UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS-UNISINOS UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS-UNISINOS UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS-UNISINOS UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA GUILHERME FRANKLIN LAUXEN NETO O ENSINO DE PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS E A MÚSICA SÃO LEOPOLDO 2014

2 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CONCEITO FÍSICO... 4 FATOS HISTÓRICOS E CULTURA MUSICAL... 5 ESCALA TEMPERADA... 8 CONCLUSÃO REFERÊNCIAS... 14

3 INTRODUÇÃO Para que possamos compreender a relação intrínseca entre a matemática e a música, é preciso compreender a evolução histórica do conhecimento da música e as diferentes formas de se entender o que é música nas diferentes culturas e épocas. Ao contrário do que Galileu e alguns teóricos musicais defendiam no século 16, Vincenzo demonstrou que a música não poderia ser embasada nas ideias pitagóricas abstratas vigentes na época de razões de números inteiros, mas sim no fenômeno físico sonoro. (ALISSON) Portanto, partirei de uma concepção física e ao mesmo tempo histórica e cultural da evolução dos diferentes conceitos e formas de se entender a música e sua relação com a matemática.

4 CONCEITO FÍSICO O ser humano em busca de uma perfeição dos sons trouxe à pauta uma discussão quanto aos conceitos físicos relacionados com a música. E isso nos levou uma compreensão, mais ampla e rigorosa dos conceitos matemáticos envolvidos e já apresentados por Pitágoras a cerca de 500 anos antes de Cristo. Portanto, alguns estudos, nos levaram a um entendimento físico do que chamamos de som. Este é resultado de oscilações muito rápidas que acontecem no ar. Essas oscilações se dão na forma de compressão e rarefação do ar, ou seja, as moléculas do ar de comprimem e se rarefazem muita rapidamente, que pode ser interpretado com uma onda que vai se propagando no ar. As notas músicas são, por sua vez, variações da frequência de oscilação. Por natureza, os sons podem ser curtos ou longos, graves ou agudos, fortes ou fracos e podem ser facilmente reconhecidos pela sua fonte sonora. Um som carrega, dentro de si, todas essas informações simultaneamente. Estas informações contidas no som são fundamentais para o estudo das notas musicais. A física tem um papel fundamental na evolução da música como ciência. Pois, a partir do estudo de frequências podemos fundamentar teoricamente experiências e fatos até então concebidos por grandes estudiosos. Por exemplo, se alguém emitir um som que tem uma determinada frequência de vibração e se for emitido outro som que tem o dobro desta frequência, o ouvido humano interpreta estas frequências sonoras como equivalentes e passa a aceitá-las como sons idênticos. Desde a antiguidade, nas mais variadas épocas, os povos se utilizaram deste conhecimento para organizar as suas criações musicais. Desenvolveu-se o costume de utilizar os sons que os nossos ouvidos entendiam como equivalentes como uma espécie de espaço sonoro que poderia ser fracionado.

5 FATOS HISTÓRICOS E CULTURA MUSICAL O matemático e filósofo Pitágoras realizou a primeira experiência registrada na história da ciência. Pitágoras construiu um instrumento de uma corda distendida que poderia ser pressionada em diferentes pontos, produzindo sons que mantinham relações aritméticas. Foi com o monocórdio, que Pitágoras percebeu que o som produzido por uma corda esticada, e pela sua metade, era reconhecido pelos nossos ouvidos como sendo o mesmo som, mais agudo. E fazendo vibrar uma terça parte desta corda um novo som aparecia. Os três sons, quando tocados simultaneamente, produziam uma agradável combinação ao ser humano. Figura 1: Monocórdio feito e usado para demonstrações no Kings College London, no final do século 19. Imagem o Museu Whipple (Wh.4408). Dividindo simultaneamente essa corda em sua quarta parte, quinta parte, sexta parte e assim por diante, dando origem aos estudos das escalas musicais. Figura 2: Divisão sucessiva, faz-se a corda vibrar em relações fracionárias referentes ao seu comprimento original. Contudo, é fundamental perceber que existem diferentes formas de organizar e estudar a música e muitas vezes esta organização é intrínseca à cultura do povo que a estuda. Mas, muito provavelmente, foi de uma forma semelhante que surgiram as escalas musicais em outras culturas. Foi provavelmente desta maneira que um músico chinês, a partir das sucessivas divisões (a terça parte) do som original, começou a criar uma escala musical, até que ele se deparasse com a sexta nota desta escala musical.

6 Pela primeira vez, um som não combinava com o som original. Por sinal, eles até se pareciam excessivamente, contudo não produziam um som agradável. O que fez com que o chinês, desse por concluído o trabalho e criasse os cinco primeiros sons, uma escala pentatônica. Nesta escala todos os sons combinam entre si, para experimentar isso qualquer um de nós, pode se sentar à frente de um piano e tocar apenas as teclas Figura 4: A nota musical SI, obtida pelas sucessivas divisões na terça parte destonava da primeira nota, o DÓ. pretas, que formam uma destas escalas pentatônicas. Figura 3: Escala Pentatônica A escala pentatônica é a escala de música oriental, é uma escala onde todos os tons tem uma relação matemática idêntica entre si. E isso provoca um sentimento de harmonia e igualdade, que é um sentimento, também, da cultura e arte oriental, em especial chinesa, japonesa, hindu e também, do Blues americano. Aquele sexto som encontrado também trás uma relação matemática com o som original, uma vez que é quase o inteiro, ou seja, o som original. Pela extrema semelhança e pela complexidade existente, na relação destes sons, ele foi afastado do universo sonoro chinês. Uma maneira de se dividir este espaço entre dois sons equivalentes, por exemplo, entre dó e dó, é em sete partes, por gerar sete notas, criou-se a denominação oitava para este ciclo, já que o oitavo som passa a ser o primeiro do espaço equivalente, dando a impressão de voltar ao início, e,assim até o infinito, sendo esta uma das forma mais utilizadas no acidente. Figura 5: Representação de uma oitava. Por sua vez, podemos destacar outros povos e suas contribuições na música. Os árabes incluem na sua tradição até 24 divisões desiguais no interior da oitava, criando combinações que levam até 133 maneiras de agrupar os sons.

7 O sistema musical do norte da Índia tem 22 notas, em intervalos muito pequenos de som que são chamados quarto de tom e ao sul da Índia eles têm 28 intervalos. A música clássica indiana tem 10 escalas básicas que se subdividem em 64 e a partir de uma análise combinatória entre elas, pode-se realizar um mapeamento das diferentes combinações sonoras de forma ampla e matemática.

