REPERCUSSÃO GERAL NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REPERCUSSÃO GERAL NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO"

Transcrição

1 REPERCUSSÃO GERAL NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO Adriana Koszuoski 1 Bruna Thaisa Dias Penachioni 2 INTRODUÇÃO Este tema foi escolhido para mostrar todos os aspectos que envolvem o recurso extraordinário na ação processual civil, analisando o ordenamento jurídico moderno e as possibilidades de interposição desse recurso. O Recurso Extraordinário traz ao Superior Tribunal Federal apenas a análise de matérias de ordem constitucional, visando pacificar o entendimento relacionado à interpretação que os diversos Tribunais a quo têm sobre um determinado assunto. As matérias arguíveis em sede de instância Extraordinária devem ser exclusivamente de direito, não comportando em seu bojo a discussão de matérias fáticas, pois esta não visa resguardar apenas os interesses das partes envolvidas no litígio, e sim proteger o direito objetivo, que não atinge apenas os interessados. O recurso em discussão só tem cabimento dentro das hipóteses constitucionais previstas. Busca-se esclarecer o requisito específico da repercussão geral no Recurso Extraordinário, que diz respeito à existência de questões relevantes sob os pontos de vista econômico, político, social ou jurídico, e que ultrapasse os interesses subjetivos da causa, ou seja, as partes envolvidas no litígio, e venha a dar soluções a diversos conflitos da sociedade de forma geral, que alcance pessoas que não estejam ligadas de forma direta com o assunto em apreciação. Promulgada a Emenda Constitucional 45, de 8 de dezembro de 2004, foi inserido no artigo 102 da Constituição Federal um novo parágrafo (3º), exigindo-se para o conhecimento do recurso extraordinário a demonstra- 1 Professora da Universidade de Cuiabá Unic. Chefe de Gabinete do Ministério Público de Contas do Estado de Mato Grosso. Mestre em Relações Internacionais para o Mercosul, pela Universidade do Sul de Santa Catarina Unisul. Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade do Vale do Itajaí Univali. 2 Acadêmica do 9º semestre do curso de Direito da Universidade de Cuiabá Unic.

2 10 Repercussão geral no Recurso Extraordinário ção da repercussão geral da controvérsia constitucional ali debatida. Em meados do ano de 2006, foi promulgada a Lei /06, regulamentando a matéria, inserindo dois novos artigos no Código de Processo Civil (artigos 543-A e 543-B), sobre remeter a disciplina da repercussão geral ao Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal. Dessa forma, o estudo em tela busca aclarar quais são as hipóteses e os requisitos para interposição do recurso extraordinário, como introdução no nosso ordenamento jurídico do requisito da repercussão geral da matéria debatida, para que Recurso Extraordinário seja admitido e posteriormente julgado, trazendo à parte recorrente a resposta jurídica para a sua pretensão. CONCEITO A Constituição Federal tem como finalidade estabelecer a estrutura do Estado, organizar seus órgãos, regulamentar a forma de aquisição e os limites do poder, devendo resguardar os direitos e garantias individuais do cidadão. A Constituição se coloca como lei fundamental ao Estado de Direito, sendo responsável pela organização de seus elementos fundamentais. Portanto, existe uma supremacia da Constituição Federal quanto às demais normas do ordenamento jurídico brasileiro, o que obriga os operadores do Direito a atuarem em acordo com as normas constitucionais. A partir do entendimento da supremacia da Constituição, foi criado um recurso que viesse a preservá-la, garantindo a uniformização e a aplicação das normas constitucionais em todo o território nacional. O recurso extraordinário é um mecanismo processual que possibilita a análise, pelo Supremo Tribunal Federal, de questões constitucionais que ocorram no caso concreto. As hipóteses de cabimento do recurso extraordinário vêm elencadas na Constituição Federal, sendo este um recurso de estrito direito, pois o que se analisa precipuamente, neste recurso, é a prevalência da norma constitucional, em todo território nacional. O Recurso Extraordinário originou-se do direito norte-americano, e no decorrer do tempo, e principalmente, diante da estrutura judiciária do Brasil, passou a ser uma resposta à necessidade da existência de um Órgão Superior.

3 Adriana Koszuoski / Bruna Thaisa Dias Penachioni 11 Esse recurso, portanto, sempre teve como finalidade, entre outras, assegurar a integridade do sistema jurídico brasileiro, que deve ser submisso à Constituição Federal. REQUISITOS Dentre as mudanças que a Emenda Constitucional nº 45, de 30 de novembro de 2004, trouxe com a Reforma do Poder Judiciário, está presente o requisito de admissibilidade para apreciação em sede de recurso extraordinário pelo Supremo Tribunal da repercussão geral no recurso extraordinário. 3 Com essa emenda foi inserido ao artigo 102 da Constituição Federal, o parágrafo terceiro prevendo que: No Recurso Extraordinário o recorrente deverá demonstrar a repercussão geral das questões constitucionais discutidas no caso, nos termos da lei, a fim de que o Tribunal examine a admissão do recurso, somente podendo recusá-lo pela manifestação de dois terços de seus membros. 4 A repercussão geral, como novo requisito de admissibilidade do recurso extraordinário, foi inspirada no writ of certiorari de juízo de relevância do Tribunal Constitucional, da Suprema Corte norte-americana. Todavia, nestas Cortes Constitucionais, a relevância das questões postas em julgamento já está previamente definida. O que não acontece em nosso país, uma vez que a norma constitucional não define de forma exata o que vem a ser repercussão geral, reservando essa interpretação aos membros da mais Alta Corte de Justiça. A Lei , de 19 de dezembro de 2006, que regulamentou a repercussão geral, diz que o requisito será aplicado a todo recurso extraordinário impetrado a partir da data de 17 de fevereiro de 2007, seja o recurso de natureza cível, criminal, eleitoral ou trabalhista, preocupando-se em informar que para a interposição do recurso extraordinário faz-se necessária a repercussão geral da questão constitucional combatida. 5 3 BRASIL. STF. Regimento interno do Supremo Tribunal Federal. 4 BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). 5 BRASIL. Código de Processo Civil (2002).

