A pessoa que possui apenas o desejo de praticar um fato típico. criminosa, motivo pelo qual não são punidos os atos preparatórios do crime.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A pessoa que possui apenas o desejo de praticar um fato típico. criminosa, motivo pelo qual não são punidos os atos preparatórios do crime."

Transcrição

1 CONSUMAÇÃO E TENTATIVA

2 A pessoa que possui apenas o desejo de praticar um fato típico não pode ser considerada criminosa, motivo pelo qual não são punidos os atos preparatórios do crime.

3 Excepcionalmente, o CP pune no art. 288 a formação de bando ou quadrilha, e quem fabrica ou possui objetos destinados a produção de moeda falsa (art. 291).

4 Na lei especial pune-se o porte ilegal de arma (art. 14 da Lei /03).

5 Só terá relevância jurídica e, portanto, poderá gerar punição o fato consumado ou tentado. A intenção, por si só, é irrelevante.

6 CONSUMAÇÃO Art. 14: Diz-se o crime: I - consumado, quando nele se reúnem todos os elementos de sua definição legal;.

7 Conceito: É a realização completa dos elementos do tipo. Para saber se o crime foi consumado é necessário confrontar o fato com o que dispõe o tipo penal, mormente o seu núcleo (verbo).

8 Consumação nos crimes: - materiais, omissivos impróprios e culposos: quando o resultado ocorre. - omissivos próprios: quando ocorre a abstenção - mera-conduta: com o comportamento previsto no tipo

9 - formal: com a prática da conduta, independente da ocorrência do resultado. - qualificado pelo resultado: quando ocorre o resultado agravador.

10 - permanente: desde que configurados os seus requisitos até que cesse a conduta do agente. - Habituais: quando houver reiteração dos atos que configuram o crime.

11 Crimes materiais tributários: se o crime é tributário ou previdenciário, somente se consuma quando encerrado o procedimento administrativo o débito é incluído em dívida ativa.

12 Isto porque antes da inscrição em dívida ativa o crédito não possui exigibilidade.

13 Súmula Vinculante nº 24: Não se tipifica crime material contra a ordem tributária, previsto no art. 1º, I, da Lei nº 8.137/90, antes do lançamento definitivo do tributo.

14 Exaurimento O exaurimento (post factum impunível) é uma etapa posterior à consumação, caracterizando um indiferente penal.

15 Mas quando atinge novo bem jurídico pode configurar crime autônomo, uma qualificadora ou uma causa de aumento de pena (majorante).

16 TENTATIVA Art. 14: Diz-se o crime: I - tentado, quando, iniciada a execução, não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente..

17 Conceito: É a interrupção do crime por fato estranho à vontade do agente, após o início da execução.

18 O Código Penal não prevê a tentativa em cada tipo penal. Portanto, trata-se de uma norma complementar. Deve-se associar o art. 14, II, da Parte Geral ao crime consumado previsto na Parte Especial.

19 ITER CRIMINIS: Conceito: É o percurso percorrido pelo agente para a consumação do delito.

20 O Iter criminis tem duas fases: - Interna - Externa

21 Fase interna: Cogitação: idéia de praticar o delito. Deliberação: ponderação dos prós e contras. Resolução: quando decide praticar o delito.

22 Fase Externa: manifestação: quando o agente fala o que pretende fazer. Preparação: quando exterioriza a idéia através de atos. No Brasil não é punido.

23 execução: realização da conduta típica através de atos idôneos e adequados para produzir o resultado.

24 Atos preparatórios X Atos executórios

25 Teoria subjetiva:não tem diferença, porque a vontade do agente é que determina a punição. Então será punido em ambos os casos, seja no ato preparatório ou na execução.

26 Teoria objetiva: O início da execução constitui o ato que permite a concretização do tipo. Não há punição da cogitação e dos atos preparatórios, mas apenas daquele adequado a produzir o resultado criminoso.

27 A teoria objetiva se subdivide em: Teoria objetivo-formal: atos executórios são os que fazem parte do núcleo do tipo. Dentro desta teoria há, ainda, a teoria da hostilidade ao bem jurídico.

28 O ato executório seria aquele que ataca o bem jurídico protegido pelo tipo penal. Diferencia-se o ato preparatório do executório na análise: houve ou não uma agressão direta ao bem.

29 Teoria objetivo-material: são atos executórios não apenas os que atacam o bem jurídico ou dizem respeito ao núcleo, mas também os imediatamente anteriores ao início da prática do verbo típico.

30 Teoria objetivo-individual: Segundo Zaffaroni e Pierangeli, não basta ser um ato que dá início à prática do verbo do tipo para caracterizá-lo como executório. Deve-se verificar o plano do agente.

31 No Brasil adota-se a teoria objetiva,mais especificamente a teoria objetiva-formal, com a hostilidade ao bem jurídico, mas já há jurisprudências adotando a teoria objetivo-individual.

32 Ex: aquele que efetua um disparo de arma de fogo estará praticado ato executório de homicídio porque apertar o gatinho é o único ato capaz de atacar o bem jurídico protegido, segundo a teoria objetivo-formal.

33 Já para a teoria objetivo-material e objetivo-individual, só o fato de pegar a arma já configuraria ato executório porque demonstra claramente a intenção do agente de efetuar um disparo, colocando em risco o bem jurídico tutelado.

34 Trata-se do ato imediatamente anterior ao disparo, que realiza o verbo núcleo do tipo. Não se estaria punindo a intenção porque é um ato que demonstra claramente a vontade de matar.

35 Em caso de dúvida, deve-se analisar o ato como preparatório.

36 REQUISITOS DA TENTATIVA: - Conduta dolosa - início de execução - ausência de consumação

37 Tentativa perfeita: O agente esgota todos os meios que tinha ao seu alcance. Tentativa imperfeita: O agente é interrompido.

38 Tentativa branca ou incruenta: tentativa sem lesões ao bem jurídico.

39 CRIMES QUE NÃO ADMITEM A TENTATIVA

40 Culposos: o resultado é involuntário. Preterdolosos: o resultado é involuntário.

41 Contravenção Penal: disposição legal. art. 4º da LCP Dec-lei 3688/41: Não é punível a tentativa de contravenção.

42 Habituais: os atos isolados são irreleventes, configurando o crime somente em caso de reiteração. ex: Casa de Prostituição art. 229, Rufianismo art. 230, Curandeirismo art. 284.