8 ESCALA TEMPERADA Esta escala consiste em dividir a oitava em doze porções de tamanho idêntico. Afinando os instrumentos desta maneira, qualquer melodia, poderia ser transposta para outros lugares do teclado, e a reconheceríamos como sendo a mesma música, mas em tons diferentes. Para compreender esta escala é necessário retornar um pouco ao estudo de Pitágoras. As divisões pitagóricas sugerem sons que mantinham relações aritméticas. As sequências, obtidas à maneira pitagórica, geradas por relações aritméticas, produzem a cada oitava, não as mesmas notas da primeira, mas outras sutilmente desiguais. Conforme ilustra a imagem a seguir. Figura 6: Na divisão de uma oitava em doze partes. Essa diferença faz com que a cada novo conjunto de notas, seja diferente do primeiro. Se pensarmos em um esquema para representar este fenômeno sonoro, as escalas pitagóricas geram, não um círculo, mas sim, uma espiral de notas. Figura 7: Espiral de notas nas divisões sem temperamento.

9 As músicas produzidas por Bach e outros músicos de sua época, por se utilizar dos acordes, que são notas tocadas simultaneamente, precisava de uma mesma afinação em todas as oitavas, para que a músicas não se tornasse desafinada. Para isso, optaram por dividir a escala não de maneira aritmética, mas sim, geométrica ou logarítmica. Na prática a escala divide a pequena diferença existente entre o dó de uma oitava e o dó de uma seguinte, entre todas as notas da escala. A escala temperada altera, assim, sutilmente todas as notas criando sons não naturais. Gerando, porém, uma escala circular, em que o fim de uma oitava coincide com o início de outra. Figura 8: Oitavas na escala temperada. Portanto, se a escala temperada se dá a partir de uma progressão geométrica é possível calcular o intervalo entre as notas e a razão entre notas consecutivas. Assim, vamos supor que a frequência da primeira nota, o Dó, é e a razão entre as frequências de duas notas consecutivas é. Desta maneira, poderemos construir a seguinte tabela. Tabela 1: Notas musicais e progressão geométrica.

10 Como cada nota corresponde a uma frequência do som. Nas frequências mais altas estão os sons mais agudos e nas frequências mais baixas os sons mais graves. Os físicos mostraram que a razão entre a frequência da primeira nota Dó mais aguda e da outra nota Dó mais grave é igual a 2, o mesmo acontece para as demais notas musicais, a razão é sempre 2. Portanto, sabemos que a frequência do segundo Dó é o dobro da frequência do primeiro Dó ( ), que por sua vez é igual a, ou seja como a frequência é não nula, temos que Essa nova maneira de afinar os instrumentos e organizar a escolha das notas, só se tornou possível, através de uma nova maneira de fazer cálculos, os logaritmos. Os logaritmos surgem para estabelecer uma relação em sequência aritmética e sequências geométricas. A sequência é uma sequência aritmética de razão 1, pois para gerar a sequência é somado um ao elemento anterior da sequência. Já a sequência é uma sequência geométrica, pois cada elemento é obtido multiplicando-se o elemento anterior por 2. Perceba que uma sequência numérica pode ser escrita da seguinte maneira.

11 Figura 9: Relação entre sequência aritmética e sequência geométrica. Percebe-se que a sequência geométrica é formada por uma base, neste caso o 2, e os expoentes formam uma sequência aritmética. Os logaritmos são uma maneira de associar essas duas sequências. Portanto podemos calcular uma aproximação da razão entre duas notas consecutivas utilizando logaritmos. Portanto, Utilizando a calculadora científica obtemos uma aproximação de. Aplicando o antilogaritmo, temos Para descobrir o valor de, ou seja, a frequência da nota Dó, utilizaremos a nota Lá, uma vez que ela é utilizada como parâmetro universal no cálculo da frequência das demais Figura 10: Diapasão é um instrumento metálico em forma de forquilha, que serve para afinar instrumentos e vozes através da vibração de um som musical. Foi inventado por John Shore ( ) em 1711.

12 notas e também porque é tida como base na afinação dos instrumentos musicais. Existe, inclusive, um instrumento chamado Diapasão que é afinado na frequência da nota Lá de 440 Hz. Como a nota Lá, na tabela, corresponde a, temos Como, obtermos, ( ), e assim Portanto, a frequência do Dó é aproximadamente 262 Hertz. Realizando uma breve pesquisa na internet verifica-se que o Dó é tem frequência de aproximadamente 264 Hertz. Este erro se dá devido às aproximações realizadas no cálculo apresentado anteriormente. Veja, a seguir um comparativo entre as frequências das notas em três escalas diferentes. Figura 11: Tabela de frequências em diferentes escala. Obs.: a escala justa não foi discutida neste trabalho. Nesta tabela, é possível verificar que as adaptações nas notas da escala pitagórica para a escala temperada não resultou em grandes mudanças nas frequências.

13 CONCLUSÃO A utilização dos conceitos da música para o ensino de progressões geométricas é, sem dúvida, uma boa maneira de mostrar ao aluno a aplicabilidade dos conceitos estudados. Contudo, requer, do professor, um planejamento detalhado e uma apropriação teórica sólida, uma vez que os conceitos nem sempre são triviais. Percebe-se neste trabalho que a música e a matemática são eternas companheiras. Por isso, existem estudiosos que não medem esforços para encontrar novas relações matemáticas na música, assim como, para divulgar esta magnífica relação entre arte e matemática. Na internet podem ser encontrados diversos vídeos educativos que exploram estes conhecimentos, cabe a nós uma busca mais detalhada e crítica destes materiais e de sua exploração em sala de aula.

14 REFERÊNCIAS ALISSON, Elton. Música como ciência. Acesso em: 02 de julho de Disponível em: < A origem das notas musicais. Disponível em: < Acesso em: 02 de julho de BRASIL. MEC. Arte e Matemática. [vídeo]. Brasília. TV Escola. Disponível em: < 816>. Acesso em: 02 de julho de Luthier de proporções. [vídeo]. Brasília. MAIA, Adolfo; MANZOLLI, Jonatas. Universidade Estadual de Campinas, Campinas. Disponível em: < Acesso em: 02 de julho de Monochord: an ancient musical and scientific instrument. Acesso em: 02 de julho de Disponível em: < O pato Donald no país da Matemágica. Produção de Walt Disney [vídeo]. Disponível em < >. Acesso em: Acesso em: 02 de julho de TEIXEIRA, António José. Isto é Matemática: A Escala Pitagórica (T05E02). [vídeo]. Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Lisboa, Lisboa. Disponível em: < Acesso em: 02 de julho de 2014.

