Preliminarmente, o Edital do Concurso Público fez menção expressa de quais os fatos a ensejar a interposição de recurso:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Preliminarmente, o Edital do Concurso Público fez menção expressa de quais os fatos a ensejar a interposição de recurso:"

Transcrição

1 O candidato CHRISTOPHER RODRIGUES DA SILVA VALE (n 1566), inscrito no cargo de ASSISTENTE ADMINISTRATIVO enviou recurso discordando do parecer dado referente à questão nº 12 da Prova nº 04 de Raciocínio Lógico e solicita retificação. Com relação à questão nº 12 da Prova nº 04 de Raciocínio Lógico, foi feita a reanalise do parecer dado anteriormente no dia 01/12/2015 e de fato verificamos que a questão deve ser ANULADA. Vejamos: Para descobrir se uma frase é proposição lógica, você pode seguir as seguintes regrinhas: 1) Se a oração for interrogativa, exclamativa, imperativa ou optativa, então ela não será proposição lógica. 2) Procure por um verbo. Se a frase não possuir verbo, então não será proposição lógica. 3) Verifique se a oração é declarativa (é uma afirmação ou uma negação). Somente nesse caso, ela pode se uma proposição lógica. 4) Verifique se a oração pode assumir um e somente um dos valores lógicos (verdade ou falsidade). Caso contrário, não será proposição lógica. Fonte: Na frase: O Brasil é pentacampeão mundial. É possível observar que ela possui as características 2 (possui verbo), 3(É declarativa), mas a 4 não. Precisaríamos saber pentacampeão de quê para conseguirmos atribuir valor lógico, isto é verdadeiro ou falso e utilizar as regras do Princípio do Terceiro Excluído e Princípio da Não-Contradição.

2 [...] são os dois princípios - ou axiomas - da lógica matemática. Será uma proposição uma sentença que respeite as "regras do jogo", que são: Princípio do Terceiro Excluído: uma proposição ou é verdadeira ou é falsa, isto é, há de ser um desses casos e nunca um terceiro caso; Princípio da Não-Contradição: uma proposição não pode ser ao mesmo tempo verdadeira e falsa. É possível saber se uma sentença é ou não uma proposição conhecendo os dois princípios acima, mesmo que você não saiba responder se a proposição é V ou F. Fonte: A sentença torna-se aberta a partir do momento que não sabemos de quê o Brasil é pentacampeão. Sendo várias as possibilidades, então ora sendo verdadeiro ora sendo falso. A sentença não é uma proposição. Assim, podemos classificar as sentenças em abertas e fechadas. A sentença aberta é aquela em que existe uma variável que faz com que nós não consigamos avaliar se são verdadeiras ou falsas. Já a sentença fechada é aquela que não possui nenhuma variável, todas as informações são bem claras. Fonte: Na frase: João é Alto. Observemos as regrinhas. A sentença possui as características 2 ( possui verbo), 3(é declarativa), 4 (pode assumir valores lógicos). João é alto ou João não é alto, isto é, verdadeiro ou falso. O fato de possuir nome próprio nesta sentença faz com que seja possível a atribuição de valores lógicos. Então a sentença é uma proposição. Invalidando a resposta do gabarito apresentada por esta banca. Nomes Próprios [...] quando um frase utiliza pronomes na terceira pessoa não podemos atribuir um valor lógico. Contudo, quando a frase utiliza nomes próprios como sujeito é possível atribuir um valor lógico. Fonte: PROPOSIÇÃO. Trata-se de uma sentença fechada, algo que será declarado por meio de palavras ou de símbolos (expressões matemáticas) e cujo conteúdo poderá ser considerado verdadeiro (V) ou falso (F). Ou seja, poderemos atribuir um juízo de valor acerca do conteúdo dessa proposição. Ex: Pedro é pedreiro. Caso ele realmente seja pedreiro o valor lógico desta proposição será verdadeiro, caso ele não seja pedreiro, o valor lógico da proposição será falso (por exemplo, se ele for bombeiro). Fonte: Obs: Observe que na frase 1 há um nome próprio mas não é ele que é relevante, mas ser pentacampeão em quê. Na frase: 7 é um número primo. A sentença possui as características 2 ( possui verbo), 3(é declarativa), 4 (pode assumir valores lógicos).é uma proposição. Sendo assim, o Gabarito Definitivo e o Resultado Geral encontram-se devidamente Retificados. Exame Auditores & Consultores Ltda.

3 O candidato FELIPE AUGUSTO CORREA SANTOS (n 1424), inscrito no cargo de AUXILIAR ADMINISTRATIVO enviou recurso solicitando esclarecimentos acerca de qual o motivo seu nome, no Resultado Geral divulgado no dia 01/12/2015, estar como ausente, uma vez que compareceu ao local de provas e realizou a mesma. O edital de concurso previu o seguinte: IX DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS [...] 31. Não se poderá substituir a folha de respostas por erro do candidato e a ausência de assinatura na mesma implicará em sua anulação. (Grifo nosso). [...] 34. O CANDIDATO, AO TERMINAR A PROVA, ENTREGARÁ AO FISCAL SOMENTE A SUA FOLHA DE RESPOSTAS, DEVIDAMENTE PREENCHIDA E ASSINADA. Analisamos a folha de respostas do candidato e verificamos que a mesma não possui assinatura. Conforme previsto em Edital, a ausência de assinatura implicaria em anulação.

4 Encaminhamos a cópia da folha de respostas da candidato, documento válido para correção eletrônica, nos termos do Edital do Concurso Público n Exame Auditores & Consultores Ltda

5 O candidato JOÃO PAULO DE LIMA MARTINS (n 3264), inscrito no cargo de ASSISTENTE ADMINISTRATIVO enviou recurso discordando do parecer dado referente à questão nº 14 da Prova nº 04 de Raciocínio Lógico e solicita retificação. Com relação à questão nº 14 da Prova nº 04 de Raciocínio Lógico, foi feito reanalise do parecer dado anteriormente no dia 01/12/2015 e mantemos nossa decisão no que diz respeito à questão, sendo: PROVA DE RACIOCÍNIO LÓGICO Nº 04, QUESTÃO 14. RECURSO DEFERIDO. A QUESTÃO ESTÁ ANULADA. Em uma sequência de palavras, a lógica pode ser a quantidade de sílabas, número de consoantes, número de vogais, etc. Neste conjunto de palavras, a lógica utilizada foi as Letras iniciais, B, G e L. Observe que B, G, L é uma sequência de 4 em 4 letras. Logo a próxima palavra deve começar com a letra Q. A questão apresenta mais de um critério de formação para sequencia das palavras. Sendo assim, a mesma deve ser anulada. Vale salientar que se deve manter a anulação da questão pelo motivo de a mesma apresentar mais de um critério de formação das palavras. Uma sequencia de palavras pode até apresentar mais de uma sequencia desde que se tenha uma única resposta. O argumento apresentado para reanálise não é suficiente para que se altere o parecer dado anteriormente. Exame Auditores & Consultores Ltda.

