Polo Macro FIM Junho de 2017

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Polo Macro FIM Junho de 2017"

Transcrição

1 Cta Mês Trimestre YTD 12 meses 24 meses 36 meses Desde iníci PL médi 12m¹ PL últim dia d mês Pl Macr % 4.33% 8.52% 21.14% 37.04% 55.44% % 62.2 MM 62.0 MM CDI 0.81% 2.55% 5.66% 12.87% 28.77% 43.97% % % CDI 196% 170% 151% 164% 129% 126% 160% Revisã d 2º trimestre O resultad d 2º trimestre fi superir a benchmark apresentand retrn de 170% d CDI. A cupaçã de risc a lng d trimestre fi de 37.37% d limite de risc e n fechament de junh estava em 60.53% d limite de risc. Destaques Psitivs: Blsa RV Cntribuiçã psitiva de 222 Bps. Os retrns fram disseminads pr váris pares, send que s principais destaques psitivs fram ns setres de: Eletricidade (+45bps), send que a psiçã vendida em Cpel cntribuiu psitivamente cm 30bps e a psições de risk arb cmprada em CPFL Renváveis cntribuiu psitivamente cm 14 bps. Cnstruçã Civil (+44bps), send que as psições de valr relativ cmpradas em Tenda e vendidas em hmebuilders cntribuíram psitivamente cm 47bps. Transprtes (+40bps), send que a psiçã de valr abslut cmprada em Azul cntribuiu cm +22bps. Os destaque negativs fram dads pels setres de: Aliments, Bebidas e Cnsum (-14bps), cm cntribuições negativas na psiçã de valr relativ cmprad em Prfarma e vendid em Raia (-15bps). Mineraçã (-13bps), send que a psiçã cmprada em Peñles e vendida em Fresnill cntribuiu negativamente cm 9bps. Atualmente, essa estratégia tem uma expsiçã bruta de 38.11% e uma expsiçã líquida de -3.29%. FX Brasil Cntribuiçã psitiva de 137 Bps send a principal cntribuiçã as psições cmpradas em Dólar cntra Real. Destaque Negativ: Pré Direcinal Cntribuiçã negativa de 82 Bps. Zerams as psições cmpradas em NTN-B 2023, além diss aplicams 2 PL s de DIOCT17 e agra tems 1 PL de FRA An Medas ex-brasil Cntribuiçã negativa de 43 Bps. O destaque negativ fi a psiçã cmprada em Dólar e vendida em medas Asiáticas ( -45bps). Cenári Lcal O final da primeira metade d que parecia ser um trimestre alvissareir para gvern e para país, cm prcess de desinflaçã se firmand e ganhand velcidade, a atividade mstrand sinais de recuperaçã e as refrmas trabalhista e da previdência parecend estar bem articuladas dentr da base, fi marcad pel escândal das gravações de Temer cm Jesley Batista, que desencadeu uma nva rdada de incerteza plítica. Praticamente, fi jgad fra td trabalh feit até entã (incluind a verba gasta cm emendas parlamentares), principalmente n que tange à refrma da previdência.

2 Em relaçã a atividade e inflaçã, as cnsequências de tal escândal plític sã ainda incertas. Sem dúvidas, prcess desinflacinári cntinua, em funçã da grande cisidade ds fatres de prduçã, e d câmbi sb cntrle. Sem embarg, a recuperaçã da atividade, que acntecia a passs bem lents, pde ser prejudicada pr esse aument de incerteza. Assim, ciclicamente, ainda há espaç razável para a cntinuidade d cicl de afruxament mnetári. Estruturalmente, n entant, a aparente interrupçã d prcess de refrmas precupa, devid a desarranj que ainda tma cnta das nssas cntas públicas, a despeit d discurs de cnslidaçã fiscal da equipe ecnômica atual. Send assim, a esperada queda persistente e estrutural da taxa de jurs d país cntinua em xeque, em funçã da trajetória prjetada de resultads primáris pires que apresentad n Prjet de Leis e Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2018 e da dívida bruta ainda crescente. Cenári Fiscal A despeit de algum avanç n sentid da cnslidaçã fiscal e d discurs psitiv da equipe ecnômica diverss mtivs ainda clcam fiscal cm precupaçã primária, em relaçã a futur ecnômic d Brasil. D lad das receitas, alguns fatres influenciaram e alteraram a relaçã direta entre cresciment e arrecadaçã tributária, send eles: O us ampl de desnerações n períd de cm tentativa de reanimar a ecnmia levu a uma queda na elasticidade entre receitas tributárias e atividade. Mdels apntam para uma elasticidade atual abaix de 1. A legislaçã atual permite que prejuízs fiscais pssam ser cmpensads através de crédits tributáris cm lucrs apurads psterirmente A cntraçã de mais de 7% d PIB ds últims dis ans, certamente fez as empresas acumularem um vlume relevante de prejuíz a ser cmpensad, embra haja um limite de 30% d lucr real impst pr lei. O incentiv pervers à adimplência criad pel REFIS. Ns últims 16 ans, huve 30 prgramas de parcelament especial, cm terms bastante benéfics as inadimplentes. Dentr d mix de cresciment, mais de 50% ds tributs e cntribuições arrecadads sã impactads primrdialmente pel cresciment d cnsum das famílias e massa salarial, entã uma retmada da atividade puxada essencialmente pr exprtações rende mens tributs que um cresciment puxad pela absrçã dméstica e pr uma frte recuperaçã d mercad de trabalh.

3 Assim, utilizand essas nvas elasticidades e nssas prjeções de PIB (em geral menres), vems um cresciment de receitas abaix d prjetad pel PLDO. D lad das despesas, as regras genersas de acesss a benefícis e a rigidez rçamentária sã cnhecids mtivs de deteriraçã fiscal, pis impedem que uma arrecadaçã mais baixa seja cmpensada pr ajustes ampls na despesa. O cresciment das despesas agra também tem desafi de cumprir tet impst pela PEC 95/2016. Mesm que huvesse uma recuperaçã vigrsa nas receitas, as despesas ainda ficariam limitadas pr essa lei, pr um períd de a mens 20 ans. Em um cenári nde s gasts cm previdência cntinuarã cm uma fnte de pressã nas despesas, pel mens ns próxims ans, vems tericamente uma necessidade de ecnmia d gvern na rdem de 350 bilhões de reais, até 2026, quand pderã ser revists s parâmetrs d tet. Assim, sabend da cmpsiçã da despesa nde a grande mairia é brigatória, cm atender a essa restriçã d tet? Uma pssível respsta é a ferecida pel cnceit de margem fiscal preparad pel Institut Fiscal Independente (IFI). A margem fiscal é a diferença entre tet de gasts e as despesas brigatórias da Uniã. É um subcnjunt das despesas discricinárias, já que estas incluem gasts em Saúde e Educaçã que devem ser executads para que sejam cumpridas as aplicações mínimas exigidas pela cnstituiçã. Fnte: IFI A margem fiscal é basicamente dividida entre despesas de custei e investiments. N entant, ainda que pssams cmprimir essas despesas, há um limite para iss, dad que existe um mínim necessári para funcinament da administraçã pública. Ns últims ans, cntingenciament d rçament variu entre 10 e 73% da margem fiscal e anúncis de cntingenciament deste an, vis-a-vis a margem fiscal calculada pel IFI, sugerem que gvern precisa de cerca de R$ 75 bilhões de reais para seu funcinament.

