A PADRONIZAÇÃO DE JULGAMENTOS. Repercussão Geral / Casos Repetitivos. Prof. Saul Tourinho Leal

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A PADRONIZAÇÃO DE JULGAMENTOS. Repercussão Geral / Casos Repetitivos. Prof. Saul Tourinho Leal"

Transcrição

1 A PADRONIZAÇÃO DE JULGAMENTOS Repercussão Geral / Casos Repetitivos

2 O Instituto da Repercussão Geral: Instrumento processual do STF, foi inserida na CF/88 por meio da inserção do 3º de seu art. 102 pela EC 45 ( Reforma do Judiciário ). Possibilidade dada ao STF de analisar, de acordo com critérios de relevância jurídica, política, social ou econômica, os Res que nele ingressam. Filtro recursal, que reduz o número de processos encaminhados ao STF. Uma vez constatada a Repercussão Geral, passa-se à análise do mérito, cuja tese formulada será aplicada pelas instâncias inferiores em casos idênticos.

3 Plenário Virtual A preliminar de RG é analisada em um sistema informatizado, no qual ocorre uma deliberação colegiada por meio eletrônico, o Plenário Virtual. O RISTF foi modificado para que fosse possível inserir o requisito da Repercussão Geral como exigência para a admissibilidade dos Recursos. A regulamentação deste procedimento se destaca justamente por sua forma. Houve a atribuição explícita de poderes ao Presidente do STF e ao Relator. Cabe ao Relator manifestar-se acerca da Repercussão Geral, bem como submeter a questão aos demais ministros. Art O STF, em decisão irrecorrível, não conhecerá do RE quando a questão constitucional nele versada não tiver repercussão geral, nos termos deste artigo. 1o Para efeito de repercussão geral, será considerada a existência ou não de questões relevantes do ponto de vista econômico, político, social ou jurídico que ultrapassem os interesses subjetivos do processo. 2o O recorrente deverá demonstrar a existência de repercussão geral para apreciação exclusiva pelo STF. 3o Haverá repercussão geral sempre que o recurso impugnar acórdão que: I - contrarie súmula ou jurisprudência dominante do STF; III - tenha reconhecido a inconstitucionalidade de tratado ou de lei federal, nos termos do art. 97 da CF.

4 RISTF: Art Quando não for caso de inadmissibilidade do recurso por outra razão, o(a) Relator(a) ou o Presidente submeterá, por meio eletrônico, aos demais Ministros, cópia de sua manifestação sobre a existência, ou não, de repercussão geral. (...) 3º Mediante decisão irrecorrível, poderá o(a) Relator(a) admitir de ofício ou a requerimento, em prazo que fixar, a manifestação de terceiros, subscrita por procurador habilitado, sobre a questão da repercussão geral. Art A Presidência do Tribunal recusará recursos que não apresentem preliminar formal e fundamentada de repercussão geral, bem como aqueles cuja matéria carecer de repercussão geral, segundo precedente do Tribunal, salvo se a tese tiver sido revista ou estiver em procedimento de revisão. 1º Igual competência exercerá o(a) Relator(a) sorteado(a), quando o recurso não tiver sido liminarmente recusado pela Presidência. 2º Da decisão que recusar recurso, nos termos deste artigo, caberá agravo. OBS: 4o O relator poderá admitir, na análise da repercussão geral, a manifestação de terceiros, subscrita por procurador habilitado, nos termos do RISTF.

5 Procedimento: Para que haja a Recusa do Recurso Extraordinário são necessários, pelo menos, 08 votos. Caso não ocorra a recusa, o tema deve ser julgado pela Corte, reconhecendo a Repercussão Geral. Após manifestação do Relator acerca da relevância do tema, terão os outros julgadores 20 dias para manifestar seus votos, contribuindo as abstenções para a ocorrência da Repercussão Geral.

6

7 Amicus Curiae Art O juiz ou o relator, considerando a relevância da matéria, a especificidade do tema objeto da demanda ou a repercussão social da controvérsia, poderá, por decisão irrecorrível, de ofício ou a requerimento das partes ou de quem pretenda manifestarse, solicitar ou admitir a participação de pessoa natural ou jurídica, órgão ou entidade especializada, com representatividade adequada, no prazo de 15 (quinze) dias de sua intimação. 1o A intervenção de que trata o caput não implica alteração de competência nem autoriza a interposição de recursos, ressalvadas a oposição de embargos de declaração e a hipótese do 3o. 2o Caberá ao juiz ou ao relator, na decisão que solicitar ou admitir a intervenção, definir os poderes do amicus curiae. Terceiro Interessado Tese: Art Decididos os recursos afetados, os órgãos colegiados declararão prejudicados os demais recursos versando sobre idêntica controvérsia ou os decidirão aplicando a tese firmada. Distinção/Sobrestamento Art , 9o Demonstrando distinção entre a questão a ser decidida no processo e aquela a ser julgada no recurso especial ou extraordinário afetado, a parte poderá requerer o prosseguimento do seu processo. 10. O requerimento a que se refere o 9o será dirigido: I - ao juiz, se o processo sobrestado estiver em primeiro grau; II - ao relator, se o processo sobrestado estiver no tribunal de origem; III - ao relator do acórdão recorrido, se for sobrestado recurso especial ou recurso extraordinário no tribunal de origem; IV - ao relator, no tribunal superior, de recurso especial ou de recurso extraordinário cujo processamento houver sido sobrestado. 11. A outra parte deverá ser ouvida sobre o requerimento a que se refere o 9o, no prazo de 5 (cinco) dias. 12. Reconhecida a distinção no caso: I - dos incisos I, II e IV do 10, o próprio juiz ou relator dará prosseguimento ao processo; II - do inciso III do 10, o relator comunicará a decisão ao presidente ou ao vice-presidente que houver determinado o sobrestamento, para que o recurso especial ou o recurso extraordinário seja encaminhado ao respectivo tribunal superior, na forma do art , parágrafo único. 13. Da decisão que resolver o requerimento a que se refere o 9o caberá: I - agravo de instrumento, se o processo estiver em primeiro grau; II - agravo interno, se a decisão for de relator.

