PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO"

Transcrição

1 PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

2 RECURSOS PROCESSUAIS

3 Art. 994 São cabíveis os seguintes recursos: I - apelação; II - agravo de instrumento; III - agravo interno; IV - embargos de declaração; V - recurso ordinário; VI - recurso especial; VII - recurso extraordinário; VIII - agravo em recurso especial ou extraordinário; IX - embargos de divergência.

4 1 - Sentença proferida pela Vara da Fazenda Pública que confirmou a decisão administrativa relacionada a validade do Auto de Infração. 2 - Recurso promovido pela Fazenda Pública em razão de ter sido vencida na parte que confirmou a restituição do tributo, mas com sentença favorável pela não aplicação da correção monetária a partir do pagamento, mas sim do trânsito em julgado, considerando que o contribuinte não recorreu em tempo da parte em que foi vencido na sentença proferida pelo juízo, mas que pretende fazê-lo agora em razão do recurso promovido pela Fazenda.

5 3 - Decisão do Juiz relator do Tribunal Regional Federal, que negou seguimento ao Recurso Especial. 4 - Decisão do Juiz do Tribunal de Justiça do Estado que nega admissibilidade ao Agravo de Instrumento. 5 - Acórdão proferido pela 1ª Turma do STF, a respeito da impossibilidade da aplicação do Princípio da Anterioridade, nos casos que envolvam revogação de isenção, divergindo em parte do entendimento da 2ª Turma que aplica tal norma, por entender que se equipara a uma criação de tributo.

6 6 - Acórdão proferido pela 3º Turma do TJ de SP desfavorável ao contribuinte na análise de Recurso de Apelação promovido pelo contribuinte relacionado a violação da Lei Federal 5.172/66 (CTN). 7 - Decisão do Juiz Federal da 4º Vara Federal de São Paulo, que nega concessão da Medida Liminar em Mandado de Segurança 8 - Acórdão proferido pelo plenário do STF desfavorável ao contribuinte, julgando pedido diverso daquele manifestado pelo recorrente na interposição de Recurso Extraordinário.

7 9 - Decisão denegatória de Mandado de Segurança proferida pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região em caso envolvendo o Presidente da República e determinada empresa que requeria a não aplicação do aumento do combustível proferido por ato de Decreto presidencial Decisão do Ministro Relator do STF que nega seguimento ao Recurso Extraordinário interposto pelo contribuinte em razão da violação ao Princípio do Não Confisco.

8 RECURSOS PROCESSUAIS

9 Caso... Sandra em adquiriu um veículo zero KM em concessionária próxima da sua casa, e por isso deve IPVA. Contudo por dificuldades financeiras, não realizou o recolhimento do tributo. Ocorre que a inércia do devedor, levou a Fazenda Pública, a instaurar processo de Execução Fiscal em O Juiz ao avaliar o pedido do Procurador do Estado, identificou a prescrição da presente execução, decretando de ofício, motivando sua decisão com base na Súmula 409 do STJ, a saber: Em execução fiscal, a prescrição ocorrida antes da propositura da ação pode ser decretada de ofício (art. 219, 5º, do CPC).

10 Caso... A Fazenda pública interpôs após 20 dias antes mesmo da intimação/ciência da sentença recurso de apelação, alegando flagrante violação aos Artigos 9 e 10 do CPC que em linhas gerais determina que não se proferirá decisão contra uma das partes sem que ela seja previamente ouvida, e que o juiz não pode decidir, com base em fundamento a respeito do qual não se tenha dado as partes oportunidade de se manifestar, ainda que se trate de matéria sobre a qual deva decidir de ofício. A O prazo de interposição do recurso pela Fazenda Estadual, respeitou o CPC? Mesmo sem ter sido realizado por erro sistêmico da Vara intimação da decisão do juízo as partes.

11 Art. 218, 4º Os atos processuais serão realizados nos prazos prescritos em lei. 4 o Será considerado tempestivo o ato praticado antes do termo inicial do prazo.

12 Art. 183 A União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e suas respectivas autarquias e fundações de direito público gozarão de prazo em dobro para todas as suas manifestações processuais, cuja contagem terá início a partir da intimação pessoal.

13 Caso... B A quem assiste razão, de acordo com as novas diretrizes firmadas pelo CPC? Considerando os artigos 332 e 487.

14 Art. 332 Nas causas que dispensem a fase instrutória, o juiz, independentemente da citação do réu, julgará liminarmente improcedente o pedido que contrariar: 1 o O juiz também poderá julgar liminarmente improcedente o pedido se verificar, desde logo, a ocorrência de decadência ou de prescrição.

15 Art. 387, P.U Ressalvada a hipótese do 1 o do art. 332, a prescrição e a decadência não serão reconhecidas sem que antes seja dada às partes oportunidade de manifestarse.

16 Jurisprudência TRIBUTÁRIO E PROCESSO CIVIL. EXECUÇÃO FISCAL. IPTU. PRESCRIÇÃO. DECLARAÇÃO DE OFÍCIO. VIABILIDADE. 1. Em execução fiscal, a prescrição ocorrida antes da propositura da ação pode ser decretada de ofício, com base no art. 219, 5º do CPC (redação da Lei /04), independentemente da prévia ouvida da Fazenda Pública. O regime do 4º do art. 40 da Lei 6.830/80, que exige essa providência prévia, somente se aplica às hipóteses de prescrição intercorrente nele indicadas. Precedentes de ambas as Turmas da 1ª Seção. 2. Recurso especial desprovido. Acórdão sujeito ao regime do art. 543-C do CPC e da Resolução STJ 08/08. (REsp /RJ, Rel. Ministro TEORI ALBINO ZAVASCKI, PRIMEIRA SEÇÃO, julgado em 10/06/2009, DJe 18/06/2009)

17 Caso... Renato da Silva, possui diversos imóveis em seu patrimônio, e por isso, decide criar uma Holding Familiar chamada Holding RS, cujo objetivo é a organização patrimonial, sendo os sócios seus 2 filhos, e também sua esposa. Por não ser muito organizado, antes da criação da Holding, Renato não havia realizado o pagamento do IPTU de uma de suas propriedades. Identificada a inadimplência a Fazenda Municipal realiza um auto de infração e imposição de multa no valor R$ ,00 em face da de Renato. A inércia no pagamento, faz com que o município promova em uma Execução Fiscal. Ao ser citado, Renato alega dentro do prazo previsto não ter bens para garantir o pagamento da dívida, o que faz com que o juiz decida pela suspensão da execução fiscal conforme determina a Sumula 314 do STJ.

18 Caso... A Fazenda ao saber de tal decisão, requer ao juízo a desconsideração inversa da personalidade jurídica de Renato, conforme determina o artigo 133 do CPC, sob a alegação que o ato da criação da Holding Familiar teria como único objetivo fraudar a execução fiscal, protegendo ilegalmente seu patrimônio. Deferido pelo juízo o pedido de desconsideração da personalidade. A Qual o recurso cabível contra decisão do juízo que autorizou a desconsideração da personalidade jurídica? B No mesmo caso, considerando que a decisão foi tomada por relator em processo de Apelação ainda pendente de julgamento, qual seria o recurso para reverter a decisão?