43 Delito condicionado: é necessária a ocorrência de uma condição para estar caracterizado o crime. Ex: art. 122: induzimento, instigação ou auxílio ao suicídio. a lei pune somente quando ocorre o resultado (lesão corporal ou morte).

44 Crime de atentado: Quando a tentativa é punida com a mesma pena do crime consumado. Ex: Art. 352 Evasão mediante violência contra a pessoa.

45 Art. 352: Evadir-se ou tentar evadir-se o preso ou o indivíduo submetido a medida de segurança detentiva, usando de violência contra a pessoa: Pena - detenção, de três meses a um ano, além da pena correspondente à violência.

46 Permanentes na forma omissiva: não há como fracionar (cárcere privado por omissão de autoridade em liberar o preso)

47 Unissubsistente: porque se consuma com o ato, não admitindo iter criminis (injúria) Omissivo Próprio: não admite fracionamento. Ou o agente faz o seu dever e não é punido, ou deixa de fazer e comete crime.

48 Crimes com condutas abrangentes: O tipo penal menciona que de qualquer modo poderá ser praticado o delito.

49 DIMINUIÇÃO NA TENTATIVA Considera-se para fins de redução pela tentativa o percurso que foi percorrido pelo agente. Quanto menor o iter criminis maior a redução, ou seja, quanto mais longe da consumação maior a diminuição da pena.

50 Considerações A manifestação do agente não é punida quando se refere à tentativa daquele crime, mas pode configurar crime autônomo, como é o caso da ameaça (art. 147 do CP).

51 A preparação não é punida no Brasil, mas pode configurar crime autônomo.

52 A análise da tentativa deve ser feita no caso concreto, diante das circunstâncias do delito.

Direito Penal. Consumação e Tentativa

Direito Penal. Consumação e Tentativa Direito Penal Consumação e Tentativa Crime Consumado Quando nele se reúnem todos os elementos de sua definição legal (art. 14, I, CP); Realização plena dos elementos constantes do tipo legal; Crime Consumado

Leia mais

NOÇÕES GERAIS DE PARTE GERAL DO CP E CPP ESSENCIAIS PARA O ENTENDIMENTO DA LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL

NOÇÕES GERAIS DE PARTE GERAL DO CP E CPP ESSENCIAIS PARA O ENTENDIMENTO DA LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL NOÇÕES GERAIS DE PARTE GERAL DO CP E CPP ESSENCIAIS PARA O ENTENDIMENTO DA LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL 1. ITER CRIMINIS CAMINHO DO CRIME FASE INTERNA COGITAÇÃO ( irrelevante para direito penal) 2. FASE EXTERNA

Leia mais

TENTATIVA (art. 14, II, CP)

TENTATIVA (art. 14, II, CP) (art. 14, II, CP) 1. CONCEITO realização incompleta do tipo objetivo, que não se realizada por circunstâncias alheias à vontade do agente. Art. 14 - Diz-se o crime: [...] II - tentado, quando, iniciada

Leia mais

Material de Apoio Prof. Fernando Tadeu Marques Apontamentos de Direito Penal

Material de Apoio Prof. Fernando Tadeu Marques Apontamentos de Direito Penal O Erro e suas espécies Erro sobre elementos do tipo (art. 20, CP) Há o erro de tipo evitável e inevitável. Caso se trate de erro de tipo inevitável, exclui-se o dolo e a culpa. No entanto, se o erro for

Leia mais

Direito Penal Promotor de Justiça - 4ª fase

Direito Penal Promotor de Justiça - 4ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Penal Promotor de Justiça - 4ª fase Iter Criminis Período 2004-2016 1) FCC Técnico - MPE SE (2013) Por si própria, a conduta de premeditar um crime de homicídio

Leia mais

II.I) Iter Criminis 1) Momento Consumativo

II.I) Iter Criminis 1) Momento Consumativo CURSO DELEGADO DE POLÍCIA FEDERAL (NOITE) Nº 16 DATA 29/08/2016 DISCIPLINA DIREITO PENAL PARTE GERAL PROFESSOR FRANCISCO MENEZES MONITOR LUIZ FERNANDO PEREIRA RIBEIRO AULA 04 EMENTA: II.I) Iter Criminis

Leia mais

Teorias da Conduta/Omissão

Teorias da Conduta/Omissão Teorias da Conduta/Omissão Teoria Normativa juizo post facto Teoria Finalista (Não) fazer com um fim a ser atingido (Johannes Welzel e Francisco Muñoz Conde) Dever/Poder de agir AUSÊNCIA DE CONDUTA - Movimentos

Leia mais

Espécies ou critérios classificadores de Infração penal (crimes, delitos e contravenções): a) Critério Tripartido ( França, Espanha)

Espécies ou critérios classificadores de Infração penal (crimes, delitos e contravenções): a) Critério Tripartido ( França, Espanha) TEORIA DO DELITO Espécies ou critérios classificadores de Infração penal (crimes, delitos e contravenções): a) Critério Tripartido ( França, Espanha) b) Critério Bipartido ( Alemanha, Itália) Espécies

Leia mais

DIREITO PENAL TEORIA DO CRIME. Prof. Ricardo Antonio Andreucci

DIREITO PENAL TEORIA DO CRIME. Prof. Ricardo Antonio Andreucci DIREITO PENAL TEORIA DO CRIME 1 O crime pode ser conceituado sob o aspecto material (considerando o conteúdo do fato punível), sob o aspecto formal e sob o aspecto analítico. CONCEITO DE CRIME 2 Conceito

Leia mais

PLANO DE AULA ESTUDOS SOBRE O PRETERDOLO. Como é possível compreender o crime preterdoloso e suas implicações jurídicas?

