BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BuscaLegis.ccj.ufsc.Br"

Transcrição

1 BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Reflexões acerca do conflito aparente entre o crime estelionato e uso de documento falso Adriano Sampaio Muniz* No Direito brasileiro não importa qual o ramo esteja sendo discutido, a única certeza é que alguma controvérsia surgirá em determinado momento. Destacamos, pois, as existentes entre o art. 171 e o art. 304 do CP. 06/10/ Introdução No Direito brasileiro não importa qual o ramo esteja sendo discutido, a única certeza é que alguma controvérsia surgirá em determinado momento. Como não seria diferente, encontramos diversas divergências em matéria penal, das quais iremos destacar o conflito aparente entre o Crime de estelionato, previsto no art. 171 e o crime de uso de documento falso, previsto no art. 304, ambos do Diploma Repressivo. A fim de refletir sobre a questão, discutiremos as teorias acerca do conflito. Vale ressaltar que não se pretende aqui esgotar o assunto, até porque, tal feito não seria possível, mas sim contribuir, através de um debate para a construção do conhecimento, alertando, desde já, para a importância da divergência para a construção do conhecimento no Estado Democrático de Direito. 2. Correntes acerca do conflito

2 Pesquisando sobre a questão encontramos algumas posições divergentes entre a doutrina e a jurisprudência. Nesse sentido, há quatro correntes [1] que tentam explicar o conflito entre o estelionato e o uso de documento falso, embora a maioria da doutrina limite-se à defini-las, sem contudo posicionar-se a respeito. 2.1 Crime único Respeitável doutrina afirma que quando o agente faz uso do documento falso para praticar um estelionato haveria um único crime. Contudo, divide-se tal corrente em outras duas. Analisando a primeira corrente, sem contudo, adotar esse entendimento aduz Rogério Greco que "Considerando o fato de que o delito de falsificação de documento público possui pena superior à do crime de estelionato, sendo, portanto, mais grave" [2] seria o estelionato absorvido pelo uso de documento falso. Para essa corrente o estelionato seria, portanto, um pós-fato impunível. Para a segunda corrente também haveria crime único, contudo, afirma que o estelionato absorve o uso de documento falso. Este, portanto, um antefato impunível. Nesse sentido o Superior Tribunal de Justiça, através da súmula 17 afirma "Quando o falso se exaure no estelionato, sem mais potencialidade lesiva é por este absorvido" [3]. No mesmo sentido, encontramos um julgado do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul que preleciona Desnecessária a controvérsia acerca da necessidade de perícia nos documentos alegadamente falsificados, em face do entendimento já consolidado na jurisprudência, inclusive deste Tribunal, em tema de conflito aparente de normas penais, segundo o qual o crime de falsificação, bem assim seu uso, seja de documento público, seja particular, quando em concurso com estelionato, e enquanto delito meio para a sua prática, constitui fato impunível. Orientação que ajusta, com inteira fidelidade, à consagrada diretriz jurisprudencial firmada no STJ a propósito do assunto. Recurso não provido. Absolvição mantida. [4] 2.2 Concurso Material.

3 A terceira corrente defende que quando o agente faz uso de documento falso para praticar o estelionato há um concurso material de crimes, visto que haveria uma pluralidade de comportamentos. Nesse sentido aduz Damásio de Jesus "Se o agente quer falsificar um documento público e, com ele, cometer estelionato, cremos que não se pode falar em unidade de ideação" [5]. 2.3 Concurso Formal A última corrente que analisa o conflito entre o crime de estelionato e o crime de uso de documento falso, afirma haver um concurso formal de crimes. Nesse sentido "a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal é no sentido de desautorizar o entendimento que defende a absorção, afirmando a ocorrência de concurso formal quando a falsidade é meio para a prática do estelionato" [6]. 3. Considerações acerca das teorias sobre o conflito Considerando a primeira teoria que afirma que há um crime único, convém tecer alguns comentários. O que é um pós-fato impunível? Pode haver pós-fato impunível nesse conflito? Pois bem, o pós-fato impunível seria um fato posterior ou crime posterior resultado conseqüente e necessário, ou seja, o segundo crime seria um desdobramento necessário da prática do primeiro, razão pela qual a segunda conduta não poderia ser punida. Sendo assim, poderia o crime de estelionato ser um pós-fato impunível do crime de uso de documento falso? A resposta só pode ser negativa, visto que não faria sentido afirmar que o crime de uso de documento falso exaurirse-á no crime de estelionato. O uso de documento falso não tem como resultado necessário o crime de estelionato. O agente que usa documento falso necessariamente quer praticar um estelionato? Imaginemos o exemplo de uma mãe que falsifica a assinatura do marido para efetuar um pagamento da matrícula do seu filho no colégio. Ao usar o documento falso, teria ela praticado um estelionato? Vê-se, portanto, que os crimes têm desígnios distintos. O uso de documento falso viola a fé pública e o crime de estelionato viola o patrimônio. Não encontramos na doutrina e na jurisprudência quem sustente tal argumento, somente os doutrinadores fazem alusão a esta corrente.

4 Seguindo para a segunda corrente, seria então o uso de documento falso um antefato impunível ao crime de estelionato? Para que se fale em antefato impunível é mister que o agente tenha uma intenção finalisticamente dirigida a um resultado e percorra um caminho para alcançar os fins pretendidos, dito de outra forma, uma conduta é meio para se chegar ao fim. No caso em tela, o agente pratica o crime de uso de documento falso como meio à prática do estelionato, crime fim. Contudo não é pacífico esse entendimento, visto que uma respeitável corrente acredita que o crime meio teria que ser necessário à prática do crime fim e somente desta forma ocorreria a absorção do primeiro pelo segundo. Nesse sentido ensina Damásio de Jesus O fato antecedente impunível, segundo a doutrina, não existe quando, embora ocorrendo entre duas condutas relação de meio e fim, ofendem a bens diversos pertencentes a sujeitos passivos diferentes. No caso, a falsidade atinge a fé pública; o estelionato, o patrimônio. No primeiro, o Estado é o sujeito passivo; no segundo, o lesado. Além disso, o falso não é um meio executório necessário ou normal para a prática do estelionato. [7] Ressalta-se ainda que a doutrina e a jurisprudência somente admitem que se fale em absorção quando a potencialidade lesiva do falso se exaure no estelionato, caso contrário haveria o concurso material de crimes. O tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, entendendo desta forma, já decidiu que Ocorre que o porte do uso de documento falso não se esgotou no cometimento do delito de estelionato, permanecendo potencialmente idôneo para prática de novos delitos de estelionato, evidenciando como um delito autônomo, merecendo desta forma punição destacada. [8] A terceira corrente afirma que há um concurso material. No caso em tela poderia haver um concurso material? Para que haja concurso material de crimes, é necessário que o agente mediante mais de uma ação ou omissão pratique dois ou mais crimes, idênticos ou não e "que tenham entre si uma relação de contexto, ou em que ocorra a conexão ou a continência" [9]. Vê-se, portanto, a aplicação do concurso material tanto diante da impossibilidade da absorção do falso pelo estelionato, em virtude da potencialidade lesiva como nos casos em que há um lapso temporal razoável, dentro de um mesmo contexto fatídico. Tal corrente é minoritária e por questões de Política Criminal não tem muita aplicação prática diante da gravidade das penas impostas [10].

