Domir bem. Viver melhor. O sono é saúde!

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Domir bem. Viver melhor. O sono é saúde!"

Transcrição

1 Domir bem. Viver melhor. O sono é saúde! (Tradução realizada pela Dra. Danielle Louise Sposito Bourreau com complementação dos seus próprios conhecimentos) Institut National de Prévention et D Éducation pour la Santé du Ministére de La Santé et Des Esports de La Republique Française POR QUE É IMPORTANTE DORMIR O SUFICIENTE? A redução do tempo de sono está na moda. Em média, nós dormimos uma hora e meia a menos do que há 50 anos. Esta atividade fisiológica, que ocupa 1/3 do nosso tempo, é essencial à vida. É através dela que recuperamos a nossa energia, o que nos permite ter uma boa saúde e uma boa qualidade de vida. Sabemos que a falta repetitiva do sono poderá trazer consequências nefastas: ganho de peso; doenças como diabetes, distúrbios cardiovasculares e gastrointestinais, hipertensão arterial, câncer, infecções virais, depressão; dores de cabeça; falta de motivação; dificuldades de aprendizagem; queda no desempenho escolar ou profissional, sem esquecer a primeira causa de acidentes automobilísticos nas estradas: a sonolência ao volante. O sono merece o seu lugar de volta. É importante dormir bem e o suficiente para enfrentar as dificuldades de cada novo dia. NECESSIDADES E RITMOS: Cada um tem o seu próprio ritmo de vida, com seus horários e seus hábitos, obrigações, família, trabalho... Mas temos que nos adaptar aos bons hábitos de sono e reorganizar nossa vida.

2 O estudo do ritmo circadiano, o ritmo do corpo em 24 horas, determina que devemos dormir das 21:00/22:00 horas às 6:00/7:00 horas. Cada glândula, cada órgão e cada sistema biológico tem o seu pico de funcionamento num determinado horário do dia e da noite. Os animais, chamados irracionais, dormem quando escurece e acordam quando clareia o dia. Por que? Alguém os ensinou? Não. Isso é fisiologia. O relógio biológico do corpo obedece a uma silenciosa lei, regrada por hormônios e pelos fenômenos naturais. É um ciclo metabólico, o qual envolve sono e vigília, atividades digestivas, regulação térmica, produção e secreção de hormônios e a manutenção da homeostase, o equilíbrio do corpo. De posse deste conhecimento e com muita sabedoria, poderemos sincronizar as atividades e hábitos cotidianos a este relógio natural. O período ideal do início de nossas atividades diárias dá-se a partir das 6:00 horas, quando o nosso sistema endócrino começa a liberar as primeiras doses de cortisol, hormônio que desperta o organismo, sendo o seu ápice sanguíneo alcançado, geralmente, entre 7:00 e 8:00 horas. Alguns estudos recentes aconselham não ultrapassar, na cama, o horário das endorfinas (9:00 horas), sob o risco de ser incomodado pela indesejável dor de cabeça matinal e pelo mal humor, além da facilidade para ganhar peso devido a grande produção das cetonas. Então, se o pico das endorfinas, anestésicos naturais e analgésicos endógenos ocorre em torno das 9:00 horas e estende-se até às 13:00 horas, este é o melhor período para o agendamento de procedimentos dolorosos, tais como alguns tratamentos dentários, por exemplo. Nosso estado de vigília atinge o seu patamar entre às 10:00 e às 13:00 horas, após a queda das endorfinas, horário de ápice da produtividade, da criatividade e da inspiração. No entanto, a hora do descanso após o almoço é fisiológica, entre 13:00 e 14:00 horas e tem como estímulo a redução dos níveis sanguíneos de adrenalina, porém para que se retome àquela disposição inicial é necessário que esta sesta não perdure por mais de 20 minutos. Das 15:00 às 16:00 horas, com o declínio da capacidade intelectual, notamos um aumento da capacidade física do corpo, horário propenso às atividades físicas. A partir das 18:00 horas, ficamos mais susceptíveis ao estresse físico e emocional, porém retomamos o vigor intelectual.

3 Por volta das 20:00 horas, devido à melatonina, há uma queda do estado de vigília, a qual poderá advir como a primeira oportunidade para o sono e consequente regeneração do corpo. Ressalta-se o fato importantíssimo para que realmente o sono seja regenerador de que a glândula pineal alcança o melhor desempenho de suas funções quando dormimos no escuro, sendo relevante neste momento a atuação do hormônio do crescimento, o qual participa da renovação celular e da recuperação física. A regeneração é mais intensa entre às 22:00 horas e à 1:00 hora, com o pico de secreção deste hormônio... Neste período, já devemos estar dormindo. A disponibilidade de energia, a formação de massa muscular, o controle do peso corporal, o limiar de dor e a resistência imunológica dependem do respeito ao ciclo circadiano e da fisiologia do sono e da vigília. POR QUE É IMPORTANTE SEGUIR UMA ROTINA? Para facilitar o adormecimento, nada melhor do que horários regulares. Assim, o corpo se adapta e se programa mais facilmente aos mecanismos que vão nos permitir ter uma boa noite de sono. Respeitar o hábito de se levantar e, sobretudo, de se deitar, num horário prédeterminado, preparar o corpo, reduzir o ritmo e a exposição à luz, sincroniza o nosso relógio interno. O sono não se resume aos horários de dormir e acordar. Ele é composto de ciclos de sonos leves, profundos e paradoxais em proporções diferentes e que se alternam até o fim de uma noite. O sono profundo, reparador, é mais abundante na primeira parte do sono, mais um motivo para deitarmos cedo.

4 Se esta regularidade de horários se perde, e isto é comum nos adolescentes por causa dos computadores, jogos eletrônicos e celulares (internet), cria-se um atraso de fase e uma cronicidade maléfica à saúde. Há de se reprogramar o relógio interno... SONO E O AMBIENTE O sono é afetado por múltiplos fatores ambientais: o barulho, a luz ambiente, a cama, o fato de dormir só ou não, enfim... Barulhos da rua, dos vizinhos, dos aviões, das pessoas, dos animais, a poluição sonora perturba o nosso ambiente durante o dia e, sobretudo, à noite, quando queremos calma e sossego. O barulho causa um impacto real no nosso sono. No curso da noite, a repetição do barulho resulta em micro-despertares, inconscientes, responsáveis pela fragmentação do sono. Ao fim da noite, quando o sono é mais leve, o barulho causará um despertar precoce e uma dificuldade para, novamente, dormir. As consequências tais como alterações no ritmo cardíaco e na tensão arterial, podem ser semelhantes às causadas pela insônia. O que fazer? Fazer respeitar a lei do silêncio. Utilizar isolamentos acústicos em portas e janelas, quando necessário. Evitar, no quarto, televisão, telefone, computador ou qualquer aparelho eletrônico. Utilizar protetores auriculares, quando necessário.

