MATEMÁTICA - 8.º Ano. Ana Soares ) Catarina Coimbra

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MATEMÁTICA - 8.º Ano. Ana Soares ) Catarina Coimbra"

Transcrição

1 Salesianos de Mogofores /2017 MATEMÁTICA - 8.º Ano Ana Soares ) Catarina Coimbra ) Rota de aprendizage m por Projetos NÚMEROS RACIONAIS. NÚMEROS REAIS Projeto 1 Número, maravilhoso número! 1ª fase: Estudar as características dos vários tipos de números reais (primos, quadrados perfeitos, negativos, fracionários, irracionais, etc.). 2ª fase: Escrita, em grupo, de uma peça de teatro em que as personagens são os vários tipos de números estudados, com as suas diferentes características (aspeto físico, personalidade, comportamento, etc) relacionadas com as suas propriedades matemáticas. 3ª fase: Ensaiar e encenar a peça criada. 4ª fase: Apresentação à turma da encenação criada. 5ª fase: Relatório de aprendizagem. Objetivo Geral: Compreender a noção de número real Representar e comparar números reais Operar com números reais e utilizar as propriedades das operações no cálculo Total: 2 quinzenas do 1.º período. A definir nos PIQAs. Números racionais e dízimas Frações equivalentes a dízimas infinitas periódicas Reconhecer se uma fração pode ser ou não escrita na forma de fração decimal. Obter a representação em dízima de uma fração irredutível, que possa ser escrita na forma de fração decimal, utilizando o algoritmo de divisão ou multiplicando o numerador e o denominador por potências de 2 e de 5 adequadas. Utilizar o algoritmo da divisão para obter a representação em dízima de uma fração que não pode ser escrita na forma decimal. Determinar o período e o comprimento do período de uma dízima infinita periódica. Representar uma dízima infinita periódica como fração. Verificar que é sempre possível transformar uma dízima infinita de período 9 numa dízima finita. Estabelecer uma correspondência um a um entre o conjunto dos números racionais e o conjunto das dízimas finitas e infinitas periódicas (com período diferente de 9). Representar na reta numérica números racionais.

2 Potências de expoente inteiro Operações com potências. Propriedades Decomposição decimal de uma dízima Notação científica. Aplicações Compreender o conceito de potência de expoentes inteiros. Definir potência de expoente nulo e potência de expoente negativo. Efetuar operações com potências de expoente inteiro. Aplicar as propriedades estudadas das potências de expoente natural às potências de expoente inteiro. Simplificar e calcular o valor numérico de expressões numéricas envolvendo potências de expoente inteiro. Resolver problemas envolvendo potências de expoente inteiro. Recordar a decomposição decimal de um número natural. Efetuar a decomposição decimal de uma dízima finita utilizando potências de base 10 e expoente inteiro. Representar números racionais em notação científica com uma dada aproximação. Representar e comparar números racionais em notação científica. Reconhecer o modo como a calculadora representa um número em notação científica. Interpretar informação, ideias e conceitos representados de diversas formas, incluindo textos matemáticos. Determinar a soma, diferença, produto e quociente de números racionais representados em notação científica. Resolver problemas. Números irracionais. Números reais Operações em Q Obter a representação de um número não racional na reta numérica. Compreender as limitações dos números racionais na representação de alguns pontos da reta numérica. Representar pontos irracionais na reta numérica. Saber que é um número irracional. Saber que, dado um número natural n, n é um número inteiro ou um número irracional. Mostrar, por exemplo, que 2 não é um número racional. Estender aos números reais as operações definidas sobre os números racionais. Efetuar operações em Q. Ordenação de números reais Estender a ordenação aos números reais. Ordenar números reais. Comparar dízimas. Aplicar, em R, as propriedades tricotómica e transitiva da relação de ordem. TEOREMA DE PITÁGORAS Objetivo Geral: Analisar e utilizar as propriedades e relações relativas a triângulos e quadriláteros no plano e no espaço Compreender a noção de demonstração e fazer raciocínios dedutivos em contextos geométricos e trigonométricos Total: 2 quinzenas do 1.º período.

3 A definir nos PIQAs Tarefas: Atribuir posteriormente aos elementos de cada grupo (A, O, E) Triângulos retângulos semelhantes Teorema de Pitágoras. Demonstração Decompor o triângulo retângulo em dois triângulos a ele semelhantes pela altura relativa à hipotenusa. Resolver problemas envolvendo triângulos retângulos e semelhança de triângulos. Enunciar o Teorema de Pitágoras. Demonstrar o Teorema de Pitágoras. Determinar a medida de comprimento de um lado de um triângulo retângulo conhecendo as medidas dos outros dois lados. Utilizar a definição de raiz quadrada na resolução de equações do 2 2.º grau incompletas do tipo ax b, a, b e a 0. Recíproco do Teorema de Pitágoras Aplicações do Teorema de Pitágoras Resolução de problemas envolvendo o Teorema de Pitágoras Reconhecer que é válido o recíproco do Teorema de Pitágoras. Resolver problemas envolvendo o Teorema de Pitágoras e o seu recíproco. Reconhecer ternos pitagóricos. Utilizar o Teorema de Pitágoras para construir geometricamente radicais de números naturais e representá-los na reta numérica. Resolver problemas envolvendo a determinação de distâncias desconhecidas por utilização dos Teoremas de Pitágoras e de Tales. Utilizar o Teorema de Pitágoras para construir geometricamente radicais de números naturais e representá-los na reta numérica. Resolver problemas envolvendo a determinação de distâncias desconhecidas por utilização dos Teoremas de Pitágoras e de Tales. VETORES, TRANSLAÇÕES E ISOMETRIAS Objetivo Geral: Compreender e usar a noção de semelhança para resolver problemas em contextos diversos Compreender e usar as isometrias para resolver problemas em contextos diversos Total: 2 quinzenas do 1.º período. A definir nos PIQAs. 1. Segmentos orientados. Vetores Definir segmento orientado, direção, sentido e comprimento. Identificar segmentos orientados equipolentes. Definir vetores e, em particular, o vetor nulo. Identificar vetores colineares e vetores simétricos.

