PORTUGUÊS 1 o BIMESTRE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PORTUGUÊS 1 o BIMESTRE"

Transcrição

1 A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO III Transformando conhecimentos em valores Unidade Portugal Série: 5 o ano (4 a série) Período: TARDE Data: 27/4/2011 PORTUGUÊS 1 o BIMESTRE Nome: Turma: Valor da prova: 3,5 Nota: Eixo temático De Volta do Passado. Leia o texto com atenção. Flores que surgem, folhas que caem Entenda por que algumas plantas florescem enquanto outras perdem todas as suas folhas (Ilustrações: Lula Palomanes) É inverno no hemisfério Sul. Nessa época do ano, muitas árvores e muitos arbustos perdem suas folhas, enquanto várias outras plantas exibem flores multicoloridas. O que nos faz perguntar: por que algumas espécies florescem em determinados períodos do ano, enquanto outras ficam sem uma folhinha sequer para contar história? Comece já a leitura e descubra o que há por trás de uma simples flor que desabrocha. Quem investiga por que algumas plantas florescem em certas épocas do ano, enquanto outras, nesse mesmo período, perdem suas folhas é a fenologia. Já ouviu falar sobre ela? Não, não se trata de uma pessoa. É uma ciência. A palavra fenologia vem do grego fenos (que significa fenômeno) + logos (que quer dizer estudo). Assim, a fenologia é o estudo dos fenômenos periódicos e repetitivos que ocorrem nos seres vivos, e também de suas causas. Mas que fenômenos são esses? São os que ocorrem em certos períodos de tempo e que se repetem ao longo dos anos, como a perda de folhas ou o desabrochar das flores que algumas espécies de plantas apresentam em determinada estação. Fenômenos assim estão relacionados, intimamente, com o clima, a luminosidade, a temperatura e a umidade do ar, entre outros fatores. É importante estudá-los porque, dessa forma, podemos entender o processo de regeneração e de reprodução das plantas, além de muitas outras situações. Para você ter uma ideia, existem períodos em que há mais néctar, pólen, frutos e sementes disponíveis para os bichos que se alimentam disso. Entender como está organizada, ao longo do tempo, a oferta de comida em um ambiente habitado por espécies vegetais e animais é algo que interessa aos fenologistas também. Tudo porque há relações entre plantas e bichos que trazem benefícios para ambos. Logo, se um desaparecer, pode trazer prejuízos ao outro.

2 Grandes parceiros Você sabe que existem épocas de chuvas e outras de seca; períodos em que as temperaturas são mais elevadas ou mais baixas; e até que, no inverno, os dias são mais curtos do que no verão, certo? Pois bem! São fatores como a temperatura, a quantidade de chuvas, a umidade relativa do ar e a duração do dia que estimulam as plantas a gerar flores e frutos, além de dispersar sementes. Só que há um outro detalhe: sabia que o desabrochar das flores e a produção de frutos e de sementes geram, por sua vez, uma resposta dos animais? Isso mesmo! Cada espécie de planta tem sua época de florescer, frutificar e dispersar suas sementes. E, quando isso ocorre, temos, ao mesmo tempo, o aparecimento de animais que estão em busca do pólen, do néctar, dos frutos ou das sementes produzidas pelas plantas, revelando que as plantas e os animais interagem. Alexandra A. Gobatto Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro Parte I- Interpretação do texto Quais são os fenômenos que ocorrem em certos períodos de tempo e que se repetem ao longo dos anos? 2. Por que é importante estudar os fatores como o clima, a luminosidade, a temperatura, a umidade do ar entre outros? 3. Cada espécie de planta tem sua época de florescer, frutificar e dispersar suas sementes. Quando isso ocorre, que benefício traz para a natureza? Explique.

3 Parte II Gramática 4. Classifique os substantivos a seguir em dois grupos: concretos e abstratos girassol amizade animal plantas alegria dragão força folhas fome saudade a) Substantivos concretos: b) Substantivos abstratos: 5. Escreva um substantivo abstrato correspondente a cada um dos adjetivos a seguir. a) inteligente b) alegre c) preguiçoso d) orgulhoso e) esperto 6. Escolha um substantivo abstrato do exercício anterior e crie uma frase. 7. Complete as frases com os pronomes pessoais do caso reto adequados a cada frase. Eu Eles Ela Tu Nós a) iremos para Fernando de Noronha nas férias. b) ganhei um lindo ramalhete! c) mora numa pequenina cidade de pescadores, chamada Vila dos Remédios. d) adoram observar os golfinhos. e) ficarás contente ao ver as belezas naturais de Fernando de Noronha. Amigo não é aquele que nos faz algum bem, mas aquele que está sempre e em toda parte junto conosco. (Autor desconhecido) Boa prova! Beijo, Mara.