8 Recursos Repetitivos no STJ Amicus Curiae Art. 65-B. O relator do recurso especial repetitivo poderá autorizar manifestação da Defensoria Pública na condição de amicus curiae. Art. 160, 8º Admitida a intervenção de terceiros nas hipóteses de recurso especial repetitivo, fica-lhes facultado produzir sustentação oral, observado o 2º deste artigo. Tese Modulação Distinção/Sobrestamento

9 Recursos Repetitivos no STJ Arts a 1041 do CPC Art Terão prioridade no julgamento da Seção: I - as causas criminais, havendo réu preso; II - os habeas corpus; III - o mandado de segurança e o habeas data; IV - os conflitos de competência e de atribuições; V - recurso especial repetitivo.

10 Art do CPC/2015: quando houver multiplicidade de recursos especiais com fundamento em idêntica controvérsia, a análise do mérito recursal pode ocorrer por amostragem, mediante a seleção de recursos que representem de maneira adequada, a controvérsia. Recurso repetitivo, portanto, é aquele que representa um grupo de recursos especiais que tenham teses idênticas, ou seja, que possuam fundamento em idêntica questão de direito. Cabe ao presidente ou vice-presidente do tribunal de origem selecionar dois ou mais recursos que melhor representem a questão de direito repetitiva e encaminhá-los ao STJ para afetação, devendo os demais recursos sobre a mesma matéria ter a tramitação suspensa. Após o julgamento e publicação da decisão colegiada sobre o tema repetitivo pelo STJ a mesma solução será aplicada aos demais processos que estiverem suspensos na origem. Essa sistemática tem como objetivo concretizar os princípios da celeridade na tramitação de processos, da isonomia de tratamento às partes processuais e da segurança jurídica. CPC/2015: ressalta a importância do precedente firmado pelo STJ no julgamento de recursos repetitivos e prevê providências administrativas relacionadas à divulgação e à publicidade, com o intuito de facilitar o acesso a esses dados pelas partes, advogados, juízes e tribunais.

11 Procedimentos: O presidente ou o vice-presidente do TJ ou de TRF (tribunal de origem) selecionará dois ou mais Resps para representarem a controvérsia, admitindo-os como recursos representativos da controvérsia RRC (art , 1º, do CPC). O andamento dos demais processos (individuais ou coletivos) pendentes que tramitem no estado ou região sobre o mesmo assunto será suspenso por decisão do tribunal de origem que encaminhará os recursos representativos da controvérsia ao STJ para julgamento (art , 1º, do CPC). O ministro relator sorteado, se entender que os recursos especiais encaminhados preenchem os requisitos legais, afetá-los-á ao órgão julgador competente (Corte Especial ou Primeira, Segunda e Terceira Seções) para julgamento (art , caput, do CPC). O procedimento de afetação dará a devida publicidade à questão jurídica a ser decidida pelo STJ e acarretará a suspensão de todos os processos que possuírem a mesma questão jurídica no país. A partir da afetação do recurso, será consignado um número sequencial de tema da questão jurídica, que poderá ser facilmente consultado na página do STJ na internet (link). A suspensão de processos poderá ser determinada ainda pelo ministro relator no STJ nos casos em que a identificação da multiplicidade de feitos ocorrer diretamente no STJ. Dessa forma, a escolha dos recursos representativos da controvérsia será realizada pelo ministro relator no STJ, que determinará a suspensão dos demais processos sobre a mesma questão jurídica estabelecida no recurso especial selecionado por ele para julgamento. Da mesma forma que o RRC encaminhado pelos tribunais de origem, o recurso especial será afetado, e a ele será consignado um número sequencial de tema (art , 5º).

12 Procedimentos: O ministro relator, após a afetação da questão jurídica, poderá solicitar o envio de outros recursos representativos da controvérsia aos tribunais de origem (art , III, do CPC). O ministro relator, considerando a relevância da matéria, poderá admitir, no processo a ser submetido a julgamento sob a sistemática dos recursos repetitivos, a manifestação de pessoas, órgãos ou entidades com interesse na questão (art , I, do CPC). O ministro relator poderá, ainda, fixar data de audiência pública, oportunidade em que serão ouvidas pessoas com experiência e conhecimento sobre a matéria afetada para julgamento (art , II, do CPC). Após o julgamento do tema, além da atualização da página do STJ na internet, haverá a expedição de ofício aos tribunais de origem comunicando o posicionamento adotado no referido julgamento. Publicado o acórdão do recurso que julgou o tema, os recursos especiais suspensos nos tribunais de origem serão processados da seguinte forma (art do CPC): se a decisão adotada pelo tribunal de origem coincidir com o posicionamento do STJ, será negado seguimento ao recurso especial; se a decisão adotada pelo tribunal de origem divergir do posicionamento do STJ, a matéria poderá ser apreciada novamente por aquele tribunal; caso seja mantida a decisão divergente, far-se-á o exame de admissibilidade do recurso especial.

13 CPC/ CAPÍTULO III DO INCIDENTE DE ASSUNÇÃO DE COMPETÊNCIA Art É admissível a assunção de competência quando o julgamento de recurso, de remessa necessária ou de processo de competência originária envolver relevante questão de direito, com grande repercussão social, sem repetição em múltiplos processos. 1o Ocorrendo a hipótese de assunção de competência, o relator proporá, de ofício ou a requerimento da parte, do Ministério Público ou da Defensoria Pública, que seja o recurso, a remessa necessária ou o processo de competência originária julgado pelo órgão colegiado que o regimento indicar. 2o O órgão colegiado julgará o recurso, a remessa necessária ou o processo de competência originária se reconhecer interesse público na assunção de competência. 3o O acórdão proferido em assunção de competência vinculará todos os juízes e órgãos fracionários, exceto se houver revisão de tese. 4o Aplica-se o disposto neste artigo quando ocorrer relevante questão de direito a respeito da qual seja conveniente a prevenção ou a composição de divergência entre câmaras ou turmas do tribunal.