4 Assim, reajustand esse valr pel IPCA prjetad, e utilizand s cálculs de margem d própri IFI, terems um espaç para crte nas despesas cada vez mais apertad a lng d temp. Hje existe um relativ cnsens em relaçã à precupaçã em respeitar tet de gasts. N entant, dada a dificuldade em cumpri-l, vale destacar que existem, além das diversas exceções já previstas na própria lei, alguns utrs meis que pdem ser usads para driblá-l, cm pr exempl: Gasts Tributáris: gasts públics escndids, nde se incluem a mair parte das desnerações, que visam um bjetiv de interesse públic, prém acntecem na frma de renúncia de receita a invés de gast. Hje crrespndem a 4,2% d PIB, só para esfera federal. Crédits Extrardináris: a cnstituiçã permite que crédits extrardináris sejam criads através de medidas prvisórias pel Presidente, sem impactar s limites individualizads de cada órgã. As regras vigentes para esses crédits sã as mesmas de antes da PEC. Custei de despesas primárias cm despesas financeiras: ns últims ans a realizaçã de uma séries de gasts de plíticas públicas fi intermediad pr instituições financeiras. O FIES, pr exempl, se apresenta cntabilmente cm despesa financeira apesar das características de despesa primária. Aument de capital de empresas estatais: assim cm n pnt anterir, as empresas estatais pdem ser utilizadas cm fachada para repasse de gasts claramente primáris; Interpretações de brechas n text da PEC: n cas de descumpriment d limite d tet, existem uma série de vedações estipuladas, assim, se estã vedadas apenas as despesas estipuladas, pde-se interpretar que as demais estã liberadas; Utilizaçã ds gasts em saúde e educaçã, que nã estã dentr d limite d tet, cm dtaçã d que extraplar limite de crédit. Cm iss, utilizand as prjeções que tems de receitas e despesas, vems primáris sistematicamente menres que prjetad pel PLDO 2018, cm gvern cmeçand a gerar superávits apenas em 2023 a invés d 2020 prjetad. Além diss, vems um espaç para cntingenciament muit reduzid já em 2019, que cnsequentemente levará a uma rdada expressiva de

5 aument de impsts u a revisões bastante negativas para as metas de primári já n primeir an d nv gvern, sem mencinar a prvável utilizaçã de alguma das estratégias apresentadas acima para evitar as restrições d tet. Dad expst acima, pdems tirar duas cnclusões, a primeira é a evidente necessidade de um nv gvern que prmva refrmas estruturais prfundas na ecnmia, cm a já largamente debatida refrma da previdência, além de utras, cm uma ampla refrma tributária. E a segunda é que apesar d avanç indiscutível na gestã d gast públic prmvid pel nv regime fiscal, nã há garantias que um nv gvern puc cmprmetid cm plíticas fiscalmente saudáveis nã pssa clcar nvamente Brasil em uma rta explsiva de dívida/pib. A incerteza que surge cm cnsequência d cenári acima ns leva a adtar uma visã cautelsa em relaçã a Brasil. Hje, prtant, trabalhams cm psições direcinais agregadas reduzidas, mas enxergams valr em psições de valr relativ, cm as psições aplicadas em FRAs intermediáris da curva de jurs e cmpradas em dólar via estruturas de pções, de frma a reduzir carry cntrári excessiv nesta psiçã. Além diss, seguims apstand em psições de arbitragem na curva de jurs e em psições que se beneficiam de um cicl mais lng de crte na taxa básica, frut da cautela d Banc Central e d cenári de recuperaçã lenta da atividade ecnômica. Cenári Internacinal Embra Pl Macr se caracterize pr alcar histricamente uma fatia significativa de risc as ativs externs, trimestre se encerru cm uma alcaçã internacinal ligeiramente abaix da média. Mmentaneamente, enxergarms n final de Junh mens distrções relevantes de preç ns principais mercads acmpanhads pela equipe, dentr d nss escp de atuaçã. Nã tivems alterações relevantes n psicinament d fund em relaçã as ativs ds Estads Unids. N entant, nvs investiments externs já se encntram, atualmente, em estágis avançads n prcess de análise. Dentres as apstas d fund em ativs asiátics, mantems psições cmpradas em dólar american cntra Renminbi, embra hje estas psições sejam menres d que n passad. Nssa visã segue pessimista cm China em terms relativs, mas incentiv plític de manter a ecnmia ns trilhs a qualquer cust até cngress d PBOC, carry elevad e a melhria das cndições da ecnmia glbal fizeram cm que esta psiçã perdesse parte de sua atratividade. Na Eurpa, acrescentams a prtfóli psições em Cra Tcheca e Zlty Plnês cntra Eur. Estes países, devid à prximidade gegráfica cm a Alemanha, mã de bra barata, meda desvalrizada, psiçã de menr valr agregad na cadeia prdutiva e participaçã na Uniã Eurpéia, se trnaram candidats naturais à integraçã nas cadeias de prduçã alemãs. Este prcess, n entant, culminu recentemente cm uma mair utilizaçã da capacidade instalada e cm níveis de desempreg histricamente baixs. Diante das cndições financeiras excessivamente fruxas, acreditams que a valrizaçã relativa destas medas é necessária para crrigir um eventual superaqueciment destas ecnmias. Atencisamente, Pl Capital

6 Iníci d fund: 29 de dezembr de 2009 Objetiv de fund: Alcançar retrns superires a CDI (Certificad de Depósit Bancári). Públic alv: Investidres, que buscam retrns superires a CDI n lng praz. Categria ANBIMA: Fund multimercad multiestratégia Taxa de Administraçã: 2,0% a.a. Taxa de Perfrmance: 20% d que exceder a CDI, paga anualmente u n resgate das ctas. Taxa de Saída: Slicitações de resgate agendadas cm mens de 30 dias de antecedência sã sujeitas a taxa de saída de 10% sbre valr resgatad. Cnversã da cta n resgate: N dia da slicitaçã. Data de pagament d resgate cm taxa de saída: 1 dia útil após a slicitaçã de resgate. Data de pagament d resgate sem taxa de saída: D+30 após a slicitaçã de resgate. Iníci d Pl Macr FIM: 29-Dez Gestr: Pl Capital Gestã de Recurss Ltda. Av. Ataulf de Paiva 204, 10 Lebln RJ T F Administradr e Distribuidr: BNY Melln Serviçs Financeirs DTVM S/A CNPJ: / Av.Presidente Wilsn, 231, 11º andar Centr, Ri de Janeir RJ T F Auditr Independente: KPMG Auditres Independentes Rua Dutr Renat Paes de Barrs, 33 Sã Paul SP Desde PL Médi PL últim dia Cta Mês Trimestre YTD meses meses meses iníci 12m d mês Fund % 4.33% 8.52% 21.14% 37.04% 55.44% % 62.2 MM 62.0 MM CDI 0.81% 2.55% 5.66% 12.87% 28.77% 43.97% % % CDI 196% 170% 151% 164% 129% 126% 160% * Média aritmética da sma d PL apurad n últim dia útil de cada mês,. ** Patrimôni líquid em R$ milhões. Perfrmance Acumulada Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ag Set Out Nv Dez An ,04% 0,04% ,88% 2,00% 1,04% -0,20% 1,86% 0,23% 0,99% 0,96% 0,34% 1,10% 0,95% 1,58% 12,36% ,56% 1,95% 1,79% 0,87% 2,48% 0,90% 0,81% 2,22% 2,32% 1,26% -1,02% 1,29% 16,53% ,73% 1,46% 3,17% 1,38% 0,08% 1,50% 1,17% 2,32% 2,10% 0,87% 1,17% 3,21% 22,09% ,57% -0,13% 1,31% 1,68% 2,14% -3,10% 2,01% 0,47% 0,11% 1,64% 1,94% 2,10% 12,27% ,23% 0,58% 0,58% 0.88% 1.76% -0.80% 1.98% 1.37% 2.28% -0.96% 0.41% 1.52% 9.71% % 1.33% 1.37% -1.31% 2.88% -0.60% 5.28% 0.80% 0.14% 2.51% 1.87% 0.18% 18.14% % -0.45% -1.04% 0.96% 2.79% -0.50% 1.21% 1.52% 0.94% 0.84% 3.89% 2.74% 13.59% % 1.40% 1.10% 0.67% 2.01% 1.59% 8.52% Desempenh d Fund Cntribuiçã Cntribuiçã % da alcaçã de risc n mês (bps) n trimestre (bps) (média n mês) Estratégias Direcinais % Estratégias de Valr Relativ % Custs Caixa Ttal % Estratégias Direcinais Cntribuiçã Cntribuiçã % da alcaçã de risc n mês (bps) n trimestre (bps) (média n mês) Pré Direcinal % Medas % Medas ex- Real % Blsa Macr % Jurs ex-brasil % Inflaçã Direcinal % Hedge % Ttal % Cntribuiçã Cntribuiçã % da alcaçã de risc Estratégias de Valr Relativ n mês (bps) n trimestre (bps) (média n mês) Pré Inclinaçã % Inter-Mercads % Risk Arbitrage % Blsa % Ttal % Infrmações Cmplementares Vlatilidade n mês (anualizada) 2.41% Vlatilidade n trimestre (anualizada) 2.73% Vlatilidade desde iníci (anualizada) 4.78% Utilizaçã média d limite de stress n mês 40.67%