Escalas Musicais quando a matemática rege a música

Escalas Musicais quando a matemática rege a música Escalas Musicais quando a matemática rege a música por Miguel Ratton (texto retirado e adaptado do site www.music-center.com.br) Embora este seja um tema extremamente vasto, apresentamos aqui uma abordagem

Leia mais

SÉRIE HARMÔNICA. As notas do contraponto são formadas com intervalos de repouso e/ou tensão,

SÉRIE HARMÔNICA. As notas do contraponto são formadas com intervalos de repouso e/ou tensão, 1 SÉRIE HARMÔNICA Texto: Prof. Dirso Anderle SESC/2001 As notas do contraponto são formadas com intervalos de repouso e/ou tensão, consonantes e/ou dissonantes entre as linhas (vozes) da melodia e as linhas

Leia mais

PITÁGORAS E A ESCALA MUSICAL

PITÁGORAS E A ESCALA MUSICAL PITÁGORAS E A ESCALA MUSICAL Paulo de Tarso Salles CMU-ECA/USP, 2009 O matemático e filósofo Pitágoras de Samos (V A.C.) é um personagem cuja história real ainda não foi esclarecida. Os estudos atribuídos

Leia mais

1 Breves conceitos musicais

1 Breves conceitos musicais V Bienal da SBM Sociedade Brasileira de Matemática UFPB - Universidade Federal da Paraíba 18 a 22 de outubro de 2010 construções matemáticas da música Tarcisio Rocha dos Santos & Géssyka Damaris Silva

Leia mais

( 2 3 ) 5 ( 2 3 ) 4 ( 2 3 ) 3 ( 2 3 ) = 4 3 f 1

( 2 3 ) 5 ( 2 3 ) 4 ( 2 3 ) 3 ( 2 3 ) = 4 3 f 1 A afinação cromática pitagórica, a comma pitagórica e a medição por cents Texto por Igor S. Livramento 1 Como notado no último texto 2, construir-se-á aqui a afinação cromática pitagórica de 12 tons a

Leia mais

Música quase por acaso. Série Matemática na Escola

Música quase por acaso. Série Matemática na Escola Música quase por acaso Série Matemática na Escola Objetivos 1. Introduzir o conceito de probabilidade de transição; 2. Introduzir Cadeias de Markov; 3. Usar matrizes, estatística e probabilidade para compor

Leia mais

MATEMÁTICA E MÚSICA: RELAÇÕES E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE MATEMÁTICA

MATEMÁTICA E MÚSICA: RELAÇÕES E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE MATEMÁTICA 1 MATEMÁTICA E MÚSICA: RELAÇÕES E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE MATEMÁTICA Luciana Gastaldi Sardinha Souza 1 Dari Toginho 2 Fernando Hiroki Kozu Karina Tiemi de Melo 4 Thais Marcelle de Andrade 5 Daiane

Leia mais

Mat.Semana. PC Sampaio Alex Amaral Rafael Jesus. (Fernanda Aranzate)

Mat.Semana. PC Sampaio Alex Amaral Rafael Jesus. (Fernanda Aranzate) 12 PC Sampaio Alex Amaral Rafael Jesus Semana (Fernanda Aranzate) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos

Leia mais

INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO

INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO MARIO SALES SANTOS ASSUNTOS IMPORTANTES PARA INICIANTES DA MÚSICA E DO VIOLÃO São Paulo 2013 SUMARIO O QUE É A MÚSICA... 02 AS TRÊS PARTES DA MÚSICA... 02 NOTAS MUSICAIS...

Leia mais

Ressonância e Ondas Estacionárias Prof. Theo Z. Pavan

Ressonância e Ondas Estacionárias Prof. Theo Z. Pavan Ressonância e Ondas Estacionárias Pro. Theo Z. Pavan Física Acústica Aula 7 Intererência Relexão de ondas Cordas com uma extremidade ixa: Pulso reletido retorna invertido. Cordas com uma extremidade solta

Leia mais

O som: de onda harmónica a onda complexa

O som: de onda harmónica a onda complexa 2--27 O som: de onda harmónica a onda complexa Resultados da aprendizagem Interpretar um sinal sonoro no ar como resultado da vibração do meio, de cuja propagação resulta uma onda longitudinal que se forma

Leia mais

Som e Acústica Primeira parte: ondas sonoras

Som e Acústica Primeira parte: ondas sonoras Universidade de São Paulo Instituto de Física de São Carlos - IFSC FCM 208 Física (Arquitetura) Som e Acústica Primeira parte: ondas sonoras Prof. Dr. José Pedro Donoso Natureza do som O som é uma sensação

Leia mais

Isolde Frank A F I N D O

Isolde Frank A F I N D O Isolde Frank A F I N A N D O A 1 V O Z INTRODUÇÃO A respeito de "cantar", nós nos perguntamos: Por que há tantas pessoas que dizem que não sabem cantar? Por que encontramos pessoas que já tiveram que ouvir

Leia mais

Musica é a arte de combinar os sons e silencio de forma agradável aos ouvidos. Ou seja, qualquer barulho produzido pode-se chamar de musica.

Musica é a arte de combinar os sons e silencio de forma agradável aos ouvidos. Ou seja, qualquer barulho produzido pode-se chamar de musica. Teoria Musical Definição de Musica O que é Musica? Musica é a arte de combinar os sons e silencio de forma agradável aos ouvidos. Ou seja, qualquer barulho produzido pode-se chamar de musica. O termo música

Leia mais

Ressonância e Ondas Estacionárias Prof. Theo Z. Pavan

Ressonância e Ondas Estacionárias Prof. Theo Z. Pavan Ressonância e Ondas Estacionárias Pro. Theo Z. Pavan Física Acústica Aula 7 Ressonância É possível movimentar o balanço com qualquer requência? Exemplos: Pêndulo Oscilador massa-mola Corda vibrante Cavidade

Leia mais

FIBONACCI & GEOMETRIA FRACTAL

FIBONACCI & GEOMETRIA FRACTAL FIBONACCI & GEOMETRIA FRACTAL A Sequência de Fibonacci descreve como as coisas podem crescer através da geometria fractal. Exemplos de como essa disposição numérica ocorre podem ser vistos em diversos

Leia mais

O Som O som é uma onda mecânica, pois necessita de um meio material para se propagar. O Som. Todos os sons resultam de uma vibração (ou oscilação).

O Som O som é uma onda mecânica, pois necessita de um meio material para se propagar. O Som. Todos os sons resultam de uma vibração (ou oscilação). O Som Todos os sons resultam de uma vibração (ou oscilação). O Som O som é uma onda mecânica, pois necessita de um meio material para se propagar. As ondas sonoras são longitudinais. Resultam de compressões

Leia mais

Intervalo é a diferença de altura entre sons. Na pauta musical é a diferença de altura entre notas musicais.