4

5 AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO III A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO Transformando conhecimentos em valores Unidade Portugal Série: 5 o ano (4 a série) Período: TARDE MATEMÁTICA 1 o BIMESTRE Nome: Turma: Data: 27/4/2011 Valor da prova: 3,5 Nota: Eixo temático De Volta do Passado. Parte I Leia com atenção! É inverno no hemisfério Sul. Nessa época do ano, muitas árvores e arbustos perdem suas folhas, enquanto várias outras plantas exibem flores multicoloridas. O que nos faz perguntar: por que algumas espécies florescem em determinados períodos do ano, enquanto outras ficam sem uma folhinha sequer para contar história? As descobertas feitas à partir da observação da natureza tem ajudado o homem na escolha da melhor época para o plantio ou colheita. Se numa plantação de hortaliças houvesse 488 pés de alface distribuídos em 24 canteiros, quantos pés de alface caberiam em cada canteiro? 2. Nessa plantação de hortaliças, Pedro colheu 479 pés de alface crespa e 493 pés de alface lisa. Esses pés de alface devem ser embalados em caixas. Em cada caixa devem ser colocados 36 pés de alface. Quantas caixas serão necessárias? Parte II Resolva as expressões numéricas: a) 60 [4 x (3 x 6 : 2) + 12] = b) 6 x 8 : 3 x 5 =

6 2. Uma fábrica tinha em seu depósito caixas de azulejos. Dessas caixas, 736 foram deixadas na maior revendedora da cidade. O restante das caixas foram distribuídas entre 24 lojas. Quantas caixas recebeu cada uma dessas lojas? 3. Pedro multiplicou 72 por 4. Adicionou 24 e subtraiu 76. Monte uma expressão e descubra que resultado Pedro obteve? 4. Resolva mentalmente: a) 120 : 20 = e) 300 : 10 = b) 1200 : 20 = f) 400 : 100 = c) : 20 = g) 5000 : 1000 = d) : 20 = h) 240 : 60 = 5. Para entregar um pedido de cadernos, uma papelaria fez pacotes com 15 cadernos cada um. Quantos pacotes essa papelaria fez? Faça a verificação. Boa Prova Beijos, Tia Sylvia!!!

7 AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO III A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO Transformando conhecimentos em valores Unidade Portugal Série: 5 o ano (4 a série) Período: TARDE CIÊNCIAS 1 o BIMESTRE Nome: Turma: Data: 27/4/2011 Valor da prova: 3,5 Nota: Eixo temático De Volta do Passado. Parte I Leia o texto Flores que surgem, folhas que caem e depois faça o que se pede a seguir de forma correta. Cada espécie de planta tem sua época de florescer, frutificar e dispersar suas sementes. E, quando isso ocorre, temos, ao mesmo tempo, o aparecimento de animais que estão em busca de pólen, do néctar, dos frutos ou das sementes produzidas pelas plantas, revelando que as plantas e os animais interagem. a) Retire do texto os fatores que estimulam as plantas a gerarem flores, frutos, além de dispersarem suas sementes. b) Complete a cruzadinha a seguir corretamente de acordo com a reprodução das plantas. 1 Órgão de reprodução masculino da flor. 2 Órgão de reprodução feminino da flor. 3 Agente polinizador das flores. 4 Agente polinizador das flores. V 1 E 2 G 3 E T 4 A L c) Explique por que a polinização é tão importante para as plantas.

8 Parte II As plantas podem crescer em ambientes muito diferentes, desde desertos a oceanos. As plantas apresentam características que lhes permitem sobreviver em diversas condições ambientais. a) Escreva, corretamente, quais foram as adaptações dos vegetais a seguir para viverem em seus ambientes. Vitória-régia Mangues b) Dê dois exemplos de plantas de ambiente terrestre, dois exemplos de plantas de ambiente aquático e dois exemplos de plantas de ambiente aéreo. Ambiente terrestre Ambiente aquático Ambiente aéreo 2. A fotossíntese inicia a maior parte das cadeias alimentares na terra. Sem ela, os animais e muitos outros seres seriam incapazes de sobreviver porque a base da sua alimentação estará sempre nas substâncias orgânicas proporcionadas pelas plantas verdes. Assinale, somente, as alternativas que contenham afirmações corretas sobre os processos da fotossíntese e da respiração das plantas. As raízes têm a função de absorver a água e os sais minerais (seiva bruta) do ambiente. A fotossíntese acontece nas folhas que contêm a clorofila que é responsável em captar a luz solar. Durante a fotossíntese e a respiração, as plantas absorvem do ar o gás oxigênio e eliminam o gás carbônico. O alimento produzido pela planta durante a fotossíntese recebe o nome de seiva fixada. A fotossíntese acontece durante o dia e durante a noite, como a respiração das plantas. Boa Prova! Beijos, Tia Lela

9 AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO III A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO Transformando conhecimentos em valores Unidade Portugal Série: 5 o ano (4 a série) Período: TARDE HISTÓRIA / GEOGRAFIA 1 o BIMESTRE Nome: Turma: Data: 27/4/2011 Valor da prova: 3,5 Nota: Eixo temático De Volta do Passado. Parte I O texto fala sobre os fenômenos que acontecem com as plantas no hemisfério Sul. Lembrando de nossas aulas de geografia, escreva em quais hemisférios estão localizados os países abaixo. Brasil Japão Canadá Austrália Parte II Leia as afirmativas a seguir e escreva ( V ) para as verdadeiras e ( F ) para as falsas. ( ) Tomé de Souza foi o primeiro governador-geral do Brasil. ( ) O governador-geral era sempre escolhido pelo povo. ( ) A Confederação de Tamoios só teve fim no governo de Duarte da Costa. ( ) O povoado de São Sebastião do Rio de Janeiro foi fundado durante o governo de Mem de Sá.

