Prova Final - 9º ano

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prova Final - 9º ano"

Transcrição

1 Prova Final - 9º ano O QUE ESTUDAR? 1. Leitura e Interpretação de textos. 2. Orações Coordenadas. 3. Regência verbal e nominal. 4. Figuras de Linguagens: Pleonasmo. Comparação. Metáfora. Metonímia. Antítese questão aberta discursiva/comentada/ ou pequena produção textual. Língua Portuguesa Rosa 14/12/16 1. Livro Didático de Língua Portuguesa Página: 60 a65 (Orações coordenadas) 2. Livro de Português Páginas: 88 a 91 (Regência verbal) 3. Livro de Português Páginas: 97 a 101. (Regência nominal). 4. Livro de Português Páginas: 208 a 214/220 a 222 (Figuras de Linguagens) 5. Gramática Texto, Reflexão e Uso: Orações coordenadas Páginas: 394 a 396 Regência Nominal e Verbal Páginas: 436 a 444. Figuras de Linguagens Páginas: 413 a 418/479 a Atividades desenvolvidas no caderno. Material xerografado. 1. Desenvolver uma interpretação e compreensão de textos. 2. Reconhecer os valores semânticos das orações coordenadas./ Identificar e classificar as orações coordenadas. 3. Apropriar-se de normas de regência nominal e verbal de acordo com a variedade padrão da língua. 4. Reconhecer a função das figuras de linguagem na construção de sentidos dos textos./ Identificar as figuras de linguagem. 5. A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo da sua formação, você deverá redigir um texto argumentativo a partir de uma temática.

2 Arte Antonieta 14/12/2016 A arte das mensagens visuais. As Narrativas visuais Movimentos artísticos( Futurismo, Fauvismo e Dadaísmo) A arquitetura de Oscar Niemayer A arte de Rua Textos Informativos distribuídos em sala e registros no caderno. Reconhecer a arte visual e suas diversas formas de expressão. Identificar os elementos formadores de uma HQ e suas características. Reconhecer e diferenciar os movimentos artísticos a partir de suas características. Compreender a importância de Niemayer para a representação arquitetônica de nosso país, identificando as características de suas obras. Compreender como se constitui a arte de rua e sua importância para o cenário cultural de um país.

3 1. Equação do 2º grau: - Forma reduzida; - Equação completa e incompleta. 2. Equações biquadradas e equações racionais. 3. Sistemas de equação do 2º grau 4. Triângulo retângulo e suas relações métricas. 5. Teorema de Pitágoras. 6. Coordenadas cartesianas. 7. Função: - Função afim; - Função quadrática. 8. Relações métricas de uma circunferência. Matemática Juci 15/12/15 1. Livro págs. 132 à Livro págs. 138 à Livro págs. 196 à Livro págs. 204 à Livro págs. 132 à Livro págs. 138 à Livro págs. 196 à Estudar atividades feitas na classe; Obs: Trazer no dia da avaliação régua. - Identificar equação do 2º grau; - Encontrar os coeficientes numéricos de uma equação do 2º grau; - Reduzir equação do 2º grau; - Resolver equação do 2º grau na forma ax² + bx = 0 e na forma ax² + c = 0; - Transformar situações cotidianas em equações do 2º grau; - Resolver equação do 2º grau utilizando a fórmula de Bhaskara; - Resolver equações biquadradas e irracionais; - Transformar e resolver situações cotidianas em sistemas de equações. - Identificar os elementos de um triângulo retângulo; - Aplicar as relações métricas e trigonométricas para a resolução de triângulos retângulos. - Aplicar o teorema de Pitágoras em situações problemas. - Localizar elementos em um plano cartesiano; - Traçar plano cartesiano em malha quadriculada. - Conceituar uma função e identificar suas características; - Construir o gráfico dessa função; - Identificar no plano cartesiano, uma função do 1º grau, definindo representando-a graficamente; - Determinar a raiz de cada função do 1º grau;

4 - Identificar uma função de 2º grau, graficamente e algebricamente. - Aplicar as relações métricas em situações que envolva circunferência. Educação Física Venâncio 16/12/2016 O QUE ESTUDAR? As grandes mudanças do corpo humano. A entrada na adolescência. quem sou eu hoje. As possibilidade e os limes do corpo. Doenças da magreza. Respeito as pessoas portadora de deficiência. O que diferencia homem de mulher? Os perigos dessa vida. Livro Corpo Limites e cuidados. Conhecer de uma forma mais técnica a evolução do corpo humano. Reconhecer as transformações do a- dolescente. Conhecer os limites e as possibilidades do próprio corpo de forma a poder controlar suas atividades corporais com autonomia. Reconhecer as doenças causadas por dietas rigorosas. Compreender as deficiências dentro da nossa sociedade. Analisar a as diferenças do corpo humano. Analisar os perigos na juventude.

5 Eixo temático 3: a herança de cada um Construção das identidades mundiais. Unidade 3: um mundo urbanizado 1. Eixo temático 4: Possiblidades e perspectivas. Um novo mundo se apresenta. A luta pela democracia. A origem do regime militar A consolidação do Estado autoritário. A montagem do aparelho repressivo e suas leis Como eram efetuadas as prisões. Métodos de torturas. 1ª Guerra Mundial Nazi-fascismo. 2ª Guerra Mundial. Revoluções Industriais. Aspectos da Globalização. Fases do capitalismo (pré-capitalismo, capitalismo comercial, industrial, financeiro e informacional). Crises econômicas de 1929, 2008 e Formação dos Blocos Econômicos. Eixo temático 2: tudo muda o tempo todo Unidades 6: Geopolítica mundial. Partilha da Ásia Conflitos no Oriente Médio Primavera Árabe Terrorismo. ONU (Organização das Nações Unidas) Guerra Síria. Geografia Adriana 16/12/2016 Livro didático página 70 a 95 Atividades xerocadas e anotações do caderno. Material Impresso. Texto Função Social da Cidade e da Propriedade: Cidades inclusivas, participativas e socialmente justas. Pesquisas anotadas no caderno e socializadas durante as aulas. Texto xerocados sobre origem do regime militar e raizes economicas do glope. Livro de História: Unidade 6: Rivalidades e conflitos da Guerra Fria: Tema 4: a questão judaico-palestina. Unidade 9: O Brasil e o mundo globalizados: Tema 3: Os EUA e o mundo contemporâneo. Localizar itens de informação explícita, relativos à descrição de características de determinado objeto, lugar ou pessoa, em um texto. Reconhecer e aplicar os diferentes conceitos geográficos em gêneros textuais diversos. Identificar os diferentes critérios de regionalização do espaço mundial. Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade. Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

