PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE"

Transcrição

1 A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO VII Transformando conhecimentos em valores Unidade Portugal Série: o ano (4 a série) Período: TARDE Data: 18/8/2010 PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE Nome: Turma: Valor da prova: 3,0 Nota: Eixo temático Aspectos Físicos e Humanos Leia o texto a seguir. A lenda da vitória-régia é uma lenda brasileira de origem indígena tupi-guarani. Há muitos anos, em uma tribo indígena, contava-se que a lua (Jaci, para os índios) era uma deusa que, ao despontar a noite, beijava e enchia de luz os rostos das mais belas virgens índias da aldeia as cunhantãs-moças. Sempre que ela se escondia atrás das montanhas, levava para si as moças de sua preferência e as transformava em estrelas no firmamento. Uma linda jovem virgem da tribo, a guerreira Naiá, vivia sonhando com este encontro e mal podia esperar pelo grande dia em que seria chamada por Jaci. Os anciãos da tribo alertavam Naiá: depois de seu encontro com a sedutora deusa, as moças perdiam seu sangue e sua carne, tornando-se luz viravam estrelas do céu. Mas quem a impediria? Naiá queria porque queria ser levada pela lua. À noite, cavalgava pelas montanhas atrás dela, sem nunca alcançá-la. Todas as noites eram assim, e a jovem índia definhava, sonhando com o encontro, sem desistir. Não comia e nem bebia nada. Tão obcecada ficou que não havia pajé que lhe desse jeito. Um dia, tendo parado para descansar à beira de um lago, viu em sua superfície a imagem da deusa amada: a lua refletida em suas águas. Cega pelo seu sonho, lançou-se ao fundo e se afogou. A lua, compadecida, quis recompensar o sacrifício da bela jovem india e resolveu transformá-la em uma estrela diferente de todas aquelas que brilham no céu. Transformou-a então numa estrela das águas, única e perfeita, que é a planta vitória-régia. Assim, nasceu uma linda planta cujas flores perfumadas e brancas só abrem à noite e ao nascer do sol ficam rosadas. Interpretação do texto Segundo o texto, em uma tribo indígena contava-se que a lua, que era considerada uma deusa, ao despontar a noite, levava para si as moças de sua preferência e as transformava em algo. O que era? 2. Naiá, uma linda jovem, sonhava com este encontro e não desistia. Um dia, à beira de um lago, viu em sua superfície a imagem da deusa refletida em suas águas. O que aconteceu com a índia Naiá?

2 3. A lua, compadecida, quis recompensar o sacrifício da bela jovem e transformou-a em uma estrela diferente de todas que brilham no céu. Transformou-a numa estrela das águas. Como ela era? Gramática Complete cada frase, usando cada adjetivo entre parênteses no grau superlativo absoluto. a) Naiá era. (linda) b) Aquelas flores estão. (perfumadas) c) Aquele canto era. (forte) d) O dia foi. (agradável) e) A prova estava. (difícil) 2. Reescreva cada frase substituindo o adjetivo destacado pela locução adjetiva correspondente. Atenção! A locução adjetiva é formada por duas palavras. a) A carne bovina é saborosa. b) O uniforme escolar está sujo. c) As plantas aquáticas são lindas. d) O abraço paterno é gostoso. e) O baile carnavalesco foi divertido. 3. Leia o parágrafo e escreva as palavras grifadas nos lugares corretos de acordo com a classe gramatical de cada uma delas. Uma linda jovem virgem da tribo, a guerreira Naiá, vivia sonhando com este encontro e ela esperava pelo grande dia... Substantivo Adjetivo Pronome Verbo Artigo A única maneira de ter um amigo é sendo um. Ralph Waldo Emerson Boa prova! Beijo, Mara

3 AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO VII A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO Transformando conhecimentos em valores Unidade Portugal Série: o ano (4 a série) Período: TARDE MATEMÁTICA 3 o BIMESTRE Nome: Turma: Data: 18/8/2010 Valor da prova: 3,0 Nota: Eixo temático Aspectos Físicos e Humanos Parte I Uma linda jovem virgem da tribo, a guerreira Naiá, vivia sonhando com este encontro e mal podia esperar pelo grande dia em que seria chamada por Jaci. Os anciões da tribo alertavam Naiá; depois de seu encontro com a sedutora deusa, as moças perdiam seu sangue e sua carne, tornando-se luz viravam estrelas do céu. Leia com atenção! De acordo com o texto, se 1 8 das jovens indígenas fossem transformadas em estrelas e 2 4 transformadas em Estrelas das Águas, responda às seguintes questões: a) Que fração ao todo representa as jovens índias transformadas em estrelas e estrelas das águas? b) Que fração sobrou das índias na tribo indígena? c) Que fração representa todas as jovens da tribo indígena?

