DIREITO PENAL IV - CCJ0034

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIREITO PENAL IV - CCJ0034"

Transcrição

1 Plano de Aula: Crimes contra a Administração Pública praticados por Particular. DIREITO PENAL IV - CCJ0034 Título Crimes contra a Administração Pública praticados por Particular. Número de Aulas por Semana Número de Semana de Aula 2 Tema Crimes contra a Administração Pública praticados por Particular. Objetivos O aluno deverá ser capaz de: Conhecer o plano de aula. Identificar, nos casos concretos apresentados, os crimes praticados por particular contra a Administração Pública por meio de seus elementos objetivos, subjetivos e normativos. Analisar a incidência, nos casos concretos apresentados, de conflito aparente de normas ou concurso de crimes entre os delitos praticados por particular contra a Administração Pública e os delitos contra a pessoa e contra o patrimônio. Diferenciar, nos casos concretos apresentados, os delitos em espécie. Estrutura do Conteúdo O conteúdo será apresentado com base no Material Didático de Direito Penal IV Antes da aula, não esqueça de ler: Os artigos. 328 a 334-A, todos do Código Penal. As páginas indicadas de seu material Didático. I. Dos Crimes praticados por particular contra a Administração Pública: disposições gerais. II - Figuras típicas. 2.1 Usurpação de função pública. (ART.328, do CP) (i) análise da figura típica; (ii) confronto com o delito de estelionato.

2 2.2. Resistência. (ART.329, do CP): (i) análise da figura típica; (ii) confronto com os delitos de desacato, desobediência e lesão corporal; (iii) o delito de furto consumado e posterior delito de resistência: controvérsias - concurso de crimes ou crime único de roubo impróprio Desobediência (ART.330, do CP): (i) análise da figura típica; (ii) confronto entre o sigilo médico e o delito de desobediência; (iii) desobediência e o princípio que veda a autoincriminação compulsória Desacato (ART.331, do CP): (i) análise da figura típica; (ii) confronto com os delitos de desobediência e contra a honra Tráfico de influência. (ART.332, do CP): (i) análise da figura típica; (ii) confronto com os delitos de corrupção ativa e passiva; (iii) confronto com o delito de exploração de prestígio, previsto no art.357, do código penal. 2.6.Corrupção ativa. (ART.333, do CP): (i) análise da figura típica; (ii) confrontocom o delito de corrupção passiva: hipóteses de ocorrência simultânea ou isolada; (iii) confronto com os delitos de concussão; corrupção de testemunha, perito, tradutor ou intérprete; extravio, sonegação ou inutilização de livro ou documento; (iv) controvérsia sobre a possibilidade de incidência dos princípios da adequação social e insignificância. 2.7.Descaminho. (ART.334, do CP): (i) análise da figura típica; (ii) figuras equiparadas; (iii) distinção entre contrabando e descaminho; (iv) confronto com os delitos de falsidade documental e uso de documento falso: concurso de crimes; (v)controvérsia sobre a possibilidade de incidência do princípio da insignificância; (vi) a possibilidade de extinção de punibilidade pelo pagamento do tributo no delito de descaminho. analogia, súmula vinculante n.24 súmula n. 560 stf? controvérsia Contrabando (ART.334- A, do CP): (i) análise da figura típica; (ii) figuras equiparadas; (iii) confronto entre o delito de contrabando e as figuras típicas previstas na lei n /2006 (tráfico de drogas), na lei n.10826/2003 (tráfico internacional de armas); (iv) confronto entre os delitos de receptação e contrabando. UM ESBOÇO CONCEITUAL DOS TÓPICOS RELACIONADOS: O delito de usurpação de função pública compreende a conduta de exercício indevido, ou seja, a efetiva prática de ato específico de determinada função pública e, por tratar-se de delito formal, consuma-se independentemente da ocorrência de efetivo prejuízo à administração. Com relação ao delito de resistência, previsto no art. 329, do Código Penal, é também denominado resistência ativa, na medida em que o agente se opõe ao cumprimento de ato legal mediante o emprego de violência ou ameaça. Por outro lado, o delito de desobediência, previsto no art.330, do Código Penal, é denominado pela doutrina resistência passiva, pois o agente não emprega violência ou ameaça ao se opor ao cumprimento de ato legal.

3 A figura típica de desacato, previsto no art.331, do Código Penal, por sua vez contempla como objetos materiais o funcionário público e sua honra. Significa dizer que a expressão desacatar compreende as condutas de menosprezar, desrespeitar ou humilhar o funcionário público no exercício de sua função ou em razão dela (Material Didático, p. 1031). O delito de tráfico de influência, previsto no art.332, do CP, configura-se como tipo de ação múltipla (alternativo) podendo a conduta do agente comportar desde a solicitação até a exigência ou recebimento da vantagem indevida sendo que o elemento normativo do tipo penal vantagem indevida não terá, necessariamente, natureza econômica. Com relação ao delito de corrupção ativa, previsto no art.333 do CP, configurase como a conduta de oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionário público, para determiná-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofício e, da mesma forma que no delito anterior, elemento normativo do tipo penal não terá, necessariamente, natureza econômica. Interessante o confronto entre as condutas de corrupção ativa e passiva e sua possibilidade de ocorrência simultânea em um mesmo contexto fático. No que concerne aos delitos de contrabando e descaminho, importante salientar que, com o advento da lei n.13008/2014, estas condutas passaram a integrar tipos penais autônomos, art.334 e 334-A, CP e tem como principal elemento distintivo o reconhecimento da mercadoria ser proibida ou não. Desta forma, o descaminho configura-se, no tipo fundamental, pela conduta de iludir, no todo ou em parte, o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, pela saída ou pelo consumo de mercadoria, ao passo que, a figura básica do delito de contrabando acresce a elementar normativa mercadoria proibida. Para enriquecer seus conhecimentos, como leitura complementar indica-se a leitura dos seguintes livros didáticos constantes na Bibliografia Básica e Complementar da disciplina Direito Penal IV. Bibliografia Básica NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de Direito Penal. 10.ed. Forense, ISBN Bibliografia Complementar BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de Direito Penal. 4.ed. São Paulo: Saraiva.v 4, 2009.ISBN CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal. 15. ed São Paulo: Saraiva.v.3,2015. ISBN GRECO, Rogério. Curso de Direito Penal. Parte Especial. 11.ed. Niterói: RJ: Impetus. V.4, PRADO, Luiz Regis. Curso de Direito Penal Brasileiro. 13ª. edição revista e ampliada. São Paulo. Revista dos Tribunais ISBN