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL RECURSOS Parte 2 Prof. Marcelo Barbi 4 o Os recursos afetados deverão ser julgados no prazo de 1 (um) ano e terão preferência sobre os demais feitos, ressalvados os que envolvam

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Dos Recursos para o Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justiça Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil DOS RECURSOS PARA

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL RECURSOS Recurso Extraordinário e Especial Repetitivos Parte 1 Prof. Marcelo Barbi Do Julgamento dos Recursos Extraordinário e Especial Repetitivos Art. 1.036. Sempre que houver

Leia mais

Aula 14. REPERCUSSÃO GERAL (Pressuposto de admissibilidade específico do recurso extraordinário)

Aula 14. REPERCUSSÃO GERAL (Pressuposto de admissibilidade específico do recurso extraordinário) Turma e Ano: Curso de Direito Processual Civil 2015 módulo B Matéria / Aula: Recurso Extraordinário e Recurso Especial (cont.) Aula 14 Professor: Edward Carlyle (Juiz Federal) Monitor: Lino Ribeiro Aula

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL RECURSOS Recurso Extraordinário Parte 2 Prof. Marcelo Barbi Recurso Extraordinário 6 o O interessado pode requerer, ao presidente ou ao vicepresidente do tribunal de origem, que

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula n. 79 Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Recursos nas ações em Direito Médico e da Saúde

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula n. 79 Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Recursos nas ações em Direito Médico e da Saúde Aula n. 79 Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Recursos nas ações em Direito Médico e da Saúde O prequestionamento 1. Conceito O prequestionamento é a exigência que se impõe ao recorrente de discutir

Leia mais

IRDR INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS IRDR IRDR IRDR 27/10/2016

IRDR INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS IRDR IRDR IRDR 27/10/2016 INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS Inspirado no Direito Alemão e no Direito Inglês. Conceito: Trata-se de procedimento que visa a produção de decisões judiciais para a fixação de TESES JURÍDICAS

Leia mais

O CPC/2015 transfere ao regimento interno o papel de fixar a competência para julgamento, fixando parâmetros mínimos.

O CPC/2015 transfere ao regimento interno o papel de fixar a competência para julgamento, fixando parâmetros mínimos. CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL - LFG Artigos da Lei nº. 13.105/2015 (Novo Civil) relacionados ao tema da aula do dia 17 de novembro de 2016. Tema da aula: PROCESSO CIVIL DAS CAUSAS

Leia mais

LIMITES DE ATUAÇÃO DO CARF

LIMITES DE ATUAÇÃO DO CARF LIMITES DE ATUAÇÃO DO CARF CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO TRIBUTÁRIO ATUAL IBDT/AJUFE/DEF-FDUSP 2012 RICARDO MARIZ DE OLIVEIRA LIMITES INSTITUCIONAIS LIMITES IMPLICAM EM FRONTEIRAS MÍNIMAS E MÁXIMAS:

Leia mais

RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO

RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO AULA 14 PRÁTICA FORENSE EM DIREITO DO CONSUMIDOR RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO RECURSOS ESPECIAL Art. 1.029 do CPC O recurso extraordinário e o recurso especial, nos casos previstos na Constituição

Leia mais

Processo Civil. - Efetiva repetição de demandas e não potencial repetição de demandas;

Processo Civil. - Efetiva repetição de demandas e não potencial repetição de demandas; Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas IRDR A admissibilidade e o mérito serão apreciados pelos Tribunais de Segundo Grau. Do acórdão que julga o IRDR poderá ocorrer Resp ou Rext. Fixado o precedente,

Leia mais

CONTROLE ABSTRATO Parte II. Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins

CONTROLE ABSTRATO Parte II. Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins CONTROLE ABSTRATO Parte II Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins ADMISSIBILIDADE AMICUS Art. 7 o [...] CURIE 2 o O relator, considerando a relevância da matéria e a representatividade dos

Leia mais

TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO PRESIDÊNCIA RESOLUÇÃO Nº 201, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2015.

TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO PRESIDÊNCIA RESOLUÇÃO Nº 201, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2015. TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO PRESIDÊNCIA RESOLUÇÃO Nº 201, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2015. Edita a Instrução Normativa nº 38, que regulamenta o procedimento do Incidente de Julgamento dos Recursos de Revista

Leia mais

Direito Processual Civil. Recurso Especial e Extraordinário

Direito Processual Civil. Recurso Especial e Extraordinário Direito Processual Civil Recurso Especial e Extraordinário Recurso Especial e Extraordinário Art. 1.029: O recurso extraordinário e o recurso especial, nos casos previstos na Constituição Federal, serão

Leia mais

Embargos de Declaração

Embargos de Declaração QUADRO ESQUEMÁTICO PARA MEMORIZAÇÃO Embargos de Declaração Não é recurso. Trata-se de um remédio processual cujo objetivo é o aperfeiçoamento da decisão. Cabe contra qualquer decisão, seja proferida por

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 05/06/2018). Agravo de Instrumento.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 05/06/2018). Agravo de Instrumento. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 05/06/2018). Agravo de Instrumento. Processamento do agravo no Tribunal. O Agravo de Instrumento uma vez distribuído

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica COMENTÁRIOS À LEI Nº /2006 O CHAMADO FILTRO RECURSAL DOS RECURSOS EXTRAORDINÁRIOS

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica COMENTÁRIOS À LEI Nº /2006 O CHAMADO FILTRO RECURSAL DOS RECURSOS EXTRAORDINÁRIOS TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica COMENTÁRIOS À LEI Nº 11.418/2006 O CHAMADO FILTRO RECURSAL DOS RECURSOS EXTRAORDINÁRIOS Ary Jorge Almeida Soares Advogado A Lei nº 11.418/2006, de 19 de dezembro de

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL E EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO E EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL E EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO E EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL E EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO E EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA A palavra agravo significa prejuízo; dano sofrido; ofensa que se faz a alguém; afronta. O termo agravo independente de sua

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Parte 9 Prof(a). Bethania Senra Recurso Especial: - Não se admite o REsp que só tem cabimento de decisões de única ou última instância de Tribunais, não sendo cabível em face de