Intervalo é a diferença de altura entre sons. Na pauta musical é a diferença de altura entre notas musicais. INTERVALO S INTERVALOS Intervalo é a diferença de altura entre sons. Na pauta musical é a diferença de altura entre notas musicais. INTERVALO UNÍSSONO Quando duas notas têm a mesma altura e são simultâneas,

Leia mais

Curso de Violão. Música & Adoração. Música & Adoração. Ministério. Igreja Batista em Hidrolândia. Uma igreja que te ama

Curso de Violão. Música & Adoração. Música & Adoração. Ministério. Igreja Batista em Hidrolândia. Uma igreja que te ama Igreja Batista em Hidrolândia Uma igreja que te ama Curso de Violão Ministério Música & Adoração Produzido pelo Departamento de Ação Social da Igreja Batista em Hidrolândia. Proibida a reprodução por quaisquer

Leia mais

APOSTILA VIOLÃO BÁSICO A OFICINA DE VIOLÃO SERÁ TRABALHADA EM TRÊS NÍVEIS (MÓDULOS): MÓDULO A

APOSTILA VIOLÃO BÁSICO A OFICINA DE VIOLÃO SERÁ TRABALHADA EM TRÊS NÍVEIS (MÓDULOS): MÓDULO A P á g i n a 1 d e 1 1 P á g i n a 2 d e 1 1 APOSTILA VIOLÃO BÁSICO A OFICINA DE VIOLÃO SERÁ TRABALHADA EM TRÊS NÍVEIS (MÓDULOS): MÓDULO A ==> O Aluno dará os primeiros passos no sue instrumento e tocará

Leia mais

Teoria Musical em Foco

Teoria Musical em Foco Henrique Rodrigues Teoria Musical em Foco Primeiros Passos Para Começar a Ler Partituras Versão 1.0 2 Índice Índice 3 Introdução 5 Capítulo 1: Música e Som 6 1.1 O que é Música 6 1.2 Mas o que é som? 7

Leia mais

Explicando o Temperamento Igual YUVAL NOV

Explicando o Temperamento Igual YUVAL NOV Explicando o Temperamento Igual YUVAL NOV (*) Texto traduzido do Inglês na íntegra por Noenio Spinola, com autorização do autor. Para comparação ou para ativar algum link inativo na versão em PDF visite

Leia mais

TEORIA MUSICAL EM FOCO

TEORIA MUSICAL EM FOCO TEORIA MUSICAL EM FOCO Curso Lendo Partituras Em Minutos HENRIQUE RODRIGUES www.teoriamusicalemfoco.com Teoria Musical em Foco 1 Música, Som e Suas Propriedades O que é Música? Música é a arte que expressa

Leia mais

Três características diferem os sinais sonoros: a altura do som, a intensidade e o timbre.

Três características diferem os sinais sonoros: a altura do som, a intensidade e o timbre. Três características diferem os sinais sonoros: a altura do som, a intensidade e o timbre. A altura do som relaciona-se com a freqüência (audível 20 Hz a 20 khz). Um som mais baixo (respect. alto) é mais

Leia mais

PROFESSOR: DANILO GALDINO DISCIPLINA: FÍSICA CONTEÚDO: PRATICANDO AULA: 1

PROFESSOR: DANILO GALDINO DISCIPLINA: FÍSICA CONTEÚDO: PRATICANDO AULA: 1 PROFESSOR: DANILO GALDINO DISCIPLINA: FÍSICA CONTEÚDO: PRATICANDO AULA: 1 2 1 - Um rapaz na beira de um lago observou uma rolha que flutuava na superfície da água, sendo a frequência de oscilação igual

Leia mais

Violão para iniciantes

Violão para iniciantes Márcio Coelho Violão para iniciantes volume 1 Publicado por Prometheus FICHA TÉCNICA Violão para iniciantes Volume 1 Copyright Márcio Coelho Gerente editorial executivo - Márcio Coelho Editora - Ana Favaretto

Leia mais

Ao compreendê-la bem, você sentirá muito mais segurança ao tocar o seu instrumento musical.

Ao compreendê-la bem, você sentirá muito mais segurança ao tocar o seu instrumento musical. 1 Apresentação A Teoria Musical existe para nos ajudar. Acredite nisso! Ao compreendê-la bem, você sentirá muito mais segurança ao tocar o seu instrumento musical. E com o objetivo de estimular o aprendizado,

Leia mais

Universais. Henrique Lins de Barros Centro Brasileiro de Pesquisas FísicasF Julho de 2006 Escola do CBPF

Universais. Henrique Lins de Barros Centro Brasileiro de Pesquisas FísicasF Julho de 2006 Escola do CBPF Música, Pintura, Física F e as Leis Universais Henrique Lins de Barros Centro Brasileiro de Pesquisas FísicasF Julho de 2006 Escola do CBPF Idade Média Currículo da Artes Liberais Três Artes Verbais Trivium

Leia mais

MODELOS MATEMÁTICOS NA MÚSICA

MODELOS MATEMÁTICOS NA MÚSICA MODELOS MATEMÁTICOS NA MÚSICA 2 3 4 1.1- Complete a tabela (I) Número da tecla Termos da sucessão (d n ) Pontos do gráfico (n, d n ) 1 d 1 =. (1, ) 13 d 2 =. (2, ) 25 d 3 =. (3, ) 37 d 4 =. (4, ) 49 d

Leia mais

acentuado nas frequências graves e uma queda nas frequências agudas. Isto significa que nossa audição não é plana.

acentuado nas frequências graves e uma queda nas frequências agudas. Isto significa que nossa audição não é plana. Vimos até agora alguns aspectos básicos do som, como ele se propaga e vimos a questão da senoide e como ela se relaciona a fundamental e harmônicos. Este vídeo é uma continuação destes conceitos, aprofundando

Leia mais

ACÚSTICA. Professor Paulo Christakis, M.Sc. 05/09/2016 1

ACÚSTICA. Professor Paulo Christakis, M.Sc. 05/09/2016 1 ACÚSTICA 05/09/2016 1 O QUE É ACÚSTICA? Acústica é o ramo da Física que estuda a propagação das ondas sonoras. O som é originado a partir da vibração da matéria em camadas de compressão e rarefação, sendo

Leia mais

Por: Marcio Magalhães

Por: Marcio Magalhães 1 Por: Marcio Magalhães 2 Teoria musical Conceito de escala A escala musical é o conjunto de todas as notas musicais incluindo os sustenidos e (ou) bemóis, organizadas de forma crescente do grave para

Leia mais

PRINCÍPIOS DE TÉCNICA E HISTÓRIA DO TEMPERAMENTO MUSICAL

PRINCÍPIOS DE TÉCNICA E HISTÓRIA DO TEMPERAMENTO MUSICAL PRINCÍPIOS DE TÉCNICA E HISTÓRIA DO TEMPERAMENTO MUSICAL Nivia G. Zumpano Ricardo Goldemberg INTRODUÇÃO Desde aproximadamente o início do período renascentista até hoje em dia, a música ocidental tem se

Leia mais

APOSTILA CAVAQUINHO BÁSICO A OFICINA DE CAVAQUINHO SERÁ TRABALHADA EM TRÊS NÍVEIS (MÓDULOS): MÓDULO A

APOSTILA CAVAQUINHO BÁSICO A OFICINA DE CAVAQUINHO SERÁ TRABALHADA EM TRÊS NÍVEIS (MÓDULOS): MÓDULO A P á g i n a 1 d e 1 0 P á g i n a 2 d e 1 0 APOSTILA CAVAQUINHO BÁSICO A OFICINA DE CAVAQUINHO SERÁ TRABALHADA EM TRÊS NÍVEIS (MÓDULOS): MÓDULO A ==> O Aluno dará os primeiros passos no sue instrumento

Leia mais

PROPRIEDADES FÍSICAS DO SOM E A MÚSICA

PROPRIEDADES FÍSICAS DO SOM E A MÚSICA Nome: Ano: Disciplina: Música Professor: Gabriel Nº: Data: PROPRIEDADES FÍSICAS DO SOM E A MÚSICA O som tem quatro propriedades físicas: intensidade, timbre, duração e altura. São chamados também de parâmetros

Leia mais

Ondas. Denomina-se onda o movimento causado por uma perturbação que se propaga através de um meio.