Preliminarmente, o Edital do Concurso Público fez menção expressa de quais os fatos a ensejar a interposição de recurso:

Preliminarmente, o Edital do Concurso Público fez menção expressa de quais os fatos a ensejar a interposição de recurso: Comissão Especial de Concurso Público da Ref.: Recurso Administrativo contra o Resultado Final (em ordem de classificação). A candidata ADRIANA CRISTINA DOS SANTOS (n 100265), inscrita no cargo de AUXILIAR

Leia mais

Preliminarmente, o Edital do Concurso Público fez menção expressa de quais os fatos a ensejar a interposição de recurso:

Preliminarmente, o Edital do Concurso Público fez menção expressa de quais os fatos a ensejar a interposição de recurso: DOS RECURSOS As candidatas a seguir identificadas, inscritas no cargo de ENFERMEIRO, enviaram recursos, tempestivamente, discordando do parecer dado anteriormente referente à questão nº 32 da Prova Específica

Leia mais

Preliminarmente, o Edital do Concurso Público fez menção expressa de quais os fatos a ensejar a interposição de recurso:

Preliminarmente, o Edital do Concurso Público fez menção expressa de quais os fatos a ensejar a interposição de recurso: A candidata GABRIELA BONEL DE PAULA (n 1483), inscrita no cargo de MÉDICO VETERINÁRIO enviou recurso solicitando nova analise do parecer dado com relação à questão nº 28 da Prova Específica nº 31. b) Indeferimento

Leia mais

A candidata BRUNA MACIAL SANTOS (n 11810), inscrita no cargo de ASSISTENTE SOCIAL enviou recurso solicitando a revisão da pontuação alcançada.

A candidata BRUNA MACIAL SANTOS (n 11810), inscrita no cargo de ASSISTENTE SOCIAL enviou recurso solicitando a revisão da pontuação alcançada. A candidata BRUNA MACIAL SANTOS (n 11810), inscrita no cargo de ASSISTENTE SOCIAL enviou recurso solicitando a revisão da pontuação alcançada. Realizamos análise rigorosa da pontuação da candidata, revendo

Leia mais

Ref.: Recurso Administrativo contra o Resultado Geral (em ordem alfabética) Prefeitura Municipal de Inhapim Concurso Público Edital nº 01/2018.

Ref.: Recurso Administrativo contra o Resultado Geral (em ordem alfabética) Prefeitura Municipal de Inhapim Concurso Público Edital nº 01/2018. A candidata ADENIRA MARIANA NICOLAU SILVA (n 103385), inscrita no cargo de AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS I enviou recurso solicitando a revisão da pontuação alcançada. Realizamos análise rigorosa da pontuação

Leia mais

Preliminarmente, o Edital do Concurso Público fez menção expressa de quais os fatos a ensejar a interposição de recurso:

Preliminarmente, o Edital do Concurso Público fez menção expressa de quais os fatos a ensejar a interposição de recurso: Belo Horizonte, 09 de fevereiro de 2018. À O candidato AECIO AVELINO SANTOS OLIVEIRA (n 1844), inscrito no cargo de PEDREIRO enviou recurso discordando do parecer dado anteriormente acerca da questão nº

Leia mais

A candidata FLAVIANA GERALDA DOS SANTOS (n ), inscrita no cargo de OPERÁRIO enviou recurso solicitando a revisão da pontuação alcançada.

A candidata FLAVIANA GERALDA DOS SANTOS (n ), inscrita no cargo de OPERÁRIO enviou recurso solicitando a revisão da pontuação alcançada. Belo Horizonte, 22 de janeiro de 2019. À Comissão Especial do Concurso Público da Prefeitura Municipal de Rio Manso NESTA DO RECURSO Ref.: Recurso Administrativo contra o Resultado Geral (em ordem alfabética)

Leia mais

A candidata ALESSANDRA DE ARAÚJO MELO (n 3795), inscrita no cargo de PEDAGOGO enviou recurso solicitando a revisão da pontuação alcançada.

A candidata ALESSANDRA DE ARAÚJO MELO (n 3795), inscrita no cargo de PEDAGOGO enviou recurso solicitando a revisão da pontuação alcançada. Belo Horizonte, 18 de abril de 2019. À Comissão Especial do Concurso Público da Prefeitura Municipal de Abaeté NESTA DO RECURSO Ref.: Recurso Administrativo contra o Gabarito Definitivo e o Resultado Geral

Leia mais

Preliminarmente, o Edital do Concurso Público fez menção expressa de quais os fatos a ensejar a interposição de recurso:

Preliminarmente, o Edital do Concurso Público fez menção expressa de quais os fatos a ensejar a interposição de recurso: ordem alfabética) Concurso Público O candidato FRANK WILLIAN GONÇALVES VIANA (n 1100), inscrito no cargo de PROFESSOR II (PORTUGUÊS) enviou recurso solicitando analise da questão nº 37 da prova Específica

Leia mais

Realizamos análise rigorosa da pontuação do candidato, revendo manualmente a sua folha de respostas, e não constatamos erro no processamento, sendo:

Realizamos análise rigorosa da pontuação do candidato, revendo manualmente a sua folha de respostas, e não constatamos erro no processamento, sendo: O candidato ADENILSON MARCOS DE SOUZA (n 2644), inscrito no cargo de TÉCNICO EM ENFERMAGEM enviou Realizamos análise rigorosa da pontuação do candidato, revendo manualmente a sua folha de respostas, e

Leia mais

Preliminarmente, o Edital do Processo Seletivo Público fez menção expressa de quais os fatos a ensejar a interposição de recurso:

Preliminarmente, o Edital do Processo Seletivo Público fez menção expressa de quais os fatos a ensejar a interposição de recurso: Belo Horizonte, 07 de maio de 2018. À Comissão Especial do Processo Seletivo Público da Prefeitura Municipal de Caratinga NESTA DO RECURSO Ref.: Recurso Administrativo contra o Resultado Geral (em ordem

Leia mais

De fato houve um equívoco quanto a justificativa dada com relação a questão, devendo ter constado o seguinte, vejamos:

De fato houve um equívoco quanto a justificativa dada com relação a questão, devendo ter constado o seguinte, vejamos: Belo Horizonte, 13 de junho de 2018. À Comissão Especial de Concurso Público da Prefeitura Municipal de Elói Mendes NESTA DO RECURSO Ref.: Recurso Administrativo contra o Resultado Final (em ordem de classificação)

Leia mais

CONCEITOS INICIAIS DE LÓGICA PROPOSIÇÕES

CONCEITOS INICIAIS DE LÓGICA PROPOSIÇÕES CONCEITOS INICIAIS DE LÓGICA PROPOSIÇÕES Nesta aula, mostraremos os principais conceitos que a maioria das bancas utilizam em suas provas. Conceitos como proposição, conectivos, tabela- -verdade, dentre

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO. Quantas dessas proposições compostas são FALSAS? a) Nenhuma. b) Apenas uma. c) Apenas duas. d) Apenas três. e) Quatro.