4 Se a tribo indígena tivesse 730 jovens e 3 Parte II fossem transformadas em estrelas, quantas jovens seriam estrelas? 2. Transforme os números mistos em frações impróprias, efetue as frações e simplifique o resultado. a) = b) = 3. Resolva as expressões com frações. a) = b) = 4. Eduardo comeu 2 3 de um doce e Rui comeu 1. Que fração do doce os dois comeram juntos? Que fração sobrou?. Veja como Paula aproveita seu tempo em 1 dia: 3 Ir à escola 1 Comer Brincar Dormir 3 4 Estudar 1 a) Paula gasta mais tempo com a escola ou com a alimentação? b) O tempo que Paula gasta para dormir é o mesmo que gasta para e c) Cite duas atividades que, juntas, consomem a metade do tempo de Paula: d) Que fração Paula gasta a mais para dormir do que para ir a escola?

5 A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO VII Transformando conhecimentos em valores Unidade Portugal Série: o ano (4 a série) Período: TARDE Data: 18/8/2010 CIÊNCIAS 3 o BIMESTRE Nome: Turma: Valor da prova: 3,0 Nota: Eixo temático Aspectos Físicos e Humanos Parte I Leia o texto Lenda da vitória-régia e depois responda às questões abaixo de forma correta: Naiá era uma linda jovem índia que tinha um sonho, tornar-se uma brilhante estrela no céu. Vivia com a cabeça na lua. a) Em quais partes está dividida a cabeça? b) Qual órgão está protegido pela caixa craniana? Parte II O esqueleto humano adulto é constituído por cerca de 206 ossos, que, juntamente com os músculos e tendões, desempenham funções importantes. a) Escreva duas funções desempenhadas pelo esqueleto. b) Escreva dois cuidados que precisamos ter com os ossos e as articulações.

6 2. O sistema digestório é o sistema responsável por obter dos alimentos ingeridos os nutrientes necessários às diferentes funções do organismo. Encontre, no diagrama, cinco órgãos que fazem parte do sistema digestório. Depois, complete as frases abaixo de forma correta. A B C D E F G H I J K L M N S O P Q R S T F U V T W X Y Z L A I B C O D E F G I H G I J M K L M N N O A P Q A R S T U G V D E L G A D O W U X O Y Z O A B C D A E F G H I J K L M N P A N C R E A S O P a) A encontra-se na boca e tem a função de misturar os alimentos. b)o suco gástrico é um líquido claro produzido no, tem a função de atuar sobre o bolo alimentar. c) No intestino, completa-se a digestão pela ação do suco intestinal, do suco pancreático e da bile, que são produzidos no e no, respectivamente. 3. Sabemos que os dentes são fundamentais durante a digestão dos alimentos. Que cuidados devemos ter com os nossos dentes? Boa Prova! Beijos Tia Lela

7 A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO VII Transformando conhecimentos em valores Unidade Portugal Série: o ano (4 a série) Período: TARDE Data: 18/8/2010 HISTÓRIA / GEOGRAFIA 3 o BIMESTRE Nome: Turma: Valor da prova: 3,0 Nota: Eixo temático Aspectos Físicos e Humanos Parte I O texto conta a lenda da vitória-régia, uma história muito popular que pertence à cultura da região Nordeste. Complete o mapa da região Nordeste com as siglas de cada estado e suas capitais. Não se esqueça de pintar o mapa. Parte II Sobre a região Nordeste, faça o que se pede: a) Cite três produtos que fazem parte da agricultura nordestina. b) Quais são os tipos de gado criados na região?

8 2. Escreva (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas. ( ) O Nordeste é a região que possui o maior número de estados do Brasil. ( ) Salvador é a capital do Brasil. ( ) Quase todos os estados da região Nordeste limitam-se com o mar. ( ) O Nordeste apresenta apenas a caatinga como vegetação natural da região. 3. É correto afirmar que no Nordeste só há seca? Justifique sua resposta. Boa prova! Beijos! Tia Paty.

GRUPO III 1º BIMESTRE PROVA A

GRUPO III 1º BIMESTRE PROVA A Sistema de Ensino PROVA III 1º BIMESTRE PROVA A Valor da prova: Nota: Vitória-régia Os pajés tupis-guaranis contavam que, no começo do mundo, toda vez que a Lua se escondia no horizonte, parecendo descer

Leia mais

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VI PROVA TAREFA 1 Unidade Portugal Série: 5 o ano (4 a série) Período: TARDE PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE Nome: Turma: Data: 17/8/2011 Valor da prova:

Leia mais

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 4 o ano (3 a série) Período: MANHÃ Data: 15/9/2010 AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO

Leia mais

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VII PROVA TAREFA 2 Unidade Portugal Série: 5 o ano (4 a série) Período: TARDE Data: 31/8/2011 PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE Nome: Turma: Valor da prova:

Leia mais

Informações e dados da região Norte do Brasil. - Densidade demográfica (estimativa 2014): 4,5 hab./km²