7 Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ag Set Out Nv Dez An % CDI % 0.04% 67% CDI % 0.07% % 2.00% 1.04% -0.20% 1.86% 0.23% 0.99% 0.96% 0.34% 1.10% 0.95% 1.58% 12.36% 127% CDI 0.66% 0.59% 0.76% 0.66% 0.75% 0.79% 0.86% 0.89% 0.84% 0.81% 0.81% 0.93% 9.74% % 1.95% 1.79% 0.87% 2.48% 0.90% 0.81% 2.22% 2.32% 1.26% -1.02% 1.29% 16.53% 143% CDI 0.86% 0.84% 0.92% 0.84% 0.99% 0.95% 0.97% 1.07% 0.94% 0.88% 0.86% 0.91% 11.59% % 1.46% 3.17% 1.38% 0.08% 1.50% 1.17% 2.32% 2.10% 0.87% 1.17% 3.21% 22.09% 263% CDI 0.89% 0.74% 0.81% 0.70% 0.73% 0.64% 0.68% 0.69% 0.54% 0.61% 0.54% 0.53% 8.41% % -0.13% 1.31% 0.00% 2.14% -3.10% 2.01% 0.47% 0.11% 1.64% 1.94% 2.10% 12.27% 152% CDI 0.59% 0.48% 0.54% 0.60% 0.58% 0.59% 0.71% 0.69% 0.70% 0.80% 0.71% 0.78% 8.05% % 0.58% 0.58% 0.88% 1.76% -0.80% 1.98% 1.37% 2.28% -0.96% 0.41% 1.52% 9.71% 90% CDI 0.84% 0.78% 0.76% 0.81% 0.86% 0.82% 0.94% 0.86% 0.90% 0.94% 0.84% 0.95% 10.81% % 1.33% 1.37% -1.31% 2.88% -0.60% 5.28% 0.80% 0.14% 2.51% 1.87% 0.18% 18.14% 137% CDI 0.93% 0.82% 1.03% 0.95% 0.98% 1.06% 1.18% 1.11% 1.11% 1.11% 1.06% 1.16% 13.23% % -0.45% -1.04% 0.96% 2.79% -0,50% 1.21% 1.52% 0.94% 0,84% 3,89% 2,74% 13,59% 97% CDI 1.06% 1.00% 1.16% 1.05% 1.11% 1.16% 1.11% 1.21% 1.11% 1,05% 1,04% 1,12% 14,00% % 1.40% 1.10% 0.67% 2.01% 1.59% 8.52% 151% CDI 1.09% 0.87% 1.05% 0.79% 0.93% 0.81% 5.66% Data para a próxima aplicaçã: Abert Hrári para mvimentaçã: 14h00 Aplicaçã inicial: R$ 100 mil Sald mínim: R$ 100 mil Mvimentaçã mínima: R$ 50 mil Cnversã para aplicaçã: d + 0 Cnversã para resgate cm taxa de saída: mesm dia da slicitaçã Cnversã para resgate sem taxa de saída d + 30 da slicitaçã Liquidaçã d resgate: d + 1 da cnversã Taxa de saída: slicitações de resgate agendadas cm mens de 60 dias de antecedência sã sujeitas a taxa de saída de 10% sbre valr resgatad Taxa de administraçã: 2.0% aa., pdend atingir n máxim 3.0%aa cmputads eventuais investiments em utrs funds Taxa de perfrmance: Categria ANBIMA: Tip de fund: 20% d que exceder a CDI, paga anualmente u n resgate das ctas Fund multimercad macr Fund de investiment multimercad Este fund utiliza estratégias cm derivativs cm parte integrante de sua plítica de investiment. Tais estratégias, da frma cm sã adtadas, pdem resultar em significativas perdas patrimniais para seus ctistas Este fund está autrizad a realizar aplicações em ativs financeirs n exterir. Nã há garantia de que este fund terá tratament tributári para funds de lng praz. LEIA O PROSPECTO E O REGULAMENTO ANTES DE INVESTIR RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTAM COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO FGC A RENTABILIDADE DIVULGADA NÃO É LÍQUIDA DE IMPOSTOS E TAXA DE SAÍDA 409 u n Códig de Aut-Regulaçã da ANBID. Funds de Investiment nã cntam cm a garantia d administradr d fund, d gestr da carteira, de qualquer mecanism de segur u, ainda, d Fund Garantidr de Crédits - FGC. A rentabilidade btida n passad nã representa garantia de rentabilidade futura. Para a avaliaçã da perfrmance d fund de investiment, recmenda-se uma análise de, n mínim, 12 (dze) meses. A rentabilidade divulgada nã é líquida de impsts. A data de cnversã de ctas ds funds gerids pela Pl Capital é diversa da data de resgate e a data de pagament d resgate é diversa da data d pedid de resgate. Os funds gerids pela Pl Capital utilizam estratégias cm derivativs cm parte integrante de sua plítica de investiment. Tais estratégias, da frma cm sã adtadas, pdem resultar em significativas perdas patrimniais para seus ctistas, pdend inclusive acarretar perdas superires a capital aplicad e a cnseqüente brigaçã d ctista de aprtar recurss adicinais para cbrir prejuíz d fund. A investidr é recmendada a leitura cuidadsa d prspect e d regulament d fund de investiment a aplicar

Polo Macro FIM Junho de 2018

Polo Macro FIM Junho de 2018 Cta Mês Trimestre YTD 12 24 36 Desde iníci PL médi 12m¹ PL últim dia d mês Pl Macr 3.1397959 0.87% -0.06% 5.07% 9.45% 32.59% 50.00% 213.98% 78.3 MM 91.5 MM CDI 0.52% 1.56% 3.18% 7.37% 21.18% 38.26% 132.94%

Leia mais

Polo Macro FIM Março de 2018

Polo Macro FIM Março de 2018 Cta Mês Trimestre YTD 12 24 36 Desde iníci PL médi 12m¹ PL últim dia d mês Pl Macr 3.1417671 1.69% 5.13% 5.13% 14.26% 36.99% 51.48% 214.18% 70.8 MM 83.7 MM CDI 0.53% 1.59% 1.59% 8.41% 23.33% 40.25% 129.36%

Leia mais

Polo Macro FIM Setembro de 2017

Polo Macro FIM Setembro de 2017 Cota Mês Trimestre YTD 12 24 36 Desde o início PL médio 12m¹ PL último dia do mês Polo Macro 2.9295929 0.85% 2.13% 10.83% 19.29% 31.70% 50.14% 192.96% 61.4 MM 71.0 MM CDI 0.65% 2.27% 8.06% 11.56% 27.33%

Leia mais

Conceitos macroeconômicos, conjuntura e as bases para retomar a sustentabilidade da dívida pública