5 Por vezes, um companheiro roncador poderá tornar a noite insuportável. Há de se descobrir a causa da roncopatia e buscar uma solução eficaz. Um nariz entupido poderá melhorar após lavagens com soro fisiológico, de manhã e à noite. Aprender a dormir de lado poderá, também, ser uma solução. Evitar a ingestão de álcool; comer pouco; perder peso; usar medicamentos, aparelhos intra-orais... Ei, nisso eu posso ajudar! O roncador, certamente, não se sente repousado pela manhã... Muito menos o seu companheiro! Se a fadiga se acentua durante o dia, se você se obriga a lutar contra o sono e o cansaço diurnos, talvez você seja portador da síndrome da apnéia obstrutiva do sono, paradas respiratórias enquanto você dorme. Uma polissonografia, um exame realizado numa clínica especializada, permitirá a confirmação desta doença e uma orientação de tratamento mais adequada. A luz do dia é fundamental para estruturar nosso ritmo de sono. A cada dia, o relógio biológico ajusta a sua hora através da luz, transmitida da nossa retina até a glândula pineal, na base do cérebro. Ela comanda os ritmos do nosso corpo graças a um hormônio, a melatonina, o regulador dos horários do sono. Os cegos, frequentemente, apresentam problemas de sono e vigília e a eles é recomendado retirar os óculos escuros durante o dia e se exporem a uma ou duas horas de luz. Dormir só ou acompanhado? Dormir só é um penhor de tranquilidade e escolha dos seus próprios horários, mas não há evidências de que o sono solitário seja melhor do que o daqueles que dormem com seus companheiros. Neste caso, o respeito do sono do outro deve seguir algumas regras: Evitar barulhos no quarto. Usar abajures de leitura individuais e direcionados. Utilizar cobertas individuais, separadas, para deixar cada um decidir o seu próprio conforto. Evitar os despertadores sonoros possantes se o outro não se levantará no mesmo horário. Respeitar o ritmo matinal de cada um, sobretudo nos fins de semana. Evitar animais domésticos sobre a cama, pois eles não tem o mesmo ritmo que nós, humanos e poderão nos perturbar.

6 A chegada de um bebê na família é, sempre, um momento excepcional, mas ela tumultua os hábitos de cada um. Logo após o nascimento, os hábitos de sono do bebê ainda não estão bem estabelecidos e semanas serão necessárias até estruturá-los. Em geral, isto ocorre em menos de 3 meses. Durante este período, o bebê acorda somente para mamar e é muito importante que ele aprenda a dormir, a acordar e a dormir, novamente, sozinho. SONO E TRABALHO Existem profissões que exigem a troca do dia pela noite. À longo prazo, o trabalho noturno poderá trazer consequências importantes, tais como insônia, débito do sono, risco de acidentes, obesidade, doenças cardiovasculares, câncer, problemas digestivos, prostração, entre outras. O que fazer?

7 Tentar dormir, ao menos, 7 horas por dia. O primeiro episódio de sono que segue o trabalho deverá ser de 5 a 6 horas, completando as 7 horas necessárias com a sesta, de 1 a 2 horas, no curso da jornada. Transformar, no quarto, o dia em noite: isolado, escuro, livre de barulhos. Praticar atividades físicas regulares e diárias. Expor-se à luz antes do trabalho ou durante as primeiras horas e evitar a luz após o fim do expediente e ao chegar em casa. Tome uma ducha fresca para abaixar a temperatura corpórea e favorecer o adormecimento. Ter uma alimentação regular... Uma refeição consistente e rica em proteínas e carboidratos antes de ir trabalhar e uma refeição leve antes de se deitar. COMPORTAMENTOS E MODOS DE VIDA A insuficiência de sono e ritmos irregulares são, por vezes, relacionados às obrigações (crianças, viagens, trabalhos), mas podem também ser ligados a maus hábitos. Alimentação desequilibrada, excesso de estimulantes, falta de atividades físicas e ansiedade juntam-se para degradar a qualidade do sono. Podemos melhorar o sono mudando certos comportamentos... A queixa de insônia compreende a dificuldade para dormir, os despertares noturnos, o despertar precoce, a sensação de sono não recuperado, etc. Quando ocorre ao menos 3 vezes por semana em um período de um mês, leva a fadiga, falta de atenção e de concentração e irritabilidade. A insônia crônica é o problema de sono mais frequente e dos tratamentos existentes, os mais eficazes são os medicamentos e as mudanças comportamentais, que

8 incluem a higiene do sono. Você pode se propor a rever suas atitudes e suas crenças relacionadas ao sono, identificar pensamentos que provocam ansiedade e agravam a sua insônia e aprender a gerenciar o seu estresse cotidiano e o seu próprio tempo. A internet modificou, consideravelmente, nossos hábitos e nosso comportamento. À noite, para dormir, nós temos necessidade de calma e relaxamento para esquecer problemas e preocupações. O computador e a navegação através da internet são, ao contrário, extremamente estimulantes: pesquisa sobre a tela, contatar amigos, jogar, etc. No mais, a ação direta da luz intensa estimula a retina e age, negativamente, sobre o seu relógio interno. Um bom livro e uma música suave permitem um esvaziamento da mente, após as atividades do dia, sem estímulos. Antes de se deitar é preciso evitar jogos eletrônicos, sobretudo os de combate, que requerem rapidez, concentração e uma dose de agressividade. Esta prática deve ser interrompida duas horas antes de dormir, assim como a televisão, o computador e o telefone celular. A prática regular de atividades físicas é super favorável ao sono e contribui para a sincronia do relógio biológico. A alternância repouso-atividade, registrada entre o dia e a noite, estabiliza os ritmos circadianos, assim como a exposição à luz, que facilita o adormecimento e mantém o sono. Os exercícios físicos tem inúmeras propriedades: são ansiolíticos, antidepressivos e analgésicos, além de favorecerem a liberação das endorfinas, neurotransmissores analgésicos e mediadores do sono profundo; ajudam a estabilizar o peso e a controlar o sobrepeso, fatores de perturbação do sono dos roncadores e dos problemas respiratórios durante a noite. Mas atenção! Devemos evitar as atividades físicas tarde da noite, já que elas aumentam a temperatura corporal interna, o que poderá retardar o sono. Elas devem ser praticadas 2 a 3 horas precedentes ao horário de dormir, favorecendo o sono lento e profundo e melhorando a qualidade do sono.