19 Caso... C - Considerando que a criação da Holding RS se deu em , e o contribuinte, foi inscrito em Dívida Ativa em , com a respectiva Certidão de Dívida Ativa emitida em , qual o argumento pode ser apresentado em favor do contribuinte, com o objetivo de proteger o patrimônio da Pessoa Jurídica?

20

21 ITBI 2% ou 3% ITCMD 4% (em alguns Estados) IRRF 15% (Ganho de Capital) TAXA JUDICIÁRIA 1% (Inventário) HONORÁRIOS 10% a 20%

22 1 Definição do Tipo Societário 2 Definição do Contrato Social Objeto Social Bens Integralizados 3 Conferência dos Bens em Cartório 4 Aditamento Contratual para Doação das Cotas 5 Imposição de Cláusulas Restritivas 6 Ajustes Tributários

23 PRESSUPOSTOS SUBJETIVOS PRESSUPOSTOS OBJETIVOS

24 NOS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO EXISTE CONTRADITÓRIO?

25 Art. 1023, 2º O juiz intimará o embargado para, querendo, manifestarse, no prazo de 5 (cinco) dias, sobre os embargos opostos, caso seu eventual acolhimento implique a modificação da decisão embargada.

26 Caso... Flávio ao ser informado a respeito da mudança jurisprudencial a respeito do regime de substituição tributária do ICMS, decide ingressar com ação para se ver garantido a possibilidade de restituir os valores das operações tributadas com base na BC presumida, que apresentaram modificação no momento da circulação de fato da mercadoria. Em 1ª instância o juízo ao receber a ação a julgou improcedente manifestando entendimento que a matéria não merece guarida, em razão do pagamento ter sido efetuado, portanto, representando confissão de dívida ato jurídico perfeito, coisa julgada. Não há na sentença, qualquer informação no que diz respeito a violações constitucionais. Pretende agora apresentar recurso para que a análise, se necessária seja analisada pelo Supremo Tribunal Federal.

27 Caso... A Qual o recurso cabível da decisão? B Se houver necessidade de realizar o Recurso ao STF, como solucionar a possível ausência de citação na decisão a respeito da violação constitucional?

28 Art Consideram-se incluídos no acórdão os elementos que o embargante suscitou, para fins de pré-questionamento, ainda que os embargos de declaração sejam inadmitidos ou rejeitados, caso o tribunal superior considere existentes erro, omissão, contradição ou obscuridade.

29 Jurisprudência... Súmula 356 STF O ponto omisso da decisão, sobre o qual não foram opostos embargos declaratórios, não pode ser objeto de recurso extraordinário, por faltar o requisito do prequestionamento.

30 Caso... Determinado contribuinte ingressa com ação de Repetição de Indébito para restituir a cobrança feita indevidamente pelo município da chamada Taxa de Incêndio, julgada em âmbito do STF como inconstitucional. Em sentença procedente em 1ª instância o juiz reconhece o direito a devolução, com a inclusão de correção monetária a partir do pagamento, sem mencionar sobre os juros de mora. Contribuinte, decide, então ingressar com a Apelação para que seja realizada a aplicação do entendimento do STJ a respeito da matéria. O relator do tribunal recebe o recurso, porém em 1ª instância a Fazenda Municipal ingressa com Embargos de Declaração para que o juiz esclareça a legalidade a respeito de se permitir a correção monetária a partir do pagamento, e por isso, o juízo corrige sua decisão para que o termo seja a partir do trânsito em julgado.

31 Art. 1024, 4º Caso o acolhimento dos embargos de declaração implique modificação da decisão embargada, o embargado que já tiver interposto outro recurso contra a decisão originária tem o direito de complementar ou alterar suas razões, nos exatos limites da modificação, no prazo de 15 (quinze) dias, contado da intimação da decisão dos embargos de declaração.

32 Quais os efeitos da apelação?

33 Art. 1012, 1º 1 o Além de outras hipóteses previstas em lei, começa a produzir efeitos imediatamente após a sua publicação a sentença que: III - extingue sem resolução do mérito ou julga improcedentes os embargos do executado; V - confirma, concede ou revoga tutela provisória; VI - decreta a interdição.

34 Caso... A empresa ZDX Ltda ingressa com uma ação anulatória para se reconhecer a decadência tributária a respeito do IPVA do ano de 2011, em que a fazenda estadual notificou a todos os proprietários em Agosto do mesmo ano (2011) que em razão de suposta fraude, os carnês serão enviados após a fiscalização ser concluída. Ciente dos fatos, a empresa não mais procurou a fazenda estadual, recebendo o boleto em Além disso, na ação ordinária que um dos seus veículos foi apurado com o valor venal indevido, e por isso, precisa ser modificado para que venha a pagar nos próximos anos com valor correto. O Juiz ao receber a inicial e após a contestação, julgou improcedente o pedido de decadência, contudo sem se manifestar ainda a respeito do cálculo do tributo, requerendo a fazenda que se pronuncie.

35 Caso... A - É possível já recorrer da decisão do juiz a respeito da decadência? De que forma? B Está correta a alegação do contribuinte? C Se o juiz não reconhecesse a decadência antes mesmo de ofertar a Fazenda para se manifestar, é possível a retratação?

36 Art. 203, 1 o Os pronunciamentos do juiz consistirão em sentenças, decisões interlocutórias e despachos. Ressalvadas as disposições expressas dos procedimentos especiais, sentença é o pronunciamento por meio do qual o juiz, com fundamento nos arts. 485 e 487, põe fim à fase cognitiva do procedimento comum, bem como extingue a execução.

37 Caso... Determinada empresa ficou sabendo a respeito de algumas ações que buscam restituir o ICMS cobrado indevidamente nas contas de energia elétrica, e peticionou em juízo ação devida, protocolando na Vara da Fazenda Pública da cidade de Gravataí/RS. Ocorre que o juízo ao receber a inicial, pediu o sobrestamento do feito, conforme despacho com a seguinte redação: Em razão da matéria estar sendo veiculada no Tema 176 sistemática de repercussão geral, cujo recurso paradigma é o RE , decido pelo sobrestamento do feito, até que se aguarde posicionamento final do Supremo Tribunal Federal. Ocorre que a matéria é distinta de tal demanda proposta pelo autor, e por isso, não concorda com o posicionamento do juízo. Como deve agir o Advogado para que seu processo continue a ser julgado, por se tratar de matéria distinta a levantada pelo juiz?