Conceitos macroeconômicos, conjuntura e as bases para retomar a sustentabilidade da dívida pública Aula n Institut Ri Branc Cnceits macrecnômics, cnjuntura e as bases para retmar a sustentabilidade da dívida pública Felipe Salt (Diretr-Executiv) Brasília, 11 de abril de 2018 Cnceits Macrecnômics Cnceits

Leia mais

Polo Long Bias Dezembro de 2018

Polo Long Bias Dezembro de 2018 Cota Mês Trimestre YTD 12 meses 24 meses 36 meses Desde o início PL médio 12m PL último dia do mês Polo Long Bias 1.6439991-1.36% 12.27% 45.35% 45.35% - - 64.40% 27.8 MM 52.0 MM IPCA + Yield IMA-B* 0.80%

Leia mais

Carta Mensal Iporanga outubro de 2016

Carta Mensal Iporanga outubro de 2016 Carta Mensal Ipranga utubr de 2016 O fund Ipranga Macr FIC FIM apresentu rendiment mensal de 3,26% em utubr (311% d CDI). N acumulad de 2016, fund bteve um rendiment de 14,25% (123% d CDI). Brasil O mês

Leia mais

Resultados 4º Trimestre de de Fevereiro de 2017

Resultados 4º Trimestre de de Fevereiro de 2017 Resultads 4º Trimestre de 2016 24 de Fevereir de 2017 Resultads 4º Trimestre de 2016 24 de Fevereir de 2017 Faturament d segment Alimentar atinge R$ 45 bilhões em 2016, cresciment de 11,7%, acelerand para

Leia mais

Polo Macro FIM Setembro de 2015

Polo Macro FIM Setembro de 2015 Mês Trimestre YTD 12 meses 24 meses 36 meses Desde o início PL médio 12m PL último dia do mês Polo Macro 0.14% 6.27% 12.92% 14.00% 31.06% 46.50% 122.44% 69.3 MM 83.4 MM CDI 1.11% 3.43% 9.55% 12.57% 24.19%

Leia mais

Carta aos Cotistas BTG Pactual Explorer FI Multimercado

Carta aos Cotistas BTG Pactual Explorer FI Multimercado BTG Pactual Explorer FI Multimercado Janeiro 2019 Material de divulgação Rio de Janeiro +55-21-3262-9600 São Paulo +55-11-3383-2000 Ouvidoria 0800 722 00 48 SAC 0800 772 2827 btgpactual.com /BTGPactual

Leia mais

02/11/2016. Instrumentos Financeiros Renda Fixa Títulos Públicos. Agenda da Aula - 9. Renda Fixa. Títulos Públicos. Imposto de Renda Renda Fixa

02/11/2016. Instrumentos Financeiros Renda Fixa Títulos Públicos. Agenda da Aula - 9. Renda Fixa. Títulos Públicos. Imposto de Renda Renda Fixa Carls R. Gdy 1 Mercad Financeir I RCC 0407 Agenda da Aula - 9 Carls R. Gdy 2 1. Instruments de Renda Fixa 2. T Públics - Históric 3. Tributaçã em T Públics Instruments Financeirs Renda Fixa Títuls Públics

Leia mais

Carta aos Cotistas BTG Pactual Explorer FI Multimercado

Carta aos Cotistas BTG Pactual Explorer FI Multimercado BTG Pactual Explorer FI Multimercado Dezembro 2018 Material de divulgação Rio de Janeiro +55-21-3262-9600 São Paulo +55-11-3383-2000 Ouvidoria 0800 722 00 48 SAC 0800 772 2827 btgpactual.com /BTGPactual

Leia mais

Carta Mensal Iporanga julho de 2017

Carta Mensal Iporanga julho de 2017 Carta Mensal Ipranga julh de 2017 O fund Ipranga Macr FIC FIM apresentu rendiment mensal de -1,88% em julh. N acumulad de 2017, fund bteve um rendiment de 0,01% (0,14% d CDI). Mensagem da gestã O nticiári

Leia mais

Rumo Resultados 1T17

Rumo Resultados 1T17 Rum Resultads Rum Disclaimer 2 Esta apresentaçã cntém estimativas e declarações sbre perações futuras a respeit de nssa estratégia e prtunidades de cresciment futur. Essas infrmações se baseiam principalmente

Leia mais

Carta Mensal Iporanga outubro de 2017

Carta Mensal Iporanga outubro de 2017 O fund Ipranga Macr FIC FIM apresentu rendiment mensal de 1,09% (167% d CDI) em utubr. N acumulad de 2017, fund bteve um rendiment de -4,02%. Mensagem da gestã Cm a agenda plítica dminada pela segunda

Leia mais

Rumo Resultados 4T17 e 2017

Rumo Resultados 4T17 e 2017 Rum Resultads 4T17 e 2017 Rum Disclaimer 2 Esta apresentaçã cntém estimativas e declarações sbre perações futuras a respeit de nssa estratégia e prtunidades de cresciment futur. Essas infrmações se baseiam

Leia mais

Rumo Resultados 3T17

Rumo Resultados 3T17 Rum Resultads 3T17 Rum Disclaimer 2 Esta apresentaçã cntém estimativas e declarações sbre perações futuras a respeit de nssa estratégia e prtunidades de cresciment futur. Essas infrmações se baseiam principalmente

Leia mais

Carta aos Cotistas BTG Pactual Explorer FI Multimercado

Carta aos Cotistas BTG Pactual Explorer FI Multimercado BTG Pactual Explorer FI Multimercado Fevereiro 2019 Material de divulgação Rio de Janeiro +55-21-3262-9600 São Paulo +55-11-3383-2000 Ouvidoria 0800 722 00 48 SAC 0800 772 2827 btgpactual.com /BTGPactual

Leia mais

De Olho No Mercado 28/3/17

De Olho No Mercado 28/3/17 SUMÁRIO SUMÁRIO... 1 SEMANA ANTERIOR... 1 ONDE INVESTIR?... 2 OFERTAS EM ANDAMENTO... 3 E A BOLSA DE VALORES???... 4 AGENDA DA PRÓXIMA SEMANA... 5 PERSPECTIVAS... 5 SEMANA ANTERIOR 21/03/2017-27/03/2017

Leia mais

Conferência de Investimento Alternativo: FIDC, FII E FIP. São Paulo, 11 de dezembro de Hotel Caesar Park. Patrocínio

Conferência de Investimento Alternativo: FIDC, FII E FIP. São Paulo, 11 de dezembro de Hotel Caesar Park. Patrocínio Cnferência de Investiment Alternativ: FIDC, FII E FIP Sã Paul, 11 de dezembr de 2012 Htel Caesar Park Patrcíni Quantum Infrmações relevantes dispníveis em funds alternativs n Brasil Dez/12 Agenda 1. Infrmações

Leia mais

Carta Mensal Iporanga agosto de 2017

Carta Mensal Iporanga agosto de 2017 Carta Mensal Ipranga agst de 2017 O fund Ipranga Macr FIC FIM apresentu rendiment mensal de -5,72% em agst. N acumulad de 2017, fund bteve um rendiment de -5,71%. Mensagem da gestã O cenári extern amplamente

Leia mais

Carta Mensal Iporanga fevereiro de 2017

Carta Mensal Iporanga fevereiro de 2017 Carta Mensal Ipranga fevereir de 2017 O fund Ipranga Macr FIC FIM apresentu rendiment mensal de 3,32% em fevereir (383% d CDI). N acumulad de 2017, fund bteve um rendiment de 5,91% (301% d CDI). Mensagem

Leia mais

Polo Long Bias Março de 2019

Polo Long Bias Março de 2019 Cota Mês Trimestre YTD 12 meses 24 meses 36 meses Desde o início PL médio 12m PL último dia do mês 1.65568162-5.92% 0.71% 0.71% 18.28% n/a n/a 65.57% 58.5 MM 328.2 MM IPCA + Yield 0.60% 1.19% 1.19% 8.47%