4 2. Translação associada a um vetor Definir soma de um ponto com um vetor. Identificar translações. Construir a imagem de uma figura plana por uma translação. 3. Composição de translações. Adição de vetores Compor translações e relacionar a composição de translações com a adição de vetores. Aplicar a regra do triângulo e a regra do paralelogramo para determinar a soma de dois vetores. Aplicar as propriedades da adição de vetores. 4. Reflexão deslizante Definir e identificar uma reflexão deslizante. Construir a imagem de uma figura plano por uma reflexão deslizante. 5. Isometrias no plano. Propriedades Saber que as únicas isometrias do plano são as translações, rotações, reflexões axiais e reflexões deslizantes. Reconhecer as propriedades comuns das isometrias. Reconhecer que as translações são as únicas isometrias que mantêm a direção e o sentido de qualquer segmento orientado ou semirreta. 6. Resolução de problemas envolvendo figuras com simetrias Identificar a simetria de uma figura. Resolver problemas envolvendo figuras com simetrias de translação, rotação, reflexão axial e reflexão deslizante. Compreender o conceito de rosácea, de friso e de padrão e reconhecer as suas propriedades. GRÁFICOS DE FUNÇÕES AFINS Objetivo Geral: Compreender o conceito de função e de gráfico de uma função Usar o conceito de função em situações de proporcionalidade direta e inversa Analisar propriedades de uma função em várias representações Comunicar, raciocinar e modelar situações recorrendo a conceitos e procedimentos algébricos Total: 2 quinzenas do 2.º período. A definir nos PIQAs. 1. Gráfico de uma função linear Associar o gráfico cartesiano de uma função linear a uma reta que contém a origem do referencial. Escrever a equação de uma reta não vertical que contém a origem do referencial. Representar graficamente uma função linear. Identificar o declive de uma reta não vertical representada num referencial ortogonal e monométrico.

5 2. Gráfico de uma função afim Associar o gráfico cartesiano de uma função afim a uma reta. Identificar o declive e a ordenada na origem de uma reta. Reconhecer que duas retas não verticais são paralelas quando (e apenas quando) têm o mesmo declive. Escrever equações de retas. 3. Equação de uma reta vertical e não vertical 4. Retas e gráficos de funções em contextos diversos Determinar o declive de uma reta não vertical dados dois dos seus pontos. Determinar a expressão algébrica de uma função afim dados dois pontos do respetivo gráfico. Determinar a equação de uma reta paralela a outra dada e que passa num determinado ponto. Resolver problemas envolvendo equações de retas em contextos diversos. MONÓMIOS E POLINÓMIOS. EQUAÇÕES INCOMPLETAS DO 2.º GRAU Objetivo Geral: Reconhecer equações do 2º grau a uma incógnita Resolver e formular problemas envolvendo equações do 2º grau incompletas Adequar as soluções obtidas de uma equação do 2º grau incompleta ao contexto do problema Total: 2 quinzenas do 2.º período. A definir nos PIQAs Tarefas: Atribuir posteriormente aos elementos de cada grupo (A, O, E) Monómios Soma algébrica e produto de monómios Polinómios Identificar um monómio. Identificar a parte numérica e a parte literal de um monómio. Identificar o monómio nulo e o monómio constante. Identificar monómios semelhantes. Representar um monómio na sua forma canónica. Reduzir monómios à forma canónica e identificar monómios iguais. Determinar o grau de um monómio não nulo. Determinar a soma algébrica de monómios semelhantes. Determinar o produto de monómios. Escrever na forma canónica o produto e a soma de monómios. Obter o valor numérico de monómios substituindo as variáveis por números. Identificar polinómios. Escrever um polinómio numa forma reduzida. Identificar polinómios iguais. Identificar monómios semelhantes. Identificar o grau de um polinómio não nulo escrito numa forma

6 reduzida e o termo independente. Soma algébrica e produto de polinómios Quadrado de um binómio Determinar a soma algébrica de polinómios Determinar o produto de polinómios. Escrever uma forma reduzida para o produto e para a soma de polinómios. Obter o valor numérico de polinómios substituindo as variáveis por números. Deduzir a fórmula do quadrado de um binómio. Resolver problemas envolvendo o quadrado de um binómio. Elaborar demonstrações algébricas. Diferença de quadrados Deduzir a fórmula da diferença de quadrados. Resolver problemas envolvendo o quadrado de um binómio. Elaborar demonstrações algébricas. Fatorização de polinómios Fatorizar polinómios colocando fatores comuns em evidência e/ou utilizando os casos notáveis da multiplicação. Realizar demonstrações algébricas. Equações do 2.º grau. Lei do anulamento do produto Resolução de equações do 2.º grau incompletas 10. Resolução de problemas envolvendo polinómios e equações do 2.º grau Identificar equações do 2.º grau com uma incógnita. Identificar equações do 2.º grau incompletas. Aplicar a lei do anulamento do produto na resolução de equações. Resolver equações do 2.º grau incompletas. Resolver problemas envolvendo equações do 2.º grau incompletas. Resolver problemas envolvendo equações do 2.º grau incompletas. Resolver problemas que associem polinómios a medidas de áreas e volumes interpretando geometricamente igualdades que os envolvam. EQUAÇÕES LITERAIS. SISTEMAS DE EQUAÇÕES DO 1.º GRAU COM DUAS INCÓGNITAS Objetivo Geral: Resolver e formular problemas envolvendo equações e sistemas de equações. Total: 2 quinzenas do 2.º período. A definir nos PIQAs

7 1. Equações literais 2. Equações do 1.º grau com duas incógnitas 3. Sistemas de duas equações do 1.º grau com duas incógnitas 4. Resolução de sistemas de duas equações do 1.º grau pelo método de substituição 5. Classificação de sistemas de duas equações do 1.º grau com duas incógnitas 6. Resolução de problemas envolvendo sistemas de duas equações do 1.º grau com duas incógnitas Resolver problemas envolvendo sistemas de duas equações do 1.º Reconhecer equações do 1.º Interpretar as soluções de uma equação do 1.º grau com duas incógnitas. Representar graficamente uma equação do 1.º grau com duas incógnitas. Identificar sistemas de duas equações do 1.º grau com duas incógnitas. Verificar se um dado par ordenado de números reais é ou não solução de um sistema. Representar geometricamente um sistema de duas equações do 1.º Reconhecer sistemas equivalentes. Representar geometricamente um sistema de duas equações do 1.º Resolver sistemas pelo método de substituição. Representar geometricamente um sistema de duas equações do 1.º Resolver sistemas pelo método de substituição. Classificar sistemas. Resolver problemas envolvendo sistemas de duas equações do 1.º DIAGRAMA DE EXTREMOS E QUARTIS. MEDIDAS DE DISPERSÃO Objetivo Geral: estatísticos Organizar, analisar e interpretar dados, recorrendo a procedimentos e modelos Total: 1 quinzena do 3.º período A definir nos PIQAs Quartis Identificar os quartis de um conjunto de dados numéricos. Conhecer e aplicar as propriedades dos quartis. Diagramas de extremos e quartis Identificar os quartis de um conjunto de dados numéricos. Conhecer e aplicar as propriedades dos quartis. Construir um diagrama de extremos e quartis. Interpretar um diagrama de extremos e quartis.