Ondas. Denomina-se onda o movimento causado por uma perturbação que se propaga através de um meio. Ondas Ondas Denomina-se onda o movimento causado por uma perturbação que se propaga através de um meio. Uma onda transmite energia sem o transporte de matéria. Classificação Quanto à natureza Ondas mecânicas:

Leia mais

1ª Ficha de Avaliação Física e Química do 8ºAno. Ano Letivo:2013/2014 Data: 7/11/2013 Prof: Paula Silva

1ª Ficha de Avaliação Física e Química do 8ºAno. Ano Letivo:2013/2014 Data: 7/11/2013 Prof: Paula Silva 1ª Ficha de Avaliação Física e Química do 8ºAno Ano Letivo:2013/2014 Data: 7/11/2013 Prof: Paula Silva Critérios de Correção 8ºH 1... 3 pontos O pai da Mafalda para falar correctamente de um ponto de vista

Leia mais

Propriedades e características do som

Propriedades e características do som Propriedades e características do som Todo e qualquer som tem sua origem no movimento vibratório de algum meio material. Por exemplo, quando um músico dedilha as cordas de um violão, elas são postas a

Leia mais

Curso de Violão - Iniciante

Curso de Violão - Iniciante Curso de Violão - Iniciante Iniciante Música - É a arte de combinar sons de uma maneira agradável. Algumas partes fundamentais: Melodia - Combinação de sons sucessivos; Harmonia - Combinação de sons simultâneos;

Leia mais

II NOTAÇÃO MUSICAL. NOTAS NATURAIS São 7 (sete) as notas naturais DÓ - RÉ - MI - FA - SOL - LA - SI

II NOTAÇÃO MUSICAL. NOTAS NATURAIS São 7 (sete) as notas naturais DÓ - RÉ - MI - FA - SOL - LA - SI I MÚSICA Música é a arte de combinar os sons, seguindo as variações da altura, proporção, duração e ordenados por afinidades comuns. É através da música que o músico demonstra seus diversos sentimentos,

Leia mais

Sistemas de Afinação: Um Apanhado Histórico

Sistemas de Afinação: Um Apanhado Histórico Sistemas de Afinação: Um Apanhado Histórico Alexandre Torres Porres, Jônatas Manzolli Departamento de Música - Instituto de Artes Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora Universidade Estadual de

Leia mais

Portal da OBMEP. Material Teórico - Módulo Progressões Geométricas. Primeiro Ano

Portal da OBMEP. Material Teórico - Módulo Progressões Geométricas. Primeiro Ano Material Teórico - Módulo Progressões Geométricas Progressões Geométricas: Definição e Lei de Formação Primeiro Ano Autor: Prof. Ulisses Lima Parente Revisor: Prof. Antonio Caminha M. Neto Progressões

Leia mais

Prof.Luiz Da Silva Netto Graduado em Matemática Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Santo André - SP Tese

Prof.Luiz Da Silva Netto Graduado em Matemática Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Santo André - SP Tese Prof.Luiz Da Silva Netto Graduado em Matemática Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Santo André - SP Tese Antes que possamos chegar aos cálculos para dimensionamento das distâncias dos trastes

Leia mais

Professor: Filipe Gonzalez Martinez CURSO DE GUITARRA E VIOLÃO INDIVIDUAL OU EM GRUPO

Professor: Filipe Gonzalez Martinez CURSO DE GUITARRA E VIOLÃO INDIVIDUAL OU EM GRUPO Professor: Filipe Gonzalez Martinez CURSO DE GUITARRA E VIOLÃO INDIVIDUAL OU EM GRUPO 2014 RESUMO O projeto Curso de guitarra e violão individual ou em grupo visa proporcionar para os alunos alguns caminhos

Leia mais

ESTUDO CIENTÍFICO DE ESCALAS E TEMPERAMENTOS COM CENTO E COMAS

ESTUDO CIENTÍFICO DE ESCALAS E TEMPERAMENTOS COM CENTO E COMAS ESTUDO CIENTÍFICO DE ESCALAS E TEMPERAMENTOS COM CENTO E COMAS Hidetoshi Arakawa Unicamp e-mail: arakawah@correionet.com.br Resumo: Criado por Ellis em 86, a notação do cento foi adotada no estudo de escala

Leia mais

Como o maestro consegue distinguir tantos sons simultaneamente?

Como o maestro consegue distinguir tantos sons simultaneamente? Como o maestro consegue distinguir tantos sons simultaneamente? http://www.iicnewyork.esteri.it/iic_newyork/webform/..%5c..%5ciicmanager%5cupload%5cimg%5c%5cnewyork%5cfilarmonica_web.jpg Definindo onda

Leia mais

Apostila de Ensino - Flauta Transversal Noções Gerais

Apostila de Ensino - Flauta Transversal Noções Gerais Apostila de Ensino - Flauta Transversal Noções Gerais Edição Abril/2017 Comissão de Louvor Vale do Aço - MG A história da flauta A flauta é um instrumento da família das madeiras que o candidato encontra

Leia mais

Antes de prosseguir, um parêntesis...

Antes de prosseguir, um parêntesis... Antes de prosseguir, um parêntesis... Quando uma pessoa não ouve por problemas na cóclea, faz-se um implante cóclear. O aparelho de implante coclear não é um amplificador de som. Trata-se de um estimulador

Leia mais

ENSINANDO COM SINOS MUSICAIS: UMA RELEITURA DE MARIA MONTESSORI. História da Matemática, História da Educação Matemática e Cultura.

ENSINANDO COM SINOS MUSICAIS: UMA RELEITURA DE MARIA MONTESSORI. História da Matemática, História da Educação Matemática e Cultura. ENSINANDO COM SINOS MUSICAIS: UMA RELEITURA DE MARIA MONTESSORI Andréia Dalcin 1 Samanta Stein da Silva 2 História da Matemática, História da Educação Matemática e Cultura. RESUMO: Este estudo tem por

Leia mais

Números Irracionais. Dinâmica 7. Aluno PRIMEIRA ETAPA COMPARTILHANDO IDEIAS. 3ª Série 3º Bimestre ATIVIDADE LOCALIZANDO NÚMEROS RACIONAIS

Números Irracionais. Dinâmica 7. Aluno PRIMEIRA ETAPA COMPARTILHANDO IDEIAS. 3ª Série 3º Bimestre ATIVIDADE LOCALIZANDO NÚMEROS RACIONAIS Reforço escolar M ate mática Númer os irracionais Dinâmica 7 3ª Série 3º Bimestre Matemática 3 Série do Ensino Médio Numérico Aritmético Números Irracionais Aluno PRIMEIRA ETAPA COMPARTILHANDO IDEIAS ATIVIDADE

Leia mais

Definição. Diremos que um número inteiro d é um divisor de outro inteiro a, se a é múltiplo de d; ou seja, se a = d c, para algum inteiro c.