Leia mais

NOVO CODIGO DE PROCESSO CIVIL

NOVO CODIGO DE PROCESSO CIVIL NOVO CODIGO DE PROCESSO CIVIL INSTITUTOS IMPORTANTES PARA O MERCADO DE SEGUROS MARCIO MALFATTI NOVEMBRO 2016 DO INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS IRDR DO CABIMENTO Art. 976. É cabível a instauração

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA Módulo 29 Recursos. Da ordem dos processos nos Tribunais. Do incidente de assunção de competência. Do incidente de arguição de inconstitucionalidade. Do conflito de competência. Homologação de decisão

Leia mais

CPC 2015 X PLC Nº 168/2015

CPC 2015 X PLC Nº 168/2015 CPC 2015 X PLC Nº 168/2015 QUADRO COMPARATIVO Janeiro/2016 CPC/2015- LEI Nº 13.105 16/03/2015 PLC Nº 168, DE 2015 Art. 12. Os juízes e os tribunais deverão obedecer à ordem cronológica de conclusão para

Leia mais

Aula 16 RESP/REXT TURMA E SEÇÃO - STJ TURMA - STF

Aula 16 RESP/REXT TURMA E SEÇÃO - STJ TURMA - STF Turma e Ano: Curso de Direito Processual Civil 2015 módulo B Matéria / Aula: Embargos de divergência e incidentes de resolução de demandas repetitivas Aula 16 Professor: Edward Carlyle (Juiz Federal) Monitor:

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO RECURSOS PROCESSUAIS Caso... Determinada empresa ficou sabendo a respeito de algumas ações que buscam restituir o ICMS cobrado indevidamente nas contas de energia

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Juizado Especial Parte 9 Prof(a). Bethania Senra - Após o preparo, intima-se o recorrido para oferecer resposta escrita ao recurso no prazo de 10 dias (art. 42, 2º, Lei 9.099/95).

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO RECURSOS PROCESSUAIS Caso... Determinada empresa ficou sabendo a respeito de algumas ações que buscam restituir o ICMS cobrado indevidamente nas contas de energia

Leia mais

CONTROLE DIFUSO. Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins

CONTROLE DIFUSO. Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins CONTROLE DIFUSO Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins ORIGEM HISTÓRICA Marbury x Madison 1803 - EUA Primeira vez que um Tribunal declarou a inconstitucionalidade de uma lei federal por

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO O Recurso Especial é interposto contra acórdão que desrespeita matéria infraconstitucional. O Recurso Extraordinário, contra acórdão que violar a Constituição Federal.

Leia mais

Força vinculante dos precedentes: Segurança jurídica e redução da litigiosidade. Painelistas José Miguel Garcia Medina Olavo de Oliveira Neto

Força vinculante dos precedentes: Segurança jurídica e redução da litigiosidade. Painelistas José Miguel Garcia Medina Olavo de Oliveira Neto Força vinculante dos precedentes: Segurança jurídica e redução da litigiosidade Painelistas José Miguel Garcia Medina Olavo de Oliveira Neto Moderador Alexandre S. D Ambrosio Art. 926. Os tribunais devem

Leia mais

A JURISPRUDÊNCIA LOTÉRICA NO BRASIL

A JURISPRUDÊNCIA LOTÉRICA NO BRASIL SUMÁRIO Capítulo 1 A JURISPRUDÊNCIA LOTÉRICA NO BRASIL... 19 1.1 O art. 926 e a sua importância ao processo civil brasileiro... 23 1.1.1 Os meios de formação de precedentes judiciais no CPC/2015... 28

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 26/06/2018).

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 26/06/2018). CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 26/06/2018). Cumprimento de sentença que reconheça obrigação de fazer, não fazer ou restituir (art. 536 e seguintes

Leia mais

Aula 148 JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE E JUÍZO DE MÉRITO DOS RECURSOS

Aula 148 JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE E JUÍZO DE MÉRITO DOS RECURSOS Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual Civil Aula: Direito Processual Civil Teoria Geral dos Recursos - 148 Professor (a): Edward Carlyle Monitor (a): Wilson Macena da Silva Aula 148 JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE

Leia mais

Recurso Especial e Recurso Extraordinário

Recurso Especial e Recurso Extraordinário Recurso Especial e Recurso Extraordinário RUBENS KINDLMANN Objetivo Têm por objetivo impedir que as decisões contrariem a Constituição Federal ou as leis federais, buscando a uniformidade de interpretação.

Leia mais

6.1 Do Recurso Extraordinário

6.1 Do Recurso Extraordinário CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Curso: Direito Disciplina: Estágio II Profª. Ilza Maria da Silva Facundes UNIDADE VI PROCEDIMENTO DO RECURSO ESTRAORDINÁRIO 6.1 Do Recurso Extraordinário. 6.1.2 Competência.

Leia mais

PROVA UNIFICADA II UNIDADE. 01) Em relação ao tema Recursos da competência dos tribunais superiores, escolha a alternativa VERDADEIRA:

PROVA UNIFICADA II UNIDADE. 01) Em relação ao tema Recursos da competência dos tribunais superiores, escolha a alternativa VERDADEIRA: CURSO: BACHARELADO EM DIREITO DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL II CÓD. DISCIPLINA: 305613 PROFESSOR (A): CLÍSTENES BEZERRA DE HOLANDA PERÍODO DA DISCIPLINA: 6º PERÍODO TURNO: MANHÃ SEMESTRE: 2016.2

Leia mais

REGRAS GERAIS RECURSO ESPECIAL

REGRAS GERAIS RECURSO ESPECIAL Recurso Especial REGRAS GERAIS RECURSO ESPECIAL 01) PREQUESTIONAMENTO SÚMULA 282 STF: é inadmissível o recurso extraordinário, quando não ventilada, na decisão recorrida, a questão federal suscitada. SÚMULA

Leia mais

INCIDENTE DE ASSUNÇÃO DE COMPETÊNCIA. 1. Qual a novidade? O CPC de 2015 procurou aprimorar a regra de