Leia mais

Carta aos Cotistas BTG Pactual Explorer FI Multimercado

Carta aos Cotistas BTG Pactual Explorer FI Multimercado BTG Pactual Explorer FI Multimercado Agosto 2018 Material de divulgação Rio de Janeiro +55-21-3262-9600 São Paulo +55-11-3383-2000 Ouvidoria 0800 722 00 48 SAC 0800 772 2827 btgpactual.com /BTGPactual

Leia mais

DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS 1T15

DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS 1T15 DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS DISCLAIMER Esta apresentaçã cntém estimativas e declarações sbre perações futuras a respeit de nssa estratégia e prtunidades de cresciment futur. Essas infrmações se baseiam principalmente

Leia mais

Carta Mensal Iporanga novembro de 2016

Carta Mensal Iporanga novembro de 2016 O fund Ipranga Macr FIC FIM apresentu rendiment mensal de 8,51% em nvembr. N acumulad de 2016, fund bteve um rendiment de 4,53% (35,56% d CDI). Mensagem da gestã Este mês, cm intuit de aprimrar a transparência

Leia mais

Rumo Resultados 1T18

Rumo Resultados 1T18 Rum Resultads Rum Disclaimer 2 Esta apresentaçã cntém estimativas e declarações sbre perações futuras a respeit de nssa estratégia e prtunidades de cresciment futur. Essas infrmações se baseiam principalmente

Leia mais

Carta Mensal Iporanga setembro de 2017

Carta Mensal Iporanga setembro de 2017 Carta Mensal Ipranga setembr de 2017 O fund Ipranga Macr FIC FIM apresentu rendiment mensal de 0,71% (110% d CDI) em setembr. N acumulad de 2017, fund bteve um rendiment de -5,05%. Mensagem da gestã O

Leia mais

Polo Norte I FIC FIM Janeiro de 2016

Polo Norte I FIC FIM Janeiro de 2016 1/4/2010 5/4/2010 9/4/2010 1/4/2011 5/4/2011 9/4/2011 1/4/2012 5/4/2012 9/4/2012 1/4/2013 5/4/2013 9/4/2013 1/4/2014 5/4/2014 9/4/2014 1/4/2015 5/4/2015 9/4/2015 1/4/2016 Mês YTD 12 meses 24 meses 36 meses

Leia mais

TELECONFERÊNCIA DE RESULTADOS 4T18/ de Março de 2019

TELECONFERÊNCIA DE RESULTADOS 4T18/ de Março de 2019 TELECONFERÊNCIA DE RESULTADOS 4T18/2018 29 de Març de 2019 AVISO LEGAL Esta apresentaçã cntém declarações sbre futur que estã sujeitas a riscs e incertezas. Estas declarações sã baseadas nas crenças e

Leia mais

Gestão Estratégica de Tesouraria. Prof. Rafael Piva

Gestão Estratégica de Tesouraria. Prof. Rafael Piva Gestã Estratégica de Tesuraria Prf. Rafael Piva O que vims na Aula 2 PMP e s impacts de sua alteraçã Risc Sacad Descnt x Pagament à praz Prjeçã de Caixa e acuracidade Instruments de Aplicaçã de Caixa Principais

Leia mais

Carta Mensal Iporanga janeiro de O fundo Iporanga Macro FIC FIM apresentou rendimento mensal de 2,50% em janeiro (230% do CDI).

Carta Mensal Iporanga janeiro de O fundo Iporanga Macro FIC FIM apresentou rendimento mensal de 2,50% em janeiro (230% do CDI). Carta Mensal Ipranga janeir de 2017 O fund Ipranga Macr FIC FIM apresentu rendiment mensal de 2,50% em janeir (230% d CDI). Mensagem da gestã O frnt extern permanece cm principal fatr de incerteza n nss

Leia mais

Política de Investimentos. OABPrev-SP

Política de Investimentos. OABPrev-SP Plítica de Investiments OABPrev-SP 2006 1 Intrduçã 2 Objetivs de Investiment 3 Alcaçã Estratégia 4 Limites peracinais para investiment n segment de Renda Fixa 5 Us de Instruments Derivativs 6 Índices de

Leia mais

Carta aos Cotistas BTG Pactual Explorer FI Multimercado

Carta aos Cotistas BTG Pactual Explorer FI Multimercado BTG Pactual Explorer FI Multimercado Outubro 2018 Material de divulgação Rio de Janeiro +55-21-3262-9600 São Paulo +55-11-3383-2000 Ouvidoria 0800 722 00 48 SAC 0800 772 2827 btgpactual.com /BTGPactual

Leia mais

FII ABC Plaza Shopping (ABCP11)

FII ABC Plaza Shopping (ABCP11) Ri Brav Investiments Cntats: Andressa Oizumi Bianca Almeida Fne: (11) 2107-6600 Fax: (11) 2107-6699 Email:private.banking@ribrav.cm.br Internet: www.ribrav.cm.br FII ABC Plaza Shpping (ABCP11) JUNHO 2010

Leia mais

economia tornaria mais adequada a manutenção do ritmo imprimido nessa reunião.

economia tornaria mais adequada a manutenção do ritmo imprimido nessa reunião. Carta Mensal Ipranga abril de 2017 O fund Ipranga Macr FIC FIM apresentu rendiment mensal de -1,47% em abril. N acumulad de 2017, fund bteve um rendiment de 2,44% (63% d CDI). Mensagem da gestã As aprvações

Leia mais

Carta Mensal Iporanga junho de 2017

Carta Mensal Iporanga junho de 2017 Carta Mensal Ipranga junh de 2017 O fund Ipranga Macr FIC FIM apresentu rendiment mensal de 2,12% em junh (261% d CDI). N acumulad de 2017, fund bteve um rendiment de 1,93% (34% d CDI). Mensagem da gestã

Leia mais

Polo Macro FIM Setembro de 2018

Polo Macro FIM Setembro de 2018 Cota Mês Trimestre YTD 12 24 36 Desde o início PL médio 12m¹ PL último dia do mês Polo Macro 3.1275242 2.35% -0.39% 4.66% 6.76% 27.35% 40.60% 212.75% 81.7 MM 73.6 MM CDI 0.47% 1.59% 4.81% 6.66% 18.98%

Leia mais

CSHG EQUITY HEDGE LEVANTE FIC FIM

CSHG EQUITY HEDGE LEVANTE FIC FIM A presente Instituição aderiu ao Código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas para os Fundos de Investimento. CSHG EQUITY HEDGE LEVANTE FIC FIM Relatório Gerencial: 31/10/2011 CARACTERÍSTICAS FUNDO DE

Leia mais

TELECONFERÊNCIA DE RESULTADOS 3T de Novembro de 2018

TELECONFERÊNCIA DE RESULTADOS 3T de Novembro de 2018 TELECONFERÊNCIA DE RESULTADOS 13 de Nvembr de 2018 AVISO LEGAL Esta apresentaçã cntém declarações sbre futur que estã sujeitas a riscs e incertezas. Estas declarações sã baseadas nas crenças e premissas

Leia mais

Dados estatísticos revelam o perfil da mão-de-obra, o desempenho e a participação do setor gráfico do Estado Rio Grande do Norte no contexto nacional

Dados estatísticos revelam o perfil da mão-de-obra, o desempenho e a participação do setor gráfico do Estado Rio Grande do Norte no contexto nacional Os númers da indústria gráfica d Ri Grande d Nrte Dads estatístics revelam perfil da mã-de-bra, desempenh e a participaçã d setr gráfic d Estad Ri Grande d Nrte n cntext nacinal Dads gerais da indústria

Leia mais

Carta Mensal Iporanga dezembro de 2016

Carta Mensal Iporanga dezembro de 2016 Carta Mensal Ipranga dezembr de 2016 O fund Ipranga Macr FIC FIM apresentu rendiment mensal de 2,74% em dezembr (244% d CDI). N acumulad de 2016, fund bteve um rendiment de 7,39% (53% d CDI). Mensagem