4 12 Repercussão geral no Recurso Extraordinário A necessidade de se demonstrar a existência da repercussão geral só exigível no recurso extraordinário, de qualquer natureza, como mostra o 3º, do artigo 102, da Constituição Federal. Para os demais recursos apreciados pelo Supremo Tribunal Federal, não há normas a serem demonstradas sobre a repercussão geral, processando outros recursos sem a necessidade de demonstrar este requisito para o recebimento do recurso. 6 A Emenda Constitucional nº 45, já promulgada, acrescentou o parágrafo terceiro ao artigo 102 da Constituição Federal, que na data de 19 de dezembro de 2006, através da Lei /06, foi sancionada, regulamentando o referido parágrafo, com as normas estabelecidas pelo Supremo Tribunal Federal, de acordo com seu regimento interno, com redação dada pela emenda regimental 21, de 30 de abril de 2007, disciplinando normas internas da Suprema Corte, no sentido de que a presidência deste Tribunal deverá inadmitir o recurso que não apresentar a preliminar formal e fundamentada de repercussão geral, também caberá tal competência ao relator, se o recurso não for negado liminarmente pela presidência. 7 O dispositivo da repercussão geral possibilita que o Supremo Tribunal Federal escolha os recursos extraordinários que irá julgar, levando em consideração a relevância econômica, social, política ou jurídica da matéria a ser apreciada. O recurso extraordinário, depois de designado o relator, terá de ser submetido ao crivo dos membros efetivos do Tribunal, para que seus membros avaliem a existência da repercussão geral das questões constitucionais debatidas no caso. Será inadmitido pelo voto de 2/3 dos seus membros, cabendo ao relator decidir de maneira monocrática quanto à admissibilidade ou não do recurso extraordinário. 8 É importante saber o que vem a ser repercussão geral e qual a sua importância ao que diz respeito ao requisito de admissibilidade do recurso extraordinário. Repercussão tem origem do latim repercussio, de repercutere, ou seja o ato de repercutir, quer dizer, fazer sentir indiretamente sua ação ou influência. Com o devido respeito pela norma, pelo significado da palavra em discussão, não existe relação ou influência direta com o recebimento ou não de um recurso perante o Supremo Tribunal Federal, 6 BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Op. cit., p Idem, p MARINONI, Luiz Guilherme; MITIDIERO, Daniel. Repercussão Geral no Recurso Extraordinário. São Paulo: Revista dos Tribunais, p. 22.

5 Adriana Koszuoski / Bruna Thaisa Dias Penachioni 13 pois, para admissibilidade do recurso extraordinário, é necessário o preenchimento dos requisitos recursais a ele inerentes e ainda não ser o recurso inadmissível, improcedente, prejudicado ou em desconformidade com jurisprudência ou súmula dominante do referido Tribunal, da Suprema Corte, ou de Tribunal Superior, quando da análise para sua admissibilidade não se deve analisar o mérito. Com a modificação trazida pela Emenda Constitucional nº 45/2004, regulamentada pela Lei /06, ficou demonstrado que o recebimento do recurso extraordinário ficará sujeito à interpretação do que seja repercussão geral por no mínimo dois terços dos membros do Supremo Tribunal Federal, não sendo permitido ao relator inadmitir de plano o recurso extraordinário, devendo levar este à apreciação de todos os ministros, salvo se, no mínimo, quatro membros da turma votarem pela existência da repercussão geral, não sendo necessária a remessa do recurso ao plenário do Supremo. O ministro relator estará obrigado a colocar em pauta aquele recurso, para que no mínimo dois terços dos ministros do Supremo Tribunal Federal se manifestem pelo seu recebimento ou não aceitação. 9 O dispositivo em tela possibilita à Suprema Corte a escolha dos recursos extraordinários que irá julgar, levando em consideração a relevância social, política, econômica ou jurídica da matéria a ser apreciada, criando, através desse mecanismo, mais um requisito de admissibilidade para o recurso extraordinário, além de outros requisitos que já se faziam necessários, como legitimação, tempestividade, interesse para recorrer, cabimento, preparo, inexistência de fato impeditivo ou extintivo do direito de recorrer e dos requisitos excepcionais exigidos em sede extraordinária, devendo a parte recorrente demonstrar precipuamente a existência de questões relevantes que ultrapassem os interesses subjetivos da causa. APLICAÇÃO DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL O artigo 543-A do Código de Processo Civil melhor explica como deve ser essa interpretação: Artigo 543-A. O Supremo Tribunal Federal, em decisão irrecorrível, não conhecerá do recurso extraordinário, quando a questão constitucional 9 BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988).Op. cit., p. 40.

6 14 Repercussão geral no Recurso Extraordinário nele versada não oferecer repercussão geral, nos termos deste artigo. 1º Para efeito de repercussão geral, será considerada a existência ou não, de questões relevantes do ponto de vista econômico, político, social ou jurídico, que ultrapassem os interesses subjetivos da causa. 2º O recorrente deverá demonstrar, em preliminar do recurso, para apreciação exclusiva do Supremo Tribunal Federal, a existência da repercussão geral. 3º Haverá repercussão geral sempre que o recurso impugnar decisão contrária à súmula ou jurisprudência dominante do respectivo Tribunal. 4º Se a Turma decidir pela existência da repercussão geral por, no mínimo, 4 (quatro) votos, ficará dispensada a remessa do recurso ao Plenário. 5º Negada a existência da repercussão geral, a decisão valerá para todos os recursos sobre matéria idêntica, que serão indeferidos liminarmente, salvo revisão da tese, tudo nos termos do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal. 6º O relator poderá admitir, na análise da repercussão geral, a manifestação de terceiros, subscrita por procurador habilitado, nos termos do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal. 7º A Súmula da decisão sobre a repercussão geral constará de ata, que será publicada no Diário Oficial e valerá como acórdão. 10 Da mesma forma o artigo 543-B do Código de Processo Civil discorre sobre o tema. Artigo 543-B. Quando houver multiplicidade de recursos com fundamento em idêntica controvérsia, a análise da repercussão geral será processada nos termos do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal, observado o disposto neste artigo. 1º Caberá ao Tribunal de origem selecionar um ou mais recursos representativos da controvérsia e encaminhá-los ao Supremo Tribunal Federal, sobrestando os demais até o pronunciamento definitivo da Corte. 2º Negada a existência de repercussão geral, os recursos sobrestados considerar-se-ão automaticamente não admitidos. 3º Julgado o mérito do recurso extraordinário, os recursos sobrestados serão apreciados pelos Tribunais, Turmas de Organização ou Turmas Recursais, que poderão declará-los prejudicados ou retratar-se. 10 BRASIL. Código de Processo Civil (2002). Op. cit., p. 429.