6 1- Era Vargas 2- Ditadura civil-militar O QUE ESTUDAR? História Mônica 19/12/ Págs. 132 a Págs. 216 a Analisar o processo revolucionário que levou Vargas ao poder, bem como os principais acontecimentos de seu governo. Desde o regime democrático até a adoção do estado novo. 2- Compreender a composição dos governos militares no Brasil, destacando a censura, a tortura, a repressão e a resistência a esse período. Bem como, o caminho traçado para o fim desse governo. O QUE ESTUDAR? 1. O que é política? 2. Corrupção, ética e moral 3. Preconceito 4. Tipos de preconceito Sociologia Izac 15/12/16 1. Texto Por que somos corruptos ; 2. Poemas: O analfabeto político 3. Texto sobre o preconceito 4. Vídeo o que é preconceito?, no youtube canal Minutos psíquicos 5. Atividades e pesquisas no caderno 6. Texto redes sociais: a nova Àgora - Entender e explicar o que é política, tendo em vista o conceito ampliado e abrangente pensado pela sociologia. - Diferenciar ética de moral. Apontando o papel desta primeira (ética) na constituição de uma sociedade políticamente ativa. - Entender e explicar o que é o preconceito. - Identificar e diferenciar os diferentes tipos de preconceito. - Entender e explicar os diferentes fatores que geram e permitem a existência de determinadas formas de preconceito.

7 Interpretação; Advérbios; Tempos verbais; Question tags; Passive Voice; Reported Speech. Inglês Martina 20/12/2016 Livro páginas 32 a 41; 42 a 49; 50 a 59 Livro páginas 86 a 111; Caderno Interpretar texto; Identificar informações em um texto; Corrigir informações de um texto; Associar imagens a texto; Produzir frases nos tempos estudados; Utilizar de forma correta os advérbios. Fazer reported speech usando corretamente as regras; Usar corretamente a voz passiva; Construir questiontags.

8 Estados físicos da matéria Mudanças de estados físicos da matéria Modelos atômicos Átomos Elementos químicos Tabela periódica Ácidos e bases Sais e óxidos Repouso e movimento Velocidade e aceleração Função horária do movimento e do espaço Energia cinética e potencial Trabalho Calor e temperatura Medidas de temperatura Propagação de calor Ondas e suas características Ondas e suas características Ciências Carla 20/12/2016 Unidade 1 e 2 Páginas 24 a 55 e 80 a 90 Unidade 1 e 2 Páginas 24 a 55 e 80 a 90 Unidade 7 Páginas 154 a 166 Unidade 8 Páginas 178 a 180 Atividade no caderno e em folha Diferenciar os estados físicos da matéria bem como diferenciá-los; Conhecer os modelos atômicos existentes; Definir átomos bem como os elementos que o constitui; Reconhecer os elementos químicos na tabela periódica. Diferenciar ácidos, sais, bases e óxidos. Garantir a concepção de que a Física é uma forma de desenvolver o conhecimento e que se relaciona com outras atividades humanas; Diferenciar e bem como calcular as energias cinéticas, potencial, mecânica; Compreender as grandezas de trabalho e energia Diferencia calor e temperatura como grandezas diferentes; Transformar as unidades termométricas Compreender o conceito de ondas bem como diferenciar, classificar; Diferenciar as características de uma onda Pautar os elementos fundamentais de uma onda

9

Conteúdos para Reorientação - 9º ano

Conteúdos para Reorientação - 9º ano Conteúdos para Reorientação - 9º ano Língua Portuguesa Rosa 04/12/2017 1. Leitura e Interpretação de textos. 2. Regência verbal e nominal. 3. Colocação Pronominal. 4. Figuras de Linguagens: Pleonasmo.

Leia mais

Prova Final - 9º ano

Prova Final - 9º ano Prova Final - 9º ano 1. Leitura e Interpretação de textos. 2. Colocação Pronominal. 3. Orações Coordenadas. 4. 01 questão aberta discursiva/comentada/ ou pequena produção textual. Língua Portuguesa Rosa

Leia mais

Conteúdos para Reorientação - 8º ano

Conteúdos para Reorientação - 8º ano Conteúdos para Reorientação - 8º ano Língua Portuguesa Rosa 05/12/2016 1. Leitura e interpretação de textos. 2. Transitividade verbal. 3. Objeto direto e indireto. 4. Aposto e Vocativo. 5. Orações Subordinadas

Leia mais

Conteúdos para Reorientação - 8º ano A e B

Conteúdos para Reorientação - 8º ano A e B Conteúdos para Reorientação - 8º ano A e B Língua Portuguesa Rosa 04/12/2017 1. Leitura e interpretação de textos. 2. Aposto e Vocativo. 3. Orações Subordinadas Substantivas: Subjetiva. Objeta Direta.

Leia mais

Conteúdos para Reorientação - 8º ano A e B

Conteúdos para Reorientação - 8º ano A e B Conteúdos para Reorientação - 8º ano A e B Língua Portuguesa Rosa 10/07/2017 1. Leitura e interpretação de textos. 2. Sujeito (Simples, Composto, Oculto/Elíptico, Indeterminado e Inexistente) e Predicado

Leia mais

Prova Final - 8º ano

Prova Final - 8º ano Prova Final - 8º ano Língua Portuguesa Rosa 13/12/2017 O QUE ESTUDAR? 1. Leitura e interpretação de textos. 2. Aposto e Vocativo. 3. Transitividade verbal./objeto direto e indireto. 4. Orações Subordinadas

Leia mais

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8 a série Professor: Fábio Girão. Competências Habilidades Conteúdos. I Etapa

PLANO DE ENSINO Disciplina: Matemática 8 a série Professor: Fábio Girão. Competências Habilidades Conteúdos. I Etapa PLANO DE ENSINO 2015 Disciplina: Matemática 8 a série Professor: Fábio Girão I Etapa Competências Habilidades Conteúdos Construir significados e ampliar os já existentes para os números naturais, inteiros,

Leia mais

CONTEÚDOS CONCEITUAIS PROVA FINAL 9º ano / Oração coordenada sindética (aditiva, adversativa, alternativa, conclusiva,

CONTEÚDOS CONCEITUAIS PROVA FINAL 9º ano / Oração coordenada sindética (aditiva, adversativa, alternativa, conclusiva, LÍNGUA PORTUGUESA Oração coordenada sindética (aditiva, adversativa, alternativa, conclusiva, explicativa). Oração subordinada substantiva (objetiva direta, objetiva indireta, subjetiva, predicativa, apositiva,

Leia mais

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 1º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 1º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA Processo de Admissão de Novos Estudantes 2016 Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no 1º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA CONTEÚDOS Efetuar cálculos com números reais envolvendo as operações

Leia mais

6ºA FUNDAMENTAL II AVALIAÇÕES DE EXAMES

6ºA FUNDAMENTAL II AVALIAÇÕES DE EXAMES 6ºA FUNDAMENTAL II AVALIAÇÕES DE EXAMES MATÉRIA LIVRO/ APOSTILA CONTÉUDO PORTUGUÊS /3/4 - Capítulo 22 Narrativas de humor pág.91 Capítulo 23 O pronome págs. 97 a 117 - Capítulo 26 Uso dos pronomes págs.