INCIDENTE DE ASSUNÇÃO DE COMPETÊNCIA. 1. Qual a novidade? O CPC de 2015 procurou aprimorar a regra de INCIDENTE DE ASSUNÇÃO DE COMPETÊNCIA 1. Qual a novidade? O CPC de 2015 procurou aprimorar a regra de assunção de competência existente no art. 555, 1º do CPC/73, que permitia fosse o recurso julgado por

Leia mais

Recurso Especial e Extraordinário no NCPC

Recurso Especial e Extraordinário no NCPC Recurso Especial e Extraordinário no NCPC Aspectos Gerais Ministrante: Ms. José Alberto Clemente Junior OAB - Santos 24 de setembro de 2015 09/2015 1 1. Introdução Origens: Decreto n 510, de 22/06/1890

Leia mais

4º AULA: SISTEMA DE PRECEDENTES

4º AULA: SISTEMA DE PRECEDENTES Coordenação: Prof. Dr. Pedro Miranda de Oliveira 4º AULA: SISTEMA DE PRECEDENTES Prof. Dr. Eduardo de Avelar Lamy TRIPÉ DO NOVO CPC CONTRADITÓRIO SUBSTANCIAL FUNDAMENTAÇÃO SISTEMA DE PRECEDENTES O NOVO

Leia mais

Recurso Especial. Superior Tribunal de Justiça - STJ

Recurso Especial. Superior Tribunal de Justiça - STJ Recurso Especial Superior Tribunal de Justiça - STJ Recurso especial Fonte: Portal do Supremo Tribunal Federal www.stf.jus.br. Descrição do Verbete: Recurso ao Superior Tribunal de Justiça, de caráter

Leia mais

Aula 144. Os requisitos para atribuição de efeito suspensivo por decisão judicial são:

Aula 144. Os requisitos para atribuição de efeito suspensivo por decisão judicial são: Curso/Disciplina: Direito Processual Civil (NCPC) Aula: Efeito Suspensivo dos Recursos (Parte II). Professor (a): Edward Carlyle Monitor (a): Tathyana Lopes 1. Do Efeito Suspensivo: Aula 144. É o efeito

Leia mais

Recurso ordinário constitucional

Recurso ordinário constitucional Recurso ordinário constitucional Previsão 496 V e 539 CPC 102 II e 105 II CF/88 Atividade do STJ e STF Serve para dar segundo grau de jurisdição às ações que se iniciam nas instâncias inferiores (não na

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Recurso de Revista. Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Recurso de Revista. Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Recurso de Revista Prof ª. Eliane Conde RECURSO DE REVISTA Previsto no Artigo 896 da CLT, o qual sofreu alterações com a Lei 13.467 de 2017,

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale RECURSOS PREQUESTIONAMENTO prequestionamento Os recursos extraordinário para o Supremo Tribunal Federal e especial para o Superior Tribunal de Justiça só serão aceitos

Leia mais

SENADO FEDERAL SECRETARIA-GERAL DA MESA SECRETARIA DE COMISSÕES COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA

SENADO FEDERAL SECRETARIA-GERAL DA MESA SECRETARIA DE COMISSÕES COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA SENADO FEDERAL SECRETARIA-GERAL DA MESA SECRETARIA DE COMISSÕES COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA TEXTO FINAL Do PROJETO DE LEI DA CÂMARA Nº 63, DE 2013 Na Comissão de Constituição, Justiça

Leia mais

Aula 306 RECURSOS EM ESPÉCIE

Aula 306 RECURSOS EM ESPÉCIE Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual Civil (NCPC) Aula: Indícios de Repercussão Geral. Professor (a): Edward Carlyle Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 306 RECURSOS EM ESPÉCIE - Processamentos

Leia mais

UNIFORMIZAÇÃO DE JURISPRUDÊNCIA. Professora Bianca Bastos

UNIFORMIZAÇÃO DE JURISPRUDÊNCIA. Professora Bianca Bastos UNIFORMIZAÇÃO DE JURISPRUDÊNCIA Professora Bianca Bastos UNIFORMIZAÇÃO DE JURISPRUDÊNCIA Lei 13.467/2017 Art.702, inciso I, f e 3º e 4º da CLT. Uniformização feita frente a divergências internas; Se o

Leia mais

LIMITES DE ATUAÇÃO DO CARF CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO TRIBUTÁRIO ATUAL IBDT/AJUFE/DEF-FDUSP 2012

LIMITES DE ATUAÇÃO DO CARF CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO TRIBUTÁRIO ATUAL IBDT/AJUFE/DEF-FDUSP 2012 LIMITES DE ATUAÇÃO DO CARF CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO TRIBUTÁRIO ATUAL IBDT/AJUFE/DEF-FDUSP 2012 LIMITES JURÍDICOS Considerações adicionais CF Art. 5º. (...) LIV - ninguém será privado da liberdade

Leia mais

RECURSOS E INCIDENTE DE UNIFORMIZAÇÃO JUIZADO ESPECIAL FEDERAL. Prof. Carlos Alberto Antonio Jr. sexta-feira, 16 de junho de 17

RECURSOS E INCIDENTE DE UNIFORMIZAÇÃO JUIZADO ESPECIAL FEDERAL. Prof. Carlos Alberto Antonio Jr. sexta-feira, 16 de junho de 17 RECURSOS E INCIDENTE DE UNIFORMIZAÇÃO JUIZADO ESPECIAL FEDERAL Prof. Carlos Alberto Antonio Jr. RECURSO PARA TURMA RECURSAL LEI 10259/2001 Art. 4 o O Juiz poderá, de ofício ou a requerimento das partes,

Leia mais

RECURSO ORDINÁRIO. Recurso Ordinário

RECURSO ORDINÁRIO. Recurso Ordinário RECURSO ORDINÁRIO Conceito: Os recursos ordinários são os recursos cabíveis para impugnar decisões havidas nos casos previstos no art. 1.027 do CPC. Apesar de serem julgados pelo Supremo Tribunal Federal

Leia mais

Professor Rogerio Licastro Torres de Mello

Professor Rogerio Licastro Torres de Mello Professor Rogerio Licastro Torres de Mello Doutor e Mestre em Direito Direito Processual Civil pela PUC / SP Facebook: Rogerio Licastro NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Recurso de apelação, agravo e outros

Leia mais

ASPECTOS DA RELEVÂNCIA, TRANSCENDÊNCIA OU REPERCUSSÃO GERAL

ASPECTOS DA RELEVÂNCIA, TRANSCENDÊNCIA OU REPERCUSSÃO GERAL ASPECTOS DA RELEVÂNCIA, TRANSCENDÊNCIA OU REPERCUSSÃO GERAL Professor Mestre Jouberto de Quadro Pessoa Cavalcante i Professor da Faculdade de Direito - UPM Nos sistema jurídico positivado, a relevância,

Leia mais

Resposta: Errado. o erro está em se não houver proposta de assunção de competência pelas seções. NA verdade é SE HOUVER. Art.