10 2. Responda com atenção. a) Como são chamadas as linhas paralelas ao Equador a Norte e a Sul? Norte Sul b) Que nome recebe a metade da esfera terrestre? 3. Observe o desenho a seguir e faça o que se pede. a) Escreva o nome do principal meridiano. b) Escreva o nome do principal paralelo. c) Indique no desenho a localização do hemisfério Ocidental (oeste) e Oriental (leste). d) Pinte de vermelho o hemisfério Norte e de verde o hemisfério Sul. Boa prova! Beijos tia Paty.

PORTUGUÊS 1 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 1 o BIMESTRE A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO III Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 5 o ano (4 a série) Período: MANHÃ Data: 27/4/2011 PORTUGUÊS

Leia mais

Livro: Florinha e a fotossíntese

Livro: Florinha e a fotossíntese 4 o ano Ensino Fundamental Data: / / TRABALHO DE CIÊNCIAS Nome: N o Data da entrega: 03/07/ Créditos distribuídos: 6,0 pontos Créditos obtidos: Livro: Florinha e a fotossíntese Autor: Samuel Murgel Branco

Leia mais

COMO FUNCIONAM AS ESTUFAS DE PLANTAS

COMO FUNCIONAM AS ESTUFAS DE PLANTAS PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 3º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ================================================================= COMO FUNCIONAM AS ESTUFAS DE PLANTAS Se você não

Leia mais

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VIII PROVA TAREFA 3 Unidade Portugal Série: 5 o ano (4 a série) Período: MANHÃ Data: 8/9/2011 PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE Nome: Turma: Valor da prova:

Leia mais

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VIII PROVA TAREFA 3 Unidade Portugal Série: 5 o ano (4 a série) Período: TARDE Data: 8/9/2011 PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE Nome: Turma: Valor da prova:

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DOS ALIMENTOS E DA ENERGIA Samuel Murgel Branco

A IMPORTÂNCIA DOS ALIMENTOS E DA ENERGIA Samuel Murgel Branco PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS 3º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== A IMPORTÂNCIA DOS ALIMENTOS E DA ENERGIA

Leia mais

Disciplina: Matemática Data da realização: 12/09/2016

Disciplina: Matemática Data da realização: 12/09/2016 Ficha da semana 4º ano A e B. Instruções: 1. Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue à professora no dia seguinte. 2. As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno

Leia mais

EJA 3ª FASE PROF.ª CHRISTIANE MELLO PROF.ª QUEILA PATRÍCIA

EJA 3ª FASE PROF.ª CHRISTIANE MELLO PROF.ª QUEILA PATRÍCIA EJA 3ª FASE PROF.ª CHRISTIANE MELLO PROF.ª QUEILA PATRÍCIA REVISÃO DE CONTEÚDOS 2º Bimestre Aula 77 Revisão e Avaliação de Ciências da Natureza 2 REVISÃO 1 Sistema genital feminino e masculino O sistema

Leia mais

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VII PROVA TAREFA 2 Unidade Portugal Série: 5 o ano (4 a série) Período: MANHÃ Data: 31/8/2011 PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE Nome: Turma: Valor da prova:

Leia mais

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE Nome: Valor da prova: 2,0 Leia o texto com atenção. Fernando de Noronha Nem todos os parques têm árvores, grama, lagos e passarinhos. Alguns têm praias, piscinas naturais e corais,

Leia mais

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VII PROVA TAREFA 2 Unidade Portugal Série: 5 o ano (4 a série) Período: TARDE Data: 31/8/2011 PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE Nome: Turma: Valor da prova:

Leia mais

PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO X Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 4 o ano (3 a série) Período: TARDE Data: 20/10/2010 PORTUGUÊS

Leia mais

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES PROFESSOR DISCIPLINA TURMA DEISE MENEZES CIÊNCIAS 201 ALUNO SIMULADO COLÉGIO MARQUES RODRIGUES Estrada da Água Branca, 2551 Realengo RJ Tel: (21) 3462-7520 www.colegiomr.com.br Questão 1 Pense no que você

Leia mais

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO IV PROVA TAREFA 2 Unidade Portugal Série: 5 o ano (4 a série) Período: MANHÃ PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE Nome: Turma: Data: 11/5/2011 Valor da prova:

Leia mais

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO IV Unidade Portugal Série: 4 o ano (3 a série) Período: MANHÃ Data: 18/5/2011 PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE Nome: Turma: Valor da prova: 3,0 Nota: Eixo temático Água, vida e progresso

Leia mais

LISTA DE ATIVIDADES - TAREFÃO DE CIÊNCIAS

LISTA DE ATIVIDADES - TAREFÃO DE CIÊNCIAS LISTA DE ATIVIDADES - TAREFÃO DE CIÊNCIAS ALUNO(a): TURMA: Valor: 0-2 pontos PROFESSOR(a): CHRISTIANE FRÓES DATA: / / *A lista de exercícios deste tarefão estão relacionadas aos seguintes conteúdos: Capitulo

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 3.º ANO/EF 2017

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 3.º ANO/EF 2017 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 3.º ANO/EF 2017 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

GEOGRAFIA PROVA SIMULADA- GLOBAL I. Podemos representar o planeta terra de duas formas. Na esférica, chamamos de e na forma plana é chamada de.