Informações e dados da região Norte do Brasil. - Densidade demográfica (estimativa 2014): 4,5 hab./km² Informações e dados da região Norte do Brasil - Área: 3.853.676,9 km² - População: 17.231.027 (estimativa 2014) - Densidade demográfica (estimativa 2014): 4,5 hab./km² - Mortalidade infantil (por mil):

Leia mais

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VII PROVA TAREFA 2 Unidade Portugal Série: 5 o ano (4 a série) Período: MANHÃ Data: 31/8/2011 PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE Nome: Turma: Valor da prova:

Leia mais

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VIII PROVA TAREFA 3 Unidade Portugal Série: 5 o ano (4 a série) Período: TARDE Data: 8/9/2011 PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE Nome: Turma: Valor da prova:

Leia mais

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO VIII Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 5 o ano (4 a série) Período: MANHÃ Data: 9/9/2010 PORTUGUÊS

Leia mais

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VIII PROVA TAREFA 3 Unidade Portugal Série: 5 o ano (4 a série) Período: MANHÃ Data: 8/9/2011 PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE Nome: Turma: Valor da prova:

Leia mais

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VII PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE Leia o texto com atenção. De carro ou de trem? Camila e Jorge iam de São Paulo ao Rio de Janeiro, no fim de semana, visitar

Leia mais

PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO X Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 4 o ano (3 a série) Período: TARDE Data: 20/10/2010 PORTUGUÊS

Leia mais

PORTUGUÊS 1 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 1 o BIMESTRE AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO II PROVA TAREFA 4 Unidade Portugal Série: 5 o ano (4 a série) Período: MANHÃ PORTUGUÊS 1 o BIMESTRE Nome: Turma: Data: 6/4/2011 Valor da prova: 2,0

Leia mais

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO VII Unidade Portugal Série: 5 o ano (4 a série) Período: TARDE Data: 24/8/2011 PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE Nome: Turma: Valor da prova: 3,0 Nota: Eixo temático Aspectos físicos

Leia mais

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO VI Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 5 o ano (4 a série) Período: TARDE Data: 23/6/2010 PORTUGUÊS

Leia mais

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO IV Unidade Portugal Série: 4 o ano (3 a série) Período: MANHÃ Data: 18/5/2011 PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE Nome: Turma: Valor da prova: 3,0 Nota: Eixo temático Água, vida e progresso

Leia mais

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 4 o ano (3 a série) Período: MANHÃ Data: 11/8/2010 AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO

Leia mais

PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE Leia o trecho com atenção. Vicente era um menino pobre que tinha um pangaré. O pangaré era preto, bem feio, bem magro e bem velho. O cavalo servia para puxar a carroça do pai de

Leia mais

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO IV PROVA TAREFA 2 Unidade Portugal Série: 5 o ano (4 a série) Período: MANHÃ PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE Nome: Turma: Data: 11/5/2011 Valor da prova:

Leia mais

Língua Portuguesa 5º ano. Escola: Aluno: A questão de número 1 baseia-se no texto abaixo:

Língua Portuguesa 5º ano. Escola: Aluno: A questão de número 1 baseia-se no texto abaixo: Língua Portuguesa 5º ano Escola: no/turma: ata: luno: questão de número 1 baseia-se no texto abaixo: O rato do mato e o rato da cidade Um ratinho da cidade foi uma vez convidado para ir à casa de um rato

Leia mais

Colégio Mauricio Salles de Mello

Colégio Mauricio Salles de Mello Colégio Mauricio Salles de Mello Brasília, de de 20 Professor(a): Aluno(a): Ano: Turma: PLANO SEMANAL 5º ANO Semana de 12/09 a 25/09/2017 As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leia mais

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE Sistema de Ensino Unidade Portugal Série: 5 o ano (4 a série) Período: MANHÃ AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO VIII PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE Nome: Turma: Data: 19/9/2009 Valor da prova: 8,0 Nota: Eixo temático

Leia mais

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO V Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 5 o ano (4 a série) Período: MANHÃ Data: 9/6/2010 PORTUGUÊS

Leia mais

GRUPO III 1º BIMESTRE PROVA A

GRUPO III 1º BIMESTRE PROVA A Sistema de Ensino PROVA III 1º BIMESTRE PROVA A Valor da prova: Vitória-régia Os pajés tupis-guaranis contavam que, no começo do mundo, toda vez que a Lua se escondia no horizonte, parecendo descer por

Leia mais

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO IV 2 o BIMESTRE. João e o pé de feijão

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO IV 2 o BIMESTRE. João e o pé de feijão Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2011. Nome: 2 o ano (1ª série) AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO IV 2 o BIMESTRE Eixo temático De olho na natureza Disciplina/Valor Português 3,0 Matemática 3,0 Hist./Geog.

Leia mais

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE Sistema de Ensino Unidade Portugal Série: 5 o ano (4 a série) Período: MANHÃ AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO IX PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE Nome: Turma: Data: 3/10/2009 Valor da prova: 6,0 Nota: Eixo temático

Leia mais

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO V PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE Leia o texto com atenção. Tati do Tocantins Cristina Von Quem nasce no estado do Tocantins é tocantinense. O Tocantins fica

Leia mais

Data: / /2013. Identifique os artigos que aparecem na tira e escreva a sua classificação.