RACIOCÍNIO LÓGICO. Quantas dessas proposições compostas são FALSAS? a) Nenhuma. b) Apenas uma. c) Apenas duas. d) Apenas três. e) Quatro. RACIOCÍNIO LÓGICO 01. Uma proposição é uma sentença fechada que possui sentido completo e à qual se pode atribuir um valor lógico verdadeiro ou falso. Qual das sentenças apresentadas abaixo se trata de

Leia mais

Preliminarmente, o Edital do Processo Seletivo Público fez menção expressa de quais os fatos a ensejar a interposição de recurso:

Preliminarmente, o Edital do Processo Seletivo Público fez menção expressa de quais os fatos a ensejar a interposição de recurso: A candidata ALINE RODRIGUES DOS REIS (n 1263), inscrita no cargo de ACS (DISTRITO DE BRAÚNAS) enviou recurso solicitando a revisão da pontuação alcançada. Realizamos análise rigorosa da pontuação da candidata,

Leia mais

A candidata ALESSANDRA CÂNDIDO (n 3039), inscrita no cargo de SERVIÇOS GERAIS enviou recurso discordando dos critérios de desempate.

A candidata ALESSANDRA CÂNDIDO (n 3039), inscrita no cargo de SERVIÇOS GERAIS enviou recurso discordando dos critérios de desempate. Belo Horizonte, 30 de abril de 19. À Comissão Especial de Concurso Público da Prefeitura Municipal de Abaeté NESTA DO RECURSO Ref.: Recurso Administrativo contra o Resultado Final (em ordem de classificação)

Leia mais

Raciocínio Lógico Matemático do ZERO Professor: Daniel Almeida. Aula 01 Estruturas Lógicas: Proposições

Raciocínio Lógico Matemático do ZERO Professor: Daniel Almeida. Aula 01 Estruturas Lógicas: Proposições Raciocínio Lógico Matemático do ZERO Professor: Daniel Almeida Aula 01 Estruturas Lógicas: Proposições ESTRUTURAS LÓGICAS Proposição é toda frase declarativa, expressa em palavras ou símbolos, que exprima

Leia mais

Preliminarmente, o Edital do Concurso Público fez menção expressa de quais os fatos a ensejar a interposição de recurso:

Preliminarmente, o Edital do Concurso Público fez menção expressa de quais os fatos a ensejar a interposição de recurso: O candidato LEANDRO DE ALMEIDA (n 1008), inscrito no cargo de CONTADOR enviou recurso solicitando reanalise do parecer dado anteriormente referente à questão nº 30 da prova Específica nº 07. No dia 25/10/2015

Leia mais

Preliminarmente, o Edital do Processo Seletivo Público fez menção expressa de quais os fatos a ensejar a interposição de recurso:

Preliminarmente, o Edital do Processo Seletivo Público fez menção expressa de quais os fatos a ensejar a interposição de recurso: Belo Horizonte, 16 de outubro de 2017. À Comissão Especial do Processo Seletivo Público da Prefeitura Municipal de Belo Oriente NESTA DO RECURSO Ref.: Recurso Administrativo contra o Resultado Final (em

Leia mais

A candidata CARLA GONÇALVES DE FARIA IZAQUIEL MOREIRA (n 1274), inscrita no cargo de ENFERMEIRO enviou recurso dizendo o seguinte:

A candidata CARLA GONÇALVES DE FARIA IZAQUIEL MOREIRA (n 1274), inscrita no cargo de ENFERMEIRO enviou recurso dizendo o seguinte: A candidata CARLA GONÇALVES DE FARIA IZAQUIEL MOREIRA (n 1274), inscrita no cargo de ENFERMEIRO enviou recurso dizendo o seguinte: Se o presente edital consta quatro vagas para enfermeiro, porque foram

Leia mais

Raciocínio Lógico. Matemático. Lógica Proposicional

Raciocínio Lógico. Matemático. Lógica Proposicional Raciocínio Lógico Matemático Lógica Proposicional Proposições Lógicas Denomina-se proposição toda frase declarativa, expressa em palavras ou símbolos, que exprima um juízo ao qual se possa atribuir, dentro

Leia mais

Ref.: Recurso Administrativo contra o Gabarito Definitivo Prefeitura Municipal de Braúnas Concurso Público Edital nº 01/2015.

Ref.: Recurso Administrativo contra o Gabarito Definitivo Prefeitura Municipal de Braúnas Concurso Público Edital nº 01/2015. Belo Horizonte, 4 de maio de 016. Braúnas Concurso Público Edital nº 01/015. A candidata CIRLEY BORGES DA SILVA NUNES (n 1548), inscrita no cargo de PROFESSOR P-1 I enviou recurso discordando do parecer

Leia mais

Preliminarmente, o Edital do Concurso Público fez menção expressa de quais os fatos a ensejar a interposição de recurso de forma fundamentada:

Preliminarmente, o Edital do Concurso Público fez menção expressa de quais os fatos a ensejar a interposição de recurso de forma fundamentada: A candidata AMANDA APARECIDA SOARES RIBEIRO (n 11335), inscrita no cargo de PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, enviou recurso solicitando revisão da pontuação da prova específica sobre a alegação que conseguiu

Leia mais

Realizamos nova análise da pontuação do candidato, e não constatamos nenhuma falha ou incorreção, sendo: PONTOS POR QUESTÕES ACERTOS

Realizamos nova análise da pontuação do candidato, e não constatamos nenhuma falha ou incorreção, sendo: PONTOS POR QUESTÕES ACERTOS Belo Horizonte, 26 de agosto de 2016. À COMISSÃO DE CONCURSO PÚBLICO PREFEITURA DE BICAS/MG Referente: Parecer de Recurso Administrativo Resultado Final Concurso Público Edital 01/2016 Prezados Senhores.