GEOGRAFIA PROVA SIMULADA- GLOBAL I. Podemos representar o planeta terra de duas formas. Na esférica, chamamos de e na forma plana é chamada de. GEOGRAFIA PROVA SIMULADA- GLOBAL I Aluno: 1- De acordo com nossos estudos, complete: Podemos representar o planeta terra de duas formas. Na esférica, chamamos de e na forma plana é chamada de. O é uma

Leia mais

Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO XII 4 o BIMESTRE

Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO XII 4 o BIMESTRE Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2010. Nome: 3 o ano (2 a série) AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO XII 4 o BIMESTRE Disciplina/Valor Pontos obtidos Português 3,0 Eixo temático Fantasia e realidade Matemática

Leia mais

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO VIII Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 5 o ano (4 a série) Período: MANHÃ Data: 9/9/2010 PORTUGUÊS

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação Ciências 7 o ano Unidade 2 5 Unidade 2 Nome: Data: 1. As cores das flores e o período do dia em que elas abrem são duas adaptações importantes das plantas e que facilitam a sua

Leia mais

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 1 BIMESTRE SILVANA GEOGRAFIA

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 1 BIMESTRE SILVANA GEOGRAFIA COLÉGIO MONJOLO QUIZ N 01 2017 / 1 BIMESTRE SILVANA GEOGRAFIA Data da entrega: 28/04/2017. Aluno(a): 6º Ano 1-1-De acordo com desenho acima, Escreva qual é o Paralelo? e qual é o Meridiano? 2- Com base

Leia mais

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO IX Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 5 o ano (4 a série) Período: TARDE Data: 22/9/2010 PORTUGUÊS

Leia mais

PORTUGUÊS 3o BIMESTRE Unidade Portugal

PORTUGUÊS 3o BIMESTRE Unidade Portugal AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VII PROVA TAREFA 1 PORTUGUÊS 3o BIMESTRE Unidade Portugal Série: 4o ano (3a série) Período: TARDE Data: 17/8/2011 Leia os quadrinhos com atenção!

Leia mais

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 4 o ano (3 a série) Período: MANHÃ Data: 15/9/2010 AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO

Leia mais

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VII 3 o BIMESTRE. Pau-brasil

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VII 3 o BIMESTRE. Pau-brasil Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2011. Nome: 3 o ano (2ª série) Manhã AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VII 3 o BIMESTRE Eixo temático Culturas nativas Leia o texto com atenção. Disciplina/Valor Português

Leia mais

GRUPO VIII 3 o BIMESTRE PROVA A

GRUPO VIII 3 o BIMESTRE PROVA A A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 7 o ano (6 a série) Período: MANHÃ Data: 15/9/2010 PROVA GRUPO GRUPO VIII 3 o BIMESTRE PROVA

Leia mais

7º Fund. Disciplina Professor Natureza Código / Tipo Trimestre / Ano Data

7º Fund. Disciplina Professor Natureza Código / Tipo Trimestre / Ano Data Nome Nº Série Ensino Turma 7º Fund. Disciplina Professor Natureza Código / Tipo Trimestre / Ano Data Ciências CLAUDIA Roteiro de Férias At/I 2º /2016 06/2016 Tema Valor da atividade FUNGOS CÉLULA ANIMAL,

Leia mais

Sistema COC de Educação Unidade Portugal

Sistema COC de Educação Unidade Portugal Sistema COC de Educação Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2010. Nome: 2 o ano (1 a série) AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO IV 2 o BIMESTRE Eixo temático De olho na natureza Disciplina/Valor Português

Leia mais

Disciplina: Português Data da realização: 31/8/2015

Disciplina: Português Data da realização: 31/8/2015 Ficha da semana 4º ano A/ B/ C. Instruções: 1. Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue à professora no dia seguinte. 2. As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências Nome: Ano: 3º Ano 2ª Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Ciências Naturais Disciplina:

Leia mais

3. As figuras mostram o desenvolvimento de um feijoeiro. ESCREVA uma legenda para cada etapa, descrevendo o desenvolvimento da planta.