Leia mais

ANEXO I. Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais.

ANEXO I. Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais. ANEXO I I. EIXOS COGNITIVOS a) Dominar linguagens: dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa. b) Compreender

Leia mais

CONTEÚDOS CONCEITUAIS PROVA FINAL ENSINO MÉDIO 3º

CONTEÚDOS CONCEITUAIS PROVA FINAL ENSINO MÉDIO 3º LÍNGUA PORTUGUESA Interpretação de texto: aspectos semânticos do discurso; Análise do período composto: coordenação e subordinação; Concordância nominal e verbal; Regência nominal e verbal; Crase; Pontuação;

Leia mais

araribá matemática Quadro de conteúdos e objetivos Quadro de conteúdos e objetivos Unidade 1 Potências Unidade 2 Radiciação

araribá matemática Quadro de conteúdos e objetivos Quadro de conteúdos e objetivos Unidade 1 Potências Unidade 2 Radiciação Unidade 1 Potências 1. Recordando potências Calcular potências com expoente natural. Calcular potências com expoente inteiro negativo. Conhecer e aplicar em expressões as propriedades de potências com

Leia mais

Conteúdos para Reorientação - 7º ano A e B

Conteúdos para Reorientação - 7º ano A e B Conteúdos para Reorientação - 7º ano A e B Língua Portuguesa Camila 04/12/2017 Substantivo Preposição Conjunção Páginas 98 a 100. Páginas 118 a 121. Páginas 126 a 127. Aprender quais classes gramáticas

Leia mais

Circular Informativa: 106/2015 Data: 16/11/2015 Assunto: Cronograma de avaliações Simulado e AV2 3ª etapa Ensino Fundamental II 9ºANO

Circular Informativa: 106/2015 Data: 16/11/2015 Assunto: Cronograma de avaliações Simulado e AV2 3ª etapa Ensino Fundamental II 9ºANO Circular Informativa: 106/2015 Data: 16/11/2015 Assunto: Cronograma de avaliações Simulado e AV2 3ª etapa Ensino Fundamental II 9ºANO Senhores responsáveis, As avaliações trimestrais da terceira etapa

Leia mais

ANEXO I CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

ANEXO I CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANEXO I CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1 º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DE CAJAZEIRAS PARA O ANO 2017. 1. LINGUAGEM 1.1 Denotação e Conotação LÍNGUA PORTUGUESA 1.2 Variação linguística: Histórica,

Leia mais

BOLSÃO ENSINO MÉDIO INTENSIVO 2018

BOLSÃO ENSINO MÉDIO INTENSIVO 2018 BOLSÃO ENSINO MÉDIO INTENSIVO 2018 EDITAL - PROCESSO DE SELEÇÃO 1º E 2º ANO DO ENSINO MÉDIO INSCRIÇÃO PELO SITE: www.nogueiramineiro.com.br ou comparecer a secretaria da escola em horário comercial. Endereço:

Leia mais

A escala de Língua Portuguesa para o 3º ano do Ensino Médio

A escala de Língua Portuguesa para o 3º ano do Ensino Médio A escala de Língua Portuguesa para o 3º ano do Ensino Médio LÍNGUA PORTUGUESA 3º ANO DO ENSINO MÉDIO (continua) 1 225-250 2 250-275 3 275-300 4 300-325 Nesse nível, o estudante pode ser capaz de identificar

Leia mais

Conteúdos para Reorientação - 6º ano A e B

Conteúdos para Reorientação - 6º ano A e B Conteúdos para Reorientação - 6º ano A e B Língua Portuguesa Camila 05/12/2016 O QUE ESTUDAR? 1. Pronomes (possesivos,demostrativos, indefinidos e interrogativos.) 2.formas nominais 3. verbo 1. Livro págs.

Leia mais

6ºA FUNDAMENTAL II - Exame Final CONTÉUDO

6ºA FUNDAMENTAL II - Exame Final CONTÉUDO MATÉRIA MATEMÁTICA GEOGRAFIA LIVRO/ APOSTILA 2/3/4 1 2 3 4 6ºA FUNDAMENTAL II - Exame Final CONTÉUDO 2 - Capítulo 22 Narrativas de humor pág.91 Capítulo 23 O pronome págs. 97 a 117 3 - Capítulo 26 Uso

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DE CAJAZEIRAS CAJAZEIRAS PARAIBA (ANEXO I DO EDITAL Nº 04.2015) CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1º. ANO DO ENSINO MÉDIO DA

Leia mais

CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA MAIS ROTEIRO DE AVALIAÇÕES 1º TRIMESTRE ATIVIDADE AVALIATIVA AV2 1º ANO ENSINO MÉDIO

CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA MAIS ROTEIRO DE AVALIAÇÕES 1º TRIMESTRE ATIVIDADE AVALIATIVA AV2 1º ANO ENSINO MÉDIO CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA MAIS ROTEIRO DE AVALIAÇÕES 1º TRIMESTRE ATIVIDADE AVALIATIVA AV2 1º ANO ENSINO MÉDIO ARTE PROFESSORA KARINA Capítulo 1 - Arte na Pré-História Capítulo 2 - A arte no Egito Capítulo

Leia mais

Datas e Conteúdos das Avaliações 6º Ano A Período de 18 a 25 de novembro de 2015

Datas e Conteúdos das Avaliações 6º Ano A Período de 18 a 25 de novembro de 2015 Datas e Conteúdos das Avaliações 6º Ano A 12/11 1- MATEMÁTICA Potência, raiz quadrada e expressão numérica com potência e raiz quadrada. Pág. 192, ex. 1, 2, 3, 7, 8, 10, 11, 15, pág. 206 ex. 7, 9, 10,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE CAMPUS MATA NORTE ESCOLA DE APLICAÇÃO PROFESSOR CHAVES TESTE SELETIVO Anexo IV PROGRAMAS