Data: / /2013. Identifique os artigos que aparecem na tira e escreva a sua classificação. Colégio João Paulo I Porque pensar diferente faz bem Nome: Data: / /2013 REVISÃO DE PORTUGUÊS 5º Ano 3 Bimestre 1ª Questão: Leia a tira: Identifique os artigos que aparecem na tira e escreva a sua classificação.

Leia mais

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE. Parte I

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE. Parte I AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO IX PROVA TAREFA 4 Unidade Portugal Série: 4 o ano (3 a série) Período: MANHÃ Data: 21/9/2011 PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE Nome: Turma: Valor da prova:

Leia mais

PORTUGUÊS 3o BIMESTRE Unidade Portugal

PORTUGUÊS 3o BIMESTRE Unidade Portugal AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VII PROVA TAREFA 1 PORTUGUÊS 3o BIMESTRE Unidade Portugal Série: 4o ano (3a série) Período: TARDE Data: 17/8/2011 Leia os quadrinhos com atenção!

Leia mais

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO IX Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 5 o ano (4 a série) Período: TARDE Data: 22/9/2010 PORTUGUÊS

Leia mais

GRUPO I 1 o BIMESTRE PROVA A

GRUPO I 1 o BIMESTRE PROVA A A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 6 o ano (5 a série) Período: MANHÃ Data: 16/3/2011 PROVA GRUPO GRUPO I 1 o BIMESTRE PROVA

Leia mais

PORTUGUÊS 1 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 1 o BIMESTRE A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO III Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 5 o ano (4 a série) Período: MANHÃ Data: 27/4/2011 PORTUGUÊS

Leia mais

Colégio Mauricio Salles de Mello

Colégio Mauricio Salles de Mello Colégio Mauricio Salles de Mello Brasília, de de 20 Professor(a): Aluno(a): Ano: Turma: PLANO SEMANAL 4º ANO Semana de 08/11 a 28/11/2016 O mundo fica mais bonito com a sua presença. Você é o que há de

Leia mais

DISCIPLINA: Português DATA DA REALIZAÇÃO: 21/10/2013

DISCIPLINA: Português DATA DA REALIZAÇÃO: 21/10/2013 FICHA DA SEMANA 3º ANO A/B Instruções: 1. Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue a professora no dia seguinte; 2. As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno,

Leia mais

DATA: 19 / 08 / 2017 II ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 2.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA:

DATA: 19 / 08 / 2017 II ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 2.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 9 / 08 / 207 UNIDADE: II ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 2.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO XI PROVA TAREFA 3 Unidade Portugal Série: 4 o ano (3 a série) Período: MANHÃ PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE Nome: Turma: Data: 4/11/2011 Valor da prova:

Leia mais

Nome: 3º ano (2ª série): AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO III 1º BIMESTRE

Nome: 3º ano (2ª série): AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO III 1º BIMESTRE Vila Velha, de de 2012. Nome: 3º ano (2ª série): AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO III 1º BIMESTRE Eixo Temático: Espaço histórico e meio Ambiente. Total de pontos Média Pontos obtidos Português 3,5 2,1 Matemática

Leia mais

GRUPO I 1 o BIMESTRE PROVA A

GRUPO I 1 o BIMESTRE PROVA A A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 6 o ano (5 a série) Período: TARDE Data: 16/3/2011 PROVA GRUPO GRUPO I 1 o BIMESTRE PROVA

Leia mais

Colégio Mauricio Salles de Mello

Colégio Mauricio Salles de Mello Colégio Mauricio Salles de Mello Brasília, de de 20 Professor(a): Aluno(a): Ano: Turma: PLANO SEMANAL 5º ANO Semana de 27/09 a 17/10/2016 A melhor parte da vida de uma pessoa está nas suas amizades. Abraham

Leia mais

O JACARÉ QUE COMEU O SOL Joel Rufino dos Santos

O JACARÉ QUE COMEU O SOL Joel Rufino dos Santos PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 4 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== O JACARÉ QUE COMEU O SOL Joel

Leia mais

PORTUGUÊS 1 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 1 o BIMESTRE A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO III Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 5 o ano (4 a série) Período: TARDE Data: 27/4/2011 PORTUGUÊS

Leia mais

PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE Nome: Leia o texto abaixo com atenção. Robôs na indústria automobilística Você já deve ter visto robôs em filmes como O homem bicentenário e Guerra nas estrelas. No cinema, eles

Leia mais

PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO XI Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 4 o ano (3 a série) Período: TARDE Data: 4/11/2010 PORTUGUÊS

Leia mais

Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO X 4 o BIMESTRE. A primavera da lagarta

Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO X 4 o BIMESTRE. A primavera da lagarta Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2010. Nome: 2 o ano (1 a série) AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO X 4 o BIMESTRE Disciplina/Valor Português 3,0 Eixo temático Tempo e ritmos Matemática 3,0 Hist./Geog.