3. As figuras mostram o desenvolvimento de um feijoeiro. ESCREVA uma legenda para cada etapa, descrevendo o desenvolvimento da planta. Atividade de estudo de Ciências 7 2º ano 1. EXPLIQUE o que é germinação. 2. Qual é a outra forma de criar uma nova planta? 3. As figuras mostram o desenvolvimento de um feijoeiro. ESCREVA uma legenda para

Leia mais

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VII PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE Leia o texto com atenção. De carro ou de trem? Camila e Jorge iam de São Paulo ao Rio de Janeiro, no fim de semana, visitar

Leia mais

6. AS PARTES DAS PLANTAS

6. AS PARTES DAS PLANTAS CIÊNCIAS 6. AS PARTES DAS PLANTAS 1. Leia as informações e faça as atividades a seguir. Shutterstock/Luiz Rocha O Brasil é rico em vida! Observe a variedade de plantas que podem ser encontradas na Amazônia.

Leia mais

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 4 o ano (3 a série) Período: MANHÃ Data: 11/8/2010 AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO

Leia mais

Interpretando as relações evolutivas

Interpretando as relações evolutivas Tempo COLÉGIO TIRADENTES DA PMMG Unidade Gameleira ATIVIDADE EM SALA DISCIPLINA: Ciências DATA: ENSINO: Fundamental II ESPECIALISTA: Iris e Carolina PROFESSOR (A): Andrea Lima Alves Ruislan ALUNO (A):

Leia mais

Metabolismo dos seres vivos e gases da atmosfera FOTOSSÍNTESE & RESPIRAÇÃO

Metabolismo dos seres vivos e gases da atmosfera FOTOSSÍNTESE & RESPIRAÇÃO Metabolismo dos seres vivos e gases da atmosfera FOTOSSÍNTESE & RESPIRAÇÃO Fotossíntese Já vimos que a fotossíntese é o processo pelo qual alguns seres vivos produzem seu próprio alimento, ou seja, sintetizam

Leia mais

GRUPO VIII 3 o BIMESTRE PROVA A

GRUPO VIII 3 o BIMESTRE PROVA A A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 7 o ano (6 a série) Período: TARDE Data: 15/9/2010 PROVA GRUPO GRUPO VIII 3 o BIMESTRE PROVA

Leia mais

Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade Valinhos. Atividades de Geografia para o exame final 6º ano

Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade Valinhos. Atividades de Geografia para o exame final 6º ano Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade Valinhos Nome: 6 Atividades de Geografia para o exame final 6º ano ATENÇÃO: As atividades que se seguem devem ser respondidas em seu caderno de Geografia para serem

Leia mais

Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não use corretivo. Entregue no dia da prova.

Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não use corretivo. Entregue no dia da prova. Aluno(a): nº: Turma: Nota Ano: 1º Ano E.M. Data: /08/2019 Série Professor(a): Leonardo Trabalho Recuperação Matéria: Geografia Valor: 5,0 Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não

Leia mais

Exercício de Reforço de Língua Portuguesa 2º Ano

Exercício de Reforço de Língua Portuguesa 2º Ano Exercício de Reforço de Língua Portuguesa 2º Ano 1- Selecione, entre as sequências abaixo, aquela em que todas as palavras estão corretamente acentuadas. a) Medíco ceú - várias. b) Língua rápido -ânimo.

Leia mais

margouillat photo/shutterstock.com/id/br Plantação de cana-de-açúcar. Planta de mandioca. Mangueira. Ligue os alimentos às partes das plantas:

margouillat photo/shutterstock.com/id/br Plantação de cana-de-açúcar. Planta de mandioca. Mangueira. Ligue os alimentos às partes das plantas: 1 Leia o texto e complete as lacunas. As folhas são responsáveis pela, processo que garante a produção de alimento para a planta. Para realizá-lo, é necessária a presença de no ambiente, ou seja, a planta

Leia mais

R.: R.: R.: dessa árvore? Além. 02- Marque

R.: R.: R.: dessa árvore? Além. 02- Marque PROFESSOR: EQUIPEE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS 4º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ======== ========= ========= ========= ========= ========= ======== ======== ========= == 01- Observe as imagens

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês 1 Os exercícios podem ser feitos no livro. Exercícios gramaticais, proposto pelo livro Gramática

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA GERAL. 1) Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir:

LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA GERAL. 1) Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir: LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA GERAL 1) Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir: I. ( ) A Linha do Equador não exerce função sobre os sistemas de localização, sendo

Leia mais

PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE Série: 4 o ano (3 a série) PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE Nota: Eixo temático A ótica da vida Leia o texto com atenção. Fiz o que pude Todos os animais eram unânimes em dizer que a floresta é a adorada mãe que

Leia mais

PROVA SIMULADA DE CIÊNCIAS- Global III Plantas

PROVA SIMULADA DE CIÊNCIAS- Global III Plantas PROVA SIMULADA DE CIÊNCIAS- Global III Plantas *Algumas questões retiradas da prova da PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO e da Provinha Brasil. ** Base Nacional Comum Curricular 2 ano ciências previstas:

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2018 2ª PROVA SUBSTITUTIVA DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: 12/09/2018 Nota: Professor(a): Élida e Edvaldo Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO VII Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: o ano (4 a série) Período: TARDE Data: 18/8/2010 PORTUGUÊS

Leia mais

Características do Ambiente

Características do Ambiente Características do Ambiente Metodologia Científica Fatores Vivos e Fatores Não-Vivos Cadeia e Teia Alimentar Fotossíntese Respiração Transpiração Decompositores Metodologia Científica É a forma na qual