5 Por fim a última corrente é a que afirma haver um concurso formal. Esse é o entendimento do Supremo Tribunal Federal como já mencionado anteriormente. Contudo é possível o concurso formal? Para que haja um concurso formal é necessário que o agente mediante uma só ação ou omissão pratique dois ou mais crimes, idênticos ou não. Divide-se o concurso formal em homogêneo e heterogêneo. Para o primeiro há uma só ação ou omissão que resulta em tipificações idênticas, já no segundo resultaria em tipificações distintas. Não haveria maiores complicações para fazer distinção no caso do uso de documento falso e o estelionato, tendo-se um concurso formal heterogêneo. Cumpre agora saber se o concurso formal é próprio ou impróprio. Nas lições de Luiz Regis Prado Dá-se o concurso formal (ou próprio) quando existe unidade de desígnio(...). De outra parte, há concurso formal imperfeito (ou impróprio) quando a ação ou omissão é dolosa e os crimes concorrentes resultam de desígnios autônomos, isto é, a vontade é conscientemente orientada a fins diversos [11]. Para nós, importa aqui somente o concurso formal impróprio. Já que, em tese haveriam desígnios autônomos. Para que haja o concurso formal imperfeito aduz Rogério Greco que "pelo fato de ter o agente atuado com desígnios autônomos, almejando dolosamente a produção de todos os resultados, a regra é a do cúmulo material" [12]. No mesmo sentido preleciona Damásio de Jesus É possível que, em casos excepcionais, estejam a falsidade e o estelionato tão interligados que devam ser considerados atos de uma só ação, diante disso conduzidos ao concurso formal. Ainda assim não poderíamos fugir à consideração da ausência da unidade de desígnio, ocorrendo um concurso formal imperfeito[13]. A questão neste ponto é mais complexa do que parece. Para que seja possível admitir o concurso formal para solucionar o conflito entre o crime de uso de documento falso e o estelionato, teria que admitir o concurso formal impróprio. Contudo se os desígnios são autônomos, não existe unidade de ação, e, conseqüentemente, um concurso formal (...)A definição de dolo impede considerar "desígnios autônomos" a pluralidade de resultados[14].

6 Diante disso, não vislumbramos a possibilidade de aplicação de um concurso formal no conflito entre o uso de documento falso e o estelionato. 4. Conclusões A análise de todas as teorias é necessária à formação do convencimento acerca do posicionamento mais adequado que elucide o conflito entre o crime de uso de documento falso e o crime de estelionato. O art. 171 do Diploma Repressivo dispõe "Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento" [15]. Sendo assim, pode perfeitamente o agente fazer uso de documento falso para praticar o estelionato. Quando o agente tem sua ação dirigida finalisticamente à prática do estelionato, o falso é meio idôneo para ludibriar a vítima, ou seja, induzir ou mantê-la em erro. Data Vênia, não concordamos com as teorias sustentadas pela doutrina e pela jurisprudência, em virtude de sua inaplicabilidade, razão pela qual, por nossa conta e risco nos posicionamos isoladamente. Nosso posicionamento é que o conflito entre o crime de uso de documento falso e o crime de estelionato se resolve pelo princípio da especialidade. Por tal princípio aplica-se a lei especial, afastando-se a incidência da norma geral. É o que ensina o brocardo lex specialis derrogat generalli. A aplicação do princípio é o mais adequado para esse conflito visto que o enunciado do art. 171 a nosso ver através da expressão qualquer outro meio fraudulento, possui o elemento adicional, do plus, indispensável à caracterização de sua especialidade em face do art Notas [1] Sobre as teorias vide BITENCOURT; CAPEZ, GRECO, JESUS; NUCCI, PRADO. [2] GRECO, Rogério. Curso de Direito Penal: parte especial. volume IV. 2.ed. Niterói, RJ: Impetus, 2007, p.276.

7 [3] BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Súmula 17. Publicado no DJ [4]. Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Apelação Crime nº Quarta Câmara Criminal. Relator. Des. José Eugênio Tedesco. Publicado no DJ em 28/05/2007. [5] JESUS, Damásio E. de. Direito Penal: Parte especial: Dos crimes contra a fé pública a dos crimes contra a administração pública. V ed. ver. E atual. São Paulo: Saraiva, 2003,p. 54 [6] BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Hábeas Corpus nº / RJ - RIO DE JANEIRO. Primeira Turma, Rel. Min. Ilmar Galvão, publicado no DJ em 06/09/1996. [7] JESUS, Damásio E. op. cit, p. 53 [8] BRASIL. Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Apelação Crime. Sétima Câmara Criminal. Relator. Des. Alfredo Foerster. Publicado no DJ em 15/03/2007. [9] GRECO, Rogério. Curso de Direito Penal: Parte Geral. 7.ed. Rio de janeiro: Impetus, 2006, p. 634 [10] JESUS, op. cit, p. 54 [11] PRADO, Luis Regis. Curso de Direito Penal brasileiro.volume I. 2.ed. ver. Atual e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002, p. 492 [12] GRECO. Op.cit., p. 641

8 [13] JESUS, op. Cit, p.53 [14 ]ZAFFARONI, Eugenio Raúl; PIERANGELI, José Enrique. Manual de direito penal brasileiro: parte geral. 5. ed. rev. e atual. São Paulo: Revista dos Tribunais, p. 691 [15] BRASIL. Código Penal. 3.ed. atual e ampl. São Paulo: Saraiva, Referências Bibliografias BRASIL. Código Penal. 3.ed. atual e ampl. São Paulo: Saraiva, 2007 BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Súmula 17. Publicado no DJ em p BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Hábeas Corpus nº / RJ - RIO DE JANEIRO. Primeira Turma, Rel. Min. Ilmar Galvão, publicado no DJ em 06/09/1996. GRECO, Rogério. Curso de Direito Penal: Parte Geral. 7.ed. Rio de janeiro: Impetus, Curso de Direito Penal: parte especial, volume III. 3. ed. Niterói, RJ: Impetus, 2007,, volume IV. 2.ed. Niterói, RJ: Impetus, 2007 JESUS, Damásio E. de. Direito Penal: Parte especial: Dos crimes contra a fé pública a dos crimes contra a administração pública. V ed. ver. E atual. São Paulo: Saraiva, 2003