4 Aplicação Prática Teórica APLICAÇÃO: ARTICULAÇÃO TEORIA E PRÁTICA CASO CONCRETO Túlio, Guarda Municipal, encontrava-se em serviço em frente a determinado prédio público, quando verificou que José iniciava uma pichação naquele prédio. Em razão disso, ordenou a Flaviano Bom de Tinta que parasse de imediato e entregasse o material que estava sendo utilizado na pichação. Ocorre que Flaviano Bom de Tinta, para garantir sua fuga, desferiu chutes na canela do funcionário e, de imediato, empreendeu fuga, não vindo a ser alcançado. Ante o exposto, com base nos estudos realizados sobre os Crimes contra a Administração Pública, responda às questões formuladas: a) Diferencie as condutas de desacato, resistência e desobediência. Responda de forma objetiva e fundamentada. b) Qual a correta capitulação da conduta de Flaviano Bom de Tinta? Responda de forma objetiva e fundamentada. Questão objetiva. Em relação aos crimes praticados por particulares e funcionários públicos contra a Administração Pública, analise as assertivas e assinale a alternativa correta: I? Pode-se afirmar que o crime de prevaricação tipifica-se por retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal. II? O descumprimento, por autoridade administrativa, de sentença proferida em Mandado de Segurança, pode configurar, em tese, o crime de prevaricação. III? Para configuração do crime de corrupção passiva, na modalidade solicitar vantagem indevida, é necessário que a solicitação do funcionário seja correspondida pelo particular. IV? Se o funcionário deixa de praticar ato de ofício, com infração de dever funcional, cedendo a pedido ou influência de outrem, comete o delito de condescendência criminosa. V? No crime de concussão, como o particular é ameaçado, caso ceda à exigência do funcionário, não incorre em corrupção ativa. a) Apenas as assertivas I, II e III são verdadeiras.

5 b) Apenas as assertivas I, II e V são verdadeiras. c) Apenas as assertivas II, IV e V são verdadeiras. d) Apenas as assertivas II, III e IV são verdadeiras. e) Apenas as alternativas II, III e V são verdadeiras.

DIREITO PENAL IV - CCJ0034

DIREITO PENAL IV - CCJ0034 Plano de Aula: Crimes contra a Administração Pública praticados por funcionário público I. DIREITO PENAL IV - CCJ0034 Título Crimes contra a Administração Pública praticados por funcionário público I.

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO DIREITO PENAL : PARTE ESPECIAL. Prof. Joerberth Pinto Nunes. Crimes contra a Administração Pública

ROTEIRO DE ESTUDO DIREITO PENAL : PARTE ESPECIAL. Prof. Joerberth Pinto Nunes. Crimes contra a Administração Pública ROTEIRO DE ESTUDO DIREITO PENAL : PARTE ESPECIAL Prof. Joerberth Pinto Nunes Crimes contra a Administração Pública 01) art. 312, CP -Espécies : caput : peculato-apropriação e peculato-desvio -Parágrafo

Leia mais

Direito Penal Prof. Joerberth Nunes

Direito Penal Prof. Joerberth Nunes Técnico Judiciário Área Judiciária e Administrativa Direito Penal Prof. Joerberth Nunes Direito Penal Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Edital DIREITO PENAL: Código Penal: Dos crimes

Leia mais

05/05/2017 PAULO IGOR DIREITO PENAL

05/05/2017 PAULO IGOR DIREITO PENAL PAULO IGOR DIREITO PENAL (VUNESP/ ASSISTENTE JURÍDICO PREFEITURA DE ANDRADINA SP/ 2017) A conduta de patrocinar indiretamente interesse privado perante a Administração Pública, valendo-se da sua qualidade

Leia mais

DOS CRIMES PRATICADOS POR PARTICULAR CONTRA A ADMINISTRAÇÃO EM GERAL

DOS CRIMES PRATICADOS POR PARTICULAR CONTRA A ADMINISTRAÇÃO EM GERAL DOS CRIMES PRATICADOS POR PARTICULAR CONTRA A ADMINISTRAÇÃO EM GERAL 1. Usurpação de função pública O crime é, em regra, praticado por particular (aquele que não exerce função pública), mas parte da doutrina

Leia mais

Crimes Contra a Administração Pública

Crimes Contra a Administração Pública LEGALE Crimes Contra a Administração Pública CONCEITO DE FUNCIONÁRIO PÚBLICO O conceito de funconário público vem assentado no art. 327 do Código Penal CONCEITO DE FUNCIONÁRIO PÚBLICO Para efeitos penais

Leia mais

Direito Penal. Crimes Contra a Administração Pública

Direito Penal. Crimes Contra a Administração Pública Direito Penal Crimes Contra a Administração Pública Crimes Contra a Adm. Pública Código Penal - Título XI Dos crimes contra a Administração Pública Capítulo I Dos crimes praticados por funcionário público

Leia mais

Direito Penal Prof. Joerberth Nunes

Direito Penal Prof. Joerberth Nunes Oficial de Justiça Direito Penal Prof. Joerberth Nunes Direito Penal Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Edital DIREITO PENAL: Código Penal, dos crimes praticados por funcionários

Leia mais

Direito Penal. Crimes Contra a Administração Pública

Direito Penal. Crimes Contra a Administração Pública Direito Penal Crimes Contra a Administração Pública Crimes Contra a Adm. Pública Código Penal - Título XI Dos crimes contra a Administração Pública Capítulo I Dos crimes praticados por funcionário público

Leia mais

PREPARATÓRIO PARA OAB DISCIPLINA: DIREITO PENAL

PREPARATÓRIO PARA OAB DISCIPLINA: DIREITO PENAL PREPARATÓRIO PARA OAB DISCIPLINA: DIREITO PENAL Capítulo 11 - Aula 2 CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Professor: Dr. Ivan Francisco Pereira Agostinho Coordenação: Dr. Ivan Francisco Pereira Agostinho

Leia mais

PARTE I DOS CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA

PARTE I DOS CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA SUMÁRIO Notas do autor... 35 O livro e sua atualização... 37 PARTE I DOS CRIMES CONTRA A FÉ PÚBLICA Considerações iniciais... 41 01 MOEDA FALSA 45 1.1. Moeda falsa... 45 1.1.1. Introdução... 45 1.1.2.