9 A refeição noturna deverá ser leve e pobre em proteínas e lipídeos, no horário entre 18:00 e 19:00 horas a fim de evitar o refluxo ácido. Bebidas alcóolicas devem ser evitadas em nosso dia a dia, pois perturbam o sono na segunda parte da noite e agravam o ronco. O consumo excessivo de café, chás e refrigerantes com cafeína é desaconselhado, sobretudo após o meio-dia, pois contribuem para a excitação e o nervosismo. Após as 17:00 horas impedem que atinjamos o sono 3, profundo e reparador. Algumas bebidas produzem efeitos benéficos sobre o sono: uma xícara de leite quente com a mistura de mel e canela ou de chás verdes sem cafeína (camomila, erva-cidreira, hortelã e erva-doce). É desaconselhável, também, fumar antes de se deitar, já que a nicotina é um estimulante semelhante à cafeína. As principais causas da falta de sono são o trabalho e as dificuldades psicológicas. No momento de deitar, as preocupações com as atividades diárias, as tensões e as emoções devem estar distantes... É o momento de meditar, relaxar e esvaziar a mente. O corpo e o espírito devem ser preparados para descansar. Desacelerar as atividades físicas e intelectuais antes de deitar permitem que a vigilância e a temperatura corporal diminuam pouco a pouco. RESPEITAR O SEU SONO Façamos a experiência: Após uma boa noite de sono, nós aproveitamos melhor o dia. O sono é indispensável para diminuir o estresse físico e mental. Um bom sono, em qualidade e quantidade, é ganho de tempo. Seus benefícios são multiplicados e contribuem, e muito, para o nosso bem estar e a nossa eficiência. Em nossa sociedade, valoriza-se a produtividade e o lazer. O sono é visto como perda de tempo, mas como já vimos, dormir é uma função biológica vital e não um luxo supérfluo. A privação total ou prolongada do sono conduz a uma degradação progressiva da saúde e,

10 consequentemente, à morte. O sono é um regulador das funções neurovegetativas (respiração, circulação sanguínea, secreções hormonais, etc.) e das nossas defesas contra agressões bacterianas e virais. No mais, a falta de sono faz abaixar nossa capacidade reflexiva, de atenção, concentração, tomada de decisões, eficácia, motivação, criatividade, e iniciativa. Enfim, a sonolência associada à falta de atenção aumenta o risco de acidentes. Dirigir um automóvel após uma noite em branco equivale a dirigir com 1g/l de álcool no sangue. Após uma noite em branco, dormir um sono de qualidade na noite seguinte é suficiente para recuperar a vitalidade. O sono paradoxal, conhecido como sono REM, tem um efeito positivo sobre as funções cognitivas tais como a memória, a razão, o aprendizado e sua fixação, a adaptação emocional, a resolução de problemas e a lógica. Sabemos que o ganho e a perda de peso estão diretamente relacionados à qualidade e à quantidade de sono que temos e o equilíbrio entre dois hormônios reguladores da fome: a leptina, o hormônio da saciedade, secretado, particularmente, durante o sono, pelas células gordurosas e menos presente no organismo se não dormimos, e a grelina, o hormônio da fome e do apetite, secretado durante o despertar e que nos estimula a comer alimentos gordos e açucarados. A falta de sono também diminui o efeito da insulina, hormônio fabricado no pâncreas, que abaixa a taxa de açúcar no sangue e é responsável pelo diabetes e pela hipoglicemia. Você já ouviu falar do sono da beleza? É verdade. O sono nutre a beleza da pele. Durante o sono, secretamos o hormônio do crescimento, responsável pela renovação celular. Quando dormimos, a pele se regenera 3 vezes mais rápido do que durante o dia. Ente as 2:00 e 4:00 horas, a pele atinge o auge de sua capacidade reprodutiva, associada a uma melhor vascularização e o aumento da oxigenação. QUANDO UMA CONSULTA É NECESSÁRIA? Eu não vejo inconvenientes no uso eventual de hipnóticos para dormir, porém seu uso por mais de 3 meses a anos não é uma boa solução. Muitos medicamentos utilizados para a indução do sono não demonstram eficácia e estão repletos de efeitos colaterais. Estes efeitos indesejáveis são notados individualmente, por cada pessoa e em cada idade: perturbação da vigilância aos despertares, redução dos reflexos, alteração na concentração, problemas de memória, dependência, etc. A boa solução para a insônia crônica e outros distúrbios do sono está em buscar as causas: maus hábitos de vida, de sono, hiperatividade, hipervigilância, ansiedade, excesso de trabalho... E tentar remediá-las. Depois de um dia estressante, na véspera de um exame ou após um trauma psicológico (um divórcio ou a morte de um ente querido), o sono é naturalmente dificultado. Se esta dificuldade permanecer por mais de um mês ou dois, a insônia poderá originar uma depressão, mesmo que a tristeza não seja, mais, aparente.

11 Durante a noite, se acordar, você poderá tentar dormir, novamente, se concentrando no seu próprio corpo (mentalmente percorra o seu corpo, dos pés a cabeça). Se não conseguir, deixe o seu quarto, se instale num sofá, sob uma luz muito leve. Leia um livro ou uma revista. Evite ligar uma tela luminosa, como a da TV... Após alguns minutos, volte para a cama e você começará a sentir a fadiga. Mas lembre-se, evite olhar a hora. Se você passa suas noites, em pé, diante da TV ou se você levanta várias vezes antes de estar suficientemente relaxado para encontrar o sono, é possível que você sofra da síndrome das pernas inquietas. Os portadores relatam sensações desagradáveis nas pernas e as descrevem com o termo impaciência, favorecidas pela imobilidade, aliviada pelo andar ou movimentar e que ocorrem, principalmente, no início da noite. É uma doença frequente e poderá fragmentar o sono, causando fadiga diurna. Na França, portadores de distúrbios do sono são impedidos de obter a carteira de motorista e uma polissonografia é exigida. O Brasil, infelizmente, anda muito atrasado em muitos assuntos... Esse é um deles.

A Importância do Sono

A Importância do Sono 1 A Importância do Sono Dra. Regeane Trabulsi Cronfli É um total contra-senso o fato de que, num mundo em que cerca de 16 a 40% das pessoas em geral sofrem de insônia, haja aquelas que, iludidas pelos

Leia mais

Todos sabemos a importância de uma boa noite de sono. O que nem todos sabem é que alternância entre o dormir e estar acordado resulta da ação

Todos sabemos a importância de uma boa noite de sono. O que nem todos sabem é que alternância entre o dormir e estar acordado resulta da ação QUÍMICA DO SONO Todos sabemos a importância de uma boa noite de sono. O que nem todos sabem é que alternância entre o dormir e estar acordado resulta da ação combinada de diversas substâncias químicas

Leia mais

Neurociência e Saúde Mental

Neurociência e Saúde Mental 1 DICAS PARA MELHORAR O SONO Dormir bem pode fazer toda a diferença para ir bem em uma prova, ser mais criativo no trabalho e manter uma boa memória. O sono é essencial para manter uma rotina saudável,

Leia mais

Recupere. sono. o ritmo. Conselhos para pessoas que sofrem de insónia

Recupere. sono. o ritmo. Conselhos para pessoas que sofrem de insónia Recupere do sono o ritmo Conselhos para pessoas que sofrem de insónia Prefácio O sono é fundamental na vida de todos nós. Dormir não é um luxo, mas sim uma necessidade fisiológica que devemos respeitar.