9 PRADO, Luiz Regis. Curso de Direito Penal brasileiro. 2.ed. ver. Atual e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002 ZAFFARONI, Eugenio Raúl; PIERANGELI, José Enrique. Manual de direito penal brasileiro: parte geral. 5. ed. rev. e atual. São Paulo: Revista dos Tribunais, * Acadêmico de Direito pela UNIME - União Metropolitana de Educação e Cultura, atualmente instrutor das disciplinas Legislação Aplicada Aplicada(Noções de Direito, Direito Constitucional e Penal), Sistema Nacional de Segurança Pública e Crime Organizado na SEV - Centro de Formação de Vigilantes, Estagiário do Ramos e Wieck advogados. Já foi monitor das cadeiras de Direito Penal III e IV. Disponível em: Acesso em: 6 out

23/09/2012 DIREITO PENAL IV. Direito penal IV

23/09/2012 DIREITO PENAL IV. Direito penal IV DIREITO PENAL IV LEGISLAÇÃO ESPECIAL 15ª -Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 Direito penal IV 2 1 ESTELIONATO E OUTRAS FRAUDES Art. 171 - Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo

Leia mais

Saraiva, 2002, p. 561.

Saraiva, 2002, p. 561. Yvana Savedra de Andrade Barreiros Graduada em Comunicação Social - Jornalismo (PUCPR); Especialista em Língua Portuguesa (PUCPR); Graduada em Direito (UP) Doutoranda em Ciências Jurídicas e Sociais (UMSA)

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina PARTE ESPECIAL DO DIREITO PENAL III. Período 7º Período

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina PARTE ESPECIAL DO DIREITO PENAL III. Período 7º Período Página 1 de 5 DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina PARTE ESPECIAL DO DIREITO PENAL III Código 104 Curso Graduação Período 7º Período Eixo de Formação Profissional Eixo de Formação Profissional Docente:

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Código Parte Especial de Direito Penal II 97. Período 6º período

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Código Parte Especial de Direito Penal II 97. Período 6º período Página 1 de 6 Disciplina DE GRADUACÃO Curso Semestral Código Parte Especial de Direito Penal II 97 Curso Graduação Período 6º período Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Docente Prof.Me. Altair

Leia mais

AULA 11. Aproveitando essa questão de exaurimento, vamos estudar algumas peculiaridades:

AULA 11. Aproveitando essa questão de exaurimento, vamos estudar algumas peculiaridades: Turma e Ano: Master A (2015) 01/04/2015 Matéria / Aula: Direito Penal / Aula 11 Professor: Marcelo Uzeda de Farias Monitor: Alexandre Paiol AULA 11 CONTEÚDO DA AULA: - Iter criminis, crime tentado 5) Exaurimento

Leia mais

1 Das Penas Concurso de Crimes

1 Das Penas Concurso de Crimes Das Penas Concurso de Crimes Pode ocorrer que várias pessoas, unidas pela mesma identidade de propósito, se reúnam com o fim de cometer determinada infração penal, e, neste caso, teremos aquilo o que o

Leia mais

DIREITO PENAL IV - CCJ0034

DIREITO PENAL IV - CCJ0034 Plano de Aula: Crimes contra a Administração Pública praticados por Particular. DIREITO PENAL IV - CCJ0034 Título Crimes contra a Administração Pública praticados por Particular. Número de Aulas por Semana

Leia mais

Direito Penal. Concurso de Crimes

Direito Penal. Concurso de Crimes Direito Penal Concurso de Crimes Distinções Preliminares Concurso de crimes ou delitos X Concurso de pessoas ou agentes X Concurso de normas ou conflito aparente de normas penais - Concurso de crimes ou

Leia mais

CONFLITO APARENTE DE NORMAS PENAIS

CONFLITO APARENTE DE NORMAS PENAIS CONFLITO APARENTE DE NORMAS PENAIS Diferença entre: CONFLITO APARENTE DE ILICITOS PENAIS e CONCURSO DE CRIMES: No CONFLITO APARENTE DE ILICITOS PENAIS: temos um crime, e aparentemente DUAS ou mais leis

Leia mais

JURISPRUDÊNCIA DO STJ

JURISPRUDÊNCIA DO STJ JURISPRUDÊNCIA DO STJ REsp 751782 / RS ; RECURSO ESPECIAL 2005/0082927-4 Ministra LAURITA VAZ (1120) 06/09/2005 DJ 03.10.2005 p. 328 RECURSO ESPECIAL. PENAL. ESTUPRO. ATENTADO VIOLENTO AO PUDOR. CONCURSO

Leia mais

NATUREZA JURÍDICA E A COMPLEXIDADE DO LATROCÍNIO (CP/40, art.157, 3º): A INCLUSÃO DO LATROCÍNIO NOS CRIMES CONTRA A VIDA.

NATUREZA JURÍDICA E A COMPLEXIDADE DO LATROCÍNIO (CP/40, art.157, 3º): A INCLUSÃO DO LATROCÍNIO NOS CRIMES CONTRA A VIDA. NATUREZA JURÍDICA E A COMPLEXIDADE DO LATROCÍNIO (CP/40, art.157, 3º): A INCLUSÃO DO LATROCÍNIO NOS CRIMES CONTRA A VIDA. Juliana de Souza Gonçalves j_jujuli@hotmail.com ANA CELUTA F. TAVEIRA Mestre em

Leia mais

Direito Penal - Professor Sandro Caldeira. Concurso de Pessoas

Direito Penal - Professor Sandro Caldeira. Concurso de Pessoas Direito Penal - Professor Sandro Caldeira Concurso de Pessoas Art. 29 CP - Quem, de qualquer modo, concorre para o crime incide nas penas a este cominadas, na medida de sua culpabilidade Conceito: Configura-se

Leia mais

CONFLITO APARENTE DE NORMAS

CONFLITO APARENTE DE NORMAS CONFLITO APARENTE DE NORMAS DIREITO PENAL 4º SEMESTRE PROFESSORA PAOLA JULIEN OLIVEIRA DOS SANTOS ESPECIALISTA EM PROCESSO. MACAPÁ 2011 1 EMENTA: Conflito aparente de normas. Conceito. Critério da sucessividade.