7 Adriana Koszuoski / Bruna Thaisa Dias Penachioni 15 4º Mantida a decisão e admitido o recurso, poderá o Supremo Tribunal Federal, nos termos do Regimento Interno, cassar ou reformar, liminarmente, o acórdão contrário à orientação firmada. 5º O Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal disporá sobre as atribuições dos Ministros, das Turmas e de outros Órgãos, na análise da repercussão geral. 11 Na aplicação prática, o Supremo Tribunal Federal poderá recusar os recursos que não apresentem matérias consideradas relevantes, quando assim decidirem dois terços de seus membros, ou seja, oito ministros. A decisão quanto à admissibilidade do recurso deverá ocorrer em sessão plenária, podendo existir a possibilidade de conhecer do Recurso Extraordinário, por ter matéria relevante, no âmbito das Turmas, se for no mínimo consenso entre quatro ministros. Não caberá recurso da decisão que não conhecer do recurso extraordinário, uma vez que a decisão se baseia na ausência de repercussão geral da matéria recorrida. A regulamentação inserida pela Emenda Constitucional 45/2004 filtra o recurso extraordinário de forma subjetiva, uma vez que a análise da repercussão geral é de difícil interpretação. Portanto, cabe ao Tribunal de Origem encaminhar ao Supremo Tribunal Federal recursos com fundamentos com a mesma controvérsia, selecionar um ou mais que sejam representativos e encaminhá-los. Os demais recursos ficarão suspensos até o pronunciamento definitivo do Supremo quanto à admissão dos recursos. Se for negada a existência da repercussão geral, os recursos suspensos serão considerados inadmitidos. 12 Essa atribuição foi conferida aos Tribunais Inferiores, quando se verificar a existência de recursos semelhantes, com fundamento em controvérsia idêntica, deverão escolher os mais representativos e encaminhá-los ao Supremo, sobrestando-se o processamento dos demais recursos. Nesse caso, não há necessidade de escolha do recurso, pois a lei não determinou quais os recursos são mais representativos, e por esse motivo a escolha desses recursos caberá ao Tribunal Inferior. Não há também regulamentação para a possibilidade de recurso contra o mérito dessa escolha. Todavia, carece de competência os Tribunais Inferiores para não admitirem recurso extraordinário por deficiência ou falta de repercussão geral. A competência 11 Idem, p MARINONI, Luiz Guilherme; MITIDIERO, Daniel. Op. cit., p. 25.

8 16 Repercussão geral no Recurso Extraordinário para a análise da admissibilidade do recurso extraordinário é exclusiva do Supremo Tribunal Federal, conforme foi demonstrado no parágrafo 2º do artigo 543-A do Código de Processo Civil. 13 Acerca do tema da competência sobre competência, assim se posicionou Luiz Guilherme Marinoni: A competência para a apreciação da existência ou não de repercussão geral da questão debatida é exclusiva do Supremo Tribunal Federal. Vale dizer: não se admite que outros tribunais se pronunciem a respeito do assunto. Eventual intromissão indevida, nessa seara, desafia reclamação ao Supremo Tribunal Federal, a fim de que se mantenha a integridade de sua competência. 14 Se o Supremo julgar o mérito do recurso extraordinário, os órgãos responsáveis pelas decisões questionadas poderão declará-los prejudicados ou retratar-se, podendo, também, o Supremo Tribunal Federal cassar ou reformar, liminarmente, decisão contrária à orientação firmada pela Suprema Corte. O Supremo Tribunal Federal exerce a função de guardião da Constituição Federal, analisando somente questões de direito com violação direta à Carta Magna, não cabendo à Suprema Corte a análise de matérias fáticas. Dessa forma, nota-se que a repercussão geral é um pressuposto que contribui para a celeridade do Poder Judiciário pátrio. Isso ocorre porque o Supremo Tribunal restringirá o julgamento dos fatos que atinjam toda a sociedade e não apenas um indivíduo. CONSIDERAÇÕES FINAIS A instituição do requisito da repercussão geral no recurso extraordinário constitui mais uma forma que o legislador infraconstitucional buscou para concretizar o direito fundamental à tutela jurisdicional de forma efetiva. Com a vigência desse requisito de admissibilidade, busca-se oferecer a todos a razoabilidade na duração do processo, reforçar o valor da igualdade e racionalizar a prestação jurisdicional. 13 BRASIL. Código de Processo Civil (2002). Op. cit., p MARINONI, Luiz Guilherme; MITIDIERO. Op. cit., p. 25.

9 Adriana Koszuoski / Bruna Thaisa Dias Penachioni 17 O Supremo Tribunal Federal, em nossa organização judiciária, tem a função de resguardar a Constituição Federal, promovendo a unidade ao Direito brasileiro. Atua como Tribunal Constitucional, pela via do controle difuso de constitucionalidade e a interposição do recurso extraordinário, demonstrando a repercussão geral da controvérsia constitucional nele debatida. A repercussão geral no recurso extraordinário apresenta-se no direito brasileiro como um requisito intrínseco de admissibilidade recursal. A parte recorrente tem o ônus de arguir e demonstrar a existência da repercussão geral, não estando o Supremo Tribunal Federal, todavia, jungido, para afirmar a existência da repercussão geral da controvérsia, dos argumentos apresentados pela parte. Ao Supremo Tribunal cabe apreciar, exclusivamente, a existência ou não de repercussão geral. Configurada a existência de repercussão geral, o Supremo Tribunal Federal tem que reconhecer o recurso extraordinário, apreciando o seu mérito. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BRASIL. Código de Processo Civil (2002). São Paulo: Saraiva, (Vade Mecum). BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). São Paulo: Saraiva, (Vade Mecum). BRASIL. STF. Regimento interno do Supremo Tribunal Federal. Disponível em: <http// civil/emenda/emc 45>. Acesso em: 15 nov MARINONI, Luiz Guilherme; MITIDIERO, Daniel. Repercussão Geral no Recurso Extraordinário. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2008.

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica COMENTÁRIOS À LEI Nº /2006 O CHAMADO FILTRO RECURSAL DOS RECURSOS EXTRAORDINÁRIOS

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica COMENTÁRIOS À LEI Nº /2006 O CHAMADO FILTRO RECURSAL DOS RECURSOS EXTRAORDINÁRIOS TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica COMENTÁRIOS À LEI Nº 11.418/2006 O CHAMADO FILTRO RECURSAL DOS RECURSOS EXTRAORDINÁRIOS Ary Jorge Almeida Soares Advogado A Lei nº 11.418/2006, de 19 de dezembro de

Leia mais

ASPECTOS DA RELEVÂNCIA, TRANSCENDÊNCIA OU REPERCUSSÃO GERAL

ASPECTOS DA RELEVÂNCIA, TRANSCENDÊNCIA OU REPERCUSSÃO GERAL ASPECTOS DA RELEVÂNCIA, TRANSCENDÊNCIA OU REPERCUSSÃO GERAL Professor Mestre Jouberto de Quadro Pessoa Cavalcante i Professor da Faculdade de Direito - UPM Nos sistema jurídico positivado, a relevância,

Leia mais

A Repercussão Geral das Questões Constitucionais nos Recursos Extraordinários (EC nº 45/2004 e Lei nº , de )

A Repercussão Geral das Questões Constitucionais nos Recursos Extraordinários (EC nº 45/2004 e Lei nº , de ) A Repercussão Geral das Questões Constitucionais nos Recursos Extraordinários (EC nº 45/2004 e Lei nº 11.418, de 19.12.2006) Por Fábio Martins de Andrade Introdução Com a primeira parte da Reforma Constitucional

Leia mais

LIMITES DE ATUAÇÃO DO CARF

LIMITES DE ATUAÇÃO DO CARF LIMITES DE ATUAÇÃO DO CARF CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO TRIBUTÁRIO ATUAL IBDT/AJUFE/DEF-FDUSP 2012 RICARDO MARIZ DE OLIVEIRA LIMITES INSTITUCIONAIS LIMITES IMPLICAM EM FRONTEIRAS MÍNIMAS E MÁXIMAS:

Leia mais

6.1 Do Recurso Extraordinário

6.1 Do Recurso Extraordinário CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Curso: Direito Disciplina: Estágio II Profª. Ilza Maria da Silva Facundes UNIDADE VI PROCEDIMENTO DO RECURSO ESTRAORDINÁRIO 6.1 Do Recurso Extraordinário. 6.1.2 Competência.