Leia mais

BIZU PARA POLÍCIA FEDERAL PROFESSOR: GUILHERME NEVES

BIZU PARA POLÍCIA FEDERAL PROFESSOR: GUILHERME NEVES Olá, pessoal! Meu nome é Guilherme Neves e estou ministrando o curso de Raciocínio Lógico para o concurso da Polícia Federal que será realizado pelo CESPE-UnB. Vamos, de uma maneira sucinta, fazer uma

Leia mais

Preliminarmente, o Edital do Concurso Público fez menção expressa de quais os fatos a ensejar a interposição de recurso:

Preliminarmente, o Edital do Concurso Público fez menção expressa de quais os fatos a ensejar a interposição de recurso: Belo Horizonte, 27 de abril de 2016. À Comissão Especial de Concurso Público da Prefeitura Municipal de Mateus Leme NESTA DO RECURSO Ref.: Recurso Administrativo contra o Resultado Final (em ordem de classificação)

Leia mais

REQUERIMENTO: O Candidato requer a alteração do gabarito da questão para letra A

REQUERIMENTO: O Candidato requer a alteração do gabarito da questão para letra A RECORRENTE: CLEITON DE PAULA TAVARES PAIVA INSCRIÇÃO Nº. 0019 REQUERIMENTO: O Candidato requer a alteração do gabarito da questão para letra A O impetrante requer a alteração do gabarito da questão de

Leia mais

Lógica. Professor Mauro Cesar Scheer

Lógica. Professor Mauro Cesar Scheer Lógica Professor Mauro Cesar Scheer Objetivos Reconhecer e manipular com os símbolos formais que são usados no Cálculo Proposicional (CPC) e Cálculo de Predicados (CP). Determinar o valor de verdade de

Leia mais

n. 4 TAUTOLOGIAS, CONTRADIÇÕES E CONTINGÊNCIAS TAUTOLOGIA

n. 4 TAUTOLOGIAS, CONTRADIÇÕES E CONTINGÊNCIAS TAUTOLOGIA n. 4 TAUTOLOGIAS, CONTRADIÇÕES E CONTINGÊNCIAS TAUTOLOGIA Chama-se tautologia é toda a proposição composta cujo valor lógico (última coluna da sua tabela-verdade) é sempre V (Verdadeiro). As tautologias

Leia mais

Não sou o melhor, sei disso, mas faço o melhor que posso!! RANILDO LOPES

Não sou o melhor, sei disso, mas faço o melhor que posso!! RANILDO LOPES Lógica Matemática e Computacional Não sou o melhor, sei disso, mas faço o melhor que posso!! RANILDO LOPES 2. Conceitos Preliminares 2.1. Sentença, Verdade e Proposição Cálculo Proposicional Como primeira

Leia mais

Belo Horizonte, 13 de Novembro de À Comissão de Concurso Público PREFEITURA DE MALACACHETA/MG

Belo Horizonte, 13 de Novembro de À Comissão de Concurso Público PREFEITURA DE MALACACHETA/MG a) Indeferimento do pedido de isenção da taxa de inscrição; b) Inscrições (erro na grafia do nome; omissão do nome; erro no nº de inscrição; erro no nº da identidade; erro na nomenclatura do cargo; c)

Leia mais

Raciocínio lógico matemático: proposições, conectivos, equivalência e implicação lógica, argumentos válidos. PART 01

Raciocínio lógico matemático: proposições, conectivos, equivalência e implicação lógica, argumentos válidos. PART 01 Raciocínio lógico matemático: proposições, conectivos, equivalência e implicação lógica, argumentos válidos. PART 01 PROPOSIÇÕES Denomina-se proposição a toda frase declarativa, expressa em palavras ou

Leia mais

RLM Material de Apoio Professor Jhoni Zini

RLM Material de Apoio Professor Jhoni Zini PRINCÍPIOS LÓGICOS 1. Segundo a lógica aristotélica, as proposições têm como uma de suas propriedades básicas poderem ser verdadeiras ou falsas, isto é, terem um valor de verdade. Assim sendo, a oração

Leia mais

A candidata ANA PAULA SILVA RAMOS (n 1564), inscrita no cargo de PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I enviou recurso dizendo o seguinte:

A candidata ANA PAULA SILVA RAMOS (n 1564), inscrita no cargo de PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I enviou recurso dizendo o seguinte: Belo Horizonte, 28 de março de 2016. À Comissão Especial do Concurso Público da Prefeitura Municipal de São Vicente de Minas. NESTA DO RECURSO Ref.: Recurso Administrativo contra o Gabarito Definitivo

Leia mais

Prof.ª Dr.ª Donizete Ritter. Introdução ao Cálculo Proposicional

Prof.ª Dr.ª Donizete Ritter. Introdução ao Cálculo Proposicional Bacharelado em Sistemas de Informação Lógica Matemática Prof.ª Dr.ª Donizete Ritter Introdução ao Cálculo Proposicional 1 LÓGICA MATEMÁTICA - CONTEÚDO Definição de Termo e Proposição Valor Lógico Proposição

Leia mais

Preliminarmente, o Edital do Concurso Público fez menção expressa de quais os fatos a ensejar a interposição de recurso de forma fundamentada:

Preliminarmente, o Edital do Concurso Público fez menção expressa de quais os fatos a ensejar a interposição de recurso de forma fundamentada: Ref.: Recurso Administrativo contra o Resultado O candidato JOSÉ DO CARMO FAGUNDES (n 11684), inscrito no cargo de AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS I (FUNÇÃO: JARDINEIRO), enviou recurso solicitando revisão

Leia mais

AULA 1 Frases, proposições e sentenças 3. AULA 2 Conectivos lógicos e tabelas-verdade 5. AULA 3 Negação de proposições 8

AULA 1 Frases, proposições e sentenças 3. AULA 2 Conectivos lógicos e tabelas-verdade 5. AULA 3 Negação de proposições 8 Índice AULA 1 Frases, proposições e sentenças 3 AULA 2 Conectivos lógicos e tabelas-verdade 5 AULA 3 Negação de proposições 8 AULA 4 Tautologia, contradição, contingência e equivalência 11 AULA 5 Argumentação

Leia mais

A candidata CAMILA TEIXEIRA COSTA (n 10619), inscrita no cargo de PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA, enviou recurso dizendo o seguinte:

A candidata CAMILA TEIXEIRA COSTA (n 10619), inscrita no cargo de PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA, enviou recurso dizendo o seguinte: Belo Horizonte, 24 de junho de 2015. À. A candidata CAMILA TEIXEIRA COSTA (n 619), inscrita no cargo de PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA, enviou recurso dizendo o seguinte: No resultado geral em ordem alfabética

Leia mais

MATEMÁTICA Questões comentadas Daniela Arboite

MATEMÁTICA Questões comentadas Daniela Arboite MATEMÁTICA Questões comentadas Daniela Arboite TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução total ou parcial deste material, por qualquer meio ou processo. A violação de direitos autorais é punível

Leia mais

Simulado Aula 01 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO. Prof. Fabrício Biazotto