Resposta: Errado. o erro está em se não houver proposta de assunção de competência pelas seções. NA verdade é SE HOUVER. Art. Regimento Interno TRF 1 (Atualizado de acordo com o Novo CPC) 1. Funciona, no Tribunal, a Coordenação do Sistema de Conciliação da Justiça Federal da 1ª Região, que tem por objetivo formular e promover

Leia mais

17/03/2015. Direito Processual Civil II MODALIDADES DE RECURSOS

17/03/2015. Direito Processual Civil II MODALIDADES DE RECURSOS Direito Processual Civil II FREDERICO OLIVEIRA fjsdeoliveira@gmail.com twitter: @fredoliveira197 Skype: frederico.oliveira42 RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL RECURSO ESPECIAL RECURSO EXTRAORDINÁRIO EMBARGOS

Leia mais

O CONGRESSO NACIONAL decreta:

O CONGRESSO NACIONAL decreta: TEXTO FINAL PROJETO DE LEI DA CÂMARA Nº 63, DE 2013 (Nº 2.214, DE 2011, NA CASA DE ORIGEM) Altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, para

Leia mais

Ocorre que a matéria é distinta de tal demanda proposta pelo autor, e por isso, não concorda com o posicionamento do juízo.

Ocorre que a matéria é distinta de tal demanda proposta pelo autor, e por isso, não concorda com o posicionamento do juízo. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Prof. Pedro Bonifácio AULA 71 11/12/2017 Direito Tributário RECURSOS PROCESSUAIS CASO... Determinada empresa ficou sabendo a respeito de algumas ações que

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Breves considerações sobre os artigos 543-a, 543-b e 543-C do CPC Zilá T. Miorelli * A EC 45/2004 acrescentou o 3º ao art. 102 da CF, que dispõe sobre o recurso extraordinário ao

Leia mais

Nelson Rodrigues Netto

Nelson Rodrigues Netto A Alteração do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal para a Aplicação da Repercussão Geral da Questão Constitucional no Recurso Extraordinário 1 Nelson Rodrigues Netto Advogado. Pós-Doutor em Direito

Leia mais

Aula 305 RECURSOS EM ESPÉCIE

Aula 305 RECURSOS EM ESPÉCIE Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual Civil (NCPC) Aula: Repercussão Geral. Conceito e Natureza Jurídica. Professor (a): Edward Carlyle Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 305 RECURSOS EM ESPÉCIE

Leia mais

Aula nº. 255 a 256 AGRAVO INTERNO

Aula nº. 255 a 256 AGRAVO INTERNO Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual Civil (NCPC) Aula: Agravo Interno 255 e 256 Professor(a): Edward Carlyle Monitor(a): Sarah Padilha Gonçalves Aula nº. 255 a 256 1. Generalidades e Cabimento

Leia mais

RECURSO ESPECIAL e RECURSO EXTRAORDINÁRIO. Profª Simone de Alcantara Savazzoni

RECURSO ESPECIAL e RECURSO EXTRAORDINÁRIO. Profª Simone de Alcantara Savazzoni RECURSO ESPECIAL e RECURSO EXTRAORDINÁRIO Profª Simone de Alcantara Savazzoni TEORIA GERAL Recurso = meio de impugnar DECISÃO ( sentença) = Princípio do duplo grau de jurisdição REFORMA INVALIDAÇÃO REEXAME

Leia mais

MINISTÉRIO DA FAZENDA PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL COORDENAÇÃO DA ATUAÇÃO JUDICIAL PERANTE O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

MINISTÉRIO DA FAZENDA PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL COORDENAÇÃO DA ATUAÇÃO JUDICIAL PERANTE O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL NOTA/PGFN/CASTF/N. 1153/2014 Recurso Extraordinário. Inexistência de repercussão geral. Matéria infraconstitucional. Incidência de contribuição previdenciária sobre a verba recebida por empregado a título

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Dos Processos nos Tribunais Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil DOS PROCESSOS NOS TRIBUNAIS Art. 929. Os autos serão registrados

Leia mais

OAB 2º Fase Tributário Prof. Lucas Morais TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Recurso Ordinário Constitucional. Recurso Especial. Recurso Extraordinário

OAB 2º Fase Tributário Prof. Lucas Morais TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Recurso Ordinário Constitucional. Recurso Especial. Recurso Extraordinário OAB 2º Fase Tributário Prof. Lucas Morais TEORIA GERAL DOS RECURSOS Recurso Ordinário Constitucional Recurso Especial Recurso Extraordinário RECURSOS - CARACTERÍSTICAS Interposição na mesma relação processual

Leia mais

REPERCUSSÃO GERAL NOS RECURSOS EXTRAORDINÁRIOS EM MATÉRIA TRABALHISTA.