Leia mais

Direito Processual Civil. Recurso Especial e Extraordinário

Direito Processual Civil. Recurso Especial e Extraordinário Direito Processual Civil Recurso Especial e Extraordinário Recurso Especial e Extraordinário Art. 1.029: O recurso extraordinário e o recurso especial, nos casos previstos na Constituição Federal, serão

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula n. 79 Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Recursos nas ações em Direito Médico e da Saúde

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula n. 79 Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Recursos nas ações em Direito Médico e da Saúde Aula n. 79 Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Recursos nas ações em Direito Médico e da Saúde O prequestionamento 1. Conceito O prequestionamento é a exigência que se impõe ao recorrente de discutir

Leia mais

Recurso Especial e Recurso Extraordinário

Recurso Especial e Recurso Extraordinário Recurso Especial e Recurso Extraordinário RUBENS KINDLMANN Objetivo Têm por objetivo impedir que as decisões contrariem a Constituição Federal ou as leis federais, buscando a uniformidade de interpretação.

Leia mais

RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO

RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO AULA 14 PRÁTICA FORENSE EM DIREITO DO CONSUMIDOR RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO RECURSOS ESPECIAL Art. 1.029 do CPC O recurso extraordinário e o recurso especial, nos casos previstos na Constituição

Leia mais

A PADRONIZAÇÃO DE JULGAMENTOS. Repercussão Geral / Casos Repetitivos. Prof. Saul Tourinho Leal

A PADRONIZAÇÃO DE JULGAMENTOS. Repercussão Geral / Casos Repetitivos. Prof. Saul Tourinho Leal A PADRONIZAÇÃO DE JULGAMENTOS Repercussão Geral / Casos Repetitivos O Instituto da Repercussão Geral: Instrumento processual do STF, foi inserida na CF/88 por meio da inserção do 3º de seu art. 102 pela

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Recursos Criminais Recursos Especial e Extraordinário em Matéria Penal Prof. Gisela Esposel - PREVISÃO LEGAL: artigo 102, III e artigo 105,III da CR/88. - Art.102 Compete ao Supremo

Leia mais

Recurso Especial. Superior Tribunal de Justiça - STJ

Recurso Especial. Superior Tribunal de Justiça - STJ Recurso Especial Superior Tribunal de Justiça - STJ Recurso especial Fonte: Portal do Supremo Tribunal Federal www.stf.jus.br. Descrição do Verbete: Recurso ao Superior Tribunal de Justiça, de caráter

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Dos Recursos para o Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justiça Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil DOS RECURSOS PARA

Leia mais

LIMITES DE ATUAÇÃO DO CARF CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO TRIBUTÁRIO ATUAL IBDT/AJUFE/DEF-FDUSP 2012

LIMITES DE ATUAÇÃO DO CARF CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO TRIBUTÁRIO ATUAL IBDT/AJUFE/DEF-FDUSP 2012 LIMITES DE ATUAÇÃO DO CARF CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO TRIBUTÁRIO ATUAL IBDT/AJUFE/DEF-FDUSP 2012 LIMITES JURÍDICOS Considerações adicionais CF Art. 5º. (...) LIV - ninguém será privado da liberdade

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Organização do Poder Judiciário Supremo Tribunal Federal. Profª. Liz Rodrigues - Supremo Tribunal Federal: guardião da Constituição. - Composição: onze Ministros, escolhidos dentre

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO O Recurso Especial é interposto contra acórdão que desrespeita matéria infraconstitucional. O Recurso Extraordinário, contra acórdão que violar a Constituição Federal.

Leia mais

CPC 2015 X PLC Nº 168/2015

CPC 2015 X PLC Nº 168/2015 CPC 2015 X PLC Nº 168/2015 QUADRO COMPARATIVO Janeiro/2016 CPC/2015- LEI Nº 13.105 16/03/2015 PLC Nº 168, DE 2015 Art. 12. Os juízes e os tribunais deverão obedecer à ordem cronológica de conclusão para

Leia mais

CONTROLE DIFUSO. Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins

CONTROLE DIFUSO. Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins CONTROLE DIFUSO Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins ORIGEM HISTÓRICA Marbury x Madison 1803 - EUA Primeira vez que um Tribunal declarou a inconstitucionalidade de uma lei federal por

Leia mais

PONTO 1: Controle de Constitucionalidade 1. CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE REPERCUSSÃO GERAL

PONTO 1: Controle de Constitucionalidade 1. CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE REPERCUSSÃO GERAL 1 DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL PONTO 1: Controle de Constitucionalidade 1. CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE CONTINUAÇÃO DO CONTROLE DIFUSO REPERCUSSÃO GERAL Art. 102, 3º da CF Repercussão

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Juizado Especial Parte 9 Prof(a). Bethania Senra - Após o preparo, intima-se o recorrido para oferecer resposta escrita ao recurso no prazo de 10 dias (art. 42, 2º, Lei 9.099/95).

Leia mais

Aula 306 RECURSOS EM ESPÉCIE

Aula 306 RECURSOS EM ESPÉCIE Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual Civil (NCPC) Aula: Indícios de Repercussão Geral. Professor (a): Edward Carlyle Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 306 RECURSOS EM ESPÉCIE - Processamentos

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Parte 9 Prof(a). Bethania Senra Recurso Especial: - Não se admite o REsp que só tem cabimento de decisões de única ou última instância de Tribunais, não sendo cabível em face de

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Breves considerações sobre os artigos 543-a, 543-b e 543-C do CPC Zilá T. Miorelli * A EC 45/2004 acrescentou o 3º ao art. 102 da CF, que dispõe sobre o recurso extraordinário ao

Leia mais

OAB 2º Fase Tributário Prof. Lucas Morais TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Recurso Ordinário Constitucional. Recurso Especial. Recurso Extraordinário

OAB 2º Fase Tributário Prof. Lucas Morais TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Recurso Ordinário Constitucional. Recurso Especial. Recurso Extraordinário OAB 2º Fase Tributário Prof. Lucas Morais TEORIA GERAL DOS RECURSOS Recurso Ordinário Constitucional Recurso Especial Recurso Extraordinário RECURSOS - CARACTERÍSTICAS Interposição na mesma relação processual

Leia mais

Aula 305 RECURSOS EM ESPÉCIE

Aula 305 RECURSOS EM ESPÉCIE Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual Civil (NCPC) Aula: Repercussão Geral. Conceito e Natureza Jurídica. Professor (a): Edward Carlyle Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 305 RECURSOS EM ESPÉCIE

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO O Recurso Especial é interposto contra acórdão que desrespeita matéria infraconstitucional. O Recurso Extraordinário, contra acórdão que violar a Constituição Federal.