Simulado Aula 01 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO. Prof. Fabrício Biazotto Simulado Aula 01 CEF RACIOCÍNIO LÓGICO Prof. Fabrício Biazotto Raciocínio Lógico 1. As proposições P, Q e R a seguir referem-se a um ilícito penal envolvendo João, Carlos, Paulo e Maria: P: João e Carlos

Leia mais

EDITAL Nº 013/ CODESP

EDITAL Nº 013/ CODESP CONCURSO PÚBLICO 001/2016 EDITAL Nº 013/2018 - CODESP JULGAMENTO DOS RECURSOS DO RESULTADO PRELIMINAR DAS PROVAS OBJETIVAS (1ª etapa) O CODESP - Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Saúde

Leia mais

Preliminarmente, o Edital do Concurso Público fez menção expressa de quais os fatos a ensejar a interposição de recurso de forma fundamentada:

Preliminarmente, o Edital do Concurso Público fez menção expressa de quais os fatos a ensejar a interposição de recurso de forma fundamentada: Belo Horizonte, 06 de março de 2015.. A candidata ALINE LEAL GOMES MARTINS (n 10773), inscrita no cargo de TÉCNICO EM ENFERMAGEM ESF, enviou recurso solicitando revisão da pontuação alcançada. b) inscrições

Leia mais

Raciocínio lógico matemático

Raciocínio lógico matemático Raciocínio lógico matemático Unidade 2: Introdução à lógica Seção 2.1: O que é a lógica? 1 Lógica Parte da filosofia que trata das formas do pensamento em geral e das operações intelectuais que visam determinar

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO. Das sentenças dadas acima, quantas delas são proposições? a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5

RACIOCÍNIO LÓGICO. Das sentenças dadas acima, quantas delas são proposições? a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5 RACIOCÍNIO LÓGICO 01. Seja a seguinte sequência lógica: A, C, F, J, O,.... Sabendo que esta sequência segue um padrão lógico na sua formação, a próxima letra desta sequência é: a) W b) Z c) Y d) U e) T

Leia mais

Prefeitura Municipal de Balneário Arroio do Silva Processo Seletivo Edital 002/2014 Julgamento Recursos contra Classificação Preliminar

Prefeitura Municipal de Balneário Arroio do Silva Processo Seletivo Edital 002/2014 Julgamento Recursos contra Classificação Preliminar Ato 014/ED2/14/PS JULGAMENTO DOS RECURSOS CONTRA A CLASSIFICAÇÃO PRELIMINAR DO EDITAL Nº 002/2014 DE PROCESSO SELETIVO O PREFEITO MUNICIPAL do município de Balneário Arroio do Silva, Estado de Santa Catarina,

Leia mais

Compreender estruturas lógicas é, antes de tudo, compreender o que são proposições.

Compreender estruturas lógicas é, antes de tudo, compreender o que são proposições. Caros alunos, Antes de darmos início a nossa aula demonstrativa, vamos às apresentações pessoais e profissionais: meu nome é Letícia Protta, sou agente administrativo do Ministério do Trabalho e Emprego,

Leia mais

Anotações LÓGICA PROPOSICIONAL DEFEITOS DO RACIOCÍNIO HUMANO PROPOSIÇÕES RICARDO ALEXANDRE - CURSOS ON-LINE RACIOCÍNIO LÓGICO AULA 01 DEFINIÇÃO

Anotações LÓGICA PROPOSICIONAL DEFEITOS DO RACIOCÍNIO HUMANO PROPOSIÇÕES RICARDO ALEXANDRE - CURSOS ON-LINE RACIOCÍNIO LÓGICO AULA 01 DEFINIÇÃO RACIOCÍNIO LÓGICO AULA 01 LÓGICA PROPOSICIONAL DEFINIÇÃO A Lógica estuda o pensamento como ele deveria ser, sem a influência de erros ou falácias. As falácias em torno do raciocínio humano se devem a atalhos

Leia mais

Preliminarmente, o Edital do Concurso Público fez menção expressa de quais os fatos a ensejar a interposição de recurso:

Preliminarmente, o Edital do Concurso Público fez menção expressa de quais os fatos a ensejar a interposição de recurso: Belo Horizonte, 27 de julho de 2015. À Comissão Especial do Concurso Público da Prefeitura Municipal de Gouveia. NESTA DO RECURSO Ref.: Recurso Administrativo contra o Gabarito Definitivo e o Resultado

Leia mais

Raciocínio Lógico. Argumento com Quantificadores Válidos (Silogismo) Professor Edgar Abreu.

Raciocínio Lógico. Argumento com Quantificadores Válidos (Silogismo) Professor Edgar Abreu. Raciocínio Lógico Argumento com Quantificadores Válidos (Silogismo) Professor Edgar Abreu www.acasadoconcurseiro.com.br Raciocínio Lógico ARGUMENTO COM QUANTIFICADORES VÁLIDO SILOGISMO QUESTÃO COMENTADA

Leia mais

3 Cálculo Proposicional

3 Cálculo Proposicional 3 Cálculo Proposicional O Cálculo Proposicional é um dos tópicos fundamentais da Lógica e consiste essencialmente da formalização das relações entre sentenças (ou proposições), de nidas como sendo frases

Leia mais

LÓGICA COMPUTACIONAL. Prof. André Aparecido da Silva Disponível em:

LÓGICA COMPUTACIONAL. Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: LÓGICA COMPUTACIONAL Prof. André Aparecido da Silva Disponível em: http://www.oxnar.com.br/aulas/logica 1 CODIFICAÇÃO DA CONJECURA DE COLLATZ QUE FALEI NA AULA PASSADA. 2 3 4 A lógica é usada para guiar

Leia mais

CCAE. Lógica Aplicada a Computação - Cálculo Proposicional - Parte I. UFPB - Campus IV - Litoral Norte. Centro de Ciências Aplicadas e Educação

CCAE. Lógica Aplicada a Computação - Cálculo Proposicional - Parte I. UFPB - Campus IV - Litoral Norte. Centro de Ciências Aplicadas e Educação CCAE Centro de Ciências Aplicadas e Educação UFPB - Campus IV - Litoral Norte Lógica Aplicada a Computação - Cálculo Proposicional - Parte I Estes slides foram criados pelo Professor Alexandre Duarte Para

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE GRAMADO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CONCURSO PÚBLICO N 01/2018

PREFEITURA MUNICIPAL DE GRAMADO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CONCURSO PÚBLICO N 01/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE GRAMADO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CONCURSO PÚBLICO N 01/2018 Edital Nº 07/2019 Retificação das Justificativas para Manutenção ou Alteração dos Gabaritos Definitivos e Retificação

Leia mais

Preliminarmente, o Edital do Concurso Público fez menção expressa de quais os fatos a ensejar a interposição de recurso:

Preliminarmente, o Edital do Concurso Público fez menção expressa de quais os fatos a ensejar a interposição de recurso: Belo Horizonte, 28 de setembro de 2012. À Comissão Especial do Concurso Público da Prefeitura Municipal de Jequitinhonha NESTA DO RECURSO Ref.: Recurso Administrativo Prefeitura Municipal de Jequitinhonha

Leia mais

CASA TRIBUNAIS RACIOCÍNIO LÓGICO

CASA TRIBUNAIS RACIOCÍNIO LÓGICO CASA TRIBUNAIS RACIOCÍNIO LÓGICO Proposição Prof. Bruno Villar www.acasadoconcurseiro.com.br Raciocínio Lógico PROPOSIÇÃO TEMA: PROPOSIÇÃO A proposição lógica é o alicerce na construção do conhecimento

Leia mais

RACIOCÍNIO ANALÍTICO COMUNICAÇÃO EFICIENTE DE ARGUMENTOS - LINGUAGEM- Professor Josimar Padilha

RACIOCÍNIO ANALÍTICO COMUNICAÇÃO EFICIENTE DE ARGUMENTOS - LINGUAGEM- Professor Josimar Padilha RACIOCÍNIO ANALÍTICO COMUNICAÇÃO EFICIENTE DE ARGUMENTOS - LINGUAGEM- Professor Josimar Padilha I SENTENÇAS Expressão de um pensamento completo. São compostas por um sujeito (algo que se declara) e por

Leia mais

Aula 00. Raciocínio Lógico para Técnico do INSS. Raciocínio Lógico Professor: Guilherme Neves. Prof.

Aula 00. Raciocínio Lógico para Técnico do INSS. Raciocínio Lógico Professor: Guilherme Neves.  Prof. Aula 00 Raciocínio Lógico Professor: Guilherme Neves www.pontodosconcursos.com.br 1 Aula 00 Aula Demonstrativa Raciocínio Lógico para INSS Apresentação... 3 Modelos de Questões Comentadas - CESPE... 4

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARIQUERA-AÇU Estado de São Paulo

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARIQUERA-AÇU Estado de São Paulo O Prefeito do Município de Pariquera-Açu,, no uso de suas atribuições legais, torna público o resultado dos recursos em face das Notas e Classificação Preliminar do Concurso Público 001/2015, conforme

Leia mais

Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto Rua: Minas Gerais, 828 Centro Andirá PR Fone: (43) CEP:

Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto Rua: Minas Gerais, 828 Centro Andirá PR Fone: (43) CEP: CONCURSO PÚBLICO 002/2016 EDITAL DE GABARITO DEFINITIVO DA PROVA OBJETIVA O SERVIÇO AUTÔNOMO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTO SAMAE, torna público aos interessados o Edital de Gabarito Definitivo da Prova Objetiva

Leia mais

Preliminarmente, o Edital do Concurso Público fez menção expressa de quais os fatos a ensejar a interposição de recurso de forma fundamentada:

Preliminarmente, o Edital do Concurso Público fez menção expressa de quais os fatos a ensejar a interposição de recurso de forma fundamentada: Belo Horizonte, 03 de janeiro de 2014. À Comissão Especial de Concurso Público da Prefeitura Municipal de Jenipapo de Minas Nesta DO RECURSO Ref.: Recurso Administrativo contra o Resultado Geral Prefeitura

Leia mais

Preliminarmente, o Edital do Concurso Público fez menção expressa de quais os fatos a ensejar a interposição de recurso:

Preliminarmente, o Edital do Concurso Público fez menção expressa de quais os fatos a ensejar a interposição de recurso: Ref.: Recurso Administrativo contra o Resultado Final (em ordem de classificação). A candidata LUZIA APARECIDA DE SOUZA OLIVEIRA FONSECA (n 26), inscrita no cargo de AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS enviou

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO 001/2011 PMSL

CONCURSO PÚBLICO 001/2011 PMSL CONCURSO PÚBLICO 001/2011 PMSL EDITAL N.º 012/2011 JULGAMENTO DOS RECURSOS DO RESULTADO PRELIMINAR A Empresa Gualimp Assessoria e Consultoria com referendo da Comissão Coordenadora TORNA PÚBLICO o JULGAMENTO

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 03, 09 DE MARÇO DE EDITAL 02/ CONCURSO PÚBLICO 01/2011

RESOLUÇÃO Nº. 03, 09 DE MARÇO DE EDITAL 02/ CONCURSO PÚBLICO 01/2011 CONCURSO PÚBLICO 01/011 EDITAL 0/01 RESOLUÇÃO Nº. 03, 09 DE MARÇO DE 01. EDITAL 0/011 - CONCURSO PÚBLICO 01/011 DIVULGA OS PARECERES DOS RECURSOS APRESENTADOS CONTRA AS QUESTÕES E GABARITO PRELIMINAR.

Leia mais

Material Extra Aula 6 Raciocínio Lógico Prof. Edgar Abreu

Material Extra Aula 6 Raciocínio Lógico Prof. Edgar Abreu Auditor Fiscal Material Extra Aula 6 Raciocínio Lógico Prof. Edgar Abreu Raciocínio Lógico SILOGISMO Silogismo Categórico é uma forma de raciocínio lógico na qual há duas premissas e uma conclusão distinta

Leia mais

RECEITA FEDERAL ANALISTA

RECEITA FEDERAL ANALISTA SENTENÇAS OU PROPOSIÇÕES São os elementos que expressam uma idéia, mesmo que absurda. Estudaremos apenas as proposições declarativas, que podem ser classificadas ou só como verdadeiras (V), ou só como

Leia mais

PARECERES AOS RECURSOS DEFERIDOS

PARECERES AOS RECURSOS DEFERIDOS A AOCP ASSESSORIA EM ORGANIZAÇÃO DE CONCURSOS PÚBLICOS LTDA, no uso de suas atribuições legais, TORNA PÚBLICO, os pareceres dos recursos deferidos interpostos contra o Gabarito Oficial Preliminar referente

Leia mais

n. 18 ALGUNS TERMOS...

n. 18 ALGUNS TERMOS... n. 18 ALGUNS TERMOS... DEFINIÇÃO Uma Definição é um enunciado que descreve o significado de um termo. Por exemplo, a definição de linha, segundo Euclides: Linha é o que tem comprimento e não tem largura.