PLANO DE AULA ESTUDOS SOBRE O PRETERDOLO. Como é possível compreender o crime preterdoloso e suas implicações jurídicas? PLANO DE AULA 06 23. ESTUDOS SOBRE O PRETERDOLO A) PROBLEMA 23: Como é possível compreender o crime preterdoloso e suas implicações jurídicas? B) CONHECIMENTOS (DCN, Art. 5º): DO PRETERDOLO CRIME PRETERDOLOSO:

Leia mais

Direito Penal. Concurso de Crimes

Direito Penal. Concurso de Crimes Direito Penal Concurso de Crimes Distinções Preliminares Concurso de crimes ou delitos X Concurso de pessoas ou agentes X Concurso de normas ou conflito aparente de normas penais - Concurso de crimes ou

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO PENAL NEXO CAUSAL E ITER CRIMINIS

NOÇÕES DE DIREITO PENAL NEXO CAUSAL E ITER CRIMINIS NOÇÕES DE DIREITO PENAL NEXO CAUSAL E ITER CRIMINIS 1) Acerca da relação de causalidade no Direito Penal brasileiro, assinale a alternativa incorreta. a) O resultado, de que depende a existência do crime,

Leia mais

Classificação das Infrações Penais.

Classificação das Infrações Penais. Classificação das Infrações Penais Cynthiasuassuna@gmail.com Classificação das Infrações Penais Tripartida As infrações penais classificam-se, de acordo com sua gravidade em: CRIMES, DELITOS E CONTRAVENÇÕES

Leia mais

Tempo do Crime. Lugar do Crime

Tempo do Crime. Lugar do Crime DIREITO PENAL GERAL Professores: Arnaldo Quaresma e Nidal Ahmad TEORIA GERAL DA NORMA Tempo do Crime Lugar do Crime Art. 4º, CP: teoria da atividade. Considerado praticado o crime no momento da ação ou

Leia mais

Mini Simulado GRATUITO de Direito Penal. TEMA: Diversos

Mini Simulado GRATUITO de Direito Penal. TEMA: Diversos Mini Simulado GRATUITO de Direito Penal TEMA: Diversos 1. Um militar das Forças Armadas, durante a prestação de serviço na organização militar onde ele servia, foi preso em flagrante delito por estar na

Leia mais

EU NÃO SONHEI COM O SUCESSO EU TRABALHEI PARA ELE

EU NÃO SONHEI COM O SUCESSO EU TRABALHEI PARA ELE EU NÃO SONHEI COM O SUCESSO EU TRABALHEI PARA ELE São Paulo, novembro de 2017 1) CRIME NAO CONSUMADO: TENTATIVA, DESISTENCIA VOLUNTÁRIA, ARREPENDIMENTO EFICAZ, CRIME IMPOSSIVEL, ARREPENDIMENTO POSTERIOR

Leia mais

AULA 11. Aproveitando essa questão de exaurimento, vamos estudar algumas peculiaridades:

AULA 11. Aproveitando essa questão de exaurimento, vamos estudar algumas peculiaridades: Turma e Ano: Master A (2015) 01/04/2015 Matéria / Aula: Direito Penal / Aula 11 Professor: Marcelo Uzeda de Farias Monitor: Alexandre Paiol AULA 11 CONTEÚDO DA AULA: - Iter criminis, crime tentado 5) Exaurimento

Leia mais

DESISTÊNCIA ARREPENDIMENTO

DESISTÊNCIA ARREPENDIMENTO DESISTÊNCIA E ARREPENDIMENTO A tentativa é perfeita quando o agente fez tudo o que podia, praticando todos os atos executórios, mas não obteve o resultado por circunstâncias alheias a sua vontade. Aplica-se

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DOS CRIMES

CLASSIFICAÇÃO DOS CRIMES CLASSIFICAÇÃO DOS CRIMES Crimes simples: são aqueles de conteúdo puro, sem qualquer circunstância que aumente ou diminua sua gravidade. Exemplo: homicídio simples, furto e roubo simples, etc. Crimes qualificados:

Leia mais

Direito Penal. Roubo e Extorsão

Direito Penal. Roubo e Extorsão Direito Penal Roubo e Extorsão Roubo Impróprio Art. 157, 1, do CP Na mesma pena (do caput - reclusão de 4 a 8 anos, e multa) incorre quem, logo depois de subtraída a coisa, emprega violência contra a pessoa

Leia mais

DIREITO PENAL MILITAR

DIREITO PENAL MILITAR DIREITO PENAL MILITAR Teoria Geral do Crime Militar Parte 6 Prof. Pablo Cruz Desistência voluntária e arrependimento eficaz Teoria Geral do Crime Militar Art. 31. O agente que, voluntariamente, desiste

Leia mais

ITER CRIMINIS (Material baseado na obra de Victor Eduardo Rios Gonçalves, 2011)

ITER CRIMINIS (Material baseado na obra de Victor Eduardo Rios Gonçalves, 2011) ITER CRIMINIS (Material baseado na obra de Victor Eduardo Rios Gonçalves, 2011) Iter criminis. São as fases que o agente percorre até chegar à consumação do delito: 1ª fase Cogitação. Nessa fase, o agente

Leia mais

TEORIA DO CRIME. -Espontâneo: quando o próprio agente se engana. - Provocado: quando é levado ao erro por terceira pessoa.

TEORIA DO CRIME. -Espontâneo: quando o próprio agente se engana. - Provocado: quando é levado ao erro por terceira pessoa. 1 PONTO 1: TEORIA DO CRIME... CONTINUAÇÃO PONTO 2: FATO TÍPICO TEORIA DO CRIME 6. FATO TÍPICO 6.5 ERRO DE TIPO D) ERRO DE TIPO ACIDENTAL D.4) ERRO NA EXECUÇÃO ABERRATIO ICTUS - ocorre quando por má pontaria,

Leia mais

Palavras-chave: Crime Tentado; Crime Consumado; Natureza Jurídica da Tentativa; Espécies de Tentativa.

Palavras-chave: Crime Tentado; Crime Consumado; Natureza Jurídica da Tentativa; Espécies de Tentativa. 1 CRIME TENTADO FERNANDA CURY DE FARIA 1 RESUMO O artigo em epígrafe objetiva tratar de forma sistemática da tentativa no Direito Penal. Trataremos, em primeiro lugar, do iter criminis e abordaremos todas

Leia mais

Resultado. Conceito: Lesão ou perigo de lesão de um interesse protegido pela norma penal (Mirabete)

Resultado. Conceito: Lesão ou perigo de lesão de um interesse protegido pela norma penal (Mirabete) LEGALE RESULTADO Resultado Conceito: Lesão ou perigo de lesão de um interesse protegido pela norma penal (Mirabete) Resultado Dessa forma, o resultado pode ser: - Físico (externo ao homem) - Fisiológico

Leia mais

SEFAZ DIREITO PENAL Teoria Geral do Crime Prof. Joerberth Nunes

SEFAZ DIREITO PENAL Teoria Geral do Crime Prof. Joerberth Nunes SEFAZ DIREITO PENAL Teoria Geral do Crime Prof. Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Penal CÓDIGO PENAL TÍTULO II Do Crime Relação de causalidade (Redação dada pela Lei nº 7.209, de Art.