REPERCUSSÃO GERAL NOS RECURSOS EXTRAORDINÁRIOS EM MATÉRIA TRABALHISTA. REPERCUSSÃO GERAL NOS RECURSOS EXTRAORDINÁRIOS EM MATÉRIA TRABALHISTA. José Alberto Couto Maciel. Da Academia Brasileira de Direito do Trabalho. O Supremo Tribunal Federal, pela Emenda Regimental n. 21,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Recursos Criminais Recursos Especial e Extraordinário em Matéria Penal Prof. Gisela Esposel - PREVISÃO LEGAL: artigo 102, III e artigo 105,III da CR/88. - Art.102 Compete ao Supremo

Leia mais

A Alteração do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal para a Aplicação da Repercussão Geral da Questão Constitucional no Recurso Extraordinário

A Alteração do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal para a Aplicação da Repercussão Geral da Questão Constitucional no Recurso Extraordinário A Alteração do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal para a Aplicação da Repercussão Geral da Questão Constitucional no Recurso Extraordinário elson Rodrigues etto Mestre e Doutor em Direito Processual

Leia mais

Presidência da República

Presidência da República Presidência da República Casa Civil - Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 13.015, DE 21 JULHO DE 2014. Vigência Altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto- Lei n o 5.452,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Intervenção de terceiros. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Intervenção de terceiros. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Intervenção de terceiros Prof. Luiz Dellore 1. Conceito: figura processual que possibilita ao terceiro participar do processo. Pode ocorrer de duas formas: a) Espontânea: terceiro

Leia mais

QUESTÕES DE ORDEM DA TURMA NACIONAL DE UNIFORMIZAÇÃO DOS JUIZADOS ESPECIAIS DA JUSTIÇA FEDERAL. (Atualizado até a questão de ordem nº 38 em 16NOV2016)

QUESTÕES DE ORDEM DA TURMA NACIONAL DE UNIFORMIZAÇÃO DOS JUIZADOS ESPECIAIS DA JUSTIÇA FEDERAL. (Atualizado até a questão de ordem nº 38 em 16NOV2016) QUESTÕES DE ORDEM DA TURMA NACIONAL DE UNIFORMIZAÇÃO DOS JUIZADOS ESPECIAIS DA JUSTIÇA FEDERAL Fonte: (Atualizado até a questão de ordem nº 38 em 16NOV2016) https://www2.jf.jus.br/phpdoc/virtus/ Questão

Leia mais

: MIN. ALEXANDRE DE MORAES DESPACHO

: MIN. ALEXANDRE DE MORAES DESPACHO EMB.DECL. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 905.357 RORAIMA RELATOR EMBTE.(S) ADV.(A/S) EMBDO.(A/S) PROC.(A/S)(ES) : MIN. ALEXANDRE DE MORAES :FRANCISCO DENIS ALMEIDA LIMA :GIL VIANA SIMÕES BATISTA :ESTADO DE

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Organização do Poder Judiciário Supremo Tribunal Federal. Profª. Liz Rodrigues - Supremo Tribunal Federal: guardião da Constituição. - Composição: onze Ministros, escolhidos dentre

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Parte 2 Prof ª. Eliane Conde Oposição O opoente ingressa no processo pendente, apresentando

Leia mais

Data da última atualização: 21/04/17. Acervo atual. Eletrônico Físico Soma: Originária Recursal

Data da última atualização: 21/04/17. Acervo atual. Eletrônico Físico Soma: Originária Recursal Acervo atual Eletrônico Físico Soma: Data da última atualização: 21/04/17 Originária 12.769 3.491 16.260 Recursal 31.933 6.836 38.769 Soma: 44.702 10.327 55.029 Classes recursais AI 1.732 ARE 25.075 RE

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Page 1 of 5 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº13.015, DE 21 JULHO DE 2014. Vigência Altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei

Leia mais

SUMÁRIO DESTE MÓDULO

SUMÁRIO DESTE MÓDULO 1. NOTAS INTRODUTÓRIAS 1.1. APRESENTAÇÃO DA PRESENTE PROPOSTA 1.2. INTRODUÇÃO 1.. REVISITANDO ALGUNS ASPECTOS IMPORTANTES DA TEORIA GERAL DOS RECURSOS 1.4. EFEITOS DOS RECURSOS 1.5. NOVIDADES DO CPC DE

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSO DE APELAÇÃO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSO DE APELAÇÃO RECURSO DE APELAÇÃO RECURSO DE APELAÇÃO Artigos 1.010 ao 1.014 do Código de Processo Civil 1 RECURSO DE APELAÇÃO Conceito Apelação é o recurso interposto contra sentença que põe fim à fase cognitiva do

Leia mais

O Novo CPC e o Processo do Trabalho

O Novo CPC e o Processo do Trabalho O Novo CPC e o Processo do Trabalho Impactos na Advocacia Trabalhista Min. Maria Cristina Irigoyen Peduzzi Novo CPC positivou princípios constitucionais Constituição Novo Código de Processo Civil Acesso

Leia mais

lei Nº , DE 21 DE JULHO DE 2014

lei Nº , DE 21 DE JULHO DE 2014 1 lei Nº 13.015, DE 21 DE JULHO DE 2014 A Lei 13.015/14, ao final transcrita, foi publicada no Diário Oficial da União no final de julho, devendo-se notar que sua vigência é somente a partir de 20 de setembro.

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA OFICINA DO NOVO CPC EMBARGOS DE DECLARAÇÃO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA OFICINA DO NOVO CPC EMBARGOS DE DECLARAÇÃO OFICINA DO NOVO CPC EMBARGOS DE DECLARAÇÃO Artigos 1.022 a 1.026 do Código de Processo Civil 1. Conceito Os embargos declaratórios são opostos contra qualquer decisão que contenha obscuridade, omissão,

Leia mais

DIREITO Processual CIVIL

DIREITO Processual CIVIL DIREITO Processual CIVIL Processos de Competência Originária dos Tribunais Parte 2 Prof. Marcelo Barbi Art. 949. Se a arguição for: I - rejeitada, prosseguirá o julgamento; II - acolhida, a questão será

Leia mais

RESOLUÇÃO DE CONFLITOS DE MASSA

RESOLUÇÃO DE CONFLITOS DE MASSA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS DE MASSA Perfil do advogado contencioso; Sistemática atual - mecanismos existentes: - Repercussão geral, Súmula Vinculante, Recursos repetitivos. - Art. 285 A e 557 do Atual Código

Leia mais

REPERCUSSÃO GERAL NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO

REPERCUSSÃO GERAL NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO REPERCUSSÃO GERAL NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO Adriana Koszuoski 1 Bruna Thaisa Dias Penachioni 2 INTRODUÇÃO Este tema foi escolhido para mostrar todos os aspectos que envolvem o recurso extraordinário na