Leia mais

Professor Sandro Caldeira Dos Crimes contra a Administração Pública

Professor Sandro Caldeira Dos Crimes contra a Administração Pública Professor Sandro Caldeira Dos Crimes contra a Administração Pública TÍTULO XI DOS CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CAPÍTULO I DOS CRIMES PRATICADOS POR FUNCIONÁRIO PÚBLICO CONTRA A ADMINISTRAÇÃO EM

Leia mais

(D) extinguem a punibilidade. (E) excluem a tipicidade.

(D) extinguem a punibilidade. (E) excluem a tipicidade. Maratona Fiscal ISS Direito penal 1. A regra que veda a interpretação extensiva das normas penais incriminadoras decorre do princípio constitucional da (A) culpabilidade. (B) igualdade. (C) legalidade.

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e/ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2014/02 DISCIPLINA: DIREITO PENAL IV PROFESSOR: ISRAEL DOMINGOS JORIO TURMA: 6 AM / BM / DN UNIDADES

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina PARTE ESPECIAL DO DIREITO PENAL III. Período 7º Período

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina PARTE ESPECIAL DO DIREITO PENAL III. Período 7º Período Página 1 de 5 DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina PARTE ESPECIAL DO DIREITO PENAL III Código 104 Curso Graduação Período 7º Período Eixo de Formação Profissional Eixo de Formação Profissional Docente:

Leia mais

CRIMES CONTRA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (PARTE II).

CRIMES CONTRA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (PARTE II). Curso/Disciplina: Noções de Direito Penal Aula: Noções de Direito Penal - 27 Professor : Leonardo Galardo Monitor : Virgilio Frederich Aula 27 CRIMES CONTRA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (PARTE II). 1. Crimes

Leia mais

TJ - SP Direito Penal Dos Crimes Praticados Por Funcionários Públicos Emerson Castelo Branco

TJ - SP Direito Penal Dos Crimes Praticados Por Funcionários Públicos Emerson Castelo Branco TJ - SP Direito Penal Dos Crimes Praticados Por Funcionários Públicos Emerson Castelo Branco 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. DOS CRIMES PRATICADOS POR FUNCIONÁRIO

Leia mais

Direito Administrativo e Constitucional

Direito Administrativo e Constitucional Direito Administrativo e Constitucional Código Penal Artigos 312 a 32701 Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo e Constitucional CÓDIGO PENAL TÍTULO XI Dos Crimes

Leia mais

VÜ Åxá wx exáñéçátu Ä wtwx wéá YâÇv ÉÇöÜ Éá cøuä véá Crimes de Responsabilidade dos Funcionários Públicos

VÜ Åxá wx exáñéçátu Ä wtwx wéá YâÇv ÉÇöÜ Éá cøuä véá Crimes de Responsabilidade dos Funcionários Públicos Crimes de Responsabilidade dos Funcionários Públicos 01. Marque a alternativa incorreta: a) Nos crimes de responsabilidade dos funcionários públicos, cujo processo e julgamento competirão aos juízes de

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação.

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. DISCIPLINA: DIREITO PENAL IV PROFESSOR: ISRAEL DOMINGOS JORIO TURMA: 6 CN PLANO DE CURSO 2009/02 Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. UNIDADES CONTEÚDOS

Leia mais

16 Semanas Teórica: ( X ) Prática: ( ) Número de Créditos: 04

16 Semanas Teórica: ( X ) Prática: ( ) Número de Créditos: 04 Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação Coordenadoria de Pesquisa e Acompanhamento Docente CPAD Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento Curricular FORMULÁRIO PARA CRIAÇÃO DE DISCIPLINAS 1.

Leia mais

CRIMES - FUNCIONÁRIO PÚBLICO CONTRA ADMINISTRAÇÃO

CRIMES - FUNCIONÁRIO PÚBLICO CONTRA ADMINISTRAÇÃO CRIMES - FUNCIONÁRIO PÚBLICO CONTRA ADMINISTRAÇÃO www.trilhante.com.br 1 HABEAS DATA: CRIMES RESUMO PRATICADOS PRÁTICO POR FUNCIONÁRIO PÚBLICO CONTRA A ADMINISTRAÇÃO www.trilhante.com.br 1. Crimes praticados

Leia mais

a) Pressuposto para a existência do crime de peculato-apropriação (art. 312, caput, CP) é a posse ou detenção legítima da coisa pelo agente.

a) Pressuposto para a existência do crime de peculato-apropriação (art. 312, caput, CP) é a posse ou detenção legítima da coisa pelo agente. Os candidatos que já largaram na frente nos estudos para o concurso da Polícia Civil e estão se preparando contam com um teste da disciplina de Direito Penal e Direito Processual Penal. As questões foram

Leia mais

Guilherme de Souza Nucci

Guilherme de Souza Nucci Guilherme de Souza Nucci 2. a edição revista, atualizada e ampliada ~ FORENSE RIO DE JANEIRO " A EDITORA FORENSE se responsabiliza pelos vícios do produto no que concerne à sua edição (impressão e apresentação

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO PENAL MILITAR

NOÇÕES DE DIREITO PENAL MILITAR NOÇÕES DE DIREITO PENAL MILITAR TEORIA, DIREITO POSITIVO 01 QUESTÃO DE PROVA IBFC POR ASSUNTO 20 QUESTÕES DE PROVAS DE OUTRAS BANCAS POR ASSUNTOS Edição Maio 2017 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada

Leia mais

DOS CRIMES PRATICADOS POR PARTICULAR CONTRA A ADMINISTRAÇÃO GERAL

DOS CRIMES PRATICADOS POR PARTICULAR CONTRA A ADMINISTRAÇÃO GERAL DOS CRIMES PRATICADOS POR PARTICULAR CONTRA A ADMINISTRAÇÃO GERAL O objeto de proteção da norma é a regularidade e o normal funcionamento da máquina estatal. A ação penal é sempre pública incondicionada

Leia mais

CURSO DE DIREITO 1 PLANO DE ENSINO. Disciplina Carga Horária Semestre Ano Direito Penal I 80 4º Carga Horária Sub-unidade