Leia mais

CAPÍTULO I. Lógica Proposicional

CAPÍTULO I. Lógica Proposicional Lógica Proposicional CAPÍTULO I Lógica Proposicional Sumário: 1. Lógica proposicional 2. Proposição 2.1. Negação da proposição 2.2. Dupla negação 2.3. Proposição simples e composta 3. Princípios 4. Classificação

Leia mais

Preliminarmente, o Edital do Concurso Público fez menção expressa de quais os fatos a ensejar a interposição de recurso:

Preliminarmente, o Edital do Concurso Público fez menção expressa de quais os fatos a ensejar a interposição de recurso: alfabética) Concurso Público Edital nº 01/2014. A candidata ADELMA SIQUEIRA DA CUNHA (n 12510), inscrita no cargo de PROFESSOR PI enviou recurso solicitando a revisão da pontuação alcançada e ainda questionando

Leia mais

Aprendendo. Raciocínio. Lógico

Aprendendo. Raciocínio. Lógico Aprendendo Raciocínio Lógico Sentenças Abertas Raciocínio Lógico Sentenças matemáticas abertas ou simplesmente sentenças abertas são expressões que não podemos identificar como verdadeiras ou falsas. Exemplos:

Leia mais

Prefeitura do Município de Astorga

Prefeitura do Município de Astorga EDITAL N o 020/2009 O PREFEITO MUNICIPAL DE ASTORGA, ESTADO DO PARANÁ, no uso de suas atribuições, e considerando os Editais nº 001 e 003/2009 e os pedidos de reconsideração interpostos pelos candidatos

Leia mais

EDITAL DE RETIFICAÇÃO 001/2017. Em virtude da crise de segurança pública no Estado do Espírito

EDITAL DE RETIFICAÇÃO 001/2017. Em virtude da crise de segurança pública no Estado do Espírito EDITAL DE RETIFICAÇÃO 001/2017 Em virtude da crise de segurança pública no Estado do Espírito Santo, agências bancárias fechadas, falta de transporte público, sem previsão de término, prejudicando em grande

Leia mais

PROPOSIÇÕES - VERDADEIRO

PROPOSIÇÕES - VERDADEIRO PROPOSIÇÕES Definição: Chama-se de proposição todo conjunto de palavras ou símbolos que exprimem um pensamento de sentido completo, declarativa (afirmativa) que admite um e somente um dos dois valores

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS TADS 2008/1 1º PERÍODO MP1 1º ETAPA 11/07/2008 MATEMÁTICA PARA COMPUTAÇÃO 2008/1

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS TADS 2008/1 1º PERÍODO MP1 1º ETAPA 11/07/2008 MATEMÁTICA PARA COMPUTAÇÃO 2008/1 FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS TADS 2008/1 1º PERÍODO MP1 1º ETAPA 11/07/2008 MATEMÁTICA PARA COMPUTAÇÃO 2008/1 Dados de identificação do Aluno: Nome: Login: Cidade: CA: Data da Prova: / / ORIENTAÇÃO

Leia mais

GRATUITO RACIOCÍNIO LÓGICO - EBSERH. Professor Paulo Henrique PH Aula /

GRATUITO RACIOCÍNIO LÓGICO - EBSERH. Professor Paulo Henrique PH Aula / 1 www.romulopassos.com.br / www.questoesnasaude.com.br GRATUITO RACIOCÍNIO LÓGICO - EBSERH Professor Paulo Henrique PH Aula 02 R A C I O C Í N I O L Ó G I C O E B S E R H a u l a 0 2 Página 1 2 www.romulopassos.com.br

Leia mais

PARECER SOBRE RECURSOS GABARITO OFICIAL CONCURSO PÚBLICO - EDITAL 01/2015.

PARECER SOBRE RECURSOS GABARITO OFICIAL CONCURSO PÚBLICO - EDITAL 01/2015. LÍNGUA PORTUGUESA ESCOLARIDADE ALFABETIZADO CARGO VIGIA QUESTÕES Nº 01 / 04 / 07 RECURSO DEFERIDO Questões anuladas. LÍNGUA PORTUGUESA ESCOLARIDADE NÍVEL MÉDIO CARGO AUXILIAR ADMINISTRATIVO QUESTÃO Nº

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE SALTO VELOSO Edital de Concurso Público 001/2014

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE SALTO VELOSO Edital de Concurso Público 001/2014 Ato 010/CP/SV/2014 (REPUBLICADO DEVIDO RETIFICAÇÃO NO ATO 012/14) DIVULGA JULGAMENTO DOS RECURSOS CONTRA A CLASSIFICAÇÃO PRELIMINAR DO CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2014 O PREFEITO MUNICIPAL do município de

Leia mais

Introdução à Lógica Proposicional Sintaxe

Introdução à Lógica Proposicional Sintaxe Bacharelado em Ciência e Tecnologia BC&T Introdução à Lógica Proposicional Sintaxe PASSOS PARA O ESTUDO DE LÓGICA Prof a Maria das Graças Marietto graca.marietto@ufabc.edu.br 2 ESTUDO DE LÓGICA O estudo

Leia mais

SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE ITÁPOLIS SAAEI CONCURSO PÚBLICO 001/2016 EDITAL DO GABARITO DEFINITIVO

SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE ITÁPOLIS SAAEI CONCURSO PÚBLICO 001/2016 EDITAL DO GABARITO DEFINITIVO CONCURSO PÚBLICO 001/2016 EDITAL DO GABARITO DEFINITIVO O, torna público aos interessados o Edital do Gabarito Definitivo da Prova Objetiva Concurso Público 001/2016. Art. 1º Consta no Anexo I, deste Edital

Leia mais

Preliminarmente, o Edital do Concurso Público fez menção expressa de quais os fatos a ensejar a interposição de recurso:

Preliminarmente, o Edital do Concurso Público fez menção expressa de quais os fatos a ensejar a interposição de recurso: Belo Horizonte, 12 de dezembro de 2016. À Comissão Especial do Concurso Público da Prefeitura Municipal de Serra Azul de Minas NESTA DO RECURSO Ref.: Recurso Administrativo contra o Gabarito Definitivo

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA MINAS GERAIS DECISÃO DOS RECURSOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR I DOS RECURSOS

CÂMARA MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA MINAS GERAIS DECISÃO DOS RECURSOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR I DOS RECURSOS CÂMARA MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA MINAS GERAIS DECISÃO DOS RECURSOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR I DOS RECURSOS Trata-se de recursos interpostos pelos candidatos infra relacionados, concorrentes ao cargo,

Leia mais

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL PINDAÍ/BA

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL PINDAÍ/BA A Concepção Consultoria Técnica Especializada LTDA-EPP, no uso de suas atribuições legais, TORNA PÚBLICO, o resultado da análise dos recursos interpostos ao Gabarito da Avaliação de conhecimentos referente

Leia mais

MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO

MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO SENTENÇAS OU PROPOSIÇÕES MODIICADORES São os elementos que expressam uma idéia, mesmo que absurda. Estudaremos apenas as proposições declarativas, que podem ser classificadas ou só como verdadeiras (),

Leia mais

Lógica formal. A) Sentenças I) Expressão II) Subdivisão 1. Aberta 2. Fechada III) Representação IV) Simbolização 1. Simples 2.