Leia mais

Tempo do Crime. Lugar do Crime

Tempo do Crime. Lugar do Crime DIREITO PENAL GERAL Professores: Arnaldo Quaresma e Nidal Ahmad TEORIA GERAL DA NORMA Tempo do Crime Lugar do Crime Art. 4º, CP: teoria da atividade. Considerado praticado o crime no momento da ação ou

Leia mais

CONSUMAÇÃO E TENTATIVA

CONSUMAÇÃO E TENTATIVA CONSUMAÇÃO E TENTATIVA 1. Introdução. 2. Tentativa. 3. Desistência voluntária e arrependimento eficaz. 4. Arrependimento posterior. 5. Crime impossível. 1. INTRODUÇÃO A realização de um crime é a realização

Leia mais

Série Resumos. Direito Penal Parte Geral FORTIUM. Brasília, DF (81) G971d

Série Resumos. Direito Penal Parte Geral FORTIUM. Brasília, DF (81) G971d Série Resumos VYVYANY VIANA NASCIMENTO DE AZEVEDO GULART Promotora de Justiça do Distrito Federal; Professora universitária; Professora de cursos preparatórios para concursos; Ex-Delegada da Polícia Civil

Leia mais

DIREITO PENAL MILITAR

DIREITO PENAL MILITAR DIREITO PENAL MILITAR Crimes contra a autoridade ou disciplina militar Parte 5 Prof. Pablo Cruz Violência contra inferior Art. 175. Praticar violência contra inferior: Pena - detenção, de três meses a

Leia mais

Questões de Direito Penal Polícia Civil da Bahia

Questões de Direito Penal Polícia Civil da Bahia Questões de Direito Penal Polícia Civil da Bahia 1) O indivíduo B provocou aborto com o consentimento da gestante, em 01 de fevereiro de 2010, e foi condenado, em 20 de fevereiro de 2013, pela prática

Leia mais

Tipo Penal. Tipo penal é a conduta descrita como criminosa na lei

Tipo Penal. Tipo penal é a conduta descrita como criminosa na lei LEGALE Tipo Penal Tipo Penal Tipo penal é a conduta descrita como criminosa na lei Tipo Penal Dessa forma, o tipo penal: - do homicídio é MATAR ALGUÉM - do furto é SUBTRAIR PARA SI OU PARA OUTREM COISA

Leia mais

Direito Penal Analista - TRF - 4ª fase

Direito Penal Analista - TRF - 4ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Penal Analista - TRF - 4ª fase Período 2010-2016 1) FCC Técnico - MPE SE (2013) Por si própria, a conduta de premeditar um crime de homicídio caracteriza a) início

Leia mais

Iter Criminis. Teorias que explicam a transição dos atos preparatórios para os atos executórios:

Iter Criminis. Teorias que explicam a transição dos atos preparatórios para os atos executórios: Iter Criminis São fases pelas quais passa o delito. 1. Cogitação (fase interna): é subjetiva, sendo impunível no Brasil. 2. Preparação (fase externa): em regra, no Brasil também é impunível. Por vezes,

Leia mais

Homicídio (art. 121 do cp) Introdução...2 Classificação doutrinária...2 Sujeitos...3 Objeto material...3 Bem juridicamente protegido...

Homicídio (art. 121 do cp) Introdução...2 Classificação doutrinária...2 Sujeitos...3 Objeto material...3 Bem juridicamente protegido... Sumário Homicídio (art. 121 do cp) Introdução...2 Classificação doutrinária...2 Sujeitos...3 Objeto material...3 Bem juridicamente protegido...3 Exame de corpo de delito...3 Elemento subjetivo...3 Modalidades

Leia mais

DIREITO PENAL I - PARTE GERAL II E TEORIA DA PENA

DIREITO PENAL I - PARTE GERAL II E TEORIA DA PENA DIREITO PENAL I - PARTE GERAL II E TEORIA DA PENA ITER CRIMINIS. CONSUMAÇÃO E TENTATIVA... 10 1. ITER CRIMINIS... 10 1.1. MACROFASE INTERNA... 10 1.1.1. Cogitação... 10 1.1.2. Atos preparatórios... 10

Leia mais

Direito Penal. Tentativa. Professor Joerberth Nunes.

Direito Penal. Tentativa. Professor Joerberth Nunes. Direito Penal Tentativa Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Penal TENTATIVA Art. 14. Diz-se o crime: Crime consumado TÍTULO II Do Crime I consumado, quando nele se reúnem todos

Leia mais

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO PENAL PROF. ALEXANDRE SALIM

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO PENAL PROF. ALEXANDRE SALIM XXII EXAME DE ORDEM DIREITO PENAL PROF. ALEXANDRE SALIM Atualização legislativa (Lei 13.344/2016) TRÁFICO DE PESSOAS Revogação dos arts. 231 e 231-A do CP Criação do art. 149-A do CP Alteração do art.