Leia mais

Recursos Professor Alexandre Flexa

Recursos Professor Alexandre Flexa Recursos Professor Alexandre Flexa www.masterjuris.com.br MEIOS DE IMPUGNAÇÃO DAS DECISÕES JUDICIAIS 1)Recursos 2)Ações autônomas de impugnação 3)? MEIOS DE IMPUGNAÇÃO DAS DECISÕES JUDICIAIS 1)Recursos

Leia mais

QUESTÕES DE ORDEM DA TURMA NACIONAL DE UNIFORMIZAÇÃO DOS JUIZADOS ESPECIAIS DA JUSTIÇA FEDERAL. (Atualizado até a questão de ordem nº 38 em 16NOV2016)

QUESTÕES DE ORDEM DA TURMA NACIONAL DE UNIFORMIZAÇÃO DOS JUIZADOS ESPECIAIS DA JUSTIÇA FEDERAL. (Atualizado até a questão de ordem nº 38 em 16NOV2016) QUESTÕES DE ORDEM DA TURMA NACIONAL DE UNIFORMIZAÇÃO DOS JUIZADOS ESPECIAIS DA JUSTIÇA FEDERAL Fonte: (Atualizado até a questão de ordem nº 38 em 16NOV2016) https://www2.jf.jus.br/phpdoc/virtus/ Questão

Leia mais

Aula 14. REPERCUSSÃO GERAL (Pressuposto de admissibilidade específico do recurso extraordinário)

Aula 14. REPERCUSSÃO GERAL (Pressuposto de admissibilidade específico do recurso extraordinário) Turma e Ano: Curso de Direito Processual Civil 2015 módulo B Matéria / Aula: Recurso Extraordinário e Recurso Especial (cont.) Aula 14 Professor: Edward Carlyle (Juiz Federal) Monitor: Lino Ribeiro Aula

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. Recurso especial

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. Recurso especial CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (12/11/2018) Recurso especial Conceito: espécie de recurso com gênese constitucional, considerado

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br A questão da repercussão geral no Recurso Extraordinário Djalma Gasparotto Júnior* I. BREVE INTRODUÇÃO Como parte do que se denominou "Reforma do Poder Judiciário" teve o artigo

Leia mais

Recurso ordinário constitucional

Recurso ordinário constitucional Recurso ordinário constitucional Previsão 496 V e 539 CPC 102 II e 105 II CF/88 Atividade do STJ e STF Serve para dar segundo grau de jurisdição às ações que se iniciam nas instâncias inferiores (não na

Leia mais

RECURSO ORDINÁRIO. Recurso Ordinário

RECURSO ORDINÁRIO. Recurso Ordinário RECURSO ORDINÁRIO Conceito: Os recursos ordinários são os recursos cabíveis para impugnar decisões havidas nos casos previstos no art. 1.027 do CPC. Apesar de serem julgados pelo Supremo Tribunal Federal

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA OFICINA DO NOVO CPC EMBARGOS DE DECLARAÇÃO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA OFICINA DO NOVO CPC EMBARGOS DE DECLARAÇÃO OFICINA DO NOVO CPC EMBARGOS DE DECLARAÇÃO Artigos 1.022 a 1.026 do Código de Processo Civil 1. Conceito Os embargos declaratórios são opostos contra qualquer decisão que contenha obscuridade, omissão,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Recurso de Revista. Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Recurso de Revista. Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Recurso de Revista Prof ª. Eliane Conde RECURSO DE REVISTA Previsto no Artigo 896 da CLT, o qual sofreu alterações com a Lei 13.467 de 2017,

Leia mais

A repercussão geral no recurso extraordinário

A repercussão geral no recurso extraordinário A repercussão geral no recurso extraordinário Paulo Afonso de Souza Sant Anna* Texto complementar A Emenda Constitucional 45/2004 incluiu o 3.º no artigo 102 da Constituição Federal (CF) com a seguinte

Leia mais

Embargos de Declaração

Embargos de Declaração QUADRO ESQUEMÁTICO PARA MEMORIZAÇÃO Embargos de Declaração Não é recurso. Trata-se de um remédio processual cujo objetivo é o aperfeiçoamento da decisão. Cabe contra qualquer decisão, seja proferida por

Leia mais

DO ENGESSAMENTO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL ATRAVÉS DA REPERCUSSÃO GERAL

DO ENGESSAMENTO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL ATRAVÉS DA REPERCUSSÃO GERAL DO ENGESSAMENTO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL ATRAVÉS DA REPERCUSSÃO GERAL Muito se tem discutido ao longo dos anos a respeito do papel do Supremo Tribunal Federal em nosso sistema jurídico, ou seja, até

Leia mais

Nelson Rodrigues Netto

Nelson Rodrigues Netto A Alteração do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal para a Aplicação da Repercussão Geral da Questão Constitucional no Recurso Extraordinário 1 Nelson Rodrigues Netto Advogado. Pós-Doutor em Direito

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSO DE APELAÇÃO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSO DE APELAÇÃO RECURSO DE APELAÇÃO RECURSO DE APELAÇÃO Artigos 1.010 ao 1.014 do Código de Processo Civil 1 RECURSO DE APELAÇÃO Conceito Apelação é o recurso interposto contra sentença que põe fim à fase cognitiva do

Leia mais

COMPLEMENTAÇÃO DE VOTO

COMPLEMENTAÇÃO DE VOTO COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE LEI N º 2.214, DE 2011 Autor: Deputado VALTENIR PEREIRA Relatora: COMPLEMENTAÇÃO DE VOTO I - RELATÓRIO A proposta sob exame tem por objetivo

Leia mais

Aula 148 JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE E JUÍZO DE MÉRITO DOS RECURSOS

Aula 148 JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE E JUÍZO DE MÉRITO DOS RECURSOS Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual Civil Aula: Direito Processual Civil Teoria Geral dos Recursos - 148 Professor (a): Edward Carlyle Monitor (a): Wilson Macena da Silva Aula 148 JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale RECURSOS PREQUESTIONAMENTO prequestionamento Os recursos extraordinário para o Supremo Tribunal Federal e especial para o Superior Tribunal de Justiça só serão aceitos

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. RECURSO DE APELAÇÃO Artigos ao do Código de Processo Civil Recurso de Apelação Aula n.37

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. RECURSO DE APELAÇÃO Artigos ao do Código de Processo Civil Recurso de Apelação Aula n.37 RECURSO DE APELAÇÃO Artigos 1.010 ao 1.014 do Código de Processo Civil Recurso de Apelação Aula n.37 1 Conceito Apelação é o recurso interposto contra sentença que põe fim à fase cognitiva do procedimento

Leia mais

REPERCUSSÃO GERAL NOS RECURSOS EXTRAORDINÁRIOS EM MATÉRIA TRABALHISTA.