Leia mais

Centro Educacional Sesc Cidadania. Goiânia, Novembro/ º ano Turma: Nome do(a) Aluno(a): Professores: Décio Falcão e Fabrício Peres

Centro Educacional Sesc Cidadania. Goiânia, Novembro/ º ano Turma: Nome do(a) Aluno(a): Professores: Décio Falcão e Fabrício Peres Centro Educacional Sesc Cidadania Ensino Fundamental Anos Finais Goiânia, Novembro/07. 6º ano Turma: Nome do( Aluno(: Professores: Décio Falcão e Fabrício Peres Lista de Recuperação N do 3º Trimestre Disciplina:

Leia mais

Colégio Zaccaria TELEFAX: (0 XX 21)

Colégio Zaccaria TELEFAX: (0 XX 21) Colégio Zaccaria TELEFAX: (0 XX 21) 3235-9400 www.zaccaria.g12.br Data: EXERCÍCIO DE PORTUGUÊS Aluno(a): N.º Turma: 13. Turno: Tarde Professor(a): Instruções para um bom desempenho: Texto I Leia atentamente

Leia mais

Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO XII 4 o BIMESTRE

Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO XII 4 o BIMESTRE Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2010. Nome: 3 o ano (2 a série) AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO XII 4 o BIMESTRE Disciplina/Valor Pontos obtidos Português 3,0 Eixo temático Fantasia e realidade Matemática

Leia mais

PORTUGUÊS 1 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 1 o BIMESTRE A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO II Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 5 o ano (4 a série) Período: MANHÃ Data: 13/4/2011 PORTUGUÊS

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 4 / 4 / 2019

Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 4 / 4 / 2019 Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 4 / 4 / 2019 CONTEÚDO DE ESTUDO Leitura e interpretação de texto. Verbos. Tempos verbais.

Leia mais

A LENDA DAS ESTRELAS

A LENDA DAS ESTRELAS Lições de Língua Portuguesa e História 4º A 4º ano sexta-feira Semana de 3 a 7 de outubro de 2016. Troca do Livro 4º B 4º C terça-feira quinta-feira Leia o texto abaixo para fazer as lições de Língua Portuguesa:

Leia mais

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VIII PROVA TAREFA 4 Unidade Portugal Série: 5 o ano (4 a série) Período: TARDE Data: 21/9/2011 PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE Nome: Turma: Valor da prova:

Leia mais

Unidade Portugal. Nome: 2 o ano (1º série) Tarde. AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO XI 4 o BIMESTRE. A água no mundo

Unidade Portugal. Nome: 2 o ano (1º série) Tarde. AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO XI 4 o BIMESTRE. A água no mundo Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2011. Nome: 2 o ano (1º série) Tarde AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO XI 4 o BIMESTRE Eixo temático - Perceber e atuar Disciplina/Valor Português 4,0 Matemática 4,0

Leia mais

Colégio Mauricio Salles de Mello

Colégio Mauricio Salles de Mello Colégio Mauricio Salles de Mello Brasília, de de 20 Professor(a): Aluno(a): Ano: Turma: PLANO SEMANAL 5º ANO Semana de 20/06 a 03/07/2017 É melhor tentar algo, vê-lo não funcionar e aprender com isso,

Leia mais

Unidade Portugal. Nome: 2 o ano (1º série) Manhã. AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO XI 4 o BIMESTRE. Lavar as mãos. Água uma. Lava uma. Mão. Mão.

Unidade Portugal. Nome: 2 o ano (1º série) Manhã. AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO XI 4 o BIMESTRE. Lavar as mãos. Água uma. Lava uma. Mão. Mão. Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2011. Nome: 2 o ano (1º série) Manhã AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO XI 4 o BIMESTRE Eixo temático Perceber e atuar Leia o texto: Uma Lava outra, lava uma lava outra,

Leia mais

Embatuquei. O pajé ficou sorrindo por trás da fumaça do cachimbo.

Embatuquei. O pajé ficou sorrindo por trás da fumaça do cachimbo. SUGESTÕES PORTUGUÊS * o SEGREDO DO PAJÉ Érico Veríssimo, Tibicuera. Um dia o pajé me chamou à sua oca. Entrei. Fui recebido com esta pergunta: - Tibicuera, qual é o maior bem da vida? A coragem - respondi

Leia mais

BEM TE VIU, BEM TEVÊ

BEM TE VIU, BEM TEVÊ SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 02 / 05 / 206 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 4.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

Números Decimais. A floresta amazônica é a maior floresta tropical do planeta. Sua área é de aproximadamente 5,5 milhões de quilômetros.