38 Art. 1037, 9 e 10 Demonstrando distinção entre a questão a ser decidida no processo e aquela a ser julgada no recurso especial ou extraordinário afetado, a parte poderá requerer o prosseguimento do seu processo. 10. O requerimento a que se refere o 9 o será dirigido: I - ao juiz, se o processo sobrestado estiver em primeiro grau;

39 Art. 1037, Da decisão que resolver o requerimento a que se refere o 9 o caberá: I - agravo de instrumento, se o processo estiver em primeiro grau; II - agravo interno, se a decisão for de relator.

40 O que pode acontecer caso o juízo não respeite as decisões já firmadas em repercussão geral?

41 Art. 928 Para os fins deste Código, considera-se julgamento de casos repetitivos a decisão proferida em: I - incidente de resolução de demandas repetitivas; II - recursos especial e extraordinário repetitivos.

42 Art. 927 Os juízes e os tribunais observarão: III - os acórdãos em incidente de assunção de competência ou de resolução de demandas repetitivas e em julgamento de recursos extraordinário e especial repetitivos;

43 Posso usar neste caso reclamação?

44 Art. 988 Caberá reclamação da parte interessada ou do Ministério Público para: I - preservar a competência do tribunal; II - garantir a autoridade das decisões do tribunal;

45 Art. 988 III garantir a observância de enunciado de súmula vinculante e de decisão do Supremo Tribunal Federal em controle concentrado de constitucionalidade; IV garantir a observância de acórdão proferido em julgamento de incidente de resolução de demandas repetitivas ou de incidente de assunção de competência

46 Art. 988, 5º, É inadmissível a reclamação: II proposta para garantir a observância de acórdão de recurso extraordinário com repercussão geral reconhecida ou de acórdão proferido em julgamento de recursos extraordinário ou especial repetitivos, quando não esgotadas as instâncias ordinárias.

47 Enunciado nº 9 É ônus da parte, para os fins do disposto no art. 489, 1º, V e VI, do CPC/15, identificar os fundamentos determinantes ou demonstrar a existência de distinção no caso em julgamento ou a superação do entendimento, sempre que invocar jurisprudência, precedente ou enunciado de súmula.

48 Como demonstrar um precedente judicial no processo?

49 Jurisprudência CIVIL CONSUMIDOR ACESSIBILIDADE RESTAURANTE CACHORRO DANO MORAL INOCORRÊNCIA. Restaurante pode proibir a entrada de clientes com cachorros em seu interior. Dano moral Inexistente. Em sentido lato, o precedente é a decisão judicial tomada à luz de um caso concreto, CUJO ELEMENTO NORMATIVO PODE SERVIR COMO DIRETRIZ PARA JULGAMENTO POSTERIOR DE CASOS ANÁLOGOS. Didier, Jr, Fredie. Curso de Direito processual civil, v.2. 10ª ed. Salvador: juspodivm, 2015, p.441.

50 Art. 937 Na sessão de julgamento, depois da exposição da causa pelo relator, o presidente dará a palavra, sucessivamente, ao recorrente, ao recorrido e, nos casos de sua intervenção (...) pelo prazo improrrogável de 15 (quinze) minutos para cada um, a fim de sustentarem suas razões, nas seguintes hipóteses(...): I - no recurso de apelação; II - no recurso ordinário;

51 Art. 937 III - no recurso especial; IV - no recurso extraordinário; V - nos embargos de divergência; VI - na ação rescisória, no mandado de segurança e na reclamação; VIII - no agravo de instrumento interposto contra decisões interlocutórias que versem sobre tutelas provisórias de urgência ou da evidência;

52 PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO RECURSOS PROCESSUAIS Art. 994 São cabíveis os seguintes recursos: I - apelação; II - agravo de instrumento; III - agravo interno; IV - embargos de declaração;

Leia mais

RECURSOS PROCESSUAIS

RECURSOS PROCESSUAIS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Prof. Pedro Bonifácio AULA 70 04/12/2017 Direito Tributário RECURSOS PROCESSUAIS Só possível interpor um recurso por vez, para cada ato do juiz. Art. 994 CPC.

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO RECURSOS PROCESSUAIS Art. 994 São cabíveis os seguintes recursos: I - apelação; II - agravo de instrumento; III - agravo interno; IV - embargos de declaração;

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO RECURSOS PROCESSUAIS Caso... Determinada empresa ficou sabendo a respeito de algumas ações que buscam restituir o ICMS cobrado indevidamente nas contas de energia

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO RECURSOS PROCESSUAIS Caso... Determinada empresa ficou sabendo a respeito de algumas ações que buscam restituir o ICMS cobrado indevidamente nas contas de energia

Leia mais

RECURSOS PROCESSUAIS

RECURSOS PROCESSUAIS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Prof. Pedro Bonifácio AULA 71 06/12/2017 Direito Tributário RECURSOS PROCESSUAIS LIVRO: DIÁLOGOS SOBRE O NOVO CPC AUTOR MOZART BORBA Art. 994 CPC. São cabíveis

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO EXECUÇÃO FISCAL Caso... Francisco, morador em Goiânia, proprietário de um imóvel localizado no mesmo município, realizava em sua propriedade a exploração de

Leia mais

Ocorre que a matéria é distinta de tal demanda proposta pelo autor, e por isso, não concorda com o posicionamento do juízo.

Ocorre que a matéria é distinta de tal demanda proposta pelo autor, e por isso, não concorda com o posicionamento do juízo. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Prof. Pedro Bonifácio AULA 71 11/12/2017 Direito Tributário RECURSOS PROCESSUAIS CASO... Determinada empresa ficou sabendo a respeito de algumas ações que

Leia mais

Professor Rogerio Licastro Torres de Mello

Professor Rogerio Licastro Torres de Mello Professor Rogerio Licastro Torres de Mello Doutor e Mestre em Direito Direito Processual Civil pela PUC / SP Facebook: Rogerio Licastro NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Recurso de apelação, agravo e outros

Leia mais

Sistema Recursal no Novo Código de Processo Civil

Sistema Recursal no Novo Código de Processo Civil Sistema Recursal no Novo Código de Processo Civil Prof. Ms. Gabriel Bressan gabriel.bressan@aglaw.com.br ALMEIDA GUILHERME Advogados Associados www.aglaw.com.br PARTE GERAL www.aglaw.com.br PARTE GERAL

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA OFICINA DO NOVO CPC EMBARGOS DE DECLARAÇÃO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA OFICINA DO NOVO CPC EMBARGOS DE DECLARAÇÃO OFICINA DO NOVO CPC EMBARGOS DE DECLARAÇÃO Artigos 1.022 a 1.026 do Código de Processo Civil 1. Conceito Os embargos declaratórios são opostos contra qualquer decisão que contenha obscuridade, omissão,

Leia mais

02/04/2019. Professor Hugo Penna Sentença. Decisão interlocutória. Despacho

02/04/2019. Professor Hugo Penna Sentença. Decisão interlocutória. Despacho Professor Hugo Penna hugopenna@ch.adv.br Sentença Decisão interlocutória Despacho remédio voluntário idôneo a ensejar, dentro do mesmo processo, a reforma, invalidação, o esclarecimento ou a integração