Leia mais

SENADO FEDERAL SONO COM QUALIDADE SENADOR CLÉSIO ANDRADE

SENADO FEDERAL SONO COM QUALIDADE SENADOR CLÉSIO ANDRADE SENADO FEDERAL SONO COM QUALIDADE SENADOR CLÉSIO ANDRADE 2 Sono com qualidade apresentação Uma boa noite de sono nos fazer sentir bem e com as forças renovadas. O contrário também vale. Uma péssima noite

Leia mais

1 IDENTIFICAÇÃO 2 E CAUSA O QUE É O ESTRESSE? EDITORIAL INTRODUÇÃO DEFINIÇÃO EDITORIAL ÍNDICE COMBATA O ESTRESSE COMO IDENTIFICAR O ESTRESSE?

1 IDENTIFICAÇÃO 2 E CAUSA O QUE É O ESTRESSE? EDITORIAL INTRODUÇÃO DEFINIÇÃO EDITORIAL ÍNDICE COMBATA O ESTRESSE COMO IDENTIFICAR O ESTRESSE? EDITORIAL EDITORIAL INTRODUÇÃO COMBATA O ESTRESSE Sérgio Butka Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba O estresse é uma das grandes pragas do mundo moderno. Este problema sintetiza

Leia mais

EXERCÍCIO E DIABETES

EXERCÍCIO E DIABETES EXERCÍCIO E DIABETES Todos os dias ouvimos falar dos benefícios que os exercícios físicos proporcionam, de um modo geral, à nossa saúde. Pois bem, aproveitando a oportunidade, hoje falaremos sobre a Diabetes,

Leia mais

SECRETARIA DE RESSOCIALIZAÇÃO. Programa de Alívio e Relaxamento do Estresse

SECRETARIA DE RESSOCIALIZAÇÃO. Programa de Alívio e Relaxamento do Estresse SECRETARIA DE RESSOCIALIZAÇÃO Programa de Alívio e Relaxamento do Estresse SUMÁRIO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS EXECUÇÃO CONDIÇÕES GERAIS JUSTIFICATIVA As facilidades e a agitação da vida moderna trouxeram

Leia mais

Trabalho em Turnos e Impactos na Saúde

Trabalho em Turnos e Impactos na Saúde Avaliação dos impactos do trabalho em turnos noturnos na produção de citocinas inflamatórias salivares e na secreção dos hormônios rítmicos melatonina e cortisol Érica Lui Reinhardt Trabalho em Turnos

Leia mais

VALÊNCIAS FÍSICAS. 2. VELOCIDADE DE DESLOCAMENTO: Tempo que é requerido para ir de um ponto a outro o mais rapidamente possível.

VALÊNCIAS FÍSICAS. 2. VELOCIDADE DE DESLOCAMENTO: Tempo que é requerido para ir de um ponto a outro o mais rapidamente possível. VALÊNCIAS FÍSICAS RESISTÊNCIA AERÓBICA: Qualidade física que permite ao organismo executar uma atividade de baixa para média intensidade por um longo período de tempo. Depende basicamente do estado geral

Leia mais

Cefaleia crónica diária

Cefaleia crónica diária Cefaleia crónica diária Cefaleia crónica diária O que é a cefaleia crónica diária? Comecei a ter dores de cabeça que apareciam a meio da tarde. Conseguia continuar a trabalhar mas tinha dificuldade em

Leia mais

Vida saudável. Dicas e possibilidades nos dias de hoje.

Vida saudável. Dicas e possibilidades nos dias de hoje. CENTRO UNIVERSITÁRIO ASSUNÇÃO- Vida saudável. Dicas e possibilidades nos dias de hoje. Profa. Dra. Valéria Batista O que é vida saudável? O que é vida saudável? Saúde é o estado de complexo bem-estar físico,

Leia mais

Praticando vitalidade. Sedentarismo. corra desse vilão!

Praticando vitalidade. Sedentarismo. corra desse vilão! Praticando vitalidade Sedentarismo corra desse vilão! O que é sedentarismo? Sedentarismo é a diminuição de atividades ou exercícios físicos que uma pessoa pratica durante o dia. É sedentário aquele que

Leia mais

Fonte: Jornal Carreira & Sucesso - 151ª Edição

Fonte: Jornal Carreira & Sucesso - 151ª Edição IDENTIFICANDO A DEPRESSÃO Querida Internauta, Lendo o que você nos escreveu, mesmo não sendo uma profissional da área de saúde, é possível identificar alguns sintomas de uma doença silenciosa - a Depressão.

Leia mais

Apnéia do Sono e Ronco Guia Rápido

Apnéia do Sono e Ronco Guia Rápido Homehealth provider Apnéia do Sono e Ronco Guia Rápido Ronco: atrás do barulho, um problema de saúde mais sério www.airliquide.com.br O que é Apnéia do Sono? Apnéia do sono é uma síndrome que pode levar

Leia mais

A patroa quer emagrecer

A patroa quer emagrecer A patroa quer emagrecer A UU L AL A Andando pela rua, você passa em frente a uma farmácia e resolve entrar para conferir seu peso na balança. E aí vem aquela surpresa: uns quilinhos a mais, ou, em outros

Leia mais

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS Leia o código e assista a história de seu Fabrício Agenor. Este é o seu Fabrício Agenor. Ele sempre gostou de comidas pesadas e com muito tempero

Leia mais

Os Doze Sinais do Seu Despertar Divino

Os Doze Sinais do Seu Despertar Divino Os Doze Sinais do Seu Despertar Divino Tobias através de Geoffrey Hoppe www.crimsoncircle.com Inspirando Consciências OS DOZE SIGNOS DO SEU DESPERTAR DIVINO Tobias através de Geoffrey Hoppe Por favor,

Leia mais

Ativando o poder. Feminino. 7 Dicas Para Ser Feliz Todos Os Dias. Cris Guerra Grupo Poder Feminino

Ativando o poder. Feminino. 7 Dicas Para Ser Feliz Todos Os Dias. Cris Guerra Grupo Poder Feminino Ativando o poder Feminino 7 Dicas Para Ser Feliz Todos Os Dias Ativando o poder Feminino 7 Dicas Para Ser Feliz Todos Os Dias Sou Cristiane Guerra, atuo como facilitadora para mulheres em seu processo

Leia mais

NUTRIÇÃO INFANTIL E AS CONSEQUENCIAS NOS CICLOS DA VIDA. Profª Ms. Ana Carolina L. Ottoni Gothardo

NUTRIÇÃO INFANTIL E AS CONSEQUENCIAS NOS CICLOS DA VIDA. Profª Ms. Ana Carolina L. Ottoni Gothardo NUTRIÇÃO INFANTIL E AS CONSEQUENCIAS NOS CICLOS DA VIDA Profª Ms. Ana Carolina L. Ottoni Gothardo Infância -Promoção e consolidação dos hábitos alimentares - Incremento das necessidades nutricionais para