CURSO DE DIREITO 1 PLANO DE ENSINO. Disciplina Carga Horária Semestre Ano Direito Penal I 80 4º Carga Horária Sub-unidade PLANO DE ENSINO 1 Disciplina Carga Horária Semestre Ano Direito Penal I 80 4º 2015 Unidade DOS CRIMES CONTRA A VIDA Carga Horária Sub-unidade Crimes contra a pessoa 02 h/a proteção penal da pessoa humana

Leia mais

Cód. Barras: STJ (2013) Sumário. Prefácio Introdução PRIMEIRA PARTE - aspectos gerais... 23

Cód. Barras: STJ (2013) Sumário. Prefácio Introdução PRIMEIRA PARTE - aspectos gerais... 23 - Cód. Barras: STJ00095441 (2013) Sumário Prefácio...... 15 Introdução... 19 PRIMEIRA PARTE - aspectos gerais... 23 Capítulo 1 Noções gerais aplicáveis aos crimes tributários... 25 1. Infração tributária

Leia mais

DIREITO PENAL MILITAR

DIREITO PENAL MILITAR DIREITO PENAL MILITAR Crimes contra a Administração Militar Parte 2 Prof. Pablo Cruz Desvio Art. 307. Desviar, em proveito próprio ou de outrem, o que recebeu indevidamente, em razão do cargo ou função,

Leia mais

CURSO DE DIREITO 1 PLANO DE ENSINO. Disciplina Carga Horária Semestre Ano Direito Penal I 80 4º 2015

CURSO DE DIREITO 1 PLANO DE ENSINO. Disciplina Carga Horária Semestre Ano Direito Penal I 80 4º 2015 PLANO DE ENSINO CURSO DE DIREITO 1 Disciplina Carga Horária Semestre Ano Direito Penal I 80 4º 2015 Objetivos Específicos da Disciplina Inicialmente, concluir-se-á a matéria da parte geral. Em seguida,

Leia mais

Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 35

Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 35 Sumário Coleção Sinopses para Concursos... 33 Guia de leitura da Coleção... 35 Capítulo I DOS CRIMES CONTRA A INCOLUMIDADE PÚBLICA... 37 1. DOS CRIMES DE PERIGO COMUM... 40 1.1. INCÊNDIO... 40 1. Bem jurídico...

Leia mais

Sumário. Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 35

Sumário. Coleção Sinopses para Concursos Guia de leitura da Coleção... 35 Sumário Coleção Sinopses para Concursos... 33 Guia de leitura da Coleção... 35 Capítulo I DOS CRIMES CONTRA A INCOLUMIDADE PÚBLICA... 37 1. DOS CRIMES DE PERIGO COMUM... 40 1.1. INCÊNDIO... 40 1. Bem jurídico...

Leia mais

ATRIBUIÇÃO. Investiga no âmbito da Capital: A) Saúde do Trabalhador

ATRIBUIÇÃO. Investiga no âmbito da Capital: A) Saúde do Trabalhador DECRISA O DECRISA é uma Delegacia de Polícia que tem por atribuição operacionalizar as atividades inerentes à Polícia Judiciária na investigação de crimes praticados contra saúde pública e saúde do trabalhador.

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Código Parte Especial de Direito Penal II 97. Período 6º período

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Código Parte Especial de Direito Penal II 97. Período 6º período Página 1 de 6 Disciplina DE GRADUACÃO Curso Semestral Código Parte Especial de Direito Penal II 97 Curso Graduação Período 6º período Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Docente Prof.Me. Altair

Leia mais

Sumário. 1. CRIMES DE PERIGO COMUM INCÊNDIO Bem jurídico Sujeitos... 47

Sumário. 1. CRIMES DE PERIGO COMUM INCÊNDIO Bem jurídico Sujeitos... 47 Sumário Capítulo I CRIMES CONTRA A INCOLUMIDADE PÚBLICA... 33 1. CRIMES DE PERIGO COMUM... 33 1.1. INCÊNDIO... 33 1. Bem jurídico... 34 2. Sujeitos... 34 3. Tipo objetivo... 34 4. Tipo subjetivo... 35

Leia mais

EDUARDO FARIAS DIREITO PENAL

EDUARDO FARIAS DIREITO PENAL EDUARDO FARIAS DIREITO PENAL 1) O Código Penal Brasileiro estabelece, em seu artigo 137, o crime de rixa, especificamente apresentando os elementos a seguir. Participar de rixa, salvo para separar os contendores:

Leia mais

Índice Geral. Índice Sistemático do Código Penal Militar

Índice Geral. Índice Sistemático do Código Penal Militar Índice Geral Índice Sistemático do Código Penal Militar Tábua de Abreviaturas Código Penal Militar Decreto-lei 1.001, de 21 de outubro de 1969 Referências Bibliográficas Índice Alfabético-Remissivo Obras

Leia mais

CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO MILITAR (arts. 299 a 318)

CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO MILITAR (arts. 299 a 318) DIREITO PENAL MILITAR CFSD superior CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO MILITAR (arts. 299 a 318) Prof. Rogério DESACATO A MILITAR Art. 299. Desacatar militar no exercício de função de natureza militar ou em

Leia mais

DIREITO PENAL CONSTITUCIONAL. CRIMES EM ESPÉCIE

DIREITO PENAL CONSTITUCIONAL. CRIMES EM ESPÉCIE Aula 8: Crimes contra a Administração Pública... 2 Introdução... 2 Conteúdo... 3 Definição de Administração Pública... 3 Conceito de funcionário público... 3 Crimes praticados por funcionário público contra

Leia mais

EU NÃO SONHEI COM O SUCESSO EU TRABALHEI PARA ELE

EU NÃO SONHEI COM O SUCESSO EU TRABALHEI PARA ELE EU NÃO SONHEI COM O SUCESSO EU TRABALHEI PARA ELE São Paulo, novembro de 2017 1) CRIME NAO CONSUMADO: TENTATIVA, DESISTENCIA VOLUNTÁRIA, ARREPENDIMENTO EFICAZ, CRIME IMPOSSIVEL, ARREPENDIMENTO POSTERIOR

Leia mais

Direito Penal. Roubo e Extorsão

Direito Penal. Roubo e Extorsão Direito Penal Roubo e Extorsão Roubo Impróprio Art. 157, 1, do CP Na mesma pena (do caput - reclusão de 4 a 8 anos, e multa) incorre quem, logo depois de subtraída a coisa, emprega violência contra a pessoa