Leia mais

SUMÁRIO DESTE MÓDULO

SUMÁRIO DESTE MÓDULO 1. NOTAS INTRODUTÓRIAS 1.1. APRESENTAÇÃO DA PRESENTE PROPOSTA 1.2. INTRODUÇÃO 1.. REVISITANDO ALGUNS ASPECTOS IMPORTANTES DA TEORIA GERAL DOS RECURSOS 1.4. EFEITOS DOS RECURSOS 1.5. NOVIDADES DO CPC DE

Leia mais

A FAZENDA PÚBLICA EM JUÍZO

A FAZENDA PÚBLICA EM JUÍZO A FAZENDA PÚBLICA EM JUÍZO 1. Conceito Fazenda Pública em Juízo 2. Prerrogativas Processuais 3. Casos Repetitivos e a Fazenda Pública 4. Mandado de Segurança em matéria tributária Poder Público em Juízo

Leia mais

Embargos de Declaração e Agravo de Instrumento

Embargos de Declaração e Agravo de Instrumento Direito Processual Civil Embargos de Declaração e Agravo de Instrumento Embargos de Declaração Art. 1.022: Cabem embargos de declaração contra qualquer decisão judicial para: I - esclarecer obscuridade

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL E EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO E EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL E EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO E EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL E EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO E EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA A palavra agravo significa prejuízo; dano sofrido; ofensa que se faz a alguém; afronta. O termo agravo independente de sua

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Sistema Recursal Trabalhista Recurso Ordinário Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Sistema Recursal Trabalhista Recurso Ordinário Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Recurso Ordinário Prof ª. Eliane Conde RECURSO ORDINÁRIO Classificação: recurso ordinário (reexame de fatos e provas) Cabimento: (CLT, art. 895)

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XX EXAME DE ORDEM UNIFICADO

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XX EXAME DE ORDEM UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA - PEÇA PROFISSIONAL Em janeiro de 2007, a Fazenda Nacional lavrou auto de infração em face da pessoa jurídica ABC, visando à cobrança de contribuições previdenciárias dos anos de 2005

Leia mais

PRECEDENTES NO CPC João Eberhardt Francisco

PRECEDENTES NO CPC João Eberhardt Francisco PRECEDENTES NO CPC 2015 João Eberhardt Francisco TEMOS UM SISTEMA DE PRECEDENTES NO CPC 2015? Os tribunais devem uniformizar sua jurisprudência e mantê-la estável, íntegra e coerente (art. 926 do CPC)

Leia mais

Força vinculante dos precedentes: Segurança jurídica e redução da litigiosidade. Painelistas José Miguel Garcia Medina Olavo de Oliveira Neto

Força vinculante dos precedentes: Segurança jurídica e redução da litigiosidade. Painelistas José Miguel Garcia Medina Olavo de Oliveira Neto Força vinculante dos precedentes: Segurança jurídica e redução da litigiosidade Painelistas José Miguel Garcia Medina Olavo de Oliveira Neto Moderador Alexandre S. D Ambrosio Art. 926. Os tribunais devem

Leia mais

Aula 144. Os requisitos para atribuição de efeito suspensivo por decisão judicial são:

Aula 144. Os requisitos para atribuição de efeito suspensivo por decisão judicial são: Curso/Disciplina: Direito Processual Civil (NCPC) Aula: Efeito Suspensivo dos Recursos (Parte II). Professor (a): Edward Carlyle Monitor (a): Tathyana Lopes 1. Do Efeito Suspensivo: Aula 144. É o efeito

Leia mais

RELATÓRIO DE PROCESSOS TRIBUTÁRIOS - DEZEMBRO / 2014

RELATÓRIO DE PROCESSOS TRIBUTÁRIOS - DEZEMBRO / 2014 RELATÓRIO DE PROCESSOS TRIBUTÁRIOS - DEZEMBRO / 2014 SINDEPRESTEM - SINDICATO DAS EMPRESAS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS A TERCEIROS, COLOCAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA E DE TRABALHO TEMPORÁRIO NO ESTADO

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XX EXAME DE ORDEM UNIFICADO

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XX EXAME DE ORDEM UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA - PEÇA PROFISSIONAL Em janeiro de 2007, a Fazenda Nacional lavrou auto de infração em face da pessoa jurídica ABC, visando à cobrança de contribuições previdenciárias dos anos de 2005

Leia mais

RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO

RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO AULA 14 PRÁTICA FORENSE EM DIREITO DO CONSUMIDOR RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO RECURSOS ESPECIAL Art. 1.029 do CPC O recurso extraordinário e o recurso especial, nos casos previstos na Constituição

Leia mais

Aula 11. Art NCPC Os embargos de declaração não possuem efeito suspensivo e interrompem o prazo para a interposição de recurso.

Aula 11. Art NCPC Os embargos de declaração não possuem efeito suspensivo e interrompem o prazo para a interposição de recurso. Turma e Ano: Curso de Direito Processual Civil 2015 módulo B Matéria / Aula: EMBARGOS DE DECLARAÇÃO: NATUREZA/EFEITOS/ JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE E MÉRITO/ EMBARGOS PREQUESTIONADOR/ TECNICA DE JULGAMENTO

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. PETIÇÃO INICIAL CÍVEL Artigo 319 do Código de Processo Civil

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. PETIÇÃO INICIAL CÍVEL Artigo 319 do Código de Processo Civil PETIÇÃO INICIAL CÍVEL Artigo 319 do Código de Processo Civil 1. Conceito de Petição Inicial Art. 319 do CPC 2. Requisitos da Petição Inicial a) Endereçamento b) Qualificação das partes c) Fato e fundamentos

Leia mais

RELATÓRIO PROCESSOS TRIBUTÁRIOS (ABRIL/2016)

RELATÓRIO PROCESSOS TRIBUTÁRIOS (ABRIL/2016) RELATÓRIO PROCESSOS TRIBUTÁRIOS (ABRIL/2016) SINDEPRESTEM - SINDICATO DAS EMPRESAS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS A TERCEIROS, COLOCAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA E DE TRABALHO TEMPORÁRIO NO ESTADO DE SÃO

Leia mais

Processo Civil. - Efetiva repetição de demandas e não potencial repetição de demandas;

Processo Civil. - Efetiva repetição de demandas e não potencial repetição de demandas; Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas IRDR A admissibilidade e o mérito serão apreciados pelos Tribunais de Segundo Grau. Do acórdão que julga o IRDR poderá ocorrer Resp ou Rext. Fixado o precedente,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL III RECURSOS. Caderno de exercícios II

DIREITO PROCESSUAL CIVIL III RECURSOS. Caderno de exercícios II PROFESSORA MEYRE ELIZABETH CARVALHO SANTANA DIREITO PROCESSUAL CIVIL III RECURSOS Caderno de exercícios II 1. Anote a opção incorreta: Suponha que, ao receber um recurso de Agravo de Instrumento, o Relator