Números Decimais. A floresta amazônica é a maior floresta tropical do planeta. Sua área é de aproximadamente 5,5 milhões de quilômetros. 1. Leia a informação abaixo e responda: Números Decimais A floresta amazônica é a maior floresta tropical do planeta. Sua área é de aproximadamente 5,5 milhões de quilômetros. Passe o número decimal do

Leia mais

Colégio Mauricio Salles de Mello

Colégio Mauricio Salles de Mello Colégio Mauricio Salles de Mello Brasília, de de 20 Professor(a): Aluno(a): Ano: Turma: PLANO SEMANAL 4º ANO Semana de 27/09 a 17/10/2016 A maior dádiva para o estudante é o saber adquirido; nenhum outro

Leia mais

Troca do Livro LIÇÕES DE FRANCÊS, PORTUGUÊS E HISTÓRIA - 5 ano 5º A e B 5º C Semana de 9 a 13 de abril de 2018 terça-feira quarta-feira

Troca do Livro LIÇÕES DE FRANCÊS, PORTUGUÊS E HISTÓRIA - 5 ano 5º A e B 5º C Semana de 9 a 13 de abril de 2018 terça-feira quarta-feira Troca do Livro LIÇÕES DE FRANCÊS, PORTUGUÊS E HISTÓRIA - 5 ano 5º A e B 5º C Semana de 9 a 13 de abril de 2018 terça-feira quarta-feira Lundi - Français Curitiba, le 9 avril 2018. Fais l'activité 2 de

Leia mais

PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO X Unidade Portugal Série: 4 o ano (3 a série) Período: TARDE Data: 26/10/2011 PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE Nome: Turma: Valor da prova: 3,0 Nota: Eixo temático A ótica da vida

Leia mais

PORTUGUÊS 1 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 1 o BIMESTRE AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO II PROVA TAREFA 3 Unidade Portugal Série: 4 o ano (3 a série) Período: TARDE PORTUGUÊS 1 o BIMESTRE Nome: Turma: Data: 30/3/2011 Valor da prova:

Leia mais

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ. O Colégio que ensina o aluno a estudar. ALUNO(A): TURMA: Língua Portuguesa.

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ. O Colégio que ensina o aluno a estudar. ALUNO(A): TURMA: Língua Portuguesa. FUNDADOR PROF. EDILSON BRASIL SOÁREZ 2011 O Colégio que ensina o aluno a estudar. APICE 4 o Ano Ensino Fundamental I a7 [1 a VG] ALUNO(A): TURMA: Língua Portuguesa Você está recebendo o APICE (Atividade

Leia mais

PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE. Parte I

PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE. Parte I AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO X PROVA TAREFA 2 Unidade Portugal Série: 4 o ano (3 a série) Período: MANHÃ Data: 19/10/2011 PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE Nome: Turma: Valor da prova:

Leia mais

Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VIII 3 o BIMESTRE. Mariana

Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VIII 3 o BIMESTRE. Mariana Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2010. Nome: 3 o ano (2 a série) AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VIII 3 o BIMESTRE Eixo temático Herança social Disciplina/Valor Português 4,0 Matemática 4,0 Hist./Geog.

Leia mais

Exercício de Reforço de Língua Portuguesa 2º Ano

Exercício de Reforço de Língua Portuguesa 2º Ano Exercício de Reforço de Língua Portuguesa 2º Ano 1- Selecione, entre as sequências abaixo, aquela em que todas as palavras estão corretamente acentuadas. a) Medíco ceú - várias. b) Língua rápido -ânimo.

Leia mais

Sistema COC de Educação Unidade Portugal

Sistema COC de Educação Unidade Portugal Sistema COC de Educação Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2010. Nome: 2 o ano (1 a série) AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO IV 2 o BIMESTRE Eixo temático De olho na natureza Disciplina/Valor Português

Leia mais

Lista de Revisão - 1º trimestre

Lista de Revisão - 1º trimestre Estudante: Educador: Patrícia Carla 6º Ano/Turma: C. Curricular: Língua Portuguesa Lista de Revisão - 1º trimestre Questão 1 - Leia esta tira e responda: a) A fala de Hagar não foi bem entendida por Eddie.

Leia mais

Aluno (a): Professor:

Aluno (a): Professor: º BIM P1 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS LISTA DE EXERCÍCIOS MATEMÁTICA 6º ANO Aluno (a): Professor: Turma: Turno: Data: / / Unidade: ( ) Asa Norte ( ) Águas Lindas ( )Ceilândia ( ) Gama ( )Guará ( ) Pistão

Leia mais

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VII 3 o BIMESTRE. Pau-brasil

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VII 3 o BIMESTRE. Pau-brasil Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2011. Nome: 3 o ano (2ª série) Manhã AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VII 3 o BIMESTRE Eixo temático Culturas nativas Leia o texto com atenção. Disciplina/Valor Português

Leia mais

PORTUGUÊS 1 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 1 o BIMESTRE AVALIAÇÃO INTERDISCIPLINAR II Unidade Portugal Série: 4 o ano Período: MANHÃ Data: 28/3/2012 PORTUGUÊS 1 o BIMESTRE Nome: Turma: Valor da prova: 3,0 Nota: Leia o texto com atenção e responda ao que se

Leia mais

R.: c) Use < ou >, no espaço abaixo, para comparar a altura de Tipiti à do irmão.