Leia mais

Aula nº. 62 USURPAÇÃO DE FUNÇÃO PÚBLICA (PARTE II) (...) Art Usurpar o exercício de função pública:

Aula nº. 62 USURPAÇÃO DE FUNÇÃO PÚBLICA (PARTE II) (...) Art Usurpar o exercício de função pública: Página1 Curso/Disciplina: Direito Penal - Parte Especial Aula: 62 - Usurpação de Função Pública (Parte II) e Resistência. Professor(a): Marcelo Uzêda Monitor(a): Leonardo Lima Aula nº. 62 USURPAÇÃO DE

Leia mais

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2009

Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2009 Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2009 DISCIPLINA: PARTE ESPECIAL DE DIREITO PENAL PROFESSOR: ISRAEL DOMINGOS JORIO TURMA: 2 ANO

Leia mais

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO PENAL PROF. ALEXANDRE SALIM

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO PENAL PROF. ALEXANDRE SALIM XXII EXAME DE ORDEM DIREITO PENAL PROF. ALEXANDRE SALIM Atualização legislativa (Lei 13.344/2016) TRÁFICO DE PESSOAS Revogação dos arts. 231 e 231-A do CP Criação do art. 149-A do CP Alteração do art.

Leia mais

DOS CRIMES CONTRA A INCOLUMIDADE PÚBLICA...

DOS CRIMES CONTRA A INCOLUMIDADE PÚBLICA... Capítulo I DOS CRIMES CONTRA A INCOLUMIDADE PÚBLICA... 37 1. DOS CRIMES DE PERIGO COMUM... 37 1.1. INCÊNDIO... 37 1. Bem jurídico... 38 2. Sujeitos... 38 3. Tipo objetivo... 38 4. Tipo subjetivo... 39

Leia mais

SEMANA ESPECIAL TJ-SP DIREITO PENAL

SEMANA ESPECIAL TJ-SP DIREITO PENAL SEMANA ESPECIAL TJ-SP DIREITO PENAL Crimes contra a fé pública (VUNESP 2015 TJ-SP ESCREVENTE JUDICIÁRIO) O crime de falsidade ideológica (CP, art. 299) tem pena aumentada de sexta parte se (A) cometido

Leia mais

Direito Penal. Oficial de Justiça do TJ/MA Aula Demonstrativa Prof. Bernardo Bustani. 1 de 9

Direito Penal. Oficial de Justiça do TJ/MA Aula Demonstrativa Prof. Bernardo Bustani. 1 de 9 Direito Penal Oficial de Justiça do TJ/MA Aula Demonstrativa 1 de 9 www.direcaoconcursos.com.br Sumário SUMÁRIO 2 APRESENTAÇÃO E METODOLOGIA 3 1) APRESENTAÇÃO 3 2) METODOLOGIA 3 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 4

Leia mais

1. Crimes contra Administração Pública continuação:

1. Crimes contra Administração Pública continuação: 1 PONTO 1: Crimes contra administração pública continuação PONTO 2: Crimes praticados por particular contra a Administração em Geral PONTO 3: Crimes contra a Administração da Justiça 1. Crimes contra Administração

Leia mais

Leis Penais CERT Mag. Federal 7ª fase Crimes contra a Ordem Tributária

Leis Penais CERT Mag. Federal 7ª fase Crimes contra a Ordem Tributária CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Leis Penais CERT Mag. Federal 7ª fase Período 1) CESPE - JUIZ FEDERAL - TRF5 (2013) No que se refere aos delitos de natureza econômica, financeira, tributária e decorrentes

Leia mais

PLANO DE CURSO 2010/2

PLANO DE CURSO 2010/2 Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. PLANO DE CURSO 2010/2 DISCIPLINA: PARTE ESPECIAL DE DIREITO PENAL PROFESSOR: ISRAEL DOMINGOS JORIO TURMA: 2 ANO

Leia mais

Crimes Contra a Administração Pública

Crimes Contra a Administração Pública LEGALE Crimes Contra a Administração Pública CONCEITO DE FUNCIONÁRIO PÚBLICO O conceito de funconário público vem assentado no art. 327 do Código Penal CONCEITO DE FUNCIONÁRIO PÚBLICO Para efeitos penais

Leia mais

Oficial São Paulo Lista de Exercícios

Oficial São Paulo Lista de Exercícios 1) O que são crimes funcionais: a) são aqueles praticados em prejuízo da administração Pública b) são os que só podem ser praticados por pessoas que exerçam funções públicas. c) é exatamente o oposto aos

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO PENAL MILITAR

NOÇÕES DE DIREITO PENAL MILITAR NOÇÕES DE DIREITO PENAL MILITAR TEORIA, DIREITO POSITIVO 01 QUESTÃO DE PROVA IBFC COM GABARITO 20 QUESTÕES DE PROVAS DE OUTRAS BANCAS COM GABARITOS Edição Maio 2017 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada

Leia mais

5. ELEMENTO SUBJETIVO 5.1 Crime doloso Conceito Elementos do dolo

5. ELEMENTO SUBJETIVO 5.1 Crime doloso Conceito Elementos do dolo SUMÁRIO Parte Geral 1. PRINCÍPIOS E CARACTERÍSTICAS DO DIREITO PENAL 1.1 Princípios constitucionais do Direito Penal 1.1.1 Princípio da reserva legal e da anterioridade da lei penal 1.1.2 Princípios da

Leia mais

Snipers Concursos MINI DIREITO PENAL

Snipers Concursos MINI DIREITO PENAL MINI DIREITO PENAL De acordo com o comando a que cada um dos itens a seguir se refira, marque, na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o código A, B, C, D ou E, caso julgue o item

Leia mais

Polícia Legislativa Senado Federal

Polícia Legislativa Senado Federal CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Penal Polícia Legislativa Senado Federal Período: 2008-2017 Sumário Direito Penal... 3 Princípios Modernos de Direito Penal... 3 Nexo de Causalidade... 3 Arrependimento

Leia mais

Crimes Praticados por Funcionário Público Contra a Administração Em Geral (Título XI) DIREITO PENAL. por Terezinha Rêgo