Leia mais

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO MÓDULO 31 EMBARGOS DE DECLARAÇÃO Artigos 1.022 a 1.026 do Código de Processo Civil 1. Conceito Os embargos declaratórios são opostos contra qualquer decisão que contenha obscuridade, omissão, contradição

Leia mais

Impactos do novo Código de Processo Civil na Advocacia Criminal

Impactos do novo Código de Processo Civil na Advocacia Criminal AACRIMESC - Ordem dos Advogados do Brasil e IBCCRIM Impactos do novo Código de Processo Civil na Advocacia Criminal Gustavo Badaró Florianópolis 11.04.2016 PLANO DA EXPOSIÇÃO 1. Simples mudanças de remissão

Leia mais

Sumário PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL CAPÍTULO 1 TRIBUTO. CONCEITO E ESPÉCIES CAPÍTULO 2 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA... 19

Sumário PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL CAPÍTULO 1 TRIBUTO. CONCEITO E ESPÉCIES CAPÍTULO 2 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA... 19 Sumário PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL CAPÍTULO 1 TRIBUTO. CONCEITO E ESPÉCIES... 17 CAPÍTULO 2 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA... 19 2.1 Repartição das receitas tributárias... 21 2.2 Exercício da competência

Leia mais

Teoria geral dos recursos e apelação. 1. Normais fundamentais 2. Classificação 3. Princípios 4. Efeitos dos recursos 5. Apelação

Teoria geral dos recursos e apelação. 1. Normais fundamentais 2. Classificação 3. Princípios 4. Efeitos dos recursos 5. Apelação 1. Normais fundamentais 2. Classificação 3. Princípios 4. Efeitos dos recursos 5. Apelação 1. Normais fundamentais: Duração razoável : rol AI, IRDR, RE e REsp repetitivos. Isonomia: Vinculação dos precedentes;

Leia mais

Gustavo Filipe Barbosa Garcia CPC. Novo. e Processo do Trabalho. Atualizado com as Instruções Normativas 39 e 40 de 2016 do TST

Gustavo Filipe Barbosa Garcia CPC. Novo. e Processo do Trabalho. Atualizado com as Instruções Normativas 39 e 40 de 2016 do TST Gustavo Filipe Barbosa Garcia Novo CPC e Processo do Trabalho Atualizado com as Instruções Normativas 39 e 40 de 2016 do TST 2016 NOVO CPC E PROCESSO DO TRABALHO Gustavo Filipe Barbosa Garcia havendo retratação,

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Art. 174, parágrafo único. A prescrição se interrompe: I pelo despacho do juiz que ordenar a citação em execução

Leia mais

RELATÓRIO PROCESSOS TRIBUTÁRIOS (DEZEMBRO/2016)

RELATÓRIO PROCESSOS TRIBUTÁRIOS (DEZEMBRO/2016) RELATÓRIO PROCESSOS TRIBUTÁRIOS (DEZEMBRO/2016) SINDEPRESTEM - SINDICATO DAS EMPRESAS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS A TERCEIROS, COLOCAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA E DE TRABALHO TEMPORÁRIO NO ESTADO DE

Leia mais

CÉLIO ARMANDO JANCZESKI Professor de Direito

CÉLIO ARMANDO JANCZESKI Professor de Direito CÉLIO ARMANDO JANCZESKI Professor de Direito DIREITO PROCESSUAL TRIBUTÁRIO Editora OAB/SC Florianópolis, 2005 CATALOGAÇÃO NA FONTE J332d Janczeski, Célio Armando Direito Processual Tributário/Célio Armando

Leia mais

RECURSOS ORDINÁRIOS. Prof. Bianca Bastos

RECURSOS ORDINÁRIOS. Prof. Bianca Bastos RECURSOS ORDINÁRIOS Prof. Bianca Bastos Alteração da Lei 13.015/2014 RECURSOS: classificação 1. ORDINÁRIOS revisão do direito material (fatos jurídicos) e do direito processual 2. EXTRAORDINÁRIOS tratam

Leia mais

CAPÍTULO 1 TRIBUTO. CONCEITO E ESPÉCIES...19 CAPÍTULO 2 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA...21 CAPÍTULO 3 PRINCÍPIOS DO DIREITO TRIBUTÁRIO...

CAPÍTULO 1 TRIBUTO. CONCEITO E ESPÉCIES...19 CAPÍTULO 2 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA...21 CAPÍTULO 3 PRINCÍPIOS DO DIREITO TRIBUTÁRIO... SUMÁRIO PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL CAPÍTULO 1 TRIBUTO. CONCEITO E ESPÉCIES...19 CAPÍTULO 2 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA...21 2.1 Repartição das receitas tributárias... 23 2.2 Exercício da competência tributária...

Leia mais

Meios de impugnação das decisões judiciais

Meios de impugnação das decisões judiciais Meios de impugnação das decisões judiciais Recurso É um meio de impugnação de determinada decisão judicial, interposto no âmbito do mesmo processo em que fora proferida. Tal impugnação poderá ser feita

Leia mais

Sumário PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL CAPÍTULO 1 TRIBUTO. CONCEITO E ESPÉCIES CAPÍTULO 2 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA... 19

Sumário PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL CAPÍTULO 1 TRIBUTO. CONCEITO E ESPÉCIES CAPÍTULO 2 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA... 19 Sumário PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL CAPÍTULO 1 TRIBUTO. CONCEITO E ESPÉCIES... 17 CAPÍTULO 2 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA... 19 2.1 Repartição das receitas tributárias... 21 2.2 Exercício da competência

Leia mais

RELATÓRIO PROCESSOS TRIBUTÁRIOS (MAIO/2017)

RELATÓRIO PROCESSOS TRIBUTÁRIOS (MAIO/2017) RELATÓRIO PROCESSOS TRIBUTÁRIOS (MAIO/2017) SINDEPRESTEM - SINDICATO DAS EMPRESAS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS A TERCEIROS, COLOCAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA E DE TRABALHO TEMPORÁRIO NO ESTADO DE SÃO

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Dos Recursos para o Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justiça Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil DOS RECURSOS PARA

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula n. 79 Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Recursos nas ações em Direito Médico e da Saúde

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula n. 79 Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Recursos nas ações em Direito Médico e da Saúde Aula n. 79 Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Recursos nas ações em Direito Médico e da Saúde O prequestionamento 1. Conceito O prequestionamento é a exigência que se impõe ao recorrente de discutir

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária do Espírito Santo JUÍZO DA QUARTA VARA FEDERAL CÍVEL

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária do Espírito Santo JUÍZO DA QUARTA VARA FEDERAL CÍVEL 567 AÇÃO ORDINÁRIA PROCESSO N. o 0009517-59.2006.4.02.5001 EMBARGANTE: UNIÃO FEDERAL EMBARGADO: GIOVANNA RIBEIRO FRAGA E OUTROS JUIZ FEDERAL: DR. FRANCISCO DE ASSIS BASILIO DE MORAES EMBARGOS DE DECLARAÇÃO