Leia mais

DA APLICAÇÃO DA LEI PENAL. 1) art. 1º, CP : princípio da anterioridade da lei penal e princípío da legalidade ou da reserva legal

DA APLICAÇÃO DA LEI PENAL. 1) art. 1º, CP : princípio da anterioridade da lei penal e princípío da legalidade ou da reserva legal Direito Penal ROTEIRO DE ESTUDO Prof. Joerberth Pinto Nunes DA APLICAÇÃO DA LEI PENAL 1) art. 1º, CP : princípio da anterioridade da lei penal e princípío da legalidade ou da reserva legal 2) art. 2º,

Leia mais

Iter criminis. Duas são as fases do iter criminis: interna e externa:

Iter criminis. Duas são as fases do iter criminis: interna e externa: Iter criminis Duas são as fases do iter criminis: interna e externa: 1ª fase: interna (cogitação): a cogitação, em Direito penal, é impunível: cogitationis poenam nemo patitur. O Direito penal não chega

Leia mais

DIREITO PENAL. 1. Roubo art. 157, CP:

DIREITO PENAL. 1. Roubo art. 157, CP: 1 PONTO 1: Roubo PONTO 2: Extorsão PONTO 3: Apropriação Indébita Previdenciária 1. Roubo art. 157, CP: Art. 157 - Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência

Leia mais

Material de Apoio Prof. Fernando Tadeu Marques Apontamentos de Direito Penal

Material de Apoio Prof. Fernando Tadeu Marques Apontamentos de Direito Penal Crime consumado (art. 14, I, CP) O crime será consumado quando nele se reunirem todos os elementos de sua definição legal, p.ex.: o crime de homicídio se consuma com a morte da vítima, pois é um crime

Leia mais

26/08/2012 DIREITO PENAL III. Direito penal IV

26/08/2012 DIREITO PENAL III. Direito penal IV DIREITO PENAL III LEGISLAÇÃO ESPECIAL 8ª - Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 Direito penal IV 2 1 INDUZIMENTO, INSTIGAÇÃO OU AUXÍLIO A SUICÍDIO Art. 122 - Induzir ou instigar alguém a suicidar-se

Leia mais

CURSO PRF 2017 DIREITO PENAL. diferencialensino.com.br AULA 005 DIREITO PENAL

CURSO PRF 2017 DIREITO PENAL. diferencialensino.com.br AULA 005 DIREITO PENAL AULA 005 DIREITO PENAL 1 PROFESSOR MÁRCIO TADEU 2 AULA 05 TEORIA DO CRIME - INTRODUÇÃO Iniciaremos nossos estudos com a definição de crime : 5.1 - Crime (Conceito Formal) É o fato típico e antijurídico

Leia mais

1. REQUISITOS DO CONCURSO DE PESSOAS 2) RELEVÂNCIA CAUSAL DE CADA UMA DAS AÇÕES 3) LIAME SUBJETIVO ENTRE OS AGENTES

1. REQUISITOS DO CONCURSO DE PESSOAS 2) RELEVÂNCIA CAUSAL DE CADA UMA DAS AÇÕES 3) LIAME SUBJETIVO ENTRE OS AGENTES 1 DIREITO PENAL PONTO 1: Requisitos do Concurso de Pessoas PONTO 2: Autoria PONTO 3: Autoria Mediata ou Indireta PONTO 4: Formas de Concurso de Pessoas PONTO 5: Punibilidade no Concurso de Pessoas PONTO

Leia mais

Aula 28 CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO (PARTE I).

Aula 28 CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO (PARTE I). Curso/Disciplina: Noções de Direito Penal Aula: Noções de Direito Penal - 28 Professor : Leonardo Galardo Monitor : Virgilio Frederich Aula 28 CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO (PARTE I). 1. Crimes de furto e

Leia mais

Direito Penal. Introdução aos Crimes Contra a Dignidade Sexual e Delito de Estupro

Direito Penal. Introdução aos Crimes Contra a Dignidade Sexual e Delito de Estupro Direito Penal Introdução aos Crimes Contra a Dignidade Sexual e Delito de Estupro Crimes Contra a Dignidade Sexual Nomenclatura Título VI do Código Penal: antes Crimes Contra os Costumes, atualmente Crimes

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DAS INFRAÇÕES PENAIS

CLASSIFICAÇÃO DAS INFRAÇÕES PENAIS Material inspirado nas obras do Prof. Ms. Roger Moko Yabiku, de Fernando Capez e de Victor Eduardo Gonçalves CLASSIFICAÇÃO DAS INFRAÇÕES PENAIS Para entender infração penal é necessário compreender que

Leia mais

CONCURSO DE PESSOAS. pág. 2

CONCURSO DE PESSOAS.   pág. 2 CONCURSO DE PESSOAS Concurso de pessoas Ocorre quando mais de uma pessoa pratica o crime. 1.1. Crimes Unissubjetivos (Monossubjetivos) e Plurissubjetivos. 1.2. Teoria Monista (Unitária) Mitigada (Temporada)

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Penal. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Penal. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Período 2010 2016 1) ESAF Analista de Finanças e Controle - CGU (2012) A respeito do crime, é correto afirmar: a) crime consumado é aquele que reúne todos os elementos

Leia mais

Reparação de Dano. A reparação do dano sempre beneficia o agente

Reparação de Dano. A reparação do dano sempre beneficia o agente LEGALE Reparação de Dano Reparação de Dano A reparação do dano sempre beneficia o agente Reparação de Dano Se o agente voluntariamente reparar o dano ou restituir a coisa, antes do recebimento da denúncia

Leia mais

DA NORMA PENAL. Direito Penal - Professor Sandro Caldeira Turma PRF Normas Penais Princípios norteadores do Direito Penal

DA NORMA PENAL. Direito Penal - Professor Sandro Caldeira Turma PRF Normas Penais Princípios norteadores do Direito Penal DA NORMA PENAL Direito Penal - Professor Sandro Caldeira Turma PRF Normas Penais Princípios norteadores do Direito Penal Teoria do Delito TEORIA DO DELITO CONCEITO DE CRIME Conceito analítico de crime:

Leia mais

Capítulo 1 Noções Preliminares... 1 Capítulo 2 Aplicação da Lei Penal... 29

Capítulo 1 Noções Preliminares... 1 Capítulo 2 Aplicação da Lei Penal... 29 Sumário Capítulo 1 Noções Preliminares... 1 1. Introdução... 1 2. Princípios... 4 2.1. Princípio da legalidade... 5 2.2. Princípio da anterioridade da lei penal... 5 2.3. Princípio da irretroatividade

Leia mais

Direito Penal. Lesão Corporal

Direito Penal. Lesão Corporal Direito Penal Lesão Corporal Lesão Corporal Art. 129 do CP Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem: Pena - detenção, de três meses a um ano. Lesão Corporal Noção Geral: todo e qualquer dano

Leia mais

Provas escritas individuais ou provas escritas individuais e trabalho(s)

Provas escritas individuais ou provas escritas individuais e trabalho(s) Programa de DIREITO PENAL I 2º período: 80 h/a Aula: Teórica EMENTA Introdução ao direito penal. Aplicação da lei penal. Fato típico. Antijuridicidade. Culpabilidade. Concurso de pessoas. OBJETIVOS Habilitar

Leia mais

CONHECENDO O INIMIGO PROF. NIDAL AHMAD

CONHECENDO O INIMIGO PROF. NIDAL AHMAD CONHECENDO O INIMIGO Direito Penal PROF. NIDAL AHMAD Tentativa & Desistência voluntária & Arrependimento Eficaz & Arrependimento Posterior Introdução: 3.1) DO CRIME DOLOSO Art. 18, I, CP I) DOLO DIRETO

Leia mais

3- Qual das seguintes condutas não constitui crime impossível?