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE CAMPUS MATA NORTE ESCOLA DE APLICAÇÃO PROFESSOR CHAVES TESTE SELETIVO Anexo IV PROGRAMAS Anexo IV PROGRAMAS 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (antiga 5ª série) Língua Portuguesa 1. LEITURA, COMPREENSÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS, CONTEÚDOS GRAMATICAIS. 1.1. Leitura e compreensão de diferentes tipos de

Leia mais

CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA CEI ZONA SUL ROTEIRO DE ESTUDO 3º ANO (MATUTINO) ROTEIRO DA AV1 (1º TRIMESTRE) OBJETO DO CONHECIMENTO

CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA CEI ZONA SUL ROTEIRO DE ESTUDO 3º ANO (MATUTINO) ROTEIRO DA AV1 (1º TRIMESTRE) OBJETO DO CONHECIMENTO CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA CEI ZONA SUL ROTEIRO DE ESTUDO 3º ANO (MATUTINO) ROTEIRO DA AV1 (1º TRIMESTRE) ÁREA DE CONHECIMENTO LCT DISCIPLINAS L. PORTUGUESA/LITERATURA OBJETO DO CONHECIMENTO Variação

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio DISCIPLINA: Química SÉRIE/ANO: 9º ano A e B PROFESSOR(A): Fabiana de Souza Tamassia Ligações químicas ( Capitulo 6) Diversidade das substancias : Funções químicas ( Capitulo 7) Transformações, propriedades

Leia mais

INSTRUMENTO AVALIATIVO

INSTRUMENTO AVALIATIVO INSTRUMENTO AVALIATIVO 9º ANO 3º BIMESTRE 2016 CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES AVALIAÇÃO ESPECÍFICA Avaliações Específicas 22/08 23/08 24/08 25/08 26/08 Física Matemática Biologia Geografia Filosofia Redação

Leia mais

OBJETOS DE CONHECIMENTO PARA ESTUDO / Conteúdos: Avaliação Entre Períodos e Exame Final 9º ANO

OBJETOS DE CONHECIMENTO PARA ESTUDO / Conteúdos: Avaliação Entre Períodos e Exame Final 9º ANO OBJETOS DE CONHECIMENTO PARA ESTUDO / 2017 Conteúdos: Avaliação Entre Períodos e Exame Final 9º ANO DISCIPLINA: ARTE PROFESSORA: GIGLIOLA CINQUENTI Releituras de Miró. Revitalização. Terapias alternativas.

Leia mais

Livro de Filosofia pg. 6 a 8 Anotações feitas no caderno.

Livro de Filosofia pg. 6 a 8 Anotações feitas no caderno. ROTEIRO DE ESTUDO DE AVALIAÇÃO PROFESSORA: ADRIANA OLIVEIRA DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE: 7º ANO A/B 16/03/2017 Unidade 2: Brasil: organização político-administrativa: Capítulo 3: Como a União e os Estados

Leia mais

MATÉRIA DAS PROVAS DE RECUPERAÇÃO FINAL 9º ANO

MATÉRIA DAS PROVAS DE RECUPERAÇÃO FINAL 9º ANO MATÉRIA DAS PROVAS DE RECUPERAÇÃO FINAL 9º ANO PORTUGUÊS PROFº FRANCESCO Leitura e Interpretação de Texto; Período: Simples e Composto. Período Composto por Subordinação: Oração Principal, Oração Subordinada

Leia mais

Prova Final - 7º ano A e B

Prova Final - 7º ano A e B Prova Final - 7º ano A e B Língua Portuguesa Camila 13/12/2017 Sujeito e Predicado Tipos de sujeito. Concordância verbal. Paginas 160 à 163. 185 à 187. 194 à 195. Compreender o que sujeito e predicado.

Leia mais

RECUPERAÇÃO DO 9º ANO. ESTUDOS DE 1ª e 2ª RECUPERAÇÃO FINAL 2011 DISCIPLINA: LÍNGUA INGLESA

RECUPERAÇÃO DO 9º ANO. ESTUDOS DE 1ª e 2ª RECUPERAÇÃO FINAL 2011 DISCIPLINA: LÍNGUA INGLESA RECUPERAÇÃO DO 9º ANO ESTUDOS DE 1ª e 2ª RECUPERAÇÃO FINAL 2011 DISCIPLINA: LÍNGUA INGLESA O aluno deverá estudar as unidades de 1 a 7 do livro Inspiration 4, preocupando-se em conhecer o vocabulário e

Leia mais

Prova Final - 7º ano A e B

Prova Final - 7º ano A e B Prova Final - 7º ano A e B O QUE ESTUDAR? Língua Portuguesa Camila 14/12/16 1 verbo ( Estrutura e regularidade 2.tempo subjetivo 3. Preposição 1. livro 58 2. Livro págs. 80 á 86 3.Preposição 118 Caderno

Leia mais

Conteúdos para Reorientação - 6º ano A e B

Conteúdos para Reorientação - 6º ano A e B Conteúdos para Reorientação - 6º ano A e B Língua Portuguesa Camila 04/12/2017 Artigo Pronomes pessoais e de tratamento. Pronomes possessivos, demonstrativo, indefinidos e interrogativos. Páginas 152 a

Leia mais

O que estudar? Onde estudar? Estudar com o objetivo de: 1- Reconhecer o significado de expressões contendo variáveis;

O que estudar? Onde estudar? Estudar com o objetivo de: 1- Reconhecer o significado de expressões contendo variáveis; 1-. Introdução da linguagem algébrica - Transformação de problemas da linguagem da norma padrão para linguagem simbólica matemática; - Expressões algébricas; - Calculando com letras; - Compreendendo a

Leia mais

PROVA TEMÁTICA/2013 GERAÇÃO CONTEMPORÂNEA: desafios e novas possibilidades

PROVA TEMÁTICA/2013 GERAÇÃO CONTEMPORÂNEA: desafios e novas possibilidades PROVA TEMÁTICA/2013 GERAÇÃO CONTEMPORÂNEA: desafios e novas possibilidades 7 ANO / ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS (LÍNGUA PORTUGUESA, REDAÇÃO, ARTES E