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ PLANO DE ENSINO CURSO: DIREITO MODALIDADE: Presencial DISCIPLINA: DIREITO PENAL II CARGA HORÁRIA: 72h/a ANO: 2012 SEMESTRE: 2º PROFESSOR: PAOLA JULIEN O. DOS SANTOS TURMAS: 4 DIN-1 OBJETIVOS 1 Compreender

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ PLANO DE ENSINO CURSO: DIREITO MODALIDADE: Presencial DISCIPLINA: DIREITO PENAL II CARGA HORÁRIA: 72h/a ANO: 2010 SEMESTRE: 1º PROFESSOR: PAOLA JULIEN O. DOS SANTOS TURMAS: 4 DIV OBJETIVOS 1 Compreender

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2016.0000030787 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Recurso Em Sentido Estrito nº 0040311-92.2014.8.26.0050, da Comarca de, em que é recorrente MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ PLANO DE ENSINO CURSO: DIREITO MODALIDADE: Presencial DISCIPLINA: DIREITO PENAL II CARGA HORÁRIA: 72h/a ANO: 2011 SEMESTRE: 2º PROFESSOR: PAOLA JULIEN O. DOS SANTOS TURMAS: 4 DIN-2 OBJETIVOS 1 Compreender

Leia mais

Direito Penal. Estelionato e Receptação

Direito Penal. Estelionato e Receptação Direito Penal Estelionato e Receptação Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento.

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Uma nova visão crítica dos aspectos controvertidos do crime de ameaça Adriano Sampaio Muniz* 1. Introdução A ameaça, prevista no código Penal em seu art. 147, apesar de ser um crime

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no RECURSO ESPECIAL Nº 1.688.517 - MS (2017/0200105-9) RELATORA AGRAVANTE ADVOGADO AGRAVADO : MINISTRA MARIA THEREZA DE ASSIS MOURA : MARIA FERREIRA DE LIMA : DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE MATO

Leia mais

DECISÃO. É o relatório do essencial. Passo a decidir.

DECISÃO. É o relatório do essencial. Passo a decidir. J E S N B B PODER JUDICIÁRIO Processo n.º: 0004995-42.2013.4.02.5001 (2013.50.01.004995-4) Autos conclusos em 07/01/2015 17:21 ao MM. Juiz Federal desta 2ª Vara Federal Criminal de Vitória/ES. Fls 20 DECISÃO

Leia mais

PLANO DE ENSINO. I Identificação. Carga horária 72 horas/aula Créditos 4 Semestre letivo 2º. II Ementário

PLANO DE ENSINO. I Identificação. Carga horária 72 horas/aula Créditos 4 Semestre letivo 2º. II Ementário I Identificação Disciplina Direito Penal I Código EST0042 Carga horária 72 horas/aula Créditos 4 Semestre letivo 2º II Ementário PLANO DE ENSINO Ordenamento jurídico e o direito penal. Limites constitucionais

Leia mais

DOS CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA

DOS CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA DOS CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA CAPÍTULO I DA MOEDA FALSA Art. 289 - Falsificar, fabricando-a ou alterando-a, moeda metálica ou papel-moeda de curso legal no país ou no estrangeiro: Pena - reclusão, de

Leia mais

Ponto 9 do plano de ensino

Ponto 9 do plano de ensino Ponto 9 do plano de ensino Concurso formal e material de crimes. Vedação ao concurso formal mais gravoso. Desígnios autônomos. Crime continuado: requisitos. Erro na execução. Resultado diverso do pretendido.

Leia mais

A pessoa que possui apenas o desejo de praticar um fato típico. criminosa, motivo pelo qual não são punidos os atos preparatórios do crime.

A pessoa que possui apenas o desejo de praticar um fato típico. criminosa, motivo pelo qual não são punidos os atos preparatórios do crime. CONSUMAÇÃO E TENTATIVA A pessoa que possui apenas o desejo de praticar um fato típico não pode ser considerada criminosa, motivo pelo qual não são punidos os atos preparatórios do crime. Excepcionalmente,

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO ACÓRDÃO Registro: 2016.0000093697 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0020885-65.2012.8.26.0050, da Comarca de São Paulo, em que é apelante MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO,

Leia mais

07/09/2012 DIREITO PENAL IV. Direito penal IV

07/09/2012 DIREITO PENAL IV. Direito penal IV DIREITO PENAL IV LEGISLAÇÃO ESPECIAL 10ª -Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 Direito penal IV 2 1 EXTORSÃO MEDIANTE SEQUESTRO Art. 159 - Seqüestrar pessoa com o fim de obter, para si ou para outrem,

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Quesitação, no tribunal do júri, da inexigibilidade de conduta diversa Ana Paula Faria* O Código Penal Brasileiro, art. 22, prevê como causas legais da inexigibilidade de outra conduta

Leia mais

EU NÃO SONHEI COM O SUCESSO EU TRABALHEI PARA ELE

EU NÃO SONHEI COM O SUCESSO EU TRABALHEI PARA ELE EU NÃO SONHEI COM O SUCESSO EU TRABALHEI PARA ELE São Paulo, novembro de 2017 1) CRIME NAO CONSUMADO: TENTATIVA, DESISTENCIA VOLUNTÁRIA, ARREPENDIMENTO EFICAZ, CRIME IMPOSSIVEL, ARREPENDIMENTO POSTERIOR

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2017.0000299045 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0015717-82.2012.8.26.0050, da Comarca de, em que é apelante KARINA WANESSA FIDELIS DA SILVA, é apelado MINISTÉRIO

Leia mais

DO CONCURSO DE CRIMES

DO CONCURSO DE CRIMES DO CONCURSO DE CRIMES Vitor José TERIN 1 RESUMO: Delimitar-se-á no tocante a aqueles crimes (dois ou mais), e relacionados, praticados mediante unidade ou pluralidade de conduta, isto é, uma relação entre

Leia mais

Estelionato. - Segundo o STF, a vantagem tem que ser necessariamente econômica, considerando que está entre os crimes contra o patrimônio.

Estelionato. - Segundo o STF, a vantagem tem que ser necessariamente econômica, considerando que está entre os crimes contra o patrimônio. Estelionato Art. 171. Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento. Pena - reclusão

Leia mais

Direito Penal. Concurso de Crimes. Professor Joerberth Nunes.