Crimes Praticados por Funcionário Público Contra a Administração Em Geral (Título XI) DIREITO PENAL. por Terezinha Rêgo Crimes Praticados por Funcionário Público Contra a Administração Em Geral (Título XI) por Terezinha Rêgo Crimes Praticados por Funcionário Público Contra a Administração Em Geral (Título XI) por Terezinha

Leia mais

PONTOS RELEVANTES SOBRE OS CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

PONTOS RELEVANTES SOBRE OS CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Página1 Curso/Disciplina: Empurrão para Tribunais - Direito Penal para Tribunais Aula: Crimes Contra a Administração Pública - 01 Professor (a): Léo Monitor (a): Amanda Ibiapina Nº da aula 01 Data da Aula:

Leia mais

RODRIGO JULIO CAPOBIANCO

RODRIGO JULIO CAPOBIANCO RODRIGO JULIO CAPOBIANCO Decisões favoráveis à defesa Penal e Processo Penal EDITORA WEB MÉTODO SÃO PAULO SUMÁRIO 1. Abandono de incapaz e de recém-nascido (arts. 133 e 134 do CP) 15 2. Abandono intelectual

Leia mais

PARTE I DOS CRIMES CONTRA A FAMÍLIA

PARTE I DOS CRIMES CONTRA A FAMÍLIA Sumário PARTE I DOS CRIMES CONTRA A FAMÍLIA 1 Dos crimes contra o casamento 1.1 Bigamia 1.1.1 Generalidades 1.1.2 Conceito 1.1.3 Objetividade jurídica 1.1.4 Sujeito ativo 1.1.5 Sujeito passivo 1.1.6 Tipo

Leia mais

Aula 28 CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO (PARTE I).

Aula 28 CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO (PARTE I). Curso/Disciplina: Noções de Direito Penal Aula: Noções de Direito Penal - 28 Professor : Leonardo Galardo Monitor : Virgilio Frederich Aula 28 CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO (PARTE I). 1. Crimes de furto e

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO PENAL MILITAR

NOÇÕES DE DIREITO PENAL MILITAR NOÇÕES DE DIREITO PENAL MILITAR TEORIA, DIREITO POSITIVO 01 QUESTÃO DE PROVA IBFC COM GABARITO 03 QUESTÕES DE PROVAS VUNESP COM GABARITOS Edição Maio 2017 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução

Leia mais

PROVA TIPO 01 BRANCA. Tabela de Correspondência de Questões: TIPO 1 TIPO 2 TIPO 3 TIPO

PROVA TIPO 01 BRANCA. Tabela de Correspondência de Questões: TIPO 1 TIPO 2 TIPO 3 TIPO Tabela de Correspondência de Questões: TIPO 1 TIPO 2 TIPO 3 TIPO 4 59 63 62 61 60 61 63 62 62 60 60 59 63 64 61 60 64 62 59 64 PROVA TIPO 01 BRANCA Questão 59 Guilherme, funcionário público de determinada

Leia mais

Direito Penal Procurador Legislativo 1ª fase

Direito Penal Procurador Legislativo 1ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Penal Procurador Legislativo 1ª fase Crimes praticados por funcionários públicos contra Administração em geral 1) CESPE Procurador - MPTCU (2004) Valendo-se do

Leia mais

AULA 06 CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PARTE II

AULA 06 CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PARTE II AULA 06 CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PARTE II Olá, Pessoal! Hoje daremos continuidade aos crimes contra a Administração Pública e, diferentemente da aula passada em que falamos de delitos cometidos

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ PLANO DE ENSINO CURSO: DIREITO MODALIDADE: Presencial DISCIPLINA: DIREITO PENAL II CARGA HORÁRIA: 72h/a ANO: 2012 SEMESTRE: 2º PROFESSOR: PAOLA JULIEN O. DOS SANTOS TURMAS: 4 DIN-1 OBJETIVOS 1 Compreender

Leia mais

CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Autor: Professor Alison Rocha todos os direitos reservados 1

CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Autor: Professor Alison Rocha  todos os direitos reservados 1 Autor: Professor Alison Rocha www.beabadoconcurso.com.br todos os direitos reservados 1 AGRADECIMENTOS Primeiramente, a Deus por me abençoar com essa vida maravilhosa. Aos meus filhos, João Victor Coutinho

Leia mais

Direito Penal. Código Penal Artigos 293 a 301 e 1º e 2º; 305; 311-A a 317 e 1º e 2º; 319 a 333; 337; 339 a 344; 347; 357 e 359

Direito Penal. Código Penal Artigos 293 a 301 e 1º e 2º; 305; 311-A a 317 e 1º e 2º; 319 a 333; 337; 339 a 344; 347; 357 e 359 Direito Penal Código Penal Artigos 293 a 301 e 1º e 2º; 305; 311-A a 317 e 1º e 2º; 319 a 333; 337; 339 a 344; 347; 357 e 359 Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Penal CÓDIGO

Leia mais

QUAIS OS TEMAS MAIS RELEVANTES PARA O CONCURSO DA PRF (PROVA DISCURSIVA)?

QUAIS OS TEMAS MAIS RELEVANTES PARA O CONCURSO DA PRF (PROVA DISCURSIVA)? QUAIS OS TEMAS MAIS RELEVANTES PARA O CONCURSO DA PRF (PROVA DISCURSIVA)? Quer receber mais materiais assim? Cadastre-se em nossa lista VIP gratuitamente. 2 A proposta de redação de concursos envolvendo

Leia mais

Prof. Fernando Antunes Soubhia

Prof. Fernando Antunes Soubhia CAPÍTULO II DOS CRIMES PRATICADOS POR PARTICULAR CONTRA A ADMINISTRAÇÃO EM GERAL Introdução As infrações penais deste capítulo atentam contra o bom funcionamento do aparato estatal. As infrações são comuns,

Leia mais

Art Usurpar o exercício de função pública: Pena - detenção, de três meses a dois anos, e multa.

Art Usurpar o exercício de função pública: Pena - detenção, de três meses a dois anos, e multa. ! # %&( ) +,%#./# 0 1&2.3456 1. CRIMES PRATICADOS POR PARTICULAR CONTRA A ADMINISTRAÇÃO EM GERAL Estes crimes, assim como os crimes do capítulo anterior do CP, são crimes que possuem a administração pública

Leia mais

Oficial de Justiça São Paulo

Oficial de Justiça São Paulo DIREITO PENAL Professora Maria Carolina Brassanini Centa PREVARICAÇÃO ARTIGO 319 DO CÓDIGO PENAL Prevaricação Art. 319 - Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra

Leia mais

Funcionário público.