Leia mais

Cronograma - 2º Bimestre / 2016

Cronograma - 2º Bimestre / 2016 Prof.: TIAGO LIMA Disciplina: MATEMÁTICA Série: 1º ano EM 25/04 e 28/04 02/05 e 04/05 09/05 e 12/05 23/05 e 26/05 30/05 e 02/06 06/06 e 09/06 13/06 e 16/06 20/06 e 23/06 27/06 e 30/06 04/07 e 07/07 Função

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II. CONTEÚDO DA RECUPERAÇÃO 1º e 2º BIM./2016 9º ANO

ENSINO FUNDAMENTAL II. CONTEÚDO DA RECUPERAÇÃO 1º e 2º BIM./2016 9º ANO 9º FÁBIO NICOLA ENSINO FUNDAMENTAL II (FÍSICA/ QUÍMICA) CIÊNCIAS 1 o Bimestre Física - Grandeza escalar e vetorial - As leis de Newton - Velocidade escalar média - Aceleração escalar média Química - Substâncias

Leia mais

CONTEÚDO DA RECUPERAÇÃO 6º ANO

CONTEÚDO DA RECUPERAÇÃO 6º ANO 6º ANO - Interpretação textual; - Acentuação gráfica; - Ortografia; - Substantivo Adjetivo (flexão: número, gênero e grau); - Artigo Numeral (flexão: gênero - número). - Unidade 3 geometria (páginas 86

Leia mais

Caderno 4 A conjunção / Frase, oração e período págs. 17 a 29

Caderno 4 A conjunção / Frase, oração e período págs. 17 a 29 6ºA e B FUNDAMENTAL II CONTEÚDO EXAMES FINAIS 3º TRIMESTRE MATÉRIA CONTÉUDO PORTUGUÊS Caderno 1 Acento de intensidade págs. 15 a 24 Narrativa ficcional: autor, narrador e personagem págs. 32 e 33 Substantivo

Leia mais

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL CENTRO DE ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO DO ENSINO ASSISTENCIAL COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL CENTRO DE ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO DO ENSINO ASSISTENCIAL COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II ARTE e MÚSICA EMENTA RECUPERAÇÃO FINAL - 2016 Elementos de linguagem visual Pop Art Fotografia Comunicação Comunicação Visual Grafite (Street Art) 12/12 10,0 Cassiano de Melo Barra 3º Sgt QBMG-01 Coordenador

Leia mais

Matemática PROFESSOR: Francisco Monteiro OBJETIVO GERAL

Matemática PROFESSOR: Francisco Monteiro OBJETIVO GERAL ANO DE ESCOLARIDADE: 8º ano (A e B matutino e A vespertino) DISCIPLINA: Matemática PROFESSOR: Francisco Monteiro OBJETIVO GERAL Resolver situações-problema, construindo estratégias e fazendo uso de diversas

Leia mais

3ª Igor/ Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

3ª Igor/ Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática 3ª Igor/ Eduardo 9º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade C3 - Espaço e forma Números racionais. Números irracionais. Números reais. Relações métricas nos triângulos retângulos.

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO DATA 23/10/2017 PROFESSORA: TAIS BORGES DISCIPLINA: FILOSOFIA

ROTEIRO DE ESTUDO DATA 23/10/2017 PROFESSORA: TAIS BORGES DISCIPLINA: FILOSOFIA ROTEIRO DE ESTUDO DATA 23/10/2017 PROFESSORA: TAIS BORGES DISCIPLINA: FILOSOFIA A cultura e os modos de vida Elementos fundamentais da cultura Livro de Filosofia pg. 102 a 108 Conceituar os diferentes

Leia mais

Conteúdos a serem exigidos na Prova de OAA Ano 2011

Conteúdos a serem exigidos na Prova de OAA Ano 2011 Disciplina: GEOGRAFIA Série: 8ª. Série 81-82 e 83 Professor(a): Rita de Cássia Fraga Cardoso Mudanças Climáticas e Aquecimento Global. Transformações no espaço geográfico: Ártico e África. Aquecimento

Leia mais

Datas e Conteúdos das Avaliações - 6º Ano A CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES DO 2º PERÍODO DO 3º BIMESTRE Período de 17 a 25 de setembro de 2015

Datas e Conteúdos das Avaliações - 6º Ano A CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES DO 2º PERÍODO DO 3º BIMESTRE Período de 17 a 25 de setembro de 2015 Datas e Conteúdos das Avaliações - 6º Ano A 17/09 5ª F 1-MATEMÁTICA Tipos de triângulos quanto aos lados e Pag. 162 a pag. 166 e ângulos/ construção de triângulos Construção de utilizando compasso e régua.

Leia mais

CONTEUDOS DA VA GLOBAL UNIDADE 04 8º ANO. A era do rádio; O cinema e teatro de sombras.

CONTEUDOS DA VA GLOBAL UNIDADE 04 8º ANO. A era do rádio; O cinema e teatro de sombras. ARTES EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CIÊNCIAS GEOGRAFIA 8º ANO A era do rádio; O cinema e teatro de sombras. Lutas - Capoeira Sistema de equação do 1 grau; Métodos de resoluções envolvendo sistemas; Problemas contextualizados

Leia mais

Ordenar ou identificar a localização de números racionais na reta numérica.

Ordenar ou identificar a localização de números racionais na reta numérica. Ordenar ou identificar a localização de números racionais na reta numérica. Estabelecer relações entre representações fracionárias e decimais dos números racionais. Resolver situação-problema utilizando

Leia mais

Matemática CONTEÚDO PARA PROCESSO SELETIVO ENSINO MÉDIO 1º ANO ENSINO MÉDIO LINGUAGEM

Matemática CONTEÚDO PARA PROCESSO SELETIVO ENSINO MÉDIO 1º ANO ENSINO MÉDIO LINGUAGEM CONTEÚDO PARA PROCESSO SELETIVO ENSINO MÉDIO 1º ANO ENSINO MÉDIO a) Termos sintáticos e suas funções na oração; b) Interpretação de texto. a) Equações do 1º e 2º graus e problemas; b) Trigonometria no

Leia mais

Admissão de alunos 2017

Admissão de alunos 2017 Tradição em Excelência Admissão de alunos 2017 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1ª SÉRIE ENSINO MÉDIO CIÊNCIAS 1. CINEMÁTICA 1.1. Estudo dos movimentos e referenciais. 1.2. Movimentos uniformes. 2. PROPRIEDADES

Leia mais

ANEXO VII DO CONTEÚDO PROGRAMADO DAS PROVAS OBJETIVAS

ANEXO VII DO CONTEÚDO PROGRAMADO DAS PROVAS OBJETIVAS ANEXO VII DO CONTEÚDO PROGRAMADO DAS PROVAS OBJETIVAS PARA TODOS OS CARGOS: CONHECIMENTOS GERAIS EM EDUCAÇÃO: Projeto Político Pedagógico: princípios e metodologias de planejamento, sistematização, execução,

Leia mais

Texto xerografado: Por que a arte é tão importante na vida das pessoas. Anotações feitas no caderno.