R.: c) Use < ou >, no espaço abaixo, para comparar a altura de Tipiti à do irmão. PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - 5º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== 01- Leia um trecho de um livro, no

Leia mais

BIOLOGIA-MARIENY SILVEIRA-8º ANO-ENSINO FUNDAMENTAL II PROFESSOR (A): ASSINATURA DOS PAIS E/ OU RESPONSAVEIS:

BIOLOGIA-MARIENY SILVEIRA-8º ANO-ENSINO FUNDAMENTAL II PROFESSOR (A): ASSINATURA DOS PAIS E/ OU RESPONSAVEIS: NOME: DATA: TURMA: PROFESSOR (A): ASSINATURA DOS PAIS E/ OU RESPONSAVEIS: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 2º TRIMESTRE DISCIPLINA: BIOLOGIA NOTA: QUESTÃO 01: Sabemos que temos a necessidade de termos uma alimentação

Leia mais

PORTUGUÊS 1 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 1 o BIMESTRE A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 4 o ano (3 a série) Período: TARDE Data: 16/3/2011 AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO

Leia mais

Atividades de Natal 4 ano - Para imprimir. Simulado de Matemática 4º ano. Simulado de Português 4º ano sobre Natal.

Atividades de Natal 4 ano - Para imprimir. Simulado de Matemática 4º ano. Simulado de Português 4º ano sobre Natal. Atividades de Natal 4 ano - Para imprimir Simulado de Matemática 4º ano. Simulado de Português 4º ano sobre Natal. Atividades de Natal 4 ano - POR QUE O PINHEIRO É A ÁRVORE DE NATAL? Quando o Menino

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 2º SEMESTRE/2017

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 2º SEMESTRE/2017 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 2º SEMESTRE/2017 Aluno: Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua ocorre durante

Leia mais

PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE Sistema de Ensino Unidade Portugal Série: 4 o ano (3 a série) Período: TARDE AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO XI PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE Nome: Turma: Data: 11/11/2009 Valor da prova: 3,5 Nota: Eixo temático

Leia mais

PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE Série: 4 o ano (3 a série) PORTUGUÊS 4 o BIMESTRE Nota: Eixo temático A ótica da vida Leia o texto com atenção. Fiz o que pude Todos os animais eram unânimes em dizer que a floresta é a adorada mãe que

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Matemática

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Matemática COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Matemática Nome: Ano: 4º Ano 1º Etapa 2014 Área do Conhecimento: Matemática e suas tecnologias Colégio Nossa Senhora da Piedade

Leia mais

GRUPO IV 2 o BIMESTRE PROVA A

GRUPO IV 2 o BIMESTRE PROVA A Unidade Portugal Série: 6 o ano (5 a série) Período: TARDE Data: 18/5/2011 PROVA GRUPO GRUPO IV 2 o BIMESTRE PROVA A Nome: Turma: Valor da prova: 3,0 Nota: Eco e Narciso Eco era uma ninfa muito tagarela,

Leia mais

10 cada uma e um dos rapazes comeu 3. Responda às questões abaixo.

10 cada uma e um dos rapazes comeu 3. Responda às questões abaixo. PROFESSOR: EQUIPE DE MATEMÁTICA BANCO DE QUESTÕES - MATEMÁTICA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== 01- Um grupo

Leia mais

ALUNO(A): Nº: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 10,0 MÉDIA: 6,0 RESULTADO: %

ALUNO(A): Nº: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 10,0 MÉDIA: 6,0 RESULTADO: % SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 03 / 2 / 206 III ETAPA - AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 3.º ANO/EF ALUNO(A): Nº: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

Sistema COC de Educação Unidade Portugal

Sistema COC de Educação Unidade Portugal Eixo temático A ótica da vida Leia o texto abaixo, com bastante atenção, e responda às questões da parte I de todas as disciplinas (Português, Matemática, Ciências, História/Geografia). Condomínio de bactérias

Leia mais

O que é que tem sentido nesta vida? VINICIUS DE MORAES

O que é que tem sentido nesta vida? VINICIUS DE MORAES Troca do Livro Lições de Português e História 4º ano 4º A e B 4º C Semana de 22 a 26 de maio de 2017. quarta-feira segunda-feira Leia o texto a seguir para realizar as lições de Língua Portuguesa desta

Leia mais

Série 6º ANO ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 2ºsemestre / 2012

Série 6º ANO ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 2ºsemestre / 2012 Disciplina Matemática Curso ENSINO FUNDAMENTAL II Professor ANDRÉ ITO Série 6º ANO ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO 2ºsemestre / 2012 Aluno (a): Número: 1 - Conteúdo: Frações e Porcentagens;

Leia mais

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO.