3- Qual das seguintes condutas não constitui crime impossível? 1- Maria de Souza devia R$ 500,00 (quinhentos reais) a José da Silva e vinha se recusando a fazer o pagamento havia meses. Cansado de cobrar a dívida de Maria pelos meios amistosos, José decide obter a

Leia mais

PONTO 1: Introdução. PONTO 2: Teoria Geral do Crime. PONTO 3: Ilicitude. INTRODUÇÃO: TEORIA GERAL DO CRIME:

PONTO 1: Introdução. PONTO 2: Teoria Geral do Crime. PONTO 3: Ilicitude. INTRODUÇÃO: TEORIA GERAL DO CRIME: 1 PONTO 1: Introdução. PONTO 2: Teoria Geral do Crime. PONTO 3: Ilicitude. INTRODUÇÃO: - Informativo STJ 467, H.C. 192.242, J. 22.03.11. - Informativo STF 624, H.C. 107370, J. 26.04.11. TEORIA GERAL DO

Leia mais

Ponto 9 do plano de ensino

Ponto 9 do plano de ensino Ponto 9 do plano de ensino Concurso formal e material de crimes. Vedação ao concurso formal mais gravoso. Desígnios autônomos. Crime continuado: requisitos. Erro na execução. Resultado diverso do pretendido.

Leia mais

PREPARATÓRIO PARA OAB DISCIPLINA: DIREITO PENAL

PREPARATÓRIO PARA OAB DISCIPLINA: DIREITO PENAL PREPARATÓRIO PARA OAB DISCIPLINA: DIREITO PENAL Capítulo 11 - Aula 2 CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Professor: Dr. Ivan Francisco Pereira Agostinho Coordenação: Dr. Ivan Francisco Pereira Agostinho

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Penal. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Penal. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Tentativa.Consumação Período 2010 2016 1) CESPE Juiz do Trabalho TRT1 (2010) Acerca dos crimes consumado e tentado, assinale a opção correta. Nos crimes plurissubsistentes,

Leia mais

C o n s u m a ç ã o e Tentat i va

C o n s u m a ç ã o e Tentat i va Capítulo 28 C o n s u m a ç ã o e Tentat i va 1. Dispositivo legal O Código Penal, em seu art. 14, preocupou-se em conceituar o momento da consumação do crime, bem como quando o delito permanece na fase

Leia mais

Tipo Penal. Tipo penal é a conduta descrita como criminosa na lei

Tipo Penal. Tipo penal é a conduta descrita como criminosa na lei LEGALE Tipo Penal Tipo Penal Tipo penal é a conduta descrita como criminosa na lei Tipo Penal Dessa forma, o tipo penal: - do homicídio é MATAR ALGUÉM - do furto é SUBTRAIR PARA SI OU PARA OUTREM COISA

Leia mais

Aula nº. 62 USURPAÇÃO DE FUNÇÃO PÚBLICA (PARTE II) (...) Art Usurpar o exercício de função pública:

Aula nº. 62 USURPAÇÃO DE FUNÇÃO PÚBLICA (PARTE II) (...) Art Usurpar o exercício de função pública: Página1 Curso/Disciplina: Direito Penal - Parte Especial Aula: 62 - Usurpação de Função Pública (Parte II) e Resistência. Professor(a): Marcelo Uzêda Monitor(a): Leonardo Lima Aula nº. 62 USURPAÇÃO DE

Leia mais

EXERCÍCIOS. Crimes contra a saúde pública

EXERCÍCIOS. Crimes contra a saúde pública EXERCÍCIOS Crimes contra a saúde pública 1. Julgue o item a seguir: O crime de envenenamento de água potável ou de substância alimentícia ou medicinal, de uso comum ou particular, cujo objeto jurídico

Leia mais

PROCESSO PENAL 1. PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE. Reclusão e detenção está reservada para os crimes e a prisão simples para as contravenções.

PROCESSO PENAL 1. PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE. Reclusão e detenção está reservada para os crimes e a prisão simples para as contravenções. 1 PROCESSO PENAL PROCESSO PENAL PONTO 1: Pena Privativa de Liberdade PONTO 2: Princípio da Individualização da Pena PONTO 3: Individualização Judicial São três: a) Reclusão b) Detenção c) Prisão Simples

Leia mais

1 Consumação e Tentativa

1 Consumação e Tentativa Consumação e Tentativa Iter criminis: Segundo Zaffaroni e Pierangeli, dá-se o nome de iter criminis ou caminho do crime o conjunto de etapas que se sucedem, cronologicamente, no desenvolvimento do delito.