Leia mais

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VIII PROVA TAREFA 4 Unidade Portugal Série: 5 o ano (4 a série) Período: TARDE Data: 21/9/2011 PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE Nome: Turma: Valor da prova:

Leia mais

Sistema COC de Educação Unidade Portugal

Sistema COC de Educação Unidade Portugal Sistema COC de Educação Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2009. Nome: 3 o ano (2 a série) AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO VIII 3 o BIMESTRE Eixo temático Herança social Disciplina/Valor Português 3,0

Leia mais

Prova de Geografia - Ambientes da Terra e Continentes. 1. A atmosfera é a camada de gases que envolve a terra. Ela é composta de

Prova de Geografia - Ambientes da Terra e Continentes. 1. A atmosfera é a camada de gases que envolve a terra. Ela é composta de ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA "GOVERNADOR CELSO RAMOS" 0401557 Rua da Glória, 888 - Fone/Fax (047) 33788-229 - Blumenau Santa Catarina Instruções para

Leia mais

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Absorção. Escola: Nome: Turma: N.

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Absorção. Escola: Nome: Turma: N. Conteúdo: Absorção FICHA DE TRABALHO 1 transpiração pêlos radiculares capilaridade Conteúdo: Absorção FICHA DE TRABALHO 1 transpiração pêlos radiculares capilaridade seiva bruta zona pilosa vasos condutores

Leia mais

1. O PLANETA TERRA. a) Qual é a forma do planeta Terra visto do espaço?

1. O PLANETA TERRA. a) Qual é a forma do planeta Terra visto do espaço? 1. O PLANETA TERRA 1. Leia o texto e observe a imagem. Depois, responda às questões propostas. GEOGRAFIA Visto do Universo, o planeta parece uma esfera perfeita, pois o achatamento nos polos é muito pequeno

Leia mais

Abril Educação Plantas/Algas Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Plantas/Algas Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Plantas/Algas Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 Qual é a importância dos vegetais para a vida animal? Questão 2 Diferencie uma célula animal de uma vegetal. Questão

Leia mais

PORTUGUÊS 1 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 1 o BIMESTRE A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 4 o ano (3 a série) Período: TARDE Data: 16/3/2011 AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO

Leia mais

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VII 3 o BIMESTRE. Casas de animais

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VII 3 o BIMESTRE. Casas de animais Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2011. Nome: 2 o ano (1ª série) Manhã AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VII 3 o BIMESTRE Eixo temático Aprendendo e relacionando Leia o texto Disciplina/Valor Português

Leia mais

PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE Nome: Leia o texto abaixo com atenção. Robôs na indústria automobilística Você já deve ter visto robôs em filmes como O homem bicentenário e Guerra nas estrelas. No cinema, eles

Leia mais

Colégio Mauricio Salles de Mello

Colégio Mauricio Salles de Mello Colégio Mauricio Salles de Mello Brasília, de de 20 Professor(a): Aluno(a): Ano: Turma: PLANO SEMANAL 5º ANO Semana de 06/06 a 19/06/2017 Amigos são aqueles que ajudam a nos colocar de pé quando nossas

Leia mais

Lista de Carnaval

Lista de Carnaval SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR SARGENTO NADER ALVES DOS SANTOS SÉRIE/ANO: 7ª TURMA(S):

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA GERAL. 1) Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir:

LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA GERAL. 1) Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir: LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA GERAL 1) Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir: I. ( ) A Linha do Equador não exerce função sobre os sistemas de localização, sendo

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 5.º ANO/EF 2017

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 5.º ANO/EF 2017 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 5.º ANO/EF 2017 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês 1 Os exercícios deverão ser feitos no livro. Livro didático Língua Portuguesa Diálogo em gêneros

Leia mais

Sistema COC de Educação Unidade Portugal

Sistema COC de Educação Unidade Portugal Sistema COC de Educação Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2010. Nome: 3 o ano (2 a série) AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO V 2 o BIMESTRE Eixo temático Ações de cidadania Disciplina/Valor Português

Leia mais

Nome: Ano: Turma: Nº.: Lê com muita atenção as questões propostas e responde de forma legível. BOM TRABALHO!

Nome: Ano: Turma: Nº.: Lê com muita atenção as questões propostas e responde de forma legível. BOM TRABALHO! Direção de Serviços Região Algarve Agrupamento de Escolas Silves Sul PGA - Prova Global do Agrupamento Departamento de Ciências Físicas e Naturais Ciências Naturais 5º Ano Prova: A Nome: Ano: Turma: Nº.:

Leia mais

Construindo a história / separando os fonemas

Construindo a história / separando os fonemas Aulas dadas: Conteúdos e tarefas da Semana- 101 Semana de 03 a 07 de outubro de 2016 Quantidade / Formas geométricas / soma Problemas matemáticos (soma) ------------------------------ Construindo a história

Leia mais

Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VIII 3 o BIMESTRE. Mariana

Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VIII 3 o BIMESTRE. Mariana Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2010. Nome: 3 o ano (2 a série) AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VIII 3 o BIMESTRE Eixo temático Herança social Disciplina/Valor Português 4,0 Matemática 4,0 Hist./Geog.