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO. ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos do 7º Ano 3º/4º Bimestre 2016 Trabalho de Dependência Nome: N. o : Turma: Professor(a): Giselly Data: / /2016 Unidade: Cascadura Mananciais Méier Taquara Geografia Resultado

Leia mais

Exercício Extra 27. As três laranjas mágicas

Exercício Extra 27. As três laranjas mágicas Exercício Extra 27 Nome: Turma: LÍNGUA PORTUGUESA 3º ano do Ensino Fundamental Data: 12/09/2016 Data de devolução: 19/09/2016 As três laranjas mágicas Achando que já estava mais que na hora de seu filho

Leia mais

Sistema COC de Educação Unidade Portugal

Sistema COC de Educação Unidade Portugal Sistema COC de Educação Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2009. Nome: 3 o ano (2 a série) AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO II 1 o BIMESTRE Eixo temático O campo e a cidade Disciplina/Valor Português

Leia mais

Sistema COC de Educação Unidade Portugal

Sistema COC de Educação Unidade Portugal Sistema COC de Educação Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2009. Nome: 3 o ano (2 a série) AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO VIII 3 o BIMESTRE Eixo temático Herança social Disciplina/Valor Português 3,0

Leia mais

Colégio Mauricio Salles de Mello

Colégio Mauricio Salles de Mello Colégio Mauricio Salles de Mello Brasília, de de 20 Professor(a): Aluno(a): Ano: Turma: PLANO SEMANAL 3º ANO Semana de 27/09 a 17/10/2016 Toda criança tem direitos e deveres. Crianças têm de estudar, brincar,

Leia mais

01- De acordo com o texto, o que são "as coisas que saem da boca da gente"? R.: 02- O que quer dizer "correndo sempre pra frente"? R.

01- De acordo com o texto, o que são as coisas que saem da boca da gente? R.: 02- O que quer dizer correndo sempre pra frente? R. PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 5 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== AS COISAS QUE A GENTE FALA Ruth

Leia mais

Colégio Zaccaria TELEFAX: (0 XX 21)

Colégio Zaccaria TELEFAX: (0 XX 21) Colégio Zaccaria TELEFAX: (0 XX 21) 3235-9400 www.zaccaria.g12.br Data: EXERCÍCIO DE PORTUGUÊS Aluno(a): N.º Turma: 12. Turno: Tarde Professor(a): Texto 1 1 2 Vocabulário: Repelido rejeitado Estampido

Leia mais

PORTUGUÊS 1 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 1 o BIMESTRE PORTUGUÊS 1 o BIMESTRE Leia o texto com atenção. Meu quarto Sei que tenho um privilégio: um quarto só para mim. Antigamente vovó Teca dormia aqui comigo, mas depois que ela foi morar com o tio Gilberto

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Matemática / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 7 / 8 / 2018 CONTEÚDOS ABORDADOS: Sistema de Numeração Decimal Número abreviados Frações Problemas

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA P1-2º BIMESTRE 6º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / HABILIDADES E COMPETÊNCIAS /2016 Saber o conceito de substantivo e adjetivo; Identificar e classificar

Leia mais

BARROS, Sônia. O segredo da xícara cor de nuvem. Moderna, Página 1 de 9-16/07/2015-9:07

BARROS, Sônia. O segredo da xícara cor de nuvem. Moderna, Página 1 de 9-16/07/2015-9:07 PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 5 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== Através de uma singela narrativa,

Leia mais

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VII 3 o BIMESTRE. Casas de animais

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VII 3 o BIMESTRE. Casas de animais Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2011. Nome: 2 o ano (1ª série) Manhã AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VII 3 o BIMESTRE Eixo temático Aprendendo e relacionando Leia o texto Disciplina/Valor Português

Leia mais

A lenda da mandioca. bem distante, viveu uma jovem índia, filha

A lenda da mandioca. bem distante, viveu uma jovem índia, filha LIÇÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA e HISTÓRIA - 4 ANO Leia o texto a seguir para fazer as lições de português. Troca do Livro 4º A 4º B 4º C 6ª feira 4ª feira 2ª feira A lenda da mandioca Há muito tempo, numa

Leia mais

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO V PROVA TAREFA 3 Unidade Portugal Série: 5 o ano (4 a série) Período: MANHÃ PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE Nome: Turma: Data: 1/6/2011 Valor da prova: 3,0

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOSÉ I 2014/15 CIÊNCIAS NATURAIS 6.º ANO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOSÉ I 2014/15 CIÊNCIAS NATURAIS 6.º ANO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOSÉ I 2014/15 CIÊNCIAS NATURAIS 6.º ANO Nome N º Ano/Turma 1. Leia atentamente a lista seguinte: pão, proteínas, arroz, alface, laranja, vitaminas e glícidos. a) Indique os que

Leia mais

Sistema COC de Educação Unidade Portugal

Sistema COC de Educação Unidade Portugal Sistema COC de Educação Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2010. Nome: 3 o ano (2 a série) AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO III 1 o BIMESTRE Eixo temático Espaço histórico e meio ambiente Disciplina/Valor

Leia mais