Leia mais

O agravo de instrumento no novo CPC

O agravo de instrumento no novo CPC O agravo de instrumento no novo CPC Advogado; GILBERTO GOMES BRUSCHI Mestre e Doutor em Processo Civil pela PUC/SP; Sócio efetivo do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP); Membro do Centro

Leia mais

PRIMEIRA PARTE PROCESSO JUDICIAL TRIBUTÁRIO

PRIMEIRA PARTE PROCESSO JUDICIAL TRIBUTÁRIO Sumário INTRODUÇÃO A LEI 13.105/15: CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E O DIREITO TRIBUTÁRIO PRIMEIRA PARTE PROCESSO JUDICIAL TRIBUTÁRIO INTRODUÇÃO 1. DISPOSIÇÕES GERAIS APLICÁVEIS AO PROCESSO JUDICIAL TRIBUTÁRIO

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO Teses Tributárias ICMS na SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA Critério Pessoal Art. 128 CTN Sem prejuízo do disposto neste capítulo, a lei pode atribuir de modo expresso

Leia mais

SUMÁRIO SUMÁRIO... 6 APRESENTAÇÃO DA 5ª EDIÇÃO APRESENTAÇÃO DA 4ª EDIÇÃO APRESENTAÇÃO DA 3ª DIÇÃO APRESENTAÇÃO DA 2ª EDIÇÃO...

SUMÁRIO SUMÁRIO... 6 APRESENTAÇÃO DA 5ª EDIÇÃO APRESENTAÇÃO DA 4ª EDIÇÃO APRESENTAÇÃO DA 3ª DIÇÃO APRESENTAÇÃO DA 2ª EDIÇÃO... SUMÁRIO SUMÁRIO... 6 APRESENTAÇÃO DA 5ª EDIÇÃO... 17 APRESENTAÇÃO DA 4ª EDIÇÃO... 19 APRESENTAÇÃO DA 3ª DIÇÃO... 21 APRESENTAÇÃO DA 2ª EDIÇÃO... 23 APRESENTAÇÃO... 25 CAPÍTULO I DIREITO PROCESSUAL PÚBLICO...

Leia mais

Dos Processos de Competência Originária dos Tribunais

Dos Processos de Competência Originária dos Tribunais Direito Processual Civil Dos Processos de Competência Originária dos Tribunais Do Incidente de Assunção de Competência A assunção de competência tem como função prevenir ou compor a divergência entre câmaras,

Leia mais

08/03/2015 APELAÇÃO. Direito Processual Civil II NOÇÃO. Recurso cabível contra as sentenças.

08/03/2015 APELAÇÃO. Direito Processual Civil II NOÇÃO. Recurso cabível contra as sentenças. Direito Processual Civil II FREDERICO OLIVEIRA fjsdeoliveira@gmail.com twitter: @fredoliveira197 Skype: frederico.oliveira42 APELAÇÃO NOÇÃO Recurso cabível contra as sentenças. Art. 162, 1o, CPC atual:

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO Sujeitos da Relação Tributária COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA CAPACIDADE TRIBUTÁRIA DESTINATÁRIO DO PRODUTO Art. 6 A atribuição constitucional de competência tributária

Leia mais

18/02/2019. Professor Hugo Penna

18/02/2019. Professor Hugo Penna Professor Hugo Penna hugopenna@ch.adv.br 1 Art. 502. Denomina-se coisa julgada material a autoridade que torna imutável e indiscutível a decisão de mérito não mais sujeita a recurso. Art. 486. O pronunciamento

Leia mais

Sumário PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL CAPÍTULO 1 TRIBUTO CAPÍTULO 2 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA... 41

Sumário PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL CAPÍTULO 1 TRIBUTO CAPÍTULO 2 COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA... 41 Sumário PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL CAPÍTULO 1 TRIBUTO... 19 1.1 CONCEITO E ESPÉCIES... 19 1.2 ESPÉCIES TRIBUTÁRIAS... 22 1.2.1 Taxas... 22 1.2.2 Contribuição de Melhoria... 26 1.2.3 Empréstimo Compulsório...

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO Sujeitos da Relação Tributária Obrigação Tributária e Crédito Tributário nascem Simultaneamente? Sujeitos Objeto Causa Art. 113 A obrigação tributária é principal

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (31/10/2018) Coisa julgada.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (31/10/2018) Coisa julgada. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (31/10/2018) Coisa julgada. Definição: é uma qualidade ou característica que compreende a inalterabilidade/imutabilidade

Leia mais

Sumário PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL

Sumário PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL Sumário PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL CAPÍTULO 1 TRIBUTO... 19 1.1 Conceito e espécies... 19 1.2 Espécies tributárias... 22 1.2.1 Taxas... 22 1.2.2 Contribuição de Melhoria... 26 1.2.3 Empréstimo Compulsório...

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 05/06/2018). Agravo de Instrumento.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 05/06/2018). Agravo de Instrumento. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 05/06/2018). Agravo de Instrumento. Processamento do agravo no Tribunal. O Agravo de Instrumento uma vez distribuído

Leia mais

Apelação Cível nº , de Cambé Vara Cível Relator: Lauro Laertes de Oliveira Apelante: Município de Cambé Apelado: Aparecido Alves Teixeira

Apelação Cível nº , de Cambé Vara Cível Relator: Lauro Laertes de Oliveira Apelante: Município de Cambé Apelado: Aparecido Alves Teixeira , de Cambé Vara Cível Relator: Lauro Laertes de Oliveira Apelante: Município de Cambé Apelado: Aparecido Alves Teixeira Trata-se de execução fiscal, afinal extinta diante do reconhecimento, de ofício,

Leia mais

A PADRONIZAÇÃO DE JULGAMENTOS. Repercussão Geral / Casos Repetitivos. Prof. Saul Tourinho Leal

A PADRONIZAÇÃO DE JULGAMENTOS. Repercussão Geral / Casos Repetitivos. Prof. Saul Tourinho Leal A PADRONIZAÇÃO DE JULGAMENTOS Repercussão Geral / Casos Repetitivos O Instituto da Repercussão Geral: Instrumento processual do STF, foi inserida na CF/88 por meio da inserção do 3º de seu art. 102 pela

Leia mais

Sumário PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL

Sumário PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL Sumário PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL CAPÍTULO 1 TRIBUTO... 19 1.1 Conceito e espécies... 19 1.2 Espécies tributárias... 22 1.2.1 Taxas... 22 1.2.2 Contribuição de Melhoria... 26 1.2.3 Empréstimo Compulsório...