Direito Penal. Concurso de Crimes. Professor Joerberth Nunes. Direito Penal Concurso de Crimes Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Penal CONCURSO MATERIAL Conceito: É uma das formas do concurso de crimes. Pode ser concurso material homogêneo

Leia mais

AMVER Associação dos Municípios da Microrregião dos Campos das Vertentes

AMVER Associação dos Municípios da Microrregião dos Campos das Vertentes QUESTÃO: 01 O candidato se contrapõe ao gabarito da questão de nº 01 sob o argumento de que, embora no gabarito oficial a alternativa divulgada seja a de letra C, a opção de letra A também estaria incorreta,

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATOR AGRAVANTE ADVOGADO AGRAVADO : MINISTRO JOEL ILAN PACIORNIK : : DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE MATO GROSSO DO : MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO EMENTA PENAL. AGRAVO REGIMENTAL NO

Leia mais

Resultado final dos julgamentos dos recursos do EXIN SESSÃO DE JULGAMENTO 18/05/ ª. Série

Resultado final dos julgamentos dos recursos do EXIN SESSÃO DE JULGAMENTO 18/05/ ª. Série 3ª. Série QUESTÃO RECORRIDA ALTERNATIVA DO GABARITO PRELIMINAR DISCIPLINA 15 B DIREITO CONSTITUCIONAL II 16 E TEORIA GERAL DO PROCESSO RESULTADO FUNDAMENTAÇÃO (desnecessária quando o resultado for anulada

Leia mais

I Identificação. Carga horária 72 horas/aula Créditos 4 Semestre letivo 4º. II Ementário

I Identificação. Carga horária 72 horas/aula Créditos 4 Semestre letivo 4º. II Ementário I Identificação Disciplina Direito Penal III Código EST0064 Carga horária 72 horas/aula Créditos 4 Semestre letivo 4º II Ementário História e evolução da pena de prisão. Penas privativas de liberdade.

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL Nº 22.100/CS HABEAS CORPUS Nº 124.132 MINAS GERAIS IMPETRANTE: DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO PACIENTE: DAVID ALVES RODRIGUES IMPETRADO: SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA RELATOR: MINISTRO LUIZ FUX CRIMES DE ROUBO

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 6 28/10/2016 PRIMEIRA TURMA AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 935.145 RIO GRANDE DO NORTE RELATOR AGTE.(S) PROC.(A/S)(ES) AGDO.(A/S) ADV.(A/S)

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Súmula 122 do Superior Tribunal de Justiça e competência para o julgamento de contravenções penais: uma análise à luz da jurisprudência dos Tribunais Superiores Alexandre Piccoli

Leia mais

PROGRAMA DIDÁTICO. CARGA HORÁRIA: 80 horas

PROGRAMA DIDÁTICO. CARGA HORÁRIA: 80 horas PROGRAMA DIDÁTICO CURSO: GRADUAÇÃO EM DIREITO COMPONENTE CURRICULAR: Direito Penal II (Quinta-feira - 18:50 às 22:20) CÓDIGO: CARGA HORÁRIA: 80 horas PROFESSOR (ES):Cláudia Aguiar I OBJETIVO Revisar o

Leia mais

DIREITO PENAL IV - CCJ0034

DIREITO PENAL IV - CCJ0034 Plano de Aula: Crimes contra a Administração Pública praticados por funcionário público I. DIREITO PENAL IV - CCJ0034 Título Crimes contra a Administração Pública praticados por funcionário público I.

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br A participação no suicídio segundo o Código Penal Rafael Moura Duarte * O CP é claro na questão de aplicar a reprimenda penal para aqueles que induzem, instigam e prestam auxílio

Leia mais

XVI - RECURSO EM SENTIDO ESTRITO

XVI - RECURSO EM SENTIDO ESTRITO RELATOR : DESEMBARGADORA FEDERAL VICE PRESIDENTE RECORRENTE : MINISTERIO PUBLICO FEDERAL RECORRIDO : EDSON ANTONIO DE OLIVEIRA ADVOGADO : NASCIMENTO ALVES PAULINO E OUTRO ORIGEM : PRIMEIRA VARA FEDERAL

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça HABEAS CORPUS Nº 173.426 - MS (2010/0092077-6) RELATOR : MINISTRO NAPOLEÃO NUNES MAIA FILHO IMPETRANTE : DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE MATO GROSSO DO ADVOGADO : ENY CLEYDE SARTORI NOGUEIRA - DEFENSORA

Leia mais

INFANTICÍDIO. Acadêmica do 3 ano do curso de Direito das Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.

INFANTICÍDIO. Acadêmica do 3 ano do curso de Direito das Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba. INFANTICÍDIO Alexandra LAZZARETTI 1 Liz Leyne Santos SILVA 2 Laiza Padilha dos SANTOS 3 Natane PRESTES 4 Pedro Auri ANDRADE 5 RESUMO: O Infanticídio está previsto no Art. 123 do Código Penal onde cita

Leia mais

DESISTÊNCIA ARREPENDIMENTO

DESISTÊNCIA ARREPENDIMENTO DESISTÊNCIA E ARREPENDIMENTO A tentativa é perfeita quando o agente fez tudo o que podia, praticando todos os atos executórios, mas não obteve o resultado por circunstâncias alheias a sua vontade. Aplica-se

Leia mais

RECURSO CRIMINAL N ( )/MG RELATÓRIO O EXMO. SR. JUIZ TOURINHO NETO (RELATOR):

RECURSO CRIMINAL N ( )/MG RELATÓRIO O EXMO. SR. JUIZ TOURINHO NETO (RELATOR): fls.1/5 RELATÓRIO O EXMO. SR. JUIZ TOURINHO NETO (RELATOR): 1. Cuida-se de recurso em sentido estrito interposto pelo MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL contra decisão proferida pela MMª Juíza Federal Substituta

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO ACÓRDÃO Registro: 2015.0000933299 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0081004-31.2008.8.26.0050, da Comarca de São Paulo, em que é apelante/apelado BENEDITO FERREIRA DE CASTRO, é

Leia mais

Mini Simulado GRATUITO de Direito Penal. TEMA: Diversos

Mini Simulado GRATUITO de Direito Penal. TEMA: Diversos Mini Simulado GRATUITO de Direito Penal TEMA: Diversos 1. Um militar das Forças Armadas, durante a prestação de serviço na organização militar onde ele servia, foi preso em flagrante delito por estar na

Leia mais

1. Curso: Direito. 2. Código: 14 e 15

1. Curso: Direito. 2. Código: 14 e 15 Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação Coordenadoria de Pesquisa e Acompanhamento Docente CPAD Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento Curricular 1. Curso: Direito. 2. Código: 14 e 15 3.