REPERCUSSÃO GERAL NOS RECURSOS EXTRAORDINÁRIOS EM MATÉRIA TRABALHISTA. REPERCUSSÃO GERAL NOS RECURSOS EXTRAORDINÁRIOS EM MATÉRIA TRABALHISTA. José Alberto Couto Maciel. Da Academia Brasileira de Direito do Trabalho. O Supremo Tribunal Federal, pela Emenda Regimental n. 21,

Leia mais

BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A REPERCUSSÃO GERAL DO RECURSO EXTRAORDINÁRIO

BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A REPERCUSSÃO GERAL DO RECURSO EXTRAORDINÁRIO BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A REPERCUSSÃO GERAL DO RECURSO EXTRAORDINÁRIO Claudia Moura Salomão São Paulo - Outubro/2007 A regulamentação do novo requisito constitucional do recurso extraordinário foi inserida

Leia mais

A Alteração do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal para a Aplicação da Repercussão Geral da Questão Constitucional no Recurso Extraordinário

A Alteração do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal para a Aplicação da Repercussão Geral da Questão Constitucional no Recurso Extraordinário A Alteração do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal para a Aplicação da Repercussão Geral da Questão Constitucional no Recurso Extraordinário elson Rodrigues etto Mestre e Doutor em Direito Processual

Leia mais

Aula nº 291. Recurso Extraordinário: Objeto (Parte Final)

Aula nº 291. Recurso Extraordinário: Objeto (Parte Final) Página1 Curso/Disciplina: Processo Civil Aula: Direito Processual Civil (NCPC) - 291 Professor(a): Edward Carlyle Monitor(a): Patricia de Souza Gonçalves Aula nº 291. Recurso Extraordinário: Objeto (Parte

Leia mais

: MIN. TEORI ZAVASCKI

: MIN. TEORI ZAVASCKI RECLAMAÇÃO 22.727 SÃO PAULO RELATOR RECLTE.(S) PROC.(A/S)(ES) RECLDO.(A/S) ADV.(A/S) INTDO.(A/S) ADV.(A/S) : MIN. TEORI ZAVASCKI :ESTADO DE SÃO PAULO :PROCURADOR-GERAL DO ESTADO DE SÃO PAULO :COLÉGIO RECURSAL

Leia mais

Juizados Especiais. Aula 8 ( ) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor)

Juizados Especiais. Aula 8 ( ) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor) Juizados Especiais Aula 8 (09.04.13) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor) e-mail: vinipedrosa@uol.com.br Ementa da aula Recursos e embargos de declaração Mandado de segurança, habeas corpus

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL E EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO E EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL E EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO E EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL E EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO E EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA A palavra agravo significa prejuízo; dano sofrido; ofensa que se faz a alguém; afronta. O termo agravo independente de sua

Leia mais

MANUAL PRÁTICO DO MILITAR 3ª EDIÇÃO 2017 DR. DIÓGENES GOMES VIEIRA CAPÍTULO 9 MANDADO DE SEGURANÇA: UTILIZAÇÃO PELOS MILITARES

MANUAL PRÁTICO DO MILITAR 3ª EDIÇÃO 2017 DR. DIÓGENES GOMES VIEIRA CAPÍTULO 9 MANDADO DE SEGURANÇA: UTILIZAÇÃO PELOS MILITARES MANUAL PRÁTICO DO MILITAR 3ª EDIÇÃO 2017 DR. DIÓGENES GOMES VIEIRA CAPÍTULO 9 MANDADO DE SEGURANÇA: UTILIZAÇÃO PELOS MILITARES 9.11.2. INDEFERIMENTO DA INICIAL E CONCESSÃO OU DENEGAÇÃO DA ORDEM O art.

Leia mais

DISPOSIÇÕES APLICÁVEIS EM CURSO NO JEF. Dra. Fiorella Ignacio Bartalo.

DISPOSIÇÕES APLICÁVEIS EM CURSO NO JEF. Dra. Fiorella Ignacio Bartalo. DISPOSIÇÕES APLICÁVEIS DO NCPC NOS PROCESSOS EM CURSO NO JEF Dra. Fiorella Ignacio Bartalo fiorella@aasp.org.br Artigo 985: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas Julgado o incidente, a tese jurídica

Leia mais

CONTROLE ABSTRATO Parte II. Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins

CONTROLE ABSTRATO Parte II. Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins CONTROLE ABSTRATO Parte II Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins ADMISSIBILIDADE AMICUS Art. 7 o [...] CURIE 2 o O relator, considerando a relevância da matéria e a representatividade dos

Leia mais

Recurso Especial e Recurso Extraordinário

Recurso Especial e Recurso Extraordinário Recurso Especial e Recurso Extraordinário RUBENS KINDLMANN Embargos de Declaração Art. 1.022. Cabem embargos de declaração contra qualquer decisão judicial para: I - esclarecer obscuridade ou eliminar

Leia mais

1. Teoria Geral dos Recursos:

1. Teoria Geral dos Recursos: 1. Teoria geral dos recursos; 2. Apelação; 3. Agravo de instrumento; 4. Agravo interno; 5. Embargos declaratórios; 6. Embargos de divergência; 7. Recursos especial e extraordinário (recursos extraordinários

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO Aula n. 78 O Recurso Especial é interposto contra acórdão que desrespeita matéria infraconstitucional. O Recurso Extraordinário, contra acórdão que violar a Constituição

Leia mais

RECURSOS EM ESPÉCIE RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO PARTE 1. Prof. ANA PAULA LEIKO SAKAUIE - DPC III 1

RECURSOS EM ESPÉCIE RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO PARTE 1. Prof. ANA PAULA LEIKO SAKAUIE - DPC III 1 RECURSOS EM ESPÉCIE RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO PARTE 1 Prof. ANA PAULA LEIKO SAKAUIE - DPC III 1 RECURSO EXTRAORDINÁRIO E RECURSO ESPECIAL FINALIDADE: IMPEDIR QUE AS DECISÕES JUDICIAIS CONTRARIEM

Leia mais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) 99112-3636 - netobv@hotmail.com Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais ADMISSIBILIDADE Art. 994. São cabíveis os seguintes recursos:

Leia mais

RECURSOS NO PROCESSO CIVIL

RECURSOS NO PROCESSO CIVIL RECURSOS NO PROCESSO CIVIL www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. TEORIA GERAL DOS RECURSOS... 4 Regra Geral dos Recursos... 5 2. APELAÇÃO...9 3. AGRAVO DE INSTRUMENTO E AGRAVO INTERNO...11 Agravo Interno...13

Leia mais

NOVO CODIGO DE PROCESSO CIVIL

NOVO CODIGO DE PROCESSO CIVIL NOVO CODIGO DE PROCESSO CIVIL INSTITUTOS IMPORTANTES PARA O MERCADO DE SEGUROS MARCIO MALFATTI NOVEMBRO 2016 DO INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS IRDR DO CABIMENTO Art. 976. É cabível a instauração

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Prof ª. Eliane Conde Juízos de Admissibilidade Juízo a quo prolator Juízo ad quem - competente para julgar o recurso Juizo de admissibilidade

Leia mais

Temos ainda um Juízo de admissibilidade (a quo) e um Juízo de julgamento (ad quem).