Leia mais

Diminua seu tempo total de treino e queime mais gordura

Diminua seu tempo total de treino e queime mais gordura Diminua seu tempo total de treino e queime mais gordura Neste artigo vou mostrar o principal tipo de exercício para acelerar a queima de gordura sem se matar durante horas na academia. Vou mostrar e explicar

Leia mais

Centro de Estudos de Fisiologia do Exercício CEFE UNIFESP / EPM

Centro de Estudos de Fisiologia do Exercício CEFE UNIFESP / EPM Prof a. Ms. Carolina Rivolta Ackel Centro de Estudos de Fisiologia do Exercício CEFE UNIFESP / EPM DEFINIÇÃO Acúmulo de estresse provocado pelo treinamento resultando em queda persistente da capacidade

Leia mais

Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos

Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos 1 Organização das Aulas Uma aula de Educação Física é composta por três partes sequenciais, cada uma com objetivos específicos. 1.1 Parte Inicial A parte inicial

Leia mais

Trabalho voluntário na Casa Ronald McDonald

Trabalho voluntário na Casa Ronald McDonald Trabalho voluntário na Casa Ronald McDonald Em junho deste ano, comecei um trabalho voluntário na instituição Casa Ronald McDonald, que tem como missão apoiar e humanizar o tratamento de crianças e adolescentes

Leia mais

5 Alimentos que Queimam Gordura www.mmn-global.com/aumenteseumetabolismo IMPRIMIR PARA UMA MAIS FÁCIL CONSULTA

5 Alimentos que Queimam Gordura www.mmn-global.com/aumenteseumetabolismo IMPRIMIR PARA UMA MAIS FÁCIL CONSULTA IMPRIMIR PARA UMA MAIS FÁCIL CONSULTA ÍNDICE Alimentos que Queimam Gordura TORANJA CHA VERDE E CHA VERMELHO AVEIA BROCOLOS SALMÃO TORANJA A dieta da Toranja já vem sendo discutida por algum tempo, mas

Leia mais

Aperfeiçoamento em Técnicas para Fiscalização do uso de Álcool e outras Drogas no Trânsito Brasileiro

Aperfeiçoamento em Técnicas para Fiscalização do uso de Álcool e outras Drogas no Trânsito Brasileiro Aperfeiçoamento em Técnicas para Fiscalização do uso de Álcool e outras Drogas no Trânsito Brasileiro Doenças, Sono e Trânsito ObjeBvos Relacionar sintomas de doenças e efeitos de medicamentos com o perigo

Leia mais

Descubra quando você está ovulando

Descubra quando você está ovulando 1 Descubra quando você está ovulando O maior segredo para engravidar logo é saber exatamente quando você está ovulando, ou seja, quando um de seus dois ovários está liberando um óvulo. Pense neste óvulo

Leia mais

Porque evitar o "NÃO" e a linguagem negativa. M. H. Lorentz

Porque evitar o NÃO e a linguagem negativa. M. H. Lorentz Porque evitar o "NÃO" e a linguagem negativa. M. H. Lorentz A linguagem tem por objetivo a comunicação entre os seres humanos, portanto quanto mais precisa for a linguagem, melhor será o resultado de nossa

Leia mais

DICAS DE SAÚDE Proteja sua família

DICAS DE SAÚDE Proteja sua família DICAS DE SAÚDE Proteja sua família Elaborado: Apoio: Saúde e o Sistema Imunológico Saber como o organismo combate os agressores e se protege, assim como conhecer os fatores que o levam a um funcionamento

Leia mais

Proteger nosso. Futuro

Proteger nosso. Futuro Proteger nosso Futuro A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) é uma entidade sem fins lucrativos criada em 1943, tendo como objetivo unir a classe médica especializada em cardiologia para o planejamento

Leia mais

Coach Marcelo Ruas Relatório Grátis do Programa 10 Semanas para Barriga Tanquinho

Coach Marcelo Ruas Relatório Grátis do Programa 10 Semanas para Barriga Tanquinho Coach Marcelo Ruas Relatório Grátis do Programa 10 Semanas para Barriga Tanquinho Alimento I Toranja A dieta da Toranja já vem sendo discutida por algum tempo, mas não se sabia ao certo porque a Toranja

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a

Oração. u m a c o n v e r s a d a a l m a Oração u m a c o n v e r s a d a a l m a 11 12 O Evangelho relata que por diversas vezes, quando ninguém mais estava precisando de alguma ajuda ou conselho, Jesus se ausentava para ficar sozinho. Natural

Leia mais

Olá, que bom que você está aqui no Relaxamento Presente.

Olá, que bom que você está aqui no Relaxamento Presente. Olá, que bom que você está aqui no Relaxamento Presente. Um dos grandes dilemas que os pais enfrentam atualmente é em relação à educação dos filhos, e se perguntam constantemente: "Como fazer meu filho

Leia mais

CASO CLINICO. Sexo: Masculino - Peso : 90 KIlos Altura: 1,90m

CASO CLINICO. Sexo: Masculino - Peso : 90 KIlos Altura: 1,90m CASO CLINICO Cliente : A. G - 21 anos - Empresa familiar - Sexo: Masculino - Peso : 90 KIlos Altura: 1,90m Motivo da avaliação: Baixa auto estima, dificuldade em dormir, acorda várias vezes a noite. Relatou

Leia mais

Como se preparar para a semana de provas

Como se preparar para a semana de provas Como se preparar para a semana de provas REGRAS DE ESTUDO (APLICAR DIARIAMENTE) ANTES DO INÍCIO DE CADA ATIVIDADE 1º CONCENTRAÇÃO (1 A 2 MINUTOS) PROCURE A SEQUÊNCIA: * FIQUE EM POSIÇÃO CONFORTÁVEL; *

Leia mais

ATIVIDADE FÍSICA, APTIDÃO FÍSICA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

ATIVIDADE FÍSICA, APTIDÃO FÍSICA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA ATIVIDADE FÍSICA, APTIDÃO FÍSICA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA Revolução industrial Antes da revolução industrial as pessoas eram mais ativas porque viviam constantemente se movimentando no trabalho na escola,

Leia mais

AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE

AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE WHOQOL-120 HIV AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE Genebra Versão em Português 1 Departamento de Saúde Mental e Dependência Química Organização Mundial da Saúde CH-1211 Genebra

Leia mais

FIQUE DE BOM HUMOR! Por Dra. Taís Baddo, nutricionista

FIQUE DE BOM HUMOR! Por Dra. Taís Baddo, nutricionista FIQUE DE BOM HUMOR! Por Dra. Taís Baddo, nutricionista A máxima de que você é o que come se aplica também ao bom humor. Há uma série de alimentos que podem contribuir para melhorar o ânimo porque estimulam

Leia mais

APOSTILA AULA 2 ENTENDENDO OS SINTOMAS DO DIABETES

APOSTILA AULA 2 ENTENDENDO OS SINTOMAS DO DIABETES APOSTILA AULA 2 ENTENDENDO OS SINTOMAS DO DIABETES 1 Copyright 2014 por Publicado por: Diabetes & Você Autora: Primeira edição: Maio de 2014 Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta apostila pode

Leia mais

É possível que os estudantes não gostem de Química por que não se sentem inteligentes o suficiente para aprender essa disciplina?