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA CÓDIGO NOME PROFESSOR: DIR013 CARGA HORÁRIA NOME DO CURSO ANO T P E TOTAL EMENTA

PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA CÓDIGO NOME PROFESSOR: DIR013 CARGA HORÁRIA NOME DO CURSO ANO T P E TOTAL EMENTA PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA CÓDIGO NOME PROFESSOR: DIR013 DIREITO PENAL II CARGA HORÁRIA NOME DO CURSO ANO T P E TOTAL 060 - - 060 Direito 2014 EMENTA Teoria da Pena: conceito, fundamento e finalidade.

Leia mais

O crime de violação de direito autoral e o procedimento penal: equívocos e incertezas da nova Súmula 574 do STJ

O crime de violação de direito autoral e o procedimento penal: equívocos e incertezas da nova Súmula 574 do STJ O crime de violação de direito autoral e o procedimento penal: equívocos e incertezas da nova Súmula 574 do STJ Gustavo Badaró * No dia 22 de junho de 2016, o STJ aprovou, em sua súmula de jurisprudência,

Leia mais

O AUTOR INTELECTUAL E A TEORIA DO DOMÍNIO DO FATO

O AUTOR INTELECTUAL E A TEORIA DO DOMÍNIO DO FATO O AUTOR INTELECTUAL E A TEORIA DO DOMÍNIO DO FATO Marcília Ferreira da Cunha 1 A FIGURA DO AUTOR NO CONCURSO DE PESSOAS A teoria do domínio do fato tem sido a mais aceita na doutrina moderna no que se

Leia mais

Provas escritas individuais ou provas escritas individuais e trabalho(s)

Provas escritas individuais ou provas escritas individuais e trabalho(s) Programa de DIREITO PENAL I 2º período: 80 h/a Aula: Teórica EMENTA Introdução ao direito penal. Aplicação da lei penal. Fato típico. Antijuridicidade. Culpabilidade. Concurso de pessoas. OBJETIVOS Habilitar

Leia mais

SUMÁRIO. Questões de provas anteriores. Questões de provas anteriores. Questões de provas anteriores. Questões de provas anteriores

SUMÁRIO. Questões de provas anteriores. Questões de provas anteriores. Questões de provas anteriores. Questões de provas anteriores NOÇÕES DE DIREITO PENAL PARA CONCURSO DA POLÍCIA FEDERAL focada no cespe/unb SUMÁRIO UNIDADE 1 Aplicação da Lei Penal 1.1 Princípios da legalidade e da anterioridade 1.2 Lei penal no tempo e no espaço

Leia mais

- Jurisdição - Competência é o limite dentro do qual juízes e tribunais exercem jurisdição.

- Jurisdição - Competência é o limite dentro do qual juízes e tribunais exercem jurisdição. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Penal / Aula 09 Professor: Elisa Pittaro Conteúdo: Princípios da Jurisdição: Aderência. Competência: Natureza Jurídica; Competência Absoluta x Relativa;

Leia mais

Prof. Fernando Antunes Soubhia

Prof. Fernando Antunes Soubhia Incitação ao crime TÍTULO IX DOS CRIMES CONTRA A PAZ PÚBLICA Art. 286 - Incitar, publicamente, a prática de crime: Pena - detenção, de três a seis meses, ou multa. Apologia de crime ou criminoso Art. 287

Leia mais

A extinção da punibilidade pelo pagamento nos delitos contra a ordem tributária

A extinção da punibilidade pelo pagamento nos delitos contra a ordem tributária A extinção da punibilidade pelo pagamento nos delitos contra a ordem tributária Sumário: 1. Nota introdutória; 2. O instituto extinção da punibilidade; 3A extinção da punibilidade nos crimes contra a ordem

Leia mais

Por: Pedro Henrique ChaibSidi

Por: Pedro Henrique ChaibSidi 1 A TUTELA PENAL DE BENS JURÍDICOS DIFUSOS, COMO O MEIO AMBIENTE, IMPEDE A APLICAÇÃO DO PRINCÍPIO DA INSIGNIFICÂNCIA, POR FORÇA DA PLURALIDADE DE VÍTIMAS ATINGIDAS? Por: Pedro Henrique ChaibSidi A constituição

Leia mais

DA NORMA PENAL. Direito Penal - Professor Sandro Caldeira Turma PRF Normas Penais Princípios norteadores do Direito Penal

DA NORMA PENAL. Direito Penal - Professor Sandro Caldeira Turma PRF Normas Penais Princípios norteadores do Direito Penal DA NORMA PENAL Direito Penal - Professor Sandro Caldeira Turma PRF Normas Penais Princípios norteadores do Direito Penal Princípio da Intervenção Turma Mínima PRF (Ultima Ratio Direito Penal - Professor

Leia mais

Professor Sandro Caldeira Concurso de Crimes

Professor Sandro Caldeira Concurso de Crimes Professor Sandro Caldeira Concurso de Crimes Concurso de crimes Espécies: Concurso material artigo 69 do CP; Concurso formal artigo 70 do CP; Continuidade delitiva artigo 71 do CP Concurso de crimes Espécies:

Leia mais

DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL

DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL PRINCÍPIOS Legalidade: Somente a lei, elaborada na forma que a Constituição permite, pode determinar o que é crime e indicar a pena cabível. Taxatividade: As leis que definem

Leia mais

PONTO 1: Conflito Aparente de Normas PONTO 2: Teoria Geral do Crime PONTO 3: Conceitos de Crime PONTO 4: Do Fato Típico 1. CONFLITO APARENTE DE NORMAS

PONTO 1: Conflito Aparente de Normas PONTO 2: Teoria Geral do Crime PONTO 3: Conceitos de Crime PONTO 4: Do Fato Típico 1. CONFLITO APARENTE DE NORMAS 1 DIREITO PENAL DIREITO PENAL PONTO 1: Conflito Aparente de Normas PONTO 2: Teoria Geral do Crime PONTO 3: Conceitos de Crime PONTO 4: Do Fato Típico 1. CONFLITO APARENTE DE NORMAS 1.2 PRINCÍPIOS: A) PRINCÍPIO

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. PLANO DE CURSO - 2010/01 Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. DISCIPLINA: DIREITO PENAL II PROFESSOR: CARLOS EDUARDO TURMA: 4DM e 4EN UNIDADES CONTEÚDOS

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Possibilidade Do Concurso De Pessoas Em Crimes Omissivos Lucas Nascimento POSSIBILIDADE DO CONCURSO DE PESSOAS EM CRIMES OMISSIVOS SUMÁRIO: 1. CONCEITO E REQUISITOS DO CONCURSO DE