Temos ainda um Juízo de admissibilidade (a quo) e um Juízo de julgamento (ad quem). PARTE II TEORIA GERAL DOS RECURSOS Conceito: Recurso é o direito que a parte vencida ou o terceiro prejudicado possui de, uma vez atendidos os pressupostos de admissibilidade, submeter a matéria contida

Leia mais

RECURSOS E INCIDENTE DE UNIFORMIZAÇÃO JUIZADO ESPECIAL FEDERAL. Prof. Carlos Alberto Antonio Jr. sexta-feira, 16 de junho de 17

RECURSOS E INCIDENTE DE UNIFORMIZAÇÃO JUIZADO ESPECIAL FEDERAL. Prof. Carlos Alberto Antonio Jr. sexta-feira, 16 de junho de 17 RECURSOS E INCIDENTE DE UNIFORMIZAÇÃO JUIZADO ESPECIAL FEDERAL Prof. Carlos Alberto Antonio Jr. RECURSO PARA TURMA RECURSAL LEI 10259/2001 Art. 4 o O Juiz poderá, de ofício ou a requerimento das partes,

Leia mais

Aula 144. Os requisitos para atribuição de efeito suspensivo por decisão judicial são:

Aula 144. Os requisitos para atribuição de efeito suspensivo por decisão judicial são: Curso/Disciplina: Direito Processual Civil (NCPC) Aula: Efeito Suspensivo dos Recursos (Parte II). Professor (a): Edward Carlyle Monitor (a): Tathyana Lopes 1. Do Efeito Suspensivo: Aula 144. É o efeito

Leia mais

AULA 12 RECURSOS TRABALHISTAS DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO

AULA 12 RECURSOS TRABALHISTAS DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO AULA 12 RECURSOS TRABALHISTAS DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO RECURSO ORDINÁRIO Art. 895, CLT - Cabe recurso ordinário para a instância superior: I - das decisões

Leia mais

Aula 150 REQUISITOS DO JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE RECURSAIS

Aula 150 REQUISITOS DO JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE RECURSAIS Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual Civil Aula: Direito Processual Civil Teoria Geral dos Recursos - 150 Professor (a): Edward Carlyle Monitor (a): Wilson Macena da Silva Aula 150 REQUISITOS DO

Leia mais

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO CONSTITUCIONAL

PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO CONSTITUCIONAL P á g i n a 1 PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO CONSTITUCIONAL 1. Na Federação Brasileira, os Estados-Membros: I organizam-se e regem-se pelas respectivas Constituições, ainda que contrariem alguns

Leia mais

A LEI /06 E A REPERCUSSÃO GERAL NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 1

A LEI /06 E A REPERCUSSÃO GERAL NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 1 A LEI 11.418/06 E A REPERCUSSÃO GERAL NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 1 LÚCIO FLÁVIO SIQUEIRA DE PAIVA 2 01. INTRODUÇÃO Confirmando a tendência, firmada já há algum tempo, de ser o processo civil o ramo do direito

Leia mais

MINISTÉRIO DA FAZENDA PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL COORDENAÇÃO DA ATUAÇÃO JUDICIAL PERANTE O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

MINISTÉRIO DA FAZENDA PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL COORDENAÇÃO DA ATUAÇÃO JUDICIAL PERANTE O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL NOTA/PGFN/CASTF/N. 1153/2014 Recurso Extraordinário. Inexistência de repercussão geral. Matéria infraconstitucional. Incidência de contribuição previdenciária sobre a verba recebida por empregado a título

Leia mais

A Lei nº /06 e a repercussão geral no recurso extraordinário

A Lei nº /06 e a repercussão geral no recurso extraordinário BuscaLegis.ccj.ufsc.br A Lei nº 11.418/06 e a repercussão geral no recurso extraordinário Lúcio Flávio Siqueira de Paiva* 01. INTRODUÇÃO Confirmando a tendência, firmada já há algum tempo, de ser o processo

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 05/06/2018). Agravo de Instrumento.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 05/06/2018). Agravo de Instrumento. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 05/06/2018). Agravo de Instrumento. Processamento do agravo no Tribunal. O Agravo de Instrumento uma vez distribuído

Leia mais

: MIN. GILMAR MENDES

: MIN. GILMAR MENDES RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 949.410 RIO DE JANEIRO RELATOR RECTE.(S) : MIN. GILMAR MENDES :JANDIRA COSTA VIEIRA :DEFENSOR PÚBLICO-GERAL FEDERAL :UNIÃO :ADVOGADO-GERAL DA UNIÃO :ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Leia mais

RECURSOS CIVIS 11/03/2018. Existem, dessa forma, 2(dois) momentos de apreciação de um recurso:

RECURSOS CIVIS 11/03/2018. Existem, dessa forma, 2(dois) momentos de apreciação de um recurso: RECURSOS CIVIS RECURSOS CIVIS Aula 4 Temas: I) PRESSUPOSTOS DE ADMISSIBILIDADE RECURSAL - Parte 2 Prof.: Denis Domingues Hermida 1) JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE E JUÍZO DE MÉRITO a) Introdução A apreciação

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Barbara Rosa Direito Constitucional Recurso Especial e Extraordinário RECURSO ESPECIAL: Competência do STJ. Art. 104, III da CF. RECURSO EXTRAORDINÁRIO: Competência do STF. Art. 102, III da CF. RECURSO

Leia mais

A REPERCUSSÃO GERAL COMO PRESSUPOSTO DE ADMISSIBILIDADE DO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 1

A REPERCUSSÃO GERAL COMO PRESSUPOSTO DE ADMISSIBILIDADE DO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 1 A REPERCUSSÃO GERAL COMO PRESSUPOSTO DE ADMISSIBILIDADE DO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 1 Ernani Simon Bonissoni Junior 2 Resumo: O presente artigo tem por finalidade a análise da repercussão geral, que é um

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Sistema Recursal Trabalhista Embargos no TST Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Sistema Recursal Trabalhista Embargos no TST Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Prof ª. Eliane Conde EMBARGOS NO TST embargos infringentes embargos de divergência 1) Embargos infringentes (CLT, art. 894, I, a c/c art. 2 º,

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Controle de Constitucionalidade Ação Declaratória de Constitucionalidade Parte 1 Prof. Alexandre Demidoff Previsão constitucional da Ação Declaratória de Constitucionalidade: Art.