Leia mais

Direto do concurso NOÇÕES INTRODUTÓRIAS DIREITO PENAL

Direto do concurso NOÇÕES INTRODUTÓRIAS DIREITO PENAL DIREITO PENAL NOÇÕES INTRODUTÓRIAS Características do Direito Penal 1. Ciência: o Direito Penal é algo que é estudado e aplicado. É uma ciência cultural, pois busca o dever-ser, ou seja, o comportamento

Leia mais

sumário 1 PRINCÍPIOS E CARACTERÍSTICAS DO DIREITO PENAL APLICAÇÃO DA LEI PENAL NO TEMPO E NO ESPAÇO TEORIA GERAL DO CRIME...

sumário 1 PRINCÍPIOS E CARACTERÍSTICAS DO DIREITO PENAL APLICAÇÃO DA LEI PENAL NO TEMPO E NO ESPAÇO TEORIA GERAL DO CRIME... sumário 1 PRINCÍPIOS E CARACTERÍSTICAS DO DIREITO PENAL... 12 1.1 Princípios Constitucionais do Direito Penal... 12 1.2 Princípios Modernos do Direito Penal... 15 1.3 Características Gerais do Direito

Leia mais

EDUARDO FARIAS DIREITO PENAL

EDUARDO FARIAS DIREITO PENAL EDUARDO FARIAS DIREITO PENAL 1) O Código Penal Brasileiro estabelece, em seu artigo 137, o crime de rixa, especificamente apresentando os elementos a seguir. Participar de rixa, salvo para separar os contendores:

Leia mais

SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. A ANTEVISÃO DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS

SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. A ANTEVISÃO DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. A ANTEVISÃO DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS 2.1 A dignidade da pessoa humana como princípio regente 2.2 Princípio da livre formação da personalidade 2.2.1 Personalidade 2.2.2 O

Leia mais

Material de Apoio Prof. Fernando Tadeu Marques Apontamentos de Direito Penal

Material de Apoio Prof. Fernando Tadeu Marques Apontamentos de Direito Penal Resultado O resultado naturalístico consiste na modificação do mundo exterior provocado pela conduta. Nem todo crime possui resultado naturalístico, uma vez que há infrações penais que não produzem qualquer

Leia mais

Fundamento Constitucional: Art. 5º, incisos: III, XLIII e XLIX, da CF.

Fundamento Constitucional: Art. 5º, incisos: III, XLIII e XLIX, da CF. TORTURA 9.455/97 Fundamento Constitucional: Art. 5º, incisos: III, XLIII e XLIX, da CF. CF - Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e

Leia mais

TJ - SP Direito Penal Dos Crimes Praticados Por Funcionários Públicos Emerson Castelo Branco

TJ - SP Direito Penal Dos Crimes Praticados Por Funcionários Públicos Emerson Castelo Branco TJ - SP Direito Penal Dos Crimes Praticados Por Funcionários Públicos Emerson Castelo Branco 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. DOS CRIMES PRATICADOS POR FUNCIONÁRIO

Leia mais

CONFLITO APARENTE DE NORMAS PENAIS

CONFLITO APARENTE DE NORMAS PENAIS CONFLITO APARENTE DE NORMAS PENAIS Diferença entre: CONFLITO APARENTE DE ILICITOS PENAIS e CONCURSO DE CRIMES: No CONFLITO APARENTE DE ILICITOS PENAIS: temos um crime, e aparentemente DUAS ou mais leis

Leia mais

CURSO PREPARATÓRIO AGENTE DA POLICIA FEDERAL ESCRIVÃO E Disciplina: Direito Penal Prof.: Silvio Maciel Data: Introdução e Conceitos de Crime

CURSO PREPARATÓRIO AGENTE DA POLICIA FEDERAL ESCRIVÃO E Disciplina: Direito Penal Prof.: Silvio Maciel Data: Introdução e Conceitos de Crime Introdução e Conceitos de Crime Direito Penal - Teoria Geral do Crime Crime, culpabilidade, punibilidade, sujeito ativo e passivo, capacidade, crimes comuns, especiais, próprios, de mão própria, comissivos,

Leia mais

Reparação de Dano. A reparação do dano sempre beneficia o agente

Reparação de Dano. A reparação do dano sempre beneficia o agente LEGALE Reparação de Dano Reparação de Dano A reparação do dano sempre beneficia o agente Reparação de Dano Se o agente voluntariamente reparar o dano ou restituir a coisa, antes do recebimento da denúncia

Leia mais

Direito Penal. Art. 130 e Seguintes II

Direito Penal. Art. 130 e Seguintes II Direito Penal Art. 130 e Seguintes II Constrangimento Ilegal Art. 146 do CP: Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, ou depois de lhe haver reduzido, por qualquer outro meio, a capacidade

Leia mais

DIREITO PENAL MILITAR

DIREITO PENAL MILITAR DIREITO PENAL MILITAR Parte 2 Prof. Pablo Cruz Aliciação para motim ou revolta Art. 154. Aliciar militar ou assemelhado para a prática de qualquer dos crimes previstos no capítulo anterior: Pena - reclusão,

Leia mais

05/05/2017 PAULO IGOR DIREITO PENAL

05/05/2017 PAULO IGOR DIREITO PENAL PAULO IGOR DIREITO PENAL (VUNESP/ ASSISTENTE JURÍDICO PREFEITURA DE ANDRADINA SP/ 2017) A conduta de patrocinar indiretamente interesse privado perante a Administração Pública, valendo-se da sua qualidade

Leia mais

APLICAÇÃO DA LEI PENAL

APLICAÇÃO DA LEI PENAL APLICAÇÃO DA LEI PENAL 1.1. Princípios da legalidade e da anterioridade Princípio da legalidade - é aquele segundo o qual não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem previa cominação legal.

Leia mais

DA NORMA PENAL. Direito Penal - Professor Sandro Caldeira Turma PRF Normas Penais Princípios norteadores do Direito Penal

DA NORMA PENAL. Direito Penal - Professor Sandro Caldeira Turma PRF Normas Penais Princípios norteadores do Direito Penal DA NORMA PENAL Direito Penal - Professor Sandro Caldeira Turma PRF Normas Penais Princípios norteadores do Direito Penal Teoria do Delito TEORIA DO DELITO Princípio da Intervenção Mínima (Ultima Ratio)

Leia mais

tempo do crime lugar do crime LEIS DE VIGÊNCIA TEMPORÁRIA Art. 3º do CP

tempo do crime lugar do crime LEIS DE VIGÊNCIA TEMPORÁRIA Art. 3º do CP TEORIA GERAL DA NORMA tempo do crime Art. 4º, CP - Considera-se praticado o crime no momento da ação ou omissão, ainda que outro seja o momento do resultado. lugar do crime Art. 6º, CP - Considera-se praticado