É possível que os estudantes não gostem de Química por que não se sentem inteligentes o suficiente para aprender essa disciplina? É possível que os estudantes não gostem de Química por que não se sentem inteligentes o suficiente para aprender essa disciplina? O que encontramos na literatura? Objetivos Discutir aspectos relacionados

Leia mais

0800 30 30 03 www.unimedbh.com.br

0800 30 30 03 www.unimedbh.com.br ANS - Nº 34.388-9 0800 30 30 03 www.unimedbh.com.br Março 2007 Programa de Atenção ao Diabetes O que é diabetes? AUnimed-BH preocupa-se com a saúde e o bem-estar dos seus clientes, por isso investe em

Leia mais

Homeopatia. Copyrights - Movimento Nacional de Valorização e Divulgação da Homeopatia mnvdh@terra.com.br 2

Homeopatia. Copyrights - Movimento Nacional de Valorização e Divulgação da Homeopatia mnvdh@terra.com.br 2 Homeopatia A Homeopatia é um sistema terapêutico baseado no princípio dos semelhantes (princípio parecido com o das vacinas) que cuida e trata de vários tipos de organismos (homem, animais e plantas) usando

Leia mais

1ESTEJA ATENTO A capacidade de memória envolve basicamente três processos no cérebro. São eles: contato com a informação (prestar atenção na mensagem), armazenamento (retê-la no cérebro) e resgate (lembrar

Leia mais

Que tipos de Diabetes existem?

Que tipos de Diabetes existem? Que tipos de Diabetes existem? -Diabetes Tipo 1 -também conhecida como Diabetes Insulinodependente -Diabetes Tipo 2 - Diabetes Gestacional -Outros tipos de Diabetes Organismo Saudável As células utilizam

Leia mais

Como saber que meu filho é dependente químico e o que fazer. A importância de todos os familiares no processo de recuperação.

Como saber que meu filho é dependente químico e o que fazer. A importância de todos os familiares no processo de recuperação. Como saber que meu filho é dependente químico e o que fazer A importância de todos os familiares no processo de recuperação. Introdução Criar um filho é uma tarefa extremamente complexa. Além de amor,

Leia mais

Convivendo bem com a doença renal. Guia de Nutrição e Diabetes Você é capaz, alimente-se bem!

Convivendo bem com a doença renal. Guia de Nutrição e Diabetes Você é capaz, alimente-se bem! Convivendo bem com a doença renal Guia de Nutrição e Diabetes Você é capaz, alimente-se bem! Nutrição e dieta para diabéticos: Introdução Mesmo sendo um paciente diabético em diálise, a sua dieta ainda

Leia mais

Dr. Milton Mizumoto Diretor Médico da Corpore

Dr. Milton Mizumoto Diretor Médico da Corpore Manual do corredor n Este manual tem como objetivo orientar o corredor iniciante que pretende praticar corridas em busca de bem estar e condicionamento físico. n São dicas aprendidas em livros e observações

Leia mais

ENVELHECER COM SABEDORIA Actividade física para manter a independência MEXA-SE MAIS!

ENVELHECER COM SABEDORIA Actividade física para manter a independência MEXA-SE MAIS! ENVELHECER COM SABEDORIA Actividade física para manter a independência MEXA-SE MAIS! 1. BENEFÍCIOS DA ACTIVIDADE FÍSICA A actividade física apresenta benefícios em todas as idades, para além de contribuir

Leia mais

Conheça mais sobre. Diabetes

Conheça mais sobre. Diabetes Conheça mais sobre Diabetes O diabetes é caracterizado pelo alto nível de glicose no sangue (açúcar no sangue). A insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, é responsável por fazer a glicose entrar para

Leia mais

AT I. ACADEMIA DA TERCEIRA IDADE Melhor, só se inventarem o elixir da juventude. Uma revolução no conceito de promoção da saúde.

AT I. ACADEMIA DA TERCEIRA IDADE Melhor, só se inventarem o elixir da juventude. Uma revolução no conceito de promoção da saúde. AT I ACADEMIA DA TERCEIRA IDADE Melhor, só se inventarem o elixir da juventude. Uma revolução no conceito de promoção da saúde. Maringá é integrante da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis e não

Leia mais

HIPERTENSÃO ARTERIAL Que conseqüências a pressão alta pode trazer? O que é hipertensão arterial ou pressão alta?

HIPERTENSÃO ARTERIAL Que conseqüências a pressão alta pode trazer? O que é hipertensão arterial ou pressão alta? HIPERTENSÃO ARTERIAL O que é hipertensão arterial ou pressão alta? A hipertensão arterial ou pressão alta é quando a pressão que o sangue exerce nas paredes das artérias para se movimentar é muito forte,

Leia mais

HIPERTENSÃO ARTERIAL

HIPERTENSÃO ARTERIAL HIPERTENSÃO ARTERIAL O que é hipertensão arterial ou pressão alta? A hipertensão arterial ou pressão alta é quando a pressão que o sangue exerce nas paredes das artérias para se movimentar é muito forte,

Leia mais

i dos pais O SONO NAS CRIANÇAS QUAL A IMPORTÂNCIA DO SONO?

i dos pais O SONO NAS CRIANÇAS QUAL A IMPORTÂNCIA DO SONO? i dos pais O SONO NAS CRIANÇAS É importante perceber que à medida que as crianças crescem e se desenvolvem, a sua rotina do sono também muda. Assim, será possível que um recém-nascido possa dormir cerca

Leia mais

Diretrizes da OMS para diagnóstico de Dependência

Diretrizes da OMS para diagnóstico de Dependência Diretrizes da OMS para diagnóstico de Dependência 1 - Forte desejo ou compulsão para usar a substância. 2 - Dificuldade em controlar o consumo da substância, em termos de início, término e quantidade.

Leia mais

Alimentação Saudável

Alimentação Saudável ANO LECTIVO 2010/2011 Alimentação Saudável Turma: 8º A Elaborado por: Adriana nº1, Carolina Pereira nº8 e Cátia nº10 Disciplina: Área de Projecto e Formação Cívica Professores: Eurico Caetano e Helena

Leia mais

azul NOVEMBRO azul Saúde também é coisa de homem. Doenças Cardiovasculares (DCV)

azul NOVEMBRO azul Saúde também é coisa de homem. Doenças Cardiovasculares (DCV) Doenças Cardiovasculares (DCV) O que são as Doenças Cardiovasculares? De um modo geral, são o conjunto de doenças que afetam o aparelho cardiovascular, designadamente o coração e os vasos sanguíneos. Quais

Leia mais

A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil

A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil As crianças das novas gerações desde pequenas estão inseridas nesta realidade da tecnologia,

Leia mais

MOTIVAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL

MOTIVAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL MOTIVAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL Eduardo Bianchi MOTIVAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL Primeira Edição São Paulo 2012 Sumário A Importância da Motivação...7 As Formas de Manifestação da Motivação...9 As Causas

Leia mais

Trabalho elaborado por: 5/29/2007 USF Valongo. Enf. Anabela Queirós

Trabalho elaborado por: 5/29/2007 USF Valongo. Enf. Anabela Queirós Trabalho elaborado por: Enf. Anabela Queirós O que é a diabetes? Uma doença que dura toda vida Provocada pela ausência ou perda de eficácia da insulina; Provoca a subida de açúcar no sangue A diabetes

Leia mais

Aulas de Inglês implementando técnicas de Yoga na Educação (T.Y.E.)