Leia mais

259,30 1,14 1,02 0,96 1,12 1,00 1,09 1,15 1,10 1,19 1,08 1,03 1,01 13,39 13,67 41,72 1,0%

259,30 1,14 1,02 0,96 1,12 1,00 1,09 1,15 1,10 1,19 1,08 1,03 1,01 13,39 13,67 41,72 1,0% Fundos Renda Fixa PL Médio 12 meses Rentabilidade Acumulada % (já descontada a taxa de administração) No ano# Dez/15 Jan/16 Fev/16 Mar/16 Abr/16 Mai/16 Jun/16 Jul/16 Ago/16 Set/16 Out/16 Nov/16 Cond. 12

Leia mais

07/05/2017. Instrumentos Financeiros Renda Fixa Títulos Públicos. Agenda da Aula - 6. Renda Fixa. Títulos Públicos. Imposto de Renda Renda Fixa

07/05/2017. Instrumentos Financeiros Renda Fixa Títulos Públicos. Agenda da Aula - 6. Renda Fixa. Títulos Públicos. Imposto de Renda Renda Fixa Carls R. Gdy 1 Mercad Financeir I RCC 0407 Agenda da Aula - Carls R. Gdy 2 1. Instruments Financeirs de Renda Fixa 2. T Públics - Históric 3. Tributaçã em T Públics Instruments Financeirs Renda Fixa Títuls

Leia mais

Rumo Resultados 1T16

Rumo Resultados 1T16 Rum Resultads Rum Disclaimer Esta apresentaçã cntém estimativas e declarações sbre perações futuras a respeit de nssa estratégia e prtunidades de cresciment futur. Essas infrmações se baseiam principalmente

Leia mais

TELECONFERÊNCIA DE RESULTADOS 2T de Agosto de 2018

TELECONFERÊNCIA DE RESULTADOS 2T de Agosto de 2018 TELECONFERÊNCIA DE RESULTADOS 15 de Agst de 2018 AVISO LEGAL Esta apresentaçã cntém declarações sbre futur que estã sujeitas a riscs e incertezas. Estas declarações sã baseadas nas crenças e premissas

Leia mais

TELECONFERÊNCIA DE RESULTADOS 1T de Maio de 2018

TELECONFERÊNCIA DE RESULTADOS 1T de Maio de 2018 TELECONFERÊNCIA DE RESULTADOS 16 de Mai de 2018 AVISO LEGAL Esta apresentaçã cntém declarações sbre futur que estã sujeitas a riscs e incertezas. Estas declarações sã baseadas nas crenças e premissas da

Leia mais

Carta do Gestor Agosto 2018

Carta do Gestor Agosto 2018 Carta do Gestor Agosto 2018 Terminamos o mês de agosto com posição aplicada em juros nominal e comprada em inflação. No mercado local, também temos posição tomada no cupom cambial e comprada em risco país.

Leia mais

Carta Mensal Iporanga maio de 2017

Carta Mensal Iporanga maio de 2017 Carta Mensal Ipranga mai de 2017 O fund Ipranga Macr FIC FIM apresentu rendiment mensal de -2,57% em mai. N acumulad de 2017, fund bteve um rendiment de -0,19%. Mensagem da gestã O episódi da delaçã ds

Leia mais

Polo Macro FIM Março de 2016

Polo Macro FIM Março de 2016 Cota Mês Trimestre YTD 12 meses 24 meses 36 meses Desde o início PL médio 12m¹ PL último dia do mês Polo Macro 2.7495853 1.10% 4.02% 4.02% 19.89% 32.57% 51.73% 174.96% 67.9 MM 61.0 MM CDI 1.05% 3.03% 3.03%

Leia mais

Relatório de Gestão. Fevereiro 2017

Relatório de Gestão. Fevereiro 2017 Relatório de Gestão Fevereiro 2017 Relatório de Gestão Comentário do Gestor Em fevereiro o foco ficou nos discursos dos dirigentes do FED. Apesar de bastante divididos, vale destacar a fala da presidente

Leia mais

Esta instituição aderiu ao código de auto-regulação da Anbid Caracteristícas CSHG VERDE FICFIM Relatório Gerencial: CSHG VERDE FICFIM Fundo de Investimento Financeiro de renda variável que busca rentabilidade

Leia mais

Bloomberg Simpósio Corporativo

Bloomberg Simpósio Corporativo Blmberg Simpósi Crprativ Ri de Janeir - 10/11/2016 César Marizzi Prduts Financeirs An Cnsultres de Segurs e Benefícis An Risk Slutins Specialty Trade Credit 0 Agenda Cenári Atual. Pág. 2 Fntes de Financiament.

Leia mais

Rumo Resultados 4T16

Rumo Resultados 4T16 Rum Resultads Rum Disclaimer 2 Esta apresentaçã cntém estimativas e declarações sbre perações futuras a respeit de nssa estratégia e prtunidades de cresciment futur. Essas infrmações se baseiam principalmente

Leia mais

Guia EXAME de Sustentabilidade. Questionário Dimensão Econômica

Guia EXAME de Sustentabilidade. Questionário Dimensão Econômica Guia EXAME de Sustentabilidade Questinári 2019 Sumári Critéri I - Estratégia... 2 Indicadr 1 - Planejament Estratégic... 2 Critéri II - Gestã... 4 Indicadr 2 Riscs e prtunidades... 4 Indicadr 3 - Crises

Leia mais

4 MÉTODO DE CONTROLE DE CUSTOS

4 MÉTODO DE CONTROLE DE CUSTOS 4 MÉTODO DE CONTROLE DE CUSTOS 4.1 Métds de cntrle de custs O sistema de custs para atendiment das necessidades infrmativas scietárias e fiscais deve utilizar a mensuraçã ds recurss cm base em valres histórics

Leia mais

3. VISÃO DE FUTURO E ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DE LONGO PRAZO

3. VISÃO DE FUTURO E ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DE LONGO PRAZO 3. VISÃO DE FUTURO E ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DE LONGO PRAZO 47 48 3.1. VISÃO DE FUTURO DO MAIS RN PARA 2035 A classe empresarial ptiguar apresenta para a sciedade uma Visã de Futur usada e desafiadra.

Leia mais

6000% 5000% 4000% 3000% 2000% 1000% Calculado até 30/04/10. Performance em R$ 50,00% 45,00% 40,00% 35,00% 30,00% 25,00% 20,00%

6000% 5000% 4000% 3000% 2000% 1000% Calculado até 30/04/10. Performance em R$ 50,00% 45,00% 40,00% 35,00% 30,00% 25,00% 20,00% Caracteristícas Relatório Gerencial: FUNDO de investimento financeiro de renda variável que tem como objetivo buscar rentabilidade acima do, no médio prazo. Fundo fechado para novas aplicações. 30/4/2010

Leia mais

Polo Macro FIM Dezembro de 2015

Polo Macro FIM Dezembro de 2015 Mês Trimestre YTD 12 meses 24 meses 36 meses Desde o início PL médio 12m PL último dia do mês Polo Macro 0.18% 4.62% 18.14% 18.14% 29.61% 45.52% 132.72% 75.0 MM 92.1 MM CDI 1.16% 3.36% 13.23% 13.23% 25.47%

Leia mais

Carta aos Cotistas BTG Pactual Discovery FI Multimercado

Carta aos Cotistas BTG Pactual Discovery FI Multimercado BTG Pactual Discovery FI Multimercado Abril 2019 Material de divulgação Rio de Janeiro +55-21-3262-9600 São Paulo +55-11-3383-2000 Ouvidoria 0800 722 00 48 SAC 0800 772 2827 btgpactual.com /BTGPactual