Texto xerografado: Por que a arte é tão importante na vida das pessoas. Anotações feitas no caderno. ROTEIRO DE ESTUDO DE AVALIAÇÃO PROFESSORA: ADRIANA OLIVEIRA DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE: 6º A/BANO 16/03/2017 Unidade 2: O sistema solar e os movimentos da Terra: Capítulo 3: O Sistema Solar Capitulo 4:

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA-Ensino Médio Componente Curricular: Matemática

MATRIZ DE REFERÊNCIA-Ensino Médio Componente Curricular: Matemática MATRIZ DE REFERÊNCIA-Ensino Médio Componente Curricular: Matemática Conteúdos I - Conjuntos:. Representação e relação de pertinência;. Tipos de conjuntos;. Subconjuntos;. Inclusão;. Operações com conjuntos;.

Leia mais

DESCRITORES 9º ANO 2º Bimestre

DESCRITORES 9º ANO 2º Bimestre DESCRITORES 9º ANO 2º Bimestre Português D19. Reconhecer a presença de valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no patrimônio literário nacional. D24. Ler e compreender textos do agrupamento

Leia mais

PROCESSO SELETIVO. 1 a SÉRIE ENSINO MÉDIO

PROCESSO SELETIVO. 1 a SÉRIE ENSINO MÉDIO PROCESSO SELETIVO 1 a SÉRIE ENSINO MÉDIO 1 a SÉRIE ENSINO MÉDIO REGULAMENTO DO PROCESSO SELETIVO PARA 2017 O processo seletivo do Colégio Vital Brazil tem por objetivo conhecer a atuação do aluno no processo

Leia mais

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 3º BIMESTRE º B - 11 Anos

MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 3º BIMESTRE º B - 11 Anos PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/ SEÇÃO DE ENSINO FORMAL Centro de Formação Pedagógica CENFOP MATEMÁTICA PLANEJAMENTO 3º

Leia mais

CONTEÚDOS DA VA PARCIAL DA UNIDADE 04

CONTEÚDOS DA VA PARCIAL DA UNIDADE 04 MATEMÁTICA CIÊNCIAS 8º ANO RETAS, TRIÂNGULOS E POLÍGONOS; SISTEMA DE EQUAÇÃO DO 1º GRAU; PROBLEMAS ENVOLVENDO SISTEMA; SISTEMA DE EQUAÇÃO FRACIONÁRIA; GÊNERO TEXTUAL NARRATIVA DESCRITIVA. NOÇÕES DE GENÉTICA;

Leia mais

CONTEÚDOS DA RECUPERAÇÃO 3ª UNIDADE 8º ANO A

CONTEÚDOS DA RECUPERAÇÃO 3ª UNIDADE 8º ANO A 8º ANO A Tipos de predicado e Predicativo do sujeito págs. 99 a 104; Predicado verbonominal e Predicativo do objeto págs. 113 a 122; Complemento nominal págs. 145 a 151 e Ficha de estudo; Vozes do verbo

Leia mais

TEMA I: Interagindo com os números e funções

TEMA I: Interagindo com os números e funções 31 TEMA I: Interagindo com os números e funções D1 Reconhecer e utilizar característictas do sistema de numeração decimal. D2 Utilizar procedimentos de cálculo para obtenção de resultados na resolução

Leia mais

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

EDITAIS DE RECUPERAÇÃO FINAL

EDITAIS DE RECUPERAÇÃO FINAL EDITAIS DE RECUPERAÇÃO FINAL Caro aluno Segue edital de recuperação final que indica os conteúdos prioritários para as avaliações finais. Ele está organizado por disciplina. Não esqueça que, para cada

Leia mais

Conteúdos para Avaliação Final 9

Conteúdos para Avaliação Final 9 Professor (a): LUCIANE MESQUITA/ROSINHA Disciplina: MATEMÁTICA UT2 Semelhança UT3 Teorema de Tales UT4 Radicais UT6 Equações do 2º grau UT7 Relações Métricas UT8 Relações Trigonométricas UT9 Funções UT11

Leia mais

RECRO MATEMÁTICA 6º ANO 1º BIMESTRE EIXO: NÚMEROS E OPERAÇÕES

RECRO MATEMÁTICA 6º ANO 1º BIMESTRE EIXO: NÚMEROS E OPERAÇÕES 6º ANO 1º BIMESTRE S Compreender o sistema de numeração decimal como um sistema de agrupamentos e trocas na base 10; Compreender que os números Naturais podem ser escritos de formas diferenciadas e saber

Leia mais

PROVA TEMÁTICA A LUZ E SUAS TECNOLOGIAS

PROVA TEMÁTICA A LUZ E SUAS TECNOLOGIAS PROVA TEMÁTICA 2015 - A LUZ E SUAS TECNOLOGIAS 9 ANO / ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS (LÍNGUA PORTUGUESA, REDAÇÃO, ARTES E LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA

Leia mais

PLANEJAMENTOS ANUAIS

PLANEJAMENTOS ANUAIS ESTADO DO MARANHÃO UNIDADE REGIONAL DE SÃO JOÃO DOS PATOS CENTRO DE ENSINO GOV. JOÃO CASTELO-PASTOS BONS PLANEJAMENTOS ANUAIS ANO LETIVO: 2016 DISCIPLINAS: TURNO(S): TURMAS: PROFESSOR: PLANO ANUAL DE ENSINO

Leia mais

Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática Eduardo 3ª 8 Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Competência 2 Foco: Os conjuntos numéricos Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais. Competência

Leia mais

Conteúdos para Reorientação - 7º ano A e B

Conteúdos para Reorientação - 7º ano A e B Conteúdos para Reorientação - 7º ano A e B Língua Portuguesa Camila 10/07/2017 1. Verbo: modo imperativo 2. Estrutura e regularidade verbal 1. Livro págs. 88 2. Livro págs. 58 -Compreender o que exprime

Leia mais

Matriz de referência de MATEMÁTICA - SAERJINHO 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL

Matriz de referência de MATEMÁTICA - SAERJINHO 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL 17 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL Tópico Habilidade B1 B2 B3 ESPAÇO E FORMA GRANDEZAS E MEDIDAS TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO H01 H03 H04 H06 Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras

Leia mais

INSTITUTO MARIA AUXILIADORA

INSTITUTO MARIA AUXILIADORA CAPÍTULO 9 Para reinventar o mundo e recriar a vida. (adicional à média) ENSINO RELIGIOSO Atividade Avaliativa Avaliação Parcial Atividade em sala consulta no material do aluno Pesquisa, elaboração, produção

Leia mais

Colégio Estadual do Campo Professora Maria de Jesus Pacheco Guimarães E. F. e M. Uma História de Amor ao Guará

Colégio Estadual do Campo Professora Maria de Jesus Pacheco Guimarães E. F. e M. Uma História de Amor ao Guará Colégio Estadual do Campo Professora Maria de Jesus Pacheco Guimarães E. F. e M. Uma História de Amor ao Guará PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2012 DISCIPLINA: MATEMÁTICA - PROFESSORA: MÁRCIA LÍGIA MAIER FARIAS

Leia mais

Conteúdo Programático. Cursos Técnicos Integrados

Conteúdo Programático. Cursos Técnicos Integrados Conteúdo Programático Cursos Técnicos Integrados Especificações das Provas Disciplinas da prova objetiva Nº questões Pesos Total de pontos Língua Portuguesa 15 2 30 Matemática 15 2 30 Total 30-60 Prova

Leia mais

Interpretação de texto Orações coordenadas: aula 19. Interpretação de texto Subordinadas substantivas: aula26

Interpretação de texto Orações coordenadas: aula 19. Interpretação de texto Subordinadas substantivas: aula26 9º ANO Língua Portuguesa Orações coordenadas: aula 19 Subordinadas substantivas: aula26 Subordinadas adjetivas: aula 67 Subordinadas adverbiais: aula 82 Verbos:modos indicativo: aula 9 Modo subjuntivo:

Leia mais

SESI PB - Dionízio Marques de Almeida MATEUS RIBEIRO DE ALMEIDA Segmento: Ensino Médio Ano/Série: 2º A

SESI PB - Dionízio Marques de Almeida MATEUS RIBEIRO DE ALMEIDA Segmento: Ensino Médio Ano/Série: 2º A Relatório de Desempenho: Simulado Enem 1ª Aplicação - 2016 SESI PB - Dionízio Marques de Almeida MATEUS RIBEIRO DE ALMEIDA Segmento: Ensino Médio Ano/Série: 2º A Gerado em: 28/11/2016 às 17h 49min SIA:

Leia mais

COLÉGIO PAROQUIAL NOSSA SENHORA DO CARMO

COLÉGIO PAROQUIAL NOSSA SENHORA DO CARMO S DA AVALIAÇÃO I - 2º TRIMESTRE - 6 ANO SS Apostila 2 - páginas 06 à 27: Leitura e Interpretação de Texto; Gênero notícia, suas características e seus meios de veiculação; Estrutura do Lide (Onde? O quê?

Leia mais

Nível II (6º ao 9º ano) Sistema de Recuperação 3º período e Anual Matemática

Nível II (6º ao 9º ano) Sistema de Recuperação 3º período e Anual Matemática Nível II (6º ao 9º ano) Sistema de Recuperação 3º período e Anual Matemática Orientações aos alunos e pais A prova de dezembro abordará o conteúdo desenvolvido nos três períodos do ano letivo. Ela será

Leia mais

Conteúdo para concurso de bolsa 9º ano

Conteúdo para concurso de bolsa 9º ano Conteúdo para concurso de bolsa 9º ano Língua Portuguesa: - Interpretação de texto; - Revisão Análise morfossintática; - Revisão de período composto por subordinação (subordinadas substantivas); - Período

Leia mais

CONTEÚDOS DE RECUPERAÇÃO 1 º semestre 6 ANO. CONTEÚDOS DE RECUPERAÇÃO - 1 º semestre 7 ANO

CONTEÚDOS DE RECUPERAÇÃO 1 º semestre 6 ANO. CONTEÚDOS DE RECUPERAÇÃO - 1 º semestre 7 ANO S DE RECUPERAÇÃO 1 º semestre 6 ANO MATEMÁTICA DESENHO GEOMÉTRICO - Módulos 12- Giros e ângulos - Módulo 14 - Retas paralelas e retas perpendiculares - Módulo 15- Números racionais em diferentes contextos

Leia mais

Biologia Analisar e compreender o funcionamento dos ácidos nucleicos e a importância da duplicação do DNA e a ação dos seus genes.

Biologia Analisar e compreender o funcionamento dos ácidos nucleicos e a importância da duplicação do DNA e a ação dos seus genes. DISCIPLINA Artes Cênicas DESCRITOR Interpretar textos e músicas Identificar os elementos presentes numa composição musical. Identificar a classificação vocal e dos instrumentos musicais Diferenciar os

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO DATA 23/10/2017 PROFESSOR: FELIPE AUGUSTO B RANGEL

ROTEIRO DE ESTUDO DATA 23/10/2017 PROFESSOR: FELIPE AUGUSTO B RANGEL ROTEIRO DE ESTUDO DATA 23/10/2017 PROFESSOR: FELIPE AUGUSTO B RANGEL DISCIPLINA: ARTES Respeito, Tolerância Preconceito. e Arte africana e afro-brasileira. Apontamentos e registros feitos no caderno. Analisar

Leia mais

INSTITUTO MARIA AUXILIADORA

INSTITUTO MARIA AUXILIADORA CAPÍTULO 9 Existe uma verdade que orienta a vida? (adicional à ENSINO RELIGIOSO Atividade Avaliativa Avaliação Parcial Atividade em sala consulta no material do aluno Pesquisa, elaboração, produção e participação

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar

Leia mais

CONCURSO DE BOLSAS 2018

CONCURSO DE BOLSAS 2018 6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL Leitura e interpretação de texto Classes gramaticais Verbo: conjugação nos modos indicativo e subjuntivo Pronomes: classificação Adjetivo: flexão de gênero, número e grau Encontros

Leia mais

Interpretação textual; As vozes do verbo; Agente da passiva; Paradidático: A mala de Hana. Anúncio publicitário; Carta do leitor; Resenha crítica.