Leia mais

BIOMAS. Professora Débora Lia Ciências/Biologia

BIOMAS. Professora Débora Lia Ciências/Biologia BIOMAS Professora Débora Lia Ciências/Biologia BIOMAS - Aquáticos Mares e oceanos Talássicos São as regiões com a maior variedade de vida do planeta, nem as florestas tropicais igualam-se às regiões litorâneas;

Leia mais

01. Observe os mapas e faça o que se pede.

01. Observe os mapas e faça o que se pede. SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 05 / 05 / 206 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês 1 Fazer os exercícios no livro. Fazer as páginas 104 e 105, A linguagem. Fazer a página 106,

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 5.º ANO/EF 2016

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 5.º ANO/EF 2016 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO I ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 5.º ANO/EF 2016 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

SIMULADO I 13/04/2019 GABARITO COMENTADO 5º ANO

SIMULADO I 13/04/2019 GABARITO COMENTADO 5º ANO SIMULADO I 13/04/2019 GABARITO COMENTADO 5º ANO PORTUGUÊS Resposta da questão 1 C O texto mostra que o mal da vaca louca atinge vacas, ovelhas e bois. Resposta da questão 2 A A palavra eles em Eles podem

Leia mais

Protótipo. de atividades Interdisciplinares. UFMT Grupo de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática GEPEMAT

Protótipo. de atividades Interdisciplinares. UFMT Grupo de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática GEPEMAT Protótipo de atividades Interdisciplinares Oportunidade para o desenvolvimento de conceitos envolvendo a ECOMATEMÁTICA, BIOMATE- MÁTICA e EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Dezembro 2017 1 Texto Base: Funções Foliares

Leia mais

Colégio São Paulo-Teresópolis/RJ

Colégio São Paulo-Teresópolis/RJ Colégio São Paulo-Teresópolis/RJ Disciplina: Ciências Data: /10/2017 Professor(a): Carolina Maria 6 º ano Ensino Fundamental Nota: Etapa: 3 a Exercícios (X) A1( ) A2 ( ) A3 ( ) 2ª ch. () Turma: Aluno (a):

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 2ª PROVA SUBSTITUTIVA DE CIÊNCIAS Aluno(a): Nº Ano: 7 Turma: Data: 18/09/2017 Nota: Professor(a): Sirlene e Karina Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

GABARITO DA AVALIAÇÃO TRIMESTRAL DE CIÊNCIAS 2º TRIMESTRE

GABARITO DA AVALIAÇÃO TRIMESTRAL DE CIÊNCIAS 2º TRIMESTRE GABARITO DA AVALIAÇÃO TRIMESTRAL DE CIÊNCIAS 2º TRIMESTRE 1. No processo de adaptação ao ambiente terrestre, animais e plantas sofreram modificações morfológicas e funcionais. Considere a classificação

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Ciências 2º Bimestre - Ensino Fundamental II ROTEIRO DE ESTUDOS Nome: Nº.: Série: 6º Professora Cristiane Carvalho / /16 INSTRUÇÕES: Leia os enunciados com atenção

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Ciências / ORIENTAÇÃO DE ESTUDO - RECUPERAÇÃO Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 9 / 5 / 2018 Você está recebendo as Orientações de Estudos Autônomos de Recuperação

Leia mais

Exercitando Ciências - Temas: Fotossíntese e Respiração Celular

Exercitando Ciências - Temas: Fotossíntese e Respiração Celular Exercitando Ciências - Temas: Fotossíntese e Respiração Celular Esta lista de exercícios aborda os conteúdos curriculares: Fotossíntese e a Respiração Celular. 1) A fotossíntese inicia-se com a captação

Leia mais

Exercitando Ciências - Temas: Fotossíntese e Respiração Celular

Exercitando Ciências - Temas: Fotossíntese e Respiração Celular Exercitando Ciências - Temas: Fotossíntese e Respiração Celular Esta lista de exercícios aborda os conteúdos curriculares: Fotossíntese e a Respiração Celular. 1) A fotossíntese inicia-se com a captação

Leia mais

Calendário das avaliações R2-1º ano 1º Bimestre

Calendário das avaliações R2-1º ano 1º Bimestre Calendário das avaliações R2-1º ano 1º Bimestre 21/03 (Quarta-feira) Avaliação de Ciências UNIDADE 02 Alimentação saudável; Cuidados com a higiene alimentar; Mexe e remexe atividades físicas são legais;

Leia mais

Nome: 3º ano (2ª série): AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO III 1º BIMESTRE

Nome: 3º ano (2ª série): AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO III 1º BIMESTRE Vila Velha, de de 2012. Nome: 3º ano (2ª série): AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO III 1º BIMESTRE Eixo Temático: Espaço histórico e meio Ambiente. Total de pontos Média Pontos obtidos Português 3,5 2,1 Matemática

Leia mais

Instruções: Não é permitido o uso de corretivo, rasuras acarretarão a anulação da questão.