Leia mais

Factsheet GS Momentum Builder Multi-Asset 5S ER Index

Factsheet GS Momentum Builder Multi-Asset 5S ER Index Factsheet GS Mmentum Builder MultiAsset 5S ER Index INFORMAÇÃO DO ÍNDICE¹ RESUMO ESTRATÉGICO² GSMBMA5S GS Mmentum Builder MultiAsset (Multi Ativ) 5S ER Index: Prprcina expsiçã a ETFs cujs índices subjacentes

Leia mais

GRUPO AEGON Presença Local + Experiência Global. pág. 3

GRUPO AEGON Presença Local + Experiência Global. pág. 3 APEPREM 2018 Quem somos pág. 2 GRUPO AEGON Presença Local + Experiência Global pág. 3 Grupo Mongeral Aegon Presença Local Prepara as pessoas para os impactos socioeconômicos de viver mais, dando suporte

Leia mais

Carta Mensal Novembro 2015

Carta Mensal Novembro 2015 Canvas Classic FIC FIM (nova razão social do Peninsula Hedge FIC FIM) Ao longo de novembro, a divergência na direção da política monetária conduzida pelos dois mais relevantes bancos centrais do mundo

Leia mais

Carta Mensal Iporanga março de 2017

Carta Mensal Iporanga março de 2017 O fund Ipranga Macr FIC FIM apresentu rendiment mensal de 1,84% em març. N acumulad de 2017, fund bteve um rendiment de 3,96% (131% d CDI). Mensagem da gestã sua vtaçã. A refrma da previdência cntinua

Leia mais

Polo CSHG FIC FIA Janeiro de 2016

Polo CSHG FIC FIA Janeiro de 2016 1/4/2010 5/4/2010 9/4/2010 1/4/2011 5/4/2011 9/4/2011 1/4/2012 5/4/2012 9/4/2012 1/4/2013 5/4/2013 9/4/2013 1/4/2014 5/4/2014 9/4/2014 1/4/2015 5/4/2015 9/4/2015 1/4/2016 Mês YTD 12 meses 24 meses 36 meses

Leia mais

A presente Instituição aderiu ao Código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas para os Fundos de Investimento. CSHG PRISMA FIM INVEST EXTERIOR Relatório Gerencial: 30/12/2011 CARACTERÍSTICAS FUNDO MULTIMERCADO,

Leia mais

Ref.: PLANO FUNDO DE PENSÃO CAPEMI CNPB:

Ref.: PLANO FUNDO DE PENSÃO CAPEMI CNPB: 1 CT-0240/2018 Ri de Janeir, 05 de març de 2018. Ilm. Sr. Dr. Renat Maia Rdrigues M.D. Presidente FUCAP - Fund de Pensã Capemi Nesta Ref.: PLANO FUNDO DE PENSÃO CAPEMI CNPB: 1981.0011-74 Prezad Senhr,

Leia mais

SIC Gerenciando Através s da Confiabilidade. Fabiana Pereira da Silva Vale

SIC Gerenciando Através s da Confiabilidade. Fabiana Pereira da Silva Vale SIC 2013 Gerenciand Através s da Cnfiabilidade Fabiana Pereira da Silva Vale Intrduçã Atualmente as empresas de mineraçã vivem num cenári parecid cm s estudads e bservads pr Adam Smith e Frederick Taylr

Leia mais

Conglomerado Prudencial Março de 2016

Conglomerado Prudencial Março de 2016 Anex 1 Cmpsiçã d Patrimôni de a (PR) e infrmações sbre a adequaçã d PR: Anex 1 Cmpsiçã d Patrimôni de a (PR) e infrmações sbre a adequaçã d PR Cnglmerad Prudencial Març de 2016 Capital Principal: instruments

Leia mais

Carta aos Cotistas BTG Pactual Discovery FI Multimercado

Carta aos Cotistas BTG Pactual Discovery FI Multimercado BTG Pactual Discovery FI Multimercado Novembro 2018 Material de divulgação Rio de Janeiro +55-21-3262-9600 São Paulo +55-11-3383-2000 Ouvidoria 0800 722 00 48 SAC 0800 772 2827 btgpactual.com /BTGPactual

Leia mais

Cenário Econômico 2018

Cenário Econômico 2018 Cenário Econômico 2018 25/10/2017 7,25% 2 Cenário 2018 3 Cenário político: conturbado, mas ajudou. 4 O espaço conquistado... Boa gestão da política econômica: focada na responsabilidade macroeconômica,

Leia mais

200% 150% 100% 50% -50% jun-05. Calculado até 31/07/09 80,00% 70,00% 60,00% 50,00% 40,00% 30,00% 20,00% 10,00% 0,00%

200% 150% 100% 50% -50% jun-05. Calculado até 31/07/09 80,00% 70,00% 60,00% 50,00% 40,00% 30,00% 20,00% 10,00% 0,00% Caracteristícas CSHG DIVIDENDOS FIA Relatório Gerencial: 31/07/2009 CSHG DIVIDENDOS FIA FUNDO de Ações, que tem como objetivo principal investir em companhias abertas com bom potencial crescimento de longo

Leia mais

Relatório de Gestão Dezembro de 2008

Relatório de Gestão Dezembro de 2008 Relatório de Gestão Dezembro de 2008 Este relatório de gestão reflete cenários passados e foi desenvolvido com base nas premissas e requerimentos regulatórios vigentes à época. As informações contidas

Leia mais

Lista dos dados a registar e armazenar em formato eletrónico no âmbito do sistema de monitorização (a que se refere o artigo 24.o)

Lista dos dados a registar e armazenar em formato eletrónico no âmbito do sistema de monitorização (a que se refere o artigo 24.o) Lista ds dads a registar e armazenar em frmat eletrónic n âmbit d sistema de mnitrizaçã (a que se refere artig 24.) L 138/34 ANEXO III É exigida a apresentaçã de dads para as perações apiadas pel FSE,

Leia mais

Relatório de Gestão. Novembro 2016

Relatório de Gestão. Novembro 2016 Relatório de Gestão Relatório de Gestão Comentário do Gestor Em Outubro, o Banco Central Europeu reafirmou o compromisso de continuar o programa de compra de ativos no passo de 80bi por mês até março de

Leia mais

7000% 6000% 5000% 4000% 3000% 2000% 1000% -1000% jan-97. Calculado até 31/01/12. Performance em R$

7000% 6000% 5000% 4000% 3000% 2000% 1000% -1000% jan-97. Calculado até 31/01/12. Performance em R$ A presente Instituição aderiu ao Código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas para os Fundos de Investimento. CSHG VERDE FIC FIM Relatório Gerencial: 31/01/2012 CARACTERÍSTICAS FUNDO multimercado, que

Leia mais

A presente Instituição aderiu ao Código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas para os Fundos de Investimento. CSHG VERDE FIC FIM Relatório Gerencial: 31/08/2011 CARACTERÍSTICAS FUNDO multimercado, que

Leia mais

CARACTERÍSTICAS FUNDO multimercado, que busca rentabilidade acima do Certificado de Depósito Interbancário - CDI. CSHG VERDE FIC FIM Relatório Gerencial 29/02/2012 Classificação Anbima: Multimercados Macro

Leia mais

Fundo de Pensões Duplo Valor

Fundo de Pensões Duplo Valor Fund de Pensões Dupl Valr Relatóri Financeir 2009 VICTORIA Segurs de Vida, S.A. Edifíci VICTORIA Av. da Liberdade, 200 1200-147 LISBOA Prtugal www.victria-segurs.pt ÍNDICE ÍNDICE 2 1. EVOLUÇÃO DA ECONOMIA

Leia mais

Ref.: PLANO DE PREVIDÊNCIA DO CLUBE SALUTAR CNPB:

Ref.: PLANO DE PREVIDÊNCIA DO CLUBE SALUTAR CNPB: 1 CT-0249/2018 Ri de Janeir, 05 de març de 2018. Ilm. Sr. Dr. Renat Maia Rdrigues M.D. Presidente FUCAP - Fund de Pensã Capemi Nesta Ref.: PLANO DE PREVIDÊNCIA DO CLUBE SALUTAR CNPB: 2010.0008-38 Prezad