Lógica formal. A) Sentenças I) Expressão II) Subdivisão 1. Aberta 2. Fechada III) Representação IV) Simbolização 1. Simples 2. Lógica formal A) Sentenças I) Expressão II) Subdivisão 1. Aberta 2. Fechada III) Representação I) Simbolização 1. Simples 2. Composta B)Leis do pensamento I) Princípio da Identidade II) Principio do não-contraditório

Leia mais

Realizamos nova análise da pontuação, e não constatamos nenhuma falha ou incorreção, sendo:

Realizamos nova análise da pontuação, e não constatamos nenhuma falha ou incorreção, sendo: Belo Horizonte, 29 de Junho de 2018. À Apresentamos a V.Sas. parecer da banca examinadora sobre recurso de candidato referente à divulgação do Resultado Geral do Concurso Público desta prefeitura, Edital

Leia mais

Prof. Tiago Semprebom, Dr. Eng. 09 de abril de 2013

Prof. Tiago Semprebom, Dr. Eng. 09 de abril de 2013 Lógica Clássica e Lógica Simbólica Prof. Tiago Semprebom, Dr. Eng. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Santa Catarina - Campus São José tisemp@ifsc.edu.br 09 de abril de 2013 Prof. Tiago

Leia mais

JULGAMENTO DE RECURSOS

JULGAMENTO DE RECURSOS JULGAMENTO DE RECURSOS Conforme Edital n 001/2015 do Concurso Público da Prefeitura Municipal de Curvelo/MG, a empresa organizadora torna público o Julgamento dos Recursos referente ao Resultado das Provas

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Ano X - Concurso Público Conteúdo

Apostilas OBJETIVA Ano X - Concurso Público Conteúdo Conteúdo Introdução Estruturas lógicas. 2 Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. 3 Lógica sentencial (ou proposicional). 3.1 Proposições simples e compostas. 3.2 Tabelas-verdade.

Leia mais

ADRIANA FERREIRA ALVES apresentou recurso administrativo dizendo o seguinte:

ADRIANA FERREIRA ALVES apresentou recurso administrativo dizendo o seguinte: Belo Horizonte, 11 de março de 2019. À Comissão Especial do Concurso Público da Prefeitura Municipal de Joanésia NESTA DO RECURSO Ref.: Recurso Administrativo Prefeitura Municipal de Joanésia Concurso

Leia mais

RESPOSTAS AOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA E GABARITO PRELIMINAR

RESPOSTAS AOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA A PROVA OBJETIVA E GABARITO PRELIMINAR A AOCP Assessoria em Organização de Concursos Públicos Ltda., no uso de suas atribuições legais, TORNA PÚBLICO os pareceres dos recursos deferidos, de acordo com o subitem 15.18 do Edital de Abertura nº

Leia mais

Raciocínio Lógico. Negação da Conjunção e Disjunção Inclusiva (Lei de Morgan) Professor Edgar Abreu.

Raciocínio Lógico. Negação da Conjunção e Disjunção Inclusiva (Lei de Morgan) Professor Edgar Abreu. Raciocínio Lógico Negação da Conjunção e Disjunção Inclusiva (Lei de Morgan) Professor Edgar Abreu www.acasadoconcurseiro.com.br Raciocínio Lógico NEGAÇÃO DE UMA PROPOSIÇÃO COMPOSTA Agora vamos aprender

Leia mais

CONTRA A PROVA OBJETIVA E GABARITO PRELIMINAR

CONTRA A PROVA OBJETIVA E GABARITO PRELIMINAR A AOCP Assessoria em Organização de Concursos Públicos LTDA, no uso de suas atribuições legais, TORNA PÚBLICO os pareceres dos recursos deferidos, de acordo com o subitem 16.16 do Edital de Abertura nº

Leia mais

Métodos para a construção de algoritmo

Métodos para a construção de algoritmo Métodos para a construção de algoritmo Compreender o problema Identificar os dados de entrada e objetos desse cenário-problema Definir o processamento Identificar/definir os dados de saída Construir o

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Racionalizar o estudo do aluno é mais que um objetivo para Ad Verum, trata-se de uma obsessão.

APRESENTAÇÃO. Racionalizar o estudo do aluno é mais que um objetivo para Ad Verum, trata-se de uma obsessão. APRESENTAÇÃO Caro(a) Aluno(a), A preparação para concursos públicos exige profissionalismo, métrica e estratégia. Cada minuto despendido deve ser bem gasto! Por isso, uma preparação direcionada, focada

Leia mais

Preliminarmente, o Edital do Concurso Público fez menção expressa de quais os fatos a ensejar a interposição de recurso de forma fundamentada:

Preliminarmente, o Edital do Concurso Público fez menção expressa de quais os fatos a ensejar a interposição de recurso de forma fundamentada: Belo Horizonte, 07 de julho de 2014. alfabética) Concurso Público Edital nº A candidata ADRIANA ROSA SILVA (n 11124), inscrita no cargo de AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS (EDUCAÇÃO) enviou recurso solicitando

Leia mais

01/09/2014. Capítulo 1. A linguagem da Lógica Proposicional

01/09/2014. Capítulo 1. A linguagem da Lógica Proposicional Capítulo 1 A linguagem da Lógica Proposicional 1 Introdução O estudo da Lógica é fundamentado em: Especificação de uma linguagem Estudo de métodos que produzam ou verifiquem as fórmulas ou argumentos válidos.

Leia mais

Ref.: Recurso Administrativo Prefeitura Municipal de Conceição do Pará Concurso Público Edital nº 01/2018.

Ref.: Recurso Administrativo Prefeitura Municipal de Conceição do Pará Concurso Público Edital nº 01/2018. Belo Horizonte, 05 de setembro de 2018. À Comissão Especial do Concurso Público da Prefeitura Municipal de Conceição do Pará NESTA DO RECURSO Ref.: Recurso Administrativo Prefeitura Municipal de Conceição

Leia mais

RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO Fundamentos e Métodos Práticos

RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO Fundamentos e Métodos Práticos Josimar Padilha RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO Fundamentos e Métodos Práticos 2ª edição revista, atualizada e ampliada 2018 Capítulo 1 Lógica de Primeira Ordem-Proposicional Estruturas Lógicas CONCEITOS

Leia mais

Aula 1 Teoria com resolução de questões FGV

Aula 1 Teoria com resolução de questões FGV Aula 1 Teoria com resolução de questões FGV AULA 01 Olá futuro servidor do TRT 12, Meu nome é Fabio Paredes, sou professor de Raciocínio Lógico Matemático e terei o prazer de ajudá-los nesta árdua missão

Leia mais