Leia mais

TEORIA GERAL DOS RECURSOS

TEORIA GERAL DOS RECURSOS TEORIA GERAL DOS RECURSOS FUNDAMENTO, CONCEITO E NATUREZA JURIDICA Fundamentos: A necessidade psicológica do vencido irresignação natural da parte A falibidade humana do julgador Razões históricas do próprio

Leia mais

A lei alterou de certa forma a aplicação dos embargos infringentes, passando o CPC a dispor:

A lei alterou de certa forma a aplicação dos embargos infringentes, passando o CPC a dispor: A essência dos embargos infringentes Valter Nilton Felix Se há votos vencidos, talvez o mérito pudesse ser outro, a sentença merece revisão, quem sabe a decisão tenha sido equivocada, a parte vencida pode

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 5 RELATOR AGTE.(S) AGDO.(A/S) : MIN. ROBERTO BARROSO :MÓVEIS SANDRIN LTDA : ALESSANDRO MAMBRINI E OUTRO(A/S) :LUCIANA FERNANDES SOARES :ROBERTO BERNARDES

Leia mais

O CONGRESSO NACIONAL decreta:

O CONGRESSO NACIONAL decreta: TEXTO FINAL PROJETO DE LEI DA CÂMARA Nº 63, DE 2013 (Nº 2.214, DE 2011, NA CASA DE ORIGEM) Altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, para

Leia mais

IRDR INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS IRDR IRDR IRDR 27/10/2016

IRDR INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS IRDR IRDR IRDR 27/10/2016 INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS Inspirado no Direito Alemão e no Direito Inglês. Conceito: Trata-se de procedimento que visa a produção de decisões judiciais para a fixação de TESES JURÍDICAS

Leia mais

SENADO FEDERAL SECRETARIA-GERAL DA MESA SECRETARIA DE COMISSÕES COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA

SENADO FEDERAL SECRETARIA-GERAL DA MESA SECRETARIA DE COMISSÕES COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA SENADO FEDERAL SECRETARIA-GERAL DA MESA SECRETARIA DE COMISSÕES COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA TEXTO FINAL Do PROJETO DE LEI DA CÂMARA Nº 63, DE 2013 Na Comissão de Constituição, Justiça

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5.ª REGIãO Gabinete do Desembargador Federal Marcelo Navarro

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5.ª REGIãO Gabinete do Desembargador Federal Marcelo Navarro RELATÓRIO O Senhor DESEMBARGADOR FEDERAL ANDRÉ LUIS MAIA TOBIAS : Trata-se de apelação interposta pelo Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado do Ceará SINSEMPECE, em face de sentença

Leia mais

Decisões do STF: efeitos vinculantes, efeitos expansivos e o CPC/2015

Decisões do STF: efeitos vinculantes, efeitos expansivos e o CPC/2015 Decisões do STF: efeitos vinculantes, efeitos expansivos e o CPC/2015 Rafael Pandolfo Advogado. Doutor em Direito Tributário pela PUC/SP. Presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB/RS. Consultor

Leia mais

RECURSO ESPECIAL e RECURSO EXTRAORDINÁRIO. Profª Simone de Alcantara Savazzoni

RECURSO ESPECIAL e RECURSO EXTRAORDINÁRIO. Profª Simone de Alcantara Savazzoni RECURSO ESPECIAL e RECURSO EXTRAORDINÁRIO Profª Simone de Alcantara Savazzoni TEORIA GERAL Recurso = meio de impugnar DECISÃO ( sentença) = Princípio do duplo grau de jurisdição REFORMA INVALIDAÇÃO REEXAME

Leia mais

DIREITO Processual CIVIL

DIREITO Processual CIVIL DIREITO Processual CIVIL Processos de Competência Originária dos Tribunais Parte 2 Prof. Marcelo Barbi Art. 949. Se a arguição for: I - rejeitada, prosseguirá o julgamento; II - acolhida, a questão será

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.215.895 - MT (2010/0183418-1) RELATOR : MINISTRO HUMBERTO MARTINS RECORRENTE : ESTADO DE MATO GROSSO PROCURADOR : ANA CRISTINA COSTA DE ALMEIDA B TEIXEIRA E OUTRO(S) RECORRIDO : TRANSPORTES

Leia mais

A QUESTÃO DA REPERCUSSÃO GERAL NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO E O SISTEMA SEBRAE.

A QUESTÃO DA REPERCUSSÃO GERAL NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO E O SISTEMA SEBRAE. 1 A QUESTÃO DA REPERCUSSÃO GERAL NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO E O SISTEMA SEBRAE. FLÁVIA VANESSA HUCK 1 RESUMO: O presente artigo visa tratar da importância do instituto da Repercussão Geral para a efetiva

Leia mais

Aula 16 RESP/REXT TURMA E SEÇÃO - STJ TURMA - STF

Aula 16 RESP/REXT TURMA E SEÇÃO - STJ TURMA - STF Turma e Ano: Curso de Direito Processual Civil 2015 módulo B Matéria / Aula: Embargos de divergência e incidentes de resolução de demandas repetitivas Aula 16 Professor: Edward Carlyle (Juiz Federal) Monitor:

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL RECURSOS Recurso Extraordinário e Especial Repetitivos Parte 1 Prof. Marcelo Barbi Do Julgamento dos Recursos Extraordinário e Especial Repetitivos Art. 1.036. Sempre que houver

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 6 20/04/2017 PLENÁRIO AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 1.002.739 SÃO PAULO RELATOR AGTE.(S) AGDO.(A/S) PROC.(A/S)(ES) : MINISTRO PRESIDENTE

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimento Penal dos Juizados Especiais Criminais JECRIM Parte 4 Prof. Gisela Esposel - Do procedimento Sumaríssimo. Artigo 77 e seguintes da Lei 9099/95 - Recusada a transação,

Leia mais

ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas

ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas Luís Fernando de Souza Pastana 1 RESUMO: Nosso ordenamento jurídico estabelece a supremacia da Constituição Federal e, para que esta supremacia

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA Módulo 29 Recursos. Da ordem dos processos nos Tribunais. Do incidente de assunção de competência. Do incidente de arguição de inconstitucionalidade. Do conflito de competência. Homologação de decisão

Leia mais

Lei nº /2014: desafios do direito do trabalho em sede recursal

Lei nº /2014: desafios do direito do trabalho em sede recursal Lei nº 13.015/2014: desafios do direito do trabalho em sede recursal Law nº 13.015/2014: challenges of labor law in appellate seat Nilton Carlos Coutinho Procurador do Estado de São Paulo em Brasília Professor

Leia mais

17/03/2015. Direito Processual Civil II MODALIDADES DE RECURSOS

17/03/2015. Direito Processual Civil II MODALIDADES DE RECURSOS Direito Processual Civil II FREDERICO OLIVEIRA fjsdeoliveira@gmail.com twitter: @fredoliveira197 Skype: frederico.oliveira42 RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL RECURSO ESPECIAL RECURSO EXTRAORDINÁRIO EMBARGOS

Leia mais

Presidência da República

Presidência da República Presidência da República Casa Civil - Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 13.015, DE 21 JULHO DE 2014. Vigência Altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto- Lei n o 5.452,

Leia mais

TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO PRESIDÊNCIA RESOLUÇÃO Nº 201, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2015.

TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO PRESIDÊNCIA RESOLUÇÃO Nº 201, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2015. TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO PRESIDÊNCIA RESOLUÇÃO Nº 201, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2015. Edita a Instrução Normativa nº 38, que regulamenta o procedimento do Incidente de Julgamento dos Recursos de Revista

Leia mais