Leia mais

GABARITO PRINCÍPIOS PENAIS COMENTADO

GABARITO PRINCÍPIOS PENAIS COMENTADO GABARITO PRINCÍPIOS PENAIS COMENTADO 1 Qual das afirmações abaixo define corretamente o conceito do princípio da reserva legal? a) Não há crime sem lei que o defina; não há pena sem cominação legal. b)

Leia mais

CURSO DE DIREITO 1 PLANO DE ENSINO. Disciplina Carga Horária Semestre Ano Direito Penal I 80 4º 2015

CURSO DE DIREITO 1 PLANO DE ENSINO. Disciplina Carga Horária Semestre Ano Direito Penal I 80 4º 2015 PLANO DE ENSINO CURSO DE DIREITO 1 Disciplina Carga Horária Semestre Ano Direito Penal I 80 4º 2015 Objetivos Específicos da Disciplina Inicialmente, concluir-se-á a matéria da parte geral. Em seguida,

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL Nº 21.594/CS HABEAS CORPUS Nº 121.945 RIO GRANDE DO SUL PACTE.(S): LUIZ GLÊNIO TEIXEIRA FIM IMPTE.(S): DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO PROC.(A/S)(ES): DEFENSOR PÚBLICO-GERAL FEDERAL IMPDO.(S): SUPERIOR TRIBUNAL

Leia mais

Causas Supralegais de exclusão da culpabilidade

Causas Supralegais de exclusão da culpabilidade REVISÃO: Causas Supralegais de exclusão da culpabilidade a. Cláusula de consciência: muito invocada no caso das testemunhas de Geová, com fundamento na CRFB, art. 5º, inciso VI. b. Desobediência civil:

Leia mais

JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA

JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA PROCESSO PENAL JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA Continuação: Conexão e Continência contato@theuan.com.br 8.1. Prevenção Haverá prevenção quando mais de um juiz for competente ou quando houver dúvida razoável sobre

Leia mais

SUMÁRIO. Questões de provas anteriores. Questões de provas anteriores. Questões de provas anteriores. Questões de provas anteriores

SUMÁRIO. Questões de provas anteriores. Questões de provas anteriores. Questões de provas anteriores. Questões de provas anteriores DIREITO PENAL SUMÁRIO UNIDADE 1 Aplicação da Lei Penal 1.1 Princípios da legalidade e da anterioridade 1.2 Lei penal no tempo e no espaço 1.3 Tempo e lugar do crime 1.4 Lei penal excepcional, especial

Leia mais

QUARTA CÂMARA CÍVEL EXCEÇÃO DE SUSPEIÇÃO Nº 72106/ CLASSE CNJ CAPITAL

QUARTA CÂMARA CÍVEL EXCEÇÃO DE SUSPEIÇÃO Nº 72106/ CLASSE CNJ CAPITAL EXCIPIENTE: EXCEPTO: JOSÉ GERALDO RIVA EXMO. SR. DR. LUIS APARECIDO BERTOLUCCI JÚNIOR - JUIZ DE DIREITO DA VARA ESPECIALIZADA EM AÇÃO CIVIL PÚBLICA E AÇÃO POPULAR Número do Protocolo: 72106/2011 Data de

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO OITAVA CÂMARA CRIMINAL

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO OITAVA CÂMARA CRIMINAL TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO OITAVA CÂMARA CRIMINAL Apelação Criminal nº 0008996-57.2011.8.19.0014 Apelante: MINISTÉRIO PÚBLICO Apelado: JOSÉ JUNIO RODRIGUES SILVA Relator: APELAÇÃO

Leia mais

DIREITO PENAL. d) II e III. e) Nenhuma.

DIREITO PENAL. d) II e III. e) Nenhuma. DIREITO PENAL 1. Qual das afirmações abaixo define corretamente o conceito do princípio da reserva legal? a) Não há crime sem lei que o defina; não há pena sem cominação legal. b) A pena só pode ser imposta

Leia mais

Abordagem sore o Contrabando e o Descaminho Laiza Padilha dos SANTOS 1

Abordagem sore o Contrabando e o Descaminho Laiza Padilha dos SANTOS 1 1 Abordagem sore o Contrabando e o Descaminho Laiza Padilha dos SANTOS 1 RESUMO: O presente trabalho visa expor o conceito e a classificação dos crimes de contrabando e descaminho. Aborda uma pequena evolução

Leia mais

O Artigo 98 do CTN Comentários sobre o dispositivo que nunca deveria ter existido

O Artigo 98 do CTN Comentários sobre o dispositivo que nunca deveria ter existido 13/10/2016 O Artigo 98 do CTN Comentários sobre o dispositivo que nunca deveria ter existido Sergio André Rocha sergio.andre@sarocha.com.br www.sarocha.com.br O Artigo 98 do CTN foi Consequência de um

Leia mais

TJ - Exercícios Direito Penal Exercícios Emerson Castelo Branco

TJ - Exercícios Direito Penal Exercícios Emerson Castelo Branco TJ - Exercícios Direito Penal Exercícios Emerson Castelo Branco 2014 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. (CESPE 2013) De acordo com o Código Penal, a incidência da

Leia mais

05/02/2013 SEGUNDA TURMA : MIN. GILMAR MENDES TERRITÓRIOS

05/02/2013 SEGUNDA TURMA : MIN. GILMAR MENDES TERRITÓRIOS Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 5 RELATOR : MIN. GILMAR MENDES AGTE.(S) :ANDRE VICENTE DE OLIVEIRA ADV.(A/S) :DEFENSOR PÚBLICO-GERAL DO DISTRITO FEDERAL E AGDO.(A/S) :MINISTÉRIO

Leia mais

Rogério Greco. Lei n o /2009. Seqüestro Relâmpago

Rogério Greco. Lei n o /2009. Seqüestro Relâmpago Rogério Greco A d e n d o Lei n o 11.923/2009 Seqüestro Relâmpago Niterói, RJ 2009 SEQÜESTRO RELÂMPAGO A Lei nº 11.923, de 17 de abril 2009, inclui o 3º ao art. 158 do Código Penal, criando, assim, mais

Leia mais

ESTADO DO CEARÁ PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA GABINETE DESEMBARGADOR FRANCISCO MARTÔNIO PONTES DE VASCONCELOS

ESTADO DO CEARÁ PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA GABINETE DESEMBARGADOR FRANCISCO MARTÔNIO PONTES DE VASCONCELOS fls. 74 Processo: 0627098-73.2017.8.06.0000 - Habeas Corpus Impetrante: Alexandre dos Santos Geraldes Paciente: Luiz Fabiano Ribeiro Brito Impetrado: Juiz de Direito da 5ª Vara Júri da Comarca de Fortaleza