8 Medidas de dispersão: amplitude e amplitude interquartil Identificar os quartis de um conjunto de dados numéricos. Conhecer e aplicar as propriedades dos quartis. Construir um diagrama de extremos e quartis. Determinar a amplitude e a amplitude interquartil. Interpretar um diagrama de extremos e quartis. Resolução de problemas envolvendo a análise de dados Resolver problemas envolvendo a análise de dados representados em gráficos diversos e em diagramas de extremos e quartis.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MIRA Escola Sec/3 Drª. Maria Cândida. PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 8º Ano Ano Letivo 2016/2017. Objetivos específicos

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MIRA Escola Sec/3 Drª. Maria Cândida. PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 8º Ano Ano Letivo 2016/2017. Objetivos específicos 1º Período TEMA 1: NÚMEROS RACIONAIS. NÚMEROS REAIS N. de blocos previstos: 15 1.1. Representação de números reais através de dízimas 1.2. Conversão em fração de uma dízima infinita periódica 1.3. Potências

Leia mais

Calendarização da Componente Letiva Ano Letivo 2016/2017

Calendarização da Componente Letiva Ano Letivo 2016/2017 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANDRÉ SOARES (150952) Calendarização da Componente Letiva Ano Letivo 2016/2017 8º Ano Matemática Períodos 1º Período 2º Período 3º Período Número de aulas previstas (45 minutos)

Leia mais

Planificação de Matemática 8º ano. Ano letivo: 2014/15

Planificação de Matemática 8º ano. Ano letivo: 2014/15 Planificação Matemática 8º ano Ano letivo: 2014/15 1.º Período: Capítulo 1 - Números racionais. Números reais Domínios das Metas Curriculares: Números e Operações (NO8). Álgebra (ALG8) Total aulas previstas:

Leia mais

8.º Ano. Planificação Matemática 16/17. Escola Básica Integrada de Fragoso 8.º Ano

8.º Ano. Planificação Matemática 16/17. Escola Básica Integrada de Fragoso 8.º Ano 8.º Ano Planificação Matemática 16/17 Escola Básica Integrada de Fragoso 8.º Ano Geometria e medida Números e Operações Domínio Subdomínio Conteúdos Objetivos gerais / Metas Dízimas finitas e infinitas

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (8º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS ANO LETIVO 2016/

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (8º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS ANO LETIVO 2016/ DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (8º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS ANO LETIVO 2016/2017... 1º Período Metas/ Objetivos Conceitos/ Conteúdos Aulas Previstas Geometria

Leia mais

MATEMÁTICA - 8.º Ano NÚMEROS RACIONAIS. NÚMEROS REAIS. Salesianos de Mogofores /2018

MATEMÁTICA - 8.º Ano NÚMEROS RACIONAIS. NÚMEROS REAIS. Salesianos de Mogofores /2018 Salesianos de Mogofores - 2017/2018 MATEMÁTICA - 8.º Ano Rota de aprendizage m NÚMEROS RACIONAIS. NÚMEROS REAIS Objetivo Geral: Compreender a noção de número real Representar e comparar números reais Operar

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã 0 3 º C I C L O

P L A N I F I C A Ç Ã 0 3 º C I C L O P L A N I F I C A Ç Ã 0 3 º C I C L O 2015-2016 DISCIPLINA / ANO: Matemática / 8º Ano MANUAL ADOTADO: MATEMÁTICA EM AÇÃO 8 (E.B. 2,3) / MATEMÁTICA DINÂMICA 8 (SEDE) GESTÃO DO TEMPO 1º PERÍODO Nº de tempos

Leia mais

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E INFORMÁTICA DISCIPLINA: MATEMÁTICA ANO: 8º ANO Planificação (Conteúdos)... Período Letivo: 1º Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas Geometria

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (8º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS ANO LETIVO 2017/

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (8º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS ANO LETIVO 2017/ DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (8º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS ANO LETIVO 2017/2018... 1º Período Metas/ Objetivos Conceitos/ Conteúdos Aulas Previstas Geometria

Leia mais

Calendarização da Componente Letiva

Calendarização da Componente Letiva Calendarização da Componente Letiva 2015/2016 7º Ano Matemática s 1º 2º 3º Número de aulas previstas (45 minutos) 61 50 48 Apresentação e Diagnóstico 2 Avaliação (preparação, fichas de avaliação e correção)

Leia mais

Departamento de Matemática e Ciências Experimentais PROJECTO CURRICULAR DE MATEMÁTICA - 8º ANO /2015

Departamento de Matemática e Ciências Experimentais PROJECTO CURRICULAR DE MATEMÁTICA - 8º ANO /2015 ESCOLA EB 23 LUÍS DE CAMÕES Departamento de Matemática e Ciências Experimentais PROJECTO CURRICULAR DE MATEMÁTICA - 8º ANO - 2014/2015 Domínio: Números e operações Subdomínio 1. Relacionar números racionais

Leia mais

Planificação anual- 8.º ano 2014/2015

Planificação anual- 8.º ano 2014/2015 Agrupamento de Escolas de Moura Escola Básica nº 1 de Moura (EB23) Planificação anual- 8.º ano 2014/2015 12 blocos Tópico: Números Números e operações/ Álgebra Dízimas finitas e infinitas periódicas Caracterização

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA 8º ANO PLANIFICAÇÃO GLOBAL Planificação 8º ano 2014/2015 Página 1 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR.