Leia mais

Recurso ordinário constitucional

Recurso ordinário constitucional Recurso ordinário constitucional Previsão 496 V e 539 CPC 102 II e 105 II CF/88 Atividade do STJ e STF Serve para dar segundo grau de jurisdição às ações que se iniciam nas instâncias inferiores (não na

Leia mais

Recurso Especial e Recurso Extraordinário

Recurso Especial e Recurso Extraordinário Recurso Especial e Recurso Extraordinário RUBENS KINDLMANN Objetivo Têm por objetivo impedir que as decisões contrariem a Constituição Federal ou as leis federais, buscando a uniformidade de interpretação.

Leia mais

Sumário PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL

Sumário PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL Sumário PARTE 1 TEORIA DIREITO MATERIAL CAPÍTULO 1 TRIBUTO... 19 1.1 Conceito e espécies... 19 1.2 Espécies tributárias... 22 1.2.1 Taxas... 22 1.2.2 Contribuição de Melhoria... 26 1.2.3 Empréstimo Compulsório...

Leia mais

Sumário. Capítulo 1. Considerações Iniciais Capítulo 2. Conceito de Fazenda Pública Capítulo 3

Sumário. Capítulo 1. Considerações Iniciais Capítulo 2. Conceito de Fazenda Pública Capítulo 3 Sumário Capítulo 1 Considerações Iniciais... 19 Capítulo 2 Conceito de Fazenda Pública... 21 Capítulo 3 O tratamento diferenciado para a atuação da Fazenda Pública em juízo no CPC/2015... 27 Capítulo 4

Leia mais

Aula nº Embargos de Declaração Para Fins de Prequestionamento

Aula nº Embargos de Declaração Para Fins de Prequestionamento Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual Civil (NCPC) Aula: 274 Professor(a): Edward Carlyle Monitor(a): Éllen Borges Lefundes Aula nº. 274 Embargos de Declaração Para Fins de Prequestionamento Nesta

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 A Situação Concreta Exposição da Situação Concreta e de suas mais de 50 Petições Vinculadas...1

Sumário. Capítulo 1 A Situação Concreta Exposição da Situação Concreta e de suas mais de 50 Petições Vinculadas...1 Sumário Capítulo 1 A Situação Concreta... 1 1.1. Exposição da Situação Concreta e de suas mais de 50 Petições Vinculadas...1 Capítulo 2 Petições Cíveis: Procedimento Comum... 7 2.1. Petição Inicial...7

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Da Ação Rescisória Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil DA AÇÃO RESCISÓRIA Art. 966. A decisão de mérito, transitada em julgado, pode

Leia mais

OAB 2º Fase Tributário Prof. Lucas Morais TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Recurso Ordinário Constitucional. Recurso Especial. Recurso Extraordinário

OAB 2º Fase Tributário Prof. Lucas Morais TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Recurso Ordinário Constitucional. Recurso Especial. Recurso Extraordinário OAB 2º Fase Tributário Prof. Lucas Morais TEORIA GERAL DOS RECURSOS Recurso Ordinário Constitucional Recurso Especial Recurso Extraordinário RECURSOS - CARACTERÍSTICAS Interposição na mesma relação processual

Leia mais

Embargos de Declaração

Embargos de Declaração QUADRO ESQUEMÁTICO PARA MEMORIZAÇÃO Embargos de Declaração Não é recurso. Trata-se de um remédio processual cujo objetivo é o aperfeiçoamento da decisão. Cabe contra qualquer decisão, seja proferida por

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no RECURSO ESPECIAL Nº 1.548.171 - RS (2015/0193700-5) RELATOR : MINISTRO MAURO CAMPBELL MARQUES AGRAVANTE : COOPERATIVA VITIVINÍCOLA FORQUETA LTDA AGRAVADO : FAZENDA NACIONAL EMENTA AGRAVO REGIMENTAL

Leia mais

Sumário. 1 Capítulo 1. 1 Capítulo 2. 1 Capítulo 3 VAMOS CONHECER A ESTRUTURA DO CPC NORMAS PROCESSUAIS NO CPC/

Sumário. 1 Capítulo 1. 1 Capítulo 2. 1 Capítulo 3 VAMOS CONHECER A ESTRUTURA DO CPC NORMAS PROCESSUAIS NO CPC/ Sumário 1 Capítulo 1 VAMOS CONHECER A ESTRUTURA DO CPC....2 3 1 Capítulo 2 NORMAS PROCESSUAIS NO CPC/2015....2 7 2.1. Neoconstitucionalismo... 27 2.2. Sistema multiportas... 28 2.3. Modelo cooperativo...

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA OFICINA DO NOVO CPC RECURSOS

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA OFICINA DO NOVO CPC RECURSOS OFICINA DO NOVO CPC RECURSOS RECURSO DE APELAÇÃO Artigos 1.009 a 1.014 do Código de Processo Civil 1. Recurso de Apelação Conceito Cabe recurso de apelação contra a sentença do juiz que põe fim à fase

Leia mais

II - AÇÃO RESCISÓRIA

II - AÇÃO RESCISÓRIA RELATOR : DESEMBARGADOR FEDERAL PAULO BARATA AUTOR : UNIAO FEDERAL / FAZENDA NACIONAL REU : GAIA SILVA ROLIM E ASSOCIADOS S/C ADVOCACIA E CONSULTORIA TRIBUTARIA E SOCIETARIA ADVOGADO : SEM ADVOGADO ORIGEM

Leia mais

Recorribilidade das decisões interlocutórias CPC/2015 PROFESSORA LUCIANA MONDUZZI FIGUEIREDO

Recorribilidade das decisões interlocutórias CPC/2015 PROFESSORA LUCIANA MONDUZZI FIGUEIREDO Recorribilidade das decisões interlocutórias CPC/2015 PROFESSORA LUCIANA MONDUZZI FIGUEIREDO 1 CABIMENTO Art. 1.015. Cabe agravo de instrumento contra as decisões interlocutórias que versarem sobre: I

Leia mais

Meios de impugnação dos provimentos jurisdicionais CORREIÇÃO PARCIAL

Meios de impugnação dos provimentos jurisdicionais CORREIÇÃO PARCIAL Meios de impugnação dos provimentos jurisdicionais CORREIÇÃO PARCIAL É um instrumento de natureza administrativa, com efeitos jurisdicionais, decorrente do direito de petição. Objetivo: desfazer o ato

Leia mais

Temos ainda um Juízo de admissibilidade (a quo) e um Juízo de julgamento (ad quem).