Funcionário público. Funcionário público. O OBJETIVO DESSE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SERÁ APRESENTAR O PROCEDIMENTO ESPECIAL REFERENTE AOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS DO PROCEDIMENTO E JULGAMENTO DOS CRIMES PRATICADOS POR

Leia mais

Direito Penal. Crimes Contra a Administração Pública. Professor Joerberth Nunes.

Direito Penal. Crimes Contra a Administração Pública. Professor Joerberth Nunes. Direito Penal Crimes Contra a Administração Pública Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Penal CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA TÍTULO XI Dos Crimes Contra a Administração

Leia mais

Sumário CAPÍTULO 1 BENS JURÍDICOS TUTELADOS: DIGNIDADE SEXUAL E LIBERDADE SEXUAL... 25

Sumário CAPÍTULO 1 BENS JURÍDICOS TUTELADOS: DIGNIDADE SEXUAL E LIBERDADE SEXUAL... 25 Sumário INTRODUÇÃO... 23 CAPÍTULO 1 BENS JURÍDICOS TUTELADOS: DIGNIDADE SEXUAL E LIBERDADE SEXUAL... 25 1.1. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES... 25 1.2. A DIGNIDADE SEXUAL COMO BEM JURÍDICO PENALMENTE TUTELADO...

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: DIREITO PENAL IV Código da Disciplina: JUR 221 Curso: Direito Semestre de oferta da disciplina: 6º Faculdade responsável: Direito Programa em vigência a partir de: 2015

Leia mais

SUMÁRIO MANDAMENTOS PARA A APROVAÇÃO CONHEÇA E RESPONDA A PROVA

SUMÁRIO MANDAMENTOS PARA A APROVAÇÃO CONHEÇA E RESPONDA A PROVA SUMÁRIO MANDAMENTOS PARA A APROVAÇÃO CONHEÇA E RESPONDA A PROVA 1. TEMAS DE DIREITO PENAL 1.1 Aplicação da lei penal 1.1.1 Aplicação da lei penal no tempo 1.1.2 Aplicação da lei penal no espaço 1.2 Princípios

Leia mais

Comentários sobre a Prova de Direito Penal do MPU para o cargo de Analista Administrativo Autor: Dicler Forestieri Ferreira

Comentários sobre a Prova de Direito Penal do MPU para o cargo de Analista Administrativo Autor: Dicler Forestieri Ferreira Olá, amigos concurseiros. Com o objetivo de colaborar com os seus estudos, segue a resolução da prova de Direito Penal para o cargo Analista Administrativo do MPU, que foi aplicada pela Fundação Carlos

Leia mais

SUMÁRIO Capítulo I Fase Policial

SUMÁRIO Capítulo I Fase Policial SUMÁRIO Capítulo I Fase Policial 1) Inquérito policial... 13 1.1) Relaxamento da prisão em flagrante Parecer do MP... 15 1.2) Prisão em flagrante - Parecer do MP pela sua conversão em preventiva... 17

Leia mais

MANDAMENTOS PARA A APROVAÇÃO CONHEÇA E RESPONDA A PROVA

MANDAMENTOS PARA A APROVAÇÃO CONHEÇA E RESPONDA A PROVA MANDAMENTOS PARA A APROVAÇÃO CONHEÇA E RESPONDA A PROVA 1 DIREITO PENAL 1.1 APLICAÇÃO DA LEI PENAL 1.1.1 Aplicação da lei penal no tempo 1.1.2 Aplicação da lei penal no espaço 1.2 PRINCÍPIOS PENAIS 1.1.1

Leia mais

CÓDIGO PENAL MILITAR EAP Cap Rogério CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO MILITAR

CÓDIGO PENAL MILITAR EAP Cap Rogério CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO MILITAR CÓDIGO PENAL MILITAR EAP - 2016 Cap Rogério CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO MILITAR DESACATO A MILITAR Art. 299. Desacatar militar no exercício de função de natureza militar ou em razão dela IMPROPRIAMENTE

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES, PROGRAMA E TABELA DE PONTUAÇÃO PARA JULGAMENTO DE TÍTULOS

CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES, PROGRAMA E TABELA DE PONTUAÇÃO PARA JULGAMENTO DE TÍTULOS CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES, PROGRAMA E TABELA DE PONTUAÇÃO PARA JULGAMENTO DE S PERFIL DO CANDIDATO 1. do : DIREITO PENAL 2. Regime de Trabalho: 20

Leia mais

PLANO DE CURSO : CRIMES EM ESPÉCIE I (CÓD. ENEX 60121) ETAPA: 4ª TOTAL DE ENCONTROS:

PLANO DE CURSO : CRIMES EM ESPÉCIE I (CÓD. ENEX 60121) ETAPA: 4ª TOTAL DE ENCONTROS: PLANO DE CURSO DISCIPLINA: CRIMES EM ESPÉCIE I (CÓD. ENEX 60121) ETAPA: 4ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências Textos,

Leia mais

PÁGINA ONDE SE LÊ LEIA-SE 1506 (...) (CP, ART. 121) FEMINICÍDIO (INCLUÍDO PELA LEI Nº , DE 2015) VI - CONTRA A MULHER POR RAZÕES DA CONDIÇÃO DE

PÁGINA ONDE SE LÊ LEIA-SE 1506 (...) (CP, ART. 121) FEMINICÍDIO (INCLUÍDO PELA LEI Nº , DE 2015) VI - CONTRA A MULHER POR RAZÕES DA CONDIÇÃO DE PÁGINA ONDE SE LÊ LEIA-SE 1506 (...) (CP, ART. 121) FEMINICÍDIO (INCLUÍDO PELA LEI Nº 13.104, DE 2015) VI - CONTRA A MULHER POR RAZÕES DA CONDIÇÃO DE SEXO FEMININO: (...) PENA - RECLUSÃO, DE DOZE A TRINTA

Leia mais

Direito Penal. Concurso de Crimes

Direito Penal. Concurso de Crimes Direito Penal Concurso de Crimes Distinções Preliminares Concurso de crimes ou delitos X Concurso de pessoas ou agentes X Concurso de normas ou conflito aparente de normas penais - Concurso de crimes ou

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ PLANO DE ENSINO CURSO: DIREITO MODALIDADE: Presencial DISCIPLINA: DIREITO PENAL II CARGA HORÁRIA: 72h/a ANO: 2011 SEMESTRE: 2º PROFESSOR: PAOLA JULIEN O. DOS SANTOS TURMAS: 4 DIN-2 OBJETIVOS 1 Compreender

Leia mais

Direito Penal. Polícia Rodoviária Federal

Direito Penal. Polícia Rodoviária Federal CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Penal Período: 2008-2017 Sumário Direito Penal... 3 Princípios do Direito Penal... 3 Conflitos de Leis Penais no Tempo... 3 Conflito Aparente de Normas Penais...