Leia mais

1 TEOREMA DE PITÁGORAS

1 TEOREMA DE PITÁGORAS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS ESCOLA BÁSICA 2/3 MARTIM DE FREITAS 8ºano-Ano letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA Conteúdos Objetivo geral Metas/ descritores Nº de 1 TEOREMA

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA 8º ANO PLANIFICAÇÃO GLOBAL Planificação 8º ano 2015/2016 Página 1 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR.

Leia mais

DOMÍNIO TEMÁTICO: NÚMEROS E OPERAÇÕES (NO)

DOMÍNIO TEMÁTICO: NÚMEROS E OPERAÇÕES (NO) AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Planificação Anual de Matemática 8º Ano Ano Letivo 2016/2017

Leia mais

DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS

DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS DISCIPLINA: Matemática ANO DE ESCOLARIDADE: 8º Ano 2016/2017 METAS CURRICULARES PROGRAMA DOMÍNIO/SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO CONTEÚDOS 1º Período Geometria e medidas: Teorema

Leia mais

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros. Matemática /8º Ano

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros. Matemática /8º Ano Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Matemática /8º Ano Planificação anual 2014-2015 DOMÍNIO Geometria e Medida/ Teorema

Leia mais

Ano Letivo 2018/2019 PLANIFICAÇÃO ANUAL

Ano Letivo 2018/2019 PLANIFICAÇÃO ANUAL Ano Letivo 2018/2019 3º Ciclo do Ensino Básico Matemática 8º Ano Página 1 de 9 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa, Metas de Aprendizagem e Manual adotado TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS OBJETIVOS

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE AMORA Planificação Anual 8º Ano

ESCOLA SECUNDÁRIA DE AMORA Planificação Anual 8º Ano ESCOLA SECUNDÁRIA DE AMORA Planificação Anual 8º Ano Ano Letivo: 2014/2015 Disciplina: Matemática Percurso temático de aprendizagem B Segmentos previstos Teorema de Pitágoras 16 Potências de expoente inteiro

Leia mais

Departamento de Matemática e Ciências Experimentais PLANO DE ESTUDO MATEMÁTICA 2015/2016 8º Ano de escolaridade

Departamento de Matemática e Ciências Experimentais PLANO DE ESTUDO MATEMÁTICA 2015/2016 8º Ano de escolaridade Uma Escola de Cidadania Uma Escola de Qualidade Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Sanches Departamento de Matemática e Ciências Experimentais PLANO DE ESTUDO MATEMÁTICA 015/016 8º Ano de escolaridade

Leia mais

1º Período PROGRESSÃO 2º Período º Período... 32

1º Período PROGRESSÃO 2º Período º Período... 32 Ano Letivo 17/ 18 Turma: A 8º Ano PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA - 8º ANO Professora: Grácia Alexandra Catela 1º Período... 55 PROGRESSÃO 2º Período... 43 3º Período... 32 1º período ( 55 aulas) N.º

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS ESCOLA BÁSICA 2/3 MARTIM DE FREITAS Ano letivo de 2018/2019

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS ESCOLA BÁSICA 2/3 MARTIM DE FREITAS Ano letivo de 2018/2019 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS ESCOLA BÁSICA 2/3 MARTIM DE FREITAS Ano letivo de 2018/2019 Matemática 8.º ano Aulas previstas por período 1.º Período:49 2.º Período:48 3.º Período: 29 Total:

Leia mais

Planificação de Matemática 8º ano. Ano letivo: 2016/17

Planificação de Matemática 8º ano. Ano letivo: 2016/17 Planificação de Matemática 8º ano Ano letivo: 16/17 Período Capítulo Tópico Total de previstas Capítulo 1 Números racionais. Números reais 5 1ºP ºP ºP Capítulo Teorema de Pitágoras 15 Capítulo Vetores,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CASTRO DAIRE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CASTRO DAIRE 3º Período 2º Período 1º Período AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CASTRO DAIRE Escola Secundária de Castro Daire Escola Básica N.º2 de Castro Daire Escola EBI de Mões Grupo de Recrutamento 500 MATEMÁTICA Ano letivo

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa, Metas de Aprendizagem e Manual adotado 3º CICLO MATEMÁTICA 8ºANO TEMAS/DOMÍNIOS

Leia mais

Planificação de Matemática 8º ano. Ano letivo: 2017/18

Planificação de Matemática 8º ano. Ano letivo: 2017/18 Planificação de Matemática 8º ano Ano letivo: 017/18 Período Capítulo Tópico Total de aulas previstas Capítulo 1 Números racionais. Números reais 5 1ºP ºP ºP Capítulo Teorema de Pitágoras 15 Capítulo Vetores,

Leia mais

OBJETIVOS/DESCRITORES

OBJETIVOS/DESCRITORES Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Matemática /8º Ano Planificação anual 2016-2017 (com os conteúdos não lecionados

Leia mais

PERFIL DO ALUNO APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS - 5.ºANO

PERFIL DO ALUNO APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS - 5.ºANO EB 2.3 DE SÃO JOÃO DO ESTORIL 2016/17 MATEMÁTICA PERFIL DO ALUNO PERFIL DO ALUNO APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS - 5.ºANO /DOMÍNIOS NUMEROS E OPERAÇÕES NO5 GEOMETRIA E MEDIDA GM5 ALG5 ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO

Leia mais

PERFIL DO ALUNO APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS - 5.ºANO

PERFIL DO ALUNO APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS - 5.ºANO EB 2.3 DE SÃO JOÃO DO ESTORIL MATEMÁTICA PERFIL DO ALUNO PERFIL DO ALUNO APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS - 5.ºANO TEMAS/DOMÍNIOS NUMEROS E OPERAÇÕES NO5 Números racionais não negativos 1. Efetuar operações com

Leia mais

Escola Básica e Secundária de Barroselas

Escola Básica e Secundária de Barroselas Objectivos gerais da disciplina VALORES E ATITUDES- Desenvolver a confiança em si próprio Desenvolver a curiosidade e o gosto de aprender Desenvolver hábitos de trabalho e persistência Desenvolver o espírito

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa, Metas de Aprendizagem e Manual adotado 3º CICLO MATEMÁTICA 8ºANO TEMAS/DOMÍNIOS

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA - 8º ANO. 1º Período PROGRESSÃO 2º Período º Período º período (39 aulas) N.