Interpretação textual; As vozes do verbo; Agente da passiva; Paradidático: A mala de Hana. Anúncio publicitário; Carta do leitor; Resenha crítica. Olinda, 16 de agosto de 2017. Interpretação textual; As vozes do verbo; Agente da passiva; Paradidático: A mala de Hana. Anúncio publicitário; Carta do leitor; Resenha crítica. Degree of adjectives (comparative

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL CRITÉRIOS AVALIATIVOS 9º ANO 2º BIMESTRE

ENSINO FUNDAMENTAL CRITÉRIOS AVALIATIVOS 9º ANO 2º BIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL Cruzeiro 3213-3838 Octogonal 3213-3737 www.ciman.com.br CRITÉRIOS AVALIATIVOS 9º ANO 2º BIMESTRE Brasília, 06 de maio de 2015. Caro aluno, Segue a agenda do 2º bimestre. Nela, você encontra

Leia mais

2ª Ana e Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

2ª Ana e Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática 2ª Ana e Eduardo 8 Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Competência 2 Foco: Os conjuntos numéricos. Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais.

Leia mais

Roteiro de Estudo 8ª série/ Reorientação FUNDAÇÃO JOSÉ CARVALHO ESCOLA MARIACARVALHO. Um caminho para a construção da cidadania

Roteiro de Estudo 8ª série/ Reorientação FUNDAÇÃO JOSÉ CARVALHO ESCOLA MARIACARVALHO. Um caminho para a construção da cidadania 5 FUNDAÇÃO JOSÉ CARVALHO ESCOLA MARIACARVALHO Um caminho para a construção da cidadania ROTEIRO DE ESTUDO REORIENTAÇÃO 8ª SÉRIE anos E.M.C. Período de aulas: 06 a 14/12 Período de avaliações finais de

Leia mais

EDITAL DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO Provas Bimestrais 4º Bimestre/2016 Grupo 2

EDITAL DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO Provas Bimestrais 4º Bimestre/2016 Grupo 2 EDITAL DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO Provas Bimestrais 4º Bimestre/2016 Grupo 2 DISCIPLINAS Materiais de Estudo Conteúdos Objetivos de Aprendizagem (O que o aluno deverá saber) Procedimento de Estudo (Como

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA SAEB

MATRIZ DE REFERÊNCIA SAEB MATRIZ DE REFERÊNCIA SAEB FONTE: INEP/MEC Língua Portuguesa: 5º ano Ensino Fundamental A matriz de referência de Língua Portuguesa é composta por seis tópicos, relacionados a habilidades desenvolvidas

Leia mais

Relação de Conteúdos para Seleção Candidatos ao 6º ano do Ensino Fundamental

Relação de Conteúdos para Seleção Candidatos ao 6º ano do Ensino Fundamental Candidatos ao 6º ano do Ensino Fundamental Produção de Texto - Gênero Textual Conto As 4 operações Situações- problemas (Raciocínio lógico matemático) Gráficos e tabelas Fração (leitura, representação,

Leia mais

Matriz de referência para avaliação diagnóstica 2018 Série: 2º ano do Ensino Fundamental

Matriz de referência para avaliação diagnóstica 2018 Série: 2º ano do Ensino Fundamental Matriz de referência para avaliação diagnóstica 2018 Série: 2º ano do Ensino Fundamental Quanto ao sistema de numeração decimal: a) Escrever os números naturais até 99, reconhecendo o que é unidade e dezena.

Leia mais

CONTEÚDO DE RECUPERAÇÃO

CONTEÚDO DE RECUPERAÇÃO ARTE PROF. SUSSUMO / PROF. EDSON UNIDADE CAPÍTULO PÁGINAS Análise de A sagração da primavera, de Igor Stravinsky 03 04 96-98 A gravura contemporânea - 20 230-232 A pintura e a escultura contemporânea -

Leia mais

EDITAL PROGRAMAS

EDITAL PROGRAMAS EDITAL 2018 - PROGRAMAS 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ROSSI, Natércia et alii. Na ponta da língua, 1º ano. Rio de Janeiro: Ed. Access. Relações espaciais e temporais (em cima, embaixo, antes, depois etc.);

Leia mais

2015 Ensino Fundamental Conteúdo e Datas 2ª PARCIAL /4ª Etapa

2015 Ensino Fundamental Conteúdo e Datas 2ª PARCIAL /4ª Etapa Disciplina Data Série Conteúdo Português Gêneros textuais (TODOS); identificação; características; Interpretação. Classes gramaticais Acentuação e Pontuação Ortografia Uso do porquê Determinantes do substantivo

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 2017

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 2017 ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO 2017 Caros Responsáveis e Alunos, Sempre podemos mais do que imaginamos. Me. Agathe Verhelle A Recuperação de Estudos oportuniza a participação em aulas e atividades sobre temas

Leia mais

MATEMÁTICA - 8.º Ano. Ana Soares ) Catarina Coimbra

MATEMÁTICA - 8.º Ano. Ana Soares ) Catarina Coimbra Salesianos de Mogofores - 2016/2017 MATEMÁTICA - 8.º Ano Ana Soares (ana.soares@mogofores.salesianos.pt ) Catarina Coimbra (catarina.coimbra@mogofores.salesianos.pt ) Rota de aprendizage m por Projetos

Leia mais

COLÉGIO SETE DE SETEMBRO

COLÉGIO SETE DE SETEMBRO COLÉGIO SETE DE SETEMBRO Ent. Mantenedora: Centro Evangélico de Recuperação Social de Paulo Afonso Reconhecido pela Resolução nº CEE - 1464/ 02/04/2006 Av. Vereador José Moreira,u Orientações para Estudos

Leia mais

8º ANO ENSINO FUNDAMENTAL

8º ANO ENSINO FUNDAMENTAL 8º ANO ENSINO FUNDAMENTAL MATEMÁTICA CIÊNCIAS Unidade 01-Missão Artística Francesa Unidade 03 - O Romantismo nas artes até a pág. 21 OPERAÇÕES COM MONÔMIOS GRAU DE POLINÔMIOS / OPERAÇÕES COM POLINÔMIOS

Leia mais

CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA MAIS ROTEIRO DE AVALIAÇÕES 2º TRIMESTRE ATIVIDADE AVALIATIVA AV2 1º ANO ENSINO MÉDIO

CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA MAIS ROTEIRO DE AVALIAÇÕES 2º TRIMESTRE ATIVIDADE AVALIATIVA AV2 1º ANO ENSINO MÉDIO CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA MAIS ROTEIRO DE AVALIAÇÕES 2º TRIMESTRE ATIVIDADE AVALIATIVA AV2 1º ANO ENSINO MÉDIO FÍSICA PROFESSOR CARLOS ALÍPIO Os princípios da dinâmica Forças de atrito Trabalho Energia,

Leia mais