Leia mais

FI Multimercado UNIPREV I

FI Multimercado UNIPREV I dez-15 fev-16 abr-16 jun-16 ago-16 out-16 dez-16 fev-17 abr-17 jun-17 ago-17 out-17 dez-17 fev-18 abr-18 jun-18 ago-18 out-18 nov-15 jan-16 mar-16 mai-16 jul-16 set-16 nov-16 jan-17 mar-17 mai-17 jul-17

Leia mais

Boletim Econômico Edição nº 71 maio de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico

Boletim Econômico Edição nº 71 maio de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Bletim Ecnômic Ediçã nº 71 mai de 2014 Organizaçã: Mauríci Jsé Nunes Oliveira Assessr ecnômic A Bancarizaçã d país e a disparada das reclamações cntra s bancs 1 Queixas cntra bancs disparam Quand a relaçã

Leia mais

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS Maua Investiments LTDA Plíticas & Nrmas Internas Versã: 1.1 Data: Abr/2018 Maua Invetiments Ltda Sumári 1. Objetiv... 2 2. Princípis Gerais... 2

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DE ECONOMIA

PLANIFICAÇÃO DE ECONOMIA Módul 5 O ESTADO E A ATIVIDADE ECONÓMICA 1- Estad nçã e Apresentar a nçã de Estad Expsiçã ral Avaliaçã d prcess de 32 funções Trabalhs de grup trabalh: grelhas de Nçã Caraterizar as funções d Leitura e

Leia mais

Relatório de Gestão. Setembro 2016

Relatório de Gestão. Setembro 2016 Relatório de Gestão Relatório de Gestão Comentário do Gestor O mês de Agosto foi marcado pelo discurso dos diretores do FED manifestando preocupação com o nível atual de juros nos EUA. A maior parte revelou

Leia mais

Ibovespa desvalorizou 0,81%. Destaque positivo para Hering (+3,81%). Destaque negativo para Usiminas (- 3,49%).

Ibovespa desvalorizou 0,81%. Destaque positivo para Hering (+3,81%). Destaque negativo para Usiminas (- 3,49%). COMENTÁRIOS Os mercados domésticos tiveram uma segunda-feira negativa, em um dia de queda nas bolsas norteamericanas e valorização do dólar no mundo. Neste contexto, o CDS (proxy para prêmio de risco-brasil)

Leia mais

Cenário. Posições. No mercado de juros local, mantivemos posições que visam explorar distorções na curva de juros e aplicada em juros nominal e real.

Cenário. Posições. No mercado de juros local, mantivemos posições que visam explorar distorções na curva de juros e aplicada em juros nominal e real. Carta do Gestor Outubro 2016 Terminamos o mês de outubro com posições tomada e de curvatura no cupom cambial. No livro de moedas, estamos comprados em real e vendidos em dólar, peso mexicano e renminbi.

Leia mais

Rumo Resultados 2T16

Rumo Resultados 2T16 Rum Resultads 2T16 Rum Disclaimer 2 Esta apresentaçã cntém estimativas e declarações sbre perações futuras a respeit de nssa estratégia e prtunidades de cresciment futur. Essas infrmações se baseiam principalmente

Leia mais

A MELHOR APRESENTAÇÃO DA FERRAMENTA EVA

A MELHOR APRESENTAÇÃO DA FERRAMENTA EVA A MELHOR APRESENTAÇÃO DA FERRAMENTA EVA! As Principais Características! Recicland Cnceits e Práticas Imprtantes! EVA: métrica para analisar resultads u investiments Francisc Cavalcante (francisc@fcavalcante.cm.br)

Leia mais

Relatório de Gestão. Outubro 2016

Relatório de Gestão. Outubro 2016 Relatório de Gestão Outubro 2016 Relatório de Gestão Comentário do Gestor Em setembro, todos os olhos estavam voltados para as decisões de política monetária dos bancos centrais dos Estados Unidos, Japão

Leia mais

MALLS BRASIL PLURAL FII Relatório Gerencial Junho de 2018

MALLS BRASIL PLURAL FII Relatório Gerencial Junho de 2018 1-jun 4-jun 5-jun 6-jun 7-jun 8-jun 11-jun 12-jun 13-jun 14-jun 15-jun 18-jun 19-jun 20-jun 21-jun 22-jun 25-jun 26-jun 27-jun 28-jun 29-jun Preço (R$) Volume (R$ mil) Junho de 2018 O Maceió Shopping continua

Leia mais

Relatório de Gestão. Dezembro 2016

Relatório de Gestão. Dezembro 2016 Relatório de Gestão Dezembro 2016 Relatório de Gestão Comentário do Gestor Em Novembro, o evento mais importante foi, sem dúvida, a eleição de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos. Em uma

Leia mais

FI Multimercado UNIPREV I

FI Multimercado UNIPREV I mai-16 jul-16 set-16 nov-16 jan-17 mar-17 mai-17 jul-17 set-17 nov-17 jan-18 mar-18 mai-18 jul-18 set-18 nov-18 jan-19 mar-19 abr-16 jun-16 ago-16 out-16 dez-16 fev-17 abr-17 jun-17 ago-17 out-17 dez-17

Leia mais

A presente Instituição aderiu ao Código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas para os Fundos de Investimento. CSHG VERDE FIC FIM Relatório Gerencial: 30/11/2010 CARACTERÍSTICAS FUNDO multimercado, que

Leia mais

Comunicado Cetip n 091/ de setembro de 2013

Comunicado Cetip n 091/ de setembro de 2013 Cmunicad Cetip n 091/2013 26 de setembr de 2013 Assunt: Aprimrament da Metdlgia da Taxa DI. O diretr-presidente da CETIP S.A. MERCADOS ORGANIZADOS infrma que, em cntinuidade às alterações infrmadas n Cmunicad

Leia mais

Extrato de Fundos de Investimento

Extrato de Fundos de Investimento São Paulo, 04 de Janeiro de 2010 Prezado(a) FUNDO DE PENSAO MULTIPATR OAB 01/12/2009 a 31/12/2009 O mês de Dezembro trouxe novas informações do tom da recuperação econômica brasileira. Os dados de atividade

Leia mais

Relatório de Gestão Junho de 2010

Relatório de Gestão Junho de 2010 Relatório de Gestão Junho de 2010 Este relatório de gestão reflete cenários passados e foi desenvolvido com base nas premissas e requerimentos regulatórios vigentes à época. As informações contidas neste

Leia mais

it A presente Instituição aderiu ao Código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas para os Fundos de Investimento. CSHG DIVIDENDOS FIA Relatório Gerencial: 31/01/2012 CARACTERÍSTICAS FUNDO de Ações,

Leia mais

CATÁLOGO DE APLICAÇÕES PEFIN SERASA

CATÁLOGO DE APLICAÇÕES PEFIN SERASA CATÁLOGO DE APLICAÇÕES PEFIN SERASA Objetiv Dispnibilizar a pçã de negativaçã ds clientes pessas físicas e/u jurídicas sbre dívidas nã pagas. Flux Prcess Página 2 de 14 Prcess 1. PEFIN 1.1 Menus Específics

Leia mais

A presente Instituição aderiu ao Código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas para os Fundos de Investimento. CSHG DIVIDENDOS FIA Relatório Gerencial: 30/12/2011 CARACTERÍSTICAS FUNDO de Ações, que tem

Leia mais

Relatório de Gestão Invext FIA. Julho Setembro

Relatório de Gestão Invext FIA. Julho Setembro Relatório de Gestão Invext FIA Julho Setembro 2017 1 Filosofia O Invext FIA é um fundo de ações alinhado com a filosofia de value investing. O fundo possui uma estratégia de gestão que busca capturar de

Leia mais