Aulas de Inglês implementando técnicas de Yoga na Educação (T.Y.E.) Aulas de Inglês implementando técnicas de Yoga na Educação (T.Y.E.) Maria Fernanda Teixeira Pinto Hoje em dia as crianças e jovens tem uma vida muito cheia de tarefas e compromissos, correndo de um lugar

Leia mais

O TAMANHO DO PROBLEMA

O TAMANHO DO PROBLEMA FÍSICA MÉDICA O TAMANHO DO PROBLEMA Quantos hipertensos existem no Brasil? Estimativa de Prevalência de Hipertensão Arterial (1998) 13 milhões se considerar cifras de PA > 160 e/ou 95 mmhg 30 milhões

Leia mais

Distúrbios do sono e uso de soníferos Resumo de diretriz NHG M23 (julho 2014)

Distúrbios do sono e uso de soníferos Resumo de diretriz NHG M23 (julho 2014) Distúrbios do sono e uso de soníferos Resumo de diretriz NHG M23 (julho 2014) NHG grupo de estudos Distúrbios do e uso de soniferos traduzido do original em holandês por Luiz F.G. Comazzetto 2014 autorização

Leia mais

Hormônio do Crescimento

Hormônio do Crescimento Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Hormônio do Crescimento O Hormônio do Crescimento Humano é um dos muitos hormônios que tem sua produção

Leia mais

PREVENÇÃO DAS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS PREVENIR É PRECISO MANUAL DE ORIENTAÇÕES AOS SERVIDORES VIGIAS DA PREFEITURA DE MONTES CLAROS

PREVENÇÃO DAS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS PREVENIR É PRECISO MANUAL DE ORIENTAÇÕES AOS SERVIDORES VIGIAS DA PREFEITURA DE MONTES CLAROS PREVENÇÃO DAS DOENÇAS MANUAL DE ORIENTAÇÕES AOS SERVIDORES CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS VIGIAS DA PREFEITURA DE MONTES CLAROS design ASCOM-PMMC PREVENIR É PRECISO DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS No

Leia mais

A NEUROPSICOLOGIA E O MEDO DA DOR

A NEUROPSICOLOGIA E O MEDO DA DOR FACULDADE DA SERRA GAÚCHA PÓS-GRADUAÇÃO PSICOTERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL PSICOTERAPIAS COGNITIVAS E NEUROCIÊNCIAS PROF. MS. DANIELLE IRIGOYEN DA COSTA A NEUROPSICOLOGIA E O MEDO DA DOR CASSIANA MARTINS

Leia mais

A ACTIVIDADE FÍSICA F PREVENÇÃO DA IMOBILIDADE NO IDOSO EDNA FERNANDES

A ACTIVIDADE FÍSICA F PREVENÇÃO DA IMOBILIDADE NO IDOSO EDNA FERNANDES A ACTIVIDADE FÍSICA F NA PREVENÇÃO DA IMOBILIDADE NO IDOSO EDNA FERNANDES Epidemiologia do Envelhecimento O envelhecimento da população é um fenómeno de amplitude mundial, a OMS (Organização Mundial de

Leia mais

Programa Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) Campanha de Prevenção e Controle de Hipertensão e Diabetes

Programa Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) Campanha de Prevenção e Controle de Hipertensão e Diabetes Programa Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) Campanha de Prevenção e Controle de Hipertensão e Diabetes Objetivos: - Desenvolver uma visão biopsicossocial integrada ao ambiente de trabalho, considerando

Leia mais

JUSTIFICATIVA OBJETIV OS:

JUSTIFICATIVA OBJETIV OS: JUSTIFICATIVA Para termos um corpo e uma mente saudável, devemos ter uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes, carnes, cereais, vitaminas e proteínas. Sendo a escola um espaço para a promoção

Leia mais

ESTRESSE OCUPACIONAL SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

ESTRESSE OCUPACIONAL SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO ESTRESSE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO Página 1 de 9 1. OBJETIVO... 3 2. ESCOPO... 3 3. DEFINIÇÕES... 4 4. ESTRESSE OCUPACIONAL: CARACTERIZAÇÃO... 4 4.1. Conceitos fundamentais... 4 4.2. Conseqüências

Leia mais

A importância do tratamento contra a aids

A importância do tratamento contra a aids dicas POSITHIVAS A importância do tratamento contra a aids Por que tomar os medicamentos (o coquetel) contra o HIV? A aids é uma doença que ainda não tem cura, mas tem tratamento. Tomando os remédios corretamente,

Leia mais

Diabetes Gestacional

Diabetes Gestacional Diabetes Gestacional Introdução O diabetes é uma doença que faz com que o organismo tenha dificuldade para controlar o açúcar no sangue. O diabetes que se desenvolve durante a gestação é chamado de diabetes

Leia mais

Saiba quais são os diferentes tipos de diabetes

Saiba quais são os diferentes tipos de diabetes Saiba quais são os diferentes tipos de diabetes Diabetes é uma doença ocasionada pela total falta de produção de insulina pelo pâncreas ou pela quantidade insuficiente da substância no corpo. A insulina

Leia mais

Como Se Recuperar Após uma Cirurgia de Extração de Siso

Como Se Recuperar Após uma Cirurgia de Extração de Siso Como Se Recuperar Após uma Cirurgia de Extração de Siso O dente do siso começa a surgir na maioria das pessoas entre os 17 e 24 anos. Porém, em alguns, o siso não nasce completamente e causa dor, inchaços

Leia mais

Qualidade de vida no Trabalho

Qualidade de vida no Trabalho Qualidade de Vida no Trabalho Introdução É quase consenso que as empresas estejam cada vez mais apostando em modelos de gestão voltados para as pessoas, tentando tornar-se as empresas mais humanizadas,

Leia mais

Atividade física: pratique essa ideia.

Atividade física: pratique essa ideia. Atividade física: pratique essa ideia. Quando o assunto é qualidade de vida, não dá para ficar parado. Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), a atividade física é o principal fator de promoção do bem-estar

Leia mais

E-BOOK 15 DICAS PARA ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL

E-BOOK 15 DICAS PARA ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL E-BOOK 15 DICAS PARA ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL Veja 15 dicas para economizar combustível no carro Da maneira de dirigir à escolha da gasolina, saiba o que pode trazer economia de consumo. Não existe mágica.