Leia mais

Direito Penal. Roubo e Extorsão

Direito Penal. Roubo e Extorsão Direito Penal Roubo e Extorsão Roubo Impróprio Art. 157, 1, do CP Na mesma pena (do caput - reclusão de 4 a 8 anos, e multa) incorre quem, logo depois de subtraída a coisa, emprega violência contra a pessoa

Leia mais

PONTO a): CONFLITO APARENTE DE NORMAS PONTO b): PLURALIDADE DE CONDUTAS

PONTO a): CONFLITO APARENTE DE NORMAS PONTO b): PLURALIDADE DE CONDUTAS 1 PONTO 1: CONCURSO DE CRIMES PONTO a): CONFLITO APARENTE DE NORMAS PONTO b): PLURALIDADE DE CONDUTAS CONCURSO DE CRIMES 1-instigação: concurso de pessoas: pluralidade de pessoas, e identidade de fato,

Leia mais

POLÍCIA FEDERAL direito penal REVISÃO - AULA 02 Prof. Joerberth Nunes

POLÍCIA FEDERAL direito penal REVISÃO - AULA 02 Prof. Joerberth Nunes POLÍCIA FEDERAL direito penal REVISÃO - AULA 02 Prof. Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Penal REVISÃO AULA 02 1 (CESPE EMAP) A respeito da aplicação da lei penal, julgue o item a seguir.

Leia mais

PRÉ-AULA/PÓS-AULA. - Validade temporal da lei penal, sucessividade no tempo e lei excepcional (intermitentes, temporárias e excepcionais).

PRÉ-AULA/PÓS-AULA. - Validade temporal da lei penal, sucessividade no tempo e lei excepcional (intermitentes, temporárias e excepcionais). PRÉ-AULA/PÓS-AULA CONTEÚDO: - Validade temporal da lei penal, sucessividade no tempo e lei excepcional (intermitentes, temporárias e excepcionais). - Tempo do crime. FERNANDO CAPEZ CAPÍTULOS 7 e 8. GUILHERME

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br A ação penal popular no ordenamento jurídico brasileiro Liduina Araujo Batista * O presente estudo trata da discussão acerca da possibilidade, ou não, de existência, em nosso ordenamento

Leia mais

JUSTA CAUSA E CRIMES PRATICADOS POR EMPREGADOS: COMO PROCEDER?

JUSTA CAUSA E CRIMES PRATICADOS POR EMPREGADOS: COMO PROCEDER? JUSTA CAUSA E CRIMES PRATICADOS POR EMPREGADOS: COMO PROCEDER? Aline Minela Schmitt Advogada OAB/SC nº 26.029 Ana Paula Belem Veiga Advogada OAB/SC nº 48.671 Justa Causa, quando aplicar? Trata-se de uma

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL Nº /CS

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL Nº /CS Nº 23.909/CS HABEAS CORPUS Nº 131.160 MATO GROSSO DO SUL IMPETRANTE: DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO PACIENTE: MÁRCIO ARAÚJO DE OLIVEIRA COATOR: SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA RELATOR: MINISTRO TEORI ZAVASCKI

Leia mais

COMENTÁRIOS A ACÓRDÃO II

COMENTÁRIOS A ACÓRDÃO II UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE DIREITO NAIANE PRISCILA A. MARQUES PAULA SANTA CATARINA COMENTÁRIOS A ACÓRDÃO II BRASÍLIA JUNHO DE 2014. NAIANE PRISCILA A. MARQUES (12/0130769) PAULA SANTA CATARINA

Leia mais

Inclui questões gabaritadas! TJ/SP. Tribunal de Justiça de São Paulo ESCREVENTE TÉCNICO JUDICIÁRIO. Correções que ocorreram nas páginas citadas.

Inclui questões gabaritadas! TJ/SP. Tribunal de Justiça de São Paulo ESCREVENTE TÉCNICO JUDICIÁRIO. Correções que ocorreram nas páginas citadas. Edição 1ª 7 8 9 8 4 8 1 9 2 4 7 6 1 Inclui questões gabaritadas! TJ/SP Tribunal de Justiça de São Paulo ESCREVENTE TÉCNICO JUDICIÁRIO Errata 001: 23/07/2012 Correções que ocorreram nas páginas citadas.

Leia mais

LATROCÍNIO COM PLURALIDADE DE VÍTIMAS

LATROCÍNIO COM PLURALIDADE DE VÍTIMAS LATROCÍNIO COM PLURALIDADE DE VÍTIMAS ALESSANDRO CABRAL E SILVA COELHO - alessandrocoelho@jcbranco.adv.br JOSÉ CARLOS BRANCO JUNIOR - jcbrancoj@jcbranco.adv.br Palavras-chave: crime único Resumo O presente

Leia mais

26/08/2012 DIREITO PENAL IV. Direito penal IV

26/08/2012 DIREITO PENAL IV. Direito penal IV DIREITO PENAL IV LEGISLAÇÃO ESPECIAL 6ª - Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 Direito penal IV 2 1 1 - Roubo impróprio 1º - Na mesma pena incorre quem, logo depois de subtraída a coisa, emprega violência

Leia mais

Vistos etc. Decido. Não merece prosperar a pretensão punitiva. estatal deduzida em juízo contra a ré

Vistos etc. Decido. Não merece prosperar a pretensão punitiva. estatal deduzida em juízo contra a ré COMARCA DE IBIRUBÁ VARA JUDICIAL Rua Flores da Cunha, 777 1 Processo nº 105/2.15.0001243-0 Vara Judicial de Ibirubá JUIZADO ESPECIAL CRIME FALTA DE HABILITAÇÃO Autor: JUSTIÇA PÚBLICA Ré: Juiz Prolator:

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.318.596 - GO (2012/0082777-4) RELATOR : MINISTRO LEOPOLDO DE ARRUDA RAPOSO (DESEMBARGADOR CONVOCADO DO TJ/PE) RECORRENTE : MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS RECORRIDO : SINÉZIO

Leia mais

Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Centro de Ciências Jurídicas CCJ Departamento de Direito DIR

Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Centro de Ciências Jurídicas CCJ Departamento de Direito DIR Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Centro de Ciências Jurídicas CCJ Departamento de Direito DIR PLANO DE ENSINO 2016.1 I DIREITO PENAL IV Professora: MSc. Fernanda Mambrini Rudolfo Email: fernandamambrinirudolfo@gmail.com

Leia mais