Temos ainda um Juízo de admissibilidade (a quo) e um Juízo de julgamento (ad quem). PARTE II TEORIA GERAL DOS RECURSOS Conceito: Recurso é o direito que a parte vencida ou o terceiro prejudicado possui de, uma vez atendidos os pressupostos de admissibilidade, submeter a matéria contida

Leia mais

RECURSOS CIVIS 18/02/2018 A- OBJETO DE ESTUDO DO CURSO. Aula 1 Temas: I) Apresentação II) Teoria Geral dos Recursos Civis Parte 1

RECURSOS CIVIS 18/02/2018 A- OBJETO DE ESTUDO DO CURSO. Aula 1 Temas: I) Apresentação II) Teoria Geral dos Recursos Civis Parte 1 RECURSOS CIVIS Aula 1 Temas: I) Apresentação II) Teoria Geral dos Recursos Civis Parte 1 Prof.: Denis Domingues Hermida A- OBJETO DE ESTUDO DO CURSO I- TEORIA GERAL DO PROCESSO CIVIL II- RECURSOS EM ESPÉCIE

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL DECISÃO INTEGRATIVA

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL DECISÃO INTEGRATIVA PROCESSO Nº 0010220-86.2014.4.01.3400 EMBARGANTE: TERRACAP EMBARGADO: ANA FAGUNDES ALVES E OUTROS DECISÃO INTEGRATIVA TERRACAP opôs embargos de declaração às fls.4698/4700 em face da decisão de fls.4638/4639

Leia mais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) 99112-3636 - netobv@hotmail.com Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais 1 CABIMENTO PROCESSO DO TRABALHO DECRETO-LEI N.º 5.452, DE

Leia mais

CPC 2015 X PLC Nº 168/2015

CPC 2015 X PLC Nº 168/2015 CPC 2015 X PLC Nº 168/2015 QUADRO COMPARATIVO Janeiro/2016 CPC/2015- LEI Nº 13.105 16/03/2015 PLC Nº 168, DE 2015 Art. 12. Os juízes e os tribunais deverão obedecer à ordem cronológica de conclusão para

Leia mais

O Novo CPC e o Processo do Trabalho

O Novo CPC e o Processo do Trabalho O Novo CPC e o Processo do Trabalho Impactos na Advocacia Trabalhista Min. Maria Cristina Irigoyen Peduzzi Novo CPC positivou princípios constitucionais Constituição Novo Código de Processo Civil Acesso

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO Responsabilidade Tributária Art. 138 A responsabilidade é excluída pela denúncia espontânea da infração, acompanhada, se for o caso, do pagamento do tributo

Leia mais

RESOLUÇÃO DE CONFLITOS DE MASSA

RESOLUÇÃO DE CONFLITOS DE MASSA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS DE MASSA Perfil do advogado contencioso; Sistemática atual - mecanismos existentes: - Repercussão geral, Súmula Vinculante, Recursos repetitivos. - Art. 285 A e 557 do Atual Código

Leia mais

SUMÁRIO. 1. Introdução Teoria Geral dos Recursos... 37

SUMÁRIO. 1. Introdução Teoria Geral dos Recursos... 37 SUMÁRIO 1. Introdução... 19 2. Teoria Geral dos Recursos... 37 2.1. Conceito e natureza jurídica... 37 2.2. Sistema dos meios de impugnação das decisões judiciais... 40 2.3. Classificação dos recursos...

Leia mais

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 02

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 02 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana 1-) Conti. Petição inicial: a) Revisão da aula anterior: Há quatro procedimentos importantes, sendo

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO O Recurso Especial é interposto contra acórdão que desrespeita matéria infraconstitucional. O Recurso Extraordinário, contra acórdão que violar a Constituição Federal.

Leia mais

RECURSOS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO

RECURSOS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual do Trabalho Objetivo Aula: Recursos Professor (a): Leandro Antunes Monitor (a): Rafael Cardoso Martins 26 RECURSOS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO Art. 897-A da CLT.

Leia mais

AGRAVO DE INSTRUMENTO

AGRAVO DE INSTRUMENTO MÓDULO 32 AGRAVO DE INSTRUMENTO Artigos 1.015 a 1.020 do Código de Processo Civil CONCEITO O agravo de instrumento é interposto contra as decisões interlocutórias previstas no artigo 1.015 do Código de

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA Módulo 29 Recursos. Da ordem dos processos nos Tribunais. Do incidente de assunção de competência. Do incidente de arguição de inconstitucionalidade. Do conflito de competência. Homologação de decisão

Leia mais

HI FG Lançamento DA CDA. Já pagou? Ação de Repetição de Indébito. Não consegue pagar? Ação de Consignação em Pagamento SIM. Execução Fiscal SIM NÃO

HI FG Lançamento DA CDA. Já pagou? Ação de Repetição de Indébito. Não consegue pagar? Ação de Consignação em Pagamento SIM. Execução Fiscal SIM NÃO Embargos a Execução Exceção de Pré Executividade HI FG Lançamento DA CDA Execução Fiscal SIM NÃO SIM NÃO Ação Declaratória Mandado de Segurança Preventivo Ação Anulatória Mandado de Segurança Repressivo

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO O Recurso Especial é interposto contra acórdão que desrespeita matéria infraconstitucional. O Recurso Extraordinário, contra acórdão que violar a Constituição Federal.

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PRINCÍPIOS TRIBUTÁRIOS cobrar tributos: Art. 150, III a) em relação a fatos geradores ocorridos antes do início da vigência da lei que os houver instituído ou

Leia mais

Aula nº. 255 a 256 AGRAVO INTERNO

Aula nº. 255 a 256 AGRAVO INTERNO Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual Civil (NCPC) Aula: Agravo Interno 255 e 256 Professor(a): Edward Carlyle Monitor(a): Sarah Padilha Gonçalves Aula nº. 255 a 256 1. Generalidades e Cabimento

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL RECURSOS Parte 2 Prof. Marcelo Barbi 4 o Os recursos afetados deverão ser julgados no prazo de 1 (um) ano e terão preferência sobre os demais feitos, ressalvados os que envolvam

Leia mais

Recurso Especial e Recurso Extraordinário

Recurso Especial e Recurso Extraordinário Recurso Especial e Recurso Extraordinário RUBENS KINDLMANN Embargos de Declaração Art. 1.022. Cabem embargos de declaração contra qualquer decisão judicial para: I - esclarecer obscuridade ou eliminar

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Recursos III agravo de instrumento e embargos de declaração. Prof. Andre Roque

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Recursos III agravo de instrumento e embargos de declaração. Prof. Andre Roque DIREITO PROCESSUAL CIVIL Recursos III agravo de instrumento e embargos de declaração Prof. Andre Roque 1. Agravo de instrumento: cabimento Somente cabe AI das decisões interlocutórias do CPC, 1015 I -

Leia mais

SUMÁRIO SIGLAS NOTA À 2ª EDIÇÃO INTRODUÇÃO Parte I: TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Capítulo I Teoria geral dos recursos...

SUMÁRIO SIGLAS NOTA À 2ª EDIÇÃO INTRODUÇÃO Parte I: TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Capítulo I Teoria geral dos recursos... SUMÁRIO SIGLAS... 25 NOTA À 2ª EDIÇÃO... 27 INTRODUÇÃO... 29 Parte I: TEORIA GERAL DOS RECURSOS Capítulo I Teoria geral dos recursos... 33 1. Introdução e conceito... 33 2. Modalidades recursais e competência

Leia mais