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA - 8º ANO. 1º Período PROGRESSÃO 2º Período º Período º período (39 aulas) N. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA VIÇOSA DGestE Direção Geral de Estabelecimentos Escolares Escola Sede: Escola Secundária Públia Hortênsia de Castro Código: 135483 PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA - 8º ANO

Leia mais

METAS CURRICULARES OBJETIVOS/DESCRITORES

METAS CURRICULARES OBJETIVOS/DESCRITORES Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros 3º Ciclo - 8º Ano Matemática Planificação Anual 2015-2016 (com os conteúdos não

Leia mais

8º ANO PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO DESEMPENHOS FUNDAMENTAIS A EVIDENCIAR

8º ANO PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO DESEMPENHOS FUNDAMENTAIS A EVIDENCIAR EBIAH 8º ANO PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO DESEMPENHOS FUNDAMENTAIS A EVIDENCIAR IDENTIFICAR/DESIGNAR: O aluno deve utilizar corretamente a designação referida, sabendo definir o conceito apresentado como

Leia mais

OBJETIVOS/DESCRITORES

OBJETIVOS/DESCRITORES Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Matemática /8º Ano Planificação anual 2015-2016 (com os conteúdos não lecionados

Leia mais

1º Período. Escola Básica Tecnopolis. Nº de Tempos. Conteúdos Domínio Metas Curriculares. Unidade 1 Números Racionais; números reais

1º Período. Escola Básica Tecnopolis. Nº de Tempos. Conteúdos Domínio Metas Curriculares. Unidade 1 Números Racionais; números reais Escola Básica Tecnopolis Planificação Curricular a Longo Prazo Esta planificação, de carácter orientador das práticas educativas, encontra-se sujeita a ajustamentos conforme o perfil da turma Matemática

Leia mais

8º ANO PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO DESEMPENHOS FUNDAMENTAIS A EVIDENCIAR

8º ANO PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO DESEMPENHOS FUNDAMENTAIS A EVIDENCIAR EBIAH 8º ANO PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO DESEMPENHOS FUNDAMENTAIS A EVIDENCIAR IDENTIFICAR/DESIGNAR: O aluno deve utilizar corretamente a designação referida, sabendo definir o conceito apresentado como

Leia mais

PLANIFICAÇÃO-2016/2017

PLANIFICAÇÃO-2016/2017 PLANIFICAÇÃO-2016/2017 ENSINO BÁSICO - PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA - 1ºPERÍODO 8º ANO DE ESCOLARIDADE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS UNIDADE 1 Conjunto dos números reais -Dízimas finitas e infinitas

Leia mais

MATEMÁTICA 8.º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL 2014 / 2015

MATEMÁTICA 8.º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL 2014 / 2015 GRUPO DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA MATEMÁTICA 8.º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL 2014 / 2015 (Em conformidade com o Programa de Matemática homologado em 17 de junho de 2013 e com as de Matemática homologadas em 3

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho Ano Letivo 2013/2014 Planificação Matemática 8º Ano Turma: 8º 1º PERÍODO. Total de aulas previstas 66

Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho Ano Letivo 2013/2014 Planificação Matemática 8º Ano Turma: 8º 1º PERÍODO. Total de aulas previstas 66 Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho Ano Letivo 03/04 Planificação Matemática 8º Ano Turma: 8º º PERÍODO. Isometrias 8. Números Racionais 0 3. Funções 0 Apresentação Outras atividades 4 0 Total de

Leia mais

Matemática 8.º Ano. Planificação anual

Matemática 8.º Ano. Planificação anual Matemática 8.º Ano Planificação anual Período Tópicos (Subdomínios) Domínio 1º N.º de aulas (45 min) 1. Teorema de Pitágoras. Homotetias e medidas GM8/GM7 18 2. Vetores, translações e isometrias GM8 14

Leia mais

ESCOLA BÁSICA DE MAFRA 2016/2017 MATEMÁTICA (2º ciclo)

ESCOLA BÁSICA DE MAFRA 2016/2017 MATEMÁTICA (2º ciclo) (2º ciclo) 5º ano Operações e Medida Tratamento de Dados Efetuar com números racionais não negativos. Resolver problemas de vários passos envolvendo com números racionais representados por frações, dízimas,

Leia mais

Nº de aulas de 45 minutos previstas 66. 1º Período. 1- Isometrias Nº de aulas de 45 minutos previstas 18

Nº de aulas de 45 minutos previstas 66. 1º Período. 1- Isometrias Nº de aulas de 45 minutos previstas 18 Escola Secundária de Lousada Planificação anual disciplina de Matemática Ano: 8º Ano lectivo: 01-013 CALENDARIZAÇÃO Nº de aulas de 5 minutos previstas 1 1º Período º Período 3º Período 9 7 DISTRIBUIÇÃO

Leia mais

Planificação Curricular a Longo Prazo

Planificação Curricular a Longo Prazo Planificação Curricular a Longo Prazo Matemática 8º Ano Ano Letivo 2016/2017 Unidade 1 Números Racionais; números reais Calendarização 1º Período Conteúdos Domínio Dízimas finitas e infinitas periódicas

Leia mais

Introdução 2. Comparação entre as Metas Curriculares e as Aprendizagens Essenciais 4

Introdução 2. Comparação entre as Metas Curriculares e as Aprendizagens Essenciais 4 Introdução 2 Comparação entre as Metas Curriculares e as Aprendizagens Essenciais 4 Síntese das diferenças entre as Metas Curriculares e as Aprendizagens Essenciais 8 Introdução Finalidades do ensino da

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Águeda Escola Básica Fernando Caldeira

Agrupamento de Escolas de Águeda Escola Básica Fernando Caldeira Agrupamento de Escolas de Águeda Escola Básica Fernando Caldeira Currículo da disciplina de Matemática - 8ºano Capacidades transversais Objetivos gerais da aprendizagem Resolver problemas em contextos

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 8.ºANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 8.ºANO ESCOLA BÁSICA DO 2º E 3º CICLOS INFANTE D. PEDRO BUARCOS 1.º Período Apresentação. Avaliação Diagnóstica 67 aulas 2 aulas 55 aulas 2.º Período 52 aulas 42 aulas 3.º Período Total de aulas previstas 48