Instruções: Não é permitido o uso de corretivo, rasuras acarretarão a anulação da questão. Humanas Geografia Eliane Martins da Silva Trabalho de recuperação 2018 35 pts 6º Instruções: Leia atentamente cada questão antes de responde-la. Construa suas respostas completas e claras. Não é permitido

Leia mais

Plano da Intervenção

Plano da Intervenção INTERVENÇÃO Percebendo nosso Planeta como um ser vivo: construção de terrário com garrafa PET Autora: Ana Maria Rigon Bolzan Plano da Intervenção CONTEXTUALIZAÇÃO Todos os seres vivos dependem de elementos

Leia mais

Sistema COC de Educação Unidade Portugal

Sistema COC de Educação Unidade Portugal Sistema COC de Educação Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2008. Nome: 3 o ano (2 a série) AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO VIII 3 o BIMESTRE Eixo temático Herança social Disciplina/Valor Português Matemática

Leia mais

R.: R.: 03- A latitude quadro: R.: R.:

R.: R.: 03- A latitude quadro: R.: R.: PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========== =========== ============ =========== =========== =========== =========== =========== =========== ==

Leia mais

As estações do ano. No outono, as folhas de muitas árvores ficam amarelas e acabam por cair.

As estações do ano. No outono, as folhas de muitas árvores ficam amarelas e acabam por cair. As estações do ano As estações do ano No outono, as folhas de muitas árvores ficam amarelas e acabam por cair. Na primavera, as folhas de muitas árvores tornam a rebentar e a crescer. As estações do ano

Leia mais

REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO EXERCÍCIOS

REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO EXERCÍCIOS REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO EXERCÍCIOS 5º ano - Ensino Fundamental I Disciplina: Geografia Profª s Ana Paula, Sylvia e Vanessa (1º bimestre) Para responder às questões, consulte seu livro didático. 1) Vimos

Leia mais

Março 1º ano EM 2013

Março 1º ano EM 2013 Março 1º ano EM 2013 1) A compreensão e o uso das coordenadas geográficas são de importância fundamental na geografia. O que são coordenadas geográficas e qual sua utilização no estudo do espaço geográfico?

Leia mais

PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE Leia o trecho com atenção. Vicente era um menino pobre que tinha um pangaré. O pangaré era preto, bem feio, bem magro e bem velho. O cavalo servia para puxar a carroça do pai de

Leia mais

Jimboê. Ciências. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 4 o bimestre

Jimboê. Ciências. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 4 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao quarto bimestre escolar ou às unidades 7 e 8 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê 4 o ano Avaliação 4 o bimestre 1 Avaliação NOME: ESCOLA: PROFESSOR: TURMA:

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 3.º ANO/EF 2018

ROTEIRO DE ESTUDOS II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 3.º ANO/EF 2018 ROTEIRO DE ESTUDOS II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 3.º ANO/EF 2018 Caro(a) aluno(a), É tempo de rever os conteúdos estudados na II Etapa Letiva e esclarecer suas dúvidas. Com o estudo diário e a realização de

Leia mais

Unidade Portugal. Nome: 3 o ano (2ª série) Manhã. AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO XI 4 o BIMESTRE. A adivinhação do rei

Unidade Portugal. Nome: 3 o ano (2ª série) Manhã. AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO XI 4 o BIMESTRE. A adivinhação do rei Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2011. Nome: 3 o ano (2ª série) Manhã AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO XI 4 o BIMESTRE Eixo temático Origens e descobertas Disciplina/Valor Português 4,0 Matemática

Leia mais

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO VI Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 5 o ano (4 a série) Período: TARDE Data: 23/6/2010 PORTUGUÊS

Leia mais

UNIDADE 3 O REINO DAS PLANTAS

UNIDADE 3 O REINO DAS PLANTAS UNIDADE 3 O REINO DAS PLANTAS Livro pág. 66 Leitura do Texto: A conquista do Ambiente Terrestre. Livro: Uma breve história do conhecimento Embora o homem represente 1% da Biomassa do Planeta, é provável

Leia mais

Colégio São Paulo-Teresópolis/RJ

Colégio São Paulo-Teresópolis/RJ Colégio São Paulo-Teresópolis/RJ Disciplina: Ciências Data: 13/12/2017 Prof.: Carolina Maria série/ano: 6 o Ensino: Fundamental II Exercício para recuperação Final ( X ) Aluno(a): Número: Turma: 1 Leia

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 2.º ANO/EF 2018

ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 2.º ANO/EF 2018 ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 2.º ANO/EF 2018 Caro(a) aluno(a), É tempo de rever os conteúdos estudados na III Etapa Letiva e esclarecer suas dúvidas. Com o estudo diário e a realização

Leia mais

Alimentação e respiração de plantas e animais

Alimentação e respiração de plantas e animais Alimentação e respiração de plantas e animais Os animais se alimentam Herbívoros Animais que se alimentam somente de vegetais. Eles comem partes das plantas como folhas, sementes, raízes. Carnívoros -

Leia mais