Leia mais

Coordenadoras. Inês Virgínia Prado Soares Flávia Piovesan. Impacto das Decisões da Corte Interamericana de Direitos Humanos na Jurisprudência do STF

Coordenadoras. Inês Virgínia Prado Soares Flávia Piovesan. Impacto das Decisões da Corte Interamericana de Direitos Humanos na Jurisprudência do STF Coordenadoras Inês Virgínia Prado Soares Flávia Piovesan Impacto das Decisões da Corte Interamericana de Direitos Humanos na Jurisprudência do STF 2016 PARTE I STF E A JURISPRUDÊNCIA DE DIREITOS HUMANOS

Leia mais

COMPLEMENTAÇÃO DE VOTO

COMPLEMENTAÇÃO DE VOTO COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE LEI N º 2.214, DE 2011 Autor: Deputado VALTENIR PEREIRA Relatora: COMPLEMENTAÇÃO DE VOTO I - RELATÓRIO A proposta sob exame tem por objetivo

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Prof ª. Eliane Conde Juízos de Admissibilidade Juízo a quo prolator Juízo ad quem - competente para julgar o recurso Juizo de admissibilidade

Leia mais

AULA 16. Espécies de Intervenção de terceiro no novo CPC. d) Incidente de desconsideração da personalidade jurídica

AULA 16. Espécies de Intervenção de terceiro no novo CPC. d) Incidente de desconsideração da personalidade jurídica Turma e Ano: Master A (2015) 25/05/2015 Matéria / Aula: Direito Processual Civil / Aula 16 Professor: Edward Carlyle Silva Monitor: Alexandre Paiol CONTEÚDO DA AULA: curiae AULA 16 Incidente de desconsideração

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO O Recurso Especial é interposto contra acórdão que desrespeita matéria infraconstitucional. O Recurso Extraordinário, contra acórdão que violar a Constituição Federal.

Leia mais

AGRAVO DE INSTRUMENTO: Um Novo Modelo

AGRAVO DE INSTRUMENTO: Um Novo Modelo AGRAVO DE INSTRUMENTO: Um Novo Modelo SÁLVIO DE FIGUEIREDO TEIXEIRA* Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Juiz do Tribunal. Alçada de Minas Gerais e Diretor da Rev. de Julgados do TAMG 1.CONSIDERAÇÕES

Leia mais

PRIMEIRAS OBSERVAÇÕES SOBRE A LEI DOS RECURSOS REPETITIVOS NO STJ

PRIMEIRAS OBSERVAÇÕES SOBRE A LEI DOS RECURSOS REPETITIVOS NO STJ PRIMEIRAS OBSERVAÇÕES SOBRE A LEI DOS RECURSOS REPETITIVOS NO STJ ATHOS GUSMÃO CARNEIRO* Ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça, Presidente do Conselho do IBDP. RESUMO: O autor comenta, neste

Leia mais

Teoria geral dos recursos e apelação. 1. Normais fundamentais 2. Classificação 3. Princípios 4. Efeitos dos recursos 5. Apelação

Teoria geral dos recursos e apelação. 1. Normais fundamentais 2. Classificação 3. Princípios 4. Efeitos dos recursos 5. Apelação 1. Normais fundamentais 2. Classificação 3. Princípios 4. Efeitos dos recursos 5. Apelação 1. Normais fundamentais: Duração razoável : rol AI, IRDR, RE e REsp repetitivos. Isonomia: Vinculação dos precedentes;

Leia mais

Embargos de Declaração e Agravo de Instrumento

Embargos de Declaração e Agravo de Instrumento Direito Processual Civil Embargos de Declaração e Agravo de Instrumento Embargos de Declaração Art. 1.022: Cabem embargos de declaração contra qualquer decisão judicial para: I - esclarecer obscuridade

Leia mais

02/04/2019. Professor Hugo Penna Sentença. Decisão interlocutória. Despacho

02/04/2019. Professor Hugo Penna Sentença. Decisão interlocutória. Despacho Professor Hugo Penna hugopenna@ch.adv.br Sentença Decisão interlocutória Despacho remédio voluntário idôneo a ensejar, dentro do mesmo processo, a reforma, invalidação, o esclarecimento ou a integração

Leia mais

Sistema Recursal no Novo Código de Processo Civil

Sistema Recursal no Novo Código de Processo Civil Sistema Recursal no Novo Código de Processo Civil Prof. Ms. Gabriel Bressan gabriel.bressan@aglaw.com.br ALMEIDA GUILHERME Advogados Associados www.aglaw.com.br PARTE GERAL www.aglaw.com.br PARTE GERAL

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. Recurso especial

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. Recurso especial CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (12/11/2018) Recurso especial Conceito: espécie de recurso com gênese constitucional, considerado

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça INSTRUÇÃO NORMATIVA STJ N. 11 DE 19 DE DEZEMBRO DE 2012. Regulamenta a Estatística Informatizada dos Gabinetes e define os critérios para a sua utilização. O PRESIDENTE DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA,

Leia mais

DIREITO Processual CIVIL

DIREITO Processual CIVIL DIREITO Processual CIVIL Recursos : Dos Embargos de Divergência Prof. Marcelo Barbi Dos Embargos de Divergência Art. 1.043. É embargável o acórdão de órgão fracionário que: Acórdão proferido pela Corte

Leia mais

RECURSOS PROCESSUAIS

RECURSOS PROCESSUAIS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Prof. Pedro Bonifácio AULA 70 04/12/2017 Direito Tributário RECURSOS PROCESSUAIS Só possível interpor um recurso por vez, para cada ato do juiz. Art. 994 CPC.

Leia mais

NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DECORRENTE DE LANÇAMENTO DE OFÍCIO NO ESTADO DE SÃO PAULO 6ª PARTE

NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DECORRENTE DE LANÇAMENTO DE OFÍCIO NO ESTADO DE SÃO PAULO 6ª PARTE NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DECORRENTE DE LANÇAMENTO DE OFÍCIO NO ESTADO DE SÃO PAULO 6ª PARTE Alencar Frederico Mestre em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba;

Leia mais