Definição. Diremos que um número inteiro d é um divisor de outro inteiro a, se a é múltiplo de d; ou seja, se a = d c, para algum inteiro c. Divisores Definição. Diremos que um número inteiro d é um divisor de outro inteiro a, se a é múltiplo de d; ou seja, se a = d c, para algum inteiro c. Quando a é múltiplo de d dizemos também que a é divisível

Leia mais

Números irracionais. Dinâmica 3. 1ª Série 1º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO

Números irracionais. Dinâmica 3. 1ª Série 1º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO Reforço escolar M ate mática Números irracionais Dinâmica 3 1ª Série 1º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO Matemática 1ª do Ensino Médio Numérico Aritmético Números Irracionais Aluno Primeira Etapa

Leia mais

MATEMÁTICA E ARTE UMA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR

MATEMÁTICA E ARTE UMA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR MATEMÁTICA E ARTE UMA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR Aluna : Simone Fontella Curso: Pedagogia Disciplina: Linguagem Matemática Prof. Adriano Vargas UFF\ DISCIPLINAS ENVOLVIDAS - Matemática, através da Geometria

Leia mais

FÍSICA. Oscilação e Ondas. Acústica. Prof. Luciano Fontes

FÍSICA. Oscilação e Ondas. Acústica. Prof. Luciano Fontes FÍSICA Oscilação e Ondas Acústica Prof. Luciano Fontes ACÚSTICA = É o estudo das ondas sonoras. Ondas sonoras são mecânicas, longitudinais e tridimensionais; Ondas sonoras não se propagam no vácuo; VELOCIDADE

Leia mais

Disciplina: Manipulação e Edição de Som, Vídeo e Imagem. Prof. Felipe Batistella Alvares

Disciplina: Manipulação e Edição de Som, Vídeo e Imagem. Prof. Felipe Batistella Alvares Instituto Federal do Rio Grande do Sul Curso Técnico em Suporte e Manutenção em Informática Disciplina: Manipulação e Edição de Som, Vídeo e Imagem Prof. Felipe Batistella Alvares Som - áudio -ELEMENTOS

Leia mais

O SOM E A ONDA SONORA

O SOM E A ONDA SONORA O SOM E A ONDA SONORA Complementar com a leitura das páginas 94 a 101 Todos os sons são ondas em meios materiais. Na origem de qualquer onda sonora está sempre a vibração de partículas, que se transmite

Leia mais

Res., Soc. Dev. 2019; 8(6):e ISSN DOI:

Res., Soc. Dev. 2019; 8(6):e ISSN DOI: Res., Soc. Dev. 2019; 8(6):e586982 ISSN 2525-3409 DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i6.982 Artur Araújo Cavalcante ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3483-8739 Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

Fenómenos ondulatórios

Fenómenos ondulatórios Fenómenos ondulatórios Interferência É o fenômeno resultante da superposição de duas ou mais ondas. Onda estacionária Figura de interferência determinada pela superposição de ondas de mesma frequência

Leia mais

1) Nas pautas abaixo, escrever o número das linhas e dos espaços, de baixo para cima: 2) Escrever 5 notas nas linhas e 5 notas nos espaços:

1) Nas pautas abaixo, escrever o número das linhas e dos espaços, de baixo para cima: 2) Escrever 5 notas nas linhas e 5 notas nos espaços: 1. PENTAGRAMA OU PAUTA: PAUTA é um conjunto de 5 LINHAS horizontais paralelas onde se escrevem os sons (notas) e os silêncios (pausas). A pauta começou com apenas uma linha colorida, no século IX. Outras

Leia mais

INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO

INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO MARIO SALES SANTOS ESCALAS E ACORDES São Paulo 2013 SUMARIO ALTURA MUSICAL... 02 INTERVALO... 02 POSIÇÃO DAS NOTAS MUSICAIS... 02 ESCALA MAIOR... 03 MONTAGEM DE ACORDES...

Leia mais

Fís. Monitor: Arthur Vieira

Fís. Monitor: Arthur Vieira Professor: Leonardo Gomes Monitor: Arthur Vieira Ondas: estacionárias e acústica 18 out Resumo Acústica - Reflexão: Reforço, reverberação e eco. - Batimento: sons de frequências próximas. - Ressonância:

Leia mais

Prof. Juarez Barcellos

Prof. Juarez Barcellos ou Notação Musical A teoria serve para que o músico organize a aplicação de sua técnica. Ela é o intelecto, a compreensão da arte. É através dela que as composições rompem os séculos com uma linguagem

Leia mais

MATERIAL DE APOIO TEÓRICO

MATERIAL DE APOIO TEÓRICO MATERIAL DE APOIO TEÓRICO ESCOLA DE MÚSICA DE TERESINA PROF. RANILDO LOPES MÚSICA: É a arte de combinar os sons simultânea e sucessivamente, com ordem, equilíbrio e proporção, dentro do tempo. É a arte

Leia mais

APRENDA A TOCAR VIOLÃO EM 5 PASSOS!

APRENDA A TOCAR VIOLÃO EM 5 PASSOS! APRENDA A TOCAR VIOLÃO EM 5 PASSOS! por estrategiaeexcelencia, em 01.07.11 APRENDA A TOCAR VIOLÃO EM 5 AULAS MÉTODO SIMPLES E PRÁTICO POR MARCOS F.SILVA INTRODUÇÃO Antes de mais nada, quero explicar que

Leia mais

2ª Série de Problemas Mecânica e Ondas MEBM, MEFT, LMAC, LEGM

2ª Série de Problemas Mecânica e Ondas MEBM, MEFT, LMAC, LEGM 2ª Série de Problemas Mecânica e Ondas MEBM, MEFT, LMAC, LEGM 1.a) A Figura 1 representa uma onda aproximadamente sinusoidal no mar e uma bóia para prender um barco, que efectua 10 oscilações por minuto.

