossintaxe Noções de Morfossintaxe Orações Substantivas É introduzida pelas conjunções QUE ou SE Aprenda a analisar a oração principal Oração Completiva Nominal Há a orientação de que Há a esperança de que Há o estudo

Leia mais