Leia mais

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. . Ações gerais:. Realizar atividades de diagnóstico

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. . Ações gerais:. Realizar atividades de diagnóstico ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLA BÁSICA DOS 2.º E 3.º CICLOS D. MIGUEL DE ALMEIDA DISCIPLINA: MATEMÁTICA ANO: 8º ANO LETIVO 2013/2014 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS METAS CURRICULARES

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS - Grupo 500 Planificação Anual /Critérios de avaliação Disciplina: Matemática 8º ano Ano letivo 2016/2017 Início

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas de Aprendizagem e manual adoptado 3º CICLO MATEMÁTICA 7ºANO TEMAS/DOMÍNIOS

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas de Aprendizagem

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas de Aprendizagem AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas de Aprendizagem 3º CICLO MATEMÁTICA 7ºANO TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS OBJETIVOS

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM 3º CICLO Ano Letivo 2016/2017 MATEMÁTICA 7ºANO PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas de Aprendizagem, apoiado pelas novas Orientações

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM 3º CICLO Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 7ºANO Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas de Aprendizagem, apoiado pelas novas Orientações

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS Disciplina: MATEMÁTICA 5ºAno

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS Disciplina: MATEMÁTICA 5ºAno PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS Disciplina: MATEMÁTICA 5ºAno Ano Letivo 2012/2013 Conteúdos Nº médio de Aulas Previstas Atividades de diagnóstico e caraterização da turma. Números Naturais Adição. Propriedades.

Leia mais

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros. Matemática /8º Ano

Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros. Matemática /8º Ano Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Matemática /8º Ano Planificação anual 2013-2014 DOMÍNIO Números e operações/

Leia mais

Ano lectivo 2010 / 2011 Conteúdos programáticos essenciais

Ano lectivo 2010 / 2011 Conteúdos programáticos essenciais Ano de escolaridade: 7º Área curricular disciplinar de Matemática 1. Números inteiros Números naturais Números primos e números compostos. Múltiplos e divisores de um número natural. Decomposição de um

Leia mais

MATEMÁTICA - 7.º Ano. Ana Soares ) Catarina Coimbra ) NÚMEROS RACIONAIS

MATEMÁTICA - 7.º Ano. Ana Soares ) Catarina Coimbra ) NÚMEROS RACIONAIS Salesianos de Mogofores - 2016/2017 MATEMÁTICA - 7.º Ano Ana Soares (ana.soares@mogofores.salesianos.pt ) Catarina Coimbra (catarina.coimbra@mogofores.salesianos.pt ) Rota de aprendizage m por Projetos

Leia mais

CURRÍCULO DAS ÁREAS DISCIPLINARES / CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CURRÍCULO DAS ÁREAS DISCIPLINARES / CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Domínios e subdomínios Metas/Objetivos Objetivos gerais 3º Ciclo Matemática - 8º Ano Conteúdos Programáticos Critérios de Avaliação Instrumentos de Avaliação NÚMEROS E OPERAÇÕES: -Dízimas finitas, infinitas

Leia mais

ESCOLA E B 2,3/S MIGUEL LEITÃO DE ANDRADA - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDRÓGÃO GRANDE DEPARTAMENTO DAS CIÊNCIAS EXATAS 2015/2016

ESCOLA E B 2,3/S MIGUEL LEITÃO DE ANDRADA - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDRÓGÃO GRANDE DEPARTAMENTO DAS CIÊNCIAS EXATAS 2015/2016 ESCOLA E B 2,3/S MIGUEL LEITÃO DE ANDRADA - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDRÓGÃO GRANDE DEPARTAMENTO DAS CIÊNCIAS EXATAS 2015/2016 PLANIFICAÇÃO DE MATEMÁTICA 7ºANO 1º Período 2º Período 3º Período Apresentação,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA 7.º ANO PLANIFICAÇÃO GLOBAL Múltiplos e divisores. Critérios de divisibilidade. - Escrever múltiplos

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS - Grupo 500 Planificação Anual /Critérios de avaliação Disciplina: Matemática _ 7º ano 2016/2017 Início Fim

Leia mais

Planificação Anual. Professora: Maria Filomena Pimenta Machado Disciplina: Matemática Ano: 8.º Turma: B

Planificação Anual. Professora: Maria Filomena Pimenta Machado Disciplina: Matemática Ano: 8.º Turma: B Planificação Anual Professora: Maria Filomena Pimenta Machado Disciplina: Matemática Ano: 8.º Turma: B Ano letivo: 2017-2018 Domínio/Objetivos Descritores de Desempenho Atividades/Estratégias Avaliação

Leia mais

Agrupamento de Escolas Júlio Dantas Escola Básica Tecnopolis

Agrupamento de Escolas Júlio Dantas Escola Básica Tecnopolis Teorema de Pitágoras- Unidade 2 1.ºP Tema Calendarização Domínio N.º de aulas de 45 minutos Agrupamento de Escolas Júlio Dantas Escola Básica Tecnopolis Planificação Curricular a Longo Prazo Matemática

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO DEPARTAMENTO DE CIENCIAS EXATAS DISCIPLINA DE MATEMÁTICA 8º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL 2016/2017 Matemática - 8º Ano 1.º Período

Leia mais

MATRIZ PROVA EXTRAORDINÁRIA DE AVALIAÇÃO MATEMÁTICA Maio de º Ano 3.º Ciclo do Ensino Básico

MATRIZ PROVA EXTRAORDINÁRIA DE AVALIAÇÃO MATEMÁTICA Maio de º Ano 3.º Ciclo do Ensino Básico MATRIZ PROVA EXTRAORDINÁRIA DE AVALIAÇÃO MATEMÁTICA Maio de 2018 Prova de 2018 8.º Ano 3.º Ciclo do Ensino Básico 1. Introdução O presente documento visa divulgar as caraterísticas da prova extraordinária

Leia mais

Planificação Anual. Matemática Dinâmica 7º ano Luísa Faria; Luís Guerreiro Porto Editora. 1 Números inteiros. 10 Sequências e Regularidades

Planificação Anual. Matemática Dinâmica 7º ano Luísa Faria; Luís Guerreiro Porto Editora. 1 Números inteiros. 10 Sequências e Regularidades 3º Período 2º Período 1º Período AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CASTRO DAIRE Escola EBI de Mões Grupo de Recrutamento 500 MATEMÁTICA Ano lectivo 2012/2013 Planificação Anual Disciplina: Matemática Ano: 7º Carga