Leia mais

SUMÁRIO. Questões de provas anteriores. Questões de provas anteriores. Questões de provas anteriores. Questões de provas anteriores

SUMÁRIO. Questões de provas anteriores. Questões de provas anteriores. Questões de provas anteriores. Questões de provas anteriores DIREITO PENAL SUMÁRIO UNIDADE 1 Aplicação da Lei Penal 1.1 Princípios da legalidade e da anterioridade 1.2 Lei penal no tempo e no espaço 1.3 Tempo e lugar do crime 1.4 Lei penal excepcional, especial

Leia mais

Exercícios de Direito Penal. Crimes contra o patrimônio, crimes contra a Administração Pública e crimes contra a dignidade sexual

Exercícios de Direito Penal. Crimes contra o patrimônio, crimes contra a Administração Pública e crimes contra a dignidade sexual Exercícios de Direito Penal Crimes contra o patrimônio, crimes contra a Administração Pública e crimes contra a dignidade sexual 1) Considere as regras básicas aplicáveis ao Direito Penal e ao Direito

Leia mais

ÍNDICE. Sobre o autor... Abreviaturas... Título VI DOS CRIMES CONTRA A LIBERDADE SEXUAL

ÍNDICE. Sobre o autor... Abreviaturas... Título VI DOS CRIMES CONTRA A LIBERDADE SEXUAL ÍNDICE Sobre o autor.................... Abreviaturas................................... 5 7 Título VI DOS CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL DOS CRIMES CONTRA A LIBERDADE SEXUAL Art. 213 - Estupro............

Leia mais

7/4/2014. Multa Qualificada. Paulo Caliendo. Multa Qualificada. Paulo Caliendo. + Sumário. Multa Qualificada. Responsabilidade dos Sócios

7/4/2014. Multa Qualificada. Paulo Caliendo. Multa Qualificada. Paulo Caliendo. + Sumário. Multa Qualificada. Responsabilidade dos Sócios + Multa Qualificada Paulo Caliendo Multa Qualificada Paulo Caliendo + Sumário Multa Qualificada Responsabilidade dos Sócios 1 + Importância da Definição: mudança de contexto Modelo Anterior Sentido Arrecadatório

Leia mais

Multa Qualificada. Paulo Caliendo. Paulo Caliendo

Multa Qualificada. Paulo Caliendo. Paulo Caliendo + Multa Qualificada Paulo Caliendo Multa Qualificada Paulo Caliendo + Importância da Definição: mudança de contexto Modelo Anterior Sentido Arrecadatório Modelo Atual Sentido repressor e punitivo Última

Leia mais

Algumas questões tiveram um nível relativamente elevado, considerando o cargo a que destinadas. Contudo, não vejo possibilidade de recurso.

Algumas questões tiveram um nível relativamente elevado, considerando o cargo a que destinadas. Contudo, não vejo possibilidade de recurso. Olá, pessoal Para quem não me conhece ainda, meu nome é Renan Araujo e sou professor aqui no Estratégia Concursos, lecionando as matérias de Direito Penal, Processual Penal e Legislação aplicada ao MP

Leia mais

S u m á r i o. Capítulo 1 Dos Crimes contra a Incolumidade Pública...1

S u m á r i o. Capítulo 1 Dos Crimes contra a Incolumidade Pública...1 S u m á r i o Capítulo 1 Dos Crimes contra a Incolumidade Pública...1 Capítulo 2 Incêndio...3 1. Introdução... 3 2. Classificação doutrinária... 4 3. Sujeito ativo e sujeito passivo... 5 4. Objeto material

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Crimes Eleitorais Parte 2. Prof. Karina Jaques

DIREITO ELEITORAL. Crimes Eleitorais Parte 2. Prof. Karina Jaques DIREITO ELEITORAL Parte 2 Prof. Karina Jaques Impedimento ao alistamento (art. 293, CE) Perturbar ou impedir de qualquer forma o alistamento: Pena - Detenção de 15 dias a seis meses ou pagamento de 30

Leia mais

DOS CRIMES CONTRA O ERÁRIO CONSIDERAÇÕES GERAIS TÍTULO I CAPÍTULO I DOS CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

DOS CRIMES CONTRA O ERÁRIO CONSIDERAÇÕES GERAIS TÍTULO I CAPÍTULO I DOS CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SUMÁRIO DOS CRIMES CONTRA O ERÁRIO CONSIDERAÇÕES GERAIS... 35 1. Crimes contra o Erário... 35 2. Atos de improbidade administrativa... 39 2.1. Regramento constitucional... 44 3. Ação penal e de improbidade

Leia mais

CONFLITO APARENTE DE NORMAS PENAIS

CONFLITO APARENTE DE NORMAS PENAIS CONFLITO APARENTE DE NORMAS PENAIS Diferença entre: CONFLITO APARENTE DE ILICITOS PENAIS e CONCURSO DE CRIMES: No CONFLITO APARENTE DE ILICITOS PENAIS: temos um crime, e aparentemente DUAS ou mais leis

Leia mais

DOS CRIMES CONTRA O ERÁRIO CONSIDERAÇÕES GERAIS... 33

DOS CRIMES CONTRA O ERÁRIO CONSIDERAÇÕES GERAIS... 33 SUMÁRIO DOS CRIMES CONTRA O ERÁRIO CONSIDERAÇÕES GERAIS... 33 1. Crimes contra o erário... 33 2. Atos de improbidade administrativa... 37 2.1. Regramento constitucional... 42 3. Ação penal e de improbidade

Leia mais