Leia mais

NÚMEROS RACIONAIS. FRAÇÕES. Ano letivo

NÚMEROS RACIONAIS. FRAÇÕES. Ano letivo NÚMEROS RACIONAIS. FRAÇÕES Ano letivo 203-4 Fração é um número que exprime uma ou mais partes, em que foi dividida a unidade. Numerador 2 Denominador Termos da fracção é o numerador, representa o número

Leia mais

Aula 00 Aula Demonstrativa

Aula 00 Aula Demonstrativa Aula 00 Aula Demonstrativa Apresentação... Relação das questões comentadas... 10 Gabarito... 1 www.pontodosconcursos.com.br 1 Apresentação Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? Esta é a aula demonstrativa

Leia mais

Física II Ondas, Fluidos e Termodinâmica USP Prof. Antônio Roque Aula

Física II Ondas, Fluidos e Termodinâmica USP Prof. Antônio Roque Aula 59070 Física II Ondas, Fluidos e Termodinâmica USP Prof. Antônio Roque Aula 6 00 Superposição de Movimentos Periódicos Há muitas situações em física que envolvem a ocorrência simultânea de duas ou mais

Leia mais

Perspectivas Musicais na Educação Infantil. Edmar Brasil Ferreira ParalaPracá

Perspectivas Musicais na Educação Infantil. Edmar Brasil Ferreira ParalaPracá Perspectivas Musicais na Educação Infantil Edmar Brasil Ferreira ParalaPracá - 2011 Ementa Reflexão sobre a produção sonora contemporânea e suas implicações para o viver em sociedade. Apresentação das

Leia mais

INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO

INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO INICIAÇÃO À MÚSICA E AO VIOLÃO MARIO SALES SANTOS TREINOS COM TRÊS DEDOS E OS PRIMEIROS ACORDES PARA TOCAR AS PRIMEIRAS MÚSICAS São Paulo 2013 SUMARIO OBJETIVO DA AULA... 02 TREINOS A SEREM EXECUTADOS...

Leia mais

ACÚSTICA ONDAS SONORAS. Patrick de Almeida

ACÚSTICA ONDAS SONORAS. Patrick de Almeida ACÚSTICA ONDAS SONORAS Patrick de Almeida ACÚSTICA Acústica é o estudo das ondas sonoras; Ondas sonoras são mecânicas, longitudinais e tridimensionais; Ondas sonoras não se propagam no vácuo; Vibração

Leia mais

CAPÍTULO VII ONDAS MECÂNICAS

CAPÍTULO VII ONDAS MECÂNICAS CAPÍTULO VII ONDAS MECÂNICAS 7.1. INTRODUÇÃO As ondas mecânicas são fenómenos ondulatórios que necessitam de um meio material para se propagarem. Como exemplos destas ondas, vamos estudar neste capítulo

Leia mais

Tubos Sonoros. Assim como nas cordas vibrantes, nos ventres há interferência construtiva e nos nós ocorre interferência destrutiva.

Tubos Sonoros. Assim como nas cordas vibrantes, nos ventres há interferência construtiva e nos nós ocorre interferência destrutiva. Professor Caio Gomes Tubos Sonoros Considere um tubo de vidro onde uma fonte sonora passa a oscilar na extremidade aberta. Além do padrão de ondas estacionárias, devido as ondas incidentes e refletidas,

Leia mais

Uma proposta para o ensino dos modos normais das cordas vibrante

Uma proposta para o ensino dos modos normais das cordas vibrante UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física Uma proposta para o ensino dos modos normais das cordas

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DE MÚSICA DE 1ª. A 4ª. SÉRIES TEMA 1: DURAÇÃO

MATRIZ CURRICULAR EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DE MÚSICA DE 1ª. A 4ª. SÉRIES TEMA 1: DURAÇÃO MATRIZ CURRICULAR EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DE MÚSICA DE 1ª. A 4ª. SÉRIES CECÍLIA CAVALIERI FRANÇA TEMA 1: DURAÇÃO Tópico 1: Curto e longo Diferenciar entre sons curtos e longos, não proporcionais e proporcionais.

Leia mais

MATEMÁTICA A - 11.o Ano. Propostas de resolução

MATEMÁTICA A - 11.o Ano. Propostas de resolução MATEMÁTICA A -.o Ano Sucessões Propostas de resolução Exercícios de exames e testes intermédios. Designado por a o maior dos dois termos considerados da progressão geométrica, e por b 0 menor, como a razão

Leia mais

Planificação a médio e longo prazo. Matemática B. 11º Ano de escolaridade. Total de aulas previstas: 193. Ano letivo 2015/2016

Planificação a médio e longo prazo. Matemática B. 11º Ano de escolaridade. Total de aulas previstas: 193. Ano letivo 2015/2016 Planificação a médio e longo prazo Matemática B 11º Ano de escolaridade. Total de aulas previstas: 193 Ano letivo 2015/2016 Professor responsável: Paulo Sousa I O programa Matemática B do 11º Ano - Página

Leia mais

Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática. 1 Entrega do Trabalho e avaliação. 2 Sintetizador. Processamento Digital de Sinal

Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática. 1 Entrega do Trabalho e avaliação. 2 Sintetizador. Processamento Digital de Sinal Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática Processamento Digital de Sinal Trabalho Prático n o 1: Sintetizador de Música Neste trabalho pretende-se que os alunos construam um sintetizador

Leia mais

4-Lista Instrumentos sonoros DUDU

4-Lista Instrumentos sonoros DUDU -Lista Instrumentos sonoros DUDU 1. (Ufsc 019) As apresentações no Circo da Física se encerram de forma triunfal com a orquestra de cientistas. Nesse espetáculo, os músicos usam máscaras e roupas para

Leia mais

PRINCÍPIOS DA APLICAÇÃO DO MICROTONALISMO NO PIANO DIEGO DE OLIVEIRA SANTA 1 PAULO RICARDO GAZZANEO 2

PRINCÍPIOS DA APLICAÇÃO DO MICROTONALISMO NO PIANO DIEGO DE OLIVEIRA SANTA 1 PAULO RICARDO GAZZANEO 2 47 PRINCÍPIOS DA APLICAÇÃO DO MICROTONALISMO NO PIANO DIEGO DE OLIVEIRA SANTA 1 PAULO RICARDO GAZZANEO 2 RESUMO Este artigo tem como objetivo apresentar a aplicação do microtonalismo ao piano, explicando

Leia mais

TRABALHO RECUPERAÇÃO DE FÍSICA 1º TRIMESTRE Nome: Turma:

TRABALHO RECUPERAÇÃO DE FÍSICA 1º TRIMESTRE Nome: Turma: TRABALHO RECUPERAÇÃO DE FÍSICA 1º TRIMESTRE Nome: Turma: ROTEIRO E INSTRUÇÕES: Ondulatória. O trabalho deve ser respondido à caneta azul ou preta. Se necessário, questões de múltipla escolha devem apresentar

Leia mais

Física B Semiextensivo V. 4

Física B Semiextensivo V. 4 Física B Semiextensivo V. 4 Exercícios 0) V V F V F 0) C 03) A 04) D a) Verdadeira. b) Verdadeira. Devemos fazer com que a onda emitida entre em ressonância com a vibração da antena. c) Falsa. Para ocorrer