Leia mais

STJ ANDRÉ LUíSCALLEGARI TEORIA GERAL DO E DA IMPUTAÇÃO OBJETIVA. TERCEIRA EDiÇÃO REVISTA E AMPLIADA

STJ ANDRÉ LUíSCALLEGARI TEORIA GERAL DO E DA IMPUTAÇÃO OBJETIVA. TERCEIRA EDiÇÃO REVISTA E AMPLIADA ANDRÉ LUíSCALLEGARI TEORIA GERAL DO E DA IMPUTAÇÃO OBJETIVA TERCEIRA EDiÇÃO REVISTA E AMPLIADA SÃO PAULO EDITORA ATLAS S.A. - 2014 2013 by Editora Atlas S.A. As primeiras edições deste livro foram publicadas

Leia mais

LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL

LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL - LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL - - Lei nº 9.455/1997 - Lei Antitortura - Professor: Marcos Girão - A TORTURA E A CF/88 1 - CF/88 - CF/88 O STF também já decidiu que o condenado por crime de tortura também

Leia mais

TEORIA DO CRIME. Prof: Luís Roberto Zagonel. Pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal Academia Brasileira de Direito Constitucional

TEORIA DO CRIME. Prof: Luís Roberto Zagonel. Pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal Academia Brasileira de Direito Constitucional TEORIA DO CRIME Advogado Criminalista Prof: Luís Roberto Zagonel Pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal Academia Brasileira de Direito Constitucional Bacharel em Direito Universidade Tuiuti do

Leia mais

CURSO PREPARATÓRIO. RIO Polícia Rodoviária Federal DIREITO PENAL CONCEITO DE CRIME EXCLUDENTES DE CONDUTA. b) Vis absoluta

CURSO PREPARATÓRIO. RIO Polícia Rodoviária Federal DIREITO PENAL CONCEITO DE CRIME EXCLUDENTES DE CONDUTA. b) Vis absoluta CURSO PREPARATÓRIO RIO Polícia Rodoviária Federal CONCEITO DE CRIME CH DIREITO PENAL T A Professora Lidiane Portella C EXCLUDENTES DE CONDUTA a) Coação física f irresistível b) Vis absoluta c) Movimentos

Leia mais

5. ELEMENTO SUBJETIVO 5.1 Crime doloso Conceito Elementos do dolo

5. ELEMENTO SUBJETIVO 5.1 Crime doloso Conceito Elementos do dolo SUMÁRIO Parte Geral 1. PRINCÍPIOS E CARACTERÍSTICAS DO DIREITO PENAL 1.1 Princípios constitucionais do Direito Penal 1.1.1 Princípio da reserva legal e da anterioridade da lei penal 1.1.2 Princípios da

Leia mais

Direito Penal. Infração Penal: Teoria geral

Direito Penal. Infração Penal: Teoria geral Direito Penal Infração Penal: Teoria geral Sistemas de Classificação a) Sistema tripartido: Crimes, delitos e contravenções. Ex: França e Espanha. b) Sistema bipartido: Crimes ou delitos e contravenções.

Leia mais

Direito Penal. Dos Crimes Militares. Professor Fidel Ribeiro.

Direito Penal. Dos Crimes Militares. Professor Fidel Ribeiro. Direito Penal Dos Crimes Militares Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Penal DOS CRIMES MILITARES CONCEITOS DE CRIME www.acasadoconcurseiro.com.br 3 CONCEITO ANALÍTICO DE CRIME

Leia mais

Direito Penal é o ramo de Direito Público que define as infrações penais, estabelecendo as penas e as medidas de segurança.

Direito Penal é o ramo de Direito Público que define as infrações penais, estabelecendo as penas e as medidas de segurança. DIREITO PENAL Direito Penal é o ramo de Direito Público que define as infrações penais, estabelecendo as penas e as medidas de segurança. I N F R A Ç Ã O P E N A L INFRAÇÃO PENAL Existe diferença entre

Leia mais

1 - Conceito de Crime

1 - Conceito de Crime 1 - Conceito de Crime A doutrina do Direito Penal tem procurado definir o ilícito penal sob três aspectos diversos. Atendendo-se ao Aspecto Externo, puramente nominal do fato, obtém-se um Conceito Formal;

Leia mais

CONSUMAÇÃO E TENTATIVA. Alberto Marques dos Santos

CONSUMAÇÃO E TENTATIVA. Alberto Marques dos Santos CONSUMAÇÃO E TENTATIVA Alberto Marques dos Santos Como citar: SANTOS, Alberto Marques dos. Consumação e tentativa. Publicada na Revista Síntese de Direito Penal e Processual Penal, Porto Alegre : Editora

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO Nova denominação do Título VI A Súmula 60S do STF Direito intertemporal.. 25

SUMÁRIO INTRODUÇÃO Nova denominação do Título VI A Súmula 60S do STF Direito intertemporal.. 25 SUMÁRIO INTRODUÇÃO. 15 1. Nova denominação do Título VI.... 15 2. Os capítulos do Título VI.. 21 3. Ação penal. 22 3.1 A Súmula 60S do STF.. 23 3.2 Direito intertemporal.. 25 4. Segredo de Justiça.. 27

Leia mais

Receptação. Receptação imprópria art. 180, caput, 2.ª parte, do CP

Receptação. Receptação imprópria art. 180, caput, 2.ª parte, do CP Receptação Art. 180 - Adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar, em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influir para que terceiro, de boa-fé, a adquira, receba

Leia mais

Conduta. Conceito É a ação ou omissão humana consciente e dirigida a determinado fim (Damásio)

Conduta. Conceito É a ação ou omissão humana consciente e dirigida a determinado fim (Damásio) LEGALE CONDUTA Conduta Conceito É a ação ou omissão humana consciente e dirigida a determinado fim (Damásio) Conduta Características - Humana - Repercussão externa - Dirigida a um fim - Manifestação da

Leia mais

Aula nº. 35 CONCURSO DE PESSOAS. c) IDENTIDADE DE INFRAÇÃO PENAL d) LIAME SUBJETIVO OU VÍNCULO PSICOLÓGICO

Aula nº. 35 CONCURSO DE PESSOAS. c) IDENTIDADE DE INFRAÇÃO PENAL d) LIAME SUBJETIVO OU VÍNCULO PSICOLÓGICO Página1 Curso/Disciplina: Direito Penal Aula: Concurso de Pessoas - 35 Professor(a): Leonardo Galardo Monitor(a): Natália Magalhães Aula nº. 35 CONCURSO DE PESSOAS 4 - REQUISITOS DO CONCURSO DE PESSOAS:

Leia mais