Leia mais

Agrupamento de escolas António Correia de Oliveira PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 1.º PERÍODO. 1.º Período

Agrupamento de escolas António Correia de Oliveira PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 1.º PERÍODO. 1.º Período Agrupamento Vertical Escolas António Correia Oliveira ESCOLA EB 23 ANTÓNIO CORREIA DE OLIVEIRA ESPOSENDE Agrupamento escolas António Correia Oliveira Rua Poeta António Correia Oliveira PLANIFICAÇÃO ANUAL

Leia mais

(Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 de julho de 2016 ) CONHECIMENTOS CONTEÚDOS OBJETIVOS/METAS CURRICULARES CAPACIDADES

(Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 de julho de 2016 ) CONHECIMENTOS CONTEÚDOS OBJETIVOS/METAS CURRICULARES CAPACIDADES Escola EB1 João de Deus COD. 242 937 Escola Secundária 2-3 de Clara de Resende COD. 346 779 Critérios de Avaliação Perfil de Aprendizagens Específicas (Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 de julho de

Leia mais

araribá matemática Quadro de conteúdos e objetivos Quadro de conteúdos e objetivos Unidade 1 Potências Unidade 2 Radiciação

araribá matemática Quadro de conteúdos e objetivos Quadro de conteúdos e objetivos Unidade 1 Potências Unidade 2 Radiciação Unidade 1 Potências 1. Recordando potências Calcular potências com expoente natural. Calcular potências com expoente inteiro negativo. Conhecer e aplicar em expressões as propriedades de potências com

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS Grupo 500 Planificação Anual / Critérios de Avaliação Disciplina: Matemática _ 9.º ano 2016 / 2017 Início Fim

Leia mais

ESCOLA E B 2,3/S MIGUEL LEITÃO DE ANDRADA - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDRÓGÃO GRANDE DEPARTAMENTO DAS CIÊNCIAS EXATAS 2015/2016

ESCOLA E B 2,3/S MIGUEL LEITÃO DE ANDRADA - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDRÓGÃO GRANDE DEPARTAMENTO DAS CIÊNCIAS EXATAS 2015/2016 ESCOLA E B 2,3/S MIGUEL LEITÃO DE ANDRADA - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDRÓGÃO GRANDE DEPARTAMENTO DAS CIÊNCIAS EXATAS 2015/2016 PLANIFICAÇÃO DE MATEMÁTICA 8ºANO 1º Período 2º Período 3º Período Apresentação,

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Águeda Escola Básica Fernando Caldeira

Agrupamento de Escolas de Águeda Escola Básica Fernando Caldeira Agrupamento de Escolas de Águeda Escola Básica Fernando Caldeira Currículo da disciplina de Matemática - 7ºano Unidade 1 Números inteiros Propriedades da adição de números racionais Multiplicação de números

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA 7.º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL Planificação 7º ano 2010/2011 Página 1 DOMÍNIO TEMÁTICO: NÚMEROS

Leia mais

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. MATEMÁTICA 7º Ano

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. MATEMÁTICA 7º Ano PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR MATEMÁTICA 7º Ano OBJETIVOS ESPECÍFICOS TÓPICOS SUBTÓPICOS METAS DE APRENDIZAGEM 1º Período - Multiplicar e dividir números inteiros. - Calcular o valor de potências em que

Leia mais

7º Ano. Planificação Matemática 2014/2015. Escola Básica Integrada de Fragoso 7º Ano

7º Ano. Planificação Matemática 2014/2015. Escola Básica Integrada de Fragoso 7º Ano 7º Ano Planificação Matemática 2014/2015 Escola Básica Integrada de Fragoso 7º Ano Domínio Subdomínio Conteúdos Objetivos gerais / Metas Números e Operações Números racionais - Simétrico da soma e da diferença

Leia mais

1º período ( 16 de Setembro a 17 de Dezembro) 38 blocos = 76 aulas

1º período ( 16 de Setembro a 17 de Dezembro) 38 blocos = 76 aulas ESCOLA E B 2,3/S MIGUEL LEITÃO DE ANDRADA - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDRÓGÃO GRANDE DEPARTAMENTO DAS CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIAS 2015/2016 PLANIFICAÇÃO DE MATEMÁTICA 5 ºANO 1º Período 2º Período 3º

Leia mais

Planificação de Matemática 9º ano. Ano letivo: 2014/15

Planificação de Matemática 9º ano. Ano letivo: 2014/15 Planificação de 9º ano Ano letivo: 01/15 Unidades Tema Total de previstas Unidade 8 (8ºano) Sólidos Geométricos 1ºP Unidade 1 Probabilidades 65 Unidade Funções Unidade 3 Equações ºP Unidade Circunferência

Leia mais

ENSINO BÁSICO. ESCOLA: Secundária Dr. Solano de Abreu DISCIPLINA: Matemática ANO: 8º ANO LETIVO 2013/2014 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

ENSINO BÁSICO. ESCOLA: Secundária Dr. Solano de Abreu DISCIPLINA: Matemática ANO: 8º ANO LETIVO 2013/2014 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLA: Secundária Dr. Solano de Abreu DISCIPLINA: Matemática ANO: 8º ANO LETIVO 2013/2014 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS METAS DE APRENDIZAGEM ATIVIDADES

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO. Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho. Departamento de Matemática e Ciências Experimentais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO. Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho. Departamento de Matemática e Ciências Experimentais AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Planificação Anual de Matemática A 10º ano Ano Letivo

Leia mais

Planificação do 1º Período

Planificação do 1º Período Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Centro Planificação do 1º Período Disciplina: Matemática A Grupo: 500 Ano: 10º Número de blocos de 45 minutos previstos: 74 Ano

Leia mais

Agrupamento de Escolas Fragata do Tejo Moita. Escola Básica 2º e 3º Ciclos Fragata do Tejo

Agrupamento de Escolas Fragata do Tejo Moita. Escola Básica 2º e 3º Ciclos Fragata do Tejo Agrupamento de Escolas Fragata do Tejo Moita Escola Básica 2º e 3º Ciclos Fragata do Tejo CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E PERFIL DAS APRENDIZAGENS PARA A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA 2.º e 3.º Ciclos 2016-2017 Índice

Leia mais

DISCIPLINA: MATEMÁTICA ANO: 8º ANO LETIVO 2012/2013 ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Atividades de diagnóstico. Atividades de revisão e recuperação.