Leia mais

Apostila de Ensino Teoria Musical Noções Gerais

Apostila de Ensino Teoria Musical Noções Gerais Apostila de Ensino Teoria Musical Noções Gerais Edição 2016 APRESENTAÇÃO Esta apostila reúne uma compilação de estudos embasados nas devidas referências bibliográficas, notações complementares e exercícios

Leia mais

NÚCLEO EDUCAFRO KALUNGA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA PROFESSOR DEREK PAIVA

NÚCLEO EDUCAFRO KALUNGA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA PROFESSOR DEREK PAIVA NÚCLEO EDUCAFRO KALUNGA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA PROFESSOR DEREK PAIVA NOTAS DE AULA: REPRESENTAÇÕES DECIMAIS A representação decimal é a forma como escrevemos um número em uma única base, e como essa

Leia mais

Sistemas de Proporções Matemáticas

Sistemas de Proporções Matemáticas Página 1 de 13 Revista Eletrônica de Ciências São Carlos, domingo, 10 de agosto de 2008. Número 26, Abril de 2004 Artigo Sistemas de Proporções Matemáticas Henrique Ferraz Estudante de Arquitetura e Urbanismo

Leia mais

Regularidades Numéricas- Sequências e Matemática Financeira

Regularidades Numéricas- Sequências e Matemática Financeira Formação Continuada em Matemática Fundação CECIERJ/ Consórcio CEDERJ Matemática 2º Ano 2º Bimestre/ 2013 Plano de Trabalho Regularidades Numéricas- Sequências e Matemática Financeira Tarefa 3 Cursista:

Leia mais

TEORIA MUSICAL EM FOCO

TEORIA MUSICAL EM FOCO TEORIA MUSICAL EM FOCO LEM I Módulo 01 HENRIQUE RODRIGUES www.teoriamusicalemfoco.com Teoria Musical em Foco 1 Música, Som e Suas Propriedades O que é Música? Música é a arte que expressa os diversos sentimentos,

Leia mais

Aula demonstrativa Apresentação... 2 Relação das Questões Comentadas... 8 Gabaritos... 11

Aula demonstrativa Apresentação... 2 Relação das Questões Comentadas... 8 Gabaritos... 11 Aula demonstrativa Apresentação... Relação das Questões Comentadas... 8 Gabaritos... 11 1 Apresentação Olá pessoal! Saiu o edital para o TJ-SP. A banca organizadora é a VUNESP e esta é a aula demonstrativa

Leia mais

MATEMÁTICA FINANCEIRA

MATEMÁTICA FINANCEIRA MATEMÁTICA FINANCEIRA Progressão Aritmética e Geométrica Progressão Aritmética Uma sucessão de números na qual a diferença entre dois termos consecutivos é constante, é denominada progressão aritmética,

Leia mais

Ensino Médio - Unidade São Judas Tadeu Professor (a): Leandro Aluno (a): Série: 2ª Data: / / LISTA DE FÍSICA II

Ensino Médio - Unidade São Judas Tadeu Professor (a): Leandro Aluno (a): Série: 2ª Data: / / LISTA DE FÍSICA II Ensino Médio - Unidade São Judas Tadeu Professor (a): Leandro Aluno (a): Série: 2ª Data: / / 2016. LISTA DE FÍSICA II Orientações: - A lista deverá ser respondida na própria folha impressa ou em folha

Leia mais

AULA 02 CONJUNTOS NUMÉRICOS. Figura 1 Conjuntos numéricos

AULA 02 CONJUNTOS NUMÉRICOS. Figura 1 Conjuntos numéricos AULA 02 CONJUNTOS NUMÉRICOS Figura 1 Conjuntos numéricos AULA 01 CONJUNTOS NUMÉRICOS Para trabalharmos com números, devemos primeiramente ter um conhecimento básico de quais são os conjuntos ("tipos")

Leia mais

Atividade experimental - Ressonância

Atividade experimental - Ressonância Atividade experimental - Ressonância A atividade experimental é indicada para auxiliar na compreensão do fenômeno de ressonância. Para reproduzir os experimentos abaixo, o usuário deverá providenciar os

Leia mais

VIOLÃO 7 CORDAS CURSO BÁSICO

VIOLÃO 7 CORDAS CURSO BÁSICO VIOLÃO 7 CORDAS CURSO BÁSICO NOTAS MUSICAIS: Existem sete notas musicais: DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ, SI. De uma nota para a outra, seguindo a seqüência natural, existe um tom de distância, exceto de MI para

Leia mais

Física II (Química) FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 9

Física II (Química) FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 9 591036 Física II (Química) FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 9 A Equação de Onda em Uma Dimensão Ondas transversais em uma corda esticada Já vimos no estudo sobre oscilações que os físicos gostam de

Leia mais

OFICINA: HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. Resumo

OFICINA: HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. Resumo OFICINA: HISTÓRIA DA MATEMÁTICA Resumo Os grandes matemáticos surgiram antes e depois de Cristo, inventando novas fórmulas, soluções e cálculos. A inteligência do homem era algo tão magnífico, que a matemática

Leia mais

FRACTAIS: a complexidade e a auto-semelhança dos padrões geométricos representadas com materiais concretos e tecnologia computacional

FRACTAIS: a complexidade e a auto-semelhança dos padrões geométricos representadas com materiais concretos e tecnologia computacional FRACTAIS: a complexidade e a auto-semelhança dos padrões geométricos representadas com materiais concretos e tecnologia computacional Profa. Ângela Maria Hartmann Monitores: Matheus Garcia Arantes; Victor

Leia mais

29/05/14. Exemplos : Ondas em cordas, ondas na superfície de um líquido, ondas sonoras, etc.

29/05/14. Exemplos : Ondas em cordas, ondas na superfície de um líquido, ondas sonoras, etc. Classificação das ondas Natureza Ondas Mecânicas Ondas Eletromagnéticas Modo de vibração Transversais Longitudinais Dimensão Unidimensionais Bidimensionais Tridimensionais Natureza das ondas Natureza das

Leia mais

INICIAÇÃO MUSICAL NÍVEL I. Elaboração e pesquisa: José Goulart Filho

INICIAÇÃO MUSICAL NÍVEL I. Elaboração e pesquisa: José Goulart Filho INICIAÇÃO MUSICAL NÍVEL I Elaboração e pesquisa: José Goulart Filho Curitiba, PR 2012 ÍNDICE AULA 1 CARACTERISTICAS DA MÚSICA E DO SOM...03 AULA 2 NOTAS E PENTAGRAMA...04 AULA 3 CLAVES...07 AULA 4 NOTAÇÃO

Leia mais

NÚMEROS E ÁLGEBRA FUNÇÕES

NÚMEROS E ÁLGEBRA FUNÇÕES Professores: Josiane Caroline Protti Disciplina: Matemática Ano: 1º ano E Período: 1º Bimestre - Atividades com os alunos para - Atividades dos livros didáticos e - Correção das atividades na lousa e individual.

Leia mais