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR PRESENCIAL

ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR PRESENCIAL ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR PRESENCIAL Componente Curriculares Educação Física Professores Ministrantes: Kim Raone e Marcus Marins Série/ Ano letivo: 2º ano/ 2014 Data: 26/03/2014 AULA 5.1 Conteúdo: Doenças

Leia mais

Problemas de sono. Características do sono

Problemas de sono. Características do sono Problemas de sono Imagem de Revista Corpore - Por uma vida melhor. Sono saudável O sono é o momento em que o corpo repousa com o intuito de recuperar energias para o dia seguinte e é um indispensável reparador

Leia mais

O que posso fazer com a insónia?

O que posso fazer com a insónia? Psicóloga: Chou Im Keng A noite é longa e as horas não passam, reviro-me na cama, não consigo dormir e espero pelo nascer do sol creio que quem já teve insónia com certeza já teve esse tipo de experiência

Leia mais

à diabetes? As complicações resultam da de açúcar no sangue. São frequentes e graves podendo (hiperglicemia).

à diabetes? As complicações resultam da de açúcar no sangue. São frequentes e graves podendo (hiperglicemia). diabetes Quando Acidente a glicemia vascular (glicose cerebral no sangue) (tromboses), sobe, o pâncreas uma das principais O que Quais é a diabetes? as complicações associadas à diabetes? produz causas

Leia mais

SAÚDE. Apresentação do tema: Saúde. É um completo bem estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença ou enfermidade.

SAÚDE. Apresentação do tema: Saúde. É um completo bem estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença ou enfermidade. Apresentação do tema: Saúde É um completo bem estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença ou enfermidade. 1.Desenvolvimento das Capacidades Motoras - Resistência - Força - Velocidade

Leia mais

Obesidade Infantil. O que é a obesidade

Obesidade Infantil. O que é a obesidade Obesidade Infantil O que é a obesidade A obesidade é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma doença em que o excesso de gordura corporal acumulada pode atingir graus capazes de afectar

Leia mais

A Verdadeira História das Bebidas Alcoólicas. Série Prevenção: No. 5

A Verdadeira História das Bebidas Alcoólicas. Série Prevenção: No. 5 A Verdadeira História das Bebidas Alcoólicas Série Prevenção: No. 5 A Verdadeira Historia do Álcool! Você é uma pessoa inteligente, certo? E, você quer a verdade. Mas você está realmente pronto para a

Leia mais

Tipos de Diabetes e 10 Super Alimentos Para Controlar a Diabetes

Tipos de Diabetes e 10 Super Alimentos Para Controlar a Diabetes Esse Ebook Tem O Objetivo de Ajudar Diabéticos, a Levar Uma Vida Normal Lembrando Que A Diabetes E Uma doença Silenciosa, e Muito Perigosa se Você Ignora-la. Um Outro Ponto Importante e Que A forma de

Leia mais

Receita prática ATRAIA MAIS PROSPERIDADE PARA A SUA VIDA

Receita prática ATRAIA MAIS PROSPERIDADE PARA A SUA VIDA Receita prática ATRAIA MAIS PROSPERIDADE PARA A SUA VIDA Olá tudo bem com você? Estamos contentes que você esteja aqui! A partir deste momento vamos tratar de um assunto muito especial: suas emoções. Por

Leia mais

FORTALECENDO SABERES EDUCAÇÃO FÍSICA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES DESAFIO DO DIA. Aula 3.1 Conteúdo: Atividade física preventiva.

FORTALECENDO SABERES EDUCAÇÃO FÍSICA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES DESAFIO DO DIA. Aula 3.1 Conteúdo: Atividade física preventiva. CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Aula 3.1 Conteúdo: Atividade física preventiva. 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Habilidades: Entender os benefícios

Leia mais

MITOS E VERDADES SOBRE ALIMENTOS E SAÚDE

MITOS E VERDADES SOBRE ALIMENTOS E SAÚDE S E VERDADES SOBRE ALIMENTOS E SAÚDE Alcachofra e cebola reduzem níveis de Glicemia. Estas são as plantas consideradas 'milagrosas' no combate e na cura do diabetes, preferidas da população. Mas ainda

Leia mais

Vou embora ou fico? É melhor ir embora Estratégias de Evitamento

Vou embora ou fico? É melhor ir embora Estratégias de Evitamento Vou embora ou fico? É melhor ir embora Estratégias de Evitamento A única coisa a ter medo, é do próprio medo The only thing you have to fear is fear itself (Franklin D. Roosevelt) Alguma vez deixou de

Leia mais

Treinamento de Prot. Auditiva. Treinamento aos usuários de protetores auriculares

Treinamento de Prot. Auditiva. Treinamento aos usuários de protetores auriculares Treinamento de Prot. Auditiva Treinamento aos usuários de protetores auriculares 1 Objetivo Reconhecer o agente físico ruído Conhecer os efeitos à saúde causado por exposição ao ruído Conhecer os tipos

Leia mais

Uso correcto dos antibióticos

Uso correcto dos antibióticos CAPÍTULO 7 Uso correcto dos antibióticos Quando usados correctamente, os antibióticos são medicamentos extremamente úteis e importantes. Eles combatem diversas infecções e doenças causadas por bactérias.

Leia mais

Quem come bem vive melhor. Hábitos alimentares

Quem come bem vive melhor. Hábitos alimentares Quem come bem vive melhor. Hábitos alimentares HÁBITOS ALIMENTARES Hoje, em virtude da vida agitada, trabalho, estudo, família e outras inúmeras responsabilidades, todos ficam vulneráveis às doenças causadas

Leia mais

O desafio hoje para o Pediatra e também para sociedade é cuidar das crianças que vão viver 100 anos ou mais e que precisam viver com qualidade de

O desafio hoje para o Pediatra e também para sociedade é cuidar das crianças que vão viver 100 anos ou mais e que precisam viver com qualidade de O desafio hoje para o Pediatra e também para sociedade é cuidar das crianças que vão viver 100 anos ou mais e que precisam viver com qualidade de vida. A infância e adolescência são idades ideais para

Leia mais

Harmonia. Alimentação Infantil. carlafernandes.eu

Harmonia. Alimentação Infantil. carlafernandes.eu Nutrir em Harmonia Alimentação Infantil carlafernandes.eu carlafernandes.eu Alimentação Infantil *Dicas práticas para o dia-a-dia Cada família tem uma cultura alimentar que é única. Única porque é marcada

Leia mais

7ª série / 8º ano 2º bimestre U. E. 10

7ª série / 8º ano 2º bimestre U. E. 10 7ª série / 8º ano 2º bimestre U. E. 10 Tipos de reprodução Reprodução é a capacidade que os seres vivos têm de gerar descendentes da mesma espécie. A união dos gametas é chamada fecundação, ou fertilização,

Leia mais