DISCIPLINA: MATEMÁTICA ANO: 8º ANO LETIVO 2012/2013 ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Atividades de diagnóstico. Atividades de revisão e recuperação. Escola Secundária Dr. Solano de Abreu Abrantes ENSINO BÁSICO DISCIPLINA: MATEMÁTICA ANO: 8º ANO LETIVO 2012/2013 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS METAS DE APRENDIZAGEM ATIVIDADES ESTRATÉGIAS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MIRA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MIRA 1º Período DOMÍNIO 1: LÓGICA E TEORIA DOS CONJUNTOS N. de blocos previstos: 8 1.1 Introdução à lógica bivalente. 1. Proposição. Valor lógico de uma proposição 2. Proposições equivalentes 3. Operações lógicas

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO. Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho. Departamento de Matemática e Ciências Experimentais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO. Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho. Departamento de Matemática e Ciências Experimentais AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Planificação Anual de Matemática A 10º ano Ano Letivo

Leia mais

Planificação do 1º Período

Planificação do 1º Período Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Centro Planificação do 1º Período Disciplina: Matemática A Grupo: 500 Ano: 10º Número de blocos de 45 minutos previstos: 74 Ano

Leia mais

Planificação Anual de Matemática 7º Ano

Planificação Anual de Matemática 7º Ano Temas transversais: Planificação Anual de Matemática 7º Ano Resolução de Problemas Resolver problemas usando números racionais, utilizando equações e funções em contextos matemáticos e não matemáticos,

Leia mais

1.1. Conhecer e aplicar propriedades dos números primos Representar e comparar números positivos e negativos.

1.1. Conhecer e aplicar propriedades dos números primos Representar e comparar números positivos e negativos. Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros 3º Ciclo - 7º Ano Planificação Anual 2012-2013 Matemática METAS CURRICULARES

Leia mais

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLA BÁSICA DOS 2.º E 3.º CICLOS D. MIGUEL DE ALMEIDA DISCIPLINA: MATEMÁTICA ANO: 7º ANO LETIVO 2013/2014 METAS DE APRENDIZAGEM: Multiplicar e dividir

Leia mais

RECRO MATEMÁTICA 6º ANO 1º BIMESTRE EIXO: NÚMEROS E OPERAÇÕES

RECRO MATEMÁTICA 6º ANO 1º BIMESTRE EIXO: NÚMEROS E OPERAÇÕES 6º ANO 1º BIMESTRE S Compreender o sistema de numeração decimal como um sistema de agrupamentos e trocas na base 10; Compreender que os números Naturais podem ser escritos de formas diferenciadas e saber

Leia mais

Ensino: Básico Ano: 8.º. N.º de aulas (tempos letivos) Apresentação Instrumentos de avaliação Desenvolvimento Programático

Ensino: Básico Ano: 8.º. N.º de aulas (tempos letivos) Apresentação Instrumentos de avaliação Desenvolvimento Programático Escola Secundária Poeta Al Berto Código 403192 7520-902 - Sines Ano letivo: 2018/2019 Planificação Anual Departamento: Matemática e Ciências Experimentais Grupo disciplinar: 500 Disciplina: Matemática

Leia mais

dividendo e reconhecer que.

dividendo e reconhecer que. Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros 3º Ciclo - 7º Ano Planificação Anual 2016-2017 - Matemática METAS CURRICULARES

Leia mais

Departamento de Matemática

Departamento de Matemática Agrupamento de Escolas de Álvaro Velho Escola Básica do 2º e 3º Ciclos de Álvaro Velho Departamento de Matemática Ano Letivo 2015/ 2016 Planeamento Curricular referente ao 1 º Período Turma 7º Disciplina

Leia mais

Plano Curricular de Matemática 5ºAno - 2º Ciclo

Plano Curricular de Matemática 5ºAno - 2º Ciclo Plano Curricular de Matemática 5ºAno - 2º Ciclo Domínio Conteúdos Metas Nº de Tempos Previstos Numeros e Operações Números racionais não negativos (Educação Financeira) - Cidadania - Simplificação de frações;

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA 6.º ANO PLANIFICAÇÃO GLOBAL ANO LECTIVO 2011/2012 Compreender a noção de volume. VOLUMES Reconhecer

Leia mais

Programação anual. 6 º.a n o. Sistemas de numeração Sequência dos números naturais Ideias associadas às operações fundamentais Expressões numéricas

Programação anual. 6 º.a n o. Sistemas de numeração Sequência dos números naturais Ideias associadas às operações fundamentais Expressões numéricas Programação anual 6 º.a n o 1. Números naturais 2. Do espaço para o plano Sistemas de numeração Sequência dos números naturais Ideias associadas às operações fundamentais Expressões numéricas Formas geométricas

Leia mais

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS EBIAH 8º ANO PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO 1.º Período Integração dos alunos 1 tempo Set. 14 GEOMETRIA a aptidão para visualizar e descrever propriedades e relações geométricas, através da análise e comparação

Leia mais

Datas de Avaliações 2016

Datas de Avaliações 2016 ROTEIRO DE ESTUDOS MATEMÁTICA (6ºB, 7ºA, 8ºA e 9ºA) SÉRIE 6º ANO B Conteúdo - Sucessor e Antecessor; - Representação de Conjuntos e as relações entre eles: pertinência e inclusão ( ). - Estudo da Geometria:

Leia mais

ARTICULAÇÃO VERTICAL DE MATEMÁTICA DO ENSINO BÁSICO 2º E 3º CICLOS Domínios e conteúdos de referência. Números e Operações (NO)

ARTICULAÇÃO VERTICAL DE MATEMÁTICA DO ENSINO BÁSICO 2º E 3º CICLOS Domínios e conteúdos de referência. Números e Operações (NO) 2.º Ciclo 3º CICLO 5º ano 6º Ano 7º Ano 8º Ano 9º Ano Números e Operações (NO) Números racionais não negativos - Simplificação de frações; - Frações irredutíveis; - Redução de duas frações ao mesmo denominador;

Leia mais